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Emagrecimento e treinamento Prof. Julio Cesar Papeschi

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  • 1. Emagrecimento eEmagrecimento eprescrio de treinamentoprescrio de treinamentoProf. Esp. Julio Cezar Papeschi

2. Obesidade no EUA 70% sobrepeso 30% de obesosAumento de 100% nmerode obesos em 25 anos 3. Obesidade no Brasil 4. Obesidade no Mundo1,5 bilho com excesso de peso(200 milhes de homens e 300milhes de mulheres obesos) OMS 2008 5. Porque as pessoas engordam? 6. Sedentarismo no Brasil e no mundo60%50%40%50%60%70%% de sedentrios8%0%10%20%30%40%EUA Brasil FinlndiaDatafolha 2007 7. Quando pretendemosemagrecer, qualatividade pensamos emrealizar ?realizar ? 8. 10.000 pessoas que pretendiam perder peso 10.000 pessoas que pretendiam perder peso 38,3% preferem caminhadas 12,5% preferem ciclismo 11,6% preferem corrida 9. Treinados 64% Vo2 mx Treinados 64% Vo2 mx(75% FCmx) Sedentrios 48% Vo2 mx(62% FCmx) 10. - Jovens mulheres- 3 grupos (1 x 30, 2 x 15 e 3 x 10)- Caminhada a 75% FC de reserva- 3 x na semana durante 12 semanas 11. 18 meses 18 meses Mulheres sedentrias moderadamente obesas 60 a 75% da mxima capacidade aerbia 30 minutos 3vezes por semana 60 a 75% da freqncia cardaca mxima 3 vezes porsemana divididos em duas sesses de 15 minutos 12. 8 semanas Mulheres obesas Dieta restritiva de 1200 kcal Dieta restritiva de 1200 kcal Grupo 1 - 42,5% Vo2 mx50 minutos Grupo 2 - 85% Vo2 mx25 minutos 13. TMB = Energia necessria para manter afuncionalidade dos sistemas do organismo e atemperatura corporal constanteEquivale a 60 70% das calorias gastasdiariamente relacionada a quantidade demassa magra (80%). 14. Atividade fsica20 e 30%Efeito trmicodos alimentos5 e 7% 15. Reviso sobre atividades aerbias eemagrecimento 16. 74 homens e mulheres 16 meses 16 meses 45 minutos de Atividade aerbia 50 at 70%do VO2 mx (bike, elptico ou esteira) 5 vezes na semana Homens 667 Kcal por sesso Mulheres 439 Kcal por sesso 17. 667 x 5 x 4 x 16 =667 x 5 x 4 x 16 =213.440 Kcal213.440 Kcal439 x 5 x 4 x 16 =439 x 5 x 4 x 16 =140.480140.480 KcalKcal 18. 213.440 / 7700 =213.440 / 7700 =27,7 Kg27,7 Kg140.480 / 7700 =140.480 / 7700 =18,2 Kg18,2 Kg 19. 557 indivduos Idade entre 16 e 67 anos Idade entre 16 e 67 anos 20 semanas Cicloergmetro 3 x por semana 30 at 50 minutos por sesso 50 at 75% do VO2 mx 20. Artigos entre 1969 a 1994 (493 publicaes) Artigos entre 1969 a 1994 (493 publicaes) Somente atividades aerbias 2-90 semanas Atividades desenvolvidas entre 2 e 7 vezes nasemana 120 minutos de atividade semanais (caminhada,jogging e caminhada + jogging) 21. Atividades aerbias 4 grupos Treino aerbio (60-80% fcm) Treino aerbio + dieta Dieta Controle 22. 16 semanas 16 semanas Dieta dficit de 1000 kcal/dia Dieta (1000 kcal/dia) + exerccio (350 Kcal) Composio corporal avaliada por DEXA,pesagem hidrosttica, bioimpedncia e dobrascutneas. 23. Estudo canadense 117 dias 11 pares de gmeos univitelinos Superviso 24 horas por dia Superviso 24 horas por dia Dieta rigorosamente controlada Pesagem diria e composio corporal mensal Exerccios (1 descanso a cada dez dias) Ciclismo entre 50 e 55% do Vo2 mx Dficit de 1000 Kcal/dia 24. Queda de 8% na taxaQueda de 8% na taxametablica de repousometablica de repousoapesar de no terapesar de no terhavido perda de massahavido perda de massamagra.magra. 25. Queda significativa nos nveis deQueda significativa nos nveis denoradrenalina, T3 e T4.noradrenalina, T3 e T4. 26. Treinamento aerbio entre 100 e 160 Km porsemana por trs anos Comparao entre indivduos treinados apsuma refeio de 775 Kcal Comparao entre indivduos treinados apsuma refeio de 775 Kcal Efeito trmico do alimento duas vezes maiorpara indivduos sedentrios, em comparaocom atletas de endurance Nveis de noradrenalina mais elevados emsedentrios 27. 14 semanas (treinos 3 x por semana) Homens hiperinsulinmicos Homens hiperinsulinmicos Aerbio (60 minutos - 30 bike/30 esteira) Aerbio + fora (8 exerccios/ 4 sries / 75% 1RM) Aerbio (60 minutos - 30 bike/30 esteira)60-70% FC mx 28. -8,00%-6,00%-4,00%-2,00%0,00%Aerbios Aerbios+ ForaPerdade gordura-8,00%012345Aerbios Aerbios+ ForaGanho de massa muscular 29. O que acontececom o organismo? 30. Ratos Atividades livre em esteira 43-44 dias Sacrifcio aps 5, 53 ou 173 horas. Metade dos ratos teve acesso irrestrito a comida Outra metade consumiu o mesmo que ossedentrios Hiperplasia de clulas adiposas Aumento na gordura visceral aps 5 e 173 horas 31. O efeito sanfona 32. Obesos Ps obesosTaxa metablica basal ou normal Custo energtico por atividade Normal Caractersticas metablicas deCaractersticas metablicas deobesos eobesos e psps--obesosobesosCusto energtico por atividade Normal Oxidao de gordura Atividade do SN simptico Sensibilidade a insulina Leptina Fatores associadosa obesidadeFatores indutoresDo ganho de peso 33. Sedentrios Treinados aerobicamente Treinados musculao Treinados musculao Mnimo de 1,5 por sesso de treino 34. MeuMeuDeus!!!Deus!!!Deus!!!Deus!!! 35. Treino em altaintensidade 36. Tremblay et al. (1990)- 2500 pessoas (1366 homens e 1257 mulheres)- < 5 mets, 5 x < 7 mets, 7 x < 9 mets e x 9Atividades contnuas x intermitentes- < 5 mets, 5 x < 7 mets, 7 x < 9 mets e x 9mets- Menor relao cintura-quadril- Menor gordura subcutnea 37. 45 Jovens mulheres3 grupos 3 grupos Intermitente 12s de tiro com 8 segundos deintervalo ( no mximo de 60 vezes) 60% Vo2 mx 40 minutos 15 semanas 38. 20 semanas (1 grupo) e 15 semanas (2 grupo) 1 grupo 65% FCM at 85% FCM 30 a 45minutos entre 3 a 4 x semanais 2 grupo 10 a 15 tiros de 15 at 30 segundos ou 2 grupo 10 a 15 tiros de 15 at 30 segundos ou4 a 5 tiros de 60 at 90 segundos. Os intervalosocorriam at que a freqncia cardacachegasse a 120-130 bpm. Gasto energtico 1 grupo 120,4 MJ Gasto energtico 1 grupo 57,9 MJ 39. Pacientes com sndrome metablica16 semanas 16 semanas Treino intervalado 4 min 90% FCmx. / 3 min 70% FC mx. Treino contnuo 70% FC mx. Aproximadamente 40 min. Gastos energticos semelhantes 40. 90% VO2 mx 2 minutos 2 minutos 50% VO2 mx 2 minutos At exausto Depleo reservas de glicognio 41. 75% VO2 mx (20 minutos) 4-5 x 2 minutos 90% VO2 mx / 2 minutos 50%VO2 mx recuperaoVO2 mx recuperao 4-5 x 2 minutos 80% VO2 mx / 2 minutos 50%VO2 mx recuperao 4-5 x 2 minutos 70% VO2 mx / 2 minutos 50%VO2 mx recuperao Depleo reservas de glicognio 42. 8 mulheres 7 treinos 7 treinos 10 X 4 minutos a 90% do Vo2 mx e 2 minutosde intervalo de ciclismo 43. Aumento de 13% Vo2 mx.Maior oxidao de cido graxos (36%)Maior estoque de cidos graxos intramuscularesAumento de beta hidroxiacil-CoA desidrogenase ecitrato sintase 32% e 20% respectivamente. 44. Pontos de regulao vias metablicas 45. Ratos treinados e no treinados Treinados 2 horas de atividade aerbia Treinados 2 horas de atividade aerbiasubmxima por dia (5x) durante 10 semanas No treinados (atividades habituais) Sacrifcio aps treino submximo O, 20, 40 e 60 minutos aps a atividade 46. 45 minutos 60% Vo2 mximo 10 minutos 85% Vo2 mximo 10 minutos 85% Vo2 mximo 100% Vo2 mximo at a exausto 47. Corrida de 35 km 8 homens corredores EPOC 8 horas = 32.3 Litros O2 EPOC 8 horas = 32.3 Litros O2 150 kcal 48. Corrida continua (30 minutos 70% vo2 mx) Corrida intervalada (20 tiros de 1 minuto a Corrida intervalada (20 tiros de 1 minuto a105% do Vo2 mx) 49. Treinamento fora 50. 82 mulheres 82 mulheres 3 x por semana 2 anos de treino Pesagem hidrosttica 51. Sedentrios, praticantes de musculao e atletas Sedentrios, praticantes de musculao e atletasde endurance Atletas profissionais ou amadores 3 x na semana 5 horas semanais 52. 2 x na semana 16 semanas 7 exerccios (periodizao linear)3-4 x 50-70% 1RM 15-10 reps5 x 80% 1RM 6-5 reps Sem controle alimentar Aumento na ingesto calrica de 15% 53. 10,3% gordura visceral abdominal11,2% gordura subcutnea abdominal46,3% sensibilidade insulinaDiminuio nos nveis de glicose em jejum 54. 12 semanas Idosos (homens e mulheres) 3 x 80% 1 RM Supino, puxada, extenso e flexo de joelhos Supino, puxada, extenso e flexo de joelhos Ingesto calrica equivalente ao gasto energticopara manuteno de peso 55. 12 semanas Dieta Dieta Dieta + aerbios (70-80% FC mx 50 min) Dieta + aerbios (70-80% FC mx 50 min) + fora (3 x 7-5 RM 120 intervalo ou 10-8 RM 60 intervalo) Military press, bench press, lat pull down, seated rows,sit-ups, lower back, leg press, hamstring curls, calf raisese arm curls 56. 15 homens Treino de 27 minutos Treino de 27 minutos Consumo de oxignio durante o treino igualados60% de 1RM (formato de circuito) 45% do VO2 Mx ( velocidade entre 5,6 e 8 Km/h) 57. 19 litros treino de fora e 12 litros para treino aerbioaps 30 minutos Aps 60 minutos os valores no apresentaram diferenassignificativas 58. 14 mulheres jovens Treino de baixa intensidade ( 2 x 15 45% de 8RM) Treino de baixa intensidade ( 2 x 15 45% de 8RM) Treino de alta intensidade (2 x 8 85% de 8RM) Avaliaes 20, 60 e 120 minutos aps a sesso 59. 9 sujeitos destreinados e 9 treinados 8 x 6 RM Leg press 8 x 6 RM Leg press 40x0 3 minutos de intervaloentre as sries 60. Gasto energticoem repouso 61. 17 mulheres e 3 homens 17 mulheres e 3 homens Aerbio: 4 x semana/1 hora Musculao: 3 x semana/10 exerccios4 x 8-15 RM Dieta 800 kcal 12 semanas 62. 12 semanas Treinamento aerbio (40 minutos 70% Vo2 mx - 50minutos 85% Vo2 mx - Fartlek )minutos 85% Vo2 mx - Fartlek ) Treinamento de fora 4 x na semana (12-10, 10-8 e 8-6RM 3 sries por grupamento muscular srie A e B) Balano energtico negativo 63. Somente o grupo treinamento de fora mostrou correlao significativaentre o ganho de massa muscular e o aumento no metabolismo basal 64. 30 homens 10 semanas30 homens 10 semanas 3 grupos treinando 3 x por semana Treinamento aerbico (40 min. 75-85% FC mx) Treinamento de fora (periodizao 3 x 15-10, 10-8 e 8-4 RM) Treino A - Treino B - Treino AB Treinamento concorrente (ambos) 65. 24 semanas Drop set 5 RM 15 RM 3020 50% 1RM at a fadiga elevando a c

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