edital de chamamento pÚblico presencial nº 01/2017 o ... · os interessados deverão apresentar...

42
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PRESENCIAL Nº 01/2017 Processo Administrativo n° 718204/2017 O MUNICÍPIO DE VITÓRIA, por intermédio da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, inscrita no CNPJ sob o n.º 27.142.058/0009-83, com sede na Rua Doutor Arlindo Sodré, n.º 485, bairro Itararé, Vitória/ES, CEP 29.047-500 , em conformidade com a Lei 13019/2014 de 31 de julho de 2014 e suas alterações, Manual de Gestão de Parcerias Voluntárias Envolvendo Ou Não Repasse de Recursos Financeiros, e demais legislações aplicáveis, torna público a realização de Chamamento Público, objetivando a seleção de Organização da Sociedade Civil, com vistas a estabelecer parceria por meio de Termo de Colaboração, cujo objeto da parceria é o atendimento dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino com a finalidade de ofertar Educação Integral em Jornada Ampliada, de acordo com as condições fixadas neste instrumento e seus anexos. RETIRADA DO EDITAL E SEUS ANEXOS Local da retirada do Edital e anexos: Secretaria Municipa de Educação na Coordenação de Contratos e Convênios, no prazo de até 30 (trinta) dias contados da publicação do Edital. O Edital completo e seus anexos também poderão ser adquiridos pelo e-mail: [email protected] ENTREGA E ABERTURA DOS ENVELOPES DATA/HORA: O recebimento dos envelopes nº 01 e 02, respectivamente “Proposta de Parceria” e “Habilitação”, deverão ser entregues mediante Protocolo na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, Rua Doutor Arlindo Sodré, n.º 485, bairro Itararé, Vitória/ES, CEP 29.047-500, na Coordenação de Contratos e Convênios, até 30 (trinta) dias após a publicação do Edital. Os interessados deverão apresentar 02 (dois) envelopes fechados de forma a não permitir sua violação, até a data e hora estipuladas para a entrega dos envelopes, cada um deles correspondendo a uma fase do processo de Chamamento Público. Os envelopes da Organização da Sociedade Civil participante deverão ser identificados conforme segue: ENVELOPE Nº 01 -PROPOSTA MUNICÍPIO DE VITÓRIA CHAMAMENTO PÚBLICO N° 0X/2017 RAZÃO SOCIAL: CNPJ: REPRESENTANTE: TELEFONE E E-MAIL:

Upload: hoangthu

Post on 19-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PRESENCIAL Nº 01/2017

Processo Administrativo n° 718204/2017

O MUNICÍPIO DE VITÓRIA, por intermédio da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, inscrita no CNPJ sob o n.º 27.142.058/0009-83, com sede na Rua Doutor Arlindo Sodré, n.º 485, bairro Itararé, Vitória/ES, CEP 29.047-500 , em conformidade com a Lei 13019/2014 de 31 de julho de 2014 e suas alterações, Manual de Gestão de Parcerias Voluntárias Envolvendo Ou Não Repasse de Recursos Financeiros, e demais legislações aplicáveis, torna público a realização de Chamamento Público, objetivando a seleção de Organização da Sociedade Civil, com vistas a estabelecer parceria por meio de Termo de Colaboração, cujo objeto da parceria é o atendimento dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino com a finalidade de ofertar Educação Integral em Jornada Ampliada, de acordo com as condições fixadas neste instrumento e seus anexos.

RETIRADA DO EDITAL E SEUS ANEXOS

Local da retirada do Edital e anexos: Secretaria Municipa de Educação na Coordenação de Contratos e Convênios, no prazo de até 30 (trinta) dias contados da publicação do Edital.

O Edital completo e seus anexos também poderão ser adquiridos pelo e-mail: [email protected]

ENTREGA E ABERTURA DOS ENVELOPES

DATA/HORA: O recebimento dos envelopes nº 01 e 02, respectivamente “Proposta de Parceria” e “Habilitação”, deverão ser entregues mediante Protocolo na SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, Rua Doutor Arlindo Sodré, n.º 485, bairro Itararé, Vitória/ES, CEP 29.047-500, na Coordenação de Contratos e Convênios, até 30 (trinta) dias após a publicação do Edital.

Os interessados deverão apresentar 02 (dois) envelopes fechados de forma a não permitir sua violação, até a data e hora estipuladas para a entrega dos envelopes, cada um deles correspondendo a uma fase do processo de Chamamento Público. Os envelopes da Organização da Sociedade Civil participante deverão ser identificados conforme segue:

ENVELOPE Nº 01 -PROPOSTA MUNICÍPIO DE VITÓRIACHAMAMENTO PÚBLICO N° 0X/2017RAZÃO SOCIAL: CNPJ: REPRESENTANTE: TELEFONE E E-MAIL:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ENVELOPE Nº 02 –HABILITAÇÃO MUNICÍPIO DE VITÓRIACHAMAMENTO PÚBLICO N° 0X/2017RAZÃO SOCIAL: CNPJ: REPRESENTANTE: TELEFONE E E-MAIL:

Estando presentes os prepostos devidamente credenciados de todas as organizações participantes na abertura do envelope de Proposta (envelope nº 01) e concordando com o resultado de seu julgamento, a abertura dos envelopes de Habilitação (envelopes nº 02) será antecipada para o mesmo dia da abertura do envelope nº 01, logo após a assinatura da Ata, de acordo com o item 6.3 do Edital.

1 – OBJETO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1.1 – Chamamento Público para a recepção e seleção de propostas técnicas de Organização da Sociedade Civil, cujo objeto da parceria é o atendimento dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino com a finalidade de ofertar Educação Integral em Jornada Ampliada.

1.1.1 – Valor global: R$ 404.000,00 (quatrocentos e quatro mil reais).

1.1.2. A PROPOSTA FINANCEIRA deverá conter valores para o período de execução - 09 (dez) meses – abril a dezembro/2017.

1.2 - O presente chamamento público reger-se-á pelo disposto neste Edital e em seus Anexos e pelas disposições da Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014 e suas alterações, Manual de Gestão de Parcerias Voluntárias Envolvendo Ou Não Repasse de Recursos Financeiros, e demais legislações aplicáveis.

1.3 – CRITÉRIO(S) DE JULGAMENTO:

1.3.1. As propostas (Planos de Trabalho) serão julgadas pela Comissão de Seleção, cujas decisões estarão obrigatoriamente embasadas em parecer técnico, o qual expressamente justifique e respalde a pontuação atribuída à proposta (Plano de Trabalho).

1.3.2. O julgamento das propostas (Planos de Trabalho) basear-se-á nos seguintes critérios e pesos:

Critério Conteúdo do Critério Peso

Experiência e potencial Histórico e a capacidade técnica 3Valor do Plano de trabalho. Aproximação do valor do plano de

trabalho da entidade da sociedade 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Desde que, esteja em conformidade com o projeto

civil, em comparação com o valor apresentado

Plano de Trabalho Prazos e capacidade de realização - metodologia

2

1.3.3. A nota da proposta (Plano de Trabalho) será apurada de acordo com a seguinte metodologia:

a) A proposta (Plano de Trabalho) receberá pontuação conforme seja julgada, em cada um dos critérios arrolados na tabela acima, como incorreta/omissa, incompleta ou aceitável:

0 (zero) ponto - quando julgada incorreta/omissa, ou seja, quando, no critério analisado, for manifestamente inaplicável ou tecnicamente incompatível; 5 (cinco) pontos - quando julgada incompleta, ou seja, quando, no critério analisado, for aceitável em parte mas estiver tecnicamente imperfeita ou inacabada;10 (dez) pontos - quando julgada aceitável, ou seja, quando, no critério analisado, for adequadamente detalhada, com abordagem correta e abrangente do critério em toda a sua extensão.

1.3.4. A pontuação final da proposta (Plano de Trabalho) será feita de acordo com a média ponderada das pontuações recebidas em cada um dos critérios arrolados na tabela acima, observados os pesos a cada um deles atribuídos.

1.3.5. Apuradas as notas das propostas (Planos de Trabalho), a Comissão de Seleção as ordenará de forma decrescente e classificará as organizações da sociedade civil participantes, restando selecionada a organização da sociedade civil a cuja proposta (Plano de Trabalho) tenha sido atribuída a maior nota.

1.3.6. Na hipótese de ocorrência de empate entre duas ou mais ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, será considerado como critério de desempate o tempo de experiência da Organização Social e/ou Corpo Técnico, especificamente em Educação Básica.

1.3.7. Persistindo o desempate será feito por meio de sorteio em ato público, para o qual serão convocadas todas as participantes.

1.4 – Anexos do Edital:

a) Anexo I - Modelo de Credenciamento ao Chamamento Públicob) Anexo II - Modelo de Proposta ao Chamamento Públicoc) Anexo III - Modelo de Declaração que atende ao art. 7º, XXXIII, da CF /1988d) Anexo IV –Modelo de Declaração de Parentesco e/ou Membro do Poder Públicoe) Anexo V - Modelo de Declaração de Cumprimento dos Condicionantes Legaisf) Anexo VI – Minuta do Instrumento de Parceria

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

g) Anexo VII – Plano de Trabalho

1.5 – Poderão participar deste chamamento público, as organizações da sociedade civil regidas por normas de organização interna que prevejam expressamente:

I. objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social;

II. que, em caso de dissolução da entidade, o respectivo patrimônio líquido seja transferido a outra pessoa jurídica de igual natureza que preencha os requisitos deste instrumento e cujo objeto social seja, preferencialmente, o mesmo da entidade extinta;

III. que a escrituração esteja de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade;

IV. possuir:

a) no mínimo, um ano de existência, com cadastro ativo, comprovados por meio de documentação emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ;b) experiência prévia na realização, com efetividade, do objeto da parceria ou de natureza semelhante;c) instalações, condições materiais e capacidade técnica e operacional para o desenvolvimento das atividades ou projetos previstos na parceria e o cumprimento das metas estabelecidas.

Obs:

1. Serão dispensadas do atendimento ao disposto nos itens I e II as organizações religiosas;2. As sociedades cooperativas deverão atender às exigências previstas na legislação específica e ao disposto no item IV, estando dispensadas do atendimento aos requisitos previstos nos itens I e II;3. Para fins de atendimento do previsto na alínea c do item IV, não será necessária a demonstração de capacidade instalada prévia.

1.6 - Os documentos solicitados deverão ser apresentados em original ou por processo de cópia autenticada por cartório competente, por publicação em órgão da Imprensa Oficial ou por servidor da Administração mediante conferência da cópia com o original, desde que perfeitamente legível;

1.7 - A documentação e propostas deverão ser apresentadas sem emendas ou rasuras;

1.8 - Deverão ser apresentados, unicamente, os documentos solicitados, evitando-se duplicidade e a inclusão de documentos supérfluos;

1.9 - Na análise das propostas, serão desconsideradas as que deixarem de cumprir integralmente ou em parte qualquer um dos itens dos envelopes 01 e 02, as disposições deste Edital e as especificações técnicas para execução da parceria;

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

1.10 - Na análise das propostas, serão desconsideradas as que forem manifestamente inexeqüíveis, presumindo - se como tal àquelas que contiverem preços unitários vis ou expressivos, face aos correntes no mercado;

1.11 - Somente poderão usar da palavra, rubricar documentos e propostas, apresentar reclamações, impugnações, recursos, fazer questionamentos, assinar atas e parcerias, o representante da proponente devidamente credenciado perante a Comissão,de acordo com o item 2 deste Edital, através de procuração com poderes específicos ou carta de credenciamento (ANEXO I). Juntamente com a procuração ou carta de credenciamento, deverá ser apresentado à comissão uma cópia do Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor.

1.12 - Não serão consideradas as propostas apresentadas após a data e horário indicados neste edital, mesmo quando remetidas por via postal. 1.13 - Após a fase de habilitação não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão de Seleção.

1.14 - Ressalvado a hipótes e prevista no item 1.12, a desistência da Organização da Sociedade Civil, vencedora do presente Chamamento Público, o Município, a critério da Secretária de Educação, poderá aplicar qualquer uma das sanções previstas pelo artigo 73 da Lei 13.019/2014 e suas alterações. 1.15 - As propostas, depois de abertas, serão irretratáveis e irrenunciáveis.

1.16 - Não poderão participar do presente Chamamento Público os interessados que se encontremem uma das situações de impedimento previstas nos art. 35, § 6º e 39, bem como estejam em cumprimento das sanções previstas nos incisos II e III do art. 73, todos da Lei 13.019/2014 e suas alterações.

1.17 – Não será permitida a subcontratação de serviços para as parcerias.

1.17.1 - A OSC vencedora ficará responsável por todos os serviços contemplados na planilha da parceria, independente de subcontratação ou execução direta, e deverá dispor de um responsável técnico com experiência comprovada em tempo integral, atuando na supervisão dos serviços da parceria.

1.18 – É vedada a participação no presente certame de pessoa física ou jurídica da qual seja dirigente membro de Poder ou do Ministério Público, ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública da esfera municipal na qual será celebrada a parceria, estendendo -se a vedação aos respectivos cônjuges ou companheiros, bem como parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau.

A comprovação desta exigência se dará através de declaração, a ser apresentada no envelope de habilitação.

2 – CREDENCIAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

2.1 – O representante da OSC deverá apresentar na Sessão Pública os documentos necessários para a formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame.

2.1.1 – Se a OSC se fizer representar pelo seu presidente, deverá este apresentar documento que comprove tal condição.

2.1.2 – Caso seja designado outro representante, este deverá estar devidamente habilitado por meio de procuração ou termo de credenciamento, acompanhado pela devida documentação conforme observado no Anexo I deste Edital.

2.1.3 - O credenciado deverá apresentar documento de identidade para a Comissão de Seleção.

3 - DA HABILITAÇÃO E PROPOSTA DE PARCERIA

3.1 – Até a data e horário determinados neste Edital, serão recebidos pela Coordenação de Contratos e Convênios da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Doutor Arlindo Sodré, n.º 485, bairro Itararé, Vitória/ES – tel 3135-1022, para fins de protocolo, os seguintes envelopes:

3.1.2 - ENVELOPE Nº 01 - “PROPOSTA DE PARCERIA”

3.1.2.1 - A proposta de parceria deverá apresentar os valores expressos em reais, contendo os preços unitários bem como os seus somatórios, para execução do objeto, datilografadas ou digitadas em uma via, papel timbrado, sem entrelinhas, emendas, rasuras ou borrões que afetem a sua idoneidade. A proposta deverá ser numerada e rubricada em todas as folhas e assinada na última, pelo representante legal e pelo responsável técnico da proponente, e deverá conter ainda os seguintes elementos:

3.1.2.1.1 - Prazo de validade, não inferior a 60 (sessenta) dias, contados a partir da entrega da proposta.

3.1.2.1.2 - Com uma única opção de preços, deverá apresentar preços finais, considerando que nos mesmos estão inclusos todos e quaisquer ônus e encargos que incidam sobre o objeto.

3.1.2.1.3 - Indicação do banco, agência e conta corrente onde deseja ter creditado os valores devidos, caso venha a ser celebrada a parceria com o Município de Vitória.

3.1.2.2 - Serão desclassificadas as propostas das Organizações da Sociedade Civil que:

3.1.2.2.1 - Apresentarem valor acima do máximo estipulado no Edital; 3.1.2.2.2 - Apresentarem preço unitário superior aos valores por item fornecidos na planilha discriminativa de custos;

3.1.2.2.3 - Apresentarem planilha de profissionais contemplando remuneração inferior ao

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

piso da categoria;

3.1.3 - ENVELOPE Nº 02 -“HABILITAÇÃO”

Deverá conter como condição básica para participação no chamamento público, os seguintes documentos:

3.1.3.1 – Habilitação Jurídica

3.1.3.1.1 - Certidão de existência jurídica expedida pelo cartório de registro civil ou cópia do estatuto registrado e eventuais alterações;

3.1.3.1.2 - Cópia da ata de eleição do quadro dirigente atual;

3.1.3.1.3 - Relação nominal atualizada dos dirigentes da entidade, com endereço, número e órgão expedidor da carteira de identidade e número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF da Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB de cada um deles;

3.1.3.1.4 - Comprovação de que a organização da sociedade civil funciona no endereço por ela declarado;

3.1.3.1.5 – Documento de autorização, em se tratando de Organização da Sociedade Civil estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

3.1.3.1.6 - Declaração de Parentesco, devendo ser utilizado o modelo do Anexo IV deste edital;

3.1.3.2 – Regularidade Fiscal e Trabalhista;

3.1.3.2.1 – Certidão de existência jurídica expedida pelo cartório de registro civil ou cópia do estatuto registrado e de eventuais alterações ou, tratando-se de sociedade cooperativa, certidão simplificada emitida por junta comercial;

3.1.3.2.2 - Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);

3.1.3.2.3 - Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal da sede da Organização da Sociedade Civil e do Município de Vitória, ou outra equivalente, na forma da lei;

3.1.3.2.4 - Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei;

3.1.3.2.5 - Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho;

3.1.3.2.6 - Prova de Regularidade do Alvará de Funcionamento e Alvará Sanitário, quando assim couber;

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

3.1.3.2.7. Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social para fins de comprovação do benefício de isenção da cota patronal do INSS, se for o caso;

3.1.3.2.8. Norma trabalhista que determina a data-base, o piso salarial, se houver, e os índices de reajuste das categorias envolvidas, quando o plano de trabalho apresentado contemplar contratação de pessoal.

3.1.3.3 – CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO INCISO XXXIII DO ART. 7. DA CF/1988

Declaração de que a organização não emprega menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, conforme disposto no inciso XXXIII, do art. 7º da Constituição Federal, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho ou pela própria empresa licitante, conforme ANEXO IV deste edital.

3.1.3.4 – DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 3.1.3.4.1 - Prova de Inscrição no Conselho Municipal pertinente a área de atuação correspondente.

3.1.3.4.2 - Comprovação da OSC de possuir em seu quadro permanente, na data do Chamamento Público, profissionais devidamente habilitados para a execução do objeto da presente parceria, devendo esta comprovação dar-se das seguintes formas:

3.1.3.4.2.1 - A comprovação do vínculo empregatício dos profissionais poderá ser feita mediante cópia da Carteira Profissional de Trabalho, da Ficha de Registro de Empregados (FRE) ou contrato de prestação de serviços que demonstrem a identificação do profissional.

3.1.3.4.2.2 - Apresentação de cópia do diploma de conclusão de curso superior e/ou tecnólogo quando assim couber.

3.1.3.4.2.3 - Não será permitido apresentar comprovação de vínculo de um mesmo profissional, em mais de uma organização, sob pena de inabilitação de ambas.

3.1.3.4.2.4 - Documento com fotos, que evidencie a situação das instalações e as condições materiais da entidade, quando essas instalações e condições forem necessárias para a execução do objeto pactuado.

3.1.3.5 – QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

Certidão Negativa de Falência ou Concordata ou Recuperação Judicial datada de no máximo 60 (sessenta) dias anteriores a data de abertura dos envelopes.

4 – DA DOTAÇÃO

Os recursos orçamentários necessários para a execução do objeto do presente processo de chamamento público correrão pelas dotações orçamentárias: 14.01.12.365.0007.1.0055, no

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

elemento de despesa: 3.3.50.43.00 e 14.01.12.122.0033.2.0305, na modalidade de aplicação 3.3.50, na Fonte de Recurso: 1.000.0002, dentro do Projeto: Ampliação do Atendimento em Tempo Integral, exercício 2017, da Secretaria Municipal de Educação.

5 - DO RECEBIMENTO DA DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA DE PARCERIA E DO PROCEDIMENTO DE JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO

5.1 - Até a data e horário, em local indicado neste Edital, a Comissão de Seleção receberá os envelopes contendo a documentação e as propostas;

5.2 - A abertura dos envelopes nº 01 e 02, contendo as Propostas de Parcerias e os documentos de Habilitação, respectivamente, será realizada em ato público, do qual se lavrará Ata Circunstanciada, assinada pelos representantes das entidades presentes, devidamente credenciadas pela Comissão de Seleção;

5.3 - Poderá a Comissão ou autoridade superior, em qualquer fase do chamamento público, promover diligência a fim de esclarecer ou complementar a instrução do processo;

5.4 - Será considerada inabilitada a Organização da Sociedade Civil que não atender todos os requisitos estabelecidos neste Edital e seus Anexos;

5.5 - Somente será aberto o envelope contendo a documentação de habilitação da Organização da Sociedade Civil (envelope nº 02) que apresentar melhor proposta (envelope nº 01), facultando-se aos representantes das OSC presentes e devidamente credenciados, o exame dos mesmos;

5.6 - Caso a Comissão de Seleção julgue conveniente, a seu critério exclusivo poderá suspender a reunião, a fim de que se tenham melhores condições de analisar os documentos apresentados, marcando, na oportunidade, nova data e/ou horário em que voltará a se reunir com os interessados, ocasião em que será apresentado o resultado da habilitação;

5.7 - Em nenhuma hipótese será concedido prazo para apresentação da documentação exigida no Edital se não apresentada até a data fixada para a reunião destinada à apresentação das propostas e habilitação;

5.8 - A Comissão e participantes deverão rubricar todos os documentos apresentados e os envelopes lacrados, contendo as propostas e documentos de habilitação, que ficarão em poder da Comissão até o julgamento final;

5.9 - Caso nenhuma das OSC participantes do presente edital preencham os requisitos determinados neste edital, a critério do Município, será concedido prazo de 5 dias para que as mesmas sanem as inconformidades.Tal notificação será feita através do endereço eletrônico fornecido pelas participantes devendo o mesmo fazer parte da proposta, de forma que o não fornecimento do mesmo implicará na responsabilidade desta buscar as informações sobre a presente seleção;

5.9.1 - O não comparecimento de qualquer dos participantes à nova reunião marcada, não

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

impedirá que ela se realize, não cabendo ao ausente o direito a reclamação de qualquer natureza;

5.10 - Do resultado da avaliação da proposta caberá recurso suspensivo, salvo se todas as OSC estiverem presentes à sessão e seja possível sanar os vícios constatados pela Comissão de Seleção.

5.10.1 - Havendo desistência expressa deste ou após o julgamento dos recursos apresentados, caso a organização venha a ser desclassificada, será devolvido o ENVELOPE Nº 02 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO, incólume;

5.10.2 - Em caso de desclassificação da proposta, não havendo recurso por parte da OSC interessada, será devolvido o ENVELOPE Nº 02 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO, incólume;

5.11 - Primeiramente serão abertos os ENVELOPES Nº 01, contendo as Propostas de Parceria. Após a verificação do conteúdo das propostas das OSC, será aberto o ENVELOPE Nº 02 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO da proponente melhor classificada;

5.11.1 - Aberto os envelopes das propostas, os respectivos documentos serão rubricados pelos membros da Comissão e, facultativamente, pelos representantes das OSC, devidamente credenciados e presentes à reunião;

5.11.2 - Não serão consideradas classificadas as propostas que deixarem de atender a qualquer das disposições deste Edital e seus anexos;

5.11.3 - Caso a proposta vencedora não preencha os requisitos deste edital no que tange aos documentos de habilitação, a mesma será inabilitada e terá prazo para recurso nos termos do item 5.10 e seguintes;

5.11.4 - Caso seja confirmada a inabilitação da OSC, com a melhor proposta, ficará a critério do Município, desde que devidamente justificado, a abertura do ENVELOPE Nº 02 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO da segunda colocada que seguirá os mesmos trâmites da primeira abertura e, assim sucessivamente em caso de novas inabilitações;

6 – DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

6.1 - No julgamento das propostas, atendidas as condições prescritas no Edital e seus anexos, levar-se-á em conta:

6.1.1 - O grau de adequação da proposta de parceria aos objetivos específicos do programa ou ação em que se insere o tipo de parceria e ao valor de referência constante do edital de chamamento público, conforme prevê o art. 27 da Lei nº 13.019 de 31 de julho de 2014 e suas alterações.

6.2 - Na hipótese de ocorrência de empate entre duas ou mais ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, será considerado como critério de desempate o tempo de experiência da Organização Social e/ou Corpo Técnico, especificamente em Educação Básica.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

6.3. Persistindo o desempate será feito por meio de sorteio em ato público, para o qual serão convocadas todas as participantes.

6.4 - Se todas as OSC estiverem presentes à sessão em que for comunicado o resultado de julgamento das propostas, através de representante devidamente credenciado e com poderes para desistir de recursos, poderá a Comissão proceder à imediata abertura dos envelopes nº 02. Na hipótese de todos os participantes desistirem do direito de recorrer, sendo necessária a apresentação de termo de renúncia ou que se faça constar em ata a desistência.

6.4.1 - Se todos os participantes estiverem presentes à sessão em que for comunicado o resultado do julgamento de habilitação, através de representante devidamente credenciado e com poderes para desistir de recursos, poderá a Comissão declarar vencedora a proponente que, tendo atendido a todas as exigências do edital, apresentou a MELHOR PROPOSTA.

6.5 - O resultado da classificação final das propostas de preços será publicado no quadro de avisos existente na Secretaria Municipal de Educação e no Diário Oficial do Município de Vitória, para conhecimento dos interessados e abertura dos prazos para interposição de recursos. Após o julgamento definitivo dos recursos, se houver, a Comissão de Seleção elaborará o respectivo Quadro de Classificação Final que será submetido à homologação da autoridade competente, quando, então, será a organização adjudicada para assinar o termo de Colaboração.

6.6 - Do resultado do julgamento, caberá recurso com efeito suspensivo.

7 – DAS DISPOSIÇÕES PARTICULARES DA PROPOSTA

7.1 – Poderão ser aceitas propostas em que se constatem erro de cálculo, reservando-se a participante o direito de corrigi-los na forma seguinte:

7.1.1 - Erro na multiplicação de preços unitários, pelas quantidades correspondentes; será retificado mantendo-se o preço unitário e a quantidade, corrigindo-se o resultado;

7.1.2 - Erro na adição será retificado conservando-se as parcelas corretas, trocando-se o total proposto pelo total calculado;

7.1.3 - No caso de discordância entre o preço unitário e o total de cada item, prevalecerá o primeiro; ocorrendo discordância entre o valor em algarismo e por extenso, prevalecerá este último.

7.1.4 - As propostas acima do valor máximo serão desclassificadas.

7.1.5 - As propostas que apresentarem preços unitários superiores àqueles definidos na planilha de orçamento estimativo serão desclassificadas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

8 – DA FORMALIZAÇÃO DO TERMO DE COLABORAÇÃO

8.1–Com a OSC vencedora será celebrado Termo de Colaboração, nos moldes da minuta do ANEXO V deste Edital e será regido pelas normas da Lei nº 13.019/2014 e suas alterações, do Manual de Gestão de Parcerias Voluntárias Envolvendo Ou Não Repasse de Recursos Financeiros, e demais legislações aplicáveis,podendo ser prorrogado;

8.2 - Após a adjudicação e homologação do processo, a OSC vencedora será convocada no prazo de até 05 (cinco) dias úteis para assinatura do termo, através de fax, correio ou e-mail. Após a convocação, a OSC vencedora terá o prazo de 03 (três) dias úteis para assinar o termo. No caso de não atendimento à convocação no prazo estipulado neste edital, a Administração convocará as OSC remanescentes, na ordem de classificação, nas mesmas condições da primeira colocada, inclusive quanto aos preços atualizados.

8.3 - As alterações nos termos de Colaboração, somente poderão ocorrer com as devidas justificativas, nos casos admitidos pela Lei nº 13.019/2014 e suas alterações.

8.4 - A OSC se obriga a manter as condições de habilitação apresentadas no chamamento público, durante toda a execução da parceria.

9 - DA FISCALIZAÇÃO DA PARCERIA

9.1- A fiscalização será executada pelo Gestor e pelo Fiscal da Parceria, especialmente designados pelo Ordenador de Despesas, bem como pela Comissão de Monitoramento e Avaliação, baseada nas avaliações das metas e atividades previstas no plano de trabalho.

9.2 - As metas, as atividades e os resultados efetivamente executados pela Organização da Sociedade Civil vencedora serão avaliados parcial e mensalmente pelo gestor da parceria, lançados no relatório de monitoramento e avaliação, que depois de conferidos, serão assinados pelo Responsável Técnico da OSC e pelo gestor devidamente designadopela Administração Pública.

10 - DA LIBERAÇÃO DOS RECURSOS

10.1- As parcelas dos recursos transferidos no âmbito da parceria serão liberadas em estrita conformidade com o cronograma de desembolso aprovado, transferidos eletronicamente na conta indicada pela OSC vencedora, não havendo sob hipótese alguma antecipação de pagamento.

10.2 - O Município reserva-se ao direito de reter os pagamentos à organização, caso constatado qualquer das impropriedades previstas na Lei nº 13.019/2014 e suas alterações.

10.3 - Caso não haja a comprovação do recolhimento das obrigações sociais, o pagamento será suspenso até comprovada sua regularização.

11 - DA RESCISÃO DA PARCERIA

11.1 - O instrumento a ser firmado com a OSC vencedora poderá ser rescindido de pleno

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

direito, a qualquer tempo, desde que previamente comunicado em prazo não inferior a 60 (sessenta) dias.

11.2 – A não execução total ou parcial do objeto do presente edital ou ainda a execução em desconformidade com o exigido pela Administração Pública, acarretará a rescisão da parceria e a aplicação das sanções previstas na Lei nº 13. 019/2014 e suas alterações.

12 – OBRIGAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO VENCEDORA

12.1 - Iniciar a execução do objeto pactuado após assinatura do instrumento de parceria, conforme estabelecido no plano de trabalho;

12.2 - Comparecer em juízo nas questões trabalhistas propostas por seus empregados contra si, ou contra o Município, assumindo o pólo passivo, defendendo-se judicialmente e reconhecendo perante a Justiça do Trabalho, sua condição de empregadora, arcando com o ônus de eventual condenação, inclusive honorários;

12.3- Arcar com prejuízos e danos pessoais e materiais que eventualmente venha a causar à Administração ou à terceiros em decorrência da execução do objeto do presente edital, correndo exclusivamente às suas expensas os ressarcimentos ou indenizações reivindicadas judicial ou extrajudicialmente;

12.4 – Cumprir o pagamento de seus funcionários em dia, independente do cronograma de desembolso previsto no plano de trabalho;

12.5 – Responsabilizar-se pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, resultantes da execução da Parceria;

12.6 – Facilitar a fiscalização pelo Município, por meio da atuação do Gestor e do Fiscal, bem como da Comissão de Monitoramento e Avaliação durante a vigência da parceria;

12.7 – Cumprir em sua integralidade, as exigências do presente edital de Chamamento Público.

13 – OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO

13.1 – Exercer a fiscalização da parceria por meio do Gestor e do Fiscal, bem como da Comissão de Monitoramento e Avaliação, que verificarão o cumprimento das metas e as obrigações pactuadas e apontarão as incongruências verificadas, se houver, as quais deverão ser sanadas pela OSC vencedora.

13.2 - Efetuar os pagamentos de acordo com o cronograma de desembolso constante no plano de trabalho.

14 – DAS SANÇÕES

14.1- Pela execução da parceria em desacordo com o plano de trabalho aprovado e com as normas da Lei nº 13.019/2014 e suas alterações, o Município poderá, garantida a prévia

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

defesa, aplicar à OSC as seguintes sanções:

14.1.1 - Advertência;

14.1.2 - Suspensão temporária da participação em chamamento público e impedimento de celebrar parceria ou contrato com órgãos e entidades da esfera de governo da administração pública sancionadora, por prazo não superior a dois anos;

14.1.3 - declaração de inidoneidade para participar de chamamento público ou celebrar parceria ou contrato com órgãos e entidades de todas as esferas de governo, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a organização da sociedade civil ressarcir a administração pública pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso II.

15 - IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO E RECURSOS

15.1 - As impugnações aos termos do presente edital de chamamento público serão recebidas, processadas e julgadas pela comissão de seleção juntamente com o órgão demandante, nos termos do presente edital;

15.1.1 – Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar o edital, devendo protocolar o pedido até 10(dez)dias úteis antes da data fixada para o recebimento da documentação e proposta de parceria, devendo a Administração julgar e responder à impugnação em até 5 (cinco)dias úteis.

15.2 - Aos proponentes será assegurado o direito de interposição de recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da intimação do ato ou da lavratura da ata.

15.3 - Os recursos e contra razões de recurso e a impugnação do Edital, deverão ser dirigidos à Presidência da Comissão de Seleção ou de Julgamento e protocolados junto ao Protocolo Geral, localizado na sede da Prefeitura Municipal de Vitória, na Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1927, Bento Ferreira, Vitória/ES,Térreo, em dias úteis, no horário das 8h às 17h.

15.4 - Os pedidos de informações ou esclarecimentos deverão ser dirigidos e protocolados na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Doutor Arlindo Sodré, n.º 485, bairro Itararé, Vitória/ES.

15.5 - Quaisquer informações, esclarecimentos ou dados fornecidos por telefone ou verbalmente por servidores deste Município, inclusive membros da Comissão de Seleção ou de Julgamento, não serão considerados e nem aceitos como argumentos para reclamações, impugnações ou reivindicações por parte das organizações.

15.6 - É vedada a organização participante do Chamamento Público a utilização de recurso ou impugnação como expediente protelatório ou que vise tumultuar o procedimento do chamamento público. Identificado tal comportamento poderá o Presidente da Comissão de Seleção, ou se for o caso, a Autoridade superior, arquivar sumariamente os expedientes.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

16 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1 - O Município de Vitória reserva-se ao direito de anular ou revogar o presente chamamento público, nos casos previstos no Edital, no todo ou em parte, por Conveniência Administrativa, Técnica ou Financeira, sem que disso caiba aos concorrentes o direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza;

16.2 - O órgão demandante reserva-se ao direito de solicitar novos documentos ou esclarecimentos que entender necessários para proceder ao julgamento deste chamamento público, bem como revogar a mesma, no todo ou em parte, por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta e devendo anulá-la por ilegalidade;

16.3 - A homologação do Chamamento Público não gera direito para a OSC à celebração da parceria;

16.4 - A organização deverá observar os prazos estipulados no Edital;

16.5 - Todos os atos relacionados ao julgamento da habilitação e proposta, recursos administrativos, bem como todas as demais decisões referentes a este chamamento público, serão comunicados às organizações mediante publicação no Diário Oficial do Município de Vitória;

16.6 - As notificações relacionadas à interposição de recursos serão encaminhadas através dos endereços eletrônicos indicados pelas organizações quando do credenciamento e constantes nas etiquetas dos envelopes de habilitação e proposta;

16.7 - A apresentação de proposta atesta que a organização tomou conhecimento e aceitou todas as regras do presente Edital;

16.8 - Nos casos de omissão do presente Edital, prevalecerão os termos da Lei 13.019/2014 e suas alterações, bem como oManual de Gestão de Parcerias Voluntárias Envolvendo Ou Não Repasse de Recursos Financeiros.

Vitória, Estado do Espírito Santo, 08 de março de 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ANEXO I

MODELO – CREDENCIAMENTO AO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº /ANO

(Apresentar fora dos demais envelopes de proposta e habilitação)

Por este instrumento solicitamos o credenciamento da Organização da Sociedade Civil ......................................................................., para participar do chamamento público acima referenciado, neste evento representada por (nome/identidade/CPF).......................................................................................... ...........................................................................ou procuração anexa, na qualidade de REPRESENTANTE LEGAL, outorgando-lhe poderes para pronunciar-se em nome da outorgante, visando formular propostas e lances verbais, negociar preços, declarar a intenção de interposição de recurso, renunciar ao direito de interpor recursos e praticar todos os demais atos inerentes ao certame.

Local/Data

_____________________________________ Carimbo e Assinatura

OBS.: Documentos a serem apresentados: (1) Ato constitutivo (estatuto ou contrato social em vigor);(2) O credenciado deverá apresentar documento de identidade

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ANEXO II

MODELO – PROPOSTA AO CHAMAMENTO PÚBLICO Nº /ANO NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

CNPJ

ENDEREÇO COMPLETO

FONE/FAX DA EMPRESA

FONE/CELULAR DO REPRESENTANTE LEGAL

BANCO AGÊNCIA CONTA CORRENTE

A presente proposta tem como objeto a PARCERIA DE________________________ no Município de Vitória, e demais especificações constantes do edital de Chamamento Público nº /ANO.

VALOR PROPOSTO (R$) Valor proposto por extenso

ANEXAR A ESTA PROPOSTA PLANILHA DE PREÇOS E CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO.

_____________________________________________________

IDENTIFICAÇÃO E ASSINATURA DO RESPONSÁVEL TÉCNICO

a) Validade da proposta: mínimo 60 (sessenta) dias as contar da entrega dos envelopes. b) Prazo e local para realização dos serviços: conforme estabelecido no edital. c) Concordo com todas as exigências do Edital.

______________________________________________________________ Nome completo e Assinatura do responsável legal e carimbo da Empresa

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ANEXO III

MODELO - DECLARAÇÃO DE QUE ATENDE AO ART. 7º, INCISO XXXIII, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

_____________________________________, (nome da Organização da Sociedade Civil), com sede na ________________________________(endereço da OSC), CNPJ ______________________________, por seu representante legal infraassinado, e em atenção a norma contida no art. 7º, inciso XXXIII, da Constituição da República, declara de que não possui em seu quadro de pessoal, empregado(s) menor(es) de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de 16 (dezesseis) anos em qualquer trabalho (exceto aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos.

Em,......... de .........................de 2017

_____________________________________________ Nome e assinatura do responsável (representante legal)

Carimbo da organização da sociedade civi

LOCAL/DATA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ANEXO IV

MODELO DE DECLARAÇÃO DE PARENTESCO

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Declarante: CPF: Cargo/Função:

Nome da Organização: CNPJ:

DECLARAÇÃO

Declaro, sob as penas da lei, para fins de participação em Chamamento Público, que a Organização da Sociedade Civil supra identificada:

( ) não possui dirigente membro de Poder ou do Ministério Público, ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública da esfera municipal na qual será celebrada a parceria, estendendo-se a vedação aos respectivos cônjuges ou companheiros, bem como parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau.

( ) possui membro/dirigente dirigente membro de Poder ou do Ministério Público, ou dirigente de órgão ou entidade da administração pública da esfera municipal na qual será celebrada a parceria, ou cônjuges ou companheiros, bem como parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau.

A seguir indicado (a):

Nome: Cargo: Órgão de Lotação: Grau de Parentesco:

_____________________________ Assinatura do Declarante da OSC:

Local: Data:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ANEXO V

MODELO DE DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS CONDICIONANTES LEGAIS

Eu, (Nome do dirigente), (Nacionalidade), (Estado Civil), Portador da Cédula de Identidade nº _____ e do CPF nº _____, residente e domiciliado em (Endereço do dirigente), DECLARO, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL e ADMINISTRATIVA, nos termos da legislação vigente, FICANDO RESPONSÁVEL PELA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS, que o (a) (Nome da organização), com sede em (endereço completo), inscrita no CNPJ sob o nº_____________:

a) Não está inadimplente com prestação de contas relativas a recursos anteriormente recebidos das Administrações Públicas Federal, Estadual ou Municipal.

b) Assume o dever de receber, aplicar e prestar contas dos recursos recebidos através de parceria publica com o Município de Vitória, bem como os da devida contrapartida, na forma da legislação vigente.

c) Não se encontra em mora e nem em débito junto a qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal.

d) Declara que os preços expressos no projeto destinado a (inserir objeto do projeto) estão compatíveis com os praticados no mercado local/regional. e) Declara que, caso adquira equipamentos e materiais permanentes com recursos provenientes da celebração da parceria, o bem será gravado com cláusula de inalienabilidade, e ela deverá formalizar promessa de transferência da propriedade à administração pública, na hipótese de sua extinção.

f) Observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, da boa-fé, da probidade, da economicidade, da isonomia, e da razoabilidade na aplicação dos recursos.

g) Publicará, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exercício fiscal, o relatório de atividades e demonstrações financeiras da entidade, incluídas as certidões negativas de débitos com a Previdência Social e com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, colocando-os à disposição para exame de qualquer cidadão.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

h) Divulgará na internet e em locais visíveis de suas sedes sociais e dos estabelecimentos em que exerça suas ações todas as parcerias celebradas com a administração pública.

i) Manterá e movimentará os recursos na conta bancária específica da parceria em instituição financeira oficial. j) Não possui entre seus dirigentes, pessoas:

1. Cujas contas relativas a parcerias tenham sido julgadas irregulares ou rejeitadas por Tribunal ou Conselho de Contas de qualquer esfera da Federação, em decisão irrecorrível, nos últimos 8 (oito) anos;

2. Julgada responsável por falta grave e inabilitada para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança, enquanto durar a inabilitação;

3. Considerada responsável por ato de improbidade, enquanto durarem os prazos estabelecidos nos incisos I, II e III do art. 12 da Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992.

________________________________ Nome e Assinatura do Dirigente da OSC Local e Data

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ANEXO VI

MINUTA DO INSTRUMENTO DE PARCERIA

TERMO DE COLABORAÇÃO nº ......../............ PROCESSO nº...............................

Termo Colaboração que entre si celebram o Município de Vitória através da Secretaria Municipal de Educação e .................................

O MUNICÍPIO DE VITÓRIA, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua Doutor Arlindo Sodré, n.º 485, Itararé, Vitória/ES, CEP 29.047-500, CNPJ n.º 27.142.058/0009-83, neste ato representado pela Secretária de Educação ADRIANA SPERANDIO, brasileira, casada, pedagoga, portadora da CI nº 744.343 – SSP/ES e CPF nº 840.960.127-34 adiante denominado MUNICÍPIO e de outro lado...................................., entidade civil sem fins lucrativos, sediada à (endereço completo)............................................., inscrita no CNPJ sob o nº ....................................., neste ato representada pelo seu presidente (nome completo)............................................., portador da carteira de identidade nº ........................................... e inscrito no CPF/MF sob o nº............................................, residente à.......................................(endereço completo), doravante denominada ENTIDADE, resolvem celebrar o presente Termo de Cooperação em regime de mútua colaboração e em conformidade com o Plano de Trabalho e demais peças constantes do Processo Administrativo nº .........................................., sob a égide da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014 e suas alterações. CLAUSULA PRIMEIRA: DO OBJETO

1 - Este ajuste tem por objeto o atendimento dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino com a finalidade de ofertar Educação Integral em Jornada Ampliada, em conformidade com o Plano de Trabalho aprovado.

CLÁUSULA SEGUNDA: DAS OBRIGAÇÕES

2.1 - Do Município:

2.1.1 - Repassar recursos financeiros para implantação e manutenção do projeto, conforme Plano de Trabalho;

2.1.2 - Acompanhar, orientar, supervisionar, avaliar e fiscalizar as atividades desenvolvidas e a execução do presente Termo de Colaboração, assegurando o alcance do objeto definido na cláusula primeira;

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

2.1.3 - Examinar e deliberar, quando proposta, a excepcional reformulação do Plano de Trabalho;

2.1.4 - Examinar as prestações de contas;

2.1.5 – Assumir ou transferir a responsabilidade pela execução do objeto, no caso de paralisação, de modo a evitar sua descontinuidade;

2.1.6 – Solucionar administrativamente, junto a assessoria jurídica, as dúvidas decorrentes da execução da parceria.

2.2 - Da Entidade:

2.2.1 - Cumprir fielmente o plano de trabalho, as metas e o objeto pactuado; 2.2.2 - Executar diretamente o objeto pactuado em consonância com as diretrizes técnicas e programáticas do Município;

2.2.3 - Manter cadastros atualizados dos usuários, bem como quaisquer outros registros, de modo a permitir o acompanhamento, a supervisão e o controle dos serviços;

2.2.4 - Assegurar ao Município as condições necessárias ao acompanhamento, à supervisão, ao controle e à fiscalização da execução do objeto pactuado, permitindo o livre acesso dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, da Controladoria Geral do Município e do Tribunal de Contas, a qualquer tempo e lugar, a todos os atos e fatos relacionados direta e indiretamente com o ajuste pactuado, quando no desempenho das atividades de acompanhamento e controle;

2.2.5 - Arcar com o pagamento de toda e qualquer despesa excedente aos recursos transferidos pelo Município;

2.2.6 - Manter atualizada a escrituração contábil específica dos atos e fatos relativos aos recursos recebidos; 2.2.7- Responsabilizar-se pelo pagamento dos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais relacionados à execução do objeto previsto no Termo de Colaboração, não implicando responsabilidade solidária ou subsidiária do Município a inadimplência da organização da sociedade civil em relação ao referido pagamento, os ônus incidentes sobre o objeto da parceria ou os danos decorrentes de restrição à sua execução;

2.2.8 - Utilizar corretamente os recursos recebidos, que não poderão ser destinados a quaisquer outros fins, que não estejam estabelecidos na cláusula primeira deste Termo de Colaboração e no Plano de Trabalho, sob pena de rescisão deste instrumento e responsabilização de seus dirigentes, prepostos ou sucessores;

2.2.9 - Responsabilizar-se pela guarda, manutenção e preservação do patrimônio oriundo

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

deste Termo de Colaboração;

2.2.10 - Obter aprovação formal do Município para remanejar recursos entre os itens previstos no Plano de Trabalho e que se configure como real necessidade para a garantia dos trabalhos;

2.2.11 - Encaminhar ao Município a prestação de contas dos recursos recebidos e relatórios de atendimento;

2.2.12 - Encaminhar ao Município, ao término do Termo de Colaboração, relatório final das atividades desenvolvidas;

2.2.13 - Divulgar o nome e o brasão do Município de Vitória nos espaços, eventos e produtos relacionados ao objeto deste ajuste; 2.2.14 – Responsabilizar-se pelo gerenciamento administrativo e financeiro dos recursos recebidos, inclusive no que diz respeito às despesas de custeio, de investimento e de pessoal;

2.2.15 - Manter em arquivo pelo prazo de dez anos, contados da data de aprovação da prestação contas pelo Município, os documentos e os registros contábeis deste Termo de Colaboração;

2.2.16 – Comunicar ao Município em até sessenta dias a assinatura do termo de atuação em rede, se for o caso.

CLÁUSULA TERCEIRA: DA CONTRAPARTIDA

3.1 - Não há contrapartida financeira neste instrumento de parceria. CLÁUSULA QUARTA: DAS VEDAÇÕES E DA FORMA DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS

4.1 - As parcerias deverão ser executadas com estrita observância das cláusulas pactuadas, sendo vedado:

4.1.1 – Utilizar recursos para finalidade alheia ao objeto da parceria;

4.1.2 - Pagar, a qualquer título, servidor ou empregado público com recursos vinculados à parceria, salvo nas hipóteses previstas em lei específica e na lei de diretrizes orçamentárias. CLÁUSULA QUINTA: DO VALOR / DA CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA DESPESA / DA FORMA DE UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS

5.1 - O valor global do presente Termo de Colaboração é de R$................... (escrever valor por extenso), a ser repassado em conformidade com o cronograma de desembolso previsto no Plano de Trabalho.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

5.2 - Os recursos para atender as despesas decorrentes do presente Termo de Colaboração correrão pelas dotações orçamentárias: 14.01.12.365.0007.1.0055, no elemento de despesa: 3.3.50.43.00 e 14.01.12.122.0033.2.0305, na modalidade de aplicação 3.3.50, na Fonte de Recurso: 1.000.0002.

5.3 - Os recursos recebidos em decorrência da parceria serão depositados em conta corrente específica isenta de tarifa bancária na instituição financeira pública determinada pela administração pública.

5.4 - Os rendimentos de ativos financeiros serão aplicados no objeto da parceria, estando sujeitos às mesmas condições de prestação de contas exigidas para os recursos transferidos.

5.5 - A utilização dos recursos para alteração de quantidades ou aquisições de novos itens deverão ser previamente aprovadas pela concedente, com reformulação do Plano de Trabalho. 5.6 - A Entidade fica obrigada a recolher à conta do Município o valor correspondente a rendimentos de aplicação no mercado, referente ao período compreendido entre a liberação do recurso e sua utilização, quando não comprovar o seu emprego na consecução do objeto ainda que não tenha feito aplicação.

5.7 - São expressamente proibidas quaisquer transferências dos recursos financeiros recebidos para outras realizações, devendo sua aplicação ocorrer, exclusivamente, nas despesas previstas no presente ajuste. CLÁUSULA SEXTA – DO PLANO DE TRABALHO

6.1 - O Plano de Trabalho aprovado é parte integrante deste Termo de Colaboração, independentemente de transcrição.

6.2 - A reformulação do Plano de Trabalho poderá ser requerida formalmente pela Entidade ao Município, até 30 (trinta) dias antes do término do prazo estabelecido para a execução do objeto do Termo de Colaboração, condicionada sua aprovação pelo ordenador de despesa.

6.3 - Poderão ser pagas com recursos vinculados à parceria, desde que aprovadas no plano de trabalho, as despesas com: 6.3.1 - Remuneração da equipe encarregada da execução do plano de trabalho, inclusive de pessoal próprio da organização da sociedade civil, durante a vigência da parceria, compreendendo as despesas com pagamentos de impostos, contribuições sociais, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, férias, décimo terceiro salário, salários proporcionais, verbas rescisórias e demais encargos sociais e trabalhistas;

6.3.2 - Diárias referentes a deslocamento, hospedagem e alimentação nos casos em que a execução do objeto da parceria assim o exija;

6.3.3 - Custos indiretos necessários à execução do objeto, seja qual for a proporção em

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

relação ao valor total da parceria;

6.3.4 - Aquisição de equipamentos e materiais permanentes essenciais à consecução do objeto e serviços de adequação de espaço físico, desde que necessários à instalação dos referidos equipamentos e materiais.

6.4 - A inadimplência da administração pública não transfere à organização da sociedade civil a responsabilidade pelo pagamento de obrigações vinculadas à parceria com recursos próprios.

6.5 - A inadimplência da organização da sociedade civil em decorrência de atrasos na liberação de repasses relacionados à parceria não poderá acarretar restrições à liberação de parcelas subsequentes.

6.6 - O pagamento de remuneração da equipe contratada pela organização da sociedade civil com recursos da parceria não gera vínculo trabalhista com o poder público. CLÁUSULA SÉTIMA – DA LIBERAÇÃO DOS RECURSOS

7.1 - As parcelas dos recursos transferidos no âmbito da parceria serão liberadas em estrita conformidade com o respectivo cronograma de desembolso, exceto nos casos a seguir, nos quais ficarão retidas até o saneamento das impropriedades:

7.1.1 quando houver evidências de irregularidade na aplicação de parcela anteriormente recebida;

7.1.2 - quando constatado desvio de finalidade na aplicação dos recursos ou o inadimplemento da organização da sociedade civil em relação a obrigações estabelecidas no termo de colaboração ou de fomento;

7.1.3 - quando a organização da sociedade civil deixar de adotar sem justificativa suficiente as medidas saneadoras apontadas pela administração pública ou pelos órgãos de controle interno ou externo.

7.2 - Nas parcerias cuja duração exceda um ano, é obrigatória a prestação de contas ao término de cada exercício.

7.3 - A administração pública deverá viabilizar o acompanhamento pela internet dos processos de liberação de recursos referentes às parcerias celebradas nos termos desta Lei.

CLÁUSULA OITAVA - DA COMPROVAÇÃO DA EXECUÇÃO DA DESPESA

8.1 - As despesas serão comprovadas mediante documentos originais fiscais ou em cópia reprográfica autenticada por cartório ou por servidor municipal.

8.2 - Os comprovantes de despesas deverão ser emitidos em nome da OSC e não podem possuir data anterior ao período de vigência do ajuste.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

8.3 - A comprovação de despesas de bens permanentes adquiridos, construídos ou produzidos, deverá estar acompanhada de fotografias que permitam a sua visualização e identificação, no caso de bens móveis.

8.4 - Os pagamentos deverão ser realizados mediante crédito na conta bancária de titularidade dos fornecedores e prestadores de serviços.

CLÁUSULA NONA – DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

9.1 – A prestação de contas apresentada pela OSC, a ser inserida em plataforma eletrônica, deverá conter elementos que permitam ao gestor da parceria avaliar o andamento ou concluir que o seu objeto foi executado conforme pactuado, com a descrição pormenorizada das atividades realizadas e a comprovação do alcance das metas e dos resultados esperados, até o período de que trata a prestação de contas.

9.2 - Na hipótese de atuação em rede, caberá à organização da sociedade civil celebrante apresentar a prestação de contas, inclusive no que se refere às ações executadas pelas organizações da sociedade civil executantes e não celebrantes. 9.3 - A Entidade ficará sujeita a apresentar prestação de contas parcial do total dos recursos recebidos, por meio de ofício, devidamente protocolado no Serviço de Protocolo Geral da PMV, constituída de relatório de cumprimento do objeto, acompanhada de:

9.3.1 – Ofício de encaminhamento;

9.3.2 - Relatório de execução do objeto, elaborado pela organização da sociedade civil, contendo as atividades ou projetos desenvolvidos para o cumprimento do objeto e o comparativo de metas propostas com os resultados alcançados;

9.3.3 – Relatório de Atendimento;

9.3.4 - Relatório de execução financeira do termo de colaboração ou do termo de fomento, com a descrição das despesas e receitas efetivamente realizadas e sua vinculação com a execução do objeto, na hipótese de descumprimento de metas e resultados estabelecidos no plano de trabalho;

9.3.5 - Demonstrativo da execução da receita e despesa, evidenciando os recursos recebidos em transferências, a contrapartida econômico-financeira, os rendimentos auferidos da aplicação dos recursos no mercado financeiro, quando for o caso e os saldos; 9.3.6 - Relatório de visita técnica in loco eventualmente realizada durante a execução da parceria;

9.3.7 - Relatório técnico de monitoramento e avaliação, homologado pela comissão de monitoramento e avaliação designada, sobre a conformidade do cumprimento do objeto e os resultados alcançados durante a execução do termo de colaboração ou de fomento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

9.3.8 - Relação de pagamentos;

9.3.9 - Relação de bens (adquiridos, produzidos ou construídos);

9.3.10 - Extrato da conta bancária específica do período do recebimento da parcela até o último pagamento e conciliação bancária, quando for o caso;

9.3.11 – Extrato de aplicação financeira, se houver;

9.3.12 – Cópia dos comprovantes de todas as despesas realizadas (nota fiscal, fatura, recibo, DARF) e dos respectivos documentos de pagamento;

9.3.13 – Cópia do termo de aceitação definitiva da obra, quando o instrumento objetivar a execução de obra ou serviço de engenharia;

9.3.14 – Comprovante de recolhimento do saldo de recursos, à conta indicada pelo concedente, através de Documento de Arrecadação Municipal – DAM;

9.3.15 - Cópia do despacho adjudicatório e homologação das licitações realizadas ou justificadas para sua dispensa ou inexigibilidade, com o respectivo embasamento legal, quando a Entidade pertencer à Administração Pública; 9.3.16 – Comprovante de recolhimento dos encargos sociais e fiscais de obrigação do beneficiário incidentes sobre pagamentos efetuados com recursos repassados pelo Município; 9.4 - Por ocasião da conclusão, denúncia, rescisão ou extinção da parceria, os saldos financeiros remanescentes, inclusive os provenientes das receitas obtidas das aplicações financeiras realizadas, serão devolvidos à administração pública, através de Documento de Arrecadação Municipal – DAM, no prazo improrrogável de trinta dias, sob pena de imediata instauração de tomada de contas especial do responsável, providenciada pela autoridade competente da administração pública;

9.5 - As parcelas dos recursos transferidos no âmbito da parceria serão liberadas em estrita conformidade com o respectivo cronograma de desembolso, exceto nos casos a seguir, nos quais ficarão retidas até o saneamento das impropriedades:

9.5.1 – Quando houver evidências de irregularidade na aplicação de parcela anteriormente recebida;

9.5.2 – Quando constatado desvio de finalidade na aplicação dos recursos ou o inadimplemento da organização da sociedade civil em relação a obrigações estabelecidas no termo de colaboração ou de fomento;

9.5.3 – Quando a organização da sociedade civil deixar de adotar sem justificativa suficiente as medidas saneadoras apontadas pela administração pública ou pelos órgãos de controle interno ou externo.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

9.6 – A organização da sociedade civil prestará contas da boa e regular aplicação dos recursos recebidos no prazo de até noventa dias a partir do término da vigência da parceria ou no final de cada exercício, se a duração da parceria exceder um ano.

CLÁUSULA DÉCIMA – DA VIGÊNCIA

10.1- A vigência deste ajuste será de (........) dias / meses, contado a partir de sua assinatura, compreendendo a execução do objeto a ser realizado no período de xx/xx/20xx à 31/12/2017.

10.2 - O Termo de Colaboração poderá ser prorrogado por conveniência técnica ou administrativa, mediante a celebração de Termo Aditivo. Para tanto, a Entidade deverá formalizar o pedido de prorrogação ao Município, devidamente justificado e no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes do encerramento da vigência.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DA RESCISÃO OU DENÚNCIA

11.1 - O presente Termo de Colaboração será rescindido pelo Município, automaticamente, por inadimplência de quaisquer de suas cláusulas e condições, independentemente de aviso, ou de interpelação judicial ou extrajudicial.

11.2 - Os partícipes possuem a faculdade de denunciar ou rescindir o Termo de Colaboração a qualquer tempo, com as respectivas condições, sanções e delimitações claras de responsabilidades, além da estipulação de prazo mínimo de antecedência para a publicidade dessa intenção, que não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias. 11.3 - Por ocasião da denúncia ou rescisão da parceria, os saldos financeiros remanescentes, inclusive os provenientes das receitas obtidas das aplicações financeiras realizadas, serão devolvidos à administração pública, através de Documento de Arrecadação Municipal – DAM, no prazo improrrogável de trinta dias, sob pena de imediata instauração de tomada de contas especial do responsável, providenciada pela autoridade competente da administração pública; CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA RESTITUIÇÃO 12.1 A Entidade deverá restituir ao Município o valor transferido ou repassado atualizado monetariamente, desde a data do recebimento, acrescido de juros legais, nos seguintes casos:

12.1.1 - Quando não for executado o objeto da avença;

12.1.2 - Quando não for apresentada, injustificadamente, no prazo estabelecido, a prestação de contas parcial ou final;

12.1.3 - Quando os recursos forem utilizados em finalidade diversa da estabelecida no ajuste.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DA PRORROGAÇÃO “DE OFÍCIO”

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

13.1- A prorrogação de ofício da vigência do instrumento deve ser feita pela administração pública, antes do seu término, quando ela der causa a atraso na liberação dos recursos, limitada ao exato período do atraso verificado.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA – DA PRERROGATIVA DO MUNICÍPIO

14.1 – O Município possui a prerrogativa atribuída à administração pública para assumir ou transferir a responsabilidade pela execução do objeto, no caso de paralisação, de modo a evitar sua descontinuidade;

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DA PUBLICAÇÃO

15.1 - O presente Termo de Colaboração será devidamente publicado no órgão de imprensa oficial do Município de Vitória;

15.2 - O Termo de Colaboração somente produzirá efeito jurídico após a publicação do respectivo extrato no meio oficial de publicidade do Município.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA – DOS BENS ADQUIRIDOS, PRODUZIDOS, TRANSFORMADOS OU CONSTRUÍDOS

16.1 - Os bens materiais adquiridos, produzidos, transformados ou construídos com os recursos oriundos deste Termo de Colaboração serão de propriedade do Município ao final de sua vigência.

16.2 - Os equipamentos e materiais permanentes adquiridos com recursos provenientes da celebração da parceria serão gravados com cláusula de inalienabilidade, devendo a OSC formalizar promessa de transferência da propriedade ao Município, na hipótese de sua extinção. 16.3 - É vedada a utilização ou o armazenamento de bens permanentes, adquiridos, construídos ou produzidos durante a vigência da parceria, em locais inadequados ou sujeitá-los à destruição, perecimento ou deterioração.

16.4 - Os bens móveis e imóveis deverão ser mantidos em perfeito estado de conservação e funcionamento, correndo às custas do beneficiado toda e qualquer despesa neste sentido. 16.5 - Em caso de roubo, furto, posse indevida ou evento que possa ser caracterizado como de força maior ou excludente de responsabilidade, atingindo os bens móveis e imóveis a OSC deverá:

16.5.1 - Comunicar, imediatamente e por escrito, para conhecimento da Administração Municipal, o detalhamento do ocorrido e as medidas cabíveis tomadas, como por exemplo: a comunicação do fato à autoridade policial (Boletim de Ocorrência – B.O.), as medidas de defesa da posse, medidas administrativas e judiciais;

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA – DA GESTÃO/FISCALIZAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

17.1 - Fica o Servidor (.....................), cargo (.......................), matrícula n.º (................), lotado na (Secretaria/Setor), designado Gestor deste instrumento.

17.2 - Fica o Servidor (.....................), cargo (.......................), matrícula n.º (................), lotado na (Secretaria/Setor), designado Fiscal deste instrumento.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - DA RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA OU SUBSIDIÁRIA

8.1 – A OSC possui responsabilidade exclusiva pelo pagamento dos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais relacionados à execução do objeto previsto no presente termo, não implicando responsabilidade solidária ou subsidiária do Município na inadimplência da OSC em relação ao referido pagamento.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA – DO FORO 9.1 - É competente para dirimir qualquer dúvida resultante do presente ajuste o Foro da Cidade de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo. E por estarem de pleno acordo, firmam o presente instrumento em 03 (três) vias de igual teor e forma, perante as testemunhas abaixo nomeadas.

Vitória (ES), de de 2017

Adriana SperandioSecretaria Municipal de Educação

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Testemunhas:

1 - __________________________________________ CPF: _________________________

2 - __________________________________________ CPF: _________________________

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PLANO DE TRABALHO (proposta)

(Este modelo pode ser adaptado as especificidades do projeto)

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Enviado para:

Data:

Valor:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

1. DADOS CADASTRAIS

1.1 – DA ENTIDADE Nome da Entidade CNPJ

Endereço (rua, avenida, número, complemento, bairro)

Cidade UF CEP Estado

DDD Telefone Celular

E-mail

Site

1.2 – DADOS BANCÁRIOS Banco Agência Conta Corrente Praça de Pagamento

1.3 – DO RESPONSÁVEL PELA ENTIDADENome completo

Nº CPF Nº RG/ Órgão Expedidor

Endereço (rua, avenida, número, complemento, bairro)

Cidade/Estado UF CEP

E-mail Telefone Celular

Cargo Eleito em: Vencimento do Mandato:

1.4 – DA DIRETORIANome completo Cargo

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

1.5 – DO CORPO TÉCNICONome completo Cargo

1.6 – DO CONSELHO FISCALNome completo Cargo

2. DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO

2.1 – TÍTULO DO PROJETO Período de Execução

Educação Integral Início

0X/04/2017

Término 31/12/2017

2.2 – OBJETO DA PARCERIAAtendimento aos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino com a finalidade de

ofertar Educação Integral em Jornada Ampliada no bairro São Benedito.

2.3 – OBJETIVO GERALPromover ações educativas, para estudantes matriculados nas Unidades de Ensino de Educação

Infantil e de Ensino Fundamental da Rede municipal de Vitória, articuladas às atividades

curriculares realizadas nos espaços escolares contribuindo para a efetividade e enriquecimento

do processo de aprendizagem.

2.4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS1. Garantir aos estudantes acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação do

conhecimento e aprendizagens;

2. Articular ações pedagógicas com as Unidades de Ensino em que os estudantes estão

matriculados.

3. Realizar ações de fortalecimento de vínculos entre os estudantes, família e a comunidade;

4. Possibilitar ambiente seguro e acolhedor aos estudantes na perspectiva de valorização da vida

e formação para a cidadania;

5. Promover situações de formação integral dos estudantes desenvolvendo estratégias

pedagógicas que contemplem linguagem oral/escrita, plástica, corporal, musical, jogos,

brincadeiras e atividades socioculturais ;

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

6. Garantir atividades de higienização e alimentação saudável dos estudantes considerando a

idissociabilidade entre cuidar e educar;

7. Articular e integrar ações educativas aos programas/projetos e serviços da cidade que atendam

aos objetivos da educação integral com jornada ampliada;

8. Elaborar e desenvolver atividades pedagógicas com o objetivo de ampliar o universo

conceitual e cultural dos estudantes;

9. Desenvolver encontros com as famílias dos estudantes (reuniões, palestras, oficinas,

capacitações) com carater socioeducativo;

10. Organizar atividades que oportunizem a participação da família no sentido de implementar,

acompanhar e avaliar as ações da educação integral com jornada ampliada.

2.5. APRESENTAÇÃOA educação em tempo integral objetiva ao desenvolvimento de propostas pedagógicas que

contemplem o processo educativo num sentido amplo que se expande para as múltiplas

dimensões humanas de modo a promover o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de

experiências pedagógicas que oportunizem a ampliação da aprendizagem e o exercício da

cidadania. Pressupões uma organização curricular constituída a partir das diferentes

experimentações, por meio dos processos formativos, planejamentos com os profissionais e

potencialização das experiências vivenciadas pelos estudantes.

Afirma-se a perspectiva da aprendizagem por meio do trabalho educativo que contribua para o

acesso dos estudantes aos conhecimentos e experiências vivenciadas com múltiplas linguagens e

organizadas em diferentes tempos e espaços.

2.6 – JUSTIFICATIVAPor decorrência da limitação dos espaços físicos das unidades de ensino que atendem aos

estudantes e ao alto índice de vulnerabilidade e risco social, verificou-se a necessidade de ofertar

atividades em tempo integral fora do espaço escolar até que as unidades de ensino tenham

condições para esse atendimento. Além disso, considera-se demanda importante o atendimento

de Educação Integral em Jornada Ampliada aos estudantes da região administrativa de Maruípe,

considerando as especificidades regional e do público atendido.

Cabe ressaltar que a prefeitura de Vitória prioriza que o atendimento educacional seja realizado

em Unidades de Ensino, por ser inerente à sua função social, entretanto, ainda se faz necessário

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

um espaço alternativo complementar para atendimento aos estudantes, uma vez que as unidades

de ensino localizadas na região não dispõem de espaço suficiente para atendimento da demanda

de Educação Integral em Jornada Ampliada, por ainda estarem em processo de conclusão da

CMEI Teodoro Faé, bem como a ampliação da EMEF Paulo Roberto Vieira Gomes.

Ressalta-se a importância de que o trabalho desenvolvido mantenha uma articulação permanente

com as Unidades de Ensino em que os estudantes estão matriculadas, no sentido de garantir a

continuidade e complementariedade do trabalho pedagógico, em conformidade com as diretrizes

curriculares desta Secretaria Municipal de Educação (SEME).

2.7 – PÚBLICO ALVO/ BENEFICIÁRIOSSerá atendido o quantitativo de 140 (cento e quarenta) estudantes regularmente matriculados nas

Unidades de Ensino localizadas na região administrativa de Maruípe.

2.8 – ÀREA DE ABRANGÊNCIAO local onde acontecerá o atendimento aos estudantes deverá permitir o desenvolvimento de

atividades pedagógicas, ser de fácil acesso, com acessibilidade para pessoas com deficiência

e/ou mobilidade reduzida e que com as seguintes características:

04 (quatro) salas de aula;

* refeitório;

* cozinha;

* pátio;

* banheiros para crianças e adolescentes com sanitários adequados e acessíveis;

* recepção

* secretaria.

Os espaços físicos sujeitar-se-ão a parecer favorável da Secretaria Municipal de Educação

quanto a conformidade de atendimento aos estudantes.

2.9 – METODOLOGIAAs atividades educacionais com os estudantes serão desenvolvidas em conformidade com a

Política de Educação Integral atendendo aos pressupostos metodológicos descritos nos

documentos curriculares do município.

A coordenação das atividades deverá ser realizada por pedagogo/a, por meio de gestão

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

compartilhada entre representantes da SEME e representantes da Organização.

O pedagogo/a será responsável pelo acompanhamento técnico, sistemático e continuado das

ações educativas, por meio de reuniões, relatórios avaliativos e registros das atividades e

informações pertinentes, coletadas no decorrer das atividades desenvolvidas em regime de

colaboração com assessoria técnica da SEME.

O trabalho desenvolvido com as famílias/responsáveis será efetuado através de reuniões,

atendimentos, palestras e oficinas educativas. Poderão ser implementadas também parcerias

visando ações de capacitação em cursos de interesse de famílias/responsáveis com intuito de

gerar sustentabilidade e elevar a qualidade de vida do público destinatário.

As ações conjuntas SEME e Organização Não Governamental serão orientadas pelas seguintes

diretrizes:

* Conhecimento e aceitação, por ambas as partes, das condições e padrões definidos para o

desenvolvimento de atividades pedagógicas;

* O atendimento será realizado com 100% de gratuidade para os estudantes;

* Os estudantes serão atendidos de 2ª a 6ª feira, nos turnos matutino e/ou vespertino, conforme

calendário escolar instituído pela SEME;

* As atividades serão desenvolvidas no horário em conformidade com o Plano de Trabalho, não

podendo ter duração diária inferior a 4h e 30min.

* Qualquer mudança em relação ao atendimento dos estudantes e/ou necessárias alterações no

Plano de Trabalho, deverão ser comunicadas por meio de ofício, com pedido de autorização, a

ser endereçado à SEME/GAB, no prazo mínimo de 72 horas de antecedência, devendo a

Organização aguardar o retorno da possível autorização para execução do solicitado.

* O serviço de transporte dos estudantes para o horário intermediário entre os turnos percorrendo

o trajeto entre as Unidades Escolares e o espaço da ONG, será de responsabilidade da

Organização com recurso disponibilizado pela Secretaria de Educação.

2.10 – CAPACIDADE TÉCNICA E GERENCIAL/ QUALIFICAÇÃO EQUIPE TÉCNICA

DO QUADRO DE PESSOAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Equipe:1 Pedagogo – 40 h;

1 Assistente Administrativo – 40 h;

4 Educadores Sociais – 40 h;

1 Merendeira;

2 Auxiliares de Cozinha;

2 Porteiros;

2 Auxiliares de Serviços Gerais.

2 Estagiários para atendimento a crianças com deficiência, conforme demanda.

2.11 – DA AVALIAÇÃOO acompanhamento e avaliação ocorrerão ao longo de todo o processo, tendo em vista a

identificação de demandas e adequação das ações, para garantir o cumprimento do Plano de

Trabalho. Serão realizadas reuniões bimestrais com os profissionais da Organização e a equipe

técnica da SEME/PMV e reuniões trimestrais com os responsáveis pelos estudantes.

3. DA OBRIGAÇÃO DAS PARTES

a) Do Município:

1 - Repassar recursos financeiros para implantação e manutenção do atendimento,

conforme Plano de Trabalho;

2 - Acompanhar, orientar, supervisionar, avaliar e fiscalizar as atividades desenvolvidas e a

execução do presente Termo de Colaboração, assegurando o alcance do objeto definido;

3 - Examinar e deliberar, a excepcional reformulação do Plano de Trabalho, quando

proposta;

4 - Examinar as prestações de contas;

5 – Assumir ou transferir a responsabilidade pela execução do objeto, no caso de

paralisação, de modo a evitar sua descontinuidade;

6 – Solucionar administrativamente, junto à assessoria jurídica, as dúvidas decorrentes da

execução da parceria.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

b) Da Organização:

1 - Cumprir fielmente o plano de trabalho, as metas e o objeto pactuado;

2 - Executar diretamente o objeto pactuado em consonância com as diretrizes técnicas e

programáticas do Município;

3 - Manter cadastros atualizados dos estudantes, bem como quaisquer outros registros, de

modo a permitir o acompanhamento, a supervisão e o controle dos serviços;

4 - Assegurar ao Município as condições necessárias ao acompanhamento, à supervisão, ao

controle e à fiscalização da execução do objeto pactuado, permitindo o livre acesso dos

servidores da Secretaria Municipal de Educação, da Controladoria Geral do Município e do

Tribunal de Contas, a qualquer tempo e lugar, a todos os atos e fatos relacionados direta e

indiretamente com o ajuste pactuado, quando no desempenho das atividades de

acompanhamento e controle;

5 - Arcar com o pagamento de toda e qualquer despesa excedente aos recursos transferidos

pelo Município;

6 - Manter atualizada a escrituração contábil específica dos atos e fatos relativos aos

recursos recebidos;

7- Responsabilizar-se pelo pagamento dos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e

comerciais relacionados à execução do objeto previsto no Termo de Colaboração, não

implicando responsabilidade solidária ou subsidiária do Município, a inadimplência da

organização da sociedade civil em relação ao referido pagamento, os ônus incidentes sobre

o objeto da parceria ou os danos decorrentes de restrição à sua execução;

8 - Utilizar corretamente os recursos recebidos, que não poderão ser destinados a quaisquer

outros fins, que não estejam estabelecidos na cláusula primeira deste Termo de

Colaboração e no Plano de Trabalho, sob pena de rescisão deste instrumento e

responsabilização de seus dirigentes, prepostos ou sucessores;

9 - Responsabilizar-se pela guarda, manutenção e preservação do patrimônio oriundo deste

Termo de Colaboração;

10 - Obter aprovação formal do Município para remanejar recursos entre os itens previstos

no Plano de Trabalho e que se configure como real necessidade para a garantia dos

trabalhos;

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

11 - Encaminhar ao Município a prestação de contas dos recursos recebidos e relatórios de

atendimento;

12 - Encaminhar ao Município, ao término do Termo de Colaboração, relatório final das

atividades desenvolvidas;

13 - Divulgar o nome e o brasão do Município de Vitória nos espaços, eventos e produtos

relacionados ao objeto deste ajuste;

14 – Responsabilizar-se pelo gerenciamento administrativo e financeiro dos recursos

recebidos, inclusive no que diz respeito às despesas de custeio, de investimento e de

pessoal;

15 - Manter em arquivo pelo prazo de dez anos, contados da data de aprovação da

prestação contas pelo Município, os documentos e os registros contábeis deste Termo de

Colaboração;

16 – Comunicar ao Município em até sessenta dias a assinatura do termo de atuação em

rede, se for o caso.

4. METAS E ETAPAS

Indicador Físico Período de Execução Meta Etapa/Fase Especificação

Und Medida Qtde

Início

* Previsão Término

01

Educação Integral1.1 Contratação Pessoal Profissional 13 Abril/2017 Abril/20171.2 Seleção das crianças beneficiárias Alunos 140 Abril/2017 Abril/2017

1.3 Formaçãos para interação da equipe, organização e decoração do espaço Formação 1 Abril/2017 Abril/2017

1.4 Encontro com as famílias Encontros 8 Abril/2017 31/12/171.5 Atendimentos dos crianças Alunos 140 Abril/2017 31/12/17

1.6Formações com a equipe técnica, educadores e equipe da cozinha, limpeza e vigilância

Formações 3 Abril/2017 31/10/17

1.7 Reuniões periódicas com os pais/responsáveis Reuniões 4 Abril/2017 20/12/17

* As datas de início poderão ser alteradas de acordo com a necessidade.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

5. CRONOGRAMA FÍSICO DE EXECUÇÃO

Item Descrição Cód. Despesa Quant.

Estimativa de custosValor unitário

(R$)Valor mensal

total (R$)Valor Acumulado

(R$)

01Pessoal

Pedagogo - 40h

3.3.50.43.00

1Integrador Social - 40h 04Merendeira 1Auxiliar de Cozinha 2Auxiliar de Serviços Gerais 1Auxiliar de Serviços Gerais (banherista)

1

Assistente Administrativo 1Porteiro 2Estágiário 2

02Encargos

Custeio

Alimentação dos educandos 9 mesesMaterial de consumo e serviço de terceiros

2,5% do valor da parceria

Àgua, luz, gás, telefone, internet 4% do valor da parceria

Transporte escolar * Diárias(dias letivos)

* De acordo como o calendário escolar

6. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

Meta/mês Abr/Mai/Jun 2017 Jul/Ago/Set 2017 Out/Nov/Dez 2017 Total

140 crianças e familiares

7. PLANO DE APLICAÇÃO DOS RECURSOS (R$)

(A organização deverá apresentar uma planilha detalhada da aplicação do recurso)

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIAESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

8. DOS PRAZOS

O prazo de vigência da parceria será de: 0X de abril a 31 de dezembro de 2017

As contas serão prestadas em parcelas parciais (de acordo com o cronograma de desembolso)Os prazos para a entrega da prestação de contas devem obedecer ao disposto nos itens 17 e 18 do Manual da PMV

9. RESPONSÁVEL PELA PARCERIA

Pessoa responsável pela parceria dentro da organização: (nome completo)Telefone: Celular:

E-mail:RG/ órgão expedidor: CPF:

Cargo:Eleito em Vencimento do mandato:

10. DECLARAÇÃO

Na qualidade de representante legal desta organização, declaro para fins de prova junto a Prefeitura Municipal de Vitória, e sob as penas da lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência com o Tesouro Municipal ou qualquer Órgão ou Entidade da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal, que impeça a celebração da parceria, na forma deste Plano de Trabalho. Local e data

_________________________________________________Nome completo e Assinatura do responsável pela organização

11. APROVAÇÃO PELO CONCEDENTE

________________________ ____________________________ Local e Data Secretaria Municipal de Educação Adriana Sperandio