encontro com a palavra quaresma 2016 somente tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes...

48
Encontro com a Palavra Quaresma 2016

Upload: vobao

Post on 30-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Encontro com a Palavra

Quaresma 2016

Page 2: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho
Page 3: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho
Page 4: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Texto: Secretariado Arquidiocesano para Ação EvangelizadoraRevisão: Jane Greco e Thais de OliveiraImagens: Internet

Page 5: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Apresentação - 61º Encontro: “A Porta Estreita” - 7

2º Encontro: “A Porta do Coração” - 113º Encontro: “A Porta da Justiça” - 15

4º Encontro: “A Porta da Misericórdia” - 195º Encontro: “A Porta do Perdão” - 23

6º Encontro: “A Porta da Reconciliação” (Celebração Penitencial) - 27Esquema para Exame de Consciência - 32

7º Encontro: “A Porta da Vida” (Confraternização Pascal) - 35Via-Sacra da Misericórdia - 38

Oração da Campanha da Fraternidade 2016 - 47

SUMÁRIO

Page 6: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Queridos irmãos e irmãs, neste Ano Santo da Misericórdia somos cha-mados à experiência do amor divino que nos interpela e nos impele.

A Quaresma é um tempo oportuno da graça de Deus. Mais uma vez o apelo do Senhor bate à porta do nosso coração nos chamando à intimidade que gera a conversão e, consequentemente, a vida nova no Espírito.

Nossa meta é a Páscoa de Cristo, que é também nossa e de toda a criação. Façamos nesta Quaresma nossos encontros comunitários de Escuta da Palavra de Deus para que essa meta seja alcançada com êxito e assim possamos desfru-tar do efeito redentor da paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor.

Neste livreto temos a proposta de 7 encontros até a Páscoa. São como que 7 portas, que, semana após semana, atravessaremos com o auxílio da Palavra de Deus. O roteiro dos encontros já nos é familiar, pois é semelhante àquele que seguimos nas reuniões e novenas de Natal nas nossas pequenas comunidades.

A dinâmica das “7 Portas”, uma a cada semana, nos coloca dentro da experiência do Ano da Misericórdia. “Passar pela porta” consiste em adentrar e aproximar-se do Senhor, que nos abriu as portas de sua graça.

E por falar em porta, não nos esqueçamos de que a “Porta Santa” em nossa Arquidiocese foi aberta no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz de Campinas). Cada grupo poderia, como ato concreto nesta Quaresma, se organizar para fazer a peregrinação a esta “Porta Santa”.

Os cinco primeiros encontros são entre si semelhantes e se realizam du-rante as cinco primeiras semanas da Quaresma. O 6º encontro consiste em uma Celebração Penitencial, que pode ser realizada na comunidade paroquial com a participação de vários grupos e ainda com o atendimento de confissões. Esse 6º encontro, onde possível, pode se realizar durante a Semana Santa, dentro da programação paroquial, conforme calendário previamente definido, ou até mes-mo nas celebrações de “mutirão de confissões” que muitas de nossas foranias organizam neste tempo da Quaresma. Para ajudar na preparação para as confis-sões individuais, logo ao fim do 6º encontro, o livreto propõe um esquema para exame de consciência.

O 7º encontro consiste em uma celebração de confraternização que cada grupo deve organizar. Esse último encontro deve-se realizar já no período pas-cal. Seria salutar celebrá-lo ainda na oitava da Páscoa.

Por fim, apresentamos também uma Via-Sacra, que pode ser rezada in-dividualmente ou em grupos organizados na paróquia. Lembremo-nos da gran-de importância dessa prática de devoção que, na maioria de nossas paróquias, acontece a cada sexta-feira da Quaresma.

Anexo a este livreto, você recebe também um folheto com explicações acerca do Ano da Misericórdia e das práticas para conseguir as indulgências deste tempo de graça.

6

APRESENTAÇÃO

Page 7: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Entrai pela porta estreita! Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que

entram! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos são

os que o encontram! Mt 7,13-14

1ª Porta A Porta Estreita

Page 8: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Preparar no ambiente um pequeno altar com o ícone (imagem) da Virgem Maria, a Bíblia aberta e uma vela acesa. Para começar a reunião, cantar o refrão abaixo. Repetir várias vezes para criar um ambiente orante e meditativo.

(Faixa 1) Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está.

Durante o canto uma pessoa acende a vela e diz:“Eu sou a porta das ovelhas”, disse Jesus.T: “Quem entrar por mim será salvo.”

O animador acolhe e convida todos a iniciar com o Sinal da Cruz. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.

(Faixa 2) O Povo de Deus

1. O povo de Deus no deserto andava, mas à sua frente alguém caminhava.O povo de Deus era rico de nada, só tinha esperança e o pó da estrada. Também sou teu povo, Senhor, estou nessa estrada, Somente Tua graça me basta e mais nada.2. O povo de Deus também vacilava, às vezes custava a crer no amor. O povo de Deus chorando rezava, pedia perdão e recomeçava.Também sou teu povo, Senhor, estou nessa estrada, Perdoa se às vezes não creio em mais nada.3. O povo de Deus também teve fome e tu lhe mandaste o pão lá do céu. O povo de Deus cantado deu graças. Provou teu amor, amor que não passa.Também sou teu povo, Senhor, estou nessa estrada,Tu és alimento na longa jornada.4. O povo de Deus ao longe avistou a terra querida que o amor preparou.O povo de Deus sorria e cantava e nos seus louvores seu amor proclamava.Também sou teu povo, Senhor, e estou nessa estrada, Cada dia mais perto da terra esperada.

1. AMBIENTAÇÃO

2. ACOLHIDA

3. CANTO DE ABERTURA

8

Page 9: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

O animador motiva os irmãos a apresentar as próprias necessidades à intercessão de Nossa Senhora, enquanto se canta:

(Faixa 3) Salve Rainha (ou outro cântico mariano)Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Vida, doçura, esperança nossa,Salve, salve, Rainha! (2x)A ti procuramos, filhos degredados de Eva.A ti suspiramos, chorando neste vale de lágrimas.Tu, que és nossa mãe, volve a nós teu olhar.Mostra, depois deste exílio,O fruto do teu ventre, Jesus.Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Ó clemente, ó pia, ó doce Virgem Maria.Salve, Rainha! Salve, Rainha, salve, salve!

Todos de pé. A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho.Lc 4, 1-13Antes da leitura, todos cantam:(Faixa 4) - Eu vim para escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor. - Eu gosto de escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Leitura do Evangelho Lê-se o Evangelho. Após a leitura, todos cantam:- Eu quero entender melhor tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Acolhida da Palavra 1. Releitura do texto Todos juntos ou alternando os leitores, por versículo.2. Recordação do texto Todos juntos, com a Bíblia fechada, reconstroem o texto lido, sem apresentar qualquer reflexão.3. Conversa sobre o Evangelho: - Que boa notícia esse texto diz para cada um de nós? - Que compromisso esse texto bíblico pede a cada um de nós?

Após a partilha sobre o Evangelho, todos cantam:- O mundo ainda vai viver tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

4. O OLHAR SE VOLTA A MARIA

5. ESCUTA DA PALAVRA

9

Page 10: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Jesus resiste às tentações das facilidades, dos prazeres e da idolatria. E nós? Te-mos escolhido o caminho mais fácil, mais espaçoso, ou temos também escolhido a porta estreita? A expressão “porta estreita” não se refere à dificuldade em se-guir Jesus, mas é uma imagem que nos faz entender que, ao contrário dos vários caminhos e portas oferecidas pelo mundo, para o céu há uma só. Largo, ou seja, variado é o caminho da perdição; estreito, isto é, único, o caminho para a Vida. Façamos nesta Quaresma o compromisso de escolher esse caminho. Quais são as “portas” que devemos renunciar em nossa vida para passarmos pela porta estreita?

(Faixa 5) A Vocação

1. Se ouvires a voz do vento chamando sem cessar.Se ouvires a voz do tempo mandando esperar:A decisão é tua. A decisão é tua.São muitos os convidados,Quase ninguém tem tempo.2. Se ouvires a voz de Deus chamando sem cessar.Se ouvires a voz do mundo querendo te enganar:3. O trigo já se perdeu. Cresceu, ninguém colheu.E o mundo passando fome, passando fome de Deus:

Preces espontâneas, a partir da escuta da Palavra de Deus.T: Senhor, escutai a nossa prece.

Unindo nossas preces, rezemos juntos a oração que o Senhor nos ensinou: Pai nosso...T: Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, pos-samos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.Comunica-se o local, dia e horário do próximo encontro.

Todos se saúdam, desejando que a presença de Jesus cresça na vida e na família de cada um.(Faixa 6) Paz, paz de Cristo Paz, paz de Cristo! Paz, paz que vem do amor, lhe desejo irmão! Paz que é felicidade de ver em você Cristo, nosso irmão! 1. Se algum dia, na vida, você de mim precisar, saiba: eu sou seu amigo, pode comigo contar. O mundo dá tantas voltas! A gente vai se encontrar! Quero, nas voltas da vida, a sua mão apertar!

6. PARA REFLETIR

7. PRECES

10

8. CANTO DE PAZ

Page 11: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

2ª Porta A Porta do Coração

Levantai, ó portas, os vossos frontões, erguei-vos, portas antigas, para que entre o rei da glória.

Quem é este rei da glória? O Senhor dos exércitos – é ele o rei da glória.

Salmo 24,9-10

Page 12: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Preparar no ambiente um pequeno altar com o ícone (imagem) da Virgem Maria, a Bíblia aber-ta e uma vela acesa. Para começar a reunião, cantar o refrão abaixo. Repetir várias vezes para criar um ambiente orante e meditativo.

(Faixa 7) O meu coração é só de Jesus. A minha alegria é a santa Cruz. (bis)

Durante o canto uma pessoa acende a vela e diz:“Eu sou a porta das ovelhas”, disse Jesus.T: “Quem entrar por mim será salvo.”

O animador acolhe e convida todos a iniciar com o Sinal da Cruz. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.

(Faixa 8) TransfiguraçãoSubindo no Monte Tabor, vamos juntos louvar o Senhor. (bis)1. Transfigurará Jesus, o nosso redentor, e apagará ódio, pecado e rancor.2. Oh! Que bom será ficar aqui neste lugar. Dar o coração, amar, amar, pra sempre amar.3. Mas não poderá ficar aqui neste lugar. Mandará descer e o mundo transfigurará.Descendo no Monte Tabor, vamos juntos louvar o Senhor.

1. AMBIENTAÇÃO

2. ACOLHIDA

3. CANTO DE ABERTURA

12

Page 13: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

O animador motiva os irmãos a apresentar as próprias necessidades à intercessão de Nossa Senhora, enquanto se canta:

(Faixa 3) Salve Rainha (ou outro cântico mariano)Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Vida, doçura, esperança nossa,Salve, salve, Rainha! (2x)A ti procuramos, filhos degredados de Eva.A ti suspiramos, chorando neste vale de lágrimas.Tu, que és nossa mãe, volve a nós teu olhar.Mostra, depois deste exílio,O fruto do teu ventre, Jesus.Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Ó clemente, ó pia, ó doce Virgem Maria.Salve, Rainha! Salve, Rainha, salve, salve!

Todos de pé. A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho.Lc 9, 28-36Antes da leitura, todos cantam:(Faixa 4) - Eu vim para escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor. - Eu gosto de escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Leitura do Evangelho Lê-se o Evangelho. Após a leitura, todos cantam:- Eu quero entender melhor tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Acolhida da Palavra 1. Releitura do texto Todos juntos ou alternando os leitores, por versículo.2. Recordação do texto Todos juntos, com a Bíblia fechada, reconstroem o texto lido, sem apresentar qualquer reflexão.3. Conversa sobre o Evangelho: - Que boa notícia esse texto diz para cada um de nós? - Que compromisso esse texto bíblico pede a cada um de nós?

Após a partilha sobre o Evangelho, todos cantam:- O mundo ainda vai viver tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

4. O OLHAR SE VOLTA A MARIA

5. ESCUTA DA PALAVRA

13

Page 14: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

A “montanha” do Evangelho simboliza o lugar do encontro com Deus. Ir à montanha com Jesus significa recolher-se em encontro pessoal com Ele, escutar a sua voz. Hoje podemos nos encontrar constantemente com o Senhor, pois Ele está bem perto de nós, Ele vive em nós. Somos chamados a abrir a porta do nosso coração para que Ele entre. Como diz o Salmo 24: “Elevai-vos, ó portas, erguei-vos, para que entre o Rei da Glória”. Quais são as situações que ainda impedem a plena abertura do meu coração para Jesus?

(Faixa 9) Livre acessoEu abro as portas do meu coração,Te dou livre acesso, Senhor.Eu abro as portas do meu coração,Te dou livre acesso.Pois com teu braço forte,Realizas prodígios.Pois com teu braço forte, Senhor,Me ergues do chão.

Preces espontâneas, a partir da escuta da Palavra de Deus.T: Senhor, escutai a nossa prece.

Unindo nossas preces, rezemos juntos a oração que o Senhor nos ensinou: Pai nosso...T: Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, pos-samos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.Comunica-se o local, dia e horário do próximo encontro.

Todos se saúdam, desejando que a presença de Jesus cresça na vida e na família de cada um.(Faixa 10) Quero te dar a paz Quero te dar a paz do meu Senhor, com muito amor. (bis) 1. Na flor vejo manifestar o poder da criação, nos teus lábios eu vejo estar o sorriso de um irmão. Toda vez que eu te abraço e aperto a tua mão, sinto forte o poder do amor, dentro do meu coração. 2. Deus é Pai e nos protege, Cristo é filho e salvação, Santo Espírito consolador, na Trindade somos irmãos. Toda vez que te abraço, e aperto a tua mão, sinto forte o poder do amor, dentro do meu coração.

6. PARA REFLETIR

7. PRECES

8. CANTO DE PAZ

14

Page 15: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

3ª Porta A Porta da Justiça

Abri-me as portas da justiça: entrarei para dar graças ao Senhor. É esta a porta

do Senhor, os justos entram por ela. Salmo 118,19

Page 16: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Preparar no ambiente um pequeno altar com o ícone (imagem) da Virgem Maria, a Bíblia aberta e uma vela acesa. Para começar a reunião, cantar o refrão abaixo. Repetir várias vezes para criar um ambiente orante e meditativo.

(Faixa 11) Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós.

Durante o canto uma pessoa acende a vela e diz:“Eu sou a porta das ovelhas”, disse Jesus.T: “Quem entrar por mim será salvo.”

O animador acolhe e convida todos a iniciar com o Sinal da Cruz. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.

(Faixa 12) Senhor, quem entrará1. Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar?Quem tem as mãos limpas e o coração puro, Quem não é vaidoso e sabe amar.2. Senhor, eu quero entrar no santuário pra te louvar.Oh! dá-me mãos limpas, e um coração puro,Arranca a vaidade, ensina-me amar.3. Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar.Teu sangue me lava, teu fogo me queima.O Espírito Santo inunda meu ser.

1. AMBIENTAÇÃO

2. ACOLHIDA

3. CANTO DE ABERTURA

16

Page 17: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

O animador motiva os irmãos a apresentar as próprias necessidades à intercessão de Nossa Senhora, enquanto se canta:

(Faixa 3) Salve Rainha (ou outro cântico mariano)Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Vida, doçura, esperança nossa,Salve, salve, Rainha! (2x)A ti procuramos, filhos degredados de Eva.A ti suspiramos, chorando neste vale de lágrimas.Tu, que és nossa mãe, volve a nós teu olhar.Mostra, depois deste exílio,O fruto do teu ventre, Jesus.Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Ó clemente, ó pia, ó doce Virgem Maria.Salve, Rainha! Salve, Rainha, salve, salve!

Todos de pé. A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho.Lc 13, 1-9Antes da leitura, todos cantam:(Faixa 4) - Eu vim para escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor. - Eu gosto de escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Leitura do Evangelho Lê-se o Evangelho. Após a leitura, todos cantam:- Eu quero entender melhor tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Acolhida da Palavra 1. Releitura do texto Todos juntos ou alternando os leitores, por versículo.2. Recordação do texto Todos juntos, com a Bíblia fechada, reconstroem o texto lido, sem apresentar qualquer reflexão.3. Conversa sobre o Evangelho: - Que boa notícia esse texto diz para cada um de nós? - Que compromisso esse texto bíblico pede a cada um de nós?

Após a partilha sobre o Evangelho, todos cantam:- O mundo ainda vai viver tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

4. O OLHAR SE VOLTA A MARIA

5. ESCUTA DA PALAVRA

17

Page 18: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

No Evangelho, temos a parábola da figueira. Ela serve para ilustrar as oportuni-dades que Deus concede para a conversão. O Antigo Testamento tinha utilizado a figueira como símbolo de Israel (cf. Os 9,10), inclusive como símbolo da sua falta de resposta à aliança (cf. Jer 8,13). Deus espera, portanto, que Israel (a figueira) dê frutos, isto é, aceite converter-se à proposta de salvação que lhe é feita em Jesus; dá-lhe até algum tempo (e outra oportunidade) para que essa transformação ocorra. Deus revela, portanto, a sua bondade e a sua paciência; no entanto, não está disposto a esperar indefinidamente, pactuando com a recusa do seu Povo em acolher a salvação. Deus é justo. É justo darmos a Ele o que lhe é devido. Concretamente, a minha mentalidade deve mudar em quê? Quais são os valores a que eu dou prioridade e que me afastam de Deus e das suas propostas?

(Faixa 13) Renova-meRenova-me, Senhor Jesus, já não quero ser igual. Renova-me, Senhor Jesus, põe em mim teu coração. Porque tudo que há dentro de mim, precisa ser muda-do Senhor. Porque tudo que há dentro do meu coração, precisa mais de Ti

Preces espontâneas, a partir da escuta da Palavra de Deus.T: Senhor, escutai a nossa prece.

Unindo nossas preces, rezemos juntos a oração que o Senhor nos ensinou: Pai nosso...T: Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, pos-samos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.Comunica-se o local, dia e horário do próximo encontro.

Todos se saúdam, desejando que a presença de Jesus cresça na vida e na família de cada um.(Faixa 14) Aperte a minha mão Aperte a minha mão, irmão, quero te dar a paz do meu Senhor. Me dê um abraço forte, bem mais forte, muito forte! Num gesto de amor. A paz do Se-nhor, quero te dar, meu irmão! Com toda alegria que existe no meu coração.

6. PARA REFLETIR

7. PRECES

8. CANTO DE PAZ

18

Page 19: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

4ª Porta A Porta da

Misericórdia

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa

e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. Ap 3,20

Page 20: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Preparar no ambiente um pequeno altar com o ícone (imagem) da Virgem Maria, a Bíblia aberta e uma vela acesa. Para começar a reunião, cantar o refrão abaixo. Repetir várias vezes para criar um ambiente orante e meditativo.

(Faixa 15) Tu és fonte de vida, Tu és fogo, Tu és amor. Vem, Espírito Santo . (bis)

Durante o canto uma pessoa acende a vela e diz:“Eu sou a porta das ovelhas”, disse Jesus.T: “Quem entrar por mim será salvo.”

O animador acolhe e convida todos a iniciar com o Sinal da Cruz. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.

(Faixa 16) Procuro abrigoProcuro abrigo nos corações, de porta em porta desejo entrar.Se alguém me acolhe com gratidão, faremos juntos a refeição. (bis)1. Eu nasci pra caminhar assim. Dia e noite vou até o fim.O meu rosto o forte sol queimou, meu cabelo o orvalho já molhou:Eu cumpro a ordem do meu coração.2. Vou batendo até alguém abrir. Não descanso, o amor me faz seguir.É feliz quem ouve a minha voz. E abre a porta, entro bem veloz:Eu cumpro a ordem do meu coração.3. Junto à mesa vou sentar depois. E faremos refeição nós dois.Sentirá seu coração arder. E esta chama tenho que acender:Eu cumpro a ordem do meu coração.4. Aqui dentro o amor nos entretém. E lá fora o dia eterno vem.Finalmente, nós seremos um. E teremos tudo em comum:Eu cumpro a ordem do meu coração.

1. AMBIENTAÇÃO

2. ACOLHIDA

3. CANTO DE ABERTURA

20

Page 21: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

O animador motiva os irmãos a apresentar as próprias necessidades à intercessão de Nossa Senhora, enquanto se canta:

(Faixa 3) Salve Rainha (ou outro cântico mariano)Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Vida, doçura, esperança nossa,Salve, salve, Rainha! (2x)A ti procuramos, filhos degredados de Eva.A ti suspiramos, chorando neste vale de lágrimas.Tu, que és nossa mãe, volve a nós teu olhar.Mostra, depois deste exílio,O fruto do teu ventre, Jesus.Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Ó clemente, ó pia, ó doce Virgem Maria.Salve, Rainha! Salve, Rainha, salve, salve!

Todos de pé. A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho.Lc 15,11-32Antes da leitura, todos cantam:(Faixa 4) - Eu vim para escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor. - Eu gosto de escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Leitura do Evangelho Lê-se o Evangelho. Após a leitura, todos cantam:- Eu quero entender melhor tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Acolhida da Palavra 1. Releitura do texto Todos juntos ou alternando os leitores, por versículo.2. Recordação do texto Todos juntos, com a Bíblia fechada, reconstroem o texto lido, sem apresentar qualquer reflexão.3. Conversa sobre o Evangelho: - Que boa notícia esse texto diz para cada um de nós? - Que compromisso esse texto bíblico pede a cada um de nós?

Após a partilha sobre o Evangelho todos cantam:- O mundo ainda vai viver tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

4. O OLHAR SE VOLTA A MARIA

5. ESCUTA DA PALAVRA

21

Page 22: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Neste Evangelho, vemos que Deus, Pai Misericordioso, nos ama e nos deseja ao seu lado para oferecer-nos sua vida e felicidade. O quanto Ele está disposto a nos acolher, nos abraçar, não obstante nos afastemos dEle. Podemos hoje fa-zer essa experiência de dar a Deus a chance de nos manifestar seu amor. O que tenho a dizer a esse Pai que tanto me ama?

(Faixa 17) Este pranto1. Muito alegre eu te pedi o que era meu. Partir! Um sonho tão normal.Dissipei meus bens, o coração também. No fim, meu mundo era irreal.Confiei no teu amor e voltei, sim, aqui é meu lugar,Eu gastei teus bens, ó Pai, e te dou este pranto em minhas mãos.2. Mil amigos conheci: disseram adeus. Caiu a solidão em mim.Um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim.3. Nem deixaste-me falar da ingratidão: morreu, no abraço, o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, o anel, sandália aos pés. Voltei à vida, sou feliz.

Preces espontâneas, a partir da escuta da Palavra de Deus.T: Senhor, escutai a nossa prece.

Unindo nossas preces, rezemos juntos a oração que o Senhor nos ensinou: Pai nosso...T: Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, pos-samos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.Comunica-se o local, dia e horário do próximo encontro.

Todos se saúdam, desejando que a presença de Jesus cresça na vida e na família de cada um.(Faixa 18) Deus nos abençoe Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz! A paz que só o amor é que nos traz! (bis) 1. A paz na nossa vida, no nosso coração. E a bênção para toda criação! 2. A paz na nossa casa, nas ruas, no país. E a bênção da justiça que Deus quis!

6. PARA REFLETIR

7. PRECES

8. CANTO DE PAZ

22

Page 23: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

5ª Porta A Porta do Perdão

Eis que o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para

a festa do casamento. E a porta se fechou. Mt 25,10

Page 24: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Preparar no ambiente um pequeno altar com o ícone (imagem) da Virgem Maria, a Bíblia aberta e uma vela acesa. Para começar a reunião, cantar o refrão abaixo. Repetir várias vezes para criar um ambiente orante e meditativo.

(Faixa 19) Eu confio em Nosso Senhor, com fé, esperança e amor. (bis)

Durante o canto uma pessoa acende a vela e diz:“Eu sou a porta das ovelhas”, disse Jesus.T: “Quem entrar por mim será salvo.”

O animador acolhe e convida todos a iniciar com o Sinal da Cruz. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.

(Faixa 20) Eis o tempo de conversãoEis o tempo de conversão, eis o dia da salvação,Ao Pai voltemos, juntos andemos. Eis o tempo de conversão!1. Os caminhos do Senhor são verdade, são amor.Dirigi os passos meus; em vós espero, ó Senhor!Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar.Ele é bom, fiel e justo; Ele busca e vem salvar.2. Viverei com o Senhor. Ele é o meu sustento.Eu confio, mesmo quando minha dor não mais aguento.Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer.Libertai o vosso servo e fazei-o reviver!3. A Palavra do Senhor é a luz do meu caminho;ela é vida, é alegria; vou guardá-la com carinho.Sua Lei, seu Mandamento é viver a caridade.Caminhemos todos juntos construindo a unidade!

1. AMBIENTAÇÃO

2. ACOLHIDA

3. CANTO DE ABERTURA

24

Page 25: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

O animador motiva os irmãos a apresentar as próprias necessidades à intercessão de Nossa Senhora, enquanto se canta:

(Faixa 3) Salve Rainha (ou outro cântico mariano)Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Vida, doçura, esperança nossa,Salve, salve, Rainha! (2x)A ti procuramos, filhos degredados de Eva.A ti suspiramos, chorando neste vale de lágrimas.Tu, que és nossa mãe, volve a nós teu olhar.Mostra, depois deste exílio,O fruto do teu ventre, Jesus.Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Ó clemente, ó pia, ó doce Virgem Maria.Salve, Rainha! Salve, Rainha, salve, salve!

Todos de pé. A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho.Jo 8,1-11Antes da leitura, todos cantam:(Faixa 4) - Eu vim para escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor. - Eu gosto de escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Leitura do Evangelho Lê-se o Evangelho. Após a leitura, todos cantam:- Eu quero entender melhor tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

Acolhida da Palavra 1. Releitura do texto Todos juntos ou alternando os leitores, por versículo.2. Recordação do texto Todos juntos, com a Bíblia fechada, reconstroem o texto lido, sem apresentar qualquer reflexão.3. Conversa sobre o Evangelho: - Que boa notícia esse texto diz para cada um de nós? - Que compromisso esse texto bíblico pede a cada um de nós?

Após a partilha sobre o Evangelho todos cantam:- O mundo ainda vai viver tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor.

4. O OLHAR SE VOLTA A MARIA

5. ESCUTA DA PALAVRA

25

Page 26: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Como é belo o gesto de Jesus que perdoa todos aqueles que se arrependem de seus pecados. Somente duas coisas impedem o perdão de Deus de chegar até nós: não reconhecermos que somos pecadores e não nos arrependermos de nos-sos pecados. Hoje podemos nos dispor a fazer um bom exame de consciência para buscar nos próximos dias a confissão sacramental, a fim de ouvirmos do Senhor o mesmo que Ele disse àquela mulher: “Eu também não te condeno! Vai e não peques mais!”. Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação, não sabemos quanto tempo temos, é preciso converter-se, orar e vigiar. Sair da escuridão do pecado e acender a luz da fé para que, ao chegar o noivo, entremos com Ele pela porta que nos levará ao banquete eterno: “Eis que o noivo che-gou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. Por fim chegaram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta’. Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade vos digo: não vos conheço!’” (Mt 25,10-12).

(Faixa 21) Ó Pai SantoÓ Pai Santo, eu preciso de ti (3x). Sem ti nada sou, nada sou!Ó Deus Filho, eu preciso de ti (3x). Sem ti nada sou, nada sou!Santo Espírito, eu preciso de ti (3x). Sem ti nada sou, nada sou!Trindade Santa, eu preciso de ti (3x). Sem ti nada sou, nada sou!

Preces espontâneas, a partir da escuta da Palavra de Deus.T: Senhor, escutai a nossa prece.

Unindo nossas preces, rezemos juntos a oração que o Senhor nos ensinou: Pai nosso...T: Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, pos-samos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.Comunica-se o local, dia e horário do próximo encontro.

Todos se saúdam, desejando que a presença de Jesus cresça na vida e na família de cada um.(Faixa 22) Cante em Paz Vamos cantar, cantar na paz do meu Senhor Jesus. Deixar que o amor de Deus se torne em nossa vida luz. É tão bom estar aqui, juntos louvando ao Senhor. Soltar a nossa voz e, assim, exaltar o Deus de amor (2x).

6. PARA REFLETIR

7. PRECES

8. CANTO DE PAZ

26

Page 27: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

6ª Porta A Porta da Reconciliação

Celebração Penitencial

Felizes os que lavam suas vestes, pois assim poderão dispor da árvore

da vida e entrar na cidade pelas portas. Ap 22,14

Page 28: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Cf. Ritual da Penitência - Celebrações penitenciais durante a Quaresma, segundo esquema.

Preparar no ambiente um pequeno altar com o ícone (imagem) da Virgem Maria, a Bíblia aberta, um crucifixo e uma vela acesa. Caso o encontro se realize na Igreja com a participação de vários grupos, a preparação do ambiente fica ao encargo da equipe de celebração. Para começar a reunião, cantar o refrão abaixo. Repetir várias vezes para criar um ambiente orante e meditativo.

(Faixa 23) Misericordioso é Deus, sempre, sempre o cantarei.

Animador: Queridos irmãos e irmãs, manifestou o Pai a sua misericórdia, re-conciliando o mundo consigo em Cristo. O Filho de Deus, feito homem, habitou entre nós para livrar-nos da servidão do pecado e chamar-nos das trevas à sua luz admirável. Para isso, iniciou seu ministério na Terra, pregando a penitência, dizendo: “Fazei penitência e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Hoje, neste ca-minho quaresmal, somos convidados à conversão e à celebração da vitória de Cristo sobre o pecado.

(Faixa 24) Pecador, agora é tempo1. Pecador, agora é tempo de pesar e de temor:Serve a Deus, despreza o mundo, já não sejas pecador!2. Neste tempo sacrossanto o pecado faz horror:Contemplando a Cruz de Cristo, já não sejas pecador!3. Vais pecando, vais pecando, vais de horror em mais horror:Filho, acorda dessa morte, já não sejas pecador.4. Passam meses, passam anos, sem que busques teu Senhor:Como um dia para o outro, assim morre o pecador!5. Pecador arrependido, pobrezinho pecador,Vem, abraça-te contrito, com teu Pai, teu criador!6. Compaixão, misericórdia vos pedimos, Redentor:Pela Virgem, Mãe das Dores, perdoai-nos, Deus de amor!

O dirigente acolhe e convida todos a iniciar com o Sinal da Cruz. D: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.

1. AMBIENTAÇÃO

2. CANTO DE ABERTURA

3. SAUDAÇÃO

28

Page 29: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

D: Oremos, irmãos e irmãs, para que nos unamos pela penitência a Cristo que foi crucificado por nossos pecados, e mereçamos com a humanidade inteira participar de sua ressurreição. Inclinemos a cabeça diante de Deus.E todos, por alguns momentos, oram em silêncio.D: Concedei-nos, Pai onipotente e misericordioso, movidos e fortalecidos pelo vosso Espírito, trazer sempre em nosso corpo a morte de Jesus, a fim de que também a sua vida se manifeste em nós. Por Cristo, nosso Senhor.T: Amém.

Animador: O servo do Senhor, qual manso cordeiro, toma sobre si os pecados do povo, para curá-lo com suas chagas. Jesus exorta os discípulos a seguirem seu exemplo, servindo a seus irmãos e dando a vida por eles. Escutemos.

Primeira leitura – Ef 5,1-14

Salmo Responsorial – Sl 21(22)(Faixa 25) Refrão: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?Riem de mim todos aqueles que me veem,torcem os lábios e sacodem a cabeça:“Ao Senhor se confiou, ele o libertee agora o salve, se é verdade que ele o ama!”RefrãoCães numerosos me rodeiam furiosose por um bando de malvados fui cercado.Transpassaram minhas mãos e os meus pése eu posso contar todos meus ossos.Refrão Eles repartem entre si as minhas vestese sorteiam entre eles a minha túnica.Vós porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe,ó minha força, vinde logo em meu socorro!RefrãoAnunciarei o vosso nome a meus irmãose no meio da assembleia hei de louvar-vos!Vós que temeis o Senhor Deus, dai-lhe louvores,glorificai-o, descendentes de Jacó,e respeitai-o, toda raça de Israel!Refrão

4. ORAÇÃO

5. LEITURAS

29

Page 30: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Evangelho – Lc 23,39-43

Após a leitura do Evangelho, caso a celebração seja presidida pelo sacerdote ou diácono, faz-se uma breve homilia. Caso a celebração seja presidida por ministros leigos, após leitura do Evan-gelho, segue-se a partilha da Palavra por algumas pessoas da assembleia.

Depois da homilia ou partilha da Palavra, faz-se um momento de silêncio para que cada um pos-sa examinar-se de maneira mais pessoal. No final desta celebração, há um esquema para exame de consciência que poderá ser usado para esse fim.

Feito o exame de consciência, todos dizem ao mesmo tempo:Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Amém.

Dirigente: Roguemos agora a Deus, nosso Pai, com as mesmas palavras que Cris-to nos ensinou, a fim de que perdoe os nossos pecados e nos livre de todo mal:

Pai nosso...Dirigente: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e pela santa paixão de vosso Filho, à qual nos unimos pela penitência, fazei-nos participar com alegria de sua ressurreição gloriosa. Por Cristo, nosso Senhor.T: Amém.

Onde as circunstâncias permitirem a assistência de sacerdotes, faz-se agora a confissão e ab-solvição individuais. Após a absolvição, cada um faz sua ação de graças pelo perdão recebido.

7. ATO PENITENCIAL

6. EXAME DE CONSCIÊNCIA

30

Page 31: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

(Faixa 25) VitóriaVitória! Tu reinarás. Ó Cruz, tu nos salvarás! (bis)1. Brilhando sobre o mundo, que vive sem tua luz,Tu és um sol fecundo de amor e de paz, ó Cruz!2. Aumenta a confiança do pobre e do pecador,Confirma nossa esperança na marcha para o Senhor.3. À sombra dos teus braços a Igreja viverá.Por ti no eterno abraço o Pai nos acolherá.

D: O Senhor vos conduza segundo o amor de Deus e a paciência de Cristo, para que possais caminhar na vida nova e agradar a Deus em todas as coisas.T: Amém.D: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.T: Amém.

Todos se saúdam, desejando que a presença de Jesus cresça na vida e na família de cada um.(Faixa 6) Paz, paz de Cristo!Paz, paz de Cristo! Paz, paz que vem do amor, lhe desejo irmão! Paz que é felicidade de ver em você Cristo, nosso irmão! Se algum dia, na vida, você de mim precisar, Saiba: eu sou seu amigo, pode comigo contar. O mundo dá tantas voltas! A gente vai se encontrar! Quero, nas voltas da vida, a sua mão apertar!

10. CANTO DE PAZ

9. DESPEDIDA

31

8. CANTO DE AÇÃO DE GRAÇAS

Page 32: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Este texto, extraído do Ritual da Penitência, serve como base para nos prepararmos bem para a confissão sacramental e para a celebração da Páscoa do Senhor.

1) Eu me aproximo do Sacramento da Penitência com desejo sincero de purifi-cação, conversão, renovação de vida e amizade mais profunda com Deus? Ou, pelo contrário, o considero como um fardo que se deva receber raramente?2) Tenho esquecido ou omitido deliberadamente algum pecado grave em mi-nhas confissões anteriores?3) Tenho cumprido as penitências que me foram impostas? Tenho reparado as injustiças cometidas? Tenho me esforçado por colocar em prática os propósitos de ajustar a minha vida ao Evangelho?

I. O Senhor disse: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração”.1) Está meu coração voltado para Deus, a ponto de amá-lo verdadeiramente sobre todas as coisas, como um filho a seu pai, cumprindo fielmente seus man-damentos? Ou, pelo contrário, tenho me preocupado mais com coisas terrenas? Tenho pureza de intenção em minhas obras?2) Tenho verdadeira fé em Deus, que nos falou por intermédio de seu Filho? Tenho aderido com firmeza à doutrina da Igreja? Tenho me preocupado em adquirir a instrução cristã, ouvido a Palavra de Deus, participando da cateque-se, evitando o que atenta contra a fé? Tenho professado sempre com coragem e destemor a fé em Deus e na Igreja? Tenho me portado como cristão na vida pública e particular?3) Tenho feito as orações da manhã e da noite? A minha oração é um verdadeiro diálogo com Deus ou apenas um ritual externo? Tenho oferecido a Deus os tra-balhos, alegrias e sofrimentos? Tenho recorrido a ele nas tentações?4) Tenho demostrado reverência e amor pelo nome de Deus, ou tenho ofendido a Deus com blasfêmias, juramentos falsos ou falta de respeito? Tenho desrespei-tado a Santíssima Virgem ou os Santos?5) Tenho honrado o dia do Senhor e os dias santificados, participando das reu-niões litúrgicas, sobretudo da missa, de maneira ativa, piedosa e atenta? Tenho observado o preceito da confissão anual e da comunhão pascal?6) Tenho talvez outros deuses, como as riquezas, as superstições, o espiritismo, ou a macumba, confiando neles mais do que em Deus?

ESQUEMA PARA EXAME DE CONSCIÊNCIA

32

Page 33: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

II. O Senhor disse: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.1) Tenho verdadeiro amor ao meu próximo, ou tenho abusado de meus irmãos, utilizando-os para meu proveito pessoal e fazendo a eles o que não desejo para mim mesmo? Tenho sido para eles causa de grave escândalo com minhas pala-vras ou ações?2) Tenho contribuído para o bem e a alegria dos demais membros da minha família, pela paciência e o amor sincero? Tenho sido obediente aos meus pais, respeitando-os e ajudando-os em suas necessidades materiais e espirituais? Te-nho me preocupado pela educação cristã dos filhos, ajudando-os com o bom exemplo e a autoridade paterna? Tenho sido fiel a meu esposo ou esposa em meus desejos e relações com os outros?3) Tenho dividido os meus bens com os mais pobres do que eu? Tenho feito o possível para defender os oprimidos, socorrer os necessitados e ajudar os po-bres? Ou, pelo contrário, tenho desprezado o próximo, sobretudo os pobres, os doentes, os anciãos, os estrangeiros e os homens de outra raça?4) Tenho me lembrado da missão recebida na confirmação? Tenho participado das obras de apostolado e caridade da Igreja e da paróquia? Tenho prestado minha ajuda à Igreja e ao mundo e rezado pelas suas necessidades, como, por exemplo, a união dos cristãos, a evangelização dos povos e o reinado da paz e da justiça etc.?5) Tenho me preocupado com o bem e o progresso da comunidade em que vivo, ou somente com minhas vantagens pessoais? Tenho participado, de acordo com minhas possibilidades, da promoção da justiça, da honestidade dos costumes, da concórdia, da caridade e tenho cumprido meus deveres cívicos? Tenho pago os impostos?6) Tenho sido justo, responsável e honesto em meu trabalho ou profissão, ser-vindo com amor a sociedade? Tenho remunerado os operários e aqueles que servem, com justo salário? Tenho cumprido meus compromissos e contratos?7) Tenho obedecido e respeitado as autoridades constituídas?8) Uso meus cargos ou autoridade para meu interesse pessoal ou para o bem dos outros?9) Tenho sido leal e verdadeiro? Ou tenho prejudicado os outros com palavras falsas, calúnias, detrações, juízos temerários, violação de segredo?10) Tenho prejudicado a vida, integridade física, fama, honra ou bens do próxi-mo? Tenho aconselhado ou praticado o aborto? Tenho odiado o próximo? Tenho me afastado do próximo por desentendimento, inimizade ou injúrias? Tenho me recusado, por culpa ou egoísmo, a dar testemunho da inocência do próximo?11) Tenho roubado, prejudicado ou desejado injustamente os bens do próximo? Tenho procurado restituir o alheio e reparar o dano?12) Tenho estado pronto para perdoar ou fazer as pazes, por amor a Cristo? Ou tenho guardado ódio ou desejos de vingança?

33

Page 34: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

III. O Senhor Jesus Cristo diz: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”.1) Qual é a orientação fundamental de minha vida? Estou animado pela espe-rança da vida eterna? Tenho me esforçado por progredir na vida espiritual, por meio da oração, da leitura da Palavra de Deus, da participação nos sacramentos e da mortifi cação? Estou disposto a reprimir os vícios, as más inclinações e paixões, como a inveja e a gula? Tenho sido soberbo e vaidoso, menosprezan-do os demais e julgando-me superior a eles? Tenho sido presunçoso diante de Deus? Tenho imposto aos demais minha vontade, sem respeitar a liberdade e os direitos alheios?2) Que uso tenho feito do tempo, das forças e dos dons recebidos de Deus como os “talentos do Evangelho”? Tenho feito uso destas coisas para buscar a perfei-ção, ou tenho sido ocioso e preguiçoso?3) Tenho suportado com paciência as dores e contrariedades da vida? Como tenho mortifi cado meu corpo para completar “o que falta à paixão de Cristo”? Tenho observado a lei da abstinência e do jejum?4) Tenho cuidado de meus sentidos, guardando meu corpo casto como templo do Espírito Santo, destinando-o à ressurreição e à glória, e como sinal do amor que Deus tem pelo homem e a mulher, simbolizado plenamente no sacramento do matrimônio? Tenho manchado meu corpo com más ações, palavras e pen-samentos impuros? Tenho consentido em maus desejos? Tenho-me entregue a leituras, conversações, espetáculos e diversões desonestas? Tenho sido causa, com meu exemplo, do pecado dos outros? Tenho observado a lei moral no uso do matrimônio?5) Tenho agido contra minha consciência por temor ou hipocrisia?6) Tenho procurado agir sempre na verdadeira liberdade dos fi lhos de Deus, segundo a lei do Espírito, ou tenho sido escravo de minhas paixões?7) Como tenho usado os meios de comunicação, tais como televisão, internet, celular etc? Qual tem sido minha postura nas redes sociais?

34

Page 35: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

7ª Porta A Porta da Vida

Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo;

poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. Jo 10,9

Page 36: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Preparar no ambiente um pequeno altar com o ícone (imagem) da Virgem Maria, a Bíblia aberta e uma vela acesa. Para começar a reunião, cantar o refrão abaixo. Repetir várias vezes para criar um ambiente orante e meditativo.

(Faixa 26) Vive Jesus, o Senhor (4x) Ele vive, vive (2x) Vive Jesus, o Senhor.

Durante o canto uma pessoa acende a vela e diz:“Eu sou a porta das ovelhas”, disse Jesus.T: “Quem entrar por mim será salvo.”

O animador acolhe e convida todos a iniciar com o Sinal da Cruz. T: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T: Amém.

(Faixa 27) O Senhor RessurgiuO Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia!É o Cordeiro Pascal, aleluia, aleluia!Imolado por nós, aleluia, aleluia!É o Cristo, o Senhor, Ele vive e venceu, aleluia!1. O Cristo, Senhor, ressuscitou,A nossa esperança realizou:Vencida a morte para sempre,Triunfa a vida eternamente!2. O Cristo remiu a seus irmãos,Ao Pai os conduziu por sua mão:No Espírito Santo unida esteja,A família de Deus, que é a Igreja!3. O Cristo, nossa Páscoa, se imolou,Seu sangue da morte nos livrou;Incólumes o mar atravessamos,E à terra prometida caminhamos!

O animador motiva os irmãos a apresentar as próprias necessidades à intercessão de Nossa Senhora, enquanto se canta:(Faixa 3) Salve Rainha (ou outro cântico mariano)Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Vida, doçura, esperança nossa,

1. AMBIENTAÇÃO

2. ACOLHIDA

3. CANTO DE ABERTURA

4. O OLHAR SE VOLTA A MARIA

36

Page 37: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Salve, salve, Rainha! (2x)A ti procuramos, filhos degredados de Eva.A ti suspiramos, chorando neste vale de lágrimas.Tu, que és nossa mãe, volve a nós teu olhar.Mostra, depois deste exílio,O fruto do teu ventre, Jesus.Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia,Ó clemente, ó pia, ó doce Virgem Maria.Salve, Rainha! Salve, Rainha, salve, salve!

Todos de pé. A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho.Lc 24,1-12Antes da leitura, todos cantam:(Faixa 28) AleluiaAleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis)Rendei graças ao Senhor: Que seu amor é sem fim!Diga o povo de Israel: Que seu amor é sem fim!Digam os seus sacerdotes: Que seu amor é sem fim!Digam todos os que o temem: Que seu amor é sem fim!Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis)

Leitura do Evangelho

Acolhida da Palavra 1. Releitura do texto Todos juntos ou alternando os leitores, por versículo.2. Recordação do texto Todos juntos, com a Bíblia fechada, reconstroem o texto lido, sem apresentar qualquer reflexão.3. Conversa sobre o Evangelho: Vamos partilhar nossa experiência de Páscoa!

Após a partilha da Palavra é conveniente que o grupo faça uma confraternização preparada por todos. Pode ser uma refeição, um lanche ou algo que seja decidido de comum acordo.Canto: Ao Senhor agradecemos...Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...T: Bendito sejais, Senhor nosso Deus, que encheis de bênçãos todas as coi-sas. Concedei a nós, vossos servos, que, servindo-nos piedosamente destes bens criados por Vós, em honra de vossa santa Ressurreição que neste dia de festa celebramos, recebamos a abundância da vossa graça, para que busquemos, acima de tudo, os bens celestes e cresçamos sempre na carida-de. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

5. ESCUTA DA PALAVRA

6. BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS

37

Page 38: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

T: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

I ESTAÇÃO - JESUS É CONDENADO À MORTE

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Por Vossa condenação à morteT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, há mãos que dão apoio e há mãos que assinam sentenças injustas. Fazei que, sustentados pela vossa graça, não descartemos ninguém. Defendei-nos das calúnias e da mentira. Ajudai-nos a procurar sem-pre a verdade e a estar a parte dos fracos, capazes de acompanhar o seu caminho. E dai a vossa luz a quem deve, por missão, julgar em tribunal, para que pronun-cie sempre sentenças justas e verdadeiras. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

II ESTAÇÃO - JESUS RECEBE A CRUZ

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela Cruz que Vos foi posta sobre os ombrosT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, a nossa noite é cada vez mais den-sa! A pobreza assume o aspecto da miséria. Não temos pão para dar aos filhos e as nossas redes estão vazias. Incerto, o nosso futuro. Provede ao trabalho que falta. Suscitai em nós o ardor pela justiça, para que a vida que levamos não seja feita de rastos, mas vivida em dignidade! Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

Via-Sacra da Misericórdia

38

Page 39: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

III ESTAÇÃO - JESUS CAI PELA 1ª VEZ

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela Vossa primeira quedaT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, que Vos fizestes humilde para resga-tar as nossas fragilidades, tornai-nos capazes de entrar em verdadeira comunhão com os nossos irmãos mais pobres. Arrancai-nos do coração toda a raiz de medo e de cômoda indiferença, que nos impede de Vos reco-nhecer nos imigrantes, para testemunhar que a vossa é uma Igreja sem fronteiras, verdadeira mãe de todos! Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

IV ESTAÇÃO - JESUS ENCONTRA SUA MÃE

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pelas lágrimas de Vossa Mãe que veio ao vosso encontroT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Ave, minha Mãe, dai-me a vossa santa bênção. Abençoai-me a mim e toda a minha casa. Dignai--Vos oferecer a Deus tudo o que hoje tenho de fazer e sofrer, em união com os méritos vossos e do vosso santíssimo Filho. Eu Vos ofereço e dedico tudo o que sou e tenho ao vosso serviço, colocando-me comple-tamente sob o vosso manto. Alcançai-me, ó Senhora minha, pureza de mente e de corpo e fazei que, nes-te dia, nada faça que possa desagradar a Deus. Vo-lo peço pela vossa Imaculada Conceição e pela vossa ilibada virgindade. Amém. Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

Via-Sacra da Misericórdia

39

Page 40: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

V ESTAÇÃO - SIMÃO CIRENEU AJUDA JESUS A CARREGAR A CRUZ

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pelo Vosso cansaço atroz devido ao qual obrigaram um homem a ajudar-Vos.T: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, no amigo Cireneu vibra o coração da vossa Igreja, que se fez teto de amor para quantos têm sede de Vós. A ajuda fraterna é a chave para cruzarmos, juntos, a porta da Vida. Não permitais que o nosso ego-ísmo nos faça passar ao largo, mas ajudai-nos a derra-mar o óleo da consolação nas feridas alheias, para nos tornarmos companheiros de estrada leais, sem fugas e sem nunca nos cansarmos de optar pela fraternidade. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

VI ESTAÇÃO - VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela compaixão da mulher que enxugou o Vosso rosto ensanguentadoT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, como pesa o afastamento de quem julgávamos estar ao nosso lado nos dias da desolação! Mas, Vós, envolvei-nos com aquele pano que traz im-presso o vosso sangue precioso, derramado ao longo do caminho do abandono, que, também Vós, sofrestes injustamente. Sem Vós, não temos nem podemos dar qualquer alívio. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

40

Page 41: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

VII ESTAÇÃO - JESUS CAI PELA 2ª VEZ

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela Vossa segunda quedaT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, uma comoção sem fim se apodera de mim ao ver-Vos caído no chão por mim. Nenhum mérito tenho, só uma multidão de pecados, incoerências, fragi-lidades. Por resposta, um grande Amor de predileção! Expulsos da sociedade, mortos pelo julgamento, Vós nos abençoastes para sempre. Felizes de nós, se hoje estamos convosco, aqui no chão, resgatados da condenação. Con-cedei-nos que não fujamos das nossas responsabilidades, dai-nos a graça de habitar na vossa humilhação, a salvo de qualquer pretensão de onipotência para renascer para uma vida nova como criaturas feitas para o Céu. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

VIII ESTAÇÃO - JESUS CONSOLA AS MULHERES DE JERUSALÉM

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pelas palavras dirigidas às mulheres que de Vós se compadeciamT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, detende a mão de quem espanca as mulheres! Levantai o coração delas do abismo do de-sespero quando se tornam presas de violência. Visitai o seu choro, quando se encontram sozinhas. E abri o nosso coração à partilha de cada dor, com sinceridade e fidelidade, ultrapassando a compaixão natural, para nos tornarmos instrumentos de verdadeira libertação. Amém.

41

Page 42: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

IX ESTAÇÃO - JESUS CAI PELA 3ª VEZ

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela Vossa terceira quedaT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, erguei, Vo-lo pedimos, do pó o mi-serável, levantai os pobres da miséria, fazei-os sen-tar com os chefes do povo e atribuí-lhes um trono de glória. Quebrai o arco dos fortes e revesti de vigor os fracos, porque só Vós nos fazeis ricos precisamente com a vossa pobreza. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

X ESTAÇÃO - JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela dor que sentiu, quando o Vosso Corpo foi despido T: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, queremos voltar a ser inocentes como crianças, para podermos entrar no Reino dos céus, pu-rificados das nossas imundícies e dos nossos ídolos. Tirai do nosso peito o coração de pedra das divisões, que tornam pouco credível a vossa Igreja. Dai-nos um coração novo e um espírito novo, para vivermos se-gundo os vossos preceitos e observarmos e pormos em prática as vossas leis. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

42

Page 43: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

XI ESTAÇÃO - JESUS É PREGADO NA CRUZ

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela horrível perfuração dos pregos que atravessa-ram as Vossas mãos e os Vossos pés T: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Senhor Jesus, não estejais longe de mim, sentai-Vos no meu leito de sofrimento e fazei-me companhia. Não me deixeis sozinho, estendei a vossa mão e erguei-me. Eu creio que Vós sois o Amor, e creio que a vossa von-tade é a expressão do Vosso Amor; por isso me entrego à Vossa vontade, pois confio no Vosso Amor. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

XII ESTAÇÃO - JESUS MORRE NA CRUZ

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela Água e Sangue emanados do Vosso Coração, como fonte de todos os bensT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Ó Deus, que, na paixão de Cristo nosso Senhor, nos li-bertastes da morte, legado do antigo pecado, transmitido a todo o gênero humano, renovai-nos à imagem do vosso Filho; e, assim como levamos em nós, pelo nosso nas-cimento, a imagem do homem terrestre, assim também, pela ação do vosso Espírito, fazei que levemos a imagem do homem celeste. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

43

Page 44: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

XIII ESTAÇÃO - JESUS É DESCIDO DA CRUZ

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus, e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela lembrança de todos os tormentos de Vossa Mãe quando Vos recebeu morto entre os braçosT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Estendei a toda a família humana, ó Pai, o reino de justiça e de paz que preparastes por meio do vosso Fi-lho Unigênito, nosso Rei e Salvador. Assim será con-cedida aos homens a verdadeira e dulcíssima paz; os pobres encontrarão justiça; serão confortados os afli-tos e todas as tribos da terra serão abençoadas n’Ele, nosso Senhor e nosso Deus, que vive e reina convos-co, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

XIV ESTAÇÃO - JESUS É SEPULTADO

A: Nós Vos adoramos, Senhor Jesus ,e Vos bendizemosT: Porque pela Vossa santa Cruz remistes o mundo.A: Pela pedra que fechou o sepulcroT: Tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro.

OraçãoT: Protegei-me, ó Deus! Em Vós me refugio. Vós sois a minha parte de herança e o meu cálice, nas vossas mãos está a minha vida. Tenho-Vos sempre diante dos olhos, como meu Senhor, estais à minha direita, não poderei vacilar. Por isso, se alegra o meu coração e exulta a minha alma, e também o meu corpo repousa em segurança. Não abandoneis a minha vida na mora-da dos mortos nem deixeis que o vosso servo conheça a sepultura. Mostrar-me-eis o caminho da vida, alegria plena na vossa presença, doçura sem fim à vos-sa direita. Amém Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...44

Page 45: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

A: A Pedra fechou o sepulcro, mas não para sem-pre. Renovemos diante dele a nossa fé na divindade de Cristo e na sua infinita misericórdia. Ela nos fará ressuscitar espiritualmente dos nossos pecados como também nos conduzirá à completa ressurreição de todo o nosso ser na vida eterna.

OraçãoT: Vós morrestes, Jesus, mas uma fonte de vida jorrou para as almas e abriu-se um mar de misericórdia para o mundo. Ó fonte de vida, inescrutável misericórdia Divina, envolvei o mundo todo e derramai-Vos sobre nós. Amém

A: Pela Vossa gloriosa ressurreição e aparição aos Vossos discípulos, comunicando-lhes a pazT: Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.Pai nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

CantoVitória! Tu reinarás. Ó Cruz, tu nos salvarás! (2x)1. Brilhando sobre o mundo, que vive sem tua luz,Tu és um sol fecundo de amor e de paz, ó Cruz!2. Aumenta a confiança do pobre e do pecador,Confirma nossa esperança na marcha para o Senhor.3. À sombra dos teus braços a Igreja viverá,Por ti no eterno abraço o Pai nos acolherá.

T: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

45

Page 46: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Deus da vida, da justiça e do amor,Tu fizeste com ternura o nosso planeta,morada de todas as espécies e povos.

Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção

de um mundo sustentável e justo para todos.

No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres.

Amém!

Page 47: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho
Page 48: Encontro com a Palavra Quaresma 2016 Somente Tua graça me basta e mais nada. 2. ... às vezes custava a crer no amor. ... A pessoa designada para a leitura abre o texto do Evangelho

Secretariado Arquidiocesano para Ação EvangelizadoraCúria Metropolitana

Praça Dom Emanuel, s/nº - Centro - Caixa Postal 174CEP 74001-970 - Goiânia-Go

Fone: (62) 3223-0756www.arquidiocesedegoiania.org.br