empreendedorismo em geraÇÕes

21
EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br

Upload: vanna

Post on 10-Feb-2016

38 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES. Educação Negócios Educação para os negócios LILIAN FERNANDES EDUCACIONAL GÊNESIS www.educacionalgenesis.com.br. EMPREENDER:. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

• Educação• Negócios

• Educação para os negócios

LILIAN FERNANDESEDUCACIONAL GÊNESIS

www.educacionalgenesis.com.br

Page 2: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

EMPREENDER:(v.t.d.) Conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); tentar: empreender um trabalho excessivamente perigoso.Colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar: empreender tarefas; empreender passeios.(Etm. do latim: imprehendo ou impraehendare)

Sinônimos de Empreender

abocanhar, começar, delinear, entabular,experimentar, iniciar, intentar e tentar.

Dicionário virtual da web

Page 3: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

SINÔNIMO: ABOCANHAR!

Page 4: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

Mesmo sendo o sexto país mais empreendedor quando comparado à outros países de situação econômica semelhante, o Brasil tem a menor proporção (8,2%) de empreendimentos com algum conteúdo inovador entre todos os países analisados e nota-se que os empreendedores brasileiros têm pouca percepção quanto à nichos de mercado, pois 95% dos negócios enfrentam  concorrência direta. Além disso, o Brasil apresenta uma das menores intenções de inserção no mercado internacional, onde apenas 10,6% dos empreendedores manifestam a intenção de venderem para clientes de fora do país.

*GEM (Global Entrepreneurship Monitor)

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

Page 5: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

ENSINAR A EMPREENDER

“PORQUE EDUCAÇÃO É A CHAVE MESTRA PARA

ABRIR TODAS AS PORTAS”

Lilian Fernandes

Page 6: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

Professor Fernando Dolabela, da UFMG- em defesa do empreendedorismo como parte do currículo acadêmico.

Dolabela é idealizador da Pedagogia Empreendedora, lançada em 2002 mas com amplo destaque atualmente.

“A POSTURA EMPREENDEDORA PRECISA SER INCORPORADA COMO CULTURA, PARA

ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS”

Page 7: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

Ensinar a empreender é preparar as pessoas para aprender

a agir e pensar por conta própria, com criatividade, liderança

e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção.

EDUCAÇÃO É UM PROCESSO

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

EDUCAÇÃO PARA EMPREENDER

Page 8: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

- Tem um referencial, uma pessoa “modelo” que o influencia.- Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização;- Sabe trabalhar sozinho, mas também sabe liderar;- Tem perseverança e tenacidade;- Fracasso é considerado um resultado como outro qualquer, aceita os erros e aprende com eles;- Tem grande energia, é um trabalhador incansável;- Sabe fixar metas e alcançá-las, luta contra padrões impostos, diferencia-se.

_Tem a capacidade de ocupar um espaço não ocupado por outros no mercado;- Tem forte intuição, o que importa não é o que se sabe, mas o que se faz;- Tem sempre alto comprometimento, crê no que faz;- Cria situações para obter feedback sobre o seu comportamento e sabe utilizar tais informações para o seu aprimoramento;- Sabe buscar, utilizar e controlar recursos;- É um sonhador realista;- É líder, cria um sistema próprio de relações com empregados;- É orientado para resultados, para o futuro, para o longo prazo;- Aceita o dinheiro como uma das medidas de seu desempenho;

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

Page 9: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

- Tece “redes de relações” (contatos, amizades) moderadas, mas utilizadas intensamente como suporte para alcançar os seus objetivos;- A rede de relações internas (com sócios, colaboradores) é mais importante que as externas;- Conhece muito bem o ramo em que atua;- Cultiva a imaginação e aprende a definir visões;- Traduz seus pensamentos em ações;- Define o que deve aprender (a partir do não definido) para realizar as suas visões. É proativo diante daquilo que deve saber: primeiramente define o que quer, aonde quer chegar, depois busca o conhecimento que lhe permitirá atingir o objetivo. Preocupa-se em aprender a aprender, porque sabe que no seu dia a dia será submetido a situações que exigem a constante apreensão de conhecimentos que não estão nos livros. O empreendedor é um fixador de metas;- Cria um todo próprio de aprendizagem, aprende a partir do que faz;- Emoção e afeto são determinantes para explicar o seu interesse, aprende indefinidamente;- Tem alto grau de “internalidade”, o que significa a capacidade de influenciar as pessoas com as quais lida e a crença de que pode mudar algo no mundo;- Não é um aventureiro, assume riscos moderados. Gosta do risco, mas faz tudo para minimizá-lo;- É inovador e criativo;- Tem alta tolerância à ambiguidade e à incerteza e é hábil em definir a partir do indefinido; - Mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios.

CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR

Page 10: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

A geração Baby BoomerA Geração Baby Boomer surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas estão com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. No trabalho seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.O termo em inglês “Baby Boomer” pode ser traduzido livremente para o português como “explosão de bebês”, fenômeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasião em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma época.Os Boomers também são identificados como inventores da era “paz e amor”, pois tinham aversão aos conflitos armados. Preferiam a música, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evolução humana do que as guerras.Nos dias de hoje os pertencentes à geração Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerência nas empresas.

GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES

Page 11: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

A Geração X

Enquanto a Geração Baby Boomer se apresenta como contemporânea ao nascimento da tecnologia a Geração X surge já fazendo uso dos recursos tecnológicos promovidos por sua geração precursora. Surgida em meados da década de 60 e estendendo-se até o final dos anos 1970, essa geração vivenciou no Brasil acontecimentos como as “Diretas Já” e o fim da ditadura.No meio profissional a Geração X é caracterizada atualmente por certas resistências em relação a tudo que é novo, além de apresentar insegurança em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Geração X: a Geração Y.

GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES

Page 12: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

A Geração Y (Millenium)

Geração Y (década de 80), presenciou os maiores avanços na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente tão inovador, a Geração Y se individualiza ao apresentar características como capacidade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, como ouvir música, navegar na internet, ler os e-mails, entre várias outras que, em tese, não atrapalham os seus afazeres profissionais. Essa geração também apresenta um desejo constante por novas experiências, o que no trabalho resulta em querer uma ascensão rápida, que a promova de cargos em períodos relativamente curtos e de maneira contínua.

GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES

Page 13: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

A Geração Z (a próxima)A Geração Z é contemporânea a uma realidade conectada à Internet, em que os valores familiares, como sentar-se à mesa e conversar com os pais, não são tão expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada por jovens ingressantes no mercado de trabalho, a Geração Z também se destaca por sua excentricidade.Os jovens da Geração Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora!

GERAÇÕES DE EMPREENDEDORES

Page 14: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

PROPOSTAS DE TRABALHO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Page 15: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

CURSOS PROFISSIONALIZANTES- escola tecnicista;

PROJETOS; DISCIPLINAS; DIRECIONAMENTOS ESPECÍFICOS DE

ESTUDOS E PESQUISAS NA ÁREA; PROJETOS DE INTERVENÇÃO (parcerias com

ONGs e instituições financeiras e empresariais, programas do governo, etc.)

* ENSINO MÉDIO

Page 16: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

ESTRUTURA:

• PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR;• PLANEJAMENTO ESPECIFICO;• PLANO DE AÇÃO;• INTERVENÇÃO.

SUGESTÕES:

_ DISCIPLINA ESPECÍFICA;_ BUSCA DE PARCERIAS;_ FEIRAS, EXPOSIÇÕES, CONCURSOS;_ PROJETOS DE PESQUISA;_ ROTEIROS DE PASSEIOS/ EXPOSIÇÕES.

*ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS

Page 17: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

ESTRUTURA:

• PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR;• PLANEJAMENTO ESPECÍFICO;• PLANO DE AÇÃO;• INTERVENÇÃO.

SUGESTÕES:

_ EMPREENDEDORISMO COMO TEMA TRANSVERSAL;_ TRABALHOS INTERDISCIPLINARES COM O TEMA;_ EXPOSIÇÕES;_ FEIRAS “JOVEM EMPREENDEDOR”, ETC.

* ENSINO FUNDAMENTAL

Page 18: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

COMO A CRIANÇA APRENDE?

* EDUCAÇÃO INFANTIL

Page 19: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

** SISTEMA MONETÁRIO/ ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES:

• MERCADINHO• FESTAS AUTÔNOMAS (JUNINA, PRIMAVERA, CRIANÇAS,NATAL)

** SUSTENTABILIDADE:

• OFICINAS DE CONSTRUÇÕES: BRINQUEDOS, JOGOS E AFINS;• OFICINAS DE RECICLAGENS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

Page 20: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES
Page 21: EMPREENDEDORISMO EM GERAÇÕES

www.educacionalgenesis.com.brgestao@[email protected]

2026-166095735-5561

CONTATOS: PROFª LILIAN FERNANDES

EDUCACIONAL GÊNESIS