edital direito unb 2016

32
Programa de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL N° 03/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM DIREITO PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016. 1. PREÂMBULO 1.1 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito, em conformidade com as exigências do Regulamento deste Programa e da Resolução nº 91/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB. 1.2 O edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito, em reunião de n° 117, realizada no dia 19/06/2015, e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília. 1.3 O edital contempla três modalidades de ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em direito, a saber: a) ingresso universal; b) ingresso por meio da modalidade de reserva de vagas para candidato(a)s negro(a)s; e c) ingresso por meio da modalidade de reserva de vagas para candidato(a)s indígenas. 1.4 Informações sobre o Programa podem ser obtidas na página eletrônica: http://www.fd.unb.br/ ou na Secretaria do Programa. 2. DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS 2.1 O número de vagas oferecidas consta dos itens a seguir: 2.1.1 Doutorado: 21 (vinte e uma vagas)

Upload: john-nauru

Post on 09-Sep-2015

7 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edital para mestrado e doutorado na UNB, direito.

TRANSCRIPT

  • Programa de Ps-Graduao

    UNIVERSIDADE DE BRASLIA

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO

    EDITAL N 03/2015

    SELEO DE CANDIDATO(A)S S VAGAS DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO PARA OS CURSOS DE MESTRADO

    ACADMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERODO LETIVO DE 2016.

    1. PREMBULO

    1.1 O Coordenador do Programa de Ps-Graduao em Direito, no uso de suas atribuies legais, torna pblico e estabelece as normas do processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado Acadmico e de Doutorado do Programa de Ps-Graduao em Direito, em conformidade com as exigncias do Regulamento deste Programa e da Resoluo n 91/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso da UnB.

    1.2 O edital foi aprovado pelo Colegiado do Programa de Ps-Graduao em Direito, em reunio de n 117, realizada no dia 19/06/2015, e pela Cmara de Pesquisa e Ps-Graduao da Universidade de Braslia.

    1.3 O edital contempla trs modalidades de ingresso nos cursos de Mestrado Acadmico e Doutorado do Programa de Ps-Graduao em direito, a saber: a) ingresso universal; b) ingresso por meio da modalidade de reserva de vagas para candidato(a)s negro(a)s; e c) ingresso por meio da modalidade de reserva de vagas para candidato(a)s indgenas.

    1.4 Informaes sobre o Programa podem ser obtidas na pgina eletrnica: http://www.fd.unb.br/ ou na Secretaria do Programa.

    2. DO NMERO DE VAGAS OFERECIDAS

    2.1 O nmero de vagas oferecidas consta dos itens a seguir:

    2.1.1 Doutorado: 21 (vinte e uma vagas)

  • Programa de Ps-Graduao

    2.1.2 Mestrado Acadmico: 42 (quarenta e duas vagas)

    2.1.3 Do total das vagas descritas nos itens 2.1.1 e 2.1.2 sero destinadas 4 (quatro) vagas do Doutorado e 8 (oito) vagas do Mestrado Acadmico para candidato(a)s autodeclarado(a)s negro(a)s, segundo definio do item 3.1

    2.1.4 Do total das vagas descritas nos itens 2.1.1 e 2.1.2, sero destinadas 1 (uma) vaga do Doutorado e 2 (duas) vagas do Mestrado Acadmico para candidato(a)s indgenas, conforme definio do item 4.1 do edital.

    2.1.5 O Programa de Ps-Graduao em Direito organiza-se em uma rea de concentrao intitulada Direito, Estado e Constituio e quatro linhas de pesquisa, a partir das quais so explicitadas as vagas oferecidas, conforme o Anexo I deste Edital.

    2.1.6 As vagas destinadas modalidade de reserva de vagas para candidato(a)s indgenas no esto vinculadas s linhas de pesquisa.

    3. DA MODALIDADE DE RESERVA DE VAGAS PARA CANDIDATO(A)S NEGRO(A)S

    3.1 Para concorrer na modalidade de reserva de vagas para candidato(a)s negro(a)s, o(a) candidato(a) dever possuir traos fenotpicos que caracterizem como negro(a), de cor preta ou parda, conforme normas internas das Polticas de Ao Afirmativa da UnB.

    3.2 A adeso a esta modalidade se dar de forma voluntria por meio do preenchimento de autodeclarao, conforme o modelo do Anexo III.

    3.3 Candidato(a)s inscrito(a)s nesta modalidade que obtiverem classificao que lhe permitam a aprovao em cada etapa do processo seletivo independentemente desta modalidade sero desconsiderados para fins do clculo das vagas destinadas a negro(a)s.

    3.4 No caso de no haver candidato(a)s aprovado(a)s nesta modalidade para o preenchimento de quaisquer das vagas descritas no item 2.1.3, as vagas em aberto sero dela desvinculadas.

    4. DA MODALIDADE DE RESERVA DE VAGAS PARA CANDIDATOS(AS) INDGENAS

    4.1 Sero considerado(a)s indgenas o(a)s candidato(a)s socialmente reconhecido(a)s como tais.

  • Programa de Ps-Graduao

    4.2 A adeso a esta modalidade se dar de forma voluntria por meio de preenchimento de autodeclarao, com identificao do povo do(a) candidato(a) indgena, conforme o modelo do Anexo IV.

    4.2.1 Em caso de aprovao e classificao, o(a) candidato(a) indgena dever, at a data, apresentar carta ou equivalente da comunidade ou organizao indgena atestando reconhecimento tnico do(a) candidato(a).

    5. DA INSCRIO NO PROCESSO SELETIVO

    5.1 As inscries para o processo seletivo de candidato(a)s aos cursos de Mestrado Acadmico e Doutorado do Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade de Braslia, para o Primeiro Perodo Letivo de 2016, devero ser efetuadas no perodo de 20/07/2015 a 07/08/2015, mediante preenchimento de formulrio eletrnico cujo link ser disponibilizado na pgina da Faculdade de Direito, no menu que trata do Processo Seletivo da Ps-Graduao 2016 (Ps-Graduao/Processo Seletivo/Processo Seletivo 2016).

    5.1.1 O perodo de inscrio inicia-se 0:00 e encerra-se s 23:59 do horrio de Braslia.

    5.1.2 O Programa de Ps-Graduao em Direito no se responsabiliza por solicitaes de inscrio via internet no recebidas por motivo de ordem tcnica, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como outros fatores que impossibilitem a transferncia de dados.

    5.2 A submisso de documentos ser realizada apenas por meio digital.

    5.2.1 Todos os documentos necessrios para a inscrio devero ser digitalizados em formato PDF pelo(a) candidato(a) e anexados ao seu formulrio eletrnico no ato da inscrio.

    5.2.2 Cpias autenticadas dos documentos originais devero ser apresentadas Secretaria do Programa de Ps-Graduao pelo(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) no processo seletivo na data designada para confirmao do ingresso, quando, ento, sero encaminhados para o registro acadmico perante a Secretaria de Administrao Acadmica da Universidade de Braslia (SAA/UnB).

    5.2.2.1. As cpias dos documentos originais podero ser autenticadas, apresentando o documento original, pela Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Direito.

  • Programa de Ps-Graduao

    5.2.2.2 Caso o(a) candidato(a) no confirme o ingresso e/ou tampouco apresente a documentao para fins de registro acadmico, sua vaga poder ser disponibilizada para convocao do(a) prximo(a) candidato(a) aprovado, embora no classificado em primeira chamada, conforme previsto no item 8.5 deste Edital.

    5.3 Podero inscrever-se no processo seletivo o(a)s candidato(a)s em fase de concluso de curso de graduao em Direito ou reas afins, para o Curso de Mestrado Acadmico, e os candidatos em fase de concluso de Curso de Mestrado em Direito ou reas afins, para o Curso de Doutorado.

    5.3.1 A concluso dever ocorrer at o primeiro dia do Perodo Letivo de ingresso no curso pretendido, de acordo com o Calendrio Acadmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso, atendido o que prescrevem os itens 5.8 e 5.9 deste edital.

    5.4 No ato da inscrio, que ser realizada exclusivamente por meio digital, conforme item 5.2, devero ser apresentadas verses digitalizadas dos seguintes documentos:

    5.4.1 Autodeclarao para fins de concorrer na modalidade de reserva de vagas para candidato(a) negro(a)s ou indgenas, conforme Modelo dos Anexos III e IV, respectivamente, se for o caso.

    5.4.2 Termo de compromisso para ingresso no Mestrado Acadmico/Doutorado do Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade de Braslia, conforme Modelo do Anexo V.

    5.4.3 Currculo Lattes, (disponvel para preenchimento no endereo eletrnico http://lattes.cnpq.br/index.htm);

    5.4.4 Plano de Pesquisa ou Projeto de Tese, sem indicao de autoria, para o(a)s candidato(a)s ao Mestrado Acadmico e Doutorado, respectivamente, conforme estabelecido nos itens 6.2.1.2 e 6.2.2.1. A apresentao de projetos com indicao de autoria acarretar a no homologao da inscrio.

    5.4.5 At dois trabalhos cientficos escritos publicados, sendo que a apresentao desses trabalhos facultativa e deve ocorrer no momento da inscrio.

    5.4.6. Diploma de graduao em Direito ou em cursos das reas afins ou declarao de provvel formando at o prazo previsto no item 5.3.1, para o(a)s candidato(a)s ao curso de Mestrado Acadmico, e Diploma de Mestrado em

  • Programa de Ps-Graduao

    Direito ou cpia do diploma de Mestrado ou Doutorado em cursos das reas afins, obtido em Programas de Ps-Graduao reconhecidos pela CAPES, ou declarao de provvel mestre ou doutor no prazo previsto no item 5.3.1, para o(a)s candidato(a)s ao curso de Doutorado.

    5.4.7 Histrico Escolar do curso de Graduao para o(a)s candidato(a)s ao curso de Mestrado Acadmico e Histrico Escolar do curso de Mestrado ou Doutorado para o(a)s candidato(a)s ao curso de Doutorado.

    5.4.8 Documento de Identidade com foto.

    5.4.9 Comprovante original do recolhimento da taxa de inscrio no valor de R$ 205,00 (duzentos e cinco reais) para os candidatos ao Mestrado Acadmico e R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais) para os candidatos ao Doutorado. Os pagamentos devero ser feitos mediante emisso de Guia de Recolhimento da Unio (GRU), conforme as diretrizes abaixo, ou pedido de iseno do pagamento da inscrio acompanhado de documentos que comprovem as situaes de hipossuficincia previstas no item 5.4.9.1, conforme Modelo do Anexo VI.

    Diretrizes para Pagamento da Taxa de Inscrio: a) acessar a pgina de internet: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp; b) preencher o formulrio com os seguintes dados: Unidade Gestora: 154040; Gesto: 15257 Fundao Universidade de Braslia; Cdigo de Recolhimento: 28838-1 Servios de Estudos e Pesquisa; c) clicar em avanar e preencher o formulrio com os seguintes dados: Nmero de Referncia: 4336; Competncia: ms corrente; Vencimento: data corrente; CNPJ ou CPF do Contribuinte: CPF do candidato; Nome do contribuinte: nome do candidato; Valor Principal: 205,00 (Mestrado Acadmico) ou 280,00 (Doutorado); Valor Total: repetir valor principal; d) selecionar emitir GRU.

    5.4.9.1 Estaro isento(a)s do pagamento da taxa de inscrio o(a)s candidato(a)s hipossuficientes, sendo considerado(a) hipossuficiente o(a) candidato(a) que: a) que estiver inscrito no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal (Cadnico) de que trata o Decreto n 6.135/2007 e for membro de famlia de baixa renda, nos termos do Decreto n 6.135/2007; b) tenha participado de modalidade de assistncia estudantil vinculada ao Programa Nacional de Assistncia Estudantil do Governo Federal (PNAES) ou de outros programas oficiais similares de outras unidades da federao; c) que se enquadrar em outras hipteses semelhantes de hipossuficincia, a critrio de avaliao da Comisso Examinadora do Processo Seletivo.

  • Programa de Ps-Graduao

    5.4.9.2 Indeferido o pedido de iseno da taxa de inscrio, o(a) candidato(a) dever efetuar o pagamento e enviar cpia em PDF da comprovao para o endereo eletrnico do Processo Seletivo 2016 ([email protected]) com o ttulo: Pagamento Taxa de Inscrio, indicando nome completo, no prazo de dois dias aps a publicao do resultado da anlise dos pedidos pela Comisso Examinadora do Processo Seletivo, sob pena de no-homologao da inscrio.

    5.5 Tero as inscries homologadas pela Comisso Examinadora do Processo Seletivo apenas o(a)s candidato(a)s que apresentarem a documentao completa exigida dentro do prazo previsto no item 5.1 do presente Edital. Aps o trmino do prazo de inscrio, no ser aceito o envio de nenhum documento com a finalidade de complementar, modificar e/ou substituir qualquer comprovante, formulrio e/ou informao presente do material j entregue.

    5.6 O(A) candidato(a), ao apresentar a documentao requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informaes prestadas e pela autenticidade das cpias entregues.

    5.7 A admisso do(a)s candidato(a)s selecionado(a)s no curso se concretizar pelo seu registro na Secretaria de Administrao Acadmica (SAA), que efetuado por intermdio da Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Direito. At a data limite definida no Edital para a apresentao dos documentos, o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s devero apresentar Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Direito os seguintes documentos, em cpia autenticada ou cpia acompanhada do documento original: autodeclarao, conforme o modelo nos Anexos III e IV, se for o caso; diploma ou certificado de concluso de curso superior para o Mestrado Acadmico; diploma ou certificado de concluso de Mestrado ou Doutorado para o Doutorado; Histrico Escolar do curso superior para o Mestrado Acadmico ou Histrico Escolar do curso de Mestrado ou Doutorado para o Doutorado, conforme a opo; Carteira de Identidade; CPF; Ttulo de Eleitor com comprovante de quitao eleitoral; Certificado de Reservista (candidatos do sexo masculino); Carteira e Identidade de Estrangeiro, somente para o(a)s estrangeiro(a)s.

    5.8 No permitido o registro concomitante em mais de um curso de ps-graduao stricto sensu da UnB.

    5.9 Candidato(a)s inscritos no processo seletivo para o Curso de Mestrado Acadmico em fase de concluso do Curso de Graduao, e inscritos para o Curso de Doutorado em fase de concluso do curso de Mestrado ou

  • Programa de Ps-Graduao

    Doutorado, se selecionados, devero apresentar diploma no ato de registro na Secretaria de Administrao Acadmica (SAA) da UnB.

    6. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEO

    6.1 As etapas de seleo sero realizadas conforme datas e horrios constantes no item 9 deste edital.

    6.2 O processo de seleo ser composto pelas seguintes etapas:

    6.2.1 Para o Mestrado Acadmico:

    6.2.1.1 Prova Escrita (dispensada para o(a)s candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vaga para indgena): a prova escrita tem por finalidade permitir Comisso Examinadora da Linha de Pesquisa avaliar a capacidade do(a) candidato(a) em compreender o contedo de obras indicadas pela Linha de Pesquisa em que concorre, oportunamente publicadas no site http://www.fd.unb.br (menu: Ps-Graduao/Processo Seletivo/Processo Seletivo 2016), respondendo adequadamente s questes formuladas. A prova escrita ter a durao de 4 (quatro) horas e ser realizada na sede do Programa de Ps-Graduao em Direito, no endereo divulgado neste Edital, em salas previamente designadas pela Secretaria. A prova escrita dever ser feita pelo(a) prprio(a) candidato(a), mo, no sendo permitida a interferncia e/ou a participao de outras pessoas, salvo em caso de candidato(a) que tenha solicitado condio especial (opo disponvel na ficha de inscrio anexa a este edital), em funo de deficincia que impossibilite a redao pelo(a) prprio(a) candidato(a). No ser permitida consulta a qualquer material para a elaborao das respostas. As provas sero identificadas somente pelo nmero de inscrio do(a) candidato(a). Os critrios de avaliao para esta prova esto explicitados no item 7.2 deste edital.

    6.2.1.2 Avaliao do Plano de Pesquisa: o Plano de Pesquisa tem por finalidade permitir Comisso Examinadora da Linha de Pesquisa avaliar a potencialidade investigativa do tema de pesquisa, a aderncia linha de pesquisa e sua conformidade com a capacidade instalada de orientao docente do Programa. No Plano de Pesquisa, que no dever ter qualquer indicao de autoria, devero ser apresentados, alm da linha de pesquisa em que o(a) candidato(a) concorrer: a) o tema de pesquisa, com adequada delimitao e justificao de sua relevncia e atualidade; b) a relao entre a pesquisa almejada e a linha de pesquisa, indicando-se at trs potenciais orientadores; c) as possveis contribuies da pesquisa definida no plano para o desenvolvimento da linha de pesquisa, especialmente a relao do plano

  • Programa de Ps-Graduao

    apresentado com trabalhos acadmicos produzidos no mbito do Programa de Ps-Graduao em Direito, particularmente teses e dissertaes produzidas no Programa e a produo acadmica indicada nos currculos lattes dos professores vinculados ao Programa; d) justificao de que o conhecimento instrumental de idioma(s) estrangeiro(s) indicado(s) no Currculo Lattes suficiente para a devida realizao da pesquisa; e) bibliografia bsica, indicando obras cujo estudo relevante para a realizao do projeto. O Plano de Pesquisa dever observar o limite mximo de 7 pginas, excluindo-se bibliografia e capa, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaamento 1,5 e todas as margens definidas 3 cm. Os critrios de avaliao do Plano de Pesquisa esto explicitados no item 7.4 deste edital.

    6.2.1.2.1. Candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para indgenas podero indicar at 2(duas) Linhas de Pesquisa no Plano de Pesquisa, sendo-lhes dispensada a indicao de potenciais orientadores.

    6.2.1.3 Prova Oral: A prova oral ser realizada na sede do Programa, em sala previamente designada pela Secretaria, no endereo divulgado neste Edital. A prova oral constar da arguio do(a) candidato(a) pela Comisso Examinadora da Linha de Pesquisa e ter a durao mxima de 30 (trinta) minutos. A prova oral ser aberta ao pblico, vedada a presena de candidato(a)s concorrentes, sendo defeso ao pblico arguir quaisquer do(a)s candidato(a)s. Os critrios de avaliao da prova oral esto explicitados no item 7.5 deste edital.

    6.2.1.3.1 Aos(s) candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para indgenas ser facultada a realizao da Prova Oral por meio de comunicao audiovisual em tempo real, conforme agendamento prvio com a Secretaria do Programa de Ps-Graduao.

    6.2.2. Para o Doutorado:

    6.2.2.1. Avaliao do Projeto de Tese. O Projeto de Tese tem por finalidade permitir Comisso Examinadora da Linha de Pesquisa avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de escolher e definir um tema/problema relevante e original na linha de pesquisa pretendida, bem como de propor uma abordagem terico-metodolgica adequada a seus objetivos e hipteses de pesquisa. O Projeto de Tese dever apresentar aderncia capacidade instalada de orientao docente do Programa, conforme a linha de pesquisa em que o(a) candidato(a) concorre. No Projeto de Tese, que no deve ter indicao de autoria, devero ser apresentados, alm da linha de pesquisa em que o(a) candidato(a) concorrer: a) o tema de pesquisa; b) a justificativa da pesquisa, explicitando-se sua relevncia e originalidade, c) o problema de pesquisa, bem como os

  • Programa de Ps-Graduao

    objetivos e as hipteses que sero objeto de investigao; d) o marco terico; e) a metodologia de investigao; f) as possveis contribuies da pesquisa para o desenvolvimento da linha de pesquisa, especialmente a relao do projeto com trabalhos acadmicos produzidos no mbito do Programa de Ps-Graduao em Direito, particularmente com teses e dissertaes defendidas no programa e com a produo acadmica indicada nos currculos lattes dos professores vinculados ao Programa, g) a existncia de capacidade de orientao para a pesquisa proposta, com indicao de at trs professores como potenciais orientadores da tese de doutorado, h) justificao de que o conhecimento instrumental de idioma(s) estrangeiro(s) indicado no currculo Lattes suficiente para a devida realizao da pesquisa; i) a bibliografia bsica. O Projeto de Tese dever observar o limite mximo de 15 pginas, excluindo-se bibliografia e capa, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaamento 1,5, e todas as margens definidas 3 cm. Os critrios de avaliao do Projeto de Tese esto explicitados no item 7.4 deste edital.

    6.2.2.1.1 Candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para indgenas podero indicar at 2(duas) Linhas de Pesquisa no Projeto de Tese, sendo-lhes dispensada a indicao de potenciais orientadores.

    6.2.2.2 Prova Oral: A prova oral ser realizada na sede do Programa, em sala previamente designada pela Secretaria, no endereo divulgado neste Edital. A prova oral constar da arguio do(a) candidato(a) pela Comisso Examinadora da Linha de Pesquisa e ter a durao mxima de 30 (trinta) minutos. A prova oral ser aberta ao pblico, vedada a presena de candidato(a)s concorrentes, sendo defeso ao pblico arguir quaisquer do(a)s candidato(a)s. Os critrios de avaliao da prova oral esto explicitados no item 7.5 deste edital.

    6.2.2.2.1 Aos(s) candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para indgenas ser facultada a realizao da Prova Oral por meio de comunicao audiovisual em tempo real, conforme agendamento prvio com a Secretaria do Programa de Ps-Graduao.

    7. DA FORMA DE AVALIAO

    7.1 A cada uma das provas ser atribuda uma nota de zero (0) a dez (10) pontos.

    7.2 Prova Escrita (candidato(a)s ao Mestrado Acadmico, exceto candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para indgenas): esta etapa eliminatria e classificatria, sendo que a nota mnima para aprovao de 5,0 (cinco) pontos. Nesta etapa, sero avaliadas as

  • Programa de Ps-Graduao

    seguintes competncias: capacidade de compreenso das temticas abordada nos textos indicado para leitura; domnio conceitual dos textos; capacidade de anlise crtica dos textos e de percepo das relaes existentes entre eles; capacidade de relacionar os textos com a bibliografia relevante e atual da rea; capacidade de sntese na formulao da resposta ao questionamento; articulao e coerncia da resposta proposta pelo(a) candidato(a) questo formulada. A Comisso Examinadora publicar na pgina da Faculdade de Direito apenas as notas globais de cada candidato(a), mas disponibilizar a cada um(a) dele(a)s, individualmente e sob solicitao Secretaria do Programa, o espelho da correo, constitudo pelos itens avaliados e pela pontuao atribuda a cada um deles. A nota atribuda ao() candidato(a) nesta fase do processo seletivo servir para compor o critrio de redistribuio de vagas entre as linhas de pesquisa do Programa de Ps-Graduao nos termos do previsto no item 8.5 do Edital.

    7.3 Avaliao do Plano de Pesquisa (candidato(a)s ao Mestrado Acadmico): esta etapa eliminatria e classificatria e 7,0 (sete) pontos a nota mnima para a aprovao. A avaliao do Plano de Pesquisa ser feita pela Comisso Examinadora da respectiva Linha de Pesquisa, conforme Anexo I. Constatada a potencialidade investigativa do Plano de Pesquisa, a Comisso Examinadora encaminh-lo- a um dos potenciais orientadores indicados pelo(a) candidato(a) (item 6.2.1.2) para emisso de parecer, sem que isso signifique vinculao de orientao. Aps o parecer, a Comisso da Linha de Pesquisa avaliar o Plano de Pesquisa conforme os seguintes critrios: a) a qualidade e a potencialidade investigativa do tema de pesquisa, correspondente a 4 pontos; b) as possveis contribuies da pesquisa para o desenvolvimento da linha de pesquisa, correspondente a 3 pontos; c) atualidade e relevncia da bibliografia apresentada, correspondente a 3 pontos. O desrespeito ao limite de pginas definido no edital acarretar a perda de 10% da nota atribuda conforme os critrios acima descritos. Sero eliminados, com nota 0, os planos de pesquisa a) que no tiverem aderncia linha; b) que tiverem indicao de autoria. Sero classificados para a Prova Oral candidatos correspondentes ao dobro do nmero de vagas previstas para cada linha de pesquisa, observada a reserva de 20% do nmero de classificados em cada linha aos(s) candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para negro(a)s e as vagas reservadas para o(a)s candidatos concorrentes na modalidade de reserva para indgenas.

    7.3.1 A avaliao do Plano de Pesquisa de candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para indgenas, caso sejam indicadas 2 (duas) Linhas de Pesquisa pelo(a) candidato(a), ser feita, conjuntamente, pelas Comisses Examinadoras das Linhas de Pesquisa indicadas.

  • Programa de Ps-Graduao

    7.4 Avaliao do Projeto de Tese (candidato(a)s ao Doutorado): esta etapa eliminatria e classificatria e 7,0 (sete) pontos a nota mnima para a aprovao. A avaliao do Projeto de Tese ser feita pela Comisso Examinadora da respectiva Linha de Pesquisa. Constatada a potencialidade investigativa do Plano de Pesquisa, a Comisso Examinadora encaminh-lo- a um dos potenciais orientadores indicados pelo(a) candidato(a) (item 6.2.2.1) para emisso de parecer, sem isso signifique vinculao de orientao. Aps o parecer, a Comisso da Linha de Pesquisa avaliar o Projeto de Tese conforme os seguintes critrios: a) a contextualizao, relevncia e originalidade do problema, correspondente a 3 pontos; b) a atualidade e relevncia do marco terico e da bibliografia indicada, correspondente a 2 pontos; c) viabilidade da proposta, conforme a metodologia de investigao proposta, correspondente a 2 pontos; d) a contribuio para o aperfeioamento da linha de pesquisa, com possvel adeso aos projetos de pesquisa em curso, correspondente a 2 pontos. Sero eliminados, com nota 0, os projetos em que a Comisso Examinadora constatar a) a ausncia de originalidade ou potencialidade investigativa do Projeto de Tese; b) a ausncia de conexo adequada entre o trabalho e a linha de pesquisa. O desrespeito ao limite de pginas definido no edital acarretar a perda de 10% da nota atribuda conforme os critrios acima descritos. Sero classificados para a Prova Oral candidatos correspondentes ao dobro do nmero de vagas previstas para cada linha de pesquisa, observada a reserva de 20% do nmero de classificados em cada linha aos(s) candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para negro(a)s e a vaga reservada para o(a)s candidatos concorrentes na modalidade de reserva para indgenas.

    7.4.1 A avaliao do Projeto de Tese de candidato(a)s concorrentes na modalidade de reserva de vagas para indgenas, caso sejam indicadas 2 (duas) Linhas de Pesquisa pelo(a) candidato(a), ser feita, conjuntamente, pelas Comisses Examinadoras das Linhas de Pesquisa indicadas.

    7.5 Prova Oral (Mestrado Acadmico e Doutorado): esta etapa eliminatria e classificatria e 7,0 (sete) pontos a nota mnima para a aprovao. A prova oral ser realizada pela respectiva Comisso Examinadora da Linha de Pesquisa. A prova oral avaliar o(a) candidato(a), segundo os seguintes critrios: a) capacidade do(a) candidato(a) de discusso acadmica do plano de pesquisa (Mestrado Acadmico) ou Projeto de Tese (Doutorado), correspondente a 3 pontos; b) capacidade de aprofundamento do contedo do tema proposto, demonstrando conhecimento adequado da rea a ser pesquisada, correspondente a 2, pontos; c) a relao entre o tema de pesquisa e a experincia do(a) candidato(a), correspondente a 1 ponto; d) conhecimento acerca da produo acadmica do programa relacionada com a temtica proposta e da relao da pesquisa proposta com a atuao da linha

  • Programa de Ps-Graduao

    de pesquisa em que ela deve se inserir, correspondente a 2 pontos e e) demonstrao da capacidade do candidato de concluir o curso em tempo hbil, levando em considerao sua experincia em pesquisa, a sua disponibilidade de dedicao ao curso e a eventual necessidade de ampliao de proficincia lingustica para a realizao adequada da pesquisa, correspondente a 2 pontos.

    8. DA CLASSIFICAO FINAL

    8.1 A nota final de cada candidato(a) ser a mdia aritmtica da nota da Prova Escrita, da nota da Avaliao do Plano de Pesquisa e da nota da Prova Oral, no caso do Mestrado Acadmico, e a mdia aritmtica da nota da Avaliao do Projeto de Tese e da nota da Prova Oral, no caso do Doutorado.

    8.1.1 A nota final de cada candidato(a) concorrente na modalidade de reserva de vagas para indgenas ser a mdia aritmtica da nota da Avaliao do Plano de Pesquisa e a nota da Prova Oral, no caso do Mestrado Acadmico, e a mdia aritmtica da nota da Avaliao do Projeto de Tese e da nota da Prova Oral, no caso do Doutorado.

    8.2 Sero considerados aprovados apenas o(a)s candidato(a)s que alcanarem, no mnimo, a nota final 7,0 (sete).

    8.3 A classificao do(a)s candidato(a)s aprovado(a)s far-se- pela ordem decrescente das notas finais do(a)s candidato(a)s.

    8.4 Sero selecionado(a)s aqueles candidato(a)s que, pela ordem decrescente de classificao, preencherem o nmero de vagas oferecidas em cada linha de pesquisa, nos termos do previsto no item 2 deste Edital.

    8.5 Caso ocorra desistncia de candidato(a) selecionado(a) ou ausncia de preenchimento integral das vagas, poder ser chamado a ocupar a vaga remanescente outro(a) candidato(a) aprovado(a) na mesma linha de pesquisa, sendo respeitada a ordem de classificao. Caso no haja candidatos a serem convocados para as vagas remanescentes, a vaga dever ser redistribuda para o outro curso (Mestrado Acadmico ou Doutorado) da mesma linha de pesquisa. Caso no haja candidatos a serem convocados na linha, a vaga remanescente dever ser redistribuda a outras linhas de pesquisa, tendo preferncia o candidato aprovado no mesmo curso (Mestrado Acadmico ou Doutorado) com a maior nota final.

    8.6 Em caso de empate na classificao final, os critrios de desempate obedecero a seguinte ordem: a) a maior nota obtida conforme a mdia

  • Programa de Ps-Graduao

    aritmtica da nota da Avaliao do Plano de Pesquisa ou Projeto de Tese e da nota da Prova Oral (Mestrado Acadmico e Doutorado); b) a maior nota na Prova Escrita (Mestrado); c) a maior idade do(a) candidato(a).

    9. DO CRONOGRAMA DE REALIZAO

    9.1 As datas de realizao das inscries e sua homologao, das etapas do processo seletivo, bem como da divulgao dos respectivos resultados, constam da tabela abaixo:

    DATA ETAPA HORRIO 20/07 a 07/08/2015 Perodo de inscries 0:00h s 23:59h

    14/08/2015

    Divulgao do resultado dos pedidos de iseno de

    pagamento da taxa de inscrio.

    At as 22:30h

    24/08/2014 (data provvel)

    Divulgao das inscries homologadas.

    At as 22:30h

    21/09/2015 Prova escrita (Mestrado Acadmico)

    09:00h s 13:00h

    16/10/2014 (data provvel)

    Divulgao do resultado da prova escrita

    At as 22:30h

    13/11/2015

    Divulgao do resultado da Avaliao do Plano de Pesquisa

    e do Projeto de Tese

    At as 22:30h

    23/11 a 27/11/2015 Prova Oral 08:30h s 22:30h

    04/12/2015 (data provvel)

    Divulgao do Resultado da prova oral.

    At as 22:30h

    14/12/2015 (data provvel)

    Divulgao do resultado final At as 22:30h

    At 20 /01/2016

    Confirmao de ingresso no curso pelo(a) candidato(a)

    selecionado(a) e entrega dos documentos originais ou cpia

    autenticada Secretaria do Programa de Ps-Graduao

    At as 22:30h

    9.2 A divulgao dos resultados de todas as etapas ser afixada no local indicado no item 3.1 e no endereo eletrnico: http://www.fd.unb.br/ (Menu: Ps-Graduao/Processo Seletivo/Processo Seletivo 2016

    9.3 A lista do(a)s candidato(a)s aprovado(a)s em cada etapa do processo seletivo ser divulgada por ordem alfabtica. As notas do(a)s candidato(a)s, em todas as etapas, sero divulgadas com referncia ao nmero de inscrio de cada candidato(a).

    10. DOS REQUERIMENTOS DE RECONSIDERAO E RECURSOS

  • Programa de Ps-Graduao

    10.1 Dos resultados de cada uma das fases do processo seletivo, cabem Pedidos de Reconsiderao, endereados ao Presidente da Comisso do Processo Seletivo, enquanto estiver em andamento o certame. Aps a divulgao dos resultados finais, cabero Recursos ao Colegiado do Programa e, de sua deciso, caber outro Recurso ao Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao, na hiptese de vcio de forma.

    10.2 Requerimentos de reconsiderao e de recursos (estes ltimos somente por vcio de forma) sero acolhidos se interpostos no prazo de 2 (dois) dias teis a partir da divulgao dos resultados de cada etapa e devero obrigatoriamente ser apresentados em 2 (duas) vias de igual teor do formulrio padro denominado Requerimento de Reconsiderao ou Recurso em Processo Seletivo para Ingresso em Cursos de Ps-Graduao, disponvel na pgina eletrnica http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/croforedi/recurso_pos.pdf",http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/croforedi/recurso_pos.pdf e na Secretaria do Programa. O(A) candidato(a) dever apresentar as razes de seu pedido de reconsiderao ou do recurso em documento no qual dever constar apenas o seu nmero de inscrio a ser anexado ao formulrio padro.

    10.3 Do resultado final s sero cabveis recursos ao Colegiado do Programa e ao Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao na hiptese de vcio de forma, at 10 (dez) dias teis aps a divulgao dos Resultados Finais, como previsto no Regimento Geral da Universidade de Braslia, Artigo 61.

    10.4 Os requerimentos de reconsiderao e de recursos dirigidos ao Colegiado de Ps- Graduao do Programa devem ser apresentados pelo(a) candidato(a) ou por seu(sua) representante legal no endereo indicado no item 5.1 deste edital.

    10.5 Os recursos dirigidos Cmara de Pesquisa e Ps-Graduao devem ser apresentados pelo(a) candidato(a), ou por seu(sua) representante legal, no Decanato de Pesquisa e Ps- Graduao, prdio da Reitoria da UnB, sala B239, Campus Universitrio Darcy Ribeiro, Braslia, DF.

    10.6 O(A) candidato(a) participar da prxima etapa do processo seletivo, caso o seu pedido de reconsiderao ou recurso no seja julgado antes da data prevista para a etapa.

    11. DAS DISPOSIES FINAIS

  • Programa de Ps-Graduao

    11.1 Ser desclassificado(a) e automaticamente excludo(a) do processo seletivo, o(a) candidato(a) que:

    11.1.1 No apresentar toda a documentao requerida nos prazos e condies estipuladas neste Edital;

    11.1.1.1 Caso o(a) candidato(a) esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realizao da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, dever ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrncia em rgo policial, expedido h, no mximo, noventa dias, ocasio em que ser submetido(a) identificao especial, compreendendo coleta de dados, assinaturas e impresso digital em formulrio prprio.

    11.1.2 Prestar declaraes ou apresentar documentos falsos em quaisquer das etapas da seleo;

    11.1.3 No comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horrios previstos para o seu incio;

    11.1.4 Usar telefones celulares e outros equipamentos eletrnicos durante a realizao das provas.

    11.1.5 No confirmar a sua participao no Programa na data especificada neste edital, no caso de ser selecionado.

    11.2 Casos omissos sero resolvidos pela Comisso de Seleo, pelo Colegiado do Programa de Ps-Graduao e pelo Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao, de acordo com o regulamento do Programa e a resoluo CEPE 091/2004, conforme as suas competncias.

    11.3 A critrio da Comisso de Seleo, poder haver remanejamento de vagas do curso de Mestrado Acadmico para o de Doutorado e vice-versa, conforme o caso, desde que existam candidato(a)s aprovado(a)s nos termos do presente edital. Ser respeitada a diviso das vagas por linha de pesquisa, atribuindo-se as vagas de acordo com a capacidade de orientao do(a)s professore(a)s vinculados linha de pesquisa. Caso uma linha de pesquisa no tenha candidato(a)s aprovado(a)s para ocupar todas as vagas previstas, as vagas podero ser remanejadas para outra(s) linha(s) de pesquisa(s) do Programa que tenha(m) aprovado candidato(a)s em nmero maior do que o nmero de suas vagas. A Comisso proceder distribuio da(s) vaga(s) de modo a contemplar todas as linhas que estejam na mesma situao, observando o seguinte critrio para a distribuio: a primeira vaga para a linha de pesquisa cujo(a) candidato(a) tenha obtido a a maior nota obtida na mdia

  • Programa de Ps-Graduao

    aritmtica da nota da avaliao do Plano de Pesquisa ou do Projeto de tese e da nota da Prova Oral. Se o empate ainda persistir, ser atribuda a vaga linha cujo(a) candidato(a) tenha a maior idade.

    11.4 Os resultados parciais, assim como outros comunicados que se faam necessrios, sero divulgados na Secretaria do Programa, no endereo citado no item 5.1 e na pgina eletrnica do Programa: http://www.fd.unb.br (Menu: Ps-Graduao/Processo Seletivo/Processo Seletivo 2016)

    11.5 O(A)s candidato(a)s devero comparecer a todas s etapas da seleo 30 min. antes do horrio previsto para o seu incio, munidos de documento oficial de identidade que contenha fotografia e caneta esferogrfica de cor azul ou preta. As provas sero identificadas somente com o nmero de inscrio.

    11.6. Ao inscrever-se no processo seletivo, o(a) candidato(a)s reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Ps-Graduao ao qual se inscreve.

    Braslia-DF, 19 de junho de 2015.

    Professor Juliano Zaiden Benvindo

    Coordenador do Programa de Ps-Graduao em Direito Universidade de Braslia

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    UNIVERSIDADE DE BRASLIA FACULDADE DE DIREITO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO EDITAL N 03/2015

    ANEXO I

    LINHAS DE PESQUISA DA PS-GRADUAO EM DIREITO DA

    UNIVERSIDADE DE BRASLIA

    LINHA DE PESQUISA SOCIEDADE, CONFLITO E MOVIMENTOS SOCIAIS Mestrado Acadmico: 8 vagas (ingresso universal); 2 vagas (modalidade de reserva de vagas para negro(a)s) Doutorado: 4 vagas (ingresso universal); 1 vaga (modalidade de reserva de vagas para negro(a)s) Esta linha de pesquisa rene trabalhos que examinam a relao entre o Direito e a Sociedade, contemplando uma pluralidade de enfoques e objetos de pesquisa. Seja na tradio dos estudos de criminologia e segurana pblica, seja nos estudos voltados para as reivindicaes dos movimentos sociais e (re)conhecimento de novas prticas polticas e direitos, ou ainda nos estudos centrados na anlise de processos institucionais de administrao de conflitos e no acesso justia. A linha tem uma forte vocao interdisciplinar, privilegiando o dilogo com as cincias sociais em sentido amplo e com pesquisas de carcter emprico. So sublinhas de pesquisa atualmente organizadas: Direito Achado na Rua, Pluralismo Jurdico e Direitos Humanos; Acesso Justia, Etnografia e Biotica; e Criminologia e Estudos sobre a Violncia. Direito Achado na Rua, Pluralismo Jurdico e Direitos Humanos O conjunto das formas de mobilizao e organizao das classes e grupos sociais constitudo pelos movimentos sociais instauram prticas polticas novas em condies de abrir espaos sociais inditos e de revelar novos atores na cena poltica capazes de criar direitos, dentro de uma noo de intensificao das experincias democrticas e dos dilogos constitucionais. Articulando nos planos terico e prtico o potencial emancipatrio do direito, compreendido como "a enunciao de princpios de uma legtima organizao social da liberdade", a sublinha "O Direito Achado na Rua" expresso criada por Roberto Lyra Filho, a

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    partir de seus estudos de teoria jurdica, social e criminolgica, e que constitui uma das mais antigas linhas de pesquisa da Faculdade de Direito, Universidade de Braslia (1987), certificada pelo CNPq rene estudos sobre o (re)conhecimento de novos saberes e prticas pedaggicas, incluindo experincias de extenso universitria e outras formas de participao e aprofundamento da democracia. Partindo da concepo terica do pluralismo jurdico, o "Direito Achado na Rua" estimula trabalhos em trs dimenses: o conhecimento do direito e suas formas de difuso, como a educao jurdica; o acesso justia, incluindo estratgias de defesa e produo de direitos socialmente constitudos pelos sujeitos coletivos de direito; e os direitos humanos. Acesso Justia, Etnografia e Biotica Estudo de processos institucionais de administrao de conflitos e de demandas de direitos em dilogo com pesquisa emprica em todas as suas modalidades. Com nfase na perspectiva etnogrfica, a sublinha procura contrastar a legislao e as doutrinas vigentes com a anlise das prticas envolvidas nos respectivos processos, luz das representaes que lhes do sentido. Desse modo, dada ateno especial ao ponto de vista dos atores ou cidados, com o objetivo de inquirir sobre a relao entre o direito doutrinrio e diversas formas de expresso do direito fenomnico. Tecnologias de poder, estratgias de justificao e questes de biotica esto entre os temas focalizados pela sublinha, que tambm estimula estudos comparativos entre processos ou formas de administrao de conflitos em diferentes sociedades, com nfase nos contrastes, e nos quais a comparao tomada como um empreendimento de elucidao recproca. Criminologia e Estudos sobre a Violncia Esta sublinha trabalha com criminologias cujo objeto de estudo o controle social das condutas desviadas, realizado por meio de instituies formais e informais, e que questionam as estruturas econmicas, polticas, sociais e culturais que produzem e mantm as desigualdades na sociedade brasileira e no sistema penal. Essa sociedade percebida em suas relaes com a sociedade hegemnica construda pelo capitalismo. Nessa perspectiva, especialmente o racismo e o sexismo constituem dois mecanismos de dominao e de manuteno de desigualdade entre pases, entre culturas, entre brancos e no brancos, entre povos, entre homens e mulheres. H um especial interesse na compreenso da violncia e suas formas de controle. As opes poltico-criminais resultantes de tais investigaes devem ser capazes de subsidiar decises mais justas, visando a sociedades mais pacficas e indivduos mais livres.

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    LINHA DE PESQUISA CONSTITUIO E DEMOCRACIA Mestrado Acadmico: 11 vagas (ingresso universal); 3 vagas (modalidade de reserva de vagas para negro(a)s) Doutorado: 7 vagas (ingresso universal); 1 vaga (modalidade de reserva de vagas para negro(a)s) Os estudos sobre a constituio e a democracia, embora possibilitem importantes e complexos problemas de investigao, parecem se encontrar em um contnuo dilema. Por um lado, ao se concentrarem em debates normativos, na busca de um valor, um fundamento, uma justificao para o prprio sentido do constitucionalismo e da democracia, do direito e da justia, sofrem o risco de cair em um alto grau de abstrao e amplitude. Por outro, ao se trabalharem mais especificamente aspectos institucionais, os papeis que as instituies jurdicas desempenham no mbito de democracias complexas e plurais e, em particular, como suas decises impactam a sociedade, h a tendncia a se limitar a uma anlise predominantemente descritiva e pouco teorizada, sem uma direta conexo com metodologias, tcnicas e discusses crticas que tm ganhado relevo nos estudos acadmicos contemporneos. Na primeira e segunda hipteses, alm do mais, surgem perspectivas que, de to abstratas ou to descritivas, pouco realizam uma compreenso mais abrangente que examina o fenmeno jurdico a partir de sua contextualizao histrica ou que lana a histria para o centro do debate, problematizando-se at mesmo as prprias premissas da histria aplicada ao objeto de investigao. Esta linha de pesquisa, subdivida em trs sublinhas, visa a contrariar essa compartimentalizao das reflexes sobre a constituio e a democracia. Primeiramente, porque entende que no h perspectiva normativa, mesmo que transcenda realidades, que possa se esquecer dos principais aspectos institucionais envolvidos, tampouco de como a histria constitucional constri sentido. Por outro lado, no h perspectiva institucional que, embora descreva o mundo, se esquea da reflexo crtica sobre as premissas tericas e metodolgicas - at mesmo para critic-las ou questionar sua razo de ser -, evitando-se, como consequncia, a falta de problematizao do prprio contexto, da prpria histria que ali se faz e que tambm precisa ser questionada em suas premissas. Por fim, no h compreenso da histria constitucional, nas diferentes vertentes e abordagens que a historiografia apresenta, que possa simplesmente ignorar os desdobramentos dos debates normativos e institucionais, sob o risco se fechar em uma autocompreenso que pouco dialoga com as inerentes complexidades do fenmeno jurdico.

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    Desse modo, as trs sublinhas partem da premissa dessa compreenso abrangente, que a grande caracterstica desta linha. Porm, seus olhares tendem a fazer perguntas diversas - embora complementares - sobre a constituio e a democracia. Assim, enquanto a sublinha Filosofia Poltica, Teoria Constitucional e Democracia pergunta qual o significado do constitucionalismo democrtico em uma sociedade complexa e plural; como se pensar e realizar a igualdade em um contexto de distintas concepes de bem e, portanto, debater concepes de justia; ou mesmo qual resposta - com base em distintas teorias, metodologias e premissas - mais adequada para um determinado caso concreto, a sublinha Instituies Jurdicas, Separao de Poderes e Processo Constitucional pergunta como as instituies jurdicas, em um contexto de contnuos embates entre os poderes, deve se comportar em uma sociedade complexa e plural; quais so e como funcionam os instrumentos jurdicos para a defesa de direitos constitucionais; quais so os efeitos sistmicos das decises tomadas pelas diversas instituies no contexto social diante dos dilemas das democracias; ou mesmo como canalizar as instituies para a promoo de mecanismos de incluso social e construo da cidadania. Por sua vez, a sublinha Histria Constitucional e Historiografia redimensiona esses questionamentos, colocando-os em ainda mais ntima conexo com a histria. Assim ganham relevo perguntas sobre como se desenvolveu e se desdobrou o conceito de constituio na histria; como o constitucionalismo e a democracia se relacionam com o passado, o presente e o futuro; e mesmo discusses sobre a meta-histria: qual histria ou compreenso da histria se aplica compreenso do constitucionalismo democrtico. A linha de pesquisa desenvolve-se em uma perspectiva amplamente interdisciplinar e congrega pesquisas com importantes institutos e grupos de pesquisa nacionais e internacionais, com elevada produo acadmica e construo e difuso coletiva do conhecimento. So sublinhas de pesquisa atualmente organizadas: Filosofia Poltica, Teoria Constitucional e Democracia; Instituies Jurdicas, Separao de Poderes e Processo Constitucional; Histria Constitucional e Historiografia. Filosofia Poltica, Teoria Constitucional e Democracia A proposta desta sublinha de pesquisa consiste em perquirir sobre os fundamentos tericos do direito constitucional, tendo em vista os processos concretos de tomada de deciso jurdica. Busca-se, assim, uma articulao crtica entre os mbitos emprico e normativo, explorando as possibilidades, omisses e contradies entre os discursos de legitimidade democrtica e o prprio constitucionalismo. A importncia do campo de anlise ressaltada no atual contexto das sociedades democrticas e pluralistas, onde os tribunais, especialmente os constitucionais, assumem um papel central nos sistemas

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    jurdicos contemporneos. Aqui a construo terica do constitucionalismo posta em xeque pelo reforo de argumentos baseados na ideia de segurana jurdica, pela substituio da convivncia poltica por intermdio do legislativo pela poltica das instncias de justia constitucional, pelo ressurgimento de discursos amparados na tradio que encobertam nacionalismos e colonialismos e que tambm podem ser articulados em torno da noo de princpios enquanto valores constitucionais. Sob tal perspectiva, a sublinha acolhe no apenas pesquisas tericas, mas tambm investigaes empricas voltadas a promover uma crtica dos modos de legitimao do Judicirio e dos processos de aplicao normativa. Em outros termos, as pesquisas hoje desenvolvidas no mbito da teoria constitucional no podem enfatizar unicamente categorias conceituais que reproduzem modelos dogmticos de compreenso dos fundamentos de existncia e validade do direito constitucional. Noes como ponderao, supremacia constitucional, princpios e regras do direito, judicializao da poltica e poder constituinte no podem ser apropriadas sem uma maior reflexo crtica sobre os papeis sociais que cumprem e sobre os agentes a quem interessam. Por outro lado, a sofisticao dos usos de formas jurdicas para fins de exerccio de poderes sociais e polticos tem levado a teoria constitucional a reflexes sobre seus prprios limites. Tais limites so expostos seja quando grupos sociais historicamente marginalizados demandam reconhecimento em termos de direitos constitucionais fundamentais, seja quando poderes do Estado ou de agentes privados promovem excluses sociais. Se, de um lado, o direito constitucional continua a ser uma linguagem bastante adequada para promover a emergncia de subjetividades, de outro, pode permitir formas jurdicas capazes de perpetuar modos tradicionais de injustias, de violncia e de excluso de tais subjetividades. Em suma, a articulao entre filosofia poltica e teoria constitucional vista como condio indispensvel para se compreender o complexo fenmeno do constitucionalismo no contexto das sociedades democrticas e pluralistas da modernidade. Instituies Jurdicas, Separao de Poderes e Processo Constitucional O debate sobre constitucionalismo e democracia, com bastante frequncia, cinge-se a uma discusso normativa de como ambos podem mais bem se articular em uma sociedade complexa, marcada pelo pluralismo de concepes de bem. Normalmente aparecem aqui perguntas tais como como devo julgar um caso concreto?, qual a mais adequada concepo de justia para essa situao?, o que democracia e como o constitucionalismo com ela se relaciona?. Esta sublinha de pesquisa busca trazer a essas problematizaes novos contornos e complexidades, ao mesmo tempo em que lana outros importantes questionamentos. Primeiramente, ela parte do pressuposto que muitas das atuais teorias constitucionais e teorias da democracia, ou mesmo

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    teorias sobre a interpretao do direito e da justia, fracassam ao negligenciar a anlise dos desenhos institucionais, assim como dos efeitos concretos do funcionamento e das decises tomadas pelas distintas instituies do direito. Ao mesmo tempo, ao se concentrarem sobremaneira no debate sobre premissas e mtodos, sobre fundamentos e conceitos, colocam em segundo plano muito do conflito concreto que se opera social e institucionalmente em toda democracia complexa e plural. Por isso, ao lado da discusso de premissas, mtodos, fundamentos e conceitos, aqui so lanadas perguntas tais como: ser que compete ao Judicirio decidir essa matria?; ou, por outro lado, no seria mais legtimo o Parlamento tomar a deciso?; ser que essa poltica pblica deve ser objeto de exame pelo Judicirio?; ou no seria o Executivo o poder competente para a definio e execuo da poltica?. Do mesmo modo, busca-se tambm examinar os instrumentos e mecanismos institucionais que podem ser utilizados para canalizar a incluso social e a construo da cidadania. So questionamentos que se voltam para o estudo dos instrumentos e procedimentos mais adequados para esse propsito; os mecanismos da democracia que a engrandecem a partir da adoo de polticas especficas; a compreenso do controle de constitucionalidade, seus mritos e polmicas no contexto da separao de poderes; os efeitos das decises tomadas pelas instituies do direito em relao aos atores pblicos e privados; o papel das instituies jurdicas e a dinmica das elites; os limites do direito e da poltica na prtica do direito, etc. Em suma, as pesquisas desenvolvidas nesta sublinha de pesquisa procuram examinar temas que esto intimamente relacionados aos limites e legitimidade da atuao dos diversos poderes; ao papel do Judicirio, do Parlamento e do Executivo; ao exerccio do controle de constitucionalidade; aos instrumentos e procedimentos adotados pelas instituies jurdicas para a construo e consolidao de direitos; atuao das instituies jurdicas para o fortalecimento do constitucionalismo democrtico e para a adoo de mecanismos de incluso social. Histria Constitucional e Historiografia O constitucionalismo um fenmeno complexo, controvertido e multifacetado, que perpassa diversos campos do conhecimento. Direito, filosofia, cincia poltica, sociologia, relaes internacionais e outros saberes produzem pesquisas e anlises acerca do constitucionalismo e seus desdobramentos: relao entre constituio e democracia, organizao do Estado e dos poderes, participao popular, processos eleitorais, polticas pblicas e direitos humanos, entre muitos outros temas.

    Nenhum desses campos, contudo, poder prescindir da abordagem histrica. A constituio, como objeto de observao e investigao, apresenta inmeros

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    desafios pesquisa histrica. Qual a relao entre a forma constitucional e a Modernidade? Como se desenvolveu e se desdobrou o conceito de constituio? Em que medida o constitucionalismo e a democracia se relacionam com o passado, o presente e o futuro?

    A sublinha Histria Constitucional e Historiografia prope-se a enfrentar esse tipo de questo. Para tanto, toma como objeto no apenas os textos normativos, mas tambm o funcionamento das instituies, o uso dos conceitos poltico-constitucionais, as lutas por direitos, a anlise de processos, a produo terica e, de modo geral, as relaes entre tempo, direito e poltica.

    Partindo da abordagem interdisciplinar que caracteriza o Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade de Braslia, a sublinha tem uma forte estrutura em grupos de pesquisa, projetos de cooperao no mbito nacional e internacional e, principalmente, numa consistente trajetria de construo coletiva do conhecimento.

    LINHA DE PESQUISA INTERNACIONALIZAO, TRABALHO E SUSTENTABILIDADE Mestrado Acadmico: 5 vagas (ingresso universal); 1 vaga (modalidade de reserva de vagas para negro(a)s). Doutorado: 2 vagas (ingresso universal); 1 vaga (modalidade de reserva de vagas para negro(a)s). A influncia recproca entre o direito interno e o internacional e entre o direito pblico e o privado requer a anlise de instrumentos substanciais e processuais capazes de articular essas dimenses. Por um lado, o direito nacional permanece independente e exige ferramentas prprias para os problemas nacionais que podem ou no sofrer impactos do direito internacional. Por outro lado, a internacionalizao exige maior conexo entre o mbito nacional e internacional para assegurar a implementao dos direitos decorrentes das negociaes internacionais, como o caso, por exemplo, dos direitos humanos, dos direitos sociais trabalhistas, do direito ambiental, do direito internacional pblico e do direito internacional privado em suas diversas vertentes. Portanto, fazem parte dos estudos dessa linha os instrumentos de cooperao, de implementao do desenvolvimento sustentvel e dos direitos humanos, inclusive os sociais trabalhistas e o acesso justia, bem como aspectos institucionais, histricos, tericos e prticos da internacionalizao. No que concerne ao mundo do trabalho, a linha se volta ainda ao estudo interdisciplinar de suas contradies e complexidades, problematizando, sob os prismas da Constituio de 1988 e dos instrumentos ptrios e internacionais de proteo ao trabalho digno, a dinmica de regulao democrtica e social das relaes individuais e coletivas de

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    trabalho no capitalismo contemporneo. So sublinhas de pesquisa atualmente organizadas: Internacionalizao: Aspectos Pblicos e Privados; Mundo do Trabalho, Constituio e Transformaes na Ordem Social; Sustentabilidade, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Internacionalizao: Aspectos Pblicos e Privados O fenmeno da internacionalizao responsvel por mudanas nas formas de organizao social, cada vez mais interdependentes, interrelacionadas e interligadas. Nesse sentido, a cooperao central na promoo de polticas globais que assegurem a soluo de problemas que transcendem as fronteiras nacionais. A institucionalizao da sociedade global constituda de dimenses pblica, privada e hbrida. Diante desse contexto, so necessrios estudos relacionados aos aspectos histricos, institucionais, jurisdicionais, tericos e prticos do direito internacional que contribuam para a anlise e a soluo de controvrsias internacionais ou transnacionais. Temas de direito internacional pblico e privado, de formas independentes, interrelacionadas ou complementares, fazem parte do objeto de estudo dessa linha.

    Mundo do Trabalho, Constituio e Transformaes na Ordem Social A partir de uma compreenso interdisciplinar da complexidade do mundo do trabalho e de suas recentes transformaes, a sublinha apresenta uma viso epistemolgica do Direito do Trabalho, com nfase nos direitos fundamentais dos trabalhadores, na perspectiva do Estado Democrtico de Direito, por meio da Constituio Federal de 1988 enquanto expresso da unidade e da diversidade das relaes de trabalho no Brasil. As pesquisas voltam-se aos atores envolvidos com a dinmica do mundo do trabalho e aos instrumentos jurdico-institucionais de afirmao e proteo do direito fundamental ao trabalho digno. A orientao prevalecente, fundada na matriz constitucional de 1988, com abertura hermenutica para a compreenso dos direitos humanos do trabalhador, consolidados no Direito Internacional, prioriza o papel ocupado pelo cidado trabalhador na sociedade. Assim, considera a condio humana do trabalhador no processo constitutivo de afirmao tica do trabalho, enquanto elemento indispensvel para a consolidao de sua identidade, insero social, participao poltica, realizao e emancipao individual e coletiva. Sustentabilidade, Meio Ambiente e Direitos Humanos A pesquisa em direito ambiental e em direitos humanos, ligada de modo restrito a cada rea, muitas vezes desconsidera as dimenses do conceito de sustentabilidade. A implementao do desenvolvimento sustentvel requer a utilizao de instrumentos pblicos e privados, nacionais, internacionais e transnacionais, capazes de articular polticas econmicas, sociais e ambientais para uma adequada qualidade de vida para as geraes presentes e futuras. De

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    modo independente, tanto o direito ambiental quanto os direitos humanos, em suas perspectivas nacional, internacional e comparada, possuem desafios que demandam instrumentos especficos de cada rea para a resoluo de conflitos. Assim, estudos que analisem temas restritos a cada rea fazem parte dessa sublinha. De forma complementar, uma perspectiva mais integrada pode garantir que os atores pblicos e privados sejam direcionados a uma atuao econmica em conformidade com a utilizao sustentvel dos recursos naturais e a promoo dos direitos humanos. Portanto, pesquisas que articulem, nacional e internacionalmente, os direitos humanos, o direito ambiental, o direito econmico, o direito do mar, o direito civil, o direito comercial, o direito do consumidor, o direito do trabalho, o direito da educao, entre outros, so tambm objeto de estudo dessa sublinha.

    LINHA DE PESQUISA TRANSFORMAES NA ORDEM SOCIAL E ECONMICA E REGULAO Mestrado Acadmico: 8 vagas (ingresso universal); 2 vagas (modalidade de reserva de vagas para negro(a)s). Doutorado: 3 vagas (ingresso universal); 1 vaga (modalidade de reserva de vagas para negro(a)s). As transformaes sociais e econmicas vivenciadas nas ltimas dcadas tm incrementado o papel do direito como instrumento de poltica econmica em meio a um fenmeno global experimentado desde a China Europa, da Amrica Latina ndia, dos Estados Unidos ao continente africano. Uma viso abrangente da economia e poltica mundiais no se pode dar ao luxo de permanecer isolada de diversas ideias e instrumentos analticos trazidos do pensamento e discurso jurdico. Em um mundo pautado por relaes e instituies econmicas que transcendem jurisdies mais convencionais dos Estados nacionais, um campo inovador de conhecimento clama por abordagens interdisciplinares com enfoque em anlise jurdica da poltica econmica, teorias da regulao, competio, tributao e instituies de direito pblico e privado para conformao da reforma poltica. Dita abordagem necessria no somente para compreenso das transformaes contemporneas, como tambm para o seu devido enquadramento segundo mtodos jurdicos em sintonia fina com as questes mais relevantes dos nossos dias em uma mirade de reas como educao, sade, meio ambiente, transportes, (tele)comunicaes, energia eltrica, propriedade, sistema financeiro e muitas outras. So sublinhas de pesquisa atualmente organizadas: Regulao e Transformaes na Ordem Econmica; Regulao Social e Polticas Pblicas de Educao, Cincia, Tecnologia e Inovao; Transformaes no Direito Privado, Empresa, Mercado e Concorrncia.

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    Regulao e Transformaes na Ordem Econmica Doutrinas, ideais e prtica jurdicas, instituies jurdicas, sua fundamentao e terminologia tm tido uma influncia considervel na promoo ou preveno de transformaes que afetam a forma como a economia, demandas sociais e instituies polticas interagem para conformao das tendncias na formulao de polticas. Instituies jurdicas cada vez mais refinadas clamam por novas abordagens no discurso jurdico que incorporem anlises estruturais da regulao e da atividade empresarial para se evitar um consenso impreciso sobre a relao entre direito, poltica econmica e desenvolvimento. Esta sublinha de pesquisa aborda a crescente demanda por expertise jurdica como conformadora de transformaes polticas, econmicas, tecnolgicas e sociais. De fato, fascinante o esforo de pesquisa sobre anlise jurdica da poltica econmica, teorias jurdicas da regulao, da empresa, da concorrncia e da tributao, variveis institucionais para a literatura econmica, entre outros temas de interesse do pesquisador que, no sculo XXI, resiste tentao de se ver estagnado em debates ultrapassados pautados na dade mercado versus Estado. Regulao Social e Polticas Pblicas de Educao, Cincia, Tecnologia e Inovao A insero do Brasil no contexto de interao avanada na produo cientfica e tecnolgica tem sido acompanhada por um aumento da densidade do marco constitucional e jurdico relacionado interao entre o Estado e a Sociedade em prol do desenvolvimento humano. Esta sublinha empreende estudos tericos e empricos com foco interdisciplinar em direito, poltica, sociologia e administrao pblica para elucidar os dilemas contemporneos da regulao social relativa s polticas pblicas de educao, cincia, tecnologia e inovao no marco atual da Constituio Federal de 1988, com ateno ao contexto internacional.

    Transformaes no Direito Privado, Empresa, Mercado e Concorrncia As relaes jurdicas dos particulares continuam em constantes mutaes e modificaes, notadamente em atendimento s novas realidades da sociedade. As interrelaes do privado com o Estado tornam-se a cada mais importantes e complexas, principalmente demandando o estudo de novas abordagens acerca das empresas, da propriedade em todas suas formas e do modelo concorrencial contemporneo.

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    UNIVERSIDADE DE BRASLIA FACULDADE DE DIREITO

    PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO EDITAL N 03/2015

    ANEXO II

    VAGAS DESTINADAS AO PROCESSO SELETIVO

    DOUTORADO

    Modalidade de Reserva de Vagas para Indgenas 1

    rea de Concentrao/Linha de Pesquisa

    Ingresso Universal Modalidade de Reserva de Vagas para Negro(a)s

    rea de Concentrao: Direito, Estado e Constituio

    16 4

    Linha de Pesquisa Sociedade, Conflito e Movimentos Sociais

    4 1

    Linha de Pesquisa Constituio e Democracia

    7 1

    Linha de Pesquisa Internacionalizao, Trabalho e

    Sustentabilidade

    2 1

    Linha de Pesquisa Transformaes na Ordem Social

    e Econmica e Regulao

    3 1

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    VAGAS DESTINADAS AO PROCESSO SELETIVO

    MESTRADO

    Modalidade de Reserva de Vagas para Indgenas 2

    rea de Concentrao/Linha de Pesquisa

    Ingresso Universal Modalidade de Reserva de Vagas para Negro(a)s

    rea de Concentrao: Direito, Estado e Constituio

    32 8

    Linha de Pesquisa Sociedade, Conflito e Movimentos Sociais

    8 2

    Linha de Pesquisa Constituio e Democracia

    11 3

    Linha de Pesquisa Internacionalizao, Trabalho e

    Sustentabilidade

    5 1

    Linha de Pesquisa Transformaes na Ordem Social

    e Econmica e Regulao

    8 2

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    UNIVERSIDADE DE BRASLIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO

    EDITAL N 03/2015

    ANEXO III

    AUTODECLARAO PARA FINS DE CONCORRER NA MODALIDADE DE RESERVA DE VAGAS PARA CANDIDATO(A)S NEGRO(A)S

    Eu, ___________________________________________________________ Data de Nascimento:____/____/___ Naturalidade:_____________________________________ (cidade, estado,pas) Identidade N___________Data Emisso:__________Orgo Emissor:_____ C.P.F:_____________ Estado civil:________________ Endereo:_________________________________________________________ CEP_____________Cidade:___________Estado:_____Telefone:____________ Celular:______________Email:_______________________________________ estou ciente e concordo com as regras do Edital n. 3/2015 do Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade de Braslia, declarando-me negro(a) e sendo socialmente reconhecido(a) como tal. Por esta razo, opto por concorrer na modalidade de reserva de vagas para negro(a)s.

    ______________________ de __________________ de 20____ (Cidade-Estado) (Ms)

    ________________________________________________

    (assinatura)

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    UNIVERSIDADE DE BRASLIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO

    EDITAL N 03/2015

    ANEXO IV

    AUTODECLARAO PARA FINS DE CONCORRER NA MODALIDADE DE RESERVA DE VAGAS PARA CANDIDATO(A)S INDGENAS

    Eu,_________________________________________________________ Pertencente comunidade indgena ____________________________ Data de Nascimento:____/____/___ Naturalidade:_____________________________________ (cidade, estado,pas) Identidade N___________Data Emisso:__________Orgo Emissor:_____ C.P.F:_____________ Estado civil:________________ Endereo:_________________________________________________________ CEP_____________Cidade:___________Estado:_____Telefone:____________ Celular:______________Email:_______________________________________ estou ciente e concordo com as regras do Edital n. 3/2015 do Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade de Braslia, declarando-me indgena e sendo socialmente reconhecido como tal. Por esta razo, opto por concorrer s vagas disponibilizadas a candidatos/as indgenas. Comprometo-me, ademais, a apresentar, em caso de aprovao e classificao, at a data-limite da confirmao de interesse na vaga, carta ou equivalente da comunidade ou organizao indgena atestando meu reconhecimento tnico, nos termos do item 4.2.1 do Edital n. 3/2015 do Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade de Braslia.

    ______________________ de __________________ de 20____ (Cidade-Estado) (Ms)

    ________________________________________________

    (assinatura)

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    UNIVERSIDADE DE BRASLIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO

    EDITAL N 03/2015

    ANEXO V

    TERMO DE COMPROMISSO PARA INGRESSO NO MESTRADO

    ACADMICO/DOUTORADO DO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE DE BRASLIA

    ( ) MESTRADO ACADMICO ( ) DOUTORADO

    Assumo o compromisso de dedicar-me ao referido Curso e ao cumprimento das tarefas pertinentes formao ps-graduada stricto sensu, como dispostas no Edital n 03/2015 em suas informaes gerais e no Regulamento Interno do Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade de Braslia. Assumo tambm o compromisso de defender a dissertao de mestrado/ tese de doutorado no prazo determinado pelo Regulamento Interno, sob pena de desligamento do curso.

    ______________________ de __________________ de 20____

    (Cidade-Estado) (Ms)

    ________________________________________________

    (assinatura)

  • Programa de Ps-Graduao

    _________________________________________________________________________________________________

    Universidade de Braslia Programa de Ps-Graduao em Direito

    Campus Universitrio Darcy Ribeiro - Asa Norte - Tel.: (+55 61) 3107-0714/3107-0724

    CEP 70919-970 - Caixa Postal 04413 - Fax:(+55 61) 3107-0724/ 0714

    Web.: http://www.direito.unb.br Email.: [email protected]

    UNIVERSIDADE DE BRASLIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DIREITO

    EDITAL N 03/2015

    ANEXO VI Declaro que me enquadro em uma das hipteses de hipossuficincia indicadas no item 5.4.9.1 do Edital n. 3/2015 do Processo Seletivo do Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade de Braslia e que apresento, juntamente com esta declarao, comprovao de minha situao de hipossuficincia. Do mesmo modo, declaro cincia de que, caso no seja deferido o pedido de iseno de taxa de inscrio no processo seletivo em razo do enquadramento em uma das hipteses de hipossuficincia, deverei proceder ao pagamento da taxa de inscrio, conforme previso do item 5.4.9.2 deste Edital, sob pena de no-homologao da inscrio no processo seletivo. Situao de Hipossuficincia: (___) Inscrio no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal (Cadnico) de que trata o Decreto n 6.135/2007 e membro de famlia de baixa renda, nos termos do Decreto n 6.135/2007; (___) Participei de modalidade de assistncia estudantil vinculada ao Programa Nacional de Assistncia Estudantil do Governo Federal (PNAES) ou de outros programas oficiais similares de outras unidades da federao; (___) Enquadro-me em outras hipteses semelhantes de hipossuficincia, a critrio de avaliao da Comisso Examinadora do Processo Seletivo.

    ______________________ de __________________ de 20____ (Cidade-Estado) (Ms)

    ________________________________________________

    (assinatura)