eletric i dade

2
1- Campos eletrizados ocorrem naturalmente no nosso cotidiano um exemplo disso é o fato de algumas vezes levarmos pequenos choques elétricos ao encostarmos em automóveis . Tais choques são devidos ao fato de estarem os automóveis eletricamente carregados. Explique como carros, sem contato com fontes de energia elétrica, se eletrizam. Os carros se eletrizam, por atrito com o ar, ao correrem pelas estradas, principalmente se a umidade do ar está baixa, pois assim, o ar fica com maior capacidade de isolamento, e a eletrização por atrito é mais fácil de produzir. 2- Duas esferas A e B, metálicas e idênticas, estão carregadas com cargas respectivamente iguais a 16µ C e 4 µC. Uma terceira esfera C, metálica e idêntica a anteriores, está inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida, esse contato é desfeito e a esfera C é colocada em contato com Supondo-se que não haja troca de cargas elétricas com o meio exterior, a carga final de C é de: a) 8 µC. b) 6 µC. c) 4 µC. d) 3 µC. e) nula. 3- Atritando vidro com lã, o vidro se eletriza com carga positiva e a lã com carga negativa. Atritando algodão com enxofre, o algodão adquire carga positiva e o enxofre, negativa. Porém, se o algodão for atritado com lã, o algodão adquire carga negativa e a lã, positiva. Quando atritado com algodão e quando atritado com enxofre, o vidro adquire, respectivamente, carga elétrica: a) positiva e positiva. b) positiva e negativa. c) negativa e positiva. d) negativa e negativa. e) negativa e nula. Resolução Do enunciado, podemos construir a seguinte série tribo elétrica:

Upload: lytelton-felix

Post on 12-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

exxercícios

TRANSCRIPT

Page 1: Eletric i Dade

1- Campos eletrizados ocorrem naturalmente no nosso cotidiano um exemplo disso é o fato de algumas vezes

levarmos pequenos choques elétricos ao encostarmos em automóveis . Tais choques são devidos ao fato de estarem os

automóveis eletricamente carregados. Explique como carros, sem contato com fontes de energia elétrica, se eletrizam.

Os carros se eletrizam, por atrito com o ar, ao correrem pelas estradas, principalmente se a umidade do ar está baixa, pois assim, o ar fica com maior capacidade de isolamento, e a eletrização por atrito é mais fácil de produzir.

2- Duas esferas A e B, metálicas e idênticas, estão carregadas com cargas respectivamente iguais a 16µ C e 4 µC. Uma terceira esfera C, metálica e idêntica a anteriores, está inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida, esse contato é desfeito e a esfera C é colocada em contato com Supondo-se que não haja troca de cargas elétricas com o meio exterior, a carga final de C é de:

a) 8 µC. b) 6 µC. c) 4 µC. d) 3 µC. e) nula.

3- Atritando vidro com lã, o vidro se eletriza com carga positiva e a lã com carga negativa. Atritando algodão com enxofre, o algodão adquire carga positiva e o enxofre, negativa. Porém, se o algodão for atritado com lã, o algodão adquire carga negativa e a lã, positiva. Quando atritado com algodão e quando atritado com enxofre, o vidro adquire, respectivamente, carga elétrica:

a) positiva e positiva. b) positiva e negativa.

c) negativa e positiva. d) negativa e negativa.

e) negativa e nula.

Resolução

Do enunciado, podemos construir a seguinte série tribo elétrica:

4- E se atritarmos duas barras feitas de um mesmo tipo de plástico? Explique.

Não, pois quando atritamos dois corpos feitos da mesma substância, não há transferência de elétrons de um corpo para o outro e eles não se eletrizam.

5- Uma esfera metálica é eletrizada negativamente. Se ela se encontra isolada, sua carga distribui-se uniformemente por sua superfície.

As cargas elétricas em excesso de um condutor distribuem-se na superfície externa do mesmo. Na questão, a esfera encontra-se em excesso de elétrons (eletrizada negativamente)