encceja

6
http://portal.mec.gov.br O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O participante se submete a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional. As certificações são feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderem ao exame. Assim, o participante deve entrar em contato com a secretaria de educação da sua região para obter o documento de sua certificação. As secretarias são as responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com autonomia para realizar as certificações. O participante do Encceja se inscreve em cada uma das áreas avaliadas, sendo que é possível obter certificação em cada prova. Na edição 2008, o Encceja apresentou número recorde de inscritos: cerca de 780 mil, sendo 60% para o ensino médio e 40% para o ensino fundamental. As provas foram aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro em 2,3 mil unidades educacionais, de aproximadamente 800 municípios brasileiros

Upload: daiane-oliveira

Post on 23-Jul-2015

190 views

Category:

Documents


15 download

TRANSCRIPT

Page 1: encceja

http://portal.mec.gov.br

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O participante se submete a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.

As certificações são feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderem ao exame. Assim, o participante deve entrar em contato com a secretaria de educação da sua região para obter o documento de sua certificação. As secretarias são as responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com autonomia para realizar as certificações. O participante do Encceja se inscreve em cada uma das áreas avaliadas, sendo que é possível obter certificação em cada prova.

Na edição 2008, o Encceja apresentou número recorde de inscritos: cerca de 780 mil, sendo 60% para o ensino médio e 40% para o ensino fundamental. As provas foram aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro em 2,3 mil unidades educacionais, de aproximadamente 800 municípios brasileiros

Page 2: encceja

http://encceja.inep.gov.br/

O exame é aplicado para avaliar jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade apropriada. Pode ser realizado para pleitear certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental para quem tem no mínimo 15 anos completos na data de realização do Exame residentes no Brasil ou no exterior.

O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Ao inscrever-se você deve indicar se deseja realizar uma ou mais provas do exame. O Encceja constitui-se de questões estruturadas da seguinte forma:

Para o ensino fundamental:

- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação- Matemática- Historia e Geografia- Ciências Naturais

E para o ensino médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior):

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias- Matemática e suas Tecnologias- Ciências Humanas e suas Tecnologias- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

As competências do sujeito são eixos cognitivos que, referem-se também ao domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento e resolução de situações-problema, capacidade de argumentação e elaboração de propostas. Dessas interações resultam, em cada área, habilidades que são avaliadas por meio das 30 questões objetivas (múltipla escolha) e pela produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, cientifica, cultural ou política (redação).

Todos aqueles que tenham realizado o Encceja em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento, poderão inscrever-se novamente para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.

Para pleitear a certificação você deve obter nas avaliações, no mínimo, o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 ao nível 180, com desvio padrão de 20 pontos. O nível 100 dessa escala significa que você desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Educação Artística e Educação Física (ensino fundamental), você deve adicionalmente obter proficiência na prova de redação. Essa proficiência é conferida caso o candidato obtenha, em quatro competências definidas

Page 3: encceja

para o texto escrito, pelo menos o nível 2 (dois) em uma delas e pelo menos o nível 1 (um) nas demais.

E no caso de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ensino médio) você deve adicionalmente obter proficiência na prova de redação. Essa proficiência é conferida caso o participante obtenha, em cinco competências definidas para o texto escrito pelo menos o nível 2 (dois) em duas delas e pelo menos o nível 1 (um) nas demais.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

A Matriz de Competências e Habilidades, com 45 habilidades, continua subsidiando o estudo individual dos participantes, bem como o trabalho desenvolvido pelos professores no preparo dos alunos, conforme o material didático elaborado pelo Inep, composto de 13 volumes.

Lembre-se: A inscrição é gratuita!

Cabe, portanto, às secretarias de educação que aderirem, e as indicadas à regulamentação, a divulgação, o uso dos seus resultados e, quando for o caso, a emissão da certificação equivalente à conclusão do Ensino Fundamental aos candidatos que alcançarem a nota mínima indicada pelo Inep.

Nos termos do artigo 38, §§ 1º e 2º da Lei 9.394/96 (LDB) é necessário estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade apropriada, por meio da aferição de competências e habilidades, servindo como um instrumento aos parceiros para certificarem esses jovens, além de: - oferecer uma avaliação para fins de classificação na correção do fluxo escolar, nos

termos do art. 24 inciso II alínea "c"; - construir, consolidar e divulgar banco de dados com informações técnico-

pedagógicas, metodológicas, operacionais, socioeconômicas e culturais que possa ser utilizado para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos e dos procedimentos relativos ao exame;

- construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas da educação de jovens e adultos.

A LDB também atribui à União as funções: normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais (Art. 8º) e a incumbe, em colaboração com os sistemas de ensino assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar (Art.9º), estabelecendo que: independentemente do jovem ou adulto ter frequentado curso presencial ou curso a

distância, esse exame possibilita-lhes, também, a aferição de seus conhecimentos obtidos por meios informais.

O Plano Nacional de Educação (PNE), em seus subsídios, estabelece como prioridade o desenvolvimento de sistemas de informação e de avaliação em todos os níveis e modalidades de ensino e, quando se refere à Educação de Jovens e Adultos, determina como objetivo e meta, aperfeiçoar o sistema de certificação de competência para prosseguimento de estudos.

Referenciado na legislação em vigor e atendendo a solicitação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), criou-se o Encceja que, enquanto instrumento de política

Page 4: encceja

pública, subsidia as secretarias estaduais de educação no que concerne ao atendimento público em certificação de educação de jovens e adultos.

Para garantir a referência nacional e sua aplicação unificada, compete ao Inep, no Brasil, o preparo de todo material necessário à realização do exame, a aplicação e correção das provas (objetivas e de redação), o processamento, a análise e o envio dos resultados às secretarias de educação que aderirem, além da elaboração e emissão de relatórios técnicos.

Da certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental

Os resultados do Encceja 2010 podem ser utilizados para fins de certificação em nível de conclusão de Ensino Fundamental, a critério das Secretarias Estaduais de Educação.

Compete às Secretarias de Educação definir os procedimentos para certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental com base nos resultados do Encceja 2010 e certificar seus participantes, quando for o caso.

A Secretaria Estadual de Educação é responsável pela certificação dos participantes aprovados conforme suas resoluções próprias e do Conselho Estadual de Educação, levando em consideração a nota obtida pelo candidato, a pontuação mínima indicada pelo Inep e a declaração de eliminação de componentes curriculares (por área de conhecimento).

O (a) candidato (a) deverá procurar a Secretaria de Educação, indicada no ato da inscrição, para pleitear a certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental.

Page 5: encceja

Foi instituído o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja -, pela Portaria Ministerial n. 2.000, de 12.7.2002, cujo art. 2º declarava o objetivo de "... avaliar competências e habilidades de jovens e adultos brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria, com aferição em nível de ensino fundamental e de ensino médio". Os objetivos específicos seriam:

I- oferecer referência individual para que jovens e adultos possam proceder à auto-avaliação de competências e habilidades; II- avaliar competências e habilidades, adquiridas pelos jovens e adultos, no processo escolar ou fora dele; III- estruturar uma avaliação para jovens e adultos que sirva como referência às Instituições de Ensino credenciadas pelas Secretarias da Educação, para que procedam à expedição de históricos escolares, declarações de conclusão de série, e diplomas ou certificados de conclusão de curso, com as especificações cabíveis, conforme estabelece o inciso VII do artigo 24 da Lei 9.394/96; IV- oferecer uma avaliação para fins de classificação na correção do fluxo escolar; V- estruturar uma avaliação para jovens e adultos habilitando-os ao prosseguimento de estudos em caráter regular; VI- consolidar e divulgar um banco de dados com informações técnico-pedagógicas, metodológicas, operacionais, socioeconômicas e culturais que possa ser utilizado para a melhoria da qualidade na oferta de educação de jovens e adultos e dos procedimentos relativos ao Encceja. (Brasil, 2002c, art. 3º)

_____. Portaria n.2.000, de 12 de julho de 2002. Institui o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União, seção 1, 15jul. 2002c.