endereços da internet

19

Upload: pedui

Post on 06-Jul-2015

6.511 views

Category:

Technology


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Endereços Da Internet
Page 2: Endereços Da Internet

Disciplina: TIC

Professora: Maximina RAPOSO

________________________________________________

Trabalho realizado pelos alunos:

Pedro RIBEIRO

Bavia DULABH

Escola Professor Ruy Luis Gomes

Page 3: Endereços Da Internet

Neste trabalho iremos tratar de assuntos relaccionados com a Internet:

→ o endereço IP

→ o endereço DNS

→ serviços básicos da Internet

Page 4: Endereços Da Internet

IP (Internet Protocol), define como um determinado computador é reconhecido na Internet.

O endereço é constituído por um conjunto de quatro números de 0 a 255, separados por um ponto e tem a seguinte estrutura:

175.123.84.83 (=) ***.***:**.**

Page 5: Endereços Da Internet

A cada endereço IP está associado uma nome, mais fácil de ser memorizado pelos utilizadores (DNS-[Domain Name System])

Ex:

www.record.pt

que corresponde ao endereço IP 923.983.14.3.

Page 6: Endereços Da Internet
Page 7: Endereços Da Internet

■ O correio electrónico, ou mail, é provavelmente o recurso mais utilizado da Internet.

■ Este sistema dá-nos a possibilidade de enviar e receber mensagens electrónicas por computador para qualquer utilizador da Internet, desde que tanto o emissor como o receptor tenham endereço electrónico.

■ Para além de bastante económico, a utilização do mail tem ainda a grande vantagem de ser rápida.

■ Depois do envio, a mensagem demora poucos segundos a chegar ao destinatário, independentamente do lugar onde que se encontra.

Page 8: Endereços Da Internet

■ Numa mensagem, para além de texto, podemos enviar todo o tipo de ficheiros, nomeadamente, programas, imagens, videos e músicas.

■ A estrutura do e-mail tem, por exemplo, esta estrutura:

[email protected]

maximina.raposo → identifica o utilizador

@ → simboliza separador

hotmail → nome do subdominio. Identifica o ISP responsável por enviar e receber as mensagens do utilizador (msn, hotmail, sapo, gmail)

com → indica o tipo de organização ou país

Page 9: Endereços Da Internet

■ Quando falamos em world wire web ou simplesmente www estamos a referir-nos ao imenso conjunto de documentos existentes na Internet.

■ Os documentos existentes na Internet são escritos em linguagens especiais, nomeadamente HTML e Java e, para serem visualizados, é necessário um programa adequado chamado browser.

■ Existem diversos browsers, todos eles de acesso gratuito na Internet. O Netscape Navigator e o Internet Explorer são dois dos mais utilizados.

Page 10: Endereços Da Internet

■ O FTP é um protocolo que possibilita a transferência de ficheiros através da Internet, potenciando a cópia de documentos, programas informáticos, som e imagens para o nosso computador.

■ A transferência de ficheiros via FTP requer a utilização de um programa adequado.

■ Existem actualmente vários programas disponíveis no mercado, contudo, para quem trabalha em ambiente Windows, será vantajoso optar por um programa também baseado neste ambiente.

■ Programas como o Netscape Navigator e o Internet Explorer permitem que se faça FTP directamente a partir deles sem ser necessário recorrer a outros programas.

Page 11: Endereços Da Internet

■ Há software para ser transferido (“descarregado” ou feito download) para o nosso computador é necessário autorizar previamente o seu pagamento, mediante, por exemplo, o envio do número do nosso cartão de crédito. No entanto, na Internet existe imenso software que não tem de ser pago e que pode ser classificados como:

Freeware → software que pode ser “descarregado” e utilizado gratuitamente

shareware → software que pode ser “descarregado” e testado gratuitamente mas que, ao fim de determinado período de tempo, deverá ser registado para que continue a ser utlizado

Beta → versões de software que ainda se encontram em desenvolvimento mas que são disponibilizadas para os utilizadores as testem

Page 12: Endereços Da Internet

■ Este serviço providencia espaços ou fóruns de discussão onde os utilizadores podem abordar os mais diversos assuntos, desde desporto, medicina, religião, problemas sociais, etc.

■ A organização dos newsgroup é estruturada por temas e os utilizadores participam enviando artigos escritos ou fazendo apenas comentários sobre o tema pelo qual se interessam.

■ As mensagens nos grupos de discussão não são trocadas entre os utilizadores que acedem a esse grupo mas sim enviadas para servidores, designados news server e que constituem a USENET.

■ É o gestor de cada um dos servidores que disponibiliza a informação para toda a comunidade que participa no respectivo grupo de discussão.

Page 13: Endereços Da Internet

■ As listas de correio ou de discussão consistem na utilização do e-mail para a troca de informação entre grupos de utilizadores.

■ Pouco tempo depois do aparecimento da Internet foi desenvolvido um programa que permitia a inscrição dos utilizadores interessados num determinado tema e enviava as mensagens recebidas para todos os assinantes do respectivo tema.

As listas de discussão podem ser:

abertas → quaquer pessoa pode participar na lista de discussão

fechadas → listas onde só são admitidas pessoas que reúnem determinadas condições, como por exemplo, ser membro de determinada organização ou projecto.

Page 14: Endereços Da Internet

E ainda:

moderadas → existe um moderador e por quem passam as mensagens antes de serem enviadas para todos os membros, garantindo a qualidade das mensagens distribuídas.

não moderadas → não existe um moderador e, portanto, quando alguém envia uma mensagem ela é automaticamente distribuída para todos os membros da lista, sem qualquer controlo.

■ As listas de discussão são, assim, um recurso simples mas eficiente que continua a ser muito utilizado.

Page 15: Endereços Da Internet

■ O IRC (Internet Relay Chat) é o serviço da Internet utilizado para conversar com outros utilizadores em tempo real.

Para utilizar o IRC é necessário utilizar em programa apropriado, sendo os mais conhecidos o mIRC e ICQ (I seek you)

■ Há alguns conceitos importantes a referir relativamente ao IRC, sendo eles:

IRC Client → programa utilizado para o IRC (ex: mIRC e ICQ)

Servidor de IRC → computador servidor ao qual o programa utilizado estabelece ligação

Canal de IRC (IRC channel) → a sala/canal na qual se conversa

Redes de IRC → conjunto de servidores de IRC ligados entre si

Page 16: Endereços Da Internet

Nick → pseudónimo utilizado para conversar com outros utilizadores. Pode-se utilizar o nome real ou optar por utilizar outro nome que nos agrade.

■ O ICQ é um programa que tem algumas funcionalidades interessantes, nomeadamente a possibilidade de definir uma lista de amigos quete permitirá detectar quando um deles entra ou sai da Internet.

Page 17: Endereços Da Internet

■ Este é um dos serviços que a Internet disponibiliza para estabelecer o diálogo com outra pessoas.

■ Esta funcionalidade é, actualmente, utilizada em empresas, na realização de reuniões entre pessoas situadas em diferentes pontos do país, por centros de saúde com carências em termos de médicos para a realização de consultas de rotina, por instituições de ensino à distância, etc.

■ Para que uma sessão de video conferência se realize é necessário dispor de um programa adequado e de algum equipamento específico.

■ O equipamento necessário (hardware) poderá variar conforme o tipo de videoconferência que se pretenda promover, nomeadamente:

Page 18: Endereços Da Internet

Videoconferência realizada a partir de um estúdio → utilizada normalmente em reuniões, cursos, palestras, etc, onde é necessário recorrer a modernos e sotisficados equipamentos de vídeo e áudio

Videoconferência realizada a partir de um computador → realizada, normalmente, a partir de casa ou de um escritório, não havendo uma grande preocupação em termos de qualidade de som e de imagem. Nesta situação, apenas é necessário dispor de um computador, de um acesso rápido à Internet e de uma câmera de video para computador.

Page 19: Endereços Da Internet

Nós tivemos alguma dificuldade na recolha de informação mas o resultado final do trabalho, no nosso ponto de vista, foi positivo.

No entanto, achamos que o tempo de aula disponibilizado para o trabalho foi escasso.

A informação do trabalho foi, maioritariamente, retirada de livros.