e:\formatura - florestal\jornal

4
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Julho de 2015 PUBLICAÇÃO DA DIVISÃO DE JORNALISMO DA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Visite nosso site: www.ufv.br Florestal (MG), Julho de 2015 Edição Especial UFV-Florestal comemora formatura de nove cursos A UFV-Florestal celebrou, no dia 31 de julho de 2015, a cola- ção de grau de formandos dos cursos de Agronomia, Engenha- ria de Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Ciências Biológicas- Licenciatura, Educação Física- Licenciatura, Matemática-Licen- ciatura, Química-Licenciatura e, pela primeira vez, de Adminis- tração. A Sessão Solene de Colação de Grau, realizada no ginásio po- liesportivo do campus, teve a par- ticipação de representantes da ad- ministração superior da Universi- dade e da cidade de Florestal, além de diretores e chefes de institutos do campus UFV-Florestal. Os formandos escolheram como paraninfa a professora Poli- ana Flávia Maia e, para conduzir o juramento, a licenciada em Edu- cação Física Karem Cecília Perei- ra Dias. A novidade da cerimônia foi a participação de dois orado- res: Paula Cristina de Moura Fer- nandes (Administração) e Aurélio de Aquino Araújo (Licenciatura em Matemática). A estudante Joyce Cristine da Silva Ferreira (Química-Licenci- atura) homenageou os pais em nome de todos os formandos. A programação da formatura teve início na quinta-feira (30), com o Plantio da Árvore da Tur- ma, seguido da Aula da Saudade. Já a Missa em Ação de Graças será no sábado (1º), às 19h, na Paróquia de São Sebastião, em Florestal. Homenageados dos formandos Administração Professoras: Adriana Ventola e Mariana Mayuni Técnico: José Alves das Chagas Agronomia Professor: Marihus Altoé Baldotto Engenharia de Alimentos Professor: Fábio Takahashi Técnico: Haroldo de Oliveira Gonçalves. Ciências Biológicas Licenciatura Professor: Eduardo Gusmão Técnico: Rui Tarcísio Barbosa Júnior Educação Física - Licenciatura Professores: Afonso Timão Simplício e Ricardo Wagner de Mendonça Trigo Matemática - Licenciatura Professores: Danielle Franco Nicolau Lara e Sérgio Henrique Nogueira Técnica: Celi Marcelino da Silva Química - Licenciatura Professores: Cláudio dos Santos Ferreira e Juliana Cristina Tristão Técnica: Giselle Vaz de Souza Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Professores: Fabrício Aguiar Silva e Antônio Carlos Fava de Barros

Upload: truongkhanh

Post on 07-Jan-2017

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: E:\Formatura - Florestal\JORNAL

1UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Julho de 2015

PUBLICAÇÃO DA DIVISÃO DE JORNALISMO DA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Visite nosso site: www.ufv.brFlorestal (MG), Julho de 2015 Edição Especial

UFV-Florestal comemoraformatura de nove cursos

A UFV-Florestal celebrou, nodia 31 de julho de 2015, a cola-ção de grau de formandos doscursos de Agronomia, Engenha-ria de Alimentos, Tecnologia emAnálise e Desenvolvimento deSistemas, Tecnologia em GestãoAmbiental, Ciências Biológicas-Licenciatura, Educação Física-Licenciatura, Matemática-Licen-ciatura, Química-Licenciatura e,pela primeira vez, de Adminis-tração.

A Sessão Solene de Colaçãode Grau, realizada no ginásio po-liesportivo do campus, teve a par-ticipação de representantes da ad-ministração superior da Universi-dade e da cidade de Florestal, alémde diretores e chefes de institutosdo campus UFV-Florestal.

Os formandos escolheram

como paraninfa a professora Poli-ana Flávia Maia e, para conduziro juramento, a licenciada em Edu-cação Física Karem Cecília Perei-ra Dias. A novidade da cerimôniafoi a participação de dois orado-res: Paula Cristina de Moura Fer-nandes (Administração) e Auréliode Aquino Araújo (Licenciaturaem Matemática).

A estudante Joyce Cristine daSilva Ferreira (Química-Licenci-atura) homenageou os pais emnome de todos os formandos.

A programação da formaturateve início na quinta-feira (30),com o Plantio da Árvore da Tur-ma, seguido da Aula da Saudade.Já a Missa em Ação de Graçasserá no sábado (1º), às 19h, naParóquia de São Sebastião, emFlorestal.

Homenageados dos formandosAdministração

Professoras: Adriana Ventolae Mariana Mayuni

Técnico: José Alves dasChagas

AgronomiaProfessor: Marihus Altoé

Baldotto

Engenharia de AlimentosProfessor: Fábio Takahashi

Técnico: Haroldo de OliveiraGonçalves.

Ciências BiológicasLicenciatura

Professor: Eduardo GusmãoTécnico: Rui Tarcísio Barbosa

Júnior

Educação Física - LicenciaturaProfessores: Afonso Timão

Simplício e Ricardo Wagner deMendonça Trigo

Matemática - LicenciaturaProfessores: Danielle Franco

Nicolau Lara e Sérgio HenriqueNogueira

Técnica: Celi Marcelino daSilva

Química - LicenciaturaProfessores: Cláudio dosSantos Ferreira e Juliana

Cristina TristãoTécnica: Giselle Vaz de

Souza

Tecnologia em Análise eDesenvolvimento de

SistemasProfessores: Fabrício AguiarSilva e Antônio Carlos Fava

de Barros

Page 2: E:\Formatura - Florestal\JORNAL

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSAJulho de 2015

PUBLICAÇÃODA UNIVERSIDADE

FEDERAL DE VIÇOSA

Registro no Cartório de Títulos eDocumentos da Comarca de Viçosa sob

o nº 04, livro B,nº 1, fls. 3/3v

JORNAL DA UFV

Divisão de Jornalismo

Vila Giannetti, Casa 41 Campus Universitário

CEP 36570-000 - Viçosa - MGTelefax (31) 3899-2877

E-mail: [email protected]

Discurso da paraninfaPoliana Flávia Maia*

Nessa passagem do texto de Saint-Exupéry, do livro O Pequeno Príncipe, virefletido esse misto de ansiedade e alegriaque estou sentindo, esperando que chegas-se as 4 horas da tarde desse dia 31 de ju-lho. E, na verdade, não é desde as trêshoras de hoje que estou a preparar meucoração, mas desde a hora que recebi estedistinto convite. Na verdade, era bom de-mais; tanto que demorei a acreditar. Con-fesso que, em um primeiro momento,quando ainda informalmente soube quehavia sido escolhida como paraninfa des-sa turma, eu logo disse: “Não. Acho quedeve ser outra Poliana!” Mesmo porquesomos muitas Polianas nesse campus...Mas a notícia se confirmou, e hoje possolhes dizer que estar nesse lugar me enchede uma alegria genuína. Nesse momento,se reafirma minha convicção de que eu nãopoderia estar exercendo outra profissãosenão a docência! Minha alegria é imen-sa diante de tão grande honra!

Hoje, tenho o grande prazer de falarpara muitos profissionais e saber que par-ticipei, de alguma forma, da formação devocês. São administradores – e com mui-to orgulho tenho a oportunidade de falarpara a nossa primeira turma de forman-dos em administração –, agrônomos, ana-listas de sistemas, biólogos, gestores am-bientais, educadores físicos, engenheirosde alimentos, químicos e matemáticos. Emuito me espanta pensar em como pas-sou rápido o tempo desde que eu chegueiaqui, no início de 2009, e estávamos ape-nas começando os nossos cursos superio-res. E estamos aqui hoje com a grandeconquista de formarmos tantos profissio-nais, que têm não apenas vivenciado ocrescimento desse campus, mas tambémnos ajudado a construí-lo.

Ao final dessa cerimônia, que consti-tui o encerramento de um período de tan-ta dedicação, cada um fará jus a um di-ploma que atesta sua competência profis-sional em uma determinada área. Mas averdade é que cada um construiu conhe-cimentos e desenvolveu habilidades quevão muito além de sua formação específi-ca. Tenho certeza de que não apenas osadministradores aprenderam a administrarseu tempo, conseguindo conciliar família,trabalho, companheiro ou companheira,e muito, muito estudo. Sem contar a ad-ministração do dinheiro, que tinha querender até o fim do mês. Estou certa deque não só os químicos passaram por di-versas transformações ao longo desse ci-clo. E quem não correu várias maratonas,para conseguir estar sentado em uma ca-deira de formando? E os conhecimentosde diversas outras áreas permearam oaprendizado construído no dia a dia dauniversidade. Estou certa de que vocêscultivaram muitas amizades e se questio-naram em muitos momentos: “será queisso é vida?” Chegaram a calcular se tan-to esforço valeria a pena; otimizaram oshorários de almoço e jantar para dar tem-po de estudar um pouco mais; analisaramsistemas de compartilhamento de dadosentre os colegas e, tudo isso, buscando amelhor gestão do ambiente em que esta-vam inseridos. E esses conhecimentos, pormais que não estejam em seus históricos,

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a horafor chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o

preço da felicidade!” (Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe)

os fizeram chegar até aqui e, não temo emdizer, que muitos deles serão mais decisi-vos para suas vidas do que os própriosconhecimentos das disciplinas.

Essa vitória, contudo, é fruto da lutade muita gente! Cada cadeira representamuitas pessoas que foram responsáveispor tal vitória. Muito mais gente do queesse espaço poderia comportar! São pro-fessores, amigos, namorados e namora-das, familiares, filhos e, principalmente,aqueles que com muito carinho destaconesse momento: os pais e as mães. Aque-les que devotaram tanto tempo de suasvidas, senão suas próprias vidas, a cadaum dos formandos que aqui se encontra.Aqueles que estiveram sempre presentes,com amor puro e incondicional, prontospara reconfortá-los, seja com palavras,seja com um beijo na face ou com um coloacolhedor.

[Nesse momento, me dirijo aos senho-res pais: agradeço a confiança depositadanessa instituição e em cada profissionalque nela atua. Senhores pais, nesta noitecelebramos a vitória de vocês! Vocês fo-ram e são os verdadeiros mestres! Vocêsensinaram o que temos de mais valiosona vida e que nenhuma universidade écapaz de ensinar: vocês ensinaram o amor!Amor que fica, até mesmo daqueles quenão podem mais estar entre a gente.

Queridos afilhados, agora tenho quelhes dizer, que tomei com grande respon-sabilidade (e até certa preocupação) es-colher as palavras que hoje eu iria profe-rir a vocês. Pensei no que lhes diria paraque essa mensagem pudesse repercutir dealguma forma; para que, em um últimomomento, eu pudesse deixar uma lição;para que vocês pudessem aprender algo amais comigo.

[Pensei em tudo que eu consideravaimportante e que talvez não tivesse sidocontemplado pelos currículos dos nossoscursos e, quando me peguei pensando nis-so, quão grande foi meu susto! A verdadeé que tem muita coisa, talvez aquelas quedeveriam ser consideradas como REAL-MENTE importantes, que não estavampresentes em nenhum projeto de curso, emnenhum plano analítico. Ao olhar os pla-nos das disciplinas e dos cursos, nenhu-ma vez achei a palavra ESPERANÇA!

Nem AMOR! Nem HUMILDADE! E ondeestá a FELICIDADE? O BEM? A CRIA-TIVIDADE? E a velha, talvez até um pou-co fora de moda, GENEROSIDADE? Nes-se momento, me desesperei em pensar quevocês se formariam sem nunca ter estu-dado tão importantes tópicos e pensei que,de alguma forma, eu poderia sanar essafalta. Mas daí minha inquietude aumen-tou. Afinal, como é possível ensinar qual-quer um desses pontos? Em nenhuma aulade didática, em nenhum livro ou congres-so eu aprendi a ensinar isso. Na verdade,nem mesmo sei se tenho domínio de con-teúdo para proferir uma aula sobre qual-quer um desses tópicos. Daí me pergun-tei: “será que, após tantos anos de docên-cia, eu, enfim, descobri que não sabia en-sinar ‘as coisas mais importantes’?”

Contudo, essa minha inquietação seesvai quando olho para vocês. A verdadeé que as coisas REALMENTE importan-tes são assim: ninguém ensina, mas a gen-te aprende! É o que os teóricos da educa-ção chamam de conhecimento tácito, queé um nome para dizer que ninguém sabecomo o conhecimento dessas coisas che-gou lá, dentro de vocês, dentro de todosnós.

Bem, se então não vou ensinar nadadessas coisas tão importantes, vou tomarum tempinho para apenas falar de umadessas coisas que mais se faz presentedentro de mim nesse momento: a ESPE-RANÇA. Esperança de que cada um ecada uma que aqui se forma agirá comjustiça e, ao mesmo tempo, com genero-sidade. A esperança de que vocês serãocapazes de criar, inovar e contribuir parafazer muito além do que vocês aprende-ram. A esperança de que cada um atuecom responsabilidade para o desenvolvi-mento da nossa nação, e que não esmore-ça diante de momentos de crises e dificul-dades, como estamos passando atualmen-te. A esperança de que a humildade os faráreconhecer que sempre o todo que sabe-mos é pouco, mas que ainda assim deve-mos doar esse pouco por inteiro. Por fim,a esperança de que o amor seja a mola-mestre das ações de vocês, pois é o amorque os impulsionará à felicidade.

Mas o que é essa tão falada felicida-de? Vou usar o conceito dado pela autoraAdriana Falcão no livro Mania de expli-cação: felicidade é um agora que não tempressa nenhuma de passar. Ah, e é mes-mo! E sei que cada um aqui presente sesente assim ao celebrar essa vitória devocês!

Sei que palavras como angústia, soli-dão, desespero, até mesmo raiva, se fize-ram presentes ao longo desses anos. Masuma certeza que tenho é a de que, de tudoisso, a impressão mais forte é do amor eda amizade, que deixarão saudade.

Encerro dizendo que o meu desejomais legítimo nesse momento é que mi-nhas esperanças se concretizem em suasações e que a felicidade de vocês, ao lon-go da vida, seja tão grande quanto a des-se momento, ou ainda maior. Na verdade,espero que ser feliz os consuma tanto, quevocês não tenham tempo para mais nada!

*Pr ofessora da UFV-Florestal

Mensagens dehomenageados

Desde 2012 acompanhei o es-forço de vocês nesta conquista.Sou testemunha dos momentos dededicação e de enrolação. Mas vique, ano após ano, vocês se em-penharam para alcançar este ob-jetivo. Fico tão orgulhosa que sin-to que a vitória de vocês é umpouco minha também. Podem tercerteza de que vou sentir sauda-des. Desejo que esta vitória sejao início de muitas outras conquis-tas. Parabéns!!!

Adriana VentolaAdministração

A turma de vocês foi muito es-pecial para mim. Iniciamos o cur-so com muitas restrições. Bata-lhamos, acreditamos e nos dedi-camos juntos. E vocês chegaramà formatura com muito louvor!Vejo no olhar de cada um que, aolongo do curso, vocês amadure-ceram. Tornaram-se profissionais,com competência e visão crítica.Que a formatura seja apenas maisum passo em suas jornadas decrescimento pessoal e que seusconhecimentos contribuam paraum mundo melhor!

Mariana MayumiAdministração

Você merece! Conserve suamente jovem e aberta para sem-pre, pois a essência nunca enve-lhecerá! Agradeça àqueles que seesforçaram para que você alcan-çasse seu objetivo. Não se esque-ça de ser manso e humilde de co-ração, como Jesus, aquele jovemnazareno que tanto nos ensinou.Mas, também, sempre relembreas suas respostas duras, quandoforam necessárias. Se existir su-jeira no mundo, que seja da por-ta (do seu lar e do seu ser) parafora. Para dentro, temos certe-za, você se prepara, com a gra-ça de Deus! E, assim, ajudesempre na limpeza!

Marihus Altoé BaldottoAgronomia

Hoje é um dia especial, para-béns. Que diante da pressão con-temporânea para as escolhas ten-denciosas entre o bem e o mal,haja sempre a inquietação da re-flexão e decisão pelo bom exem-plo. Que os valores éticos funda-mentais ganhem, em sua práticapedagógica, sua família e seu en-torno, o significado da consciên-cia para a melhor convivência dacoletividade, negando o plágio, adeformação com a vaidade e rea-firmando sempre o respeito e asvirtudes a ele associadas.

Afonso Timão SimplícioEducação Física

REITORA

Nilda de Fátima Ferreira Soares

VICE-REITOR

João Carlos Cardoso Galvão

COORDENADORA DE

COMUNICAÇÃO SOCIAL (CCS)

Kátia Fraga

DIVISÃO DE JORNALISMO/CCS

PRODUÇÃO E REDAÇÃO

Fernanda Pessoa

EDIÇÃO

Adriana Passos

(Reg. Prof. 3400-MTb-MG)

DESIGNER GRÁFICO

Már cio Jacob

IMPRESSÃO

Editora UFV

Divisão Gráfica Universitária

DIRETORA EDITORA UFV

Daniela Alves de Alves

DIVISÃO DE GRÁFICA

UNIVERSITÁRIA

José Paulo de Freitas

Page 3: E:\Formatura - Florestal\JORNAL

3UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Julho de 2015

Mensagem do diretor Antônio Cézar Pereira Calil

A Colação de Grau representa paravocês um dos momentos mágicose inesquecíveis, que marcarão suas vi-das para sempre. Ser diplomado pelaUFV significa estar de posse de umadas credenciais nacionais mais fortesem favor da superação dos obstáculosno mundo do trabalho e no exercíciode funções estratégicas, com vistas àmelhoria da qualidade de vida do povobrasileiro.

A UFV, nos seus quase 89 anos dehistória, é uma instituição diferente nomodo de ser. Aqui, vivenciamos umasinergia e uma interação permanentesentre discentes, docentes e funcioná-rios. Sob a égide da excelência, nossauniversidade é diferenciada na manei-ra de cumprir com a sua missãoeducativa de formar e informar pormeio do desempenho, com qualidade,de suas funções de Ensino, Pesquisa eExtensão. Além disso, cria oportuni-dades para o crescimento e amadure-cimento profissional de seus alunos,justificando plenamente o investimen-to público com altíssimo retorno paraa sociedade brasileira.

Aos pais e familiares que nos dei-xaram, por um determinado tempo, osseus filhos em uma fase importante desuas vidas, afirmamos que a escolha nãofoi por acaso. Confiaram e acreditaram,sobremaneira, na qualidade do traba-lho realizado pela UFV, instituição re-conhecidamente competente na forma-ção de cidadãos e empreendedora na

preparação técnica de profissionais.Agradecidos pela confiança e por

ter contribuído significativamente comsua formação pessoal e profissional,estamos repassando aos familiares osseus filhos com a marca indelével eforte da UFV.

Acreditamos e temos lutado incan-savelmente pela inserção cada vezmaior de jovens no ensino superior.Mais do que vagas, porém, precisamosgarantir ao ingressante a permanên-cia com qualidade na instituição. Porser um problema atrelado a múltiplascausas, a evasão na universidadebrasileira requer nossa atenção e esfor-ço para a sua superação. Precisamosenfrentá-la com criatividade pedagó-gica, seja por meio de programas deacompanhamento do discente, seja coma utilização de novas e adequadas

metodologias e de avanços nas propos-tas curriculares.

A UFV já trabalha efetivamente nadefinição e operacionalização de umconjunto de ações para um programapedagógico especial denominado Pro-jeto Primeiro Ano, que irá acolher o es-tudante durante este importante perí-odo da vida universitária. O projetoterá ações coordenadas de acompanha-mento acadêmico e incentivo à parti-cipação do estudante em atividadesesportivas, culturais e de interaçãocom a comunidade.

Com a participação de professores,estudantes e funcionários, cumprire-mos as tarefas que priorizamos paramais uma gestão da UFV. Com a aju-da de todos, queremos não apenas ele-var a UFV a patamares acadêmicosainda mais altos do saber, do conhecer,do agir e do vencer, como também con-tribuir, de modo eficiente, parao desenvolvimento social e humano denosso País.

Vivemos e administramos hojeuma universidade multicampi, comárea física total de aproximadamen-te 4.200 hectares e 430 mil metrosquadrados de área construída, que con-ta com infraestrutura moderna e emconstante processo de manutenção eaprimoramento. Somos uma comuni-dade com cerca de 22 mil estudan-tes nos campi de Viçosa, Rio Paranai-ba e Florestal, sendo 5.783 alunosde pós-graduação. Nosso corpo

docente é integrado por cerca de 1.200professores, com formação acadêmicanotável, já que mais de 900 deles (oque equivale a 77%) possuem o títulode doutor. Nosso quadro técnico-administrativo supera 2.400 servido-res, que trabalham com competência,zelo e espírito público. Somos, portan-to, uma comunidade de mais de 25 milpessoas dedicadas ao ensino, à pesqui-sa e à extensão.

Neste projeto coletivo de constru-ção de uma Universidade de qualida-de, agradecemos penhoradamente aosprofessores e servidores da UFV peladedicação, zelo e amor que devotam àInstituição, recentemente classificadapelos indicadores do CensoUniversitário como uma das melhoresdo País. O sucesso alcançado é frutodireto da participação e do desempe-nho de todos no dia a dia da UFV. Sema presença e a ajuda deles, a tarefa deadministrar a Universidade torna-se uma missão impossível.

Aos nossos queridos formandos,parabéns por mais esta etapavencida. Voltem sempre que pude-rem, quiserem e/ou precisarem. AUFV estará sempre de braços aber-tos para acolhê-los. Lembrem-sesempre de ter “fé na vida, fé no ho-mem, fé no que virá. Nós podemostudo, nós podemos mais, vamos láfazer o que será”.

Sejam muito felizes.

Inicialmente, gostaria de cumpri-mentar e parabenizar todos os forman-dos e seus familiares, partícipes des-ta caminhada e merecedores deste re-conhecimento. A Universidade Fede-ral de Viçosa – campus Florestal agra-dece a todos pela escolha de nossa Es-cola para a realização de seu curso degraduação, concretizada na formatu-ra que hoje solenizamos.

A vida é vitoriosa quando é feitade conquistas, e vocês, que aqui che-garam há cinco anos, empreenderamuma caminhada com grande esforço e

Mensagem da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares

dedicação, reconhecidos, hoje, pelorecebimento de um diploma, que tam-pouco deve significar apenas a capa-citação técnica que lhes é conferidaatravés de um curso superior, mas éprincipalmente uma história marcadapelo crescimento intelectual de vocês,especialmente como cidadãos.

Durante esse tempo aqui na Uni-versidade, vocês interagiram aprenden-do, discutindo, questionando, discor-dando, criticando, construindo, atravésdessas atitudes, um laço que congregauma formação indivisível, uma vez queintegra a formação de uma história in-dividual, coletiva e institucional. A ex-periência adquirida, nesses anos, oscapacitou para serem protagonistas deum novo tempo, para que, no âmbito deformação de cada um, vocês possamcontribuir para a construção de um Bra-sil cada vez mais justo e melhor, espe-cialmente se colocarmos para refle-xão, aqui, a atual situação socioeco-nômica do país, em que casos, comoo Petrolão, os escândalos de evasãofiscal da Receita Federal e da Recei-ta Estadual do Paraná, devem ser ex-tirpados do cotidiano do país.

Não podemos deixar de agradecerao povo brasileiro, constituído de cadatrabalhador e de cada trabalhadora,que são os principais mantenedores denossas escolas, através da arrecada-ção dos impostos que lhes são cobra-dos, já que sabemos que o Brasil pos-sui uma das maiores cargas tributári-as do mundo. Aproveito, também, parafazer um agradecimento à administra-ção superior da UFV, à administraçãodo nosso campus, aos colegas docen-tes e aos servidores técnico-adminis-trativos, pela dedicação e zelo na for-mação de nossos alunos, como tam-bém nas ações de consolidação denosso campus. Temos a consciência deque essa consolidação se concretizaráa partir de um trabalho interminável,uma vez que a busca de excelência noEnsino, na Pesquisa e na Extensão éum compromisso constante e perma-nente, sendo, portanto, infindável emseu propósito para o alcance desta tãoesperada excelência.

Por fim, queridos formandos, aoencerrar esse meu pronunciamento,não posso fazê-lo sem desejar que se-jam muito felizes. Minha experiência

de vida permite afirmar que apenas osucesso profissional é incapaz de pro-porcionar tal felicidade. Há um enor-me número de pessoas que são bem-sucedidas na vida, e, ainda assim, semantêm extremamente infelizes.Como afirmou Albert Einstein: “Deusnão joga dados”. Assim, fomos cria-dos para cumprir um propósito devida mais amplo, baseado na vivên-cia de valores morais, éticos e religi-osos, com o grande compromisso deservir ao próximo. Também nos aju-dará muito na compreensão da pro-fundidade dessa questão, refletidanesta missão que se concretiza, aspalavras de Abraham Lincoln, asquais deixo-lhes como propósito depermanente reflexão, para toda a vida:“Deus certamente não teria criado ohomem para que este existisse somen-te por um dia. O homem foi feito paraa imortalidade”.

Que sejamos, portanto, cada vezmelhores na vivência dessa imorta-lidade, presente que Deus genero-sa, sábia, divina e benevolentemen-te nos concedeu. Parabéns e felici-dades a todos!

Mensagens dehomenageados

Gostaria de agradecer a home-nagem que recebi de vocês, ela fi-cará gravada para sempre no meucoração. A partir de agora vocêsestão aptos para analisar critica-mente a realidade social e nela in-tervir acadêmica e profissional-mente, possibilitando um atendi-mento de qualidade e humaniza-do à sociedade. Tenham todos vo-cês um futuro repleto de paz, saú-de e sucesso.

Ricardo TrigoEducação Física

Gostaria de parabenizar as for-mandas em Engenharia de Alimen-tos pela grande conquista. Sei queforam muitos obstáculos e muitosdesafios, mas o gosto da vitória nãoseria tão bom se não existissem es-sas dificuldades. Desejo a vocês umexcelente futuro profissional e tam-bém muitas felicidades na vida pes-soal. Que Deus continue guiando ospassos de vocês nessa nova jorna-da que se inicia. Felicidades!

Fábio TakahashiEngenharia de Alimentos

O tão sonhado dia chegou! Nes-te percurso muitas noites mal dor-midas, muitos fins de semana dededicação, presença certa todas asnoites na UFV, a não ser que umamãe, um filho ou amigo precisas-sem de você. Você venceu! Termi-nou o curso superior de Química?Não só isso: venceu as expectativas,as adversidades, você foi esposa,mãe, filha e uma estudante espeta-cular, guerreira sempre! Parabénspor tudo que é e por tudo que setornou. Desejo muito sucesso paratoda a vida. Conte sempre comigo!

Juliana Cristina TristãoQuímica

Caros alunos, obrigado pela ho-menagem! Aprendi muito com vo-cês neste curto espaço de tempo emque estivemos juntos e tambémpude ver o crescimento de cada um.Vi vocês conquistarem o amadu-recimento profissional e a confian-ça em si mesmos. Nesta pequenajornada, trabalhamos também osconceitos éticos e morais que regema vida pessoal e profissional. Senti-me honrado em ver que vocês, alémde excelentes profissionais, são tam-bém pessoas dignas, que certamen-te vão colaborar para o crescimen-to da comunidade em que atuam.Abraços a todos e sucesso na novavida que se inicia.

Antônio Carlos Fava BarrosTecnologia em Análise de

Sistemas

Page 4: E:\Formatura - Florestal\JORNAL

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSAJulho de 2015

Discurso dos oradores*Nesse instante, temos a tarefa árdua

de colocar em um discurso tudo o que osúltimos quatro anos representaram paracada um de nós. Nós, formandos, temos ahonra de concluir o curso de graduaçãoem uma das melhores universidades des-te país. O fato é que isto foi fruto de umadas escolhas mais importantes que fize-mos. Éramos ingênuos, ao ponto de pen-sar que o vestibular seria o obstáculo maisdifícil a ser ultrapassado. Na verdade, esseera só o primeiro de muitos obstáculos, etambém a nossa primeira vitória.

Agradecemos a Deus, por nos con-ceder a graça da sabedoria, por meio daqual conseguimos explorar todo o nos-so potencial, trazendo benefícios à hu-manidade.

Agradecemos aos nossos pais, portudo que fizeram por nós. Por terem sidopacientes nas horas mais difíceis desta ca-minhada. Com a maior força da nature-za, que é o amor, nos aguentaram quandonós mesmos não conseguíamos os 59,5para o Sapiens arredondar; nas noites emclaro, com muito café e pó de guaraná;naqueles domingos em família que tínha-mos que ficar estudando, e, até mesmo,naqueles dias de ressaca, que não conse-guíamos nem falar. Então, pais, dizer quenós os amamos é muito pouco pra descre-ver o que vocês fizeram por nós. Não hápalavras, nem discurso, para expressaresse sentimento tão grandioso que senti-mos por vocês. Vale ressaltar “Nós AMA-MOS vocês”.

Chegamos aqui com muito esforço ededicação. Parte dos formandos é compos-ta por pessoas daqui da região, uma gran-de maioria teve que acostumar com a novarotina de aulas, pois trabalhar o dia todoe ainda fazer uma graduação não é praqualquer um. Se formos ao passado, lá noprimeiro dia de aula, alguns chegaramaqui muito ingênuos. Tudo era sinal demedo, mas, ao mesmo tempo, novo e afelicidade transbordava. Os anos forampassando e aprendemos a fazer orçamen-tos, a fazer compras, a cozinhar e, atémesmo, lavar roupa. Muitos tiveram queaprender na marra que o sinônimo de boasnotas era abrir mão de festas e de noitesde sono.

Além de toda a bagagem intelectualque carregamos, temos aprendizados pes-soais. Parte fundamental de nosso cresci-mento pessoal foi o convívio com pesso-as de vários lugares, que cresceram comvalores e costumes diferentes. E digo hojeque tudo isso valeu a pena.

Tivemos vários sentimentos nestepercurso, como empolgação com as pro-messas de que o próximo semestre seriamelhor; com as tardes e finais de semanade trabalho em grupo, que sempre acaba-vam em cachorro quente ou uma cervejabem gelada; noites de sono perdidas porcausa das disciplinas de análises, cálcu-los, estatísticas, contabilidades; os aben-

çoados TCCs; sentimentos como medo daúltima prova, medo da reprovação, de nãoformar, de não entregar o TCC a tempo.Tivemos também alegrias quando todosesses sufocos acabavam; tristezas de dei-xar alguns amigos e pessoas que gosta-mos para trás; raiva do professor que im-plicava demais e daqueles relatórios deaulas práticas que não acabavam e dasinúmeras listas de exercícios. Enfim, hojeesses sentimentos se tornaram históriaspara contar aos parentes, novos amigos enos encontros casuais com os amigos dafaculdade. Afinal de contas, os anos dafaculdade são os melhores.

Ah!!!!!! Os professores....E não podemos esquecer de agrade-

cer aos nossos professores em uma épocaem que os valores estão invertidos e elesperdem a sua valorização na sociedade.Vocês não sabem o quanto contribuíramna nossa formação, nos dando apoio efazendo as “n” cobranças pessoais e pro-fissionais.

É difícil expressar aqui tudo o quenos ensinaram. As lições de vida vãomuito além dos erros e do que caiu naprova. Hoje, parabenizamos a cada umpelas suas lutas diárias para chegar atéaqui. Dói pensar que somente uma par-cela da população terá o privilégio de tera mesma formação que nós. Num mundode inversão de valores, os professores nãoocupam a posição de destaque que deve-riam ocupar em qualquer outro país quepreze por uma boa educação.

E como dizia Erasmo: “a primeirafase do saber é amar nossos professores”.Com isso, somos muito gratos a vocês,por tudo que fizeram por nós.

É com o coração apertado, que al-guns contam os minutos para que o solnão se ponha. Outros sentem profunda-mente a ausência de alguém com quemtudo começou. Sentimos ainda deixartudo o que vivemos aqui e seguir comuma nova história, que há de ser bela, emqualquer canto que o nosso coração nosmandar. E agradecemos de coração a pre-sença de todos na plateia, pois, sem oapoio de vocês, muitos de nós não estarí-amos aqui hoje. E agradecemos aos pro-fessores que deixaram um pouco de si emnós. E levaremos todos em memória a sa-tisfação de dever cumprido!

Ninguém disse que seria fácil, masquando se faz o que se ama, alma e cora-ção fluem com facilidade. Facilidade e sen-sibilidade para perceber a importância decada ser humano que passa por nossas vi-das. E ainda que, com inúmeras diferen-ças, nós conseguimos. Deixamos um pou-co de nós em cada um desses corações, hojeaflitos, apertados, emocionados, vivendoum paradoxo de sentimentos. E levaremoscada um conosco até o fim.

*Paula Cristina Fernandes (Administração)*Aurélio de Aquino Araújo

(Matemática - Licenciatura)

Ana Luiza dos Santos NascimentoAdministração

Um grande sonho se concretiza! Foram quatroanos e meio intensos, porém, muito felizes! Agrade-ço a todos que compartilharam diversos momentoscomigo na UFV-CAF. Com certeza sou uma pessoamelhor depois da graduação e de tudo que vivi du-rante esse tempo. Vou sentir saudades, mas guardocomigo tudo que aprendi e os amigos que fiz. Obri-gada UFV-CAF, por essa oportunidade única!

Débora Pinto AlmeidaAdministração

Conviver é uma atitude que precisa ser muitobem administrada em todos os âmbitos de nossavida. Valorizar e reconhecer o que temos de melhoré imprescindível para que sejamos grandes sereshumanos.

Hoje, vivo um momento de alegria, que, comcerteza, vocês, professores, fazem parte da trajetó-ria até aqui percorrida. Pelas alegrias e tristezas, pelaindividualidade incontestável, pela amizade e res-peito, quero agradecer, não somente por terem pro-porcionado a ampliação do conhecimento, mas pelaexperiência de vida diária, com a qual cresci aindamais.

É momento de festejar a vitória alcançada,momento de despedidas, momento de agradecimen-tos, momento de parar no tempo e relembrar o fil-me construído durante o caminho percorrido e re-fletir que esse é primeiro degrau dentre vários ou-tros que virão.

Fernanda Juliana da SilvaCiências Biológicas - Licenciatura

A graduação na UFV – campus Florestal foi,para mim, uma época muito marcante. Tudo quevivi e aprendi aqui certamente levarei para toda avida. Hoje, só tenho a agradecer à minha família,aos professores, funcionários e, especialmente, aosmeus amigos do curso de Ciências Biológicas. De-sejo a todos muita sorte na nova caminhada, a co-lheita de bons frutos na profissão e na vida. Enfim,formamos!!!

Franciele Aparecida ChavesAdministração

Até que enfim chegou a tão sonhada formatu-ra! Nestes quatro anos e meio houve momentos bonse outros não tão bons... Foram noites mal dormi-

das, preocupações, sacrifícios, tantos seminários,textos e provas... Mas tudo valeu a pena, só pelabeleza deste momento. A formatura é a coroação doesforço e da dedicação. Que o futuro nos reservesurpresas e, com certeza, nos mostre que nada é emvão quando feito com amor...

Franciele Fátima Dutra BárbaraMatemática - Licenciatura

Foram noites sem dormir, dias inteiros na Uni-versidade, lágrimas, sorrisos, abraços, despedidas...Hoje, estamos aqui, a um passo de comemorar maisuma batalha vencida. Todo agradecimento a nossafamília, amigos e mestres será pouco, diante de tudoque nos proporcionaram ao longo desses anos. Ficao sentimento do dever cumprido e a promessa de quefaremos jus ao diploma que carregamos.

Gustavo Resende RiosCiências Biológicas - Licenciatura

Tenho enorme satisfação por estar realizandomeu sonho em uma das melhores IES do País. NaUFV - Campus Florestal foi possível contar comexcelentes profissionais, que contribuíram muitopara a minha formação. Meus sinceros agradecimen-tos a eles e aos amigos e familiares, aos quais dedi-co esta vitória. Muito feliz por ter buscado e con-cluído o meu objetivo. Orgulho de ter a UFV prasempre na minha história!

Kar en Cecilia Pereira DiasEducação Física - Licenciatura

No início, era apenas um ideal em comum;éramos pessoas diferentes, dos mais diversos can-tos, cheias de sonhos, inseguranças e sorrisos, apercorrer um longo caminho. Caminho esse que, acada dia, se tornava uma incrível jornada pelo co-nhecimento. Passamos por momentos de dificulda-de, horas de problemas que pareciam não ter fim.Mas estávamos ali, firmes em nossos propósitos.Lutamos! E hoje vencemos! Estamos preparadospara o amanhã. A alegria é infinita, as boas lem-branças jamais serão esquecidas! E o futuro? Esteainda nos reserva muito mais. Nossa história estáapenas começando.

Kar en Marinho ValadaresAdministração

Este é o momento mais esperado, a formatu-ra! Apesar da grande expectativa, são muitas incer-tezas do que vêm pela frente. Afinal, esta é só mais

Com a palavra, os formandosuma etapa cumprida. Agradeço a todas as pessoasque fizeram parte deste momento tão importante.Que venham os novos desafios, as novas tentativase os próximos momentos de sucesso. Que o apren-dizado adquirido abra portas e as amizades feitaspermaneçam.

Leonardo Ferreira Rocha SouzaAdministração

Foram quatro anos e meio estudando na UFV-CAF. Estudar nesta instituição foi uma honra. Du-rante esse tempo, tive a oportunidade de ser bolsistana EAD e ter um projeto de extensão aprovado portrês anos consecutivos graças às minhas orientadoras(Mayumi e Ventola). A formação que tive é inega-velmente de extrema importância para minha vidaacadêmica e profissional. UFV SEM LIMITES.

Patrícia Gonçalves de FreitasAdministração

A Universidade Federal de Viçosa – campusFlorestal me proporcionou momentos únicos nes-tes últimos quatro anos e meio. Momentos estesque estarão eternamente guardados na memória. Sótenho a agradecer a Deus por ter me proporcionadoentrar na universidade federal e, melhor ainda, nacidade que tanto amo. Cidade onde fui criada e ondemoram todos meus familiares. Ser uma formandado curso de Administração é uma grande conquistana minha vida.

Samara Cristina dos SantosAdministração

No princípio, tudo era incerteza. Mas, hoje,me sinto privilegiada por ter tido a oportunidade deser graduanda em minha cidade natal. Assim, sabe-mos que os sonhos que traçamos durante o curso seconcretizaram e, neste momento, podemos afirmarque somos vencedores! Após esta formatura, usareio meu título e levarei comigo todo o conhecimentoque adquiri aqui, para honrar, representar e mostrara todos que a Universidade Federal de Viçosa - cam-pus Florestal é a melhor Universidade do mundo.

Sara Belmonte ResendeMatemática - Licenciatura

Enfim, chegou o grande dia! Estou extremamen-te feliz por ter chegado até aqui... Agradeço a Deuspor essa vitória. Aos meus pais, Andréia e Antônio,pelo apoio e dedicação. À minha sobrinha Emanuel-le, pelos momentos de alegria. Aos meus irmãos, Dar-lene e Israel, pelo carinho. Obrigada a todos que con-tribuíram para minha formação. Espero que esta for-matura seja um sucesso para todos nós!