edital - il ppsa 104-2018 - credenciamento escrit rios de ... il ppsa... · credenciamento de...

51
CREDENCIAMENTO CREDENCIAMENTO IL.PPSA.104/2018 CREDENCIAMENTO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA PARA CONTRATAÇÃO, SOB DEMANDA, DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS DE SUPORTE À CONSULTORIA JURÍDICA DA PPSA PARA O ESCRITÓRIO CENTRAL DA PPSA, LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – RJ www.presalpetroleo.gov.br .

Upload: ngothu

Post on 01-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CREDENCIAMENTO

CREDENCIAMENTO

IL.PPSA.104/2018

CREDENCIAMENTO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA PARA CONTRATAÇÃO, SOB DEMANDA, DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS DE SUPORTE À

CONSULTORIA JURÍDICA DA PPSA PARA O ESCRITÓRIO CENTRAL DA PPSA, LOCALIZADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – RJ

www.presalpetroleo.gov.br

.

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 2 / 51

A EMPRESA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GAS NATURAL S.A. – PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA, doravante denominada PPSA, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, criada através do Decreto nº 8.063, de 01/08/2013, autorizado pela Lei nº 12.304, de 02/08/2010, e submetida ao regime próprio das Sociedades Anônimas, com sede com sede em Brasília/ DF, inscrita no CNPJ (MF) sob o nº 18.738.727/0001-36 e Escritório Central na Avenida Rio Branco, nº 1 – 4º andar – Centro, CEP: 20.090-003, Rio de Janeiro - RJ, inscrita no CNPJ (MF) sob o nº 18.738.727/0002-17, torna público, para conhecimento dos interessados, que procederá ao CREDENCIAMENTO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA PARA CONTRATAÇÃO, SOB DEMANDA, DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS DE SUPORTE À CONSULTORIA JURÍDICA DA PPSA, sem exclusividade e sem vínculo empregatício, na data, horário e local abaixo indicados, através do processo de Inexigibilidade de Licitação IL.PPSA.104/2018. O presente CREDENCIAMENTO dar-se-á à luz dos princípios orientadores da Lei nº 13.303, de 01/07/2016; no Decreto nº 8.945, de 27/12/2016; e no Regulamento Interno de Licitações e Contratos da PPSA, RILC-PPSA, publicado no DOU de 03/04/2018, disponível no endereço eletrônico http://www.presalpetroleo.gov.br, bem como pelas normas e procedimentos constantes deste Edital.

• As instruções estabelecidas neste Edital e seus Anexos, bem como eventuais suplementos que venham a ser emitidos pela PPSA, determinam os procedimentos que orientarão o presente processo de Credenciamento.

Este processo será realizado por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação – INTERNET. As pastas digitais contendo os Documentos digitalizados de Habilitação e de Qualificação de Credenciamento exigidos no Edital serão recebidos pela PPSA, até a data, e horário limite e no local a seguir indicados: 1. RECEBIMENTO DE DOCUMENTAÇÃO DIGITAL DE CREDENCIAMENTO

Data / Hora limites para o recebimento da documentação digital, até: Dia: 26 de outubro de 2018. Horário: 10:00 horas (horário de Brasília/DF) Endereço Eletrônico: [email protected]

2. OBJETO 2.1. Credenciamento de Escritórios de Advocacia para contratação, sob demanda, de prestação de serviços jurídicos de suporte à Consultoria Jurídica da PPSA, sem exclusividade e sem vínculo empregatício, conforme detalhado no Termo de Referência, Anexo I deste Edital.

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 3 / 51

3. RECEBIMENTO E DIVULGAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO RECEBIDA

3.1. A PPSA analisará os Documentos de Habilitação e de Qualificação de Credenciamento exigidos das Proponentes interessadas em prestar os serviços do objeto deste Edital a partir da data, hora e local indicados no Item 1 deste Edital.

3.2. As Proponentes deverão apresentar, obrigatoriamente, os Documentos de Habilitação e os Documentos de Qualificação de Credenciamento em pastas digitais separadas, conforme indicado no item 5 deste Edital.

3.3. A divulgação da documentação digital recebida se dará no site da PPSA www.presalpetroleo.gov.br

4. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 4.1. A despesa anual com a contratação de que trata o objeto desta licitação está prevista no orçamento estimativo disposto no Termo de Referência, está consignada no PDG 2018, rubrica 249.190 – Serviços de Terceiros. Para os anos seguintes, esta demanda orçamentária constará nas Propostas do Programa de Dispêndios Globais - PDG dos correspondentes exercícios fiscais, na rubrica 2.205.020.000 – Serviço de Terceiros – Consultoria. Nota 1: O imposto ISS, se devido, deverá ser cobrado na alíquota do local onde os serviços serão prestados. Nota 2: Os Prestadores de Serviços que estiverem domiciliados em município diferente do Rio de Janeiro e que não efetuarem o preenchimento da Ficha de Informações de Prestador de outro Município (www.dief.rio.gov.br/cepom) sofrerão retenção compulsória de ISS/RJ, quando aplicável, por parte da PPSA, em função da natureza do serviço prestado, em consonância com o Decreto Municipal nº 28.248/2007

5. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

5.1. Poderão participar deste Credenciamento os Escritórios de Advocacia especializados na prestação dos serviços contidos no Termo de Referência, Anexo I do Edital que, na fase de habilitação, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos neste Edital.

5.2. A participação no Credenciamento importa total, irrestrita e irretratável submissão dos Proponentes às condições deste Edital e de seus Anexos.

5.3. Não poderão participar deste Pregão: 5.3.1. Escritório de Advocacia cujo objeto social não seja pertinente e compatível com o objeto deste Pregão; 5.3.2. Escritório de Advocacia que estiver em processo de falência, recuperação judicial ou extrajudicial ou em processo de concordata, ou sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação; e 5.3.5. Escritório de Advocacia que se enquadre em alguma das vedações previstas RILC-PPSA, em especial, as constantes do artigo 80, a seguir:

“Art.80 - Estará impedida de participar de Licitações e de ser contratada pela PPSA a empresa:

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 4 / 51

I - cujo administrador ou sócio detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital social seja diretor ou empregado da PPSA;

II - suspensa pela PPSA;

III - declarada inidônea pela União, enquanto perdurarem os efeitos da sanção;

IV - constituída por sócio de empresa que estiver suspensa, impedida ou declarada inidônea pela União;

V - cujo administrador seja sócio de empresa suspensa, impedida ou declarada inidônea pela União;

VI - constituída por sócio que tenha sido sócio ou administrador de empresa suspensa, impedida ou declarada inidônea pela União, no período dos fatos que deram ensejo à sanção;

VII - cujo administrador tenha sido sócio ou administrador de empresa suspensa, impedida ou declarada inidônea, no período dos fatos que deram ensejo à sanção; e

VIII - que tiver, nos seus quadros de diretoria, pessoa que participou, em razão de vínculo de mesma natureza, de empresa declarada inidônea pela União.

Parágrafo único - Aplica-se a vedação prevista no caput:

I - à contratação do próprio empregado ou dirigente, como pessoa física, bem como à participação dele em Licitação, na condição de Licitante;

II - a quem tenha relação de parentesco, até o terceiro grau civil, com:

a) dirigente de PPSA;

b) empregado da PPSA cujas atribuições envolvam a atuação na área responsável pela Licitação ou contratação; e

c) autoridade do Ministério de Minas e Energia.

III - cujo proprietário, mesmo na condição de sócio, tenha terminado seu prazo de gestão ou rompido seu vínculo com PPSA há menos de 6 (seis) meses. ”

5.4. PARTICIPAÇÃO EM CONSÓRCIO OU REGIME DE ASSOCIAÇÃO: 5.4.1.Será permitida a participação de escritórios em consórcio ou regime de associação, desde que o acordo firmado esteja devidamente registrado (ou em processo de registro, cuja comprovação será realizada mediante apresentação de protocolo) na seccional competente da Ordem dos Advogados do Brasil.

5.4.2.Neste caso será exigida a apresentação da seguinte documentação:

5.4.2.1. Consórcio: Termo de Compromisso de Constituição de Consórcio, por instrumento público ou particular, subscrito pelos representantes legais das empresas consorciadas, do qual deverão constar, em cláusulas específicas:

a) A composição, o objeto, o percentual de participação de cada consorciado e a duração do consórcio;

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 5 / 51

b) Designação da empresa líder do consórcio para representação legal do mesmo;

c) Declaração expressa de que cada consorciada será solidária e ativamente responsável por todas as ações e obrigações assumidas, decorrentes da proposta apresentada e do Contrato, ambos referentes a esta Licitação; e

d) Compromisso de celebrar, na hipótese de ser declarado vencedor desta licitação e antes da celebração do Contrato com a PPSA, o contrato definitivo de constituição de consórcio e seu registro na Junta Comercial, dentro do prazo fixado para assinatura do Contrato, sob pena de cancelamento da adjudicação.

5.4.2.2. Regime de Associação: Acordo firmado pelos associados, devidamente registrado (ou em processo de registro, cuja comprovação será realizada mediante apresentação de protocolo) na seccional competente da Ordem dos Advogados do Brasil, subscrito pelos representantes legais, do qual deverão constar, em cláusulas específicas itens equivalentes, quando aplicáveis, as descritas no subitem 5.4.2.1.

Obs1.: A comprovação das exigências referente à Qualificação Técnica, por parte de cada empresa consorciada e/ou grupo de sociedades admite o somatório das capacidades atestadas por cada uma das empresas integrantes dos mesmos, na proporção da respectiva participação, definida no Termo de Compromisso de Constituição de Consórcio / Acordo firmado pelas sociedades.

Obs2.: Quanto à Documentação de Habilitação, no caso de Consórcios e/ou grupo de sociedades, todos os documentos deverão ser apresentados por parte de cada Escritório de Advocacia integrantes dos mesmos.

5.5. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à conformidade da proposta, ao enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte ou ao direito de preferência sujeitará o licitante às sanções previstas neste Edital.

5.6. A não apresentação ou incorreção do documento de credenciamento definido no item 6.1.1 “a”, deste Edital, não inabilitará a Proponente, mas impedirá o seu representante de manifestar-se e responder pela representada neste processo.

5.7. A ocorrência de quaisquer das hipóteses previstas nas alíneas do item 5.3.5. importará no afastamento automático das Proponentes do certame.

6. APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO E DE QUALIFICAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

6.1. Os interessados em participar deste processo deverão enviar para o email indicado no item 1 ou através de entrega física de dispositivos de armazenamento, preferencialmente pendrive, dois conjuntos separados de documentações (pastas 1 e pasta 2) compactados (“.zip”), conforme item 6.3, contendo todos os documentos digitalizados

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 6 / 51

(arquivos “.pdf”), simultaneamente, até a data, horário e local indicados no item 1 deste Edital, os seguintes itens:

6.1.1. Arquivo externo as Pastas Digitais nº 1 e 2:

a) Carta emitida pela Proponente nomeando o seu representante; e

b) Informações da Proponente, conforme Modelo do Anexo II “a”, deste Edital.

6.1.2. As duas pastas digitais contendo os Documentos de Habilitação e de Qualificação de Credenciamento.

6.2. Os Documentos de Habilitação e de Qualificação deverão ser apresentados à PPSA, em pastas digitais separadas até a data / hora limites indicados no item 1 deste Edital.

6.3. As pastas digitais deverão ser identificadas da forma a seguir e enviadas para o email [email protected]:

Pasta Digital Nº 1 - “DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO”

Ref.: Credenciamento nº IL.PPSA.104/2018

(Razão Social da Proponente)

Pasta Digital Nº 2 - “DOCUMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE CREDENCIAMENTO”

Ref.: Credenciamento nº IL.PPSA.104/2018

(Razão Social da Proponente)

6.4. Não serão aceitos documentos e propostas:

a) Transmitidos por outra forma de apresentação não prevista no presente Edital;

b) Que deixarem de atender, de qualquer forma, as disposições deste Edital;

c) Apresentados fora da data e do horário limite; e

d) As certidões que não indicarem a data de validade, a não ser aquelas que tenham sido emitidas nos últimos 120 (cento e vinte) dias em relação à data da indicada no item 1 deste Edital.

A PPSA não se responsabilizará por documentos entregues de outra forma, que não mostrem a correta identificação, ilegíveis digitalmente ou que apresentem contaminação por vírus.

6.5. Sob pena de inabilitação, os documentos encaminhados para habilitação deverão estar em nome do Proponente e, preferencialmente, com o número do CNPJ e o respectivo endereço. 6.6. Se o Proponente for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz, e se o Proponente for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz.

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 7 / 51

7. HABILITAÇÃO – Pasta Digital Nº 1 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

7.1. Os Documentos de Habilitação, a seguir discriminados, deverão ser apresentados digitalizados a partir dos documentos originais ou por qualquer processo de cópia autenticada, em pasta digital distinto de qualquer outra e identificado conforme indicado no item 6.3, deste Edital. Para facilitar o trabalho de análise, solicita-se que todos os documentos sejam numerados em forma sequencial, antes da digitalização.

Observação:

a) As Proponentes deverão apresentar todos os documentos abaixo listados.

7.1.1. Relativo a empregados menores de idade

Declaração que cumpre o disposto no art 27, V, da Lei 8666/93, conforme Modelo do Anexo II “b”, deste Edital.

7.1.2. Relativos à Habilitação Jurídica

a) Registro comercial, no caso de empresário ou de empresa individual;

b) Ato constitutivo, estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

c) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

d) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

7.1.3. Relativos à Regularidade Fiscal

a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do Ministério da Fazenda;

b) Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual, se houver, relativo ao domicílio ou sede da Proponente, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

c) Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede da Proponente, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

d) Prova de regularidade para com Fazenda Federal;

e) Prova de regularidade para com Fazenda Estadual do domicílio ou sede da Proponente;

f) Prova de regularidade para com Fazenda Municipal do domicílio ou sede da Proponente;

g) Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (INSS);

h) Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 8 / 51

i) Prova de regularidade perante a Justiça do Trabalho (Certidão de Débitos Trabalhistas - Lei nº 12.440/2011)

7.1.4. Relativo à Qualificação Econômico-Financeira

Certidão Negativa de Falência e Concordata emitida pelo Cartório Distribuidor da sede da Proponente;

7.1.5. Relativos à Qualificação Técnica

7.1.5.1. Documentos relativos à Qualificação Técnica da Proponente

Prova, através de um ou mais atestados e/ou declarações de capacidade técnica, que comprovem que a sociedade de advogados e /ou de seus sócios possui experiência jurídica relacionada à área de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Observações sobre os Atestados / Declarações:

Os atestados ou declarações deverão ser emitidas por pessoa jurídica, sediada ou não no Brasil, no caso de atestado ou declaração em idioma estrangeiro, deverá haver a tradução juramentada dos mesmos.

Os documentos devem conter as seguintes informações, de forma clara:

• Identificação completa do emitente do atestado;

• Identificação do respectivo signatário, com indicação de seu nome e cargo;

• Período em que executou os serviços;

• Descrição sucinta dos serviços executados;

• Declaração de que o serviço foi executado a contento e sem ressalvas.

7.1.6. Demais Documentos:

a) Declaração da proponente, conforme modelo constante no Anexo II “b”: a1) em cumprimento ao disposto no art. 7º, VXXXIII, da Constituição Federal (emprego de menor) (modelo no Anexo xxxx) e; a2) exercício de direitos para microempresa ou a empresa de pequeno porte (somente se for o caso).

b) Indicação da proponente sobre seu cadastramento no SICAF, se existente: b.1) Caso a proponente opte pela utilização do seu cadastro no SICAF, deverá apresentar, juntamente com os Documentos de Qualificação Técnica, a habilitação parcial válida no SICAF, na data indicada para a apresentação dos documentos. b.2) A apresentação da documentação referente à Habilitação Jurídica, Regularidade Fiscal e Qualificação Econômico-Financeira poderá ser substituída pela apresentação do documento “Situação do Licitante”, obtido no sistema SICAF pelos licitantes com habilitação parcial válida, na data indicada para a apresentação dos documentos, devendo, no entanto, ser apresentada a documentação relativa à Qualificação Técnica. b.3) Caso a proponente pretenda participar mediante cadastro e habilitação parcial no SICAF e não tenha registro no referido sistema deverá procurar qualquer Unidade Cadastradora para efetuar seu cadastramento e a habilitação. Os documentos

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 9 / 51

exigidos, bem como os procedimentos e as instruções de preenchimento dos formulários necessários para efetuar o registro no SICAF estão previstos no respectivo Manual, que poderá ser obtido em qualquer Unidade Cadastradora do SICAF, ou ainda na Internet no site www.comprasnet.gov.br.

Informamos que a PPSA não é Unidade Cadastradora do SICAF.

7.1.7. Relativos a MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE:

7.1.7.1. Documentos relativos a MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para as demais empresas, mesmo que a regularidade fiscal apresente alguma restrição.

Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o licitante for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da PPSA, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

A não regularização da documentação, no prazo previsto acima, implicará decadência do direito à contratação.

8. QUALIFICAÇÃO DE CREDENCIAMENTO – PASTA DIGITAL Nº 2

8.1. Os Documentos de Qualificação de Cadastramento deverão ser apresentados digitalizados a partir dos documentos originais ou por qualquer processo de cópia autenticada, em pasta digital distinto de qualquer outra e identificado conforme indicado no item 6.3, deste Edital. Para facilitar o trabalho de análise, solicita-se que todos os documentos sejam numerados em forma sequencial.

Observação: Somente será credenciada a sociedade de advogados com experiência comprovada, de forma satisfatória, em pelo menos 10 (dez) das 13 (treze) áreas de atuação elencadas no edital, sendo que 2 (duas) destas áreas são as áreas de Atuação 1: Direito do Petróleo e Gás Natural e 2: Direito Administrativo, além da comprovação de Feitos através de certidões, nos termos do item 8 do Termo de Referência, Anexo I do Edital.

8.3. A apresentação dos documentos deve ser preenchida estritamente de acordo com as instruções apresentadas no Termo de Referência - Anexo I (em especial no seu item 8) e seus anexo, e modelos constantes do Anexo II e III deste Edital. 8.4. A documentação deverá atender integralmente às disposições do Edital e de seus Anexos, bem como considerar as condições neles estabelecidas. Não deverá conter alternativas, observações, erros ou rasuras. 8.5. O proponente deverá considerar as condições da prestação dos serviços, de acordo com o especificado no Modelo de Contrato, Anexo IV deste Edital.

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 10 / 51

9. RECEBIMENTO E EXAME DA DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO

9.1. As Pastas Digitais nº 1 e 2 recebidos até a data / hora limites previstos no item 1 deste Edital, serão armazenadas pela PPSA.

9.1.1. As Pastas Digitais nº 1 recebidas serão disponibilizadas para consulta pública no site da PPSA www.presalpetroleo.gov.br.

9.2. Nesta fase, a PPSA procederá ao exame da documentação contida na Pasta Digital Nº 1. Encerrado o exame, o resultado será divulgado mediante aviso publicado, uma única vez, no Diário Oficial da União, informando, também, dia, hora de abertura das Pastas Digitais Nº 2 (DOCUMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE CREDENCIAMENTO), das proponentes habilitadas.

9.3. A PPSA não assumirá qualquer responsabilidade pela abertura das Pastas Digitais que não mostrem a correta identificação ou que sejam enviadas de outra forma ou para outro local e horário que não o descrito no item 1 deste Edital.

10. ABERTURA DA PASTA DIGITAL Nº 2 - QUALIFICAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

10.1. A abertura das Pastas Digitais Nº 2 - “DOCUMENTOS DE QUALIFICAÇÃO DE CREDENCIAMENTO” dos proponentes habilitados será efetuada a partir da data e horário previamente informados, através de publicação no Diário Oficial da União.

10.2. As Pastas Digitais n° 2, das proponentes habilitadas, serão disponibilizadas para consulta pública no site da PPSA www.presalpetroleo.gov.br.

11. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DO CREDENCIAMENTO

11.1. O Credenciamento abrangerá as seguintes áreas de atuação:

1 - Área de Atuação 1: Direito do Petróleo e Gás Natural;

2 - Área de Atuação 2: Direito Administrativo;

3 - Área de Atuação 3: Direito Civil;

4 - Área de Atuação 4: Direito Societário;

5 - Área de Atuação 5: Mercado de capitais;

6 - Área de Atuação 6: Direito Internacional;

7 - Área de Atuação 7: Direito Ambiental;

8 - Área de Atuação 8: Direito Tributário;

9 - Área de Atuação 9: Previdência Complementar;

10 - Área de Atuação 10: Direito do Trabalho;

11 - Área de Atuação 11: Direito Penal;

12 - Área de Atuação 12: Direito da Propriedade Intelectual; e

13 - Área de Atuação 13: Direito da Informática.

11.2. O critério de julgamento da documentação recebida terá como base o atendimento aos seguintes requisitos de Qualificação de Credenciamento referentes a cada área de atuação, conforme descrito no Anexo I deste Edital:

a. Experiência

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 11 / 51

b. Infraestrutura

c. Equipe de Advogados

d. Secondment de Profissional

11.3. A avaliação será realizada mediante a conferência da documentação apresentada para atendimento tanto dos requisitos definidos como Essenciais (obrigatórios) como dos requisitos definidos como Desejáveis (facultativos) para a qualificação de Credenciamento.

11.2.1. O não atendimento e comprovação de qualquer um dos requisitos definidos como Essenciais (obrigatórios) para a qualificação implicará a DESCLASSIFICAÇÃO da proponente em exame.

12. HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO DO CONTRATO

12.1. O resultado do julgamento do credenciamento, após homologação, será publicado no Diário Oficial da União, abrindo-se o prazo de 5 (cinco) dias úteis para a interposição de recursos.

12.2. Decorrido o prazo legal sem interposição de recursos, ou apreciados e decididos os recursos eventualmente formulados, e conforme necessidades da PPSA, os Escritórios de Advocacia credenciados poderão ser convocados, por escrito, para que venham assinar Contrato de prestação de serviços, em 2 (duas) vias, dentro do prazo de até 5 (cinco) dias da data da convocação.

12.3. O credenciamento não implica contratação, nem confere aos Escritório de Advocacia direito subjetivo à exclusividade na prestação de serviços, assim como a contratação não implica pagamento de qualquer importância a título tão somente de contratação.

12.4. Ainda que credenciados, não serão contratados os Escritórios de Advocacia: a) que figurem como parte em ações judiciais ou administrativas contrárias à PPSA; b) de que façam parte sócios, advogados empregados, associados, inclusive seus cônjuges ou companheiro(a)(s), que patrocinem ou figurem como parte em ações judiciais ou administrativas contrárias à PPSA.

12.5. O Escritório de Advocacia credenciado, quando convocado para assinatura do Contrato, deverá comprovar estar em dia com suas obrigações com a Seguridade Social, apresentando o Certificado de Regularidade do FGTS, expedido pela Caixa Econômica Federal, e a Certidão Negativa de Débito (CND), a Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais, fornecidas pela Receita Federal do Brasil e a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT (Lei n° 10.550/2011).

12.6. O Escritório de Advocacia credenciado não poderá contratar com a PPSA caso esteja inscrita no CADIN – Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais.

12.7. Qualquer alteração no ato constitutivo das sociedades de advogados, bem como do quadro de advogados (sócios, empregados e associados) que vierem a prestar serviços à PPSA, deverá ser imediatamente comunicada à PPSA, para fins de verificação do atendimento das condições de credenciamento e contratação previstas neste Edital.

12.8. Os Escritórios de Advocacia contratadas devem manter, durante a vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas.

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 12 / 51

13. RECURSOS ADMINISTRATIVOS

13.1. Dos atos administrativos praticados pela PPSA neste certame, caberá recurso administrativo no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da intimação do ato ou lavratura da ata, conforme previsto no art. 62 do RILC-PPSA.

13.2. O prazo de recurso será contado a partir da data de publicação, no Diário Oficial da União, dos atos que o ensejar, data a partir da qual os autos do processo licitatório estarão franqueados aos interessados e observará o disposto art. 62 do RILC-PPSA .

13.3. Os recursos deverão ser entregues na PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA, preferencialmente pelo Email: [email protected] ou diretamente à PPSA, situada na Av. Rio Branco nº 1, 4º andar – Centro, Rio de Janeiro - RJ, nos dias úteis no horário de 9:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas.

13.4. Não serão conhecidos os recursos interpostos após vencidos os respectivos prazos legais.

13.5. As solicitações de acesso aos autos, bem como cópias de documentos do processo, deverão ser efetuadas, por escrito, segundo as modalidades e endereços que se encontram indicados no item 16.3, deste Edital.

14. PRAZO DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

14.1. A execução dos serviços será variável, conforme a natureza do serviço contratado. A vigência do Contrato será de 5 (cinco) anos, observadas as hipóteses de rescisão.

15. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO E DEMAIS CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO

15.1. O pagamento será efetuado de acordo com o definido na CLÁUSULA DÉCIMA – DAS CONDIÇOES DE FATURAMENTO E PAGAMENTO do Modelo de Contrato - Anexo IV, deste Edital, no prazo de 15 (quinze) dias após a aprovação pela PPSA do

15.2. As demais condições de contratação estão dispostas no modelo de contrato apresentado no Modelo de Contrato - Anexo IV deste Edital.

16. EDITAL - OBTENÇÃO E ESCLARECIMENTOS

16.1. O Edital pode ser obtido através da Internet.

16.1.1. Obtenção do Edital: Para obter o Edital, pela Internet, a empresa interessada deverá fazer a sua solicitação pelo e-mail [email protected], mencionar o número desta Licitação (Credenciamento IL.PPSA.104/2018) e prestar as seguintes informações:

1 - Razão Social;

2 - Nº do CNPJ do MF;

3 - Endereço completo (Logradouro, Bairro, Cidade, Estado e CEP);

4 - Telefone;

5 - E-Mail;

6 - Nome e cargo da pessoa credenciada para recebimento de correspondência.

16.2. Caso a PPSA venha a emitir suplementos, alterações e/ou esclarecimentos ao Edital, estes serão disponibilizados no site da PPSA http://www.presalpetroleo.gov.br

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 13 / 51

16.3. Caso surjam dúvidas com relação ao conteúdo do Edital, a Proponente poderá consultar a PPSA, por escrito, segundo uma das seguintes modalidades:

Por E-mail: [email protected]

Por carta: PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA

Gerência de Recursos Humanos e Suporte Corporativo

Avenida Rio Branco, nº1 – 4º andar

CEP 20090-003 - Rio de Janeiro - RJ

16.4. Na correspondência deverá ser indicado o número deste credenciamento e o seu objeto, devendo a mesma ser recebida pela PPSA em até 5 (cinco) dias úteis antes da data limite prevista para o envio da documentação de credenciamento, informada no item 1.

16.5. No caso de esclarecimentos sobre o Edital, a resposta da PPSA não identificará a fonte que os solicitou.

16.6. Não deverão ser considerados pelos participantes, na formulação de suas propostas, quaisquer informações ou esclarecimentos obtidos de forma diversa da estabelecida acima.

17. DISPOSIÇÕES FINAIS

17.1. As Proponentes deverão estudar minuciosa e cuidadosamente a documentação, informando-se de todas as circunstâncias e detalhes que possam, de algum modo, afetar a execução dos serviços, seus custos e prazos de execução, cientes de que os serviços deverão ser realizados conforme disposições contidas neste Edital e seus Anexos, particularmente, nos seus Anexo I – Termo de Referência e Anexo IV - Modelo de Contrato, deste Edital.

17.2. Os modelos de Declarações e Formulários foram inseridos no Edital com o objetivo de padronizar as informações apresentadas, facilitar os trabalhos de análise e julgamento pela PPSA e evitar que os proponentes sejam inabilitados em razão de falhas ou insuficiência nas informações indicadas. Caso sejam apresentados documentos com formatação diversa, estes deverão contemplar as informações mínimas necessárias à comprovação das exigências para efeitos de habilitação.

17.3. Quaisquer dúvidas de caráter técnico, formal ou legal na interpretação deste Edital e seus Anexos serão dirimidas pela PPSA, conforme item 16 deste Edital.

17.4. Sem prejuízo do caráter público de todos os atos do procedimento de credenciamento, não se admitirá, durante a análise dos documentos, a interferência de pessoas estranhas à PPSA, a qualquer título que seja, ressalvada a hipótese de requisição, pela PPSA.

17.5. A contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, conforme se trate de impugnação, recursos, representação ou pedido de reconsideração, será feita em dias úteis e dela será excluída a data de início e incluída a data do vencimento.

17.6. À PPSA fica reservado o direito de revogar, no todo ou em parte, este processo de Credenciamento por razões de interesse público decorrentes de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado, sem que disso resulte, para qualquer interessado, direito a ressarcimento ou indenização.

17.7. É facultada à PPSA, em qualquer fase do processo, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, inclusive mediante

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 14 / 51

consultas públicas a sítios mantidos na Internet, vedada a inclusão posterior de informação que deveria constar obrigatoriamente das Pastas Digitais nº 1 e 2.

17.8. A Proponente deverá assumir todos os custos de elaboração da documentação, não sendo a PPSA, em qualquer hipótese, responsável pelos mesmos, independente do resultado da Licitação.

17.9. Além da aceitação das demais condições deste Edital e seus Anexos, a apresentação dos Documentos de Habilitação e de Qualificação de Credenciamento:

a) Implicará a integral e irretratável aceitação dos termos e condições estabelecidos neste Edital, bem como pleno conhecimento das condições de execução do objeto, e ainda que a Proponente, também, possui instalações, aparelhamento e pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto do Credenciamento;

b) Indicará também, sob as penalidades da lei, que a Proponente não possui em seus quadros, familiar de agente público que exerça cargo em comissão ou função de confiança, na PPSA, conforme vedação no art. 7º do Decreto nº 7.203/2010; bem como não está incluída nas vedações previstas no item 5.3 deste Edital, além de não se enquadrar em alguma das vedações previstas RILC-PPSA, em especial, as constantes do artigo 80.

c) Declarará, expressamente, sob as penalidades da lei, que não está sendo punida com suspensão temporária nem com declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração, nem está inscrita no CADIN – Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais;

d) Declarará, expressamente, sob as penalidades da lei, que não existem fatos impeditivos de sua participação no presente processo de Credenciamento e se compromete a comunicar à PPSA qualquer fato que venha a comprometer sua habilitação, inclusive durante a execução do Contrato;

e) Indicará que a Proponente considerou que o pagamento será em R$ (reais), computando a totalidade dos custos diretos e indiretos previsto no correspondente Contrato;

f) Indicará que o prazo de validade da proposta é de 60 (sessenta) dias contados a partir da data limite de apresentação das propostas, podendo ser prorrogado por igual período mediante solicitação da PPSA;

g) Indicará que a Proponente tem conhecimento de que, por força do Decreto Municipal nº. 28.248/2007, do Município do Rio de Janeiro, a PPSA está obrigada a reter, a partir de 1/9/2007, o Imposto Sobre Serviço – ISS das empresas com domicílio fiscal fora do Município do Rio de Janeiro, que prestam serviço para este município e que não estejam em situação regular no CEPOM (Cadastro de Empresas Prestadoras de Outros Municípios), devendo, portanto, a Proponente vencedora desta Licitação que não possua domicílio fiscal no Município do Rio de Janeiro, providenciar o seu cadastramento no citado município (http://dief.rio.rj.gov.br/cepom), a fim de evitar que a PPSA faça a retenção do referido tributo. Tal retenção do ISS, quando devida, será efetuada na data em que o pagamento for realizado;

h) Tornará evidente que o Proponente examinou minuciosamente toda a documentação deste Edital e seus Anexos e que a encontrou correta. Evidenciará, também, que a Proponente obteve da PPSA, satisfatoriamente, todas as informações, suplementos e esclarecimentos, tudo resultando suficiente para a elaboração da proposta, logo implicando na aceitação plena de suas condições, conforme item 5.2 deste Edital.

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Inexigibilidade de Licitação

Credenciamento de Escritórios de Advocacia

IL.PPSA.104/2018

Pág. 15 / 51

17.12. Todas as referências de tempo/horário contidas neste Edital observarão, obrigatoriamente, o horário de Brasília – DF. 17.13. Aos casos omissos aplicam-se as demais condições constantes do RILC-PPSA, da Lei nº 10.520/2002 e Decreto nº 8.945/2016 com suas alterações posteriores.

17.14. O foro competente para qualquer ação ou execução decorrente desta Licitação é o da Justiça Federal, Seção Judiciária do Distrito Federal, com renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que o seja.

Relação de Anexos:

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO II - MODELOS PARA HABILITAÇÃO

ANEXO III - MODELO PARA QUALIFICAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

ANEXO IV - MODELO DE CONTRATO

Rio de Janeiro, 06 de setembro de 2018.

Original assinado por:

Leandro Leme Júnior Ibsen Flores Lima Diretor de Administração, Controle e Finanças Diretor Presidente

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

IL.PPSA.104/2018

Pág. 16 / 51

1 – OBJETO

O objeto da presente contratação é a qualificação e o credenciamento de Sociedades de Advogados regularmente constituídas para futura e eventual celebração de contratos de credenciamento para prestação de serviços jurídicos sob demanda, com base no artigo 101, §3º, incisos I e II do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Pré-Sal Petróleo S.A. (“PPSA”). As Sociedades de Advogados deverão estar aptas para prestar serviços de assessoria jurídica no Brasil e/ou no exterior, visando assistir a Consultoria Jurídica da PPSA em operações e procedimentos que envolvam a análise ou aplicação de legislação nacional e/ou estrangeira nos ramos do Direito a seguir especificados, em especial no que respeita à exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. Os serviços jurídicos pleiteados abrangem a atuação tanto consultiva quanto contenciosa, em qualquer modalidade, bem como outras ações relevantes. 2 – JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO A contratação se justifica pela própria proposta de criação da PPSA, empresa pública com estrutura organizacional compacta e reduzido número de empregados altamente qualificados para atuar na exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. Tal quadro impõe a contratação de serviços jurídicos terceirizados para assessoramento à Consultoria Jurídica da empresa, envolvendo Escritórios de Advocacia com expertise no objeto da PPSA e nos diversos ramos do direito. 3 – LOCAL DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS A execução dos serviços contratados poderá ocorrer nas instalações da sociedade contratada, nas instalações da PPSA ou em qualquer unidade da federação ou países nos quais os interesses da PPSA assim o justifiquem. 4 – ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS O credenciamento se dará pelas áreas de atuação do Direito, que possuem maior relevância para a atuação da PPSA, conforme lista abaixo:

1 - Área de Atuação: Direito do Petróleo e Gás Natural;

2 - Área de Atuação: Direito Administrativo;

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 17 de 51

3 - Área de Atuação: Direito Civil;

4 - Área de Atuação: Direito Societário;

5 - Área de Atuação: Mercado de capitais;

6 - Área de Atuação: Direito Internacional;

7 - Área de Atuação: Direito Ambiental;

8 - Área de Atuação: Direito Tributário;

9 - Área de Atuação: Previdência Complementar;

10 - Área de Atuação: Direito do Trabalho;

11 - Área de Atuação: Direito Penal;

12 - Área de Atuação: Direito da Propriedade Intelectual; e

13 - Área de Atuação: Direito da Informática.

Como exemplos de temas e assuntos, organizados por área de atuação, que são relevantes para a contratação, temos a seguinte lista exemplificativa:

1 - Área de Atuação: Direito do Petróleo e Gás Natural:

� Regimes de exploração e produção no direito brasileiro e comparado; � Contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural –

concessão, partilha da produção, cessão onerosa; � Individualização da Produção – acordos e pré-acordos; � Individualização da Produção em áreas não contratadas; � Interpretação da legislação brasileira; � Relacionamento com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Biocombustíveis (“ANP”) e outros órgãos reguladores; � Consórcios e joint ventures criados para exploração e produção de

petróleo e gás natural; � Comercialização de petróleo e gás natural; � Agentes comercializadores; � Conteúdo local; � Regime jurídico dos dados e informações sobre as bacias sedimentares

brasileiras; � Leilões para licitação de blocos de exploração e produção; � Gestão dos contratos de partilha da produção e de comercialização de

petróleo e gás natural; � Regime jurídico de sondas de perfuração, navios e plataformas; � Contratos de Afretamento de sondas de perfuração, navios e plataformas; � Operação e Gerenciamento (O&M) de sondas de perfuração, navios e

plataformas; e � Contratos de prestação de serviço para a exploração e produção de

petróleo e gás natural.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 18 de 51

2 - Área de Atuação: Direito Administrativo: � Regime jurídicos das Empresas Estatais (Lei nº 13.303/2016) e programas

de integridade e conformidade; � Licitações e contratos administrativos; � Licitações e contratos internacionais; � Improbidade administrativa; � Prestação de contas, tomada de contas, tomadas de conta especial e

demais procedimentos perante os Tribunais de Contas da União, Estados e Municípios; e

� Procedimento administrativo disciplinar.

3 - Área de Atuação: Direito Civil:

� Contratos privados e administrativos; � Direitos reais, propriedade e posse; e � Legislação civil.

4 - Área de Atuação: Direito Societário:

� Empresas públicas e sociedades de economia mista – natureza jurídica; � Empresa estatal dependente e não dependente; � Aquisição de empresas, fusão, incorporação e reorganização societária; � Operações de compra e venda de participações societárias e transferência

de ativos; � Elaboração de contratos de alianças e joint-ventures, operações de private

equity, project finance, e outras similares; � Atividades de rotina da sociedade, como constituição, modificação e

reorganização; � Conduta em assembleias de acionistas, reuniões de conselhos de

administração; � Organização dos livros e documentos societários; � Direitos e obrigações de acionistas; e � Consultoria quanto ao cumprimento e à evolução das normas e

regulamentos que regem a vida jurídica das sociedades;

5 - Área de Atuação: Mercado de capitais:

� Questões regulatórias perante a Comissão de Valores Mobiliários; e � Mercado de câmbio.

6 - Área de Atuação: Direito Internacional:

� Representações no exterior; � Obtenção de vistos de trabalho; � Atuação no exterior em órgãos administrativos, contenciosos ou não; � Manifestação perante organismos internacionais; e � Comércio exterior.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 19 de 51

7 - Área de Atuação: Direito Ambiental:

� Licenciamento ambiental, estudos de impacto ambiental e relatórios de impacto ao meio ambiente;

� Obtenção e regularização de licenças e alvarás; � Passivos ambientais; � Créditos de carbono; e � Planejamento ambiental.

8 - Área de Atuação: Direito Tributário:

� Interpretação das legislações tributárias federal, estaduais e municipais; � Análise e consultoria de impostos diretos e indiretos (no Brasil e no

exterior); � Tributação incidente na comercialização da produção de petróleo e gás

natural; � Assessoramento tributário especializado na estruturação de projetos nos

setores de gás, de petróleo e de construção naval; � Estratégia e planejamento tributário; � Contribuições previdenciárias; � Regimes especiais e incentivos fiscais; � REPETRO e REPETRO-SPED; e � Acompanhamento de procedimentos fiscais nas esferas municipal,

estadual e federal.

9 - Área de Atuação: Previdência Complementar:

� Convênios de adesão e contratos de aquisição de planos de benefícios; � Operações entre entidade de previdência e patrocinadores; � Órgãos internos de gestão e controle das entidades de previdência

complementar; e � Instituição e alterações de planos de previdência complementar.

10 - Área de Atuação: Direito do Trabalho:

� Negociações sindicais; � Obtenção de vistos de trabalho; � Terceirização; � Demandas relativas à contratação de terceiros; e � Acordos coletivos.

11 - Área de Atuação: Direito Penal:

� Inquéritos policiais, ações penais, impetração de habeas corpus e mandados de segurança, inclusive preventivos;

� Improbidade administrativa e crimes contra a Administração Pública; e

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 20 de 51

� Defesa de empregados, ocupantes de cargo de livre provimento e dirigentes da PPSA acusados da prática de crimes ou infrações administrativas em razão do exercício de suas atividades profissionais, na forma do Estatuto Social.

12 - Área de Atuação: Direito da Propriedade Intelectual:

� Registro e proteção de marca, patente, direito autoral, nome de domínio, desenho industrial e indicação geográfica no Brasil e exterior;

� Licença e cessão de direitos de propriedade intelectual; � Uso de imagem, som e nome; � Práticas de competição desleal; � Inteligência competitiva; � Crimes e infrações envolvendo direitos de propriedade intelectual, tais

como falsificação, pirataria, plágio ou concorrência desleal; e � Acordos de confidencialidade.

13 - Área de Atuação: Direito da Informática:

� Contratos e regulação; � Exposição ao risco de crimes eletrônicos; � Políticas de proteção e utilização de dados e informações sigilosos; � Direitos autorais e propriedade intelectual; e � Riscos jurídicos envolvidos no desenvolvimento, manutenção e evolução

das soluções já implantadas e nos projetos em elaboração. Ademais, como lista exemplificativa de serviços não afeitos à uma única área de atuação, temos:

• Elaboração de pareceres jurídicos sobre a matéria;

• Elaboração e/ou revisão de cláusulas e instrumentos contratuais;

• Realização e acompanhamento de defesa de direitos em procedimento judicial, administrativo e/ou arbitral;

• Criação de apresentações sobre a matéria; e

• Disponibilização de profissional em regime de Secondment.

5 - PRAZO DE EXECUÇÃO E DE VIGÊNCIA

O prazo de execução do serviço será variável, conforme sua natureza. E o prazo de vigência do Contrato será de 5 (cinco) anos, observadas as hipóteses de rescisão. 6 - ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO

A contratação, fiscalização e acompanhamento da execução dos serviços serão realizados pela Consultoria Jurídica da PPSA.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 21 de 51

7 – VALORES Preço global O valor global de cada contratação dependerá da complexidade do serviço e, consequentemente, do tempo despendido para a sua execução. Desta forma, o valor global de cada contratação será estabelecido com base nas horas dispendidas pelos profissionais do escritório na execução do serviço objeto da contratação, sendo fixado o Preço por Hora conforme tabela a seguir:

Nível Profissional Preço por Hora

Advogado Sócio R$ 1.415,42

Advogado Sênior R$ 1.014,42

Advogado Pleno R$ 774,42

Advogado Júnior R$ 573,42

Estagiário R$ 290,67

Não obstante o cálculo do valor global da contratação ter como base o Preço por Hora trabalhada, a Consultoria Jurídica poderá, ao seu critério, estabelecer um limite máximo para o valor global da contratação. Os valores indicados incluem todos e quaisquer tributos e/ou encargos (inclusive trabalhistas e previdenciários) devidos pelo escritório, além dos custos com deslocamento - entendido este como o transporte dentro do mesmo município de um estado da Federação Brasileira - e as demais custos e/ou despesas incorridas, tais como cópias, impressões, ligações telefônicas, que não serão reembolsados, exceto nos casos previstos no contrato. As despesas com viagens (passagens, estadia e alimentação), quando necessárias para a execução dos serviços objeto deste Termo de Referência, serão reembolsadas aos escritórios contratados, desde que previamente aprovadas pela Consultoria Jurídica da PPSA com base em critérios similares aos utilizados para o pagamento de tais despesas quando incorridas pelos empregados, ocupantes de cargos de livre provimento e Diretores da PPSA (“Colaboradores da PPSA”). Em situações entendidas como emergenciais pela Consultoria Jurídica da PPSA, e com sua prévia autorização, as despesas com viagens poderão ser efetuadas sem a observância dos critérios similares aos utilizados para o pagamento de tais despesas quando incorridas pelos Colaboradores da PPSA.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 22 de 51

8 - REQUISITOS PARA A QUALIFICAÇÃO I) Experiência Os documentos em idioma estrangeiro apresentados para qualificação do interessado deverão acompanhar sua respectiva tradução juramentada. Essencial (sem os quais o credenciamento não será permitido):

1) Experiência comprovada, através de 1 (um) ou mais Atestados ou Declarações de Capacidade Técnica, em nome da sociedade de advogados e/ou de seus sócios. Tais Atestados ou Declarações deverão ser emitidos por pessoa jurídica de direito público ou privado, sediada ou não no Brasil, e devem comprovar que a sociedade de advogados e/ou seus sócios já tenha atuado, para a pessoa emitente dos Atestados ou Declarações, de forma satisfatória, em pelo menos 10 (dez) das 13 (treze) áreas de atuação elencadas anteriormente no item 4. 2) Experiência comprovada, através de 1 (um) ou mais Atestados ou Declarações de Capacidade Técnica, em nome da sociedade de advogados e/ou de seus sócios. Tais Atestados ou Declarações deverão ser emitidos por pessoa jurídica, sediada ou não no Brasil, e cujo objeto esteja relacionado à exploração e produção de petróleo e gás natural, e devem comprovar que a sociedade e/ou seus sócios já tenha executado, para a pessoa emitente dos Atestados ou Declarações, de forma satisfatória, os serviços da Área de Atuação 1, na forma a seguir detalhada:

(i) questões regulatórias relacionadas com a legislação aplicável à exploração e produção de petróleo e gás natural; E

(ii) matérias relacionadas com o direito internacional e comparado voltadas para o setor de petróleo e gás natural; E

(iii) elaborações, revisões, interpretações e negociações de instrumentos contratuais utilizados no setor de petróleo e gás natural, ou seja, familiaridade com instrumentos contratuais comumente utilizados, tais como modelos da Association of International Petroleum Negotiators - AIPN, ou Rocky Mountain Mineral Law Foundation - RMMLF, ou American Association of Petroleum Landmen - AAPL, ou Canadian Association of Petroleum Landmen - CAPL.

3) Experiência comprovada, através de 1 (um) ou mais Atestados ou Declarações de Capacidade Técnica, em nome da sociedade de advogados e/ou de seus sócios. Tais Atestados ou Declarações deverão ser emitidos por pessoa jurídica, sediada ou não no Brasil, e cujo objeto esteja relacionado à exploração e produção de petróleo e gás natural, e devem comprovar que a sociedade e/ou seus sócios já tenha executado, para a pessoa

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 23 de 51

emitente dos Atestados ou Declarações, de forma satisfatória, os serviços da Área de Atuação 1, na forma a seguir detalhada:

(i) a contratação de sondas de perfuração, ou FPSOs, ou FSOs, ou LNG tankers, ou OSVs, ou PSVs; E

(ii) a elaboração, revisão, análise e negociação de contratos de afretamento (charter), ou operação e gerenciamento (O&M), ou prestação de serviços técnico de E&P.

4) Experiência comprovada, através de 1 (um) ou mais Atestados ou Declarações de Capacidade Técnica, em nome da sociedade de advogados e/ou de seus sócios. Tais Atestados ou Declarações deverão ser emitidos por pessoa jurídica, sediada ou não no Brasil, devem comprovar que a sociedade e/ou seus sócios já tenha executado, para a pessoa emitente dos Atestados ou Declarações, de forma satisfatória, os serviços da Área de Atuação 2, na forma a seguir detalhada:

(i) matérias ligadas a licitações e contratos da administração pública (Lei nº 13.303/2016 e/ou Lei nº 8.666/1993), inclusive organização de licitações; E

(ii) defesas de impugnações a licitações; E

(iii) matérias ligadas ao regime jurídico dos servidores da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990); E

(iv) matérias ligadas à observância da legislação de improbidade administrativa (Lei nº 8.429/1992); E

(v) questões ligadas à Corregedoria Geral da União (“CGU”) ou ao Tribunal de Contas de União (“TCU”); E

(vi) contencioso administrativo ou judicial. 5) Experiência comprovada, através de certidões em matérias de Direito Processual, em nome da sociedade de advogados e/ou de seus sócios, que inclua:

(i) atuação na Justiça Federal, em quaisquer de suas seções, em questões relacionadas com a administração pública federal; E

(ii) atuação em todos todas as instâncias judiciais, inclusive no Supremo Tribunal Federal.

Desejável:

• Experiência em empresas e/ou escritórios estrangeiros em matérias ligadas às áreas elencadas nos itens 2 e 3 dos requisitos essenciais do quesito experiência. II) Infraestrutura Essencial:

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 24 de 51

• Com o objetivo de atender prontamente as demandas da PPSA, o escritório deve estar localizado na Cidade do Rio de Janeiro, ficando a data de assinatura do contrato de credenciamento estabelecida como o prazo final para a instalação do escritório. Desejável:

• Ser capaz de atender as demandas da PPSA em outras cidades brasileiras e na Capital Federal, Brasília.

• Ser capaz de atender as demandas da PPSA em outros países, ainda que em regime de cooperação ou parceria com escritórios de experiência comprovada nas Áreas elencadas nos itens 2 e 3 dos requisitos essenciais do quesito experiência. III) Equipe de Advogados Essencial:

• Para fins de qualificação, a sociedade de advogados deverá comprovar a disposição, em seu quadro de profissionais, de uma equipe com no mínimo 3 (três) advogados seniores, 3 (três) advogados plenos, 2 (dois) advogados juniores e 2 (dois) estagiários, por meio do preenchimento e envio de formulário, conforme o modelo que integra este Termo de Referência sob a forma de seu Anexo B.

• Além disso, as sociedades de advogados deverão emitir declaração de que possuem disponibilidade plena para o atendimento imediato das demandas da PPSA relacionadas neste Termo de Referência, inclusive, quando for o caso, no idioma inglês. Desejável:

• Possuir na equipe pelo menos 1 (um) membro com formação no exterior nas matérias elencadas nos itens 2 e 3 dos requisitos essenciais do quesito experiência. IV) Secondment de Profissional Desejável:

• Realização comprovada, através de 1 (um) ou mais Atestados ou Declarações, em nome da sociedade de advogados e/ou de seus sócios, de Secondment de seus profissionais em empresas e/ou escritórios estrangeiros.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 25 de 51

• Além disso, as sociedades de advogados deverão emitir declaração de que possuem condições plenas de disponibilizar profissional para prestar serviços em regime de Secondment, em local designado pela Consultoria Jurídica da PPSA. 9 - CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DE TRABALHO

Serão credenciados todos os escritórios que atendam aos critérios de qualificação exigidos neste Termo de Referência. Após o credenciamento, a distribuição das demandas se dará através das etapas dispostas a seguir:

1.1. Escolha, pela Consultoria Jurídica, de pelo menos 3 (três) escritórios entre os credenciados considerando os Atestados ou Declarações de Capacidade Técnica apresentados, conforme o Item 8 deste Termo de Referência; 1.2. Envio de e-mail aos escritórios escolhidos contendo: (i) o detalhamento do trabalho a ser desempenhado; (ii) o Formulário Externo de Escolha (Anexo A deste Termo de Referência); e (iii) o prazo para resposta ou para manifestação de desinteresse; 1.3. Os escritórios interessados deverão responder ao e-mail, no prazo nele estipulado, com o Formulário Externo de Escolha preenchido ou com a manifestação do desinteresse em participar; e 1.4. Uma vez findo o prazo estabelecido para manifestação, o escritório será escolhido pela Consultoria Jurídica da PPSA a partir do preenchimento dos critérios presentes do Formulário Externo de Escolha. Tal escolha obedecerá a ordem de preferência abaixo elencada:

(i) maior especialidade na área demandada; (ii) atendimento aos requisitos identificados como “Desejável” neste Termo de

Referência; (iii) possuir filial na base territorial da demanda; (iv) aferição qualitativa positiva dos trabalhos anteriores, se existirem; e (v) disponibilidade imediata para aceitação do trabalho.

Diante do surgimento de uma nova demanda correlata a algum serviço anteriormente demandado, poderá o mesmo escritório ser novamente contratado, por meio de Nota Técnica de Ampliação de Escopo, sendo justificável em função dos seguintes benefícios, dentre outros: (i) dar maior agilidade ao procedimento de contratação; (ii) economizar honorários; (iii) otimizar os recursos; e (iv) solucionar o novo trabalho de modo satisfatório.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 26 de 51

10 – REGIME DE SECONDMENT A Consultoria Jurídica poderá solicitar aos escritórios credenciados o Secondment de profissional que ficará à disposição da Consultoria Jurídica da PPSA para a prestação de serviços em tempo integral, na frequência acordada e em local por ela designado. O profissional destacado atuará em conjunto com a Consultoria Jurídica no apoio às suas funções regimentais, sendo certo que a Consultoria Jurídica terá plena discricionariedade sobre o início e a descontinuidade do serviço em regime de Secondment. Verificada a necessidade de utilização do serviço em regime de Secondment pela Consultoria Jurídica, ela solicitará aos escritórios credenciados o envio de currículos de profissionais que atendam o perfil solicitado. A escolha do profissional para prestação do serviço será realizada com base nos currículos apresentados pelos escritórios conforme preenchimento dos critérios estabelecidos pela Consultoria Jurídica. A frequência do Secondment será estabelecida em dias por semana, a critério da Consultoria Jurídica, podendo o profissional escolhido permanecer à disposição de 1 (um) a 5 (cinco) dias por semana, devendo ser cumprido o horário previamente estipulado pela Consultoria Jurídica. Os valores devidos pelo serviço em regime de Secondment serão determinados pelo tempo em que o profissional ficar à disposição da PPSA no mês de referência e com base na tabela de valor por hora presente no item 7 deste Termo de Referência, sendo que ao Preço por Hora serão aplicados descontos de acordo com a frequência do Secondment, da seguinte forma:

Frequência por semana Desconto sobre o Preço por Hora Padrão

1 dia 35%

2 dias 40%

3 dias 45%

4 dias 50%

5 dias 55%

11 – DEMAIS CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO

Será permitida a participação de escritórios em consórcio ou regime de associação, desde que o acordo firmado esteja devidamente registrado (ou em processo de registro, cuja comprovação será realizada mediante apresentação de protocolo) na seccional competente da Ordem dos Advogados do Brasil. As demais condições de contratação estão dispostas no modelo de contrato, que integra o Anexo IV do Edital.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 27 de 51

12 – DEMAIS ANEXOS 12.1 Integram o presente Termo de Referência:

a) Anexo A - FORMULÁRIO EXTERNO DE ESCOLHA b) Anexo B - FORMULÁRIO DE INFORMAÇÃO SOBRE EQUIPE TÉCNICA c) Anexo C - Matriz de Risco

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 28 de 51

ANEXO A FORMULÁRIO EXTERNO DE ESCOLHA

Formulário Externo de Escolha

Nota da Consultoria Jurídica: [•] Número: [•]

Escritório Demandado: Emissão:

[•]/[•]/20[•]

Critérios de distribuição das demandas1:

I – especialidade na área demandada:

II – atendimento aos requisitos identificados como “Desejável” no Termo de Referência: a - Experiência em empresas e/ou escritórios estrangeiros em matérias ligadas à área demandada: b - Ser capaz de atender as demandas da PPSA em outras cidades brasileiras e na Capital Federal, Brasília. Ser capaz de atender as demandas da PPSA em outros países, ainda que em regime de cooperação ou parceria com escritórios de experiência comprovada nas áreas demandadas (se aplicável): c - Possuir na equipe pelo menos 1 (um) membro com formação no exterior na matéria demandada:

III – possuir filial na base territorial da demanda:

IV – disponibilidade imediata para aceitação do trabalho:

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 29 de 51

ANEXO B FORMULÁRIO DE INFORMAÇÃO SOBRE EQUIPE TÉCNICA

Para fins de cumprimento do requisito de qualificação estabelecido no Termo de Referência correspondente ao Credenciamento IL.PPSA.104/2018, informo que a equipe técnica do [•] é formada, pelos profissionais indicados na tabela abaixo, organizados em ordem decrescente por nível profissional:

Nível Profissional Nome OAB/UF

Declaro, sob as penas previstas na legislação aplicável, que as informações apresentadas nesse formulário são verídicas e fidedignas.

[Local], [data] de [mês] de 2018

___________________________ [•]

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 30 de 51

Anexo C – Matriz de Riscos

Categoria do Risco

Descrição Consequência Medidas

Mitigadoras Alocação do

Risco

Risco atinente ao Tempo de Execução

Atraso na execução do objeto contratual por culpa do Contratado.

Aumento do custo do produto e/ou do serviço.

Diligência do Contratado na execução contratual.

Contratado

Fatos retardadores ou impeditivos da execução do Contrato próprios do risco ordinário da atividade empresarial ou da execução

Aumento do custo do produto e/ou do serviço.

Planejamento empresarial.

Contratado

Fatos retardadores ou impeditivos da execução do Contrato que não estejam na sua álea ordinária, tais como fatos do príncipe, caso fortuito ou de força maior, bem como o retardamento determinado pela PPSA, que comprovadamente repercuta no preço do Contratado

Aumento do custo do produto e/ou do serviço.

Revisão de preço.

PPSA

Risco da Atividade Empresarial

Alteração de enquadramento tributário, em razão do resultado ou de mudança da atividade empresarial, bem como por erro do Contratado na avaliação da hipótese de incidência tributária.

Aumento ou diminuição do lucro do Contratado

Planejamento tributário.

Contratado

Elevação dos custos operacionais definidos na linha anterior, quando superior ao índice de reajuste previsto na Cláusula de Equilíbrio Econômico-Financeiro do

Aumento do custo do produto e/ou do serviço

Planejamento empresarial.

Contratado

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação Anexo I – Termo de Referência

Pág. 31 de 51

Contrato

Riscos Trabalhista e Previdenciário

Responsabilização da PPSA por verbas trabalhistas e previdenciárias dos profissionais do Contratado alocados na execução do objeto contratual.

Geração de custos trabalhistas e/ou previdenciários para a PPSA, além de eventuais honorários advocatícios, multas e verbas sucumbenciais.

Ressarcimento, pelo Contratado, ou retenção de pagamento e compensação com valores a este devidos, na quantia despendida pela PPSA.

Contratado

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

Inexigibilidade de Licitação Anexo II – Modelos para Habilitação

IL.PPSA.104/2018

Pág. 32 / 51

ANEXO II – Modelo para Habilitação Modelos de Declaração

a) Informações da Proponente

(a ser enviada externamente as pastas digitais)

EM PAPEL TIMBRADO DA PROPONENTE

À PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA, Gerência de Administração e Suporte Corporativo Av. Rio Branco nº 1, 4º andar - Centro CEP: 20.090 – 003 - Rio de Janeiro - RJ.

Ref.: CREDENCIAMENTO Nº IL.PPSA.104/2018

Assunto: Informações sobre a Proponente

As comunicações com nossa Empresa devem ser feitas conforme abaixo indicado:

Razão social do Escritório de Advocacia:

............................................................................................

Nome do elemento de contato / cargo:

Sr ou Sra...............

Telefone: .........

Endereço de correio eletrônico:.............

Endereço completo:

Logradouro e nº:

Cidade,

Estado,

CEP 02. A sociedade opta por comprovar sua habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômico-financeira, por meio de: ( ) apresentação de documentos físicos anexos a este Pedido; e/ou ( ) SICAF.

.........................., ....... de .......................... de 2018

________________________________________________________________________ CARIMBO, CNPJ E ASSINATURA DO(S) REPRESENTANTE(S) DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

Inexigibilidade de Licitação Anexo II – Modelos para Habilitação

IL.PPSA.104/2018

Pág. 33 / 51

ANEXO II – Modelo para Habilitação

b) Atendimento ao disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, e Exercício de direitos para microempresa ou a empresa de pequeno porte (se for o caso).

Para cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal.

P a p e l T i m b r a d o d a P r o p o n e n t e

À PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA, Gerência de Administração e Suporte Corporativo Av. Rio Branco nº 1, 4º andar - Centro CEP: 20.090 – 003 - Rio de Janeiro - RJ Ref.: CREDENCIAMENTO Nº IL.PPSA.104/2018

Assunto: Cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal

(Nome do Escritório de Advocacia)..................................., inscrito no CNPJ-MF sob o nº .................., por intermédio de seu representante legal, o (a) Sr (a).................. portador (a), da identidade nº ............................ e do CPF-MF nº................., DECLARA, para fins do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos. RESSALVA: Emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz ( ___ ). Observação: Em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima. OBS: O item abaixo, só deve ser preenchido por proponente que se enquadre na qualificação de microempresa ou empresa de pequeno porte e que deseje exercer seus direitos, assegurados por Lei. Assunto: Exercício de direitos para microempresa ou a empresa de pequeno porte (se for o caso) Adicionalmente, declaramos, sob as penas da Lei, que esta empresa proponente cumpre todos os requisitos legais para a qualificação como microempresa ou empresa de pequeno porte, estando apta a usufruir do tratamento favorecido estabelecido nos arts. 42 a 49 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

.........................., ....... de .......................... de 2018

________________________________________________________________________

CARIMBO, CNPJ E ASSINATURA DO(S) REPRESENTANTE(S) DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

Inexigibilidade de Licitação Anexo III – Modelos para Qualificação Técnica

IL.PPSA.104/2018

Pág. 34 / 51

ANEXO III – MODELO PARA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO

EM PAPEL TIMBRADO DA PROPONENTE

A SER ENTREGUE NA PASTA DIGITAL Nº 2 - “QUALIFICAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO”

À PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA, Gerência de Administração e Suporte Corporativo Av. Rio Branco nº 1, 4º andar - Centro CEP: 20.090 – 003 - Rio de Janeiro - RJ

Ref.: CREDENCIAMENTO Nº IL.PPSA.104/2018

Assunto: PEDIDO DE CREDENCIAMENTO

Escritório de Advocacia: ......................................... PEDIDO DE CREDENCIAMENTO 01. ..........................................(Identificação do proponente) ................................................. sociedade de advogados, registrada na OAB/... sob o nº ..., no CNPJ sob nº ....../......-...., endereço, CEP........, representada por ..........., inscrito na OAB/.... sob o nº ... e no CPF/MF sob o nº .........manifestar seu interesse em ser credenciada por essa empresa para prestar, sem xclusividade exclusividade, serviços jurídicos à Consultoria Jurídica da PPSA, de acordo com ass critérios e condições estabelecidos no Edital de Credenciamento nº IL.PPSA.104/2018, nas área(s) de atuação indicadas a seguir: ( ) Área de Atuação 1: Direito do Petróleo e Gás Natural ( ) Área de Atuação 2: Direito Administrativo ( ) Área de Atuação 3: Direito Civil ( ) Área de Atuação 4: Direito Societário ( ) Área de Atuação 5: Mercado de capitais ( ) Área de Atuação 6: Direito Internacional ( ) Área de Atuação 7: Direito Ambiental ( ) Área de Atuação 8: Direito Tributário ( ) Área de Atuação 9: Previdência Complementar ( ) Área de Atuação 10: Direito do Trabalho ( ) Área de Atuação 11: Direito Penal ( ) Área de Atuação 12: Direito da Propriedade Intelectual ( ) Área de Atuação 13: Direito da Informática 02. Em atendimento aos requisitos para qualificação constantes do item 8 do Termo de Referência – Anexo I do edital, informamos a seguir a nossa equipe de advogados, que

EDITAL DE CREDENCIAMENTO

Inexigibilidade de Licitação Anexo III – Modelos para Qualificação Técnica

IL.PPSA.104/2018

Pág. 35 / 51

possuem disponibilidade plena para o atendimento imediato das demandas da PPSA, inclusive, quando for o caso, no idioma inglês: Nome do Advogado

Função (a)

Condição na Sociedade (b)

Nº de inscrição na OAB

UF de inscrição na OAB

Legenda:

(a) - (Senior, Pleno, Junior ou Estagiário); (b) - (sócio, empregado ou associado)

03. Para tanto, DECLARA, sob as penas da lei, que conhece os termos do Edital e seus Anexos e de todas as informações e condições para o cumprimento das obrigações do objeto deste credenciamento. 04. Em anexo, seguem os atestados e/ou declarações de capacidade técnica exigidos para as comprovações necessárias aos requisitos para qualificação constantes no Termo de Referência – Anexo I do edital, especialmente em seu item 8. 05) Dados bancários para pagamento: Banco: ..........., Agência e dígito verificador: .........../..., Conta corrente e dígito verificador: .........../... .........................., ....... de .......................... de 2018

________________________________________________________________________

CARIMBO, CNPJ E ASSINATURA DO(S) REPRESENTANTE(S) DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 36 de 51

ANEXO IV – Modelo de Instrumento Contratual CONTRATO Nº CT-PPSA-0XX/2018

CONTRATO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LOCAÇÃO DE MOBILIÁRIO PARA A EMPRESA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GAS NATURAL S.A. – PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA E ......................................

A EMPRESA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GAS NATURAL S.A. – PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, criada através do Decreto nº 8.063, de 01/08/2013, autorizado pela Lei nº 12.304, de 02 de agosto de 2010, e submetida ao regime próprio das Sociedades Anônimas, com sede com sede em Brasília/ DF, inscrita no CNPJ (MF) sob o nº 18.738.727/0001-36 e Escritório Central na Avenida Rio Branco, nº 1 – 4º andar – Centro, CEP: 20.090-003, Rio de Janeiro - RJ, inscrita no CNPJ (MF) sob o nº 18.738.727/0002-17, representada na forma de seus atos constitutivos, doravante denominada “PPSA”, e, de outro lado, [qualificação da sociedade, com endereço, registro na OAB e CNPJ], neste ato representada por seus representantes legais, doravante denominada “CONTRATADO”, PPSA e CONTRATADO doravante designados isoladamente como “Parte” e, em conjunto, como “Partes” RESOLVEM celebrar o presente Contrato de Credenciamento para a Prestação de Serviços

Advocatícios nº [•] (“Contrato”), mediante as seguintes cláusulas e condições: CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

1.1. O CONTRATADO, sem exclusividade, prestará serviços jurídicos sob demanda à Consultoria Jurídica da PPSA, vinculados às Áreas de Atuação indicadas no Edital de Credenciamento nº PRE.001/2018 (“Credenciamento”). 1.2. Os serviços serão prestados sob demanda, sendo certo que verificada pela Consultoria Jurídica da PPSA a necessidade de execução de um serviço, nos termos descritos no Edital de Credenciamento, a PPSA: (i) solicitará do CONTRATADO o envio de Formulário Externo de Escolha para a verificação do cumprimento dos requisitos para qualificação; e (ii) distribuirá o serviço ao CONTRATADO com base nos critérios de qualificação preenchidos no Formulário Externo de Escolha enviado pelo CONTRATADO; tudo em obediência ao disposto no Edital de Credenciamento.

1.3. Fica desde já estabelecido que a PPSA poderá solicitar eventual ampliação do escopo do serviço distribuído e formalizado na forma do item 1.2 acima.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 37 de 51

CLÁUSULA SEGUNDA - DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

2.1. A prestação dos serviços previstos na Cláusula Primeira deste Contrato deverá observar os termos e condições estabelecidas no Edital de Credenciamento e neste Contrato. 2.2. O serviço será executado pelo CONTRATADO nas localidades que venham a ser indicadas pela PPSA. 2.3. Na execução do serviço, o CONTRATADO deverá observar e cumprir os prazos que forem definidos pela PPSA e os prazos legais eventualmente existentes. CLÁUSULA TERCEIRA – DA EQUIPE TÉCNICA 3.1. O CONTRATADO obriga-se a executar os serviços com as equipes técnicas indicadas no Credenciamento. 3.1.1. Quaisquer alterações na composição das equipes técnicas básicas deverão ser previamente comunicadas à PPSA, para fins de manutenção da qualificação técnica. 3.2. Fica desde já acordado que a PPSA poderá demandar a disponibilização de profissional, em regime de Secondment, da equipe técnica do CONTRATADO para atuar em conjunto com a Consultoria Jurídica no apoio às suas funções regimentais, que prestará o serviço em tempo integral, na frequência previamente acordada e em local designado pela Consultoria Jurídica, sendo certo que a PPSA terá plena discricionariedade sobre o início e a descontinuidade do Secondment. 3.2.1. Nos casos previstos no item 3.2 acima, a PPSA: (i) solicitará ao CONTRATADO o envio do currículo com o perfil desejado por ela; e (ii) fará a escolha do profissional com base nos critérios por ela estabelecidos. CLÁUSULA QUARTA - DO DIREITO DE PROPRIEDADE

4.1. Todos os relatórios, pareceres, legal opinion, due diligence, peças processuais e/ou quaisquer outros documentos produzidos pelo CONTRATADO como resultado da execução do serviço pertencerão à PPSA, que poderá deles dispor conforme sua conveniência e necessidade, nos termos do artigo 80 da Lei nº 13.303/2016. CLÁUSULA QUINTA - DA VIGÊNCIA 5.1. O presente Contrato terá sua vigência iniciada na data de sua assinatura e permanecerá em vigor até o dia [dia] de [mês] de 2023, não ultrapassando o prazo de 05

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 38 de 51

(cinco) anos, em observância do limite estabelecido no artigo 71 da Lei nº 13.303/2016 e no artigo 109 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da PPSA, observadas as hipóteses de rescisão previstas neste Contrato e no Capítulo III do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da PPSA. CLÁUSULA SEXTA – DAS OBRIGAÇÕES DA PPSA

6.1. Além de outras obrigações estipuladas neste Contrato e/ou estabelecidas em lei, em especial na Lei nº 13.303/2016 e no Regulamento Interno de Licitações e Contratos da PPSA, constituem obrigações da PPSA: i) designar um Fiscal do Contrato dentre os representante da Consultoria Jurídica da

PPSA (“Fiscal”), que será responsável por atestar a conformidade da prestação dos serviços, a aprovação da despesa e o cumprimento das obrigações assumidas, consoante as disposições do artigo 40, inciso VII, da Lei nº 13.303/2016 e do artigo 126 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da PPSA;

ii) realizar, quando conveniente, a substituição do Fiscal designado, mediante notificação ao CONTRATADO;

iii) fornecer, quando deles dispuser, os documentos solicitados pelo CONTRATADO referentes à execução deste Contrato;

iv) realizar todos os atos necessários, inclusive obtenção de autorizações governamentais e a outorga de procuração, para o bom cumprimento dos serviços contratados;

v) cumprir com todas as obrigações previstas no Edital de Credenciamento; e vi) notificar ao CONTRATADO:

a) quaisquer instruções e/ou procedimentos relacionados à execução deste Contrato;

b) a abertura de procedimento administrativo para apuração de condutas irregulares do CONTRATADO, concedendo-lhe prazo para a ampla defesa e o contraditório; e

c) a aplicação de eventual penalidade, nos termos deste Contrato. 6.2. O Fiscal designado nos termos desta Cláusula Sexta será responsável pela coordenação do relacionamento entre a PPSA e o CONTRATADO, sendo suas atribuições, além daquelas previstas no item 6.1 acima: i) notificar o CONTRATADO, informando sobre o serviço a ser executado; ii) prestar as informações necessárias para a execução do serviço; iii) emitir relatório de desempenho sobre as atividades do CONTRATADO, sempre que

julgar conveniente; e iv) autorizar eventuais substituições da Equipe Técnica e do Coordenador do

CONTRATADO.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 39 de 51

6.3. A alocação dos serviços objeto deste Contrato somente poderá ser efetuada pela Consultoria Jurídica da PPSA. Qualquer atividade realizada pelo CONTRATADO que não tiver sido solicitada pelo Fiscal, nos termos deste Contrato, não será objeto de pagamento e sua realização poderá constituir falta grave, ficando o CONTRATADO passível de cominações legais e contratuais, inclusive da rescisão deste Contrato. 6.4. Toda e qualquer comunicação do CONTRATADO com a PPSA se dará por intermédio da Consultoria Jurídica. CLAUSULA SÉTIMA - DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO

7.1. São obrigações do CONTRATADO, além das previstas no Edital de Credenciamento e seus Anexos: i) executar com exatidão o serviço que lhe for atribuído, sob pena de aplicação das

sanções legais e contratuais; ii) não prestar, diretamente ou através de sua equipe técnica, serviços que possam, de

alguma maneira, configurar conflito com os interesses da PPSA; iii) facultar à PPSA a indicação de advogados do seu quadro de profissionais para o

acompanhamento dos trabalhos relativos ao serviço contratado em todas as suas fases, prestando as informações e os esclarecimentos solicitados;

iv) designar, para a execução dos serviços, membros de sua equipe técnica em conformidade com as exigências da PPSA;

v) empregar o número de horas estritamente necessárias para a execução do serviço contratado;

vi) substituir, de imediato, integrantes de sua equipe técnica que não estiverem executando os serviços de forma adequada, a critério da PPSA;

vii) observar, durante a execução dos serviços contratados, a legislação pertinente, responsabilizando-se pelas infrações cometidas;

viii) arcar com eventuais descontos, pela PPSA, de créditos devidos pela execução do serviço, quando a PPSA for obrigada, por imposição legal ou judicial, a arcar com gastos oriundos de sua má execução;

ix) manter, durante a vigência deste Contrato, todas as condições de habilitação e de qualificação exigidas no Edital de Credenciamento;

x) manter, durante a vigência deste Contrato, representante no Rio de Janeiro com poderes expressos para receber todo tipo de comunicação judicial ou extrajudicial;

xi) solicitar à PPSA, em prazo hábil e por escrito, as providências relativas à execução do serviço que dependam de atuação da PPSA;

xii) solicitar à PPSA prévia e expressa autorização para a celebração de acordos, desistências, renúncia, transação ou outros atos que possam dar termo a um negócio jurídico ou processo objeto do serviço;

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 40 de 51

xiii) solicitar à PPSA prévia anuência à alteração do advogado designado para a execução do serviço, informando o nome do novo advogado e sua qualificação técnica;

xiv) manter atualizada junto à PPSA a relação de advogados e demais profissionais que integram sua equipe técnica, bem como das localidades onde possui representação ou filiais;

xv) prestar todas as informações e/ou esclarecimentos que vierem a ser solicitados pela PPSA no curso deste Contrato; e

xvi) cumprir com todas as demais obrigações contidas no Edital de Credenciamento. CLÁUSULA OITAVA – DA CONFIDENCIALIDADE 8.1. O CONTRATADO se obriga, por si, por seus sócios e funcionários em geral, a manter sigilo sobre e a não utilizar, revelar e/ou divulgar a terceiros, de forma direta ou indireta, em benefício próprio ou de outrem, toda e qualquer informação confidencial que decorra ou resulte da prestação dos serviços e/ou a que venha ter conhecimento em decorrência, de qualquer forma, direta e/ou indireta, deste Contrato, salvo quando expressamente autorizado pela PPSA. O CONTRATADO se obriga, ainda, a limitar o acesso dos dados, informações e/ou documentos aos profissionais que estejam envolvidos na prestação do serviço.

8.2. Considera-se informação confidencial, ainda que não expressamente rotulada, todo e qualquer dado, informação e/ou documento, incluindo, mas não se limitando, aqueles relativos a estratégias e planos de negócios, produtos ou serviços, projeções financeiras, enfim, toda informação veiculada sob qualquer forma, escrita ou verbal, tangível ou intangível, que segundo as circunstâncias, a critério exclusivo da PPSA, possa ser considerada confidencial.

8.3. É vedado ao CONTRATADO prestar qualquer informação a terceiros sobre a natureza ou o andamento do Contrato, bem como divulgar, por qualquer meio de comunicação, dados e informes, inclusive os relativos à tecnologia adotada e/ou à documentação técnica envolvida, salvo com a prévia e expressa autorização por escrito da PPSA.

8.4. As obrigações previstas nesta Cláusula Oitava permanecerão em vigor mesmo após o término do Contrato. CLÁUSULA NONA – DO ORÇAMENTO E DO VALOR POR SERVIÇO 9.1. Dá-se ao presente Contrato o valor global estimado e orçado de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), considerando o prazo de 5 (cinco) anos pretendido para a contratação, sendo 03 (três) meses restantes de 2018, 12 (doze) meses nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022, e os primeiros 09 (nove) meses de 2023.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 41 de 51

9.1.1. A despesa com a contratação de que trata o objeto consta da proposta do PDG 2018, rubrica 243.190 – Serviços de Terceiros, e dos PDGs de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, rubrica 2.205.020.000 – Serviço de Terceiros – Consultoria. 9.2. O valor global da contratação a ser pago ao CONTRATADO pela execução dos serviços contratados na forma do item 1.2 acima, dependerá do tempo despendido para a execução do serviço demandado e da qualificação profissional exigida para sua execução, sendo certo que para determinação do valor global serão utilizados os valores de preço-hora por nível profissional indicados na tabela abaixo (“Tabela Preço por Hora”):

Nível Profissional Preço por Hora

Advogado Sócio R$ 1.415,42

Advogado Sênior R$ 1.014,42

Advogado Pleno R$ 774,42

Advogado Júnior R$ 573,42

Estagiário R$ 290,67

9.2.1. Sem prejuízo do previsto no item 9.2 acima, a Consultoria Jurídica da PPSA poderá, ao seu exclusivo critério, estabelecer um limite máximo para o valor global da contratação, que será praticado caso o quantitativo de horas dispendidas ultrapasse o limite estabelecido. 9.3. Os valores indicados na Tabela Preço por Hora acima incluem todo e quaisquer tributos, taxas, contribuições e/ou encargos (inclusive trabalhistas e previdenciários) incidentes e devidos pelo CONTRATADO em razão de suas atividades, pelos quais o CONTRATADO assume total e exclusiva responsabilidade, incluindo, mas não se limitando, por seu recolhimento.

9.3.1. Os tributos, taxas, contribuições e/ou encargos, quando devidos na fonte, serão retidos na forma da Lei, fazendo-se os pagamentos ao CONTRATADO por seu valor líquido. 9.3.2. Por força do Decreto Municipal n.º 28.248/2007, do Município do Rio de Janeiro, a PPSA está obrigada a reter o Imposto Sobre Serviço – ISS das empresas com domicílio fiscal fora do Município do Rio de Janeiro, que prestam serviço para este município e que não estejam em situação regular no Cadastro de Empresas Prestadoras de Outros Municípios (CEPOM), devendo, portanto, o CONTRATADO providenciar o seu cadastramento no município do Rio de Janeiro (http://dief.rio.rj.gov.br/cepom), a fim de evitar que a PPSA faça a retenção do referido tributo. Tal retenção de ISS, quando devida, será efetuada na data em que o pagamento for realizado.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 42 de 51

9.3.3. A PPSA não se responsabiliza pelo ressarcimento de quaisquer multas, correção monetária, penalidades, juros e/ou outras despesas resultantes da não observância pelo CONTRATADO de suas obrigações tributárias, trabalhistas e/ou previdenciárias. 9.3.4. Não obstante o disposto no item 9.3 e seus subitens, o CONTRATADO se obriga, caso venha a ser autuado pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, no que concerne ao objeto deste Contrato, a defender-se com empenho e zelo perante as autoridades competentes. 9.4. Os valores devidos pelo serviço previsto no item 3.2 acima serão determinados pelo tempo em que o profissional ficar à disposição da PPSA no mês de referência e com base na Tabela Preço por Hora, sendo que aos valores por hora nela indicados serão aplicados descontos de acordo com a frequência previamente acordada entre as Partes para o serviço, da seguinte forma: (i) 35% (trinta e cinco por cento) de desconto caso a frequência seja de um único dia por semana; (ii) 40% (quarenta por cento) de desconto caso a frequência seja de 2 (dois) dias por semana; (iii) 45% (quarenta e cinco por cento) de desconto caso a frequência seja de 3 (três) dias por semana; (iv) 50% (cinquenta por cento) de desconto caso a frequência seja de 4 (quatro) dias por semana; e (v) 55% (cinquenta e cinco por cento) de desconto caso a frequência seja de 5 (cinco) dias por semana. 9.5. Não são passíveis de reembolso os custos e/ou despesas incorridos pelo CONTRATADO em razão de suas atividades, incluindo, mas não se limitando a, custos e/ou despesas com cópias, serviços bancários, impressões, ligações telefônicas, remessas (incluindo, mas não se limitando, correios e/ou portador), deslocamento (para fins de esclarecimento, por deslocamento será entendido o transporte dentro do mesmo município de um estado da Federação Brasileira), sendo certo que tais custos e/ou despesas estão incluídos nos valores indicados na Tabela Preço por Hora. 9.5.1. De forma excepcional, a PPSA poderá, ao seu exclusivo critério, optar por reembolsar os custos e/ou despesas indicadas no item 9.5 acima, sendo certo que eventuais reembolsos não poderão ser invocados pelo CONTRATADO como justificativa para exigir reembolso de outros custos e/ou despesas incorridos. 9.6. Não obstante disposto no item 9.5 acima, são consideradas como reembolsáveis os custos e/ou despesas de caráter administrativo e/ou legal incorridos pelo CONTRATADO, que sejam direta e exclusivamente relacionados à execução do serviço contratado demandado (“Despesas Reembolsáveis”), incluindo, mas não se limitando a, autenticações, certidões cartorárias, traduções juramentadas, despesas com formalização de documentos, custas, emolumentos e despesas com viagens (passagens, estadia e alimentação). 9.6.1. Somente serão reembolsadas, na forma do item 10.1.1.(vii) abaixo, as Despesas Reembolsáveis que sejam devidamente comprovadas pelo CONTRATADO e tenham sido previamente autorizadas pela PPSA.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 43 de 51

9.7. As publicações de editais, quando solicitada ao CONTRATADO, deverá ser negociada pelo CONTRATADO diretamente com os órgãos de imprensa, sem a intermediação de terceiros. 9.8. Será admitido o reajuste dos valores presentes na Tabela Preço por Hora, mediante solicitação do CONTRATADO e desde que observado o interregno mínimo de 1 (um) ano, contado a partir da data de assinatura do Contrato, por meio da aplicação da variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. 9.8.1. Na impossibilidade, por qualquer motivo, de utilização do IPCA, adotar-se-á, para fins de cálculo do reajuste previsto no item 9.8 acima, outro índice publicado por instituição idônea, a critério exclusivo da PPSA, e que melhor reflita a inflação ocorrida no período. A eventual utilização de outro índice, na forma aqui prevista, não representa a renúncia da adoção do IPCA, o qual poderá ser utilizado em reajuste futuro. 9.8.2. O reajuste previsto no item 9.8 acima poderá ser formalizados por meio de Apostilamento, a critério exclusivo da PPSA. 9.9. A PPSA poderá deduzir débitos, ressarcimentos, indenizações e/ou multas por ela aplicadas ao CONTRATADO de quaisquer créditos do CONTRATADO, decorrentes deste Contrato. 9.9.1. Tais débitos, ressarcimentos, indenizações e/ou multas são, desde já, considerados, pelas Partes como dívidas líquidas e certas, cobráveis mediante execução forçada, constituindo este Contrato título executivo extrajudicial, na forma do artigo 585, inciso II do CPC. CLÁUSULA DÉCIMA – DAS CONDIÇÕES DE FATURAMENTO E PAGAMENTO

10.1. Os pagamentos serão efetuados pela PPSA em favor do CONTRATADO mediante apresentação da nota fiscal ou fatura discriminada correspondente, após o cumprimento de todas as exigências contratuais e a aceitação e ateste do serviço, por escrito, pela Consultoria Jurídica da PPSA. 10.1.1. Da nota fiscal ou fatura do serviço deve constar, obrigatoriamente: i) o nome e o endereço completo do CONTRATADO; ii) o número deste Contrato; iii) a denominação atribuída ao serviço; iv) a identificação da PPSA; v) a descrição dos serviços faturados, indicando o número de horas trabalhadas por

profissional, consoante sua qualificação técnica;

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 44 de 51

vi) o valor global do serviço; vii) a discriminação dos impostos, taxas, contribuições parafiscais incidentes sobre o

faturamento, conforme previsto na legislação em vigor; viii) o valor total das despesas, cujo reembolso é permitido, sendo certo que os

respectivos comprovantes e a aprovação da Consultoria Jurídica da PPSA deverão acompanhar a nota fiscal ou fatura, conforme o caso; e

ix) a conta corrente do CONTRATADO para pagamento. 10.1.2. A nota fiscal ou fatura, acompanhada de outros documentos que se façam necessários, (“Documento de Cobrança”) será: (i) emitida com a utilização dos seguintes dados: CNPJ: 18.738.727/0002-17 - Inscrição Municipal: 0.631.898-3 – Inscrição Estadual: 87.007.847 - Endereço: Avenida Rio Branco, 1 – 4º ANDAR – Centro – RJ – 20.090-003; e (ii) apresentada e entregue nas dependências da PPSA endereçada à Consultoria Jurídica da PPSA ou encaminhada para [email protected]. 10.1.3. Em caso de erro ou dúvidas no Documento de Cobrança, a PPSA poderá, a seu exclusivo critério, pagar apenas a parcela não controvertida no prazo de pagamento estabelecido no item 10.2 abaixo. O prazo de pagamento previsto no item 10.2 abaixo ficará interrompido desde o recebimento pelo CONTRATADO da comunicação formal enviada pela PPSA, que será parte integrante do processo de pagamento relativo à parcela restante, até a solução final da controvérsia, data na qual a contagem do prazo será restabelecida. 10.1.4. O não cumprimento, pelo CONTRATADO, do disposto nesta Cláusula Décima, no que for aplicável, facultará à PPSA a devolver o Documento de Cobrança e a contar novo prazo de pagamento, a partir da reapresentação. 10.1.5. Os pagamentos somente serão efetuados caso o CONTRATADO se encontre em situação de Regularidade para com a Seguridade Social (INSS e FGTS), a Secretaria de Receita Federal e Débitos Trabalhistas (Lei nº 12.440/2011) e comprove os correspondentes pagamentos referentes à Seguridade Social (INSS) e ao FGTS. 10.2. Uma vez aprovado o Documento de Cobrança pela PPSA, o pagamento será realizado por meio de crédito em conta corrente, indicada pelo CONTRATADO, ou, ainda, por meio de boleto bancário, no prazo de até 15 (quinze) dias contados a partir da apresentação do citado documento, sendo certo que o comprovante de transferência bancária constituirá documento comprobatório de quitação da obrigação de pagamento da PPSA em decorrência deste Contrato.

10.3. Caso a PPSA não efetue o pagamento na forma prevista nesta Cláusula Décima em decorrência de fato não atribuível ao CONTRATADO, aos valores devidos serão acrescidos encargos moratórios à taxa nominal de 6% a.a. (seis por cento ao ano), capitalizados diariamente em regime de juros simples, calculados desde o dia do vencimento até a data da efetiva liquidação.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 45 de 51

10.3.1. O valor dos encargos previstos no item 10.3 acima será calculado pela fórmula: EM = I x N x VP, onde: EM = Encargos moratórios devidos; N = Números de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento; I = Índice de compensação financeira = 0,00016438; e VP = Valor da prestação em atraso. 10.4. Não obstante o previsto no item 14.2, na hipótese de o CONTRATADO emitir duplicata com endosso a terceiros e não providenciar o respectivo resgate na data do vencimento, ficará responsabilizado por eventual protesto do título, bem como sujeito ao pagamento de multa no valor correspondente a 3 (três) vezes o valor do título não resgatado, podendo, ainda, restar proibido de licitar e contratar com a PPSA, por um período de até 2 (dois) anos, nos termos do artigo 83, inciso III, da Lei nº 13.303/2016 e do artigo 129, inciso III, do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da PPSA. Em qualquer hipótese, a PPSA não se responsabilizará por acréscimos, bancários ou não, no valor das duplicatas, seja a título de juros, comissão, taxas de permanência e outros. CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DAS PENALIDADES 11.1. Em caso de descumprimento das exigências expressamente formuladas pela PPSA ou a não observância de quaisquer das demais obrigações contratuais ou legais, sem motivo justificado, o CONTRATADO ficará sujeito às seguintes penalidades, garantida a ampla defesa e o contraditório em um prazo de 10 (dez) dias úteis contados da notificação da PPSA, sem prejuízo da aplicação do disposto nos artigos 82 e 83 da Lei nº 13.303/2016 e nos artigos 128 e 129 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos: i) advertência; ii) multa de 0,1% (um décimo por cento), por dia de atraso, calculada sobre o valor do

serviço contratado; e iii) suspensão do direito de licitar e de contratar com a PPSA, pelo prazo de até 2 (dois)

anos. 11.1.1. As penalidades previstas nos subitens i) a iii) do item 12.1 acima poderão ser aplicadas alternativa ou cumulativamente. 11.1.2. Quando da aplicação de multa, fica a PPSA, desde logo, autorizada a reter e compensar, dos créditos do CONTRATADO, o valor da respectiva multa. 11.2. O não cumprimento pelo CONTRATADO de qualquer de suas obrigações estipuladas neste Contrato acarretará a aplicação das penalidades previstas nesta Cláusula Décima Segunda, não constituindo a eventual tolerância ou omissão da PPSA renúncia ou novação.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 46 de 51

11.3. Não será aplicada a multa prevista no item 12.1 se o atraso resultar de ato ou fato considerado pela PPSA como não imputável ao CONTRATADO. 11.4. A PPSA poderá, ao seu exclusivo critério, não aplicar a multa prevista no item 12.1, optando pela rescisão deste Contrato, com aplicação da multa prevista no item 13.1.1 da Cláusula Décima Terceira. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DA RESCISÃO

12.1. A PPSA poderá rescindir o presente Contrato por ato unilateral devidamente motivado nas hipóteses previstas nos incisos I a X e XIV do artigo 120 do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da PPSA, assegurados a ampla defesa e o contraditório, desde que exercidos no prazo de 10 (dez) dias úteis contado da notificação enviada pela PPSA. Desta forma, são hipóteses de rescisão do Contrato pela PPSA: i) descumprimento material e não remediado nos prazos contratualmente

estabelecidos de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos; ii) lentidão do seu cumprimento, levando a PPSA a comprovar a impossibilidade da

conclusão do serviço, nos prazos estipulados; iii) atraso injustificado no início do serviço; iv) paralisação do serviço, sem justa causa e prévia comunicação à PPSA; v) cometimento reiterado de faltas na sua execução, anotadas em registro próprio

todas, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados;

vi) decretação de falência ou a instauração de insolvência civil; vii) dissolução do contratado; viii) alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que

prejudique a execução do Contrato; ix) razões de interesse da PPSA, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas

e exaradas no processo administrativo a que se refere o Contrato; x) ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva

da execução do Contrato, e o perecimento do objeto.

12.1.1. Rescindido este Contrato nos termos dos subitens i) a viii) do item 12.1 acima, além de responder por perdas e danos decorrentes da descontinuidade da prestação dos serviços, o CONTRATADO se obriga ao pagamento de multa não compensatória correspondente a 1% (um por cento) sobre o valor do somatório dos serviços prestados até o momento da rescisão pelo CONTRATADO. O valor da multa aqui prevista será considerada dívida líquida e certa para todos os fins e efeitos, ficando ainda a PPSA autorizada a descontar o seu valor de qualquer importância que seja devida ao CONTRATADO.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 47 de 51

12.2. Este Contrato poderá, ainda, ser resilido mediante acordo entre as Partes nos termos do artigo 118, inciso II, do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da PPSA.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DO CONTRATO

13.1. Este Contrato não pode ser cedido ou de qualquer outra forma transferido, no todo ou em parte, incluindo os direitos e as obrigações oriundos deste Contrato. 13.2. É vedada a cessão de qualquer crédito decorrente do presente Contrato e de todo e qualquer título de crédito, emitido em razão dele, que conterá, necessariamente, a cláusula “Não à Ordem”, retirando-lhe o caráter de circularidade.

13.2.1. A PPSA eximir-se-á de todo e qualquer pagamento ou obrigação a terceiros, por títulos colocados em cobrança, desconto, caução ou outra modalidade de circulação ou garantia, inclusive quanto aos direitos emergentes do presente Contrato. Em hipótese alguma a PPSA aceitará tais títulos, que serão imediatamente devolvidos à pessoa jurídica ou física que os tenha apresentado. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – MATRIZ DE RISCOS 14.1. A PPSA e o CONTRATADO, tendo como premissa a obtenção do melhor custo contratual mediante a alocação do risco à parte com maior capacidade para geri-lo e absorvê-lo, identificam os riscos decorrentes da relação contratual e, sem prejuízo de outras previsões contratuais, estabelecem os respectivos responsáveis na Matriz de Riscos constante do Anexo I deste Contrato. 14.1.1. É vedada a celebração de aditivos decorrentes de eventos supervenientes alocados, na Matriz de Riscos, como de responsabilidade do CONTRATADO. CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA – DISPOSIÇÕES GERAIS 15.1. Este Contrato representa todo o acordo entre as Partes com relação ao objeto nele previsto. Qualquer ajuste complementar que crie ou altere direitos e obrigações deverá ser efetuado por instrumento escrito, assinado pelos representantes das Partes, que servirá de termo aditivo ao Contrato. 15.2. A omissão ou tolerância quanto à exigência do estrito cumprimento das obrigações contratuais, o não exercício, pela PPSA, de quaisquer direitos a ela assegurados neste Contrato e/ou na Lei ou a não aplicação de quaisquer sanções neles previstas, não constituirá renúncia ou novação, nem impedirá a PPSA de exercer seu direito a qualquer tempo. Todos os recursos postos à disposição da PPSA, neste Contrato, serão considerados como cumulativos e não alternativos, inclusive em relação a dispositivos legais.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 48 de 51

15.3. As folhas do presente Contrato são rubricadas por [•], Consultor Jurídico da PPSA, por autorização dos representantes legais que o assinam. CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – LEGISLAÇÃO APLICÁVEL E FORO 16.1. Este Contrato é regido e deve ser interpretado de acordo com as leis da República Federativa do Brasil.

16.2. Fica eleito o foro da Seção Judiciária da Justiça Federal do Distrito Federal, com renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que possa ser, como único competente para conhecer e dirimir eventuais litígios oriundos deste Contrato.

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 49 de 51

E, POR ESTAREM ASSIM JUSTOS E ACORDADOS, firmam o presente Contrato em 2

(duas) vias de igual teor e forma, para um só efeito, juntamente com as testemunhas abaixo.

Rio de Janeiro, de de 2018. ______________________________ ________________________________ EMPRESA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DE PETRÓLEO E GAS NATURAL S.A. – PRÉ-SAL PETRÓLEO S.A. – PPSA ______________________________________________ CONTRATADA Testemunhas: ____________________________ ________________________________ Nome: Nome: CPF: CPF:

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 50 de 51

ANEXO ao Contrato CT.PPSA.XXX/2018

MATRIZ DE RISCO

Categoria do Risco

Descrição Consequência Medidas

Mitigadoras Alocação do Risco

Risco atinente ao Tempo de Execução

Atraso na execução do objeto contratual por culpa do Contratado.

Aumento do custo do produto e/ou do serviço.

Diligência do Contratado na execução contratual.

Contratado

Fatos retardadores ou impeditivos da execução do Contrato próprios do risco ordinário da atividade empresarial ou da execução

Aumento do custo do produto e/ou do serviço.

Planejamento empresarial.

Contratado

Fatos retardadores ou impeditivos da execução do Contrato que não estejam na sua álea ordinária, tais como fatos do príncipe, caso fortuito ou de força maior, bem como o retardamento determinado pela PPSA, que comprovadamente repercuta no preço do Contratado

Aumento do custo do produto e/ou do serviço.

Revisão de preço.

PPSA

Risco da Atividade Empresarial

Alteração de enquadramento tributário, em razão do resultado ou de mudança da atividade empresarial, bem como por erro do Contratado na avaliação da hipótese de incidência tributária.

Aumento ou diminuição do lucro do Contratado

Planejamento tributário.

Contratado

Elevação dos custos operacionais definidos

Aumento do custo do

Planejamento

Contratado

EDITAL DE PREGÃO

Inexigibilidade de Licitação

Anexo IV – Modelo de Instrumento Contratual

Pág. 51 de 51

na linha anterior, quando superior ao índice de reajuste previsto na Cláusula de Equilíbrio Econômico-Financeiro do Contrato

produto e/ou do serviço

empresarial.

Riscos Trabalhista e Previdenciário

Responsabilização da PPSA por verbas trabalhistas e previdenciárias dos profissionais do Contratado alocados na execução do objeto contratual.

Geração de custos trabalhistas e/ou previdenciários para a PPSA, além de eventuais honorários advocatícios, multas e verbas sucumbenciais.

Ressarcimento, pelo Contratado, ou retenção de pagamento e compensação com valores a este devidos, na quantia despendida pela PPSA.

Contratado