edital nº 001/2011€¦  · web viewedital nº 001/2013. processo seletivo interno para...

24
EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES LICENCIADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARA O CARGO DE DIRETOR E VICE-DIRETOR DO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA – CJCC SENHOR DO BONFIM O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso das suas atribuições tendo em vista o disposto no Decreto Estadual nº 12.829, de 04 de maio de 2011 e na Portaria nº 6.056/2012, alterada pela Portaria nº 2.353/2013, que dispõe sobre a criação, organização e funcionamento dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura - CJCC, Unidades Escolares Especiais, no âmbito do Sistema Público Estadual de Ensino do Estado da Bahia torna pública a abertura de processo seletivo interno de pessoal para o cargo de diretor e vice-diretor do Centro Juvenil de Ciência e Cultura - CJCC Senhor do Bonfim, consoante às normas contidas neste edital. 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O processo seletivo interno de pessoal se destina à seleção de profissionais da educação pertencentes ao quadro do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio, com licenciatura plena, para atuação no Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC Senhor do Bonfim. 1.2 O processo seletivo será realizado na cidade de Senhor do Bonfim-BA, sob a responsabilidade de uma comissão constituída para este fim, constante no item 10.12 deste edital. 1.3 A Seleção dar-se-á em duas fases, a saber: 1.3.1) Etapa I - Análise curricular conforme o anexo A. 1.3.2) Etapa II - Entrevista Técnica, conforme o anexo B deste edital, dos melhores classificados na etapa da análise curricular, aplicando-se o limite de 06 (seis) entrevistados para o cargo de Diretor e o limite de 09 (nove) entrevistados, para o cargo de Vice-Diretor.

Upload: others

Post on 23-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDITAL Nº 001/2011

Anexo 02

EDITAL Nº 001/2013

PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES LICENCIADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARA O CARGO DE DIRETOR E VICE-DIRETOR DO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA – CJCC SENHOR DO BONFIM

O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso das suas atribuições tendo em vista o disposto no Decreto Estadual nº 12.829, de 04 de maio de 2011 e na Portaria nº 6.056/2012, alterada pela Portaria nº 2.353/2013, que dispõe sobre a criação, organização e funcionamento dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura - CJCC, Unidades Escolares Especiais, no âmbito do Sistema Público Estadual de Ensino do Estado da Bahia torna pública a abertura de processo seletivo interno de pessoal para o cargo de diretor e vice-diretor do Centro Juvenil de Ciência e Cultura - CJCC Senhor do Bonfim, consoante às normas contidas neste edital.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo seletivo interno de pessoal se destina à seleção de profissionais da educação pertencentes ao quadro do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio, com licenciatura plena, para atuação no Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC Senhor do Bonfim.

1.2 O processo seletivo será realizado na cidade de Senhor do Bonfim-BA, sob a responsabilidade de uma comissão constituída para este fim, constante no item 10.12 deste edital.

1.3 A Seleção dar-se-á em duas fases, a saber:

1.3.1) Etapa I - Análise curricular conforme o anexo A.

1.3.2) Etapa II - Entrevista Técnica, conforme o anexo B deste edital, dos melhores classificados na etapa da análise curricular, aplicando-se o limite de 06 (seis) entrevistados para o cargo de Diretor e o limite de 09 (nove) entrevistados, para o cargo de Vice-Diretor.

1.4 Todas as etapas serão de caráter eliminatório e classificatório.

1.5. O processo seletivo visa ao preenchimento de 01 vaga de Diretor e de 03 vagas de Vice-diretor, além da formação de cadastro de reserva na proporção de (04) quatro vezes o número de vagas para o cargo de Diretor, e de (02) duas vezes o número de vagas, para o cargo de vice-diretor.

1.6 A comissão de seleção poderá solicitar, em qualquer etapa do processo, documentos comprobatórios dos dados informados pelo candidato na ficha de inscrição.

1.7 Será exigida, na entrevista, a apresentação de documento ORIGINAL de identidade com fotografia.

1.8 O candidato que no dia de realização da entrevista não puder comparecer com documento de identificação, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

1.9 A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais para o cargo de Diretor;

1.10 O Vice- Diretor cumprirá o regime de 20 (vinte) horas semanais atuando como gestor e 20 (vinte) horas semanais como professor de núcleo, conforme Portaria de nº 6.056/2012, totalizando a carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.

2 REQUISITOS BÁSICOS PARA SELEÇÃO

2.1 Ser professor efetivo da Rede Estadual de Ensino;

2.2 Ter licenciatura plena, conforme Lei nº 9.394/96;

2.3 Ter sido selecionado (a) em todas as etapas do processo seletivo;

2.4 Não ter mais de 03 (três) faltas injustificadas no ano de 2013;

2.5 Não ter sido suspenso nos últimos 04 (quatro) anos anteriores à data da publicação deste edital;

2.6 Não estar à disposição, em exercício de mandato eletivo sindical ou afastado em licença por período superior a 03 meses no momento da inscrição na presente seleção;

2.7 Residir em Senhor do Bonfim ou região próxima que lhe permita o cumprimento integral da carga horária exigida para o cargo;

2.8 Cumprir as determinações deste edital;

2.9 Ter disponibilidade para trabalhar 40 (quarenta) horas semanais.

3 DA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

3.1 As inscrições deverão ser realizadas das 08 horas do dia 06 até o dia 11 de dezembro às 22 horas, exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.educacao.ba.gov.br, observando o horário oficial de Brasília/DF.

3.2 No ato da inscrição, o candidato deverá informar seus dados pessoais, sua formação acadêmica, experiência profissional, bem como informar o seu e-mail e telefone para contato, de acordo com a ficha de inscrição conforme no anexo F para o Centro Juvenil de Ciência e Cultura, disponível no endereço supracitado.

3.3 Após o preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá salvá-la no computador e anexá-la em um e-mail que deverá ser encaminhado juntamente com seu currículo para o endereço: [email protected]. Efetuada a inscrição, o candidato receberá, via e-mail, a confirmação de sua inscrição.

3.4 A Secretaria da Educação não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.5 Não serão aceitas inscrições via fax ou via postal.

3.6 As informações prestadas na ficha de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Secretaria da Educação do direito de, a qualquer tempo, excluir do processo seletivo aquele que não a preencher de forma completa, correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.7 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente aos itens estabelecidos neste edital.

4 - 1ª ETAPA: DA ANÁLISE CURRICULAR

4.1 Apenas serão analisados os currículos dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas.

4.2 A análise curricular terá caráter classificatório e eliminatório e selecionará 08 (oito) currículos para o cargo de Diretor e 09 (nove) currículos para o cargo de Vice-Diretor a fim de participarem da entrevista técnica.

4.3 A relação dos candidatos que tiverem seus currículos classificados, será disponibilizada no endereço eletrônico disposto no item 3.1 deste edital e enviada para os respectivos candidatos exclusivamente através dos e-mails fornecidos pelos mesmos, juntamente com informações sobre o prazo e o local para da segunda etapa da seleção.

4.4 A análise curricular visa aferir a formação acadêmica e profissional, além da experiência profissional e adequação na formação e observará os critérios e pontuação constante no anexo A deste edital.

5 - 2ª ETAPA: DA ENTREVISTA TÉCNICA

5.1 A entrevista visa aferir a comprovação de experiência profissional, identidade com a proposta do CJCC e capacidade de agregar pessoas em torno do projeto do CJCC e observará a pontuação constante no anexo B deste edital.

5.2 Durante a entrevista será realizada uma arguição sobre o Documento Base do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, conforme Anexo E.

5.3.1 A convocação será via e-mail e publicada no dia 13 de dezembro de 2013, no endereço eletrônico disposto no item 3.1 deste edital, sendo que, no dia 12 de dezembro de 2013, ocorrerá a primeira etapa e, no dia 16 de dezembro de 2013 ocorrerá a segunda etapa, conforme cronograma a ser publicado juntamente com o resultado.

5.3.2 Os recursos das etapas acontecerão nos dias 17 e 18 de dezembro de 2013 até 12 horas.

5.4 A entrevista será realizada no Centro Juvenil de Ciência e Cultura- Senhor do Bonfim, localizado na Rua Cantídio Duarte, 87 - Gamboa, Senhor do Bonfim – BA, em horário definido pela Secretaria da Educação na convocação via eletrônica.

6. DO RESULTADO FINAL

6.1 Será aprovado o candidato que tiver melhor desempenho na entrevista técnica.

6.2 O resultado final será divulgado por ordem de classificação através do endereço eletrônico disposto no item 3.1 deste edital.

6.3 Terá preferência, no caso de empate na nota final, o professor-candidato que tenha maior pontuação, observando, sucessivamente, os seguintes critérios:

1) Capacidade de agregar pessoas;

2) Identidade com a proposta do CJCC;

3) Comprovação de experiência profissional.

7. SERÁ AUTOMATICAMENTE EXCLUÍDO DO PROCESSO SELETIVO O CANDIDATO QUE:

7.1 Não atender as exigências contidas no item 2 deste edital.

7.2 Não comparecer à entrevista técnica.

7.3 Não apresentar documento de identificação exigido no item 1.6 deste edital.

7.4 Enviar currículo fora do prazo estabelecido neste edital conforme o item 3.1.

8 DO RECURSO

8.1 Caberá recurso, no prazo de 02 dias, contados da divulgação do ato que excluir o candidato do certame;

8.2 O Recurso deverá ser apresentado devidamente justificado no e-mail disposto no item 3.3 deste Edital.

8.3 Não será aceito recurso:

a) sem identificação (nome) do requerente;

b) sem os dados do candidato;

c) apresentado em conjunto com outros candidatos, isto é, recursos de forma coletiva;

d) encaminhado por fax ou por outra forma diferente da expressa neste Edital;

e) enviado fora do prazo.

8.4 A comissão de Seleção analisará os recursos no prazo máximo de 02 (dois) dias, e divulgará o resultado no endereço eletrônico do item 3.1 deste edital.

9. VALIDADE:

9.1 O Processo Seletivo Interno de que trata este edital terá validade de 1 (hum) ano, podendo ser prorrogável por igual período após avaliação de desempenho dos profissionais selecionados.

9.2 Dentro do prazo de validade do Processo Seletivo regido por este edital, os candidatos que forem selecionados para compor o cadastro reserva poderão ser convocados a qualquer tempo, conforme a necessidade do CJCC de Senhor do Bonfim.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 O candidato poderá obter informações referentes ao processo seletivo por meio da Internet, no endereço eletrônico http://www.educacao.ba.gov.br.

10.2 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste edital e nos comunicados a serem publicados na Internet.

10.3 As despesas decorrentes da participação no processo seletivo simplificado ocorrerão por conta do candidato.

10.4 O candidato deverá manter atualizados seu endereço, e-mail e telefone junto à Secretaria da Educação, enquanto estiver participando do processo seletivo.

10.5 O candidato que for nomeado para o cargo de Diretor e Vice-Diretor do Centro Juvenil de Ciência e Cultura será lotado no Centro Juvenil de Ciência e Cultura – Senhor do Bonfim.

10.6 É garantido o retorno do professor a sua Escola de origem ao término do mandato, bem como quando suas condutas não se adequarem as especificidades do mesmo.

10.7 O exercício do cargo de diretor e vice-diretor do CJCC- Senhor do Bonfim será de 1 (hum) ano, renovável por igual período após avaliação de desempenho, constante no anexo E.

10.8 Durante este período, o diretor e o vice-diretor será submetido à avaliação trimestral, onde serão analisados os seguintes aspectos: técnicos, operacionais, comunicacionais e pedagógicos, conforme anexo D.

10.9- A aprovação na avaliação trimestral é imprescindível para a permanência no cargo.

10.10 A comissão de avaliação trimestral será composta por 3 (três) membros da coordenação dos CJCC, que poderá ser alterada a qualquer tempo por interesse da Administração.

10.11 O processo seletivo será conduzido por uma Comissão Técnica, formada por dois membros da Coordenação dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura / Superintendência de Desenvolvimento de Educação Básica (SUDEB) e um representante da DIREC do Senhor do Bonfim (DIREC 28).

10.12 Os casos omissos serão resolvidos pela Superintendência de Desenvolvimento de Pessoal - SUDEPE da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Salvador, de de 2013.

OSVALDO BARRETO FILHO

Secretário da Educação

ANEXO A

CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA

Candidato: ____________________________________________________

BAREMA DA ANÁLISE CURRICULAR

ITEM

CATEGORIA

INDICADORES

ASPECTOS

VALOR

PONTOS/OBS

01

FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL

EXPERIÊNCIA COM PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

(valor máximo 5,0)

Docente com formação de no mínimo 40 horas de /capacitação/experiência pedagógica com uso de tecnologias digitais

2,0

Docente com formação de no mínimo 03 anos (três) /capacitação/experiência pedagógica

1,0

Docente com capacitação/experiência em informática com no mínimo 40 horas (Software livre e Internet)

2,0

TITULAÇÃO

(valor máximo 2,5)

Docente com especialização

0,5

Docente com mestrado

1,0

Docente com doutorado

1,5

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

(valor máximo

1,0)

Tempo de magistério no ensino fundamental

0,5

(POR CADA ANO)

Tempo de magistério no ensino médio

0,8

(POR CADA ANO)

Tempo de exercício profissional, fora do magistério.

0,2

(POR CADA ANO)

EXPERIÊNCIA COM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

(valor máximo 1,5)

0,5

(POR CADA ANO)

TOTAL

10,0

ANEXO B

BAREMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE NA ENTREVISTA

CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA

Candidato:

Indicadores

Ponto

Máximo

Ponto Obtido

Aspectos Comunicacionais e Psicológicos

Comprovação de experiência profissional direcionada as práticas pedagógicas, utilizando instrumentos de tecnologia e inovação.

2,0

Conhecimento sobre a proposta do CJCC e ações em desenvolvimento

4,0

Engajamento com a proposta do CJCC

2,5

Capacidade de agregar estudantes, educadores e parcerias.

1,5

Total

10,0

Observações:

Data: _______/________/________

Membro (s) da Banca:

____________________________________________

____________________________________________

_____________________________________________

ANEXO C

QUADRO DE VAGAS

CÓDIGO DO PERFIL

CARGO

QUANTIDADE DE VAGAS

01

Diretor

01

Vice-Diretor

03

ANEXO D

FORMULÁRIO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GESTOR

Centros Juvenis de Ciência e Cultura

GESTOR

DATA:

/ /

AVALIADOR

ASPECTOS AVALIADOS

5

4

3

2

1

0

Técnicos

Orientou o trabalho dos funcionários do CJCC

Apoiou a Coordenação pedagógica dos núcleos

Estimulou os alunos com elementos da atualidade, utilizando recursos instigantes.

Operacionais

Respondeu às solicitações apresentadas pelos discentes com

Usou bem os recursos que tem à sua disposição no centro juvenil de ciência e cultura

Recebeu as contribuições dos alunos com naturalidade e desenvoltura, encerrando a aula no tempo adequado com mensagem significativa e referências utilizadas.

Comunicacionais

Estabeleceu comunicação e relação mútua com os Docentes, Coordenadores, educandos e responsáveis

Apresentou gentileza no desenvolvimento do trabalho

Respondeu aos e-mails num intervalo de tempo adequado com atenção e utilizando linguagem adequada

Fez divulgação de decisões à comunidade do CJCC

Pedagógicos

Assiduidade e pontualidade no desenvolvimento das suas atribuições

Organizou anualmente os Fóruns Regulares de forma democrática considerando as contribuições da comunidade do CJCC como um todo, conforme Projeto Político Pedagógico

Atualizou o PPP da instituição a partir das discussões realizadas durante os Fóruns Regulares

Colaborou com a prática pedagógica dos monitores providenciando recursos adequados e necessários ao trabalho dos mesmos

Observação

Salvador-Ba,_____ de ______________________ de 2013.

Coordenador do Centro Juvenil de Ciência e Cultura

ANEXO E

Centros Juvenis de Ciência e Cultura

Documento-Base

1. Contexto

Garantir educação de qualidade é um dos grandes desafios deste início de século para a Bahia e para o Brasil.

No ensino médio, a Bahia tem encontrado dificuldades para avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, de acordo com os dados de 2011, encontra-se abaixo da média nacional.

Esta situação evidencia a necessidade de ampliar o tempo dos estudantes na escola e buscar alternativas inovadoras para melhorar a qualidade do ensino no Estado, a fim de promover alterações significativas no quadro atual da educação na Bahia.

2. Conceito

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura – CJCC são uma iniciativa de educação integral da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Visam ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade.

Os Centros Juvenis oferecerão aos estudantes do ensino médio – seu público-alvo preferencial – uma grande diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em especial cursos e oficinas.

Pretendem-se, assim, provocar a curiosidade dos estudantes e incentivá-los a criar uma nova relação com o ato de aprender, motivada pelo prazer genuíno da descoberta. Como ganho adicional, os CJCC irão ampliar o tempo de permanência dos educandos na escola.

Com inauguração prevista para 2012 (CJCC Central), 2013 e 2014 os sete primeiros CJCC serão implantados em locais que permitam a articulação com escolas do entorno, de modo a estender a ação educativa dessas escolas e promover o convívio entre os estudantes de várias unidades escolares.

3. Descrição

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são escolas totalmente dedicadas à educação integral, que funcionam nos três turnos durante a semana e também aos sábados, com o objetivo de desafiar os estudantes para uma nova abordagem em relação aos processos de ensino e aprendizagem.

As atividades ofertadas vão desde exposições e exibição de filmes até oficinas e cursos, passando por games, gincanas de conhecimento e diversos outros formatos para a promoção da aprendizagem. Não existe limite nem de formato nem de quantidade para as atividades, que variam de acordo com a capacidade de produção e criatividade dos centros produtores de conhecimento; articulação dos CJCC com os mesmos e a manifestação de interesse dos alunos. Desta maneira, o educando vislumbrará o conhecimento de forma interdisciplinar através de metodologias pouco convencionais, que trazem em si a possibilidade de uma aprendizagem divertida, guiada pelo prazer da descoberta.

Como não há atividades obrigatórias e a participação ocorre por adesão, não existem provas de aferição de conhecimento, e, sim, uma demanda pela participação ativa dos estudantes – o que não significa ausência de rigor no desenvolvimento das atividades.

Os Centros Juvenis não têm matrícula regular: funcionam de modo semelhante à extensão universitária, oferecendo aos estudantes um leque de atividades para que estes possam engajar-se naquelas com que mais se identificam. Assim, é reforçado o papel do educando como protagonista de sua própria formação e responsável por suas escolhas.

Todos os estudantes do ensino médio da área de abrangência de cada CJCC poderão inscrever-se, via o portal www.educacao.ba.gov.br, para as atividades dos respectivos Centros Juvenis, desde que a atividade em questão ocorra fora de seu período de aulas regular. Também haverá a oferta de atividades abertas a outros públicos, sem necessidade de inscrição prévia.

Todas as oficinas e cursos oferecidos pelos CJCC – em geral desenvolvidos por grupos de pesquisa de universidades – têm uma abordagem interdisciplinar, conhecimento de ponta, temáticas contemporâneas e, preferencialmente, são associados ao cotidiano dos estudantes.

Os CJCC enfatizam a relação entre aprendizagem e tecnologia. Reconhecem a familiaridade dos jovens estudantes com o universo colaborativo de games, redes sociais, internet e mídias móveis como ativo para a construção de conhecimento.

Combinam atividades presenciais com ações semipresenciais e interação multimídia, potencializando a aprendizagem através de conteúdos educacionais de ponta, produzidos no Brasil e no mundo.

4. Estrutura funcional

Estrutura Geral

a. Coordenação geral – responsável por definições globais relativas aos Centros e pela manutenção do programa.

b. Núcleo de Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas e Conteúdos Digitais – profissionais cuja função será analisar objetos e conteúdos educacionais existentes e adaptá-los sob demanda, para que venham a integrar os cursos e demais atividades dos CJCC.

c. Unidades dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura.

Estrutura de cada CJCC

d. Diretor – responsável por todos os aspectos do funcionamento de seu respectivo Centro Juvenil.

e. Vice-diretor - substituir o Diretor em sua falta e nos seus impedimentos eventuais; assessorar o diretor no gerenciamento do funcionamento da Unidade Escolar, compartilhando com o mesmo a execução das tarefas que lhe são inerentes e zelando pelo cumprimento da legislação e normas educacionais;

f. Coordenadores de conteúdos e atividades de aprendizagem – técnicos responsáveis (professores da rede estadual de ensino) pelo acompanhamento das atividades, bem como pela prospecção de temáticas e oportunidades de novas atividades para o CJCC, com foco nas dinâmicas regionais.

g. Monitores – responsáveis pelo contato direto com os estudantes nas salas do CJCC. Cada sala do CJCC contará com um tutor e está a cargo deles a etapa presencial dos cursos e atividades de aprendizagem. Os tutores serão contratados de acordo com o cronograma de inauguração dos Centros, especificado anteriormente.

h. Secretário Escolar – profissionais que auxiliam o diretor e os coordenadores de conteúdo no que for preciso.

Parceiros prioritários

i. Universidades e centros de produção de conhecimento – instituições de referência que, através de convênios com a Secretaria de Educação, projetam cursos e outras atividades para os CJCC.

5. Público-alvo e Estrutura

O público-alvo prioritário dos CJCC são os estudantes do ensino médio das escolas públicas da rede estadual de ensino. Há, entretanto, previsão de oferta de atividades para outras modalidades e séries, bem como para a comunidade do entorno de cada CJCC.

A estrutura física de cada Centro Juvenil irá variar de acordo com as condições dos locais onde os CJCC serão instalados – via de regra espaços existentes na própria rede pública estadual de ensino.

Está prevista uma configuração mínima de: uma sala da direção; uma sala audiovisual; uma redação multimídia, com computadores e acesso à internet; um laboratório de experimentos, todos com lousas eletrônicas e o jardim do conhecimento, um espaço destinado a acondicionar equipamentos lúdicos, utilizados como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem dos educandos.

A estrutura dos CJCC nos locais em que houver maior disponibilidade de espaço será desenhada a partir de uma análise caso a caso, sempre privilegiando ambientes multiuso.

7. Tipos de atividades

a) Curta – Atividade com até 3h de duração. Pode ser regular ou eventual. As atividades curtas não demandam necessariamente inscrição prévia e são abertas à comunidade. Fornecem, a pedido, atestados de presença;

b) Média – Atividade com mais de 3h e menos de 15h de duração. Destinada apenas a estudantes do ensino médio previamente inscritos;

c) Longa – Atividade entre 15 e 30h de duração. Destinada apenas a estudantes do ensino médio, previamente inscritos.

d) Especiais – Atividades com mais de 30h. Projetos especiais desenvolvidos de acordo com a realidade de cada Centro Juvenil.

8. Implantação

A implantação dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura deve acontecer a partir do segundo semestre de 2012, tendo o Colégio Central, em Salvador, como experiência inicial. A implantação dos outros centros, nas localidades listadas abaixo, ocorre posteriormente, ao longo dos anos de 2013 e 2014.

Cidade

Local

Salvador

Colégio Estadual da Bahia - Central

Salvador

Colégio Estadual Luiz Viana ou Colégio Estadual Manoel Devoto

Itabuna

Colégio Estadual Josué Brandão

Vitória da Conquista

Colégio Estadual Modelo Luís Eduardo Magalhães

Senhor do Bonfim

Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão

Serrinha

Colégio Estadual Rubens Nogueira

O CJCC adotou o modelo de co-gestão para manter um diálogo permanente e possibilitar que seus parceiros possam contribuir diretamente, com sugestões e críticas, no funcionamento deste equipamento educacional, que convoca universidades, empresas privadas e ONGs, professores da rede, diretores de escolas, famílias e comunidades do entorno a somar esforços para assegurar o valor público da escola e, consequentemente, o êxito em acolher os estudantes em novos e desafiadores processos de aprendizagem.

ANEXO F

CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA

1. Dados Pessoais

Nome

R.G.:

CPF.:

Cadastro na SEC:

Data de Nascimento:

Sexo:

Endereço:

Complemento:

CEP:

Bairro:

Cidade:

Estado:

Nacionalidade:

Telefone:

Celular:

E-mail:

Unidade escolar em que está lotado:

Carga horária:

2. Formação

2.1. Graduação

Cursos

Instituição

Data de Conclusão

2.2. Especialização

Cursos

Instituição

Data de Conclusão

2.3. Mestrado

Cursos

Instituição

Data de Conclusão

2.4. Doutorado

Cursos

Instituição

Data de Conclusão

3. Outras três últimas Experiências Profissionais

Empresa/Órgão/Instituição:

Função:

Início:

Término:

Empresa/Órgão/Instituição:

Função:

Início:

Término:

Empresa/Órgão/Instituição:

Função:

Início:

Término:

4. Experiência com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como recurso didático

4.1. Que meios de comunicação você utiliza como recursos didáticos? (coloque um x nas colunas correspondentes)

Jornal

Revista

Filmes

Internet

TV

Radio

outro

4.2. Você tem alguma formação em Tecnologia Educacional?

Não

Sim

Qual ?

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

4.3. Como você definiria seus conhecimentos em informática?

Nível de conhecimento (atribua valores em uma escala de 0 a 5)

Windows (word, excel, power point, Windows Media Player)

Software livre ( BROffice)

Internet

Videos doYoutube

Google Earth

4.4. Você possui algum conhecimento/formação/experiência em procedimentos de uso de tecnologia de comunicação remota em aulas?

Não

Sim

Qual ?

............................................................................................................................

............................................................................................................................

4.5. Você atua/atuou junto a organizações, escolares ou não, que fazem uso das Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s)?

Não

Sim

Qual ?

............................................................................................................................

............................................................................................................................

5. Como você avalia o uso da pedagogia da imagem em planejamento de aulas, seja ela feita por procedimentos digitais ou não?

(Responda colocando os argumentos mais importantes em primeiro plano, de modo que o considerado mais representativo da sua avaliação apareça em primeiro lugar e, assim, sucessivamente, até cinco argumentos).

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

............................................................................................................................

Instruções de Inscrição:

�Ler o Edital.

�Preencher esta ficha de inscrição.

�Salvar o arquivo.

�Enviar e-mail para [email protected], anexada esta ficha devidamente preenchida juntamente com o currículo.

� Esta avaliação é composta por 14 itens pontuados entre 0 a 5 pontos cada, o que totalizam no máximo de 70 pontos.

A nota final de avaliação será composta pela soma da pontuação obtida no questionário objetivo (máximo 70 pontos) e a avaliação subjetiva (máximo 30 pontos), onde o avaliado deverá obter no mínimo 60% dos pontos gerais avaliados, ou seja, 60 pontos.

� Exceto em casos específicos, como, por exemplo, um curso básico de inglês cujos períodos possuem pré-requisitos e é necessária uma média final para obtenção de certificado.