educação física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

9
INTRODUÇÃO Nesse contexto, a educaçao fisica tem proporcionado ao aluno a oportunidades de: aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente o desenvolvimento e a transformaçao continua do seu corpo, suas limitacoes, na pespertiva de supera-las, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável. Desta forma vamos desenvolver 4 temas, resistencia, força, velocidade e flexibilidade.

Upload: pedro-kangombe

Post on 25-Jun-2015

46.197 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

Aprenda com Pedro Kangombe

TRANSCRIPT

Page 1: Educação Física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

INTRODUÇÃO

Nesse contexto, a educaçao fisica tem proporcionado ao aluno a oportunidades de: aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente o desenvolvimento e a transformaçao continua do seu corpo, suas limitacoes, na pespertiva de supera-las, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável.

Desta forma vamos desenvolver 4 temas, resistencia, força, velocidade e flexibilidade.

Page 2: Educação Física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

RESISTÉNCIA

A resistência É como já vimos, aqualidade que nos permite suportar um esfosco físico durante o maior tempo possívil, com um elevado grau de eficácia.

SÃO exemplo de actividade com maior predomínio da restencia os esforços dispendidos por corredores de longas distáncia , por nadadores de largas distancia, por ciclistas de estrada, por esquiadores de fundo . no entanto, os praticantes de jogos desportivos colectivos futebol, basquetebol , andebol também tem de possuir bons níveis de resistência para suportar com eficácia a duração dos jogos. O trabalho de desenvolvemento da resistência não é um trabalho a curto prazo, já que o organismo necessita de um período entre 6 a 8 semanas para as adaptações melhoria do rendimento se concretizem,embora apartir das 3 semanas se comecem a notar algumas melhorias.

RESISTENCIA ERARÓBIA:

É aquela em que a quantidade de oxigénio que o organismo consegue fornecer aos músculos é suficiente para o esforço que está a

Page 3: Educação Física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

realizar.Aresistencia aeróbia caracteriza-se por esforços prologados com uma duração entre 3 minutos a duas horas, com uma intensidade moderada, apresentando a frequência cardíaca valores entre 140 e 170 pulsações por minuto.

RESISTENCIA ANAERÓBIA:

É exigida na actividade física em que o organismo não consegue fornecer a quantidade suficiente de oxigénio aos músculos para o esforço que está a díaca valores acima das 170 pulsações por minuto. Neste caso, a continuidade da actividade física está dependente do recurso, por parte do organismo, a outras fontes de energia e, assim, temos:

Resistência anaeróbia láctica - são esforço intensos de curta duração , 3 a 10 segudos,sendo a energia obtida através do ATP muscular e da fosfocreatina.

Resistência anaeróbia láctica-são esforços intensos de duração média ,entre 20 a 90 segundos, sendo a energia obtida através do glicogénio, dando-se a forma de3 ácido láctico.

FORÇA:

É, como já vimos, a capacidade que o nosso organismo possui de reagir a uma resistência através da contracção muscular.

AS .PRINCIPAS MANIFESTAÇÕES DE FORÇA SÃO DE 3 TIPOS:

I. força máximaII. Rsistencia de força ou força resistente

Page 4: Educação Física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

III. Força Explosivas ou força rápida ou força de velocidade

FORÇA MAXIMA: É a maior força que o sistema neuromuscular é capaz de produzir numa contracção muscular. Um desporto característico do desenvolvimento da força Máxima é o halterofilismo.

RESISTENCIA DE FORÇA:

É a capacidade que o nosso organismo possui de resistir a fadiga na realização de esforços sub-maxíma e de longa duração.

O judo, a luta, greco-romano ou a realização de subidas em bicicletas são modalidade que se caracterizam pela solicitação da resistência da força.

VELOCIDADE:

É a capacidade que o nosso organismo possui de executar acções motoras no menor tempo possível.

São três tipos de velocidade:

1. Velocidade de reacção 2. Velocidade de repetição (ou velocidade máxima

de cíclica)3. Velocidade de execução (ou velocidade máxima

a cíclica)

Page 5: Educação Física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

É importante saber que a velocidade está fundamentalmente dependente dos aspectos genéticos (hereditários) e do sistema nervoso. Assim, um praticante que, á partida, seja lento, nunca vai ser um individuo rápido por muito que treine a velocidade, embora se verifiquem algumas melhorias nesta capacidade. Os treinos de velocidade são tão importantes para um corredor de velocidade como para um futebolista ou para um voleibolista; no entanto, as formas de treino destes três tipos de atletas deverá ser diferenciada e o mais próximo (especifico) possível das condições que vão encontrar na sua competição.

O treino da velocidade deve efectuar no princípio do treino estado de frescura física por parte do organismo, sendo, por isso, muito importante controlar o número de repetições a realizar, bem como os tempos destinados aos intervalo de recolecção, de forma a evitar que o praticante entre em estado de fatiga.

Velocidade de reacção: É a capacidade de reagir a um estímulo (visual, sonoro, táctil) o mas rápido possível. É o caso da reacção ao tiro de partida por parte dos velocistas ao arrancarem dos blocos numa corrida de 100 ou 200 metros planos.

Velocidade de repetição: É a capacidade de percorrer uma determinada distância no menor tempo possível. É o caso da prova de 100 metros plano no atletismo.

Page 6: Educação Física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

Velocidade de execução: É a capacidade e executar um gesto motor com a máxima rapidez possível. É uma capacidade muito solicitada no ténis de mesa, nas esgrima ou, ainda, nos jogos desportivos colectivas.

Flexibilidade:

É a capacidade física responsável  voluntária pela execução de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão. Quanto menor a flexibilidade de um músculo pior é a sua qualidade de contracção. Para treinar a flexibilidade deverão ser realizados exercícios de alongamento que mobilizem todas as grandes articulações, com destaque para o tronco, membros superiores e inferiores. 

Flexibilidade é também a capacidade intelecual denotativa de variabilidade de ações que levem à solução de um problema qualquer

CONLUSÃO

Nesse trabalho abordamos 4 temas, a resistencia, a força, a velocidade e flexibilidade.

Page 7: Educação Física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

Resistencia é a qualidade fisica que permite um conjunto esforco, proveniente de exercicios prolongados, durante um determinado tempo.

força “é uma característica humana, com qual move-se uma massa( seu próprio corpo ou um emplemento esportivo), sua capacidade em dominar ou reagir a uma resistência pela ação muscular.

Define se velocidade como “a qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve.

A flexibilidade é a qualidade do que é flexível, uma palavra que permite indicar a disposição de alguém ou de algo em dobrar-se com facilidade.

CONSELHO.

O treino proporciona o aumento da qualidade e a quantidade dos movimentos, melhora a postura corporal, diminui os riscos de lesões, melhora as funções respiratórias, retarda a aparição da fadiga e previne cardiopatias e outras doenças. 

Page 8: Educação Física, a resistência, flexibilidade, a força, e velocidade

Aluno do IMAG PEDRO KANGOMBE no curso de estatistica.