edital processo seletivo 2017

8
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROCESSO SELETIVO 2017 PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS (PPEC) MESTRADO EDITAL EACH Nº 57/2016 1. Da inscrição no processo seletivo 1.1. Período: as inscrições ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, para ingresso em 2017, serão realizadas entre os dias 16 de Agosto de 2016 a 17 de Setembro de 2016. 1.2. Documentos necessários para a inscrição: a) Formulário online de inscrição devidamente preenchido, disponível no site do Programa e no seguinte endereço : http://bit.ly/EstudosCulturaisUSP2017 b) Foto 3x4 recente c) Cópia impressa e digital do projeto de pesquisa de no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, digitadas em espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 11, contendo: - Resumo (máximo 20 linhas); - Introdução e justificativa (com balanço bibliográfico da literatura) ; - Objeto de pesquisa (recorte claro e bem definido) - Objetivos; - Metodologia - Plano de trabalho e cronograma de sua execução; - Bibliografia d) Cópia impressa e digital do currículo da Plataforma CNPq/Lattes, ou currículo no mesmo formato, no caso de candidato estrangeiro. e) Cópia impressa e digital do histórico escolar de graduação com data da colação de grau; No caso de candidatos em processo de conclusão de curso, ver o item 6.3 deste edital. f) Para cidadãos brasileiros, cópia impressa dos seguintes documentos: i. Carteira de Identidade (RG) ii. CPF/CIC iii. Título de eleitor iv. Comprovante de quitação eleitoral (www.tse.gov.br). v. Certificado militar, para candidatos do sexo masculino g) Para estrangeiros, cópia impressa do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou do passaporte.

Upload: tranbao

Post on 28-Jan-2017

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Edital Processo Seletivo 2017

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PROCESSO SELETIVO 2017 PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS (PPEC)

MESTRADO EDITAL EACH Nº 57/2016 1. Da inscrição no processo seletivo

1.1. Período: as inscrições ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, para ingresso em 2017, serão realizadas entre os dias 16 de Agosto de 2016 a 17 de Setembro de 2016.

1.2. Documentos necessários para a inscrição: a) Formulário online de inscrição devidamente preenchido, disponível no site do Programa e no

seguinte endereço : http://bit.ly/EstudosCulturaisUSP2017 b) Foto 3x4 recente c) Cópia impressa e digital do projeto de pesquisa de no mínimo 15 e no máximo 20 páginas,

digitadas em espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 11, contendo: - Resumo (máximo 20 linhas); - Introdução e justificativa (com balanço bibliográfico da literatura) ; - Objeto de pesquisa (recorte claro e bem definido) - Objetivos; - Metodologia - Plano de trabalho e cronograma de sua execução; - Bibliografia

d) Cópia impressa e digital do currículo da Plataforma CNPq/Lattes, ou currículo no mesmo formato, no caso de candidato estrangeiro.

e) Cópia impressa e digital do histórico escolar de graduação com data da colação de grau; No caso de candidatos em processo de conclusão de curso, ver o item 6.3 deste edital.

f) Para cidadãos brasileiros, cópia impressa dos seguintes documentos: i. Carteira de Identidade (RG)

ii. CPF/CIC iii. Título de eleitor iv. Comprovante de quitação eleitoral (www.tse.gov.br). v. Certificado militar, para candidatos do sexo masculino

g) Para estrangeiros, cópia impressa do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou do passaporte.

Page 2: Edital Processo Seletivo 2017

h) Cópia impressa de comprovante de proficiência em lingua estrangeira, quando for solicitada dispensa, conforme especificado no item 2.4.5.

1.3. Os documentos em formato digital especificados no item 1.2 deverão ser enviados por e-mail, em formato PDF, até a data final de inscrição, apurada na mensagem, para o seguinte endereço: [email protected]

1.4. Os documentos impressos e a foto especificados no item 1.2 deverão ser entregues exclusivamente pelo correio, via SEDEX, até o último dia de inscrição e recebidas pela Secretaria de Pós-Graduação até o quinto dia após o encerramento das inscrições. O envio deve ser endereçado à :

Secretaria de Pós-Graduação da EACH/USP “Inscrição no Processo Seletivo 2017 – Mestrado em Estudos Culturais” Escola de Artes, Ciências e Humanidades – Universidade de São Paulo Rua Arlindo Bettio, 1000, São Paulo, SP, CEP 03828-000.

1.5. Documentos originais não deverão ser enviados pelo correio. Sua apresentação deverá ser feita no ato da matrícula, para os aprovados.

1.6. A entrega das cópias digitais, por e-mail, não dispensa o envio das cópias impressas, e vice-versa, devendo-se seguir estritamente as orientações do item 1.2, sob pena de invalidar a inscrição.

1.7. As inscrições somente serão realizadas com a documentação solicitada completa. A lista dos candidatos homologados na Inscrição do Processo Seletivo será divulgada na página do programa.

2. Do Processo Seletivo 2.1. As provas e entrevistas do processo seletivo serão realizadas na Escola de Artes, Ciências e

Humanidades, entre os dias 17 de Outubro de 2016 a 28 de Outubro de 2016, sendo que as datas específicas de cada uma das provas serão divulgadas na página do programa. Após o início das provas, não será admitida a entrada de outros candidatos na sala de provas. A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), a mesma prova poderá também ser aplicada em outras cidades do Brasil e do exterior. Nestes casos, o candidato deverá manifestar interesse no ato da inscrição, explicitando as razões da impossibilidade de deslocamento.

2.2. O Processo Seletivo constará de Quatro fases: I. Primeira Fase, eliminatória – Análise da pertinência do projeto de pesquisa às linhas de

pesquisa do Programa e da disponibilidade do corpo de orientadores em orientar o tema proposto. Análise da estrutura do projeto, de sua viabilidade e de sua coerência interna em termos de metodologia, objetivos, recorte, cronograma e referencial teórico, conforme especificação do item c) da seção 1.2 deste Edital. O resultado dessa fase será aprovado ou reprovado, sem atribuição de notas.

II. Segunda Fase, eliminatória - Exame de proficiência em língua estrangeira. Ficarão

Page 3: Edital Processo Seletivo 2017

dispensados deste exame, os candidatos estrangeiros e aqueles com proficiência comprovada na língua, conforme item 2.3. A nota mínima para aprovação nessa fase é 7 (sete).

III. Terceira Fase, eliminatória e classificatória - Prova de conhecimento teórico e construção argumentativa; A nota mínima para aprovação nessa fase é 7 (sete).

IV. Quarta Fase, eliminatória e classificatória – Arguição do Projeto de Pesquisa e do Currículo dos candidatos. A nota mínima para aprovação nessa fase é 7 (sete).

2.3. A nota final será a média aritmética das duas últimas fases. 2.4. Do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

2.4.1. O candidato fará exame de proficiência em língua estrangeira em inglês ou francês ou espanhol, sendo que a língua escolhida deverá ser indicada na ficha de inscrição.

2.4.2. Para realizar a prova, o candidato deverá apresentar um documento de identidade original atual com foto.

2.4.3. É permitido o uso de dicionários monolíngues e bilíngues. 2.4.4. Serão aprovados na prova de proficiência os candidatos que obtiverem nota igual ou maior do

que sete. 2.4.5. Poderão ser dispensados dos exames de proficiência os candidatos que enviarem, no ato da

inscrição, cópia impressa de um dos comprovantes especificados a seguir : a) Certificado internacional equivalente aos níveis C1 ou C2 do Quadro Comum Europeu de

Referência para Línguas, bem como aqueles que apresentem certificado equivalente aos níveis B1 ou B2 obtido há no máximo cinco anos.

b) Exames de Proficiência TOEFL, IELTS, Cambridge ou Michigan, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do estudante no exame de proficiência aplicado pelo Programa, desde que o candidato tenha obtido pontuação mínima condizente a nível intermediário.

c) Certificado de conclusão de ensino médio ou superior realizado integralmente na língua correspondente, em país ou região em que o idioma seja falado.

d) Diploma de curso superior de letras no idioma correspondente. 2.5. Candidatos estrangeiros não-lusófonos deverão apresentar o certificado CELPE-Bras outorgado pelo

MEC em nível pelo menos intermediário em até 12 (doze) meses após a matrícula inicial no Programa, caso aprovados.

2.6. Da Prova Escrita de Conhecimento Teórico e de Construção Argumentativa 2.6.1. A prova escrita, sem consulta, é composta por questões dissertativas definidas a partir da

Page 4: Edital Processo Seletivo 2017

bibliografia indicada no anexo, ao final do presente Edital. 2.6.2. O candidato deverá se apresentar na prova escrita com um documento de identidade original

com foto. 2.6.3. Serão aprovados na prova escrita os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 7 (sete). 2.6.4. A classificação dos candidatos resultará da aferição mediante prova de conhecimento teórico

sobre os textos indicados e da construção argumentativa. Serão avaliadas as capacidades do candidato em: (i) compreensão crítica dos textos acadêmicos indicados; (ii) competência de comunicação escrita na língua portuguesa.

2.6.5. As bibliografias são específicas da linha de pesquisa selecionada pelo candidato, conforme indicado no anexo, ao final do presente Edital.

2.6.6. Para as linhas que possuem duas opções de bibliografia, haverá igualmente duas opções de provas, uma correspondente a cada bibliografia, sendo que o candidato deverá optar, no momento da inscrição, por aquela que julgar mais pertinente ao seu projeto de pesquisa.

2.6.7. Cabe ao candidato verificar, no ato da inscrição, a correta correspondência entre linha, sublinha, orientadores, bibliografia e oferta de vagas, bem como a compatibilidade com o projeto de pesquisa proposto, sob pena de desclassificação ao longo das fases eliminatórias do processo seletivo.

2.7. Da Arguição de Projeto e Currículo 2.7.1. A arguição será realizada por uma banca formada por três professores. A critério da Comissão

Coordenadora do Programa (CCP), a arguição oral poderá também ser aplicada por vídeo conferência para candidatos de outras cidades do Brasil e do exterior, mediante manifestação de interesse do candidato no ato da inscrição, explicitando as razões da impossibilidade de deslocamento.

2.7.2. A arguição versará sobre o projeto de pesquisa e a articulação do projeto com o Programa de Estudos Culturais, bem como sobre o currículo. Serão levados em consideração também, para critérios de classificação, os seguintes pontos: formação anterior em pesquisa na área; aderência às linhas do programa; contato anterior com corpo docente.

2.7.3. Em casos excepcionais, o candidato pode requerer que a arguição seja feita à distância. 3. Da Disponibilidade de Vagas

3.1. O programa oferece 38 (trinta e oito) vagas de mestrado em 2017, nas seguintes linhas : a) Crítica da Cultura : 15 (quinze) vagas b) Cultura e Ciência : 04 (quatro) vagas

Page 5: Edital Processo Seletivo 2017

c) Cultura, Educação e Saúde : 10 (dez) vagas d) Cultura, Política e Identidades : 09 (nove) vagas

4. Do Resultado da Seleção 4.1. As provas de proficiência e Teórica serão feitas em um único dia por todos os inscritos. Serão

corrigidas, primeiramente, as provas de proficiência. Somente serão corrigidas as provas teóricas dos inscritos que tiverem sido aprovados na prova de proficiência.

4.2. A Secretaria do Programa de Pós-Graduação divulgará a lista dos aprovados das fases segundo cronograma a ser divulgado. As notas individuais estarão disponíveis na Secretaria de Pós-Graduação após o término do processo.

4.3. A Secretaria do Programa de Pós-Graduação divulgará a lista dos aprovados para ingresso no Programa de Mestrado em Estudos Culturais conforme ordem de classificação na página do programa.

4.4. Poderão ser aceitos no Programa, mediante disponibilidade de orientador, os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a sete.

5. Do Cronograma do Processo Seletivo a) Inscrições: De 15 de Agosto a 17 de Setembro de 2016 b) Resultado da Avaliação dos Projetos : 04 de Outubro de 2016 c) Provas de Proficiência e Teórica : 17 de Outubro de 2016. d) Entrevistas : De 31 de Outubro a 04 de Novembro de 2016. e) Resultados : 18 de Novembro de 2016.

6. Das Bolsas de Estudo 6.1. A classificação no processo seletivo pode ser levada em conta em possíveis concessões de bolsas de

estudos. 6.2. O ingresso na pós-graduação não implica compromisso de concessão de bolsa de estudo.

7. Da Matrícula 7.1. Para realizar a matrícula, o candidato aprovado no processo seletivo deverá apresentar original e cópia

simples do diploma ou certificado de conclusão de graduação com data de colação de grau, até a data de efetivação da matrícula na Secretaria de Pós-Graduação da EACH-USP, além dos originais dos documentos enviados na inscrição do Processo seletivo.

7.2. A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, nível de Mestrado, para ingresso no primeiro ou no segundo semestre de 2017,

Page 6: Edital Processo Seletivo 2017

deverá ser realizada na Secretaria de Pós-Graduação em datas a serem divulgadas na página do programa.

7.3. Os candidatos que estiverem em fase de conclusão do curso de Graduação poderão inscrever-se para o processo seletivo, ficando a matrícula condicionada à apresentação dos comprovantes da referida conclusão e colação de grau até a data fixada para a matrícula.

7.4. Os candidatos reprovados poderão retirar a documentação apresentada na Secretaria de Pós-Graduação até 30 dias após a seleção. Após este período, a documentação será destruída.

8. Dos Casos Omissos 8.1. Eventuais casos omissos serão apresentados à Coordenação da CCP de Estudos Culturais da

EACH/USP.

ANEXO - LISTA DE ORIENTADORES E BIBLIOGRAFIA POR LINHA DE PESQUISA

LINHA I. CRÍTICA DA CULTURA A. Sublinha “Artes e literatura” ORIENTADORAS (ES)

Adriano Schwartz Dária Gorete Jaremtchuk Jefferson Agostini Mello (não ofertará vagas nesse processo seletivo) BIBLIOGRAFIA

1. Hans Belting. O fim da história da arte. 2. J.M. Coetzee. Diário de um ano ruim. 3. Silviano Santiago. Nas malhas da letra.

B. Sublinha “Cultura e política” ORIENTADORAS (ES)

André Fontan Kohler Cynthia Harumy Watanabe Correa José Carlos Garcia Durand Pablo Ortellado Salvador Andres Schavelzon BIBLIOGRAFIA

1. BOURDIEU, Pierre, “O mercado de bens simbólicos”, in Bourdieu, P. A economia das trocas simbólicas. S.Paulo, Perspectiva, 1974, pp. 99-181.

2. DURAND, José Carlos “Industrialização e desenvolvimento da esfera comercial (1870-1920)” cap. 1 de Durand, J.C. Incômodos Best-sellers, USA. Publicidade, consumo e seus descontentes. São Paulo, EDUSP. 2015

3. MAIGRET, Eric, “Introdução” e Capítulos 1, 4, 9 e 10 de Sociologia da comunicação e das mídias. S.Paulo, Editora do SENAC, 2010.

Page 7: Edital Processo Seletivo 2017

4. RANCIERE,J. O desentendimento. São Paulo, Ed. 34, 1996. LINHA II. CULTURA E CIÊNCIA

A. Sublinha “História, saberes e poderes” ORIENTADORES

Carlos Henrique Barbosa Gonçalves (não ofertará vagas nesse processo seletivo) Rogério Monteiro de Siqueira Thomás Augusto Santoro Haddad Vivian Grace Fernandez Davila Urquidi BIBLIOGRAFIA

1. Sousa Santos, Boaventura e Meneses, Maria Paula (Org.): Epistemologias do Sul, Coimbra: Almedina, 2010. Disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/pensamento-e-ciencia/2106-2106/file.html

2. Jack Goody. A domesticação da Mente selvagem. Petrópolis: Vozes, 2012. 3. Londa Schiebinger. O feminismo mudou a ciência? Bauru: EDUSC, 2001. 4. Stephen Jay Gould. A Falsa Medida do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LINHA III. CULTURA, POLÍTICA E IDENTIDADES A. Sublinha “Cultura, diversidade e identidades” ORIENTADORAS (ES)

Luiz Gonzaga Godoi Trigo Madalena Pedroso Aulicino Ricardo Lanzarini Gomes Silva Valéria Barbosa de Magalhães Vivian Grace Fernandez Davila Urquidi BIBLIOGRAFIA

1. Stuart Hall. Da Diáspora, Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006. 2. Edgardo Lander (Comp). Colonialidad del Saber: eurocentrismo y ciencias sociales -

Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2000. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/lander.html

3. Eduardo Restrepo; Axel Rojas. Inflexion Decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Colombia: Ed. Universidad del Cauca, 2010. (Disponível em: www.ram-wan.net/restrepo/documentos/Inflexion.pdf)

4. Maria E. Cevasco. Dez lições sobre os Estudos Culturais. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

B. Sublinha “Culturas do tempo livre” ORIENTADORAS (ES)

Alexandre Panosso Netto (não ofertará vagas nesse processo seletivo) Luis Paulo de Carvalho Piassi Luiz Gonzaga Godoi Trigo Madalena Pedroso Aulicino Ricardo Lanzarini Gomes Silva BIBLIOGRAFIA

1. Douglas Kellner. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001. Introdução e Parte I (Caps 1 a 3). 2. Gilles Lipovetsky. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri-

SP: Manole, 2009.

Page 8: Edital Processo Seletivo 2017

3. Gilles Pronovost. Introdução à sociologia do lazer. São Paulo: Senac São Paulo, 2011. 4. Tizuko Morchida Kishimoto (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning,

1998. 5. Valquíria Padilha (org.). Dialética do Lazer. São Paulo: Cortez, 2006

LINHA IV. CULTURA, EDUCAÇÃO E SAÚDE ORIENTADORAS (ES)

Ana Laura Godinho Lima (não ofertará vagas nesse processo seletivo) Graziela Serroni Perosa Luciana Maria Viviani Luiz Silveira Menna Barreto Mario Pedrazzoli Neto Régia Cristina Oliveira Valéria Cazetta Verónica Marcela Guridi BIBLIOGRAFIA

1. Durval Muniz Albuquerque Júnior. A invenção do Nordeste e outras artes. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

2. Erving Goffmann. Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

3. Jonathan Crary. 24/7 Capitalismo tardio e os fins do sono. 2ª ed. Cosac-Naify, 2015. 4. Michel Foucault. A ordem do discurso. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 2004. 5. Pierre Bourdieu; Jean-Claude Passeron. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis,

Editora da UFSC, 2013.

Publicado no D.O.E em 15 de agosto de 2016.