edital’para’processo’seletivo’para’asespecializaÇÕesem ... ·...

13
EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA AS ESPECIALIZAÇÕES EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR E NEURORRADIOLOGIA INTERVENCIONISTA REAL HOSPITAL PORTUGUÊS DE BENEFICIÊNCIA EM PERNAMBUCO Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa 1. Das inscrições 2. Da seleção 2.1 Especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular 2.2 Especialização em Neurorradiologia Intervencionista 3. Disposições Gerais acerca da Prova Teórica para ambas especializações 4. Dos Programas e Vagas 5. Da Classificação 6. Da Desclassificação 7. Da Matrícula 8. Das Instruções Gerais 9. Cronograma de execução do processo seletivo Anexos

Upload: phungbao

Post on 13-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA AS ESPECIALIZAÇÕES EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR E NEURORRADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

REAL HOSPITAL PORTUGUÊS DE BENEFICIÊNCIA EM PERNAMBUCO

Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa

1. Das inscrições 2. Da seleção

2.1 Especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular 2.2 Especialização em Neurorradiologia Intervencionista

3. Disposições Gerais acerca da Prova Teórica para ambas especializações 4. Dos Programas e Vagas 5. Da Classificação 6. Da Desclassificação 7. Da Matrícula 8. Das Instruções Gerais 9. Cronograma de execução do processo seletivo

Anexos

2

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO PARA AS ESPECIALIZAÇÕES EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR E NEURORRADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

A ANGIORAD – Grupo de Radiologia Intervencionista através do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, torna público que será realizado o Processo Seletivo para as seguintes especializações: radiologia intervencionista e cirurgia endovascular e neurorradiologia intervencionista

1. Das Inscrições

As inscrições estarão abertas para o processo seletivo para a especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular no período de 09 a 17/02/2017 e para a especialização em Neurorradiologia Intervencionista no período de 10 a 18/01/2017 nos dias úteis, no horário das 8h às 11h e das 14h às 16h na Comissão de Residência Médica (COREME) do Real Hospital Português de Beneficiência em Pernambuco (RHP), localizado na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 -­ Paissandu, Recife – PE, Edifício Egas Muniz, 1o andar, próximo a biblioteca, contato 34161415 (secretária Nilza Lopes).

Para participar deste processo seletivo os candidatos deverão ser médicos habilitados em escolas de medicina devidamente reconhecidas pelo Conselho Federal de Educação, sendo requerido para a especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular que tenham concluído Programa de Residência Médica nas áreas de Radiologia, Cirurgia Geral ou Cirurgia Vascular. Para candidatar-­se à especialização em Neurorradiologia Intervencionista que tenham concluído Programa de Residência Médica ou Especialização em Radiologia Intervencionista com duração de 2 (dois) anos.

Terá sua inscrição anulada o candidato que não preencher este pré-­requisito.

Sobre a inscrição:

• O candidato deverá apresentar o formulário de inscrição em modelo próprio (ANEXO 1), devendo ser preenchido corretamente, (sem rasuras) pelo CANDIDATO ou PROCURADOR LEGALMENTE CONSTITUÍDO, munido de documento de identificação.

• O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) deverá ser realizado no caixa do Departamento Financeiro do Real Hospital Português que fica localizado no 8o andar do edifício garagem do Real Hospital Português. O caixa funciona nos dias úteis, no horário das 07 às 17h. O pagamento poderá ser efetuado das seguintes formas: em espécie, cheque (para o dia), cartões de débito ou crédito (à vista). O candidato ou representante deverá informar no ato do pagamento o nome completo do inscrito, CRM e especialização para qual está se candidatando. O caixa irá emitir um recibo com os dados do inscrito. Com este recibo, o candidato ou representante deverá comparecer ao COREME para efetivar a sua inscrição.

3

• O candidato deverá anexar ao formulário de inscrição devidamente preenchido o seu Curriculum Vitae atualizado (com todos os documentos comprobatórios anexados), uma fotografia 3x4 e uma fotocópia da Carteira Regional de Medicina

2. Da Seleção

2.1 Especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular A seleção constará de duas etapas, sendo elas: 1a Etapa – Prova escrita

Prova escrita de múltipla escolha com 20 (vinte) questões com peso 4,0 (quatro), e 02 (duas) questões discursivas com peso 3,0 (três), de caráter eliminatório, totalizando peso 7,0 (sete).

O conteúdo programático desta prova encontra-­se no ANEXO 2 deste edital. Será eliminado o candidato que não obtiver nota mínima de 5,0 (cinco) e/ou não comparecer por ocasião da sua realização, no local e horário estabelecido.

A prova será realizada no dia 20 de fevereiro de 2017, no horário de 08:00 às 12:00, na Sala da Biblioteca do Real Hospital Português de Beneficiência em Pernambuco, localizado na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 -­ Paissandu, Recife – PE, Edifício Egas Muniz, 1o andar.

2a Etapa -­ Análise de curriculum e entrevista

Serão convocados os 06 (seis) primeiros classificados na primeira etapa para a Análise do Curriculum e entrevista. A entrevista realizar-­se-­á no dia 21 de fevereiro de 2017 às 8h, segundo a ordem alfabética dos candidatos classificados. O peso desta etapa será 3,0 (três)

Esta segunda etapa será conduzida por 01 (um) médico do Staff designado pela comissão organizadora.

Os candidatos habilitados deverão comparecer para entrevista na ANGIORAD, localizada no Real Hospital Português de Bneficiência em Pernambuco, Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 -­ Paissandu, Recife – PE, 2o andar do Prédio do Real Lab.

Somente será analisado o Curriculum que estiver com as informações claramente impressas e bem legíveis, com todos os documentos comprobatórios anexados.

4

Essa análise, seguirá rigorosamente as instruções abaixo:

• Histórico Escolar – 40% • Monitoria • Bolsa de Iniciação científica/pesquisa – PIBIC e PIC: • Trabalhos científicos publicados e/ou apresentados.

Da analise curricular:

A análise curricular, de caráter classificatório observará os seguintes itens de acordo com o quadro de Análise curricular abaixo:

Itens Conteúdo Valor unitário Valor máximo

1 APROVEITAMENTO CURRICULAR (Histórico Escolar)

De acordo com o quadro de pontuação 40

2 MONITORIA 5 pontos por semestre 10 3 INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC, PIC 10 pontos por projeto 20

4 TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS

5 pontos por cada trabalho 30

Critérios para pontuação do Histórico Escolar:

A. A pontuação será correspondente as faixas de notas nas escalas de [0 a 100] ou, por equivalência de [0 a 10], que englobem a totalidade das disciplinas cursadas;; B.Disciplinas sem notas especificadas não serão consideradas;; C. Nos casos de notas por conceitos, a seção de ensino da instituição de origem deverá informar a equivalência das notas com a escala de [0 a 10] ou [0 a 100]. A comissão analisará a coerência entre os conceitos e a pontuação informada, podendo ou não aceitá-­la;;

D. Quando se tratar de somente dois conceitos (ex.: aprovado/não aprovado ou suficiente/insuficiente), será considerado o valor de aprovado ou suficiente como 7,0 E. No caso de documentos emitidos somente com conceitos nas disciplinas, sem constar notas ou sua equivalência nas escalas de [0 a 100] ou de [0 a 10], será considerado o Valor como 7,0.

PONTUAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR Valor A. médias gerais iguais ou superiores a 90,00 40 B. médias gerais iguais ou superiores a 85,00 30 C. médias gerais iguais ou superiores a 80,00 20 D. médias gerais iguais ou superiores a 75,00 15 E. médias gerais iguais ou superiores a 65,00 10 F. Notas ou conceitos que não se enquadram nos critérios acima 5

5

2.2 Especialização em Neurorradiologia Intervencionista

1a Etapa – Prova Teórica

Prova escrita com 20 (vinte) questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório, totalizando peso 6,0 (seis).

O conteúdo programático desta prova encontra-­se no ANEXO 3 deste edital. Será eliminado o candidato que não obtiver nota mínima de 3,6 (três vírgula seis) e/ou não comparecer por ocasião da sua realização, no local e horário estabelecido.

A prova será realizada no dia 20 de janeiro de 2017 no horário de 08:00 às 10:00, na Sala da Biblioteca do Real Hospital Português de Beneficiência localizado na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 -­ Paissandu, Recife – PE, Edifício Egas Muniz, 1o andar.

2a Etapa – Prova Prática

Esta etapa será realizada após a prova teórica e no mesmo local. Constará da análise de casos relativos à neurointervenção que serão projetados em dispositivo eletrônico ou entregues em prova impressa. Esta etapa terá o peso de 2,0 (dois).

O candidato receberá uma Folha de Respostas, onde obrigatoriamente deverá anotar as suas respostas referentes a cada caso, sendo este o único documento válido de entrega das respostas, o qual deverá ser assinado e entregue ao responsável pela aplicação da prova. Será informado o tempo para responder as perguntas referentes a cada caso.

Nesta etapa, nenhum candidato poderá retirar-­se do local sem autorização expressa do responsável pela aplicação da prova.

Caso haja alguma intercorrência no dispositivo eletrônico que impeça a progressão da projeção do caso, os candidatos receberão a prova impressa em papel e será considerado o tempo destinado para esta troca.

3a etapa – Análise do curriculum e entrevista

Serão convocados os 03 (três) primeiros classificados na primeira etapa para a Análise do Curriculum e entrevista que realizar-­se-­á no dia 20 de janeiro de 2017 às 14h segundo a ordem alfabética dos candidatos classificados.

Esta etapa será conduzida por 01 (um) médico do Staff designado pela comissão organizadora.

Os candidatos habilitados deverão comparecer para entrevista na ANGIORAD, localizada no Real Hospital Português, Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 -­ Paissandu, Recife – PE, 2o andar do Prédio do Real Lab.

6

Somente será analisado o Curriculum que estiver com as informações claramente impressas e bem legíveis, com todos os documentos comprobatórios anexados. Esta etapa terá peso 2,0 (dois).

Essa análise, seguirá rigorosamente as instruções abaixo:

• Histórico Escolar – 40% • Monitoria • Bolsa de Iniciação científica/pesquisa – PIBIC e PIC: • Trabalhos científicos publicados e/ou apresentados.

Da analise curricular:

A análise curricular, de caráter classificatório observará os seguintes itens de acordo com o quadro de Análise curricular abaixo:

Itens Conteúdo Valor unitário Valor máximo

1 APROVEITAMENTO CURRICULAR (Histórico Escolar)

De acordo com o quadro de pontuação 40

2 MONITORIA 5 pontos por semestre 10 3 INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC, PIC 10 pontos por projeto 20

4 TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS

5 pontos por cada trabalho 30

Critérios para pontuação do Histórico Escolar:

A. A pontuação será correspondente as faixas de notas nas escalas de [0 a 100] ou, por equivalência de [0 a 10], que englobem a totalidade das disciplinas cursadas;;

B.Disciplinas sem notas especificadas não serão consideradas;;

C. Nos casos de notas por conceitos, a seção de ensino da instituição de origem deverá informar a equivalência das notas com a escala de [0 a 10] ou [0 a 100]. A comissão analisará a coerência entre os conceitos e a pontuação informada, podendo ou não aceitá-­la;;

D. Quando se tratar de somente dois conceitos (ex.: aprovado/não aprovado ou suficiente/insuficiente), será considerado o valor de aprovado ou suficiente como 7,0

E. No caso de documentos emitidos somente com conceitos nas disciplinas, sem constar notas ou sua equivalência nas escalas de [0 a 100] ou de [0 a 10], será considerado o Valor como 7,0.

7

PONTUAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR Valor A. médias gerais iguais ou superiores a 90,00 40 B. médias gerais iguais ou superiores a 85,00 30 C. médias gerais iguais ou superiores a 80,00 20 D. médias gerais iguais ou superiores a 75,00 15 E. médias gerais iguais ou superiores a 65,00 10 F. Notas ou conceitos que não se enquadram nos critérios acima 5

3. Disposições Gerais acerca da prova teórica para ambas especializações

a) O candidato deverá comparecer ao local das provas, no mínimo, 1 (uma) hora antes do horário estabelecido para o início da mesma, munido de cópia de sua inscrição e carteira de identidade ou outro documento oficial de identificação em que conste fotografia e assinatura.

b) Não haverá prorrogação para o tempo de duração estabelecido para a prova.

c) Não será permitido ao candidato fazer prova fora do horário e do local indicados.

d) Após a hora fixada para início das provas, não será permitido o ingresso de qualquer candidato ao local de realização das mesmas.

e) O não comparecimento dos candidatos a qualquer das etapas do processo acarretará a sua eliminação automática do processo seletivo.

f) Só poderão ser utilizadas folhas de papel ou para rascunho exclusivamente fornecidas pela Comissão Organizadora.

g) Só poderão ser utilizadas canetas de tinta preta ou azul.

h) Não serão permitidas consultas em livros, em códigos ou em anotações de qualquer natureza, bem como será proibido o uso de aparelhos de comunicação de qualquer espécie, máquina de calcular ou agenda eletrônica.

i) É terminantemente proibido o acesso de candidato à sala de aplicação da prova portando telefone celular ou qualquer outro aparelho de comunicação.

l) Terá a prova anulada e será automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que durante a realização da prova:

• for surpreendido em comunicação com outro candidato ou pessoa estranha ao processo seletivo;;

8

• utilizar-­se de sinais ou qualquer outro meio que possibilite a identificação da prova;;

• utilizar-­se de livros, notas, impressos, máquina ou equipamento que não estejam expressamente permitidos;;

• portar-­se de forma agressiva e/ou desrespeitosa com qualquer examinador.

4. Dos Programas e Vagas

4.1 -­ Dos Programas

Os referidos Programas são reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular – SOBRICE. Os Programas de Especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular terá duração de 2 (dois) anos e Neurorradiologia Intervencionista terá duração de 1 (um) ano. Ambos terão início em 06 de março de 2017.

A especialização oferece:

• Intensa atividade prática e teórica • Abordagem multidisciplinar, preceptores membros titulares da SOBRICE e/ou SBNRDT, com formação em Radiologia, Cirurgia Vascular ou Neurocirurgia.

• Laboratório de Hemodinâmica com equipamentos de última geração. • Participação em cursos e workshops promovidos pelo Grupo ANGIORAD, conforme escala divulgada pela coordenação da especialização.

• Para a especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular: acompanhamento e realização de procedimentos nas áreas de vascular, neuro, visceral e oncologia, sendo um centro de referência para diversas especialidades médicas.

• Para a especialização em Neurorradiologia Intervencionista: acompanhamento e realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos em neurorradiologia intervencionista.

4.2 -­ Das Vagas

-­ Especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular: serão oferecidas 02 (duas) vagas, que serão preenchidas rigorosamente seguindo a ordem de classificação deste processo seletivo.

-­ Especialização em Neurorradiologia Intervencionista: será oferecida 01 (uma) vaga, que será preenchida rigorosamente seguindo a ordem de classificação deste processo seletivo.

5. Da Classificação

O preenchimento das vagas de ambas especializações programa será feito obedecendo à classificação do candidato que tenha obtido maior nota final, a

9

qual é resultado da média de todas as etapas de acordo com os pesos estabelecidos.

O critério de desempate entre os candidatos que obtiverem a mesma nota final será:

1o -­ A maior nota obtida na prova escrita. 2o -­ Persistindo o empate, tem preferência o candidato com maior idade.

6. Da Desclassificação

Será desclassificado o candidato que:

1o -­ Tenha prestado informação incorreta no ato da inscrição. 2o -­ Não compareça ao local por ocasião da realização da prova escrita, devidamente documentado e no horário estabelecido.

7. Da Matrícula

As matrículas serão realizadas nos dias 02 e 03/03/2017 no COREME do Real Hospital Português de Beneficiência em Pernambuco (RHP), localizado na Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 -­ Paissandu, Recife – PE, Edifício Egas Muniz, 1o andar, próximo a biblioteca, contato 34161415 (secretária Nilza Lopes). A matrícula poderá ser realizada pelo candidato aprovado ou por procurador legalmente constituído, munido de documento de identificação.

Os seguintes documentos deverão ser apresentados no ato da matrícula:

• Uma fotografia 3x4 • Uma fotocópia da Carteira de Identidade • Uma fotocópia da Carteira Regional de Medicina • Uma fotocópia do CPF • Uma fotocópia do Diploma do Curso de Medicina • Uma Fotocópia do documento comprobatório da conclusão da Residência Médica em Radiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Radiologia Intervencionista.

• Uma fotocópia do Comprovante de endereço

As vagas provenientes de desistências terão igual prazo e tratamento acima citado para os demais candidatos, obedecendo-­se à ordem de classificação.

8. Das lnstruções Gerais

a) Os documentos dos candidatos não classificados estarão à disposição dos interessados no prazo máximo de 60 (sessenta) dias a contar do início do Programa, após o referido prazo deverão ser destruídos se não solicitados oficialmente.

10

b) Este presente edital estará sujeito a modificações em seu todo ou em parte, mediante aviso prévio de 3 (três) dias, que, caso ocorram, serão divulgadas no site da ANGIORAD (www.angiorad.com.br) até a divulgação do resultado final do presente processo seletivo.

c) O resultado será divulgado no site da ANGIORAD (www.angiorad.com.br).

d) Cada especializando deverá desenvolver uma pesquisa durante a especialização, redigir em formato de artigo científico e submeter a um Periódico que deverá ser escolhido juntamente com um dos staffs, sendo este item condicional para o recebimento do certificado de conclusão da especialização.

e) Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do processo seletivo da ANGIORAD.

9. Cronograma de execução do processo seletivo

Recife, 04 de janeiro de 2017.

Dr. Carlos Abath Radiologista Intervencionista Diretor da ANGIORAD

Especialização em Neurorradiologia Intervencionista Evento Data Local

Inscrição 10 a 18/01/2017 COREME – RHP 1a etapa – Prova escrita 20/01/2017 (08:00 – 10:00) Sala da Biblioteca -­ RHP 2a etapa – Prova prática 20/01/2017 (10:00) Sala da Biblioteca -­ RHP 3a etapa – Entrevista e Análise de currículo

20/01/2017 (14:00) ANGIORAD -­ RHP

Resultado Final 25/01/2017 www.angiorad.com.br Especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular

Evento Data Local Inscrição 09 a 17/02/2017 COREME – RHP 1a etapa – Prova escrita 20/02/2017 (08:00 – 12:00) Sala da Biblioteca -­ RHP Resultado da Prova Escrita

20/02/2017 www.angiorad.com.br

2a etapa – Entrevista e Análise de currículo

21/02/2017 (08h) ANGIORAD -­ RHP

Resultado Final 23/02/2017 www.angiorad.com.br

11

Anexo 1 – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Preencha esse formulário com letra legível e sem rasuras.

Nome: ________________________________________________________________

Data de nascimento: _____/_____/________ Sexo: ( ) masculino ( ) feminino

CPF:______________________________ RG: _______________________________

Nacionalidade: _________________________ Estado civil: ______________________

Fone: ( ) ____________________________ ( )_______________________________

email:_________________________________________________________________

Endereço: ______________________________________________________________

Bairro: ______________________________ Cidade: ___________________________

Estado: ______________________________ País: ____________________

CEP:__________________

Formação: ( ) Radiologia ( ) Cirurgia Geral ( ) Cirurgia Vascular

( ) Radiologia Intervencionista

Local (Residência/Especialização): __________________________________________

Conselho Profissional: ____________________ No: _______________________

Declaro, para os devidos fins, que as informações contidas no presente formulário são verdadeiras e assumo o compromisso de apresentar, quando solicitado, os comprovantes originais.

Data: _____ / ____/ ________

_______________________________________ Assinatura do candidato (a)

Foto 3X4

12

Anexo 2 – Programa da Prova de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular

Assuntos gerais:

• Acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos (aneurismas, MAVs)

• Anatomia e Fisiopatologia Vascular • Aneurismas, Ateroesclerose, Displasias vasculares e Vasculites • Coagulopatias e Trombofilias • Colangite e Obstruções biliares benignas e malignas • Doenças da Aorta • Epistaxe e hemoptise • Fisiopatologia e etiologia da Hipertensão portal • Hemangiomas, Malformações vasculares (Angiodisplasias) • Hemorragia digestiva alta e baixa • Hepatocarcinoma (estadiamento e alternativas terapêuticas) • Imaginologia Vascular não-­invasiva • Insuficiência Renal Aguda e crônica • Isquemia de membros aguda e crônica • Isquemia mesentérica aguda e crônica • Trauma Vascular e de órgãos sólidos • Trombose venosa e tromboembolia pulmonar • Tumores hipervasculares (glômicos, angiofibromas, entre outros)

13

Anexo 3 -­ Programa da Prova de Neurorradiologia Intervencionista

• Doenças cérebro-­vasculares com especial atenção para: -­ Hemorragia subaracnoidea (HAS) -­ Malformações Arteriovenosas Durais e Piais do Sistema Nervoso Central (SNC), incluindo malformações arteriovenosas medulares.

-­ Doença cérebro-­vascular isquêmica • Epistaxe • Hemoptise • Complicações gerais dos procedimentos endovasculares • Anatomia vascular encefálica e medular, reconhecendo suas principais variações.