encarte especial - centenário francisco ribeiro

6
Santa Rita do Passa Quatro, 21 de maio de 2014 PÁGINA 01 Santa Rita 154 anos! DEPUTADO ESTADUAL BALEIA ROSSI Parabéns Santa Rita pelos seus 154 anos Neste dia 22 de maio é comemorado 154 anos de Santa Rita do Passa Quatro. Entre tantas vitórias históricas, sem dúvida o maior presente é o povo. Se não fosse cada um que vive aqui, não seria pos- sível alcançar tantas marcas importantes. Nesse momento, aproveito para enaltecer cada morador, trabalhador e até visitante, que ajuda a construir diariamente essa linda cidade. São os votos do Rua Carlos Zorzi, 160 - Bairro Jardim Tel.: (19) 3582-6161 - Santa Rita do Passa Quatro - SP Auto Posto 2 Avenidas COMBUSTÍVEL 24H - CONVENIÊNCIA 24H - PADARIA LANCHONETE - TROCA DE ÓLEO - LAVAGEM Ao comemorarmos o aniversário de Santa Rita do Passa Quatro, buscamos no seu passado forças para enfrentar e construir um futuro digno nesta operosa comunidade. www.posto2avenidas.com.br Participarmos desta comunidade e cooperarmos para o crescimento deste município é motivo de satisfação para todos nós. Por isso, neste 22 de maio, temos razões de sobra para festejarmos o seu aniversário e prestarmos nossas homenagens a todos aqueles que ajudaram a construir essa história.

Upload: junior-candido

Post on 24-May-2015

254 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Encarte Especial - Centenário Francisco Ribeiro

Santa Rita do Passa Quatro, 21 de maio de 2014 PÁGINA 01Santa Rita 154 anos!

DEPUTADO ESTADUAL

BALEIA ROSSI

Parabéns Santa Rita pelos seus 154 anos

Neste dia 22 de maio é comemorado 154 anos de Santa Rita do Passa Quatro.

Entre tantas vitórias históricas, sem dúvida o maior presente é o povo.

Se não fosse cada um que vive aqui, não seria pos-sível alcançar tantas marcas importantes.

Nesse momento, aproveito para enaltecer cada morador, trabalhador e até visitante, que ajuda a construir diariamente essa linda cidade.

São os votos do

Rua Carlos Zorzi, 160 - Bairro JardimTel.: (19) 3582-6161 - Santa Rita do Passa Quatro - SP

Auto Posto 2 Avenidas

COMBUSTÍVEL 24H - CONVENIÊNCIA 24H - PADARIA LANCHONETE - TROCA DE ÓLEO - LAVAGEM

Ao comemorarmos o aniversário de Santa Rita do Passa Quatro, buscamos no seu passado forças para enfrentar e construir

um futuro digno nesta operosa comunidade.

www.posto2avenidas.com.br

Participarmos desta comunidade e cooperarmos para o crescimento deste município é motivo de satisfação para todos nós. Por isso, neste 22 de maio,

temos razões de sobra para festejarmos o seu aniversário e prestarmos nossas homenagens a todos aqueles que ajudaram a construir essa história.

Page 2: Encarte Especial - Centenário Francisco Ribeiro

Santa Rita do Passa Quatro, 21 de maio de 2014 PÁGINA 02Santa Rita 154 anos!

Rua Salvador Gusman, 59, Jardim São Vicente. Telefone (019) 3582-2140.

Parabéns Santa Rita do Passa Quatro pelo

seus 154 anos!

Escritório: Rua Victor Meirelles, nº 419Tel/Fax: (19) 3582-2520 - 3582-5733

E-mail: [email protected]

Estamos felizes em participar dafesta de aniversário, e nosso maior

presente é estarmos“presentes” no seu futuro.

Parabéns Santa Rita do Passa Quatro!

A. C. Limpeza e Conservaçãoa empresa santarritense

O respeito pelas tradições, a crença no amanhã, o otimismo e a boa vontade em beneficio de todos, a identidade com os an-seios da comunidade, o orgulho de ser da terra. Esta é a nossa maneira de homenagear a cida-de e sua gente, no dia do seu aniversário e todos os dias.

Feliz aniversárioSanta Rita do Passa Quatro

Com a experiência de teu pas-sado, temos um presente

cada vez melhor! Um passado de GlóriasUm presente de desafiosUm futuro promissor! As lutas de teu passado, estão

edificando o nosso presente.Você, cidade encantadora, que

recebe muito bem a todosAgora receba o carinho e o abra-

ço de todos.Parabéns população santarri-

tenses.Pelos 154 anos dessa amada

cidade!!!!

Deputado Federal Nelson Marquezelli

Page 3: Encarte Especial - Centenário Francisco Ribeiro

Francisco Deocleciano Ribeiro, filho de Ignácio Ribeiro do Valle e de Joaquina Cândida de São Joaquim, nasceu no dia 13 de junho de 1832, em Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais.

Em 25 de novembro de 1857, casa-se em Franca-SP., com Anna Cândida Vieira, nascida em Franca no dia 12 de setembro de 1840, filha de Manoel Custódio Vieira e de Umbelina Honória de Andrade.

Francisco Deocleciano Ribeiro faleceu em Santa Rita do Passa Quatro, no dia 27 de abril de 1887, e Anna Cândida Vieira, faleceu, também em Santa Rita do Passa Quatro, no dia 04 de junho de 1904.

O nosso homenageado preocupou-se, e muito, com a instrução de nossa gente, principalmente das crianças, desde os tempos das escolas particulares, e conseguiu trazer para Santa Rita do Passa Quatro, a primeira Escola Pública.

Construiu o primeiro prédio escolar da nossa cidade, localizou-se na esquina das Ruas Victor Viterbino de Souza Meirelles com a Rua Francisco Deocleciano Ribeiro, no ângulo formado pelas linhas Leste e Sul, hoje o prédio da Escola Visual Mídia.

Na mesma esquina teve a sua residência na cidade, era um prédio de dois pavimentos, de sua propriedade, situada no ângulo formado pelas linhas Oeste e Sul, atual Seção de Engenharia da Prefeitura Municipal.

Para que pudesse o Município ser instalado, ofereceu, com o cidadão Juventino Lopes de Faria, um prédio para abrigar a Câmara Municipal, e outro para servir de Cadeia Pública, tão grande era o seu cuidado com os assuntos de interesse da, então, Vila de Santa Rita do Passa Quatro, porém, o da Câmara não foi usado, uma vez que a Edilidade alojou-se na residência do Vereador Major José Vieira Palma, eleito para compor a Primeira Legislatura local.

O Edifício do Grupo EscolarEm 1º de agosto de 1913, já fazia algum tempo, estava em anda-

mento a sua construção, era o Chefe das obras o Sr. Antônio Dias de Oliveira; em 10 de maio de 1914, completamente acabado, pronto para ser recebido pela Autoridade competente, o Engenheiro do Governo do Estado de São Paulo; sua inauguração foi programada para o dia 18 de maio de 1914.

O Grupo EscolarO Grupo Escolar de Santa Rita do Passa Quatro foi criado pelo

Governo do Estado de São Paulo, em data de 26 de Janeiro de 1914, oportunidade, também da nomeação do seu primeiro Diretor, o Profes-sor Benedicto Ferreira de Albuquerque, até então, o Diretor do Grupo Escolar de Itapira; o Professor Benedicto Ferreira de Albuquerque era cunhado de Zequinha de Abreu, casado com a Sra. Georgina de Abreu, filha de José Alacrino Ramiro de Abreu.

Na mesma data, 26 de janeiro de 1914, foram nomeados, também, os Adjuntos do mesmo Grupo Escolar, Srs. Professores Francisco Faria Neto, Tito Fernandes de Araújo, Florêncio Trípoli, Luiz Octávio Neves, Sras. Heroína Cruz, Eugênia de Almeida, Florisa Vita e Maria Catharina de Abreu.

A inauguração do Prédio e a Instalação do Grupo EscolarFoi aprazado a instalação do Grupo Escolar, para a mesma data da

inauguração do prédio, 18 de maio de 1914, às 09 horas da manhã, e assim realizados; falaram na ocasião, o Sr. Prefeito Municipal, o Diretor do Grupo Escolar, um aluno da Escola, e o Representante do Governo Estadual; as Autoridades eram, naquela data, as seguintes:

Juiz de Direito da Comarca – Dr. Alberto Jorge de Oliveira FaustoPromotor Público – Dr. Francisco Meirelles dos SantosPrefeito Municipal – Dr. Benedicto Armando Teixeira PaesPresidente da Câmara – Dr. Alberto Martins de SiqueiraVereadores – Antônio Vieira de Andrade Palma, Coronel Joaquim

Gonçalves de Siqueira Jr., Major Evaristo Cândido Mattoso, Sebastião Cândido de Andrade, Antônio Martins do Valle, Dr. Benedicto Arman-do Teixeira Paes e José Tostes de Souza Meirelles

Sub-Prefeito de Santa Cruz da Estrela – Sebastião Cândido de Andrade

Delegado de Polícia – Dr. Antônio Fontes de RezendeVigário da Paróquia – Padre Manoel VinhetaAs aulas no Grupo Escolar, começaram com 430 alunos; 223

masculinos e 207 femininos.Aguardavam vagas 189 candidatos; 123 masculinos e 66 femininos.Os primeiros Professores do Grupo EscolarPara os alunos do Sexo masculino:1º Ano “A” – Sra. Maria Catharina de Abreu1º Ano “B” – Sr. Luiz Octávio Neves2º Ano “A” – Sr. Florêncio Trípoli2º Ano “B” – Sr. Tito Fernandes de Araújo3º Ano – Sr. Francisco Faria Neto.Para os alunos do sexo feminino:1º Ano “A” – Sra. Sebastiana Whitaker1º Ano “B” – Sra. Heroína Cruz2º Ano – Sra. Eugênia de Almeida3º Ano – Sra. Florisa Borba – estava licenciada, assumiu a Sra.

Isáura Moreira Santos.O Grupo Escolar, nessa primeira fase, teve autorização para o

funcionamento, em um único período, tempo insuficiente para que o estabelecimento pudesse atender a todos os pretendentes ao ingresso escolar.

Por esforço das Autoridades locais, da Direção e do Corpo Docente da Escola, foi conseguido do Governo Estadual, pelo Decreto de 06 de julho de 1914, permissão para o desdobramento das aulas do Grupo Escolar, valendo dizer que o Decreto aludido, foi referendado pelo Sr. Secretário do Interior.

Assim na reabertura das aulas no dia 16 de julho de 1914, depois das férias escolares, já contava o Estabelecimento, com 20 classes em condições de entrar em atividade, podendo acomodar 800 alunos, nos dois períodos:

Os masculinos, de manhã, das 08 às 12 horas, e os femininos, à tarde, das 12:30 às 16 horas.

Reabriu as aulas com 646 alunos; 357 masculinos e 289 femininos, acomodados em 9 classes masculinos e 8 classes femininos = 17 classes, com os seguintes Professores:

Para alunos do sexo masculino1º Ano “A” – Sra. Maria Catharina de Abreu1º ano “B” – Sr. Luiz Octávio Neves1º Ano “C” – Sra. Maria do Carmo de Faria1º ano “D” – Sra. Edith Cruz1º Ano “E” – Sr. Floriano de Menezes1º Ano “F” – Sra. Guilhermina Leite2º Ano “A” – Sr. Florêncio Trípoli2º Ano “B” – Sr. Tito Fernandes de Araújo3º Ano – Sr. Francisco de Faria Neto.Para alunos do sexo feminino1º Ano “A” – Sra. Sebastiana Whítaker,1º Ano “B” – Sra. Heroína Cruz,1º Ano “C” – Sra. Isaura Moreira Santos,1º Ano “D” – Sra. Rita Oliveira,1º Ano “E” – Sra. Georgina de Abreu Albuquerque,1º Ano “F” – Sra. Maria Neves,2º Ano - Sra. Eugênia de Almeida,3º Ano - Sra. Florisa Borba.A Sra. Heroína Cruz, requereu e obteve, a partir de 17 de agosto

de 1914, 02 meses de licença, foi substituída pela Senhorita Donária Rodrigues Alves.

Em 12 de agosto de 1914, removidos de Piracicaba, chegam ao Grupo Escolar de Santa Rita do Passa Quatro, o Professor Gabriel Pompeu de Campos Toledo e sua esposa a Professora Alice Martins Pompeu de Toledo.

Era filha desse casal de professores, a Sra. Isis de Toledo Meirelles, casada, depois, com o Sr. Alciro Ribeiro Meirelles.

A Professora Alice Martins Pompeu de Toledo, quando da cober-tura de nossa Igreja Matriz, inaugurada em 1º de novembro de 1922, pintou em uma das telhas, a Bandeira Brasileira, e a entregou ao Bispo D. Alberto José Gonçalves, e pelo Bispo, foi colocada no telhado de nossa Igreja de Santa Rita de Cassia.

Cremos que o nosso Grupo Escolar foi a primeira unidade de Santa Rita do Passa Quatro a usar a descarga para o esgoto sanitário, pois funcionou, por ação de um ariete oferecido pelo Coronel Victor Viterbino de Souza Meirelles, instalado no Grupo Escolar em 1º de setembro de 1914.

O ariete é um maquinário usado para elevar a água, movimentado pela própria corrente do líquido a ser elevada.

Conhecemos um aparelho da espécie, em funcionamento, de 1940 a 1950, colocado no córrego Capituva, nos fundos do matadouro munici-pal, atual Praça Pública Carlos Rezende, o triangulo formado pelo final da Avenida Severino Meirelles, pelo início da Avenida José Ribeiro de Oliveira, e começo da Rua Benedicto Armando Teixeira Paes.

Essa máquina, em atividade, fornecia água para o Matadouro e para o Estádio da Associação Atlética Santa Ritense, porque a água do Abas-tecimento Público Municipal, não chegava até a essas duas unidades.

Na Festa de Encerramento do ano letivo do Grupo Escolar, reali-zada em 11 de dezembro de 1915, 20 alunos receberam o Diploma de Conclusão do Curso Primário, e dentre eles, estavam:

Manoel dos Reis Araújo,Nelson Fernandes e José Ribeiro Villela.Manoel dos Reis Araújo, Patrono do Colégio Agrícola, Nelson

Fernandes, Patrono do Colégio e Escola Normal de nossa cidade, José Ribeiro Villela, neto de Francisco Deocleciano Ribeiro, mais tarde, médico e proprietário da Casa de Saúde Santa Rita, em São Paulo, onde internou-se e faleceu em 22 de dezembro de 1940 o Padre João Font, Vigário da nossa Paróquia.

Na Festa de Encerramento do ano letivo do Grupo Escolar, rea-lizada em 14 de dezembro de 1916, 19 alunos receberam o Diploma de Conclusão do Curso Primário, dentre os quais estava o Durval de Abreu, filho de Zequinha de Abreu.

No dia 14 de janeiro de 1917, pelo Secretário do Interior, foi nomeado para o cargo de Substituto Efetivo do nosso Grupo Escolar, o jovem Professor Manoel de Siqueira, recém formado pela Escola Normal de Pirassununga.

O Retrato de Francisco Deocleciano Ribeiro no Grupo EscolarEm janeiro de 1917, a Municipalidade e o povo Santarritense, de-

cidiram prestar, justa e merecida, homenagem a dois Ilustres Cidadãos da cidade, já falecidos, Francisco Deocleciano Ribeiro e Major José Vieira Palma.

Escolheram o dia 15 de janeiro de 1917, data da posse da Câmara eleita para o triênio – 1917, 1918 e 1919, foi convidado para estar pre-sente o Deputado pela região, Coronel Procópio de Araújo Carvalho.

Na data aprazada, os dois retratos já estavam na Prefeitura, esquina das Ruas Francisco Ribeiro com Victor Meirelles, ângulo formado pelas linhas Sul e Leste, no ângulo formado pelas linhas Sul e Oeste estava a casa de residência do falecido Francisco Deocleciano Ribeiro, na cidade.

Empossados os eleitos, feita a eleição do Presidente e do Vice-Pre-sidente da Câmara Municipal, do Prefeito e do Vice-Prefeito Municipal, assumiu a Presidência o Coronel Severino Octávio de Souza Meirelles, e pediu aos Vereadores Antônio Martins do Valle e Sebastião Cândido de Andrade, que procedessem ao descerramento dos retratos, o do Ma-jor José Vieira Palma estava colocado atrás da cadeira do Presidente da Câmara descoberto os retratos, ouviu-se uma salva de palmas e a execução de um Dobrado pela Banda Musical “Lira Santa Ritense”.

Fizeram uso da palavra o Presidente da Câmara, o Prefeito Antônio Martins do Valle, e o quartanista do Curso de Direito, José Alves Palma, e o Sr. Presidente da Câmara encerrou a Sessão.

Daí, formado pelo povo e pelas Autoridades presentes, seguiu o préstito, em Procissão Cívica, acompanhando a transladação do retrato de Francisco Deocleciano Ribeiro para o Grupo Escolar, tendo à frente dois netos do homenageado, filhos de Dona Lina Ribeiro Meirelles, os meninos Alciro e Alceu, de 11 e 7 anos de idade, carregando o retrato, seguidos pela Banda Musical “Lira Santa Ritense”, abrindo o Desfile.

Caminhou a caravana, pelas Ruas Francisco Ribeiro e José Bonifá-cio, atual Severino Meirelles, até ao Grupo Escolar, valendo lembrar, a Comissão Organizadora da homenagem, decidiu abrir uma subscrição pública para a aquisição do retrato de Chico Ribeiro, estabelecendo um valor máximo insignificante de contribuinte a cada contribuinte, para que um número maior de pessoas pudesse participar.

Chegado o préstito cívico ao Grupo Escolar, foi, no Gabinete do Diretor Professor Benedicto Ferreira de Albuquerque, colocado o retrato do homenageado Francisco Deocleciano Ribeiro.

Dessa Assembleia faziam parte os membros da Comissão Organiza-dora, Presidida pelo Coronel Victor Viterbino de Souza Meirelles, por ele, aberta a Sessão, feitas as apresentações e declinado o fundamento da reunião, convidou o Exmo. Sr. Deputado Coronel Procópio de Araújo Carvalho, para presidi-la.

Assumindo a Presidência, o Deputado deu a palavra ao orador oficial do evento, Sr. Dr. José da Costa Rangel Júnior, o qual, numa verdadeira peça oratória, fez a história de Chico Ribeiro, relembrando os feitos do Grande Chefe do Partido Conservador, do filho do Fundador de Santa Rita do Passa Quatro, do benemérito santarritense, do amparo da instrução pública nesta localidade, ao terminar, ouviu-se estrondosa salva de palmas e o maravilhoso som da “Lira Santa Ritense” no desenvolver de um cadenciado Dobrado, obedecendo a regência magistral de Zequinha de Abreu.

Para completar a figura da homenagem, mais duas netas de Fran-cisco Deocleciano Ribeiro, Mariana – a Baby, filha de Dona Lina Ribeiro Meirelles, e Maria do Carmo Villela - a Yayá, filha de Dona Rita Ribeiro Villela, cobriram, com pétalas de rosas, o retrato do avô.

A seguir, pela Comissão, falou o Sr. Antônio Martins do Valle, dando conta da incumbência assumida e rendendo homenagens à família Ribeiro.

Por último, falou o distinto conterrâneo, o ilustre ornamento da Família Ribeiro, o prestigioso médico, Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro, agradeceu ao povo de Santa Rita, ao povo de sua terra, pelas homena-gens, naquele momento, prestadas ao seu saudoso pai.

Após ao brilhante discurso do Dr. Jonas, o Coronel Procópio de Araújo Carvalho encerrou a Sessão, ficando, assim, terminadas as solenidades do dia 15 de janeiro de 1917, realizadas em honra à memória de Francisco Deocleciano Ribeiro.

As atividades do Grupo Escolar se desenvolveram, natural e regu-larmente, através dos tempos, com o seu primeiro Diretor, o Professor Benedicto Ferreira de Albuquerque, sucedido, por sua vez, na Direção da Escola, pelo Professor Luiz Octávio Neves, depois deste, veio o terceiro, o Professor Joaquim da Cruz Payão.

O Grupo Escolar “Francisco Ribeiro”Sob a Direção, o interesse, o entusiasmo do Professor Joaquim da

Cruz Payão e dos corpos docente e discente do Estabelecimento, com a potente e indispensável ajuda do Prefeito Municipal, Sr. Joaquim de Noronha Monteiro, do Diretor do Ginásio Municipal, do cidadão Mano-el de Siqueira e, por fim, com a colaboração importantíssima oferecida pelo Dr. Álvaro de Figueiredo Guião junto ao Governo Estadual, do qual ele fazia parte, de todo esse conjunto de esforços e boa vontade, em favor do nome do nosso Grupo Escolar, resultou o objetivo almejado.

Deu, o Governo Estadual, por Decreto datado de 06 de setembro de 1938, ao Grupo Escolar da cidade, o nome de:

Grupo Escolar “Francisco Ribeiro”Eram, na ocasião:

Juiz de Direito da Comarca – Dr. Francisco Silveira FilhoPrefeito Municipal – Sr. Joaquim de Noronha MonteiroPromotor Público – Dr. Zacharias de Oliveira FrancoDelegado de Polícia – Dr. José Pereira de AbreuDiretor do Ginásio Municipal – Dr. José Aleixo IrmãoDiretor do Grupo Escolar “Francisco Ribeiro” – Professor Joaquim

da Cruz PayãoProfessores do Grupo Escolar “Francisco Ribeiro”1º Ano Mixto – Dona Mercedes Silva1º Ano “A” Feminino – Dona Júlia Vita1º Ano “A” Masculino – Dona Cândida Rodrigues1º Ano “B” Feminino – Dona Alice Loureiro1º Ano “B” Masculino – Dona Maria Eugênia Diniz2º Ano “A” Feminino – Dona Hilda Balthazar2º Ano “A” Masculino – Dona Maria de Lourdes Barcellos2º Ano “B” Feminino – Dona Maria Luiza Segato2º Ano “B’ Masculino – Dona Maria de Lourdes Abreu3º Ano Feminino – Dona Galdina Silva Lima3º Ano Masculino – Senhor José Gonso4º Ano Feminino – Dona Maria Apparecida Queiroz4º Ano Masculino – Dona Isaura Moreira Santos1 – Dr. Álvaro de Figueiredo Guião, nascido em Santa Rita do Passa

Quatro, havia entre ele, e o casal Major José Vieira Palma e a esposa Dona Theodósia Vieira Palma, parentesco em algum grau.

Foi Secretário, em alguma das Pastas do Governo do Estado de São Paulo, e nesse posto a morte veio a colhe-lo, na queda do avião em que viajava.

Logo em seguida ia ser inaugurado o nosso Centro de Saúde, o Governo Estadual, resolveu, pelo Decreto Estadual nº 11.220, de 12/07/1940, dar o seu nome aquela Unidade de Saúde, e ficou Centro de Saúde “Dr. Álvaro Guião”, inaugurado em 30/07/1940.

Localizava-se na esquina das Ruas Victor Meirelles com a Duque de Caxias, no ângulo formado pelas linhas Norte e Leste.

2 – Na Direção do Grupo Escolar “Francisco Ribeiro”, depois a gestão do Professor Joaquim da Cruz Payão, passaram os Professores Farid Pedro Savaya, Alexandre Ferreira Pedro Filho, Rômulo Bortolini, Mario Gomes de Oliveira, Ronaldo Braga Bortolini, Ana Maria Rello Martins, José Arthur Lopes Pupo, e outros, dos quais não temos os nomes, mas o certo é que na passagem do Primeiro Centenário, o Grupo Escolar “Francisco Ribeiro” se encontrou, na sua Direção, a Professora Maria Adelina Miskulin Jordão.

Assim, por ocasião do transcurso da memorável efeméride, são, as seguintes, as autoridades em Santa Rita do Passa Quatro:

Juíza de Direito da Comarca – Doutora Nélia Aparecida Toledo Azevedo

Promotor Público – Dr. Gilson Ricardo MagalhãesPrefeito Municipal – Dr. Leandro Luciano dos SantosDelegado de Polícia – Dr. Eduardo Henrique Palmeira CamposComandante do Tiro de Guerra – 1º Sargento Anderson Schemberg PupoPresidente da Câmara – Dr. Domingos Antônio de MatosVereadores: – Norma de Fátima Jamus Villela – Paulo César Missiato – Sebastião César Barioni – Leopoldo Augusto Lopes de Oliveira – Lucas Comin Loureiro – Dr. José Mário Castaldi – Dr. Luiz Roberto Daldegan Broglio – Carlos Eduardo Clemente LealDiretora do Grupo Escolar “Francisco Ribeiro” – Professora Maria

Adelina Miskulin JordãoDiretora do Colégio “Nelson Fernandes” – Professora Izilda de

Fátima Aparecida SguerraDiretora do Grupo Escolar “Madre Carmelita” – Professora Maria

Luiza Nascimento da Silva CarvalhoDiretora do Colégio Agrícola “Manoel dos Reis Araújo” – Profes-

sora Ana Maria Palma Petrocínio AndreghettoDiretora da Escola do SESI – Professora Silvia Thomazi ScomparimDiretora da Escola “Professor João Baptista da Rocha Corrêa” –

Santa Cruz da Estrela – Professora Maria Elisa Bucalon de OliveiraDiretoras do CAIC. “Laura Suriani Barbuio” Professoras Ana Lúcia

de Paula Tavares e Alda Meire da Silva DenardiDiretora do Colégio São José – Professora Madre Anna Maria

Margherita OlianaProfessores do Grupo Escolar “Francisco Ribeiro”Ano Letivo de 2014Turno da Manhã1º Ano “A” – Professora Giselda Aparecida Cesário de Franceschi1º Ano “B” – Professora Rebeca Regina Barbosa Pults2º Ano “A” – Professora Terezinha Bonetti Scarabel2º Ano “B” – Professora Elenir Regina Cavaliane3º Ano “A” – Professora Ana Cristina Gusman de Oliveira3º Ano “B” – Professora Tatiana Terra de Azevedo Marcicano4º Ano “A” – Professora Vânia Regina Fardin4º Ano “B” – Professora Maria Rita Bergamasco5º Ano “A” – Professora Donizete Maria das Graças Camargo Ferrantin5º Ano “B” – Professora Neuza Gimenes HipólitoTurno da ManhãA C – Professora Flávia CorrêaA E E – Professora Cátia Cislaine ZamprognoInformática – Professor Marcos ValverdeEducação Física – Professor Thiago Corrêa Porto GonçalvesArtes – Professora Sônia Zerbato MolinaTurno da Tarde1º Ano “C” – Professora Shayene Aparecida dos Santos1º Ano “D” – Professora Graziela Missiato Gaspar2º Ano “C” – Professora Marina Nayara Sevilha2º Ano “D” – Professora Ana Maria Avenoso3º Ano “C” – Professora Luciana Bastos Ribeiro Hencklein3º Ano “D” – Professora Cristiane Pinheiro Henrique Gusson4º Ano “C” – Professora Patrícia Silva dos Santos4º Ano “D” – Professora Andrea Lúcia Zadra Ribaldo Gentil Devitte5º Ano “C” – Professora Eliziene Soares Leitão Zurlo5º Ano “D” – Professora Silvia Luzia Alves dos SantosA C – Professora Ana Elizabeth RamosA E E – Professora Raquel Aparecida Mariano FernandesInformática – Professora Simone de Oliveira HonorinoEducação Física – Professora Láira ZampronioPor tratar-se da passagem do Primeiro Centenário da instalação do

Grupo Escolar “Francisco Ribeiro”, o que representa, também uma reverência ao nome da Família Ribeiro, gostaríamos de lembrar aos prezados leitores, o fato de que, presentes nesta cidade, os mais próxi-mos descendentes do Chefe de outrora, Francisco Deocleciano Ribeiro, são os cidadãos o Sr. Lucio Conrado Ribeiro, casado com a Professora Alba Branca Baston Ribeiro, pelo ramo famílias da mãe, Dona Carmita, é bisneto, e pelo ramo do pai, Sr. Túlio Ribeiro, é sobrinho neto de Francisco Deocleciano Ribeiro.

O Sr. Túlio Ribeiro é filho de Manoel Joaquim Ribeiro, este, irmão de Francisco Deocleciano Ribeiro.

São trinetos do Patriarca da Família Ribeiro, residentes em Santa Rita do Passa Quatro, os Srs. Ricardo Louzada Rocha e Carlos Eduardo Porto Palma de Souza.

As nossas homenagens e os nossos aplausos, a todos que passaram, a todos os que, de algum modo, cuidaram, e a todos os que, na atuali-dade, cuidam e se servem do Grupo Escolar “Francisco Ribeiro”, de Santa Rita do Passa Quatro.

Santa Rita do Passa Quatro, 21 de maio de 2014 PÁGINA 03Santa Rita 154 anos!

18 DE MAIO DE 1914 A 18 DE MAIO DE 2014 O SEU PATRONO FRANCISCO DEOCLECIANO RIBEIRO 13 DE JUNHO DE 1832 A 27 DE ABRIL DE 1887

- José Geraldo de Oliveira-

O Grupo Escolar “Francisco Ribeiro” no seu Centenário

Page 4: Encarte Especial - Centenário Francisco Ribeiro

Santa Rita do Passa Quatro, 21 de maio de 2014 PÁGINA 04Santa Rita 154 anos!

Feliz Natal e que 2012 seja

um ano repleto de paz e de realizações.

Parabéns Santa Rita do Passa Quatro pelo seu 154º aniversário!

São os votos da VereadoraNorma Jamus Vilella e Família

Sentimos que não basta desejar a nossa comunidade a vivência de mel-hores dias. Cabe, isto sim, trabalhar com afinco, honestidade e criatividade

para que surjam as condições que garantam o bem-estar, a segurança e o progresso dos que nos confiaram sua representação política. E é o que

estamos tentando. Parabéns Santa Rita do Passa Quatro. Salve 22 de Maio!

Auto Mecânica ZANARDONossa melhor recompensa

é a confiança que, em nós, deposita a população

santarritense. No aniversário da cidade, nossa especial saudação e o desejo de

continuar lutando por seu desenvolvimento.

PARABÉNS CIDADE QUERIDA!!!

Rua Francisco Alves, 867 - Botafogo - Telefone: 3582-6051

Rua Domingos Lot, 56 – Jd. Primavera - Fone: 3582-6144

LG Funilaria e PinturaÉ dia de cumprimentar a terra que

nos abriga, ampara e acolhe. San-ta Rita está fazendo aniversário. O

melhor presente que podemos dar, é reconhecermos o quanto amamos e o quanto ela é importante para todos nós. Lutar por uma cidade cada vez melhor, em todos os sentidos, é o

nosso papel. Parabéns Santa Rita do Passa Quatro!!!

O SantarritenseCada dia mais conquistando VOCÊ e sua FAMÍLIA. Um Jornal feito com amor e responsabilidade!

ComunicadoPrezados clientes,

A partir do dia 31 de maio de 2014 , não haverá mais expedien-te aos sábados, nos Laboratórios

de Análises Clinicas de Santa Rita do Passa Quatro. Atenciosa-mente equipe dos Laboratórios

Promed e Santa Rita.15/05/2014

Aos nossos distintos clientes,amigos, e ao povo em geral de Santa Rita,

desejamos hoje, pelo especial motivo de mais um aniversário de nossa cidade, os mais

sinceros votos de felicidades.

Page 5: Encarte Especial - Centenário Francisco Ribeiro

És uma cidade especial, pela acolhida que a todos oferece, sem impor condições.

Quis Deus fazê-la bela, esplêndida, magnífica.Queremos honrá-la, com nosso trabalho, fazer-nos dignos de sermos filhos teus. 22 de maio não é só o

Dia de Santa Rita do Passa Quatro; É o dia de todos nós, que aqui recebemos o calor do sol, a brisa

das manhãs, a bênção da vida.

PARABÉNS, CIDADE AMADA, PELOS 154 ANOS. PARABÉNS POPULAÇÃO MARAVILHOSA.

Santa Rita do Passa Quatro está em festa.

Parabéns cidade amada pelos seus 154 anos!

Santa Rita do Passa Quatro, 21 de maio de 2014 PÁGINA 05Santa Rita 154 anos!

» Clovinho Camargo, Sargento Anderson e Deputado Baleia Rossi

Escolas e entidades abrilhantaram o Desfile Fotos: Jornal “O Santarritense”

» Autoridades no palanque oficial. Prefeito Leandro e os Vereadores: Norminha, Paulinho Missiato, Dr. Domingos

Antonio de Mattos e Lucas Comin

convida parentes, amigos e o povo em geral para participarem da Missa do 6º Ano de Falecimento, de sua inesquecível extinta, que fará celebrar, sábadio, dia 24 de maio de 2014, às 19:00 horas, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, de nossa cidade, em sufrágio de sua alma.

Por este ato de fé e religião, anteci-padamente a família agradece.

Convite para Missa do 6º Ano de Falecimento

MARIA ISABEL HILLADES,A família da saudosa

convida parentes, amigos e o povo em geral para participarem da Missa de 6 Anos e 5 Meses de Falecimento, de seu inesquecível extinto, que fará celebrar, sábado, dia 24 de maio de 2014, às 19:00 horas, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, de nossa cidade, em sufrágio de sua alma.

Por este ato de fé e religião, an-tecipadamente a família agradece.

Convite para Missa do 6 Anos e 5 Meses de Falecimento

NELSON HILLADES,A família do saudoso

Page 6: Encarte Especial - Centenário Francisco Ribeiro

Santa Rita do Passa Quatro, 21 de maio de 2014 PÁGINA 06Santa Rita 154 anos!

154 Anos

154º

Alegro-me com vocês nesta data festiva, 22 de maio, data em que Santa Rita do Passa

Quatro completa mais um Aniversário.Gostaria de parabenizar o povo santarritense,

o qual, com seu trabalho diário, constrói todo dia um município, uma cidade melhor.

Muitos nasceram aqui outros chegaram em nos-sa cidade e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e soli-dariedade, em busca do bem estar comum. Temos orgulho de fazer parte desse chão abençoado, de pertencer a esta cidade, de testemunhar a formação de famílias e ver crescer nossos filhos.

Prefeito Leandro dos Santos e família

FELIZ ANIVERSÁRIOSANTA RITA DO PASSA QUATRO

DEPUTADO ESTADUAL

ROQUE BARIBIERIE CLÓVIS CAMARGO

ESTAMOS FELIZES EM PARTI-CIPAR DA FESTA DE ANIVERSÁ-RIO DESSA AMADA CIDADE E O

NOSSO PRESENTE É ESTAR "PRE-SENTE NO SEU FUTURO". QUE SANTA RITA DE CÁSSIA DERRAME SUAS BENÇÃOS SOBRE TODOS NÓS!

SANTA RITA DO PASSA QUATRO,CIDADE MARAVILHOSA

PARABÉNS POPULAÇÃO QUE LABUTA PELA CONQUISTA DE DIAS MELHORES