edital n.º 008/2018 modalidade: ato convocatÓrio … · os valores deverão ser apresentados em...

46
1 EDITAL N.º 008/2018 PROCESSO 19621 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: MENOR PREÇO OBJETO DA SELEÇÃO: Contratação de empresa especializada em fornecimento de materiais e mão de obra para reforma da cobertura e sistema de captação de aguas pluviais dos edifícios dos prédios do Museu Biológico, Prédio Vital Brasil e Prédio Novo. DATA: 19/02/2018 HORA: 09h30min. LOCAL: Sala de reuniões da DBI (Prédio Administrativo da FUNDAÇÃO BUTANTAN, 1º andar). A FUNDAÇÃO BUTANTAN, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, instituída em 31 de maio de 1989 por escritura pública, devidamente registrada no 3º cartório de registro civil de pessoas jurídicas de São Paulo–SP, sob o n° 133326, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 61.189.445/0001-56, sediada na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1.500, Butantã, São Paulo–SP, CEP 05.503-900, TORNA PÚBLICO que se encontra aberto processo de SELEÇÃO DE FORNECEDORES, para Contratação de empresa especializada em fornecimento de materiais e mão de obra para reforma da cobertura e sistema de captação de aguas pluviais dos edifícios dos prédios do Museu Biológico, Prédio Vital Brasil e Prédio Novo, do Instituto Butantan, pela modalidade CONCORÊNCIA, através de ATO CONVOCATÓRIO, tipo MENOR PREÇO, pelo regime de execução EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL, em conformidade com o art. 5º, II c/c § 4º do Regulamento de Compras e Contratações da Fundação Butantan, bem como as demais normas regulamentares aplicáveis à espécie. O Edital estará disponível no site www.fundacaobutantan.org.br/editais e/ou na sede da FUNDAÇÃO BUTANTAN, situada na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1.500, Butantã, São Paulo–SP, e poderá ser retirado junto ao Departamento licitações das 9h00min às 17h00min, de segunda à sexta-feira, entre os dias 30/01/2018 a 19/02/2018 mediante a entrega de pen drive (flash drive). As empresas que retirarem o edital deverão encaminhar o “Recibo de Retirada” para o Departamento de Licitações no endereço eletrônico: [email protected] bem como para comunicações relativas a alterações, respostas a esclarecimentos e impugnações. É facultada às empresas interessadas a realização de visita técnica, que deverá ser previamente agendada junto ao Departamento de Licitações da Fundação Butantan, através do endereço eletrônico [email protected], e poderá ocorrer entre os dias 01/02/2018 a 19/02/2018 das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas. Até 02 (DOIS) dias úteis anteriores à data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o instrumento convocatório. Os pedidos de esclarecimentos ou providências deverão ser solicitados via e-mail para o endereço eletrônico: [email protected] em horário comercial das 08:00hs ás 17:00hs, indicando no preâmbulo da mensagem o CNPJ, Razão Social, número do Edital e nome do

Upload: buianh

Post on 10-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

EDITAL N.º 008/2018 PROCESSO 19621 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: MENOR PREÇO OBJETO DA SELEÇÃO: Contratação de empresa especializada em fornecimento de materiais e mão de obra para reforma da cobertura e sistema de captação de aguas pluviais dos edifícios dos prédios do Museu Biológico, Prédio Vital Brasil e Prédio Novo.

DATA: 19/02/2018 HORA: 09h30min. LOCAL: Sala de reuniões da DBI (Prédio Administrativo da FUNDAÇÃO BUTANTAN, 1º andar). A FUNDAÇÃO BUTANTAN, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, instituída em 31 de maio de 1989 por escritura pública, devidamente registrada no 3º cartório de registro civil de pessoas jurídicas de São Paulo–SP, sob o n° 133326, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 61.189.445/0001-56, sediada na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1.500, Butantã, São Paulo–SP, CEP nº 05.503-900, TORNA PÚBLICO que se encontra aberto processo de SELEÇÃO DE FORNECEDORES, para Contratação de empresa especializada em fornecimento de materiais e mão de obra para reforma da cobertura e sistema de captação de aguas pluviais dos edifícios dos prédios do Museu Biológico, Prédio Vital Brasil e Prédio Novo, do Instituto Butantan, pela modalidade CONCORÊNCIA, através de ATO CONVOCATÓRIO, tipo MENOR PREÇO, pelo regime de execução EMPREITADA POR PREÇO GLOBAL, em conformidade com o art. 5º, II c/c § 4º do Regulamento de Compras e Contratações da Fundação Butantan, bem como as demais normas regulamentares aplicáveis à espécie. O Edital estará disponível no site www.fundacaobutantan.org.br/editais e/ou na sede da FUNDAÇÃO BUTANTAN, situada na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1.500, Butantã, São Paulo–SP, e poderá ser retirado junto ao Departamento licitações das 9h00min às 17h00min, de segunda à sexta-feira, entre os dias 30/01/2018 a 19/02/2018 mediante a entrega de pen drive (flash drive). As empresas que retirarem o edital deverão encaminhar o “Recibo de Retirada” para o Departamento de Licitações no endereço eletrônico: [email protected] bem como para comunicações relativas a alterações, respostas a esclarecimentos e impugnações.

É facultada às empresas interessadas a realização de visita técnica, que deverá ser previamente agendada junto ao Departamento de Licitações da Fundação Butantan, através do endereço eletrônico [email protected], e poderá ocorrer entre os dias 01/02/2018 a 19/02/2018 das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas. Até 02 (DOIS) dias úteis anteriores à data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o instrumento convocatório.

Os pedidos de esclarecimentos ou providências deverão ser solicitados via e-mail para o endereço eletrônico: [email protected] em horário comercial das 08:00hs ás 17:00hs, indicando no preâmbulo da mensagem o CNPJ, Razão Social, número do Edital e nome do

2

representante solicitante, se pessoa jurídica e CPF para pessoa física e disponibilizar as informações (endereço completo, telefone, fax e e-mail) para envio de resposta. Não serão aceitos questionamentos com mais de uma única indicação de endereço eletrônico.

Os pedidos de impugnação deverão ser assinados pelo representante legal da proponente e protocolados no Departamento de Licitações da Fundação Butantan, localizado na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1.500, Butantã, São Paulo–SP, em horário comercial das 08:00hs às 17:00hs, devendo constar no preâmbulo da petição o CNPJ, Razão Social, número do edital e nome do representante solicitante, se pessoa jurídica, e CPF, para pessoa física, bem como o endereço completo, telefone, fax e e-mail para o fim de envio de resposta, a qual também será publicada no portal da Fundação Butantan dentro do prazo pré-estabelecido neste edital.

A petição será dirigida à autoridade subscritora do edital, que se pronunciará no prazo de até 03 (três) dias úteis. Acolhida a petição contra o ato convocatório, caso haja impacto na formulação das propostas, será designada nova data para a realização do certame.

Sob a pena de DESCLASSIFICAÇÃO, todas as propostas deverão atender integralmente as especificações contidas neste Edital, bem como deverão os interessados cumprir todos os requisitos da habilitação. Os envelopes contendo a proposta e os documentos de habilitação serão recebidos no endereço acima mencionado, na sessão pública de processamento do Ato Convocatório, após o credenciamento dos interessados que se apresentarem para participar do certame.

A sessão de processamento do Ato Convocatório será realizada no local e endereço acima mencionado, tendo inicio às 09h30min, e será conduzida pelo Presidente da Comissão de Julgamento, com o auxílio da Equipe de Apoio já nomeada e designada na Portaria da Presidência disponível no site www.fundacaobutantan.org.br/editais

1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem como objeto Contratação de empresa especializada Contratação de empresa especializada em fornecimento de materiais e mão de obra para reforma da cobertura e sistema de captação de aguas pluviais dos edifícios dos prédios do Museu Biológico, Prédio Vital Brasil e Prédio Novo, localizado nas instalações do Instituto Butantan, conforme especificações constantes do Memorial descritivo, que integra este Edital – ANEXO I e subitens.

1.2. Os serviços deverão ser entregues com todos os elementos previstos neste edital e serão recebidos somente após sua conclusão efetiva, vistoria e atesto do responsável técnico da Divisão de Engenharia e Arquitetura do Complexo Butantan e assinatura do Termo de Recebimento Definitivo da Obra (ANEXO XXIV) 1.3. A empresa vencedora ficará responsável pelo registro da Matrícula da Obra junto ao INSS, no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a assinatura do contrato, efetuando os pagamentos do INSS por meio de GPS (Guias de Previdência Social) identificadas pela Matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS) atribuída à Obra, sem ônus adicional à Fundação Butantan. 2. DA FONTE DE RECURSOS 2.1. Os recursos necessários para a realização do objeto deste Ato Convocatórios serão custeados por verba própria da Fundação Butantan.

3

2.2. Os recursos financeiros encontram-se reservados em conta da Fundação Butantan. 3. DA VISITA TÉCNICA 3.1. As empresas interessadas, para efeito de elaboração das propostas, poderão visitar o local de execução da obra objeto deste Ato Convocatório, não sendo obrigatória a visita técnica para a participação na Seleção de Fornecedores. 3.2. Cada empresa interessada poderá participar da visita técnica com, no máximo, 02 (dois) representantes legais, procuradores ou prepostos com poderes específicos ou representantes necessariamente por ela credenciados. 3.3. Para realização da visita técnica, o representante da empresa deverá apresentar-se no Setor de Compras da Fundação Butantan, no horário agendado, devidamente munido de documento de identificação com foto, e de documento de credenciamento da empresa, de Carteira de Trabalho, ou carta de preposto. 3.4. O representante da empresa receberá o certificado de visita técnica (ANEXO III), que será fornecido pelo Departamento de Compras e Licitações da Fundação Butantan, e deverá apresentá-lo dentro do Envelope 1 – PROPOSTA DE PREÇOS E PROPOSTA TÉCNICA. 3.5. As empresas que optarem por não realizar a visita técnica, deverá apresentar declaração de que têm pleno conhecimento das informações necessárias à execução do objeto contratado, bem como do local para cumprimento das obrigações. (ANEXO IV), e deverá apresentá-lo dentro do Envelope 1 – PROPOSTA DE PREÇOS E PROPOSTA TÉCNICA. 4. DA HABILITAÇÃO PARA PARTICIPAR. 4.1. Poderão participar deste Ato Convocatório as empresas que tenham objeto social pertinente e compatível com o objeto da Seleção e que atendam todas as exigências deste Ato Convocatório, inclusive quanto à documentação constante deste instrumento e seus anexos. 4.2. As empresas ou sociedades estrangeiras em funcionamento no país deverão apresentar Decreto de Autorização e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido por Órgão competente, quando a atividade assim o exigir. 4.3. Será vedada a participação de empresas que se enquadrarem em, no mínimo, uma das seguintes situações: a) Declaradas inidôneas para licitar e contratar com a Administração Pública e/ou com a FUNDAÇÃO BUTANTAN. b) Impedidas de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, nos termos das legislações pertinentes; c) Suspensas de contratar com a FUNDAÇÃO BUTANTAN, com a Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, e/ou por qualquer de um de seus órgãos descentralizados; d) Reunidas em consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição; e) Em processo judicial de falência ou em recuperação judicial, inclusive o extrajudicial; f) Que participem de mesmo grupo econômico ou financeiro, incluindo diretores, acionistas (com participação em mais de 5%) ou representantes legais comuns, e, ainda, aquelas que dependam ou subsidiem econômica ou financeiramente da outra empresa; g) Empresas ou sociedades estrangeiras que não estejam em funcionamento no país; h) Que tiverem seus contratos rescindidos por má prestação de serviços realizados no COMPLEXO BUTANTAN (Instituto Butantan e Fundação Butantan). 5. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. 5.1. A participação das empresas interessadas será obrigatória em todo o objeto da seleção de fornecedores, não sendo admitida a apresentação de:

4

5.1.1. Envelopes e propostas sem a participação do representante legal na(s) sessão (ões), tais como os entregue pelos correios, motoboy, entregadores, empresas de logística, dentre outras; 5.1.2. Proposta parcial. 5.2. As empresas que apresentarem os documentos sem a presença de representante legal na(s) sessão(ões) serão desclassificadas. 6. DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PREÇOS E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO. 6.1. A proposta e os documentos para habilitação deverão ser apresentados, separadamente, no ato do credenciamento, em 02 (dois) envelopes fechados e indevassáveis, contendo em sua parte externa, além do nome da PROPONENTE, os seguintes dizeres:

RAZÃO SOCIAL E CNPJ DA EMPRESA Envelope nº 1 – PROPOSTA DE PREÇOS E PROPOSTA TÉCNICA

FUNDAÇÃO BUTANTAN ATO DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES – ATO CONVOCATÓRIO Nº xxxx/2018

RAZÃO SOCIAL E CNPJ DA EMPRESA Envelope nº 2 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

FUNDAÇÃO BUTANTAN ATO DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES – ATO CONVOCATÓRIO Nº xxxx/2018

6.2. A proposta deverá ser elaborada em papel timbrado da empresa e redigida em língua portuguesa, salvo quanto às expressões técnicas de uso corrente, com suas páginas numeradas sequencialmente, furadas (dois furos), sem rasuras, emendas, borrões ou entrelinhas e ser datada e assinada pelo representante legal da empresa ou pelo procurador. 6.3. Os documentos necessários à habilitação e proposta deverão ser apresentados no original ou por qualquer processo de cópia autenticada por tabelião de notas. 6.4. Salvo justo motivo e sob pena de aplicação das penalidades previstas em lei, não caberá desistência da proposta depois de aberto o respectivo envelope. 7. DO CONTEÚDO DO ENVELOPE Nº 1 – PROPOSTA. 7.1. A proposta de preço deverá conter os seguintes elementos:

7.1.1. Nome, endereço, CNPJ e Inscrição Estadual. 7.1.2. Número do processo e do Ato Convocatório. 7.1.3. Descrição de forma clara e sucinta do objeto do presente certame, em conformidade com as especificações técnicas do ANEXO I e subitens deste Ato Convocatório. 7.1.4. Orçamento discriminado em preços unitários, globais por itens e global total, expressos em moeda corrente nacional, em algarismo e por extenso, devendo o preço incluir todas as despesas com encargos fiscais, comerciais, sociais e de pessoal, e que deverá ser assinado pelo responsável técnico legalmente habilitado e identificado com o número de registro do CREA. Os valores deverão ser apresentados em planilha segundo descritivos relacionados no modelo Anexo V (arquivo impresso).

5

7.1.5 Deverá ainda ser apresentada mídia digital contendo todos os arquivos que envolvam o processo de formatação da proposta técnica e comercial, constando neste os mesmos arquivos entregues no envelope 01. Planilhas orçamentárias, planilhas qualitativas e quantitativas (materiais, mão de obra e equipamentos) bem como, o Demonstrativo de Cálculo de Encargos Sociais, deverão ser apresentadas em formato Excel “xls”, em formato editável. 7.1.6. Cronograma físico financeiro assinado pelo representante legal da empresa, com a identificação do subscrito (arquivo impresso e digital em Excel e MS Profect). 7.1.7. Quaisquer alterações na proposta que visem modificar, extinguir ou criar direitos, sem previsão neste Ato Convocatório, serão tidas como inexistentes, aproveitando-se o restante da proposta naquilo em que não for conflitante com este instrumento. 7.1.8. Os preços devem incluir todas as despesas diretas ou indiretas e as margens de lucro da empresa, que se refiram ao objeto descrito e caracterizado nas especificações deste Ato Convocatório e seus anexos, tais como: materiais e mão-de-obra direta e indireta; serviços de terceiros aplicados à própria manutenção ou em atividade de apoio, como por exemplo transporte, locações de máquinas e equipamentos, ou de imóveis e instalações auxiliares; consumo de água, energia e telecomunicações; seguros legal ou contratualmente exigidos; encargos sociais e trabalhistas, observando e incluindo nos preços a atualização da legislação (Lei 13.161/2015) referente a desoneração da folha de pagamento válida a partir de 1º de dezembro de 2015 em relação a CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta; impostos e taxas incidentes sobre a atividade econômica; multas aplicadas pela inobservância de normas e regulamentos; alojamentos e alimentação; vestuário e ferramentas; equipamentos de proteção individual e coletivo; depreciações e amortizações; despesas administrativas e de escritório; testes laboratoriais ou outros exigíveis por norma técnica, despesas com gerenciamento de resíduos, tais como: contratação de caçamba, aquisição de embalagens para acondicionamento dos resíduos gerados, transporte e destinação final para os resíduos da obra, elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos, bem como outros relacionados e pertinentes.

7.2. A proposta de preço ANEXO V – MODELO DE PLANILHA DE PROPOSTA DE PREÇOS - deverá ser acompanhada também dos seguintes documentos:

7.2.1. Demonstração, devidamente assinada pelo representante legal, da composição do B.D.I., mediante especificação detalhada, conforme preenchimento obrigatório do ANEXO VI – Cálculo BDI, observando-se os limites percentuais permitidos. 7.2.2. A margem máxima aceita para o B.D.I deverá variar de 25,00 % sem a desoneração da folha de pagamento a 31,48% com desoneração da folha de pagamento. 7.2.3. Poderá ser feito faturamento direto para a Contratante (Fundação Butantan) de até 40% (quarenta por cento) dos valores relativos aos principais e relevantes materiais empregados para realização do escopo. A relevância dar-se-á pelo valor em relação ao custo total dos materiais, e o respectivo valor faturado diretamente deverá ser descontado do valor total contratado.

7.3. A Proposta Técnica deverá contemplar plano de trabalho detalhado, abordando os tópicos mencionados do Memorial Descritivo (ANEXO I), devendo constar os seguintes itens: a) Efetivo previsto para a execução dos serviços contratado; b) Cronograma de permanência de pessoal, e regime de operação; c) Cronograma de permanência dos equipamentos a serem utilizados; d) Dimensionamento, especificações mínimas, ano de fabricação, nome do fabricante, condições mecânicas atuais, localização atual do equipamento (se próprio ou alugado), e disponibilidade dos principais equipamentos, a serem utilizados na execução dos serviços;

6

e) Declaração de conhecimento da região e das condições de apoio, no local onde se realizará a obra, disponibilidade de recursos logísticos e humanos, acessos e outros que julgar relevantes; f) Plano de mobilização, manutenção e desmobilização de pessoal, incluindo, sem a isso se limitar, a contratação de pessoal, o plano de assistência médica e primeiros socorros, comunicação, transporte, moradia (para empregados não residentes no município), alimentação, higiene e segurança do trabalho; g) Descrição do canteiro de obras, incluindo método construtivo empregado, relação das edificações e áreas bem como descrição da área destinada para armazenamento temporário dos resíduos gerados durante as atividades da obra; h) Demais informações que julgarem pertinentes ao desenvolvimento dos serviços de forma satisfatória. 7.4. Certificado de Visita Técnica, conforme modelo do Anexo III, em tendo sido realizada. 7.5. Declaração de que tem pleno conhecimento das informações necessárias à execução do objeto contratado, bem como do local para cumprimento das obrigações, conforme modelo do Anexo IV. 7.6. Certidão de Registro de Pessoa Jurídica, emitido pelo CREA, em nome da empresa CONTRATADA, com validade na data da apresentação.

7.6.1. Em se tratando de empresa não registrada no CREA do Estado de São Paulo, deverá apresentar o registro do CREA do estado de origem, ficando a PROPONENTE obrigada a apresentar visto do CREA – SP, antes da assinatura do contrato.

7.7.a) Atestado(s) de Capacidade Técnica, em nome da empresa CONTRATADA, devidamente registrado(s) no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), emitido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando a execução de serviços semelhantes ao contratado, acompanhado da respectiva CAT (Certidão de Acervo Técnico). b) Comprovação de que possui, na data prevista para a entrega da proposta, Engenheiro Civil detentor de Certidão de Acervo Técnico – CAT, indicado pela licitante como responsável da obra. c) Para comprovação da veracidade das informações apresentadas pela CONTRATADA que tenha se valido de atestados emitidos por signatários que não sejam contratantes titulares, fica reservada à FUNDAÇÃO BUTANTAN a promoção de diligências necessárias. Assim, a veracidade das informações prestadas e dos documentos apresentados pela CONTRATADA são de sua responsabilidade, sujeitando-a às sanções previstas nas legislações civil e penal. Os esclarecimentos e as informações prestadas por quaisquer das partes serão sempre por escrito, e estarão, a qualquer tempo, com vistas franqueadas nos autos do Processo do Ato Convocatório em epigrafe. e) o(s) atestado(s) deverá(ão) conter: - identificação da pessoa jurídica emitente; - nome e cargo do signatário; - endereço completo do emitente; - período de vigência do contrato; - objeto contratual; - data de conclusão do objeto; - outras informações técnicas necessárias 7.8. A empresa CONTRATADA deverá apresentar previamente ao início das atividades, Plano de Gerenciamento de Resíduos da obra, bem como PPRA, PCMAT, PCMSO da obra. 7.9. Declaração de que a empresa disponibilizará profissionais habilitados para o acompanhamento da execução dos serviços, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega

7

da obra, garantindo instalações em perfeito estado e seu completo funcionamento, conforme modelo do ANEXO VII. 7.10. Declaração de que a empresa possui em seu quadro de colaboradores técnico(s) de segurança do trabalho para fiscalizar os trabalhos realizados, devendo permanecer em campo durante todo o expediente de trabalho, conforme modelo do ANEXO VIII. 7.11. Declaração de que a empresa possui em seu quadro de colaboradores Engenheiros Habilitados e qualificados, para executar as atividades de construção, conforme modelo do ANEXO IX. 7.12. Declaração de que a empresa se compromete a fornecer toda documentação exigida pela área de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, providenciar e garantir o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) necessários e adequados ao desenvolvimento de cada etapa dos serviços, bem como demais dispositivos de segurança, conforme Normas Regulamentadoras da Portaria 3214/78 do MTE e do Procedimento de Gestão de Segurança para terceiros – Demonstrando pleno conhecimento, acesso aos documentos e atendimento dos procedimentos de gestão de segurança para terceiros e manual de gestão ambiental para empresas contratada ANEXO X. 7.13. Declaração de que a empresa se compromete a garantir que todos os profissionais que prestarão serviços nos locais aonde serão executados as obras estejam trajando uniformes e crachá de identificação da empresa, conforme modelo do ANEXO XI. 7.14. Declaração de que a empresa se compromete a providenciar projeto de segurança para o canteiro da obra, em consonância com o PCMAT e com PPRA específico, tanto da empresa, quanto da obra planejada, conforme modelo do ANEXO XII. 7.15. Declaração que a empresa se compromete a elaborar e entregar o documento “AS BUILT”, conforme modelo do ANEXO XIII. 7.16. Declaração de que a empresa atende a integralidade dos requisitos de habilitação, de acordo com modelo do ANEXO XIV. 7.17. Declaração de que atende as normas relativas à saúde e segurança do trabalho, nos termos do parágrafo único do artigo 117 da Constituição Estadual, conforme modelo do ANEXO XV. 7.18. Declaração de que a empresa manterá preposto na cidade de São Paulo, que detenha poder para resolver ocorrências pertinentes ao contrato, durante todo o período de execução, conforme modelo do ANEXO XVI. 7.19. Declaração de que a empresa possui apólice de seguro para responsabilidade civil, conforme modelo do ANEXO XVII. 7.20. O Prazo de validade da proposta não poderá ser inferior a 120 (cento e vinte) dias corridos, a serem contados da data de abertura do envelope proposta. 7.21 Poderão ser sanadas, a critério da Comissão, as falhas na proposta de preços consideradas como meramente formais e materiais, ou seja, que possam ser corrigidas no ato e que não inviabilizem a determinação da sua proposta de preços. 8. DO CONTEÚDO DO ENVELOPE No. 2 - “DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO”. 8.1. O envelope "Documentos de Habilitação" deverá conter os documentos a seguir relacionados, sendo que a falta de apresentação de qualquer deles ensejará, a critério exclusivo da Comissão Julgadora, a desclassificação da participante, no caso de não ser possível sanar a falha no ato, por meio de consulta on line na própria sessão ou em até 02 (dois) dias úteis, 8.2. A habilitação jurídica dar-se-á após a análise dos seguintes documentos pelos Interessados.

8.2.1. Certidão simplificada de arquivamento ou formulário de Registro Empresarial na Junta Comercial, no caso de empresário individual;

8

8.2.2. Ato constitutivo, Estatuto ou Contrato Social atualizado e registrado na Junta Comercial; 8.2.3. Documentos de eleição ou designação dos atuais administradores, tratando-se de sociedades por ações ou sociedades em que o administrador não seja um dos sócios, ou sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria de exercício, decreto de autorização. 8.2.4. Decreto de autorização, tratando-se de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir; 8.2.5. Os documentos relacionados no item 8.2 e instrumento de mandato deverão ser entregues no início da sessão pública, fora dos envelopes “proposta” e “habilitação”, juntamente com a carta de credenciamento.

8.3. A qualificação econômico-financeira será avaliada com base nas seguintes exigências: 8.3.1. Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social encerrado, mencionando expressamente, no balanço, o número do Livro Diário e das folhas em que se encontra transcrito, e o número do registro do livro na Junta Comercial/Cartório de Registro de Títulos e Documentos, podendo ser substituído pelo SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, de modo a comprovar a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios. 8.3.2. Balanço do último exercício social encerrado em 31 de dezembro, devidamente registrado nos órgãos competentes, acompanhado do balancete e DRE mais recente. 8.3.3. À critério da Fundação Butantan poderá ser solicitado balancete atualizado, devidamente assinado pelo contador e pelo representante legal da empresa, caso as informações apresentadas não sejam suficientes. 8.3.4. A comprovação de que trata o subitem 8.3.3 dar-se-á pelo atendimento aos seguintes coeficientes.

1 – Índice de Liquidez Corrente – ILC = (AC/PC) > 1,00 Onde:

ILC = Índice de liquidez corrente AC = Ativo Circulante

PC = Passivo Circulante

2 – Quociente de Solvência – QS = AT/(PT-PL) > 1,00 Onde:

AT = Ativo Total PT = Passivo Total

PL = Patrimônio Líquido

8.3.5. Comprovação de capital mínimo ou patrimônio líquido de, no mínimo, 10% (dez por cento) do valor da contratação ou, caso não preenche esse índice, poderá ser apresentado garantia (seguro-garantia ou fiança bancária) para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado. 8.3.6. Não possuir contratações acumuladas com a Fundação Butantan que representem mais de 50% do seu faturamento total do ano anterior. 8.3.7. No caso de empresas não sujeitas à obrigatoriedade de publicação do balanço patrimonial e respectivas demonstrações contábeis, deverão ser apresentadas cópias legíveis e autenticadas das páginas do Diário Geral, devidamente assinadas pelo contador

9

responsável e por seus sócios, bem como dos termos de abertura e encerramento do Diário Geral registrado na junta Comercial ou no Cartório de Registro de títulos e Documentos. 8.3.8. No caso de empresa constituída há menos de 1 (um) ano, a comprovação do tem 8.3.4 deverá ser substituída pela demonstração contábil relativa ao período de funcionamento.

8.4. A comprovação da regularidade fiscal será analisada mediante a entrega dos seguintes documentos:

8.4.1. Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, do Ministério da Fazenda, sendo aceito documento extraído por meios eletrônicos de comunicação. 8.4.2. Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais, Dívida Ativa da União, e Contribuições Previdenciárias, do domicílio ou sede da empresa, válida nos termos da Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 3 de 22/11/05, unificada através da Portaria MF 358, de 5 de setembro de 2014, sendo aceito documento emitido por sítio eletrônico competente. 8.4.3. Certidão de regularidade de situação, quanto aos encargos tributários estaduais, em data não superior a 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir de sua expedição, se outro prazo não estiver assinalado em lei ou no próprio documento, sendo aceito documento emitido por sítio eletrônico competente. 8.4.4. Certidão de regularidade fiscal tributária municipal mobiliária e imobiliária, em data não superior a 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir de sua expedição, se outro prazo não estiver assinalado em lei ou no próprio documento, sendo aceito documento emitido por sítio eletrônico competente para tanto. 8.4.5. Certidão negativa de falência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica; 8.4.6. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, exigida de acordo com Lei nº 12.440/2011. 8.4.7. Certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), com prazo de validade em vigor, sendo aceito documento emitido por sítio eletrônico governamental. 8.4.8. As empresas sediadas fora do Município de São Paulo deverão comprovar, através de certidão negativa, sua regularidade para com sua respectiva Fazenda Municipal, relativa aos tributos mobiliários e imobiliários apresentando, ainda, Declaração Regularidade Fiscal firmada pelo representante legal, sob as penas da lei, do não cadastramento e de que nada devem à Fazenda do Município de São Paulo, relativamente àqueles tributos, conforme ANEXO XVIII. 8.4.9. Na hipótese de não constar prazo de validade nas certidões apresentadas, a FUNDAÇÃO BUTANTAN aceitará como válidas as certidões expedidas em até 180 (cento e oitenta) dias imediatamente anteriores à data de apresentação das propostas, bem como poderá a Comissão optar por sanar falha formal e material na apresentação de Certidão por meio de Consulta on line na própria sessão. 8.5. Para fins de habilitação, a FUNDAÇÃO BUTANTAN verificará em sítios na Internet oficiais dos órgãos e entidades emissores de certidões a autenticidade das certidões emitidas, constituindo meio legal de prova. 8.6. Será exigida e analisada documentação extraordinária probatória com o seguinte teor:

10

8.6.1. Declaração elaborada em papel timbrado da empresa e subscrita por seu representante legal de que se encontra em situação regular perante o Ministério do Trabalho, conforme modelo – ANEXO XIX, no que se refere à observância do disposto no inciso XXXIII, do artigo 7º, da Constituição Federal. 8.6.2. Declaração elaborada em papel timbrado da empresa e subscrita por seu representante legal, assegurando a inexistência de impedimento legal para licitar ou contratar com a Administração e/ou com a FUNDAÇÃO BUTANTAN nos moldes e forma do ANEXO XX. 8.6.3. As empresas que, por sua natureza ou dispositivo legal, estiverem dispensadas da apresentação de algum documento de habilitação, deverão apresentar declaração a respeito, citando os dispositivos legais pertinentes. 8.6.4. Caso a participante seja Matriz e a executora dos serviços seja filial, os documentos referentes à Habilitação deverão ser apresentados em nome da Matriz e também da Filial. 8.7. No caso de subcontratação ficará a critério da Contratante a aprovação da subcontratada. A subcontratada deverá atender, ainda, as exigências contidas no item 10, no que couber. 8.8. A aceitação, pela FUNDAÇÃO BUTANTAN, de qualquer subcontratada, não isentará a empresa contratada de suas obrigações e responsabilidades assumidas na forma deste Ato Convocatório, permanecendo a empresa contratada integralmente responsável perante a Fundação Butantan pelos serviços executados pelas suas subcontratadas. 8.9. A empresa contratada deverá entregar os documentos relacionados às áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente conforme procedimento DESEG/PG/0003-R00 - Gestão de Segurança para Terceiros e para a área de Meio Ambiente conforme procedimento IB/MN/GMA/D-0001 001 - MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS, conforme ANEXO X.

9. DA SESSÃO PÚBLICA DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO. 9.1. Na hora e local indicados serão observados os seguintes procedimentos pertinentes a este Ato Convocatório:

a) credenciamento dos representantes legais das empresas interessadas em participar do certame;

b) recebimento dos envelopes “Proposta de preço e proposta técnica” e “Documentos de Habilitação”;

c) abertura dos envelopes “Proposta de preço e proposta técnica”;

d) classificação provisória das propostas em ordem crescente de valores;

e) abertura dos envelopes e “Documentos de Habilitação” das empresas cuja propostas tenham sido classificadas em primeiro lugar, com o menor valor e atendido todos os requisitos do item VII deste Edital;

f) Suspensão da sessão para análise do conteúdo dos envelopes nº 1 “Proposta de preço e proposta técnica”, assim como o conteúdo do envelope nº 2 “Documentos de Habilitação”;

g) Apresentação dos relatórios originados da análise técnica dos envelopes, em seguida habilitação ou inabilitação da primeira classificada;

h) desclassificação das propostas que não atendam às exigências contidas neste Ato Convocatório e classificação provisória das demais propostas em ordem crescente de preços;

11

i) Negociação com a empresa vencedora na tentativa de reduzir o preço final, tendo em vista a maximização do interesse de ser obtida a proposta mais vantajosa, desde que factível em termos de escopo e valor orçado.

j) declaração da empresa vencedora do certame pelo critério da avaliação técnica e preço do menor preço global total;

k) abertura de oportunidade aos presentes para que manifestem eventual intenção de interposição de recurso, registrando-se em ata a síntese das razões de recorrer;

l) encaminhamento dos autos do processo à autoridade competente para adjudicação e homologação do objeto do certame, na hipótese de não ter havido interposição de recursos.

10 DO CREDENCIAMENTO

10.1. Os procedimentos desta SELEÇÃO DE FORNECEDORES serão conduzidos pelo Presidente da Comissão de Julgamento, devendo o participante, no ato de credenciamento, identificar-se exibindo a carteira de identidade ou outro documento equivalente contendo foto. (ANEXO XXI)

10.2. Os documentos relacionados no item 8.2 e instrumento de mandato deverão ser entregues no início da sessão pública, fora dos envelopes “proposta” e “habilitação”, juntamente com a Carta de Credenciamento.

11. DO PROCESSAMENTO DA SELEÇÃO 11.1. Os procedimentos desta SELEÇÃO DE FORNECEDORES serão conduzidos pelo Presidente da Comissão de Julgamento. 11.2. Das sessões realizadas lavrar-se-ão atas circunstanciadas assinadas pelos membros da Comissão e pelos representantes legais ou credenciados presentes. 11.3. As dúvidas e falhas formais e materiais suscitadas durante as sessões serão resolvidas pela Comissão de Julgamento, na presença das participantes, ou relegadas para ulterior deliberação, a juízo do Presidente da Comissão, devendo o extrato da resposta ser publicado no site www.fundacaobutantan.org.br/editais e/ou em jornal de grande circulação, no prazo de 03 dias úteis. 11.4. No local, data e horário indicados no preâmbulo deste Ato Convocatório, em sessão pública, a Comissão de Julgamento receberá os documentos de credenciamento, os envelopes contendo as propostas e os documentos de habilitação. Na sequência, procederá à abertura dos Envelopes n.º1 - Proposta, sendo que os envelopes e as propostas, depois de verificados e rubricados por todos os presentes, serão juntados ao processo. 11.5. Os envelopes, depois de rubricados por todos os presentes, ficarão sob a guarda da Comissão de Julgamento fechados e inviolados, até as respectivas aberturas na sessão pública. 12. DA ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS E DA HABILITAÇÃO 12.1. As propostas de preços serão verificadas quanto à exatidão das operações aritméticas apresentadas, que conduziram ao valor total por item e, ainda, ao valor global total, procedendo-se às correções correspondentes nos casos de eventuais erros encontrados, tomando-se como corretos os preços unitários por item. As correções efetuadas serão consideradas para a apuração do valor final da proposta. 12.2. A análise das propostas visará o atendimento das condições estabelecidas neste Ato Convocatório, sendo desclassificada a proposta que: a) Estiver em desacordo com qualquer das exigências estabelecidas neste Ato Convocatório.

12

b) Apresentar preços unitários ou totais simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos praticados no mercado ou salários de mercado, ou que se revelar manifestamente inexequível. c) Possuir falhas ou erros que não sejam de natureza meramente formal e material. d) Não apresentar valores unitários. e) Deixar de apresentar amostra, quando solicitado, ou tiverem a sua amostra reprovada após análise efetuada pela equipe técnica do Instituto Butantan. f) Quando não evidenciar que os impostos oriundos da operação estão contemplados no orçamento. 12.3. A Comissão de Julgamento poderá, a qualquer momento, solicitar às empresas a composição e comprovação de preços unitários e/ou de mão de obra/materiais/equipamentos, bem como demais esclarecimentos que julgar necessários. 12.4. O julgamento das propostas será efetuado pela Comissão de Julgamento, que elaborará a lista de classificação, observada a ordem crescente dos preços apresentados. 12.5. No caso de empate entre duas ou mais propostas, será dada preferência de contratação às microempresas e empresas de pequeno porte, em atendimento à Lei Complementar nº 123/06, caso o empate não ocorra entre EPP/ME será realizado sorteio. 12.6. Será aberto o Envelope n.º 2 – Documentos de Habilitação da empresa que apresentar o menor preço global total e cumprir os requisitos da proposta. 12.7. Os envelopes de habilitação das empresas que tiveram propostas desclassificadas serão devolvidos fechados, desde que não tenha havido recurso ou após a sua denegação. 12.8. Não se admitirá desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão de Julgamento. 12.9. Admitir-se-á o saneamento de falhas relativas aos documentos de habilitação, desde que esse saneamento possa ser concretizado no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, sob pena de inabilitação e aplicação das sanções cabíveis. 12.10. Na hipótese de inabilitação de todas as empresas, a Comissão de Julgamento poderá fixar-lhes o prazo de 3 (três) dias úteis para a apresentação de nova documentação, marcando-se nova data para abertura dos envelopes nº 2, mediante publicação nos mesmos meios onde foi publicado o Ato Convocatório de abertura. 12.11. Será considerada vencedora do certame a empresa que, atendendo a todas as condições do presente Ato Convocatório oferecer o menor preço global total. 13. DOS RECURSOS 13.1. No final da sessão, a empresa que quiser recorrer, deverá manifestar imediata e motivadamente a sua intenção, abrindo-se o prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentação das razões de recurso, ficando as demais empresas, desde logo intimadas a apresentar contrarrazões em igual prazo, que começará a correr após a publicação do recurso, o qual deverá ser publicado no site da Fundação Butantan (www.fundacaobutantan.org.br/editais) em até 3 (três) dias úteis, sendo-lhes assegurada vista imediata 13.2. A ausência de manifestação imediata e motivada das empresas importará na decadência do direito de recurso, e na adjudicação do objeto do certame pelo Diretor Presidente da Fundação à empresa vencedora. 13.3. Interposto o recurso, a Comissão de Julgamento poderá reconsiderar a sua decisão ou encaminhar o processo para decisão pela autoridade competente. 13.4. Após a publicação da Decisão de Recurso Administrativo, que deverá ocorrer em até 5 (cinco) dias úteis, a contar do dia seguinte do final do prazo para interposição das contrarrazões, as empresas poderão interpor a Representação, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a publicação da

13

referida decisão, sendo cabível somente nos casos de decisão relacionada com o objeto do certame de que não caiba recurso hierárquico, devendo a petição estar dirigida ao Diretor-Presidente da Fundação Butantan. 13.5. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, o Diretor Presidente da Fundação adjudicará o objeto do certame à empresa vencedora. 13.6. O recurso terá efeito suspensivo e o seu acolhimento importará na invalidação dos atos insuscetíveis de aproveitamento. 13.7. As razões, contrarrazões de recurso e Representação deverão ser apresentadas em forma de petição e protocoladas no prazo estipulado no item 13.1, no Departamento de compras e licitações, Jurídico/Processo de Seleção da Fundação Butantan, na Avenida Doutor Vital Brasil nº 1500, Butantã - São Paulo –SP, CEP 05503-90, entre as 9:00h e 17:00 h. 13.8. A decisão do recurso será publicada no site www.fundacaobutantan.org.br/editais e em jornal de grande circulação. 13.9. Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará e homologará o procedimento de seleção. 13.10. O recurso administrativo interposto de forma inadequada e/ou em desacordo com as condições deste edital não será conhecido. 13.11. Os autos do processo administrativo ficarão com vista franqueada às participantes no Departamento de compras e licitações da Fundação Butantan no horário compreendido das 9h às 12h e das 13h às 17h nos dias úteis, conforme endereço constante no subitem 13.7. 14. DA HOMOLOGAÇÃO E DA ADJUDICAÇÃO 14.1. Efetuada a classificação final, a Comissão de Julgamento emitirá parecer sugerindo a adjudicação do objeto do certame, encaminhando o processo administrativo à autoridade competente para adjudicação e homologação dos atos praticados no processo até o presente momento. 14.2. O Diretor Presidente da Fundação Butantan, à vista dos elementos constantes no processo nº 17765/2016 e, não havendo óbice de ordem legal, administrativa ou judicial quanto à sua regularidade, emitirá o Despacho de Adjudicação e Homologação com fulcro no artigo 5º, inciso II c/c § 4º, e artigos 14, 15, 25, 26, 27 e 28, todos do Regulamento de Compras e Contratações da Fundação Butantan. 14.3. O Despacho de Adjudicação e Homologação será publicado no site http://www.fundacaobutantan.org.br/editais e em jornal de grande circulação. 15. DA CONTRATAÇÃO 15.1. A contratação decorrente desta Seleção de Fornecedores será formalizada mediante celebração de Termo de Contrato (ANEXO XXII).

15.1.1. Se na ocasião da formalização do contrato, as certidões de regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a Fazenda Nacional (Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais, Dívida Ativa da União, e Contribuições Previdenciárias), Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Estaduais e Municipais e a Certidão Negativa de Falência e Concordata, estiverem com os prazos de validade vencidos, a Fundação Butantan verificará a situação por meio eletrônico hábil de informações, certificará nos autos do processo a regularidade e anexará os documentos passíveis de obtenção por tais meios, salvo impossibilidade devidamente justificada. 15.1.2. Em não atualizando as certidões vencidas por meio eletrônico hábil de informações, a Adjudicatária será notificada para, no prazo de 02 (dois) dias úteis, comprovar sua situação de

14

regularidade, mediante a apresentação das certidões respectivas com prazos de validade em vigência, sob pena de não ser realizada a contratação.

15.2. A adjudicatária será convocada para que no prazo de 05 dias corridos, a contar da convocação, compareça na Fundação Butantan, na Avenida Dr. Vital Brasil nº 1500 – Butantan – São Paulo/SP para assinar o termo de contrato. 15.3. O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Fundação Butantan. 15.4. O não cumprimento da obrigação estabelecida ou a não apresentação dos documentos indicados, nos prazos indicados neste instrumento, caracterizará o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando a adjudicatária às penalidades legalmente estabelecidas e à aplicação de multa de 1% do valor do contrato. 15.5. Na hipótese de descumprimento das obrigações previstas para assinatura do contrato pela empresa vencedora, serão convocadas as demais empresas CONTRATADAS classificadas, por ordem de classificação, para análise dos documentos de habilitação visando à efetivação da contratação, sem que decorra qualquer direito de indenização às partes envolvidas. 16. DO PRAZO E CONDIÇÕES PARA ASSINATURA DO CONTRATO 16.1. A empresa deverá apresentar, no ato da contratação, garantia de 05% (cinco por cento) do valor do contrato, sendo admitida a prorrogação da sua apresentação por 07 dias, devendo ser renovada no caso de prorrogação contratual, de forma a dar cobertura a todo período contratado. 16.2. A empresa vencedora poderá optar por uma das seguintes modalidades de garantia: a) cheque administrativo; b) seguro garantia; c) fiança bancária. 16.3. Se a adjudicatária optar pela modalidade seguro garantia, das condições especiais da respectiva apólice deverá constar disposição expressa estipulando a responsabilidade da seguradora pelo pagamento dos valores relativos a multas de quaisquer espécies, aplicadas à tomadora do seguro. 16.4. A garantia prestada será restituída (e/ou liberada) após o termo final da vigência do contrato. 16.5. A não prestação de garantia equivale à recusa injustificada para a celebração do contrato, caracterizando descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando a contratada à penalidade de multa de 20 % do valor do contrato. 17. DO RECEBIMENTO DO OBJETO 17.1. Autorizada a contratação pela autoridade competente e assinada a minuta do contrato pelas partes, será expedida a Ordem de Início de Execução do Objeto pelo setor de compras e licitações e a empresa contratada deverá de imediato, fornecer, implantar e iniciar a prestação dos serviços de acordo com os critérios estabelecidos nesse Ato Convocatórios e seus anexos, conforme ANEXO XXII. 17.2. Os serviços deverão ser executados até a data limite conforme estabelecido pela área de engenharia e planejamento da Fundação/Instituto Butantan e deverá ocorrer em até 120 (cento e vinte) dias, sendo a data de inicio contada a partir da Ordem de Início de Execução, e serão medidos apenas os serviços executados e concluídos. 17.3. As medições para faturamento ocorrerão conforme o cronograma de obras e serviços apresentado na proposta, desde que devidamente aprovado pelo Gestor do Contrato, a partir da Ordem de Início de Execução do Objeto, sendo precedidas de solicitação da Contratada, com antecedência de 15 (quinze) dias corridos, instruída com os seguintes elementos: a) relatórios escrito (memória de calculo) e fotográfico;

15

b) cronograma previsto/realizado, refletindo o andamento da obra, desde que devidamente aprovado pelo Gestor do Contrato; c) declaração, sob as penas da lei, afirmando que os produtos e subprodutos de madeira utilizados na obra são, exclusivamente, de origem exótica, ou, no caso de utilização de produtos ou subprodutos de origem nativa: c.1) se tais produtos e subprodutos forem aqueles listados no artigo 1º, parágrafo primeiro, do Decreto Estadual no. 53.047/2008, declaração, sob as penas da lei, afirmando que procedeu às respectivas aquisições de pessoa jurídica cadastrada no CADMADEIRA; c.2) apresentação das faturas e notas fiscais e demais comprovantes da legalidade da madeira utilizada na obra, tais como Guias Florestais, Documentos de Origem Florestal ou outros eventualmente criados para o controle de produtos e subprodutos florestais, acompanhados das respectivas cópias, que serão autenticadas pelo servidor responsável pela recepção. d) apresentação de Manifestos de Transporte - MTR e Certificação de destinação ou disposição final dos resíduos gerados na obra mensalmente. e) apresentação dos recolhimentos de FGTS e INSS relativos aos funcionários que estejam executando os serviços pela CONTRATADA, bem como das empresas SUBCONTRADAS. f) sobre o valor de cada medição efetivada, a Contratante fará a retenção técnica de 10% que serão devolvidos à Contratada após a conclusão integral do escopo contratado, mediante a expedição do TRD- ANEXO XXIV emitido pelo gestor do contrato. 17.4. A Fundação Butantan rejeitará, no todo ou em parte, o serviço executado em desacordo com os termos do Ato Convocatório Nº xxxx/2018 e seus Anexos e contrato firmado entre a Fundação Butantan e a empresa vencedora. 17.5. Todos os projetos executivos e legais elaborados pela Contratada deverão ser aprovados pela área técnica da Fundação Butantan. 18. DA FISCALIZAÇÃO 18.1. A Fundação Butantan realizará, por meio de equipe de técnicos por ela designada, inspeções de fiscalização durante a execução dos serviços, com o objetivo de aferir o atendimento dos requisitos legais e técnicos vigentes, nos termos dos ANEXO I – Especificações Técnicas. 18.2. A Fundação Butantan, independentemente do controle tecnológico exigido para a execução dos serviços, poderá exigir que sejam atestadas a qualidade, as características dos materiais utilizados e dos serviços executados, por meio de ensaios, testes, laudos e demais provas estabelecidas em normas técnicas oficiais, correndo as despesas por conta da Contratada. 19. DAS SANÇÕES PARA O CASO DE INADIMPLEMENTO 19.1. A empresa que ensejar o retardamento do certame ou não mantiver a proposta pelo prazo estabelecido, ou fizer declaração falsa, garantido o direito prévio de citação e ampla defesa, ficará sujeita à suspensão do direito de participar de processo de seleção e celebrar contrato com a Fundação Butantan, pelo prazo de até 2 (dois) anos, ou sob declaração de inidoneidade, sem prejuízo da multa de 20% (vinte por cento) do valor total de sua proposta. 19.2. A recusa da adjudicatária em assinar o contrato, sem justificativa aceita pela Fundação Butantan, implicará no impedimento de participar de processo de seleção e celebrar contrato com a Fundação, pelo prazo de 2 (dois) anos, bem como na aplicação da multa de 20% (vinte por cento) sobre o valor total do contrato a ser assinado. 19.3. As penalidades são independentes e a aplicação de uma não exclui a aplicação das outras, segundo os fatos geradores que as ensejem.

16

19.4. As importâncias relativas às multas poderão ser descontadas das garantias prestadas pelas empresas. 19.5. Pela inexecução total ou parcial do Contrato objeto do Ato Convocatório em epigrafe, erros de execução, mora na execução dos serviços, a CONTRATANTE aplicará as seguintes sanções progressivas:

a) Advertência; b) Multa; c) Suspensão temporária de participação nas contratações e impedimento de celebrar contrato com a Fundação Butantan, por prazo não inferior a 02 (dois) anos; d) Declaração de inidoneidade para contratar com a Fundação Butantan.

19.6. Não obstante o direito das partes ao ressarcimento por prejuízos causados e sem prejuízo das demais penalidades previstas no contrato, ficam estipuladas as seguintes penalidades:

a) Pela inexecução total do contrato, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE multa equivalente a 20% (vinte por cento) do valor do contrato; b) Pela inexecução parcial do contrato, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE multa equivalente a 15% (quinze por cento) do valor do contrato; c) O atraso na execução dos serviços, por culpa da CONTRATADA, excluídos os casos fortuitos e de força maior, acarretará a aplicação de multa diária de 0,5% (meio por cento), sobre o valor do contrato, limitada a 10% (dez por cento), que poderá ser descontada do valor a ser pago; d) Pelo descumprimento de qualquer outro dispositivo contratual não relacionado diretamente à execução do objeto contratado, excluídos os casos fortuitos e de força maior, a CONTRATADA pagará à CONTRATANTE multa equivalente a 5% (cinco por cento) do valor do contrato; e) A não correção de qualquer falta e o retardamento da prestação de informações à CONTRATANTE sujeitará a CONTRATADA, a partir do prazo fixado, à multa de 0,03% (três centésimos por cento), calculada por dia de atraso sobre o valor do contrato até o limite de 20 (vinte) dias;

19.7 Após o 20º (vigésimo) dia de inadimplência, a CONTRATANTE terá o direito de recusar a continuidade da execução contratual, de acordo com sua conveniência e oportunidade, comunicando à CONTRATADA a perda de interesse no recebimento da fatura/recibo para pagamento do serviço, se for o caso, ou a perda do interesse em manter o contrato, sem prejuízo da aplicação de todas as penalidades cabíveis; 19.8 A inadimplência da CONTRATADA, independentemente do transcurso do prazo estipulado na cláusula anterior, em quaisquer dos casos, observado o interesse da CONTRATANTE e a conclusão dos procedimentos administrativos pertinentes, poderá implicar a imediata rescisão unilateral do contrato, com a aplicação das penalidades cabíveis; 19.9 A rescisão ocorrida exclusivamente por culpa da CONTRATADA implicará na inexecução total do objeto do contrato, aplicando-se a penalidade prevista no item 19.6, item “a”; 19.10 Quando aplicadas as multas previstas, poderão elas ser compensadas pelo Departamento Financeiro da CONTRATANTE, por ocasião do pagamento dos valores devidos à CONTRATADA, nos termos dos arts. 368 a 380 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil); 19.11 Na impossibilidade de compensação, nos termos da cláusula anterior ou, inexistindo pagamento vincendo a ser realizado pela CONTRATANTE, ou, ainda, sendo este insuficiente para possibilitar a compensação de valores, a CONTRATADA será notificada a devolver a importância remanescente das multas aplicadas, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos, contados da data do

17

recebimento, pela CONTRATADA, do comunicado formal da decisão definitiva de aplicação da penalidade, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis; 19.12 Para todas as penalidades aqui previstas, será garantida defesa prévia à CONTRATADA que deverá ser apresentada no prazo de até 02 (dois) dias úteis, contados do recebimento da notificação encaminhada pela CONTRATANTE; 19.13 As penalidades previstas neste contrato são autônomas e a aplicação de uma não exclui a de outra, podendo ser aplicadas cumulativa e simultaneamente.

20. DO PAGAMENTO E DO REAJUSTE DE PREÇO 20.1. Os pagamentos referentes a execução do objeto contratado serão condicionados à efetiva execução dos serviços previstos no cronograma de obras e serviços e no escopo da contratação e validação da medição por parte do Gestor do Contrato e a efetivação do pagamento deverá ser realizada em 28 DDL (vinte e oito dias da data liquido) contados do recebimento da respectiva nota fiscal no Setor Financeiro da CONTRATANTE, devidamente atestada pelos gestores do contrato/obra, sendo que, desde que o pagamento seja tempestivo nada mais será devido pela CONTRATANTE, seja a que título for, considerando a retenção técnica indicada na clausula 17.3,f acima 20.1.1 A proposta comercial deverá contemplar o disposto na cláusula 17.3,f acima com o pagamento de 10% do valor apresentado após a execução dos serviços – retenção técnica, condicionando-se sua liberação mediante o aceite do Termo de Recebimento Definitivo. 20.2. As notas fiscais deverão estar acompanhadas dos documentos mencionados no subitem 17.3, sob pena de, em não cumprindo a exigência, ser retido o pagamento respectivo. 20.3. As notas fiscais que apresentarem incorreções serão devolvidas à CONTRATADA para as devidas correções. Nessa hipótese, o pagamento será efetuado em até 15 (quinze) dias a partir da reapresentação da nota fiscal. 20.4. Os pagamentos serão efetuados por meio de cheque nominal, transferência bancária (DOC ou TED) ou apresentação de boleto bancário, após a entrada da nota fiscal no setor financeiro, contados da data da assinatura do termo de recebimento dos serviços atestados em nota fiscal. 20.5. Os preços poderão ser reajustados anualmente pelo índice IPC-FIPE, a contar da data de emissão da Ordem de Início pelo Departamento de Compras, mediante negociação entre as partes. 21. DA GARANTIA DOS SERVIÇOS 21.1. A garantia será de 05 (Cinco) anos, para contratação dos serviços de reforma a contar da conclusão dos serviços, contra quaisquer defeitos e/ou mau funcionamento oriundos dos serviços prestados, bem como dos materiais fornecidos. 22. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE 22.1. MEIO AMBIENTE 22.1.1. A empresa CONTRATADA deverá realizar reunião, antes do início das atividades, com a área de Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente para que sejam fornecidas as diretrizes relacionadas a entrega dos documentos conforme listados abaixo: a) Antes do início das atividades: • Plano de Gerenciamento de Resíduos - PGR; • Comprovação da capacitação dos funcionários em relação ao PGR; • Cópia do contrato com as subcontratadas; • Comprovante de cadastro para transporte de resíduos no município de São Paulo emitido pela Autoridade de Limpeza Urbana - AMLURB;

18

• Licença de Operação emitida pelo órgão ambiental CETESB dos destinos finais, de acordo com o decreto 47.397/02; • Participação e aprovação dos funcionários da empresa contratada na integração com a área de meio ambiente. b) Durante as atividades: • Manifestos de Transporte de Resíduos - MTR's (controle de transporte); • Certificados de Destinação/Disposição Final de Resíduos. c) No caso de transporte de resíduos perigosos será solicitado pela Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente: • Documentação do veículo; • Cadastro de trânsito de produtos perigosos (CTPP); • Licença Especial de Trânsito de Produtos Perigosos (LETPP); • Plano de Atendimento a Emergências (PAE) aprovado na Secretária do Verde e do Meio Ambiente (SVMA);

Habilitação específica para o motorista (MOPP); Participação e aprovação de seus funcionários na Integração de Meio Ambiente;

Recebimento e aprovação pela Gerencia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SMA) de todos os documentos relacionados n o procedimento IB/MN/GMA/D-0001 001 - MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS em formato eletrônico PDF e em cópia física. 22.1.2 Participação e aprovação dos colaboradores da empresa contratada na Integração com á área de Gerencia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Recebimento de toda documentação relacionada no procedimento IB/MN/GMA/D-0001 001 - MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS, em formato eletrônico e cópias físicas, para avaliação e aprovação através área Gerencia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; 22.1.3 A empresa contratada deverá entregar á Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente a documentação completa em cópia física e digital; 22.1.4 A validação da documentação se dará no mínimo em até dois dias úteis após a entrega á área de Gerencia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; 22.1.5 Após avaliação e aprovação da documentação da empresa contratada, a Gestão de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Fundação/Instituto Butantan realizará o agendamento da integração com a empresa CONTRATADA.

22.1.6 A empresa CONTRATADA deverá iniciar as atividades somente após cumprir todos os requisitos

internos da Gerencia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e realização do treinamento de Integração dos seus colaboradores;

22.1.7 É responsabilidade da empresa CONTRATADA as despesas com a correta descaracterização e destinação dos resíduos sólidos, segundo legislação vigente;

22.1.8 É proibido o descarte de qualquer produto químico ou outros tipos de resíduos pela empresa CONTRATADA nas dependências do INSTITUTO BUTANTAN (IB). Os resíduos químicos e outros gerados na execução dos serviços objeto deste certame, são de responsabilidade da empresa CONTRATADA, que deverá apresentar o PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS – PGR, previamente ao início da execução dos serviços á Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente – SMA, que deverá contemplar todas as etapas de manejo dos resíduos, ou seja, área geradora, segregação, acondicionamento, volume gerado, transporte, tratamento até a sua destinação e/ou disposição final ambientalmente adequada bem como a apresentação das Licenças de Operação das empresas envolvidas e apresentação mensal de certificação de destinação final.

22.1.9 A empresa CONTRATADA poderá ser penalizada caso realize atividades em discordância com a Legislação Ambiental e Normas Internas e caso ocorram atividades irregulares quanto ao descarte de

19

resíduos, a Gerência de Meio Ambiente – GMA emitirá um Relatório de não Conformidade ao responsável da empresa CONTRATADA, com ciência de seu CONTRATANTE, para as devidas correções com plano de ação;

22.2. SEGURANÇA DO TRABALHO a) Equipamentos A CONTRATANTE não se responsabilizará pela guarda, perda, furto ou roubo de materiais e equipamentos da CONTRATADA, devendo esta adotar medidas adequadas para sua guarda e preservação. A CONTRATADA deverá fornecer aos seus funcionários ferramentas, EPC, EPI adequados às atividades/serviços contratados. A CONTRATADA deverá manter seu funcionário sempre atualizado quanto a treinamentos e capacitações em seu exercício de função. Os equipamentos fornecidos deverão possuir Certificado de Aprovação (C.A.), dentro da validade emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e compatíveis com as atividades. b) Integração A liberação para que a CONTRATADA, bem como suas subcontratadas, inicie suas atividades nas dependências do Butantan só ocorrerá após atender os seguintes requisitos:

Recebimento e aprovação pelo Gerencia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente de todos os documentos relacionados no Procedimento nº IB/POP/DES/D-0003-R00 (Gestão de Segurança para Terceiros) em formato eletrônico PDF e em cópia física. Entrega do Original dos Anexos e da APR – Analise Preliminar de Risco de cada etapa das atividades.

Participação e aprovação de seus funcionários na Integração junto a área da Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Os funcionários integrados serão informados à Segurança Patrimonial, ficando ciente da presença deles, através de e-mail, para liberação de acesso ao trabalho nas dependências da CONTRATANTE. c) Realização de trabalho em altura A Contratada se responsabilizará pela realização da avaliação médica prévia, antes do início diário das atividades de seus funcionários que trabalharão em altura. Esta avaliação deverá consistir, no mínimo, aferição de pressão e anamnese. d) Implicações Legais Para os casos de trabalhos realizados em discordância com os procedimentos, as normas de segurança e caracterizados como de má fé, isto é, tentando-se burlar a Legislação Brasileira de Saúde e Segurança, a DESEG emitirá uma não conformidade ao responsável da CONTRATADA, com ciência de seu CONTRATANTE, para as devidas correções com plano de ação. Lembramos que a reincidência dos referidos atos poderá resultar em multa, rescisão de contrato e responsabilização de tais atos e suas consequências. e) Máquinas e Equipamentos Os equipamentos contra incêndio (extintores, hidrantes, alarmes, casa de bombas, caixas d’água) não poderão ser obstruídos ou inutilizados sem prévia autorização do DESEG. Caso o serviço executado venha afetar estes equipamentos, deverá ser solicitada a autorização ao departamento de Segurança do Trabalho um dia útil antes de realizar o serviço. Assim como não obstruir passagens de portas, corredor ou saídas de emergência. Os funcionários da CONTRATADA não terão permissão para utilizar qualquer máquina ou equipamento da CONTRATANTE sem a autorização do responsável pelo setor. Somente os Supervisores/Coordenadores da CONTRATANTE poderão emitir ordens relativas ao ligamento ou desligamento de máquinas ou equipamentos.

20

f) Sinalização Deverão ser obedecidas as sinalizações de segurança e prestar atenção a todos os avisos de precaução. Nunca retire um aviso de precaução sem autorização da Gerencia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente Colocar a sinalização de segurança adequada (cones, fitas zebradas, cerquite, tapumes e coberturas, placas de comunicação e advertência, etc.) nos trabalhos onde exista a necessidade de isolamentos como, por exemplo, valas, buracos, utilização de escadas, andaimes, manipulação de produtos químicos, piso escorregadio, canteiros de obras, movimentação de cargas, etc. g) Atividades de Risco Para todo trabalho considerado como atividade de risco como por exemplo, Trabalho com Eletricidade; Trabalho a Quente; Trabalho acima de 2 (dois) metros de Altura; Escavação/ Perfuração; Lançamento de Carga; Abertura de Tubulação; Uso de Produto Químico, Inflamável ou Tóxico (pintura, limpeza, piso epóxi, silicones, etc.); Demolição; Espaço Confinado é obrigatório efetuar, antes do início das atividades, abertura de PTS – Permissão de Trabalho Seguro, diariamente, devidamente preenchida e assinada, mantendo-a no local de trabalho; retirar pela manhã antes do início das atividades e devolver no na área de Gerencia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente no final do dia da atividade. h) Acidentes No caso de ocorrência de qualquer acidente, com ou sem lesão, com funcionário próprio ou Subcontratado, a CONTRATADA deverá:

Atender o acidentado;

Informar imediatamente A Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente - SMA;

Preencher a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) e registrá-la junto ao INSS em até 24 horas. Encaminhar cópia da CAT para o Departamento de Engenharia d e Segurança e m até 72 horas junto com a Investigação do acidente. Devendo, neste documento conter: dados do acidentado, descrição do acidente, causas básicas e imediatas, providências e recomendações a serem tomadas com prazos para execução, visando prevenir a repetição;

Prestar o acompanhamento necessário ao acidentado durante todo o processo, até o seu retorno às suas atividades normais. i) Subcontratação A CONTRATADA será responsável pela orientação e encaminhamento das informações deste Memorial e de todas as obrigações legais de Segurança e Saúde do Trabalho no caso de haver SUBCONTRATAÇÃO, não eximindo a CONTRATADA de qualquer reponsabilidade. Caso a empresa queira terceirizar uma operação sobre sua responsabilidade, a mesma deverá remeter a Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente - SMA todos os documentos requeridos desta outra empresa, seguindo todas as normas e Procedimentos citados. Deverá, ainda, aguardar a avaliação e liberação por parte do DESEG, para que então possa prestar serviços à CONTRATANTE. j) Uniformes E EPI´S Os funcionários da CONTRATADA, e eventuais funcionários das empresas SUBCONTRATADAS deverão utilizar uniformes em bom estado de conservação, portar crachá de identificação com foto em local de fácil acesso e visível, para controle e liberação às áreas permitidas durante a permanência nas dependências da CONTRATANTE. Utilizar os EPI´s requeridos durante a execução dos serviços, sempre de acordo com as atividades que estiverem sendo desenvolvidas. E, ainda, observar o uso de Equipamentos de Proteção Individual mínimo, dentro das áreas em obras, os quais são: sapatos/bota de segurança (com ou

21

sem biqueira de aço/composite – função x atividade x local de trabalho); capacete (com a cor definida por função x atividade); óculos de segurança e protetor auricular. 22.3. Os funcionários integrados serão informados à Segurança Patrimonial, ficando ciente da presença deles, através de e-mail, para liberação de acesso ao trabalho nas dependências da CONTRATANTE. 22.4. Qualquer exceção quanto ao cumprimento dos Procedimentos de Segurança só será permitida após expressa autorização da Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. 23. BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS 23.1. Elaborar e manter um programa interno de treinamento dos colaboradores da empresa contratada, visando á redução de consumo de energia elétrica, consumo de água e redução de produção de resíduos sólidos, observadas as normas ambientais vigentes. 23.1.1. USO RACIONAL DA ÁGUA - Capacitação e treinamento dos colaboradores quanto ao uso racional da água durante á execução do serviços. Manter critérios especiais e privilegiados para aquisição e uso de equipamentos e complementos que promovem a redução do consumo de água. 23.1.2. USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - Manter critérios especiais e privilegiados para aquisição de produtos e equipamentos que apresentem eficiência energética e redução de consumo. Periódica verificação durante á execução dos serviços na constatação da existência de vazamentos de vapor ou vazamento de ar nos equipamentos, sistema de proteção elétrica e avaliação as condições de segurança de extensões elétricas. Realizar verificações e, se for o caso, manutenções periódicas nos seus aparelhos e equipamentos elétricos. 23.1.3. REDUÇÃO DE PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - Promover a implantação de Programa de Coleta Seletiva dos materiais recicláveis, colaborar de forma efetiva no desenvolvimento das atividades do programa interno de segregação desses materiais, em coletores destinados para este fim. 23.1.4. PRODUTOS DE LAVAGEM E SANEANTES DOMISSANITÁRIOS - Manter critérios especiais e privilegiados para aquisição e uso de produtos de lavagem e de higienização. Utilizar racionalmente os produtos adquiridos de específica aplicação nos serviços onde deverá observar regra basilar de menor toxidade e livre de corantes. Manter critérios de qualificação de fornecedores levando em consideração as ações ambientais por estes realizadas. Recomenda-se que a CONTRATADA utilize produtos detergentes de baixas concentrações e baixos teores de fosfato para minimizar os impactos ao meio ambiente. 23.1.4. POLUIÇÃO SONORA - Para os equipamentos utilizados que gerem ruído no seu funcionamento, observar a necessidade de Selo Ruído, como forma de indicação do nível de potência sonora em consonância com a Lei n° 977/1976; Buscar a utilização de novas tecnologias adequadas e conhecidas permitindo com isso o atendimento das necessidades de redução de níveis de ruído, se aplicável. 24. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 24.1. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a Comissão de Julgamento informará os participantes do novo dia e horário de realização da sessão, através do site http://www.fundacaobutantan.org.br/editais/ e, também, através de publicação em jornal de grande circulação. 24.2. Os participantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase do Ato Convocatório;

22

24.3. Os participantes assumirão todos os custos de preparação e apresentação de suas Propostas de Preços; 24.4. Ficam as empresas cientes de que a simples apresentação da proposta implicará na aceitação de todas as condições estabelecidas neste Ato Convocatório. 24.5. A Fundação Butantan se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, por despacho motivado, adiar, revogar ou mesmo anular a presente SELEÇÃO DE FORNECEDORES, sem que isso represente motivo para que as empresas pleiteiem qualquer tipo de indenização. 24.6. Ficam as empresas sujeitas às sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis caso apresentem, na Seleção, qualquer declaração falsa que não corresponda à realidade dos fatos. 24.7. A homologação do resultado desta Seleção não importará direito à contratação. 24.8. É facultada à Comissão de Julgamento ou ao Diretor Presidente da Fundação Butantan, em qualquer fase da seleção, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta. 24.9. A critério da Comissão de Julgamento poderão ser relevados erros ou omissões formais e materiais de que não resultem prejuízos ao entendimento das propostas, e que possam ser sanados na própria sessão de julgamento ou em até 02 (dois) dias úteis, ressalvado o disposto no item 12.2. 24.10. Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor Presidente da Fundação Butantan, ouvida previamente a Comissão de Julgamento. 24.11. Este Edital é regido, primeiramente, pelo Regulamento de Compras e Contratações da Fundação Butantan, subsidiariamente, pelos princípios e diretrizes constantes na Lei. 8.666/93 e, por fim, pela legislação esparsa correlata. 24.12. Para dirimir quaisquer questões decorrentes do Ato Convocatório, não resolvidas na esfera administrativa, fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de São Paulo. 24.13. Integram o presente Ato Convocatório: ANEXO I – Memoriais Descritivos e subitens ANEXO II – Planilha de Estimativa de Investimento Total da Obra ANEXO III – Certificado de Visita Técnica ANEXO IV – Declaração de Pleno Atendimento das Informações Técnicas ANEXO V – Planilha de Composição da Proposta de Preços ANEXO VI – Planilha de Cálculo de BDI ANEXO VII – Declaração de que a empresa se compromete a, durante a execução das obras, disponibilizar para o acompanhamento dos serviços executados, profissionais habilitados, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega da obra, garantindo instalações em perfeito estado e seu completo funcionamento. ANEXO VIII – Declaração de que a empresa possui em seu quadro de colaboradores técnico de segurança do trabalho para fiscalizar os trabalhos realizados. ANEXO IX – Declaração de que a empresa possui em seu quadro de colaboradores Engenheiros Habilitados e qualificados, para executar as atividades de construção; ANEXO X – Declaração de pleno conhecimento, acesso aos documentos e atendimento dos procedimentos de gestão de segurança para terceiros e manual de gestão ambiental para empresas contratada ANEXO XI – Declaração de que a empresa se compromete a garantir o uso de uniformes e crachás de identificação. ANEXO XII – Declaração de que se compromete a providenciar projeto de segurança para o canteiro da obra.

23

ANEXO XIII – Declaração de que a empresa se compromete a elaborar e entregar o documento de “As Built”. ANEXO XIV – Declaração de Pleno atendimento aos requisitos de habilitação. ANEXO XV - Declaração de que atende as normas relativas à saúde e segurança do trabalho e normas ambientais brasileiras. ANEXO XVI – Declaração de que a empresa manterá preposto na cidade de São Paulo, que detenha poder para resolver ocorrências pertinentes ao contrato, durante todo o período de execução, em observância ao disposto no art. 68 da lei 8.666/93. ANEXO XVII – Declaração que comprova a existência de apólice de seguro para responsabilidade civil de terceiros ANEXO XVIII – Declaração de Regularidade com a Fazenda do Município de São Paulo. ANEXO XIX – Declaração de situação regular perante o Ministério do Trabalho. ANEXO XX – Declaração de inexistência de fato impeditivo. ANEXO XXI – Carta de Credenciamento (MODELO) ANEXO XXII – Modelo da Minuta do Contrato de Prestação de Serviço ANEXO XXIII – Ordem de Início de execução do Objeto ANEXO XXIV – Modelo TRD - Termo de Recebimento Definitivo

Cientes e de acordo com termos e condições do presente Ato de Seleção.

________________________________________ Diretor Presidente da Fundação Butantan

Joseni Josefa da Silva Banhos

Compras e Licitações

João Paulo Rodrigues

Compras e Licitações

Ronaldo Almeida da Silva

Compras e Licitações

Ricardo Benedicto Dutra

Assistência Técnica

Patrícia Marchionno

Assistência Técnica

José Arnaldo Cruz

Diretor de Engenharia e Arquitetura

Clayton Ribeiro Sobrinho

Gestor de Projetos/Responsável Técnico

Priscila Carneiro Xavier

Coord. de Projetos/Responsável Técnico

24

ANEXO I

MEMORIAL DESCRITIVO, PLANILHAS E PROJETOS

Vide ANEXO I e subitens, disponível no site www.fundacaobutantan.org.br/editais

ANEXO II

PLANILHA ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO TOTAL

EDITAL N.º xx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: MENOR PREÇO

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Item Descrição Un. Quant. Valor total T%

01 Serviços Preliminares (Instalações de canteiros, administração de obra)

Vb. 01

02 MUSEU BIOLÓGICO – PRÉDIO 201 Vb. 01

03 PREDIO NOVO - PRÉDIO 144 Vb. 01

04 ED. VITAL BRAZIL – PRÉDIO 203 Vb. 01

TOTAL

100%

25

ANEXO III

CERTIFICADO DE VISITA TÉCNICA

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO Certifico para os devidos fins, que a empresa_________________________________________, representada pelo(s) representante(s) _________________, portador da cédula de identidade RG nº__________, compareceu no local aonde serão realizados os serviços de xxxxxxxxxxx

_________________________________ Responsável da Fundação Butantan

(nome, assinatura do técnico responsável)

_______________________________________ (nome, assinatura do responsável pela empresa)

26

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE PLENO ATENDIMENTO DAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS

São Paulo, XXX de XXX de 2018. EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

Pela presente, a empresa (nome e CNPJ)_____________, por seu representante legal abaixo assinado, declara, sob as penalidades cabíveis, que optou por não realizar a visita técnica por ter pleno conhecimento das informações necessárias à execução do objeto contratado, bem como do local para cumprimento das obrigações.

______________________________________________________ (nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

27

ANEXO V

PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DA PROPOSTA DE PREÇOS

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO A empresa_______________, estabelecida na ____________________, nº__________, CNPJ/MF nº.____________________, telefone_________________, fax ___________, e-mail_____________, propõe o fornecimento do objeto deste Ato Convocatório, conforme as especificações contidas do ANEXO I E SUBITENS, se comprometendo a apresentar planilha de valores unitários e totais equivalente ao objeto.

__________________________________________ (nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

28

ANEXO VI

PLANILHA DE CÁLCULO DE BDI

CONF. ACÓRDÃO Nº 325/2007, 2369/2011 e 036.076/2011 - TCU

Descrição Mínimo % Máximo % Média % Coluna a preencher

pela proponente

Garantia/Seguro 'R' 0,80 1,00 0,80

Risco 'R' 0,97 1,27 1,27

Despesas Financeiras 'DF' 0,59 1,39 1,23

Administração Central 'AC' 3,00 5,50 4,00

Lucro 'L' 6,16 8,96 7,40

Tributos 'I' 5,65 8,65 7,27 0,00

CONFINS 3,00 3,00 3,00

PIS 0,65 0,65 0,65

CONTRIB.PREVIDENCIÁRIA (Preencher se Empresa optar pela Desoneração da Folha de Pagamento)

ISSQN (prever redução da base cálculo, caso houver). 2,00 5,00 3,62

Total 17,17 26,77 21,97 0,00

BDI 18,58 30,33 24,36 0,00

Máximo percentual permitido sem a Desoneração da Folha de Pagamento

25,00

Máximo percentual permitido com a Desoneração da Folha de Pagamento

31,48

PV= CDx(1+BDI) 1,0000

PV= Preço de Venda

CD= Custo Direto

BDI= Benefícios e Despesas Indiretas;

Obs1.: O Percentual relativo ao IRPJ e CSLL deverão estar incluído no percentual de Lucro

29

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA SE COMPROMETE QUE DURANTE A EXECUÇÃO DAS OBRAS, OS SERVIÇOS EXECUTADOS SERÃO ACOMPANHADOS POR PROFISSIONAIS HABILITADOS, DESDE AS INSTALAÇÕES INICIAIS ATÉ A LIMPEZA E ENTREGA DA OBRA, GARANTINDO INSTALAÇÕES EM PERFEITO ESTADO E SEU COMPLETO FUNCIONAMENTO. EDITAL N.º xx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º XXXX/2018, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que se compromete que durante a execução dos serviços executados serão acompanhados por profissionais habilitados, desde as instalações iniciais até a limpeza e entrega da obra, garantindo instalações em perfeito estado e seu completo funcionamento.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

(papel timbrado da empresa)

30

ANEXO VIII

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA POSSUI EM SEU QUADRO DE COLABORADORES TÉCNICO DE SEGURANÇA PARA FISCALIZAR OS TRABALHOS REALIZADOS

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º XXXX/2018, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que possui em seu quadro de colaboradores técnico de segurança para fiscalizar os trabalhos realizados, devendo permanecer em campo durante todo o expediente de trabalho.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

(papel timbrado da empresa)

31

ANEXO IX

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA POSSUI EM SEU QUADRO DE COLABORADORES ENGENHEIROS HABILITADOS E QUALIFICADOS

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º XXXX/2018, a empresa........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que possui em seu quadro de colaboradores Engenheiros Habilitados e qualificados, para executar as atividades de construção.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

(papel timbrado da empresa)

32

ANEXO X

DECLARAÇÃO DE PLENO CONHECIMENTO, ACESSO AOS DOCUMENTOS E ATENDIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE SEGURANÇA PARA TERCEIROS E MANUAL DE GESTÃO

AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS

(Documentos disponíveis no site http://www.fundacaobutantan.org.br/editais )

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º xxx/201x, a empresa........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que possui pleno conhecimento e declara atendimento sem ressalvas aos procedimento Gestão de segurança para terceiros: DESEG/-PG-003-R00 Gestão de Segurança para Terceiros e PROCEDIMENTO IB/MN/GMA/D-0001_001 MANUAL DE GESTÃO AMBIENTAL PARA EMPRESAS CONTRATADAS, ambos documentos são parte integrante deste edital. Se comprometendo a fornecer toda documentação exigida pela área de segurança do trabalho e meio ambiente do Complexo Butantan, providenciar e garantir o uso de equipamentos de produção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) necessários e adequados ao desenvolvimento de cada etapa dos serviços, bem como demais dispositivos de segurança, conforme Normas Regulamentadoras da Portaria 3214 do MET.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

(papel timbrado da empresa)

33

ANEXO XI

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA SE COMPROMETE A GARANTIR O USO DE UNIFORMES E CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º XXXX/2018 a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que se compromete a garantir que todos os profissionais que prestarão serviços nos locais onde acontecerá a obra estejam trajando uniformes e crachá de identificação da empresa.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

34

ANEXO XII

DECLARAÇÃO QUE A EMPRESA SE COMPROMETE A PROVIDENCIAR PROJETO DE SEGURANÇA PARA O CANTEIRO DA OBRA

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do ato convocatório n.º XXXX/2018, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que a empresa se compromete a providenciar projeto de segurança para o canteiro da obra, em consonância com o PCMAT e com PPRA específico, tanto da empresa, quanto da obra planejada.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

35

ANEXO XIII

DECLARAÇÃO QUE A EMPRESA SE COMPROMETE A ELABORAR E ENTREGAR O DOCUMENTO “AS BUILT”

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do ato convocatório n.º XXXX/2018, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que a empresa se compromete a elaborar e entregar o documento “As Built”.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

36

ANEXO XIV

DECLARAÇÃO DE PLENO ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

À FUNDAÇÃO BUTANTAN Venho pela presente apresentar a Vossa Senhoria, a documentação desta empresa para o Ato Convocatório em epígrafe e declaro que a empresa (nome e CNPJ) atende todos os requisitos de habilitação, assumindo inteira responsabilidade por quaisquer erros e omissões que tiverem sido cometidos quando da elaboração da proposta, não havendo fato impeditivo a habilitação da empresa.

______________________ (nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

37

ANEXO XV

DECLARAÇÃO DE QUE ATENDE AS NORMAS RELATIVAS À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO E

NORMAS AMBIENTAIS BRASILEIRAS

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

A empresa _(nome e CNPJ)_______por seu representante legal que abaixo subscreve, declara, sob as penas da lei, que atende as normas relativas à saúde e segurança do trabalho, nos termos do parágrafo único do artigo 117 da constituição estadual, bem como as normas ambientais brasileiras.

___________________________________

(nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

(papel timbrado da empresa)

38

ANEXO XVI

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIZAÇÃO DE PROPOSTO NA CIDADE DE SÃO PAULO EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º XXX/2018, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra-identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que manterá preposto na cidade de São Paulo, que detenha poder para resolver ocorrências pertinentes ao contrato, durante todo o seu período de vigência, em observância ao disposto no art. 68 da lei 8.666/93.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

39

ANEXO XVII

DECLARAÇÃO DE QUE A EMPRESA POSSUI APÓLICE DE SEGURO PARA RESPONSABILIDADE CIVIL EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º xxx/2018, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra-identificado, declara, sob as penalidades cabíveis que possui apólice de seguro para responsabilidade civil.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

40

ANEXO XVIII

DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE COM A FAZENDA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

Sob as penas da lei, para os devidos fins e especialmente para o edital do Ato Convocatório n.º XXX/2018, a empresa ........................................................, inscrita no CNPJ/MF sob n.º .................................., com sede à ................................, no município de .............................., pelo seu representante legal, infra-identificado, declara, sob as penalidades cabíveis, que não é cadastrada neste Município e que nada deve à Fazenda do Município de São Paulo, relativamente aos tributos mobiliários e imobiliários.

_____________________________ Assinatura do representante legal da empresa

41

ANEXO XIX

DECLARAÇÃO DE SITUAÇÃO REGULAR PERANTE O MINISTÉRIO DO TRABALHO EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018. À FUNDAÇÃO BUTANTAN Eu (nós), (nomes completos), representante(s) legal(is) da empresa (nome e CNPJ), interessada em participar do Ato Convocatório de Seleção de Fornecedores em referência, a ser realizada pela Fundação Butantan, declaro(amos), sob as penas da lei, que, a (nome da empresa) encontra-se em situação regular perante o Ministério do Trabalho, no que se refere à observância do disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal.

(nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

42

ANEXO XX

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

São Paulo, XXX de XXX de 2018. À FUNDAÇÃO BUTANTAN Eu (nós), (nomes completos), representante(s) legal(is) da empresa (nome e CNPJ), interessada em participar do Ato Convocatório de Seleção de Fornecedores em referência, a ser realizada pela Fundação Butantan, DECLARO(amos), sob as penas da lei, que, inexiste(m) qualquer (quaisquer) fato(s) impeditivo(s) à sua participação na seleção de fornecedores citada, que não foi declarada inidônea e não está impedida ou suspensa de licitar ou contratar com a Administração Pública de qualquer esfera e/ou com a Fundação Butantan e que se compromete a comunicar a ocorrência de fatos supervenientes.

_________________________________ Responsável da Fundação Butantan

(nome, assinatura do técnico responsável)

_______________________________________ (nome, assinatura do responsável pela empresa )

43

ANEXO XXI CARTA DE CREDENCIAMENTO (MODELO)

São Paulo, XXX de XXX de 2018. EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: TECNICA E PREÇO Pela presente, fica credenciado(a) o(a) Sr(a) ________________, inscrito(a) no CPF sob o nº __________, identidade nº ___________, para representar esta Empresa (nome)______ e CNPJ)_______________ no Ato Convocatório para seleção de fornecedores – Coleta de Preços xxxx/2018 acima referida, a quem se outorga poderes para rubricar propostas das demais empresas participantes, assinar atas e documentos, interpor recursos e impugnações, receber notificação, tomar ciência de decisões, recorrer, desistir da interposição de recursos, acordar, transigir, enfim, praticar todo e qualquer ato necessário à perfeita representação ativa da outorgante no procedimento de seleção de fornecedores em referência.

______________________________________________________ (nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

44

ANEXO XXII

MODELO DE MINUTA CONTRATUAL (disponível no site http://www.fundacaobutantan.org.br/editais)

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

A empresa _(nome e CNPJ)_______por seu representante legal que abaixo subscreve, declara, que teve acesso a Minuta Contratual e possui ciência e condições plenas de atendimento às das cláusulas existentes.

___________________________________

(nome, RG, cargo/função e assinatura do representante legal ou procurador).

45

ANEXO XXIII

ORDEM DE INICIO DE EXECUÇÃO DO OBJETO

São Paulo, XXX de XXX de 2018.

EDITAL N.º xxx/2018 MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO

A Fundação Butantan expede a presente Ordem de Início de Execução dos Serviços à (Qualificação da empresa vencedora), tendo por objeto a Contratação xxxxxxxxxxx do Instituto Butantan, previsto na Proposta Técnica e Comercial, no valor total de XXXXXXXXXXXXXXXXXX, com a liberação de (forma de pagamento negociado), condicionados ao cronograma de obras e serviços e à conclusão dos serviços, entrega da documentação e As built.

(Descrever a forma de faturamento)

A CONTRATADA deverá apresentar no prazo de até 07 (sete) dias após assinatura do contrato, os seguintes documentos:

Fiança de performance – no valor de 5% (cinco por cento) do valor do Contrato, representando a quantia de R$ xxxxxxxxxxxxxxxx, de forma a dar cobertura a todo o período contratado. Opcional

Seguro garantia - no valor de 20% (vinte por cento) do valor do Contrato, representando a quantia de R$ xxxxx, de forma a assegurar o valor pago a título de sinal, se houver.

A empresa deverá optar por uma das seguintes modalidades: a) cheque administrativo; b)

Seguro garantia; c) Fiança bancária.1 FUNDAÇÃO BUTANTAN XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Presidente

EMPRESA VENCEDORA. Representantes

GESTOR Indicado pela Fundação Butantan/Instituto Butantan

1 A garantia de sinal e de Performance estão previstas no item 2 da Relação de Documentos de Habilitação entregues no momento da participação da seleção de fornecedores. 2 A garantia de sinal somente será exigida, caso o fornecedor solicite antecipação de recurso para inicio das obras.

46

ANEXO XXIV

TRD - TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO

PROCESSO Nº XXXX/2018 Contrato: XXX/2018 A FUNDAÇÃO BUTANTAN, por este instrumento, atesta, para os devidos fins, e em cumprimento ao disposto no artigo 30, inciso IV, do Regulamento de Compras e Contratações, instituído em 16/05/2012, registrado perante o 3º Oficial de Registro de Títulos e Documentos Civil de Pessoa Jurídica de São Paulo sob n.º 639351, que recebe, definitivamente, os serviços de Contratação de XXXXXXXX a cargo da empresa XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX e constatou que os serviços foram prestados em conformidade com as exigências contratuais, conforme laudo técnico circunstanciado elaborado pelo Gestor do Contrato Para a Fundação Butantan fica considerado, a partir desta data, cumprido o pacto contratual para todos os efeitos legais, permanecendo as responsabilidades e garantias sobre bens e serviços entregues ou prestados, tanto legais quanto convencionais, qualquer tipo de defeitos ocultos nos produtos ou serviços entregues ou prestados, segurança, solidez e qualidade dos serviços. Através deste Termo de Recebimento Definitivo os Gestores do Contrato, aqui identificados, expressamente declaram que o objeto da contratação foi completamente executado, durante o período da vigência do contrato, responsabilizando-se pela veracidade de suas afirmações. São Paulo, XX de XXXXXXXXX de XXXX. ________________________ _________________________ Gestor do Contrato: Gestor da Área Requisitante

____________________ _________________________ FUNDAÇÃO BUTANTAN Empresa vencedora Presidente