educação ni - 40558 · educação ni - 40390

86

Upload: ngonguyet

Post on 21-Nov-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390
Page 2: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40558 Educação Física

APRENDENDO E ENSINANDO A GINÁSTICA?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UCDB

Vinícius Brito Weis (Autores) Rafael Cabreira, Vinicius Weis

Claudia Diniz de Moraes (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O Projeto de extensão Criança Ativa, desenvolve atividades de iniciação esportiva com crianças e adolescentes das comunidades próximas à UCDB na faixa etária entre 06 e 14 anos de ambos os sexos, nos períodos matutino e vespertino. O objetivo do projeto é proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e proporcionar as crianças vivências de várias modalidades esportivas, atualmente as modalidades esportivas oferecidas são: Ginástica Artística e Rítmica, Basquete, Voleibol, Futsal, Natação e Recreação. Participam do projeto os acadêmicos dos cursos de Educação Física e de Letras. A metodologia de trabalho proposta foi de que cada extensionista fique responsável por uma modalidade, realizando o planejamento e execução das aulas, sob a supervisão e orientação da coordenadora do projeto professora Marcela Grisoste e da professora colaboradora Cláudia Diniz. Trabalhar com a ginástica não foi tão fácil, porém, no decorrer das aulas os alunos acabaram adquirindo gosto pela ginástica. São inúmeros os benefícios da prática da ginástica, é uma modalidade que auxilia no desenvolvimento físico e psicológico e social das crianças e adolescentes. No final do semestre, para encerrar as atividades e iniciar as férias houve uma apresentação de ginástica artística no qual as crianças obtiveram autonomia na montagem da coreografia que foi realizada no ginásio da UCDB, com a participação dos responsáveis dos alunos puderam acompanhar o resultado da ginástica e que relataram alguns feedbacks das crianças em casa e na escola como a melhora no comportamento, respeito pelos colegas e professores. PALAVRAS-CHAVE: Criança,Criança Ativa, Ginástica Artística.

Page 3: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40507 Direito

FERRAMENTA DO LEGISLATIVO DE FÁCIL ACESSO E SEUS BENEFÍCIOS A COMUNIDADE EM GERAL?

Ângelo Lourenzo D'Amico Bezerra (Autor) Maria Teresa De Mendonca Casadei (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: FERRAMENTA DO LEGISLATIVO DE FÁCIL ACESSO E SEUS BENEFÍCIOS A COMUNIDADE EM GERAL ÂNGELO LOURENZO D?AMICO BEZERRA GRADUANDO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO ? UCDB O presente trabalho aborda o seguinte tema: ?Ferramenta do Legislativo de Fácil Acesso e Seus Benefícios a Comunidade em Geral?, isto é, além dos ofícios, requerimentos, moções, há também as indicações, que é um comunicado entre o respectivo órgão, a fim de sanar determinada problemática, a exemplo, tapa buracos, patrolamento e cascalhamento, limpeza de boca de lobo dentre outros. Com base no Regimento Interno da Câmara Municipal de Campo Grande (MS), Resolução nº. 1.109, veremos sua conceituação no Artigo 156: Art. 156. Indicação é a proposição escrita pela qual o Vereador sugere medidas de interesse público sem parecer das Comissões, independente de deliberação do Plenário. Concluindo, de fácil acesso, uma ferramenta do legislativo, porém com origem da própria população, com base de que votamos em um parlamentar para cumprir com os nossos anseios enquanto cidadãos, servindo-se de ponte entre a comunidade solicitante ao órgão solicitado, porém, ocorre que o desconhecimento de tal instituto, o torna de origem praticamente da própria equipe da vereança, sendo pouco de origem da comunidade em si, decorrente de uma má comunicação entre a população e o Poder Legislativo, sendo resultando da barreira existente quando o tema a ser tratado envolve questões políticas. Sendo este o foco desse estudo, de apresentar e explicar o intuito da indicação parlamentar e seu resultado benéfico a comunidade. PALAVRAS-CHAVE: Benefício a Comunidade, Comunicação do Legislativo, Indicações Parlamentares.

Page 4: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40390 Biologia

MOMENTO CIENTISTA - PROMOVENDO APRENDIZADO PARA ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE CAMPO GRANDE/MS.

Vanessa Lopes Espíndola (Autores) Carla Cerezoli Jesus,

Henrique Rezende Untem Kwok Chiu Cheung (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O PIBID (Programa Institucional Brasileiro de Iniciação a Docência) de Ciências Biológicas da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em parceria com a E. E. Maria Eliza Bocayuva Correa da Costa, promovem o ?momento cientista? em que os acadêmicos apresentam um pouco das várias vertentes da biologia, com o intuito de despertar curiosidade e interesse dos alunos nesta área. O projeto surgiu com a ideia de que seria possível fazer os alunos se sentirem cientistas por um momento, e que isso de alguma forma incentivasse nos participantes a busca por mais informações. O momento cientista é realizado no horário do intervalo de aula, tempo que é cedido pela escola, dentro da biblioteca; abordando diversos assuntos como: animais vertebrados e invertebrados, EPI?s ,reptéis, biologia celular, entre outros, sempre levamos exemplares da UCDB para despertar interesse dos alunos. O momento cientista ocorre a cada duas semanas para que haja tempo de preparação, ao fim de cada ?momento cientista? novos temas são sugeridos aos alunos, que escolhem por votação qual tema será abordado nas posteriores apresentações. Esse novo tema é analisado pelos acadêmicos junto ao Coordenador de área em reuniões semanais, onde também é apresentado um feedback, onde pode-se observar resultados alcançados, planejar novos ?momentos cientistas? e sugerir novas metas. PALAVRAS-CHAVE: Esolas, Momento Cientista, Pibid.

Page 5: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40163 Direito

A ANÁLISE DA ESTRUTURA TEXTUAL DE RESUMOS ACADÊMICOS VOLTADOS À INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Marina Helena Bergamo Silva (Autora) Maria Fernanda B. Daniel de Alencastro (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Este estudo em andamento evidencia a importância da pesquisa na elaboração de textos acadêmicos exigidos na Iniciação Científica, tendo como base a análise de resumos com foco na estrutura textual. Enfatiza-se, ainda, que este trabalho relaciona-se ao projeto de pesquisa ?A Divulgação Científica do Texto Acadêmico: visibilidade e acessibilidade?, já em seu quarto ciclo. Faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo ?Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade?. Algumas questões nortearão este trabalho: O resumo está nos moldes solicitados pela iniciação científica? Há coerência e coesão no resumo de IC? O resumo pertence ao gênero utilizado na IC? Quais os principais conectores usados na IC? Os resultados obtidos poderão fornecer subsídios importantes para o processo de conhecimento e para a compreensão discursiva dos pesquisadores em IC. PALAVRAS-CHAVE: Coerência e Coesão, Estrutura Linguística, Texto Cientifíco.

Page 6: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40567 Filosofia

A CONCEPÇÃO AGOSTINIANA DE HOMEM COMO 'IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS' EXPRESSA NAS CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO

Anderson Jose Dias dos Santos (Autores) Anderson Dias

Marcio Bogaz Trevizan Pedro Eduardo Gomes da Silva

Marcio Bogaz Trevisan (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A presente pesquisa fundamentada na antropologia filosófica abordará a concepção agostiniana de homem como ?imagem e semelhança de Deus expressa nas Confissões. A metodologia que será aplicada é a pesquisa bibliográfica e documental, sendo a obra ?confissões? a principal fonte que fundamentará toda a pesquisa. O objetivo é analisar como Santo Agostinho entendeu o homem cristão, a partir da obra referida obra, e analisar o que significa a afirmação agostiniana: ?o homem é a imagem e semelhança de Deus?. Como referencial teórico, buscamos autores que discorreram sobre essa temática, tais como, Ribeiro (2007), Dantas e Cavalcante Junior (2008), Gilson (2007), José Vieira (2011), Rubio (2011), Dagonet (1982), dentre outros. Nossas pesquisas apontam que para Agostinho, o homem é entendido como imagem e semelhança de Deus, porque foi criado por Deus todo poderoso, que amando a sua criatura de forma eterna, marcou nela ?algo de divino?, que a coloca como o ápice do processo de criação do mundo. PALAVRAS-CHAVE: Antropologia Filosófica, Agostinho, História Da Filosofia.

Page 7: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40429 Gestão Em Serviço Social

A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Maria Ana Da Silva Blan (Autores) Zuleika Gonçalves Da Silva

Salette Marinho De Sa (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O principal objetivo deste estudo é evidenciar o papel da extensão universitária na formação acadêmica e a sua contribuição para a sociedade. Analisamos essa contribuição a partir da percepção dos acadêmicos inseridos nos projetos de extensão, utilizamos para esta pesquisa um questionário com questões abertas e fechadas. Foram entrevistados 10 acadêmicos que participam dos projetos de extensão com mais de seis meses de prática extensionista, sendo bolsistas ou voluntários, os mesmos foram escolhidos aleatóriamente. As entrevistas foram realizadas entre os meses de novembro a dezembro de 2014 e fundamentada nas pesquisas bibliográficas para dar subsídios na elaboração deste estudo. A presente pesquisa foi realizada na Universidade Católica Dom Bosco, e vivenciada através do trabalho desenvolvido no Setor de Programas e Projetos de Extensão. PALAVRAS-CHAVE: Acadêmicos, Aprendizagem, Extensão Universitária.

Page 8: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40547 Coordenação Pedagógica

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Margareth Aparecida Quintino dos Santos (Autores) Ana Maria Ribas

Maria Luiza Arruda Almeida Serra (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente trabalho visa refletir sobre a atuação da coordenação pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental na elaboração do planejamento de ensino. A influência dos organismos internacionais no campo educacional tem propiciado uma atenção especial aos anos iniciais do Ensino Fundamental e relegando para segundo plano as demais etapas da educação básica. Dessa forma, a coordenação pedagógica exerce um papel imprescindível na condução da aprendizagem dos educandos, por meio das contribuições aos professores no seu fazer pedagógico e no planejamento de ensino. A realização deste estudo foi pautada na pesquisa bibliográfica, tendo como referenciais teóricos: Félix (1986); Libâneo, Oliveira e Toschi (2009); Libâneo (2004); Lück (2009, 2010); Paro (2006); Sander (2007); Garrido (2005) entre outros. Os resultados mostram que são muitos os desafios que a coordenação pedagógica enfrenta no seu cotidiano escolar que compromete a dedicação ao pedagógico, mas é preciso uma melhor organização do tempo a fim de propiciar momentos de reflexão, estudos e qualificação dos profissionais que atuam com o processo de ensino e aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores, Coordenação Pedagógica, Planejamento de Ensino.

Page 9: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40259 Filosofia

A EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL: INTERPRETAÇÕES DO DIREITO EDUCACIONAL

Fábio Renã Portela Fernandes (Autor) Nadia Bigarella (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Objetivo desse artigo é apresentar as interpretações do direito educacional, na perspectiva de dois autores: Evaldo Vieira, com o texto “A política e as bases do direito educacional” e, Carlos Roberto Jamil Cury com “A qualidade em educação brasileira como direito”, prescrito na Constituição Federal de 1988. Com base em uma pesquisa bibliográfica, este texto tem uma abordagem interpretativa-descritiva, a qual permitiu o entendimento de que a educação é um direito social, que deve ser compreendido para além dos dispositivos constitucionais, uma vez que a educação como direito individual e coletivo, acaba se impondo como um dos elementos principais da cidadania. Muito embora as determinações constitucionais nem sempre sejam materializadas da forma como são consignadas. Assim, verificou-se que tais autores reconhecem os direitos sociais como um dos principais elementos da cidadania, conceituada no Estado capitalista como igualdade jurídica: pessoas são iguais perante a lei. PALAVRAS-CHAVE: Cidadania, Direito, Educação.

Page 10: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39848 Doutorado Em Psicologia

A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM JI-PARANÁ/RO: A MESMIDADE E A INTERDIÇÃO DE IDENTIDADES CAMPONESAS

Alberto Dias Valadão (Autor) José Licínio Backes (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Dados do IBGE (2014) mostram que o Brasil tem hoje em torno de 16% de sua população residindo no campo, Rondônia 26% e o município de Ji-Paraná 10%. Não obstante, ser a população camponesa de Ji-Paraná pequena perante os números do Estado não significa que os quase 13.000 sujeitos não precisem acessar a educação como um direito humano. Essa discussão se torna necessária a nosso ver, uma vez que os agricultores têm sido vitimados por uma educação rural constituída nos moldes da escola urbana. Visando propor práticas curriculares que atendam as necessidades das escolas do campo do município a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu em 2014 o II Seminário de Educação do Campo. Mas, o que os professores entendem serem práticas curriculares importantes para a constituição dos sujeitos do campo? O presente trabalho objetiva a partir do campo epistemológico dos Estudos Culturais, principalmente das ideias de Hall (1997, 2011), Silva (2012, 2013), Santomé (2013), Giroux (2013) e Nelson, Treichler e Grossberg (2013) fazer uma análise das proposições feitas pelos professores das práticas curriculares que devem ser desenvolvidas para o fortalecimento da Educação do Campo no município. Ao analisar as sugestões feitas no evento percebe-se que as identidades camponesas tendem a continuar sendo padronizadas por não contarem com a participação dos sujeitos sociais aos quais essa educação se destina. Entendemos que, somente uma educação do e com os camponeses, a partir das práticas e artefatos culturais que os constituem possibilitará condições de afirmação de identidades e diferenças não subalternizadas. PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo, Estudos Culturais, Práticas Curriculares.

Page 11: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40218 Direito

A ELABORAÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO E SUAS TEMÁTICAS: MAPEAMENTO DE REVISTAS CIENTÍFICAS EXISTENTES NA PLATAFORMA CAPES

Rafaela Estolano Francelino (Autora) Arlinda Cantero Dorsa (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Esta pesquisa em andamento voltada à iniciação científica, tem por focalização o mapeamento das publicações (livros, artigos) voltados à elaboração do texto científico em seus diferentes gêneros acadêmicos. Para a consecução desse trabalho, será feita pesquisa bibliográfica a partir do Portal da CAPES/MEC em periódicos e obras publicados no período de 2013-2015 a partir dos seguintes tópicos: título, autor, abordagem temática, revista da publicação, local da pesquisa e local da publicação. Enfatiza-se que este trabalho relaciona-se ao projeto de pesquisa a divulgação científica do texto acadêmico: visibilidade e acessibilidade, já em seu quarto ciclo. Faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo “Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade”. A partir do mapeamento das produções científicas já publicadas, objetiva-se a visibilidade e a divulgação científica, facilitando assim o acesso, a pesquisa e o aprofundamento desta área de conhecimento, válida para todos os membros da comunidade acadêmica de diferentes áreas de conhecimento, sejam eles alunos de graduação, pós-graduação, docentes pesquisadores e orientadores. PALAVRAS-CHAVE: Divulgação e Acessibilidade Científica, Mapeamento Temático, Revistas Científicas.

Page 12: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40147 Direito

A ESTRUTURA FORMAL NA ELABORAÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS: MAPEAMENTO DE ANAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Arthur Gabriel Marcon Vasques (Autores) Marina Bergamo

Arlinda Cantero Dorsa (Orientadores) Maria Fernanda B. Daniel De Alencastro

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: RESUMO: Este trabalho em andamento tem como foco evidenciar a importância da pesquisa na elaboração dos textos acadêmicos exigidos na Iniciação Científica, tendo como base a análise de resumos acadêmicos com foco na estrutura formal. Enfatiza-se que este trabalho relaciona-se ao projeto de pesquisa “A divulgação científica do texto acadêmico: visibilidade e acessibilidade”, já em seu quarto ciclo. Faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo “Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade”, formado por professores-pesquisadores da Graduação e do Mestrado em Desenvolvimento local. Tem por objetivo estudar as diferentes formas de pesquisa e a sua importância na produção textual com ênfase dos resumos solicitados nos artigos produzidos pelos pesquisadores do PIBIC. Algumas questões nortearão este trabalho: O resumo está nos moldes solicitados pela iniciação científica? As partes do resumo estão claras e objetivas? O resumo pertence ao gênero utilizado na IC? Como se modalizam? Os resultados obtidos poderão fornecer subsídios importantes para o processo de conhecimento e para a compreensão discursiva dos pesquisadores em IC. PALAVRAS-CHAVE: Estrutura Formal, Iniciação Científica, Resumo De Artigo.

Page 13: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39633 Historia

A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS EM TERRAS INDÍGENAS NA DOCUMENTAÇÃO DO SPI

Daniele Gonçalves Colman (Autora) Lenir Gomes Ximenes (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente artigo foi elaborado no âmbito do projeto de extensão intitulado “Cedoc: preservação do patrimônio histórico e cultural indígena no MS”. O projeto objetiva dar continuidade à organização, catalogação e disponibilização de materiais relativos aos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, no Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu - Cedoc. Entre os materiais do acervo, está a documentação do Serviço de Proteção aos Índios - SPI, órgão indigenista do governo brasileiro que funcionou entre 1910 e 1967. Esses documentos são importantes para a escrita da história regional e dos povos indígenas do estado. Dentre as temáticas que podem ser trabalhadas a partir desses materiais, está a exploração de recursos naturais das áreas indígenas pelo SPI. Exemplo disso é o caso da então Reserva Indígena de Cachoeirinha (município de Miranda), do povo Terena, de onde foram extraídas madeiras e cascas de angico, com a anuência do SPI. PALAVRAS-CHAVE: Cedoc, Documentação Histórica, Terena.

Page 14: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39858 Historia

A EXTENSÃO NO LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

Ataide Domingos Barboza Junior (Autores) Mariana Rodrigues De Oliveira

Priscila Palhanos Maria Augusta De Castilho (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Resumo - O artigo em tela tem por objetivo apresentar as atividades de extensão desenvolvidas no Laboratório de História, do Curso de História da Universidade Católica Dom Bosco, durante o ano de 2014. Para tanto, utilizou-se o método indutivo por meio de análise documental primária (atas de reuniões, relatórios, álbuns fotográficos) existente no LABHIS, além de livros, jornais, revistas, folders, relatórios, fotografias e multimídia. As atividades executadas no LABHIS apontam para um conjunto de ações que envolvem os acadêmicos em atividades de extensão, ensino e pesquisa, tendo como referencial o atendimento a comunidade e o acesso de alunos e professores das escolas públicas e privadas, acadêmicos de outras universidades e pesquisadores. O espaço é utilizado também para execução de pesquisas, projetos de iniciação científica e cursos e oficinas de extensão voltados para a formação complementar dos futuros historiadores, bem como para o planejamento de organização de eventos. A extensão tem propiciado aos bolsistas experiências vivenciadas no dia-a-dia, no tocante a organização de acervos não só do projeto, mas, também do laboratório como um todo. PALAVRAS-CHAVE: Ensino-Aprendizagem, História, Patrimônio Cultural..

Page 15: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40348 Pós-Graduação Lato Sensu Em Gestão Pública

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS NAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPO BOM-RS-PROJETO BEM VIVER

Ilone Maria Zimmermann (Autores) Leila Cristina Gonçalves De Oliveira

Leila Cristina Goncalves De Oliveira (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O objetivo principal deste trabalho foi analisar os processos da gestão de projetos nas administrações públicas, tomando como estudo o Projeto Bem Viver do Município de Campo Bom-RS. O estudo foi fundamentado em pesquisas bibliográficas, documental e comparativa, envolvendo o projeto Bem Viver do Município de Campo Bom-RS. Na percepção dos envolvidos, as maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores de projetos decorrem da falta de metodologia de avaliação dos processos aplicada às administrações públicas. O bom desempenho das ações é dependente dos esforços dos envolvidos no processo, porém, os mesmos não possuem uma metodologia própria voltada às gestões de projetos públicos. É reconhecido que a Gestão de Projetos é uma das atividades mais relevantes na administração pública, entretanto a maioria dos envolvidos ainda não está habilitada para o desenvolvimento da atividade. PALAVRAS-CHAVE: Administração Pública, Gestão De Projetos, Processos.

Page 16: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39883 Docência Do Ensino Superior

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO LA

Walisson Mariano Carvalho Silva (Autor) Jeferson Pistori (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O artigo aborda a utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação no Centro Estadual de Educação La Salle, em Augustinópolis- TO. A escola em que a pesquisa foi desenvolvida possui Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) que podem ser utilizadas pelos professores para melhorarem a prática educativa. Por isso, o trabalho visou analisar a utilização das TICS pelos professores regentes no processo de ensino e aprendizagem. Na realização da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa da pesquisa para compreender a utilização das TICS pelos professores e na coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada. Também foi utilizada a observação dirigida das tecnologias educacionais que a escola pesquisada possui, para saber se os professores conhecem e as utilizam. Concluiu-se que a maioria dos professores entrevistados utilizam as TICS, somente, como recurso didático com a finalidade de atrair o aluno para o conteúdo a ser ministrado, situação que implica em uma inovação conservadora. PALAVRAS-CHAVE: Ensino e Aprendizagem, Tecnologia de Comunicação e Informação.

Page 17: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39869 Especialização Em Gestão De Agronegócios (Dourados)

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NEGÓCIO CERTO RURAL PARA PRODUTORES RURAIS SUL-MATO-GROSSENSES

Saulo Oliveira Meneguite (Autor) Domingos Aguilar Marques (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do programa Negócio Certo Rural ? NCR, em algumas cidades do Estado de Mato Grosso do Sul, teve como objeto da pesquisa, noventa e três produtores rurais dos municípios de: Itaporã, Dourados, Deodápolis e Anaurilândia, participantes do programa NCR no período correspondente entre o 2º semestre do ano de 2014 e o 1º semestre do ano de 2015. Este programa é oferecido aos produtores rurais de pequeno porte através da parceira das instituições do sistema ?S? - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul ? SENAR/MS e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul ? SEBRAE/MS. Além da importância do programa, o artigo enfatiza o empreendedorismo rural, a visão do produtor de sua propriedade rural como uma empresa, enfatizando a importância da gestão da propriedade, o desenvolvimento da cooperação através de redes associativas, a descrição e a aplicabilidade da elaboração de um plano de negócio para cada participante em sua propriedade rural, a importância e a dificuldade na administração da propriedade rural. Foram investigadas as opiniões do programa NCR, sua importância através do empreendedorismo rural, a necessidade da cooperação como sobrevivência dos produtores rurais de pequeno porte, a dificuldade da administração da propriedade e do programa, bem como a pretensão de elaboração e aplicabilidade das idéias de negócio. PALAVRAS-CHAVE: Cooperação, Empreendedorismo Rural, Plano de Negócio.

Page 18: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39963 Inspeção Escolar

A INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Andrea Cristina Martins Spisila (Autora) Elaine Aparecida Carvalho Dos Anjos (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Pretende-se através deste estudo de revisão de literatura, abordar a inclusão escolar do aluno com necessidades especiais no ensino fundamental na escola pública onde é possível detectar seus limites, procurar verificar avanços em uma abordagem teórica. No entanto a questão é lutar pela inclusão e integração destes não só no campo educacional, mas em toda a sociedade, incluindo o apoio e a orientação da família, profissionalização e realização pessoal de um modo geral. Cabe à escola, espaço fundamental de convivência, uma Instituição Social que partilha valores e práticas da sociedade na qual estão inseridos, aonde os professores são agentes transformadores afirmar os valores que estão de acordo com esses princípios. É necessário ainda estimular o desejo da participação, que valoriza a ação e amplia a responsabilidade fazendo com que se compartilhem os destinos da vida coletiva da instituição. Com base nessas idéias, e tendo a escola como inclusão escolar não só dos alunos que têm necessidades educacionais especiais, mas também os que possuem dificuldade de aquisição de aprendizagem é um desafio a uma nova forma de trabalho. PALAVRAS-CHAVE: Escola, Inclusão, Participação.

Page 19: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40028 Mestrado Em Educação

A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA

Noelia Maria Matos De Morais Correa (Autora) Nadia Bigarella (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O objetivo desse artigo é apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre a Pesquisa em Educação, como um exercício de reflexão dos conceitos e caminhos teóricos ? metodológicos. Este estudo contribui para a construção da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), intitulado: Políticas para a formação de professores do Curso Normal Médio: um estudo sobre a ação normativa do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2007-2014), vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE), mais diretamente à Linha de Pesquisa Políticas Educacionais Gestão da Escola e Formação Docente. Ao final desse estudo pôde-se apreender que a pesquisa científica é um conjunto de procedimentos sistemáticos baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo entender o objeto, por meio do emprego de métodos científicos. Nos últimos anos ampliaram-se os espaços de produção de conhecimento sobre a pesquisa em Educação no Brasil e os instrumentos metodológicos ajudam a identificar conceitos, conhecimentos, comportamentos, ideologias, práticas e tendências. PALAVRAS-CHAVE: Educação, Pesquisa Científica, Procedimentos Metodológicos.

Page 20: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40480 Historia

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA GUERRA DO PARAGUAI

Priscila Plhanos (Autores) Higor Batista Zunta

Maria Augusta De Castilho (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O estudo aborda a presença da mulher em conflitos armados. Utilizou-se o método dedutivo para melhor compreensão textual. As fontes pesquisadas para o embasamento teórico foram livros, jornais, imagens e revistas. O ambiente de guerra sempre foi considerado predominantemente masculino, mas ao se analisar os fatos mais profundamente identificam mulheres guerreando em diversos momentos da história. Iconografias, artigos, processos, e inúmeras fontes mostram a presença da mulher em conflitos de várias formas como: andarilhas, enfermeiras, prisioneiras, prostitutas, entre outras. Estas mulheres procuravam estar perto de seus maridos e filhos no período tão sombrio de suas vidas. Durante a Guerra do Paraguai não foi diferente, estas mulheres passaram fome, frio, medo, algumas foram abusadas, outras engravidaram e tiveram seus filhos criando-os em meio às dificuldades da guerra. Algumas mulheres tiveram destaque como Dona Senhorinha que sofreu varias perdas entre elas de familiares e bens; por outro lado Ana Justina Ferreira Neri se tornou uma das pioneiras na enfermagem no Brasil durante o conflito da Tríplice Aliança. PALAVRAS-CHAVE: Mulher, Guerra do Paraguai, Preconceito.

Page 21: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40386 Biologia

A VISÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA

Daniela Lopes Da Cunha (Autores) Diogo Gomes De Oliveira

Klysman Fernandes Almeida Thawane Yvin Sanches Siqueira

Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected],br

RESUMO: O professor é o principal mediador entre os conhecimentos científicos, é ele que faz a transposição didática para que o aluno possa entender o conteúdo que lhe é ensinado. Dentro dos cursos de licenciatura, o currículo deve favorecer discussões sobre o fazer docente. Objetivou-se nesse trabalho investigar as concepções de prática docente de professores de ciências e biologia de escolas de educação básica de Campo Grande, MS. Foram investigados sete docentes das redes privada, municipal e estadual da cidade. Os professores responderam questionários e participaram da pesquisa voluntariamente. Percebeu-se que a maioria dos investigados reconhece a necessidade de integração dos saberes dos educandos com os conteúdos escolares, admitindo ser essa a melhor forma de aprendizagem. Além disso, relatam o papel fundamental da interdisciplinaridade, que auxilia muito na construção do conhecimento do educando. Sabe-se que a interdisciplinaridade é uma prática abrangente que contribui para se dar um novo sentido a educação, como resgatar o valor de aprender e o de aprender a ensinar. PALAVRAS-CHAVE: Concepções Docentes, Construção de Conhecimento, Interdisciplinaridade.

Page 22: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39994 Direito

A VISIBILIDADE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE VÍDEOS VOLTADOS À PRODUÇÃO ACADÊMICA

Bruna Gonçalves Xavier (Autora) Arlinda Cantero Dorsa (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Esta pesquisa em andamento de Iniciação Científica focaliza o mapeamento das publicações de vídeos tendo como abordagem temática a elaboração do texto científico em seus diferentes gêneros acadêmicos. Para a consecução desse trabalho, será feita pesquisa nos ambientes virtuais (sites acadêmicos, blogs, youtoube) disponíveis nas redes sociais a partir dos seguintes tópicos: título, autor, abordagem temática e local da publicação. É fundamental que fique claro, a partir do projeto maior que abarca os respectivos planos de trabalho, que há necessidade fundamental de estudos, pesquisas, organização em um ambiente de cooperação e interação por parte de todos os envolvidos para que os resultados se efetivem. Enfatiza-se que este trabalho relaciona-se ao projeto de pesquisa ?Da elaboração do texto na universidade à divulgação científica: visibilidade e acessibilidade? já em seu quarto ciclo. Faz parte de uma discussão mais ampla, desenvolvida pelo ?Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural, Direitos e Diversidade?, formado por professores-pesquisadores da Graduação e do Mestrado em Desenvolvimento local, pós-graduandos/orientandos, acadêmicos em iniciação científica, com uma visão interdisciplinar, bem como pesquisadores ligados a outras instituições interessados em estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo acima citado. A partir do mapeamento das produções científicas já publicadas, objetiva-se a visibilidade e a divulgação científica, facilitando assim o acesso, a pesquisa e o aprofundamento desta área de conhecimento, válida para todos os membros da comunidade acadêmica de diferentes áreas de conhecimento, sejam eles alunos de graduação, pós-graduação e docentes pesquisadores e orientadores. PALAVRAS-CHAVE: Divulgação Científica, Texto Científico, Vídeo Científico.

Page 23: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40521 Direito

ALFABETISMO FUNCIONAL DENTRE ACADÊMICOS

Fernanda Dos Santos Fontes (Autora) Victor Hugo De Oliveira Marques (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Esse artigo visa analisar o analfabetismo funcional em seu todo, mas principalmente dentre os acadêmicos de ensino superior, aborda também as teorias de origem e métodos utilizados para tentar erradicá-lo, visando contribuir positivamente para a diminuição desse fenômeno, não só na atual conjuntura, mas também com efeitos futuros. Embasa-se em questões presentes na mídia, reportagens, artigos científicos e no (INAF) indicador de alfabetismo funcional, desenvolvido para acompanhamento desse módulo de analfabetismo. Após a aplicação de métodos de investigação, coleta e produção de dados infere-se que o analfabetismo é um mal endêmico que permeia a sociedade e que se não sofrer interferência a tempo, trará graves resultados, tanto individuais quanto para o país. É preciso análise estrita e métodos de resolução que partam das políticas públicas, investindo no ponto mais crítico de todo esse infortúnio ? a educação infantil -, só então as novas gerações se abdicarão dessa problemática. Quanto àqueles que já se encontram no mercado de trabalho, que sejam incentivados ao hábito do estudo, de tal modo a qualidade não será um resultado unívoco e direcionado somente ao profissional, mas também contribuirá positivamente sob o instituto empregador. PALAVRAS-CHAVE: Alfabetismo Funcional, Estudo Efetivo, Metas De Dakar.

Page 24: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39972 Pedagogia

ANÁLISE DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DOS ESTUDOS DE GÊNERO

Dulcineia Alves Teixeira Ferrari (Autora) Jose Licinio Backes (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O artigo é resultado do plano de trabalho “Análise da fundamentação teórica dos estudos de gênero”, ligado ao Observatório da Educação “Relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social no ensino fundamental do 6º ao 9º ano nas escolas públicas estaduais de Campo Grande – MS”, financiado pela CAPES/INEP/SECADI. Analisa a fundamentação teórica que pauta os artigos e o que permite mostrar sobre a temática de gênero na educação. Foram lidos e analisados os artigos classificados como A1 na área de educação: Avaliação, Cadernos de Pesquisa, Educação em Revista, Educação e Pesquisa, Educação e Realidade, Educação e Sociedade, Educar em Revista, Ensaio - CESGRANRIO, ETD - Educação Temática Digital, Pró-Posições Revista Brasileira da Educação. A análise dos artigos de gênero mostra que seus autores recorrem a um conjunto de pesquisadores que questionam os princípios da teoria moderna por essa ser notadamente machista e sexista. Uma questão central na fundamentação teórica dos artigos é a importância dada ao conceito de gênero por meio do qual os estudiosos questionam o caráter biológico e natural atribuído às identidades de gênero, mostrando que não só as identidades de gênero são uma construção cultural e histórica, mas todas as realidades são uma construção. Os autores argumentam que os referenciais teóricos modernos carregam as marcas das identidades masculinas, heterossexuais, machistas. Ao criticá-los optam por referências que mostram como as identidades de gênero foram construídas e como podem ser construídas de outros modos, sobretudo nos espaços educativos. PALAVRAS-CHAVE: Fundamentação Teórica, Gênero, Identidade.

Page 25: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40545 Filosofia

APONTAMENTOS SOBRE A GÊNESE DA FILOSOFIA CRISTÃ

Pedro Eduardo Gomes Da Silva (Autor) Marcio Bogaz Trevisan (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A Filosofia Cristã nasceu da necessidade de compreender os problemas filosóficos suscitados pela Revelação e pelas Sagradas Escrituras. Tendo como ponto de partida a referida premissa, os respectivos apontamentos visam elucidar a gênese desta filosofia, investigando suas características e qualidades essenciais, bem como demarcar suas propriedades enquanto sistema filosófico. Para tanto, tomamos como referência os trabalhos de Gilson (2010), Reale e Antiseri (2005) e Berthold e Stuiber (1998) que nos ajudaram a perscrutar o desenvolvimento do referido sistema filosófico. Nossas pesquisas dão conta que a Filosofia Cristã tem como ponto de partida a razão natural e se desenvolveram a partir da necessidade de compreender de forma racional, problemas filosóficos suscitados pelo cristianismo que desde seu surgimento se apresentou como a Verdadeira Filosofia e a verdadeira Religião. Em síntese, a Filosofia cristã é compreendida como uma filosofia de caráter sistematizador que, consolidada ao longo da história, se apoia nos ombros de uma longa tradição filosófica que tem suas raízes remotas nos filósofos gregos e se consolidou a partir das abordagens dos padres Apologistas, tais como Justino e Clemente de Alexandria. PALAVRAS-CHAVE: Cristianismo, Filosofia, Filosofia Cristã.

Page 26: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40117 Historia

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DE 1º E 2º GRAUS DURANTE O REGIME MILITAR NO BRASIL (1983)

Elieser Feitosa Soares Junior (Autor) Maria Augusta De Castilho (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente estudo busca analisar as condições de trabalho e as dificuldades enfrentadas por professores durante o regime militar brasileiro a partir de 1964. O ponto de partida da análise foram as reformas educacionais dos anos de 1968, chamada Lei da Reforma Universitária; e de 1971 que criou os ensinos de 1º e 2º graus. Essas reformas foram responsáveis pela nova configuração da classe docente de 1º e 2º graus, assim como a precarização de suas condições de trabalho e desvalorização profissional. O trabalho foi realizado por meio do método dedutivo, com pesquisas em livros, jornais e sites especializados, para poder oferecer a real situação dos professores de 1º e 2º graus durante o regime militar brasileiro. Identificou-se que a massificação do ensino de caráter profissionalizante, a má formação dos novos docentes e a política baseada em arrocho salarial levaram os professores a solicitarem mais horas aula, fazendo assim com que a boa qualidade do ensino diminuísse. Foram analisados 48 (quarenta e oito) processos trabalhistas do TRT 24ª Região da Comarca de Corumbá ? MS, referentes ao ano de 1983. Destes, foram escolhidos os processos trabalhistas de números: 546 e 548 movidos por professoras contra o Município de Corumbá ? MS PALAVRAS-CHAVE: Educação, Ditadura Militar, Docentes.

Page 27: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39757 Educacao Fisica

AS HABILIDADES MOTORAS DE SALTO HORIZONTAL E LANÇAR POR CIMA

Renata De Souza Alves (Autora) Marcia Cristina Bortoleto Rotta Ribas (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O desenvolvimento das habilidades motoras em crianças pode ser influenciado por diversos fatores. Este estudo teve como objetivo identificar as habilidades motoras salto horizontal e lançar por cima do ombro, no estágio elementar segundo os parâmetros de Gallahue, (2008). Para tanto, foram avaliadas 19 crianças, de 03 a 04 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas no CEINF de Campo Grande, Mato Grosso Sul. O estudo configurou-se como descritivo caracterizado em forma qualitativa com coletas de dados, na qual foram observadas figuras de movimento no parâmetro de Gallahue, (2008), das habilidades motoras salto horizontal e lançar por cima do ombro. Baseado em um dia de observação por semana, durante um mês constatou-se que nas habilidades motoras básicas nenhuma criança havia alcançado o estágio elementar de salto horizontal e lançar por cima do ombro, em todos os segmentos, conforme prevê a literatura nos padrões de Gallahue, (2008). Por outro lado, a negatividade de crianças que não alcançaram o estágio elementar nas habilidades motoras avaliadas, pode estar relacionada à falta de maiores oportunidade para a prática de atividades fundamentais e tempo destinado às mesmas. PALAVRAS-CHAVE: Habilidade Motora, Lançar por Cima do Ombro, Salto Horizontal.

Page 28: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40544 Educação Inclusiva Com Ênfase Em Deficiência Auditiva

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA INCLUSÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS NA ESCOLA

Magna Carvalho Martins (Autora) Nayara Da Silva Cesario Martins (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo demonstrar o papel do fonoaudiólogo durante o processo ensino-aprendizagem do deficiente auditivo. A metodologia utilizada neste estudo foi bibliográfica e análise qualitativa sobre a inclusão e desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos deficientes auditivos que estão estudando em escolas públicas com acompanhamento fonoaudiólogo. O resultado encontrado na pesquisa demonstrou que, deve ser realizada a detecção precoce da perda auditiva, a inclusão escolar e é importante a intervenção fonoaudiológica para que a criança tenha um melhor desempenho no aspecto cognitivo, emocional e educacional. O fonoaudiólogo tem um papel fundamental no desenvolvimento escolar da criança que possui perda auditiva. As terapias fonoaudiológica contribuem de forma positiva na interação, oralização, desenvolvimento escolar, social e familiar. PALAVRAS-CHAVE: Bilinguismo, Deficiência Auditiva, Fonoaudiologia.

Page 29: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39812 Engenharia de Controle e Automação

CLUBE DE ROBÓTICA

Gabriel Henrique De Oliveira Dantas (Autor) Dejahyr Lopes Junior (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O projeto conta com um caráter interdisciplinar no qual alunos das engenharias de controle e automação, elétrica, mecânica e da computação interagem para desenvolver projetos que contribuam para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de conceitos físicos e tecnológicos na educação brasileira relativos à Robótica. Esses projetos envolvem estudos de conceitos de lógica de programação, técnicas de programação, técnicas de robótica e técnicas de montagem de circuitos micro controlados. Para isso utilizam-se KITS LEGO NXT e os laboratórios de informática disponíveis na UCDB, esses que nos possibilitam treinar e capacitar alunos para possíveis competições como por exemplo OBI e OBR. Dessa forma o Clube de Ciência: Grupo de Trabalho de Robótica tem tido a oportunidade de participar anualmente da etapa regional da OBR que acontece no IFMS, atuando tanto com palestras e aulas para capacitar os alunos participantes, como para julgar e avaliar os candidatos na condição de jurados convidados. Afim de desenvolver ainda mais conhecimentos na área de programação iniciou-se um projeto para o desenvolvimento e montagem de um cubo de LED?s, que será controlado fazendo uso de um micro controlador. Assim esses projetos visam integrar e motivar alunos de escolas, demostrando como princípios dessas engenharias podem ser utilizados no dia-a-dia. Essas participações tem também como objetivo chamar a atenção e atrair novos e potenciais alunos para os cursos de engenharia da universidade mostrando a robótica como um ramo educacional e tecnológico que engloba as mais diversas áreas do ensino nacional. PALAVRAS-CHAVE: Educação, Clube de Ciências, Robótica.

Page 30: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40492 Serviço Social

COMO SE MATERIALIZA A RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE NO CAMPO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Emanoelle Einecke Cardoso (Autora) Salette Marinho De Sa (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O estudo foi desenvolvido na Universidade Católica Dom Bosco-UCDB, universidade comunitária que atua pautando-se na indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, trazendo um breve estudo abordando o projeto de extensão Laboratório Interdisciplinar das Licenciaturas-LABINTER. Sendo a Extensão Universitária um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e Sociedade, podemos visualizar a relação dialógica dos projetos com a comunidade, tendo como produto o conhecimento e a formação acadêmica. Ao estudar as ações realizadas pelo projeto Labinter, observamos como fator fundamental a autonomia dos participantes, que perpetuam as ações deste projeto. Materializando, dessa forma a retroalimentação que a Extensão Universitária proporciona. PALAVRAS-CHAVE: Comunidade, Extensão, Relação Dialógica.

Page 31: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40405 Engenharia Civil

COMPETIÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO

Baltley Emanuel Mudo Martins (Autores) Raian Garcia Da Silva Ribeiro

Thiago Nogueira Pereira, Dejahyr Lopes Junior (Orientadores)

Maria Valeria Calijuri Mello V Toniazzo

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: Projeto de Extensão - Ponte de Macarrão Maria Valéria Calijuri Mello Vieira Toniazzo Willian de Araújo Rosa Dr. Dejahyr Lopes Junior (Orientador) Acadêmico: Baltley Emanuel Mudo Martins Email: [email protected] , [email protected] O projeto Pontes de Macarrão visa empreender um caráter interdisciplinar, científico e extensionista, abrangente a toda comunidade acadêmica de Engenharia Civil e voltado aos alunos que desejam aperfeiçoarem conhecimentos empíricos, através da construção de pontes e análise de ensaio das mesmas. O projeto é baseado em fatos da história da Engenharia Civil e pela necessária prática do conhecimento aprendido em sala de aula. Historicamente as pontes surgiram devido à necessidade do homem em transpor barreiras naturais em busca de sustento ou abrigo. Assim, a ideia do projeto acadêmico toma forma com embasamento nas raízes da Engenharia. De modo trazer o fundamento da antiguidade para a atualidade, as pontes de macarrão serão construídas para vencer vão de 1 metro, imposto para simular obstáculos naturais e os desafios do cotidiano da Engenharia Moderna. De fato, os acadêmicos irão se empenhar na elaboração de um projeto que vise também a economia de material, de maneira representar a preocupação da utilização eficaz dos recursos naturais, como também, criar um protótipo de uma estrutura leve que proporcione estabilidade e eficiência. Para tanto, a ponte de macarrão construída para a competição deve possuir no máximo 1 quilograma. PALAVRAS-CHAVE: Competição de Ponte de Macarrão, Ponte de Macarrão.

Page 32: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39843 Biologia

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO RELACIONADAS AO ACHATINA FULICA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS

Gabriela Rachel Lopes (Autores) Daniele Decanine

Thuany Rezende Valadares Maria Aparecida De S.Perrelli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O caramujo gigante africano (Achatina fulica Bowdich, 1822) foi introduzido no Brasil na década de 1980 e é considerado atualmente um problema de saúde pública e ambiental, pois se disseminou para quase todas as regiões do país. Em Campo Grande/MS, a população convive com a infestação desse molusco. Visando contribuir para a construção de alternativas de participação popular na resolução do problema, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, no ano de 2014-2015, com objetivo de identificar as concepções e práticas de pessoas leigas acerca do A. fulica. A pesquisa ocorreu nas sete regiões do município, tendo como participantes 53 moradores locais (quantitativo definido pelo ?critério de saturação? das respostas) que responderam a uma entrevista aberta, pontuando aspectos como: reconhecimento do molusco, percepção da infestação e soluções adotadas, percepção dos riscos à saúde humana e ambiental, entre outros. A análise dos resultados mostrou que as pessoas referem-se ao A. fulica como caracol, caramujo ou lesma; percebem o aumento da população desse animal no domicílio e peridomicílio e desconhecem a razão desse fato; atribuem ao molusco a transmissão da esquistossomose, câncer, catapora e vermes em geral; procuram se livrar da presença desses animais utilizando água sanitária, queimando-os e descartando-os para coleta de lixo e entendem que a solução do problema é de responsabilidade das secretarias de saúde. Esses dados sugerem que a população carece de informações correta sobre o A. fulica e os problemas a ele associados, e que o poder público precisa desenvolver ações nesse sentido. PALAVRAS-CHAVE: Controle, Infestação, Percepções.

Page 33: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40342 Engenharia Civil

CRIAR E RECRIAR NA INFÂNCIA: ENTRE JOGOS E CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS

Miryam Da Silva Santos (Autores) Karla Daniele Freitas Martins

Maria Rita Morais Gonçalves Dos Santos Ana Paula Zaikievicz (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Pensar a criança como aquela que produz cultura, pensa, investiga e cria hipóteses nos remete a refletir constantemente sobre nossas práticas educativas como educadores/as.Por meio da possibilidade de criar um diálogo entre a universidade e o contexto educacional da primeira infância, pretendemos alcançar com essa oficina debates e discussões sobre nossas observações e experiências como educadoras, com o intuito de contribuir e somar conhecimentos com profissionais da educação, assim como,sugerir ideias pertinentes à prática pedagógica na educação infantil, a fim de pensarmos um ensino que vise à construção de uma infância de qualidade. Sendo assim, lançamos mão das seguintes questões: de que forma pensamos nossas crianças? Como a construção de materiais pedagógicos contribui para o processo de formação infantil? Como os jogos e as brincadeiras podem se tornar significativos para o desenvolvimento infantil? A construção de jogos e brinquedos com sucata é extremamente importante, na medida em que possibilita inserir as crianças em um ambiente lúdico, rico, cheio de novas possibilidades e descobertas. Precisamos também inserir a criança como parte do processo criativo na construção de materiais pedagógicos, respeitando suas singularidades e valorizar os conhecimentos que esta já possui para a ampliação de suas experiências. PALAVRAS-CHAVE: Brincadeiras, Educação Infantil, Jogos.

Page 34: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40617 Psicologia-Formação De Psicólogo

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Jeniffer Rainá Xavier Da Silva (Autores) Caroline Gabriel Finkler

Jaqueline De Andrade Torres Renan Da Cunha Soares Junior, Heloisa Bruna G Oliveira Freire (Orientadores)

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: A educação no trânsito é importante para todas as idades, visto que os acidentes, em sua grande maioria, poderiam ser evitados se não fosse a imprudência de pelo menos uma das partes envolvidas. Dessa maneira, campanhas que visem o comportamento defensivo são ótimas estratégias que podem gerar mudanças importantes em curto, médio e longo prazos. Assim, focar na educação de crianças, a fim de conscientizá-las a respeito da necessidade de questionar e mudar paradigmas que constituem hábitos de risco no trânsito, parece um bom caminho para que, no futuro, seja possível conviver em uma sociedade na qual pequenos gestos que fazem grandes diferenças seja algo natural. Para somar esforços durante a campanha feita no Pavilhão do Pequeno Produtor, na 77ª Expogrande, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, que atendeu a centenas de crianças e tratou da importância de atravessar a rua na faixa de segurança utilizando o sinal com o braço para se comunicar com os condutores dos variados tipos de veículos, foi feita uma parceria com o projeto de extensão Cão Terapeuta, na qual os cães (Canis lupus familiaris) fizeram parte das dinâmicas, possibilitando prender a atenção e, assim, fomentar uma maior participação das crianças e adolescentes presentes. PALAVRAS-CHAVE: Comportamento Defensivo, Educação, Interespécie, Trânsito.

Page 35: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40003 Biologia

ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O QUE PENSAM OS DOCENTES SOBRE O SABER E SABER FAZER

Marcos Rafael Severgnini (Autores) Anderson Lima Aquino

Hallana Salina Gutierrez Letícia Alves Da Cruz

Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Uma das principais dificuldades na formação de professores de ciências consiste na falta de integração dos conhecimentos científicos dentro da prática docente. Considerando os problemas atuais na formação desses professores, há uma necessidade de discutir sobre as concepções que os educadores de ciências e/ou biologia possuem sobre o ?saber? e o ?saber fazer? em sua prática docente. Autores têm apontado como insuficientes as ideias dos professores sobre o tema e consideram importante discutir as necessidades formativas do professor. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo estudar e caracterizar o que os docentes de ciências e/ou biologia pensam que seja importante ?saber? e ?saber fazer? no contexto de ensino de ciências. Buscou-se por meio de questionário, analisar a opinião de 9 educadores distribuídos nas redes, privada, estadual e municipal, sobre o que acreditam, que o professor de ciências e/ou biologia deve ?saber? e ?saber fazer?. Para caracterizar as respostas em satisfatórias ou insatisfatórias foram utilizadas literaturas específicas de formação de professores de ciências, qualificando-as quanto às necessidades formativas do docente. Na análise dos questionários, foi possível observar que os docentes ainda trazem consigo a visão simplista do ensino de ciências, além disso, a maioria considera a educação como um processo de transferência de saber e não de construção do conhecimento, afetando desse modo, o processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que existe uma grande carência de conteúdos importantes na formação dos professores, cabendo ressaltar que essas carências dificultam a promoção do desenvolvimento de uma formação adequada de licenciados. PALAVRAS-CHAVE: Concepção Docente, Ensino De Biologia, Formação Docente.

Page 36: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39839 Biologia

ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO

Andressa Gomes Macedo (Autores) Ana Caroline Gabriel De Araújo

Bruno Fines Rocha Gleice Aparecida Da Silva Bernardes

Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação, e ao ensino de Ciências. No Brasil, a preocupação com essa atribuição do sistema educacional e em relação ao ensino de Ciências apenas aflora no nível dos documentos oficiais, estando ainda muito longe dos cursos de formação de professores e mais ainda das salas de aula. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa, a partir da disciplina de Educação e Ciência III, ministrada no curso de Ciências Biológicas, com o objetivo de investigar a opinião de professores responsáveis pelas disciplinas de Ciências e/ou Biologia no município de Campo Grande, MS, quanto ao que acreditam ser essencial na prática do educador. A pesquisa contou com seis professores voluntários de níveis escolares diferentes em redes de ensino municipal e estadual sob a permissão do diretor ou maior autoridade presente. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa que caracterizou o estudo como descritivo. Percebeu-se que os professores acreditam que o conteúdo a ser ministrado é essencial, no entanto, além disso, a maioria dos docentes apresenta preocupação em buscar uma formação continuada para estar sempre atualizado mediante as mudanças que o ensino de Ciências proporciona. Concluiu-se que muito do que a literatura expõe sobre as necessidades formativas do professor não são consideradas prioritárias para a docência do ponto de vista dos docentes. PALAVRAS-CHAVE: Ciências, Formação De Professores, Pratica Docentes.

Page 37: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39833 Educação Física

EQUILÍBRIO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO VIDA NOVA - UCDB

Ingrid Cristina Jesus Da Costa (Autora) Raquele Tiana Kohler (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A deficiência intelectual compromete a vida inteira do individuo o convívio com os demais bem como nas atividades, por ser uma deficiência que afeta o intelecto. Este trabalho teve como objetivo analisar a execução de 04 (quatro) atividades motoras dos alunos do Projeto Vida Nova - desenvolvido na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com os alunos com deficiência intelectual. Para analisar a execução das atividades foi realizado o teste KTK, nos alunos. O Projeto Vida Nova oferece iniciação esportiva e musculação, para pessoas com deficiência que frequentam a Pestalozzi e comunidade externa, sendo assim este trabalho foi desenvolvido no projeto Vida Nova UCDB com o intuito de avaliar a execução das 04 atividades motoras das pessoas com deficiência intelectual. Considerando os aspectos motores dos alunos participantes da pesquisa observou-se que as tarefas propostas foram realizadas, uns apresentando mais dificuldade e outros menos, após a coleta de dados observuo-se que o equilibrio de forma geral se manteve durante a execução das atividades propostas, a falta da vivencia do aluno com as atividades pode ter influenciado no resultado, apesar da deficiencia individual houve compreensão da atividade, a deficiencia intelectual não influenciou na coordenação motora, pois, as atividades foram realizadas pelos sujeitos da pesquisa. PALAVRAS-CHAVE: Deficiência Intelectual, Equilíbrio, Ktk.

Page 38: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39966 Docência Do Ensino Superior

EXISTE PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA? ANÁLISE DA DOCÊNCIA À DISTÂNCIA EM FACE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

Flávio Augusto Gomes Rosendo (Autor) Victor Hugo De Oliveira Marques (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O progresso das tecnologias de informação inovou o processo de ensino-aprendizagem tradicional, ensejando reflexões sobre as funções habitualmente exercidas pelo professor em sala de aula e a ideia de um espaço físico como único ambiente possível de interação entre pessoas no âmbito educativo. No ensino superior à distância, as aulas e as discussões se desenvolvem em um ambiente virtual de aprendizagem, no qual se condensam as mídias referentes aos conteúdos a serem ministrados em cada disciplina, como também as ferramentas pedagógicas para aprendizagem e interação dos alunos. Em razão da maior autonomia observada no aluno adulto e da maciça quantidade de conteúdos que lhe são disponibilizados no ambiente virtual, especula-se se a função do professor estaria superada no ensino superior à distância. Para responder a essa pergunta, o presente trabalho analisará, primeiramente, a educação no ensino superior e sua diferenciação do modelo que se verifica na educação básica. Em seguida, merecerá destaque a definição de educação à distância, com a consequente indicação de conceitos que compõem os ambientes virtuais. Após, serão analisadas circunstâncias próprias à docência e à discência diante da introdução das novas tecnologias. Ao final, espera-se demonstrar que o ensino superior à distância não prescinde da figura do professor, mesmo perante o imenso aporte tecnológico e as inesgotáveis informações disponíveis nos dias atuais. PALAVRAS-CHAVE: Educação Superior, Ensino À Distância, Desafios, Tecnologias De Informação.

Page 39: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40602 Letras

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES

Ana Paula Simões Pessoa (Autora) Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Objetiva-se neste estudo o trabalho desenvolvido pela pesquisa sobre leitura e tecnologia na escola durante as oficinas do projeto de extensão Letras: artes e ciência da Universidade Católica Dom Bosco. Este projeto relaciona-se a prática de leitura de obras clássicas e o diálogo com docentes e alunos. O trabalho procura refletir sobre a questão da leitura e tecnologia e suas respectivas relações no processo de aprendizagem. Discute-se a formação de leitores, uma vez que as oficinas são práticas de incentivo à leitura. Nesta perspectiva, a pesquisa pretende investigar a questão da leitura e da tecnologia na escola, contribuindo com a formação de professores e alunos nas práticas de leitura realizadas por meio das oficinas que utilizam ferramentas da tecnologia como recursos para a promoção do ato da leitura compartilhada de obras clássicas da literatura universal. PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores, Leitura, Tecnologia.

Page 40: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40362 Doutorado Em Educação

GÊNERO E EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA: AS RELAÇÕES QUE CONSTITUEM A PRODUÇAO IDENTITÁRIA DAS MULHERES PROFESSORAS

ARARA-KARO DO

Maria Isabel Alonso Alves (Autora) Heitor Queiroz De Medeiros (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Trata-se de reflexões sobre as relações de gênero presente nas sociedades indígenas da Amazônia legal, especificamente a etnia Arara-Karo do Estado de Rondônia, onde buscamos abordar as questões de identidades/Diferença na perspectiva dos estudos de prefixo pós (Pós-Estruturalista; Pós-Moderno; Estudos de Gênero; Estudos Culturais, Estudos Pós-Coloniais, e outros que se aproximam do mesmo viés epistemológico). São reflexões que tem o objetivo de tensionar as questões culturais produzidas no âmbito das sociedades indígenas que, por muitas vezes, são dadas como ?naturais?, mas que podem ser ressignificadas no contexto cultural. Trata-se de um desdobramento do projeto de pesquisa de doutorado em desenvolvimento no PPGE ? UCDB, na Linha III, que debate assuntos pertinentes à Diversidade Cultural e Educação Indígena. PALAVRAS-CHAVE: Gênero, Identidades/Diferenças, Sociedades Indígenas.

Page 41: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40368 Biologia

INCLUSÃO NA ESCOLA: BREVE DISCUSSÃO

Carla Cristina Cerezoli De Jesus (Autores) Suelen Regina Patriarcha Graciolli

Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) tem sido discutida em uma diversidade de contextos e a escola é o melhor local para promover a inclusão social e educacional, onde esses alunos extravasam suas relações e iniciam o convívio com a sociedade de forma geral e constroem o caráter de cidadão. Este relato vem trazer uma perspectiva diferente daquela citada nas leis inclusivas brasileiras, relatando experiência de observação em estágio obrigatório em uma escola estadual de ensino básico da cidade de Campo Grande/MS, e visa a reflexão sobre a maneira como a educação inclusiva vem sendo realizada. Acredita-se que a inclusão deve ir além de espaço físico adaptado e formação docente continuada. PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva, Ensino-Aprendizagem, Interação Social.

Page 42: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40441 Educação Física

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: MAPA DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS PELO PIBID/EF/UCDB

Kamila Rodrigues Paixão (Autores) Fabiane De Oliveira Macedo

Fabiane De Oliveira Macedo (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A inovação educacional abrange uma relação entre conceitos e mudanças. Então, inovar pode ser considerado algo estreado, um aprimoramento. O PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência contribui para discutir os paradigmas da Educação trazendo um incentivo e valorização para os professores, estimular e integrar da Educação entre outras intenções e conformações, para que os mesmos possam aderir esta prática como uma grande perspectiva transformadora. O programa favorece ao aluno de licenciatura do curso de Educação Física melhor visualizar a prática do docente, abre oportunidades de pensarmos em estratégias, metodologias, a respeito da Educação com ações pedagógicas envolvidas a atuação do professor de Educação Física Escolar, além das possíveis ações que podem ou não serem identificadas como inovadoras. O objetivo será mapear a organização da proposta pedagógica que está sendo implementadas para favorecer a formação de professores de Educação Física pelo PIBID/EF/UCDB em uma escola Estadual de Campo Grande-MS no período de 2014-2015; relatar as ações teóricas e prática que estão sendo realizadas pelo PIBID/EF/UCDB; o significado destas para a formação dos pibidianos; identificar se há ou não práticas de inovação nas ações realizadas pelo PIBID/EF/UCDB e descrever as atividades teóricas e prática que foram resistidas e/ou favorecidas no ambiente de aplicabilidade do PIBID/EF/UCDB no período de 2014-2015. A pesquisa é traçada como exploratório-qualitativa, sendo os sujeitos 12 integrantes egressos do PIBID/EF/UCDB onde os instrumentos de coleta de dados será um questionário estruturado e uma entrevista. Este estudo poderá favorecer novas discussões sobre a inovação nas práticas PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Inovação Educacional, Pibid.

Page 43: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40274 Biologia

INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE: CIÊNCIA E LITERATURA NO JOGO

Flávia Gabriela Fernandes (Autores) Leonardo Matheus Bezerra Rezende Suelen Regina Patriarcha Graciolli,

Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: O ensino nas escolas a partir da interdisciplinaridade é um método eficaz na construção do conhecimento. Desta forma, foi desenvolvido um jogo didático intitulado ?Viagem Pantaneira?, baseado na história do livro Pantanáutilus, buscando uma associação da ciência com a literatura, no intuito de práticas pedagógicas que possam auxiliar os professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Além disso, teve-se por finalidade a construção de mobiliário a partir do reaproveitamento de materiais descartados como forma alternativa de conservação do meio ambiente. Sendo assim, verifica-se a importância da correlação dos conteúdos, e ainda ressaltar o significado e importância da construção do jogo, uma vez que ele proporciona estímulos ao interesse, à curiosidade e reflexões propícias ao processo ensino-aprendizagem. Aborda-se ainda o papel fundamental da sustentabilidade como tema que deve ser discutido não somente no ambiente escolar, mas ser praticada ações que visem o bem estar da sociedade e do meio natural. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Interdisciplinar, Material Didático, Reaproveitamento de Material.

Page 44: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40276 Biologia

INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE: CIÊNCIA E LITERATURA NO JOGO "VIAGEM PANTANEIRA"

Flávia Gabriela Fernandes (Autora) Leonardo Matheus Bezerra Rezende

Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban, Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientador, Orientadora, Orientadores)

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: O ensino nas escolas a partir da interdisciplinaridade é um método eficaz na construção do conhecimento. Desta forma, foi desenvolvido um jogo didático intitulado ?Viagem Pantaneira?, baseado na história do livro Pantanáutilus, buscando uma associação da ciência com a literatura, no intuito de práticas pedagógicas que possam auxiliar os professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Além disso, teve-se por finalidade a construção de mobiliário a partir do reaproveitamento de materiais descartados como forma alternativa de conservação do meio ambiente. Sendo assim, verifica-se a importância da correlação dos conteúdos, e ainda ressaltar o significado e importância da construção do jogo, uma vez que ele proporciona estímulos ao interesse, à curiosidade e reflexões propícias ao processo ensino-aprendizagem. Aborda-se ainda o papel fundamental da sustentabilidade como tema que deve ser discutido não somente no ambiente escolar, mas ser praticada ações que visem o bem estar da sociedade e do meio natural. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Interdisciplinar. Material Didático. Reaproveitamento De Material..

Page 45: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40398 241 - Biologia

INTERDISCIPLINARIDADE E SUSTENTABILIDADE: CIÊNCIA E LITERATURA NO JOGO "VIAGEM PANTANEIRA"

Leonardo Matheus Bezerra Rezende (Autor,Autora, Autores) Flavia Gabriela Fernandes

Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban, Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientador, Orientadora, Orientadores)

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: O ensino nas escolas a partir da interdisciplinaridade é um método eficaz na construção do conhecimento. Desta forma, foi desenvolvido um jogo didático intitulado ?Viagem Pantaneira?, baseado na história do livro Pantanáutilus, buscando uma associação da ciência com a literatura, no intuito de práticas pedagógicas que possam auxiliar os professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Além disso, teve-se por finalidade a construção de mobiliário a partir do reaproveitamento de materiais descartados como forma alternativa de conservação do meio ambiente. Sendo assim, verifica-se a importância da correlação dos conteúdos, e ainda ressaltar o significado e importância da construção do jogo, uma vez que ele proporciona estímulos ao interesse, à curiosidade e reflexões propícias ao processo ensino-aprendizagem. Aborda-se ainda o papel fundamental da sustentabilidade como tema que deve ser discutido não somente no ambiente escolar, mas ser praticada ações que visem o bem estar da sociedade e do meio natural. PALAVRAS-CHAVE: Ensino Interdisciplinar, Material Didático, Reaproveitamento De Material.

Page 46: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39923 Biologia

INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Bruna De Oliveira Costa (Autores) Flávia Gabriela Fernandes Leonídia Ayala Dos Santos

Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Sabe-se que o professor deve realizar reflexões críticas sobre a sua própria prática pedagógica, pois, a melhoria efetiva do processo de ensino aprendizagem só acontece através da ação do professor. A proposta deste estudo foi investigar as concepções de docentes que atuam com disciplinas de ciências e/ou biologia sobre a prática docente, além de analisá-las reflexivamente quanto à contribuição para o ensino de qualidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários construídos a partir de reflexões e estudos em literaturas sobre a formação do professor de ciências. Foram voluntários nesse estudo cinco professores da rede pública de ensino de Campo Grande/MS. Observou-se que parcela significativa das concepções dos professores entrevistados ainda está pautada no modelo tradicional de ensino e em equívocos sobre metodologias docentes. O método de transmissão de conhecimentos ainda faz parte do exercício da docência e o resultado desta aprendizagem se caracteriza, portanto, em memorização com um possível e rápido esquecimento do conteúdo trabalhado. Pode-se concluir que há uma necessidade de rever tanto a formação quanto a prática didático-pedagógica do professor, para que se possa ter um ensino de qualidade. PALAVRAS-CHAVE: Ensino De Ciências, Docência, Prática Pedagógica.

Page 47: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40410 Letras

LEITURA E TECNOLOGIA NA ESCOLA: PROJETO LETRAS

Karoline Minardes Alves De Matos (Autor,Autora, Autores) Ana Paula Simões Pessoa

Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban, Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientador, Orientadora, Orientadores)

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: Objetiva-se neste estudo o trabalho desenvolvido pela pesquisa sobre leitura e tecnologia na escola durante as oficinas do projeto de extensão Letras: artes e ciência da Universidade Católica Dom Bosco. As oficinas ocorrem a partir de textos clássicos da literatura universal como os casos extraordinários de Sherlock Holmes, as histórias épicas como Os Lusíadas de Camões e outras histórias românticas. Este projeto relaciona-se a prática de leitura de obras clássicas e o diálogo com docentes e alunos. O trabalho procura refletir sobre a questão da leitura e tecnologia e suas respectivas relações no processo de aprendizagem. Discute-se a formação de leitores, uma vez que as oficinas são práticas de incentivo à leitura. Nesta perspectiva, a pesquisa investiga a questão da leitura e da tecnologia na escola, contribuindo com a formação de professores e alunos nas práticas de leitura realizadas por meio das oficinas que utilizam ferramentas da tecnologia como recursos para a promoção do ato da leitura compartilhada de obras clássicas da literatura universal. Percebe-se uma considerável aceitação e aprovação por parte dos alunos e dos professores envolvidos neste projeto. PALAVRAS-CHAVE: Compromisso Social, Leitura,Tecnologia.

Page 48: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40101 Letras

MACHADO DE ASSIS ENTRE O ROMANTISMO E O REALISMO

Bianca Rodrigues Maciel (Autores) Pablo Aparecido Camargo Vaz

Angela Cristina Do Rego Catonio (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Este artigo apresenta uma comparação entre os livros A Mão e a Luva e Memórias Póstumas de Brás Cubas, ambos de Machado de Assis, e pertencentes ao movimento realista da literatura brasileira. Faz-se a análise da narrativa, destacando-se a caracterização dos personagens, tempo e espaço. Embora sejam as duas obras do Realismo e do mesmo autor, apresentam significativas diferenças. A Mão e a Luva pertencente ao primeiro momento de Machado de Assis e apresenta ainda características românticas. Por outro lado, Memórias Póstumas de Brás Cubas é a grande obra que representa o Realismo brasileiro, expondo fortes críticas ao Romantismo e à sociedade da época. Neste último livro, nota-se a linguagem realista, com ironias, digressões, assuntos como traição, adultério, amores carnais, loucura, miséria humana, que vão se desenrolando ao longo da história, a começar pela forma como é narrada tendo um defunto-autor como narrador. Como apoio teórico utilizam-se os autores Afrânio Coutinho (2007), Antônio Cândido (2002), Vitor e Aguiar (1998), entre outros. Dessa forma, verifica-se que a composição machadiana incorpora em sua estética aspectos multifacetados e ricos em referências à sociedade de uma época. PALAVRAS-CHAVE: Machado De Assis, Realismo, Romantismo.

Page 49: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40619 Psicologia-Formação De Psicólogo

MITO DA DEMOCRACIA RACIAL: ETNIA NA ESCOLA

Karoline Moreira De Oliveira (Autora) Fernando Ulisses Rosalino (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Brasil. País rico em cultura, diversidade de etnia, riqueza de pluralidades. Brasil, mito da democracia racial, tomando de início o dito: Abolição de escravatura em 1888, sendo o último país a realizar esse feito. Ato brusco e sem nenhum pensar para a população ?liberta? que ainda hoje é ?presa?, por estigmas e exclusão social. Preconceito racial se entrelaça com desigualdade social. A diversidade de etnia é dita como motivo de orgulho, mas é tida como material de descriminação, racismo é crime inafiançável e imprescritível, o que ocorre é um racismo velado. Por conseguinte, no presente artigo é realizado o relato de experiência, projeto desenvolvido com alunos do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino. A partir do estágio supervisionado do último ano tendo como ênfase: psicologia e saúde na contemporaneidade. Âmbito de transformação social, na prevenção e promoção de saúde na escola, etnia-racial ampliando valores. O aluno aqui é apreciado como sujeito subjetivo e em constante transformação, desenvolvimento e aprendizado, dotado de identidade. Tal construção de estudo é direcionado com o conhecimento da teoria Histórico-Cultural e os princípios do materialismo histórico dialético. PALAVRAS-CHAVE: Negritude, Psicologia, Saúde Escolar.

Page 50: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39884 Educação Física

MOTIVOS DE INSERÇÃO E ADESÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO PIBID/EF/UCDB

Roberta Do Amaral Ribeiro (Autora) Fabiane De Oliveira Macedo (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O Programa Institucional de Iniciação à Docência foi criado com o intuito de potencializar a formação docente por meio do estudo e reflexão crítica. Sabe-se que existem diversos motivos para a inserção dos alunos no Programa, sendo a motivação empregada nas razões que levam as pessoas a agir. Pode-se considerar motivação extrínseca como resposta a estímulos ambientais e a motivação intrínseca como um impulso que venha de dentro. Sendo assim, temos como objetivo geral nesta pesquisa: identificar os motivos intrínsecos e extrínsecos dos alunos do Curso de Licenciatura de Educação Física para a inserção e adesão nas atividades propostas pelo PIBID/EF/UCDB. O tipo de pesquisa é de caráter qualitativo exploratório e a amostra é composta por 30 alunos do Curso de Licenciatura de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco, período entre 2014 ? 2015, de ambos os sexos, que aceitaram o convite para participar da pesquisa e assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. Como instrumento: a) questionário semi-estruturado, onde os participantes descreveram seus motivos de inserção e saída do programa e responderam 28 afirmações que medem a intensidade da opinião, de escala likert; b) entrevista. Para a análise e discussão dos dados obtidos será utilizado o teste estatístico não paramétrico Qui- quadrado e análise de conteúdo. Acreditamos que o estudo trará mais subsídios sobre o motivos de acadêmicos de cursos de Licenciatura, especificamente da Educação Física a respeito das respostas que dão a partir de estímulos de Programas Governamentais e estímulos relacionados a características individuais do futuro. PALAVRAS-CHAVE: Licenciatura em Educação Física, Motivação, Pibid.

Page 51: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40590 Farmácia

MULTIPROFISSIONAL, INTERPROFISSIONAL E TRANSPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Larissa Diniz Neves Julião Prego (Autores) Carlos Alberto Eloy Tavares

Fabíola Rossi Paziani Talita Santos De Arruda

Luciana Venhofen Martinelli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: Este Relato de Experiência estuda o uso de rodas de conversa como método de pesquisa em Educação e Saúde, na perspectiva da Multiprofissionalidade, Interprofissionalidade e Transprofissionalidade. Neste sentido, se apresenta a utilização desse desenho no contexto da rotina hospitalar, com diferentes atores, com objetivo de ressaltar que a adoção dessa prática participativa favorece a construção de uma prática dialógica, que possibilita o exercício do pensar compartilhado. A roda de conversa pode ser constituída por diferentes pessoas, em que as mesmas estão agrupadas em círculo, desenvolvendo diálogos e conversações livres, sempre acompanhadas por mediadores. O conceito da roda de conversa é, por vezes, apropriado pela Educação em Saúde e neste sentido tem sido amplamente difundida na área. Em 1978, a Organização Mundial da Saúde reconheceu pela primeira vez a importância da educação multiprofissional, em que, o trabalho em equipe é orientado pelas necessidades dos usuários, e o usuário é visto como um todo. No conceito de trabalho interdisciplinar o foco é o usuário; o ambiente é propício às trocas de saberes e essas trocas interferem de maneira positiva nas ações de trabalho; e na transprofissionalidade existe uma compreensão singular e completa do usuário. PALAVRAS-CHAVE: Roda de Conversa, Multiprofissional.

Page 52: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40013 Educação, Diversidade E Inclusão Social

NOS CAMINHOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: INCLUÍDOS OU INTEGRADOS.

Timóteo Neres De Oliveira (Autor) Lenir Gomes Ximenes (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A educação especial é um tema em evidencia na atualidade, e tem gerado uma infinidade de discussões e debates mundo a fora, no entanto, o processo de inclusão da pessoa com deficiência ainda enfrenta diversas barreira e exige novos enfrentamentos. A discussão que pretendemos engendrar aqui se ocupa do trabalho de pensar o processo de inclusão da pessoa com deficiência e todos os desafios contemporâneos que se apresentam como entraves para esse processo. Para chegar a esse objetivo e apresentar uma ideia de educação inclusiva e de qualidade, realizamos um estudo histórico onde foi possível perceber o processo de valorização da pessoa com deficiência e sua aproximação com a instituição escolar, em seguida, nos preocupamos em diferenciar um processo de integração de um processo de inclusão sendo que a demanda mais significativa é incluir. Como resultado de nossos estudos podemos notar que muito já avançamos com relação à promoção de uma educação para todos, entretanto, ainda estamos fortemente associados à ideia de integração da pessoa com deficiência ficando devendo no que se refere ao processo de inclusão. PALAVRAS-CHAVE: Inclusão, Integração, Escola Inclusiva, Educação Especial.

Page 53: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40224 Pós-Graduação Lato Sensu Em Gestão De Pessoas

O COACHING COMO FERRAMENTA DE ORIENTAÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL NA ADOLESCÊNCIA.

Paula Xavier Gums Mendes (Autora) Teodomiro Fernandes Da Silva (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar o coaching como ferramenta de orientação da carreira profissional na adolescência. Foi observado os benefícios do coaching para a orientação profissional, a importância da escolha profissional para o contexto da adolescência e os fatores que influenciam o adolescente no seu processo de escolha da carreira, como família, condições socioeconômicas, educação e fatores psicológicos. O artigo foi finalizado com o papel do psicólogo como mediador na escolha da profissão do adolescente, por meio da entrevista, os testes psicológicos na orientação profissional e a utilização da ferramenta coaching. PALAVRAS-CHAVE: Adolescência, Coaching, Profissão.

Page 54: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39827 Mestrado Em Educação

O CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Iraildes Sales Dos Santos Delmondes (Autora) Marta Regina Brostolin Da Costa (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo enfatizar o Currículo na Educação Infantil, sua trajetória e concepções para a Educação Infantil. A Educação Infantil que há anos vem sendo objeto de lutas para ser reconhecida, e possui sua especificidade, considerando a criança é um ser cheio de criatividade e na educação infantil além do ato de cuidar, existe a necessidade de educar. A educação infantil tem como finalidade desenvolver a criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Este estudo tem por objetivo enfatizar o Currículo na Educação Infantil, sua trajetória e concepções para a Educação Infantil. Teremos um breve histórico da concepção de currículo, pois é de extrema importância a sua análise e suas formas para se compreender a missão e os diferentes níveis e modalidades da instituição escolar. O professor reflexivo precisa transmitir seus conhecimentos de forma consciente, contribuindo e favorecendo a aprendizagem da criança. Finalizando faz-se um relato sobre a formação dos professores, refletindo as práticas pedagógicas que garantem escolha da metodologia a ser utilizada. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, Currículo, Professor Reflexivo.

Page 55: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40385 Pedagogia

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES

Nathiely De Souza Rodrigues (Autores) Letícia Cardoso Bejarano

Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O ensino de ciências naturais em escolas de educação infantil esta sendo deixado de lado, trabalhada de forma isolada ou até mesmo incompleta, não permitindo a construção de conhecimentos necessários nos alunos. Objetivou-se nesse estudo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil. Considera-se o ensino de ciências como forma de promover o conhecimento de mundo na criança, que é mediada pelo professor e que deve explorá-lo de maneira não fragmentada e investigativa. Portanto, o professor deve possuir formação pedagógica de qualidade para que possa exercer na prática o desenvolvimento integral da criança, possibilitando a ela torna-se um ser crítico e mais atuante na sociedade em que vive. A ciências naturais passou por diversas transformações com o passar do tempo e sua forma de ensinar também se inovou. Por tal motivo o professor deve estar cada vez mais preparado para atuar com este conteúdo nas turmas de educação infantil, pois ensinar ciências é trabalhar o meio natural e social do aluno sem deixar e lado os seus conhecimentos prévios e valorizando suas curiosidades, pois esta é a base mais importante neste conteúdo. PALAVRAS-CHAVE: Escola Infantil, Educação Científica, Formação Docente.

Page 56: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40387 Pedagogia

O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES

Nathiely De Souza Rodrigues (Autor,Autora, Autores) Nathiely De Souza Rodrigues, Letícia Cardoso Bejarano

Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientador, Orientadora, Orientadores)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O ensino de ciências naturais em escolas de educação infantil esta sendo deixado de lado, trabalhada de forma isolada ou até mesmo incompleta, não permitindo a construção de conhecimentos necessários nos alunos. Objetivou-se nesse estudo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil. Considera-se o ensino de ciências como forma de promover o conhecimento de mundo na criança, que é mediada pelo professor e que deve explorá-lo de maneira não fragmentada e investigativa. Portanto, o professor deve possuir formação pedagógica de qualidade para que possa exercer na prática o desenvolvimento integral da criança, possibilitando a ela torna-se um ser crítico e mais atuante na sociedade em que vive. A ciências naturais passou por diversas transformações com o passar do tempo e sua forma de ensinar também se inovou. Por tal motivo o professor deve estar cada vez mais preparado para atuar com este conteúdo nas turmas de educação infantil, pois ensinar ciências é trabalhar o meio natural e social do aluno sem deixar e lado os seus conhecimentos prévios e valorizando suas curiosidades, pois esta é a base mais importante neste conteúdo. PALAVRAS-CHAVE: Escola Infantil, Educação Científica, Formação Docente.

Page 57: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40091 Mestrado Em Educação

O OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - SÃO DOMINGOS SÁVIO

Ana Paula Zaikievicz (Autora) Ana Paula Gaspar Melim (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente artigo visa aproximar reflexões acerca da formação continuada de professores da educação infantil a partir de referenciais teóricos, relacionando com a experiência de um trabalho de formação continuada desenvolvido no Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio, da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Desse modo a metodologia tomou como base autores que realizam estudos sobre essa temática e as práticas de formação continuada, desenvolvidas com a equipe do CEI SDS, nas quais foram possíveis tecer discussões e reflexões acerca da educação infantil, objetivando que o espaço da formação continuada proporcionasse às professoras o reconhecimento de sua importância na e para a prática desenvolvida pelas professoras. PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil, Formação Continuada, Professores.

Page 58: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40008 Pós-Graduação Lato Sensu Mba Executivo Em Gestão Empresarial

O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS NA GESTÃO DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO DAS EMPRESAS

Mônica Barros Pereira Pires Da Silva (Autora) Leila Cristina Goncalves De Oliveira (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O principal objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento dos principais tipos de fundos de investimento que são divulgados tanto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quanto pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica, utilizando os dados secundários disponíveis em livros e materiais disponibilizados pela Internet de tipos de fundos de investimento. A maior parte de fundos de investimentos disponibilizados são pouco conhecidos, fazendo com que as empresas prefiram apenas investir em poupança, perdendo grandes oportunidades de realizar grandes investimentos e aumentar suas rentabilidades. Poucos são os que têm conhecimento da variedade de fundos e mesmo assim preferem ficar apenas com a poupança por simples comodismo. A falta divulgação dos fundos às empresas é a grande percepção do presente artigo. PALAVRAS-CHAVE: Fundos De Investimento, Gestão Empresarial, Poupança.

Page 59: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39968 Pós-Graduação Lato Sensu Em Educação A Distância

O PAPEL DO TUTOR-PROFESSOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CARACTERÍSTICAS E QUALIFICAÇÕES

Francisca Auderlânia De Oliveira Dias (Autora) Blanca Martin Salvago (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: RESUMO: Este artigo busca apresentar a importância do papel do professor-tutor na modalidade à distância, considerando sua experiência vivida no decorrer de sua vida acadêmica. Através do surgimento das novas tecnologias a internet tornou-se um meio propício para a difusão do conhecimento, aumentando a oferta de cursos superiores à distância, nesse contexto o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos, por isso propomos neste artigo reflexões que abordam a importância do professor-tutor nessa modalidade, destacando suas principais características e funções. O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar o sistema de tutoria na Educação a Distância nos cursos superiores , enfatizando o importante trabalho do professor tutor ,averiguando suas características e suas qualidades .Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre as possibilidades do trabalho de tutoria na educação a distância . O trabalho deste profissional será analisado como responsável pela mediação nos ambientes virtuais de aprendizagem e que possibilitam a construção do conhecimento . PALAVRAS-CHAVE: Características, Educação a Distancia, Professor X Tutor.

Page 60: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40555 Doutorado Em Educação

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024)

Marco Antônio Oliva Monje (Autor) Regina Tereza Cestari De Oliveira (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Resumo Este artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado em Educação, em desenvolvimento no PPGE da Universidade Católica Dom Bosco, que visa analisar o processo de implementação do Plano Municipal de Educação de Corumbá ? MS em regime de colaboração e sua articulação com o Plano de Ações Articuladas (PAR). O objetivo, deste texto, é analisar o processo de construção do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024), desde a sua entrada no Congresso Nacional, como Projeto de Lei (PL) nº 8.035/2010, sua tramitação no Senado Federal, até a sua aprovação pela Lei 13.005, de 24 de junho de 2014, com base em dados documentais coletados, principalmente, no Congresso Nacional. PALAVRAS-CHAVE: Congresso Nacional, Processo de Construção do Plano Nacional de Educação (Pne), Regime De Colaboração.

Page 61: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40222 Medicina Veterinária

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: AÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA.

Nathalia Sandim Vilela (Autores) Patrícia Alves Carvalho

Rosalia Marina Infiesta Zulim (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Este trabalho surgiu a partir da inquietação de uma professora da disciplina de Anatomia dos animais domésticos I, no 1º semestre, no curso de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco, devido ao baixo aproveitamento dos acadêmicos na compreensão dos conteúdos. Assim, esse estudo se caracteriza como um relato de experiência, com o objetivo de apresentar as ações realizadas na disciplina para melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos, que ocorreu de maneira satisfatória, apresentando resultados positivos no decorrer do processo. Foram utilizados os estudos de Anastasiou e Alves (2007), e Freire (1996) para fundamentar as metodologias de ensino e os procedimentos didáticos. As ações realizadas envolveram os acadêmicos em momentos de monitoria obrigatória em horários extra-classe para acadêmicos com baixo rendimento nas provas e ainda foi solicitado que, os alunos que obtiveram notas altas escolhessem um acadêmico com baixo rendimento para que formassem uma dupla de estudos, foram organizados de maneira que todos foram beneficiados, tanto os que auxiliavam no ensino quanto os que recebiam as explicações, e foi possível observar uma maior participação da turma, comprometimento, assiduidade, coletividade, bem como a compreensão do conteúdo e participação efetiva da maioria, que demonstrou maior interesse pela disciplina e o compromisso com a formação profissional e pessoal no curso e consequente elevação da média de notas. PALAVRAS-CHAVE: Anatomia dos Animais Domésticos, Ensino e Aprendizagem, Ensino Superior.

Page 62: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40588 Educação Física

O PROFESSOR SURDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA SALA DE OUVINTE DO ENSINO REGULAR.

Alice De Souza Do Nascimento (Autora) Nayara Da Silva Cesario Martins (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A educação de pessoas surdas é um tema bastante preocupante. Pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior indicam que um número significativo de sujeitos surdos que passaram por vários anos de escolarização apresenta competência para aspectos acadêmicos muito aquém do desempenho de alunos ouvintes, apesar de suas capacidades cognitivas iniciais serem semelhantes. Uma evidente inadequação do sistema de ensino é denunciada por estes dados, revelando a urgência de medidas que favoreçam o desenvolvimento pleno destas pessoas (LACERDA, 2006). Sobre a prática inclusiva, podemos citar que, para estes alunos com necessidades educacionais especiais não se sintam mais um ?isolado? ou ?doente? no meio dos demais, é necessário uma conscientização a toda sociedade, uma preparação principalmente aos educadores, pois é a falta deste que acaba agravando a problemática e tornando um desafio a alfabetização do aluno surdo. Quando menciono ?sociedade? englobo todos os que convivem com o surdo, os alunos e educadores ouvintes principalmente. Para que a inclusão ocorra é imprescindível a especialização e adaptação das escolas e educadores para a quebra desse preconceito, só assim as tantas leis sairão do papel e terão seu valor. Diante das inovações pedagógicas e inclusivas, encaixa-se este trabalho, com a seguinte pergunta: um professor surdo poderia ministra suas aulas sem intérpretes para crianças e como seria essa adaptação? Essa pesquisa tem base na prática docente do professor de Educação Física surdo Edio Tadeu Leite Waismann Asen, que concursou e ministrou aulas na cidade de São Gabriel do Oeste para alunos ouvintes sem o uso de intérprete. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Professor, Surdo.

Page 63: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40197 Educação Física

O XADREZ PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DO PIBID/EF/UCDB

Rayanne Alves Da Costa (Autores) Kamila Rodrigues Paixão

Roberta Do Amaral Ribeiro Fabiane De Oliveira Macedo (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Diante das inúmeras situações vivenciadas por nós acadêmicas do Curso de Educação Física da UCDB participantes do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira, escolhemos como objetivo deste estudo relatar as nossas impressões sobre a oficina de Xadrez para os alunos com deficiência intelectual. De acordo com o referencial teórico a Deficiência Intelectual (DI) refere-se ao funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado do défices no comportamento adaptativo, manifestado durante o desenvolvimento. A oficina de Xadrez é denominada como enxadrística, que veio à escola com a finalidade de aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Ao passar o primeiro semestre de 2015, podemos identificar que a modalidade está contribuindo para o aumento na concentração, imaginação, memória, capacidade de resolver problemas e maior interação dos alunos com DI nas aulas de Educação Física, que vem ao encontro de relatos dos outros profissionais que trabalham com os mesmos. Na oficina de Xadrez ganhar e perder viram meros rótulos, alunos se socializam e se relacionam em um ambiente sócio-afetivo e cognitivo. Percebemos que um dos diferenciais neste processo é o papel desencadeado pelo professor supervisor de área do PIBID na escola, que nos acompanha e propõe o desafio de ensinar uma modalidade nova. A experiência com a modalidade ?enxadrística? nos trouxe a percepção que o Xadrez pode favorecer o desenvolvimento e o aprendizado da criança de forma contínua, sequencial e global. PALAVRAS-CHAVE: Deficiência Intelectual, Pibid, Xadrez.

Page 64: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40283 Filosofia

ORGANIZAÇÃO XAVANTE: PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE ENSINO ENTRE OS DANHOHUI´WA E OS WAPTE

Rodrigo Aparecido Dias (Autor) Josimara Nolasco Rondon (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A interferência direta e indireta do homem na cultura Xavante causa sérios problemas para a sobrevivência das aldeias. Por um momento importante de sua vida de passagem e vivencia na sociedade xavante, são os WAPTE, eles pertencem à classe única da sociedade, eles vivem no Hô (casa dos adolescentes). O objetivo do trabalho foi verificar se a perda da herança da casa Hô é devido à convivência com o homem branco. A metodologia consistiu de uso de literatura bibliográfica sobre os WAPTE e observações indiretas e diretas. As seguintes conclusões foram: a identidade cultural Xavante compreende um conjunto compartilhado de valores e percepções que se intercomunicam, formando uma rede contínua; A permanência da cultura dos adolescentes indígenas está intrinsecamente ligada à estrutura arquitetônica da casa Hô; A perda de cultura da casa Hô está diretamente ligada à convivência com o homem branco. Recomenda-se portanto que a casa Hô seja construída, sem o uso de alvenaria. PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, Hô, Sociedade.

Page 65: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39917 Educação Física

OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR ATLETAS DEFICIENTES VISUAIS NO JUDÔ

Mariana Oliveira Veiga (Autora) Vera Licia De Souza Baruki (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O esporte tem sido uma grande oportunidade, e também uma ferramenta para possibilitar o crescimento do indivíduo com deficiência visual como um todo, trabalhando a parte motora e as interações consigo e com a sociedade. O judô é uma modalidade que prova os inúmeros benefícios na vida de pessoas com deficiência visual, pois ele aflora sentimentos de superação, sucesso, autoconfiança e encoraja as pessoas a enfrentarem as suas limitações junto a situações adversas que a vida impõe. O objetivo desta pesquisa é identificar os desafios encontrados por dois atletas deficientes visuais medalhistas Paralímpicos no judô. Para realização deste estudo, será feita uma revisão Bibliográfica de pesquisas realizadas sobre o assunto. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa a entrevista é a mais recomendada, por dar condições dos participantes se expressarem, que neste caso são dois deficientes visuais, sendo um cego e um baixa visão, classificados no esporte adaptado como B1 e B2. PALAVRAS-CHAVE: Deficiência Visual, Judô, Judô Paralímpico.

Page 66: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40139 Historia

OS REFERENCIAIS CURRICULARES E O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE-MS

Helena Gonçalves De Castro (Autora) Celeida Maria Costa De Souza (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: OS REFERENCIAIS CURRICULARES E O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE-MS Helena Gonçalves de Castro. Acadêmica do curso de História da Universidade Católica Dom Bosco, pesquisadora Pibic/UCDB, [email protected] Celeida Maria de Souza e Silva. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP, professora pesquisadora do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco, [email protected] Nos anos de 1980 e 1990 várias propostas curriculares foram elaboradas pelos estados, municípios e pelo governo federal, com o objetivo de promover um ensino de História mais significativo. Nesta pesquisa buscamos identificar os processos de (re) construção das propostas curriculares para a educação básica no ensino médio (1º ao 3º ano) da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, no período de 1990 a 2000. Devido às necessidades teórico-metodológicas e construção do objeto de pesquisa fizemos inicialmente o levantamento bibliográfico e documental das políticas públicas do Estado brasileiro (programas, planos, diretrizes, referenciais curriculares) e do Estado de Mato Grosso do Sul que contemplam o ensino de História. É fundamental investigar e identificar o significado e o alcance das mudanças nas propostas curriculares, visto que as propostas curriculares elaboradas e implementadas nos anos de 1990, indicam mudanças, mas também permanências. Sabemos que as diretrizes curriculares nacionais e os parâmetros curriculares nacionais para as etapas da educação básica direcionam a organização do trabalho escolar e nessa pesquisa tivemos a intenção de mostrar a pluralidade de concepções que a História pode abarcar. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História, Educação Básica, Mato Grosso Do Sul, Referenciais Curriculares.

Page 67: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39864 Coordenação Pedagógica

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PROGRAMA E O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Maria Carla Nunes Santos (Autora) Maria Fernanda B. Daniel De Alencastro (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente artigo é resultado de pesquisa para apontar como está a prática dos professores já orientados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual visa alfabetizar todas as crianças até os 8 anos, Programa este que parte de Políticas Públicas que buscam garantir dar bases a ?educação para todos?. Porém, não se busca limitar-se a estes pressupostos, mas também o papel do coordenador pedagógico frente a esta proposta para assim, compreender como os professores alfabetizadores já orientados estão desenvolvendo suas aulas pautadas nesse Programa, haja vista, entendendo que a coordenação pedagógica deve ser exercida com o intuito de efetivamente dar suporte aos professores de uma unidade escolar, focando no desenvolvimento do aluno e respeitando os subsídios do professor. Ser presente, e estar preparado para enfrentar os problemas da educação junto à sua comunidade escolar. Utilizando autores como Almeida (2014); Virago (2014); Guerreiro (2013); Corbari (2013) e Melo (2012).Por meio de uma pesquisa de campo aplicou-se um questionário às professoras e coordenadoras participantes, do município de Aquidauana-MS. E constatou-se assim que os professores orientados reconhecem que sua prática docente realmente foi alterada, e o papel dos coordenadores pedagógico nesse processo é fundamental para o sucesso deste programa. PALAVRAS-CHAVE: Coordenação Pedagógica, Pacto, Políticas Públicas.

Page 68: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40220 Medicina Veterinária

PERSPECTIVA DA POPULAÇÃO À RESPEITO DE RAÇAS REPUTADAS COMO AGRESSIVAS E A CONSCIÊNCIA SOBRE A LEI DE POSSE RESPONSÁVEL

Lara Martins Fuchs (Autores) Amanda Castilho Signorelli

Lara Martins Fuchs Viviane Da Silva Teles

Joyce Katiuccia Medeiros Ramos Carvalho (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Cães de raças como Pitbull e Rottweiller são comumente vistos como animais agressivos, e por alguns, uma ameaça. Devido ao seu porte físico rijo, sua agilidade, e muitas vezes seu temperamento forte, cravou-se um certo preconceito à respeito destes animais. Partindo de uma pesquisa de campo, através de uma entrevista contendo quatorze questões, abordando assuntos como forma de criação, eutanásia, conhecimento sobre a lei de posse responsável, preconceito, dentre outros. A pesquisa foi realizada na região da Praça Ary Coelho, localizada no centro de Campo Grande, mato grosso do sul, e o público total foi de cento e cinquenta e sete pessoas, de faixa etária variada, sendo de ambos os sexos. O objetivo geral da coleta de dados para a pesquisa, foi abordar sobre o que as pessoas consideravam sobre os animais das raças Pit Bulls e Rottweillers, e também o conhecimento relacionado a lei de posse e responsável. Dos entrevistados 9% não possuíam cães, 16% não eram a favor da eutanásia dos animais agressivos, 16% não conheciam a lei que visa extinguir a raça e 12% acreditam que o comportamento desse tipo de raça depende da criação que lhe é imposta. As conclusões finais apontaram o baixo conhecimento desta amostra à respeito das leis de posse responsável nacional e municipal. Este trabalho também foi utilizado como uma ferramenta de conscientização da população entrevista, como orientação sobre uso de guia em vias públicas e que todos os animais dever ser microchipados. PALAVRAS-CHAVE: Estereótipos, Microchip, Preconceito.

Page 69: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40401 Biologia

PIBID E AFA - UMA VIA DE CONSTRUÇÃO DE FUTUROS BIÓLOGOS

Leonardo Matheus Bezerra Rezende (Autores) Flavia Gabriela Fernandes

Larissa Almeida Figueiredo Kwok Chiu Cheung (Orientador)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O projeto do dia de Campus da Agência do Futuro Acadêmico (AFA), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza atendimento para estudantes do ensino médio, visando à divulgação dos cursos e auxiliar na escolha áreas sobre futuras profissões. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências biológicas em parceria com a AFA recebem todas as quintas-feiras os alunos nos laboratórios da universidade com o intuito de apresentar o curso de Ciências Biológicas, despertando assim o interesse dos alunos para futuramente serem acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, portando fornecendo práticas básicas de microscopia óptica e outras áreas afins. As práticas são desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, nestas práticas os alunos experimentam diferentes práticas de laboratório, observam a morfologia de células vegetais e animais, laminas já preparadas de esfregaço de espermatozóide, logo após os bolsistas debatem com os alunos sobre a observação das lâminas ao microscópio. Dessa maneira nós analisamos as concepções prévias dos alunos sobre as práticas observadas e assim discutimos com os alunos sobre as suas concepções corretas e incorretas, e que a partir dessas concepções prévias possam construir com os alunos novos conhecimentos. Essas práticas realizadas com os alunos no dia de Campus servem para que os alunos conheçam melhor as diversas áreas da Biologia e que futuramente venham a ser graduandos da UCDB, de preferência do curso de Ciências Biológicas. PALAVRAS-CHAVE: Alunos, Ciências Biológicas, Pibid.

Page 70: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39728 Educação Física

PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA UMA PERCEPÇÃO DE EXEPERIENCIA DA VIVENCIA DOS ACADEMICOS.

Ana Luiza De Souza Luz (Autora) Fabiane De Oliveira Macedo (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Diversas as barreiras encontradas no contexto escolar, quando somos convocados a reproduzir o conhecimento adquirido na universidade. O objetivo principal do PIBID (Projeto de Iniciação a Docência) é fazer seu integrante estudar. A aplicação da teoria na prática faz do futuro profissional, ter uma fundamentação teórica e a aquisição da segurança em suas aulas, tendo garantia naquilo que esta fazendo e aplicando ao seu aluno. O presente estudo é um relato da experiência vivenciada no PIBID/Educação Física, cujo objetivo é descrever as vivências docentes que trouxeram após seis meses de implantação em duas escolas no município de Campo Grande- MS. O estudo foi realizado nas seguintes escolas: Escola Estadual Antonio Delfino Pereira, localizada na comunidade Tia Eva e na Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, localizada na Vila Nasser. Os instrumentos utilizados foram entrevistas e questionários realizados com os Pibidianos, essa pesquisa é do tipo descritiva, caracterizada por um relato de experiência, que vem descrever a percepção da vivencia a docência feita pelos seus integrantes. PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Docência, Pibid.

Page 71: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40257 Mestrado Em Educação

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO EM MATO GROSSO DO SUL

Onivan De Lima Correa (Autor) Celeida Maria Costa De Souza (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Pretende-se nesta pesquisa em andamento analisar as políticas públicas educacionais para a formação de professores, em especial, as políticas para formação de professores em educação do campo presentes no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), relacionando com as propostas elencadas no Plano Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (PEE/MS 2014-2024) e do Plano de Ações Articuladas (PAR) de Mato Grosso do Sul (MS), do período 2011-2014. Elegeu-se como recorte temporal os anos 2011-2014. A escolha desse período deve-se ao fato de em 2011 iniciar o segundo ciclo do PAR e a data final corresponde ao término do ciclo e a aprovação do PNE e do PEE/MS (2014-2024). Tem-se a intenção de identificar a participação dos movimentos sociais nas reivindicações pelas políticas educacionais para a formação de professores do campo em MS. Devido às necessidades teórico-metodológicas e construção do objeto de pesquisa, inicialmente será realizada a pesquisa bibliográfica e na sequência será realizado o levantamento dos documentos oficiais da política nacional brasileira e do estado de MS para a formação de professores do campo. No momento, apresenta-se como aporte teórico: Azevedo (2004), Arroyo (1999), Caldart (2008), Carnoy (1998), Lombardi e Sanfelice (2007), Lombardi e Saviani (2005), Mészáros (2006), Gonh ( 1997 ) e Leite ( 1999). Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os agentes do processo (gestores, lideranças dos movimentos sociais, coordenadores dos cursos, professores, acadêmicos, entre outros). PALAVRAS-CHAVE: Campo, Políticas, Professores.

Page 72: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40339 Biologia

PROFESSORES QUE ROTULAM: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Luan Flávio De Lara (Autores) Gustavo Lima Urbieta

Suelen Regina Patriarcha Graciolli (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente trabalho apresenta experiências vivenciadas por um acadêmico do curso de graduação em Ciências Biológicas - licenciatura (UCDB ? MS), ao realizar estágio supervisionado em uma escola pública. Tais experiências consistiram da execução das aulas ministradas e das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado com a temática: Conhecendo a dengue. Pensando nas dificuldades enfrentadas pelos estagiários do curso de licenciatura apresentam ao lecionar Ciências para a educação básica, foi proposto discutir a rotulação de alunos em sala de aula e posteriormente apresentar a importância do estágio para a formação inicial dos professores de Ciências Biológicas . A rotulação pode interferir na formação do acadêmico e no desenvolvimento do aluno. Sendo assim, foram apresentados dois casos de rotulação de aluno na escola e, respectivamente, breve discussão. A rotulagem dos alunos pelos professores pode interferir no modo como novos professores tratarão a classe ou aluno rotulado. Nesse contexto, estágio possibilita construção de conhecimento e experiências que envolvem a observação, questionamentos e ação escolar. Muitos questionamentos ficam em aberto neste trabalho, principalmente quanto às necessidades de se repensar o papel do professor em sala de aula e na relação professor/aluno. PALAVRAS-CHAVE: Ciências Biológicas, Experiência Pedagógica, Licenciatura.

Page 73: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39996 Historia

PROJETO CEDOC: A TEMÁTICA INDÍGENA NOS JORNAIS

Vitoria Catharina Gomes Moraes (Autora) Leandro Skowronski, Lenir Gomes Ximenes (Orientadores)

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: O projeto de extensão -Cedoc: preservação do patrimônio histórico e cultural indígena no MS? tem como objetivo dar continuidade à identificação, organização, catalogação e disponibilização de materiais do patrimônio histórico e cultural dos indígenas de Mato Grosso do Sul, no Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu? Cedoc, que faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas ? NEPPI/UCDB. No âmbito do projeto é possível debater sobre a temática indígena, além de contar com um acervo de recortes de jornal, revistas, fotos, fitas de vídeo e diversas obras de variados assuntos referentes ao tema. Uma das atividades desempenhadas é a organização e digitalização do acervo de matérias de jornal. O referencial teórico estudado compõe-se de obras de autores como Manuela Carneiro da Cunha, Antonio Brand, Gersem Baniwa, dentre outros que tratam da temática indígena, bem como de autores como Tânia de Lucca que enfatizam a necessidade da conservação de materiais da imprensa. O projeto é uma oportunidade de conhecer e estudar a cultura dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul e também do Brasil, por meio de diversos documentos e jornais disponíveis no Cedoc. O contato com esses materiais e com as leituraspossibilitou quebrar vários preconceitos em relação aos povos indígenas e sua cultura e perceber a diversidade étnica e cultural do estado e do Brasil. Ficou evidente a visão negativa e preconceituosa que a sociedade tem dos indígenas. Visão essa que a mídia, por meio de muitos veículos de comunicação, insiste em reforçar. PALAVRAS-CHAVE: Cedoc, Documentação, História Indígena.

Page 74: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39995 Historia

PROJETO CEDOC: BANCO DE DADOS ELETRÔNICO

Kauê Reuel Alves Acosta (Autor) Lenir Gomes Ximenes, Leandro Skowronski (Orientadores)

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: O projeto de extensão ?Cedoc: preservação do patrimônio histórico e cultural indígena no MS? objetiva a identificação, organização, catalogação e disponibilização de materiais do patrimônio histórico e cultural dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, no Centro de Documentação e Biblioteca Digital Indígena Teko Arandu ? Cedoc, que faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas ? NEPPI/UCDB. O referencial teórico estudado compõe-se de obras de autores como Manuela Carneiro da Cunha, Antônio Brand e Gersem Baniwa. Uma das atividades foi a reformulação do banco de dados eletrônico, no qual estão disponibilizadas para pesquisa as descrições de 2.880 fotos e de 3.978 matérias de jornal. O banco pode ser acessado no site www.neppi.org e os materiais podem ser consultados pessoalmente no Cedoc/NEPPI. O projeto tem propiciado a valorização da história e da cultura indígena, facilitando o acesso das próprias comunidades e dos pesquisadores aos materiais que dizem respeito a esse patrimônio histórico e cultural. O trabalho possibilitou mudar a visão sobre os povos indígenas (antes errônea e preconceituosa), as leituras sobre a temática evidenciaram que esses povos não têm somente uma cultura, mas, pelo contrário, são diversos, com diferentes línguas e culturas. O projeto possibilita ainda conhecer a história e a historiografia dos indígenas no Brasil e no Mato Grosso do Sul e as consequências dessa trajetória histórica até os dias atuais. O contato diário com documentos indígenas e indigenistas tem contribuído com o conhecimento acadêmico das lutas e movimentos protagonizados pelos indígenas. PALAVRAS-CHAVE: Cedoc, Documentação, História Indígena.

Page 75: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40242 Letras

PROJETO LABINTER: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Karoline Minardes Alves De Matos (Autores) Mayara Freixiela Rodrigues

Valéria Brito Da Silva Neli Porto Soares Betoni Escobar Naban (Orientadores)

Suelen Regina Patriarcha Graciolli

E-mail: [email protected], [email protected], [email protected]

RESUMO: Objetiva-se neste artigo compartilhar o trabalho desenvolvido no projeto de extensão LABINTER (Laboratório Interdisciplinar das Licenciaturas) da Universidade Católica Dom Bosco. Neste trabalho relaciona-se a prática da narração de histórias às práticas de letramento. O trabalho procura refletir sobre os significados do letramento e da alfabetização. Discute-se a formação de leitores, uma vez que o ato de contar histórias é uma prática de fomento à leitura. Enfatizam-se os benefícios agregados à narração de histórias e à leitura. Nesta perspectiva estuda-se a história, as personagens, o contexto sociocultural dos ouvintes e a preparação dos recursos para a promoção do ato de contar histórias. Ulteriormente, permanece a vivência e o aprendizado devido ao compromisso social que a pesquisa e a extensão possibilitam à vida acadêmica. PALAVRAS-CHAVE: Compromisso Social, Extensão, Leitura.

Page 76: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40518 Gestão Em Serviço Social

PROJETO VIVÊNCIAS DE CIDADANIA

Juciele De Carvalho Costa (Autores) Leonardo Alves De Oliveira Casimiro Salette Marinho De Sa (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O trabalho que ora apresentamos é uma síntese da experiência vivenciada por docentes e discentes da Universidade Católica Dom Bosco no Projeto Vivências de Cidadania, promovido pelas pró-reitorias de extensão e assuntos comunitários e de pastoral, objetivando possibilitar aos envolvidos ações interdisciplinares, com vistas a troca de experiência por meio da relação dialógica entre a Universidade e a comunidade atendida. Este Projeto foi realizado entre os dias 11 e 18 de outubro de 2014 na Obra Salesiana de Sagrado Coração na aldeia indígena de Meruri, no município de General Carneiro/MT. As ações foram desenvolvidas por um grupo de 08 acadêmicos e 02 professores que realizaram ações nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Os resultados das ações efetivadas demonstram a importância da extensão universitária no âmbito da formação acadêmica, uma vez que os partícipes desse processo são levados a refletirem e vivenciarem experiências que proporcionam a formação cidadã impactando diretamente na realidade dos envolvidos. A forma como o projeto foi realizado, indicou ações horizontais em que as atividades foram pré-planejadas para se adequarem aos anseios da população, fazendo com que ambas as partes construíssem juntas as propostas de desenvolvimento de palestras e dinâmicas. Por fim, podemos afirmar que este Projeto proporcionou a todos os envolvidos uma nova perspectiva para olhar o mundo e de atuar nele como profissionais e como cidadãos, que entendem o diferente como uma possibilidade e não como uma dificuldade. PALAVRAS-CHAVE: Cidadania, Extensão Universitária, Formação Acadêmica.

Page 77: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40526 Agronomia

PROJETO VIVÊNCIAS DE CIDADANIA: EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS NA ALDEIA INDÍGENA DE MERURI

Leonardo Alves De Oliveira Casimiro (Autores) Juciele De Carvalho Costa

Salette Marinho De Sa (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O trabalho que ora apresentamos é uma síntese da experiência vivenciada por docentes e discentes da Universidade Católica Dom Bosco no Projeto Vivências de Cidadania, promovido pelas pró-reitorias de extensão e assuntos comunitários e de pastoral, objetivando possibilitar aos envolvidos ações interdisciplinares, com vistas a troca de experiência por meio da relação dialógica entre a Universidade e a comunidade atendida. Este Projeto foi realizado entre os dias 11 e 18 de outubro de 2014 na Obra Salesiana de Sagrado Coração na aldeia indígena de Meruri, no município de General Carneiro/MT. As ações foram desenvolvidas por um grupo de 08 acadêmicos e 02 professores que realizaram ações nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Os resultados das ações efetivadas demonstram a importância da extensão universitária no âmbito da formação acadêmica, uma vez que os partícipes desse processo são levados a refletirem e vivenciarem experiências que proporcionam a formação cidadã, impactando diretamente na realidade dos envolvidos. PALAVRAS-CHAVE: Cidadania, Extensão Universitária, Formação Acadêmica.

Page 78: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40550 Pedagogia

RELATO SOBRE A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA INTEGRANTES NO PIBID

Tuany Inoue Pontalti (Autores) Jéssica Olívia Bento Barbosa

Ana Paula Gaspar Melim (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O presente artigo apresenta os limites e as possibilidades de acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, tomando como referência as experiências na Escola Estadual Antonio Delfino Pereira e Centro de Cultura e Educação Tia Eva. Pretendemos relatar as experiências da semana mundial do brincar das quais foram tomadas de extrema importância para as mesmas e para as crianças que usufruíram e gozaram de seus direitos básicos. Neste sentido o artigo tem como objetivo promover um olhar crítico sobre as vivências expostas como narrativas dos acadêmicos inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID ao longo do ano de 2015, com atividades que destacam o brincar e o lúdico como forma de aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. Para a elaboração do artigo apresentamos como referência alguns teóricos e documentos que estudam e apoiam o brincar, dialogando com as ideias citadas com ênfase nas vivências dos acadêmicos do PIBID, buscando uma forma de contribuir com a constituição do profissional docente. PALAVRAS-CHAVE: Curso de Pedagogia, Experiência Profissional, Pibid.

Page 79: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39840 Pós-Graduação Lato Sensu Em Educação A Distância

TECNOLOGIAS EMERGENTES: EDUCAÇÃO ONLINE, HIBRIDA, COLABORATIVA E ADAPTATIVA APLICADA EM CURSOS SUPERIORES

Luciene Angélica Cardoso Valle (Autora) Blanca Martin Salvago (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Hoje a educação passa por grandes mudanças devido às tecnologias da informação e comunicação (TIC), assim surgem novos espaços para adquirir os conhecimentos e criar novas maneiras de desenvolver o aprendizado. Com a TIC visualizamos uma nova forma de ensinar baseada na construção do conhecimento através das relações com os pré-conceitos já adquiridos anteriormente. Um novo olhar se faz necessário sobre a educação nas Instituições de Ensino Superior (IES). Durante muitos anos as IES utilizaram os mesmos métodos antigos e hoje é preciso fazer uma reorganização curricular e estrutural para acompanhar os novos jovens. Esta nova geração tem presente no seu dia a dia as tecnologias como algo natural por isso são conhecidos como nativos virtuais. É de responsabilidade das universidades incentivar essas habilidades entre os alunos para que sejam melhores preparados para enfrentar os problemas do mundo globalizado. O grande desafio está na baixa fluência digital dos professores e a na falta de incentivos. Em um levantamento sobre o tema com autores de referência, encontramos pesquisas que mostram as tendências que estão surgindo para a Educação Superior no Brasil, os incentivos do governo através da legislação, como a portaria nº4.059/04 dos 20% do curso a distância, a alteração do perfil tanto do professor como do aluno e a mescla de ensino presencial com ensino a distância, o chamado ensino hibrido de qualidade PALAVRAS-CHAVE: Ead, Educação Hibrida, Instituições De Ensino Superior (Ies), Tecnologias Educacionais.

Page 80: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39982 Docência Do Ensino Superior

TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO E A QUALIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

Leônidas Pimentel Batista (Autora) Angela Martinz Nolasco (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O trabalho objetiva conduzir uma reflexão sobre as teorias contemporâneas da educação e correlacioná-las com a formação docente inicial em Instituições de Educação Superior no Ceará, como forma de construir a qualidade da educação no ensino básico. Para tanto, serão analisadas as teorias fundadas na educação libertadora e progressista, em ?Pedagogia da Autonomia? de Paulo Freire (1996), ?Os sete saberes necessários à educação do futuro?, de Edgar Morin (2000) e as ?10 novas competências para ensinar?, de Philippe Perrenoud (2000). O artigo também realiza a análise de uma entrevista com estudantes de Cursos de formação docente no Ceará, fazendo um paralelo entre suas respostas, suas perspectivas diante do desafio de construir a educação de qualidade que o Brasil tanto precisa. PALAVRAS-CHAVE: Educação, Formação Docente, Qualidade.

Page 81: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40438 Pós-Graduação Lato Sensu Em Educação A Distância

UM BOM ARTIGO: PERCEPÇÃO E VIVÊNCIA DE ALUNOS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA

Franciele Caroline Pavão Garcia (Autores) Eloir Trindade Vasques Vieira

Ricardo Alexandre Martins Garcia Josimara Nolasco Rondon (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: A necessidade de produção contínua de artigos científicos é uma realidade no meio acadêmico e culmina com a pressão por pontuação na plataforma lattes. Resultados de pesquisa são gerados num ritmo e quantidade intensas que pode-se levar a questionamentos sobre a profundidade e contribuição efetiva das análises realizadas. Nesse contexto, a qualidade do artigo científico passa a ser uma preocupação que impacta na efetividade dos estudos científicos, no uso eficiente de recursos, na relevância dos periódicos e nos benefícios que são proporcionados à sociedade. Diante disso, este trabalho teve por objetivo identificar a percepção de alunos participantes de uma disciplina de redação científica em relação ao que consideram um bom artigo científico e como a vivência na disciplina contribui para a produção de artigos relevantes e eficientes. O estudo constitui uma pesquisa exploratória e descritiva, realizado com um grupo de 8 alunos, sendo 4 alunos de graduação e participantes de programa de iniciação científica e 4 alunos de programa de pós-graduação stricto sensu. Para coleta de dados realizou-se entrevistas e observou-se que a percepção de um bom artigo está associada menos às regras de formatação e mais à existência de argumentos lógicos e habilidade de vender sonhos e ideias, além da efetiva contribuição à sociedade. Quanto à vivência na disciplina, percebeu-se contribuição significativa ao processo de reflexão e desenvolvimento de pesquisas e bons artigos, sugerindo-se a oferta mais ampla de disciplinas como esta, que constitui-se ferramenta facilitadora para formação de pesquisadores e de pensadores. PALAVRAS-CHAVE: Argumentação, Métodos Lógicos, Publicação.

Page 82: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 40192 Saúde Mental E Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva

UM OLHAR DOCENTE SOBRE O TRABALHO COM OS BEBÊS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SÃO DOMINGOS SÁVIO

Franchesca Schweitzer Pereira Rezende (Autores) Elza Maria Rodrigues Goveia

Ana Paula Zaikievicz (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: Esse trabalho visa retratar a experiência desenvolvida na sala do berçário, do Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio, situado na Universidade Católica Dom Bosco, se define como um relato de experiência de docentes atuantes nesse espaço. A turma do berçário é composta por aproximadamente 22 crianças matriculadas, filhos de professores, colaboradores, acadêmicos e pessoas residentes nos bairros ao entorno da Universidade. Para atender esse número de crianças há uma equipe formada por duas professoras pedagogas, duas auxiliares de educação infantil, quatro estagiárias da pedagogia e uma estagiária da nutrição. O trabalho com os bebês é organizado a partir de uma rotina diária, a qual engloba alimentação, higiene, sono, ludicidade, estimulação, interação e atividades pedagógicas. Tais atividades são pensadas e desenvolvidas de acordo com as necessidades dos bebês, reconhecendo-os enquanto sujeitos de direitos que necessitam de cuidados e estímulos para desenvolverem-se integralmente. Os bebês participam de estimulações físicas, motoras, cognitivas, brincam e interagem com o meio, durante dois dias na semana, participam de aulas de musicalização a fim de desenvolverem a audição, a percepção e a socialização entre os pares. São desenvolvidos também projetos em parceria com cursos de graduação em psicologia, nutrição e enfermagem da UCDB, nos quais os acadêmicos desenvolvem um trabalho de parceria com as professoras da sala. Assim, visamos o bom desenvolvimento dos bebês, mediando o cuidar, o educar e o ensinar. PALAVRAS-CHAVE: Bebês, Educação Infantil, Estimulação.

Page 83: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação NI - 39977 Doutorado Em Psicologia

UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DE DELEUZE

Suzanir Fernanda Maia (Autora) Anita Guazzelli Bernardes (Orientadora)

E-mail: [email protected], [email protected]

RESUMO: O tema ora abordado está inserido no contexto das políticas sociais, especificamente nas políticas engendradas na Educação Superior brasileira e de modo particular no Programa Universidade para Todos (ProUni). Apresenta como questão norteadora: "Como aproximar os conceitos de linhas e plano de imanência com a Educação Superior?. Utiliza-se para análise o método da cartografia a partir dos textos de Deleuze: ?Políticas? (I e II, 2002); ?Sobre a diferença da Ética em relação a uma Moral? (1998) e ?Aula do dia 24/01/1978 ? Sobre Spinoza? com o objetivo de desnaturalizar o campo da Educação Superior e os diferentes modos de acesso às políticas sociais. Como resultado preliminar inferimos que a Educação Superior é constituída por uma linha segmentarizada e é também transformada por linhas de fuga e seus rastros podem nos levar a compreender este nível de educação de uma forma diferente da qual ela se apresenta no cenário brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: Educação Superior, Linhas Segmentarizadas e de Fuga, Prouni.

Page 84: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação

O RESGATE DA LINGUA TERENA NA ESCOLA ESTADUAL INDIGENA GUILHERMINA DA SILVA, NA ALDEIA ALDEINHA, EM ANASTACIO, MATO

GROSSO DO SUL

Évelin Tatiane da Silva Pereira

Heitor Queiroz de Medeiros

RESUMO: Esse projeto de pesquisa se insere nas atividades desenvolvidas pela pesquisadora no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, na linha de pesquisa “Diversidade Cultural e Educação Indígena”. Tem como objetivo analisar de que forma a inserção da disciplina Língua Terena utilizada na Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva, desde sua fundação em 2007, vem contribuindo com o resgate da língua materna na Aldeia Aldeinha, Município de Anastácio, Mato Grosso do Sul. Para tanto serão adotados procedimentos metodológicos conduzidos pelo campo teórico dos Estudos Culturais, como uma pesquisa qualitativa, a partir das contribuições da etnografia pós-moderna, bem como com através da História Oral. Estão sendo levantados dados sobre a caracterização da Aldeia Aldeinha, buscando identificar a sua origem, a constituição de seu território, o modo de ser dos Terena nessa aldeia e o declínio do uso língua materna, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico Indígena (PPPI) da escola. Busca entender de que forma e em que contexto se dá a inserção da disciplina Língua Terena no mesmo, além de verificar junto a alunos que já passaram pela escola e os atuais alunos da mesma, se a disciplina Língua Terena contribui para que entendam a importância dos mesmos falarem sua língua materna, verificando também junto à comunidade da Aldeia Aldeinha se a escola tem contribuído para o resgate da língua materna no espaço da comunidade. PALAVRAS CHAVE: Aldeia Aldeinha, Educação Escolar Indígena, Língua Terena.

Page 85: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação

PROCESSO PRÓPRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM KAIOWÁ E GUARANI NA

ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA ÑANDEJARA PÓLO DA ALDEIA TE’ÝIKUE:

SABERES KAIOWÁ E GUARANI, TERRITORIALIDADE E SUSTENTABILIDADE

Lidio Cavanha Ramires

Heitor Queiroz de Medeiros

RESUMO: Este trabalho da dissertação de mestrado vincula-se à Linha de Pesquisa “Diversidade Cultural e Educação Indígena”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), através do Grupo de Pesquisa Educação e Interculturalidade, como parte do Projeto de Pesquisa - Núcleo Local, “Formação de Professores Indígenas Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: Relações entre territorialidade, processos próprios de aprendizagem e educação escolar indígena”, submetido ao Edital 049/2012/CAPES/INEP – Observatório de Educação Escolar Indígena, bem como ao subprojeto “Sustentabilidade e Territorialidade a partir da Perspectiva dos Professores Guarani e Kaiowá, das Terras Indígenas Takuaperi, localizada no município de Coronel Sapucaia e Te’ýikue, localizada no município de Caarapó, Mato Grosso do Sul”, tendo como objetivo principal descrever os saberes Kaiowá e Guarani, a cosmologia e/ou princípio que fundamenta a educação indígena, tendo em vista os seus usos no âmbito da Escola Municipal Indígena Ñandejara Pólo da Aldeia Te’ýikue e a partir destes analisar a constituição dos saberes Kaiowá e Guarani, no tocante a territorialidade e sustentabilidade. A pesquisa é de cunho qualitativa e desenvolvida por um professor indígena Kaiowá, como uma auto-etnografia, feita através da participação nas reuniões das lideranças e também através de entrevistas com mais velhos da comunidade. Os resultados do trabalho demonstram que a educação indígena Kaiowá e Guarani ocorre através do processo próprio de ensino-aprendizagem, dos saberes tradicionais, e as concepções sobre territorialidade e sustentabilidade constitui-se a partir da cosmologia, potencializando os saberes tradicionais como ciência no campo da educação escolar indígena.

PALAVRAS-CHAVE: Processo Próprio de ensino-aprendizagem, Saberes Kaiowá e Guarani, Territorialidade e Sustentabilidade

Page 86: Educação NI - 40558 · Educação NI - 40390

Educação

OCORRÊNCIA DE CRYPTOSPORIDIUM SPP EM CRIANÇAS DO ENSINO

FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ARAÇATUBA, SP.

Luiz Gustavo Ferraz Lima1

Gabriel de Lima Pennacchio Spagnuolo2

Gabriela Torres Rebech2

(Professor1, acadêmicos2 do UniSALESIANO Araçatuba)

E-mail: [email protected]. , [email protected], [email protected]

RESUMO: Cryptosporidium é um protozoário coccídeo que completa seu ciclo biológico no interior das células do trato intestinal de mamíferos e de diversas outras espécies animais (FAYER, 2004). É considerado um patógeno emergente e está incluído na lista das doenças negligenciadas, pela Organização Mundial da Saúde Causa morbidade e mortalidade, principalmente, em crianças de zero a cinco anos de idade e em pacientes com imunodeficiência O objetivo desse estudo foi identificar a presença de oocistos de Cryptosporidium spp. em amostras fecais de crianças entre 6 e 12 anos. Em 2014 e 2015, foram utilizadas 424 amostras fecais, conservadas em solução de Dicromato de Potássio 2,5%, obtidas do Laboratório de Análises Clínicas, para a pesquisa do protozoário. Foram preparados esfregaços fecais direto em lâminas de vidro e corados pelo método de Ziehl-Neelsen modificado, para pesquisa parasitológica, por meio de microscopia óptica. Após a análise cuidadosa microscópica, não foi encontrado oocisto de Cryptosporidium nas lâminas examinadas. Embora 100% das amostras foram negativas, os resultados sugerem o desenvolvimento de novos estudos, sobretudo com a utilização de métodos diagnósticos de concentração, e de maior especificidade.

PALAVRAS-CHAVE: Crianças, Cryptosporidium, Fezes.

Apoio: PIBIC UniSALESIANO