editorial - abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a...

20

Upload: others

Post on 17-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável
Page 2: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

é uma publicação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, de circulação dirigida e distribuição gratuita.

Conselho DiretivoPresidente:Freddy Carrillo

1o Vice-Presidente:Marcos Allemann

2o Vice-Presidente:Marcelo Cenacchi

Conselheiros:Andreas Gaudenz de SalisDaniel CamposDouver Gomes MartinhoJoão Roberto de M. BenitesMarcio GrossmannMateus AquinoMilton José KillingReinaldo Richter

Conselho Fiscal:Christiaan van RaijMarcos Antonio L. FernandesNilton Rezende

Presidente-Executivo:Antonio Carlos de Oliveira

Diretora de Eventos Corporativos:Telma L. Florêncio

Controller:Tulio Vasconcelos

SedeAv. Dr. Cardoso de Mello, 1340 – 13º andar – cj. 13104548-004 – São PauloTel: (5511) [email protected]

Prod. editorial e gráficaEditora CLA

CoordenaçãoFabio Humberg/Clélia Pinheiro

CapaAna Claudia Delfini (ARS Design)

Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Editorial

Esta edição da Revista ABRAFATI traz um resumo dos principais destaques da ABRAFATI 2017.

O objetivo não é simplesmente fazer um balanço do evento, que foi um grande sucesso e teve ótimos resultados, de acordo com o que vimos e ouvimos. Queremos, a partir desse ponto de partida positivo, olhar para a frente.

Com a aceleração do ritmo das transformações no mundo – tema que esteve em forte evidência ao longo dos três dias da ABRAFATI 2017 –, é essencial que mantenhamos nossas atenções voltadas para o futuro. Nesse sentido, queremos mostrar como podemos dar mais passos adiante e continuar unindo os esforços de toda a cadeia produtiva na direção da inovação, do crescimento e do reconhecimento do valor das tintas. Já estamos, portanto, com a ABRAFATI 2019 na cabeça.

Ao longo das próximas páginas, os depoimentos de importantes participantes revelam como o Congresso e a Exposição trazem uma valiosa contribuição no que se refere a aspectos como apresen-tação de lançamentos e soluções inovadoras, discussão de novos caminhos, abertura de oportunidades, intercâmbio de experiências, disseminação de conhecimentos, networking e muito mais. Esse conjunto de benefícios é o que precisamos constantemente aper-feiçoar e ampliar, para que o evento continue a agregar valor para todos que dele participam. Não por acaso Agregando Valor foi o tema escolhido para a ABRAFATI 2017. Além de todo o significado contido nessa expressão, que foi efetivamente colocado em prática no evento, ressalto que o verbo no gerúndio é uma indicação clara que se trata de uma ação em desenvolvimento contínuo. E isso nos coloca mais uma vez diante da necessidade de utilizar o presente como base para a construção do futuro que queremos para a in-dústria de tintas.

Nosso planejamento estratégico definiu que a Missão da ABRAFATI é impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável da cadeia de tintas, promovendo a melhoria da qualidade e capacitações do setor, com reconhecimento pelos consumidores.

Saímos, como setor, maiores do que entramos na ABRAFATI 2017. Agora, temos de seguir avançando, nos reinventando e renovando, para cumprir essa missão.

Conto com todos vocês nessa jornada!

Antonio Carlos de OliveiraPresidente-executivo

Page 3: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br03

ABRAFATI 2017

ABRAFATI 2017 IMPULSIONA INOVAÇÃO, GERAÇÃO DE VALOR E CRESCIMENTO DO MERCADOCongregando os mais importantes profissionais e empresas, em meio a um clima em que se mesclavam expectativas favoráveis e muita disposição para fazer o setor avançar, o evento mostrou a força da indústria e trouxe um novo olhar para as perspectivas que se abrem para agregar valor às tintas.

Corredores movimentados, nos quais se ouviam conver-sas em vários idiomas. Estandes convidativos, decorados com criatividade e capricho, recebendo os visitantes com um amplo portfólio de inovações, apresentadas por um capacitado corpo de técnicos e gestores. Animação com o potencial do mercado e com os sinais positivos de retomada dos negócios em ritmo mais vigoroso. Fabri-cantes e fornecedores engajados, de forma cooperativa, na busca de soluções para as mais diferentes demandas – tanto as atuais quanto as que ainda estão por vir – dos usuários de tintas. As diversas formas de agregar valor em destaque em tudo o que era mostrado pelos princi-pais players do mercado. Nestas cinco frases, de forma

Yuri

Zoub

aref/P

aint&Pintura

Page 4: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br04

ABRAFATI 2017

concisa e precisa, pode-se entender o que foi a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, ava-liada pelos participantes como um grande êxito.

O Congresso não foi diferente. Mui-tos dos atributos relacionados no parágrafo anterior podem ser utili-zados para descrever o que trouxe como benefícios aos seus mais de

1.500 participantes – número recor-de, que superou as previsões mais otimistas.

Uma curadoria muito bem feita da programação, auditórios com ótima estrutura, técnicos ávidos por aces-so ao que existe de mais recente e inovador em estudos e desenvolvi-mentos, especialistas prontos para compartilhar suas pesquisas mais relevantes. Tudo isso proporcionou uma oportunidade única para fa-zer o conhecimento circular e, na sequência, transformar-se em valor agregado às tintas.

A combinação desses variados ele-mentos, que se fizeram notar nos dois pisos do São Paulo Expo ocu-pados pela ABRAFATI 2017, conver-teu o evento no símbolo de um novo momento que começa a ser vivido pelo setor. Quem esteve lá – mais de 14 mil pessoas – saiu com a sensação de que há um imenso po-tencial a aproveitar.

São oportunidades diversificadas, que começam com o que está bem à vista: os negócios impulsionados pela volta do setor ao azul depois de três anos de retração.

Essas oportunidades se amplificam e se multiplicam com as inovações apresentadas, com a demanda cada vez maior por sustentabilidade e com a aceleração das mudanças no mundo, que envolvem tendências com as quais já é preciso conviver. Entre elas, podem ser destacadas a crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade.

O fato é que há um admirável mun-do novo em construção. E nele as tintas continuarão a ter papel de destaque.

Nos estandes, corredores e auditórios, circulou um público altamente qualificado e focado em agregar valor às tintas

Carretel Filmes

Carretel Filmes

Page 5: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

05

ABRAFATI 2017

Um valioso acervo de conhecimentos foi apresentado, nas conferências técnicas ao longo dos três dias do Congres-so. Especialistas conceituados, tanto do Brasil quanto do exterior, ligados à indústria e à comunidade acadêmica, incorporaram o tema “Agregando Valor” aos seus trabalhos, trazendo uma valiosa contribuição para o continuado avan-ço tecnológico do setor.

O mesmo ocorreu na Sessão Pôster, que ficou bem ao lado dos auditórios e teve intensa visitação. Completando a programação já tradicional do evento, foi realizado ainda o Seminário ABRAFATI-Rad Tech de Cura por Radiação, que, em sua quinta edição, teve palestras de alto nível e um rico painel reunindo Maria Cristina Kobal Campos de Carvalho e Mickey Fortune, representando, respectivamente, as Rad-Techs da América do Sul e América do Norte.

As pesquisas e os desenvolvimentos recentes mostrados ali, juntamente com o amplo portfólio de lançamentos e novidades trazidas pelos principais players globais em seus estandes, permitiram entender os rumos da inovação e, ao mesmo tempo, discutir e encontrar as melhores soluções para fazer frente aos desafios que se colocam para a in-dústria de tintas.

Mas houve mais. Atrações extras trouxeram conteúdos e possibilidades adicionais de interação a esta edição. Uma delas foi a palestra especial sobre consumo e uso respon-sável de solventes promovida em conjunto com a Abiquim, enriquecida com a apresentação de cases de seis empre-sas que atuam nesse segmento.

Outro evento inédito incorporado à programação de 2017 foi o encontro com o varejo de tintas, agregando um novo e importante público visitante, que é a interface da indústria de tintas – em especial, das imobiliárias – com o consu-midor final. Além de conhecer a campanha publicitária que está sendo desenvolvida para estimular a venda de tintas, os varejistas fizeram um tour pela Exposição, verificando in loco o quanto existe de tecnologia e de viés inovador no produto. Ao final, assistiram a uma palestra sobre criação de valor por meio do desenvolvimento do ponto de venda.

Junto com isso, a ampliação e a valorização da Área de

Apresentação de Produtos criaram mais um im-portante espaço para a interação com técnicos e o contato com as inovações, muitas vezes com

VARIEDADE E QUALIDADE DAS ATRAÇÕES E DA PROGRAMAÇÃODEIxAM IMPORTANTE LEGADO

Palestras comerciais da Área de Apresentação de Produtos permitiram aproximação entre especialistas da indústria

Evento sobre consumo e uso responsável de solventes: novidade da edição 2017

Palestra sobre criação de valor no ponto de venda, ao final do encontro com o varejo de tintas

Carretel Filmes

Carretel Filmes

Carretel Filmes

Page 6: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br06

ABRAFATI 2017

FATOS E NÚMEROS QUE REVELAM

A DIMENSÃO E A RELEVÂNCIA DO EVENTO

Congresso• 90 conferências técnicas em seis auditórios• 27 trabalhos na Sessão Pôster• 11 conferências e um painel no Seminário ABRAFATI-RadTech South America• 3 sessões plenárias com personalidades de grande destaque• 50% de palestrantes internacionais• 1.485 congressistas • 25 patrocinadores

Exposição• 196 expositores, de todo o mundo• Milhares de lançamentos e soluções inovadoras em exposição• Área total: 24.000 m2 • 14.206 visitantes no total• 806 visitantes estrangeiros• 33 palestras de apresentação de lançamentos e produtos

Principais novidades da edição 2017 • Um evento especial com a Abiquim, envolvendo palestra e apresentação de

cases sobre consumo e uso responsável de solventes• Um evento especial dedicado ao varejo de tintas• Área destinada às startups do setor na Exposição• Novo e melhor local: São Paulo Expo

Outros fatos que merecem destaque• 15ª edição do evento (1ª edição em 1989) • Ótimos resultados relacionados aos grandes objetivos do evento: agregar valor,

disseminar conteúdo, estimular a inovação e gerar negócios• Continuidade do crescimento da participação estrangeira, tanto na Exposição

quanto no Congresso

demonstrações que possibilitaram entender melhor a sua aplicação na indústria.

“Procuramos ampliar a oferta de conteúdo, que já era reconhecida-mente rica, para incluir novos temas, abordagens e públicos. Com isso, atraímos o interesse de um grupo ainda maior de visitantes e de con-gressistas”, afirma Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da ABRAFATI. Ela ressalta ainda que o formato do evento, em que a variada e extensa programação técnica está muito próxima da Exposição, permi-te a visualização, a discussão e, por vezes, a demonstração na prática dos benefícios e das propriedades das inovações apresentadas. “Com isso, temos um panorama extrema-mente favorável ao avanço tecno-lógico”, diz.

“Com o ritmo acelerado com que vêm ocorrendo as mudanças na tecnologia, no comportamento da sociedade, na regulação e em di-versos outros aspectos, é cada vez mais importante ter acesso à infor-mação mais atualizada e às respos-tas criadas pela cadeia produtiva a esse novo ambiente de negócios”, afirma Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da ABRAFATI. “Esse é o grande legado da ABRA-FATI 2017”.

Antonio Carlos de Oliveira e Telma Florêncio destacam o amplo acervo de conhecimentos proporcionado pelo evento

Carretel Filmes

Page 7: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br07

ABRAFATI 2017

“É fundamental estar presente. A Grace considera a América Latina uma parte muito importante de seus negócios no mundo. Temos muitas atividades aqui, como o desenvolvimento de novos produtos e instalações industriais. Por isso é uma região em que devemos manter o foco no futuro.O evento foi ótimo. Já estive em pelo menos dez edições anteriores, mas esta teve um movimento especialmente forte. Houve um fluxo bem grande de pessoas no nosso estande. A feira teve muita gente, muitas ideias interessantes, muita tecnologia nova aparecendo. Foi realmente empolgante para nós.”

James Bowler, diretor global de Marketing da Grace

“Esta foi a minha 3a edição da ABRAFATI e a mais movimentada delas. O primeiro dia já foi muito bom, o que é diferente de outras feiras. Para produtores de matérias-primas é o melhor evento. Tivemos muitos visitantes do Brasil e de toda a América Latina. O Congresso tem muitas palestras atuais e com potencial solução de problemas. É preciso investir nisso: foi o que fiz na palestra que dei.”

Roberto Cattadori, diretor técnico da Coim

EVENTO FOI UM SUCESSO E TROUxE MUITOS GANHOS, NA OPINIÃO DE QUEM PARTICIPOU Representantes de 24 empre-sas, todas elas patrocinadoras da ABRAFATI 2017, deram seus depoi-mentos, enfatizando a contribuição trazida pelo evento para todo o se-tor. Entre os aspectos destacados, estão a possibilidade de contato com as mais recentes tecnologias disponíveis globalmente e a disse-minação de conhecimentos e in-formações técnicas.

A presença de um público qualifi-cado e amplo também foi apontada como extremamente positiva, por permitir a interação com clientes e prospects, estimular o debate e favorecer o networking.

A crescente presença internacional, a expectativa positiva em relação à retomada do crescimento, o for-te interesse em conhecer soluções inovadoras e desenvolver negócios foram considerados outros pontos

altos desta edição, assim como a excelente estrutura proporcionada pelo São Paulo Expo. O resultado

será um mercado mais competitivo, com maior valor agregado para as tintas e o setor como um todo.

Carretel F

ilmes

Fabio Humberg

Page 8: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br08

ABRAFATI 2017

“O evento é cada vez mais profissionalizado. Por isso, os clientes vêm muito focados para as reuniões. Isso é muito positivo, porque conseguimos fazer contato com diferentes níveis, principalmente gerenciais. Interagimos com clientes de toda a América Latina: além do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, América Central e Caribe. Tivemos a possibilidade de apresentar, para o mercado de forma geral, as nossas tecnologias com foco no conceito de uma formulação completa. São tecnologias que possibilitam elevar a barra de qualidade do segmento de tintas da América Latina.”

Ana Carolina M. Félix, gerente de Marketing de Tintas Funcionais e Industriais da Dow para América Latina

“O movimento foi alto, tanto na feira como no estande, com público bem diversificado. Foram dias corridos, com muitas atividades. Recebemos clientes do Brasil, da América Latina e também do Oriente Médio, interessados em desenvolver negócios com a gente, assim como dos EUA. O novo local é muito bom. Participei do European Coatings Show, na Alemanha, e digo que em infraestrutura não deixou nada a desejar.Foi importante para reforçar e consolidar nova estrutura de produtos e lançar duas novas linhas com foco no mercado de embalagens flexíveis. A apresentação técnica no Congresso de um produto foi muito bem recebida, despertando interesse em clientes potenciais que não acessaríamos de outras formas. Isso atraiu pessoas para o estande para conhecer um pouco mais da nossa empresa e de nossos produtos. Estou bastante satisfeito.”

Felipe Fornazari Subtil, gerente de Marketing da Nitro Química

“Percebemos uma evolução expressiva na ABRAFATI, tanto na movimentação e circulação de clientes, mais intensa que na edição passada, quanto na qualidade dos encontros realizados, especialmente com a possibilidade de novos projetos e inovação. Foi uma excelente oportunidade para apresentarmos aos clientes e possíveis novos parceiros as soluções da BASF que contribuem para o desenvolvimento sustentável da indústria de tintas e revestimentos.”

Antonio Lacerda – vice-presidente sênior de Químicos e Produtos de Performance da BASF para América do Sul

Divu

lgaç

ãoDivu

lgaç

ão

Divu

lgaç

ão

Page 9: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br09

ABRAFATI 2017

“O movimento foi muito bom, recebemos grande número de propostas e percebemos um forte interesse. Antes do evento, disse à nossa equipe: ‘Vamos ter a melhor ABRAFATI das nossas vidas’. E foi verdade. O fato é que os empresários estão esperançosos e confiantes. Também foi destaque a internacionalização de fornecedores e clientes, ainda maior que a de edições anteriores.Outro aspecto que merece ser destacado: é um pavilhão moderno, à altura do nosso evento. A infraestrutura das salas do Congresso é ótima. E há ruas boas, banheiros de qualidade, o ar condicionado funciona.”

Carlos Abreu, vice-presidente da Área Química do Grupo Formitex, responsável pela Bandeirante Brazmo

“A ABRAFATI nos surpreende a cada edição. Este ano foi especialmente marcante para a Oxiteno, pois lançamos durante a feira o Manual Descomplicado de Tecnologia de Tintas. Tivemos a chance de compartilhar nossa experiência por meio de três palestras ministradas aos participantes do Congresso e também lançamos três novos produtos. Em resumo, a ABRAFATI trouxe para a Oxiteno excelentes oportunidades para compartilhar as inovações da empresa e também para conhecer novidades da indústria, da mesma forma que para criar e fortalecer laços com clientes, parceiros e com o público em geral. Parabenizamos a organização por mais um excelente evento!”

Hugo Gardelli, gerente de Negócios Tintas e Revestimentos da Oxiteno

“A ABRAFATI 2017 foi um grande sucesso. Com a presença de um público qualificado, grandes oportunidades de negócios e uma excelente visibilidade para lançamentos, ficamos muito satisfeitos com o resultado da feira.Fizemos o lançamento de um novo produto e o momento e a atmosfera do evento contribuíram positivamente e geraram a visibilidade que esperávamos, consolidando a Bomix como

uma empresa de inovação e vanguarda no mercado de tintas.A receptividade e atenção que recebemos de fabricantes de tintas nos deixam entusiasmados com esse mercado. Projetamos novas inovações e o crescimento da Bomix e, consequentemente, das embalagens plásticas nesse concorrido setor.”

Alexandre Rosário, diretor comercial da Bomix

Fabio Humberg

Divu

lgaç

ão

Carretel F

ilmes

Page 10: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br10

ABRAFATI 2017

“Para a Lanxess a ABRAFATI é o evento que proporciona a oportunidade de atualização e relacionamento com a indústria de tintas. Durante três dias, os profissionais do mercado de tintas têm a oportunidade de se atualizar com as inovações e os desenvolvimentos do setor. Destacamos esta plataforma de networking – que contempla produtores, fornecedores, distribuidores, consultores, clientes etc. – com abrangência não só nacional, senão global. A Lanxess sempre procura apresentar suas inovações mundiais no setor, o que faz parte do trabalho do expositor em manter o nível técnico da feira, que colabora para tornar o evento interessante para o público-alvo. O evento reúne players organizados e concorrência saudável, sinônimos de um mercado com crescimento orgânico.”

Bruno Motta, gerente da Unidade de Uretanos LATAM, Givanildo Ferreira, gerente executivo de Vendas Brasil – Unidade de Pigmentos Inorgânicos, Ricardo Paulo, representante de Vendas Técnicas da Unidade Rhein Chemie, e Caio Bossato, representante de Vendas Técnicas da Unidade Material Protection Products da Lanxess

“Como de costume, o evento teve a dimensão e a importância compatível com a representatividade da ABRAFATI, que tem conseguido ‘dar a sua cara’ para o congresso e a exposição.A abrangência internacional, tanto do público como dos expositores, o networking oportunizado, o conteúdo apresentado no congresso, o impecável formato e a localização privilegiada fazem o evento merecer uma pontuação máxima.O conteúdo oferecido, pela minha avaliação e pelo que pude constatar em conversas com vários clientes, foi abrangente, pertinente e denso, superando o já alto nível dos eventos anteriores.A distribuição das atividades permitiu um intercâmbio entre os participantes, tornando eficaz o networking, criando inúmeras oportunidades de negócios, sendo este um dos pontos altos do evento.Isso tudo com o elevado padrão de qualidade da ABRAFATI.”

Paulo Avelar, gerente de Químicos para Tintas, Adesivos e Borrachas da Petrobras Distribuidora

Carretel Filmes

Divu

lgaç

ão

Page 11: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

ABRAFATI 2017

www.abrafati.com.br11

“Foi positiva a participação da empresa. Tivemos a oportunidade de lançar quatro novos solventes oxigenados para diferentes segmentos, apresentamos uma palestra no Congresso para mostrar como é possível desenvolver solventes oxigenados cada vez mais sustentáveis, ao mesmo tempo em que reforçamos o nosso compromisso com o setor através do anúncio de investimento em nova linha de produção de solventes de fonte renovável.Pudemos reforçar o relacionamento com os clientes, prospects e visitantes em geral, de acordo com a nossa estratégia.”

Daniela Manique, vice-presidente de Solventes da Unidade Global de Negócios Coatis do Grupo Solvay

“A ABRAFATI 2017 foi realmente acima das expectativas. Muitas reuniões técnicas, clientes em busca de novas soluções e novos produtos, discussões produtivas, conversas efetivamente de trabalho. Houve um sentimento de positividade. Foi muito intensa a visitação dos países da América Latina: Costa Rica, República Dominicana, Chile, Equador, Colômbia, Argentina. A novidade foi a presença de muitos clientes de adesivos, com a divulgação feita por nós da palestra que ministramos na Área de Apresentação de Produtos.Sempre tive a ABRAFATI como referência. É um evento muito importante para todo o mercado, em termos de conhecimento e relacionamento.”

Silvio Torres, Head da área de Coatings, Adesivos e Especialidades para a América Latina da Covestro

“O congresso e a exposição foram muito positivos para a Elementis. Tivemos um grande número de clientes visitando nosso estande e interessados em nossos produtos e serviços, com um volume maior de visitantes estrangeiros.O novo pavilhão acomodou o evento muito bem, melhor que o local anterior. A feira foi muito técnica e proporcionou reuniões focadas no negócio. Muitos clientes estavam interessados nos lançamentos de nossos novos produtos, mostrando uma tendência de aumento de qualidade nas tintas decorativas nacionais. O evento é profissionalizado, torna o mercado mais competitivo e aproxima os clientes dos fornecedores.”

Carlos Roberto C. D. Coelho, diretor de Negócios para América Latina da Elementis Specialties

Carretel F

ilmes

Divulgação

Cristina Bragato

Page 12: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br12

ABRAFATI 2017

“Tivemos um movimento acima do esperado em nosso estande, onde recebemos a visita tanto de clientes atuais quanto de prospects. Foi uma excelente oportunidade de reforçar a nossa participação no mercado de tintas e promover os dois principais produtos da Angus para essa indústria. O nosso presidente mundial, Mark Henning, veio exclusivamente para participar do primeiro dia do evento e receber alguns clientes e distribuidores brasileiros em nosso estande.Com certeza, a ABRAFATI é um grande palco para posicionarmos a Angus no mercado de tintas e dar continuidade ao trabalho de exposição da marca que já vem sendo feito há um ano e meio.”

Maurício Nisiyama, gerente de Marketing da Angus na América Latina, e Marcelo de Moraes Barros, diretor de Negócios da Angus na América Latina

“A feira foi muito proveitosa para nós. Foi uma ótima oportunidade para encontrar muitos de nossos clientes, assim como diversos novos contatos interessados nos produtos da Aromat. Recebemos muitas visitas importantes em nosso estande e a grande participação desta edição foi o ponto positivo a destacar. O evento proporciona

a oportunidade de mostrar ao mercado nossos produtos e serviços e, ao mesmo tempo, ouvir os clientes sobre suas necessidades e anseios de maneira dinâmica e direta.”

Fernando R. S. Rosa, gerente técnico da Aromat

“Achei o evento muito bom. Os destaques foram a aderência dos principais players do setor, o movimento intenso e o ambiente positivo de negócios. A estrutura do local é espetacular, em termos de espaço, estacionamento etc.”

João Scaloppe, diretor comercial da Imerys

Divu

lgaç

ão

DivulgaçãoDivu

lgaç

ãoDivulgação

Page 13: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

ABRAFATI 2017

www.abrafati.com.br13

“Foi maravilhoso. Um local muito mais aprazível e com ótima estrutura, com espaço mais bem distribuído, torna tudo mais fácil para os visitantes. Para nós, expositores, também foi positivo, pois tivemos mais liberdade para criação do estande. Houve uma mudança no clima em geral. Muita visitação focada em informação, incluindo gente que veio saber mais sobre o tema do nosso palestrante.O número de clientes (fábricas de tintas) do exterior foi muito maior do que nas outras edições. É fato que a América Latina cada vez mais considera a ABRAFATI um evento fundamental.”

Aurélio Rocha, diretor da BYK

“Parabenizo a ABRAFATI pelo evento. Cada edição melhora em algo, em um processo evolutivo. O local foi uma melhoria considerável, em estrutura, facilidades, espaço para o Congresso, área do pavilhão. Ficamos muito felizes com o tema escolhido para a ABRAFATI 2017. Tem muito a ver com o que fazemos, com foco no mercado de qualidade. Por isso, decidimos trazer para o nosso estande demonstrações com um protótipo de tinta de altíssima qualidade, que despertaram muito interesse. Os técnicos ficaram impressionados. Queremos que a tinta possa ser percebida como produto que entrega maior valor.”

Claudia Antunes, gerente de Negócios da Chemours

“A edição de 2017 da ABRAFATI foi muito produtiva para a Braskem. Além de expor nossos produtos, realizamos reuniões de negócios com nossos principais clientes e conhecemos novos potenciais clientes. O evento superou nossas expectativas e estava ainda melhor que o de 2015. Os participantes demonstraram otimismo com o mercado de tintas, tanto para o final deste ano como para o próximo. Após dois anos de retração, a feira veio nos inspirar para seguirmos investindo no mercado de tintas cada vez mais. Percebemos uma participação expressiva de clientes da América Latina, além de Europa e África, que vieram conhecer as novidades no setor. Outro ponto relevante é o Congresso, que apresenta o que existe de mais inovador no mercado de tintas. A disseminação desse conhecimento é fundamental para o desenvolvimento do setor.”

Fernanda da Silveira Ribaski, gerente de Contas responsável pelo segmento de tintas da Braskem

Carretel Filmes

Fabio

Humbe

rg

Divu

lgaç

ão

Page 14: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br14

ABRAFATI 2017

“A ABRAFATI 2017 foi um sucesso! Ouvimos de vários clientes e expositores que foi a melhor das últimas três edições. Além dos aspectos organizacionais – a nova infraestrutura no São Paulo Expo foi excelente –, é destacável o maior fluxo de visitantes em todos os dias. Inclusive no primeiro – quando usualmente a frequência é ‘morna’ – o movimento foi excepcional, superando todas as edições das quais participei.Evidenciou-se, no evento, uma melhor perspectiva para o mercado em 2018. Os clientes participaram em massa, buscando novidades e oportunidades de negócio. Da mesma forma, notou-se a presença mais estruturada de novos entrantes-produtores de insumos para a indústria de tintas. Foi uma excelente oportunidade de estreitar o relacionamento com nossos clientes e representadas parceiras, assim como para identificar novas potenciais distribuídas para a quantiQ no Brasil e também na América Latina”.

Luiz Maranho Neto, gerente de Unidade de Negócios Tintas, Adesivos e Construção Civil da quantiQ

“Foi um excelente evento para a criação de conexões dentro da cadeia da indústria de tintas e revestimentos. O grande número de visitantes nesta edição merece destaque, assim como a estrutura do novo espaço de exposições escolhido pela organização.O evento traz como principais benefícios a atualização e o contato com as últimas tecnologias disponíveis globalmente para a formulação de tintas e revestimentos.”

Luis Machado, gerente de Marketing da Univar

“Nossa avaliação é excelente. Foi um sucesso, com grande número de visitantes nos estandes e nas palestras técnicas, o que demonstra o interesse das empresas por novas soluções que possam auxiliá-las a driblar os efeitos da crise econômica do Brasil. A ABRAFATI 2017 promoveu o setor de tintas e toda a sua cadeia. Foi importante para o compartilhamento de informações técnicas e de novidades em termos de produtos e aplicações.”

Carlos De Lion Neto, diretor comercial e de Marketing da Arkema

DivulgaçãoDivu

lgaç

ão

Divu

lgaç

ão

Page 15: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

ABRAFATI 2017

www.abrafati.com.br15

“A ABRAFATI é certamente a feira e o congresso mais importante do setor, um excelente local para lançamento de novas tecnologias, já que conta com a visitação dos grandes fabricantes de tintas do Brasil. Este ano percebemos uma melhora significativa no clima do evento, com fabricantes ávidos por novidades e com projetos de novos lançamentos para agregar valor aos seus produtos, muito em linha com o tema da feira e do congresso. Também destacamos o congresso em si, com trabalhos de altíssimo nível cuidadosamente selecionados, com um nível de assistência muito alto. Presenciamos diversas palestras com salas lotadas, demostrando que há, sim, espaço para inovação no setor, e empresas como a Lubrizol dispostas a trazer novos produtos para o mercado. O principal benefício para o setor é poder encontrar em um único local todos os grandes fabricantes de produtos e matérias-primas para o segmento de tintas. O fato de termos uma data marcada a cada 2 anos para este encontro também permite às empresas reservarem o que têm de melhor em termos de lançamentos, dando oportunidade para o crescimento do setor. O tema deste ano foi muito bem escolhido: acredito que o mercado brasileiro deva seguir esse enfoque de agregar valor para o produto, buscando diferenciação não somente por preço, e sim por um desempenho superior para o consumidor final.”

Luis Carthery, diretor de Negócios para América Latina da Lubrizol

“A ABRAFATI 2017 foi uma surpresa para nós. Em meio a tantas adversidades e desafios, pudemos compartilhar com os nossos clientes, parceiros e colaboradores o sentimento de recomeço, retomada de desenvolvimentos e oportunidades de crescimento. Consideramos essa feira como um impulso para nos aproximarmos do mercado e direcionarmos os olhares para a busca de maiores e melhores resultados. A feira traz muitos benefícios com o estreitamento dos relacionamentos. Durante eventos como a ABRAFATI, percebemos o quanto é importante ser referência e saber o que o mercado demanda: não apenas em termos de qualidade, confiabilidade, disponibilidade de

produtos, mas soluções integradas, logística inteligente, eficiência no atendimento e, claro, profissionais mais humanos e menos ‘máquina’.As palestras e os assuntos abordados durante o Congresso fecharam com chave de ouro o evento, confirmando que estamos agindo com ressonância com nossos clientes.”

Andressa Wehmuth, gerente regional, e João Wehmuth, gerente de Marketing da Quimisa

Divu

lgaç

ãoCristina Bragato

Page 16: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br16

ABRAFATI 2017

FREDDY CARRILLO ANALISA CENÁRIOS E DESAFIOS DA INDúSTRIA DE TINTASNa Sessão Plenária que abriu o evento, o presidente do Conselho Diretivo da ABRAFATI comentou as perspectivas de crescimento, as oportunidades e os desafios existentes, mostrando como o planejamento estratégico que vem sendo conduzido pela Associação busca responder a um novo ambiente de negócios e a um mundo que se transforma constante e velozmente.

A retomada do crescimento da indústria de tintas em 2017 e, com mais força, nos anos seguintes foi um dos trending topics da ABRAFATI 2017. Depois de três anos de queda nas vendas, a ex-pectativa de todos – ancorada na realidade – era de um resultado melhor daqui para frente, o que mostrou um alinhamento com a previsão de 1,4% de crescimento neste ano, apresentada por Freddy Carrillo na Sessão Plenária de abertura do evento.

Os sinais de recuperação que Carrillo listou são ine-gáveis: aumento da produção industrial (com o melhor primeiro semestre desde 2013), pequena melhora nas vendas do varejo, PIB em crescimento (com trajetória ascendente para 2018), juros e inflação em queda sig-nificativa. Para o próximo ano, espera-se um desem-penho melhor, com o impacto positivo de todos esses fatores e mais o início da retomada das atividades de construção.

Juntam-se a isso uma série de oportunidades comen-tadas por ele, a começar pelo potencial de cresci-mento do consumo per capita de tintas no Brasil (6,4 litros/habitante/ano em 2016), que é um pouco maior que a média dos países da América do Sul e menos da metade do registrado na América do Norte. Além disso, o aumento das vendas no País tem ficado muito abaixo da média mundial.

A pesquisa sobre o varejo de tintas encomendada pela ABRAFATI à consultoria GfK trouxe diversas informa-ções importantes para o setor se planejar. Uma delas é a de que os produtos para pintura representam 12% do total do faturamento de home centers e lojas de materiais de construção, existindo espaço para a am-pliação desse percentual. Outro dado muito relevante diz respeito às máquinas tintométricas, cuja presença ainda é pequena nas lojas: a média é de menos de dois equipamentos desses por estabelecimento, sendo que quase 1/5 deles não o possuem. “Essa é uma reali-dade que merece atenção dos fabricantes, pois abre oportunidades para aumentar as vendas e agregar valor a elas”, afirmou Freddy Carrillo. A pesquisa ain-da indicou um baixíssimo número de lojas que fazem vendas online: apenas 7%.

Quatro macrotendências globais que já afetam e con-tinuarão a impactar a indústria de tintas foram assina-ladas pelo presidente do Conselho Diretivo da ABRA-FATI. A primeira delas é a regulação ambiental, que

Potencial de crescimento do consumo per capita de tintas foi um dos aspectos destacados por Freddy Carrillo

Carretel F

ilmes

Page 17: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

ABRAFATI 2017

www.abrafati.com.br17

MAIORIA APOSTA EM CRESCIMENTO MODERADO, APONTA PESQUISA DATAFATI

Realizada ao final das três Sessões Plenárias da ABRAFATI 2017, a pesquisa interativa dataFATI permitiu ter uma visão geral do que se espera de 2017 e 2018, além de mostrar quais são os temas que mobilizam a atenção dos mais importantes profissionais do setor.No total, mais de 400 pessoas responderam às perguntas, formando uma amostragem privilegiada para entender os rumos da indústria e as expectativas em relação ao seu crescimento.Veja a seguir os principais resultados da pesquisa.

CRESCIMENTO DAS VENDAS EM 2017Total das tintas•75,6%acreditamemcrescimentoentre0,1%e2,0%.Tintas imobiliárias•77,4%acreditamemcrescimentoentre0,1%e2,0%.Tintas automotivas OEM•61,9%acreditamemcrescimentoentre2,1%e10,0%.Tintas de repintura automotiva•73,4%acreditamemcrescimentoentre2,1%e10,0%.Tintas para indústria•75,9%acreditamemcrescimentoentre0,1%e2,0%.

CRESCIMENTO DAS VENDAS EM 2018Total das tintas•77,4%acreditamemcrescimentoentre1,1%e3,0%.Tintas imobiliárias•73,2%acreditamemcrescimentoentre1,1%e3,0%.Tintas automotivas OEM•62,6%acreditamemcrescimentoentre1,1%e3,0%.Tintas de repintura automotiva•62,6%acreditamemcrescimentoentre1,1%e3,0%.Tintas para indústria•70,6%acreditamemcrescimentoentre1,1%e3,0%.

FUTURO DA INDÚSTRIATema mais importante para o planejamento estratégico dos próximos 10 anos• Ampliação do público usuário do produto – 30,3%• Incorporação de novas características e funcionalidades às

tintas – 20,7%• Desenvolvimento de novos produtos – 20,4%• Utilização de matérias-primas e processos mais sustentáveis

– 16,7%• Melhoria da performance das tintas – 12,0%

Principal fator que alavancará o crescimento da cadeia de tintas nos próximos anos• A recuperação da atividade da indústria brasileira – 52,1%• A redução do desemprego – 18,1%• Campanhas de propaganda, promoção e valorização do papel

das tintas – 13,2%• Os investimentos em infraestrutura – 12,0%• Os programas governamentais ligados à habitação – 4,6%

é resultado da aceleração da mudança climática global e da conscientização ambiental da socieda-de. Soma-se a ela a pressão por inovação, impul-sionada por essas regulamentações e pelo aumento da concorrência. A digitalização ou transformação digital é a terceira tendência, envolvendo mudanças profundas e radicais nos modelos de negócios das empresas. A busca por praticidade e versatilidade completa o quarteto, impulsionando o desenvol-vimento de produtos mais fáceis de aplicar e com novas funcionalidades.

Diante desse cenário, Freddy Carrillo salientou cinco desafios que devem ser transformados em oportunidades:

• Expandir as vendas no Brasil em comparação com o mundo, pela via do estímulo ao cresci-mento e da redução da dependência do setor em relação ao PIB.

• Elevar o consumo baixo e pouco sofisticado, restringindo o espaço de produtos sem a quali-dade mínima e tornando a aplicação mais fácil.

• Reduzir a concentração do consumo de tinta em poucos meses do ano, com a ampliação da base de consumidores e/ou o aumento da frequência (periodicidade) da pintura.

• Coordenar ações com canais de vendas e as suas associações representativas, para au-mentar as vendas B2C (ao consumidor).

• Ter uma gestão setorial e fazer benchmark de melhores práticas globais em relação à susten-tabilidade, tema chave para a competitividade, em relação ao qual o Brasil está atrasado em comparação com os países desenvolvidos.

“Em função desse cenário e dos desafios que se apresentam para o setor, decidimos fazer um novo planejamento estratégico”, explicou Freddy Car-rillo. “Partimos do princípio de que uma associação como a nossa tem como base para a sua atuação quatro papéis principais, focados na geração de va-lor para os associados e a indústria. O primeiro de-les é o de Networker, que envolve criar um ambiente setorial conectado e benéfico aos participantes e adjacentes à indústria. Devemos também ser Con-tent Facilitators, ou seja, proporcionar o acesso ao conhecimento. Advocate é o nosso terceiro papel, que significa representar a imagem institucional, criar relacionamentos-chave e desenvolver padrões normativos e operacionais. Para completar, temos a responsabilidade de ser Capability Developers, promovendo o desenvolvimento da capacitação técnica do setor”, resumiu.

Page 18: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br18

ABRAFATI 2017

SARAH ECKERSLEY ABORDOU A RELAÇÃO ENTRE TENDêNCIAS E TECNOLOGIA DE TINTASNa Sessão Plenária que abriu a programação do segundo dia da ABRAFATI 2017, a diretora global de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow Química mostrou como novas soluções tecnológicas estão conectadas às demandas que se originam da evolução da sociedade.

Iniciando por uma citação do cientista francês Louis Pasteur, “o acaso favorece a mente pre-parada”, a engenheira química Sarah Eckersley procurou expli-car, em sua apresentação, como se preparar para responder às demandas do mercado. Tudo começa, segundo ela, por estudar sempre, observar e absorver o que está acontecendo ao redor.

A diretora da Dow apresentou exem-plos de como fatores econômicos ou conjunturais levaram a inovações como o desenvolvimento das tintas látex ou de alternativas ao dióxido de titânio. Destacou ainda como, hoje, as mídias sociais têm forte in-fluência sobre tudo, mencionando que pressões originadas de uma percepção negativa sobre o uso de epóxis levaram a uma nova geração de tintas para embalagens.

A situação atual exige um novo olhar, segundo ela, abrindo novas

perspectivas para o setor de tin-tas – e aí entra a necessidade de seguir a frase de Pasteur. Uma des-sas oportunidades é o surgimento de uma nova classe média, com o enriquecimento da população mun-dial. “Como consequência disso, há uma crescente busca por tintas Pre-mium, porque o desejo é por melhor performance, e também por funcio-nalidades adicionais (em especial, aquelas orientadas para a proteção à saúde)”, afirmou.

Outra importante vertente da trans-formação que o mundo vive – com reflexos nas tintas – é o aprofun-damento da revolução digital. Um

exemplo concreto é o que envol-ve rodovias inteligentes e veículos autônomos. “Isso causará impacto direto nas tintas de demarcação e sinalização, que não serão apenas referências visuais, mas precisarão permitir outras formas de contato. Há um enorme potencial nessa e em outras disrupções nos próximos 15 anos”, assegurou.

Ela destaca que a integração entre tecnologias também gerará muitas mudanças, inclusive no modo como se faz pesquisa na indústria. “Minia-turização, uso de robôs e big data proporcionarão novas informações e formas inovadoras de trabalhar. O uso de drones também abre pos-sibilidades variadas, como na ins-peção de pintura em instalações industriais”, comentou.

Outros temas que mesclam mudan-ças no comportamento e avanço tecnológico foram ressaltados por Eckersley, entre os quais a possibili-dade de ter feedback do público em tempo real com as mídias sociais, a emergência de um grupo cada vez mais amplo de consumidores mo-tivados pela vontade de fazer algo por um mundo melhor ou o fortale-cimento do que chamou de “era da conveniência”.

“É preciso estar preparado para tudo isso e muito mais: antecipar-se, ob-servar o que fazem outras indús-trias. Algumas vezes temos de nos mexer antes mesmo de ter uma so-lução pronta, pois o mundo muda muito rapidamente”, concluiu.

Sarah Eckersley mostrou como novas tecnologias e novas formas de ver o mundo impactam o setor

Carretel F

ilmes

Page 19: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável

www.abrafati.com.br19

ABRAFATI 2017

AS PERSPECTIVAS DO BRASIL, NA VISÃO DE MARK ESSLESócio da consultoria A.T. Kearney Brasil trouxe importantes análises e reflexões sobre os possíveis cenários para o País em 2018 e nos anos seguintes, na terceira Sessão Plenária da ABRAFATI 2017.

Como as empresas devem se prepa-rar, tendo em vista as incertezas no campo político e econômico? A partir dessa pergunta-chave, usando todo o acervo de conhecimentos de uma das mais renomadas consultorias globais e a sua própria experiência em propor ações para empresas dos mais variados setores, Mark Essle apresentou uma visão abrangente sobre o Brasil em 2018.

Antes de falar sobre a economia em geral, ele destacou que, globalmen-te, a indústria de tintas cresceu mais do que o PIB, mas no Brasil isso não ocorreu. “Um dos desafios a enfrentar é que, proporcionalmente, o custo de pintar é alto em relação ao poder de compra da população. Por isso, é preciso ver onde se pode melhorar: estoques, supply chain, escala. Há muita lição de casa para ser feita dentro do setor”, afirmou.

Além da dinâmica setorial, ele destacou algumas tendências im-portantes que se sobrepõem para formação dos cenários para 2018. Uma delas é o crescimento demo-gráfico. “Em 2018, a população será de 209 milhões, o que significa 17,6 milhões a mais de brasileiros do que em 2008. É preciso estar atento ao fato de que a população acima de

60 anos está crescendo. Além dis-so, o número de jovens até 24 anos está em decréscimo”, relatou.

Outro tema para o qual Essle cha-mou a atenção é o plano de priva-tização em andamento, envolvendo vendas de ativos e concessões. “O Brasil é o maior mercado de investi-mento privado em infraestrutura no mundo”, alertou.

Os estímulos ao consumo são ele-mentos adicionais que considera essenciais para o planejamento, envolvendo, por exemplo, a libera-ção de mais R$ 16 bilhões do PIS/PASEP para os consumidores, assim como a melhoria dos salários reais com a forte baixa da inflação e a re-cuperação gradual do emprego em construção civil, varejo e indústria.

O maior capital de giro disponível para as empresas, com a desala-vancagem permitida pela menor taxa de juros e pela diminuição do endividamento dos consumidores, é outro fator positivo.

Mas nem tudo é favorável ou previ-sível no caminho à frente. Há tam-bém o que o especialista chamou de wild cards, eventos cujo impacto no ambiente de negócios em 2018 é impossível de prever. No cenário doméstico, isso envolve a evolução das investigações da Lava Jato, as-sim como possibilidades de queda do governo Temer, guinada popu-lista e saída da equipe econômica. No que diz respeito às incertezas no mundo, exemplificou com a es-tabilidade da economia dos Esta-dos Unidos, as políticas erráticas do governo Trump, o impacto do Brexit

na União Europeia, o desempenho da economia chinesa, os eventos geopolíticos que podem abalar a estabilidade (como na Coreia do Norte e no Oriente Médio) e a me-lhora da economia na Argentina.

Por isso, ressaltou, diferentes com-binações do ambiente interno (favo-rável ou desfavorável) e do ambien-te externo levarão a uma aceleração ou retração do PIB nacional (entre -1,0% e +3,0%) e da capacidade de expansão de negócios.

Considerando o Brasil um país fan-tástico, Essle finalizou com uma de-claração otimista: “Se eu recebesse um cheque para comprar um país e fizesse uma análise objetiva, sairia com a escritura do Brasil”.

Mark Essle considera que em 2018 fatos positivos se mesclam a eventos cuja confirmação traria impactos imprevisíveis

Carretel F

ilmes

Page 20: Editorial - Abrafati...crescente utilização da inteligência artificial, a digitalização, a realidade aumentada e as novas formas de mobilidade. O fato é que há um admirável