editora ática e editora scipione questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

8
ANÁLISE DE ITENS - PROVA BRASIL 2011 LÍNGUA PORTUGUESA ANÁLISE SOBRE 10 ITENS Item 1 - Prova Brasil 2011 - bloco 3 1 Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua. A boneca Guilhermina O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” (. 13-14) expressa: A) Uma opinião da dona sobre a sua boneca. B) Um comentário das amigas da dona da boneca. C) Um desejo da dona de Guilhermina. D) Um fato acontecido com a boneca e sua dona. Este item avalia o tópico I (Procedimento de Leitura) em que a habilidade consiste em distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. O nível de dificuldade encontra-se no 5 (225 a 250). O aluno que não adquiriu esta habilidade pode confundir o gabarito “A” com os distratores “C” e “D”, porque neste item a inferência por parte do aluno é comum. Recomenda-se ao professor o trabalho com narrativas curtas e atividades em que os alunos façam a distinção entre fatos. MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 17. V. 8 (Coleção Castelo Rá-Tim-Bum). 5 10

Upload: michellesousa10

Post on 14-Aug-2015

42 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Editora ática e Editora Scipione Questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

ANÁLISE DE ITENS - PROVA BRASIL

2011 LÍNGUA PORTUGUESA

ANÁLISE SOBRE 10 ITENS

Item 1 - Prova Brasil 2011 - bloco 3

1

Esta é a minha boneca, aGuilhermina. Ela é uma boneca muito bonita,que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinhatambém. Faz tudo o que eu mando. Na horade dormir, reclama um pouco. Mas depoisque pega no sono, dorme a noite inteira! Àsvezes ela acorda no meio da noite e diz queestá com sede. Daí eu dou água para ela.Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela.Então eu ponho a Guilhermina dentro doarmário, de castigo. Mas quando ela chora,eu não aguento. Eu vou até lá e pego aminha boneca no colo. A Guilhermina é aboneca mais bonita da rua.

A boneca Guilhermina

O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” (ℓ. 13-14) expressa:

A) Uma opinião da dona sobre a sua boneca.B) Um comentário das amigas da dona da boneca.C) Um desejo da dona de Guilhermina.D) Um fato acontecido com a boneca e sua dona.

Este item avalia o tópico I (Procedimento de Leitura) em que a habilidade consiste em distinguir um fatoda opinião relativa a esse fato. O nível de dificuldade encontra-se no 5 (225 a 250). O aluno que nãoadquiriu esta habilidade pode confundir o gabarito “A” com os distratores “C” e “D”, porque neste itema inferência por parte do aluno é comum. Recomenda-se ao professor o trabalho com narrativas curtase atividades em que os alunos façam a distinção entre fatos.

MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In:As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das

Letrinhas, 1997, p. 17. V. 8 (Coleção Castelo Rá-Tim-Bum).

5

10

Análise Língua Portuguesa 2011:Layout 1 08.04.15 10:40 Página 1

Page 2: Editora ática e Editora Scipione Questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

2

Item 2 - Prova Brasil 2011 - bloco 3

Item 3 - Prova Brasil 2011 - bloco 3

O tópico I: Procedimentos de Leitura também é tratado neste item. A habilidade requerida consiste emInferir uma informação implícita em um texto. Tal item encontra-se no nível 3 (175-200) em que o alunodeve identificar o tema a partir de características que tratam de sentimentos do personagem principal.Ao assinalar o distrator “C”, o aluno infere um sentimento relacionado a fatos cotidianos; já o distrator“A” seria assinalado se a expressão fosse impaciência.Recomenda-se ao professor o uso de textos poéticos e/ou músicas para que haja entendimento decaracterísticas que tratam de sentimento. Após a leitura dos textos e/ou músicas os alunos podemregistrar, em um caderno, o que entenderam relatando os próprios sentimentos.Se for possível, apresentar aos alunos uma obra de arte; em grupos os alunos podem descrevem seussentimentos e impressões em relação ao objeto analisado.

Este item avalia o tópico I (Procedimentos de Leitura)com a habilidade de inferir uma informação implí-cita em um texto. Também é possível relacionar esteitem com o tópico II (Implicações do Suporte, doGênero e/ou do Enunciador na Compreensão doTexto), em que a habilidade consiste em interpretartexto com auxílio de material gráfico diverso(propagandas, quadrinhos, foto, etc). A julgar pelasdiferentes habilidades requeridas, pode-se afirmarque o nível de dificuldade deste item encontra-se nonível 4 (200 a 225), uma vez que a leitura do textoprecede da interpretação das imagens expostas notexto.Ao assinalar o distrator “D”, o aluno entende que nafrase “a terceira também tirou a casca só que comtoda calma, e exatamente o que era necessário tirar”o autor quis dizer que a personagem sabia secomportar a mesa e era extremamente calma ecuidadosa, sendo assim é realizada uma inferênciapor parte do aluno ao interpretar palavras da frase enão o contexto todo.Recomenda-se ao professor apresentar textos nãoverbais e, após análise e entendimento com osalunos, solicitar que produzam o texto utilizando aestrutura verbal.

No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento”(ℓ. 11-12), a expressão sublinhada significa, em relaçãoà dona da boneca, sentimento de:

A) Paciência.B) Pena.C) Raiva.D) Solidão.

A terceira moça foi a escolhida pelo rapaz porque ela:A) Demonstrou que era cuidadosa e paciente.B) Era mais rápida que as outras.C) Provou que os últimos serão os primeiros.D) Sabia se comportar a mesa.

RIMM. A escolha de uma esposa. In: MATOS, Magna Diniz; ASSUMÇÃO,Solange Bonomo. Na trilha do texto: alfabetização: novo. São Paulo:

Quinteto Editorial, 2001, p. 28-29.

Análise Língua Portuguesa 2011:Layout 1 08.04.15 10:40 Página 2

Page 3: Editora ática e Editora Scipione Questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

Item 5 - Prova Brasil 2011 - bloco 3

Este item avalia o tópico I (Procedimentos de Leitura) com a verificação da habilidade de Localizar

informações explícitas em um texto. Tal habilidade está descrita em dois níveis diferentes, sendo 1 (125

a 150), em que o aluno deve localizar informações explícitas em textos narrativos curtos, informativos

e anúncios, e 4 (200 a 225), onde o aluno interpreta texto verbal, cujo significado é construído com o

apoio de imagens, inferindo informação.

É interessante solicitar aos alunos que tragam anúncios de produtos que estão à venda; o professor pode,

com os alunos, elaborar questões sobre os produtos como, por exemplo: valor à vista, à prazo, número

de parcelas, formas de pagamento, características do produto anunciado e, depois, formar pequenos

grupos para que os alunos apresentem seus textos uns aos outros fazendo os questionamentos. A avalia-

ção poderá ser a elaboração e a apresentação, para toda a sala, de um anúncio feito pelos grupos.

Ao trabalhar com anúncios de produtos o professor tem a chance de despertar nos alunos a questão do

consumo e necessidade do produto X preço - educação financeira.

A bicicleta pode ser paga em:

A) Três vezes.B) Seis vezes.C) Dezoito vezes.

D) Vinte e seis vezes.

3

Análise Língua Portuguesa 2011:Layout 1 08.04.15 10:40 Página 3

Page 4: Editora ática e Editora Scipione Questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

Item 6 - Prova Brasil 2011 - bloco 4

4

Texto I

Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca,

do Zé Luís e do Beto são mais ou menos. O meu deixa jogar na rua, mas

nada de chegar perto da avenida. O Toninho está terminantemente

proibido de ir ao bar do Seu Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que

nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior folgado e faz o que quer.

Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que

nem o meu. O do Zé Luís deixa, mas é obrigatório voltar às seis em

ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá bronca que Deus me

livre, tudo na tal língua estrangeira que ele inventou.

AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua tem um problema. São Paulo: Paulinas, 1986.

MEU DIÁRIO

Francesco Tonucci. Com olhos de criança.Lisboa, Instituto Piaget - Revista Aprendizagem/Desenvolvimento,

1988. p. 89. (Adaptado ao português do Brasil.)

Texto II

1

5

Análise Língua Portuguesa 2011:Layout 1 08.04.15 10:40 Página 4

Page 5: Editora ática e Editora Scipione Questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

5

Os dois textos falam sobre pais, mas apenas o segundo texto:

A) Trata dos horários impostos pelos pais.

B) Comenta sobre as broncas dos pais.

C) Fala sobre as brincadeiras dos pais.

D) Discute sobre o que os pais fazem.

Este item avalia dois tópicos e duas habilidades: O tópico II (Implicações do Suporte, do Gênero e/ou doEnunciador na Compreensão do Texto), com a habilidade de interpretar texto com auxílio de materiais grá-ficos diversos (quadrinhos, fotos, propagandas, etc) e o tópico III (Relação entre textos), em que a habilidadeconsiste em reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratamdo mesmo tema, em função das condições em que foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.O nível de complexidade deste item é o 6 (250 a 275), em que deve-se comparar textos que tratam domesmo tema, reconhecendo diferentes formas de tratar a informação.Para que haja o desenvolvimento das habilidades descritas recomenda-se ao professor que apresente textosque tratam do mesmo tema de formas diferentes, fazendo as devidas comparações, como, por exemplo:apresentar um texto verbal com diversas maneiras de economizar água e outro texto, que pode ser emquadrinhos, tratando do mesmo tema.

Item 7 - Prova Brasil 2011 - bloco 4

No texto “MEU DIÁRIO”, frases como

‘’Pai é um negócio fogo...’‘... o Beto é o maior folgado...’‘...mixou a brincadeira.’

Indicam um tipo de linguagem utilizada mais por:

A) Idosos.B) Professores.C) Crianças.D) Cientistas.

O item descreve uma situação presente no tópico V (Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos deSentido), com as seguintes habilidades: reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuaçãoe de outras notações e reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinadapalavra ou expressão. O nível de dificuldade deste item está presente nos níveis 4 (200 a 225), em queinferem o sentido de uma expressão metafórica e o efeito de sentido de uma onomatopeia, e 5 (225 a250), onde inferem o sentido de uma palavra ou expressão.Recomenda-se ao professor trazer textosque explorem as diferentes formas de linguagem e que realize, com os alunos, atividades com auxíliodo dicionário para conhecimento de palavras e expressões utilizadas em diferentes contextos.

Análise Língua Portuguesa 2011:Layout 1 08.04.15 10:40 Página 5

Page 6: Editora ática e Editora Scipione Questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

6

Item 8 - Prova Brasil 2011 - bloco 4

Um pastor costumava levar seurebanho para fora da aldeia. Um diaresolveu pregar uma peça nos vizinhos.

–Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vaicomer minhas ovelhas! Os vizinhoslargaram o trabalho e saíram correndo parao campo para socorrer o menino. Masencontraram-no às gargalhadas. Não havialobo nenhum.

Ainda outra vez ele fez a mesmabrincadeira e todos vieram ajudar; e elecaçoou de todos.

Mas umdia o lobo apareceu de fato ecomeçou a atacar as ovelhas. Morrendo demedo, o menino saiu correndo.

–Um lobo! Um lobo! Socorro!Os vizinhos ouviram, mas acharam

que era caçoada. Ninguém socorreu e o pas-tor perdeu todo o rebanho.Ninguém acredita quando o mentiroso fala averdade

O menino que mentia

BENNETT, William J. O livro das virtudespara crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

O texto tem a finalidade de:A) Dar uma informação.B) Fazer uma propaganda.

Este item avalia o tópico I (Procedimentos de Leitura), com a habilidade de identificar o tema de um texto.Um dos pressupostos que se deseja do aluno avaliado para resolver tal item está descrito no nível 2 (150 a175), em que o aluno identifica o tema de um texto e identifica o conflito gerador e a finalidade do texto.Porém, o item descrito possui o nível 5 (225 a 250), em que infere a finalidade do texto. O aluno que nãoadquiriu a habilidade apresentada no item pode confundir o gabarito com os distratores “A” e “C”. Assi-nalar tais distratores também pode sugerir que o aluno realmente só adquiriu as habilidades previstas no item2, sendo que esses seriam pressupostos para compreender a comanda do texto e assinalar o gabarito.Recomenda-se ao professor trabalhar com fábulas porque são narrativas curtas que incentivam o gosto pelaleitura e a reflexão sobre nossas ações.A moral da história, no caso da fábula, é chamada de epimítio, parte em que o narrador explicita umensinamento sobre a vida, relacionado aos comportamentos das personagens.

C) Registrar um acontecimento.D) Transmitir um ensinamento.

5

10

15

20

Análise Língua Portuguesa 2011:Layout 1 08.04.15 10:40 Página 6

Page 7: Editora ática e Editora Scipione Questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

7

Item 09 - Prova Brasil 2011 - bloco 4

Item 10 - Prova Brasil 2011 - bloco 4

Como vocês sabemFrankenstein foi feitocom pedaços de pessoas diferentes:a perna era de uma, o braço de outraa cabeça de uma terceirae assim por diante.Além de o resultadoter sido um desastrehouve um grave problemana hora em que Frankensteinfoi tirar carteira de identidade.Como dar identidadea quem era uma misturade várias pessoas?A coisa só se resolveuquando alguém lembrouque num condomíniocada apartamentoé de um dono diferente.Foi assim que Frankenstein Condomínioganhou nome e sobrenomecomo toda gente.

PAES, José Paulo. Lé com Crê. São Paulo: Ática, 1996.

No final da história, pode-se entender que:

A) As ovelhas fugiram do pastor.B) Os vizinhos assustaram o rebanho.

C) O lobo comeu todo o rebanho.D) O jovem pastor pediu socorro.

O tópico IV (Coerência e Coesão no Processamento do Texto), seguido da habilidade de estabelecerrelação causa/consequência entre partes e elementos do texto, é avaliado neste item. Este item indicao aluno que adquiriu a habilidade requerida no nível 2 (175 a 175), em que identificam o tema de umtexto e o conflito gerador e a finalidade do texto. O aluno poderá assinalar o distrator “D” por atentar-se,somente, nos trechos “–Um lobo! Um lobo! Socorro!” sem ter adquirido a habilidade requerida. Quandoo professor trabalha fábulas com os alunos, a identificação do conflito, relações entre causa /conse-quência e finalidade do texto apresentam maior facilidade para o entendimento e a aprendizagem.

O assunto do texto é como:

A) As pessoas resolvem seus problemas.

B) As pessoas tiram carteira de identidade.

C) O condomínio do prédio é formado.

D) O Frankenstein ganhou um sobrenome.

Este item avalia o tópico I (Procedimentos de Leitura) com a habilidade de identificar o tema de umtexto (nível 2, de 150 a 175). Recomenda-se ao professor trabalhar a leitura e a interpretação de tipo-logias textuais diferentes, focando nas habilidades de identificação de tema de um texto, identificaçãode informações explícitas e implícitas.Neste texto, o aluno que não adquiriu a habilidade de identificação do tema pode se confundir com odistrator “B”, que apresenta uma informação explícita dentro do texto.

Análise Língua Portuguesa 2011:Layout 1 08.04.15 10:40 Página 7

Page 8: Editora ática e Editora Scipione Questoes prova brasil_lingua_portuguesa_2011

8

Item 11 - Prova Brasil 2011 - bloco 4

A menina do texto:

A) Chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.

B) Está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.

C) Reclama da dor que sente ao trocar os dentes.

D) Usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes.

Toda Mafalda. Joaquim Salvador Lavado (Quino). São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 111.

Este item avalia o tópico I (Procedimentos de leitura), com a habilidade de identificar o tema de um texto.O nível 2 (150 a 175) requer do aluno que identifique o tema de um texto em narrativas complexas ouem outras tipologias textuais que se mostrem mais difíceis. Este item também está presente no tópico II(Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto), com a habilidadede interpretar texto com auxílio de materiais gráficos diversos (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).Neste caso, a complexidade de habilidades requeridas o remete ao nível 4 (200 a 225), para que interpre-tem história em quadrinhos a partir de inferências sobre a fala da personagem, identificando o desfecho doconflito.Neste texto, o aluno que não adquiriu as habilidades de identificação do tema e interpretação do textocom auxílio de material gráfico pode confundir o gabarito com o distrator “D”, porque a personagemMafalda observa seu reflexo no primeiro quadrinho e seus dentes no segundo.Recomenda-se ao professor trabalhar com textos, como as HQs, com foco no desenvolvimento dashabilidades requeridas no item acima.

Análise Língua Portuguesa 2011:Layout 1 08.04.15 10:40 Página 8