efemÉrides - institutodoceara.org.br · direito odalves lima, ... e a rua mário mamede, no bairro...

30
EFEMÉRIDES

Upload: phamxuyen

Post on 09-Feb-2019

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

EFEMÉRIDES

Page 2: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor
Page 3: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará

Miguel Ângelo de Azevedo (nirez)*

1984

Janeiro

1°. - Encerrado, no Pirambu, o Jejum Pela Paz, dentro do Mo-vimento Nacional Contra a Fome e o Desemprego, que durou nove dias.

2 - Dado a um terreno no bairro do Papicu, entre a Rua Almeida Prado, Rua Doutor Zamenhoff, Rua Guilherme Studart e Rua Ben-to Albuquerque, o nome de Praça Martins Dourado.

8 - Tomam posse em Aratuba o prefeito José Martins de Sousa e o vice-prefeito João Leite Filho.

9 - Morre em Fortaleza, durante convalescença de intervenção ci-rúrgica realizada em dezembro, o advogado e crítico de arte José Julião de Freitas Guimarães. Era natural de Belém, PA, e trabalhava no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS como procurador. Escrevia regularmente no jornal O Povo.

17 - Morre, aos 88 anos de idade, o agrimensor, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Randal Pompeu de Sabóia Maga-lhães, pernambucano de São Caetano, nascido a 26/08/1895.

22 - Realizam-se plebiscitos para a emancipação dos distritos de Icapuí e Ibicuitaba em Aracati; Milhã em Solonópole; e em Urubureta-ma, Umirim e São Joaquim.

24 - Toma posse no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão-de-fragata Sérgio Oliveira de Araújo, em substituição a José Mauro de Vasconcelos Rocha.

* Sócio efetivo do Instituto do Ceará.

Page 4: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006226

26 - Morre o comerciante Antônio Montenegro Figueiredo (Fi-gueiredão), conhecido antes como o homem do picolé e depois como “o rei da noite”, por ter militado em várias casas noturnas de Fortaleza. Era nascido em Mossoró, Rio Grande do Norte, no dia 12/06/1911.

26 - No 23º Batalhão de Caçadores - 23BC toma posse novo coman-dante, o coronel Raimundo Soares Bulcão, substituindo o coronel Nílton Guimarães Novaes.

29 - Morre, em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o ex-prefeito de Fortaleza, Raimundo de Alencar Araripe, bacharel em direito. Nas-cera no dia 23 de janeiro de 1890, em Fortaleza.

Fevereiro

5 - O passageiro Fernando Antônio Santiago e sua mulher Raimunda Cunha Santiago, que embarcaram no Aeroporto Pinto Martins, to-mam um avião da Cruzeiro do Sul procedente de São Paulo com destino a Manaus, e o seqüestram, desviando sua rota para Cuba.

7 - Anúncio de boas chuvas em todo o território cearense. Em For-taleza, precipitação que mede 127 milímetros.

9 - Entra no ar, no Canal 2, antes ocupado pela TV Ceará dos Diá-rios Associados, a TV Manchete do Ceará, com sede na Avenida Antô-nio Sales nº. 2666. Hoje o canal está ocupado pela Rede TV.

13 - Morre, em Fortaleza, aos 58 anos de idade, o odontólogo e professor Antônio Fernando Melo, ex-deputado estadual. Era cea-rense de Ibiapina nascido em 05/11/1925.

14 - Depois de reformados pelo Patrimônio Histórico Nacional, são inaugurados o Mercado de Carne de Aquiraz e a Igreja de Al-mofala, em Itarema.

16 - Empossada a nova diretoria da Associação Cearense das Emisso-ras de Rádio e Televisão - Acert, que tem na presidência o jornalista Demócrito Rocha Dummar.

22 - O Decreto n. 89.396 separa o transporte ferroviário urbano de passageiros do transporte de carga e cria a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos - CBTU.

Page 5: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 227

Março

4 a 6 - Desfile nas ruas e festas nos clubes marcam a passagem do Carnaval em Fortaleza.

5 - A Sudene comunica a desativação dos Bolsões da Seca e marca a desmobilização para o dia 30.

6 - Chove copiosamente em quase todo o estado, banhando a ci-dade de Jaguaribe com uma chuva de 111mm; Iguatu, 74mm; e na bacia do sistema Pacoti-Riachão, 21mm.

6 - Morre, aos 63 anos de idade, o jornalista editorialista e bacharel em direito Odalves Lima, cearense de Redenção nascido em 16/04/1927.

15 - Fortes chuvas banham todo o estado causando transtornos. Um açude arromba em Quixelô, no Iguatu; a BR-304 é cortada entre Aracati e Mossoró; a BR-116 está quase cortada próximo à cidade de Jaguaribe.

17 - Falece em desastre automobilístico, o sociólogo Francisco Eu-des Feitosa, funcionário da Divisão de Relações Públicas do Depar-tamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.

21 - Cheia no Rio Jaguaribe isola e inunda Jaguaretama.

21 - Plebiscito no distrito de Varjota (ou Araras) no município de Reriutaba, para sua emancipação.

22 - Sai o resultado do plebiscito realizado para emancipação do distrito de Varjota (ou Araras), com predominância do “sim” em larga escala.

21 - Morre em Fortaleza o ex-funcionário do Departamento Na-cional de Obras Contra as Secas - DNOCS e do Banco do Brasil, Oceano Atlântico Linhares.

22 - Em Tianguá a Câmara Municipal cassa o mandato da prefeita Rina Márcia de Albuquerque (PDS) por irregularidades na sua ad-ministração.

24 - Inaugura-se o Museu do Maracatu, iniciativa da professora Li-rysse Porto, na época Secretária de Cultura do Município. O museu tem sede no Teatro São José, na Rua Rufino de Alencar n. 362, anexo ao Teatro São José, na Praça do Cristo Redentor.

Page 6: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006228

26 - Inaugurado no centro da Praça Castro Carreira (Praça da Esta-ção), um monumento em comemoração ao Centenário da Liber-tação dos Escravos no Ceará. Hoje ele não mais lá está. Foi destruído e saqueado.

26 - Lançamento da Medalha cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, em comemoração ao Centenário da Libertação dos Escravos no Ceará. O selo que seria lançado na mesma ocasião, não o foi, por dar ao estado do Amazonas, a mesma condição.

27 - Aberta a XIX Festa Anual da Árvore, enquanto a Prefeitura Mu-nicipal de Fortaleza distribui 10 mil mudas.

28 - O Conselho Consultivo da Subsecretaria do Patrimônio His-tórico e Artístico Nacional - SPHAN aprova, em Brasília, o tomba-mento do Açude do Cedro, em Quixadá.

29 - Morre em Fortaleza o ex-jogador de futebol Raimundo Augus-to Cunha (Farnum).

30 - A Superintendência da Fundação do Bem-Estar do Menor - Fe-bence tem novo comando, Herbert Alcântara é o novo presidente.

30 - O médico Antero Coelho Neto declara “missão cumprida” e deixa a Superintendência Regional do INAMPS.

30 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o novo titular, capitão-de-fragata Francisco Nogueira de Oliveira Filho, rece-bendo o cargo das mãos de Franklin Storry, do mesmo posto.

31 - A Sudene desativa o trem da água que servia aos municípios de Crateús, Nova Russas, Reriutaba e Tamboril, em razão da che-gada das chuvas.

Abril

4 - A Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC indica o vice-governador José Adauto Bezerra de Menezes, Albanisa Sarasate, di-retora-presidente do jornal O Povo e Francisco Ariosto Holanda, presi-dente do Nutec, para receberem a Medalha do Mérito Industrial.

4 - No Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), a posse do geógrafo Caio Lóssio Botelho.

Page 7: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 229

4 - Reinaugurado o Palacete Ceará, sede da Caixa Econômica Fe-deral, na Praça do Ferreira, devorado por um incêndio em 1982 e totalmente recuperado.

6 - Eleito novo reitor na Fundação Universidade Estadual do Ceará - UECE, o professor Cláudio Régis Quixadá. Foi nomeado vice-reitor João Nazaré Cardoso. Foram empossados no dia 13.

9 - Falece em Fortaleza, vítima de cepticemia aguda, aos 59 anos de idade, Valdemar Alves de Lima, último fiscal do Matadouro Mo-delo de Fortaleza quando fora desativado em 25/07/1959. Era administrador, militante sindical e escritor de cordel. Nascera em Jucás, CE, em 02/12/1924.

12 - Inaugurada a estátua do Chanceler Edson Queirós, na Praça da Imprensa em solenidade presidida pelo governador do Estado, Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota), escultura feita por João Bosco do Vale, iniciativa do deputado Almino Menezes.

12 - Terminado em Fortaleza, o racionamento dágua pela Cagece, que durou dez meses. No dia 14 sangrou o Açude Gavião, do sis-tema que abastece Fortaleza.

14 - Abertura no Parque de Exposições da Maraponga do III Fes-tival da Moda, com a participação de 196 expositores de vários estados.

18 - Toma posse o superintendente da Cobal, Sebastião Célio de Carvalho.

21 - Morre em desastre automobilístico o jornalista Teobaldo Lan-dim, editor do jornal O Estado e professor do Curso de Comunica-ção Social da Universidade Federal do Ceará - UFC.

22 - Fecha as portas, definitivamente, o Restaurante Lido, bar e ho-tel, na Praia de Iracema, com endereço na Avenida Getúlio Vargas (Beira-Mar) n. 801.

23 - Toma posse o escritor, tabelião e poeta Cláudio Martins, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).

24 - O general Francisco Batista Torres de Melo é o novo comandante da 10ª Região Militar, substituindo o general Haroldo Erichsen da

Page 8: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006230

Fonseca. Sua posse conta com a presença do comandante do 4º. Exército, general Jorge Sá Freire de Pinho.

27 - Morre, aos 77 anos de idade, o agropecuarista e ex-deputado estadual Péricles Gomes de Araújo (Péricles Araújo), iguatuense de 14/07/1906.

Maio

1°. - Inicia-se a desativação dos Bolsões da Seca no Ceará, sendo desmobilizados 586.949 agricultores nas frentes de serviço man-tidas pela Sudene.

1°. - Morre aos 66 anos de idade, o médico ginecologista, obste-tra cirurgião, e ainda músico, Francisco da Costa Gadelha (Doutor Gadelha), cearense de Fortaleza nascido em 15/10/1917, pessoa vastamente conhecida nos meios musicais. Era compositor e ban-dolinista.

2 - Toma posse na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral - TRE, o desembargador José Ferreira de Assis.

4 - Atropelado e morto o advogado e suplente de deputado, Cid Peixoto do Amaral, nascido em Fortaleza a 17/08/1922.

7 - O Rio Catu transborda e avança sobre várias casas no Aquiraz.

8 - O professor Francisco Ari Othon Sidou, graduado em Letras, Di-reito e Economia assume a presidência da Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará - APESC em substituição ao engenheiro agrônomo Raimundo Gladstone M. Aragão.

10 - Toma posse na Cadeira n. 34, da Academia Cearense de Letras - ACL, o médico e historiador Vinicius Antonius Holanda de Barros Leal (Vinícius Barros Leal), sendo saudado por Joaryvar Macedo.

22 - Morre, no Hospital Fernandes Távora, em Fortaleza, vítima de síncope cardíaca, o mestre de obras Antônio Domingos da Silva, espírita fundador e colaborador de vários núcleos espíritas de For-taleza. Era nascido em Aracati, em 13/03/1897.

25 - Cumprindo a resolução da Federação das Indústrias do Es-tado do Ceará - FIEC, que no dia quatro de abril anunciou os ga-nhadores da Medalha do Mérito Industrial, realiza-se a entrega da

Page 9: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 231

comenda aos agraciados: José Adauto Bezerra de Menezes, vice-go-vernador; Albanisa Sarasate, Diretora Presidente de O Povo; e Ariosto Holanda, Diretor Administrativo do Nutec.

25 - Reassume, por força de liminar, o prefeito de Pacajus José Wilson Alves Chaves.

25 - Morre em Fortaleza, aos 71 anos de idade, o médico e ex-deputado estadual Antônio de Melo Arruda, cearense de Massapê nascido em 29/03/1913.

25 - Morre, aos 77 anos, Maria Marçal da Silva, ex-funcionária da Tipografia Minerva e cantora de modinhas.

- Abre-se o XXXIV Salão de Abril (deveria ser o XXXV e deveria ter acontecido em abril), em homenagem ao pintor Mário Barata, um dos fundadores da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na Galeria Antônio Bandeira, no subsolo da Praça do Ferreira.

Junho

5 - Nomeado Presidente do Instituto de Previdência do Estado - IPEC, o médico Domingos Gomes Aguiar.

6 - Passa a denominar-se Praça Professor Antônio Gondim, o triân-gulo que fica entre a Rua Jaime Benévolo, a Avenida Luciano Car-neiro, e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor. Nunca teve uma placa indicativa.

6 - Morre aos 78 anos de idade o líder empresarial Clóvis Arrais Maia, presidente da Delegacia Estadual do Serviço Nacional do Comércio. Era cearense de Campos Sales nascido a 08/03/1906.

8 - Inicia-se a demolição do prédio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Guilherme Rocha n. 648, com Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar. Fora vendido ao Grupo Ximenes Tecidos S. A.

9 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos de idade, o pintor Jean-Pierre Chabloz, nascido em Lausanne, Suíça.

10 - Morre em Fortaleza o coronel do Exército Jerônimo Alberto Montenegro (Jiruca), nascido em 30/10/1919.

Page 10: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006232

12 - Sangra o Açude Acarape, com uma lâmina de 10 centímetros.

15 - Morre, um dia antes de completar 58 anos de idade, o radialista João de Medeiros Ramos (João Ramos). De tudo ele fez nos meios de comunicação: foi locutor, radioator, teleator, animador, além de entender da parte técnica. Ao fechar a TV Ceará, que ele ajudou a fundar, passou a trabalhar em jornal, sendo, ao falecer, diretor industrial do jornal Diário do Nordeste. Era cearense de Guaiúba, nascido a 16/06/1926, criou-se no Crato e veio para Fortaleza em 1944. Em sua homenagem, existe no Parque Novo Mondubim a Avenida Jornalista João Ramos, que une a Maraponga à Cidade José Walter, iniciativa do jornalista Durval Aires de Menezes.

23 - Morre o ex-deputado de esquerda e operário José Marinho de Vasconcelos, vítima de embolia pulmonar. Nascera a 13/06/1913 em Natal, Rio Grande do Norte.

Julho

1°. - Morre em Sobral o advogado João Batista Esmeraldo de Vas-concelos.

8 - Realiza-se a tradicional corrida de jangadas, a XVII Regata Dra-gão do Mar.

12 - Aberto o I Encontro de Secretários de Comunicação Social, no Palácio da Abolição.

14 - Morre, aos 71 anos de idade, o vereador José Barros de Alencar, vítima de colisão entre seu carro e um ônibus, próximo a Açu, RN. Tem o corpo velado na Câmara Municipal de Fortaleza e na Prefeitura de Messejana, terra que o viu nascer a 04/01/1923. Seu enterro foi no dia seguinte, sendo seu corpo levado pelo Corpo de Bombeiros até o Cemitério .

15 - Morre o empresário natural de Aquiraz, Genésio Queirós, pai de Edson Queirós.

17 - O Diário Oficial do Município - DOM n. 7.932 traz a Lei n. 5.848, de 29/06/1984, que denomina de Praça Senador Teotônio Vilela, es-paço existente entre a Rua Teodorico Barroso, Rua São Mateus e Rua Vicente Silveira, na Vila União.

Page 11: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 233

20 - Cem mil romeiros chegam a Juazeiro do Norte para a come-moração dos 50 anos da morte do Padre Cícero Romão Batista.

20 - Reinaugura-se a Fonte das Sereias, importada da Alemanha, com três cavalos e sereias, que foi inaugurada na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu) em 1930, após ter sido de lá retirada e ter estado na Praça Clóvis Bevilaqua e em um balão no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade, em frente à Reitoria da UFC, sendo restaurada e colocada na Praça Murilo Borges, do BNB, que mandou apanhá-la no depósito da Superintendência Municipal de Obras e Viação - Sumov (PMF) e restaurá-la. A praça data de 14/03/1983.

31 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, Estevam Emigdio de Castro, comerciante que juntamente com seu irmão gêmeo li-derou vários estabelecimentos comerciais, sendo o mais famoso o Café Emygdio. Nascera a 28/07/1902 na Rua Major Facundo n. 484, na Praça do Ferreira.

Agosto

7 - A gangue do “Louro de Caucaia”, que vinha agindo e aterrori-zando o Icaraí, é presa e sofre tentativa de linchamento por parte da população.

7 - Grava depoimento para o Arquivo Nirez, em sua sede, na Rua Professor João Bosco n. 560, no Rodolfo Teófilo, o percussionista pandeirista Nilo Cláudio Barbosa Falcão (Nilo Falcão), que substi-tuiu o André Vieira (Coringa ou Melé) no grupo 4 Ases e 1 Coringa, com a presença do pesquisador Aldo Santiago de Freitas.

11 - Inaugurada a sede própria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Ceará, na Avenida Pontes Vieira.

17 - Entregue a Medalha do Mérito de Exportação do Centro de Expor-tadores do Ceará, ao vice-governador José Adauto Bezerra de Menezes, ao superintendente de operações do Banco do Brasil em Fortaleza, José Magno de Leão Brasil e ao industrial Francisco Anastácio Carneiro.

17 - Na Casa de Juvenal Galeno é aberta a II Mostra de Fotojornalis-mo do Ceará, dentro da III Semana Nacional de Fotografia, com 68 trabalhos de repórteres fotográficos de Fortaleza.

Page 12: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006234

20 - Morre, aos 99 anos incompletos, o padre Misael Gomes da Silva. Foi um dos fundadores do Colégio Cearense e por muitos anos, professor do Colégio Militar. Era membro da Academia Cea-rense de Letras - ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera em Milagres a 21/09/1885.

23 - Detectado, no Banco do Estado do Ceará - BEC, grande descala-bro administrativo envolvendo grandes quantias em dinheiro. O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” determinou no dia seguinte instauração de inquérito.

24 - Aberta em Fortaleza a XIII Feira dos Municípios, com a partici-pação de 53 municípios.

27 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o agropecuarista e ex-deputado estadual, Jerônimo Alves de Araújo, cearense de Ipuei-ras nascido em 24/02/1905.

28 - Aberto, no Auditório Castelo Branco da Universidade Federal do Ceará - UFC, o Seminário de Cinema e Literatura, reunindo no-mes como Alex Viani e Hermano Pena.

30 - Inaugurada a Unidade de Reabilitação do Deficiente Motor Dr. João Alberto Gurgel, no Centro Social Urbano Governador César Cals, no Henrique Jorge, com a presença do Ministro da Saúde, Waldir Arcoverde.

31 - Em Sobral realiza-se a 290ª Reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, com a presença de vários governadores de estados do Nordeste.

31 - Funda-se o Núcleo Independente de Estudos e Pesquisas do Ceará - Niepce.

Setembro

2 - Morre, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o escritor, advogado, jornalista, ex-professor do Colégio Militar do Ceará, Sílvio Júlio de Albuquerque Lima.

6 - Exonerado o superintendente da Cobal, Sebastião Célio de Carvalho, por irregularidades, assumindo Eurípedes Neto, vindo de Brasília.

7 - Reinaugurado, após grande reforma, o Estádio Presidente Vargas, com o jogo Fortaleza x Calouros do Ar, que termina com o placar de 3 x 1.

Page 13: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 235

11 - Caso inédito no Ceará, casam-se Jadir Jucá e Nutreia Hollidea Garcia, Rei e Rainha do carnaval cearense de 1984.

20 - O médico, antropólogo e folclorista Florival Alves Seraine (Florival Seraine) recebe o título de Cidadão Cearense. Ele era pa-raense de Viseu.

21 - Morre, aos 76 anos de idade, o advogado, professor e jorna-lista Hilário Gaspar de Oliveira, cearense de Maranguape nascido em 22/04/1908. Autor do livro Ceará Hilariante (1970).

23 - Funda-se a Academia Cearense de Odontologia, tendo como pri-meiro presidente o odontólogo Francisco Wilson de Vasconcelos Dias.

25 - Morre, aos 53 anos de idade, vítima do coração, o médico Humberto de Araújo Rocha (Humberto Rocha), alagoano de Ma-ceió nascido a 03/10/1930.

27 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF faz entrega à Casa de Juvenal Galeno, do busto do poeta Juvenal Galeno, que fora reti-rado da Praça Clóvis Bevilaqua e recolhido ao depósito da Prefei-tura. Hoje encontra-se no jardim interno daquela casa de cultura.

28 - O médico Antônio Vandick de Andrade Ponte (Vandick Ponte), o marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho, o industrial Ivens Dias Branco e o sanfoneiro, cantor e compositor Luís Gonzaga do Nasci-mento, recebem, em festa e jantar no Ideal Clube, o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, sendo esta a 14ª entrega.

30 - Inaugurada a primeira etapa do Pólo Turístico Atlântico Sul, grande praça ao longo da Avenida Clóvis Arraes Maia, na Praia do Futuro, com a presença do governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota) e do prefeito César Cals Neto.

Outubro

3 - Chega em Fortaleza, para visita oficial, o Primeiro-Ministro português Mário Soares.

3 - O Tribunal Regional Eleitoral - TRE pede a cassação do man-dato do deputado federal Sérgio Filomeno, por abuso de poder eco-nômico em propaganda eleitoral, durante a campanha de 1982.

Page 14: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006236

3 - Morre, aos 54 anos de idade, o industrial Aloísio Ximenes de Fa-rias, vítima de enfarte, proprietário das organizações Armazém do Sul e Ximenes Confecções. Cearense natural de Cariré.

12 - Termina a sindicância realizada na Cobal., Sebastião Célio de Carvalho será demitido e processado.

12 - Instalam-se no auditório do Centro de Treinamento do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, no Passaré, o VII Congresso Nacional de Radialistas e o III Encontro de Radialistas do Ceará.

19 - Assinado Convênio entre a Nuclebrás e a Petrofértil, para estu-dos da viabilidade do aproveitamento do minério uranofosfático de Itataia, em Santa Quitéria.

23 - O Tribunal Regional Eleitoral - TRE cassa, por unanimidade, o mandato do deputado federal Sérgio Filomeno, do PDS.

27 - É instalado na Serra do Estêvão, em Quixadá, o II Encontro de Radiodifusores do Ceará, aberto pelo presidente da ACERT, jorna-lista Demócrito Dummar.

30 - Morre o publicitário, seresteiro e funcionário público do De-partamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, conta-bilista Alciro Kleber Granjeiro.

Novembro

8 - É encontrado em um sítio em Pacajus um cemitério de carros roubados, sendo preso no local o fugitivo do Instituto Penal Pro-fessor Olavo Oliveira - IPPOO, Francélio Leitão. No dia 9 é encon-trado enterrado no mesmo local um cadáver em avançado estado de putrefação.

16 - Realiza-se eleição municipal em Maracanaú, novo município criado após a realização de plebiscito popular.

18 - Inaugura-se a Creche Mirian Mota, no Conjunto Jereissati, em Maracanaú.

19 - Termina a apuração em Maracanaú, com a vitória do candi-dato virgilista Almir Dutra.

17 - Irrompe um incêndio no mais antigo pavilhão do Mercado São

Page 15: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 237

Sebastião, destruindo todas as mercadorias. O sinistro foi debela-do pelo Corpo de Bombeiros, antes que atingisse o teto.

19 - Morre o empresário Clóvis Rolim, uma das quatro fortunas do Ceará. Começou com a Magen Roupas.

25 - Confrontam-se o Ceará Sporting Clube e o Guarany de Sobral, em partida no Estádio Plácido Castelo, “Castelão”, final do Cam-peonato Cearense de Futebol, que termina com o resultado de 2x0 para o Ceará Sporting Clube que recebe a faixa de Campeão.

27 - Passa por Fortaleza o médico Albert Sabin, que recebe home-nagem na Câmara Municipal de Fortaleza.

29 - Morre, no Rio de Janeiro, o jornalista cearense Francisco No-gueira Saraiva, da Empresa Brasileira de Notícias.

Dezembro

1°. - O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota) manda que o prefeito César Cals Neto exonere o Secretário de Finanças do Município, Idalmir Feitosa. Em seguida é nomeado para o cargo Antônio Luís Abreu Dantas, que assume no dia três.

2 - Morre, vítima de desastre automobilístico, o escritor Yehudi Bezerra.

7 - Morre, em Fortaleza, o comerciante e industrial Pedro Filome-no Ferreira Gomes (Pedro Filomeno Gomes), sobralense nascido em 07/07/1888.

9 - Morre o comerciante Pedro Alves da Silva, o Pedão da Bananada, vulto popular que apareceu na sorveteria “Cabana” e depois no Abrigo Central, onde tinha uma casa de merendas e era líder da torcida do Ceará Sporting Clube.

11 - Entrega, pelo governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota), da Medalha da Abolição a quatro personalidades: Dom Hélder Câmara, general Afonso Albuquerque Lima (falecido), o fazendário Audísio Mosca de Carvalho e o professor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira).

11 - No Centro de Convenções é aberta a I Exacta, Exposição Anual da Construção, Tecnologia e Arquitetura.

Page 16: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006238

11 - Morre o compositor e cantor cearense, de projeção nacional, Hermenegildo Evangelista de Paula (Catulo de Paula), cearense de São Benedito nascido a 13/08/1923.

14 - Grava depoimento para o Arquivo Nirez, o musicólogo, histo-riador e escritor cearense José Mozart de Araújo, radicado no Rio de Janeiro. O entrevistador foi o pesquisador cearense Jairo Severiano.

15 - O prefeito César Cals Neto inaugura a ampliação da Avenida Borges de Melo, unindo a Avenida Luciano Carneiro à Avenida Ex-pedicionários, com a presença do Ministro das Minas e Energia.

17 - O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonza-ga Mota) inaugura o Conjunto Residencial Morada do Sol, construído pelo Instituto de Previdência do Estado do Ceará - IPEC.

23 - Inaugura-se a sede própria da Federação Cearense de Futebol, prédio construído na administração de Josenéas Barroso Arraes. O arquiteto foi Reginaldo Rangel. O supervisor foi o engenheiro major João Porto Pinheiro. Localiza-se na Rua Paulino Nogueira n. 77, no Benfica, por trás do Estádio Presidente Vargas.

- Mais um observatório astronômico é anunciado, o Observatório Santos Dumont, do Colégio Batista, na Aldeota que, infelizmente, não chegou a ser instalado.

1985

Janeiro

3 - São empossados os novos presidente e vice-presidente do Con-selho de Contas do Município, Aírton Maia Nogueira e Francisco de Almeida, respectivamente.

3 - Morre em Fortaleza o desembargador Péricles Ribeiro, cearense de Fortaleza nascido a 25/02/1899.

5 - Forte incêndio destrói dois galpões da indústria de torrefação Café Guimarães, no Montese.

5 - Diplomado o prefeito eleito de Maracanaú, Almir Dutra. Sua posse dá-se no dia seguinte.

5 - Vendaval seguido de fortes chuvas de mais de 100 milímetros

Page 17: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 239

atingiu a cidade de Juazeiro do Norte, causando uma morte, destrui-ção de residências e casas de comércio.

5 - Morre, aos 94 anos incompletos, o ex-deputado Francisco Sil-veira Aguiar, cearense de Tauá nascido a 15/01/1891.

7 - A vaca mecânica “Amélia”, inventada pelo professor Expedito Parente, do Curso de Engenharia da UFC, é exportada para ou-tros países.

9 - Profeta popular de Ubajara, Pedro Nogueira Lima, anuncia bom inverno para 1985.

11 - Morre, aos 86 anos de idade, o farmacêutico Joaquim Roque de Macedo, conhecido como “o profeta da chuva”. Era cearense de Iracema nascido em 08/04/1898.

12 - Reeleito para presidente do Sindicato dos Médicos, Mariano Araújo Freitas (Mariano Freitas).

16 - Comemorada em Fortaleza a vitória de Tancredo de Almeida Neves (Tancredo Neves) para a Presidência da República, eleito por votação indireta.

20 - Fortaleza é inundada por grande chuva que deixa ao desabrigo mais de 600 famílias.

22 - O governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota suspende a in-tervenção estadual no município de Reriutaba.

22 - Morre, em sua terra natal, Trairi, CE, o compositor, músico e bandolinista Ferdinand Damasceno. Vivia da exploração da pesca.

23 - Sebastião Célio de Carvalho, ex-superintendente da Cobal e Célio Capistrano são demitidos, acusados de envolvimento no escândalo do órgão.

30 - Assume a direção da Casa de Cultura Raimundo Cela a artista plás-tica Maria Quintela de Almeida, substituindo o artista plástico Rubens de Azevedo. Hoje a casa chama-se Centro de Cultura Raimundo Cela.

Fevereiro

2 - Eleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Djalma Eufrásio Rodrigues, do PMDB.

Page 18: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006240

2 - Posse, na Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC, do desembargador Júlio Carlos de Miranda Ribeiro.

4 - Moradores da Favela Verdes Mares têm suas casas alagadas e ficam intoxicados, com o cheiro de óleo proveniente das caldeiras do Hospital Geral de Fortaleza, no Papicu.

5 - Luciano César Cabral Montenegro é empossado Cônsul da Holan-da no Ceará, substituindo seu pai, João Montenegro.

6 - São criados mais sete municípios cearenses: Forquilha, Milhã, Paraipaba, Amontada, Itarema, Varjota e Umirim.

9 - Operação surpresa, do Departamento de Vigilância do Municí-pio na Praça José de Alencar, expulsa centenas de vendedores ambu-lantes que ficam ao mesmo tempo revoltados e desesperados.

14 - Morre, aos 79 anos, o médico ginecologista Lercy de Holanda.

15 - A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece inaugura o telefone 195, para reclamações.

17 - Inicia-se o desfile de rua do carnaval de Fortaleza, totalmente desfigurado em virtude de regulamento oficial da Prefeitura atra-vés de seu Departamento de Turismo. Apesar da desfiguração, um bloco resiste, ainda guardando as características cearenses, conser-vando nossa tradição, o “Prova de Fogo”. O carnaval foi nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 1985.

22 - Todo o Estado é banhado por boas chuvas, em algumas locali-dades chuvas em demasia, havendo o perigo de inundações.

24 - Fortaleza está sob forte chuva, principalmente na Serrinha e na Cidade 2.000.

27 - Morre, aos 65 anos de idade, o empresário Luís Crescêncio Pe-reira. Nascera a 23 de setembro de 1917.

28 - Inaugura-se o prédio da Superintendência do Banco do Nor-deste do Brasil - BNB, no Centro Administrativo Getúlio Vargas, no Passaré, obra da construtora OAS Ltda.

Março

1°. - Mais chuvas caem sobre Fortaleza, inundando o Bairro Ellery e ameaçando derrubar várias casas.

Page 19: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 241

1°. - Morre, em pleno exercício de suas atividades, aos 70 anos de idade, o deputado Murilo Rocha Aguiar (Murilo Aguiar), comer-ciante, cearense de Camocim nascido em 25/11/1914, que era pre-sidente da Assembléia Legislativa. Hoje o auditório da Assembléia Legislativa tem seu nome.

1°. - Morre, vítima de doença degenerativa, o médico gastroente-rologista e proctologista Walder Bezerra Sá, com 75 anos incomple-tos. Nascera em Fortaleza a 18/05/1910.

4 - Assume a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Antônio Martins Filho, substituindo o general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira.

5 - Em Fortaleza abre-se o II Ciclo de Estudos e Debates de Administração Hospitalar Norte-Nordeste, no Imperial Othon Palace, sob o tema “Ad-ministração - a solução para a crise no âmbito da Saúde”.

6 - O tenente-coronel da Polícia Militar, Manuel Portela Mena Barreto, é empossado no comando da Academia de Polícia Militar Edgar Facó.

8 - Inaugurado o Museu das Secas, em prédio na esquina da Rua General Sampaio com Rua Pedro Pereira n. 683/741, tentativa tar-dia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, de reunir seu antigo acervo. Só restavam o prédio (Palacete Carva-lho Mota), um teodolito e fotografias ampliadas do Arquivo Nirez.

15 - No dia de assumir a Presidência da República, o presidente eleito, Tancredo de Almeida Neves (Tancredo Neves) adoece e baixa o hospital, assumindo o vice José Sarney.

22 - Toma posse na Cadeira n. 13, da Academia Cearense de Le-tras - ACL, João Ribeiro Ramos, sendo saudado pelo padre Francisco Sadoc Araújo.

30 - Por pressão da Presidência Nacional da Cruz Vermelha do Brasil, renuncia o presidente da Seção do Ceará, Eduardo Bezerra Neto.

Abril

1°. - Continua subindo o nível das águas do Rio Jaguaribe. Jagua-ruana já tem dez mil desabrigados.

Page 20: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006242

2 - O governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota (Totó), decreta situação de emergência em 22 municípios inundados, com perto de 40 mil desabrigados.

3 - Cai sobre Fortaleza uma chuva de 225 milímetros, das 6 às 21 horas, deixando 600 desabrigados.

4 - O número de desabrigados em todo o estado do Ceará já é de 66 mil pessoas.

6 - Morre, aos 68 anos incompletos, vítima de enfisema pulmonar, o médico José Galba Araújo, pioneiro da medicina social. Foi o primeiro diretor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Nas-cera a 31/05/1917 em Sobral.

7 - Morre em Fortaleza, aos 73 anos de idade, o comerciante e ex-vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia), autor, entre outros, do projeto que deu o nome de Rua Lauro Maia.

8 - Morre, aos 78 anos de idade, o farmacêutico e depois médico, Edson Braga, da Farmácia São José.

15 - Falecimento do engenheiro Antônio Ferreira Antero, que por muitos anos serviu no Departamento Nacional de Obras Con-tra as Secas - DNOCS. Fez parte da equipe que construiu, no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. Era cearense de Icó nascido em 18/07/1903.

15 - Destruída pelas chuvas, a ponte que ligava a Favela do Lagamar ao bairro Pio XII. Hoje o chamado Lagamar chama-se Conjunto Tancredo Neves.

17 - Interrompida a estrada BR-116 na altura do quilômetro 216, na localidade de Peixe Gordo, onde a água lava a pista.

18 - O engenheiro Uirandé Augusto Borges assume a direção ge-ral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, com a presença do Ministro do Interior, Ronaldo Costa Couto, em substituição ao engenheiro José Osvaldo Pontes.

21 - A notícia da morte do presidente eleito Tancredo de Almeida Neves (Tancredo Neves) causa consternação em toda a cidade, no estado, como em todo o país.

Page 21: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 243

21 - É inaugurado o reservatório público do DNOCS, Açude Ma-nuel Balbino, em Caririaçu.

25 - Morre, aos 60 anos de idade, em Fortaleza, o médico Valderilo Saldanha Fontenele, cearense de Junco, Quixadá, onde nascera a 13/05/1925.

27 - Morre, aos 76 anos de idade, o empresário Gontran Nascimen-to, da Casa das Máquinas, “o maior crediário do Ceará”. É sepul-tado em Maranguape, terra em que nascera a 18/09/1909.

28 - O Conjunto Novo Lagamar passa a chamar-se Conjunto Tancredo Neves, homenagem ao presidente eleito Tancredo de Almeida Ne-ves (Tancredo Neves) que não chegou a assumir.

Maio

8 - Instala-se o Salão dos Recusados do Salão de Abril, na Casa de Cultura Raimundo Cela.

11 - Morre em Fortaleza, aos 94 anos de idade, o advogado Fran-cisco Ferreira da Ponte, constituinte de 1947 e presidente da Assem-bléia Legislativa no período 1952-1954. Era cearense de Licânia, hoje Santana do Acaraú, nascido em 05/04/1891. Era tabelião ti-tular do Cartório Ponte.

18 - Abertos, no Centro de Convenções, o IV Congresso Nordestino de Odontologia e o VI Congresso Cearense de Odontologia.

21 - Morre, aos 69 anos de idade, a empresária Albanisa Rocha Sarasate (Albanisa Sarasate), presidente da Empresa Jornalística O Povo S. A., no Hospital Prontocárdio, vítima de câncer na garganta, viúva de Paulo Sarasate Ferreira Lopes, sendo sepultada no Cemi-tério de São João Batista. Nascera a 05/01/1916, filha do jornalista Demócrito Rocha.

23 - Pela primeira vez Fortaleza ouve falar em AIDS, a Síndrome da Imuno-Deficiência Adquirida, no I Congresso Cearense de Saúde, que no Brasil, se não fôssemos dominados culturalmente pelos ameri-canos, deveria chamar-se SIDA.

- Abre-se o XXXV Salão de Abril (deveria ser o XXXVI) e deveria ter acontecido em abril, no Praiano Hotel, na Avenida Beira-Mar.

Page 22: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006244

Junho

3 - Os professores Gilmar de Carvalho e Vianney Mesquita, do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará - UFC, lançam Estudos de Comunicação Social no Ceará.

13 - A Casa de Rodolfo Teófilo, na Avenida da Universidade, é derru-bada sob protestos da imprensa.

14 - O presidente do Banco do Brasil, Camilo Calazans, recebe, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Medalha Soares Moreno.

16 - Morre em Fortaleza, Plácido Gurgel Nogueira, que exerceu por muitos anos o cargo de Inspetor do Departamento de Correios e Telégrafos - DCT (atual Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT). Era cearense de Aracati.

24 - O ex-ministro Armando Falcão grava depoimento no Arquivo Nirez, levado pelo dicionarista Roberto Ribeiro.

25 - O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gon-zaga Mota) exonera o prefeito César Cals Neto e nomeia prefeito o deputado José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho).

Julho

1°. - Morre, em Fortaleza, CE, o comerciante livreiro Clóvis Ri-beiro Mendes (Clóvis Mendes). Começou a trabalhar, criança, na Livraria Humberto; em 1936 adquiriu a Livraria Imperial na Rua Guilherme Rocha. Nascera em 04/07/1899 em Fortaleza.

2 - Fortaleza tem novo prefeito. Assume, apesar de nomeado no dia 25/06, José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho).

3 - O Centro de Hemoterapia e Hematologia Edmar Fujita inicia os testes para averiguação do quadro de AIDS em Fortaleza.

4 - Morre, aos 61 anos de idade, o médico pediatra, Fernando Cé-sar Vieira Diógenes (Fernando Diógenes).

4 - Grava depoimento no Arquivo Nirez o cantor, produtor de rá-dio, televisão e jornalista cronista João Guilherme da Silva Neto (Guilherme Neto).

5 - O prefeito José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho), exo-

Page 23: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 245

nera o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Adail Fon-tenele, designando em seu lugar o engenheiro Marco Antônio de Aguiar Couto.

7 - César Cals Neto volta à Prefeitura por decisão do Tribunal de Justiça que notifica o governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” (Gonzaga Mota), saindo José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho). No dia nove, o Supremo Tribunal Federal confirma César Cals Neto na Prefeitura.

10 - José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho) volta à Prefeitura por decisão final do Supremo Tribunal e César Cals Neto promete continuar a briga.

11 - Em Fortaleza o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, que na Asso-ciação Cearense de Imprensa - ACI, profere a palestra “Imprensa e Constituinte”.

11 - O prefeito José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho) exonera a superintendente da Fundação do Serviço Social, Francisca Firmo Fontoura; o secretário de transporte, Cyro Régis; o assessor especial, Vicente Ferrer Augusto Lima (Vicente Augusto); e o procurador do Município, César Asfor.

13 - O prefeito José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho) anula 4.500 contratos da administração de César Cals Neto.

14 - Realiza-se a XVIII Regata de Jangadas Dragão do Mar, sendo vencedor José Ferreira Nunes, o Mestre Dedé.

14 - Assassinado por assaltantes o artista plástico e funcionário público Joaquim Evangelista de Sousa Filho, de 40 anos de idade.

15 - Instituída a Medalha Risoleta Neves, pela Lei n. 11.062, e com ela a Assembléia Legislativa do Ceará -AL homenageia “mulheres que tenham se destacado em suas atuações profissionais e con-tribuído para elevar o papel da mulher na sociedade”. Foi cria-da por proposição do deputado Figueiredo Correia e recebeu o nome de Risoleta Neves em homenagem à viúva do ex-presiden-te Tancredo Neves.

16 - O ator de teatro, rádio e televisão Clóvis Pereira Matias (Clóvis Matias) grava depoimento para o Museu Cearense do Teatro e para o

Page 24: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006246

Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez) orientado pelo ator Ricardo Guilherme.

19 - Assume a Delegacia Regional do Trabalho - DRT, o advogado Amadeu Arrais de Araújo.

31 - Assume a Superintendência Regional da Legião Brasileira de Assistência - LBA, Maria Marta de Oliveira.

31 - Funda-se a Associação dos Servidores da Educação e Cultura do Muni-cípio, com sede na Rua Solon Pinheiro nº1059, no José Bonifácio.

- Sai o primeiro número da revista ParticipAÇÃO - o Ceará em Re-vista, mensário da Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado do Ceará.

Agosto

2 - O Supremo Tribunal Federal - STF, assegura a permanência de José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho) à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

6 - Assume a frente da Coordenadoria de Transportes Metropolitanos - CTM o engenheiro Francisco Roberto Santana, em substituição a Edílson Rocha Porfírio.

6 - Morre o artista plástico Joaquim de Sousa, detentor de prêmios nacionais e internacionais. Nascera a 14/02/1945 em Fortaleza.

7 - Morre, aos 83 anos de idade, o poeta, jornalista e político Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), vítima de uma crise de vesícula. Era cearense de Quixadá onde nascera a 29/12/1901 na Serra do Estêvão.

9 - José Ribamar Colaço é substituído, interinamente, na Superinten-dência Regional da Cobal, pelo auditor Geová Lins dos Santos, por ser responsabilizado pelas irregularidades no órgão.

13 - Sai o primeiro número do jornal JD-A coragem de dizer, diá-rio de oposição, editado por Dorian Sampaio. Sua equipe de jor-nalistas reunia os nomes: Agostinho Gosson, Eunivaldo Pereira, Júlia Miranda, Paulo Limaverde, Rodolfo Espínola e Valdemar Menezes. A redação ficava na Rua Carlos Câmara n. 1048, Gentilândia. Curio-

Page 25: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 247

sidade: neste número é publicado o último artigo escrito por Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho). Quando o jornal saiu, Jader já era morto.

13 - Morre, em Fortaleza, às 22h30, o conhecido comerciante Gus-tavo Silva.

15 - Criada, na cidade do Rio de Janeiro, reunindo intelectuais e cientistas cearenses residentes naquela cidade, a Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro, que teve como primeiro presidente Dagmar Aderaldo Chaves.

17 - Morre, aos 74 anos de idade, o empresário Antônio Gomes Guimarães (Antônio Guimarães), vítima de parada cárdio-respira-tória, sendo sepultado no dia 19.

17 - O jornalista Nelson Faheina recebe, na Câmara Municipal de Fortaleza, o título de Cidadão de Fortaleza.

17 - Empossado na Coordenação do Projeto Rondon em Fortaleza, José Ribamar Aguiar Júnior.

20 - Morre, em Fortaleza, vítima de enfarte do miocárdio, no Hospital do INPS, o médico cearense de Fortaleza nascido em 16/02/1927, Germano Fabrício Riquet (Germano Riquet), aos 58 anos de idade.

23 - Posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropoló-gico), de Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides).

Setembro

1°. - Veículos em “pega” matam três pessoas na Aldeota: o jorna-lista Edvar de Sousa, o gráfico Francisco Nonato de Amorim Alves, da Tribuna do Ceará, e o jovem Ricardo Martins Bayma, que vinha no carro causador do acidente.

1°. - Morre, aos 67 anos de idade, na Casa de Saúde São Raimundo, vítima de desastre automobilístico ocorrido no km 103 da BR-222, na localidade de Moreiras, Itapajé, o comerciante e deputado es-tadual Osiris Pontes, cearense de Massapê nascido em 19/08/1918. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa e sepultado no Ce-mitério São João Batista. Foi deputado constituinte em 1947 ao lado de seu irmão José Pontes Neto.

Page 26: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006248

6 - Inaugurada a nova sede do jornal Tribuna do Ceará, na Avenida Desembargador Moreira, em frente à Assembléia Legislativa.

6 - O Tribunal Regional Eleitoral - TRE, por unanimidade, acolhe o recurso impetrado pelo Ministério Público, determinando a cas-sação do registro da candidatura de Sérgio Filomeno à Prefeitura de Fortaleza.

10 - A Emurf inicia o alargamento da Rua Liberato Barroso entre a Rua 24 de Maio e a Avenida Tristão Gonçalves, para facilitar a en-trada e saída dos ônibus da Praça José de Alencar. Nada adiantou, pois hoje os ônibus só entram e há um grande espaço ocioso.

11 - A antiga praça da Igreja Matriz de Messejana, que se chamou Praça Conselheiro Tristão e depois foi Praça da Conceição, passa a denominar-se Praça Vereador José Barros de Alencar. O vereador bem que merece o seu nome em uma praça, mas não aquela, que desde tempos imemo-riais era dedicada ao Conselheiro Tristão de Alencar Araripe.

16 - Eleito o primeiro presidente do Sindicato das Agências de Pro-paganda do Ceará, o publicitário Assis Vieira.

20 - Encontrado morto em seu apartamento, no Papicu, o enge-nheiro Ian de Sousa Carvalho, de 51 anos de idade.

23 - Morre, aos 43 anos de idade, José Pinto Teixeira Filho, o Jet Ring, vítima de acidente quando realizava testes com um motor de um girocóptero que montava em sua própria casa.

28 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, no seu décimo quinto ano, ao político Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides), artista plástico Clide-nor Capibaribe Moura (Barrica), diplomata Dário Moreira de Cas-tro Alves (Dário de Castro Alves) e Dom Raimundo de Castro e Silva em festa no Ideal Clube.

Outubro

3 - João Batista Alexandre da Silva, débil mental, 25 anos de idade, sobe na torre da TV Cidade, Canal 8, às duas horas da manhã e fica até 8h30, dando um pulo para a morte que foi documentada por vários repórteres fotográficos.

Page 27: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 249

4 - Criado em Fortaleza o Serviço Especial de Defesa Comunitária - Decom, para proteger a economia popular. Hoje chama-se Progra-ma Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - Decon. O órgão é um dos primeiros do país, só antecedido pelo de Santa Catarina.

5 - Nos 50 anos do Tribunal de Contas do Ceará são inaugurados um busto do ministro Antônio Coelho de Albuquerque feito pelo es-cultor César Teles e uma placa de bronze na entrada do Edifício Presidente Antônio Coelho (antigo Edifício Pajeú), sua sede, na Rua Sena Madureira n. 1047.

9 - Tem nova denominação, a Praça Martins Dourado, que passa a chamar-se, por força da Lei n. 5.995, do dia 20 de setembro, pu-blicada no Diário Oficial do Município n. 8.236, Praça Deputado José Filomeno, espaço entre a Rua Doutor Zamenhoff, Rua Gilberto Studart, Rua Almeida Prado e Rua Bento Albuquerque.

9 - Morrem nove pessoas e quatro outras saem gravemente feridas em conseqüência de desastre envolvendo uma camioneta Rural e um caminhão transportador de gado bovino, ocorrido no km 205 da BR-116.11.

- Sai a Lei Municipal n. 6.512, que tomba a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, que tinha o nome oficial de Viaduto Lucas Bicalho.

11 - O juiz de menores José Maria Melo é escolhido para o posto de desembargador do Tribunal de Justiça.

18 - O comerciante Antônio Alberto Ramalho Gondim, o Gumer-cindo, aos 52 anos de idade, morre, na sala de julgamento do Fó-rum Clóvis Bevilaqua, após ter confessado que matou sua esposa. Foi sepultado no dia 20, no Cemitério Parque da Paz.

21 - Aberto o I Festival de Fortaleza do Cinema Brasileiro, em sessão solene no Cine São Luiz, com apresentação do filme “Tudo é ver-dade”, filmado em Fortaleza.

22 - Morre, aos 50 anos de idade, o comerciante Aurilo Gurgel Ne-pomuceno (Mincharia), boêmio da Praia de Iracema, aracatiense nascido em 03/12/1934.

27 - Morre, vítima de acidente automobilístico, o comerciante João Assunção Cavalcante.

Page 28: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006250

28 - A Associação dos Servidores Civis do Brasil - Delegacia Regional do Ceará instala-se em sede própria na Rua Nunes Valente n. 1560, que recebe o nome de Delegacia Regional Governador Gonzaga Mota. A sede anterior ficava na Rua João Cordeiro n. 881.

Novembro

9 - Terminada a auditagem na Cobal, sendo demitido o ex-superin-tendente José Ribamar Colaço.

15 - 492.802 eleitores vão às urnas em Fortaleza para escolha do novo prefeito. Há 23 anos não havia eleições para o cargo. O favorito é Antônio Paes de Andrade (PMDB), que tinha como vice Narcélio Sobreira Limaverde (Narcélio Limaverde); seguido de Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara) (PFL) vice: Evan-dro Ayres de Moura; Maria Luísa Fontenele de Almeida (PT) vice: Américo Barreira; Moema Correia São Thiago (Moema São Thiago) (PDT) vice: Francisco Flávio Torres de Araújo, Antônio Alves de Morais (Antônio Morais) (PTB/PDS) vice: José Aragão e Albuquerque Júnior (PDS); Humberto Bevilaqua Vieira (PL) vice: Célia Maria Gaspar Albano; e Francisco Tarciso Leite (PSC) vice: Marcelo de Melo Brasil.

18 - Surpreendente o resultado das eleições: vence as eleições Ma-ria Luísa Fontenele de Almeida, com mais de 11 mil votos acima do segundo colocado. Maria Luísa Fontenele de Almeida (PT) obtém 159.846 votos; Antônio Paes de Andrade (PMDB), 148.437; Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara) (PFL), 121.326; Antônio Alves de Morais Antônio Morais (PTB-PDS), 27.204; Tarciso Leite, (PSC), 4.303; Moema Correia São Thiago (Moema São Thiago), (PDT), 3.692; e Humberto Bevilaqua Vieira (PL), com 405 votos.

24 - Apavorada, a população do Conjunto Prefeito José Walter, com a presença de um maníaco que ataca crianças e idosos, cor-tando-lhes as nádegas.

26 - Morre em Fortaleza, aos 87 anos de idade, o comerciante Pe-dro Eugênio de Sousa, ex-proprietário da Empresa de Doces Gelados

Page 29: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Datas e fatos para a história do Ceará 251

Ltda., da qual fazia parte a Sorveteria Nice, na Rua Guilherme Ro-cha. Era natural de Fortaleza, nascido em 02/12/1897.

Dezembro

5 - A Lei n. 6.038 extingue o Departamento de Vigilância Municipal e cria a Guarda Municipal de Fortaleza, de funções similares.

6 - Morre, aos 63 anos de idade, o pintor primitivista Francisco Domingos da Silva (Chico da Silva), natural de Alto Tejo, Ama-zonas.

6 - Assume a presidência do Centro Industrial do Ceará - CIC, o in-dustrial Francisco de Assis Machado Neto (Assis Neto).

13 - A Cobal tem nova direção. Assume a Superintendência Regina Pimentel, no lugar de José Ribamar Colaço, que foi demitido no dia nove do mês anterior.

13 - O Diário Oficial do Município - Dom n. 8.280 publica em suas páginas o texto da Lei n. 6.030, de 26/11, que concede o tí-tulo honorífico de Cidadão de Fortaleza ao artista plástico Clidenor Capibaribe, conhecido por Barrica.

14 - Maníaco sexual volta a atacar, desta feita no Conjunto In-dustrial, onde retalhou as nádegas de uma menor de 13 anos de idade.

14 - Cai uma chuva de 67,6 milímetros em Fortaleza, causando a interdição do Aeroporto Pinto Martins, derrubando árvores, cau-sando inundações, matando uma pessoa e deixando muitas ao desabrigo.

22 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol com o jogo entre o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Clube, empatado em 0x0, realizado no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, “Castelão”. O Tricolor jogava pelo empate, sagrando-se assim Campeão de 1985.

23 - Assassinado, no Clube Líbano Brasileiro, na Rua Tibúrcio Ca-valcante n. 271, Aldeota, o fotógrafo José Pontes Rocha, proprietário do Estúdio Fotográfico Pontes.

Page 30: EFEMÉRIDES - institutodoceara.org.br · direito Odalves Lima, ... e a Rua Mário Mamede, no Bairro de Fátima, próximo ao Instituto de Educação do Ceará, onde ele era professor

Revista do Instituto do Ceará - 2006252

23 - Morre, aos 35 anos de idade, o advogado José Carvalho Maia, vítima de desastre automobilístico na BR-222.

24 - Morre, aos 70 anos de idade, o farmacêutico Eliezer Forte Magalhães (Eliezer Magalhães), ex-deputado estadual, cearense de Quixadá nascido em 29/07/1915.

27 - Morre, vítima de atropelamento, no cruzamento da Rua Cla-rindo de Queiroz com Rua Barão do Rio Branco, o coronel da Po-lícia Militar do Ceará, João Batista de Sousa Brandão (João Batista Brandão), músico que dirigiu a Banda de Música de sua corporação em 1935. Pai do também maestro e músico Mozart Brandão. Era nascido em Santana do Acaraú, CE, no dia 15/05/1891.

- Fortaleza contava com uma população de 1.582.414 habitantes, em recenseamento oficial realizado pela Fundação Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística - IBGE. Dessa população, 386.835 são flagelados, das secas ou das enchentes.