ei - pensamento econômico (platão e total de perguntas: 12 · 2019-04-09 · ei - pensamento...

21
AMOECONOMIA 04/08/2019 EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 A maioria das respostas corretas: #0 Menos Corrigir respostas: #0 1. Platão: 1. Qual o padrão de sociedade ideal? Vanessa Alves A busca do bem estar material por parte dos individuos é o principal motor do progresso das cidades. João victor Fialho Cada individuo tem sua função ja estabelecida, onde os escravos e estrangeiros iriam cuidar das partes menos nobres e os homens nativos e livres iriam cuidar da admistração, da economia e davparte militar, para que todos tenham igualitariamente sua riqueza e sua terra Roque Henrique Moura Naves a sociedade ideal de platao é baseada na divisao do trabalho, onde cada individuo nasce para fazer uma atividade, tornando a sociedade mais eficaz. Mariana Costa Para Platão, a sociedade ideal seria aquela que possui divisão de terras, militar, admimistrativa e econômica. Alynne Oliveira Lima conjunto de elemnetos que viram satisfação plena Douglas Rodrigues da Silva para Platao, a sociedadd ideal busca o bem estar material e é dividida em tres setores: economia, militares e administradores, onde o conceito de divisao do trabalho de Smith é empregado, e cada individuo se especializa em produzir o que ele faz melhor. Gabriela Imlau Platão identifica três funções fundamentais: a econômica, relacionada com a produção e comercialização de bens; a militar, necessária para defender a cidade contra ataques externos e para preservar a paz interna; e a administrativa, indispensável para bem organizar e administrar a vida política e social. Camila Aparecida de oliveira Militar administrativo e economia Henrique Alfenas do Nascimento a sociedade ideal é aquela que todos trabalham de acordo com suas habilidades e ganham de acordo com sua necessidade. Andressa dos Santos Belfort conjunto de elementos que visam a satisfacao coletiva Page 1 of 21

Upload: others

Post on 01-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

AMOECONOMIA 04/08/2019

EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12A maioria das respostas corretas: #0 Menos Corrigir respostas: #0

1.    Platão: 1. Qual o padrão de sociedade ideal?

Vanessa Alves

A busca do bem estar material por parte dos individuos é o principal motor do progresso dascidades.

João victor Fialho

Cada individuo tem sua função ja estabelecida, onde os escravos e estrangeiros iriam cuidar daspartes menos nobres e os homens nativos e livres iriam cuidar da admistração, da economia edavparte militar, para que todos tenham igualitariamente sua riqueza e sua terra

Roque Henrique Moura Naves

a sociedade ideal de platao é baseada na divisao do trabalho, onde cada individuo nasce para fazeruma atividade, tornando a sociedade mais eficaz.

Mariana Costa

Para Platão, a sociedade ideal seria aquela que possui divisão de terras, militar, admimistrativa eeconômica.

Alynne Oliveira Lima

conjunto de elemnetos que viram satisfação plena

Douglas Rodrigues da Silva

para Platao, a sociedadd ideal busca o bem estar material e é dividida em tres setores: economia,militares e administradores, onde o conceito de divisao do trabalho de Smith é empregado, e cadaindividuo se especializa em produzir o que ele faz melhor.

Gabriela Imlau

Platão identifica três funçõesfundamentais: a econômica, relacionada com a produção e comercialização debens; a militar, necessária para defender a cidade contra ataques externos e parapreservar a paz interna; e a administrativa, indispensável para bem organizar eadministrar a vida política e social.

Camila Aparecida de oliveira

Militar administrativo e economia

Henrique Alfenas do Nascimento

a sociedade ideal é aquela que todos trabalham de acordo com suas habilidades e ganham deacordo com sua necessidade.

Andressa dos Santos Belfort

conjunto de elementos que visam a satisfacao coletiva

Page 1 of 21

Page 2: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Vinícius Franco

Como uma comunidade

Guilherme Almeida Santos

uma sociedade com o

Vinícius Franco

Uma sociedade ideal tem forma de comunidade

Andressa dos Santos Belfort

conjunto de elementos que visam satisfacao plena.

Isabella de Morais Martins

Platão identifica três funções fundamentais para que uma sociedade funcione de forma plena: aeconômica, relacionada com a produção e comercialização de bens; a militar, necessária paradefender a cidade contra ataques externos e para preservar a paz interna; e a administrativa,indispensável para bem organizar e administrar a vida política e social. Cada uma dessas funçõesdevem ser exercidas por indivíduos preparados para tal.

Daniel Nakano

com bem estar coletivo

Pedro Henrique Peron Januario

Uma sociedade coletiva que busca maneiras de alcançar o bem estar comum.

isabella de morais martins

Para Platão, a busca do bem-estar material, por parte dos indivíduos, é o principal motor doprogresso das cidades.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

O Estado deveria ser dividido 3 funções fundamentais, sendo elas :economia, militar e administrativa

Andressa, Placido

Conjunto de elementos que leve a satisfaçāo plena

Eduarda Mayumi Fujimura

a que busca o bem-estar material.

GISELE SALES

Platão formula um padrão de sociedade ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça. Essacidade era fundamentada na divisão do trabalho. Para Platão, uma cidade justa só poderia existir secada homem cumprisse com suas funções. Para isso, ele dividiu os homens em três classesdiferentes: a primeira delas seria a dos artesãos. Esses se dedicariam à produção de bens materiais;a segunda seria a classe dos guerreiros, que seriam responsáveis por defender a cidade depossíveis males; a terceira era a dos filósofos, que deveriam dirigir a cidade e zelar pela obediênciadas leis. Platão dizia que cada pessoa nascia com aptidões distintas e que elas definiam a que classeas pessoas pertenceriam.

Page 2 of 21

Page 3: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Alynne Oliveira Lima

Platão identifica 3 funçoes fundamentais: Economica, militar, administrativa.

Jessica rocha

uma sociedade com divisões de terras deixada pelo estado. para nao haver uma divisãoinadequada e desfavorecida

VANESSA LIMA

Platão identifica três funções fundamentais: a economia, a militar, e administrativa.

Humberto da Silva Rocha

Para ele, o modelo de sociedade ideal é uma dividida em três esferas: militar, econômica eadministrativa, onde haveriam indivíduos capazes e previamente preparados para exercer asfunções de cada esfera.

Leandro miranda da silva

Para isso, o ideal seria que vivessem em comunidade, sem bens materiais e sem necessidade deusar o dinheiro para obter produtos de que precisam. Essa vida coletiva deveria, segundo platão,estender-se à educação das crianças que seria tratadas, indistintamente, como filhas de todos e dequalquer cidadão, fosse homem ou mulher.

Thayla

Comunidade,divisão de terras, especialização, agricultura como fonte de riqueza

nayara gomes de souza

Platão identifica três funções fundamentais: a econômica, relacionada com a produção ecomercialização debens; a militar, necessária para defender a cidade contra ataques externos e parapreservar a paz interna; e a administrativa, indispensável para bem organizar eadministrar a vida política e social.

Guilherme Almeida Santos

Bem-estar material, que para ele e o principal motor do progresso das cidades.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

O Estado deveria ser dividido três funções fundamentais: econômica, militar e administrativa

Vinícius Gonçalves silva

seria uma sociedade coletiva e que cada um da sociedade estivesse trabalhando em sua função quemais se-adequem.

Thaís dos Anjos Mendes

militar - proteção das fronteiras

administrativa - governo

Economica - agricultura

2.    Platão: 2. O que aumenta a eficácia da organização social do trabalho?

Page 3 of 21

Page 4: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Vanessa Alves

quando cada individuo for desempenhado para a função no qual esta mais apto ira almentar aeficacia da organização social.

João victor Fialho

A especialização de cada individuo, não podendo exercer outra função a não ser a que lhe foiproposta

Roque Henrique Moura Naves

O que aimenta a eficacia do trabalho é que os individuos são dividos em classes de acordo comsuas caracteristicas. Assim cada um exercirá uma atividade que possui mais facilidade.

Mariana Costa

O que aumenta é a teoria de que cada um deve possuir uma especialização, ou seja, algo unico parase fazer, teoria conceituada por Adam Smitch.

Douglas Rodrigues da Silva

Cada indiviuo se especializando no que faz de melhor e por individuos capazes de exercer a funcaopre determinada

Gabriela Imlau

Platão defende mais claramente a propriedadecomunitária dos bens

Camila Aparecida de oliveira

especialização

Henrique Alfenas do Nascimento

A divisao do trabalho. cada individuo desempenhando a atividade que é mais apto.

Vinícius Franco

A cidade(polis) aumenta os rendimentos

Guilherme Almeida Santos

A especialização de algo que o ser humano está apto a fazer.

Andressa dos Santos Belfort

economia, militar e administrativa

Isabella de Morais Martins

Se cada indivíduo desempenhar aquilo que está mais apto a fazer, os níveis de produtividade dotrabalho de maneira geral, consequentemente, aumentarão.

Daniel Nakano

a divisao do trabalho entre exército, administração e comércio

Pedro Henrique Peron Januario

Page 4 of 21

Page 5: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

A distribuição de F.P onde todos possam produzir sem intermediários.

isabella de morais martins

Se cada indivíduo desempenhar a função para a qual é mais apto, isso aumentaria a eficácia daorganização social.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

a divisão do trabalho e a especialização

Eduarda Mayumi Fujimura

a busca do bem-estar material é o principal motor do progresso das cidades

GISELE SALES

Platão procura estabelecer as condições para a criação de uma sociedade ideal. Para ele, a busca dobem-estar material, por parte dos indivíduos, é o principal motor do progresso das cidades. Verifica,ao mesmo tempo, que as cidades facilitam a instituição da divisão do trabalho (cada indivíduodesempenhando a função para a qual é mais apto) o que aumenta a eficácia da organização social.

Alynne Oliveira Lima

Tal organização exigia controle estrito do Estado sobre as atividades econômicas

VANESSA LIMA

Porque assim não se entregam aos negócios e à acumulaão de riquezas. Para isso, o ideal seria quevivessem em comunidade, sem bens materiais e sem necessidade de usar o dinheiro para obter osprodutos de que precisam.

Humberto da Silva Rocha

Segundo Platão, o que aumenta a eficácia da organização social do trabalho é a divisão do mesmoentre aqueles que estão mais aptos a exercer cada função de acordo com suas capacidades.

Leandro miranda da silva

O trabalho no campo era reservado aos escravos e ocomércio, o artesanato e a manufatura aosestrangeiros, para que os cidadãos pudessem dedicar-se ás tarefas mais nobres que lhes cabiam.Tal organização exigia controle estrito do estado sobre as atividades exonômicas ( produção erepartição dos bems produzidos).

Guilherme Almeida Santos

Cada indivíduo desempenhando a função para qual está mais apto.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

divisão do trabalho e especialização

Vinícius Gonçalves silva

e que cada indivíduo trabalhe em uma parte das tarefas sociais que mais se-adequem

Thaís dos Anjos Mendes

divisão de terras e especialização

Page 5 of 21

Page 6: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

3.    Platão: 3. Quais as características das função econômica, militar eadministrativa dascidades?

Vanessa Alves

Economica: relacionada com a produção e comercialização de bensMilitar: necessário para defender a cidade contra ataques extremos e para preservar a paz interna.Administrativa: organizar e administrar a vida politica e social.

João victor Fialho

econômica: Cuidaria da produção e distribuição de bens e materiaisMilitar: cuidaria da defesa tanto externa auanto internaadministrativa: fiscalização das normas vigentes

Roque Henrique Moura Naves

Economia: produçao e comercializaçao de bens.Militar: Defender a cidade contra ataques internos e preserva a paz interna.Administrativa: Indispensavel para organizar e administrar a sociedade.

Mariana Costa

Economica: A agricultura como a única fonte de riqueza.Administrativa: GovernoMilitar: Defender o território

Douglas Rodrigues da Silva

econômica, relacionada com a produção e comercialização de bens; a militar, necessária paradefender a cidade contra ataques externos e para preservar a paz interna; e a administrativa,indispensável para bem organizar e administrar a vida política e social.

Gabriela Imlau

Platão identifica três funçõesfundamentais: a econômica, relacionada com a produção e comercialização debens; a militar, necessária para defender a cidade contra ataques externos e parapreservar a paz interna; e a administrativa, indispensável para bem organizar eadministrar a vida política e social.

Camila Aparecida de oliveira

especialização

Vinícius Franco

Administrativo -> Criar leis, administar a vida política e privadaMilitar -> Defesa da cidadeEconômico -> Trabalho com comércio, agricultura e manufatura (Direcionado aos estrangeiros eescravos)

Guilherme Almeida Santos

economica - produção e comercialização de bens e materiais.

administrativa- fica responsável por administrar o Estado.

militar- cuida da segurança do Estado

Page 6 of 21

Page 7: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Daniel Nakano

econômica-comerciomilitar-proteçaoadministrativo - gerir os recursos e decisoes

Pedro Henrique Peron Januario

a militar fornecia a segurança da população/estado

Administrativa é controlando e administrando a vida política e social da população

Econômica relacionada a produção e a comercialização do estado

isabella de morais martins

A econômica, relacionada com a produção e comercialização de bens; a militar, necessária paradefender a cidade contra ataques externos e para preservar a paz interna; e a administrativa,indispensável para bem organizar e administrar a vida política e social.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

economia: cuidado com a agriculturamilitar: defender o Estado de ataques externos e zelar pela paz interna.administrativa: conduzir e fiscalizar as atividades sociais

GISELE SALES

A econômica, relacionada com a produção e comercialização de bens.A militar, necessária para defender a cidade contra ataques externos e para preservar a paz interna.Administrativa, indispensável para bem organizar e administrar a vida política e social.

VANESSA LIMA

A economia, relacionada com a produção e comercialização de bens. A militar, necessária paradefender a cidade contra ataques externos e para preservar a paz interna. E administrativa, paraorganizar e administrar a vida politica e social.

Humberto da Silva Rocha

As funções da esfera econômica estão relacionadas à produção e comercialização de bens. Asfunções da esfera militar relacionam-se com a defesa territorial e a manutenção da paz interna, equanto à área administrativa, dizem respeito à organização e administração da vida política e social.

Leandro miranda da silva

A econômica, relacionada a produção e comercialização de bens. Militar, necessaria para defender asociedade contra ataques externos e para preserva a paz interna. Administrativa, indispensávelpara bem e organizar a vida politica e socual.

Guilherme Almeida Santos

Econômica- relacionada com a produção e comercialização de bens.

Militar- Defender o Estado e manter a paz interna.

Administrativa- administrar o Estado e o bem social.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

Page 7 of 21

Page 8: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

economia: agriculturamilitar: segurança interna e externaadministrativa: fiscal sócial

Vinícius Gonçalves silva

econômica seriam os produtores ruraismilitares quem protegeriam a sociedadeadministrativo seria os governantes

Thaís dos Anjos Mendes

militar - proteção das fronteiras

administrativa - governo

Economica - agricultura

4.    Platão: 4. Platão foi precursor de ideias mais liberais ou mais estruturalistas?Aponteelementos do texto.

Vanessa Alves

Estruturalista. pois o mesmo deferende a propriedade comunitaria dos bens, ele tambémproporciona a ideia de repartição de lotes para cada cidadão onde os mesmos nao poderiam servendidos, só seriam passados para frente como herança.proibir o acumulo de ouro e prata para que sejam utilizados no mercado externo com jurosexcessivos, com a finalidade de oferecer caução, ofertar estrumentos fiscais para estabelecerigualdade de fortunas, cada vez que as familias adquirisem mais terras a mesma deveriam serconfiscadas pelo estado, apenas os cidadoes que abtarem destas terras deveriam se dedicar nasfunçoes militares ou administrativas, ja o trabalho escravo estaria destinado ao escravos ecomercio, o artesanato, manufatura eos estrangeiros, assim os cidadoes poderiam atuar nas areasmais nobres.

João victor Fialho

Estruturalistas, pois usava entidades (economica, administrativa e militar) para alcançao asociedade perfeita em seu ponto de vista

Roque Henrique Moura Naves

Mais estruturalistas, pois para ele o individuo nascia para trabalhar de uma forma e deveria fazeraquilo para sempre. Alem de nao permitir o enriquecento de individuos que prestam serviço aoestado.

Julia Campos

Estruturalista

Douglas Rodrigues da Silva

estruturalistas, afinal ele propoe um modelo estruturado, onde o pais é estruturado em tresvertentes e nao ha acumulo de bens, com reparticoes igualitarias

Gabriela Imlau

Estruturalista, o Todo preocupa-se com a totalidade e suas partes

Camila Aparecida de oliveira

Page 8 of 21

Page 9: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

especialização

Vinícius Franco

Estruturalista, "Platão defende mais claramente a propriedade comunitária dos bens".

Guilherme Almeida Santos

estruturalistas, afinal ele estabelecia formas de fazer e administrar a sua nação.

Daniel Nakano

estruturalista, pois tem como finalidade fazer uma sociedade mais igualitária

Pedro Henrique Peron Januario

Estrutulalista, pois ele apoiava uma sociedade igualitária.

isabella de morais martins

Claramente, em suas obras Platão apresentou cunho estruturalista. Como pode ser notado no textoem "Platão defende mais claramente a propriedade comunitária dos bens. Afirma que, caso hajadificuldade em instaurar-se essa propriedade comunitária, dever-se-ia instituir a repartição da terraem lotes iguais para cada cidadão." e "Platão recomenda, ainda, a utilização de instrumentos fiscaispara restabelecer a igualdade de fortunas. Segundo ele, cada vez que uma família acumulasseriqueza quatro vezes superior à sua dotação inicial de terras, a diferença deveria ser confiscada peloEstado.".

GISELE SALES

Ideias liberais.

VANESSA LIMA

Platão foi precursor de ideias mais estruturalistas, pois segundo a obra As Leis, menciona autilização deinstrumentos fiscais para restabelecer a igualdade de fortunas. Segundo ele, cada vezque uma família acumulasse riqueza quatro vezes superior à sua dotação inicial de terras, adiferença deveria ser confiscada pelo Estado.

Humberto da Silva Rocha

Platão possui uma vertente ideológica mais estruturalista, pois observa-se no texto a sua defesa deuma estrutura estatal que determine os limites de atuação de cada elemento da sociedade, comopor exemplo, a divisão da mesma em esferas distintas, executadas por classes diferentes de acordocom suas especialidades.

Leandro miranda da silva

Mais estruturalistas, exemplo: defende a comunidade comunitária, afirma que, caso hajadificuldade em instaurar-se essa propiedade comunitária, deveria ter a repartição de terras emlotes iguais para cada cidadão. Além de proibição de metais preciosos como ouro e prata.

Guilherme Almeida Santos

Estruturalistas- pois ele pensa e cria uma forma de administrar e dividir a sua sociedade como umtodo.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

estruturalistas pois defendia a intervenção do governo para a distribuição de terra, não era a favorda acumulação de bens e planejamento da riqueza do país

Page 9 of 21

Page 10: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Vinícius Gonçalves silva

estruturalistas pois sua visão e mais coletivista e baseada em um figura cordenadora central daeconomia

Thaís dos Anjos Mendes

Estutulalista, pois tem a ideia de leis.

5.    Platão: 5. O que era para Platão a fonte dos distúrbios sociais?

Vanessa Alves

A concentração de riquezas do comercio era vista como um fator de dissolução moral.

João victor Fialho

A concentração das riquezas

Roque Henrique Moura Naves

A acumulaçao de riqueza proveniente do comércio.

Mariana Costa

A concentração de riqueza vai surgir disturbios sociais.

Julia Campos

A ambição por riquezas

Douglas Rodrigues da Silva

No mundo grego em geral, e na obra de Platão em particular, a concentração de riquezaproveniente do comércio era vista como fator de dissolução moral (ou desvirtuamento espiritual) efonte de distúrbios sociais.

Gabriela Imlau

a riqueza proveniente do comércio

Camila Aparecida de oliveira

individual x coletivo

Vinícius Franco

A acumulação de riqueza

Guilherme Almeida Santos

Uma concentração de renda que consequentemente iria gerar um descontentamento social.

Daniel Nakano

do acumulo de capital

Pedro Henrique Peron Januario

A ambição pelo acúmulo de riquezas.

Page 10 of 21

Page 11: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

isabella de morais martins

A concentração de riquezas provenientes do comércio.

GISELE SALES

No mundo grego em geral, e na obra de Platão em particular, a concentração de riquezaproveniente do comércio era vista como fator de dissolução moral (oudesvirtuamento espiritual) e fonte de distúrbios sociais.

VANESSA LIMA

Para Platão a fonte dos distúrbios sociais era concentração de riquezas, pois a existência de umalegião de pessoas passando privação, segundo ele, seria uma fonte permanente de convulsãosocial.

Humberto da Silva Rocha

Para Platão, a principal fonte dos distúrbios sociais era a acumulação de riquezas, pois segundo ele,era símbolo de "desvirtuamento moral".

Leandro miranda da silva

Platão e o mundo grego em geral, a concetração de riqueza proveniente do comércio era cista comofator de dissolução moral e fontes de distúrbios sociais. por essa razão, platão defende a repartiçãodas fortunas (em As Leis) a fim de que as disparodades de roquezas não sejam demasiado grandesna sociedade, pois a existência de uma legião de pessoas passando privação.

Guilherme Almeida Santos

Para Platão isto era, acúmulo excessivo de riqueza por apenas uma parte da sociedade, algo quecausaria conflito afinal àqueles que teriam menos ficariam indignados e a partir dai passariam atomar outras atitudes.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

a acumulação de riqueza é uma fonte de distúrbio social pois parte de da sociedade não teria comoconsumir o que levaria a vários problemas enquanto parte da população seria bens em abundância

Vinícius Gonçalves silva

o acumulo de riqueza era uma das causas.

6.    Platão: 6. Quais autores do futuro incorporaram algumas ideias – e quais - dePlatão?

Vanessa Alves

A ideia de Platao em ( As Leis) inspirou autores como, Tomas more e muitos outros pensadoressocialistas que foram vistos como furmulação inicial.

João victor Fialho

Adam Smith com a questão da especializaçãoOs fisiocratas com a ideia de que a agricultura produzia a verdadeira riquezaKarl Marx com a divisão das terras e dos fatores de produção

Roque Henrique Moura Naves

Page 11 of 21

Page 12: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Tomas More, Toams de AquinoDivisao de riqueza, inspirou ideais socialistas

Douglas Rodrigues da Silva

O pensamento de Platão inspirou, mais tarde, escritores como Tomas More – 1477/1535 - (autor deUtopia) e muitos outros pensadores socialistas e foi visto como a formulação inicial, ou embrionária,de idéias que orientaram a construção de economias centralmente controladas, como ocorreu naantiga União Soviética.

Gabriela Imlau

Tomas more

Vinícius Franco

Tomas More em "Utopia"

Guilherme Almeida Santos

Karl Max- PlatãoAdam Smith- Aristóteles

Daniel Nakano

marx sobre divisao de recursos de platao

Pedro Henrique Peron Januario

Karl Marx,

isabella de morais martins

Tomas More, Karl Marx e Friedrich Engels

GISELE SALES

Adam Smith e David Ricardo.

VANESSA LIMA

O autor Tomas Mores escreveu "Utopia", uma obra inspirada na obra de Platão "A Republica", ondePlatão procura estabelecer as condições para a criação de uma sociedade ideal. Onde a busca dobem-estar material, por parte dos indivíduos, é o principal motor do progresso das cidades.

Humberto da Silva Rocha

Um dos principais autores influenciados por Platão foi Thomas More, autor de Utopia, pois estetambém compartilhava de Platão a ideia de uma sociedade ideal, o que originou a sua principalobra.

Leandro miranda da silva

Platão inspirou, mais tarde, escritores como tomas more, 1477/1535 - ( autor de utopia) e muitosoutros pensadores socialistas.

Guilherme Almeida Santos

FisiocratasKarl Marx- PlatãoAdam Smith- Aristóteles

Page 12 of 21

Page 13: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Marcus Vinicius Da Silva Souza

adam smith, karl marx

Vinícius Gonçalves silva

influênciaram ideias ee tomas more

7.    Aristóteles: 1. Qual a crítica ao padrão coletivo de propriedade? Por que elasuscita adiscórdia?

Vanessa Alves

Para aristóteles o cidadao nao tem o direto de ter propriedade individual, pois acreditava o mesmoque seria impossivel fazer uma divisão igualitaria e que beneficia todos.

Julia Campos

Ele acreditava que qualquer injustiça na distribuição resultaria em conflitos, pois iam se sentirinjustiçados. Pois acreditariam que nao receberiam o justo

Douglas Rodrigues da Silva

Para ele, a propriedade é fonte de prazer, afirma Aristóteles. Sendo assim, por que privar oscidadãos de possuí-la?

Vinícius Franco

A coletividade nao sucinta a ordem pois é injusta de acordo com o mérito

Guilherme Almeida Santos

r

Guilherme Almeida Santos

r

Daniel Nakano

porque retringe a liberdade individual

Pedro Henrique Peron Januario

Aristóteles acreditava que qualquer injustiça na distribuição, resultaria em conflitos. As pessoas sesentiriam injustiçadas.

isabella de morais martins

Aristóteles condena a idéia de que os cidadãos não devam ter propriedade individual (ou de queessa propriedade deva ser comum a todos). Segundo ele, a propriedade comum suscitaria maisdisputas entre os indivíduos do que a propriedade individual. Qualquer injustiça na distribuiçãoresultaria em descontentamento e conflitos. A propriedade comunitária não promove a paz,segundo Aristóteles, pelo contrário, suscita a discórdia.

GISELE SALES

Page 13 of 21

Page 14: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Segundo ele, a propriedade comum suscitaria mais disputas entre os indivíduos do que apropriedade individual, pois como seria possível repartir seus frutos de modo que o benefícioauferido por cada um fosse exatamente proporcional a seu trabalho? Sobretudo sendo o trabalho,a dedicação e o talento tão diferentes entre indivíduos? Qualquer injustiça na distribuição resultariaem descontentamento e conflitos. A propriedade comunitária não promove a paz, segundoAristóteles, pelo contrário, suscita a discórdia.

VANESSA LIMA

Segundo ele, a propriedade coletiva teria mais disputas entre os individuos em vez de umapropriedade individual, pois não seria possível repartir seus frutos de igual para igual. Suscita emdiscódia, ou seja, não haveria paz comunitária. Pois qualquer injustiça na distribuição resultaria emdescontentamento e conflitos.

Humberto da Silva Rocha

A principal crítica ds Aristóteles à essa ideia, é de que ela não considera a capacidade produtiva, adedicação e o talento de cada trabalhador, uma vez que cada um possui um perfil de produtividadediferente, logo, precisam de quantidades diferentes de recursos.

Leandro miranda da silva

A propiedade comum suscitaria, mais disputas, entre os individuos do que a propiedade individual,pois como seria possível reparti seus frutos de modo que o beneficio auferido por cada um fosseexatamente proporcional ao seu trabalho ou talento, tão diferentes entre os individuos. Apropiedade comunitária não promove a paz, segundo, Aristóteles, pelo contrário, suscita a discórdia

Nayara Gomes de Souza

Ocorreria a discordia, pois não seria possivel repartir os bens de forma igualatoria ao trabalhoindividual.

Guilherme Almeida Santos

Ele diz que qualquer injustiça na distribuição resultaria em conflitos, e que a sociedade comunitárianão promove a paz.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

porque parte da sociedade que teria pontecial de produção mais eficiente ficaria mais insatisfeitacom a distribuição de riqueza igualitária, sendo que outros ganhariam a mesma quantidadeproduzindo menos ou pior

Vinícius Gonçalves silva

porque a partilha das terras como nunca poderia ser igual geraria um descontentamento por parteda população

8.    Aristóteles: 2. Por que Aristóteles é contra igualar as fortunas? Há algum indíciodemeritocracia?

Vanessa Alves

Pois acredita que nao seja possivel a divisao igualitaria para todos, que isso iria gerar conflitos

Julia Campos

Ele acrditava que o fracionamento das riquezas causaria pobreza generalizada

Page 14 of 21

Page 15: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Douglas Rodrigues da Silva

Para ele, a multiplicação da população provocaria o fracionamento da riqueza e o empobrecimentogeneralizado, o que enfraqueceria o Estado frente a seus inúmeros inimigos externos e internos.

Vinícius Franco

Igualar a riqueza segue o problema de meritocracia, que existe o lroblema em quantificar o esforço

Daniel Nakano

ele é contra, pois vai contra o querer individual

Pedro Henrique Peron Januario

Caso aumente a distribuição de riquezas, causaria a generalização da pobreza.

isabella de morais martins

Para ele, a multiplicação da população provocaria o fracionamento da riqueza e o empobrecimentogeneralizado, o que enfraqueceria o Estado frente a seus inúmeros inimigos externos e internos.Por outro lado, Aristóteles acredita que a verdadeira justiça não consiste em repartir igualmenteentre todos, mas em distribuir proporcionalmente ao mérito de cada um, ou seja, meritocracia.

GISELE SALES

Aristóteles opõe-se, ainda, à ideia de Platão de igualar as fortunas. Para ele, a multiplicação dapopulação provocaria o fracionamento da riqueza e oempobrecimento generalizado, o que enfraqueceria o Estado frente a seus inúmeros inimigosexternos e internos. Por outro lado, Aristóteles acredita que a verdadeira justiça não consiste emrepartir igualmente entre todos, mas em distribuir proporcionalmente ao mérito de cada um.

VANESSA LIMA

Para ele, a multiplicação da população provocaria o fracionamento da riqueza e o empobrecimentogeneralizado, o que enfraqueceria o Estado frente a seus inúmeros inimigos externos e internos.Sim, há um indício de meritocracia, pois para Aristóteles o jeito correto sem injustiças, seria repartirigualmente entre todos, mas distribuir proporcionalmente de acordo com o mérito de cada um.

Humberto da Silva Rocha

Porque, para Aristóteles, igualar as fortunas leva ao fracionamento gradativo das riquezas e gerariaum empobrecimento generalizado, uma vez que o ideal seria distribuir essas mesmas riquezas deacordo com os esforços (méritos) de cada um.

Leandro miranda da silva

Para ele, a multiplicação da população provocaria o fracionamento da riqueza e o empobrecimentogeneralizado, o que enfraqueceria o Estado frente a seus inúmeros inimigos externos e internos.Acredita que a verdadeira justiça não consiste em repartir igualmente entre todos, mas emdistribuir proporcionalmente ao mérito de cada um.

Guilherme Almeida Santos

Por que ele afirma que nem todas as pessoas vão ter a mesma função, consequentemente nãodevem receber o mesmo que os demais.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

Porque acreditava que a acumulação de riqueza geraria o bem estar social. Além disso, quemproduzisse mais deveria receber de acordo com a sua produção, de acordo com a meritocracia.

Page 15 of 21

Page 16: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Vinícius Gonçalves silva

porque isso também geraria descontentamento pois impediria a o avanço em questão deprodutividade ja que nao iria ter incentivo a melhorar os ganhos

9.    Aristóteles: 3. Quais os pontos de convergência entre o pensamento de Platão eAristóteles?

Julia Campos

As principais convergencias era que um acreditava na riqueza por merito e o outro uma igualdade

Douglas Rodrigues da Silva

Nas visões opostas de Platão e Aristóteles encontra-se o germe de ideias muito atuais a respeito detemas como: prevalência do coletivo ou do individual, liberdade de produzir e comercializar, sentidosocial da propriedade, riqueza e virtude, papel do Estado na ordem econômica e assim por diante.

Vinícius Franco

A ganância e usura de forma que seja vista como algo "impuro"

Daniel Nakano

Aristóteles tinha ideias mais liberais e platao mais coletivista

Pedro Henrique Peron Januario

Platão acreditava na coletividade e Aristóteles na individualidade.

isabella de morais martins

Aristóteles prega, igualmente, a moderação na busca de bens materiais. O excesso de cupidez épara ele um vício que impede o alcance da felicidade. Por isso, o cidadão deve aprender acompartilhar sua riqueza com os demais. Assim como Platão, Aristóteles prega que o trabalhomanual (a labuta) seja feito pelos escravos e o comércio por estrangeiros, pois os cidadãos precisamde tempo para dedicar-se à reflexão e à administração do Estado, tarefas consideradas nobres.

GISELE SALES

Platão e Aristóteles são semelhantes em relação a existência do homem contemplado no mundo eo significado dessa existência. Ambos tentaram entender o que significa estar ciente de umaexistência e como a existência está relacionada com a dos outros. A principal diferença entre Platãoe Aristóteles encontra-se em suas crenças sobre o que era mais autêntico sobre a existência. Platãoacreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas. Aristóteles pensavaque o mundo de todos os dias é mais autêntico do que o mundo das ideias de Platão.

VANESSA LIMA

Os pontos é que para Platão devem ser em igualdade, e Aristóteles discorda, pois para ele aigualdade traria mais conflitos e que deve-se considerar a meritocracia de cada um.

Humberto da Silva Rocha

Ambos acreditam na moderação na busca de bens materiais, no compartilhamento das riquezas deum com todos, na conceito de que existem maneiras nobres e não nobres de acumulação deriquezas, e que o modo mais natural de aquisição de bens se dá através de todo trabalho braçal(agricultura, pesca, etc.). Além disso, ambos acreditam que o comércio não gera riqueza, e que ocidadão natural deve se dedicar à atribuições mais nobres, como a reflexão e a administração doEstado, restringindo o comércio aos estrangeiros e o trabalho braçal, aos escravos.

Page 16 of 21

Page 17: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Leandro miranda da silva

Nas visões opostas de platão e aristoteles encontra-se o germe de idéias muito atuais a respeito detemas como: prevalência do coletivo ou do individual, liberdade de produzir e comercializar, sentidosocial da propiedade, riqueza e virtude, papel do Estado na ordem Econômica e assim por diante

Guilherme Almeida Santos

Papel do Estado na ordem econômica, trabalho manual feito pelos escravos e o comércio pelosestrangeiros pois a população iria focar na parte administrativa do Estado que era consideradopapel nobre.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

os dois filósofos defendiam a idéia de que os trabalho manual deveria ser destinado aos escravos eos serviços nobres, como militar, seria destino ao gregos

Vinícius Gonçalves silva

suas visões sobre a propriedade a questão do acúmulo de riqueza e sobre a questão de geração deriqueza

10.    Aristóteles: 4. O que seriam modos naturais de adquirir riqueza?

Julia Campos

Seriam a agropecuária, agricultura e caça

Douglas Rodrigues da Silva

Para Aristóteles, os modos “naturais” de adquirir bens são a agricultura, a criação de animais, apesca e a caça.

Vinícius Franco

Os modos dados como naturais são dados para elos esforços laborais.

Daniel Nakano

pela agricultura pesca e caça

Pedro Henrique Peron Januario

Modos naturais seriam agropecuária, agricultura e pesca e caça.

isabella de morais martins

Para Aristóteles, os modos “naturais” de adquirir bens são a agricultura, a criação de animais, apesca e a caça. O comércio não é “natural” e, portanto, deve ser condenado. Não a troca, mas ocomércio como fonte de lucro. Por essa razão, os cidadãos devem ser impedidos de praticar ocomércio e as finanças.

GISELE SALES

Page 17 of 21

Page 18: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

Aristóteles acredita que existem formas legítimas de adquirir riqueza e outras que são condenáveis,ou menos nobres e, portanto, inadequadas para os cidadãos. Para Aristóteles, os modos “naturais”de adquirir bens são a agricultura, a criação de animais, a pesca e a caça. O comércio não é “natural”e,portanto, deve ser condenado. Não a troca, mas o comércio como fonte de lucro. Por essa razão, oscidadãos devem ser impedidos de praticar o comércio e asfinanças.

VANESSA LIMA

Os modos “naturais” de adquirir riqueza são a agricultura, a criação de animais, a pesca e a caça.

Humberto da Silva Rocha

A criação de animais, a pesca, a agricultura e a caça são as formas mais naturais de obter riqueza,segundo Aristóteles.

Leandro miranda da silva

Os modos naturais de adquirir riqueza, são a pesca, criação de animais e a caça. Segundoaristoteles.

Guilherme Almeida Santos

Agricultura, pesca e caça.

Marcus Vinicius Da Silva Souza

seriam modos de ganhar dinheiro atráves de serviços naturais como agricultura

Page 18 of 21

Page 19: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

11.    Aristóteles: 5. Qual sua percepção sobre escravidão e comércio externo?

Julia Campos

Os escravos deveriam produzir e os estrangeiros cuidar do comercio externo. Os cidadãos deveriamrefletir e cuidar do estado

Douglas Rodrigues da Silva

Sao formas amorais de constituir riqueza, afinal é produzido algo sem o total consentimento dosenvolvidos, usando força de trabalho de terceiros para produdizir riqueza, sem reparticao.

Vinícius Franco

Os escravos devem fazer o "pesado" e o comércio por estrangeiros

Pedro Henrique Peron Januario

Os escravos deviam produzir e os estrangeiros cuidam do comércio externo. Já os demais cidadãosdeviam refletir e cuidar do estado.

isabella de morais martins

O comércio é visto como uma atividade estéril (não cria riqueza) e não deve ser fonte de lucro.Assim como Platão, Aristóteles prega que o trabalho manual (a labuta) seja feito pelos escravos e ocomércio por estrangeiros, pois os cidadãos precisam de tempo para dedicar-se à reflexão e àadministração do Estado, tarefas consideradas nobres.

GISELE SALES

Segundo Aristóteles, os juros são contrários à natureza da moeda, que foi criada para servirexclusivamente como meio de troca. Da mesma maneira, o comércio é visto como uma atividadeestéril (não cria riqueza) e não deve ser fonte de lucro. Assim como Platão, Aristóteles prega que otrabalho manual (a labuta) seja feito pelos escravos e o comércio por estrangeiros, pois os cidadãosprecisam de tempo para dedicar-se à reflexão e à administração do Estado, tarefasconsideradas nobres.

VANESSA LIMA

O trabalho manual deve ser feito pelos escravos e o comercio os estrangeiros, pois os cidadãosprecisam de tempo para se dedicar à reflexão e à administração do Estado.

Humberto da Silva Rocha

Acredito que a escravidão seja uma forma de comércio completamente imoral, mas naquela época,era o principal sustentáculo do comércio externos dos países. Vejo a escravidão como umaopressão imposta sobre uma classe ou um povo, que lhe retira a liberdade e o poder de possuirseus próprios bens e perseguir seus próprios desejos e sonhos.

Leandro miranda da silva

Comércio externo, protecionista ou seja, desejavam exporta e ter o minímo de custo possível, comprodução, os escravos eram tratados como meras derramentas de trabalho pesado, eramencarregados de trabalharem no campo, ou seja trabalho manual. (LABUTA)

Marcus Vinicius Da Silva Souza

é oposta a visão de Aristóteles e Sócrates, pois a escravidão é moralmente incorreta e o comércioexterno tende a gerar Riqueza para o país

Page 19 of 21

Page 20: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

12.    Aristóteles: 6. Quais contribuições foram seminais para o pensamentoeconômico?

Julia Campos

que devemos procurar maneiras de produzir pra si

Douglas Rodrigues da Silva

. Aristóteles opõe-se ao “comunismo” e “igualitarismo” de Platão. Condena a idéia de que oscidadãos não devam ter propriedade individual (ou de que essa propriedade deva ser comum atodos).

Vinícius Franco

O individualismo como os clássicos

Daniel Nakano

sobre liberdade individual e favoravel ao lucro e acumulo de capital

isabella de morais martins

Durante muitos séculos após a morte de Platão e Aristóteles, temas de interesse econômico como aacumulação de riqueza (ou o apego excessivo a bens materiais), a propriedade, a partilhacomunitária, a escravidão e a usura e a cobrança de juros, continuaram a ser tratados por filósofos,pensadores religiosos, legisladores ou organizadores sociais sob o ponto de vistapredominantemente moral, ainda que, muitas vezes, sob a conotação moral, se abrigassemmotivações de ordem prática.

GISELE SALES

Nas visões opostas de Platão e Aristóteles encontra-se o germe de ideias muito atuais a respeito detemas como: prevalência do coletivo ou do individual, liberdade de produzir e comercializar, sentidosocial da propriedade, riqueza e virtude, papel do Estado na ordem econômica e assim por diante.

VANESSA LIMA

Foram seminais para o pensamento econômico: a acumulação de riqueza (ou o apego excessivo abens materiais), a propriedade, a partilha comunitária, a escravidão e a usura e a cobrança de juros.

Humberto da Silva Rocha

As contribuições de ambos os filósofos, culminaram nos dias atuais, no que podemos entender porliberalismo, socialismo, capitalismo e diversas outras vertentes ideológicas, sejam econômicas,sociais ou políticas.

Leandro miranda da silva

idéias mais liberais como a propiedade privada, e produtos, que segundo aristoteles eram validosvia meritocracia e a usura e a cobrança de juros, e o comercio que era visto como atividade estéril.Não cria riqueza.

Guilherme Almeida Santos

De uma forma geral os dois apontaram percepções fundamentais para o pensamento econômicocontemporâneo

Marcus Vinicius Da Silva Souza

Page 20 of 21

Page 21: EI - Pensamento Econômico (Platão e Total de Perguntas: 12 · 2019-04-09 · EI - Pensamento Econômico (Platão e ... Total de Perguntas: 12 ... Uma sociedade coletiva que busca

-propriedade privada-acumulação de bens e serviços

Page 21 of 21