elos novos líderes 2015

14

Upload: instituto-elos-brasil

Post on 06-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Programa Elos Novos Líderes - Um programa para o desenvolvimento de competências de líderes que atuam em organizações e ambientes complexos.

TRANSCRIPT

Um programa para o desenvolvimento de competências de líderes que atuam em organizações e ambientes complexos.

De 23 a 27 de julho de 2015.Uma experiência exclusiva com os Guerreiros Sem Armas.

“Para organizações interessadas em ter líderes com habilidades proativas, de gestão colaborativa, de potencialização de recursos e transformação de cenários e outras competências-chave fundamentais para criar novas formas de atuar no complexo ambiente da condução de negócios.”

“Para líderes interessados em desenvolver competências-chave como proatividade, cooperação, criatividade, cultura do cuidado e olhar sistêmico para atuar em ambientes complexos.”

DEPOIMENTOS“O fato mais marcante durante minha participação foi a velocidade com que os conceitos, experiências e visões foram compartilhados e assimilados. Sem a experiência mão na massa, estes elementos não poderiam ser assimiladas . Apenas um programa estruturado e denso como esse pode trazer esse retorno em tão pouco tempo.”

- André Martini, Promon, participante 2009

“A sensação é a de que vivemos muito mais do que só cinco dias – são muitas histórias pra contar, muitas experiências para transformar, muitas conexões para ampliar as possibilidades da gente pensar e agir.” - Felipe Villa, Via 6B, participante 2011

“O Instituto Elos, por meio de programas como o GSA e o Oasis, é uma referência fantástica das novas qualidades que queremos ver florescer em nossa sociedade. Olhar, Afeto, Sonho, Cuidado, Milagre, Celebração, Re-evolução resumem algumas dessas qualidades que já tecem uma sociedade mais cooperativa, amorosa e sustentável. ES- PE-TA-CU-LAR!” - José Bueno, Consultor, participante 2011

“Ambiente ótimo para aprender novos meios e propostas para construir um mundo um pouco mais justo e de novas possibilidades para comunidades” - Jorge Mendiondo, Empresário, participante 2011

“Aprendi que trabalhar com a participação da comunidade é fundamental para conseguir resultadoseficientes. É marcante ver que a comunidade que atuei segue dando continuidade ao que foi feito no mutirão.”

- Eliana Kitahara, Sabesp, participante de 2014

“Mesmo com 26 anos trabalhando com comunidades, foi inovador viver este curso, que recomendopara todos. O modelo de trabalho do Elos mostra que tudo é possível! Saímos do discurso e fomospara a prática, integrando a comunidade e unindo pessoas de diferentes nacionalidades e realidades por um objetivo comum.”

- Francisca Adalgisa, Sabesp, participante de 2014

“É maravilhoso constatar que somente o aprendizado significativo vai juntando as peças como um imenso quebra-cabeça e facilitam o nosso entendimento da vida como ela é. Sou professora e nunca parei de estudar mas somente o contato com a Filosofia Elos me possibilitou a satisfação de unir todos os conhecimentos significativos vivenciados ao longo da minha educação familiar e escolar. Tenho atuado com OASIS nas escolas da minha região e estou achando muito divertido fazer as conexões, quase improváveis, de saberes e construir uma nova maneira de estar no mundo.”

- Cristina Gouveia - educadora da Prefeitura de Contagem (MG), participante 2012

O CONTEXTODesde 1999, formamos líderes empreendedores através de programas de imersão em contextos sociais desafiadores. Nosso processo de aprendizagem está pautado na articulação de ações coletivas “mão na massa” focadas em questões reais das comunidades onde atuamos.

Como eu posso construir um mundo melhor já, agindo desde o lugar onde estou e da posição que ocupo na minha organização e no mundo?A experiência que propomos desafia o paradigma da escassez, com suas justificativas de que fal-tam pessoas, recursos e conhecimento para agir. Aqui os participantes são convidados a agir partin-do da ótica da abundância, formando equipes, descobrindo talentos e se orientando por valores e sonhos compartilhados. O resultado transforma a pessoa e o profissional ampliando radicalmente sua percepção sobre o que é possível realizar.

O PROGRAMAO Elos Novos Líderes acontece através de uma vivência intensiva de 5 dias integrais, concebida para provocar nas lideranças o desenvolvimento das competências necessárias para agir em um ambiente de rápidas mudanças. Diferente dos cursos tradicionais de formação, nosso programa é marcado pela característica do aprender fazendo, conforme citou um dos participantes:

“O mais importante é que vocês vão lá e fazem, e nada melhor do que aprender na prática. Botar a mão na massa é a melhor escola.”A metodologia de aprendizagem em ação conduz os participantes a vivenciarem a Filosofia Elos, reconhecida por governos, empresas e organizações nacionais e internacionais pelo pragmatismo e poder de sensibilização de lideranças para o desenvolvimento de uma cultura de abundância e de colaboração impulsionando mudanças positivas.

Uma experiência exclusiva com os Guerreiros Sem Armas!Nesta edição, o programa irá interagir diretamente com os participantes do Guerreiros Sem Armas 2015.

O Guerreiros Sem Armas é um programa internacional para jovens que oferece formação vivencial em liderança e empreendedorismo social, desenvolvido pelo Instituto Elos, que acontece a cada um ano e meio e teve sua primeira edição em 1999. A cada edição, o Guerreiros Sem Armas capacita 60 jovens, mobiliza e constrói ao menos três espaços em diferentes comunidades e, ainda, apoia a geração de projetos ou negócios de Desenvolvimento Local.

Dentro do Guerreiros Sem Armas, o Elos Novos Líderes oferece uma oportunidade única para os participantes conviverem com jovens empreendedores de diversos países, compartilhar desafios e encontrar soluções criativas para fazer acontecer os sonhos coletivos das comunidades.

OBJETIVOS:

- Despertar e provocar as lideranças pela transformação do olhar sobre oportunidades e possibili-dades de evolução pessoal e pela elevação do nível de consciência, a partir de vivências e ações reais;

- Apresentar uma forma diferente de agir diante de questões complexas, superando adversidades a partir de ações coletivas e colaborativas, ampliando a visão de negócios;

- Potencializar, pela vivência comunitária, a capacidade de realização coletiva e de obter resultados com pessoas e não através de pessoas;

- Desenvolver a habilidade de relacionar as ações vivenciadas com o contexto das organizações e preparar os participantes para levar a experiência para o dia a dia nas suas organizações;

- Tornar o processo de transformação/inovação em uma experiência divertida de engajamento;

- Apresentar as 7 Disciplinas da Filosofia Elos como ferramentas para identificar diferentes opor-tunidades de atuação junto aos diferentes stakeholders da empresa, impactando diretamente em seus resultados.

DiFErENciAiS:

O programa é guiado por uma filosofia inovadora que impulsiona pessoas na direção da realização de seus sonhos e dos sonhos coletivos de uma comunidade, baseada na cooperação, no propósito compartilhado e no fazer acontecer já de forma prazerosa e lúdica.

- Aprender fazendoA programação possibilita a participação em um processo de transformação real, empreendido com jovens de todo o mundo e com pessoas moradoras em comunidades locais;

- Diversidade Relacionamento com pessoas de diferentes origens culturais e sociais, com compartilhamento de visões, expectativas e potencialidades em favor de um objetivo comum.

- Formação HumanistaO desenho do programa inclui práticas lúdicas e tecnologias sociais consagradas para o exercí-cio de princípios e valores humanos. Dissemina a cultura do cuidado cotidiano, fundamental para implantar novas formas de relacionamento com pessoas, equipes e no desenvolvimento de políticas de responsabilidade social e sustentabilidade.

- Benefício Sistêmico Desafiado a desenvolver o pensamento sistêmico, o participante exercita a habilidade de avaliar os acontecimentos ao redor e suas possíveis implicações e passa a contemplar as expectativas de to-das as partes envolvidas. Assim, o programa traz benefícios para todos os envolvidos: participantes, comunidade local e organizações.

PROGRAMAÇÃO23 a 27 de julho de 2015, Santos, SP.

As atividades ocorrerão em período integral durante os 5 dias, com jornadas de até 14 horas, inter-calando exercícios vivenciais, teoria e conversas em sala, com momentos de interação direta com as comunidades e com os jovens guerreiros sem armas. Inclui participação em um mutirão de 2 dias com o objetivo de construir um sonho coletivo da comunidade.

INVESTIMENTO• r$ 3.900,00 até 15 de julho de 2015.• r$ 4.300 após essa data.

Os valores apresentados contemplam a participação nos 5 dias de programa, deslocamentos den-tro da cidade de Santos, almoços e um jantar com os participantes do Guerreiros Sem Armas.

Hospedagem e demais refeições são por conta do participante. Para aqueles que desejarem, o Instituto Elos pode oferecer indicações de acomodação.

Entre em contato conosco para saber sobre descontos para pagamentos à vista ou grupos.

VÍDEOAssista neste link um vídeo com depoimentos de pessoas que já participaram do programa:http://youtu.be/Kqr9-uis8pg

INSCRIÇÃOPara inscrição e mais informações, escreva para: [email protected] ou ligue para André Pascoal nos telefones (13) 3326-4472 ou (13) 99639-7171, Flavia ramos (11) 99133-6670 ou Thais Polydoro (13) 98157-0444.

EQUIPE DE FACILITADORES

FAciLiTAçãO ELOS NOvOS LíDErES

Rodrigo Rubido é arquiteto e empreendedor, sócio da empresa Ânima Arquitetura e co-fundador do Instituto Elos Brasil. É fa-cilitador e co-criador das metodologias Elos e Jogo Oasis e do programa Guerreiros Sem Armas, um curso internacional que treina líderes jovens de diversos países para que sejam agen-tes de transformações sociais em suas cidades e países. Atua também como consultor e palestrante internacional nas áreas de empreendedorismo social, liderança participativa e mobilização de comunidades, já tendo trabalhado com empresas como itaú, Natura e Telefônica. Em 2010 e 2011 trabalhou na disseminação da Metodologia Elos na Holanda, treinando profissionais holan-deses e prestando consultoria à prefeitura de Amsterdam para a condução de processos de empoderamento de comunidades.

Aser Cortines é engenheiro, com mestrado pela COPPE/UFRJ, sócio da Cortines&Sebastiá Assessoria em Gestão Empresarial e conselheiro de algumas organizações do terceiro setor. Como executivo, ocupou por seis anos o cargo de vice presidente de Desenvolvimento Urbano da caixa Econômica Federal. Foi pro-fessor da Faculdade de Economia e Administração da Universi-dade Federal Fluminense, dos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, do MBA de Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, IBMEC/RJ e de al-guns programas de Pós-Graduação da Fundação Getulio Vargas. Foi também diretor e facilitador dos programas para executivos da Amana-Key e da Universidade da Experiência.

SOBRE O INSTITUTO ELOS

O Instituto Elos propõe soluções inovadoras para construir o melhor dos mundos de maneira coletiva e prazerosa através de uma fórmula simples: onde em geral se vê escassez, nós encontramos abundância. É cada dia mais evidente que a maior riqueza do planeta é a diver-sidade e contamos com essa diversidade na hora de construir estratégias para transformar o mundo.

Na nossa visão de mundo melhor, empresas e comunidades, adultos e crianças, governos e sociedade civil trabalham, convivem, vivem lado a lado e oferecem o seu melhor para o melhor dos mundos.

Essa crença se reflete em uma equipe diversa, uma composição de experiências e um mo-saico de saberes que vem sendo montado ao longo de uma história que começou no ano 2000.

O Elos nasceu de um encontro de 5 jovens arquitetos e se tornou uma comunidade multidisci-plinar focada em desenhar estratégias para construir o melhor dos mundos começando agora mesmo.

Esta obra está licenciada por Creative Commons;Atribuição de uso-não-comercial;Não-a-obras-derivadas.

INSTITUTO ELOS

T/F: +55(13)3326-4472M: [email protected]: www.institutoelos.org

Conteúdos: Emi TanakaRevisão: Mariana FelippeDesign Gráfico: Ariane MatesIlustração: Andreia Marques e Ariane MatesFotografia: Julia Toro, Abigail Appes, Isabela Carrari

Este material foi criado pelo Instituto Elos para fins específicos. Fique à vontade para utilizar para o seu próprio aprendizado e para compartilhar conhecimento com outros, reconhecendo a autoria.Qualquer dúvida entre em contato conosco.