efemÉrides - instituto do ceará · - o plano estratégico de fortaleza e sua região...

24
EFEMÉRIDES m m m m

Upload: tranhanh

Post on 02-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EFEMÉRIDES

m m

m m

Datas e fatos para a história do Ceará(1998-1999)

Miguel Ângelo de Azevedo (nirez)*

1998

Janeiro

01 - A Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - RFFSA, Malha Nordeste, que compreende de São Luís do Maranhão até o sul de Ala-goas, passa para o controle da Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN, assumindo a direção o engenheiro Wagner Bittencourt.19 - Começa a funcionar o novo Mercado Público (Mercado Central) construído na Avenida Alberto Nepomuceno nº 199, em frente à 10ª Re-gião Militar. Para construí-lo, foram derrubadas mais de uma dezena de casas históricas, as mais antigas da Cidade. Foi arquiteto Luís Fiúza. Na verdade não é um mercado central, mas um “shopping” de artesanato.20 - Pelo Decreto nº 10.229, publicado no Diário Oficial do Município - Diom nº 11.277, é criada a Escola Fundamental Ambiental Herbert de Sousa, na Rua São José nº 1599, Santa Cecília.25 - Eleitos Rei Momo: Djani Pinheiro Landim; Rainha do Carnaval: Francisca Izamar Gomes Vieira no anfiteatro da Fundação Cultural de Fortaleza. É a quarta vez consecutiva que Djani reina no carnaval.28 - Morre, aos 72 anos de idade, o médico George Benevides Medei-ros, cearense de Lavras da Mangabeira, nascido em 07/11/1925.

* Sócio Efetivo do Instituto do Ceará.

Revista do Instituto do Ceará - 2013252

29 - Morre, em Fortaleza, o pesquisador em meteorologia Julian Fer-reira Lima Hull, que prosseguia os estudos de seu pai, Mr. Francis Hull, em torno das secas do Nordeste. Julian Ferreira Lima Hull era profes-sor do Colégio Militar de Fortaleza e do Departamento de Geociências da Fafice. Foi sepultado no cemitério Parque da Paz.30 - A Companhia de Telecomunicações do Ceará – Teleceará – é dividi-da em duas empresas independentes, a Teleceará e a Teleceará Celular.

Fevereiro

02 - Começa a funcionar, mesmo antes da inauguração, o novo Fórum Clóvis Beviláqua, na Avenida Washington Soares, esquina com Aveni-da Desembargador Floriano Benevides nº 220, na Água Fria.06 - Véspera da data marcada para sua inauguração, começa a funcio-nar, com o vôo nº 558/559 da TAM, procedente de Campinas, SP, a nova gare do Aeroporto Pinto Martins, na Avenida Senador Carlos Je-reissati nº 2000.07 - Inaugurado oficialmente o novo Aeroporto Pinto Martins, isto é, a nova gare, no local da antiga estação, no Cocorote, obra executada pela Construtora Queirós Galvão S. A., tendo sido construída, para o acesso, uma nova avenida, ligando o bairro do Montese à BR-116, a Avenida Senador Carlos Jereissati, em cujo nº 2000 fica o aeroporto. O novo terminal tem uma área construída de 36mil m2, com quatro pavimentos, e possibilidade de atender 1.660 passageiros/hora, pátio que comporta 19 aeronaves, sendo sete conectadas diretamente às pontes de embarque (sanfonas) e estacionamento para mil veículos. O aeroporto é o mesmo.11 - Inaugurada, com frentes para a Avenida Tristão Gonçalves e para a Rua 24 de Maio, a Sede Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, em prédio construído por Fujita Engenharia, que havia entregue em janeiro.22 a 24 - Ocorrem os festejos carnavalescos em Fortaleza, com desfile de agremiações e festas nos clubes.25 - O Museu do Ceará é reaberto após reforma, com nova concepção, trazendo palestras, exposições, etc. É o antigo Museu Histórico e An-tropológico que mudou de nome.

253Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

26 - Acontece em Fortaleza um eclipse parcial do sol, cujo ápice foi às 15h48min com 20% da área do sol encoberta pela lua, sendo observa-do no observatório astronômico do Colégio 7 de Setembro pelo físico Heliomárzio Moreira.

Março

04 - Irrompe violento incêndio que destrói a loja RG Móveis, na Aveni-da Tristão Gonçalves.12 - Inaugura-se o Hospital Regional da Unimed, na Avenida Visconde do Rio Branco nº 4000, no São João do Tauape, numa área de 26.904 m2. O projeto é do arquiteto Reginaldo Rangel. A construção havia sido iniciada em março de 1993.- O Departamento de Comunicação Social e Biblioteconomia da UFC lança o primeiro número da revista Olhar Midiático, editada pelo escri-tor Silas de Paula.

Abril

02 - Ocorre, no Rio de Janeiro, RJ, o leilão de privatização da Coelce, que é adquirida pela Distriluz Energia Elétrica S. A., formada pelas Companhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro - Cerj, que passam a re-presentar 51,05% do capital total. Para ser incorporada em 27/09/1999.20 - Morre o médico Joaquim Eduardo de Alencar, ex-diretor do De-partamento Estadual de Saúde, um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Ceará. Foi o primeiro coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da UFC. Formou-se na Bahia em 1934. Nascera em Pacatuba, CE., em 18/04/1912.27 - Substituído o comando da 10ª Região Militar quando assume o general de divisão, Théo Espíndola Basto em substituição ao general de divisão Plínio Abreu Coelho.- Privatizada a Imprensa Oficial do Ceará - IOCE, que é adquirida por 80 dos 238 funcionários da mesma, transformando-a na Imprensa Ofi-cial Cooperativa e Gráfica Ltda.

Revista do Instituto do Ceará - 2013254

Maio

08 - O professor Francisco Ari Othon Sidou assume mais uma vez a presidência da Associação dos Professores do Ensino Superior do Cea-rá – APESC, substituindo o professor Francisco Jorge de Abreu, que é eleito “Presidente de Honra”.13 - Privatizada a Coelce, que passa das mãos do Governo do Esta-do para a Distriluz Energia Elétrica S. A., formada pelas Companhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro - Cerj.17 - Dom Cláudio Hummes despede-se de Fortaleza, deixando o Arce-bispado, por ter sido nomeado arcebispo de São Paulo.22 - Tem novo comandante a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Luís Rafael Mansano, que recebe o comando de José Carlos Quaresma Filho, do mesmo posto.

Junho

05 - Inaugurado o Parque Botânico do Ceará, no município de Caucaia, com 190 km2, criado pelo decreto nº 24.216, de 09/09/1996, com a fina-lidade de desenvolver a preservação ambiental e promover a conscien-tização da ecocidadania. Localiza-se no km 3 da Estrada do Pacheco - CE-090 - e está sob administração da FIEC/SENAI, conforme convênio feito com o governo estadual.07 - O Ceará Sporting Clube vence, pela terceira vez consecutiva, o Campeonato Cearense de Futebol, ao derrotar o Ferroviário Atlético Cearense em partida cujo tempo normal terminou em 2x1 para o Ferrim e a prorrogação 1x0 para o Vovô que assim foi Tri-Campeão.07 - Morre, em Fortaleza, aos 73 anos de idade, o médico Francisco Sampaio de Oliveira, que atuou por vários anos na Assistência Muni-cipal de Fortaleza. Era natural de Quixadá onde nascera a 22/12/1924.24 - Morre, em Fortaleza, o poeta e professor Oscar Costa de Souza (Oscar Costa Sousa), fundador do Colégio Dom Bosco. Nascera em 01/01/1910 em São Benedito, CE, no Sítio Pimenteiras. É pai do com-

255Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

positor José Ednardo Soares Costa Sousa. O autor destas linhas fez os primeiros anos do curso ginasial naquele colégio, sem nada pagar, atendendo um pedido feito pelo professor Romão Filgueira Sampaio.- O Plano Estratégico de Fortaleza e sua Região Metropolitana -Pla-nefor, lança sua publicação, Jornal do Planefor.

Julho

04 - Entra no ar, definitivamente, no canal 22, a TV Diário, do Grupo Edson Queiroz, sob direção do radialista José Edilmar Norões Coelho.17 - Inaugurado o Centro Cultural Banco do Nordeste, sob direção da economista Neuman Fernandes de Resende Matos, no prédio onde fi-cava a administração central do BNB, entre a Rua da Assunção nº 118, Rua Pedro I e Rua Floriano Peixoto nº 941, no Centro.28 - Inaugurado o Edifício Saint Martin Flat, na Avenida da Abolição nº 3340, que abrigará o Hotel Tulip Inn. A construção do prédio esteve a cargo da Construtora Placic Ltda. e Fibra Construções Ltda.29 - No Rio de Janeiro realiza-se o leilão na Bolsa de Valores no qual é privatizada a Teleceará Celular, que passa a ser controlada pelo Con-sórcio Itália Telecom e União Globopar Bradesco (UGB).

Agosto

07 - Aberto o Centro Cultural Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar nº 81, no bairro da Praia de Iracema, compreendendo vários quarteirões entre a Rua Boris, Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste--Oeste), Rua Almirante Jaceguai e Avenida Pessoa Anta, mas sua inau-guração realizou-se posteriormente, quando estava totalmente pronto. Hoje chama-se Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura28 - Morre, em Fortaleza, o alfaiate e cantor Mário Alves, um dos com-ponentes do Trio Nagô. Também foi cantor solo. Nascera em Fortaleza no dia 19/03/1914.31 - Morre, aos 69 anos de idade, o empresário José Gaudêncio Mo-reira, fundador e proprietário da Auto Viação Fortaleza. Era natural

Revista do Instituto do Ceará - 2013256

de Nova Russas onde nascera a 24/01/1929. É hoje nome de rua na Lagoa Redonda.

Setembro

07 - Falece, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o bacharel em direito e empresário Raul Barbosa Carneiro (Raul Carneiro), fortalezense de 15/08/1913. Foi deputado estadual e federal.10 - Assume, pela segunda vez consecutiva, a presidência da Associa-ção Cearense de Imprensa - ACI, o jornalista Stênio Azevedo.24 - Inaugura-se o Museu General Sampaio, na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, na 10ª Região Militar, na Avenida Alberto Ne-pomuceno, foi organizado pela historiadora-militar e também artista plástica Dolores Aquino.25 - Em festa no Ideal Clube, à noite, o Sistema Verdes Mares de Co-municação faz a entrega anual de seu Troféu Sereia de Ouro, sendo esta a 28ª vez, a quatro personalidades: a psicóloga Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, a jornalista Maria Adísia Barros de Sá (Adísia Sá), o humorista Antônio José Rodrigues Cavalcante (Tom Cavalcante) e o médico José Murilo de Carvalho Martins (Murilo Martins).- Instalada a Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, criada em 14/05/1997, tendo à frente a Procuradora de Justiça Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, órgão que atuará como elo entre a população e o governo estadual.

Outubro

02 - Morre, em Fortaleza, o artista plástico Marcos Jussier, filho de Juazeiro do Norte, onde nascera a 17/02/1942.04 - Os eleitores vão às urnas para a escolha do presidente da Repúbli-ca, senador, governador e deputados federais e estaduais. São candida-tos à Presidência da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB); Luís Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Ferreira Gomes (Ciro Gomes) (PPS); Enéas Carneiro (Prona); Brigadeiro Ivan Frota (PMN); Alfredo

257Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

Sirkis (PV); José Maria de Almeida (Zé Maria) (PSTU) João de Deus Barbosa de Jesus(PT do B); Tereza Tinajero Ruiz (PTN); Sérgio Bueno (PSC) e Vasco Azevedo Neto (PSN). Para o Senado os candidatos no Ceará são: Luiz Alberto Vidal Pontes (Luíz Pontes) PSDB); Antônio Paes de Andrade (PMDB); Tarciso Leite ( ); e Raimundo Pereira de Castro (Raimundão) (PSTU). Para governador os candidatos são: Tasso Ribeiro Jereissati (Tasso Jereissati) (PSDB); Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota) (PMDB); José Aírton Félix Cirilo da Sil-va (PT); Reginaldo Moreira ( ) e Valdir ( ).08 - Surge em Fortaleza a Revista Médica da Casa de Saúde e Materni-dade São Raimundo, Ano I, nº 1, que tem como editor Adriano Diogo de Medeiros Júnior, tendo como jornalista responsável Luís Carlos de Carvalho.- Publicado o primeiro número de Acadêmica, revista da Academia de Ciências Sociais do Ceará.

Novembro

09 - Circula o Ano I, nº 1 do Jornal da Rua, da Editora Verdes Ma-res Ltda. Que tem como Diretor Superintendente Pádua Lopes, Diretor Editor Francisco das Chagas Rodrigues (Francisco Bilas), Diretor Co-mercial Francisco Ribeiro e Diretor Industrial A. Capibaribe Neto, com redação na Praça da Imprensa, no Dionísio Torres.19 - Mostra inaugural do Memorial Deputado Pontes Neto, intitulada “História do Parlamento Estadual - As Legislaturas de 1947 a 1966”, organizado pelo ex-deputado Osmar Maia Diógenes (Osmar Diógenes).

Dezembro

05 - Anunciada a extinção da Companhia Feminina da Polícia Militar. O Relações Públicas da PM, coronel Maciel Soares, garante a continui-dade da realização dos concursos para as mulheres.08 - Morre o general-de-brigada Francisco de Assis Araújo Bezerra (Assis Bezerra), ex-Secretário de Segurança. Nascera em Sapé, PB, em 04/10/1910.

Revista do Instituto do Ceará - 2013258

10 - Inaugurada, na Rua Senador Pompeu nº 2445, na Casa Ari de Sá Cavalcante, a Biblioteca de Hermenegildo de Sá Cavalcante, com cerca de 5 mil volumes dos quais 800 são dedicados à obra de Marcel Proust.14 - Lançado o jornal Hoje, da Empresa Jornalística O Povo S. A., que tem como editor executivo Ivonilo Praciano.30 - Após grande reforma, é reinaugurado o Edifício Conselheiro Wal-demar de Alcântara, sede do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, na Rua Oswaldo Cruz nº 1024, na Aldeota, com toda a fachada completamente nova.31 - O general Cândido Vargas Freire exonera-se da Secretaria de Se-gurança Pública e Defesa da Cidadania.- A estimativa populacional de Fortaleza feita pelo IBGE é de 2.056.285 habitantes.

1999

Janeiro

01 - Reconduzido ao cargo de Presidente da República, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Na Vice-Presidência, o pernambucano Marco Antônio de Oliveira Maciel (Marco Maciel) (PMDB).01 - Toma posse, na Assembleia Legislativa, o industrial Tasso Ribei-ro Jereissati (Tasso Jereissati) como Governador do Estado reeleito, sendo seu terceiro mandato, tendo como vice-governador Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras).03 - Morre, aos 72 anos de idade, o professor Sildácio Matos Rocha (Sildácio Rocha), um dos fundadores do Plantão Gramatical. Era cea-rense de Palmácia.04 - Morre, em Fortaleza, vítima de mal de Parkinson, aos 89 anos de idade, o médico, antropólogo e folclorista Florival Alves Seraine (Flo-rival Seraine), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras - ACL, onde seu corpo é velado. Era paraense nascido em Viseu, no dia 19/04/1910.06 - Assume a Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania

259Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

do Ceará - SSPDC, o general-de-brigada João Crisóstomo de Sousa, em substituição ao general de divisão Cândido Vargas Freire.07 - Toma posse, às 10h, no comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel-aviador Carlos Alberto Vieira, em substituição a João Carlos Franco de Sousa, do mesmo posto.07 - Morre, em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o jornalista e produtor radiofônico César de Castro Coelho, vítima de insuficiência respirató-ria, sendo seu corpo velado no Sindicato dos Jornalistas e sepultado no Cemitério Parque da Paz.08 - Liminar expedida pelo juiz Francisco das Chagas Barreto Al-ves, garante a realização, mesmo fora da lei federal, do Código de Posturas (Lei nº 5.530) e da recente lei municipal (nº 8.219), do malfadado pré-carnaval na Avenida Beira-Mar. Inexiste a cidada-nia em Fortaleza.11 - Morre, aos 82 anos de idade, o jornalista e educador João de Medei-ros Calmon (João Calmon), ex-superintendente dos Diários Associados.13 - Chega a Fortaleza, a fim de proferir a palestra “Educação e Cidada-nia - A Construção do Novo Homem”, o teólogo Leonardo Boff.14 - Incêndio irrompe no Monte Castelo, atingindo uma das maiores su-catas de Fortaleza, a sucata Chico Alves, na Avenida Sargento Hermínio nº 668, destruindo-a parcialmente graças à ação do Corpo de Bombei-ros que chegou logo ao local.15 - Inauguram-se as novas instalações da Escola Superior de Magis-tratura do Ceará - Esmec, ao lado do Fórum Clóvis Bevilaqua. Na ocasião seis personalidades foram agraciadas com a Medalha do Mé-rito Judiciário Clóvis Bevilaqua do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC.22 - O Centro de Operações Policiais Militares – Copom - é reestrutu-rado passando a denominar-se Centro Integrado de Operações de Se-gurança - Ciops, no mesmo local, o quartel da Praça José Bonifácio.28 - Lançado no Ideal Clube o livro A Guerra dos Panfletos - Maloquei-ros versus Cafinfins, de autoria do Professor Waldy Sombra.30 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, a Irmã Alice, que atu-ava no Padre Andrade e adjacências. Era pernambucana e chegou em Fortaleza em 1972, quando iniciou seus trabalhos de evangelização dos

Revista do Instituto do Ceará - 2013260

excluídos. Foi ela a responsável pela criação do Projeto Pequeno Mun-do. Foi sepultada no Cemitério Parque da Paz.

Fevereiro

01 - A Assembleia Legislativa dá posse, pela manhã, aos 46 parlamen-tares estaduais eleitos no pleito de outubro de 1998.01 - Assume a presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC, a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, substi-tuindo José Maria de Melo, que assume a Corregedoria Geral da Jus-tiça.04 - A Associação dos Cronistas Carnavalescos do Ceará apresenta à imprensa, na sede do Sindicato dos Jornalistas, o novo Rei Momo do carnaval cearense, Clóvis Moraes, e a Rainha do Carnaval, Renata Suyelleu.14 a 16 - O carnaval ocorre normalmente na cidade.16 - Em plena terça-feira de carnaval, na Avenida Domingos Olím-pio, morre, após ser entrevistado pela Rádio Dragão do Mar, o cantor Luís Bernardo Filho (Nosinho Silva), cognominado “o malabarista do ritmo”, aos 63 anos de idade, que atuou por muitos anos nos palcos cearenses. Seu corpo ficou no IML até ser procurado pela família. O enterro acontece às 10h, no cemitério São João Batista, no dia 18. Nozi-nho ficou conhecido pelas participações em programas de auditório na Ceará Rádio Clube (PRE-9) e Rádio Iracema. Nascera em Fortaleza, a 04/07/1935.20 - Morre, aos 72 anos de idade, o jornalista e professor Nemésio Dias Silva, vítima de parada cárdio-respiratória, na Casa de Saúde São Rai-mundo. Foi sepultado no dia 21 no Cemitério Parque Bom Jardim.22 - Toma posse no cargo de Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de mar e guerra Roberto Coelho Lima, que recebeu o cargo das mãos de capitão de fragata Carlos Renato Seabra de Almeida.- No Aeroporto Pinto Martins, é colocada uma herma de um aviador como se fora Pinto Martins, mas não há nenhuma semelhança com o mesmo. O busto é muito bem feito, uma verdadeira obra de arte, mas não é Pinto Martins.

261Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

Março

03 - Abertura do Seminário sobre a vida e a obra de Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), com o professor Plácido Cidade Nuvens, nas comemorações dos 90 anos do poeta. No dia 04/03/1999, prossegue o Seminário, com o professor Tadeu Feitosa, e no dia 5 às 11h, a sole-nidade de inauguração do Memorial Patativa do Assaré, da adutora de Assaré e às 12h a solenidade de entrega ao poeta, do Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará - UECe, lançamento de seu livro Inspiração Nordestina e, finalmente, o encerramento do Seminário sobre a vida e a obra de Patativa do Assaré, com o professor Gilmar de Carvalho.03 - Morre, em Fortaleza, aos 61 anos de idade, o advogado e ex-depu-tado estadual Antônio Eufrasino Neto, presidente do Tribunal de Con-tas dos Municípios - TCM, no Instituto José Frota, vítima de desastre automobilístico na estrada CE-040. Seu sepultamento ocorre em Poran-ga, cidade que o viu nascer a 06/05/1937.11 - Morre, em Fortaleza, aos 98 anos de idade, o ator teatral, radioator e humorista Clóvis Pereira Mathias (Clóvis Matias). Nascera a 12/08/1913 na Rua da Trindade (atual Rua Sólon Pinheiro), em Fortaleza.24 - Toma posse como Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, em grande solenidade, na Cate-dral Metropolitana de Fortaleza.

Abril

05 - O Instituto do Câncer do Ceará inicia suas atividades mesmo antes de sua inauguração. Sua construção foi iniciada em janeiro de 1996 e o prédio ficou concluído em junho de 1998. Não iniciou imediatamente suas atividades, pela falta de equipamentos.06 - A superintendente do Detran, Maísa Parente, pede demissão do cargo durante audiência da Assembleia Legislativa, sobre recebimento de propinas naquela repartição.11 - Inaugurada às 11h a Avenida Zezé Diogo, trecho entre a Rua Ismael Pordeus e a Rua Renato Braga Coutinho, na Praia do Futuro.

Revista do Instituto do Ceará - 2013262

14 - Assume Alexandre Neves Moreira, novo superintendente do De-partamento Estadual de Trânsito - Detran - substituindo Maisa Parente.15 - O Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, na Avenida Os-valdo Studart, na Gameleira, passa a ser administrado pela Socicam Terminais Rodoviários, empresa paulista. Até então vinha sendo ad-ministrado pelo Departamento de Edificações, Rodovias e Transpor-tes - DERT.15 - Inaugurado o 50º Salão de Abril, no Espaço Cultural do Palácio da Abolição, promovido pela Fundação Cultural de Fortaleza. Apesar de ser o 50º Salão, não são 50 anos de Salão, mas 56 anos, pois houve alguns anos em que ele não existiu. O 1º foi em 1943, o 2º, em 1946. Em 1958 houve outra interrupção, voltando em 1964. Por vários anos teve sua numeração errada.19 - Inaugurada pelo Governo Estadual a Escola de Ensino Médio Li-ceu do Conjunto Ceará, na Rua 11, 39-A nº 10, Quarta Etapa do Con-junto Ceará.19 - Inaugura-se a Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, na Avenida Washington Soares nº 7702, no Sítio São José.19 - A Escola de Ensino Médio Liceu de Vila Velha, na Avenida L, nº 840, na Barra do Ceará, é inaugurada pelo Governo Estadual.23 - Exonerado o comandante geral da Polícia Militar do Ceará - PMC, coronel Francisco Mauro Alves Benevides, sendo apontado para substi-tuí-lo o coronel Francisco Justino Ribeiro Neto.26 - Toma posse no comando da Polícia Militar do Ceará - PMC - o co-ronel PM Francisco Justino Ribeiro Neto, em substituição a Francisco Mauro Alves Benevides, do mesmo posto. Toma posse também no cargo de sub-comandante, o coronel Adaílton Magalhães.27 - Inauguração do Memorial Fotográfico do Transporte Coletivo de Passageiros do Ceará, com exposição de fotografias do Arquivo Nirez e outras fontes, em prédio do SEST/SENAT na Rua Dona Leopoldina nº 1050, 3º andar, promoção da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão - Cepimar.27 - Durante tempestade, na madrugada, um raio atinge a torre da Igre-ja de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América, danificando-a. A forte chuva mediu 74mm.

263Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

28 - Após um período experimental de oito meses, inaugura-se e entra em pleno funcionamento, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 30 mil m2 divididos em salas de exposições, cinemas, teatro, anfiteatro, auditório, planetário, café, ateliê de arte, salas de aulas e espaços para “shows”. Dentro do Centro, são também inaugurados o Planetário Ru-bens de Azevedo, pelo próprio, e o Anfiteatro Ministro Sérgio Mota. Os arquitetos foram Antônio Fausto Nilo Costa Júnior e Delberg Ponce de Leon. Localiza-se na Rua Dragão do Mar nº 81, na Praia de Iracema.29 - Inaugura-se, em Aquiraz, a Usina Eólica da Prainha, com 20 aero-geradores com capacidade instalada de 10MW.- A Teleceará é privatizada passando seu acervo e serviços para a Telemar.

Maio

12 - Toma posse na Cadeira nº 23, na Academia Cearense de Letras - ACL, o escritor, professor Luciano Nunes Maia (Luciano Maia), com saudação feita pelo acadêmico Artur Eduardo Benevides.23 - Morre em Fortaleza o médico Carlos Alberto Studart Gomes (Carlos Studart), primeiro diretor do Hospital Geral de Fortaleza. Seu corpo foi velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e sepultado no Cemitério Parque da Paz.28 - O Hospital Geral Dr. César Cals recebe o Prêmio Galba Araújo, por ser considerado a melhor maternidade do Nordeste, prêmio institu-ído pelo Ministério da Saúde.31 - Inaugurado, na Barra do Ceará, o monumento que marca o local onde desembarcou Martim Soares Moreno em 1612, projeto do arquite-to Francisco Augusto Sales Veloso. A localização exata foi determinada pelo Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). A ini-ciativa foi do Colégio Militar na comemoração de seus 80 anos e 500 anos do descobrimento do Brasil.

Junho

07 - O Laboratório de Ciências do Mar - Labomar - é transformado em Instituto de Ciências do Mar, pelo Conselho Universitário da Universi-

Revista do Instituto do Ceará - 2013264

dade Federal do Ceará - UFC, passando a ser uma unidade universitária com corpo docente, além das atividades de extensão que exercia.08 - Morre, no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, cinco dias após completar 91 anos de idade, o jornalista e escritor Jocelin Barreto Brasil Lima (Jocelin Brasil), que escreveu muitos anos na imprensa sulista sobre futebol com o pseudônimo de Pedro Zamora. Ex-militar da Aeronáutica, onde foi aviador. Era comunista convicto e foi cassado no golpe de 1964. Seu corpo foi sepultado no cemitério de São João Batista. Jocelim era cearense de Sobral, nascido em 03/06/1908.08 - Incêndio de médias proporções destrói o segundo pavimento da Casa Freitas, na Rua General Bezerril nº 303, de Pedro Freitas, du-rante a noite.09 - Assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral - TRE, o de-sembargador Raimundo Hélio Paiva Castro, em substituição ao desem-bargador Stênio Leite Linhares.20 - Morre, aos 76 anos de idade, o ginecologista e cirurgião Fernando Jereissati, médico da Assistência Municipal de Fortaleza e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC, cearense de Fortaleza, nascido em 18/09/1920.21 - Toma posse, às 17h, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), na cadeira antes ocupada pelo folclorista Florival Al-ves Seraine (Florival Seraine), o novo membro efetivo Francisco Edson Cavalcante Pinheiro (Edson Pinheiro), sendo saudado pelo consócio José Cláudio de Oliveira.30 - Sancionada pelo prefeito municipal Juraci Vieira de Magalhães (Juraci Magalhães), a Lei nº 8.283, que cria a Fundação de Cultura, Es-porte e Turismo - Funcet, resultado da reformulação administrativa que integra a Fundação de Cultura e a Fundação Para o Desenvolvimento Turístico de Fortaleza. É colocado na presidência o poeta José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho).- Reinaugurada a Praça Dr. Moreira de Sousa, em frente ao Náutico Atlético Cearense - NAC, pelo lado da Avenida da Abolição, após com-pleta reforma.- Com a data de maio-junho de 1999, sai a revista Ceará em Constru-ção, editada pelo Sindicato da Indústria de Construção Civil do Ceará

265Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

- Sinduscon, com o conselho editorial formado por Crisanto Ferreira de Almeida, Paulo Henrique Estevam Angelim, José Carlos Braide No-gueira da Gama (José Carlos Braide Gama) e Affonso Taboza Pereira.

Julho

1º. - O Reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, professor Ro-berto Cláudio Frota Bezerra, assume seu segundo mandato consecu-tivo para mais quatro anos à frente daquela entidade. O vice-reitor é o professor René Teixeira Barreira.13 - O teatrólogo e diretor José Maria Bezerra de Paiva (B. de Paiva) é nomeado Coordenador de Assuntos Culturais e Artísticos da Universi-dade Federal do Ceará - UFC.19 - A Embratel lança ao mar, na Praia do Futuro, o cabo submarino internacional de fibras óticas Américas II, ligando o Brasil aos Estados Unidos da América.21 - A desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC, recebe a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza, em solenidade realizada no Auditório Ministro Francisco Cláudio de Almeida Santos, no Cambeba.21 - Partida decisiva do Campeonato Cearense de Futebol, no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, “Castelão”, quando se confrontam o Ceará Sporting Clube e o Juazeiro, partida que termina empatada em 0x0, mas que dá o título ao Ceará Sporting Club que assim é, pela segunda vez, Tetracampeão.25 - Chegam a Fortaleza as Relíquias de Santo Antônio de Pádua, de-sembarcando na antiga gare do Aeroporto Pinto Martins, sendo rece-bidas pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. As relíquias seguem para o Santuário do Sa-grado Coração de Jesus.28 - Inicia-se na Avenida Beira-Mar, mais uma vez, a micareta (rima com picareta) denominada Fortal, totalmente irregular, contrariando to-das as leis existentes, federais, estaduais e municipais, inclusive a Cons-tituição, com a conivência da justiça e das autoridades governamentais.

Revista do Instituto do Ceará - 2013266

28 - Despedem-se do povo fortalezense as Relíquias de Santo Antônio de Pádua, em missa na Catedral Metropolitana às 17h, sendo depois levadas em carreata até a antiga gare do Aeroporto Pinto Martins.- Lançado o jornal Gazeta Espírita, Ano I, número 0, com a data de julho-agosto, órgão informativo do Centro de Documentação Espírita do Ceará - Cedec.

Agosto

03 - A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Fun-ceme - muda-se da Avenida Bezerra de Menezes nº 1820, vizinho à Secretaria de Agricultura, para prédio na Avenida Rui Barbosa nº 1246, na Aldeota.08 - Morre, vítima de problemas cardíacos, aos 80 anos de idade, o pro-fessor e juiz aposentado José Palácio de Queirós, cearense de Iguatu, nascido a 25/01/1919. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério Parque da Paz.23 – Morre, em Brasília, o jornalista Esaú Afonso de Carvalho (Esaú de Carvalho), que atuou na imprensa do Rio de Janeiro e de Brasilia. Amante também da música, foi um dos fundadores da Orquestra Sinfô-nica de Brasília. Nascera em Fortaleza a 05/06/1922.24 - Iniciadas as obras subterrâneas do Metrofor, na Avenida Tristão Gonçalves e Avenida Carapinima.27 - Incêndio de grandes proporções destrói a Planície Plásticos, loja localizada na Rua Castro e Silva.27 - Morre às 22h20min, na Igreja das Fronteiras, onde morava, no Re-cife, PE, aos 90 anos de idade, Dom Hélder Pessoa Câmara (Dom Hél-der Câmara), um dos fundadores e primeiro Secretário Geral da Con-ferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - e arcebispo emérito de Olinda e Recife. O velório é aberto na madrugada do dia seguinte, na igreja, atendendo a pedido do religioso. Também de acordo com sua vontade, seu corpo é sepultado na Sé de Olinda, ao lado de Dom José Lamartine, que foi seu bispo auxiliar. Nascera em Fortaleza, Ceará, no dia 07/02/1909.

267Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

- Fechadas em todo o Brasil as Lojas Brasileiras de Preços Limita-dos - Lobrás. Em Fortaleza haviam duas lojas, uma na Rua Barão do Rio Branco com frente para a Rua Major Facundo nº 560, na Praça do Ferreira, e outra na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar.

Setembro

18 - Morre, em Fortaleza, o seresteiro e compositor Carlos Patriolino de Albuquerque, sendo sepultado no mesmo dia no Parque da Paz. Era cearense de Sobral.18 - Falece o violonista e compositor Talito Silva, funcionário público aposentado. Seu sepultamento ocorre no mesmo dia no Parque da Paz.20 - Morre, às 6h, em Fortaleza, aos 58 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o músico Raymundo Edison Santos Távora (Edison Távora), nascido em Pacatuba, aos 20/03/1940. Formou-se músico licenciado pela Universidade Estadual do Ceará - Uece, na década de 1970, após ter passado pelo Conservatório Alberto Nepomuceno. Seu sepultamen-to ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz.21 - Assume na Academia Cearense de Retórica - ACR, o ex-prefeito de Fortaleza, jornalista e radialista Paulo Cabral de Araújo, a Cadeira nº 20, antes ocupada por Francisco Osmundo Pontes.23 - Inaugura-se, na Praça da Imprensa, o busto do jornalista e educador João de Medeiros Calmon (João Calmon), que falecera no dia 11 de janeiro do mesmo ano.23 - Paulo Cabral de Araújo recebe, no Palácio João Brígido (Paço Municipal), a Comenda Nossa Senhora da Assunção, outorgada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e entregue pelo prefeito Juraci Vieira de Magalhães (Juraci Magalhães).27 - A Coelce é incorporada à Distriluz Energia Elétrica S. A., adquirida que foi em leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 02/04/1998. Distriluz Energia Elétrica S. A., é formada pelas Compa-nhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Compa-nhia de Eletricidade do Rio de Janeiro - Cerj.

Revista do Instituto do Ceará - 2013268

29 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro, do Grupo Verdes Mares de Comunicação, aos agraciados, teatrólogo José Maria Bezerra de Paiva (B. de Paiva), médico José Glauco Lobo Filho, almirante de esquadra Valdir Bastos Ponte e empresário Raimundo José Marques Viana (Raimundo Viana), em jantar no Ideal Clube, às 21h. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo neste ano sua 29ª entrega.30 - Abre-se o XXIV Salão dos Novos, às 19h30min, na Estação Central João Felipe, na Praça Castro Carreira, promoção da Fundação de Cultu-ra, Esporte e Turismo de Fortaleza - Funcet.- Sai o primeiro número da revista Singular, editada pelo jornalista Eliezer Rodrigues. Com a data de setembro-outubro de 1999, sai o pri-meiro número do jornal Gazeta Espírita, órgão informativo e doutri-nário do Centro de Documentação Espírita do Ceará - Cedec. Já havia sido divulgado com a data de julho/agosto de 1999 o Ano I nº 0.

Outubro

01 - O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leonel Pe-reira Alencar Neto, pede afastamento das funções até o total esclareci-mento das acusações de fraudes em sua administração, sendo substituí-do interinamente pelo coronel Francisco Hélio de Queirós.01 - A Biblioteca Circulante, funcionando há 33 anos, é registrada no CNPJ, passando a denominar-se Centro Beneficente e Cultural Luís Cruz - Cebelc.18 - Morre no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, o general re-formado do Exército Edmar Rabelo Maia, aos 89 anos de idade. Era cearense de Morada Nova, nascido em 13/06/1910. Ocupou vários car-gos públicos.19 - Inauguram-se as novas instalações da Emergência do Hospital de Messejana, com a presença do governador Tasso Ribeiro Jereissati (Tasso Jereissati).25 - Fortaleza é atacada por fortes ressacas marinhas que causam sérios problemas urbanos, como a invasão das avenidas litorâneas pela areia da praia, principalmente na Avenida Beira-Mar e Avenida Historiador

269Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

Raimundo Girão e o desmoronamento de morros e desabamento de ca-sas na Praia do Arpoador.26 - Inaugura-se a nova sede do Centro Especializado de Odontologia Rodolfo Teófilo - CEO, da Secretaria de Saúde, na Rua Monsenhor Fur-tado, nº 740, no Rodolfo Teófilo.28 - Morre, aos 78 anos de idade, o historiador Guarino Alves de Oli-veira, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropo-lógico). Além de escritor-historiador era também artista plástico. Era natural de Natal, no Rio Grande do Norte, nascido a 02/05/1921.30 - Inaugurado pela manhã, em quadrilátero entre a Rua Juvenal Ga-leno, Rua Dona Teresa, Avenida 13 de Maio e Avenida Carapinima, o Shopping Benfica, de João Soares Neto, com 55 lojas e 4 cinemas. A solenidade contou com a presença de pessoas ligadas ao bairro do Ben-fica. O Projeto arquitetônico é de Eduardo Mondolfo Arquitetos Ltda. O engenheiro responsável pela construção foi Leônidas Alves e Souza, com cálculos do engenheiro Luciano Pamplona Filho.

Novembro

16 - Começa a demolição do prédio da Fábrica Siqueira Gurgel, que já estava descaracterizada em sua fachada. A Usina Siqueira Gurgel fa-bricou o sabão Pavão, saponáceo Pavão, sabão Águia, sabonete Sigel, óleo Pajeú, e manteve na década de 50 o Usina Futebol Clube. Em 1987 havia solicitado concordata. No local da fábrica será erigido um super-mercado da cadeia recifense Hiper Bom Preço. Hoje pertence ao Grupo Holandês Royal Ahold.18 - O professor José Borzacchiello da Silva recebe, às 20 horas, no auditório Castelo Branco da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Avenida Treze de Maio nº 2694, Benfica, o título de Cidadão Fortalezense. A homenagem, da Câmara dos Vereadores, foi proposta pelo vereador Durval Ferraz.24 - Inaugurada uma estação ferroviária no Padre Andrade, da linha Norte.24 - O general João Crisóstomo de Sousa entrega o cargo à frente da Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania.

Revista do Instituto do Ceará - 2013270

25 - Toma posse às 20h, na Cadeira nº 28 da Academia Cearense de Retó-rica - ACR, o escritor e poeta José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho), saudado pelo presidente da Academia, médico Maurício Cabral Benevi-des (Maurício Benevides). A solenidade realizou-se na Academia Cearen-se de Letras - ACL, na Rua do Rosário nº 1, Centro, antigo Palácio da Luz.26 - Inaugurado, apesar de já estar funcionando, o prédio do Instituto do Câncer, na Rua Papi Júnior 1222, no Rodolfo Teófilo, que tem na Presidência o médico Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba). O arquiteto foi Neudson Braga.27 - Morre afogado no Rio Catu, em Aquiraz, o radialista, árbitro de voleibol e executivo, José Flávio Brilhante, aos 45 anos de idade. No acidente morre também sua irmã Francisca Maria Brilhante de Freitas.27 - Falecimento do arquiteto pernambucano Marcílio Dias de Luna, aos 65 anos de idade, professor do Curso de Arquitetura. É de sua auto-ria o projeto do Edifício Arrojado Lisboa, sede do Departamento Nacio-nal de Obras Contra as Secas - DNOCS, na Avenida Duque de Caxias nº 1700 e o Edifício Guimarães Duque, sede da 2ª Diretoria Regional do DNOCS, na Rua Tabajaras, na Praia de Iracema.28 - Reassume a Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cida-dania, o general Cândido Vargas Freire, em substituição ao também general João Crisóstomo de Sousa.29 - Morre o presidente da Federação do Comércio do Estado do Ce-ará - Fecomércio, José Leite Martins, aos 84 anos de idade, sendo seu corpo velado no Sesc, na Avenida Tristão Gonçalves nº 1245, sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz.30 - Morre em Fortaleza o poeta Francisco Ferreira Nobre, membro da Academia Cearense de Retórica e da União Brasileira dos Trovadores. Residia em Fortaleza desde 1930. Nascera em Belém, Pará, a 10/08/1906. Redigiu, ao lado de Carlos Cavalcante (Caio Cid), Aquiles Arrais e Aris-tides Barreto Neto, a revista “Raça”, nos anos de 1931 e 1932.

Dezembro

02 - Fecham as Lojas Paraíso, após mais de 12 anos de atividades, em virtude da decretação de sua falência.

271Datas e fatos para a história do Ceará - 1998/1999

04 - Morre, em Fortaleza, João Jacques Ferreira Lopes, jornalista, cronista e pintor, irmão da Paulo Sarasate Ferreira Lopes e filho de Henrique Jorge Ferreira Lopes e Júlia Jorge Ferreira Lopes. Em ja-neiro de 2000 ia completar 90 anos. Era membro da Academia Cea-rense de Letras - ACL. Cearense de Fortaleza, nascido a 27/01/1910. É sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista, fa-lando na ocasião o jornalista José Caminha Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe).04 - Morre em Fortaleza o médico psiquiatra Manuel Suliano Filho, diretor da Clínica de Saúde Mental Dr. Suliano, no Jóquei Clube, sendo sepultado no dia seguinte no Cemitério Jardim Metropolitano. Era cea-rense de Juazeiro do Norte.04 - As Lojas Paraíso, que fecharam no dia dois, reabrem agora em regime de concordata.09 - Inaugura-se na Rua Barão de Aracati nº 49, Praia de Iracema, o Hotel Plaza Praia Suítes, do grupo do Hotel Colonial, sob direção de Walder Ary, em prédio projetado por Luís Fiúza Arquitetos Associados, edificado pela Construtora Mercúrios, e decoração por Patrícia Alkary.14 - Lançamento da pedra fundamental da Igreja Presbiteriana da Gra-ça, na Rua Juruá nº 100, na Barra do Ceará, iniciativa de Ivaldo de Menezes Moraes.14 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general de divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas, substituindo o general de divisão Théo Espíndola Basto.14 - A Fundação da Criança da Cidade - Funci, é transformada em Fun-dação da Criança e da Família Cidadã - Funci, pela Lei nº 8.389, que ampliou a entidade. A Funci tem endereço na Rua Pedro I s/n, no Centro (Parque da Liberdade).18 - Após reforma, é reinaugurada a Igreja de Nossa Senhora de Na-zaré, que fora atingida por um raio em 27/04/1999 danificando sua torre principal. A igreja, que data de 1948, teve planta feita pelo arquiteto Aristides Barreto Neto, baseado em um postal recebido da Holanda. Foi também inaugurado um monumento, na frente do templo como marco do acontecimento.26 - À noite ocorre um incêndio de grandes proporções causado por um

Revista do Instituto do Ceará - 2013272

curto-circúito no Sukatão Amazonas, loja de confecções e miudezas na Rua General Sampaio nº 1159/1212, que foi destruído completamente.30 - Morre, aos 30 minutos, com a idade de 83 anos, o desenhista-pro-jetista José Ribamar Onofre, vítima de insuficiência e infecção respira-tórias. Foi o projetista da Avenida Beira-Mar, na administração Manuel Cordeiro Neto. Nascera em Princesa, PB, a 22/03/1916.- A Secretaria de Indústria e Comércio do Ceará, que funcionava desde 1990 no Edifício San Pedro, onde era estabelecido o San Pedro Hotel, na Rua Castro e Silva, 81, esquina com Rua Floriano Peixoto, no Centro de Fortaleza, deixa o prédio. - A população de Fortaleza teve uma estimativa para 2.161.949 habi-tantes pelo IBGE.