edital de concurso pÚblico no 01/2004 - furb.br file · web viewedital de concurso pÚblico no...

44
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N o 01/2005 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS O Presidente da Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, no uso de suas atribuições, torna público a realização de Concurso Público, para o provimento de cargos da carreira de Servidores Técnico-Administrativos, sob o regime Estatutário, previsto na Res. N o 01/96, de 29/01/96, e suas alterações, o qual reger-se-á de acordo com as instruções deste Edital. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. O concurso será regido por este edital, executado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, sob a coordenação da Comissão Especial de Concurso Público designada pela Portaria nº 189/2005, e realizado em Blumenau - SC. 1.2. A seleção de que trata este edital compreenderá o exame de habilidades e de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetiva, prática e discursiva, em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. 2. DAS INSCRIÇÕES 2.1. Período: 6 a 10 de junho de 2005. 2.2. São requisitos básicos para inscrição: 2.2.1. ter idade mínima de 18 anos completos até a data do encerramento das inscrições; 2.2.2. acatar, na íntegra, as normas deste Edital, ao efetuar a inscrição. 2.3. A inscrição será de inteira responsabilidade do candidato, que se responsabiliza pelas informações prestadas, arcando com as conseqüências de eventuais erros de preenchimento. 2.4. A denominação dos cargos, o quantitativo das vagas, o vencimento, a carga horária e os requisitos de escolaridade e

Upload: voxuyen

Post on 19-Apr-2018

221 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N o 01/2005

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

O Presidente da Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, no uso de suas atribuições, torna público a realização de Concurso Público, para o provimento de cargos da carreira de Servidores Técnico-Administrativos, sob o regime Estatutário, previsto na Res. No 01/96, de 29/01/96, e suas alterações, o qual reger-se-á de acordo com as instruções deste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES1.1. O concurso será regido por este edital, executado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau-FURB, sob a coordenação da Comissão Especial de Concurso Público designada pela Portaria nº 189/2005, e realizado em Blumenau - SC.

1.2. A seleção de que trata este edital compreenderá o exame de habilidades e de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetiva, prática e discursiva, em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Período: 6 a 10 de junho de 2005.

2.2. São requisitos básicos para inscrição:

2.2.1. ter idade mínima de 18 anos completos até a data do encerramento das inscrições;

2.2.2. acatar, na íntegra, as normas deste Edital, ao efetuar a inscrição.

2.3. A inscrição será de inteira responsabilidade do candidato, que se responsabiliza pelas informações prestadas, arcando com as conseqüências de eventuais erros de preenchimento.

2.4. A denominação dos cargos, o quantitativo das vagas, o vencimento, a carga horária e os requisitos de escolaridade e habilitação exigidos são os constantes dos Anexos 1 e 2 do presente Edital.

3. PROCEDIMENTOS NO ATO DA INSCRIÇÃO

3.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá:

3.1.1. certificar-se de que preenche os requisitos citados no item 2.2;

3.1.2. optar por um único cargo, pois a taxa, uma vez paga, somente será restituída em caso de cancelamento do Concurso.

3.2. O preenchimento correto da ficha de inscrição e as informações nela contidas são de inteira responsabilidade do candidato.

3.3. Para a realização da inscrição, o candidato deverá:

3.3.1. acessar a página da FURB, na Internet: www.furb.br/concurso, preencher os dados de inscrição e imprimir o boleto bancário referente ao recolhimento da taxa de inscrição;

3.3.2. efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) para os cargos do grupo ocupacional de nível superior; e R$ 60,00 (sessenta reais) para os cargos do grupo ocupacional técnico de nível médio, em qualquer agência bancária, até o dia 10 de junho de 2005;

3.3.3. a FURB, em hipótese nenhuma, processará qualquer registro de pagamento com data posterior ao dia 10 de junho de 2005;

3.3.4. só serão aceitas inscrições pagas através de “boleto bancário”;

3.3.5. o não pagamento da taxa de inscrição implica a não efetivação da inscrição do interessado;

3.3.6. as inscrições pagas com cheques sem a devida provisão de fundos, ou com valor diferente do previsto no item 3.3.2, serão automaticamente canceladas.

3.4. Três (03) dias úteis após o pagamento, o candidato poderá acessar a página da FURB na Internet: www.furb.br/concurso, para verificar se a sua inscrição foi efetivada.

3.4.1. O candidato terá até o dia 15 de junho de 2005 para solicitar a confirmação de sua inscrição. O pagamento do “boleto bancário” é o seu único comprovante de inscrição, que permitirá a inclusão do seu nome junto aos demais candidatos.

3.4.2. A partir de 21 de junho de 2005, o candidato deverá acessar novamente o site e verificar o prédio e sala em que fará a prova. É de exclusiva responsabilidade do candidato verificar a confirmação do local de prova.

3.4.3. Não serão aceitas inscrições por via postal, por fax, condicionais e/ou extemporâneas. Somente serão aceitas as inscrições realizadas via Internet. Verificado a qualquer tempo o recebimento de inscrição que não atenda a todos os requisitos fixados neste Edital, será ela cancelada.

3.5. O comprovante de inscrição, que será exigido dos candidatos para ingresso na sala de provas, contém um espaço designado para que o candidato ali afixe sua fotografia, que deverá ser colorida, tamanho 3x4 e fotografada com data de 2004 ou 2005. O comprovante de inscrição somente será válido se estiver assinado pelo candidato e contiver sua fotografia, e será recolhido no início da prova da segunda etapa.

4. DAS PROVAS, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1. Os locais, horários e salas de prova serão divulgados na Internet no seguinte endereço: www.furb.br/concurso, e no mural do Bloco-A da FURB, na Rua Antônio da Veiga, 140. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

4.2. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, de locais e de horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem publicados na Internet no seguinte endereço: www.furb.br/concurso, e afixados nos quadros de avisos do Bloco-A, da FURB.

4.3. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de meia hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e com o comprovante de inscrição assinada e com fotografia afixada. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

4.4. O ingresso do candidato na sala de provas só será permitido se o seu nome constar na relação de candidatos, devendo apresentar ao Fiscal de Prova o comprovante de inscrição assinado, com fotografia afixada, e o documento de identidade que deverá estar em perfeitas condições, de forma

a permitir, com clareza, a identificação do candidato, devendo conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia e data de nascimento.

4.5. Não serão aplicadas provas, em hipótese alguma, em local, em data ou em horário diferentes dos pré-determinados em edital.

4.6. Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

4.6.1. Não será permitida, também, no dia de realização das provas, a entrada de candidatos, portando armas e a utilização de aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, walkman, equipamentos eletrônicos, receptor, gravador etc.).

4.7. Não haverá segunda chamada para as provas. A ausência às provas implicará a eliminação automática do candidato.

4.8. Por motivo de segurança, não será permitido ao candidato retirar-se da sala de prova antes de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos após o início das provas.

4.9. O candidato, ao encerrar a prova, entregará, ao fiscal de sala, o caderno de questões e as folhas definitivas de respostas. O caderno não será devolvido ao candidato.

4.10. Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a sua realização:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais;

b) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

c) utilizar-se de régua de cálculo, livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos, telefone celular, gravador, receptor, e/ou pagers e/ou que se comunicar com outro candidato;

d) faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes e/ou os candidatos;

e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio, que não os permitidos;

f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas e/ou a folha de texto definitivo;

i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas, na folha de texto definitivo e/ou na folha de rascunho;

j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

4.11. Quando, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, que o candidato utilizou processos ilícitos, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso público.

4.12. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas.

4.13. No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou aos critérios de avaliação e classificação.

4.14. A descrição sumária de atividades de cada cargo e os programas das referidas provas estão estabelecidas nos Anexos 3 e 4 do presente Edital.

4.15. O concurso será realizado em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, conforme definido a seguir:

4.15.1. Primeira Etapa: prova contendo questões objetivas – tipo múltipla escolha, cada uma com cinco (5) alternativas. A última delas – a alternativa “e” – sempre indicará a opção “IR” (ignoro a resposta). Dentre as quatro primeiras, apenas uma será a correta.

4.15.1.1. As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 26 de junho de 2005, e terão duração de 4 horas.

4.15.1.2. O número de questões das provas da primeira etapa para cada um dos cargos objeto deste concurso é o discriminado a seguir:

Área de Conhecimento Número de Questões

Língua Portuguesa 10

Conhecimentos Gerais 10

Conhecimentos Específicos 20

4.15.1.3. Será computada como questão errada aquela que se enquadrar em qual(is)quer das seguintes condições: não ter resposta assinalada; apresentar resposta diversa da indicada pelo gabarito; apresentar mais de uma resposta assinalada; apresentar sinais de rasura. Cada questão errada acarretará, além de não aumentar a pontuação, o desconto de 0,25 ponto no escore da prova.

4.15.1.4. As questões cujas respostas forem a alternativa “e” (ignoro a resposta) não somarão ou diminuirão pontos.

4.15.1.5. O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha definitiva de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha definitiva de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas neste edital. Em hipótese alguma haverá substituição da folha definitiva de respostas por erro do candidato.

4.15.1.6. Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas.

4.15.1.7. O total de pontos nas provas da primeira etapa de cada cargo será 10,0 (dez) pontos. Será eliminado do concurso, e portanto impossibilitado de participar da segunda etapa, o candidato que obtiver pontuação menor que 40% no conjunto das questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais e/ou menor que 60% nas questões de Conhecimentos Específicos, o que corresponde à pontuação mínima de 2,00 (dois) pontos dentre as questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais, e de 3,00 (três) pontos dentre as questões de Conhecimentos Específicos.

4.15.1.8. A prova da primeira etapa terá início às 8 horas e os portões dos prédios onde a mesma será realizada serão abertos às 7h30min e fechados pontualmente às 8 horas. O candidato que chegar ao prédio após o horário de fechamento dos portões não poderá entrar, ficando automaticamente eliminado do concurso.

4.15.1.9. No horário reservado à prova da primeira etapa, está incluído o tempo destinado à coleta de impressão digital, caso ocorra, e à transcrição das respostas para a Folha de Respostas.

4.15.1.10. Ao terminar a prova, o candidato entregará ao fiscal, a partir das 9h30min, a Folha de Respostas e, somente a partir desse momento poderá retirar-se, definitivamente, da sala e do prédio.

4.15.1.11. A leitura da Folha de Respostas será feita por meio eletrônico.

4.15.1.12. Nesta etapa os candidatos serão ordenados em ordem decrescente dos pontos obtidos, sendo considerado o primeiro colocado aquele que obtiver o maior número de pontos, o segundo colocado o que obtiver o segundo maior número de pontos e assim sucessivamente.

4.15.1.13. O número máximo de candidatos a serem convocados para realizarem as provas da segunda etapa, de acordo com a classificação obtida conforme o item 4.15.1.12., será de 25 (vinte e cinco) para todos os cargos.

4.15.1.14. Na ocorrência de empate no último lugar, todos os candidatos nesse lugar serão convocados para a segunda etapa, ainda que sejam ultrapassados os limites estabelecidos no subitem 4.15.1.13.

4.15.1.15. O gabarito da prova desta etapa será divulgado até às 18 horas do dia 27 de junho de 2005, no mural do Bloco-A da FURB e no site da internet da FURB (www.furb.br/concurso).

4.15.1.16. O resultado desta etapa será divulgado até o dia 12 de julho de 2005.

4.15.2. Segunda Etapa: será composta por prova prática e prova discursiva, dependendo de cada um dos cargos oferecidos.

4.15.2.1. A distribuição das provas e respectiva pontuação é a listada na tabela a seguir:

Cargos ProvasGrupo A:Advogado, Analista de Sistemas-Sistemas Corporativos, Analista de Sistemas-Automação de Biblioteca, Analista de Suporte, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro, Engenheiro Eletricista, Psicólogo, e Químico

Discursiva (10,0 Pontos)

Grupo B:Auxiliar de Laboratório-Química, Auxiliar de Laboratório-Anatomia, Auxiliar em Assuntos de Informática, Técnico de Laboratório-Anatomia, Técnico de Laboratório-Biotério, Técnico de Laboratório-Engenharia, Técnico de Laboratório-Higiene Dental, Técnico de Laboratório-Patologia, Técnico de Laboratório-Química, Técnico de Laboratório-Química Têxtil, Técnico em Assuntos de Rádio, Áudio e Vídeo, Técnico em Assuntos de Informática–Programação, Técnico em Assuntos de Informática–Suporte Internet, Técnico em Assuntos de Informática–Suporte de Microinformática, Técnico em Equipamentos Médico-Odontológicos, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia, e Técnico de Enfermagem

Prática (10,0 Pontos)

4.15.2.2. A prova Discursiva para o Grupo A terá duração de 3 (três) horas e será realizada no dia 24 de julho de 2005. A prova Discursiva para o Grupo A constará de duas questões e tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita e do uso das normas do registro formal da Língua Portuguesa e ainda os Conhecimentos Específicos na área de atuação.

4.15.2.3. Os locais da prova Discursiva para o Grupo A serão divulgados no Mural do Bloco-A da FURB e no site da internet da FURB (www.furb.br/concurso) até as 12 horas do dia 20 de julho de 2005.

4.15.2.4. A prova Discursiva para o Grupo A terá início às 8 horas e os portões dos prédios onde a mesma será realizada serão abertos às 7h30min e fechados às 8 horas. O candidato que chegar ao prédio após o horário de fechamento dos portões não poderá entrar, ficando automaticamente eliminado do concurso.

4.15.2.5. Para esta prova o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Durante a realização da prova, os candidatos não poderão fazer qualquer espécie de consulta, nem usar calculadoras eletrônicas (ou similares), a menos que sejam fornecidas pela Coordenação do Concurso. O candidato somente poderá apor sua assinatura nos locais indicados no caderno ou folha da prova. Qualquer desenho, recado, orações ou mensagens, inclusive religiosas, nome, apelido, pseudônimo ou rubrica, colocados fora dos locais indicados, serão considerados elementos de identificação do candidato, o que fará com que a sua prova seja desconsiderada, não corrigida e atribuir-se-lhe-á pontuação zero.

4.15.2.6. Serão eliminados do concurso os candidatos que não obtiverem pelo menos 60% de aproveitamento na prova Discursiva (mínimo de 6,0 pontos).

4.15.2.7. A prova Prática para o Grupo B será realizada a partir do dia 25 de julho de 2005 e terá duração que dependerá da área para a qual o candidato estiver concorrendo.

4.15.2.8. A data, o local e a duração da prova Prática para o Grupo B serão divulgados até às 12 horas do dia 20 de julho de 2005 no Mural do Bloco-A da FURB e no site da internet da FURB (www.furb.br/concurso). Os candidatos deverão comparecer aos locais especificados com, pelo menos, 30 minutos de antecedência do horário de aplicação da prova.

4.15.2.9. Serão eliminados do concurso os candidatos do Grupo B que não obtiverem pelo menos 50% de aproveitamento na prova Prática (mínimo de 5,0 pontos).

4.15.2.10. As provas da segunda etapa serão aplicadas e avaliadas por bancas examinadoras, definidas pela FURB, que adotarão critérios previamente estabelecidos, convencionais a concursos públicos desta natureza e uniformes para todos os candidatos concorrentes a cada um dos cargos.

4.15.2.11. O documento de identidade utilizado no ato da inscrição será indispensável para o candidato ter acesso aos prédios onde serão realizadas as provas. Na hipótese de perda, furto ou roubo do documento de identidade o candidato deverá apresentar registro da ocorrência em órgão policial, apresentando outro documento de identificação.

5. DA NOTA FINAL DO CONCURSO

5.1. A pontuação final – PF, de cada candidato deste concurso público será dada pela fórmula a seguir:

PF = (0,4 x PE) + (0,6 x SE),

onde: PE = Total de pontos obtidos pelo candidato nas provas da Primeira Etapa

SE = Total de pontos obtidos pelo candidato nas provas da Segunda Etapa

5.2. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das pontuações finais do concurso público. 5.3. Em caso de empate na nota final do concurso, para efeito de desempate, serão utilizados, sucessivamente os seguintes critérios:

a) maior idade, nos termos do art. 27, parágrafo único, da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), na hipótese em que pelo menos 1 (um) dos candidatos empatados tenha idade igual ou superior a 60 anos; b) maior pontuação na segunda etapa;c) maior pontuação na primeira etapa (conhecimentos específicos);d) maior pontuação na primeira etapa (Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais);e) maior idade; f) persistindo o empate, proceder-se-á sorteio público, em sessão com data, horário e local, a ser divulgada com 2 (dois) dias de antecedência.

6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

O resultado do concurso será divulgado através de edital a ser afixado no Mural do Bloco-A da FURB e no site da internet da FURB (www.furb.br/concurso).

7. DOS RECURSOS

7.1. O candidato poderá interpor recurso contra questões das provas, indicando, com precisão, a questão ou as questões a serem revisadas, fundamentando com lógica a consistência de seus argumentos.

7.2. O prazo para a interposição de recursos é de 2 (dois) dias úteis, contado a partir da data de publicação do gabarito da prova da primeira etapa, 2 (dois) dias úteis após a aplicação das demais provas, 2 (dois) dias úteis do resultado da classificação da primeira etapa e 2 (dois) dias úteis da publicação do resultado do concurso.

7.3. O recurso deverá ser feito em formulário próprio, de acordo com o modelo definido no Anexo 5 deste edital, sob pena de ser preliminarmente indeferido, dirigido à Comissão Especial de Concurso Público, devidamente fundamentado, protocolado na Divisão de Administração de Recursos Humanos – Sala A-103, no horário das 8h às 11h e das 14h às 18h.

7.4. Recursos inconsistentes serão indeferidos.

7.5. Não serão aceitos pedidos de recursos via postal, via fax ou via correio eletrônico.

7.6. Resultando o recurso em anulação de questão(ões), os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independente de haverem ingressado com recurso.

7.7. Não haverá qualquer outro recurso ou pedido de reconsideração das decisões adotadas, em caráter geral, pelas Bancas Examinadoras, Comissão Especial de Concurso Público ou pela Reitoria da FURB.

8. DA HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

O resultado final do concurso será homologado pelo Presidente da FURB e será publicado no mural do Bloco-A da FURB, com divulgação na Internet, no seguinte endereço: www.furb.br/concurso e na Imprensa Local, sendo a classificação elaborada na ordem decrescente de pontuação final, observadas as demais normas pertinentes constantes deste Edital.

9. DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

9.1. Para ser investido no cargo, o candidato deverá:

9.1.1. ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição Federal;

9.1.2. estar quite com as obrigações militares e eleitorais;

9.1.3. possuir o nível de escolaridade e demais exigências para o exercício do cargo, conforme Anexos 1 e 2, do presente edital;

9.1.4. possuir registro no Conselho de Classe correspondente, onde couber, e estar com a anuidade em dia.

9.1.5. ter a idade mínima de 18 anos completos;

9.1.6. possuir aptidão física e mental para o cargo pretendido;

9.1.7. não registrar antecedentes criminais;

9.1.8. não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público;

9.1.9. não haver sido exonerado do quadro dos servidores da FURB, através de processo administrativo.

9.1.10. Cumprir as determinações deste edital.

10. DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS NO ATO DA POSSE

10.1. A posse fica condicionada à apresentação, pelo candidato aprovado e nomeado, dos seguintes documentos:

10.1.1. cópia da Cédula de Identidade e do Cadastro de Pessoa Física - CPF;

10.1.2. declaração de acumulação de cargos, empregos e/ou funções públicas;

10.1.3. declaração de bens;

10.1.4. certidão de antecedentes das varas criminais da Justiça Comum;

10.1.5. prova de estar quite com o Serviço Militar e com a Justiça Eleitoral;

10.1.6. fotocópia da habilitação profissional (documento de registro profissional no órgão de classe, com comprovante de pagamento da anuidade); e da escolaridade (cópia do diploma, certificado de conclusão de curso, ou declaração da entidade educacional) exigidas para os cargos conforme previsto nos Anexos 1 e 2;

10.1.7. atestado médico de capacidade física e mental emitido pela Junta Médica Oficial do Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau, sendo a rotina básica complementada por exames clínicos e/ou laboratoriais especializados, sempre que necessários.

10.2. O candidato que deixar de apresentar qual(is)quer dos documentos previstos no item anterior e/ou deixar de firmar o termo de posse no prazo de 10 dias da nomeação, terá o seu ato de nomeação tornado sem efeito, sendo facultado à Administração da FURB a convocação dos candidatos seguintes, perdendo o mesmo o direito de investidura no cargo ao qual se habilitou.

11. DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO E LOTAÇÃO

11.1. Os candidatos nomeados para os cargos, objeto deste Edital, cumprirão a carga horária semanal de acordo com os Anexos 1 e 2. Será exigido do concursado disponibilidade de horário compatível com as necessidades da FURB. Neste aspecto, serão observadas as normas legais referentes à acumulação de cargos, empregos e funções públicas.

11.2. A lotação dos candidatos aprovados poderá ocorrer em qualquer uma das unidades ou órgãos da FURB, na cidade de Blumenau - SC, a critério da administração.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da FURB.

12.2. A nomeação dos candidatos aprovados deverá ocorrer no exercício de 2005, salvo fatos supervenientes.

12.3. A aprovação e a classificação final geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à nomeação. A FURB reserva-se o direito de proceder às nomeações, em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e até o número de vagas existentes. A FURB poderá aproveitar os demais candidatos aprovados, obedecendo a ordem de classificação, caso venham a ocorrer novas vagas durante o período de validade do concurso.

12.4. Após a nomeação, posse e exercício, o servidor cumprirá estágio probatório, nos termos da legislação vigente.

12.5. O candidato deverá manter atualizado seu endereço junto à Divisão de Administração de Recursos Humanos da FURB.

12.6. Será excluído do concurso o candidato que:

12.6.1. fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

12.6.2. deixar de comparecer a qualquer uma das etapas do respectivo processo seletivo;

12.6.3. tiver atitude incorreta ou descortês com os examinadores, executores, auxiliares ou autoridades presentes durante a realização da prova;

12.6.4. for, durante a realização da prova, surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, bem como aquele que utilizar livros, notas, impressos e/ou materiais não determinados;

12.6.5. não mantiver atualizado seu endereço junto à Divisão de Administração de Recursos Humanos da FURB, caso venha a ocorrer mudança de domicílio.

12.7. Não serão fornecidos atestados, cópias de documentos, certificados ou certidões relativas a notas e desempenho de candidatos reprovados, não classificados.

12.8. As disposições e instruções contidas na página da internet da FURB, nas capas dos cadernos das provas, nos editais complementares e avisos oficiais divulgados pela Comissão Especial de Concurso Público constituirão normas que passarão a integrar o presente Edital.

12.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial de Concurso Público.

Blumenau, 5 de maio de 2005.

EGON JOSÉ SCHRAMM

Presidente da FURB

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUCONCURSO PÚBLICO No 01/2005 - DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES

TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

ANEXO 1 – QUADRO DE VAGAS PARA OS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL NÍVEL SUPERIOR

CARGO(1)No

Total Vagas

Venci-mento R$

Jornada Semanal Escolaridade/Habilitação

Advogado 02 2.524,87 40 h Curso Superior completo em Direito + Registro Profissional no Órgão de Classe

Analista de Sistemas – Sistemas Corporativos 01 2.524,87 40 h

Curso Superior completo em Informática, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Analista de Sistemas, Processamento de Dados, ou Tecnólogo em Processamento de Dados

Analista de Sistemas – Automação de Biblioteca 01 2.524,87 40 h

Curso Superior completo em Informática, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Analista de Sistemas, Processamento de Dados, ou Tecnólogo em Processamento de Dados

Analista de Suporte 01 2.524,87 40 hCurso Superior completo em Informática, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, ou Tecnólogo em Processamento de Dados

Assistente Social 01 2.524,87 40 h Curso Superior completo em Serviço Social + Registro Profissional no Órgão de Classe

Arquiteto 01 2.524,87 40 h Curso Superior completo em Arquitetura + Registro Profissional no Órgão de Classe

Bibliotecário 02 2.524,87 40 h Curso Superior completo em Biblioteconomia + Registro Profissional no Órgão de Classe

Enfermeiro 01 2.524,87 40 h Curso Superior completo de Enfermagem + Registro Profissional no Órgão de Classe

Psicólogo 01 2.524,87 40 h Curso Superior completo em Psicologia + Registro Profissional no Órgão de Classe

Engenheiro Eletricista 01 2.524,87 40 h Curso Superior completo em Engenharia Elétrica ou Engenharia Industrial Elétrica + Registro Profissional no Órgão de Classe

Químico 01 2.524,87 40 h Curso Superior completo em Química + Registro Profissional no Órgão de Classe

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUCONCURSO PÚBLICO No 01/2005 - DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DE

SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

ANEXO 2 – QUADRO DE VAGAS PARA OS CARGOS DO GRUPO OCUPACIONAL TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

CARGONo

TotalVagas

Venci-mento

R$

Jornada Semanal Escolaridade/Habilitação

Auxiliar de Laboratório – Química 01 897,22 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo Auxiliar de Laboratório – Anatomia 01 897,22 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Auxiliar em Assuntos de Informática 02 1.205,85 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico em Assuntos de Rádio, Áudio e Vídeo 01 1.619,36 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico de Laboratório – Anatomia 01 1.397,91 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico de Laboratório – Biotério 01 1.397,91 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo Técnico de Laboratório - Engenharia 01 1.397,91 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico de Laboratório – Higiene Dental 02 1.397,91 40 h

Ensino Médio (2o Grau) completo e Curso de Técnico em Higiene Dental completo + Registro Profissional no Órgão de Classe

Técnico de Laboratório – Patologia 01 1.397,91 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico de Laboratório – Química 02 1.397,91 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo Técnico de Laboratório – Química Têxtil 01 1.397,91 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico em Segurança do Trabalho 01 1.397,91 40 h

Ensino Médico (2º Grau) completo + Curso de Técnico em Segurança do Trabalho reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego ou Ministério da Educação, com registro na Delegacia Regional do Trabalho.

Técnico em Assuntos de Informática - Programação 02 1.619,36 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico em Assuntos de Informática – Suporte Internet 02 1.619,36 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico em Assuntos de Informática – Suporte de Microinformática

02 1.619,36 40 h Ensino Médio (2o Grau) completo

Técnico em Equipamentos Médico-Odontológicos 01 1.397,91 40 h Ensino Médio (2o Grau) Completo

Técnico em Prótese Dentária 01 1.397,91 40 h

Ensino Médio (2º Grau) completo e Curso de Técnico em Prótese Dentária completo ou prova de que em 6 de novembro de 1979 se encontrava legalmente autorizado ao exercício da profissão de Técnico em Prótese Dentária + Registro Profissional no Órgão de Classe

Técnico em Radiologia 02 897,22 24 h Ensino Médio (2º Grau) completo e Curso de Técnico em Radiologia + Registro Profissional no Órgão de Classe

Técnico de Enfermagem 01 1.205,85 40 hEnsino Médio (2º Grau) completo e Curso Técnico de Enfermagem completo + Registro Profissional no Órgão de Classe

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUCONCURSO PÚBLICO No 01/2005 - DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DE

SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

ANEXO 3Descrição Sumária de Atividades dos Cargos

AdvogadoRepresentar judicialmente a FURB. Exercer as atividades de consultoria e assessoria jurídica. Promover a cobrança judicial da dívida ativa. Responder pela regularidade jurídica de todas as situações negociais e administrativas. Visar os atos normativos, editais, contratos, atos administrativos e outros. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Analista de Sistemas – Automação de BibliotecaExecutar atividades técnicas na área de sua formação profissional. Projetar, desenvolver, implantar e manter sistemas informatizados, garantir planos de informática que atendam às necessidades da Fundação e usuários, assessorando para o bom aproveitamento de equipamentos e sistemas de aplicação. Analisar e estabelecer a utilização de processamento automático de dados, estudando as necessidades, possibilidades e métodos referentes aos mesmos, assegurando a exatidão e rapidez dos diversos tratamentos de informações. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Analista de Sistemas – Sistemas CorporativosExecutar atividades técnicas na área de sua formação profissional. Projetar, desenvolver, implantar e manter sistemas informatizados, garantir planos de informática que atendam às necessidades da Fundação e usuários, assessorando para o bom aproveitamento de equipamentos e sistemas de aplicação. Analisar e estabelecer a utilização de processamento automático de dados, estudando as necessidades, possibilidades e métodos referentes aos mesmos, assegurando a exatidão e rapidez dos diversos tratamentos de informações. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Analista de SuporteExecutar atividades técnicas na área de microinformática, gerenciamento de estações e help desk. Administrar equipamento servidor de arquivos, serviços e aplicações voltado para microinformática e helpdesk. Analisar, propor e implementar soluções e serviços para a administração do conjunto de estações em rede da FURB. Instalar, configurar e alterar os sistemas operacionais e aplicativos em uso nas estações. Projetar, instalar, configurar, personalizar e controlar as ferramentas para gerenciamento do conjunto de estações da rede. Organizar e reorganizar a base de dados de inventário e solicitações, provendo informações que atendam às necessidades da equipe técnica, administração e usuários. Analisar, propor e implementar soluções de hardware e software que atendam às necessidades locais dos usuários. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.ArquitetoExecutar atividades técnicas na área de sua formação profissional. Executar atividades relativas a planejamento, elaboração, execução, supervisão e emissão de pareceres sobre projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.

Assistente SocialElaborar, implementar e executar políticas de ação que subsidiem propostas na área social. Elaborar, implementar e executar projetos na área social, baseados na identificação das necessidades individuais e coletivas, visando o atendimento e a garantia dos direitos enquanto cidadãos da população usuária dos serviços desenvolvidos pela instituição. Propor e administrar benefícios e serviços sociais no âmbito da comunidade universitária e da população usuária dos serviços da mesma. Planejar e desenvolver pesquisas para análise da realidade social e para encaminhamento de ações relacionadas a questões que emergem do âmbito de ação do serviço social. Propor, coordenar e avaliar treinamentos e supervisão, buscando a atualização profissional e capacitação continuada. Participar e coordenar grupos de estudos, equipes multi e interdisciplinares, associações e eventos relacionados à área de serviço social. Realizar perícia técnica, laudos e pareceres técnicos relacionados à matéria específica do serviço social. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.BibliotecárioExecutar atividades técnicas na área de sua formação profissional. Planejar, implantar, coordenar e controlar sistemas biblioteconômicos e de unidades isoladas de serviços afins. Operacionalizar o tratamento técnico das informações documentais. Atender ao usuário. Estruturar e executar a busca de dados e a pesquisa documental. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Engenheiro EletricistaExecutar atividades técnicas na área de sua formação profissional. Elaborar e dirigir estudos e projetos de Engenharia Elétrica, estudando características e especificações e preparando plantas, técnicas de execução e recursos necessários; supervisionar as tarefas executadas pelos trabalhadores envolvidos no processo, acompanhando as etapas de instalação, manutenção e reparação de rede e equipamento elétrico, inspecionando os trabalhos acabados e prestando assistência técnica; estudar, propor ou determinar modificações no projeto, nas instalações e/ou equipamentos em operação, analisando problemas ocorridos na fabricação, falhas operacionais ou necessidades de aperfeiçoamento tecnológico. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.PsicólogoExecutar atividades técnicas na área de sua formação profissional.- Psicologia clínica: diagnosticar e tratar de problemas emocionais e da personalidade;- Psicologia escolar: prestar orientação psico-pedagógica ao corpo docente, alunos e pais;- Psicologia social: planejar, executar e avaliar programas comunitários de saúde, educação, trabalho, lazer e segurança;- Psicologia da saúde: além do trabalho organizacional, participar nas atividades das equipes multiprofissionais na área da saúde pública;- Psicologia organizacional: realizar diagnóstico organizacional a fim de detectar focos de problemas que interferem no bom andamento da empresa e lançar mão de estratégias para solucioná-los. Buscar soluções para problemas de inadaptação ao trabalho. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.QuímicoExecutar atividades técnicas na área de sua formação profissional. Realizar estudos, ensaios e experiências em todos os campos da química, para criar ou aprimorar processo de transformação de materiais por meios químicos. Estudar a estrutura das substâncias, empregando princípios, métodos e técnicas conhecidas, para determinar a composição, propriedades e interações das substâncias e suas reações diante de transformações de temperatura, luz, pressão e outros fatores físicos; determinar métodos de análise, baseando-se em estudos, ensaios e experiências efetuados em todos os campos da química, para possibilitar o controle de qualidade dos produtos e processos de fabricação. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.EnfermeiroExecutar, controlar e instruir serviços de enfermagem e suas atividades técnicas e auxiliares em ambulatórios médicos, clínicas e laboratórios odontológicos. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.

Auxiliar em Assuntos de InformáticaDesenvolver atividades auxiliares gerais de informática, como operação de computador, cópias de segurança, instalação básica de softwares, identificação e resolução de problemas de hardware e software. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico em Assuntos de Rádio, Áudio e VídeoOperar e auxiliar na utilização de equipamento de áudio e vídeo em gravações internas e externas, atuando nos instrumentos de controle de vídeo e áudio e responsabilizando-se pelo equipamento. Efetuar o relatório de gravação, especificando conteúdo e duração das matérias gravadas. Operar equipamento de edição de som e imagens, selecionando as imagens e trilha sonora, colocando "inserts" e utilizando efeitos especiais, para obter a finalização do programa. Efetuar a manutenção técnica de equipamentos de áudio e vídeo e responsabilizar-se pelas condições dos mesmos, assegurando seu perfeito funcionamento durante a emissão e/ou recepção de imagens geradas em emissoras de televisão. Providenciar instalação e manutenção de equipamentos de áudio e vídeo em locais pré-determinados. Realizar transferências de sons ao vivo ou gravados em discos, fitas magnéticas ou óticas para fitas magnéticas. Operar mesas de áudio de acordo com o roteiro da programação. Verificar as condições das gravações contínuas para evitar diferença de áudio. Colaborar na elaboração de programas, vinhetas, trilhas sonoras e outros. Fazer atendimento ao público. Executar outras tarefas correlatas.Técnico em Assuntos de Informática (Programação)Desenvolver programas e aplicativos de computação; verificar e analisar as rotinas de trabalhos das áreas executando a conversão de planos de trabalhos em modelos de solução por computadores; colaborar na elaboração de manuais de serviços na área de processamento; proceder à manutenção de sistemas e dar suporte aos usuários; orientar e controlar tarefas específicas de processamento de dados. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico em Assuntos de Informática (Suporte Internet)Identificação e resolução de problemas de software e hardware. Instalar, configurar e dar suporte na rede TCP/IP e nos Servidores Linux e Windows e seus serviços (HTTP: Apache, SMTP, POP, DNS, FTP, TELNET, DHCP). Instalar, configurar e dar suporte na configuração do acesso remoto cliente (Dial-Up). Dar suporte aos usuários referente aos serviços que estão executando na rede TCP/IP. Utilizar as ferramentas (arp, ipconfig, ifconfig, netstat, nslookup, ping, telnet, tracert) para identificar e resolver problemas na rede TCP/IP. Desenvolver scripts para acessar o sistema, manipular diretórios, manipular arquivos, manipular processos, automatizar cópias de segurança. Orientar e coordenar tarefas específicas de processamentos de dados. Colaborar na elaboração de manuais de serviços na área de processamento. Executar tarefas correlatas. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico em Assuntos de Informática (Suporte Microinformática)Identificação e resolução de problemas de software e hardware. Dar suporte aos usuários em Microsoft Office e todas as versões do sistema operacional Windows. Utilizar utilitários do TCP/IP (arp, ftp, lpr, netstat, nslookup, ping, telnet, tftp, tracert). Orientar e coordenar tarefas específicas de processamentos de dados. Diagnosticar problemas e substituir componentes defeituosos em microcomputadores. Desenvolver programas, aplicativos e soluções locais de computação. Colaborar na elaboração de manuais de serviços na área de processamento. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.

Técnico de Laboratório – EngenhariaExecutar atividades auxiliares na área de engenharia, com ênfase em informática; instalar, operar e identificar problemas relacionados com softwares básicos (Windows, Word, Excel) e aplicados (Autocad 2000, Eberick, Arqui 3D, Microstation, Pró-elétrica, Pró-hidráulica); dar suporte e treinamento aos usuários no uso e aplicação de softwares básicos (Windows, Word, Excel) e aplicados à engenharia (Autocad 2000, Eberick, Arqui 3D, Microstation, Pró-elétrica, Pró-hidráulica); operar equipamentos de impressão de grandes formatos (plotters), identificar e resolver problemas com manutenção de equipamentos de informática; administrar rede de computadores baseada em sistema operacional Novell; auxiliar usuários na resolução de problemas básicos em resistência dos materiais, cálculo de estruturas, estabilidade de construções, instalações elétricas e hidro-sanitárias, mecânica geral, mecânica dos solos, topografia e aplicação de normas técnicas (NB8); identificar e colaborar na solução de problemas operacionais e administrativos do setor; fazer atendimento ao público. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico de Laboratório – PatologiaEfetuar triagem e preparação de material cirúrgico, citopatológicos e outros. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico de Laboratório – BiotérioSeparar, controlar e registrar os animais, por peso, sexo e idade. Manter e efetuar o controle sanitário dos animais. Selecionar matrizes e reprodutores. Predispor e registrar os animais para acasalamento, preservando as linhagens e/ou famílias. Efetuar controle dos animais em "estoque" registrando a quantidade por sexo e peso. Atender requisições, fornecendo animais e procedendo à coleta de sangue para as atividades de prática de ensino e pesquisa. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico de Laboratório – Anatomia 1. Preparar o cadáver para dissecção. 2. Preparar cadáveres e peças anatômicas humanas para aulas práticas e exposição em museu. 3. Disponibilizar o cadáver e as peças anatômicas humanas isoladas aos professores e acadêmicos. 4. Manter a ordem da documentação e dos registros dos cadáveres conforme Lei 8.501/92. 5. Zelar pela guarda do cadáver e das peças anatômicas humanas, não permitindo a subtração de órgãos por pessoas não autorizadas expressamente, nem o manuseio dos cadáveres por pessoas estranhas. 6. Zelar pela higiene e ordem da sala de preparação de técnicas anatômicas e da sala de conservação de cadáveres e peças anatômicas. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico de Laboratório – QuímicaDesempenhar tarefas de caráter técnico relativas à programação, execução e controle dos trabalhos, realizando análises de laboratório e outros trabalhos pertinentes. Manipular soluções químicas, reagentes e outros, selecionando aparelhagens, instrumentos e materiais, calculando concentrações e dosagens para realização dos trabalhos. Controlar e supervisionar a utilização de materiais, instrumentos e equipamentos do laboratório. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico de Laboratório – Química TêxtilManipular soluções químicas, material têxtil, reagentes e outros, selecionando aparelhagens, instrumentos e materiais, calculando concentrações e dosagens para realização dos trabalhos. Controlar e supervisionar a utilização de materiais, instrumentos e equipamentos do laboratório. Supervisionar as prestações de serviços executadas pelos auxiliares organizando e distribuindo tarefas. Aplicar conhecimentos no seu campo de especialização proporcionando assistência direta aos usuários. Analisar e interpretar informações obtidas de medições, determinações, identificações, definindo procedimentos técnicos a serem adotados, sob supervisão. Proceder à realização de exames laboratoriais sob supervisão. Realizar experiências e testes em laboratório, executando o controle de qualidade e caracterização do material. Interpretar resultados dos exames, ensaios e testes, sob orientação, encaminhando-os para a elaboração de laudos, quando necessário. Elaborar e/ou auxiliar na elaboração de relatórios técnicos e estatísticos. Auxiliar professores e alunos em aulas e estágios, colaborando nas demonstrações de laboratório e experimentos de campo. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.

Técnico de Laboratório – Higiene DentalExecutar as tarefas de orientação sobre higiene bucal e realizar trabalhos auxiliares em laboratórios e clínicas odontológicas. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Auxiliar de Laboratório – QuímicaAuxiliar na coleta e no preparo de amostras, matéria prima, soluções, reagentes e outros para serem utilizados, conforme instruções. Efetuar a montagem e desmontagem de equipamentos simples de laboratório, conforme instruções recebidas. Desenvolver atividades auxiliares de laboratório de acordo com as áreas específicas, transportando, preparando, limpando e esterilizando materiais, instrumentos e aparelhos, bem como a desinfecção de utensílios, pias, bancadas e outros. Efetuar controle através de registro de entrada e descarte das amostras, materiais, matérias-primas, equipamentos e outros, conforme orientação. Registrar e arquivar cópias dos resultados de exames, experimentos e outros. Realizar ensaios sob supervisão. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Auxiliar de Laboratório – Anatomia1. Organizar as aulas práticas disponibilizando cadáveres e peças anatômicas humanas; 2. Auxiliar os professores nas aulas práticas e provas; 3. Auxiliar professores na dissecção de cadáveres nas disciplinas que a exigem; 4. Dirigir o estudo livre, orientando os monitores e bolsistas, assim como, disponibilizando cadáveres, peças anatômicas humanas e atlas; 5. Zelar pela guarda do cadáver e das peças anatômicas humanas, não permitindo a subtração de órgãos por pessoas não autorizadas expressamente, nem o manuseio dos cadáveres por pessoas estranhas; 6. Zelar pela higiene e ordem das salas teórico-práticas; 7. Destinar o material perfuro-cortante e infectante à empresa competente de transporte e descarte; 8. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico em Segurança do TrabalhoAplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente do trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico em Prótese DentáriaConfeccionar e reparar moldes e prótese dentária para possibilitar a substituição total ou parcial do conjunto dentário natural. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico em RadiologiaExecutar exames radiológicos, operando aparelho de Raio-X e revelando chapas e filmes radiológicos. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico em Equipamentos Médico-OdontológicosExecutar tarefas de manutenção (preventiva e corretiva) de equipamentos médico-odontológicos, através de conserto, lubrificação e substituição de peças danificadas, garantindo seu perfeito desempenho. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.Técnico de EnfermagemPrestar cuidados diretos de enfermagem ao paciente, com supervisão do enfermeiro e/ou do médico, cabendo-lhe especialmente: observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, executar ações de sua competência, prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente. Desempenhar outras atividades afins à sua área de atuação.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUCONCURSO PÚBLICO No 01/2005 - DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DE

SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

ANEXO 4 – PROGRAMAS DAS PROVAS

LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS)Interpretação de texto: compreensão do pensamento contido em um texto; distinção entre idéias principais e secundárias de um texto; dedução de idéias e pontos de vista expressos no texto.Domínio lingüístico em nível culto: ortografia; pontuação; crase; concordância; regência; flexão verbal e nominal; relação e sentidos entre as orações, períodos e funções sintáticas dos termos; semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, denotação e conotação; figuras de linguagem.

CONHECIMENTOS GERAIS (COMUM A TODOS OS CARGOS):Conhecimentos geográficos, econômicos e históricos do Brasil, Estado de Santa Catarina e Município de Blumenau. Aspectos políticos, econômicos e culturais da atualidade brasileira dos últimos dois anos. Temas relacionados à questão social da realidade nacional e internacional contemporâneas. Direitos humanos e cidadania. Relações humanas no trabalho.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ADVOGADODIREITO CONSTITUCIONAL: DA CONSTITUIÇÃO. Conceito, objeto e elementos. Supremacia e efetividade da Constituição. A Constituição e o tempo: revogação e recepção, repristinação, desconstitucionalização, efeitos da Constituição nova sobre os direitos adquiridos. Tipologia constitucional. DO PODER CONSTITUINTE. Teoria geral. Poder Constituinte originário (Expressão política, titularidade e exercício. Poder Constituinte e Revolução. Expressão jurídica (natureza jurídica, formas de expressão, amplitude).Poder Constituinte instituído (Natureza e caracteres, modalidades, limites, os fundamentos da superconstitucionalidade, reforma, revisão e emenda. A tese da dupla revisão. Emenda Constitucional). SISTEMA CONSTITUCIONAL. A Constituição como sistema aberto de regras e princípios. Normas, regras e princípios. Os princípios constitucionais (conceito, características e funcionalidade). Os princípios constitucionais brasileiros. Teoria das normas (regras) constitucionais. DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS. Teoria dos Direitos Fundamentais (Conceito, caracterização, natureza dos direitos fundamentais. Classificação. Classificação da Constituição de 1988). Os direitos fundamentais na Constituição brasileira. Dos direitos e deveres individuais e coletivos (do direito à vida e à intimidade, direito à igualdade, direito à liberdade, direito de propriedade). Dos direitos sociais e econômicos. fundamentos constitucionais (natureza, classificação). Direitos de Nacionalidade. Direitos de Cidadania. O SISTEMA JUDICIÁRIO DE GARANTIA. Controle de constitucionalidade (jurisdição constitucional e controle de constitucionalidade, o controle de constitucionalidade e seus pressupostos teóricos, conceitos e tipos de inconstitucionalidade, objeto do controle, oportunidade do controle, os diversos sistemas de controle de constitucionalidade, o sistema brasileiro e suas características). Os remédios constitucionais (Habeas corpus, mandado de segurança individual e coletivo, mandado de injunção, habeas data, ação popular e ação civil pública). DIVISÃO ESPACIAL DO PODER. Federação (origem histórica, pressupostos, tipos). Técnicas de repartição de competências. O princípio da autonomia do Estado Federado. Competências da União Federal. Competências do Estado Federado. Competências do Distrito Federal. Competências do Município. Territórios Federais. Dinâmica da federação. Intervenção. DIVISÃO ORGÂNICA DO PODER.    Poder Legislativo. Organização e Atribuições. O Processo Legislativo. Iniciativa Legislativa. Orçamento. Normas Constitucionais e Processo Legislativo. Fiscalização Financeira e Orçamentária. O Tribunal de Contas. Poder Executivo. Noções e formas. O modelo brasileiro de presidencialismo (histórico e

características fundamentais) Eleição e mandato do Presidente da República. Atribuições do Presidente da República. Responsabilidade do Presidente da República (nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade). Do Conselho da República. Do Conselho de Defesa Nacional. Do Poder Judiciário. Natureza da Função Jurisdicional. As Garantias do Poder Judiciário. O Princípio de Reserva ao Poder Judiciário na apreciação de lesão a direito. Poder Judiciário federal e Poder Judiciário estadual. Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça. Conselho da Justiça Federal. Tribunais Regionais Federais. Justiça Federal de 1° Grau. Emenda Constitucional nº. 45/04. ORDEM ECONÔMICA E SOCIAL. Da ordem Econômica. Dos princípios gerais da atividade econômica. A ordem econômica na Constituição de 1988. Da Ordem Social (base da ordem social, seguridade social, previdência e assistência social, educação, cultura e desporto, ciência e tecnologia, comunicação social, meio ambiente, família, criança, adolescente e idoso, índios).DIREITO ADMINISTRATIVO: ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA. Órgãos públicos. Centralização e descentralização administrativa. Autarquias. Fundações públicas conceito e natureza jurídica). Empresas públicas e sociedades de economia mista. Figuras criadas pela EC 19/98. SERVIDORES PÚBLICOS. Agentes públicos (classificação). Cargos, empregos e funções. Regime de cargo. Regime de emprego. Direitos e vantagens. Deveres e responsabilidades (sindicância e processo disciplinar). Resolução nº. 13/95 (Estatuto dos Servidores da Fundação Universidade Regional de Blumenau). ATO ADMINISTRATIVO. Conceito. Atributos. Classificação. Extinção. LICITAÇÃO. Conceito e finalidades. Modalidades. Tipos licitatórios. Etapas. Fases. O procedimento licitatório. CONTRATO ADMINISTRATIVO. O contrato administrativo no Brasil. Regime jurídico. Alteração. Extinção. Equilíbrio econômico-financeiro. Teoria da imprevisão. RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Responsabilidade patrimonial por atos administrativos. Fundamentos. Caracteres da conduta lesiva. Excludentes.DIREITO EDUCACIONAL. AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. Conceito. Alcance. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Princípios e fins da educação nacional. Organização da educação nacional. Da educação superior. Lei Federal nº 9.870/99 (Lei das Mensalidades Escolares). Lei Complementar Estadual nº 170 (Sistema Estadual de Ensino). Estatuto da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Estatuto da Universidade Regional de Blumenau – Resolução nº 17/2001. Regimento Geral da Universidade Regional de Blumenau nº 129/2001.DIREITO TRIBUTÁRIO. Princípios constitucionais tributários. Imunidade tributária. Competência tributária. Capacidade tributária ativa. Sistema Tributário Nacional: disposições gerais. Tributo: conceito, espécies. Imposto. Taxa. Contribuição de melhoria. Contribuições sociais. Empréstimos compulsórios. Repartição das receitas tributárias. Legislação tributária: disposições gerais. Vigência. Aplicação, interpretação e integração da legislação tributária. Obrigação tributária: dispositivos gerais. Fato gerador. Responsabilidade tributária. Crédito tributário: disposições gerais; constituição, suspensão, exclusão e extinção do crédito tributário. Garantias e privilégios do crédito tributário. Administração tributária: fiscalização. Dívida ativa e certidões negativas.DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Seguridade social. Origem e evolução história. Denominação. Traços característicos. Direito comparado. A seguridade social no Brasil: evolução histórica, princípios constitucionais, organização, sistema de financiamento (receitas e contribuições sociais). O regime especial do servidor público. Lei Complementar municipal nº. 308/2000.DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios constitucionais do processo civil. O Código de Processo Civil. Processo de conhecimento. Processo de execução, com ênfase para o procedimento previsto no art. 730, do CPC. Processo cautelar. Procedimentos especiais. Codificados e não-codificados, com ênfase para o Mandado de Segurança, Ação Civil Pública e Ação Popular.DIREITO CIVIL. A Lei de Introdução ao Código Civil. O Código Civil. Das pessoas. Do domicílio civil. Dos bens. Atos e fato jurídico. Das nulidades. Código de Defesa do Consumidor.DIREITO DO TRABALHO. Relações do Trabalho. Empregado. Empregador. Contrato individual de trabalho: Natureza jurídica, duração, alteração, suspensão e interrupção. Termino do contrato. Contratos especiais de trabalho. Jornada de trabalho. Limitação da jornada. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.DIREITO PENAL. A lei penal no tempo. A lei penal no espaço. Eficácia da lei penal em relação as pessoas que exercem determinadas funções. Dos crimes contra a administração pública. Lei nº 8.429,

de 2/6/92 – DOU de 3/6/92: dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos caos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função da administração pública direta, indireta e fundacional.

ANALISTA DE SISTEMAS – Sistemas Corporativos1. SISTEMAS OPERACIONAIS:

a. conhecimentos básicos de uso de sistemas operacionais para desktop Windows (98/2000/XP): windows explorer, compartilhamento de recursos.

b. conhecimento básico de uso de sistema operacional Linux: comandos shell, permissões de arquivos.

2. FERRAMENTAS: a. Concurrent Version System - CVS

i. Conceitos: Revisions, tags, branchesii. Comandos: add, remove, checkout, update, commit, import, diff

b. Jakarta ANT (versão 1.5)i. Core Tasks (Copy, Cvs, Delete, Ear, Javac, Jar, Taskdef, War)

ii. Core Types (Filelist, Fileset, Path-like structures)c. Oracle Designer 2000 versão 6.0

i. Diagramas entidade-relacionamentoii. Esquema de banco de dados (modelo físico)

iii. Geração de forms/reportsd. File Transfer Protocol (FTP) – uso do cliente ftp em plataforma Windows e Linux.

3. LINGUAGENS E AMBIENTES DE PROGRAMAÇÃO: conceitos e características. Ambientes e linguagens de programação:

a. Orientação a objetos: objetos, classes, mensagens, herança, polimorfismo, agregação, encapsulamento, interfaces, design patterns

b. Conhecimentos avançados na linguagem Java (versão 1.4)c. Conhecimentos avançados na linguagem SQL (ANSI 92)d. Conhecimentos avançados na linguagem PL/SQL (versão 8.0.5)e. Conhecimentos avançados no ambiente Oracle Forms/Reports (versão 6.0)f. Conhecimentos avançados em Java 2 Enterprise Edition (J2EE - versão 1.3)

i. Servlets ii. JSP

iii. Session beansiv. Entity beansv. Message-driven beans

g. Conhecimento básico do servidor de aplicações JBoss (versão 3.2.6)i. Pool de conexões JDBC

ii. Deployment descriptorsh. Jakarta Struts (versão 1.1)

i. Criação de aplicaçõesii. Struts-config.xml

iii. Actionsiv. Form beans

i. Conhecimentos básicos em XMLj. Conhecimentos básicos em HTML e JavaScript

4. BANCOS DE DADOS:a. aspectos operacionais (concorrência, transação, recuperação e distribuição)b. modelagem e projeto de aplicações em banco de dados relacionaisc. SGBD Oracle 9i: SQL, gatilhos, procedimentos armazenados, tunning de aplicações e

dicionário de dados. 5. ARQUITETURA DE SISTEMAS

a. Sistemas distribuídos – conceitos, princípios e objetivos

b. Arquitetura 3 camadas – fundamentosc. Middleware - fundamentosd. Objetos distribuídos - fundamentose. Common Object Request Broker Architecture (CORBA) – fundamentos

6. ENGENHARIA DE SOFTWARE: a. Fundamentos b. Qualidade de software – processo, c. Testesd. Gerência de projetos: planejamento, estimativas e riscose. Gerência de configuraçãof. Gerência de mudanças

7. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO: Extreme Programming (XP). 8. ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS:

a. Requisitos: funcionais e não funcionais, regras de negócio, gerência de requisitos.b. Análise/projeto orientado a objetos: Unified Modeling Language – UML.

ANALISTA DE SISTEMAS – Automação de Biblioteca1- ARQUITETURA DE COMPUTADORES: estrutura do computador, programação em linguagem de máquina e de montagem, modos de endereçamento, formato de instruções, memória. 2- TEORIA DA COMPUTAÇÃO: computabilidade, linguagens formais, funções recursivas e solubilidade. 3- ESTRUTURA DE DADOS: tipos de estruturas de dados, pesquisa em tabelas e classificação de dados. 4- SISTEMAS OPERACIONAIS: organização interna e externa de sistemas de arquivos, multi-programação, multi-processamento, serviços de diretórios e mapeamento de espaços, gerenciamento de memória, sistemas operacionais mono-usuários e de rede (MS-DOS, Linux, Unix, Windows 95/98, Windows NT/2000/2003, Windows XP e Novell Netware). 5- LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO: conceitos e características. Ambientes e linguagens de programação: Delphi 5.0 e SQL (ANSI 92). 6-BANCOS DE DADOS: sistemas de gerenciamento de banco de dados, interfaces e arquitetura de SGBD, aspectos operacionais (concorrência, proteção, recuperação e distribuição), modelagem e projeto de banco de dados. 7- ENGENHARIA DE SOFTWARE: fundamentos, qualidade de software, ciclo de vida e ferramentas para automação da engenharia de software. 8- REDES DE COMUNICAÇÃO: sistemas de comunicação de dados, comutação, software de comunicação, protocolos e interfaces, modelo ISO/OSI, redes locais, Internet. 9- ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS: análise, projeto lógico e modelagem de sistemas, ferramentas, desenvolvimento de sistemas de informações. 10- AUDITORIA DE SISTEMAS: ferramentas e técnicas da auditoria, segurança, fraudes e vírus eletrônicos. 11- ADMINISTRAÇÃO DE CPD: planejamento e administração. 12- AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS: produção e acesso a bases de dados bibliográficos, redes e sistemas de informação, serviços de informação bibliográfica, hardware e software.

ANALISTA DE SUPORTE 1. Conhecimentos Avançados em administração de redes Windows 2000/2003 Server.

o Autenticaçãoo Delegaçãoo Políticas de segurançao Serviços de terminal

2. Conhecimentos Avançados em serviços de Diretório (Active Diretory)3. Conhecimentos Avançados de gerência e segurança em redes de computadores: vírus, controle

de acesso, monitoração, desempenho, conceitos e recursos de frameworks de gerenciamento.4. Conhecimentos Avançados sobre legislação, licenciamento e administração de software.5. Conhecimentos Avançados em Microsoft Office 2003 Professional: Word, Excel, Powerpoint,

Access, Outlook.6. Conhecimentos Básicos em SQL (ANSI 92).

7. Conhecimentos sobre TI (Tecnologia de Informação): EAI (Enterprise Application Integration), ITIL (Information Technology Infrastructure Library), Segurança da Informação (ISO 17799).

8. Conhecimentos Avançados do protocolo TCP/IP, funcionamento dos serviços (DNS, DHCP, WINS, NAT e Roteamento) e utilitários de monitoração (PING, TRACERT, NSLOOKUP, outros).

9. Noções Básicas de cabeamento estruturado e de operação de hardware de rede (roteador, switch, firewall, hub).

10. Noções Básicas em redes de comunicação, protocolos e interfaces, arquitetura Internet.11. Bancos de Dados: sistema de gerenciamento de banco de dados, interfaces e arquitetura de

SGBD, aspectos operacionais (concorrência, proteção, recuperação e distribuição), modelagem e projeto de banco de dados.

12. Noções básicas de computação: Construção de algoritmos, Lógica estruturada de programação, Estrutura de dados, Orientação a Objetos.

13. Sistemas Operacionais: organização interna de sistema de arquivos; multiprogramação, multiprocessamento, serviços de diretórios e mapeamento de espaços, gerenciamento de memória, sistemas operacionais de rede (Windows 2000/2003, Windows 9x e Linux).

14. Arquitetura de Computadores: estrutura do computador, memória.

ARQUITETO1- Projeto de Arquitetura: métodos e técnicas de desenho e projeto; programação de necessidades físicas das atividades; estudos de viabilidade técnico-financeiras; informática aplicada à arquitetura. 2- Projetos Complementares: memoriais descritivos e de especificações de materiais e serviços e dimensionamento básico; estrutura; fundações; instalações elétricas, hidrosanitárias, telefonia; elevadores; ventilação e exaustão; sistemas de ar condicionado; prevenção contra incêndio. 3- Programa, Controle e Fiscalização de Obras: orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos planejamento e controle físico/financeiro; acompanhamento e aplicação de recursos/medições, emissão de faturas e controle de materiais. 4- Acompanhamento de Obras: construção e organização do canteiro de obras; execução de fundações, estruturas em concreto, madeira, alvenaria e aço; coberturas, impermeabilizações e vedações; esquadrias e fechamentos; pisos, revestimentos e pavimentações. 5- Legislação e Perícia: licitação e contratos; análise de contratos para execução de obras; vistoria e elaboração de laudos e pareceres; normas técnicas, legislação profissional; legislação ambiental e urbanística. 6- Paisagismo.

ASSISTENTE SOCIAL1. Processos de trabalho do Assistente Social; 2.  Pesquisa em Serviço Social; 3. Projeto ético-político do Serviço Social; 4. Supervisão, administração e planejamento em Serviço Social; 5. Terceiro setor, movimentos sociais e organizações não governamentais; 6. As expressões da questão social e o Serviço Social; 7. Relações de gênero e violência doméstica; 8. Democracia e cidadania; 9. Política de seguridade social; 10. Avaliação de política pública; 11. Descentralização e municipalização das políticas públicas; 12. Conselhos gestores de políticas públicas; 13. Lei Nº 8.662/93, dispõe sobre o exercício da profissão de Assistente Social; 14. Código de Ética do Assistente Social; 15. Lei Nº 8.742/93, Lei Orgânica da Assistência Social; 16. Lei Nº 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente; 17. Lei Nº 8.080/90 e 8.142/90, Sistema Único de Saúde; 18. Constituição Federal; 19. História do Serviço Social.

BIBLIOTECÁRIO 1- Administração e organização de bibliotecas. 2- Seleção e aquisição de material. 3- Marketing em bibliotecas. 4- Indexação e recuperação de informações. 5- Redes e sistemas de informação. 6- Bases de dados. 7- Catalogação e classificação. 8- Normas de documentação (referenciação, apresentação e normalização). 9- Serviço de referência. 10- Comutação. 11- Estudo de usuário. 12- Disseminação da informação. 13- Legislação e ética profissional.

ENGENHEIRO ELETRICISTA 1- Manutenção de instalações elétricas. 2- Projeto de instalações elétricas. 3- Aterramento de redes elétricas. 4- Noções de segurança em instalações elétricas. 5- Proteção de equipamentos elétricos. 6- Qualidade e conservação de energia elétrica. 7- Projetos e manutenção em posto de transformação. 8- Conhecimentos de eletrônica analógica e digital. 9- Conhecimentos de eletrônica de potência. 10- Conhecimentos básicos na área de telefonia, redes de transmissão de dados, protocolos.

PSICÓLOGO 1. Ética e Legislação Profissional;2. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem;3. A Importância do Primeiro Ano de Vida;4. Diagnóstico Psicológico;5. Problemas de Aprendizagem Escolar;6. O Psicólogo nas Instituições de Saúde;7. Grupos, Equipes e Multidisciplinaridade;8. Lei Federal 8.080;9. NOAS 2001/2002;10. Reforma Psiquiátrica no Brasil (Lei Paulo Delgado);11. Psicopatologia;12. Psicofarmacologia;13. Alcoolismo e drogadição.

ENFERMEIRO1- Lei do Exercício Profissional: Lei nº 7.498/86 e Decreto nº 94.406/87. 2- Ética Profissional - Código de Deontologia da Enfermagem. 3- Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 e nº 8.142. 4- Relações Humanas e Interdisciplinaridade. 5- Psicologia Aplicada à Enfermagem. 6- Administração do Serviço de Enfermagem. 7- Pediatria: Política de Assistência Integral à Saúde da Criança e Adolescente; Imunização; Aleitamento Materno; Assistência e Controle das Doenças Diarréias (terapia de reidratação oral); Assistência e Controle das Infecções Respiratórias (IRA); Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (ACO); Política de Assistência Integral à Saúde do Adolescente. 8- Saúde do Adulto: Política de Doenças Crônico-Degenerativas do Ministério da Saúde; Política de Hipertensão Arterial; Política de Educação e Controle do Diabetes do Ministério da Saúde. 9- Saúde: Política de Prevenção e Controle da DST/AIDS. 10- Ginecologia: Doenças Sexualmente Transmissíveis; Política de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Ginecológico (MS); Pré-natal de Baixo Risco e Pré-natal de Alto Risco; Planejamento Familiar. 11- Programa de Saúde da Família – Ministério da Saúde. 12- Epidemiologia: Vigilância Epidemiológica; Doenças de Notificação Compulsória; Coqueluche, Difteria, Poliomielite; Tétano Neonatal e Acidental; Tuberculose Pulmonar, Raiva Humana, Cólera, Hepatite A e B, AIDS; Meningite – Doenças Meningocócicas; Parotidite, Varicela, Rubéola, Sarampo, Leptospirose. 13- Controle de Infecções de Rotina. 14- Terapias Alternativas; Terapia Floral; Fitoterapia.

QUÍMICO1- Cromatografia Líquida de Alta Resolução: Conceitos fundamentais. Otimização da separação. Modos de separação; Instrumentação: Colunas; Detectores. Análise quantitativa e qualitativa: Padronização interna; Padronização externa. Cromatografia preparativa. Cromatografia quiral. Gradiente de eluição. Aplicações.2- Cromatografia Gasosa: Conceitos fundamentais. Otimização da separação. Modos de separação. Instrumentação: Colunas; Detectores; Injetores. Análise quantitativa e qualitativa: Padronização interna; Padronização externa. Cromatografia quiral. Amostragens. Aplicações.3- Espectrometria de Massa: Fundamentos: Funcionamento; Instrumentação: Sistema de introdução de amostra; Interface para CG/MS; Técnicas de ionização; Analisadores de massa; Aquisição e tratamento de dados. Aplicações: Amostras; Técnicas (MSMS, SIM, TIC, EI, CI); Determinações quantitativas; Identificação de substâncias desconhecidas; Interpretação espectral.

AUXILIAR DE LABORATÓRIO – Química1- Regras de segurança de laboratório. 2- Conhecimentos básicos de computação. 3- Limpeza e esterilização de vidrarias e outros materiais. 4- Técnicas básicas de laboratório: Pesagem; Dissolução; Precipitação; Filtração; Secagem. 5- Preparo de soluções: Preparação; Armazenagem; Solução padrão. 6- Titulação: Conhecimentos básicos sobre titulação. 7- Gravimetria: Conhecimentos básicos de técnicas gravimétricas. 8- Potenciometria: Conhecimentos básicos sobre potenciometria.

AUXILIAR DE LABORATÓRIO – Anatomia1. Bioética em Anatomia; 2. Anatomia Sistêmica; 3. Anatomia Topográfica; 4. Terminologia Anatômica; e 5. Conhecimento e manuseio de instrumental cirúrgico utilizado na dissecção.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO – Química 1- Regras de segurança de laboratório. 2- Conhecimentos básicos de computação. 3- Limpeza e esterilização de vidrarias e outros materiais. 4- Técnicas básicas de laboratório: Pesagem; Dissolução; Precipitação; Filtração; Secagem. 5- Preparo de soluções: Preparação; Armazenagem; Solução padrão. 6- Titulação: Ácido-base; Indicadores; Curvas de neutralização. 7- Gravimetria: Métodos de precipitação; Lavagem de precipitados; Separação; Secagem. 8- Colorimetria: Teoria da colorimetria; Curvas de calibração; Análise colorimétrica. 9- Potenciometria. 10- Espectrofotometria de absorção atômica: Preparo de amostras, Padrões, Curvas de Calibração, Análise e interpretação de resultados. 

TÉCNICO DE LABORATÓRIO – Química Têxtil1- Instrumentos / Aparelhos usados em laboratório de Química Têxtil e seu uso; 2- Solventes, solutos, concentração e preparo de soluções; 3- Cálculos na Química Analítica; 4- Fibras têxteis; 5- Processos de beneficiamento químico de têxteis; 6- Normas técnicas para ensaios de propriedades de têxteis.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO – Biotério 1- Ética Animal. 2- Estrutura Física de Biotérios de Criação e Manutenção. 3- Nutrição de Animais de Experimentação. 4- Eutanásia. 5- Barreiras Sanitárias. 6- Climatização de Biotérios. 7- Principais Parasitas de Roedores Mantidos e Criados em Biotérios. 8- Procedimentos de Assepsia utilizados em Biotérios. 9- A Importância do Padrão Sanitário e Genético dos Animais de Experimentação. 10- Principais Anestésicos Utilizados em Animais de Experimentação.

TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - Programação1. SISTEMAS OPERACIONAIS:

a. conhecimentos básicos de uso de sistemas operacionais para desktop Windows (98//2000/XP): windows explorer, compartilhamento de recursos.

b. conhecimento básico de uso de sistema operacional Linux: comandos shell, permissões de arquivos.

2. FERRAMENTAS: a. Concurrent Version System - CVS

i. Conceitos: Revisions, tags, branchesii. Comandos: add, remove, checkout, update, commit, import, diff

b. Jakarta ANT (versão 1.5)i. Core Tasks (Copy, Cvs, Delete, Ear, Javac, Jar, Taskdef, War)

ii. Core Types (Filelist, Fileset, Path-like structures)c. Oracle Designer 2000 versão 6.0

i. Diagramas entidade-relacionamentoii. Esquema de banco de dados (modelo físico)

iii. Geração de forms/reportsd. File Transfer Protocol (FTP) – uso do cliente ftp em plataforma Windows e Linux.

3. LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO: conceitos e características. Ambientes e linguagens de programação:

a. Orientação a objetos: objetos, classes, mensagens, herança, polimorfismo, agregação, encapsulamento, interfaces, design patterns

b. Conhecimentos avançados na linguagem Java (versão 1.4)c. Conhecimentos avançados na linguagem SQL (ANSI 92)d. Conhecimentos avançados na linguagem PL/SQL (versão 8.0.5)e. Conhecimentos avançados no ambiente Oracle Forms/Reports (versão 6.0)f. Conhecimentos avançados em PHP (versão 4.3)g. Conhecimentos avançados em Java 2 Enterprise Edition (J2EE - versão 1.3)

i. Servlets ii. JSP

iii. Session beansiv. Entity beansv. Message-driven beans

h. Conhecimento básico do servidor de aplicações JBoss (versão 3.2.6)i. Pool de conexões JDBC

ii. Deployment descriptorsi. Jakarta Struts (versão 1.1)

i. Criação de aplicaçõesii. Struts-config.xml

iii. Actionsiv. Form beans

j. Conhecimentos básicos em XMLk. Conhecimentos básicos em HTML e JavaScript

4. BANCOS DE DADOS:a. aspectos operacionais (concorrência, transação, recuperação e distribuição)b. modelagem e projeto de aplicações em banco de dados relacionaisc. SGBD Oracle 9i: SQL, gatilhos, procedimentos armazenados, tunning de aplicações e

dicionário de dados. 5. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO: Extreme Programming (XP). 6. ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS

a. Conhecimentos básicos da Unified Modelling Language (UML)

TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - Suporte Internet1. Rede de Computadores:

a. Topologias de redes; b. Protocolos da suíte TCP/IP e protocolos ATM, PPP;c. Roteamento IP; d. Comunicação wireless; e. Políticas de segurança; f. Detecção de vulnerabilidades e uso de antivírus; g. Implementação e administração de Firewalls; h. Utilização da ferramentas Arp, Ipconfig, Ifconfig, Netstat, Nslookup, Ping, Tracert.

2. Ambiente Windows:a. Implementação e administração de Windows 2003 Server e seus serviços DHCP,

WINS, DNS, FTP, IIS e Active Directory; b. Implementação e administração do Exchange Server 2003 em ambiente de Cluster;c. Conhecimentos básicos em XML, HTML, JAVA e PHP; d. Programação VBScript.

3. Principais distribuições Linux (Conectiva, Redhat, Suse):a. Instalação, configuração e manutenção do kernel; ·

b. Implementação e administração de serviços DHCP, DNS, FTP, LDAP, LPD, POP e SMTP;

c. Implementação e administração de servidores SAMBA, APACHE, SQUID e EXIM; d. Conhecimentos básicos em XML, HTML, JAVA e PHP; e. Programação Script Shell.

4. Banco de dados:a. Conhecimentos básicos de administração de bancos de dados Oracle e MySQL ; b. Conectividade a bancos de dados (ODBC, OLEDB e JDBC); · c. Programação SQL com finalidade de administração (dicionário de dados)

5. Servidores de aplicação:a. Conhecimentos básicos de administração em TomCat e JBoss.

TÉCNICO EM ASSUNTOS DE INFORMÁTICA - Suporte Microinformática1. Noções básicas de arquitetura de computadores tipo PC2. Conceitos avançados de administração de sistemas operacionais Windows para estações

(9x/2000/XP): registro, serviços, compartilhamento, recursos.3. Conhecimentos avançados em pacote de automação de escritório: MS Office 2003

Professional: Word, Excel, Powerpoint, Outlook.4. Noções básicas do protocolo TCP/IP, serviços (DNS, NAT e DHCP) e utilitários de

monitoração (PING, TRACERT, NSLOOKUP, outros).5. Noções básicas de segurança em redes de computadores: vírus, controle de acesso.6. Conceitos básicos do sistema operacional Linux.7. Noções básicas de cabeamento estruturado.8. Noções básicas de operação de hardware de rede (roteador, firewall, switch, hub).9. Noções básicas de computação: Construção de algoritmos, Lógica estruturada de

programação, Estrutura de dados.10. Noções básicas de Mac OS X

AUXILIAR DE ASSUNTOS DE INFORMÁTICA 1. Noções básicas de arquitetura de computadores tipo PC

Conceitos básico de administração de sistemas operacionais Windows para estações (9x/2000/XP): registro, serviços, compartilhamento, recursos, políticas de segurança, serviços de terminal.

2. Conhecimento em pacote de automação de escritório: MS Office 2003 Professional: Word, Excel, Powerpoint, Outlook.

3. Noções básicas do protocolo TCP/IP, serviços (DNS, NAT e DHCP) e utilitários de monitoração (PING, TRACERT, NSLOOKUP, outros).

4. Noções básicas de segurança em redes de computadores: vírus, controle de acesso.5. Conceitos básicos do sistema operacional Linux.6. Noções básicas de Mac OS X

TÉCNICO EM ASSUNTOS DE RÁDIO, ÁUDIO E VÍDEO1. Sistemas de transmissão de áudio e vídeo; 2. Equipamentos do estúdio de áudio; 3. Técnicas de produção radiofônica; 4. Modelos de programação radiofônica; 5. Equipamentos do estúdio de televisão; 6. Técnicas de produção televisiva; 7. Modelos de programação televisiva; 8. Técnicas de roteirização em televisão; 9. Planos de enquadramento em televisão; 10. Recursos de edição em televisão; 11. Recursos narrativos em televisão.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO – Engenharia1- Noções básicas de matemática. (Ensino Médio). 2- Noções básicas de física.(Ensino Médio). 3- Instalação, operação e solução de problemas relacionados com aplicativos de uso na Engenharia Civil / Industrial Elétrica / Arquitetura (desenho, projeto arquitetônico, de estruturas de concreto, de aço e de madeira, projeto de instalações hidro-sanitárias e elétricas, projetos topográficos e de estradas, entre outros). 4- Operação e solução de problemas com equipamentos de impressão de grandes

formatos (plotters). 5- Conceitos básicos de operação de rede de computadores baseada em Novell. 6- Conceitos básicos de operação de sistemas operacionais: Windows 95/98/2000. 7- Conhecimentos básicos em pacote de automação de escritório: MS Office 2000 Standard (ou superior).

TÉCNICO DE LABORATÓRIO – Patologia 1. Noções gerais de citologia e histologia normais; 2. O microscópio óptico; 3. Aspectos gerais de técnicas histológicas e citológica; 4. Recepção e tratamento de materiais no laboratório de anatomia patológica; 5. Montagem de lâminas; 6. Métodos de fixação e fixadores mais comuns; 7. Técnicas de descalcificação de tecidos; 8. Microtomia; 9. Preparo das peças para inclusão em parafina, manual e automático; 10. Preparo de líquidos e secreções para estudo citológico; 11. Noções gerais de coloração e corantes mais comuns; 12. Vidraria geral.; 13. Biossegurança, EPC’s/EPI’s adequadas para o uso em serviço de histopatologia.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO – Anatomia 1. Bioética em Anatomia; 2. Técnicas Anatômicas (técnicas de fixação, preservação e conservação de peças anatômicas humanas e cadáver, osteotécnicas, esplancnotécnicas, angiotécnicas, e neurotécnicas); 3. Terminologia Anatômica; 4. Anatomia Topográfica; 5. Organização de registros de cadáveres, conforme Lei Federal nº 8.502/92; e 6. Conhecimento e manuseio de instrumental cirúrgico utilizado na dissecção.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO – Higiene Dental 1- Processo Saúde Doença. 2- Técnicas Auxiliares em Odontologia. 3- Controle de Infecção. 4- Sistema Único de Saúde. 5- Odontologia Preventiva. 6- Odontologia Social. 7- Promoção de Saúde. 8- Material, Equipamentos e Instrumental Odontológico. 9- Fundamentos de Enfermagem. 10- Psicologia Aplicada a Odontologia 11- Ergonomia. 12- Anatomia Bucal. TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA 1- Anatomia e Escultura. 2- Equipamento e Instrumental. 3- Materiais de Prótese. 4- Prótese Odontológica.

TÉCNICO EM RADIOLOGIA 1- Os riscos da radiação na radiologia odontológica. 2- Meios de proteção na radiologia

odontológica. 3- Ortopantomografia, técnica e erros. 4- Radiografias regionais intrabucais (periapicais, oclusal, inter-proximais). 5- Erros de técnica que diminuem a qualidade da imagem radiográfica (filme, solução e técnica).

TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS MÉDICO-ODONTOLÓGICOS 1- Noções de mecânica, hidráulica, pneumática, elétrica e eletrônica. 2- Noções de sistemas mecânicos, hidráulicos, pneumáticos, elétrico e eletrônico aplicado em equipamentos odontológicos. 3- Conhecimentos específicos de manutenção preventiva e corretiva nos seguintes equipamentos: cadeira, equipo, unidade auxiliar, refletor, amalgamador, fotopolimerizador, raio-x, alta rotação, baixa rotação, autoclave, estufa, aparelhos de profilaxia, bomba à vácuo. 4- Conhecimento de lay-out arquitetônico, eletro-eletrônico, hidráulico e pneumático.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO1- Noções de Segurança do Trabalho. 2- Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações. 3- Higiene do Trabalho. 4- Proteção e Meio Ambiente. 5- Proteção contra Incêndio e Explosões. 6- Gerenciamento de Riscos. 7- Psicologia na Engenharia do Trabalho, Comunicação e Treinamento. 8- Administração aplicada à Segurança do Trabalho. 9- O Ambiente e as Doenças do Trabalho. 10- Ergonomia. 11- Legislação e Normas Técnicas.

TÉCNICO DE ENFERMAGEMRelacionamento inter-profissional e com a população. Técnicas de Enfermagem. Esterilização e desinfecção. Imunização: rede frios, esquema básico de imunização. Saúde da mulher: gestação, puerpério, aleitamento. Saúde da criança: avaliação do crescimento e desenvolvimento, aleitamento, diarréia, terapia de hidratação oral, infecções respiratórias agudas. Doenças de notificação compulsória. Doenças crônico-degenerativas. Hipertensão. Diabetes. Lei do exercício profissional: Lei Nº 7.498/86 e Decreto Nº 94.406/87. Código de Ética de Enfermagem: Resolução CONFEN 160-RJ de 01.05.93. Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem. Lei nº 8.080 - Lei Orgânica da Saúde e Lei nº 8.142 - Vigilância Epidemiológica.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUCONCURSO PÚBLICO No 01/2005 - DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DE

SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

ANEXO 5

FORMULÁRIO DE RECURSO

Nome: ________________________________________________________________________Número de inscrição: ___________ Cargo:___________________________________________

Solicito revisão do (assinale o tipo de recurso)

RECURSO

( ) GABARITO OFICIAL PRELIMINAR DAS PROVAS DA PRIMEIRA ETAPA (item 4.15.1.15 do Edital)

Número da questão/item: ______Gabarito da FURB: _____Resposta do Candidato: _____

( ) RESULTADO DA CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA ETAPA (item 4.15.1.16 do Edital)( ) PROVAS DA SEGUNDA ETAPA (item 4.15.2.2 do Edital)( ) RESULTADO DO CONCURSO (item 6 do Edital)

JUSTIFICATIVA DO CANDIDATO(Se necessário, use o verso)

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Blumenau, ____ de _________________ de 2005.

_______________________________________

Assinatura do Candidato

ATENÇÃO: Preencher um formulário para cada questão. Entregar este formulário em duas (02) vias, uma via será devolvida como protocolo.