edital de cotistas enea rio 2015

20

Upload: enea-rio-2015

Post on 22-Jul-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edital para inscrição isenta de estudantes que participem de programas de auxílio estudantil e cotas sócio-raciais.

TRANSCRIPT

Page 1: Edital de cotistas ENEA Rio 2015
Page 2: Edital de cotistas ENEA Rio 2015
Page 3: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

O presente edital tem como objetivo a submissão de pedidos de isenção da taxa de inscrição por parte de estudantes que se inserem no sistema de cotas nas Universidades para a participação no XXXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, sediado na Escola de Educação Física da UFRJ, entre os dias 26 de julho a 1 de agosto.

Page 4: Edital de cotistas ENEA Rio 2015
Page 5: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

As manifestações de Junho de 2013 reuniram lutas que há anos questionam as políticas urbanas e sociais no país, especificamente na cidade do Rio de Janeiro, palco de históricos e sucessivos conflitos. Sendo Sede da Copa de 2014 e futura Cidade Olímpica em 2016, trouxeram à tona o debate da cidade como mercadoria, modificada e planejada para competir aos desafios da economia mundial e globalizada, ignorando a participação e as demandas da sociedade nesse processo. Nesse contexto de posturas higienizadoras e repressoras, o ENEA Rio se insere propondo a exposição do que vem sendo enfrentado e contestado na cidade pelos movimentos de luta e a sociedade como um todo.

Page 6: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

COMO FUNCIONA A SOCIEDADECurso do NEP 13 de Maio, para entender as estruturas e conceitos básicos do funcionamento da nossa sociedade, pra instrumentar a galera para os outros debates mais aprofundados ou mais específicos.

CAMPO E CIDADETentar de forma ampliada mostrar como os conflitos da sociedade acontecem, tanto no campo quanto na

cidade, focando ainda no meio rural, nos problemas causados pela transformação do Brasil rural no Brasil urbano; o nó da terra, a questão agrária, conflitos e lutas no campo; expansão do agronegócio, insegurança

alimentar, etc

lUTAS URBANASVoltando o foco agora para o espaço das cidades, tentando enfocar todas as frentes de lutas urbanas como partes da mesma realidade e do mesmo processo. Aqui é um bom espaço pra gente se aproximar dos movimentos sociais e debater o papel da ação deles hoje, dentro de um novo ciclo de lutas que se inicia.

VIOLÊNCIA E CRIMINALIZAÇÃOEntender o papel do Estado enquanto garantidor do status quo através da violência. Debater guerra as

drogas, espacialização da violência e da pobreza, UPP, políticas de segurança pública, militarização do estado e das polícias, etc.

Page 7: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

COMBATE AS OPRESSÕESDebater as várias opressões (negrxs, indigenas, mulheres, LGBT,...) como manifestações de uma mesma ideologia dominante. Retomar as razões dessas opressões na raiz da sociedade capitalista.

ARTE E CULTURADebate mais aprofundado sobre signficados de arte e cultura; arte e cultura como formas de resistência no

espaço da cidade; apropriação do espaço público, formas de manifestação artísticas e culturais no espaço urbano.

TRABALHODebater o sentido do trabalho da nossa sociedade, em especial o trabalho do arquiteto. Trabalho intelectual x trabalho manual; separação entre pensar e fazer; trabalho livre, mutirões, autoconstrução. Mudanças no mundo do trabalho pós-fordista, como o trabalho do arquiteto se insere nisso. Exploração do trabalho e ideologias por trás; Estágios em AU, a exploração na base da formação dos trabalhadores alienados;

EDUCAÇÃODebater o sentido histórico da Educação, que papel ela cumpre na sociedade capitalista. Pra que serve a

Universidade; educação libertadora ou produção de mão-de-obra; Mercantilização; Tecnicização; Privatização. Educação Popular.

Page 8: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

O ENEA Rio reunirá os estudantes de arquitetura e urbanismo em torno de nossas pautas, possibilitando a troca e o acúmulo de debate em âmbito nacional, refletindo diretamente na articulação local dos mesmos em suas faculdades e cidades.A nossa formação vem sendo feita por seminários e aproximações com coletivos e movimentos, que dialogam com as pautas levantadas pela FeNEA. Essa construção é aberta a qualquer pessoa.

Page 9: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

Os partipantes inscritos no encontro terão acesso ao camping e sua infra na Escola de Educação Física da UFRJ e à alimentação. Todas as demais atividades serão realizadas próximas ao local do camping e espalhadas pela cidade, abertas para qualquer pessoa que queira participar. Para isso, contaremos com o transporte público e com os ônibus disponíveis.

Page 10: Edital de cotistas ENEA Rio 2015
Page 11: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

A semana de construção do encontro será desde 19 de julho

e o Encontro será de 26 de julho a 1 de agosto

A semana de construção do encontro será desde 19 de julho

e o Encontro será de 26 de julho a 1 de agosto

A semana de construção do encontro será desde 19 de julho

e o Encontro será de 26 de julho a 1 de agosto

MAPA DE SITUAÇÃO DO FUNDÃO (onde será o alojamento) E OS LOCAIS DE ATIVIDADES.

Page 12: Edital de cotistas ENEA Rio 2015
Page 13: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

COTASAcreditamos que o Encontro deve ser acessível a qualquer estudante que tenha interesse em participar. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo são, em sua maioria, BASTANTE ELITIZADOS e, de acordo com esse perfil, se seguiu durante algum tempo a construção dos eventos da nossa Federação. Mas o perfil do estudante na Universidade vem mudando com a possibilidade de acesso pelo sistema de cotas e os nossos cursos e espaços precisam agregar essas pessoas em sua construção. Essas e esses estudantes São segregados na cidade, na sociedade e na universidade e também não conseguem estar nos espaços do MOVIMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO pelo seu alto custo com passagens e inscrições. POR ISSO, além do esforço em garantir que o valor da taxa de inscrição seja o mais baixo possível, TEREMOS uma porcentagem de ISENÇÕES DE INSCRIÇÃO para estudantes cotistas de acordo com os parâmetros descritos a seguir:

Page 14: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

SOBRE AS ISENÇÕES:

Será concedida isenção na taxa de inscrição do Encontro A 200 (duzentos) estudantes regularmente inscritos no curso de Arquitetura e Urbanismo.

para isso cê deve preencher algum dos seguintes requisitos: (a) com bolsa do prouni; (b) que ingressaram na universidade por cotas sócio-raciais; (c) moradores de Residência Estudantil, (d) membros beneficiários da assistência estudantil e deverá apresentar os documentos descritos a seguir durante o processo de inscrição.

Page 15: Edital de cotistas ENEA Rio 2015
Page 16: Edital de cotistas ENEA Rio 2015
Page 17: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

documentos necessários!

(a) Documento de Identidade;(b) Comprovante de matrícula;(c) Documento atual da instituição de ensino comprovando ser estudante bolsista do PROUNI, ou ingressante por cotas sócio-raciais, ou morador/a de Residência Estudantil; ou beneficiário/a de assistência estudantil.

Meu pedido foi aceito, serei isento-cotista no ENEA Rio!

enviaremos um email resposta até o dia 22/06! depois, é só confirmar a sua inscrição no RG FeNEA e vir pra cá na semana do Encontro com o termo de compromisso assinado em mãos.

As inscrições deverão ser feitas no prazo 27/05 a 19/06.Responda o questionário http://goo.gl/BKAiPH e envie um email com o seus documentos pra gente aqui [email protected].

.

documentos necessários!

Page 18: Edital de cotistas ENEA Rio 2015
Page 19: Edital de cotistas ENEA Rio 2015

Caso tenhamos mais de 200 pedidos de isenção veremos a possibilidade da divisão das inscrições excedentes por todos os cotistas. se não for possível, usaremos alguns critérios de seleção como a distância da sua cidade ao encontro e a ordem de inscrição.

NO MAIS, estamos esperando você aqui pra impactar com a gente e transformar esse encontro em um encontro mais acessível e agregador!

Page 20: Edital de cotistas ENEA Rio 2015