editora 34 · dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de...

104
2 Nova prosa 5 Ficção brasileira 8 Ficção estrangeira 12 Coleção Leste 18 Clássicos 21 Especiais 28 Poesia 31 Revistas 33 Coleção Infanto-Juvenil 47 Humor 50 Música 56 Ensaio 76 Psicologia e psicanálise 78 Coleção Espírito Crítico 82 Coleção Formadores do Brasil 84 Economia 88 Coleção Trans (Filosofia) 95 Índice remissivo 103 Distribuidores e representantes ___________________________________________________________________________________ Editora 34

Upload: vukiet

Post on 14-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

1

2 Nova prosa

5 Ficção brasileira

8 Ficção estrangeira

12 Coleção Leste

18 Clássicos

21 Especiais

28 Poesia

31 Revistas

33 Coleção Infanto-Juvenil

47 Humor

50 Música

56 Ensaio

76 Psicologia e psicanálise

78 Coleção Espírito Crítico

82 Coleção Formadores do Brasil

84 Economia

88 Coleção Trans (Filosofia)

95 Índice remissivo

103 Distribuidores e representantes

___________________________________________________________________________________Editora 34

Page 2: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

2

Não faleiBeatriz Bracher152 p. – ISBN 85-7326-304-0

Um professor, militante da educação, que tinha 24 anos em1964. Quarenta anos depois, à beira da aposentadoria e prestes amudar de cidade, ele se vê às voltas com a visita de um irmão, oconvite para uma entrevista e a necessidade de organizar seus pa-péis na casa que já foi vendida. Com uma prosa ímpar, espécie de“invenção reflexiva” que combina devaneio e esforço de investi-gação, Beatriz Bracher criou uma narrativa arriscada, necessária eincomum no panorama da nossa ficção contemporânea.

___________________________________________________________________________ Nova prosa

AntonioBeatriz Bracher

192 p. – ISBN 978-85-7326-377-0

Neste novo romance de Beatriz Bracher, o protagonista Ben-jamim, ao descobrir por acaso um grave segredo familiar, decidesaber dos envolvidos exatamente como tudo se passou. De suasbocas, capítulo por capítulo, ele ouvirá a história de sua família.

Entrelaçando com grande precisão memória individual e con-texto histórico durante um período de três gerações, Antonio co-loca, como observou Rodrigo Lacerda, leitor e protagonista na mes-ma condição: “a de ouvintes emocionados”.

Longe de RamiroChico Mattoso88 p. – ISBN 978-85-7326-383-1

Este primeiro romance de Chico Mattoso narra as estranhasaventuras de Ramiro, que, isolado num hotel, inventa os mais ex-cêntricos jogos mentais, na tentativa de imobilizar um mundo queinsiste em fugir a seu controle. Como notou Reinaldo Moraes, olivro é “a saga de uma consciência extraviada de sua base huma-na e afetiva. Na contramão, porém, da trajetória autodissolventedo personagem, o leitor se aproxima vertiginosamente de uma nar-rativa enxuta, elegante, precisa e tantas vezes desconcertante”.

Page 3: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

3

Nova prosa

Meu tio Roseno, a cavaloWilson Bueno

88 p. – ISBN 85-7326-176-5

Narrativa de uma viagem, viagem em forma de narrativa, estelivro é uma experiência singular na literatura brasileira contempo-rânea. Escavando a raiz do mito, o autor construiu uma prosa deintenso sabor poético, a um tempo erótica, memorialística, sensí-vel e violenta, que se move entre o português, o espanhol e o gua-rani. O resultado é, no dizer de Benedito Nunes, “um gênero defronteira”, profundamente revelador do imaginário do sertão bra-sileiro e da violência de sua colonização.

O pão do corvoNuno Ramos88 p. – ISBN 85-7326-217-6

Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranhoe o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgrudado asfalto cachorros mortos; um ser mole, vivo e incognoscívelcanta e transforma-se num lobo; um leão abatido revira a terra embusca daquela que partiu. Um livro único, que comove e incomoda.

“Uma estranha maneira de lidar com a materialidade das pa-lavras contra o seu sentido habitual.” (Bernardo Carvalho, Folhade S. Paulo)

A história dos ossosAlberto Martins

Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira 2006 (2º lugar)72 p. – ISBN 85-7326-328-2

Duas novelas independentes, mas que podem ser lidas comouma só. No conjunto, elas formam uma inquietante crônica fami-liar, ao mesmo tempo pessoal e coletiva, escrita numa prosa dealtíssima tensão. A edição conta com xilogravuras do autor.

“O relato autobiográfico curto, tendência da melhor prosabrasileira, conhece aqui sua expressão mais cortante e radical.”(Marcelo Coelho, Folha de S. Paulo)

Nada mais foi dito nem perguntadoLuís Francisco Carvalho Filho88 p. – ISBN 85-7326-202-8

Os pequenos e saborosos contos deste livro são retratos do quese passa nos fóruns e delegacias criminais do nosso país. Com umestilo simples e sutil, o autor — escritor e advogado criminalista— cria histórias que, apesar de seu realismo, remetem inevitavel-mente ao universo kafkiano e seu eterno confronto com a Justiça.

“São 13 fragmentos, redigidos como peças de teatro, mas inau-gurando um gênero novo, entre a ficção, o teatro e a reportagem.”(Arthur Nestrovski, Folha de S. Paulo)

Page 4: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

4

O azul do filho mortoMarcelo Mirisola176 p. – ISBN 85-7326-227-3

Pais, avós, empregadas, vizinhos, na-moradas, prostitutas, michês, mendigos eapresentadores de programas de auditó-rio são as personagens liricamente torpesque freqüentam este primeiro romance deMarcelo Mirisola, um retrato provocan-te e sem tabus da geração classe média dosanos 70 e 80.

O herói devolvidoMarcelo Mirisola192 p. – ISBN 85-7326-172-2

Transitando em um universo literáriopróximo a Bukowski, Henry Miller ou, emoutro diapasão, Dalton Trevisan, Mirisolaapresenta, neste seu segundo livro, trintacontos inéditos, fortemente autobiográfi-cos, em que o humor, muitas vezes caús-tico, e o sexo, beirando a perversão, sãotemas constantes.

BangalôMarcelo MirisolaFinalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira 2005128 p. – ISBN 85-7326-282-6

Quarto livro de Marcelo Mirisola, um dos principais nomesda literatura brasileira contemporânea, Bangalô é o registro mo-nológico — ao mesmo tempo lírico, cômico, trágico e pornográfi-co — de um indivíduo solitário, perturbado, e de sua revolta dian-te da sociedade de consumo.

“É um autor insuportável e absolutamente necessário.” (Fa-brício Carpinejar)

Nova prosa

Notas da arrebentaçãoMarcelo Mirisola

Posfácio de Ricardo Lísias128 p. – ISBN 85-7326-320-2

Reunindo quatro contos, uma novela, uma carta aberta e umapeça de teatro inédita, Notas da arrebentação dá provas do talen-to multifacetado do autor. Com sua prosa intensa, que se destacaentre os contemporâneos, a literatura de Mirisola desloca os há-bitos do leitor, recusando abrigo fácil e obrigando-o sempre a pro-curar novos significados. O volume inclui ainda um ensaio de Ri-cardo Lísias, que analisa em profundidade toda a obra do autor.

Na marca do pênaltiCláudio Lovato Filho104 p. – ISBN 85-7326-242-7

Os quatorze contos aqui reunidos conseguem uma proeza rara:unir futebol e literatura sem fazer apologia de times ou jogadores,mas dando voz própria a vários personagens desse universo — ogaroto no dia decisivo da peneira, o craque acossado pelos fãs, umjuiz em crise com a carreira, o reserva que passa anos à sombra dogrande titular, o pai centroavante que amarga o desgosto de ter umfilho goleiro, e muitos outros.

Page 5: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

5

ErefuêEvandro Affonso Ferreira120 p. – ISBN 85-7326-289-3

Com um léxico próprio, denso de mú-sica e poesia, Evandro é um dos autoresmais originais da atualidade. Em Erefuê,o leitor é envolvido no turbilhão de pen-samentos do narrador — Menelau — que,sentado num banco de tribunal, aguardao desfecho de seu julgamento pelo assas-sinato do amante de sua mulher, Helena.

Zaratempô!Evandro Affonso Ferreira96 p. – ISBN 85-7326-322-9

Neste romance composto em váriosplanos, o diálogo do narrador com a irmãrecém-falecida se entrelaça a reflexões so-bre a literatura e outras formas de arte,num conjunto irreverente e extremamen-te pessoal. Uma espécie de ars moriendimoderna, entremeada por minicontos etextos críticos.

_____________________________________________________________________ F icção brasi le ira

Catrâmbias!Evandro Affonso Ferreira

80 p. – ISBN 85-7326-353-9

Evandro Affonso Ferreira é um artesão rigoroso, que sabemesclar como ninguém referências eruditas e expressões inco-muns a um ritmo ágil e lúdico. Neste Catrâmbias!, seu quintolivro, a narradora é uma septuagenária que voluntariamente seinterna num hospício e, enquanto come jaboticabas, vai contandoos fatos de sua vida. Lucidamente ensandecida, sua fala põe emxeque a razão oficial e permite ao leitor experimentar pequenosinstantes de epifania.

Grogotó!Evandro Affonso FerreiraPrefácio de José Paulo Paes112 p. – ISBN 978-85-7326-381-7

Primeiro livro de Evandro Affonso Ferreira, Grogotó! foisaudado como uma renovação nas letras brasileiras. Em seusmais de setenta minicontos, o desejo, o medo, a violência, a mi-séria, o preconceito, o ciúme e a traição são sempre trabalha-dos com imenso poder de síntese. Sob um ponto de vista irôni-co e corrosivo, o autor vira do avesso o cotidiano, trazendo àluz personagens e desfechos os mais inesperados.

Page 6: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

6

Ficção brasi le ira

Surtos urbanosVera Albers96 p. – ISBN 85-7326-110-2

Dezoito histórias que falam de doismomentos na vida da mulher: adolescên-cia e maturidade. Vera Albers sempre co-loca suas personagens diante de algumatransição irremediável.

“A narrativa aparentemente fácil es-conde segredos que cabe ao leitor perscru-tar.” (Oscar D’Ambrosio, Jornal da Tarde)

O manuscrito de MediavillaIsaias Pessotti360 p. – ISBN 85-7326-006-8

Com a descoberta de uma biblioteca de manuscritos rarosem um antigo mosteiro da Umbria, na Itália, uma equipe deprofessores começa a desvendar a fascinante e misteriosa his-tória dos Templários, monges guerreiros que foram persegui-dos pelo rei Felipe da França e pelo papa Clemente V. Após ogrande sucesso de Aqueles cães malditos de Arquelau, Pessottiretorna com um romance igualmente cativante, em que o motorda trama é mais uma vez a paixão pelo conhecimento.

A lua da verdadeIsaias Pessotti288 p. – ISBN 85-7326-080-7

A história de um intrigante e obscuroprocesso inquisitorial, na Europa do sé-culo XVII, sob o domínio das crueldadesdo Santo Ofício.

“Uma trama que exalta a busca do sa-ber enquanto convida o leitor a elucidarenigmas junto com os personagens.” (Ma-nya Millen, O Globo)

Aqueles cães malditos de ArquelauIsaias Pessotti

Prêmios Jabuti e Livro do Ano 1994312 p. – ISBN 85-85490-21-7

Na Milão da década de 60, um grupo de pesquisadores sevê às voltas com um enigmático personagem histórico, o “Bis-po Vermelho”. Este é o ponto de partida para o romance deestréia de Pessotti, que já encantou mais de 10 mil leitores.

“Um livro que se lê de um só fôlego. Na realidade, este ro-mance se assemelha muito, na sua acepção, aos de UmbertoEco.” (Bento Prado, O Estado de S. Paulo)

Ensaio de pontoRecortes carnavalescos porSaturnino Praxedes, ex-funcionárioda Companhia Nacional deBurletas & Revistas do Teatro São JoséLuís Antônio Giron240 p. – ISBN 85-7326-104-8

Em tom de farsa, as memórias de umponto do teatro brasileiro de revistas des-de o início de sua carreira, em 1913, atéos anos 1960.

Eu te darei o céue outras promessas dos anos 60Ivana Arruda Leite120 p. – ISBN 85-7326-301-6

Em linguagem direta e divertida, a au-tora mostra como as reviravoltas políticas,econômicas, musicais e sexuais da décadade 60 — da inauguração de Brasília aosprotestos de John Lennon — ressoavamna cabeça de uma adolescente apaixona-da por Roberto Carlos.

Page 7: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

7

CalidoscópioGastão Wagner de Sousa Campos200 p. – ISBN 85-7326-090-4

Mantendo a tensão até o final, este ro-mance de Gastão de Sousa Campos narraa vida do paulista Dionísio Tomasinni domomento em que chega a Nova Barcelo-na, cidadezinha do interior de Goiás, naépoca do segundo governo Vargas, até asua morte.

O motor da luzJosé Almino80 p. – ISBN 85-85490-48-9

Primeiro livro em prosa do poeta esociólogo pernambucano José Almino, Omotor da luz é uma coletânea de peque-nas histórias impregnadas da atmosferapolítica dos anos 1960 e 70.

“Julgo que este é o nosso melhor livrode memórias e exílio a partir do golpe de1964.” (Vilma Arêas, Trópico)

O sujeito ao ladoCarlos Eduardo de Magalhães160 p. – ISBN 85-7326-003-3

A história de um jornalista que, certamanhã, ao voltar da padaria, não é reco-nhecido por seus vizinhos e amigos, nemmesmo por sua família. O personagem setransforma, então, em “alguém que já nãoexiste, mas que se lembra de tudo que nãoaconteceu”.

Ficção brasi le ira

O criado-mudoEdgard Telles Ribeiro208 p. – ISBN 85-7326-019-X

O criado-mudo é o primeiro livro dodiplomata, professor e cineasta Telles Ri-beiro — hoje um premiado escritor. Par-tindo de um encontro fortuito, um casalde amigos reconstrói a vida de uma fasci-nante mulher que, no começo do séculoXX, envolveu-se numa história de amor eassassinato.

A noite dos cristaisLuís Fulano de TalPrêmio FNLIJ 1999 de Escritor Revelação

128 p. – ISBN 85-7326-145-5

O autor conta a história de Gonçalo, um negro nascido noséculo XIX, filho de um ex-escravo. Um romance histórico quetem como cenário a Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador.

“Um autor promissor que toma a sério não só o seu temanuclear, de inegável interesse social, como também o ofício doescritor, para quem o trabalho da linguagem é um prazeroso de-ver.” (Alfredo Bosi)

Shakespeare não serve de álibiCrime na belle époque cariocaLicínio Rios224 p. – ISBN 85-7326-095-5

Um crime sinistro abala o grand mon-de do Rio de Janeiro no final do séculoXIX. Na busca do assassino, o escritor ealienista Jofre Amat percorre palacetes ecabeças-de-porco da então capital federalbrasileira. Uma história alucinante de se-xo, dinheiro e corrupção.

Memórias de um vencedorEduardo Barra136 p. – ISBN 85-85490-54-3

Um retrato violento da trajetória sin-gular de um brasileiro, dos anos 1940, emum vilarejo do interior, até o começo doséculo XXI, num Rio de Janeiro caótico.Ao narrar o percurso do protagonista, deoffice-boy a industrial, o autor constróium painel contundente da própria histó-ria de nosso país.

Page 8: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

8

Rosa Mélia RosaMarie RedonnetTradução de Angela Maria Ramalho Vianna96 p. – ISBN 85-7326-001-7

Encontrada na floresta, ainda bebê,por Rosa, Mélia é criada numa pequenacabana. Quando Rosa morre, Mélia par-te para a cidade de Oat, percorrendo umatrajetória em que é ao mesmo tempo au-tora e vítima dos acontecimentos.

Histórias do sr. KeunerBertolt BrechtTradução de Paulo César de Souza144 p. – ISBN 85-7326-352-0

Personagem inclassificável, misto de filósofo e homem deação, o sr. Keuner — cujas peripécias foram escritas por Brechtao longo de trinta anos —, será sempre uma das figuras mais in-trigantes de toda a literatura. Este volume apresenta um conjun-to de 102 histórias (o maior número já reunido em uma únicaedição), incluindo quinze novos textos recém-descobertos e pelaprimeira vez publicados fora da Alemanha.

______________________________________________________________ F icção estrangeira

O mal obscuroGiuseppe Berto

Tradução de Maurício Santana Dias336 p. – ISBN 85-7326-326-1

Simultaneamente um romance e a história de um trata-mento psicanalítico, O mal obscuro é um livro de intensidadefora do comum. Publicado em 1964, conquistou de saída doisdos mais importantes prêmios literários italianos, colocandoo nome de seu autor ao lado dos escritores maiores do séculoXX, como Italo Svevo (a quem este livro se refere com freqüên-cia) e Carlo Emilio Gadda, que assina o posfácio desta edição.

Eupalinos ou O arquitetoPaul ValéryEdição bilíngüeTradução de Olga ReggianiPrefácio de Joaquim GuedesPosfácio de João Alexandre Barbosa192 p. – ISBN 85-7326-005-X

O grande poeta e pensador francêsPaul Valéry (1871-1945) reflete sobre acriação artística neste belo diálogo imagi-nário entre Sócrates e Fedro.

Page 9: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

9

Tio Petros e a Conjectura de GoldbachUm romance sobre os desafios da MatemáticaApostolos DoxiadisTradução de Cristiane Gomes de Riba168 p. – ISBN 85-7326-197-8

Um jovem descobre que seu tio, um tipo estranho e visto pelafamília como um perdedor, fora no passado um brilhante ma-temático, que dedicara sua vida ao estudo de um problema in-solúvel: a célebre Conjectura de Goldbach. A curiosidade o levaa questionar o tio sobre a verdadeira história de sua vida, de cujanarrativa se tece este belo e apaixonado romance.

Ficção estrangeira

ÂngeloLuchino ViscontiTradução de Wander Melo Miranda96 p. – ISBN 85-85490-32-2

Único romance do cineasta Luchino Visconti, diretor de OLeopardo e Morte em Veneza, conta a história de um meninopobre que chega à cidade de Piacenza (Itália).

“Ângelo é um vigoroso ensaio sobre o universo do ‘condevermelho’ [Visconti] — que, a despeito das origens de aristocrata,nunca deixou de expressar profundas preocupações sociais e his-tóricas.” (Sérgio Bazzi, Jornal do Brasil)

Contos de invernoIsak Dinesen (Karen Blixen)Tradução de Anna Olga Barreto244 p. – ISBN 85-85490-30-6

Onze histórias que recontam lendasdinamarquesas misturadas às lembrançasde infância da autora.

“É um livro exuberante.” (Rosane Pa-van, IstoÉ)

“Na tradição de As mil e uma noites.”(Bernardo Carvalho, Folha de S. Paulo)

Sombras na relvaIsak Dinesen (Karen Blixen)Tradução de Maria Luiza Newlands100 p. – ISBN 85-85490-08-X

Nos relatos deste livro, Dinesen reto-ma temas de suas narrativas autobiográ-ficas: as aventuras no Quênia, seus amo-res e sua experiência como fazendeira.

“Uma prosa clara e elegante, cheia dehumor.” (Ana Maria Machado, Jornal doBrasil)

O pequeno EyolfHenrik IbsenTradução do original norueguês deFatima Saadi e Karl Erik Schøllhammer80 p. – ISBN 85-85490-31-4

Eyolf é um menino de 9 anos que, pordescuido dos pais, torna-se deficiente físi-co. Seu pai se afasta da família para escre-ver um livro sobre a “responsabilidade hu-mana”. Uma peça inquietante, que tratados temas da culpa e da redenção.

John Gabriel BorkmanHenrik IbsenTradução do original norueguês deFatima Saadi e Karl Erik Schøllhammer96 p. – ISBN 85-7326-049-1

Considerada por muitos críticos suaobra-prima, esta é a última peça de Ibsen.Aqui um velho banqueiro, arrastado porsonhos de poder e riqueza, envolve-se emespeculações e termina arruinando a famí-lia e os clientes do banco.

Page 10: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

10

O acompanhamentoRené de CeccattyTradução de Cristina Murachco112 p. – ISBN 85-7326-067-X

Escrito para cumprir uma promessaao amigo que não tinha forças para rela-tar sua experiência com a Aids, este livronarra, de maneira profundamente tocan-te e original, o dia-a-dia de um doente.

Lendas do outonoJim Harrison

Tradução de Angela Mariani80 p. – ISBN 85-85490-24-1

Livro que deu origem ao filme Lendas da paixão (com BradPitt), um grande sucesso do cinema. Conta a história de três ir-mãos — Tristan, Samuel e Alfred — que cavalgam de Montanaaté o Canadá para se alistar na Primeira Guerra Mundial.

“Harrison é o mestre da frase concisa e elegante. Tristan tema obsessão de Ahab e a aura poética de Lord Jim. É forte e excep-cional.” (Luiz Carlos Merten, O Estado de S. Paulo)

A vingançaJim HarrisonTradução de Angela Mariani208 p. – ISBN 85-7326-022-X

Nas duas novelas deste livro, A vin-gança e O homem que desistiu de seu no-me, Jim Harrison, partindo de situaçõesdiversas, coloca típicos americanos bem-sucedidos no limiar de crises que desem-bocam em aventura e tragédia.

DalvaJim HarrisonTradução de Sergio Flaksman304 p. – ISBN 85-85490-56-X

Dalva, aos 45 anos, faz um balanço desua vida e de suas origens ao procurar ofilho desaparecido e pesquisar os diáriosde seu bisavô — desbravador, missionárioe botânico que se tornou amigo dos últi-mos grandes chefes Sioux no século XIX.

Ficção estrangeira

As leisConnie PalmenTradução de Paula M. Bennink192 p. – ISBN 85-7326-073-4

Vencedor do European Novel of theYear Award, este romance narra a histó-ria de Marie Deniet, uma estudante de fi-losofia, e seus encontros com sete homensdiferentes: um astrólogo, um epiléptico,um padre, um filósofo, um psicólogo, umfísico e um artista.

A televisãoJean-Philippe ToussaintTradução de Ângela Vianna160 p. – ISBN 85-7326-125-0

Uma sátira da vida moderna narradapor um anti-herói pós-moderno. Sozinhoem uma cidade estrangeira, um intelectualfrancês de meia-idade decide desligar parasempre seu aparelho de TV.

Alucinando FoucaultPatricia DunckerTradução de Duda Machado192 p. – ISBN 85-7326-116-1

Explorando o terreno entre a loucurae o amor, Alucinando Foucault acompa-nha a obsessão de um leitor por um bri-lhante romancista.

“Um belo livro e uma bela estréia.”(João Domenech, Jornal do Brasil)

Page 11: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

11

O vigarista: seus truquesHerman MelvilleTradução de Eliana Sabino268 p. – ISBN 85-85490-06-3

O vigarista foi escrito em 1857, seisanos após Moby Dick, mas só recentemen-te esta pequena obra-prima foi descobertapela crítica. Num vapor, pelo rio Missis-sippi, vários personagens se misturam nu-ma sucessão de histórias e truques.

Ficção estrangeira

Uma pequena morteRobert SilverbergTradução de Ivanir Calado224 p. – ISBN 85-85490-18-7

David Selig é um telepata que vê seudom como uma maldição, algo que o per-mite conhecer todos os pensamentos e, aomesmo tempo, o afasta cada vez mais dosoutros homens. Mas, um dia, seus pode-res começam a enfraquecer.

O palácio dos pervertidosTim PowersTradução de Braulio Tavares256 p. – ISBN 85-85490-20-9

O palácio dos pervertidos é uma visãoapocalíptica do mito de Orfeu. Num fu-turo impreciso e caótico, um músico de bartenta salvar sua ex-namorada raptada poruma misteriosa seita de fanáticos, envol-vida também com o tráfico de drogas.

Os portais de AnúbisTim PowersTradução de Eliana Sabino384 p. – ISBN 85-85490-58-6

Um pacato professor de literatura daCalifórnia se envolve numa incrível viagemno tempo e vai parar na Londres do iní-cio do século XIX, onde conhece poetasromânticos como Byron e Coleridge, e to-do um submundo de marginais.

Na pele de um leãoMichael OndaatjeTradução de Rubens Figueiredo256 p. – ISBN 85-7326-096-3

Na pele de um leão nos remete ao Ca-nadá dos anos 1920, onde, a partir da his-tória de Patrick Lewis, que chega a Toron-to em busca de emprego, outras narrati-vas se ramificam e se desdobram, no esti-lo sutil de um dos maiores escritores con-temporâneos da língua inglesa.

Vidas imagináriasMarcel SchwobTradução de Duda Machado192 p. – ISBN 85-7326-058-0

Marcel Schwob reescreve 23 biogra-fias de personagens como o pirata Capi-tão Kid, a princesa Pocahontas e o pintorPaolo Uccello.

“Um livro de Marcel Schwob é sem-pre bem-vindo.” (Marco Lucchesi, Jornaldo Brasil)

A SenhoraGracia Nasi e a saga dos judeus no século XVI

Catherine Clément392 p. – ISBN 85-7326-225-7

Enfrentando o ódio dos Habsburgos, dos papas e da Re-pública de Veneza, Gracia Nasi, a jovem viúva de um rico ban-queiro português, tornou-se o símbolo da coragem, da obsti-nação e da dor dos judeus sefarditas, obrigados a migrar deterritório a território numa Europa quinhentista, marcada pelosigno da Inquisição. Um romance histórico de grande inspira-ção, da mesma autora de A viagem de Théo.

Page 12: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

12

______________________________________________________________________ Coleção Leste

A morte de Ivan IlitchLev TolstóiTradução do original russo, posfácio e notas de Boris SchnaidermanTexto em apêndice de Paulo Rónai96 p. – ISBN 85-7326-359-8

Nesta novela — considerada uma das mais perfeitas já es-critas —, Tolstói narra a história de Ivan Ilitch, um juiz de ins-trução que, depois de alcançar uma vida confortável, descobreque tem uma grave doença. A partir daí, este passa a refletir so-bre o sentido de sua existência, numa experiência-limite de raraforça poética, que só a grande literatura consegue traduzir.

Tarás BulbaNikolai GógolTradução do original russo, posfácio e notas de Nivaldo dos Santos176 p. – ISBN 978-85-7326-386-2

Novela de caráter nacionalista publicada pela primeira vezem 1835, Tarás Bulba narra as violentas batalhas travadas noséculo XVI entre os cossacos — povo semi-nômade e guerreiro— e os poloneses. Fruto de intensa pesquisa empreendida porGógol sobre a cultura da Ucrânia, esse livro foi um dos respon-sáveis pela enorme popularidade alcançada ainda em vida poreste que é considerado um dos pais da literatura russa moderna.

A Sonata a KreutzerLev Tolstói

Tradução do original russo, posfácio e notas de Boris Schnaiderman120 p. – ISBN 978-85-7326-390-9

Lançando mão de sua experiência pessoal e do relato angus-tiado que ouvira de um homem traído pela esposa, Tolstói criouuma de suas obras mais polêmicas: uma narrativa de caráter alu-cinatório sobre a infidelidade no casamento, contada sob a pers-pectiva de um assassino. Publicado em 1891, o livro investiga odesequilíbrio nas relações entre homens e mulheres e a hipocri-sia que reveste o comportamento sexual na sociedade.

Page 13: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

13

Um jogadorFiódor DostoiévskiTradução do original russo e posfácio de Boris SchnaidermanXilogravuras de Axl Leskoschek232 p. – ISBN 85-7326-310-5

Pressionado por uma dívida com seu editor, Dostoiévski usousua experiência nas mesas de roleta para escrever, em pouco maisde vinte dias, este romance vertiginoso. Com uma trama em quetodos os interesses giram em torno do dinheiro, esta é uma nar-rativa altamente satírica e que retrata de maneira insuperável aatmosfera dos cassinos e a psicologia profunda de um jogador.

Coleção Leste

Memórias do subsoloFiódor Dostoiévski

Tradução do original russo e prefácio de Boris Schnaiderman152 p. – ISBN 85-7326-185-4

Obra-prima da literatura mundial, esta pequena novela traz,em embrião, vários temas da fase madura de Dostoiévski. Seuprotagonista, um funcionário que vive no subsolo de um edifí-cio em São Petersburgo, expõe a sua visão de mundo num dis-curso explosivo, labiríntico, vertido impecavelmente para o por-tuguês por Boris Schnaiderman.

“Tradução primorosa.” (Luciano Trigo, O Globo)

A dama do cachorrinhoA. P. TchekhovOrganização, tradução do russo e posfácio de Boris Schnaiderman368 p. – ISBN 85-7326-144-7

Anton Tchekhov (1860-1904) é um dos maiores escritores detodos os tempos. Suas histórias concisas, organizadas e traduzi-das por Boris Schnaiderman, produzem uma gama tão ampla desentidos que esta leitura se torna um acontecimento definitivo.

“Recriados em bela tradução, os 36 contos encantam o leitorcom uma visão geral da obra do grande escritor russo.” (PauloBezerra, Jornal da Tarde)

O beijo e outras históriasA. P. Tchekhov

Organização, tradução do russo e prefácio de Boris Schnaiderman272 p. – ISBN 85-7326-340-7

Seis obras-primas do mestre da narrativa curta, nas quais oleitor brasileiro não deixará de perceber, tratados com a carac-terística sutileza tchekhoviana, temas que também foram carosa Dostoiévski e Machado de Assis.

“O leitor tem nas mãos uma preciosa coletânea de históriasde um dos maiores narradores que conheceu a literatura mun-dial.” (Davi Arrigucci Jr.)

Page 14: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

14

Coleção Leste

O idiotaFiódor DostoiévskiTradução do original russo e prefácio de Paulo BezerraDesenhos de Oswaldo GoeldiPrêmio APCA 2002 de Melhor Tradução688 p. – ISBN 85-7326-255-9

Em O idiota, Dostoiévski constrói um dos personagensmais impressionantes de toda a literatura mundial — o huma-nista e epiléptico príncipe Míchkin, cuja compaixão sem limi-tes vai se chocar com o desregramento mundano e a belezaenlouquecedora de Nastácia Filíppovna.

Crime e castigoFiódor Dostoiévski

Tradução do original russo e prefácio de Paulo BezerraGravuras de Evandro Carlos Jardim

Prêmio Paulo Rónai da Biblioteca Nacional Melhor Tradução 2002568 p. – ISBN 85-7326-208-7

Um dos maiores romances de todos os tempos, narra ahistória do estudante Raskólnikov, que, vendo-se na miséria,assassina uma velha usurária e não consegue livrar-se do pesodo remorso. Obra da maturidade de Dostoiévski, pela primei-ra vez traduzida no Brasil diretamente do original russo.

Niétotchka NiezvânovaFiódor DostoiévskiTradução do original russo e posfácio de Boris Schnaiderman224 p. – ISBN 85-7326-252-4

Este romance singular na obra de Dostoiévski antecipa im-portantes descobertas da psicanálise, ao representar o drama doamadurecimento de uma menina — a infância miserável, divididaentre as figuras do pai e da mãe, a adolescência no seio de umafamília aristocrática e seu afeto apaixonado por outra adolescen-te. A tradução de Boris Schnaiderman, direta do original russo,preserva toda a exuberância do universo dostoievskiano.

Os demôniosFiódor Dostoiévski

Tradução do original russo e posfácio de Paulo BezerraDesenhos de Claudio Mubarac

Prêmio Jabuti 2005 de Melhor Tradução (2º lugar)704 p. – ISBN 85-7326-305-9

Impressionado com o assassinato de um estudante por umgrupo niilista, Dostoiévski concebeu este livro como um pro-testo contra os que queriam transplantar a realidade políticae cultural da Europa ocidental para a Rússia. Um romance ma-gistral, à altura de Crime e castigo ou Os irmãos Karamázov.

Page 15: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

15

Coleção Leste

O crocodiloe Notas de inverno sobre impressões de verãoFiódor DostoiévskiTradução do original russo e prefácio de Boris Schnaiderman168 p. – ISBN 85-7326-186-2

Dois textos pouco conhecidos do genial escritor russo. Ocrocodilo é uma novela insólita: um réptil exposto em uma lojaengole um burocrata, que passa a viver dentro do animal! JáNotas de inverno, escrito a partir de recordações de viagens pelaEuropa, compõe uma reflexão das mais singulares sobre a civi-lização, o individualismo e a decadência do espírito.

Duas narrativas fantásticasA dócil e O sonho de um homem ridículoFiódor DostoiévskiTradução do original russo de Vadim Nikitin128 p. – ISBN 85-7326-271-0

Duas pequenas obras-primas, as narrativas aqui reunidasconstituem excelente introdução ao universo de Dostoiévski. SeA dócil (também conhecida como Uma doce criatura) foi consi-derada “uma das mais vigorosas novelas do desespero na lite-ratura mundial”, O sonho de um homem ridículo desenha a pos-sibilidade de uma vida utópica em outro planeta.

Noites brancasFiódor Dostoiévski

Tradução do original russo de Nivaldo dos SantosGravuras de Livio Abramo

96 p. – ISBN 85-7326-335-0

Durante uma das maravilhosas “noites brancas” do verãode São Petersburgo, em que o sol praticamente não se põe, doisjovens se encontram numa ponte sobre o rio Nievá, dando iní-cio a uma história carregada de fantasia, emoção e lirismo. Nãopor acaso, a novela foi adaptada para o cinema por diretores doporte de Luchino Visconti e Robert Bresson.

O eterno maridoFiódor Dostoiévski

Tradução do original russo e posfácio de Boris Schnaiderman216 p. – ISBN 85-7326-283-4

O reencontro, após quase uma década, do “eterno marido”,agora viúvo, com o ex-amante de sua mulher é o ponto de par-tida dessa narrativa magistral, em que comparecem os motivose figuras típicas do universo dostoievskiano: a criança sofredo-ra, o bufão trágico, o homem do subsolo. Escrito em 1870, emplena maturidade de Dostoiévski, O eterno marido é o mais bem-acabado de seus romances curtos.

Page 16: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

16

Coleção Leste

O tradutor cleptomaníacoe outras histórias de Kornél EstiDezsö KosztolányiTradução de Ladislao Szabo96 p. – ISBN 85-85490-60-8

Kosztolányi é um dos maiores autoreshúngaros do século XX. Em 1933 lançouum volume de contos protagonizados porseu personagem mais famoso, Kornél Esti(espécie de alter ego do autor), do qual fo-ram extraídas as 13 histórias deste livro.

O marcador de páginaSigismund KrzyzanowskiTradução de Maria Aparecida B. P. Soares160 p. – ISBN 85-7326-064-5

Os cinco contos deste livro partem deum universo tipicamente russo para, deforma sutil e inusitada, desenvolver temasque bem poderiam constar das páginas deJorge Luis Borges — não fosse temeráriorotular de realismo fantástico o que real-mente existiu na Rússia soviética.

O rumor do tempoe Viagem à ArmêniaÓssip Mandelstam

Tradução do original russo e prefácio de Paulo Bezerra160 p. – ISBN 85-7326-164-1

Publicado em 1925, O rumor do tempo é um relato autobio-gráfico de um dos maiores poetas do século XX. Personalidadetrágica, Mandelstam (1891-1938) foi figura de destaque em suaépoca, e morreu durante a era de terror stalinista em uma pri-são na Sibéria. O volume inclui ainda Viagem à Armênia (1932-33), obra que fecha o ciclo de prosa de ficção do autor.

A dama de espadasProsa e poemasAleksandr PúchkinTradução do original russo de Boris Schnaiderman e Nelson AscherPrêmio Jabuti 2000 de Melhor Tradução264 p. – ISBN 85-7326-133-1

Nascido na Rússia Imperial, Púchkin (1799-1837) é o maiorpoeta de seu país, sendo considerado um dos fundadores da li-teratura russa. O presente volume exemplifica a versatilidade doautor através de seus melhores contos, que influenciaram Dos-toiévski e Tolstói, e de seus poemas mais famosos.

A senhoriaFiódor Dostoiévski

Tradução de Fátima BianchiGravuras de Paulo Camillo Penna

144 p. – ISBN 85-7326-355-5

Uma fascinante novela de Dostoiévski, ainda pouco conhe-cida pelo grande público. De fato, as inovações formais do au-tor — bem como a trama que liga o sonhador Ordínov à figuramisteriosa de Katierina — só foram compreendidas no séculoXX, quando os críticos reconheceram neste livro uma pequenaobra-prima que antecipa os grandes romances do autor.

Page 17: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

17

Poema pedagógicoAnton Makarenko

Tradução do original russo de Tatiana BelinkyPosfácio de Zoia Prestes

656 p. – ISBN 85-7326-336-9

Obra fundamental da pedagogia do século XX, narra comabsoluta franqueza o dia-a-dia da Colônia Gorki, fundada porMakarenko, que, de 1920 a 1928, reincorporou à vida socialcentenas de jovens delinqüentes, quase todos analfabetos e mui-tos com várias passagens pela polícia.

“Um livro inspirado na refeitura do homem!” (M. Gorki)

A exposição das rosasIstván ÖrkényTradução do original húngaro deAleksandar Jovanovic160 p. – ISBN 85-85490-23-3

Livro inaugural da Coleção Leste, estaobra de István Örkény compõe-se de duasnovelas, que abordam com ironia a his-tória recente da Hungria. Como ponto al-to, a sátira ao militarismo e aos frágeis va-lores da classe média.

Histórias apócrifasKarel TchápekTradução do original tcheco deAleksandar Jovanovic152 p. – ISBN 85-85490-51-9

Uma coletânea de 29 episódios da his-tória universal recontados de um ponto devista inusitado, de Prometeu a Napoleão,de Jesus Cristo a Romeu e Julieta. KarelTchápek é o reconhecido autor de A guer-ra das salamandras.

Coleção Leste

Page 18: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

18

_______________________________________________________________________________ C lássicos

O engenhoso fidalgo D. Quixote de La ManchaPrimeiro Livro

Miguel de Cervantes SaavedraEdição bilíngüe – Tradução de Sérgio Molina – Gravuras de Doré

Prêmio Jabuti 2004 de Melhor Tradução (Menção Honrosa)736 p. – ISBN 85-7326-261-3

Considerado uma das obras fundamentais da literatura oci-dental, D. Quixote finalmente ganha uma tradução para o por-tuguês que faz jus a todo o humor e riqueza do original.

“Não existe nada mais profundo e poderoso do que estelivro.” (Fiódor Dostoiévski)

Lazarilho de TormesEdição bilíngüeEdição do texto em espanhol, notas e estudo crítico de Mario M.González – Tradução de Heloísa Costa Milton e Antonio R. Esteves224 p. – ISBN 85-7326-323-7

Narrativa anônima do século XVI, Lazarilho de Tormesé um marco no panorama da literatura universal, sendo con-siderado o fundador do romance picaresco. Divertida e por ve-zes comovente, a história do garoto Lázaro e de sua luta pelasobrevivência possui também um alto teor de crítica social, oque faria com que o livro fosse proibido pela Inquisição.

O engenhoso cavaleiro D. Quixote de La ManchaSegundo LivroMiguel de Cervantes SaavedraEdição bilíngüe – Tradução de Sérgio Molina – Gravuras de Doré856 p. – ISBN 978-85-7326-392-3

Publicada em 1615, uma década depois do primeiro livroe menos de um ano antes da morte de Cervantes, esta segundaparte do D. Quixote, muito mais do que uma simples conti-nuação da primeira, representa o aprofundamento e a realiza-ção plena da obra máxima do escritor espanhol, oferecida aquiem edição bilíngüe e na elogiada tradução de Sérgio Molina.

Page 19: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

19

Clássicos

O bom soldadoFord Madox FordTradução de Duda Machado464 p. – ISBN 85-7326-078-5

Publicado originalmente em 1915, Obom soldado é um marco do modernismoinglês. Dois casais de amigos tecem umenredo de decepções amorosas, loucura eindividualismo, que muda de perspectivaà medida que a narrativa avança.

Como se casa, como se morreÉmile ZolaTradução de Duda Machado136 p. – ISBN 85-7326-124-2

Do maior nome do naturalismo fran-cês, autor do clássico Germinal, os textosdeste volume formam um estudo da aristo-cracia, burguesia e proletariado na Fran-ça do final do século XIX, a partir de duas“fatias da vida”: o casamento e a morte.

Fausto: uma tragédiaPrimeira parteJohann Wolfgang von GoetheTradução do original alemão de Jenny Klabin SegallApresentação, comentários e notas de Marcus Vinicius MazzariIlustrações de Eugène Delacroix – Edição bilíngüe552 p. – ISBN 85-7326-291-5

O Fausto é considerado o “último grande poema dos tem-pos modernos”. Este volume — a edição definitiva da obra emnosso país — conta com a elogiada tradução de Jenny KlabinSegall e um fragmento inédito da cena “Noite de Valpúrgis”.

Os anos de aprendizado de Wilhelm MeisterJohann Wolfgang von GoetheTradução de Nicolino Simone Neto

Apresentação de Marcus Vinicius MazzariPosfácio de Georg Lukács

608 p. – ISBN 85-7326-360-1

Considerado por Lukács um “ponto culminante na histó-ria da narrativa”, este livro conta o percurso aventuroso de umjovem burguês no século XVIII. Com meios inovadores, Goe-the construiu uma obra insuperável, que deu origem a um novogênero literário, o Bildungsroman, ou romance de formação.

Fausto: uma tragédiaSegunda parte

Johann Wolfgang von GoetheTradução do original alemão de Jenny Klabin Segall

Apresentação, comentários e notas de Marcus Vinicius MazzariIlustrações de Max Beckmann – Edição bilíngüe

1.088 p. – ISBN 978-85-7326-373-2

Escrito ao longo de sessenta anos, o Fausto de Goethe énão só a opera della vita de seu autor, mas um poema “inco-mensurável” que, no dizer de Thomas Mann, “abrange em seuinterior três mil anos de história humana”.

Page 20: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

20

Clássicos

O desaparecido ou AmerikaFranz KafkaTradução, notas e posfácio de Susana Kampff Lages304 p. – ISBN 85-7326-273-7

O primeiro romance de Kafka conta a história de KarlRossmann, um jovem alemão que, forçado pelos pais a emi-grar para os Estados Unidos, se vê num labirinto de situaçõesonde suas expectativas com o “novo mundo” se chocam coma dureza da “terra do trabalho e da liberdade”. Esta nova tra-dução incorpora, a partir da edição crítica alemã, fragmentosque nunca constaram das edições anteriores da obra.

A divina comédiaDante Alighieri

Edição bilíngüe – Tradução de Italo Eugenio MauroPrêmio Jabuti 2000 de Melhor Tradução

696 p. (3 vols.) – ISBN 85-7326-121-8

Escrita entre 1306 e 1321, a obra máxima da literatura ita-liana narra a viagem de Dante ao Inferno, Purgatório e Paraíso.

“Merece louvor essa tradução, rimada (sem recorrer a umpalavrório incompreensível) e metrificada (respeitando a mu-sicalidade do original), com prefácio de Carmelo Distante e no-tas esclarecedoras.” (Carlos Haag, O Estado de S. Paulo)

De AnimaAristóteles

Apresentação, tradução e notas de Maria Cecília Gomes dos ReisPrêmio União Latina de Tradução 2007 (Menção Honrosa)

360 p. – ISBN 85-7326-351-2

Considerado o ponto culminante da filosofia natural de Aris-tóteles, o De Anima está na origem tanto da biologia quanto dapsicologia como disciplinas teóricas. Traduzida diretamente dogrego, esta é a primeira versão integral do texto em nosso país.A edição traz ainda um valioso aparato crítico, com introdução,sumário analítico, léxico, bibliografia e notas.

Breviário dos políticosCardeal MazarinApresentação de Bolívar Lamounier – Prefácio de Umberto EcoTradução de Paulo Neves – 208 p. – ISBN 85-7326-066-1

Livro de aforismos e máximas do Cardeal Mazarin (1602-1661), sucessor do Cardeal Richelieu na França, verdadeiro“manual” para a luta pelo poder.

“Mazarin nos dá uma esplêndida imagem de como obterpoder pela pura manipulação do consenso. Como agradar, nãosó ao próprio patrão (preceito fundamental) e não só aos pró-prios amigos, mas também aos inimigos.” (Umberto Eco)

Page 21: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

21

___________________________________________________________________________________ Especiais

A pinturaTextos essenciais

Direção geral de Jacqueline LichtensteinColaboração de J.-F. Groulier, Nadeije Laneyrie-Dagen e Denys Riout

Coordenação da tradução de Magnólia CostaVol. 1: 176 p. – ISBN 85-7326-292-3Vol. 2: 96 p. – ISBN 85-7326-293-1Vol. 3: 136 p. – ISBN 85-7326-302-4Vol. 4: 136 p. – ISBN 85-7326-303-2Vol. 5: 144 p. – ISBN 85-7326-315-6Vol. 6: 136 p. – ISBN 85-7326-316-4Vol. 7: 136 p. – ISBN 85-7326-324-5Vol. 8: 160 p. – ISBN 85-7326-325-3Vol. 9: 152 p. – ISBN 85-7326-357-1

Vol. 10: 144 p. – ISBN 85-7326-358-X

Organizada em 14 volumes temáticos, a coleção A pintura, dirigida por JacquelineLichtenstein, professora de Estética e Filosofia da Universidade de Paris X, tem o intuitode mostrar como se estruturaram os discursos sobre a arte no Ocidente, desde a Antigüi-dade até os dias de hoje.

Volumes da coleção: 1. O mito da pintura; 2. A teologia da imagem e o estatuto dapintura; 3. A idéia e as partes da pintura; 4. O belo; 5. Da imitação à expressão; 6. Afigura humana; 7. O paralelo das artes; 8. Descrição e interpretação; 9. O desenho e acor; 10. Os gêneros pictóricos; 11. As escolas e o problema do estilo; 12. O artista, a for-mação e a questão social; 13. O ateliê do pintor; 14. Vanguardas e rupturas.

Grande Otelo: uma biografiaSérgio Cabral320 p. – ISBN 978-85-7326-391-6

Com a descoberta do arquivo pessoal de Grande Otelo, ojornalista e crítico musical Sérgio Cabral pôde recompor passoa passo a trajetória pessoal e profissional deste grande artista.Descrição minuciosa de uma vida intensa, controvertida, estabiografia, ilustrada com dezenas de fotos, é o registro dos so-nhos e das realizações do “duende encantado e encantador”(como o definiu o ator Paulo José) que viveu sempre na fron-teira entre o profissionalismo e a boêmia.

Page 22: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

22

Especiais

Tarsila: sua obra e seu tempoAracy A. Amaral

Co-edição com Edusp528 p. – ISBN 85-7326-266-4

Neste que é o mais importante ensaio crítico sobre Tarsilae um clássico dos estudos sobre o Modernismo, Aracy Amaralrefaz o percurso biográfico da artista, destacando a década de1920 e os movimentos Pau-brasil e Antropofagia. Realizada apartir de depoimentos originais e consulta a centenas de fon-tes no Brasil e no exterior, a obra traz, nesta nova edição re-vista pela autora, mais de 300 ilustrações, muitas inéditas.

Anita Malfatti no tempo e no espaçoBiografia e estudo da obra

Marta Rossetti BatistaCo-edição com Edusp

Prêmio Jabuti 2007 de Melhor Biografia512 p. – ISBN 978-85-7326-368-7

Artista pioneira do nosso Modernismo, tornada célebre porsua polêmica exposição de 1917 em São Paulo, Anita Malfattitem neste volume o estudo mais completo já realizado sobresua vida e sua obra, fruto de mais de quarenta anos de rigoro-sa pesquisa de Marta Rossetti Batista.

Anita Malfatti no tempo e no espaçoCatálogo da obra e documentaçãoMarta Rossetti BatistaCo-edição com Edusp328 p. – ISBN 978-85-7326-369-5

Este livro, publicado em conjunto com a Biografia e estu-do da obra de Anita Malfatti, constitui o mais abrangente re-gistro de sua produção, incluindo mais de 1.300 trabalhos —entre óleos, pastéis, aquarelas, gravuras e desenhos —, acom-panhados de reproduções e verbetes detalhados sobre cadaobra. O volume inclui ainda vasta bibliografia sobre a artista.

La divina increncaJuó BananéreReprodução integral da primeira edição de 191572 p. – ISBN 85-7326-216-8

Obra-prima de Juó Bananére, pseudônimo de Alexandre Mar-condes Machado (1892-1933), que leva ao extremo a sátira e airreverência, parodiando poemas clássicos de Gonçalves Dias, Casi-miro de Abreu e Olavo Bilac, entre outros. Este volume reproduzna íntegra a rara edição original de 1915, com capa e ilustraçãode Voltolino, além de incluir textos pouco conhecidos de Otto Ma-ria Carpeaux e Antônio de Alcântara Machado.

Page 23: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

23

Especiais

Dostoiévski: “Bobók”Tradução e análise do conto

Paulo Bezerra176 p. – ISBN 85-7326-332-6

Primeiro texto de ficção publicado no Diário de um escri-tor, de Dostoiévski, o conto “Bobók” é uma resposta do autoràs críticas recebidas por seu romance Os demônios. Traduzi-do diretamente do russo pelo professor Paulo Bezerra, o volu-me inclui estudo, do próprio tradutor, que analisa a fundo asrelações de “Bobók” não só com Os demônios, mas com vá-rias outras obras da literatura antiga e contemporânea.

Poemas 1913-1956Bertolt Brecht

Seleção e tradução de Paulo César de Souza360 p. – ISBN 85-7326-160-9

Nova edição revista da mais importante antologia da poe-sia de Brecht no Brasil. A obra poética de Brecht, tão contun-dente quanto o seu teatro, é ao mesmo tempo “lírica e política”,como dizia Walter Benjamin. Este volume contém 260 poemas,entre baladas, sátiras, canções e exortações à luta, além de umacronologia da vida e das obras de Brecht: “Fôssemos infinitos/Tudo mudaria/ Como somos finitos/ Muito permanece”.

GaláxiasHaroldo de CamposInclui o CD Isto não é um livro de viagem128 p. – ISBN 85-7326-300-8

Redigidos entre 1963 e 1976, os 50 fragmentos de Galá-xias são uma viagem sem igual pelo universo da língua e daliteratura. Esta nova edição da obra máxima de Haroldo deCampos foi revista pelo autor antes de sua morte, e contou coma supervisão da viúva do poeta e do professor Trajano Vieira.O volume inclui ainda um CD com leituras de 16 fragmentosdo texto pelo autor.

Juó Bananére:o abuso em blagueCristina Fonseca208 p. – ISBN 85-7326-215-X

Ensaio pioneiro sobre a obra de JuóBananére, considerado hoje um dos pre-cursores do nosso Modernismo. Bananérefoi o inventor de uma linguagem macar-rônica ítalo-paulista como procedimentoliterário no Brasil, oposta ao Parnasianis-mo e a toda a literatura oficial do período.

As lágrimas de HeráclitoAntônio VieiraFixação do texto italiano, introdução e notasde Sonia Netto SalomãoEdição bilíngüe italiano-português208 p. – ISBN 85-7326-212-5

Publicado originalmente em Nápoles,em 1709, este discurso do padre AntônioVieira (1608-1697) permaneceu inacessí-vel durante quase três séculos até ser res-gatado pela filóloga Sonia Netto Salomão.

Page 24: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

24

Especiais

CervantesJean Canavaggio

Tradução de Rubia Prates GoldoniTradução dos excertos da obra de Cervantes por Sérgio Molina

384 p. – ISBN 85-7326-338-5

Há mais de 250 anos, pesquisadores do mundo todo ten-tam decifrar a existência do autor de D. Quixote. Jean Cana-vaggio não é apenas mais um deles. Seu Cervantes é reconhe-cidamente a mais importante biografia da atualidade sobre ogênio espanhol, recebeu o prêmio Goncourt em sua categoriae já foi traduzido para vários idiomas.

Paisagens da memóriaAutobiografia de uma sobrevivente do HolocaustoRuth KlügerTradução de Irene Aron256 p. – ISBN 85-7326-333-4

Transportada num trem de carga aos 12 anos de idade paraAuschwitz, de onde escaparia por um triz, Ruth Klüger escre-veu uma obra-prima da literatura de testemunho, comparadapela crítica aos livros de Primo Levi e Jorge Semprún.

“Um livro tão importante quanto O diário de Anne Frank— e igualmente inesquecível.” (The Independent)

A culinária francesana sua mesaClaude Lapeyre304 p. – ISBN 85-7326-063-7

O primeiro livro de receitas francesasfeito especialmente para o Brasil, e nãoadaptado ao país. O chef Lapeyre man-tém-se fiel à máxima: o bom resultado deuma receita depende sobretudo da qua-lidade e frescor (ou seja, da disponibilida-de) de seus ingredientes.

Setenta e seis anosde minha vidaHjalmar SchachtTradução de Tereza M. Souza de Castro640 p. – ISBN 85-7326-149-8

A fascinante e corajosa autobiografiado “mago da economia alemã”, que, en-tre 1923 e 1944, ocupou o cargo de pre-sidente do Reichsbank, o Banco Central daAlemanha, e foi ministro da Economia naera Hitler.

Minha infância na PrússiaMarion Dönhoff

Tradução de Sonali Bertuol

240 p. – ISBN 85-7326-259-1

Escritas pela grande dama do jornalismo alemão, a condes-sa Marion Dönhoff, estas memórias apresentam de maneira ex-tremamente perspicaz o cotidiano de uma família da alta aris-tocracia da Prússia Oriental no início do século XX. Ao mesmotempo, revelam o modo como se estruturavam os códigos de con-duta aristocráticos que seriam rompidos, de uma hora para ou-tra, com o início da Segunda Guerra Mundial.

Page 25: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

25

Cartas do meu barDavid E. Neves80 p. – ISBN 85-85490-33-0

David Neves foi um dos fundadoresdo Cinema Novo e diretor de Lúcia Mc-Cartney, Fulaninha e Luz del Fuego, en-tre outros filmes importantes. Situado en-tre o conto, a crônica e a poesia, Cartas domeu bar contém saborosas impressões davida em um bar imaginário, traçando o re-pertório afetivo de toda uma geração.

Especiais

Bicho de Sete CabeçasRoteiro do filmeLuiz BolognesiPrêmio APCA 2001 de Melhor Roteiro144 p. – ISBN 85-7326-229-X

Roteiro do premiado longa-metragemdirigido por Laís Bodanzky, aborda a re-lação entre pais e adolescentes e a realida-de manicomial em nosso país. Ilustradocom fotos do filme, inclui seqüências quenão constam da montagem final.

Telégrafo visualCrítica amável de cinemaDavid E. NevesOrganização e introdução de Carlos Augusto Calil384 p. — ISBN 85-7326-298-2

Figura-chave do Cinema Novo, David E. Neves (1938-1994) foi não só um cineasta de grande sensibilidade, como umensaísta agudo e de mão cheia. Este livro reúne textos raros,produzidos entre 1957 e 1990, em que o diretor discorre so-bre o cinema e suas relações com a literatura, a música, a fo-tografia, os quadrinhos, a política e a cultura de seu tempo.

O cinema da retomadaDepoimentos de 90 cineastas dos anos 90

Lúcia Nagib528 p. – ISBN 85-7326-254-0

Fruto de um extenso trabalho de pesquisa, este livro traçaum retrato preciso de um período particularmente fértil dafilmografia brasileira — os anos que vão de 1994 a 1998. Pelovolume impressionante de informações aqui reunidas, O cine-ma da retomada constitui, como notou Ismail Xavier, “fonteindispensável para pesquisadores e críticos interessados na pro-dução cinematográfica brasileira dos anos 90”.

MalditoA vida e o cinema de José Mojica Marins, o Zé do CaixãoAndré Barcinski e Ivan Finotti448 p. – ISBN 85-7326-092-0

André Barcinski e Ivan Finotti levaram cinco anos reunin-do depoimentos e filmes, histórias e lendas sobre o inventordo terror brasileiro, de seus dias pré-Zé do Caixão ao reconhe-cimento internacional.

“A história de Mojica Marins contada de maneira defini-tiva, num livro que mostra como ele aprendeu a fazer filmes.”(Jotabê Medeiros, O Estado de S. Paulo)

Page 26: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

26

Especiais

Dicionário de termos e expressões da músicaHenrique Autran Dourado

384 p. – ISBN 85-7326-294-X

De A, abreviatura de contralto, a Zydeko, gênero musicaloriundo da Louisiana, Estados Unidos — passando por acidhouse, al-jawza, dodecafonismo, kulintang, zaporojtzi, zé-pe-reira e muitas outras expressões —, o leitor encontrará aquimais de 10.000 verbetes, com informações provenientes tantodo universo da música erudita como das tradições popularesde diversos países e etnias, incluindo os termos mais utilizadosem diversos idiomas.

A escaladaA verdadeira históriada tragédia no EverestAnatoli Boukreev e G. Weston DeWaltTradução de Cristina Fino e Rodrigo Lacerda320 p. – ISBN 85-7326-108-0

Alternando as lembranças do alpinistarusso Anatoli Boukreev com a prosa in-vestigativa de DeWalt, esta obra narra ostrágicos e controversos acontecimentos de1996 no monte Everest.

Rumo ao Pólo SulA trágica história de Robert Falcon ScottDiana PrestonTradução de Cristina Fino e Beatriz Guimarães384 p. – ISBN 85-7326-158-7

O relato de uma das maiores (e maisdramáticas) aventuras da história, este li-vro narra a corrida pela conquista do PóloSul travada entre o capitão Scott e os cé-lebres exploradores Shackleton e Amund-sen, no início do século XX.

Histórias do poder100 anos de política no BrasilAlberto Dines, Florestan Fernandes Jr. e Nelma Salomão (orgs.)1.224 p. (3 vols.) – ISBN 85-7326-191-9

Organizado em três volumes, o livro reúne 52 depoimen-tos, e mais de 300 fotografias, para traçar um quadro das prá-ticas políticas no Brasil, da República Velha ao segundo man-dato de FHC. Combinando análise e memorialismo, figuras dedestaque da sociedade civil, governo, Igreja e Forças Armadasfazem revelações sobre episódios cruciais como a Revoluçãode 1930, a ditadura militar de 1964 e a transição democrática.

RonaldoGlória e drama no futebol globalizadoJorge Caldeira352 p. – ISBN 85-7326-260-5

Das peladas de rua à consagração naCopa de 2002, a história de Ronaldo com-porta todos os adjetivos. Neste livro, o jor-nalista e historiador Jorge Caldeira contaa saga deste jogador excepcional, revelan-do detalhes inéditos acerca da tragédia de1998 na França.

Michael JordanA história de um campeãoe o mundo que ele criouDavid HalberstamTradução de Alexandre Barbosa de Souzae Cide Piquet432 p. – ISBN 85-7326-159-5

A trajetória do maior jogador de bas-quete de todos os tempos, ícone da cultu-ra americana, por um dos mais respeita-dos nomes do jornalismo daquele país.

Page 27: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

27

Machado de A a XUm dicionário de citações

Lucia Leite Ribeiro Prado LopesIlustrações extraídas da Revista Illustrada, de Angelo Agostini

368 p. – ISBN 85-7326-198-6

Com cerca de 2 mil frases extraídas da obra machadiana,este dicionário destina-se não só aos apaixonados por sua obra,mas a todo leitor sequioso de diversão e conhecimento. O vo-lume conta com mais de cem bem-humoradas litografias de An-gelo Agostini, publicadas originalmente na Revista Illustrada,contemporânea de Machado de Assis.

Primeiro atoCadernos, depoimentos, entrevistas (1958-1974)

Zé Celso Martinez CorrêaSeleção, organização e notas de Ana Helena Camargo de Staal

336 p. – ISBN 85-7326-088-2

Um livro de memórias de trabalho que relata as idéias eos combates vividos pelo irrequieto dramaturgo Zé Celso, des-crevendo o período mais célebre do Teatro Oficina.

“Documento de grande valor histórico e sentimental pa-ra a compreensão da cultura brasileira nas últimas décadas.”(Bernardo Carvalho, Folha de S. Paulo)

Envie meu dicionárioCartas e alguma críticaPaulo Leminski e Régis BonvicinoOrganização de Régis Bonvicino272 p. – ISBN 85-7326-130-7

As cartas de Paulo Leminski (1944-1989) a Régis Bonvici-no, aqui reproduzidas em fac-símile, formam um retrato dapoesia brasileira dos anos 70 e 80. O volume traz ainda umaapresentação de Júlio Castañon Guimarães, textos de BorisSchnaiderman, Carlos Ávila e do próprio Régis, além de umensaio biográfico redigido por Tarso M. de Melo.

Especiais

Page 28: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

28

__________________________________________________________________________________ Poesia

BaqueFabio Weintraub72 p. – ISBN 978-85-7326-388-6

Em Baque, o premiado poeta Fabio Weintraub abre mão denomear sua paisagem íntima para dar voz a uma outra intimi-dade: a de prostitutas, motoboys, doentes, ex-modelos, mendi-gos, idosos, entre outros seres que vagam pela cidade entreguesà própria sorte. Por meio de uma escolha muito precisa de ima-gens, ritmos, dicções, os poemas do livro cristalizam — no me-lhor sentido da palavra — a experiência do espaço social degra-dado de uma grande metrópole.

Visão do térreoRuy Proença

112 p. – ISBN 978-85-7326-389-3

Como observa a crítica Maria Betânia Amoroso, nos poe-mas de Ruy Proença o eu lírico se move no “intervalo entre mor-rer e fazer poesia” — daí o sentimento paradoxal de sobrieda-de e liberdade imagética que caracteriza boa parte deste Visãodo térreo. Não por acaso, o amor, a morte, os ferimentos visí-veis e invisíveis afloram com freqüência em seus versos, mas comuma melancolia muitas vezes temperada de humor.

SangüíneaFabiano Calixto128 p. – ISBN 978-85-7326-387-9

Em Sangüínea, Fabiano Calixto, um dos nomes mais im-portantes da nova geração da poesia brasileira, aposta na va-riedade de registros, na profusão de tons e de cores. Mas comonota Marcos Siscar, que assina o posfácio, “em nenhum momen-to essa variedade significa para Calixto uma abdicação da for-ma”. Dono de talento camaleônico, o poeta tira sua força daprópria diversidade, e o resultado é uma poesia a um só tempopop e sofisticada.

Page 29: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

29

CaisAlberto Martins

Ilustrado com xilogravuras do autor128 p. – ISBN 85-7326-226-5

Combinando poemas e gravuras, Cais afirma uma poéticaque se funda, por um lado, na perspectiva temporal e, por ou-tro, na observação atenta da paisagem circundante. Paisagem queé delimitada pela costa, expande-se pelo mar e envolve um enig-mático comércio de imagens: embarque e desembarque de car-gas, fluxos de memória, leituras de Rimbaud e outros viajantesestrangeiros, a experiência da cidade e do litoral.

Céu-eclipseRégis Bonvicino120 p. – ISBN 85-7326-142-0

Céu-eclipse dá continuidade a umaobra que já é reconhecida como uma dasmais significativas da poesia brasileira dehoje, na qual, como observa o crítico Mar-celo Coelho, “a palavra inesperada, a ima-gem compacta parecem ‘cair’ no verso comgrande facilidade, como se o poeta captas-se algo que veio do alto”.

Ossos de borboletaRégis Bonvicino152 p. – ISBN 85-7326-024-6

Ossos de borboleta é o sétimo livro depoemas de Régis Bonvicino (SP, 1955).

“Bonvicino faz o mundo falar crian-do uma outra língua em que o humano setorna qualquer coisa, ‘retrato desativado’.Sujeito e objeto se misturam, interrogame questionam.” (Miriam Chnaiderman, OGlobo)

PoeiraFernando PaixãoPrêmio APCA 2001 de Melhor Livro de Poesia88 p. – ISBN 85-7326-214-1

Memória e cotidiano constituem a matéria temporal de Poei-ra, quarto livro de Fernando Paixão. Dividida em duas partes,“Os dias” (com poemas autônomos) e “Poeira de aldeia” (umpoema em quatorze fragmentos), esta obra alia a percepção subje-tiva do mundo ao interesse por temas universais — a guerra, amorte, a nostalgia da infância —, captando aspectos sutis da ex-periência humana, quando a poesia se faz próxima do silêncio.

A ficção vidaSebastião Uchoa Leite104 p. – ISBN 85-85490-12-8

Tradutor de Lewis Carroll e Villon,entre outros, Sebastião Uchoa Leite é umdos autores de maior originalidade da poe-sia brasileira dos anos 1970 para cá.

“Poeta que não se permite nenhumaconcessão e exige de nós o mesmo rigorque sempre impôs à própria criação.”(Carlos Felipe Moisés, Folha de S. Paulo)

Margem de uma ondaDuda Machado112 p. – ISBN 85-7326-074-2

Duda Machado é escritor, tradutor eletrista, autor de Zil e Crescente.

“A alegria que se encontra neste livrovem da sensação de abrangência por par-te de um poeta que, fiel ao rigor e à con-densação, avança para uma captação maisampla do eu, do tempo e da realidade.”(Alberto Martins, Folha de S. Paulo)

Poesia

Page 30: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

30

Notícias do lugar comumMirian Paglia Costa144 p. – ISBN 85-7326-053-X

A jornalista, editora e poeta MirianPaglia Costa reúne neste livro poemas es-critos ao longo de quinze anos.

“Mirian fala do dia-a-dia de uma ci-dade sob uma inegável ótica detalhista derepórter, mas tratado com a também ine-gável sensibilidade de poeta.” (AntônioMariano Jr., Folha de Londrina)

CujoNuno Ramos84 p. – ISBN 85-85490-14-4

Cujo é o primeiro livro do autor, umdos mais destacados artistas plásticos con-temporâneos do país.

“Há que destacar o que é incomum:a corajosa abertura para a angústia e a qua-lidade distinta de sua inquietação. Só porisso, já é um livro que vale a pena ser lido.”(Alberto Martins, Folha de S. Paulo)

O sonho da razãoNelson Ascher96 p. – ISBN 85-85490-10-1

“A poesia de Ascher é como uma co-leção de ‘caprichos’, pequenas peças ofer-tadas à imaginação e à inteligência. O so-nho da razão é um livro atormentado eabençoado pelo talento: o talento parado-xal daqueles que, nas palavras de Fernan-do Pessoa, ‘se exprimem construindo’.”(Arthur Nestrovski, Folha de S. Paulo)

Algo de solNelson Ascher80 p. – ISBN 85-7326-040-8

Algo de sol é o terceiro volume de poemas do autor.“Reencontra-se, nestes poemas, o espantoso virtuosismo téc-

nico da coletânea anterior — O sonho da razão. Lição de JoãoCabral de Melo Neto, certamente; lição de rigor e de maestriapoética. Muito mais do que um discípulo, contudo, e bem maisdo que um simples mestre, Nelson Ascher se firma como um dosmais inteligentes, profundos e significativos poetas que o Brasilconhece.” (Marcelo Coelho, Folha de S. Paulo)

Poesia

AuroraJoão de Paranaguá48 p. – ISBN 85-7326-362-8

Aurora é o único livro deste poeta bis-sexto e de quase noventa anos, João Al-fredo de Paranaguá Moniz. São dezesse-te poemas, em sua maioria compostos emversos livres e brancos, de grande levezarítmica: “Vamos partir,/ Que já tenho hámuito/ O segredo das águas que avançam/Arredondando as pedras”.

Page 31: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

31

_______________________________________________________________________________Revistas

Sexta Feira264 p. – ISBN 85-7326-363-6

Editada por pós-graduandos do curso de Antro-pologia da Universidade de São Paulo, a revista Sex-ta Feira propõe um diálogo interdisciplinar com di-versas áreas de estudo, como a filosofia, a arquitetu-ra, as artes plásticas e o cinema.

O número 8 aborda a questão da periferia, numatentativa de cartografá-la “menos como território deencapsulamento do que como multiplicidade irredu-tível, onde nada está dado de antemão”.

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros320 p. – ISSN 0020-3874

Com o objetivo de abrigar debates em que sejam confron-tados saberes de diversa proveniência, a Revista do IEB abresuas páginas tanto a análises de problemas do Brasil contem-porâneo como a reflexões que investiguem a dimensão histó-rica e filosófica dos estudos brasileiros. Nesse sentido, encarao desafio de erigir-se em espaço aglutinador — mas não har-monizador — das inúmeras fronteiras do conhecimento, asquais são, concomitantemente, como escreveu há tempos Gas-ton Bachelard, fronteiras do desconhecido.

TeresaRevista de Literatura Brasileira

520 p. – ISSN 1517-9737

O novo número, duplo (nº 6/7), da revista Teresa, edi-tada pelo Departamento de Literatura Brasileira da USP, édedicado a Machado de Assis. O volume traz ensaios dealguns dos principais nomes da crítica literária brasileira,como Alfredo Bosi, João Adolfo Hansen, Alcides Villaça,Hélio de Seixas Guimarães, Boris Schnaiderman, AugustoMeyer, Roger Bastide e Silviano Santiago, além de uma en-trevista com o crítico francês Jean-Michel Massa.

Page 32: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

32

ÁcaroLiteratura e outras mumunhas52 p. – ISSN 1677-6690

Editada por um grupo de artistas e escritores inde-pendentes de São Paulo, a revista Ácaro reúne contos,poemas, ilustrações, reportagens, textos de humor, arti-gos sobre literatura e intervenções de várias naturezaspara traçar um panorama da arte e da literatura contem-porâneas. Como dizem seus editores, Ácaro “não é fei-ta para durar, mas não vem com data de validade”.

Revista de Economia PolíticaBrazilian Journal of Political Economy

192 p. – ISSN 0101-3157

Trimestral, editada desde 1981 sob a direção de Luiz CarlosBresser-Pereira, a Revista de Economia Política é uma das maisimportantes publicações da área no Brasil.

Com artigos em português, inglês e espanhol, possui seçõesde documentos e resenhas, e já contou com as colaborações deCelso Furtado, Ignácio Rangel, Paul Singer, Maria da Concei-ção Tavares, Roberto Frenkel, Luiz Gonzaga Belluzzo e PérsioArida, entre outros.

Revistas

Novos Estudos CEBRAP216 p. – ISSN 0101-3300

Contando com três números anuais (março, julho, novem-bro), Novos Estudos é editada pelo Centro Brasileiro de Aná-lise e Planejamento, CEBRAP.

Publicação de referência nas ciências humanas do Brasil,a revista traz artigos de colaboradores brasileiros e interna-cionais — como Rodrigo Naves, José Arthur Giannotti, An-tônio Flávio Pierucci, Roberto Schwarz, Boaventura de SousaSantos e Beatriz Sarlo —, abrangendo as áreas de economia,sociologia, antropologia, política, artes e literatura.

RattapallaxInclui CD – Textos em inglês e português110 p. – ISSN 1521-2483

Concebida pela Rattapallax Press, deNova York, em 1999, a revista traz umapanhado das últimas tendências da poe-sia mundial e atinge um raro equilíbrio nogênero ao apostar na diversidade de auto-res e estilos. A publicação inclui em todosos seus números um CD e uma seção de-dicada à literatura brasileira.

ArsRevista do Departamentode Artes Plásticas da ECA-USP136 p. – ISSN 1678-5320

Reunindo trabalhos relevantes ao de-bate sobre a arte, Ars estimula a experi-mentação e a pesquisa teórica especializa-da. Iniciativa acadêmica, nascida numa es-cola de arte, trata dos problemas que en-volvem a formação de uma experiência decriação e reflexão.

Page 33: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

33

________________________________________________________Coleção Infanto-Juveni l

Carta das ilhas AndarilhasJacques Prévert e André FrançoisTradução de Lara Christina de Malimpensa64 p. – ISBN 978-85-7326-402-9

Era uma vez uma ilha fora do mapa, avessa aotrabalho e a todo tipo de tirania. Quando os habitan-tes do continente a descobrem e resolvem dominá-la,tudo acaba em confusão. Com a prosa cheia de poe-sia de Jacques Prévert e os desenhos de André Fran-çois, este livro é um verdadeiro libelo a favor da li-berdade e da alegria.

Cinco balas contra a AméricaJorge Araújo e Pedro Sousa Pereira

Edição conforme ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa168 p. – ISBN 978-85-7326-403-6

Cabo Verde, 1974. Em meio aos ecos da Revolução dosCravos, quatro garotos recebem uma “grandiosa” missão:vigiar uma praia deserta e deter uma eventual invasão ianquecom apenas uma pistola e cinco balas. O faz-de-conta da guer-ra, porém, torna-se um verdadeiro e emocionante rito de pas-sagem para a maturidade. Novo livro da premiada dupla JorgeAraújo (texto) e Pedro Sousa Pereira (desenhos).

Comandante HussiJorge Araújo e Pedro Sousa Pereira128 p. – ISBN 85-7326-345-8

Este romance infanto-juvenil do escritor cabo-verdianoJorge Araújo, em parceria com o ilustrador Pedro Sousa Pe-reira, se passa em Guiné-Bissau, país africano cuja língua ofi-cial também é o português. Após a ida do pai à guerra, o ga-roto Hussi se depara com uma realidade dura, marcada pelaviolência do mundo adulto. Separado da família e de sua bi-cicleta — o seu bem mais precioso —, Hussi precisará de muitacoragem e imaginação para seguir em frente.

Page 34: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

34

Coleção Infanto-Juveni l

Limeriques das causas e efeitosTatiana Belinky e Andrés Sandoval

36 p. – ISBN 978-85-7326-400-5

Brincando com o princípio de que “Não há efeitosem causa,/ Nem há causa sem efeito”, Tatiana Belinkyapresenta neste livro uma série de limeriques — gênerode poema inglês que a autora adaptou para nossa língua.Para fazer par com a graça dos versos, Andrés Sandovalcriou uma espécie de laboratório maluco, com cenáriosinusitados e engenhocas extremamente divertidas.

O segredo é não ter medoTatiana BelinkyIlustrações de Guto Lacaz32 p. – ISBN 978-85-7326-398-5

É possível brincar com Dona Morte? Foi isso que TatianaBelinky fez aqui, ao criar, afiada como nunca, catorze qua-drinhas surpreendentes que abordam, de forma divertida einesperada, o tema da morte. Ilustradas pelo desenho bem-humorado e inteligente de Guto Lacaz, elas formam um livroúnico, ao mesmo tempo engraçado e comovente, dirigido aleitores de todas as idades.

Limeriques do bípede apaixonadoTatiana Belinky e Andrés Sandoval

36 p. – ISBN 85-7326-317-2

Uma menina que só gosta de bichos. Um menino queé apaixonado por essa menina. Assim, só lhe resta mes-mo sonhar em ser cão, peixe, macaco ou dromedário,para chamar a atenção de sua amada. Neste livro, a reno-mada Tatiana Belinky e o jovem ilustrador Andrés San-doval uniram seus talentos para contar as aventuras destebípede apaixonado.

Mandaliques(com endereço e tudo)Tatiana BelinkyIlustrações de Guto Lacaz36 p. – ISBN 85-7326-223-0

São muitas as expressões desaforadas da língua portugue-sa... mas ninguém tinha pensado em fazer versos com elas! Ta-tiana Belinky partiu da estrutura do limerick (um poema di-vertido feito com apenas cinco versos, em que o grande cra-que foi o inglês Edward Lear [1812-1888]) e inventou os man-daliques, pois cada um “manda alguém para algum lugar”.

Page 35: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

35

Coleção Infanto-Juveni l

A invenção do mundo pelo Deus-curumimBraulio Tavares e Fernando Vilela

48 p. – ISBN 978-85-7326-399-2

Quem iria imaginar que um mundo inteiro caberiadentro de um coco? Pois o escritor Braulio Tavares e oartista plástico Fernando Vilela imaginaram. Inspiradosem mitos indígenas sobre a criação do mundo, eles jun-taram seus talentos para contar esta fábula misteriosasobre a relação entre a linguagem e o mundo, e na qualas Letras são personagens.

O flautista misterioso e o ratos de HamelinLiteratura de cordelBraulio TavaresIlustrações de Mario BagPrêmio APCA 2006 de Melhor Livro Infanto-Juvenil80 p. – ISBN 85-7326-346-6

Com sextilhas rimadas e bem divertidas, Braulio Tavaresconta, em forma de cordel, a célebre lenda do flautista deHamelin. Aqui não faltam tiradas e comentários engraçadossobre uma cidade que, além de ser vítima dos ratos, é vítimatambém de seus políticos corruptos.

A Pedra do Meio-Dia ou Artur e IsadoraLiteratura de cordel

Braulio TavaresIlustrações de Cecília Esteves80 p. – ISBN 85-7326-100-5

Esta é a história de Artur, um andarilho valente que emsua caminhada salva a bela Isadora das garras de uma onça.Isadora precisa encontrar a Pedra do Meio-Dia para salvar seureino enfeitiçado por um gigante com um sortilégio atroz. Anarrativa é toda em forma de cordel e no final do livro Brau-lio Tavares explica as origens e características deste gênero.

A botijaClotilde TavaresXilogravuras de Fabrício Lopez e Flávio Castellan192 p. – ISBN 85-7326-342-3

Os mitos e as histórias do Romanceiro Popular do Nor-deste brasileiro constituem uma das fontes mais ricas de nos-sa cultura. Neste livro, que recebeu o prêmio literário Câma-ra Cascudo, Clotilde Tavares entrelaça com maestria três his-tórias que costumava ouvir nos longos serões de sua infância,na Paraíba. Ilustrado com 30 xilogravuras, A botija é um li-vro encantador, que comove leitores de todas as idades.

Page 36: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

36

Coleção Infanto-Juveni l

Histórias para brincarGianni RodariTradução de Cide PiquetDesenhos de Andrés Sandoval216 p. – ISBN 978-85-7326-378-7

Em Histórias para brincar, o premiadíssimo escritor ita-liano Gianni Rodari criou vinte narrativas muito curiosas.Cada uma traz três finais diferentes: o leitor é convidado a es-colher o seu final preferido. Nas últimas páginas do livro, oautor comenta os desfechos, revelando aos leitores os segre-dos de seu laboratório de escritor.

A lógica do macacoAnna Flora

Ilustrações de Cecília Esteves48 p. – ISBN 978-85-7326-401-2

Neste livro, Anna Flora criou uma história em que a ma-temática e a fantasia se mesclam de maneira inusitada e di-vertida. Isso graças ao simpático Matias, um macaco cuja ló-gica muito peculiar acaba por fazer dele um verdadeiro heróientre os habitantes do Reino Sem Solução, ao questionar oscálculos de um rei ganancioso e sem escrúpulos, que desviapara si todo o dinheiro da população.

Histórias da pré-históriaAlberto Moravia

Tradução de Nilson MoulinIlustrações de Cecília Esteves

240 p. – ISBN 85-7326-286-9

Era uma vez um tempo antes do tempo, quando tudo ain-da estava por fazer e a História por inventar. Neste livro, oescritor italiano Alberto Moravia (1907-1990) conta 24 his-tórias divertidíssimas, que subvertem a lógica das narrativasinfantis e nos levam a olhar o mundo como ele é — sonhan-do com aquele que poderia ser.

Uma semana cheia de sábadosPaul MaarTradução de Renata Dias Mundt – Ilustrações do autor192 p. – ISBN 85-7326-307-5

Ábado, o protagonista deste livro, é hoje uma figura co-nhecida e amada por milhares de crianças em todo o mundo.Publicado pela primeira vez em 1973, Uma semana cheia desábados é uma deliciosa crítica ao conformismo. Tomando aspalavras ao pé da letra e virando-as, literalmente, do avesso,Ábado contesta as regras estabelecidas e mostra como a vidapode ser melhor vivida, com humor, poesia e liberdade.

Page 37: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

37

Lisístrata ou A greve do sexoComédia grega

AristófanesTradução de Antonio Medina Rodrigues

Adaptação de Anna Flora – Ilustrações de Eduardo Rocha144 p. – ISBN 85-7326-228-1

Nesta peça escrita há quase 2.500 anos, as mulheres põemem prática uma revolução nos costumes: cansadas das guer-ras que mantêm seus maridos longe de casa, resolvem fazeruma greve do sexo. Um clássico eternamente vivo e diverti-do, repleto de atualidade.

As avesComédia gregaAristófanesTradução de Antonio Medina Rodrigues – Adaptação de Anna FloraIlustrações de Guilherme Marcondes176 p. – ISBN 85-7326-207-9

Texto integral da famosa comédia de Aristófanes (c. 455-375 a.C.), em linguagem adaptada para os jovens de hoje. Doishomens, cansados da corrupção, aliam-se às aves para cons-truir uma nova cidade. Mas terão que escapar dos “aprovei-tadores” e travar uma engraçada negociação com os deuses.

Coleção Infanto-Juveni l

Pluto ou Um deus chamado dinheiroComédia gregaAristófanesTexto integral adaptado para jovens por Anna FloraIlustrações de Carlos Matuck

176 p. – ISBN 978-85-7326-380-0

Negociantes desonestos e governantes que agem em cau-sa própria — este cenário que parece retratar os dias de hojejá era comum na Grécia Antiga. Foi por isso que Aristófanes,o maior comediógrafo de seu tempo, escreveu Pluto, obra que,por meio do riso, denuncia as injustiças que afligiam Atenas.

A pequena marioneteGabrielle Vincent

Prêmio FNLIJ 2008 de Melhor Livro de Imagem84 p. – ISBN 978-85-7326-379-4

Empregando apenas lápis, papel e muita imaginação,a artista belga Gabrielle Vincent compôs uma pequenaobra-prima: uma narrativa sem palavras que conta, pormeio de imagens, a história de um menino, uma bonecade pano e um velho homem de teatro. De intensa poe-sia, A pequena marionete permite distintos níveis de in-terpretação e conquista leitores de todas as idades.

Page 38: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

38

Rikki-tikki-taviTatiana Belinky conta Rudyard Kipling

Ilustrações de Andréa Corbani56 p. – ISBN 85-7326-348-2

Poucos autores na literatura mundial conseguiram dar voze personalidade a seus personagens animais tão bem quantoRudyard Kipling (1865-1936). Recontada em nossa língua porTatiana Belinky, a saga de Rikki-tikki-tavi, um pequeno man-gusto que enfrenta corajosamente um casal de cobras, numjardim da Índia tropical, é uma dessas histórias que se gravamna mente dos leitores por várias gerações.

A foca brancaTatiana Belinky conta Rudyard KiplingIlustrações de Andréa Corbani64 p. – ISBN 85-7326-347-4

No mar de Bering, quando chega o verão, milhares defocas invadem as praias de Novastoshna para fazer seus ni-nhos. Mas junto com elas vêm também os caçadores de pelede foca. Isso se repete todos os anos até que surge Kotick, umateimosa foca branca que resolve buscar uma praia onde as fo-cas possam, finalmente, viver em paz. Uma história inesque-cível, agora recontada pelo talento de Tatiana Belinky.

Coleção Infanto-Juveni l

O cão fantasmaTatiana Belinky conta Ivan TurguênievXilogravuras de Ulysses Bôscolo56 p. – ISBN 978-85-7326-372-5

Reunidos numa casa em São Petersburgo, alguns amigosdiscutem a existência do sobrenatural, até que um deles, pro-vinciano recém-chegado à cidade grande, pede a palavra erelata uma experiência assustadora envolvendo um cão fan-tasma. História em que o real e a fantasia se confundem, é umaexcelente porta de entrada para a literatura de Turguêniev, umdos mestres da literatura de todos os tempos.

Histórias de BulkaTatiana Belinky conta Lev Tolstói

Desenhos de Ulysses Bôscolo48 p. – ISBN 978-85-7326-371-8

Este livro reúne seis episódios que o autor de Guerra e pazviveu na juventude, ao lado de seu destemido cão de estima-ção. Acompanhando seu dono em caçadas a ursos, faisões ejavalis, Bulka enfrentará diferentes animais para provar o seuvalor. Narradas ao mesmo tempo com realismo e emoção, asHistórias de Bulka nos fazem sentir o forte laço de amizadeque pode existir entre um homem e seu cão.

Page 39: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

39

Coleção Infanto-Juveni l

Tudo tem a sua históriaDuda Machado e Guto Lacaz36 p. – ISBN 85-7326-319-9

A lua e a lebre, a princesa e o dragão. Uma onça quetem pesadelos e um menino espevitado chamado Zé-joão... Depois do divertido Histórias com poesia, algunsbichos & cia, Duda Machado e Guto Lacaz se reúnemoutra vez neste livro de poemas em que as palavras e osdesenhos interagem de maneira curiosa, inteligente e bem-humorada.

Histórias com poesia, alguns bichos & cia.Duda Machado

Ilustrações de Guto Lacaz32 p. – ISBN 85-7326-061-0

Uma galinha cor-de-rosa que detestava pisar no chão. Umelefante que andava de mansinho para não machucar o as-soalho. Um macaco que queria voar. O poeta Duda Macha-do e o artista plástico Guto Lacaz se uniram para contar àscrianças divertidas histórias em forma de poemas, misturan-do animais, móveis, gente, dias e noites, pontos, vírgulas emuito mais.

O Toque de OuroNathaniel Hawthorne

Tradução de Tatiana BelinkyIlustrações de Cecília Esteves56 p. – ISBN 85-7326-247-8

A imortal história do rei Midas, que transformava emouro tudo aquilo em que tocava, contada para crianças pelogrande escritor norte-americano Nathaniel Hawthorne (1804-1864) e vertida para o português com a graça e o senso dehumor de Tatiana Belinky. Um clássico cujos ensinamentosnunca foram tão atuais.

Os ladrões do solGus ClarkeIlustrações do autorTradução de Monica Stahel64 p. – ISBN 85-7326-211-7

Quando o Coelho acordou aquela manhã, seu relógio mar-cava oito e dez. Mas o céu estava completamente escuro. Al-guém tinha roubado o sol! Logo todos os bichos saem à pro-cura de pistas dos temíveis ladrões... Ensinando a ver as ho-ras, esta aventura é ideal para crianças que estão começandoa ler sozinhas.

Page 40: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

40

Coleção Infanto-Juveni l

O jardim secretoFrances Hodgson BurnettIlustrações de Tasha TudorTradução de Ana Maria Machado – Texto integral256 p. – ISBN 85-85490-26-8

A clássica história de Mary, uma órfã de 10 anos que vaiviver com o tio em um casarão na Inglaterra. Lá encontraDickon, um menino que conversa com as plantas e os animais,e Colin, um pequeno lorde, doente e isolado em um dos quar-tos. A amizade das crianças e o contato com a natureza ope-ram uma surpreendente tranformação em todos da casa.

A princesinhaFrances Hodgson Burnett

Ilustrações de Tasha TudorTradução de Ana Maria Machado – Texto integral

208 p. – ISBN 85-7326-016-5

A princesinha conta a história de Sara Crewe, uma meni-na rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tra-gédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio efome, ela continua a preservar sua “nobreza”, e assim conse-gue manter seu orgulho e sua generosidade. Da mesma auto-ra de O jardim secreto e O pequeno lorde.

Cinco crianças e um segredoEdith Nesbit

Ilustrações de H. R MillarTradução de Marcos Maffei

288 p. – ISBN 85-7326-343-1

Escritora predileta da criadora de Harry Potter J. K. Row-ling, Edith Nesbith narra aqui as aventuras de cinco irmãosque, durante as férias, encontram um duende-da-areia. Essacriatura estranha e peluda passa a realizar um desejo das crian-ças a cada dia. Mas, uma vez realizados, os desejos colocamos meninos em grandes e divertidos apuros.

O pequeno lordeFrances Hodgson BurnettIlustrações de Cecília EstevesTradução de Tatiana Belinky – Texto integral256 p. – ISBN 85-7326-231-1

Cedric é um menino de 8 anos que mora só com sua mãenuma casa simples, em Nova York, no século XIX. De umahora para outra ele descobre que é o herdeiro de um podero-so nobre inglês! A lição que se tira é: a nobreza que contamesmo é a do coração. Um clássico da literatura infanto-ju-venil numa bela tradução de Tatiana Belinky.

Page 41: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

41

Coleção Infanto-Juveni l

O Clube dos SeteMarconi Leal

Ilustrações de Newton Foot192 p. – ISBN 85-7326-220-6

No Recife, seis meninos e uma menina tentam desvendaro mistério do seqüestro de moradores do Morro da Maré. Aaventura que os transforma em heróis também os conduz aoárduo caminho do amadurecimento. O livro aborda questõesessenciais para a formação do jovem leitor. Uma lição de idea-lismo, solidariedade e consciência social, à qual não falta umcerto romance e muito bom humor.

Perigo no sertãoNovas aventuras do Clube dos SeteMarconi LealIlustrações de Newton Foot192 p. – ISBN 85-7326-295-8

Um estranho e-mail com um pedido de socorro escrito emtupi dá início a esta nova aventura do Clube dos Sete, que sepassa no sertão de Pernambuco. Lá João, Alice, Bola, Palito,Jonas, Zeca e Daniel tentarão descobrir, entre muitos suspeitos— do coronel local até os remanescentes de um antigo qui-lombo —, quem está ameaçando a tribo dos índios Kicatis.

O sumiçoMarconi Leal

Ilustrações de Newton Foot192 p. – ISBN 85-7326-354-7

Neste terceiro livro da série O Clube dos Sete, os garotosJoão, Alice, Bola, Palito, Jonas, Zeca e Daniel se vêem diantede um novo desafio: descobrir o paradeiro do tio de Palito,Memede, um jornalista cinqüentão, e amigo da turma, que de-sapareceu misteriosamente. Tendo como pista um poema es-crito por Memede antes de sumir, eles vão parar em Agoutono,uma estranha cidade onde nada é o que parece ser.

O maníaco MageeLendas não nascem feitas, são criadasJerry SpinelliTradução de Leo Cunha160 p. – ISBN 85-85490-17-9

Nesta fábula moderna, que obteve vá-rios prêmios de literatura infanto-juvenilnos EUA, um menino branco foge de casae vai morar com uma família de negros,enfrentando o racismo e a incompreensão,mas superando os obstáculos.

JackA. M. HomesTradução de Leo Cunha204 p. – ISBN 85-85490-25-X

Ao abordar os difíceis sentimentos deJack com relação a seu pai, que se revelahomossexual, A. M. Homes acaba tratan-do também das grandes questões da ado-lescência, de maneira extremamente sutil,sábia e atraente.

Page 42: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

42

Coleção Infanto-Juveni l

Trio EnganatempoCavaleiros por acaso na corte do rei ArthurJon ScieszkaIlustrações de Lane SmithTradução de Leo Cunha80 p. – ISBN 85-7326-045-9

Neste primeiro livro da série Trio En-ganatempo, Joe, Fred e Sam estão vendoum livro sobre cavaleiros medievais quan-do, de repente, são transportados em umaalucinante viagem no tempo e no espaço.

Trio EnganatempoSua mãe era uma NeanderthalJon ScieszkaIlustrações de Lane SmithTradução de Leo Cunha112 p. – ISBN 85-7326-107-2

Neste quarto episódio da série, o triose encontra no ano 40 mil a.C. Mas, emplena Idade da Pedra, como farão paravoltar ao presente? Só a ciência e o conhe-cimento poderão salvar nossos heróis...

Trio EnganatempoO bom, o mau e o patetaJon ScieszkaIlustrações de Lane SmithTradução de Leo Cunha96 p. – ISBN 85-7326-106-4

Neste episódio, o trio está vendo umfilme de faroeste quando aterrissa em umaplanície, entre flechas, tiros, estouro deboiada, e nem mesmo o Feitiço Paralisadordo Tempo pode salvá-los.

Trio EnganatempoO tesouro do pirata Barba NegraJon ScieszkaIlustrações de Lane SmithTradução de Leo Cunha80 p. – ISBN 85-7326-051-3

Neste volume, Joe, Fred e Sam viajamnovamente no tempo e acabam dependu-rados nos coqueiros de uma ilha deserta,com um tesouro escondido e piratas mal-humorados de plantão.

O país sem nomeMarconi LealIlustrações de Dave Santana e Maurício Paraguassu208 p. – ISBN 85-7326-337-7

Do mesmo autor de O clube dos sete e Perigo no sertão,O país sem nome fascina o leitor que se dispõe a seguir ospassos de três primos — Alicinha, Pepeu e Leleco — por umlugar onde há cinco sóis e seres muito esquisitos, como umgigante de pés trocados, um anão orelhudo e um homem quesó anda de costas. Um mundo estranho que, no entanto, àsvezes se mostra inquietantemente parecido com o nosso.

TumbuMarconi Leal

Ilustrações de Dave Santana e Maurício Paraguassu200 p. – ISBN 978-85-7326-376-3

Como seria a vida de um escravo no Brasil colonial? EmTumbu, Marconi Leal conta a história de um garoto africanoque atravessa o Oceano Atlântico escondido em um navio pa-ra tentar encontrar os seus pais, que foram vendidos a trafi-cantes por uma tribo rival. Narrado pelo próprio personagem,este livro aborda a vida na colônia portuguesa sob um pontode vista absolutamente original.

Page 43: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

43

Coleção Infanto-Juveni l

O diário de SusieAnotações de uma garota de 16 anosAidan Macfarlane e Ann McPhersonIlustrações de John Astrop – Tradução de Rubens Figueiredo172 p. – ISBN 85-85490-13-6

Susie, a irmã mais nova de Peter Payne, reaparece aquicom 16 anos vivendo suas próprias experiências de adolescentee relatando a continuação das aventuras do irmão.

“Ao mesmo tempo um manual das doenças e aflições dequem tem menos de vinte anos e um retrato das garotas des-sa idade.” (Silvia Carone, Folha de S. Paulo)

Diário de um adolescente hipocondríacoAidan Macfarlane e Ann McPherson

Ilustrações de John Astrop – Tradução de André Cardoso176 p. – ISBN 85-85490-09-8

A história de um garoto de 14 anos com problemas univer-sais: quer se matar por causa das espinhas, briga com a irmãdia e noite, acha que sua mãe é incapaz de compreendê-lo...

“Sucesso na Inglaterra, nas páginas do diário de PeterPayne aparece a maioria das situações vividas por qualqueradolescente.” (Okky de Souza, Veja)

Eu era uma adolescente encanadaRos Asquith

Ilustrações da autora – Tradução de Alexandre Barbosa de Souza240 p. – ISBN 85-7326-068-8

Scarlett é uma garota de 15 anos que resolveu criar umdicionário falando de suas encanações: sexo, namoro, escola,festas, roupas, espinhas, amizade e mais duzentos itens.

“O livro enumera as encucações de Letty Chubb em or-dem alfabética, numa linguagem acessível, bem-humorada eem tom confessional, em clima de diário. Adolescentes se di-vertem com a identificação.” (Andrea Lopes, Zero Hora)

ConfidencialAnotações secretas de uma adolescenteIvana Arruda LeiteIlustrações de Bianca Viani96 p. – ISBN 85-7326-265-6

O relacionamento com os pais e os colegas, os namoros,as baladas, os forrós, a inquietação profissional, as drogas, areligião e muitas outras questões relativas aos jovens de hojesão tratadas neste livro de maneira clara, aberta e divertida.

Um livro que se destina a todos que querem saber o querealmente se passa na cabeça de uma adolescente.

Page 44: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

44

Coleção Infanto-Juveni l

O BGAO bom gigante amigoRoald DahlIlustrações de Quentin Blake – Tradução de Angela Mariani288 p. – ISBN 85-7326-129-3

Ao acordar, Sofia dá de cara com o ser humano mais altoque já vira. O que ela não sabia é que ninguém pode ver umgigante sem se tornar seu prisioneiro. Ela vai parar na Terrados Gigantes, sob os cuidados do Bom Gigante Amigo. Lá,conhece gigantes assustadores e, com a ajuda do BGA e darainha da Inglaterra, inventará um plano para enfrentá-los.

James e o pêssego giganteRoald DahlIlustrações de Quentin Blake – Tradução de Angela Mariani208 p. – ISBN 85-7326-048-3

Depois que seus pais são atropelados por um rinoceron-te, James vai morar com duas tias velhas e horrorosas em umacasa no alto de um morro. Certo dia, em uma árvore seca dojardim, nasce um enorme pêssego, habitado por estranhosinsetos tamanho família. Com esses bizarros amigos, Jamesparte para loucas aventuras em uma viagem transatlânticarumo a Nova York a bordo do pêssego gigante.

O remédio maravilhoso de JorgeRoald Dahl

Ilustrações de Quentin Blake – Tradução de Angela Mariani128 p. – ISBN 85-85490-67-5

Jorge é um menino que quando fica em casa tem a com-panhia pouco agradável de sua avó ranzinza e mandona. Umdia, ele resolve que o melhor a fazer é criar uma poção mági-ca especial que transforme a mal-educada vovó em uma pes-soa mais feliz. Mas o “remédio maravilhoso de Jorge”, umareunião de tudo que ele vai encontrando pela casa, provocareações muito estranhas.

Os pestesRoald Dahl

Ilustrações de Quentin Blake – Tradução de Angela Mariani112 p. – ISBN 85-85490-68-3

O senhor e a senhora Peste são realmente terríveis. Pren-deram o macaco Simão, a macaca Catarina e seus dois filhi-nhos em uma gaiola no quintal. O objetivo dos Pestes é mon-tar o primeiro Grande Circo dos Macacos de Cabeça para Bai-xo do Mundo. Mas a situação muda no quintal dos Pestesquando aparece um grande pássaro africano que entende a lín-gua dos macacos...

Page 45: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

45

Pé de guerraMemórias de uma menina na guerra da Bahia

Sonia RobattoIlustrações de Michele Iacocca160 p. – ISBN 85-7326-020-3

O romance histórico Pé de guerra descreve a SegundaGuerra Mundial do ponto de vista de uma menina de 7 anosna cidade de Salvador. Camila vivencia uma guerra real, comsubmarinos alemães, black-outs e soldados aliados desembar-cando na Bahia, e outra guerra em seu coração: como consi-derar inimigo seu vizinho Hans, filho de alemães.

NorteA história de um garoto que viajao mundo em busca dos pais perfeitosAlan ZweibelIlustrações de Alex TianiTradução de Leo Cunha120 p. – ISBN 85-85490-52-7

A inteligente e divertida história de ummenino de 9 anos que procura uma solu-ção inusitada para a falta de atenção deseus pais.

Coleção Infanto-Juveni l

Histórias de mágicose meninosCaique BotkayIlustrações de Mariza Dias Costa80 p. – ISBN 85-7326-035-1

Esta é a história da amizade de Kim,o menino, e Mik, o mágico. Brincando comas palavras, o livro desmistifica os fantas-mas das crianças e coloca no devido lugaras mentiras e palavrões, tão proibidos, mastão gostosos de usar.

O lago da memóriaIvanir CaladoIlustrações do autor148 p. – ISBN 85-85490-19-5

Trazendo um circo, chega à cidade deSumidouro um ônibus que, na verdade, éuma nave que viaja de um universo a ou-tro. Nela, Camila e Xando partem paraPrisco, um mundo onde as pessoas são go-vernadas por um tirano que, com uma má-quina, rouba a memória de todos.

A pequena menininhaAntônio PintoIlustrações do autor20 p. – ISBN 85-85490-42-X

A briga entre uma menina e uma bo-linha acaba se transformando em verda-deira guerra, com final imprevisível. Livrode estréia de Antônio Pinto (filho de Zi-raldo e inspirador de O menino maluqui-nho), que hoje também é um destacadoautor de trilhas sonoras para o cinema.

Crônica da Grande GuerraSegundo episódioda Saga Real de SellardurLuiz Roberto MeeIlustrações de Odilon Moraes256 p. – ISBN 85-85490-62-4

Nesta saga fascinante, narrada pelosábio Dunetreu, cruzam-se as vidas de doismagos em luta pelo destino da dinastiaHorr. Mais uma aventura genial do incrí-vel reino de Sellardur.

Viagem a TrevaterraPrimeiro episódioda Saga Real de SellardurLuiz Roberto MeeIlustrações de Odilon Moraes232 p. – ISBN 85-85490-34-9

Sellardur é um reino onde o sol bri-lha 24 horas por dia. Por isso mesmo, orei convoca uma expedição de heróis pararesgatar a noite em Trevaterra, região ondea escuridão é eterna.

Page 46: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

46

Coleção Infanto-Juveni l

As mil taturanas douradasFurio LonzaIlustrações de Angeli104 p. – ISBN 85-85490-47-0

Eric é um garoto de 16 anos que, ao enfrentar as ques-tões básicas de sua geração — aturar um pai fanático por gui-tarristas pré-históricos, ter de saber onde fica a Bósnia, viverna era da Aids, arrumar uma namorada —, acaba por desco-brir na literatura sua verdadeira vocação.

“As mil taturanas douradas é um dos melhores livros dogênero que já li.” (Marcos Rey)

O dia em que a verdade sumiuPierre-Yves Bourdil

Ilustrações do autorTradução de Paulo Neves

232 p. – ISBN 85-7326-195-1

Voltado para o público adolescente, este livro parte dacerteza de que “há uma força escondida no coração de cadapergunta”. Com um texto ágil, fluente, Bourdil escreveu umaobra de ficção inovadora e diferente, que retrata a descober-ta das primeiras questões filosóficas e devolve a seus leitoresa alegria de pensar e perguntar.

Page 47: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

47

_______________________________________________________________________________________ Humor

Como enlouquecer um homem...As mulheres contra-atacam

Braulio Tavares80 p. – ISBN 85-85490-36-5

“A guerra dos sexos é uma fonte inesgotável de inspiração”,diz o roteirista de TV, músico e humorista Braulio Tavares. Seulivro, uma resposta bem-humorada a Como enlouquecer umamulher..., dá dicas de como infernizar a vida de um homem.

“O livro mostra, de modo bem-humorado, como uma mu-lher deve agir para desestimular, irritar e até levar às raias daloucura o sexo oposto.” (Manchete)

Como enlouquecer uma mulher...e fazê-la subir pelas paredesY. I. HatemTradução de Braulio Tavares80 p. – ISBN 85-85490-29-2

Um catálogo de caricaturas do macho, com mais de 250pequenas agressões cotidianas que podem transformar a vida deuma mulher em um verdadeiro inferno.

“Um presente para um homem dar ao seu melhor amigo, seuchefe, seu sócio, seu irmão — ou a si mesmo.” (José Castello,Playboy)

Como enlouquecer seu filho...e fazê-lo se arrepender de ter nascidoFurio Lonza e Maria Alice96 p. – ISBN 85-7326-032-7

Na guerra cotidiana entre pais e filhosa melhor defesa é o ataque. Por isso, sevocê já “padeceu no paraíso” o suficien-te, chegou a hora do revide: um manualpara enfrentar aquelas terríveis criaturasque se imiscuíram no seio de seu própriolar — seus filhos...

Como enlouquecer sua mãe...e fazê-la se arrepender deter feito amor com seu paiSonia Rodrigues Mota96 p. – ISBN 85-85490-61-6

“Gosto de textos que realçam as pe-quenas maldades humanas”, diz Sonia Ro-drigues, filha do dramaturgo Nelson Ro-drigues, autora deste manual para filhosque querem se aprimorar na arte de esgo-tar a paciência materna.

Page 48: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

48

Inferno no marO diário de bordo da família SchoellerCláudio PaivaIlustrações do autor128 p. – ISBN 85-85490-64-0

Uma deliciosa sátira aos livros de via-gem e aos diários de bordo.

“Os dez anos dos Schoeller a bordodo Titanic se parecem com os melhoresesquetes do Casseta & Planeta.” (DanielaName, O Globo)

Como destruir seu casamentoGuia prático

Cláudio PaivaIlustrações do autor

80 p. – ISBN 85-85490-45-4

Como destruir seu casamento é uma sátira ácida aos manuaisde auto-ajuda, revelando o processo de enlouquecimento no coti-diano de uma relação conjugal.

“Cláudio dá dicas infalíveis para o casal, do tipo ‘dê raçãopara a mãe dela como se fossem biscoitinhos’. O resultado podeser surpreendente.” (Veja Rio)

Humor

Só um(a) homem (mulher)sabe o que é...Cláudio Paiva, Eduardo Barrae Regina ValladaresIlustrações de Cláudio Paiva96 p. – ISBN 85-7326-054-8

“Os autores lavam uma roupa suja se-cular. Metade do livro revela as idiossin-crasias femininas do dia-a-dia. A outra seencarrega de apresentar o universo mas-culino.” (Ana Cristina Duarte, O Dia)

Santa pergunta,homem-morcego!250 perguntas sobre séries de TVSergio Martorelli e Sylvio Gonçalves104 p. – ISBN 85-85490-53-5

Qual era o sobrenome de solteira deWilma Flintstone? E a identidade secretade Pepe Legal? Onde o Dr. Kildare traba-lhava? Essas e mais 247 perguntas com-põem a “enciclopédia galáctica de abo-brinhas televisivas”.

Como não enlouquecer no trânsito...O primeiro e verdadeiro livro de auto-ajuda

MaringoniIlustrações do autor

112 p. – ISBN 85-7326-089-0

Hilária antologia de dicas para enfrentar o trânsito enlou-quecedor, divididas em capítulos temáticos, que vão dos com-ponentes de um automóvel até nosso código de trânsito, ilustra-das com impagável ironia. Gilberto Maringoni é cartunista, co-laborador da revista Carta Capital e autor de “Romeu”, tirashumorísticas já publicadas em vários jornais brasileiros.

Território de bravosLuiz GêPrêmio HQ Mix 1995 deMelhor Produção Gráfica80 p. – ISBN 85-85490-28-4

As melhores histórias de Luiz Gê, ten-do como tema a cidade de São Paulo.

“Tatus-bolas espaciais? Tubarões voa-dores? Tudo isso e muito mais você achanesse álbum de quadrinhos feito para co-lecionadores.” (Veja Rio)

Page 49: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

49

Humor

Como enlouquecer você mesmo...O poder do pensamento negativoDan Greenburg e Marcia JacobsIlustrações de Marv RubinTradução de Simon Laderberg144 p. – ISBN 85-7326-030-0

“Ensina as piores atitudes possíveisaté para quem se acha feliz. Os títulos doscapítulos dão a dica: ‘Como sofrer se vocêfor uma pessoa rica’ e ‘Como sofrer se vo-cê for talentoso’.” (O Globo)

O manual da mãe judiaPara mães e filhos de todas as religiões e idades

Dan GreenburgIlustrações de Gerry Gersten – Tradução de Simon Laderberg

80 p. – ISBN 85-85490-37-3

Um dos maiores sucessos editoriais americanos, com maisde 2 milhões de exemplares vendidos, O manual da mãe judia éum clássico do humor. “Para ser mãe judia a pessoa não precisaser judia e muito menos mãe — um barbeiro italiano tambémpode ser mãe judia”, conclui o livro.

O bestiário do empregoChefes, colegas & outros bichosMárcia Braga e Teresa BarrosIlustrações de Cláudio Paiva80 p. – ISBN 85-7326-118-8

De um lado os patrões, e de outro, aimensa maioria que luta para conseguir ouconservar um emprego. Uma preciosa car-tilha sobre a “vida animal” nas empresas,O bestiário do emprego identifica os 23 ti-pos mais comuns nessa guerra.

Quarenta anos de rockOrganização de Furio Lonza – Consultoria de Tony Campello,

Eddy Teddy, Marco Antonio Mallagoli e René FerriIlustrações de Angeli

Vol. 1: Período pré-jurássico (1955-61) – René Ferri e Maria Alice80 p. – ISBN 85-7326-013-0

Vol. 2: Período jurássico (1962-80) – Furio Lonza e Miltom Paulo80 p. – ISBN 85-7326-014-9

Vol. 3: Período pós-jurássico (1981-95) – Furio Lonza e Sérgio Marinho80 p. – ISBN 85-7326-015-7

A história do rock em três bem-humorados volumes de perguntas e respostas: as ori-gens do rock (de Chuck Berry aos Beatles); a época de ouro do rock (dos Beatles aos anos1970); e a nova geração do velho e bom rock’n’roll.

“Muita gente já escreveu sobre a história do rock, mas ninguém teve a idéia de infor-mar e divertir o leitor ao mesmo tempo. Este foi o princípio básico do jornalista e escri-tor Furio Lonza. Em vez de descrever cada cantor ou banda — e o contexto em que fize-ram sucesso —, Lonza decidiu-se por três livros de testes de múltipla escolha, associaçãode alternativas e brincadeiras. Tudo sem esquecer o rock nacional e sem perder o bomhumor.” (Jornal da Tarde)

Page 50: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

50

___________________________________________________________________________________Música

Estação BrasilConversas com músicos brasileiros

Violeta WeinschelbaumTradução de Chico Mattoso – Prefácio de Caetano Veloso

248 p. – ISBN 85-7326-367-9

Concebido para apresentar ao público argentino alguns dosprincipais nomes da MPB, este livro da jornalista e escritoraVioleta Weinschelbaum acaba por revelar ao leitor brasileirofacetas pouco conhecidas das personalidades e trajetórias de,entre outros, Chico, Caetano, Gal, Bethânia, Gil, Milton Nas-cimento, Rita Lee, Tom Zé, Marisa Monte e Arnaldo Antunes.

ChoroDo quintal ao MunicipalHenrique Cazes232 p. – ISBN 85-7326-105-6

A trajetória do choro, desde 1845 até os dias de hoje, con-tando as histórias de Pixinguinha, Radamés Gnattali e outros,narrada com rara sensibilidade e conhecimento de causa.

“A história da cultura instrumental mais desenvolvida damúsica brasileira sob a ótica de um historiador que tem a van-tagem de ser praticante do gênero.” (Mauro Dias, O Estadode S. Paulo)

Uma história da música popular brasileiraDas origens à modernidadeJairo Severiano504 p. – ISBN 978-85-7326-396-1

Jairo Severiano, um dos maiores conhecedores de nossamúsica, assumiu aqui uma tarefa enciclopédica: contar em umúnico volume os mais de duzentos anos de história da músicapopular brasileira, do século XVIII até os dias de hoje. Estrutu-rada em quatro “tempos”, a obra contextualiza os principaisgêneros e movimentos da música brasileira, bem como os com-positores e intérpretes que melhor souberam representá-los.

Page 51: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

51

Música nas veiasMemórias e ensaios

Zuza Homem de Mello360 p. – ISBN 978-85-7326-382-4

Este livro reúne memórias e ensaios do crítico, radialista,historiador e musicólogo Zuza Homem de Mello, incluindomais de 120 imagens especialmente selecionadas pelo autor.Com textos inéditos sobre o jazz, o rádio, a TV e a música bra-sileira, a obra constitui um verdadeiro auto-retrato de Zuza ede sua geração, pois, como observa Rodrigo Naves, “memó-rias não são para qualquer um — são para quem pôde tê-las”.

Música

A canção no tempo85 anos de músicas brasileiras

Jairo Severiano e Zuza Homem de MelloVol. 1: 1901-1957

368 p. – ISBN 85-7326-079-3

Vol. 2: 1958-1985368 p. – ISBN 85-7326-119-6

Uma abrangente e detalhada história da música popularbrasileira através de suas canções de sucesso. A trajetória decada composição, incluindo sua criação, informações sobre au-tores, intérpretes, detalhes da gravação, os motivos de seu su-cesso e, nos casos principais, uma análise musicológica.

Como um panorama vivo do que foi a música popular bra-sileira no século XX, a obra apresenta ainda depoimentos damaioria dos compositores e intérpretes, que revelam fatos quasesempre inéditos, e uma relação de gravações representativas demúsicas estrangeiras que alcançaram popularidade no Brasilna época.

“Primeiro grande livro de referência da música popular. Do‘Ô Abre Alas’ ao rock, os sons que o povo consagrou.” (JoãoMáximo, O Globo)

“Um livro que se lê com um prazer raro em obras do gê-nero. Ele é a prova de que é possível ser exato e rigoroso semser chato.” (Ruy Castro, O Estado de S. Paulo)

A Era dos FestivaisUma parábolaZuza Homem de Mello528 p. – ISBN 85-7326-272-9

O jornalista e crítico Zuza Homem de Mello conta a his-tória e os bastidores dos principais festivais de música brasi-leira entre 1960 e 1972 — eventos que revelaram os maioresnomes da MPB, como Elis Regina, Nara Leão, Caetano, Gile Chico Buarque, entre muitos outros. Testemunha ocular dosfatos, o autor aborda também os embates entre política e es-tética, acirrados a partir do golpe militar de 1964.

Page 52: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

52

Música

A divina comédia dos MutantesCarlos Calado360 p. – ISBN 85-7326-009-2

Dois anos de pesquisa e 200 entrevistas deram ao autor omaterial necessário para recompor a trajetória da mais origi-nal banda de rock brasileira, desde a sua criação, em 1966, atéa dissolução, em 1978. Um detalhado retrato de época.

“Como tantos outros jovens no final dos anos 60, Arnaldo,Rita e Sérgio foram cobaias das mais loucas experiências. Ca-lado reconstitui com perfeição aqueles dias.” (Mauricio Sty-cer, Folha de S. Paulo)

TropicáliaA história de uma revolução musical

Carlos Calado336 p. – ISBN 85-7326-081-5

Carlos Calado conta a trajetória do movimento que mu-dou a MPB por meio de uma abrangente reconstituição histó-rica baseada em entrevistas, farta pesquisa em arquivos e ma-terial iconográfico em grande parte inédito.

“O que se tem, então, é uma história radiante, que faz oleitor enveredar pela cultura pop brasileira nos anos de 67 e68.” (Pedro Alexandre Sanches, Folha de S. Paulo)

O eterno verão do reggaeCarlos Albuquerque192 p. – ISBN 85-7326-076-9

Todo o trajeto desse som fascinanteque se espalhou pelo mundo a partir dosanos 1970. Das origens de Bob Marley aoraggamuffin, chegando à São Luís do Ma-ranhão, da Tribo de Jah, e às praias bra-sileiras de Gilberto Gil, Paralamas do Su-cesso, Cidade Negra e Skank.

A trama dos tamboresA música afro-pop de SalvadorGoli GuerreiroPrefácio de José Carlos Capinan320 p. – ISBN 85-7326-175-7

Com grande conhecimento de causa,a autora aborda as diversas manifestaçõesda música popular afro-baiana, desde osamba-reggae dos blocos afro Olodum eIlê Aiyê até a Timbalada e as invençõesgeniais de Carlinhos Brown.

Os Paralamas do SucessoVamo batê lataJamari França352 p. – ISBN 85-7326-275-3

Com sua infusão de guitarras calibra-das, pulso de reggae e poesia cortante, osParalamas do Sucesso respondem por al-guns dos momentos mais criativos da mú-sica brasileira. Comemorando vinte anosde estrada, a banda tem toda sua trajetó-ria documentada nesta biografia.

BRockO rock brasileiro dos anos 80Arthur Dapieve216 p. – ISBN 85-7326-008-4

Partindo da biografia das principaisbandas brasileiras, Dapieve monta um pai-nel do movimento que mudou a MPB nadécada de 1980. O livro faz também umaavaliação dos discos e shows mais impor-tantes e das perspectivas que a geração deCazuza e Renato Russo deixou.

Page 53: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

53

Música

Jackson do PandeiroO rei do ritmoFernando Moura e Antônio Vicente416 p. – ISBN 85-7326-221-4

Fruto de oito anos de minuciosas pesquisas, esta biogra-fia apaixonada do compositor de “Sebastiana” mostra a ver-satilidade rítmica, a maestria, a criatividade das composiçõese o carisma do “pai do forró”, que influenciou músicos brasi-leiros das mais diversas gerações, de Gilberto Gil a Lenine,passando por Alceu Valença, Moraes Moreira, João Bosco,Chico César, Cascabulho e Mestre Ambrósio, entre outros.

Dorival CaymmiO mar e o tempoStella Caymmi

648 p. – ISBN 85-7326-224-9

A história deste compositor maior é também uma histó-ria do Brasil no século XX. Desde a infância em Salvador, olivro acompanha o percurso do artista pelas emissoras de rá-dio, a vida noturna carioca, seus contatos com a esquerda, sem-pre rodeado por mulheres e amigos notáveis. Uma biografiacompleta, com mais de 300 imagens, discografia e reproduçõesem cores dos quadros de Caymmi e das capas de seus discos.

O violão vadio de Baden PowellDominique Dreyfus384 p. – ISBN 85-7326-148-X

Para esta primeira e completíssimabiografia de um dos mais geniais músicosbrasileiros, a autora realizou mais de cementrevistas e gravou mais de vinte horas deconversas com o próprio Baden. A obra,com rico material fotográfico, fornece umretrato surpreendente, e sem retoques, dohomem e do mago do violão.

Vida do viajante: a saga de Luiz GonzagaDominique DreyfusPrefácio de Gilberto Gil

352 p. – ISBN 85-7326-034-3

A mais completa biografia de um dos maiores mitos damúsica brasileira.

“Um completo perfil — humano e musical — de um grandecompositor. O grande mérito de Luiz foi de vestir, com umaroupagem musical tipicamente sua, xamegos e baiões. Domi-nique, de formação acadêmica, não cometeu o erro de acade-mizar o seu texto.” (João Máximo, O Globo)

Do frevo ao manguebeatJosé Teles360 p. – ISBN 85-7326-189-7

Precioso painel sobre a música de Per-nambuco, desde os grandes nomes do fre-vo, como Capiba e Nelson Ferreira, até agenial renovação de ritmos de Chico Scien-ce e Nação Zumbi — destacando ainda acena tropicalista local, o desbunde dosanos 1970 e a fusão com o rock de Ge-raldo Azevedo e Alceu Valença.

Page 54: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

54

Música caipiraDa roça ao rodeioRosa Nepomuceno440 p. – ISBN 85-7326-157-9

Através de histórias, entrevistas, letras, discografias, fotose mapas, o livro percorre o caminho da música rural do país,desde Cornélio Pires, nos anos 1920, até os caipiras-pop, queestão fazendo o caminho de volta à cultura rural tradicional.

“Um quase romance, cheio de casos e curiosidades, quefunciona como uma enciclopédia das transformações que o paíssofreu.” (Ignácio de Loyola Brandão, O Estado de S. Paulo)

Música

Tem mais sambaDas raízes à eletrônica

Tárik de Souza344 p. – ISBN 85-7326-287-7

Coletânea de artigos do jornalista musical Tárik de Sou-za, incluindo textos inéditos, este livro compõe um painel di-nâmico em torno do gênero musical brasileiro por excelência— o samba — e revela como ele perpassa e influencia as maisdiversas expressões sonoras da nossa cultura. De Clementinade Jesus a Fernanda Abreu, de Sinhô a Marcelo D2, o bomsamba não tem lugar nem hora.

Mario ReisO fino do sambaLuís Antônio Giron320 p. – ISBN 85-7326-201-X

A vida do artista que revolucionou o canto popular brasi-leiro na década de 1930, influenciou as gerações seguintes e,misteriosamente, abandonou a carreira no auge do sucesso.Raríssimas imagens do refinado aluno de Sinhô e da Era deOuro da nossa música: o surgimento do disco, o rádio, a ami-zade com Carmen Miranda, o colega Ary Barroso, a dupla comFrancisco Alves, e o exílio no Copacabana Palace.

AdoniranDá licença de contar...Ayrton Mugnaini Jr.

256 p. – ISBN 85-7326-253-2

Ninguém expressou melhor a confluência de caipiras, ita-lianos e malandros suburbanos em São Paulo do que João Ru-binato, o genial Adoniran Barbosa (1910-1982). Este livronarra a trajetória desse ícone da cultura paulistana: os incon-táveis biscates na adolescência, a iniciação no rádio durante osanos 1930, a criação de algumas de suas canções mais conhe-cidas e inúmeros “causos” deste inesquecível compositor.

Page 55: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

55

PunkAnarquia planetária e a cena brasileiraSilvio Essinger224 p. – ISBN 85-7326-147-1

A trajetória do movimento que varreuos palcos do mundo a partir de 1975.

“Punk: anarquia planetária e a cenabrasileira é uma grande reportagem, semrecorrer a blablablás teóricos. Para ler nu-ma sentada.” (Nelson Sato, Folha de Lon-drina)

Heavy MetalGuitarras em fúriaTom Leão232 p. – ISBN 85-7326-077-7

A história do subgênero mais dura-douro do rock’n’roll: o Heavy Metal.

“Guia essencial para compreensão departe significativa da música dos anos 60para cá, Heavy Metal é mais uma das boasaulas que esta coleção nos proporciona.”(Marcelo Araújo, Jornal de Brasília)

Música

SepulturaToda a históriaAndré Barcinski e Silvio Gomes208 p. – ISBN 85-7326-156-0

Reunindo entrevistas com mais de ses-senta personagens e quase cem fotos, estelivro conta a trajetória da banda brasilei-ra de maior projeção internacional, do iní-cio até o estrelato.

“Um livro que transpira honestida-de.” (Ivan Miziara, Folha de S. Paulo)

BluesDa lama à famaRoberto Muggiati224 p. – ISBN 85-85490-66-7

Blues rastreia as origens do estilo que influenciou toda amúsica americana e boa parte da música popular do Ocidente.

“O blues nasceu no grito. O berro era a principal formade comunicação dos escravos africanos nos Estados Unidos. Ocrítico Roberto Muggiati remonta a trajetória do blues, dasorigens rurais do Mississippi até os grandes festivais do mun-do.” (Severino Francisco, Jornal de Brasília)

New JazzDe volta para o futuroRoberto Muggiati304 p. – ISBN 85-7326-150-1

Um panorama preciso do jazz contem-porâneo e suas estrelas — os young lionse as novas divas —, partindo da dinastiaMarsalis (Ellis, Wynton, Branford, Del-feayo) e da influência de Duke Ellington.

“Um trabalho primoroso e sem pa-ralelo sequer nos EUA.” (Show Bizz)

Jovem GuardaEm ritmo de aventura

Marcelo FróesPrefácio de Erasmo Carlos

288 p. – ISBN 85-7326-187-0

Este livro repleto de informações prova como tudo na Jo-vem Guarda aconteceu, de fato, em ritmo de aventura: desdeas trajetórias de Wanderléa, Erasmo e Roberto, até as fofocasdos bastidores. O autor dedica ainda bom espaço aos conjun-tos instrumentais da época, esclarecendo as relações, muitasvezes obscuras, entre músicos, mídia e gravadoras no Brasil.

Page 56: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

56

___________________________________________________________________________________ Ensaio

A utopia brasileira e os movimentos negrosAntonio Risério440 p. – ISBN 978-85-7326-385-5

Escrito não para especialistas, mas para um público am-plo, A utopia brasileira e os movimentos negros aborda o sem-pre polêmico debate sobre a questão racial brasileira. Para isso,Antonio Risério se utilizou, com rara e brilhante intuição, denoções de História, Política, Lingüística, Sociologia, Semiótica,Estética e Antropologia. Nas palavras de Eduardo Giannetti,“um ato de amor à cultura negromestiça e ao Brasil. Um livroapaixonado e apaixonante”.

A aparição do demônio na fábricaOrigens sociais do Eu dividido no subúrbio operário

José de Souza Martins224 p. – ISBN 978-85-7326-395-4

Um mergulho revelador no dia-a-dia dos bairros operáriosdo ABC paulista — onde o autor viveu a sua juventude —, emsuas pequenas grandes histórias que escapam do enquadramentopanorâmico e estatístico. Nesta reunião de ensaios inéditos emlivro, Martins mostra o alcance e a profundidade de seu méto-do de pesquisa, que combina a investigação sociológica conven-cional e o resgate “artesanal” da matéria porosa do cotidiano.

Ideologia da cultura brasileira (1933-1974)Pontos de partida para uma revisão históricaCarlos Guilherme Mota424 p. – ISBN 978-85-7326-405-0

Nova edição, acrescida de um alentado ensaio introdutório,desta “obra já clássica” (no dizer de Florestan Fernandes) quecausou grande polêmica quando de seu lançamento nos anos70. O livro é ao mesmo tempo uma excelente introdução à his-tória das idéias no Brasil do século XX — de Gilberto Freyrea Roberto Schwarz — e uma crítica contundente às ideologiasque mascaram as enormes desigualdades sociais de nosso país.

Page 57: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

57

Ensaio

Valores e atividade científica 1Hugh LaceyCo-edição com Associação Filosófica Scientiae Studia296 p. – ISBN 978-85-7326-404-3

Reunião de textos de um dos maiores especialistas interna-cionais em Filosofia da Ciência, Hugh Lacey, professor eméritodo Swarthmore College, nos EUA. Abordando questões polêmi-cas, como a dos transgênicos, os ensaios procuram construir umarcabouço teórico em que a pesquisa científica e o progressotecnológico sejam pensados em conjunto com os valores éticose sociais, colocando em discussão a “neutralidade” da ciência.

Assassinato de mulheres e Direitos HumanosEva Alterman Blay

Co-edição com Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP248 p. – ISBN 978-85-7326-394-7

Com sua larga história de compromisso com as lutas femi-nistas, a professora Eva Blay oferece aqui uma análise estrutura-da de um conjunto de dados — frutos de extensa pesquisa naimprensa, em boletins policiais e em processos criminais — es-pecialmente revelador sobre a avalanche de assassinatos de mu-lheres a que assistimos no Brasil. Uma obra de referência paratodos aqueles que lidam com Direitos Humanos em nosso país.

Os sons dos negros no BrasilCantos, danças, folguedos: origensJosé Ramos Tinhorão152 p. – ISBN 978-85-7326-393-0

Muito se fala sobre a influência dos povos africanos na for-mação da cultura brasileira, mas pouco se sabe sobre as origensdesse processo. Recorrendo às mais diversas fontes, José RamosTinhorão reúne neste livro os primeiros registros das manifes-tações musicais dos negros no Brasil, praticamente ignorados pelahistoriografia tradicional, e resgata os momentos-chave que sin-tetizam a gênese de uma cultura especificamente brasileira.

Os jovens e a leituraUma nova perspectiva

Michèle Petit192 p. – ISBN 978-85-7326-397-8

Partindo de entrevistas com leitores de bairros marginaliza-dos das grandes cidades francesas, bem como do testemunho deescritores e suas obras, a antropóloga Michèle Petit ilumina porvários ângulos as relações entre os jovens e o livro no mundoglobalizado, apostando no papel fundamental que a leitura poderepresentar para a construção e reconstrução do sujeito, parti-cularmente em contextos de crise e de grande violência social.

Page 58: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

58

As festas no Brasil colonialJosé Ramos Tinhorão176 p. – ISBN 85-7326-165-X

O estudioso José Ramos Tinhorão analisa inúmeras fes-tas públicas brasileiras, desde a Primeira Missa até o ritual daIndependência, ressaltando o “oportunismo lúdico” da genteda colônia, que aproveitava o calendário da Igreja para extra-vasar o seu “espírito dionisíaco”. Ilustrado com imagens deFrans Post, Antônio Francisco Soares, Carlos Julião, Debret,Rugendas, Taunay e outros, trata-se de um documento funda-mental para o entendimento de nossa cultura.

Cultura popular: temas e questõesJosé Ramos Tinhorão192 p. – ISBN 85-7326-218-4

Reunião de ensaios — acrescidos de sete novos textos nestanova edição revista e ampliada — nos quais o historiador JoséRamos Tinhorão aborda objetos variados: o circo, a literaturade cordel, a música popular, a música sertaneja, o gosto, entreoutros. Aliando contundência e humor peculiar, a obra propi-cia uma leitura tão saborosa quanto imprescindível para os quese interessam pelos estudos da cultura brasileira. Contém aindararo material iconográfico.

Domingos Caldas BarbosaO poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800)

José Ramos Tinhorão240 p. – ISBN 85-7326-297-4

Precursor da música popular brasileira, o mulato DomingosCaldas Barbosa nasceu no Rio de Janeiro em 1740, serviu noExército e estudou na Universidade de Coimbra. Em Portugal,destacou-se nos salões com seu estilo musical inovador, que in-corporava ritmos trazidos do Brasil. Tinhorão rastreou exaus-tivamente vida e obra do autor, encontrando novos dados bio-gráficos e escritos inéditos desta figura-chave da nossa cultura.

O rasgaUma dança negro-portuguesa

José Ramos Tinhorão96 p. – ISBN 85-7326-350-4

Investigador incansável da cultura popular, Tinhorão apre-senta neste livro o mais recente fruto de suas pesquisas: o rasga,gênero de canto e dança surgido entre os negros de Lisboa e atéaqui ignorado pelos estudiosos da música. Em um esforço qua-se arqueológico, o autor reconstituiu a trajetória do gênero des-de seu surgimento, no século XIX, até registros mais recentes,que podem ser ouvidos no CD que acompanha o volume.

Ensaio

Page 59: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

59

História social da música popular brasileiraJosé Ramos Tinhorão368 p. – ISBN 85-7326-094-7

Um panorama da MPB, do século XVI até a atualidade, quenarra a evolução da música popular urbana no Brasil. Tinhorãonão só descreve os elementos da cultura popular como tambémas forças sociais que engendram essa cultura.

“Nestas páginas lê-se um autor preocupado em encontraras motivações sociais das transformações sofridas pela músicadesde o século XVI.” (Fábio Santos, República)

Música popular: um tema em debateJosé Ramos Tinhorão

3a edição revista e ampliada192 p. – ISBN 85-7326-072-6

Música popular analisa as origens e o desenvolvimento damúsica urbana brasileira do século XX, principalmente a produ-zida pelas camadas mais pobres da população.

“Um dos trabalhos mais interessantes e profundos sobre his-tória da MPB. [...] Tinhorão marca posição, e é importante queas pessoas tenham posturas fortes. Hoje tudo anda amorfo, semmuita opinião.” (Hermano Vianna, Folha de S. Paulo)

Os sons que vêm da ruaJosé Ramos Tinhorão

2a edição revista e ampliada240 p. – ISBN 85-7326-327-X

Lançado originalmente em 1976, agora atualizado e amplia-do, Os sons que vêm da rua antecipou a linha de pesquisa quese consagraria como História das Mentalidades e do Cotidiano.Este belo ensaio de historiografia musical procede a uma vastainvestigação interdisciplinar sobre as sonoridades típicas dosaglomerados urbanos, revelando como as camadas populares res-pondem às novas realidades impostas pela vida nas cidades.

A música popular no romance brasileiroJosé Ramos TinhorãoVol. 1: Séculos XVIII e XIX – 312 p. – ISBN 85-7326-178-1Vol. 2: Século XX (1ª parte) – 416 p. – ISBN 85-7326-179-X

Vol. 3: Século XX (2ª parte) – 456 p. – ISBN 85-7326-230-3

O autor leu mais de 5 mil romances — escritos entre 1843e o fim dos anos 1990 —, muitos deles raros e esquecidos, à pro-cura de canções que marcaram época, cantores que se tornarampersonagens, músicas revividas por narradores, construindo umaobra monumental, tanto pela recuperação das obras literáriascomo por sua contribuição para a história da música brasileira.

Ensaio

Page 60: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

60

A fronda dos mazombosNobres contra mascates, Pernambuco, 1666-1715

Evaldo Cabral de Mello496 p. – ISBN 85-7326-274-5

Evaldo Cabral de Mello, um de nossos maiores historia-dores, analisa a fundo as motivações seculares das disputasentre nobres de Olinda e mascates do Recife. Um dos princi-pais conflitos da América Portuguesa, a chamada Guerra dosMascates é compreendida em toda sua complexidade neste quejá é um clássico da historiografia brasileira, pela elegância dotexto e pela quantidade de informações que mobiliza.

A outra IndependênciaO federalismo pernambucano de 1817 a 1824Evaldo Cabral de Mello264 p. – ISBN 85-7326-314-8

Na contramão da historiografia oficial, o autor examinao processo de Independência a partir de Pernambuco, provín-cia onde mais livremente se discutiram os rumos do país emformação. O estudo revela como os líderes políticos locais oufiguras do porte de Frei Caneca e Natividade Saldanha, inspira-dos sobretudo no modelo norte-americano, lutaram por um sis-tema que conferisse maior grau de autonomia às províncias.

Um imenso PortugalHistória e historiografiaEvaldo Cabral de Mello368 p. – ISBN 85-7326-256-7

Os 36 textos aqui reunidos fornecem uma boa mostra daprodução intelectual de um dos principais historiadores brasilei-ros em atividade. Tendo como núcleo Pernambuco e o Nordesteaçucareiro, área de sua especialidade, o autor aborda temas dahistória do Brasil e de Portugal, avalia autores e obras, e discutequestões de historiografia e de filosofia da história, aliando o co-nhecimento histórico a um intenso trabalho de pesquisa.

Olinda restauradaGuerra e açúcar no Nordeste, 1630-1654

Evaldo Cabral de Mello384 p. – ISBN 978-85-7326-374-9

Publicado pela primeira vez em 1975 e agora, como frisao autor, em versão definitiva, Olinda restaurada é a peça inau-gural do vasto panorama montado por Evaldo Cabral de Mellosobre a história do Nordeste açucareiro. Este volume, consi-derado um clássico de nossa historiografia, aborda o períodode dominação holandesa no Brasil (1630-1654) e o impactodesses “anos de guerra” sobre a sociedade colonial.

Ensaio

Page 61: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

61

Ensaio

Conversas com filósofos brasileirosMarcos Nobre e José Marcio Rego

400 p. – ISBN 85-7326-190-0

Dezesseis importantes filósofos brasileiros — entre elesMiguel Reale, Benedito Nunes, José Arthur Giannotti, RuyFausto, Leandro Konder, Bento Prado Jr., Marilena Chaui,Paulo Arantes e Carlos Nelson Coutinho — discorrem sobreaspectos de sua formação, discutindo literatura, política, reli-gião e a cultura brasileira de modo geral.

Conversas com historiadores brasileirosJosé Geraldo Vinci de Moraes e José Marcio Rego400 p. – ISBN 85-7326-233-8

Quinze dos mais importantes historiadores brasileiros —como Emilia Viotti, Fernando Novais, Boris Fausto, EvaldoCabral de Mello, Luiz Felipe de Alencastro, entre outros — con-tam as histórias de sua formação, trajetórias institucionais, li-nhas de pesquisa, interesses e influências, construindo um sur-preendente painel do desenvolvimento da disciplina e da pró-pria História do Brasil.

Brasil e ArgentinaUm ensaio de história comparada (1850-2002)

Boris Fausto e Fernando J. Devoto576 p. – ISBN 85-7326-308-3

Neste ensaio inédito na historiografia da América Latina,Boris Fausto e Fernando Devoto comparam os principais mo-mentos do desenvolvimento político, econômico e social dashistórias do Brasil e da Argentina: a herança colonial, as rela-ções entre Igreja, Estado e sociedade no final do século XIX; acrise dos anos 1930 e a construção do populismo; os ciclos deditadura e democratização dos anos mais recentes.

Conversas com sociólogos brasileirosElide Rugai Bastos, Fernando Abrucio,Maria Rita Loureiro e José Marcio Rego464 p. – ISBN 85-7326-361-X

Dos estudos fundadores, preocupados com a questão daidentidade nacional e com a sistematização da disciplina comociência, até as tendências mais recentes de Sociologia brasilei-ra, os depoimentos deste livro permitem acompanhar as traje-tórias de 21 dos principais sociólogos de nosso país, comoFlorestan Fernandes, Octavio Ianni, Fernando Henrique Car-doso, Gabriel Cohn e José de Souza Martins, entre outros.

Page 62: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

62

Ensaio

Ladrilhadores e semeadoresLuiz Guilherme PivaCo-edição com Departamento de Ciência Política da USP264 p. – ISBN 85-7326-167-6

Partindo da célebre distinção cunhada por Sérgio Buarquede Holanda entre ladrilhadores (o colonizador espanhol) e se-meadores (o português), Piva articula o pensamento de quatroautores sobre os dilemas da formação brasileira: Oliveira Vian-na, Sérgio Buarque, Azevedo Amaral e Nestor Duarte.

“É um extraordinário percurso no pensamento brasileiro de1920 a 1940.” (Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo)

A nação mercantilistaEnsaio sobre o Brasil

Jorge Caldeira416 p. – ISBN 85-7326-138-2

As causas de o Brasil ter perdido a corrida do desenvolvi-mento, numa análise de nossa economia desde a colônia aostempos do Império.

“Um livro com toda a aparência de que veio para ficar.Apresenta-se com estofo para entrar na circulação sangüíneados debates sobre a formação econômica e social do Brasil.”(Roberto Pompeu de Toledo, Veja)

Caio Prado Jr. e a nacionalizaçãodo marxismo no BrasilBernardo RicuperoCo-edição com Departamento deCiência Política da USP256 p. – ISBN 85-7326-161-7

O livro reconstrói, com extrema pro-priedade, o contexto de atuação de CaioPrado Jr. desde os anos 1930, situando-ocomo representante original de um pensa-mento marxista brasileiro.

Centralização edescentralização no ImpérioO debate entre Tavares Bastose visconde de UruguaiGabriela Nunes FerreiraCo-edição com Departamento deCiência Política da USP200 p. – ISBN 85-7326-136-6

Um estudo revelador sobre o Estadobrasileiro no Segundo Reinado e dois deseus maiores “atores” políticos.

Guerra e pazCasa-grande & senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30Ricardo Benzaquen de AraújoPrêmio Jabuti 1995 de Melhor Ensaio224 p. – ISBN 85-85490-41-1

Ricardo Benzaquen constrói aqui uma leitura radicalmentenova do clássico de Gilberto Freyre.

“Guerra e paz não só atualiza o debate em torno da obrade Freyre como fortalece uma linha particular da historiografiado pensamento social brasileiro.” (Omar Thomaz, O Estado deS. Paulo)

Page 63: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

63

Erro, ilusão, loucuraEnsaios

Bento Prado Jr.Comentários de Arley Ramos Moreno, Sérgio Cardoso e Paulo Arantes

280 p. – ISBN 85-7326-296-6

A partir de comentários em torno de uma gravura dos De-sastres da guerra, de Goya, o filósofo e professor Bento PradoJr. reuniu aqui sete textos produzidos na década de 1990, nosquais retoma sua conhecida reflexão sobre Bergson, e abordaainda as obras de Descartes, Deleuze, Wittgenstein e outros,numa atualíssima investigação sobre o lugar do sujeito.

Lembrar escrever esquecerJeanne Marie Gagnebin224 p. – ISBN 85-7326-356-3

Se a escrita pode, por um lado, petrificar o presente, é elaquem, por outro, pode lutar contra as forças do esquecimento.Nos ensaios reunidos neste volume, Jeanne Marie Gagnebin sedebruça sobre esse tema de maneira a um só tempo precisa eabrangente, sendo capaz de distinguir as mais sutis — e decisi-vas — variações de tom, seja na leitura da Odisséia, de Home-ro, no pensamento de Adorno, numa narrativa de Kafka ou nosmodos de construção da memória em Proust.

As revoluções utópicas dos anos 60A revolução estudantil e a revolução política na IgrejaLuiz Carlos Bresser-Pereira208 p. – ISBN 85-7326-349-0

Os anos 60 foram um período de grandes transformaçõesem todo o mundo, e nele tiveram papel de destaque o movimen-to estudantil e a Igreja Católica. Os dois ensaios aqui reunidosanalisam esses focos de agitação política e cultural à luz de al-guns dos eventos e de alguns de pensadores da época. Com isso,o livro revela também a faceta de sociólogo do renomado eco-nomista e cientista político Luiz Carlos Bresser-Pereira.

O local da diferençaEnsaios sobre memória, arte, literatura e tradução

Márcio Seligmann-SilvaPrêmio Jabuti 2006 de Melhor Livro de Teoria e Crítica Literária

360 p. – ISBN 85-7326-339-3

Reunião de textos escritos ao longo de dez anos, o profes-sor, tradutor e ensaísta Márcio Seligmann apresenta 26 ensaiosque abordam questões cruciais da crítica contemporânea dacultura, nas áreas de História, Filosofia, Arte e Literatura, en-tre outras. No conjunto, uma reflexão lúcida e abrangente queopera na intersecção entre ética e estética, poesia e política.

Ensaio

Page 64: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

64

Lukács e os limites da reificaçãoUm estudo sobre História e consciência de classe

Marcos Nobre136 p. – ISBN 85-7326-219-2

História e consciência de classe (1923) é um marco no pen-samento do século XX. Este estudo de Marcos Nobre retomaas principais categorias dessa obra magna de Georg Lukács —um dos livros que inaugura o chamado “marxismo ocidental”—, colocando em discussão a atualidade do conceito de reifica-ção e analisando o diálogo que a Escola de Frankfurt estabele-ceu com o filósofo húngaro.

Marx: Lógica e PolíticaInvestigações para uma reconstituição do sentido da dialéticaTomo IIIRuy Fausto320 p. – ISBN 85-7326-243-5

Este volume abriga ensaios escritos entre 1973 e 1997, alémde uma “Introdução Geral”. Partindo da problemática da fun-dação de uma política revolucionária, o autor chega a questõesde lógica dialética e teoria crítica das formas sociais e da histó-ria. Ruy Fausto realiza, assim, primeiro uma elucidação do mar-xismo, depois sua crítica, chegando até a reflexão sobre a ética.

Raízes errantesMauro MaldonatoTradução de Roberta Barni – Prefácio de Edgar MorinCo-edição com SESC-SP192 p. – ISBN 85-7326-299-0

Combinando visões da literatura, da filosofia, da epistemo-logia e da psicanálise, o psiquiatra e filósofo italiano MauroMaldonato discute, em dez ensaios extremamente originais, asrelações entre o eu e o outro, a linguagem e o lugar, a origem eo desenvolvimento do conceito de tolerância, iluminando os prin-cipais paradigmas culturais de nosso tempo.

Luta por reconhecimentoA gramática moral dos conflitos sociais

Axel HonnethTradução de Luiz Repa – Apresentação de Marcos Nobre

296 p. – ISBN 85-7326-281-8

Tendo como ponto de partida o jovem Hegel e seu modeloconceitual de “luta por reconhecimento”, Axel Honneth — di-retor do célebre Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt — de-senvolve uma teoria social normativa baseada na idéia de que oflorescimento humano e a plena realização pessoal dependem daexistência de relações éticas bem estabelecidas.

Ensaio

Page 65: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

65

Ensaio

Politizar as novas tecnologiasO impacto sócio-técnico da informação digital e genética

Laymert Garcia dos Santos320 p. – ISBN 85-7326-277-X

Ao abordar o impacto das novas tecnologias no meio am-biente, na sociedade, na arte e no futuro do humano, LaymertGarcia dos Santos produziu um livro extremamente original, fru-to de um pensamento que, como observou Francisco de Olivei-ra, opera “nas rupturas da política”.

“Um dos mais criativos e provocantes ensaístas brasileiros.”(Revista Cult)

A partilha do sensívelEstética e políticaJacques RancièreTradução de Mônica Costa NettoCo-edição com EXO experimental org.72 p. – ISBN 85-7326-321-0

De forma breve e sucinta, Rancière explicita conceitos-chavede seu pensamento, como o vínculo indissolúvel entre arte e po-lítica, que se baseia no modo como as operações do fazer sãopartilhadas pelos membros de uma comunidade. Uma excelenteintrodução à obra de um dos maiores filósofos da atualidade.

O que é o medicamento?Um objeto estranho entre ciência,mercado e sociedadePhilippe PignarreTradução de Paulo Neves152 p. – ISBN 85-7326-127-7

Recorrendo à antropologia, à sociolo-gia e à epistemologia — e com uma abor-dagem original e apaixonada — PhilippePignarre disseca a história do medicamen-to em nossa sociedade.

A conexão planetáriaO mercado, o ciberespaço, a consciênciaPierre LévyTradução de Maria Lúcia Homeme Ronaldo Entler192 p. – ISBN 85-7326-200-1

Partilhando noções caras ao budismoe à filosofia de Teilhard de Chardin, Lévydiscute Internet, genética, economia e anova era de expansão da consciência hu-mana que estaríamos adentrando.

Que droga é essa?Aidan Macfarlane, Magnus Macfarlane e Philip RobsonAdaptação de Lidia Chaib – Prefácio de Rosely SayãoTradução de Alexandre Barbosa de Souza200 p. – ISBN 85-7326-269-9

Voltado para adolescentes, pais e professores, este livro res-ponde às principais questões sobre drogas, trazendo depoimen-tos de usuários, familiares, advogados e psicólogos. Cada depoi-mento é seguido por uma seção informativa, com a história decada substância, sua composição química, seus efeitos, além dedados estatísticos e a legislação brasileira a respeito.

Page 66: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

66

Ensaio

Textos do Trópico de CapricórnioArtigos e ensaios (1980-2005)

Aracy AmaralVol. 1: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar

352 p. – ISBN 85-7326-364-4

Vol. 2: Circuitos de arte na América Latina e no Brasil352 p. – ISBN 85-7326-365-2

Vol. 3: Bienais e artistas contemporâneos no Brasil352 p. – ISBN 85-7326-366-0

Reunindo artigos, ensaios, palestras e entrevistas realiza-dos ao longo de 25 anos pela historiadora, curadora e críticade arte Aracy Amaral, os três volumes de Textos do Trópicode Capricórnio constituem uma fonte de consulta indispensável para os pesquisadoresda arte brasileira e latino-americana.

O primeiro volume traça uma abordagem panorâmica do modernismo brasileiro, des-de seus primórdios até os anos 50, e reexamina criticamente as posturas da arte moder-na e contemporânea à luz dos cruzamentos entre estética e política.

O segundo volume traz escritos referentes à realidade cultural latino-americana e ex-plora as múltiplas relações entre os circuitos de arte e o meio urbano, particularmenteem contextos do Terceiro Mundo.

O terceiro volume inicia com uma reflexão abrangente sobre as Bienais de São Pauloe apresenta análises críticas da obra de dezenas de artistas brasileiros atuantes nas déca-das de 80 e 90, muitos deles flagrados aqui no momento mesmo de sua emergência nocenário cultural — incluindo uma entrevista inédita com Hélio Oiticica.

Blaise Cendrars no Brasil e os modernistasAracy A. Amaral208 p. – ISBN 85-7326-062-9

Nesta nova edição, revista e ampliada, a historiadora e crí-tica de arte Aracy Amaral examina detalhadamente — e de for-ma pioneira — as relações do poeta suíço-francês Blaise Cendrarscom os modernistas no Brasil. O livro aborda, entre outros fa-tos, o encontro de Cendrars com o grupo brasileiro em 1923,em Paris, a vinda do poeta ao Brasil no ano seguinte e as mar-cas que essa visita causou tanto em Cendrars como em Mário,Oswald de Andrade, Tarsila, Paulo Prado e outros.

Artes plásticas na Semana de 22Aracy A. Amaral

336 p. – ISBN 85-7326-117-X

Publicada pela primeira vez em 1970, esta obra, ricamenteilustrada, chega à sua 5ª edição, revista e ampliada, com atua-lização bibliográfica e acréscimo, no apêndice, de dois textos deépoca inéditos em livro. Referência obrigatória no estudo da his-tória da arte brasileira, expõe o contexto que fez da Semana umdivisor de águas no nosso panorama cultural.

“Referência básica para o estudo do modernismo brasilei-ro.” (Murnau Di Magalhães, Jornal de Brasília)

Page 67: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

67

Ensaio

Reinvente seu bairroCaminhos para você participar do planejamento de sua cidade

Candido Malta Campos Filho224 p. – ISBN 85-7326-268-0

Como podemos melhorar a qualidade de vida em nossas ci-dades? Partindo do nível mais próximo aos cidadãos — o dobairro —, o autor apresenta, em linguagem direta e acessível, osprocessos que regem a configuração dos tecidos urbanos das ci-dades. Discute assim os instrumentos que temos ou devemos criarpara reinventar o espaço em que vivemos, tendo como pano defundo o novo Plano Diretor de São Paulo.

Arquitetura NovaSérgio Ferro, Flávio Império e Rodrigo Lefèvre,de Artigas aos mutirõesPedro Fiori ArantesPosfácio de Roberto Schwarz256 p. – ISBN 85-7326-251-6

De Artigas aos mutirões autogeridos na periferia de São Pau-lo, este livro traça um quadro dos dilemas da arquitetura moder-na brasileira nas últimas décadas. No centro do debate, as tesesde Sérgio Ferro, Rodrigo Lefèvre e Flávio Império, que busca-ram redefinir o ofício do arquiteto, aliando poesia e revolução.

Cidade de murosCrime, segregação e cidadania em São Paulo

Teresa Pires do Rio CaldeiraCo-edição com Edusp

Tradução de Frank de Oliveira e Henrique Monteiro400 p. – ISBN 85-7326-188-9

Senior Book Prize da American Ethnological Society 2001

A autora analisa os processos de transformação urbana en-volvendo o crime, o medo da violência e o desrespeito aos di-reitos humanos na metrópole, estabelecendo relações com asnoções de espaço público, democracia e igualdade.

Escritos urbanosLúcio KowarickFotografias de Tomás Rezende144 p. – ISBN 85-7326-163-3

Este livro reúne artigos escritos ao lon-go de 15 anos pelo sociólogo Lúcio Kowa-rick. Responsável pela noção de espolia-ção urbana, o autor a relaciona aos temasdo pauperismo, da moradia popular e àslutas pela cidadania, num raro equilíbrioentre teoria e observação da realidade.

Estrutura urbana eecologia humanaA escola sociológica de Chicago(1915-1940)Mário A. EufrasioCo-edição com Programa dePós-Graduação em Sociologia da USP304 p. – ISBN 85-7326-132-3

As origens, os desdobramentos e asprincipais formulações teóricas da famo-sa escola sociológica de Chicago.

Page 68: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

68

Ensaio

O desencantamento do mundoTodos os passos do conceito em Max Weber

Antônio Flávio PierucciCo-edição com Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP

240 p. – ISBN 85-7326-278-8

Um dos maiores pensadores modernos, Max Weber (1864-1920) é responsável por alguns dos conceitos básicos das ciên-cias sociais. Neste livro, Flávio Pierucci analisa o conceito de de-sencantamento do mundo — fundamental para a compreensãodo surgimento de nossa moderna cultura racional.

“Uma lição de interpretação.” (Renato Lessa, Mais!)

Caminhos cruzadosEstratégias de empresas e trajetórias de trabalhadores

Nadya Araujo GuimarãesPrefácio de Francisco de Oliveira

Co-edição com Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP408 p. – ISBN 85-7326-288-5

Este livro propõe uma nova abordagem dentro da Sociolo-gia do Trabalho brasileira, no intuito de compreender os desa-fios resultantes da reestruturação produtiva dos últimos anos.Para além do estudo de casos isolados, tem-se aqui uma visadaampla, que incorpora a análise do destino dos desempregados.

Trabalho em grupo e sociabilidade privadaLeonardo Mello e SilvaCo-edição com Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP296 p. – ISBN 85-7326-280-X

Este livro analisa as recentes mudanças nas relações de tra-balho ocorridas com a globalização da economia. Com ênfaseno estudo dos “times” ou “células de produção”, a abordagemincorpora o debate realizado na França, buscando sistematizarconceitos que dêem conta das novas tendências do mundo dotrabalho, como a flexibilização dos contratos, a redução da jor-nada de trabalho e a discussão sobre as competências.

Ciladas da diferençaAntônio Flávio PierucciCo-edição com Programa dePós-Graduação em Sociologia da USP224 p. – ISBN 85-7326-134-X

Abordando a questão da diferença emsuas várias vertentes — política, religiosa,cultural, sexual etc. —, este livro abordade forma instigante temas como o feminis-mo, o racismo ou a relação entre a direitae as classes populares em São Paulo.

Para uma crítica do presenteIrene CardosoCo-edição com Programa dePós-Graduação em Sociologia da USP288 p. – ISBN 85-7326-184-6

Partindo da invasão da FFCL-USP —a Maria Antônia — em 1968, Irene Car-doso faz uma abordagem sensível e precisados fatos que marcaram uma geração e daspossibilidades de aproximação com o pas-sado e com os campos da subjetividade.

Page 69: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

69

À meia-luzCinema e sexualidade nos anos 70Paulo MenezesCo-edição com Programa dePós-Graduação em Sociologia da USP272 p. – ISBN 85-7326-206-0

Uma análise da cultura dos anos 70 apartir dos filmes Blow-Up, Laranja Me-cânica, Morte em Veneza, Último Tangoem Paris, O Império dos Sentidos e Bla-de Runner.

Ensaio

Pobreza e cidadaniaVera da Silva TellesCo-edição com Programa dePós-Graduação em Sociologia da USP168 p. – ISBN 85-7326-204-4

Verdadeiro nó cego a desafiar teoriase modelos, a pobreza se apresenta instala-da no cerne do Brasil moderno. Este livroinvestiga seu impacto na agenda políticae a ausência de mediações efetivas entre osocial e o universo dos direitos públicos.

As aventuras de Georg SimmelLeopoldo Waizbort

Co-edição com Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USPPrêmio ANPOCS 2001 de Melhor Obra Científica

592 p. – ISBN 85-7326-180-3

O pensamento original de Georg Simmel — em cuja obraWalter Benjamin enxergou a transição da filosofia tradicionalpara uma filosofia ensaística — é aqui recuperado com maestriapor Leopoldo Waizbort, num amplo estudo do ambiente cultu-ral e das relações intelectuais que influenciaram o grande pen-sador alemão.

Destino ímparSobre a formação de Florestan FernandesSylvia Gemignani GarciaCo-edição com Programa dePós-Graduação em Sociologia da USP192 p. – ISBN 85-7326-235-4

A partir de depoimentos de FlorestanFernandes — e entrelaçando biografia ehistória intelectual — a autora analisa atrajetória singular de um dos maiores no-mes de nossas ciências humanas.

A ponte clandestinaTeorias de cinema na América LatinaJosé Carlos Avellar320 p. – ISBN 85-85490-63-2

O diálogo silencioso entre os cineas-tas latino-americanos nos anos 1950 e 60.

“Nos manifestos, depoimentos, filmesanalisados por José Carlos Avellar encon-tramos a mais completa tradução teóricae política desse cinema.” (Ivana Bentes,Jornal do Brasil)

O beijo da históriaPicasso como emblema dacontemporaneidadeCarlos E. Uchôa Fagundes Jr.192 p. – ISBN 85-7326-033-5

Uma análise rica e fluente das váriasetapas de produção da obra de Picasso.

“Este estudo reconduz de maneira ex-tremamente original a obra de Picasso pa-ra o debate da arte contemporânea.” (Ta-deu Chiarelli, Folha de S. Paulo)

Cultura. Substantivo pluralCiência política, história, filosofia,antropologia, artes, literaturaVários autoresCo-edição com Centro CulturalBanco do Brasil208 p. – ISBN 85-7326-031-9

A partir de um ciclo de palestras, o li-vro coloca em evidência as várias formasatravés das quais a noção de cultura temsido pensada em diversos campos do saber.

Page 70: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

70

Ensaio

Racismo e anti-racismo no BrasilAntonio Sérgio Alfredo Guimarães

256 p. – ISBN 85-7326-139-0

Racismo e anti-racismo no Brasil — agora em edição revis-ta e ampliada — reúne textos nos quais o autor defende a tesede que o conceito de raça não corresponde à realidade natural,mas a uma forma de classificação social baseada numa atitudenegativa frente a certos grupos sociais. O sociólogo Antonio Sér-gio Alfredo Guimarães procura levar o leitor a concluir que cadaracismo é diferente e só pode ser compreendido a partir de suaprópria história.

Preconceito e discriminaçãoAntonio Sérgio Alfredo Guimarães160 p. – ISBN 85-7326-318-0

A partir da análise das queixas de dis-criminação racial recolhidas em jornais eem boletins de ocorrência das delegaciasde polícia, no período após a Constituiçãode 1988 — quando estes registros atingi-ram um número nunca antes verificado emnossa história —, o livro faz um reveladorretrato do racismo “à brasileira”.

Classes, raças e democraciaAntonio Sérgio Alfredo Guimarães232 p. – ISBN 85-7326-232-X

Abordando temas controversos — como raça e racialismo,democracia racial e estratificação, classes sociais e identidade,movimento negro, preconceito e nomenclatura —, este livro tra-ça, de forma provocante e informativa, um panorama abrangentedas diversas obras, personagens, teorias e debates que compõema história das idéias sobre classes e raças no Brasil.

“É um daqueles livros capazes de desarrumar a cabeça dosleitores.” (Elio Gaspari)

QuilomboVida, problemas e aspirações do negroEdição fac-similar do jornalApresentação de Abdias do Nascimentoe Elisa Larkin Nascimento – Introdução deAntonio Sérgio Alfredo Guimarães128 p. – ISBN 85-7326-270-2

Dirigido por Abdias do Nascimento,Quilombo circulou no Rio entre 1948 e1950, visando combater o racismo e am-pliar o espaço da cultura negra no Brasil.

O Atlântico negroModernidade e dupla consciênciaPaul GilroyTradução de Cid Knipel Moreira432 p. – ISBN 85-7326-196-X

Referência indispensável nos estudos culturais contemporâ-neos, Gilroy tenta definir a modernidade a partir do conceito dediáspora negra, que constituiu uma cultura (ou contracultura)específica a desafiar simplificações étnicas ou nacionalistas.

“Um dos livros mais importantes da atualidade sobre iden-tidade e cultura negras.” (Patricia Pinho, Novos Estudos)

Page 71: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

71

Ensaio

Pomos da discórdiaPolítica, religião etc.Nelson Ascher192 p. – ISBN 85-7326-042-4

Reunião de artigos do poeta, tradutore colunista da Folha Nelson Ascher.

“Argumentos com precisão e clarezaquase que feitas de encomenda para irritaro adversário. Suas ‘incorreções políticas’são, na verdade, ‘perversões corretas’.”(Marcelo Coelho, Folha de S. Paulo)

Da anatomia comparadados anjosGustav T. FechnerTradução de Paulo Neves144 p. – ISBN 85-7326-097-1

“A aplicação de um método racionala um tema fantasioso torna inclassificávelo livro, situando-o entre a teologia e a fic-ção científica. Como já afirmara Borges:a filosofia é o ramo mais alto da literatu-ra fantástica.” (Nelson Ascher)

Crítica e profeciaA filosofia da religião em DostoiévskiLuiz Felipe Pondé288 p. – ISBN 85-7326-284-2

Este ensaio empreende um estudo decrítica religiosa sobre idéias desenvolvidasnos principais romances de Dostoiévski,Memórias do subsolo, Crime e castigo, Osdemônios, O idiota e Os irmãos Karamá-zov, estabelecendo um diálogo entre lite-ratura, religião e filosofia.

De ponta-cabeçaFim do milênio em 99 artigos de jornalOtavio Frias Filho224 p. – ISBN 85-7326-168-4

Nesta seleção de artigos, o diretor deredação da Folha de S. Paulo discorre, emlinguagem elegante e vigorosa, sobre temasque marcaram os debates, no final do sé-culo XX, nas áreas de política, economiae cultura. O volume inclui ainda textos so-bre cinema, literatura e teatro.

Perversão da retórica,retórica da perversãoMoralidade e forma literária emAs ligações perigosas deChoderlos de LaclosRaquel de Almeida Prado144 p. – ISBN 85-7326-056-4

Este estudo sutil e original da obra-prima de Laclos relaciona a forma literá-ria do romance ao processo de transforma-ção da moral no século XVIII.

Jogos e enganosSebastião Uchoa LeiteCo-edição com Editora UFRJ176 p. – ISBN 85-7326-002-5

“Sebastião Uchoa Leite ocupou-se deinvestigar os jogos de maldade que atrope-lam a poesia de François Villon, a ficçãode Elias Canetti, as narrativas seqüenciaisde George Herrinam e Winsor McCay, ocinema de Fritz Lang e os olhos de BetteDavis.” (Rosane Pavan, Jornal da Tarde)

Contando histórias em versosPoesia e Romanceiro Popular no Brasil

Braulio Tavares160 p. – ISBN 85-7326-331-8

O que existe em comum entre a cantiga de roda e o rap, apoesia erudita e a de cordel, uma canção de MPB e um poema deHomero? Neste livro, Braulio Tavares expõe de maneira clara,direta e bem-humorada os principais recursos expressivos da lin-guagem poética, ao mesmo tempo em que introduz os leitores novasto repertório de rimas, ritmos, estrofes, assuntos e modos nar-rativos que constituem o Romanceiro Popular brasileiro.

Page 72: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

72

Vida e mimesisLuiz Costa Lima336 p. – ISBN 85-7326-012-2

Costa Lima mostra que as mutações da noção de mimesisdenotam os diferentes modos como a cultura ocidental regulaas relações entre verdade e linguagem.

“Ao final de Vida e mimesis, o que se observa é a criaçãode uma nova poética, em que o resgate do conceito de mimesispermite redimensionar o lugar do literário e do imaginário nacultura ocidental.” (Manuel da Costa Pinto, Folha de S. Paulo)

Misoginia medievale a invenção doamor romântico ocidentalR. Howard BlochTradução de Claudia Moraes280 p. – ISBN 85-85490-59-4

“É raro termos um livro capaz de li-dar com a história da filosofia e da litera-tura, usando de linguagem técnica e dis-cutindo o nosso tempo, o nosso agir.” (Re-nato Janine Ribeiro, Folha de S. Paulo)

Modernização dos sentidosHans Ulrich GumbrechtTradução de Lawrence Flores Pereira320 p. – ISBN 85-7326-098-X

Com lucidez, Gumbrecht amplia o en-tendimento do conceito de modernidade.

“Da Idade Média à era da mídia, oautor escreve com desenvoltura sobre tro-vadores provençais, futebol, invenção daimprensa e o papel da TV.” (Paulo Rober-to Pires, O Globo)

O ato da leituraUma teoria do efeito estético

Wolfgang IserTradução de Johannes Kretschmer

Vol. 1: 192 p. – ISBN 85-7326-037-8Vol. 2: 200 p. – ISBN 85-7326-152-8

Publicado em dois volumes, este é um dos principais livrosda Estética da Recepção, nome pelo qual ficou conhecida a Es-cola de Constança. O autor procura identificar as estruturas dotexto ficcional capazes de despertar certos efeitos no leitor, des-tacando seu papel na constituição do sentido da obra literária.

Introdução ao método de Leonardo da VinciPaul Valéry

Edição bilíngüe – Tradução de Geraldo Gérson de Souza256 p. – ISBN 85-7326-101-3

Uma reflexão intelectual na qual Valéry atribui a Leonardoa inauguração da chamada “lógica imaginativa”.

“Paul Valéry transportou a inquietação do próprio espíritoà complexidade do de Leonardo da Vinci, perseguindo o univer-so de concepções do renascentista.” (Aurora Bernardini, Jornalda Tarde)

Ensaio

Page 73: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

73

Saúde reprodutiva naAmérica Latina e no CaribeTemas e problemasOrganização de Elisabete Dória Bilac eMaria Isabel Baltar da RochaCo-edição com PROLAP, ABEP eNEPO/UNICAMP488 p. – ISBN 85-7326-115-3

A saúde reprodutiva na América La-tina e no Caribe e as questões teóricas, me-todológicas e políticas aí implicadas.

Trabalho e gêneroMudanças, permanências e desafiosOrganização de Maria Isabel Baltar da RochaCo-edição com ABEP, NEPO/UNICAMP eCEDEPLAR/UFMG384 p. – ISBN 85-7326-181-1

Inspirada em um enfoque de gêneroe em abordagens disciplinares, esta cole-tânea reúne reflexões, oriundas tanto domeio acadêmico como do movimento so-cial, em torno do trabalho na atualidade.

Ensaio

Internacionalização do direito penalA gestão de problemas internacionais por meio do crime e da penaMaíra Rocha MachadoCo-edição com Escola de Direito GV256 p. – ISBN 85-7326-311-3

Com o fenômeno da globalização, as funções reguladorasdos Estados-nação dependem cada vez mais dos imperativos for-mulados por organizações internacionais (FMI, OMC, BancoMundial etc.) e empresas multinacionais. Este livro busca com-preender como este processo se dá na esfera penal, analisandoas recentes modificações na gestão dos “crimes internacionais”.

As palavras e a leiDireito, ordem e justiça na

história do pensamento jurídico modernoJosé Reinaldo de Lima Lopes

Co-edição com Escola de Direito GV304 p. – ISBN 85-7326-312-1

Com grande erudição e fluência, o jurista e historiador JoséReinaldo Lopes analisa a trajetória do pensamento jurídico atra-vés dos tempos. A obra resgata aspectos fundamentais da evo-lução da história do direito e, simultaneamente, aponta os li-mites e impasses das teorias contemporâneas sobre o tema.

Abertura e ajuste do mercadode trabalho no BrasilPolíticas para conciliar osdesafios de emprego e competitividadeOrganização de Anne Caroline PosthumaCo-edição com OIT e MTE472 p. – ISBN 85-7326-135-8

Coletânea organizada pela OIT comestudos que analisam as recentes mudan-ças do mercado de trabalho brasileiro emface da abertura da economia.

Mulher & trabalho32 históriasMaria Silvia CamargoFotografias de Cristiana Isidoro144 p. – ISBN 85-7326-052-1

Trinta e dois depoimentos de mulhe-res — donas de casa, socialites emergen-tes, catadoras de papel, artesãs, executivas,prostitutas, artistas e strippers —, que, devários lugares do Brasil, falam de suas lu-tas e seu cotidiano.

Page 74: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

74

Sexualidades pelo avessoDireitos, identidades e poderOrganização de Regina Maria Barbosae Richard ParkerCo-edição com Instituto deMedicina Social da UERJ272 p. – ISBN 85-7326-131-5

Ensaios que tecem um diálogo entre aacademia e os movimentos sociais atuan-tes na área da sexualidade e da saúde.

Tesauro para estudos de gêneroe sobre mulheresCristina Bruschini, Danielle Ardaillone Sandra G. UnbehaumCo-edição com Fundação Carlos Chagas304 p. – ISBN 85-7326-111-0

Obra única no Brasil, este Tesauro écomposto de cerca de 1.700 termos quepermitem ao pesquisador indexar acervos,acessar informações e mapear bibliografiasno campo de estudos de gênero.

Ensaio

Gênero, democraciae sociedade brasileiraOrganização de Cristina Bruschinie Sandra G. UnbehaumCo-edição com Fundação Carlos Chagas448 p. – ISBN 85-7326-236-2

Coletânea de textos que abordam, sobdiferentes ângulos, as transformações queos estudos de gênero vêm sofrendo nas úl-timas décadas, e que apontam para as mu-danças recentes da sociedade brasileira.

Horizontes pluraisNovos estudos de gênero no BrasilOrganização de Cristina Bruschinie Heloísa Buarque de HollandaCo-edição com Fundação Carlos Chagas416 p. – ISBN 85-7326-084-X

Ensaios originais que revelam ques-tões sociais prioritárias da cena brasileira,como a prostituição infanto-juvenil e osnovos contextos da experiência urbanacontemporânea, entre outras.

Alternativas escassasSaúde, sexualidade e reproduçãona América LatinaOrganização de Albertina de Oliveira Costae Tina AmadoCo-edição com Fundação Carlos ChagasPrêmio Menção Especial daFundación El Libro, Unesco 1994344 p. – ISBN 85-85490-40-3

Dez artigos versam sobre a saúde e se-xualidade da mulher na América Latina.

Direitos tardiosSaúde, sexualidade e reprodução na América LatinaOrganização de Albertina de Oliveira CostaCo-edição com Fundação Carlos Chagas304 p. – ISBN 85-7326-082-3

Coletânea de onze artigos que propiciam o surgimento denovas indagações no campo dos direitos sexuais e reprodutivos.Das situações enfrentadas pelas guerrilheiras em El Salvador atéa discussão da moralidade sexual entre evangélicos e carismáticosno Rio de Janeiro, o livro traça um amplo panorama sobre ascondições em que vivem as mulheres na América Latina.

Tempos e lugares de gêneroOrganização de Cristina Bruschinie Céli Regina PintoCo-edição com Fundação Carlos Chagas328 p. – ISBN 85-7326-203-6

Discussão interdisciplinar sobre temasurgentes da agenda feminista como o de-semprego, a violência doméstica, a saúdesexual entre profissionais do sexo e o pa-pel do trabalho feminino extradomésticonas economias regionais.

Page 75: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

75

Ensaio

AIDS no BrasilA agenda de construçãode uma epidemiaJane GalvãoCo-edição com ABIA256 p. – ISBN 85-7326-162-5

Uma análise profunda das políticas re-lacionadas à epidemia de AIDS no Brasil,de 1981 a 1996, abordando as respostasda sociedade civil, as estratégias do gover-no e a questão dos medicamentos.

Saúde, desenvolvimentoe políticaRespostas frente à AIDS no BrasilOrganização de Richard Parker, Jane Galvãoe Marcelo Secron BessaCo-edição com ABIA400 p. – ISBN 85-7326-141-2

As diferentes atuações do Estado, dasociedade civil e das agências de coopera-ção internacional no combate à AIDS, eseu impacto no sistema de saúde.

Na contramão da AIDSSexualidade, intervenção, política

Richard ParkerCo-edição com ABIA

160 p. – ISBN 85-7326-183-8

Um dos maiores pesquisadores e ativistas brasileiros na áreada sexualidade, Richard Parker aborda o conceito de risco, osmodelos de prevenção e a transmissão do vírus da AIDS, os pa-radigmas de intervenção na América Latina, além das políticaspúblicas e os direitos sexuais. Um livro de referência sobre umtema atualíssimo.

Homens e masculinidadesOutras palavrasOrganização de Margareth Arilha,Sandra G. Unbehaum e Benedito MedradoCo-edição com ECOS304 p. – ISBN 85-7326-093-9

Os autores, integrantes do Grupo deEstudos sobre Sexualidade Masculina e Pa-ternidade, apresentam métodos de pesqui-sas e relatam experiências pessoais e pro-fissionais no eixo das masculinidades.

Políticas, mercado, éticaDemandas e desafiosno campo da saúde reprodutivaOrganização de Margareth Arilhae Maria Teresa CiteliCo-edição com Comissão deCidadania e Reprodução136 p. – ISBN 85-7326-087-4

Coletânea de ensaios que abrangemquestões relativas às políticas públicas desaúde e direitos dos cidadãos.

Page 76: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

76

A loucura e as épocasIsaias Pessotti208 p. – ISBN 85-85490-46-2

O professor de psicologia Isaias Pes-sotti traça a história da loucura, da Gréciaantiga até o século XIX, analisando, inclu-sive, o pensamento demonista medieval.

“Doença mental tem história. É o quemostra, com brilho e competência, IsaiasPessotti neste livro.” (Moacyr Scliar, Folhade S. Paulo)

O século dos manicômiosIsaias Pessotti304 p. – ISBN 85-7326-039-4

Dando prosseguimento ao estudo doconceito e das formas de tratamento daloucura, iniciado em A loucura e as épo-cas, Pessotti mostra os conflitos da medi-cina do século XVIII.

“Acompanhar a evolução do concei-to de loucura pode se tornar uma viagemfascinante.” (Elias Fajardo, O Globo)

Os nomes da loucuraIsaias Pessotti264 p. – ISBN 85-7326-151-X

Pessotti encerra aqui sua trilogia queabarca toda a trajetória histórica do con-ceito de loucura. Dividido em três partes,este livro se inicia com as definições a par-tir de Hipócrates; em seguida, foca o sé-culo XIX, quando surgiram diversas clas-sificações; e, por fim, mostra a fluidez dosconceitos da psicopatologia moderna.

Afeto e representaçãoAntonio ImbasciatiTradução de Neide Luzia de Rezende224 p. – ISBN 85-7326-091-2

Professor de Psicologia Clínica em Pi-sa, Imbasciati aborda o relacionamentohumano através da dicotomia afeto-cogni-ção. Leitor atento de Bion, Money-Kyrlee dos cognitivos modernos, aponta um ca-minho de pesquisa para uma leitura cog-nitiva da psicanálise.

____________________________________________________ Psicologia e psicanál ise

O sonhar restauradoFormas do sonhar em Bion, Winnicott e FreudTales A.M. Ab’SáberPrêmio Jabuti 2006 de Melhor Livro de Psicologia e Psicanálise320 p. – ISBN 85-7326-334-2

Este livro alterna os relatos de três casos vivenciados peloautor em sua experiência clínica — voltada em grande parte àrestauração da capacidade de sonhar — com três ensaios teó-ricos, dedicados a Bion, Winnicott e Freud, que discutem emprofundidade seus conceitos e práticas, além de acompanhara evolução da disciplina a partir de suas obras fundamentais.

Page 77: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

77

Fórum de psicanáliseSociedade Brasileira de Psicanálisede São PauloCoordenação de Maria Olympia de A. F.França e Sandra Maria Gonçalves256 p. – ISBN 85-7326-004-1

Dezoito ensaios redigidos por psicana-listas membros da SBPSP que examinamos conceitos fundantes da psicanálise: in-consciente, sexualidade, recalcamento etransferência.

Férenczi:história, teoria, técnicaOrganização de Chaim S. Katz152 p. – ISBN 85-7326-041-6

Este livro traz, na íntegra, as impor-tantes conferências proferidas no I Sim-pósio Sandor Férenczi (RJ, 1993), pelosautores Renato Mezan, Joel Birman, Ma-ria Teresa Pinheiro, Anna Verônica Maut-ner e Chaim Samuel Katz.

Psicologia e psicanál ise

A formação da teoria freudianadas psicosesRichard Theisen Simanke248 p. – ISBN 85-85490-44-6

Este ensaio reconstitui, com clareza eminúcia, o percurso pelo qual Freud che-gou a uma conceituação sobre a psicose,desde sua primeira intuição até a concep-ção de 1924. Ao refazer esse trajeto, Si-manke constata o alcance da metapsico-logia para a prática psicanalítica.

Estilo e modernidadeem psicanáliseJoel Birman240 p. – ISBN 85-7326-060-2

Dialogando com vários campos dasciências humanas, o psicanalista Joel Bir-man trata de temas como drogas, a terceiraidade e o avanço da tecnologia, entre ou-tros, renovando a capacidade teórica e aimportância cultural da psicanálise.

Por uma estilística da existênciaJoel Birman224 p. – ISBN 85-7326-043-2

Artigos e ensaios que elegem a arte co-mo meio para refletir sobre a crise do su-jeito e os impasses da modernidade.

“A arte é a principal interlocutora dopsicanalista Joel Birman neste livro, umareunião de ensaios e ‘insights’ sobre esté-tica.” (Paulo Roberto Pires, O Globo)

Cartografias do femininoJoel Birman224 p. – ISBN 85-7326-128-5

Sete ensaios que retomam o percursoda psicanálise freudiana — desde as pri-meiras proposições até as reformulaçõesfeitas após os anos 1920 —, tendo comoponto de partida a figura de Carmem, daópera de Bizet, enquanto encarnação dosatributos do feminino.

Psicanálise do desconhecidoFrank PhilipsOrganização e edição de Célia Fix Korbivcher,Eliana Longman e Vera Bresser Pereira336 p. – ISBN 85-7326-065-3

Primeira reunião dos trabalhos cien-tíficos de Frank Philips, membro fundadorda Sociedade Psicanalítica em São Pauloe uma das figuras centrais da psicanálisebrasileira. Philips fez análise pessoal comKlein e, posteriormente, com Bion.

A aurora do pensamentoDo teatro edipianoaos registros de linguagemArmando B. Ferrari e Aldo StellaTradução de Marcella Mortara368 p. – ISBN 85-7326-173-0

Armando Ferrari narra experiênciasclínicas que propõem uma revisão do com-plexo de Édipo. Já o filósofo Stella expli-cita as noções de identidade e psique quefundam o trabalho pioneiro de Ferrari.

Page 78: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

78

____________________________________________________ Coleção Espír ito Crít icoCo-edição com Livraria Duas Cidades

A idéia e o figuradoGilda de Mello e Souza

192 p. – ISBN 85-7326-329-6

Este livro reúne a produção crítica mais recente de Gilda deMello e Souza, com ensaios brilhantes sobre literatura, música,cinema, dança, moda e artes plásticas. A primeira parte traz cincotextos sobre Mário de Andrade, que definem a visada estéticado escritor modernista. A segunda aborda as obras de Macha-do de Assis, Alencar, Segall, Madalena Schwartz e Antonioni,entre outros, incluindo um ensaio inédito sobre Fred Astaire, quesintetiza as várias idéias figuradas ao longo do livro.

O tupi e o alaúdeUma interpretação de MacunaímaGilda de Mello e Souza96 p. – ISBN 85-7326-276-1

Breve e denso, bem estruturado e aberto, este livro de Gildade Mello e Souza reúne todas as qualidades dos melhores ensaiosliterários. Aproximando música e literatura, criação e crítica dearte, a autora parte de Bakhtin e Marcuse para desvendar as am-bigüidades da obra máxima de Mário de Andrade.

“Referência clássica e trabalho intelectual exemplar.” (Jor-ge Coli, Revista Pesquisa Fapesp)

Ensaios de literatura ocidentalFilologia e críticaErich AuerbachOrganização de Davi Arrigucci Jr. e Samuel Titan Jr.Tradução de Samuel Titan Jr. e José Marcos Mariani de Macedo384 p. – ISBN 978-85-7326-384-8

Reunião de estudos de um dos grandes nomes da crítica li-terária do século XX, este livro traz os principais temas a que oautor de Mimesis se dedicou: a idéia cristã de “estilo humilde”,as obras de Dante e Vico, a literatura francesa, e as perspectivasdo humanismo no contexto de uma cultura globalizada.

Page 79: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

79

Céu, infernoEnsaios de crítica literária e ideológicaAlfredo Bosi496 p. – ISBN 85-7326-264-8

Além de interpretações das obras de Graciliano Ramos, Gui-marães Rosa, Drummond e outros, este livro reúne ensaios so-bre autores italianos como Verga, Svevo, Pirandello, Moravia,Montale e Ungaretti, que recebem aqui o foco de uma atençãocrítica privilegiada. A presente edição traz quatro novos ensaios— sobre Cecília Meireles, Ferreira Gullar, Mário de Andrade eBenedetto Croce —, além de fotografias e desenhos.

Notas de literatura ITheodor W. Adorno

Tradução e apresentação de Jorge de Almeida176 p. – ISBN 85-7326-285-0

Textos fundamentais para o ensino da literatura como “Pa-lestra sobre lírica e sociedade”, “Posição do narrador no roman-ce contemporâneo” e “O ensaio como forma” encontram-seneste primeiro volume da crítica literária de Theodor W. Ador-no (1903-1969), um dos principais pensadores do nosso tempo.

“Leitura fundamental para a compreensão da sociedade eda literatura do século XX.” (Adelto Gonçalves)

Reflexões sobrea criança, o brinquedo e a educaçãoWalter BenjaminTradução, apresentação e notas de Marcus Vinicius MazzariPosfácio de Flávio Di Giorgi176 p. – ISBN 85-7326-234-6

Estes ensaios apresentam a suma do pensamento de Benja-min sobre a educação. O autor discorre sobre aspectos da vidauniversitária, o aprendizado da leitura, a prática do teatro, brin-quedos, jogos, livros infantis e, ainda, os contrastes entre a edu-cação burguesa e os desafios de uma pedagogia revolucionária.

A teoria do romanceUm ensaio histórico-filosófico

sobre as formas da grande épicaGeorg Lukács

Tradução, posfácio e notas de José Marcos Mariani de Macedo240 p. – ISBN 85-7326-182-X

Pela primeira vez traduzido diretamente do alemão, este clás-sico da crítica literária do século XX influenciou a reflexão deautores como Benjamin, Adorno, Goldmann e Jameson, entreoutros, tornando-se uma referência fundamental para qualquerestudo sobre o romance.

Coleção Espír ito Crít ico

Page 80: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

80

Textos de intervençãoAntonio CandidoSeleção, apresentações e notas de Vinicius Dantas392 p. – ISBN 85-7326-239-7

Cobrindo um arco que vai de 1943 a 1991, este livro reúne39 escritos de Antonio Candido — a maioria de acesso bastan-te restrito — que compõem um retrato surpreendente de sua ati-vidade nas áreas da crítica literária e da cultura, do ensino e damilitância política. O conjunto destaca a vocação pública e po-lêmica do crítico, e o traço de combatividade sem o qual não secompreende sua evolução como intelectual.

Bibliografia de Antonio CandidoVinicius Dantas

272 p. – ISBN 85-7326-238-9

Fruto de vinte anos de pesquisa, esta bibliografia permiteacompanhar a trajetória de um intelectual que se tornou um mar-co na cultura brasileira. De 1934 a 2001, o volume contabilizamais de mil entradas entre textos de Antonio Candido e referên-cias significativas de outros autores à sua obra. O livro traz aindamaterial iconográfico inédito e uma fotobiografia que ilustra pas-sagens importantes da vida e obra do autor.

Coleção Espír ito Crít ico

Os parceiros do Rio BonitoEstudo sobre o caipira paulista

e a transformação dos seus meios de vidaAntonio Candido

376 p. – ISBN 85-7326-205-2

Esta obra clássica, publicada em 1964, é um marco para aSociologia brasileira. Trata-se de um estudo profundo e detalha-do dos meios de vida do caipira paulista, sua luta pela subsis-tência, sua cultura e inserção econômica. A presente edição foiinteiramente revista e acrescida de material iconográfico inédi-to, incluindo fotos realizadas na época pelo autor.

grandesertão.brO romance de formação do BrasilWilli Bolle480 p. – ISBN 85-7326-306-7

Em diálogo com as principais obras de interpretação de nos-sa cultura — desde Os sertões, de Euclides da Cunha, até os en-saios fundamentais de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Ho-landa, Caio Prado Jr. e Antonio Candido — o professor WilliBolle mostra como Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa,constrói e desconstrói criticamente a história do país, podendoser considerado o verdadeiro “romance de formação do Brasil”.

Page 81: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

81

Coleção Espír ito Crít ico

1930: a crítica e o ModernismoJoão Luiz LafetáPrefácio de Antonio Candido288 p. – ISBN 85-7326-170-6

Marco da nossa crítica literária, estelivro investiga a passagem do “projeto es-tético” modernista dos anos 20 ao “proje-to ideológico” da década de 30, enfocan-do a produção crítica de Agripino Grieco,Tristão de Athayde, Mário de Andrade eOctavio de Faria.

O cacto e as ruínasA poesia entre outras artesDavi Arrigucci Jr.160 p. – ISBN 85-7326-171-4

A partir de dois poemas notáveis —“O cacto”, de Manuel Bandeira, e “As ruí-nas de Selinunte”, de Murilo Mendes —,o autor estabelece uma fina rede de rela-ções entre natureza e cultura, poesia e ar-tes plásticas, recuperando os sentidos maisagudos da nossa experiência modernista.

Ao vencedor as batatasForma literária e processo social

nos inícios do romance brasileiroRoberto Schwarz

240 p. – ISBN 85-7326-169-2

Refletindo sobre as contradições entre idéias liberais e socie-dade escravista no Brasil, o autor faz uma análise detalhada deSenhora, de José de Alencar, e dos primeiros romances de Ma-chado de Assis. Estes ensaios concisos e brilhantes — entre eleso famoso “As idéias fora do lugar” — se tornaram um paradig-ma de excelência para a crítica cultural brasileira.

Um mestre na periferia do capitalismoMachado de AssisRoberto Schwarz256 p. – ISBN 85-7326-177-3

Partindo da leitura de Memórias póstumas de Brás Cubas,o crítico dá seqüência à sua análise da obra machadiana. Demaneira clara, profundamente original, Schwarz elucida o modocomo as relações de classe permeiam a forma literária e garan-tem a força do genial romance de Machado de Assis. Um ensaioabsolutamente capital.

A dimensão da noitee outros ensaiosJoão Luiz LafetáOrganização de Antonio Arnoni Prado – Prefácio de Antonio Candido576 p. – ISBN 85-7326-309-1

Ao articular marxismo, psicanálise e teoria estética, Lafetáconstruiu uma perspectiva crítica extremamente reveladora. Nes-te volume, Antonio Arnoni Prado reuniu mais de 40 textos —muitos deles inéditos em livro — que desenham a trajetória com-pleta do crítico, desde as primeiras análises de peso nos anos 70até sua morte prematura em 1996.

Page 82: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

82

Marquês de São VicenteOrganização e introdução de Eduardo Kugelmas688 p. – ISBN 85-7326-262-1

José Antônio Pimenta Bueno, o marquês de São Vicente(1803-1878), teve uma trajetória política que acompanhou osmovimentos do seu tempo. Começou a carreira como liberal,passando mais tarde ao Partido Conservador, e ajudou a ela-borar a Lei do Ventre Livre. Seu maior legado, contudo, foi oDireito Público brasileiro e análise da Constituição do Impé-rio (1857), a primeira e mais importante análise jurídica dasinstituições imperiais, aqui integralmente reproduzida.

José Bonifácio de Andrada e SilvaOrganização e introdução de Jorge Caldeira272 p. – ISBN 85-7326-258-3

José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o Patriar-ca da Independência, foi o principal formulador do projeto deNação brasileira. Os 31 textos selecionados neste volume —que abrangem a pesca, a agricultura, os índios, os negros, eco-nomia política e correspondência diplomática — apresentamuma visão ampla de sua trajetória como homem da ciência,pensador, político e estadista.

Visconde do UruguaiOrganização e introdução deJosé Murilo de Carvalho640 p. – ISBN 85-7326-237-0

O conservador Paulino José Soares deSousa (1807-1866) foi um grande expoen-te da política no Brasil imperial. Sua obra,o Ensaio sobre o direito administrativo(1862), aqui reproduzido na íntegra, é atéhoje referência obrigatória nas áreas de di-reito, política e administração pública.

Hipólito José da CostaOrganização e introdução deSergio Goes de Paula656 p. – ISBN 85-7326-209-5

Fundador do Correio Braziliense, oprimeiro periódico nacional, Hipólito Joséda Costa (1774-1823) foi um defensor doliberalismo e da Independência. Este livroreúne artigos seus publicados no CorreioBraziliense entre 1820 e 1822, período deintensa agitação política no Brasil.

_________________________________________ Coleção Formadores do Brasi l

Page 83: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

83

Coleção Formadores do Brasi l

Frei Joaquim do Amor Divino CanecaOrganização e introdução de Evaldo Cabral de Mello

648 p. – ISBN 85-7326-213-3

Frei Caneca foi um dos líderes do movimento republica-no de Pernambuco do início no século XIX. Pensador liberale crítico impiedoso das tendências absolutistas da Corte, par-ticipou da Revolução de 1817 e acabou fuzilado em 1825 porseu envolvimento na Confederação do Equador. Este livro trazuma reunião de seus escritos mais importantes, organizadospelo historiador Evaldo Cabral de Mello, autor também da in-trodução que abre o volume.

Zacarias de Góis e VasconcelosOrganização e introdução de Cecilia Helena de Salles Oliveira320 p. – ISBN 85-7326-257-5

Tendo iniciado carreira no Partido Conservador e passan-do depois para o lado liberal, Zacarias de Góis e Vasconcelos(1815-1877) foi uma das principais figuras do cenário políticono Segundo Reinado. Este volume traz sua obra Da naturezae limites do poder Moderador — que propunha limites ao po-der do monarca, causando grande polêmica, uma vez que eraentão o auge do poder de d. Pedro II — além de discursos par-lamentares acerca de temas fundamentais do período.

Diogo Antônio FeijóOrganização e introdução de Jorge Caldeira360 p. – ISBN 85-7326-153-6

O primeiro volume da Coleção Formadores do Brasil trazos mais importantes textos de Feijó, o regente do Império, in-cluindo uma introdução de Jorge Caldeira. Padre, inimigo docelibato, liberal radical, Feijó foi o primeiro chefe do poder Exe-cutivo escolhido em eleição nacional.

“A história do Brasil sai de seus arquivos para chegar àcasa dos cidadãos.” (Renata Saraiva, O Estado de S. Paulo)

Bernardo Pereira de VasconcelosOrganização e introdução deJosé Murilo de Carvalho272 p. – ISBN 85-7326-154-4

Em meio às revoltas regenciais, Vas-concelos foi o líder do Regresso, defenden-do a centralização do poder e a escravidão.Este volume reúne seus textos mais impor-tantes, que cobrem momentos decisivos desua atuação política, além de um ensaiobiográfico que contextualiza sua obra.

Visconde de CairuOrganização e introdução deAntonio Penalves Rocha336 p. – ISBN 85-7326-199-4

José da Silva Lisboa (1756-1835), foiquem trouxe as idéias de Adam Smith pa-ra o Brasil Império, buscando a moderni-zação econômica num país monárquico eescravista. Este livro apresenta uma sele-ção dos escritos deste que é consideradoo primeiro economista brasileiro.

Page 84: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

84

______________________________________________________________________________ Economia

Macroeconomia da estagnaçãoCrítica da ortodoxia convencional no Brasil pós-1994Luiz Carlos Bresser-Pereira328 p. – ISBN 978-85-7326-375-6

Em Macroeconomia da estagnação, Luiz Carlos Bresser-Pereira, por meio de uma análise acurada — que aborda, en-tre outros aspectos, projetos de reforma do Estado, coalizõespolíticas, taxa de juros etc. — identifica o círculo vicioso queemperra a economia brasileira e indica os caminhos para a suasuperação através de um modelo econômico original que eledenomina de novo desenvolvimentismo.

Regulação econômica e democraciaO debate norte-americanoCoordenação de Paulo MattosCo-edição Núcleo Direito e Democracia/CEBRAP304 p. – ISBN 85-7326-290-7

Coletânea de seis textos fundamentais sobre a regulaçãoeconômica norte-americana (G. Stigler, R. Posner, S. Peltzman,C. Sunstein, S. Rose-Ackerman e J. Mashaw), este livro pre-tende servir de base para a discussão brasileira sobre o assun-to, analisando questões como a estrutura dos órgãos regula-dores, seu grau de independência e seus critérios de avaliação.

Participação e deliberaçãoTeoria democrática e experiências institucionais

no Brasil contemporâneoVera Schattan P. Coelho e Marcos Nobre (orgs.)

368 p. – ISBN 85-7326-313-X

O Brasil tem sido um dos mais importantes laboratóriosdo mundo a experimentar o que significa aprofundar a demo-cracia na prática e a enfrentar as dificuldades de fazê-lo. Estelivro conta com filósofos e cientistas sociais brasileiros quediscutem sobre deliberação, participação e democracia, trazen-do contribuições importantes para o debate contemporâneo.

Page 85: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

85

Conversas com economistas brasileiros IIGuido Mantega e José Marcio RegoPrefácio de Luiz Gonzaga Belluzzo424 p. – ISBN 85-7326-146-3

Reunião de entrevistas em que 12 dos mais importanteseconomistas brasileiros da atualidade falam o que pensam e ex-põem a complexa trama de idéias e relações pessoais dos bas-tidores da teoria e da política econômica.

“O livro tem a vantagem de trazer a público o depoimen-to de pessoas que estavam no governo. Em alguns casos, elasnão podiam dizer o que agora já pode ser publicado.” (IstoÉ)

Conversas com economistas brasileiros ICiro Biderman, Luis Felipe L. Cozac e José Marcio Rego

Prefácio de Pedro Malan448 p. – ISBN 85-7326-046-7

Entrevistas com 13 dos mais importantes economistas bra-sileiros em que são abordados temas seminais da teoria eco-nômica contemporânea e seus reflexos na realidade brasileira.

“Vale a pena ler também com o interesse voltado para ahistória do Brasil. Ou para o debate que travaram, e travam,as correntes básicas de pensamento econômico brasileiro, aestruturalista e a liberal.” (Gustavo Camargo, Exame)

Economia

A história dopensamento econômicocomo teoria e retóricaEnsaios sobre metodologia em economiaOrganização de José Marcio Rego e Paulo Gala312 p. – ISBN 85-7326-267-2

A partir do texto de mesmo nome dePérsio Arida, este livro procura retomar asdiscussões relacionadas à retórica na eco-nomia, agora com maior viés empírico.

Retórica na economiaOrganização de José Marcio RegoPrefácio de Bento Prado Jr.208 p. – ISBN 85-7326-047-5

Os artigos desta coletânea — entre osquais os já clássicos textos de Pérsio Ari-da e D. N. McCloskey — apresentam pon-tos de vista diversos, que revelam o quantoé fundamental a discussão do papel da re-tórica na economia.

O pensamento de Ignácio RangelOrganização de Armen Mamigoniane José Marcio Rego176 p. – ISBN 85-7326-102-1

A obra de Ignácio Rangel em análisesfeitas por intelectuais que sofreram a in-fluência ou privaram da amizade do “Ve-lho Mestre”. Textos de Bresser-Pereira, Jo-sé Marcio Rego, César Guimarães, Gilber-to Paim, Sylvio W. Ribeiro, Paulo Merca-dante e Domar Campos, entre outros.

O desafio brasileiroEnsaios sobre desenvolvimento,globalização e moedaGustavo H. B. FrancoPrefácio de Pedro Malan352 p. – ISBN 85-7326-155-2

“O livro de Gustavo Franco é polêmi-co e contém a marca de seu estilo incisi-vo. A análise funda-se em sólida culturaacadêmica e na experiência de seis anos degoverno.” (Mailson da Nóbrega, Veja)

Page 86: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

86

Reforma do Estadopara a cidadania

A reforma gerencial brasileira na perspectiva internacionalLuiz Carlos Bresser-Pereira

Prefácio de Fernando Henrique Cardoso368 p. – ISBN 85-7326-114-5

O autor conta sua experiência no Ministério da Adminis-tração e Reforma do Estado. A obra situa o movimento de refor-ma gerencial do Estado no quadro histórico internacional, deli-mitando suas bases teóricas, apresenta um histórico dos proble-mas do Brasil e, por fim, descreve a própria reforma em curso.

Crise econômica ereforma do Estado no BrasilPara uma nova interpretação daAmérica LatinaLuiz Carlos Bresser-Pereira360 p. – ISBN 85-7326-044-0

Bresser Pereira examina a crise econômica que tomou contado Brasil e da América Latina nos anos 80, interpretando oprocesso histórico que nos levou a essa situação, seus desdo-bramentos políticos e as conseqüentes reformas econômicas quepassaram a ser empreendidas nos últimos dez anos.

Economia brasileiraUma introdução críticaLuiz Carlos Bresser-PereiraEdição revista e atualizada224 p. – ISBN 85-7326-083-1

Um livro que permite ao leitor uma visão atualizada e aomesmo tempo histórica, sistemática e dialética, desse fenôme-no extraordinariamente complexo que é o sistema econômicodo Brasil. Uma obra útil para um público mais amplo do quesomente economistas ou estudantes de economia.

Economia

Desenvolvimento e crise no BrasilHistória, economia e política de Getúlio Vargas a Lula

Luiz Carlos Bresser-Pereira456 p. – ISBN 85-7326-279-6

Acompanhando os modelos de desenvolvimento implan-tados no país, bem como as crises que se lhes sucederam, estelivro traça um painel da evolução política e econômica brasi-leira no século XX. Obra de referência obrigatória na área,esta nova edição estende a análise até o atual governo Lula.

“De forma inovadora, o autor articula o enfoque histo-ricista com a análise econômica.” (Celso Furtado)

Page 87: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

87

A globalização do capitalUma história do Sistema Monetário InternacionalBarry EichengreenApresentação de Alkimar R. Moura – Tradução de Sergio Blum288 p. – ISBN 85-7326-174-9

De maneira clara, didática e atraente, o professor BarryEichengreen apresenta 150 anos de história monetária inter-nacional, desde a adoção do padrão ouro, no último quartodo século XIX, até a crise asiática, no fim dos anos 1990. Oresultado é um livro indispensável para quem quer compreen-der os desafios da nova economia globalizada.

A primeira crise da dívida latino-americanaA City de Londres e abolha especulativa de 1822-25Frank Griffith DawsonTradução de Irene Hirsch336 p. – ISBN 85-7326-103-X

Análise dos labirintos da crise e suas conseqüências, mos-trando perturbadoras semelhanças com os tempos atuais.

“Livro que lança luz sobre os preconceitos das imagens quepaíses projetam uns nos outros, fundamentais na gerência deinvestimentos internacionais.” (Jorge Caldeira, República)

Bancos centrais: teoria e práticaAlan S. Blinder

Apresentação de Pérsio AridaTradução de Maria Abramo Caldeira Brant

104 p. – ISBN 85-7326-143-9

Três conferências do professor da Universidade de Prin-ceton e ex-vice-presidente do Conselho de Administradores doFederal Reserve, o Banco Central americano. A primeira tratados objetivos de um banco central, a segunda da escolha dosinstrumentos monetários e a terceira da independência dos ban-cos centrais nos dias de hoje.

Economia

A grande esperança em Celso FurtadoEnsaios em homenagem aos seus 80 anos

Organização de Luiz Carlos Bresser-Pereira e José Marcio Rego304 p. – ISBN 85-7326-222-2

O livro reúne ensaios de Ignacy Sachs, Hélio Jaguaribe,Aldo Ferrer, Wilson Suzigan, Ricardo Bielschowsky, JosephLove, Leda Paulani, Octavio Rodrigues, Clóvis Cavalcanti,Francisco de Oliveira, Luiz Carlos Bresser-Pereira, entre outros.Recupera ainda um ensaio clássico de Furtado, “O processohistórico do desenvolvimento”, que constava da primeira edi-ção de seu livro Desenvolvimento e subdesenvolvimento.

Page 88: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

88

O efeito sofísticoBarbara CassinTradução de Ana Lúcia de Oliveira,Maria Cristina Franco Ferraz e Paulo Pinheiro448 p. – ISBN 85-7326-330-X

Em O efeito sofístico, a intelectual francesa Barbara Cassinprocede a uma verdadeira reabilitação da sofística. Partindo deGórgias e passando por Antifonte, Platão, Élio Aristides, Aris-tóteles, Filóstrato e Luciano, a autora propõe, com base em aná-lises rigorosas de textos filosóficos, retóricos e literários, o quese poderia denominar uma “história sofística da filosofia”.

As artes de governarDo regimen medieval ao conceito de governoMichel SenellartTradução de Paulo Neves336 p. – ISBN 85-7326-344-X

Inspirado pelo método de Foucault, Michel Senellart, profes-sor de Filosofia Política da École Normale Supérieure de Lyon,traça a história do conceito de governo no Ocidente, desde suasorigens no século VI até o Estado moderno. O autor examinatanto os discursos do poder acerca de sua própria natureza, quan-to as concepções de sociedade e de mundo que eles transmitem.

A tragédia e o tempo da históriaJean-François Courtine

Tradução de Heloisa B. S. RochaApresentação de Márcio Suzuki

Prêmio União Latina de Tradução 2007368 p. – ISBN 85-7326-341-5

Este volume traz uma seleção dos principais ensaios que Jean-François Courtine, professor de Filosofia da Sorbonne, publicousobre os românticos alemães Hölderlin (1770-1843) e Schelling(1775-1854). A apresentação é do professor de Filosofia da USPMárcio Suzuki, também responsável pela revisão técnica da obra.

______________________________________________________________________ Coleção Trans

Page 89: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

89

Imagem-máquinaA era das tecnologias do virtualOrganização de André Parente304 p. – ISBN 85-85490-27-6

Coletânea de 24 textos que giram em torno dos problemascolocados pelas novas tecnologias da imagem. Entre os autoresbrasileiros, canadenses, franceses, italianos e norte-americanosfiguram nomes como Paul Virilio, Jean Baudrillard, Antonio Ne-gri, Félix Guattari, Jean-François Lyotard, Arlindo Machado,Nelson Brissac e outros.

Coleção Trans

O espaço críticoPaul Virilio

Tradução de Paulo Roberto Pires124 p. – ISBN 85-85490-16-0

O papel da arquitetura na realidade urbana contemporâneaé o ponto de partida da análise desenvolvida aqui pelo arquite-to e filósofo francês Paul Virilio, que propõe um implacável diag-nóstico do mundo contemporâneo.

“Num tom fascinante e apocalíptico, Virilio tenta explicaras transformações na percepção de tempo dessa nossa era tele-informatizada.” (Andrea Estevão, O Globo)

CiberculturaPierre LévyTradução de Carlos Irineu da Costa264 p. – ISBN 85-7326-126-9

O que é cibercultura? Quais suas im-plicações no campo da educação, do tra-balho, da política, dos direitos? O filóso-fo Pierre Lévy responde a estas e outrasquestões suscitadas pela Internet e pelasnovas tecnologias de forma clara e aces-sível aos não-especialistas.

As tecnologias da inteligênciaO futuro do pensamento na era da informática

Pierre LévyTradução de Carlos Irineu da Costa

208 p. – ISBN 85-85490-15-2

Um inventário crítico da recente tecnologia que propiciouuma revolução comparável àquela ocorrida com a introduçãoda escrita na cultura ocidental. Lévy demonstra que a cultura dainformática é uma nova forma de assimilação de conhecimentoe um novo caminho para a produção intelectual — uma etapaposterior à da expressão oral e escrita.

O que é o virtual?Pierre LévyTradução de Paulo Neves160 p. – ISBN 85-7326-036-X

Com maestria, Lévy discute a crescen-te virtualização do corpo e suas relações.

“Um fascinante passeio pela históriada técnica e da linguagem humanas, recu-sando o alarmismo fácil que enxerga apo-calipses a cada esquina.” (Maria Ercilia,Folha de S. Paulo)

Page 90: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

90

A assinatura do mundoO que é a filosofiade Deleuze e Guattari?Éric AlliezTradução de Maria Helena Rouanete Bluma Villar112 p. – ISBN 85-85490-50-0

Partindo da última obra conjunta deDeleuze e Guattari, O que é a filosofia?,o autor faz um balanço da questão onto-lógica na filosofia contemporânea.

Deleuze filosofia virtualÉric AlliezTradução de Heloisa B. S. Rocha80 p. – ISBN 85-7326-029-7

Homenagem de Éric Alliez ao filóso-fo francês morto em 1995, Deleuze filo-sofia virtual é um estudo da filosofia de-leuzeana, desde os primeiros trabalhos atéas últimas publicações, incluindo o derra-deiro texto de Deleuze, “O atual e o vir-tual”, traduzido em apêndice.

Mil platôsCapitalismo e esquizofreniaGilles Deleuze e Félix GuattariVol. 1: 96 p. – ISBN 85-85490-49-7Vol. 2: 112 p. – ISBN 85-85490-65-9Vol. 3: 120 p. – ISBN 85-7326-017-3Vol. 4: 176 p. – ISBN 85-7326-050-5Vol. 5: 240 p. – ISBN 85-7326-057-2

Seqüência às teses de O anti-Édipo, contendo todos os com-ponentes de um tratado de filosofia clássica — ontologia, físi-ca, lógica, psicologia, moral, política e estética.

CaosmoseUm novo paradigma estético

Félix GuattariTradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão

208 p. – ISBN 85-85490-01-2

O pensador francês Félix Guattari nos apresenta, neste quefoi seu último livro, ensaios e conferências sobre temas que vãoda ecologia do virtual a um balanço programático da “psicaná-lise fim-de-século”.

O que é a filosofia?Gilles Deleuze e Félix Guattari

Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz288 p. – ISBN 85-85490-02-0

A partir da questão — O que é a filosofia? —, Deleuze eGuattari esclarecem as condições, as incógnitas e os requisitossubjacentes à sua elaboração. A seguir, estabelecem as diferen-ças entre a atividade filosófica e a atividade científica ou artísti-ca. “A filosofia faz surgir os acontecimentos com seus concei-tos, a arte ergue os monumentos com as sensações e a ciênciaconstrói os estados de coisas com suas funções.”

Coleção Trans

Page 91: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

91

Coleção Trans

A invenção das ciências modernasIsabelle StengersTradução de Max Altman208 p. – ISBN 85-7326-249-4

Isabelle Stengers investiga e busca superar a oposição entreas ciências exatas e as demais, ao propor que a tensão entre ob-jetividade e crença talvez seja justamente o elemento constitutivodo saber científico. Avaliando as contribuições de Kuhn, Leibnize Popper, e de Deleuze, Guattari e Galileu, Stengers põe em cenaos novos problemas epistemológicos, decorrentes da políticaglobal e das redes de poder, que definem as ciências modernas.

Crítica e clínicaGilles DeleuzeTradução de Peter Pál Pelbart176 p. – ISBN 85-7326-069-6

Este, que é o último livro de Deleuze(1925-1995), traz 17 textos do pensadorfrancês sobre a questão da linguagem, aliteratura e a filosofia, analisando autorescomo Rimbaud, São Paulo, Nietzsche, Le-wis Carrol, Beckett, Walt Whitman, entreoutros.

ConversaçõesGilles DeleuzeTradução de Peter Pál Pelbart232 p. – ISBN 85-85490-04-7

Coletânea de entrevistas concedidaspor Gilles Deleuze ao longo de vinte anos— além de cartas e ensaios sobre política,literatura e televisão —, este volume for-ma uma excelente introdução ao pensa-mento do filósofo.

BergsonismoGilles DeleuzeTradução de Luiz B. L. Orlandi144 p. – ISBN 85-7326-137-4

Leitor atento de Henri-Louis Bergson(1859-1941), Gilles Deleuze retoma aquio que há de mais belo e atual no pensa-mento do filósofo francês, esclarecendo osconceitos de intuição, duração, memóriae impulso vital.

A anomalia selvagemPoder e potência em SpinozaAntonio NegriTradução de Raquel Ramalhete304 p. – ISBN 85-85490-22-5

Filósofo e escritor, Negri analisa a po-lítica e a ontologia na obra de Spinoza pa-ra propor uma “outra” história da meta-física, escrita do ponto de vista de uma fi-losofia e uma ética materialistas.

Empirismo e subjetividadeEnsaio sobre a natureza humana segundo Hume

Gilles DeleuzeTradução de Luiz B. L. Orlandi

160 p. – ISBN 85-7326-210-9

Primeiro livro publicado por Gilles Deleuze (1953), Em-pirismo e subjetividade transcende sua contribuição para a his-tória da filosofia ao analisar a questão do empirismo — e por-tanto, da diferença —, a partir da recuperação da obra (até en-tão relegada pela crítica kantiana) do filósofo escocês DavidHume (1711-1776).

Page 92: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

92

Políticas da escritaJacques RancièreTradução de Raquel Ramalhete256 p. – ISBN 85-7326-007-6

O que há em comum entre a práticalouca de Dom Quixote e a racional teoriados atos de ficção? Entre a arca de Noé ea teoria do romance? Nestes ensaios, Ran-cière faz uma brilhante reflexão sobre osnexos entre o discurso filosófico, a poéti-ca e a política.

O desentendimentoPolítica e filosofiaJacques RancièreTradução de Ângela Leite Lopes144 p. – ISBN 85-7326-026-2

A política deve ser marcada pelo en-tendimento dos homens para o bem co-mum, diz o consenso. O filósofo francêsJacques Rancière apregoa aqui que a baseda política não é o acordo e sim o confli-to, o próprio desentendimento.

Jamais fomos modernosBruno Latour

Tradução de Carlos Irineu da Costa152 p. – ISBN 85-85490-38-1

Poluição de rios, embriões congelados, buraco de ozônio, ro-bôs munidos de sensores. O que explica o sentimento de pavorque eles nos causam? Os modernos não pararam de criar objetoshíbridos sobre os quais se recusam a pensar. O antropólogo efilósofo Bruno Latour estuda a construção ideológica da moder-nidade e defende a tese de que o homem, até mesmo aquele quese autodenomina pós-moderno, mal chegou a ser moderno.

Coleção Trans

Gilles Deleuze:um aprendizado em filosofiaMichael HardtTradução de Sueli Cavendish192 p. – ISBN 85-7326-028-9

O modo deleuziano de fazer filosofiaé estudado aqui por Michael Hardt, pro-fessor da Duke University (EUA), que si-tua as contribuições de Deleuze num qua-dro tanto filosófico quanto político.

A razão narrativaA filosofia heideggerianae o nacional-socialismoJean-Pierre FayeTradução de Paula Martins448 p. – ISBN 85-7326-021-1

Como Heidegger, um dos grandes fi-lósofos do século XX, pôde aderir ao na-zismo? Este livro vai muito além de umaanálise pontual sobre o caso, iluminandoas bases do pensamento heideggeriano.

A loucura na razão puraKant, leitor de SwedenborgMonique David-MénardTradução de Heloisa B. S. Rocha280 p. – ISBN 85-7326-025-4

Aliando métodos da história da filo-sofia e da psicanálise, Monique David-Mé-nard faz uma nova interpretação da Crí-tica da razão pura, demonstrando que amaior parte da obra do filósofo alemão éatravessada por um debate com a loucura.

Crônica dos índios GuayakiO que sabem os Aché,caçadores nômades do ParaguaiPierre ClastresTradução de Tânia Stolze Lima e Janice Caiafa256 p. – ISBN 85-85490-57-8

Ao narrar seu encontro com os Achéou Guayaki, um dos poucos grupos indí-genas isolados da América do Sul, PierreClastres produziu uma obra singular, quese lê como um precioso romance filosófico.

Page 93: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

93

Invenção de AtenasNicole LorauxTradução de Lílian Valle448 p. – ISBN 85-85490-39-X

Com um estilo elegante e peculiar deescrita e análise, Nicole Loraux, em Inven-ção de Atenas, explora as relações entre oimaginário dos antigos helenos e dos es-tudiosos modernos da Grécia, para reno-var nossa percepção do mundo grego, dospontos de vista histórico e filosófico.

Gêneses da modernidadeMaurice de GandillacTradução de Lúcia Cláudia Leão e Marilia Pessoa224 p. – ISBN 85-85490-55-1

Em Gêneses da modernidade, Gandillac sonda os elemen-tos formadores da modernidade, partindo de uma análise devários temas que atravessam a Antiguidade, a Idade Média e oRenascimento. Composto de 11 ensaios que abordam a histó-ria da filosofia — autores e idéias — do século V até o XVII, olivro é uma excelente introdução ao pensamento medieval.

Gregos, bárbaros, estrangeirosA cidade e seus outrosBarbara Cassin, Nicole Lorauxe Catherine PeschanskiTradução de Ana Lúcia de Oliveirae Lúcia Cláudia Leão128 p. – ISBN 85-85490-11-X

Ensaios que conjugam filosofia, histó-ria e política para interrogar, a partir desuas origens gregas, uma questão moder-na: as noções de democracia e cidadania.

Coleção Trans

Vivendo a arteO pensamento pragmatistae a estética popularRichard ShustermanTradução de Gisela Domschke272 p. – ISBN 85-7326-099-8

Neste livro, já publicado em vários paí-ses, o filósofo Richard Shusterman anali-sa a cultura de massa à luz dos princípiosestéticos do pragmatismo elaborados nosanos 1930 pelo americano John Dewey.

Esta América nova,ainda inabordávelPalestras a partir de Emersone WittgensteinStanley CavellTradução de Heloisa Toller Gomes160 p. – ISBN 85-7326-075-0

A filosofia “pós-analítica” do autortem tido grande impacto nas ciências hu-manas, com suas novas leituras de Kant,Wittgenstein, Austin e outros.

O que vemos, o que nos olhaGeorges Didi-Huberman

Tradução de Paulo Neves264 p. – ISBN 85-7326-113-7

O ato de ver só se manifesta ao abrir-se em dois, ou seja, oque vemos vive em nossos olhos pelo que nos olha. Partindo des-se paradoxo, o historiador da arte francês Didi-Huberman com-põe um ensaio que se aprofunda nas questões da arte, da estéticae da interpretação contemporâneas.

Page 94: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

94

Pensar na Idade MédiaAlain de LiberaTradução de Paulo Neves360 p. – ISBN 85-7326-140-4

Uma profunda reflexão sobre o lugardo medievalismo na instituição do sabere sobre o papel da Idade Média na cultu-ra política contemporânea, que busca com-preender o momento em que uma nova fi-gura — o intelectual — se impôs à vidacultural, durante os séculos XIII e XIV.

Coleção Trans

A metafísica do fenômenoAs origens medievais e a elaboraçãodo pensamento fenomenológicoAndré de MuraltTradução de Paula Martins256 p. – ISBN 85-7326-109-9

Neste estudo inovador, André de Mu-ralt procura compreender como e por quea fenomenologia contemporânea reavivouo interesse por conceitos centrais da críti-ca aristotélica e escolástica.

Tratado da eficáciaFrançois JullienTradução de Paulo Neves240 p. – ISBN 85-7326-112-9

O pensamento chinês não conheceu overbo “ser”, nem se interessou pela idéiade Deus ou liberdade, pontos cruciais paraa consciência moral e política européia.

“O livro explica como a China podeser um contraponto para o mundo ociden-tal.” (Leneide Duarte, O Globo)

Figuras da imanênciaPara uma leitura filosófica do I Ching,o clássico da mutaçãoFrançois JullienTradução de Carlos Alberto da Fonseca256 p. – ISBN 85-7326-059-9

Por meio do I Ching, o autor explicitaconceitos fundamentais da milenar cultu-ra chinesa e suas diferenças em relação àlógica ocidental, lançando um olhar de fo-ra sobre a metafísica européia.

Da impossibilidade da fenomenologiaSobre a filosofia francesa contemporâneaÉric AlliezTradução de Raquel de Almeida Prado e Bento Prado Jr.160 p. – ISBN 85-7326-027-0

Um quadro das diversas tendências da filosofia francesa pós-Segunda Guerra Mundial, da multiplicidade das problemáticasque encontrou ou engendrou, e dos mais variados choques comas tradições ou escolas. Um relatório crítico da filosofia contem-porânea, de Gilles Deleuze e Michel Foucault a Jean-Luc Nancy,Alain Badiou, Jacques Derrida, entre outros.

Gilles Deleuze: uma vida filosóficaOrganização de Éric Alliez

560 p. – ISBN 85-7326-166-8

Conferências sobre o filósofo francês Gilles Deleuze reali-zadas no Rio de Janeiro e em São Paulo em 1996 pelo ColégioInternacional de Estudos Filosóficos Transdisciplinares. Um con-junto de contribuições de campos disciplinares diversos e con-textos culturais e filosóficos contrastantes, que têm em comuma profunda simpatia intelectual de seus autores pela obra filo-sófica de Deleuze.

Page 95: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

95

1930: a crítica e oModernismo, 81

A história dos ossos, 3À meia-luz, 69Ab’Sáber, Tales A. M., 76Abertura e ajuste do

mercado de trabalho noBrasil, 73

Abrucio, Fernando, 61Ácaro, 32acompanhamento, O, 10Adoniran, 54Adorno, Theodor W., 79Afeto e representação, 76AIDS no Brasil, 75Albers, Vera, 6Albuquerque, Carlos, 52Algo de sol, 30Alice, Maria, 47, 49Alighieri, Dante, 20Alliez, Éric, 90, 94Almino, José, 7Alternativas escassas, 74Alucinando Foucault, 10Amado, Tina, 74Amaral, Aracy A., 22, 66Amerika, 20Ângelo, 9Anita Malfatti: biografia e

estudo da obra, 22Anita Malfatti: catálogo

da obra edocumentação, 22

anomalia selvagem, A, 91anos de aprendizado de

Wilhelm Meister, Os,19

Antonio, 2Ao vencedor as batatas,

81aparição do demônio na

fábrica, A, 56Aqueles cães malditos de

Arquelau, 6Arantes, Pedro Fiori, 67Araújo, Jorge, 33Ardaillon, Danielle, 74Arilha, Margareth, 75Aristófanes, 37Aristóteles, 20Arquitetura Nova, 67Arrigucci Jr., Davi, 78, 81Ars, 32artes de governar, As, 88Artes plásticas na Semana

de 22, 66Ascher, Nelson, 16, 30,

71Asquith, Ros, 43Assassinato de mulheres e

Direitos Humanos, 57assinatura do mundo, A,

90Atlântico negro, O, 70ato da leitura, O - vols. 1

e 2, 72Auerbach, Erich, 78aurora do pensamento, A,

77Aurora, 30Avellar, José Carlos, 69aventuras de Georg

Simmel, As, 69aves, As, 37

azul do filho morto, O, 4Baden Powell, O violão

vadio de, 53Baltar da Rocha, Maria

Isabel, 73Bananére, Juó, 22Bancos centrais: teoria e

prática, 87Bangalô, 4Baque, 28Barbosa, Regina Maria,

74Barcinski, André, 25, 55Barra, Eduardo, 7, 48Barros, Teresa, 49beijo da história, O, 69beijo e outras histórias,

O, 13Belinky, Tatiana, 34, 38-9Benjamin, Walter, 79Benzaquen de Araújo,

Ricardo, 62Bergsonismo, 91Bernardo Pereira de

Vasconcelos, 83Berto, Giuseppe, 8Bessa, Marcelo Secron, 75bestiário do emprego, O,

49Bezerra, Paulo, 23BGA, O, 44Bibliografia de Antonio

Candido, 80Bicho de Sete Cabeças, 25Biderman, Ciro, 85Bilac, Elisabete Dória, 73Birman, Joel, 77

________________________________________________________________ Índice remissivo

Page 96: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

96

Blaise Cendrars no Brasile os modernistas, 66

Blay, Eva Alterman, 57Blinder, Alan S., 87Blixen, Karen (ver

Dinesen, Isak)Bloch, R. Howard, 72Blues, 55Bolle, Willi, 80Bolognesi, Luiz, 25bom soldado, O, 19Bonifácio de Andrada e

Silva, José, 82Bonvicino, Régis, 27, 29Bosi, Alfredo, 79botija, A, 35Botkay, Caique, 45Boukreev, Anatoli, 26Bourdil, Pierre-Yves, 46Bracher, Beatriz, 2Braga, Márcia, 49Brasil e Argentina, 61Brecht, Bertolt, 8, 23Bresser-Pereira, Luiz

Carlos, 63, 84, 86-7Breviário dos políticos,

20BRock, 52Bruschini, Cristina, 74Bueno, Wilson, 3Burnett, Frances

Hodgson, 40Cabral, Sérgio, 21cacto e as ruínas, O, 81Caio Prado Jr. e a

nacionalização domarxismo no Brasil, 62

Cairu, Visconde de, 83Cais, 29Calado, Carlos, 52Calado, Ivanir, 45Caldeira, Jorge, 26, 62,

82-3Caldeira, Teresa Pires do

Rio, 67Calidoscópio, 7Calixto, Fabiano, 28Camargo, Maria Silvia,

73Caminhos cruzados, 68

Clastres, Pierre, 92Clément, Catherine, 11Clube dos Sete, O, 41Coelho, Vera Schattan P.,

84Comandante Hussi, 33Como destruir seu

casamento, 48Como enlouquecer seu

filho..., 47Como enlouquecer sua

mãe..., 47Como enlouquecer um

homem..., 47Como enlouquecer uma

mulher..., 47Como enlouquecer você

mesmo..., 49Como não enlouquecer

no trânsito..., 48Como se casa, como se

morre, 19conexão planetária, A, 65Confidencial, 43Contando histórias em

versos, 71Contos de inverno, 9Conversações, 91Conversas com

economistas brasileirosI, 85

Conversas comeconomistas brasileirosII, 85

Conversas com filósofosbrasileiros, 61

Conversas comhistoriadoresbrasileiros, 61

Conversas com sociólogosbrasileiros, 61

Corrêa, Zé CelsoMartinez, 27

Costa, Albertina deOliveira, 74

Costa, Hipólito José da,82

Costa, Mirian Paglia, 30Courtine, Jean-François,

88

Campos, Gastão Wagnerde Sousa, 7

Campos, Haroldo de, 23Canavaggio, Jean, 24canção no tempo, A -

vols. 1 e 2, 51Candido, Antonio, 80Caneca, Frei Joaquim do

Amor Divino, 83cão fantasma, O, 38Caosmose, 90Cardoso, Irene, 68Carta das ilhas

Andarilhas, 33Cartas do meu bar, 25Cartografias do feminino,

77Carvalho Filho, Luís

Francisco, 3Carvalho, José Murilo de,

82-3Cassin, Barbara, 88, 93Catrâmbias!, 5Cavell, Stanley, 93Caymmi, Stella, 53Cazes, Henrique, 50Ceccatty, René de, 10Centralização e

descentralização noImpério, 62

Cervantes Saavedra,Miguel de, 18

Cervantes, 24Céu, inferno, 79Céu-eclipse, 29Chaib, Lidia, 65Choro, 50Cibercultura, 89Cidade de muros, 67Ciladas da diferença, 68Cinco balas contra a

América, 33Cinco crianças e um

segredo, 40cinema da retomada, O,

25Citeli, Maria Teresa, 75Clarke, Gus, 39Classes, raças e

democracia, 70

Page 97: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

97

Cozac, Luis Felipe L., 85criado-mudo, O, 7Crime e castigo, 14Crise econômica e

reforma do Estado noBrasil, 86

Crítica e clínica, 91Crítica e profecia, 71crocodilo, O, 15Crônica da Grande

Guerra, 45Crônica dos índios

Guayaki, 92Cujo, 30culinária francesa na sua

mesa, A, 24Cultura popular: temas e

questões, 58Cultura. Substantivo

plural, 69D. Quixote de La

Mancha – Primeirolivro, O engenhosofidalgo, 18

D. Quixote de LaMancha – Segundolivro, O engenhosocavaleiro, 18

Da anatomia comparadados anjos, 71

Da impossibilidade dafenomenologia, 94

Dahl, Roald, 44Dalva, 10dama de espadas, A, 16dama do cachorrinho, A,

13Dantas, Vinicius, 80Dapieve, Arthur, 52David-Ménard, Monique,

92Dawson, Frank Griffith,

87De Anima, 20De ponta-cabeça, 71Deleuze filosofia virtual,

90Deleuze, Gilles, 90-1demônios, Os, 14desafio brasileiro, O, 85

engenhoso cavaleiro D.Quixote de La Mancha– Segundo livro, O, 18

engenhoso fidalgo D.Quixote de La Mancha– Primeiro livro, O, 18

Ensaio de ponto, 6Ensaios de literatura

ocidental, 78Envie meu dicionário, 27Era dos Festivais, A, 51Erefuê, 5Erro, ilusão, loucura, 63escalada, A, 26Escritos urbanos, 67espaço crítico, O, 89Essinger, Silvio, 55Esta América nova, ainda

inabordável, 93Estação Brasil, 50Estilo e modernidade em

psicanálise, 77Estrutura urbana e

ecologia humana, 67eterno marido, O, 15eterno verão do reggae,

O, 52Eu era uma adolescente

encanada, 43Eu te darei o céu, 6Eufrasio, Mário A., 67Eupalinos ou O

arquiteto, 8exposição das rosas, A,

17Fausto I, 19Fausto II, 19Fausto, Boris, 61Fausto, Ruy, 64Faye, Jean-Pierre, 92Fechner, Gustav T., 71Feijó, Diogo Antônio, 83Férenczi: história, teoria,

técnica, 77Fernandes Jr., Florestan,

26Ferrari, Armando B., 77Ferreira, Evandro

Affonso, 5

desaparecido ou Amerika,O, 20

desencantamento domundo, O, 68

desentendimento, O, 92Desenvolvimento e crise

no Brasil, 86Destino ímpar, 69Devoto, Fernando J., 61DeWalt, G. Weston, 26dia em que a verdade

sumiu, O, 46diário de Susie, O, 43Diário de um adolescente

hipocondríaco, 43Dicionário de termos e

expressões da música,26

Didi-Huberman, Georges,93

dimensão da noite, A, 81Dines, Alberto, 26Dinesen, Isak (Karen

Blixen), 9Diogo Antônio Feijó, 83Direitos tardios, 74divina comédia dos

Mutantes, A, 52divina comédia, A, 20divina increnca, La, 22Do frevo ao manguebeat,

53Domingos Caldas

Barbosa, 58Dönhoff, Marion, 24Dorival Caymmi, 53Dostoiévski, Fiódor, 13-6Dostoiévski: “Bobók”, 23Dourado, Henrique

Autran, 26Doxiadis, Apostolos, 9Dreyfus, Dominique, 53Duas narrativas

fantásticas, 15Duncker, Patricia, 10Economia brasileira, 86efeito sofístico, O, 88Eichengreen, Barry, 87Empirismo e

subjetividade, 91

Page 98: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

98

Ferreira, Gabriela Nunes,62

Ferri, René, 49festas no Brasil colonial,

As, 58ficção vida, A, 29Figuras da imanência, 94Finotti, Ivan, 25flautista misterioso e o

ratos de Hamelin, O,35

Flora, Anna, 36-7foca branca, A, 38Fonseca, Cristina, 23Ford, Ford Madox, 19formação da teoria

freudiana das psicoses,A, 77

Fórum de psicanálise, 77França, Jamari, 52França, Maria Olympia

de A. F., 77Franco, Gustavo H. B.,

85François, André, 33Frei Joaquim do Amor

Divino Caneca, 83Frias Filho, Otavio, 71Fróes, Marcelo, 55fronda dos mazombos, A,

60Fulano de Tal, Luís, 7Gagnebin, Jeanne Marie,

63Gala, Paulo, 85Galáxias, 23Galvão, Jane, 75Gandillac, Maurice de, 93Garcia, Sylvia Gemignani,

69Gê, Luiz, 48Gênero, democracia e

sociedade brasileira, 74Gêneses da modernidade,

93Gilles Deleuze: um

aprendizado emfilosofia, 92

Gilles Deleuze: uma vidafilosófica, 94

Histórias com poesia,alguns bichos & cia.,39

Histórias da pré-história,36

Histórias de Bulka, 38Histórias de mágicos e

meninos, 45Histórias do poder - vols.

1, 2 e 3, 26Histórias do sr. Keuner, 8Histórias para brincar, 36Hollanda, Heloísa

Buarque de, 74Homens e

masculinidades, 75Homes, A. M., 41Honneth, Axel, 64Horizontes plurais, 74Ibsen, Henrik, 9idéia e o figurado, A, 78Ideologia da cultura

brasileira (1933-1974),56

idiota, O, 14Imagem-máquina, 89Imbasciati, Antonio, 76imenso Portugal, Um, 60Inferno no mar, 48Internacionalização do

direito penal, 73Introdução ao método de

Leonardo da Vinci, 72invenção das ciências

modernas, A, 91Invenção de Atenas, 93invenção do mundo pelo

Deus-curumim, A, 35Iser, Wolfgang, 72Isidoro, Cristiana, 73Jack, 41Jackson do Pandeiro, 53Jacobs, Marcia, 49Jamais fomos modernos,

92James e o pêssego gigante,

44jardim secreto, O, 40jogador, Um, 13Jogos e enganos, 71

Gilroy, Paul, 70Giron, Luís Antônio, 6,

54globalização do capital,

A, 87Goethe, Johann Wolfgang

von, 19Gógol, Nikolai, 12Gomes, Silvio, 55Gonçalves, Sandra Maria,

77Gonçalves, Sylvio, 48grande esperança em

Celso Furtado, A, 87Grande Otelo: uma

biografia, 21grandesertão.br, 80Greenburg, Dan, 49Gregos, bárbaros,

estrangeiros, 93Grogotó!, 5Guattari, Félix, 90Guerra e paz, 62Guerreiro, Goli, 52Guimarães, Antonio

Sérgio Alfredo, 70Guimarães, Nadya

Araujo, 68Gumbrecht, Hans Ulrich,

72Halberstam, David, 26Hardt, Michael, 92Harrison, Jim, 10Hatem, Y. I., 47Hawthorne, Nathaniel,

39Heavy Metal, 55herói devolvido, O, 4Hipólito José da Costa,

82história da música

popular brasileira,Uma, 50

história de pensamentoeconômico como teoriae retórica, A, 85

História social da músicapopular brasileira, 59

Histórias apócrifas, 17

Page 99: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

99

John Gabriel Borkman, 9José Bonifácio de

Andrada e Silva, 82Jovem Guarda, 55jovens e a leitura, Os, 57Jullien, François, 94Juó Bananére: o abuso em

blague, 23Kafka, Franz, 20Katz, Chaim S., 77Kipling, Rudyard, 38Klüger, Ruth, 24Kosztolányi, Dezsö, 16Kowarick, Lúcio, 67Krzyzanowski,

Sigismund, 16Kugelmas, Eduardo, 82Lacaz, Guto, 34, 39Lacey, Hugh, 57Ladrilhadores e

semeadores, 62ladrões do sol, Os, 39Lafetá, João Luiz, 81lago da memória, O, 45lágrimas de Heráclito, As,

23Lapeyre, Claude, 24Larkin Nascimento, Elisa,

70Latour, Bruno, 92Lazarilho de Tormes, 18Leal, Marconi, 41-2Leão, Tom, 55leis, As, 10Leite, Ivana Arruda, 6, 43Leite, Sebastião Uchoa,

29, 71Lembrar escrever

esquecer, 63Leminski, Paulo, 27Lendas do outono, 10Lévy, Pierre, 65, 89Libera, Alain de, 94Lichtenstein, Jacqueline,

21Lima, Luiz Costa, 72Limeriques das causas e

efeitos, 34Limeriques do bípede

apaixonado, 34

manuscrito de Mediavilla,O, 6

marcador de página, O,16

Margem de uma onda, 29Maringoni, 48Marinho, Sérgio, 49Mario Reis, 54Marquês de São Vicente,

82Martins, Alberto, 3, 29Martins, José de Souza,

56Martorelli, Sergio, 48Marx: Lógica e Política -

t. 3, 64Mattos, Paulo, 84Mattoso, Chico, 2Mazarin, Cardeal, 20McPherson, Ann, 43Medrado, Benedito, 75Mee, Luiz Roberto, 45Mello, Evaldo Cabral de,

60, 83Mello, Zuza Homem de,

51Melville, Herman, 11Memórias de um

vencedor, 7Memórias do subsolo, 13Menezes, Paulo, 69mestre na periferia do

capitalismo, Um, 81metafísica do fenômeno,

A, 94Meu tio Roseno, a cavalo,

3Michael Jordan, 26Mil platôs - vols. 1, 2, 3,

4 e 5, 90mil taturanas douradas,

As, 46Minha infância na

Prússia, 24Mirisola, Marcelo, 4Misoginia medieval, 72Modernização dos

sentidos, 72

Lisboa, José da Silva, 83Lisístrata ou A greve do

sexo, 37local da diferença, O, 63lógica do macaco, A, 36Longe de Ramiro, 2Lonza, Furio, 46-7, 49Lopes, José Reinaldo de

Lima, 73Lopes, Lucia Leite

Ribeiro Prado, 27Loraux, Nicole, 93loucura e as épocas, A, 76loucura na razão pura, A,

92Loureiro, Maria Rita, 61Lovato Filho, Cláudio, 4lua da verdade, A, 6Luiz Gonzaga, Vida do

viajante: a saga de, 53Lukács e os limites da

reificação, 58Lukács, Georg, 79Luta por reconhecimento,

64Maar, Paul, 36Macfarlane, Aidan, 43,

65Macfarlane, Magnus, 65Machado de A a X, 27Machado, Duda, 29, 39Machado, Maíra Rocha,

73Macroeconomia da

estagnação, 84Magalhães, Carlos

Eduardo de, 7Makarenko, Anton, 17mal obscuro, O, 8Maldito, 25Maldonato, Mauro, 64Malta Campos Filho,

Candido, 67Mamigonian, Armen, 85Mandaliques, 34Mandelstam, Óssip, 16maníaco Magee, O, 41Mantega, Guido, 85manual da mãe judia, O,

49

Page 100: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

100

Moraes, José GeraldoVinci de, 61

Moravia, Alberto, 36morte de Ivan Ilitch, A,

12Mota, Carlos Guilherme,

56Mota, Sonia Rodrigues,

47motor da luz, O, 7Moura, Fernando, 53Muggiati, Roberto, 55Mugnaini Jr., Ayrton, 54Mulher & trabalho, 73Muralt, André de, 94Música caipira, 54Música nas veias, 51música popular no

romance brasileiro, A -vols. 1, 2 e 3, 59

Música popular: um temaem debate, 59

Na contramão da AIDS,75

Na marca do pênalti, 4Na pele de um leão, 11nação mercantilista, A, 62Nada mais foi dito nem

perguntado, 3Nagib, Lúcia, 25Não falei, 2Nascimento, Abdias do,

70Negri, Antonio, 91Nepomuceno, Rosa, 54Nesbit, Edith, 40Neves, David E., 25New Jazz, 55Niétotchka Niezvânova,

14Nobre, Marcos, 61, 64,

84noite dos cristais, A, 7Noites brancas, 15nomes da loucura, Os, 76Norte, 45Notas da arrebentação, 4Notas de literatura I, 79Notícias do lugar comum,

30

Perversão da retórica,retórica da perversão,71

Peschanski, Catherine, 93Pessotti, Isaias, 6, 76pestes, Os, 44Petit, Michèle, 57Philips, Frank, 77Pierucci, Antônio Flávio,

68Pignarre, Philippe, 65Pimenta Bueno, José

Antônio, 82Pinto, Antônio, 45Pinto, Céli Regina, 74pintura, A - vols. 1, 2, 3,

4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, 21Piva, Luiz Guilherme, 62Pluto ou Um deus

chamado dinheiro, 37Pobreza e cidadania, 69Poeira, 29Poema pedagógico, 17Poemas 1913-1956, 23Políticas da escrita, 92Políticas, mercado, ética,

75Politizar as novas

tecnologias, 65Pomos da discórdia, 71Pondé, Luiz Felipe, 71ponte clandestina, A, 69Por uma estilística da

existência, 77portais de Anúbis, Os, 11Posthuma, Anne

Caroline, 73Powers, Tim, 11Prado Jr., Bento, 63Prado, Raquel de

Almeida, 71Preconceito e

discriminação, 70Preston, Diana, 26Prévert, Jacques, 33primeira crise da dívida

latino-americana, A, 87Primeiro ato, 27princesinha, A, 40Proença, Ruy, 28

Novos Estudos CEBRAP,32

Olinda restaurada, 60Oliveira, Cecilia Helena

de Salles, 83Ondaatje, Michael, 11Örkény, István, 17Ossos de borboleta, 29outra independência, A,

60país sem nome, O, 42Paisagens da memória, 24Paiva, Cláudio, 48Paixão, Fernando, 29palácio dos pervertidos,

O, 11palavras e a lei, As, 73Palmen, Connie, 10pão do corvo, O, 3Para uma crítica do

presente, 68Paralamas do Sucesso,

Os, 52Paranaguá, João de, 30parceiros do Rio Bonito,

Os, 80Parente, André, 89Parker, Richard, 74-5Participação e

deliberação, 84partilha do sensível, A, 65Paula, Sergio Goes de, 82Paulo, Miltom, 49Pé de guerra, 45Pedra do Meio-Dia ou

Artur e Isadora, A, 35pensamento de Ignácio

Rangel, O, 85Pensar na Idade Média,

94pequena marionete, A, 37pequena menininha, A,

45pequena morte, Uma, 11pequeno Eyolf, O, 9pequeno lorde, O, 40Pereira, Pedro Sousa, 33Perigo no sertão, 41

Page 101: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

101

Psicanálise dodesconhecido, 77

Púchkin, Aleksandr, 16Punk, 55Quarenta anos de rock -

vols. 1, 2 e 3, 49Que droga é essa?, 65que é a filosofia?, O, 90que é o medicamento?, O,

65que é o virtual?, O, 89que vemos, o que nos

olha, O, 93Quilombo, 70Racismo e anti-racismo

no Brasil, 70Raízes errantes, 64Ramos, Nuno, 3, 30Rancière, Jacques, 65, 92rasga, O, 58Rattapallax, 32razão narrativa, A, 92Redonnet, Marie, 8Reflexões sobre a criança,

o brinquedo e aeducação, 79

Reforma do Estado paraa cidadania, 86

Rego, José Marcio, 61,85, 87

Regulação econômica edemocracia, 84

Reinvente seu bairro, 67remédio maravilhoso de

Jorge, O, 44Retórica na economia, 85Revista de Economia

Política, 32Revista do Instituto de

Estudos Brasileiros, 31revoluções utópicas dos

anos 60, As, 63Ribeiro, Edgard Telles, 7Ricupero, Bernardo, 62Rikki-tikki-tavi, 38Rios, Licínio, 7Risério, Antonio, 56Robatto, Sonia, 45Robson, Philip, 65

Rocha, Antonio Penalves,83

Rodari, Gianni, 36Rodrigues, Antonio

Medina, 37Ronaldo, 26Rosa Mélia Rosa, 8Rossetti Batista, Marta,

22Rugai Bastos, Elide, 61Rumo ao Pólo Sul, 26rumor do tempo, O, 16Salomão, Nelma, 26Sandoval, Andrés, 34, 36Sangüínea, 28Santa pergunta, homem-

morcego!, 48Santos, Laymert Garcia

dos, 65São Vicente, Marquês de,

82Saúde reprodutiva na

América Latina e noCaribe, 73

Saúde, desenvolvimento epolítica, 75

Schacht, Hjalmar, 24Schnaiderman, Boris, 13,

16Schwarz, Roberto, 81Schwob, Marcel, 11Scieszka, Jon, 42século dos manicômios,

O, 76segredo é não ter medo,

O, 34Seligmann-Silva, Márcio,

63semana cheia de sábados,

Uma, 36Senellart, Michel, 88Senhora, A, 11senhoria, A, 16Sepultura, 55Setenta e seis anos de

minha vida, 24Severiano, Jairo, 50-1Sexta Feira, 31Sexualidades pelo avesso,

74

Shakespeare não serve deálibi, 7

Shusterman, Richard, 93Silva, Leonardo Mello e,

68Silverberg, Robert, 11Simanke, Richard

Theisen, 77Só um(a) homem

(mulher) sabe o queé..., 48

Sombras na relva, 9Sonata a Kreutzer, A, 12sonhar restaurado, O, 76sonho da razão, O, 30sons dos negros no Brasil,

Os, 57sons que vêm da rua, Os,

59Sousa, Paulino José

Soares de, 82Souza, Gilda de Mello e,

78Souza, Paulo César de, 23Souza, Tárik de, 54Spinelli, Jerry, 41Stella, Aldo, 77Stengers, Isabelle, 91sujeito ao lado, O, 7sumiço, O, 41Surtos urbanos, 6Tarás Bulba, 12Tarsila: sua obra e seu

tempo, 22Tavares, Braulio, 35, 47,

71Tavares, Clotilde, 35Tchápek, Karel, 17Tchekhov, A. P., 13tecnologias da

inteligência, As, 89Telégrafo visual, 25Teles, José, 53televisão, A, 10Telles, Vera da Silva, 69Tem mais samba, 54Tempos e lugares de

gênero, 74teoria do romance, A, 79Teresa, 31

Page 102: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

102

Território de bravos, 48Tesauro para estudos de

gênero e sobremulheres, 74

Textos de intervenção, 80Textos do Trópico de

Capricórnio - vols. 1, 2e 3, 66

Tinhorão, José Ramos,57-9

Tio Petros e a Conjecturade Goldbach, 9

Titan Jr., Samuel, 78Tolstói, Lev, 12, 38Toque de Ouro, O, 39Toussaint, Jean-Philippe,

10Trabalho e gênero, 73Trabalho em grupo e

sociabilidade privada,68

tradutor cleptomaníaco,O, 16

tragédia e o tempo dahistória, A, 88

trama dos tambores, A,52

Tratado da eficácia, 94Trio Enganatempo:

O bom, o mau e opateta, 42

Trio Enganatempo:O tesouro do pirataBarba Negra, 42

Trio Enganatempo:Sua mãe era umaNeanderthal, 42

Trio Enganatempo:Cavaleiros por acasona corte do rei Arthur,42

Tropicália, 52Tudo tem a sua história,

39Tumbu, 42tupi e o alaúde, O, 78Turguêniev, Ivan, 38Uchôa Fagundes Jr.,

Carlos E., 69Unbehaum, Sandra G.,

74-5Uruguai, Visconde do, 82utopia brasileira e os

movimentos negros, A,56

Valéry, Paul, 8, 72Valladares, Regina, 48Valores e atividade

científica 1, 57Vasconcelos, Bernardo

Pereira de, 83Vasconcelos, Zacarias de

Góis e, 83Viagem a Trevaterra, 45Vicente, Antônio, 53

vida de Lazarilho deTormes e de suasfortunas eadversidades, A, 18

Vida do viajante: a sagade Luiz Gonzaga, 53

Vida e mimesis, 72Vidas imaginárias, 11Vieira, Antônio, 23vigarista, O, 11Vilela, Fernando, 35Vincent, Gabrielle, 37vingança, A, 10violão vadio de Baden

Powell, O, 53Virilio, Paul, 89Visão do térreo, 28Visconde de Cairu, 83Visconde do Uruguai,

82Visconti, Luchino, 9Vivendo a arte, 93Waizbort, Leopoldo, 69Weinschelbaum, Violeta,

50Weintraub, Fabio, 28Zacarias de Góis e

Vasconcelos, 83Zaratempô!, 5Zola, Émile, 19Zweibel, Alan, 45

Page 103: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

103

REGIÃO SUDESTE

São Paulo

AcaiacaTel. (11) [email protected]

CódiceTel. (11) [email protected]

Empório do LivroTel. (11) [email protected]

Livro FácilTel. (11) [email protected]

Mundo dos LivrosTel. (11) 3242-9230livros@

mundodoslivros.com.br

PergaminhoTel. (19) [email protected]

Primeira ImpressãoTel. (11) 3151-4480contato@editora

primeiraimpressao.com.br

RamalivrosTel. (11) [email protected]

SuperpedidoTel. (11) [email protected]

TecmedTel. (16) [email protected]

__________________________________________ Distr ibuidores e representantes

Rio de Janeiro

Book Look(distribuidor)Tel. (21) [email protected]

Argumento (Leblon)Tel. (21) 2259-9398divulgacao@

livrariaargumento.com.br

Saraiva (Centro)Tel. (21) 2507-9500l044sac@

livrariasaraiva.com.br

Saraiva (Tijuca)Tel. (21) 3872-3477l054sac@

livrariasaraiva.com.br

Siciliano (Copacabana)Tel. (21) [email protected]

Siciliano (Leblon)Tel. (21) [email protected]

Siciliano (Niterói)Tel. (21) [email protected]

Travessa (Centro)Tel. (21) 3231-8015atendimento@

travessa.com.br

Minas Gerais

Boa ViagemTel. (31) 2105-7100Fax (31) 3273-3334vendas@

boaviagemdistribuidora.com.br

Espírito Santo

Representações PaulistaTel. (27) [email protected]

REGIÃO SUL

Rio Grande do Sul

Gisele Minatto de Miranda(representante)Tel. (51) 3224-1106Cel. (51) [email protected]

Dante Distribuidora de LivrosTel. (51) [email protected]

Santa Catarina e Paraná

A Página DistribuidoraTel. (41) 3213-5614atendimento@

apaginadistribuidora.com.br

Santa Catarina

Livros e LivrosTel. (48) [email protected]

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal

Arco ÍrisTel. (61) [email protected]

Goiás

AlternativaTel. (62) 3229-0107Fax (62) 3212-1035distribuidora@

livrariaalternativa.com.br

Tocantins

Livraria Palmas CulturalTel. (63) [email protected]

Page 104: Editora 34 · Dezessete narrativas curtas escavam o limite entre o estranho e o familiar, de maneira precisa e instigante. Um homem desgruda ... Os pequenos e saborosos contos deste

104

REGIÕES NORTE E NORDESTE

Bahia e Sergipe

Gilson Barros Lima(representante)Tel. (71) 3240-8560Fax (71) [email protected]

Sergipe

Abel e SantosTel. (79) 3231-5649patriciavs302@

yahoo.com.br

Pernambuco, Paraíba eRio Grande do Norte

AIA Livros(representante)Tel. (83) [email protected]

Pernambuco

PernambooksTel. (81) [email protected]

Via LivrosTel. (81) 2137-0300comercial@

vialivros.com.br

Paraíba

AlmeidaTel. (83) [email protected]

Zarinha Centro de CulturaTel. (83) [email protected]

Rio Grande do Norte

PotylivrosTel. (84) 3203-2626potylivros@

potylivros.com.br

Cooperativa Cultural UFRNTel. (84) 3211-9230livros@cooperativa

cultural.com.br

Ceará, Piauí, Maranhão,Pará e Amazonas

Tambores Representação(representante)Tel. (98) 3083-1142tamboreseditora@

uol.com.br

Ceará

Ao Livro TécnicoTel. (85) 3433-9494ltecnico@

livrotecnico.com.br

Livraria AcadêmicaTel. (85) [email protected]

Piauí

Livraria MargaridaTel. (86) 3233-5188livrariamargarida@

veloxmail.com.br

Livraria UniversitáriaTel. (86) 3230-2278livrariauniversitaria@

hotmail.com

Maranhão

Livraria VozesTel. (98) [email protected]

Livraria AthenasTel. (98) [email protected]

Pará

IFÁ Livraria e CaféTel. (91) [email protected]

Livraria GuanabaraTel. (91) [email protected]

Amazonas

VozesTel. (92) [email protected]

LUA - Livraria da UFAmTel. (92) [email protected]

NobelTel. (92) [email protected]

Rondônia

NobelTel. (69) [email protected]

Acre

M. M. PaimTel. (68) 3224-3432Fax (68) [email protected]

Amapá

TransamazônicaTel. (96) [email protected]

Roraima

NobelTel. (95) [email protected]

PORTUGAL

Dinalivro (Lisboa)Tel. (351) 2171-22210Fax (351) [email protected]

Editora 34 Ltda. Tel/Fax (11) 3816-6777Vendas: [email protected]

Assessoria de imprensa: [email protected] ao professor: [email protected]