edições vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/livro_ano... ·...

88

Upload: others

Post on 06-Nov-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

1

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

Edições Vocacionistas2015

Page 2: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

2

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

ANO MISSIONÁRIO ARQUIDIOCESANO

Acolhendo a convocação do Papa Francisco para a realização do mês Missionário Extraordinário para a Igreja em todo o mundo, em sin-tonia com o sínodo da Amazônia e com a realização do 4º Congres-so Vocacional Nacional (Vocação e discernimento), com um olhar prioritário a nossa JUVENTUDE, assumimos a realização do Ano Missionário Arquidiocesano. “Somos convidados a confirmar a nos-sa identidade batismal como um encontro pessoal com Jesus Cris-to vivo: Ele envia-nos para sermos suas testemunhas no mundo.”Atentos às indicações da Congregação para a Evangelização dos po-vos nos comprometemos a viver este evento eclesial, não somen-te no Mês Missionário Extraordinário, mas em todo o ano de 2019.

IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃOMetas:Continuar promovendo a cultura do encontro através da formação perma-nente, preparando agentes para atuar nos meios de comunicação, nas uni-versidades, escolas, hospitais, tornando a Igreja Missionária e samaritana.

IGREJA: CASA DE INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃMetas:Investir na catequese permanente que suscite na juventude o sentido de pertença á Igreja, acompanhando os diversos grupos juvenis.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORALMetas:Promover o estudo da Sagrada Escritura, investindo no Método da leitura orante.

IGREJA: COMUNIDADE DE COMUNIDADESMetas:Fortalecer e valorizar a atuação dos organismos de comunhão e partici-pação eclesial (CEP,CPP, Conselho de Comunidades, Assembleias Pasto-rais), com espírito de diálogo e entre si e com a sociedade, fortalecendo as Pastorais do Dízimo e Vocacional.

IGREJA A SERVIÇO DA VIDAPLENA PARA TODOSMetas:Acompanhar e realizar com políticos, lideranças sindicais e comunitárias em vista da promoção do bem comum, apoiando as lutas em defesa da vida, dos direitos humanos e da cidadania plena para todos.

Page 3: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

3

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

ORAÇÃO INICIAL

Espaço celebrativo:A Bíblia em destaque, vela e se possível, sempre se reu-nirem em círculo, expressando aconchego e acolhimento.

Animador: Irmãos e irmãs, a paz esteja nesta casa e com cada membro desta família que nos acolhe para esse encontro de círculo bíblico. Todos: Amém!

Animador: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém!

Alguém do círculo bíblico: Neste início de encontro, gostaríamos de agradecer a vocês desta família por nos acolherem, mas acima de tudo por estarem abertos à Palavra de Deus.

Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)(Ou outro refrão a escolha do grupo)

Um membro da família: Que a Palavra de Deus tome conta de nós, abra o nosso coração e faça de todos nós verdadeiros irmãos e irmãs de Jesus.

Todos: “Fazemos comunhão construindo a unidade, é a nossa vocação servir a comunidade, com Cristo nosso irmão no sertão ou na cidade.”(Ou outro refrão a escolha do grupo)

Animador: Deus de bondade, que estejamos todos abertos à sua Palavra, às divinas inspirações. Ajudai-nos, por meio deste encontro de irmãos e ir-mãs, a sermos mais comprometidos com as causas do vosso Reino; ilumi-nai-nos no serviço à Igreja e a sociedade. Que não falte em nossas vidas o amor sincero e o cuidado fraterno para com todas as pessoas, em especial pelo mais necessitados.

Todos: Pai de bondade, em atenção à sua Palavra lançaremos as redes da missão a serviço do seu Reino.

Page 4: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

4

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

ORAÇÃO FINAL

Animador: Por mais um encontro ao redor da Palavra de Deus, elevemos nossos louvores à Santíssima Trindade:

Um adulto: Graças vos damosDeus Pai todo amoroso e cheio de bondade, por cada palavra dita a nós neste encontro de irmãos e irmãs.

Todos: “Toda palavra de vida é palavra de Deus, toda ação de liberdade é a di-vindade agindo entre nós, é a divindade agindo entre nós!”(Ou outro refrão a escolha do grupo)

Um jovem: Graças vos damos Deus Filho, pelo amor com que revela as Escri-turas para nós.

Todos: “Boa nova em nossa vida, Jesus semeou, o Evangelho em nosso peito é chama de amor.” (2x)(Ou outro refrão a escolha do grupo)

Uma criança: Graças vos damos Deus Espírito Santo pelas divinas inspirações e impulso missionário a vossa Igreja.

Todos: “Todo grito por justiça que sobe do chão é clamor e profecia que Deus anuncia para a conversão, que Deus pronuncia para a conversão.”(Ou outro refrão a escolha do grupo)

Um idoso: Louvado seja a Santíssima Trindade que nos reúne em seu amor, que nos encoraja na missão de servidores e servidoras do seu Reino.

Todos: “Boa nova em nossa vida, Jesus semeou, o Evangelho em nosso peito é chama de amor.” (2x)(Ou outro refrão a escolha do grupo)

Pai Nosso...Ave Maria...

Animador: Deus de ternura e bondade nos abençoe sempre em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Animador: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!Todos: Para sempre seja louvado!

Aviso: Onde será o próximo encontro? Não esquecer de deixar a Bíblia por uma semana na casa da família.

Page 5: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

5

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Espero que todas as comunidades se es-forcem por atuar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão.”(Papa Francisco)

Page 6: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

6

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

MARÇO/2019

“Espero que todas as comunidades se esforcem por atuar os meios neces-sários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão.”(Papa Francisco)

SUGESTÕES DE CÃNTICOS PARA O MÊS DE MARÇO

• ESTAREMOS AQUI REUNIDOSEstaremos aqui reunidoscomo estavam em Jerusalémpois só quando vivemos unidosé que o Espírito Santo nos vem.

Ninguém para esse vento passandoninguém vê, e ele sopra onde querforça igual têm o espírito quandofaz a Igreja de Cristo crescer.Feita de homens a igreja é divinapois o Espírito Santo a conduzcomo um fogo que aquece e iluminaque é pureza, que é vida, que é luz.

• DÁ-ME A PALAVRA CERTADá-me a palavra certa na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certaPalavra é como pedra preciosa sim quem sabe o valor cuida bem do que dizPalavra é como brasa queima até o fim quem sabe o que diz há de ser mais feliz

• ESTOU PENSANDO EM DEUSEstou pensando em Deus estou pensando no amor (bis)Tudo podia ser melhor se meu povo procurasse nos caminhos onde andas-se pensar mais no seu Senhor. Mas você fica esquecido e por isso falta o amor.Tudo seria bem melhor se o Natal não fosse um dia e se as mães fossem Maria, e se os pais fossem José e se a gente parecesse com Jesus de Na-zaré.

Page 7: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

7

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS6,39-45

BREVE REFLEXÃO“Tudo seria bem melhor... se a gente parecesse com Jesus de Nazaré... se meu povo procurasse nos caminhos onde andasse pensar mais no Seu Senhor, mas você fica esquecido e por isso falta o AMOR.”Assim canta o profeta Pe. Zezinho para nos ensinar que o segredo para SER O VERDA-DEIRO DISCIPULO DE JESUS É SER UM HOMEM BOM. Confirman-do o Evangelho que ora escutamos em que o próprio Jesus afirma que o discípulo bem instruído será como o seu mestre. Ou seja, uma árvore boa, um coração de ouro. Em suma, um homem bom.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – Dizem que o olhar é o espelho da alma. Como você tem olhado para si mesmo, para o irmão, para a vida? Com olhar terno, compassivo e solidá-rio? Ou acusador, apressado e egoísta?2 – Como você se define frente a essa Palavra? És um homem BOM ou de JUIZO PERVERTIDO?Que tipo de árvore é você? Boa ou má?3 – Que resposta você dá a Jesus neste dia de hoje? ELE que te chama a SER SEU VERDADEIRO DISCIPULO, A SER UM HOMEM BOM.

PRECESResp.: Quero ser bom, faz-me teu verdadeiro discípulo ó Jesus!1 - Pai de amor retira de mim e da minha família, todo e qualquer sinal de cegueira espiritual que nos impede de amar e perdoar, nós vos pedimos:2 - Jesus, nosso Mestre, ajuda-nos a progredir no caminho da salvação, forma-nos na escola da bondade e compaixão, nós vos pedimos:3 - Espírito Santo, fonte de toda força que vem do alto, água viva, rega o terreno do coração de cada membro da nossa família para que sejamos árvore boa, produzindo bons frutos de santidade e justiça, pedimos:

Page 8: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

8

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 4,1-13

BREVE REFLEXÃO“E não vou deixar meu Deus, e não vou mais repousar. E não vou mais me enganar, sem meu Deus não sei viver” (Pe. Zezinho). Jesus vitorioso, re-pleto e conduzido pelo Espírito Santo nos ensina claramente que sem Deus não podemos viver, sem Deus não conseguimos vencer o mal, as tenta-ções. Sem Deus é impossível fazer escolhas acertadas e justas. Amá-lo de todo o coração e só a ele prestar culto é condição primeira para afastarmos toda ação do maligno, para “esgotar” toda tentação e assim, sermos bem aventurados.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – No início do evangelho narra que Jesus estava repleto e conduzido pelo Espírito Santo durante 40 dias no deserto. O que você sabe sobre o Espírito Santo e como é o seu relacionamento com essa Terceira Pessoa da Santíssima Trindade?2 – Jesus, sendo Filho de Deus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, venceu as tentações pela Palavra. Como você reage diante das tentações? Qual é a sua defesa? Como você caminha com Jesus?3 – Deus é Deus! Ele diz a Moisés na sarça ardente: Eu sou o que sou. Ele é a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade. A quem devemos amar sobre todas as coisas, ou seja, ELE deve ocupar o 1º lugar em nossas vidas. Como está organizada sua vida com relação a Deus Pai? O amor às coisas têm estado acima do amor a Deus?

PRECESResp: Quero amar a Deus sobre todas as coisas, ajuda-me Espírito Santo!1 - Deus Pai, pedimos perdão por todas as vezes que nossa família colocou as coisas deste mundo como prioridade na nossa casa. Ajuda-nos a rever-

Page 9: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

9

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

ter no nosso coração e na nossa vivência essa situação, nós vos pedimos:2- Jesus, nosso libertador, perdoa-nos por tantas vezes que esquecemos de nos defender com a força da Tua Palavra, combatendo todo mal, nós vos pedimos:3 - Espírito Santo, como somos fracos diante das tentações! Perdoa-nos por não buscar nos “encher” da Tua força para vencer as tentações e ativa nossa memória em vista desse caminho, nós vos pedimos:

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 9,28b-36

BREVE REFLEXÃO“Orar costuma fazer bem, o coração de quem conversa com o céu tem tan-ta coisa pra dizer. Uma força diferente. E é do céu que a força vem, toma conta dessa gente o infinito ela contém”(Pe.Zezinho).Nessa canção acima, vemos a verdade do Evangelho da Transfiguração: quando rezamos, nos-so rosto, nossa aparência, nossa vida muda de figura. Quando subimos ao monte para rezar, quando mantemos um relacionamento constante de aproximação do Senhor a força vem.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – Jesus subiu ao Monte para rezar. Qual é a sua experiência de oração? Você reza? Aonde você costuma ir para rezar?2 – Enquanto rezava, Jesus mudou o rosto e a roupa. Moisés e Elias, a Voz de Deus se fizeram presente, ou seja, o céu se fez presente! O que você sente quando reza? Alguma coisa muda?3 – Pedro, João e Tiago estavam acabrunhados de sono. Mas, acordando viram a glória de Jesus e foram capazes de reconhecer o quanto é bom rezar, pois queriam permanecer ali no monte. Como você avalia sua inti-midade e de sua família na oração?

Page 10: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

10

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

PRECESResp.:Senhor fazei resplandecer a tua glória sobre nossa família1 - Deus Pai, desperta nossa família para a perseverança na oração para que saibamos mergulhar nossa vida em TI, nós vos pedimos:2 - Jesus, Filho amado do Pai, queremos agradá-Lo. Faz da nossa casa, CASA DE ORAÇÃO, nós vos pedimos:3 - Divino Espírito Santo, luz, força e poder do Alto, reveste-nos da graça da vigilância na oração para sermos fortes na fé, nós vos pedimos:

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 13, 1-9

BREVE REFLEXÃO“Mesmo que eu não queira, converte-me Senhor!Perdoa-me, Senhor! Converte o meu coração!” (Pe.Zezinho). Perecer, perder a salvação, ser cortado do Reino por não produzir fruto, por não querer mudar de vida, por não aceitar viver na graça, pecando contra Deus e contra o próximo é direção certa para a perdição eterna. É preciso e urgente mudar de vida, converter-se.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – Pessoas se aproximaram de Jesus para relatar casos de pecados dos ou-tros. Você costuma olhar para dentro de si mesmo e enxergar em que está pecando ou seu costume é de olhar para o pecado do outro?2 – Jesus afirma claramente que se não nos convertermos, pereceremos. Como você encara seus erros? Procura mudar ou afirma que nasceu, cres-ceu e será sempre assim? Prefere perecer?3 – Na parábola da figueira estéril que Jesus conta, alguém pede ao seu se-nhor uma chance para tentar que ela dê frutos. Em casa, no seu trabalho, na igreja, enfim nos seus relacionamentos você é misericordioso o suficiente para dar uma chance de mudança de vida ao seu próximo e ajudá-lo para tal atitude?

Page 11: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

11

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

PRECESResp.:Tem piedade de mim, converte-me senhor!1 - Deus Pai, abrandai meu coração para que eu não julgue, não condene o meu próximo, mas acolha, aproxime e ame, nós vos pedimos:2 - Jesus, Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ajuda-me a fugir da “infertilidade” que é pecado e buscar a bonança da graça para pertencer ao Reino, produzindo frutos que permaneçam, nós vos pedimos:3 - Espírito Santo, defensor fiel dos eleitos, derrama tua água purificadora sobre nossos corações de pedra, rega o que está seco em nós, convertendo nossa maneira de ser e de conviver, nós vos pedimos:

5º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 15, 1-3. 11-32

BREVE REFLEXÃO“Eu tinha tudo ao meu redor, saúde, paz e tanto amor.E mesmo assim não soube ser feliz.Minha casa é a casa do Senhor”(Pe.Zezinho). Muitas vezes na nossa caminhada terrena achamos que tudo é nosso, que nossa felicida-de está aqui, queremos administrar nossos bens segundo nossos desejos, nossa vontade. Será que já paramos pra pensar que TUDO É DO PAI? Que nossa felicidade está na casa do Pai? Que somos cidadãos do céu como afirma São Paulo na carta aos Filipenses (3,20)?

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – Os pecadores se aproximavam de Jesus para ouvi-Lo. Os doutores da lei no entanto murmuravam da boa acolhida de Jesus. Como você se aproxima de Jesus, como pecador ou como “sabe tudo”? Para ouvi-Lo ou para murmurar?2 – Dois filhos nos são apresentados por Jesus nesta parábola. Um mais moço, ambicioso, determinado, inconsequente e arrependido. O outro mais velho, trabalhador, obediente, retraído, desamoroso e vingativo. Com

Page 12: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

12

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

qual destes você se compara?3 – O texto traz por duas vezes nos versículos 24 e 32 a expressão feliz do Pai: Meu filho estava morto e voltou a vida, estava perdido e foi reencon-trado. E também a expressão tudo que é meu teu. Você e sua família têm buscado a vida e a salvação ou a morte e a perdição?

PRECESResp.:Pai, fazei-me reviver e me reencontrar.1 – Pai, fazei-me um filho, uma filha presente e reconciliado convosco e com meus irmãos, nós vos pedimos:2 – Jesus, quero aproximar-me de vós com espírito contrito e aberto aos teus ensinamentos e ordens, nós vos pedimos:3 – Espírito da verdade, dirigi meus passos sempre em direção a CASA DE MEU PAI, quero vestir a mais bela roupa da salvação, usar o anel da fidelidade missionária e calçar as sandálias do anúncio da paz, por isso vos pedimos:

Page 13: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

13

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

A partir da cruz de Jesus aprendemos a lógica divina da oferta de nós mesmos(cf.1 Cor 1, 17-25). Como anúncio do Evangelho para a vida do mundo(cf. Jo 3,16).(Papa Francisco)

Page 14: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

14

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

ABRIL

A partir da cruz de Jesus aprendemos a lógica divina da oferta de nós mesmos(cf.1 Cor 1, 17-25). Como anúncio do Evangelho para a vida do mundo(cf. Jo 3,16).(Papa Francisco)

SUGESTÃO DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE ABRIL

• INUNDA MEU SEREspírito Santo de Deus inunda meu ser, inunda meu serQuero sentir o amor do meu Senhor, do meu SenhorPra poder perdoar o meu irmão abrir meu coração viver o amor!Para sentir a paz interior sobre o mal ser vencedor. Alegrar-me em ti!Inunda meu ser (Ah! inunda meu ser)

• A VOSSA PALAVRAA vossa Palavra, Senhor é sinal de interesse por nós. (bis)É feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu coração.

• A TI MEU DEUSA ti meu Deus elevo meu coração elevo as minhas mãos meu olhar, minha vozA ti meu Deus que és bom e que tens amor ao pobre, ao sofredor vou ser-vir, esperar.Em ti Senhor humildes se alegrarão cantando a nossa canção de esperança e de pazA tua ternura Senhor vem me abraçar e a tua bondade infinita me perdoarVou ser o teu seguidor e te dar o meu coração eu quero sentir o calor de tuas mãos.

1º Encontro

Page 15: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

15

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 8,21-30

BREVE REFLEXÃO“Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeirapedra.” Esta frase dita por Jesus fez com que aqueles homens olhassem para dentro de si e fizessem uma auto avaliação sobre suas próprias vidas. Por quantas vezes acusamos ou julgamos os outros sem olhar para nossos erros ou pecados? Conhecemos a misericórdia de Jesus e notamos que mesmo diante do nos-so pecado Jesus nos dá a oportunidade de nos arrependermos e não sermos julgados sem reconhecer nossas faltas e contritos não voltarmos a pecar.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1) Que atitude um verdadeiro cristão deveria ter diante dos erros alheios? O que, de fato, estamos fazendo?2) Como devemos agir em nosso meio para ajudar o outro a não cometer as mesmas faltas?3) Agimos como Jesus ou como os escribas e os fariseus?

PRECESResp.: Senhor, em sua infinita misericórdia, ouvi as nossas súplicas!1) Pai Amado, abençoe os pais, as famílias para que saibam educar seus filhos e filhas, e possam ensinar a testemunhar em suas ações e atitudes o respeito e a dignidade pela vida do próximo, nós te pedimos, Senhor;2) Pai Santo, dai-nos uma vida nova, para que sejamos semelhantes a Je-sus diante de tantas injustiças que acometem nossos irmãos, misericordio-sos e solícitos às suas necessidades, nós te pedimos, Senhor;3) Deus Eterno e Todo Poderoso, humildemente te pedimos que saibamos ver no outro a Tua Imagem e Semelhança e que não sejamos meros acu-sadores, mas construtores de uma sociedade mais justa e humana, nós te pedimos, Senhor;

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

Page 16: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

16

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

LUCAS 19,28-40

BREVE REFLEXÃO“Eu digo a vocês: se eles se calarem, as pedras gritarão”. Jesus ao afir-mar isso aos fariseus faz com que eles reflitam sobre suas escolhas, assim como as nossas, saibamos que tudo que pode ser feito jamais impedirá o poder de Deus agir, seu poder e seu domínio são tão imensos, que ainda que nós fiquemos estáticos diante de tanta graça e amor, nada impedirá que o Senhor seja exaltado. Que sejamos pregadores de Seu Evangelho, não deixemos que gritem as pedras, e mostremos o amor a Deus.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1) Como devemos demonstrar o amor a Deus? Temos vergonha de sermos cristãos?2) Como podemos avaliar as injustiças sofridas por tantos cristãos por serem perseguidos por causa da religião?3) Quando falamos sobre Jesus somos cobrados a nos calar, como fizeram os fariseus? Louvamos a Deus com frequência?

PRECESResp.: Sejamos firmes na fé, escutai-nos Senhor!1- Que nossas atitudes sejam realmente de um verdadeiro cristão e que sejamos imagem e semelhança de Jesus em nosso dia-a-dia, te pedimos, Senhor:2- Que não fiquemos estáticos diante de tantas injustiças e desamor ao próximo, e sejamos mais caridosos e solícitos às necessidades do nosso irmão, nós te pedimos, Senhor;3- Que jamais deixemos nos calar diante da pobreza e da desigualdade social que aflige nossa sociedade e que busquemos nossos direitos de ci-dadãos para que os órgãos governamentais exerçam seu papel de maneira que priorizem os menos favorecidos, nós te pedimos, Senhor;4- Que possamos louvar e exaltar o nome de Jesus por onde formos, em todos os lugares que andarmos, para que mais pessoas conheçam o amor incondicional de Deus por seus filhos, nós te pedimos, Senhor;

3º Encontro

Page 17: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

17

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 24,13-35

BREVE REFLEXÃO“Para reconhecermos o Senhor é preciso caminharmos com Ele”. Precisa-mos ter intimidade com o Cristo Ressuscitado a ponto de reconhecermos seus sinais, de conhecermos suas atitudes, de percebermos a presença Dele em nosso meio. Precisamos ser amigos de Jesus!!Naquela cena os discípulos caíram na desesperança por acreditarem que tudo havia se acabado com a morte de Jesus, até se encontrarem com Ele e o reconhecerem ao partir do pão. Precisamos acreditar na presença de Jesus em nosso meio e reconhecer seus sinais que nos aparecem em nosso dia-a-dia e que mesmo diante das tribulações possamos manter preservada a nossa fé. Ele ressuscitou e está no meio de nós como esteve com seus discípulos, munidos dessa confiança temos que renovar nossa esperança e firmar a nossa fé diariamente.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1) Estamos mesmo dispostos a caminhar com Jesus e aceitarmos os desa-fios que por ventura virão?2) Somos capazes de abrirmos nossos olhos para reconhecermos Jesus na pessoa do próximo?3) Em quais momentos pedimos: Fica conosco, Senhor?4) Jesus foi reconhecido ao partir do pão, como nós somos reconhecidos no meio em que vivemos?5) Acreditamos realmente na presença de Jesus em nosso meio, porque então muitas vezes agimos de forma a desagradá-lo?PRECESResp.: Fica conosco, Senhor!1) Senhor, fica conosco para abrir nossos olhos para que assim possamos enxergar a verdadeira espiritualidade vivenciada na sua Páscoa, nós te pe-dimos;2) Senhor pedimos tua presença em todos os momentos de nossas vidas para que não percamos a esperança diante das tribulações, nós te pedimos;

Page 18: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

18

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3) Pedimos humildemente Tua amizade, para que possamos identificar os sinais a nós apresentado e servir ao nosso irmão da forma como gostaria que fizéssemos, nós te pedimos.

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 20, 19-31

BREVE REFLEXÃO“Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês”. Nesta passagem do Evangelho Jesus pede aos seus discípulos para que deem continuidade à sua missão. Para tanto ele primeiramente deseja que a paz esteja entre seus discípulos, daí podemos perceber que a construção da paz faz parte de toda ação missionária. Devemos então proclamar o Evangelho de Jesus Cristo de forma harmoniosa e com foco no perdão para que a paz seja preservada.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1) Temos uma fé inabalável ou quando passamos por tribulações duvida-mos da presença real de Jesus em nosso meio?2) Como devemos dar continuidade a missão que Jesus nos confiou?3) Estamos perdoando nossos irmãos como somos perdoados por Deus?4) Como pedir a paz sem reconciliar-se? Isso é possível?

PRECESResp.: Senhor, dá-nos uma fé inabalável.1) Senhor, queremos te entregar todas as nossas dúvidas, que diante das angústias das quais passamos, colocamos nossa fé a prova, nós te supli-camos;2) Pedimos Senhor que nos fortaleça a cada dia mais para que possamos viver sempre confiantes em Teu infinito amor, nós te pedimos;3) Pedimos sabedoria para que deixemos nosso orgulho e nos rendemos a busca do perdão, preservando a paz constante, nós te pedimos.

Page 19: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

19

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“A missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece!”(Redemptoris Missio)

Page 20: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

20

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

MAIO

“A missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo en-tusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece!”(Redemptoris Missio)

SUGESTÃO DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE MAIO

• ESPÍRITO DE DEUSEspírito de Deus enviai dos céusum raio de luz, um raio de luz,Consolo que acalma hóspede da alma doce alívio vinde, doce alívio vinde,Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente, curai o doente.Enchei luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós, o íntimo de nósDaí a vossa igreja, que espera e deseja vossos sete dons, vossos sete dons.

• MARIA, CHEIA DE GRAÇA, ENSINA-NOS A ESCUTAR A PALA-VRA DO SENHORMaria, cheia de graça, Virgem Mãe do Salvador,ensina-nos a escutar a palavra do Senhor,ensina-nos a escutar a palavra do Senhor.

• PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁRef.: Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!Eis que eu vos dou o meu novo Mandamento amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado.Permanecei no meu amor e segui meu mandamento amai-vos uns aos ou-tros como Eu vos tenho amado.Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado.

Page 21: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

21

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 21, 1-19

BREVE REFLEXÃOJesus se manifesta aos discípulos, e é reconhecido através de sinais.Te-mos muita facilidade em absorver novas informações, utilizar diversos recursos através das inovações tecnológicas. Mas temos dificuldade em perceber a presença de Cristo, nos deixando levar pelo desânimo e pelas provações que passamos no dia-a-dia. O Evangelho de hoje faz justamente referência a um desses momentos de desânimo na vida da Comunidade, depois de uma pesca infrutífera. E só se dão conta, quando percebem que o próprio Jesus, que os anima e os orienta. Ao questionar Pedro, Jesus não estava duvidando de sua resposta, mas ensinando-lhe que não há volta para aqueles que assumem sua proposta. E a nossa resposta deve ser na maneira como vivemos.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Quais os sinais que Jesus nos propõe a observar através deste Evange-lho?2. Estamos saindo para pescar? Como estão voltando nossas redes?3. Estamos preparados para responder ao chamado de Jesus?

PRECESResp.: Senhor, em vosso amor, escutai-nos.1- Para que tenhamos discernimento para perceber o chamado de Jesus, e sermos sinal de salvação no mundo pelo nosso testemunho e ação. Nós vos pedimos:2- Por todos os que se coloquem a serviço dos mais pobres e marginaliza-dos, para que o Senhor lhes dê perseverança diante das dificuldades. Nós vos pedimos:3- Pelos cristãos leigos e leigas, para que sirvam com alegria o compro-misso de ser Igreja. Nós vos pedimos:

Page 22: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

22

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 10, 27-30

BREVE REFLEXÃODisse Jesus: “As minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem”. Deus tem por nós um amor generoso. Em suas palavras e gestos, Jesus manifesta esse amor. Por isso, Ele se mostra na figura do bom pastor, que conhece cada uma de suas ovelhas e tem consciência de suas necessidades. Ao ouvir a voz do pastor as ovelhas vão ao seu encontro, é a partir dessa experiência concreta que nos fortalecemos, transformando as tribulações num caminho de plenitude.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Você escuta e obedece a voz de Deus?2. Como pais, estamos conduzindo bem o rebanho que Jesus nos confiou?3. Como podemos ajudar as ovelhas mais dispersas a ouvir e seguir o Bom Pastor?

PRECESResp.: Cristo, Bom Pastor, escutai o clamor do vosso povo.• Pelos Pastores de vossa Igreja, ajudai-lhes, Senhor, a serem firmes na missão, que vós lhes confiastes. Nós vos pedimos:• Por todos os cristãos, para que sejam anunciadores da Boa Nova e instru-mentos de evangelização no mundo. Nós vos pedimos:• Pelos pais e jovens desempregados, que o Senhor, lhes conceda vossa graça e vossa paz. Nós vos pedimos:

Page 23: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

23

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 13,31- 33a.34-35

BREVE REFLEXÃODisse Jesus: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei”. Jesus sabia que pela traição de Judas começaria sua Paixão, a Glorificação do Filho do Homem em Deus Pai. Ele nos resgata do pecado e da morte, satisfazendo a justiça divina. E tudo por amor, numa época que a lei era olho por olho, dente por dente, Jesus prega o amor e o perdão. Não basta amar, é preciso amar do jeito que Ele nos amou, se doando, se colocando a serviço do Reino de Deus. Amor é uma decisão e não um sentimento, ele começa no coração e se planta na razão, nos levan-do às ações que o demonstram.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. De acordo com os ensinamentos de Jesus, o que entendemos por Amor?2. Como podemos demonstrar, nos dias atuais, que o amor não é um sen-timento?3. Estamos sendo sinal de amor a serviço do Reino de Deus?

PRECESResp.: Ensinai-nos a amar, como o Senhor nos amou.1- Aos idosos doentes e fragilizados, rejeitados e maltratados. Roguemos2- As crianças órfãs, abandonadas e violentadas. Roguemos3- Aos jovens marginalizados e oprimidos pelas drogas. Roguemos

Page 24: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

24

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 14, 23-29

BREVE REFLEXÃODisse Jesus: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. Quando estamos em estado de graça, Jesus habita em nosso coração. Quem O ama, guarda suas palavras e seus man-damentos, com isso, guarda tudo o que a Igreja ensina, os sacramentos, a doutrina, e vive de forma profunda a comunhão com Deus. O Espírito Santo ensina tudo o que Jesus nos transmitiu. Ele realiza em nós o amor que constrói a unidade. Amando o Pai e guardando a Palavra de Jesus, Pai e Filho permanecem conosco. Assim se constrói a paz.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Qual a mensagem Jesus quer nos passar quando diz: “Se alguém me ama, guardará minha palavra”?2. O que é sacramento? Para que recebemos?3. Quando falamos de paz, remetemos a inexistência de guerras, quais as guerras precisamos combater com a Paz que vem do Cristo?

PRECESResp.: Ó Deus Pai, enviai vosso Espírito Santo.1- Inspirai-nos a ouvir vossa palavra e vive-la com coragem e ardor mis-sionário. Rezemos2- Concedei a todos os povos e nações alcançar a verdadeira paz. Rezemos3- Vivificai, Senhor, no coração de nossas Comunidades, amor e zelo apostólicos. Rezemos.

Page 25: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

25

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Neste momento, não nos serve uma “sim-ples administração”. Constituamo-nos em “estado permanente de missão”, em todas as regiões da terra.”(Papa Francisco)

Page 26: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

26

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

JUNHO

“Neste momento, não nos serve uma “simples administração”. Constitua-mo-nos em “estado permanente de missão”, em todas as regiões da terra.”(Papa Francisco)

SUGESTÕES DE CÃNTICOS PARA O MÊS DE JUNHO

• VEM ESPÍRITO SANTO,VEMVem, Espírito Santo, vem. Vem iluminarToda a Igreja, vem iluminar. A nossa vida, vem iluminar! Nossas famílias vem iluminar! Nosso encontro, vem iluminar!

• EU VIM PARA ESCUTAREu vim para escutar tua palavra, tua palavra tua palavra de amorO mundo ainda vai viver tua palavra, tua palavra tua palavra de amor.

• VEM, E EU MOSTRAREIVem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao pai guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim de onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também. Lá, lá, lá...Vem, e eu te farei da minha vida participar viverás em mim aqui, viver em mim é o bem maiorSim, eu irei e viverei a vida inteira assim eternidade é na verdade, o amor vivendo sempre em nós

Page 27: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

27

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 24, 46-53

BREVE REFLEXÃOJesus confirma sua fidelidade ao projeto divino. Para que possamos com-preendê-lo, precisamos da força do Espírito Santo, o qual nos fortalece e nos anima na missão. Da experiência com o Cristo ressuscitado, brota nossa alegria no anúncio de Vossa Palavra libertadora que nos faz voltar para nossas famílias, trabalho e testemunhá-lo diante os desafios que en-frentamos.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – A certeza da ressurreição nos impulsiona na missão. Estamos acolhen-do o projeto de Jesus em anunciar a Boa Nova? De que forma?2 – Os sacramentos são fontes de bênçãos para nossas vidas, pois por meio deles fortalecemos nossa Fé. Qual a importância dos sacramentos em nossas vidas?3 – Louvamos a Deus por meio de nossa vida em comunidade? Se não, o que nos falta?

PRECESResp.: Deus da vida e de bondade, ajudai-nos a anunciá-lo com alegria.1- Confiantes na presença do Espírito Santo que o Pai nos prometeu, pe-çamos a graça de testemunharmos, em nossas famílias, o Cristo Vivo pre-sente em cada irmão. Te pedimos confiantes,2- Receber os sacramentos da Igreja é também nos revestir da força do Alto! Com o coração comprometido, peçamos a graça de colocar a serviço da comunidade os dons recebidos. Te pedimos confiantes,3- Jesus foi fiel à sua missão. Roguemos a Deus a graça de vivermos, com fidelidade a vossa palavra e sermos sinais do Cristo vivo para aqueles que mais necessitam. Te pedimos confiantes.

Page 28: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

28

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 20,19-23

BREVE REFLEXÃOTendo passado pela experiência de ver o Mestre sofrer na cruz, os discípu-los fizeram a experiência do medo, estavam com as portas trancadas. No entanto, para Senhor Ressuscitado não há barreiras, nada pode interrom-per o seu plano de anunciar a Boa Nova. Recebendo o Espírito Santo, os discípulos assumem a missão de transmitir a paz que vem de Deus!

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – “Jesus colocou-se no meio deles.” Percebemos a presença do Senhor em nosso meio? De que forma?2 – Os discípulos estavam trancados, com medo. E hoje? Quais os desafios e /ou medos que nos faz paralisar no Anúncio do Evangelho e na participa-ção da comunidade paroquial?3 – De que forma somos impulsionados a abraçar nossa fé e ser sinal de paz para os outros?

PRECESResp.: Fazei-nos Senhor, instrumentos de vossa paz!1- Peçamos a Jesus que afaste de nós tudo aquilo que nos impede de viver seu Evangelho e anunciá-lo com alegria, rezemos.2- Confiantes na presença do Espírito Santo que habita em nós, sejamos sensíveis ao irmão que sofre e aos apelos da juventude, rezemos.3- Que a fé no Cristo Ressuscitado nos ajude a sermos sinal de paz em nossas famílias, rezemos.

Page 29: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

29

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 16,12-15

BREVE REFLEXÃOO Espírito Santo nos conduz à verdade. Por meio dele, compreendemos o projeto do Cristo Ressuscitado e seu anúncio. Mediante a ação do Espírito Santo, a comunidade compreende a realidade desafiadora da qual faz parte e assume sua missão de transformá-la.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – O Espírito Santo, presente em nosso meio, revela a verdade de Jesus Cristo. Estamos atentos para perceber a realidade que nos cerca?2 – Tendo consciência das situações de pecado presente em nossa socieda-de, somos canais de mudança sob a ótica do Evangelho de Cristo?3 – Jesus conhece e zela por cada um que o Pai lhe confiou. Nos deixamos ser guiados pelo Espírito da Verdade? Nossas atitudes são de quem se dei-xa conduzir pela palavra de Deus?

PRECESResp.: Enviai o teu Espírito, Senhor e nos conduza à verdade.1 - Senhor, que o consolo gerado em nós pela presença de Vosso Espírito Santo nos conduza ao compromisso com nossa família. A fim de que seja-mos sinal transformação e comunhão, te pedimos confiantes.2 - Senhor, fortalecidos pela Santíssima Trindade nos comprometamos em viver na unidade, te pedimos.3 – Outras preces.

Page 30: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

30

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 9,18-24

BREVE REFLEXÃOProfessar a fé no Messias, não é apenas reconhecê-lo enquanto o Filho de Deus, mas também comprometer-se com o seu reino. Esse compromisso envolve renúncia em agir conforme a nossa vontade, renúncia de tudo aquilo que nos afasta do seu projeto de amor e nos solicita a um acolhi-mento daqueles que estão à margem, aqueles desprezados.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – Jesus provoca os seus discípulos. Comprometer-se com Jesus é uma decisão pessoal. “E vocês, quem vocês dizem que eu sou” (Lc 9,20)?2 – Qual é o projeto de Jesus? Nos identificamos com ele?3 – Jesus apresenta aos discípulos todo o sofrimento pelo qual devia passar, pois denunciava um sistema de dominação e injustiças. Estamos dispostos a renunciar, a cada dia, tudo aquilo que não faz parte do seu projeto? Como podemos promover a justiça e a fraternidade?

PRECESResp.: Tu és o Messias, Filho do Deus Vivo! Fortalecei a nossa fé!1- Deus da vida e de bondade, dai-nos a graça de reconhecermos o Cristo na pessoa de cada membro de nossas famílias, te pedimos confiantes.2- Deus da vida e de bondade, que ao professar nossa fé, tenhamos a cora-gem de nos comprometer com a promoção de uma sociedade mais justa e fraterna, te pedimos confiantes.3- Deus da vida e de bondade, fortalecei e inspirai nossos jovens a fazer opção pelo vosso Reino, testemunhando-o com alegria, te pedimos con-fiantes.

Page 31: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

31

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

5º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

MATEUS 16,13-19

BREVE REFLEXÃOPedro professa, com convicção, sua fé no Messias: “Tu és o Messias, Filho do Deus Vivo” (Mt16, 16). A pergunta de Jesus, certamente ainda ecoa em cada um de nós e a nossa resposta deve ser fruto do nosso compromisso com o Reino de Deus anunciado por seu Filho. Não basta apenas reconhe-cer Jesus como o Messias, mas assumir em nossas vidas seu projeto de salvação.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – De que forma responderemos à pergunta de Jesus? Temos a mesma firmeza de Pedro?2 – Reconhecer a identidade de Jesus, implica no compromisso com a missão que Ele nos confiou. Como estou vivendo essa missão em minha família e na comunidade paroquial?3 – Jesus indaga àqueles que lhes são próximos sobre o que as pessoas dizem a seu respeito. Estamos testemunhando Jesus aos outros? De que forma o apresentamos?

PRECESResp.:Senhor, aumentai a nossa fé!1- Senhor, que fortalecidos por sua palavra possamos fazer a opção por vosso Reino com convicção e coragem, te pedimos confiantes.2- Ajudai-nos Senhor, a sermos firmes na fé que professamos em Vós, te pedimos confiantes.3- Senhor, Deus da vida, que nossas famílias sejam promotoras da vida e sinal do Messias para a sociedade, te pedimos confiantes.

Page 32: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

32

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anuncio do Evangelho e a transformação-das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo.”(Papa Francisco)

Page 33: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

33

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

JULHO

“Que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anuncio do Evan-gelho e a transformaçãodas suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo.”(Papa Francisco)

SUGESTÕES DE CÃNTICOS PARA O MÊS DE JULHO

• QUERO MERGULHAR NAS PROFUNDEZASQuero mergulhar nas profundezas do Espírito de DeusE descobrir suas riquezas em meu coração (bis)É tão lindo, tão simples, brisa leve, tão suave doce Espírito Santo de Deus. • O EVANGELHO É A BOA NOVAO Evangelho é a Boa Nova que Jesus veio ao mundo anunciar. (bis)A sua Igreja é a coluna da verdade, comunhão na caridade para o mundo transformar. (bis)

• SE O MEU IRMÃO ME ESTENDE A MÃOSe o meu irmão me estende a mão, e pede um pouco do meu pão,E eu não respondo, digo “não”,errei de rumo e direção.O corpo e sangue do senhor, o corpo e sangue de um irmão,O mesmo pai e o mesmo amor, o mesmo rumo e direção.Quero ver no meu irmão a imagem dele, meu irmão que até nem temO necessário pra ter paz. Quero ser pro meu irmão a resposta nele,Eu que vivo mais feliz e as vezes tenho até demais.

Page 34: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

34

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 10, 1-12, 14-18

BREVE REFLEXÃOAo dar aos Seus discípulos instruções para que eles saíssem, dois a dois, abrindo caminho para si, Jesus Cristo também nos dá grandes e preciosos ensinamentos, pois, somos hoje seus seguidores e construtores do seu Rei-no aqui na terra. Precisamos ter em mente de que Jesus hoje, nos envia a abrir caminho para ele nos lugares em que vivemos. A cidade aonde Jesus nos manda anuncia-lo é a nossa própria existência, é a nossa vida, é o lugar onde estamos, no terreno onde está plantada a nossa história. Não preci-samos ir longe para anunciar o Reino de Deus, no nosso dia a dia, nós já convivemos com lobos, com feras dos mais diversos tipos e aqueles que precisam de paz estão também muito perto de nós. A nossa postura, como anunciadores da Palavra, deve ser de prudência, pois, na nossa trajetória nós já enfrentamos muitos lobos ferozes, que são pessoas que estão a ser-viço do mal, porém quando depositamos a nossa confiança no Senhor, Ele nos fará vencer todos esses desafios. A nossa missão é muito importante: nós somos esses trabalhadores da messe do Senhor, somos missionários do seu amor, e somos chamados a anunciar o seu Reino a partir da nossa casa, dentro da nossa família, pois, a nossa casa é o primeiro lugar aonde o Senhor nos manda anunciar o Rei-no e muitas das vezes nós desperdiçamos tempo e oportunidade quando, dentro dela, cultivamos e promovemos a guerra, quando não oferecemos o perdão, quando remoemos mágoas e ressentimentos. “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito alegrai-vos” (Fl 4,4).

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Você, como discípulo de Cristo tem sido obediente ao seu mandado para anunciar o Reino dos céus?2. Em que lugar você tem feito isto? Você tem levado a paz de Jesus para sua casa?

Page 35: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

35

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3. Como tem sido o seu testemunho de cristão? Você tem sido instrumento de acolhimento ou de rejeição das pessoas para Jesus?

PRECESResp.: Senhor, fazei de nós cada vez mais, operários do seu Reino!1. Pai querido, que Tua Graça seja a cada dia redobrada na vida das nossas famílias, instaurando o milagre do perdão, da verdade, da reconciliação, orientados à luz da sua Palavra, rezemos!2. Bom e terno Deus, que nossas famílias vivam sempre em busca e atua-ção das práticas missionárias, anunciando cada vez mais o Reino de Deus, rezemos!3. Que sejamos discípulos missionários e testemunhas autênticas da Pala-vra de Deus, anunciando a Boa Notícia em todos os ambientes em que nos movimentamos, rezemos!4. Preces espontâneas.

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 10, 25-37

BREVE REFLEXÃOOs mestres da lei sempre procuravam confundir Jesus, porém Ele ia muito mais além do convencional para fazer com que transparecesse a mensa-gem evangélica: Amar o próximo é acolher quem se aproxima de você para ajudá-lo e, ao mesmo tempo, nos aproximarmos dos mais necessitados. A parábola nos apresenta duas situações: às vezes somos o necessitado, em outros casos somos os bons samaritanos ou os donos da hospedaria. Nun-ca seremos auto-suficientes, pois sempre estaremos precisando de alguém para que recebamos a herança da vida eterna. Em qualquer situação que nos encontrarmos, como necessitados ou como colaboradores, somos con-vocados pelo Senhor a amar o nosso próximo como a nós mesmos. Muitas vezes nós ajudamos às pessoas e as socorremos por obrigação ou para

Page 36: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

36

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

satisfazer o nosso ego, porém, a própria Palavra nos esclarece: o próximo “é aquele que usou de misericórdia para com ele”.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Como você costuma agir: como o sacerdote, como o levita, como o sa-maritano ou como o hospedeiro? Ou você é aquele que desce de Jerusalém para Jericó e se encontra à beira do caminho precisando que alguém se aproxime de você?2. Você já experimentou ser aquele que está necessitado e espera o socorro de alguém?3. Quando você ajuda alguma pessoa você o faz por amor a Deus e com o amor de Deus? O que você faz para se tornar próximo do outro?

PRECESResp.: Senhor, tende misericórdia de nós!1. Pai querido, que saibamos ter compaixão e com o olhar de ternura, misericórdia e amor para com o nosso próximo, possamos ajudar todos os que estão ao nosso redor, rezemos!2. Senhor, ensina-nos a agir com misericórdia e acolher a miséria do outro com o mesmo amor de Jesus e não somente com o nosso amor imperfeito e interesseiro, rezemos!3. Senhor, coloque sempre pessoas em nossos caminhos que nos ajude, cada vez mais, contemplar a sua face no rosto do nosso irmão, rezemos!4. Outras preces.

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 10, 38-42

BREVE REFLEXÃONeste Evangelho Jesus nos abre os olhos para que possamos distinguir a maneira mais correta para realizar as nossas tarefas diárias. Com efeito,

Page 37: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

37

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

as duas irmãs de Lázaro revelam como são as nossas atitudes cotidianas e a maneira como agimos quando temos tarefas a executar. Se estivermos bem atentos, perceberemos também que na nossa vida, nós nos agitamos e ficamos em meios às ações de cada dia, e não precisariam de tanta preo-cupação. Jesus não censurou Marta pelo que ela estava fazendo, mas por causa da sua inquietação e angústia. Habitualmente, nós também nos preo-cupamos e queremos fazer muitas coisas de uma vez só, por isso, Jesus nos adverte que “uma só coisa é necessária”, escolher a melhor parte, ou seja, fazer sempre a vontade de Deus.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Você é Marta ou Maria no seu dia a dia? Você tem procurado equilibrar essas duas situações (ação e contemplação)?2. Quando você tem muito o que fazer durante o seu dia, como você recebe e acolhe os outros?3. Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus e pedir a Ele orientação para os seus afazeres? Se não, faça essa experiência!

PRECESResp.: Senhor Jesus, escutai a nossa prece!1. Senhor, sabemos que mais importante do que fazer as coisas é fazê-las de modo novo, por isso, te pedimos que nos ajude a ouvir e compreender melhor a Tua palavra, a fim de nos iluminarmos e nos mostrarmos o que fazer e como fazer para engrandecer o Teu Reino, nós vos pedimos!2. Pai amado, que o Senhor nos ajude a confiar em Ti todas as nossas preocupações e inquietações do nosso dia a dia, sabendo escolher a melhor parte, assim como fez Maria, nós vos pedimos!3. Que sejamos mais receptivos e abramos o nosso coração para acolher Jesus em nosso meio, em nossas pastorais, grupos e movimentos, deixan-do de lado a falta de tempo, o comodismo, a fim de que, iluminados à luz da Palavra de Cristo possamos crescer na fé, nós vos pedimos!4. Preces espontâneas.

Page 38: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

38

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 11, 1-13

BREVE REFLEXÃOA nossa relação com Deus, deve ser uma relação de confiança e de intimi-dade, assim como a relação de uma criança com os seus pais. Não preci-samos enfrentar as nossas dificuldades sozinhos, se temos um Deus que é Pai, que cuida de nós e que está sempre pronto para nos socorrer, basta es-tarmos abertos a essa graça e no colocarmos sempre à disposição de Deus. É muito importante termos a consciência de que somos frágeis, de que sem Deus não somos nada, só assim conscientizaremos da nossa dependência de Deus. É a nossa intimidade com Deus que nos possibilita viver já aqui na terra, as alegrias do céu, tal intimidade só acontece por meio da oração e através da escuta. A oração é o nosso contato íntimo com Deus, quando falamos com Ele e silenciamos o nosso coração para escutarmos a sua voz. Pena, que nem sempre as nossas orações chegam a Deus, ora, porque rezamos egoisticamente, outras vezes porque nos colocamos numa atitude de exigência, nos isentando dos nossos compromissos. A nossa oração a Deus deve ser uma oração sincera, que brota do fundo do coração, deve nascer da profundidade da nossa alma, deve ter um vínculo profundo com o nosso desejo de conversão, de buscar uma vida nova em Jesus e não de desejar que por força de nossas muitas palavras, a nossa vontade seja fei-ta, mas sim, a vontade de Deus. Uma oração que não nos leva à conversão, é uma oração vazia, que não brota do coração, portanto, essa oração não chega a Deus. A oração do Pai Nosso, é a oração mais completa que existe, porque ela nos leva ao louvor, a ter compromisso com a vontade do Pai, a recorrer a Ele as nossas necessidades do dia a dia e principalmente, a pedir o seu perdão com o compromisso de também perdoar a quem nos ofendeu. E por último, a oração do Pai Nosso, nos motiva a pedir ao Pai que nos ajude a não cair nas tentações e a nos livrar de todo mal.

Page 39: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

39

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Afirma o Beato Justino: “Quem não reza, certamente se perde”. Como você reza? Só com os lábios ou com a vida?2. As coisas que pedimos a Deus estão de acordo com o que Jesus nos ensina?3. Como está a nossa relação com Deus? Uma relação de confiança ou uma relação superficial?

PRECESResp.: Senhor, ensina-nos a rezar!1. Pai querido, que saibamos humildemente pedir e suplicar o Teu perdão, a Tua graça e a Tua infinita misericórdia sobre nós, sobre as nossas famí-lias, rezemos!2. Senhor, ensina-nos a viver o momento presente, acolhendo as graças de cada dia por Ti derramada em nossas vidas, não nos ocupando com preo-cupações do dia de amanhã, pois sabemos que o amanhã, só a Ti pertence, rezemos!3. Senhor, sabemos que a oração é um caminho que nos permite pedir a Ti tudo o que necessitamos, mas não podemos esquecer que somente o Senhor sabe o que de fato precisamos e o que é bom para nós. Por isso, Te pedimos que nos mostre e nos ensine a pedir, a procurar e o bater em Tua porta sempre em todas as ocasiões, que não seja apenas no momento de dor ou tribulação e que nunca nos esqueçamos de que é a Tua vontade que deve prevalecer em nossas vidas e não a nossa, rezemos!4. Preces espontâneas.

Page 40: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

40

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Atrevo-me a dizer que, para um jovem que quer seguir Cristo, o essencial é a busca e a adesão á sua vocação.”(Papa Francisco)

Page 41: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

41

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

AGOSTO

“Atrevo-me a dizer que, para um jovem que quer seguir Cristo, o essencial é a busca e a adesão á sua vocação.”(Papa Francisco)

SUGESTÕES DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE AGOSTO

• VINDE, Ó ESPÍRITO SANTOVinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.(BIS)Doce, doce Espírito Santo, exemplo quero ser da mãe do meu senhor.Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não sei, mistérios do grande autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei. Se eu co-nhecer por nada eu trocarei.

• QUANDO ESTAMOS UNIDOSAleluia, aleluia, aleluia. Aleluia, aleluia, aleluiaQuando estamos unidos, estás entre nós e nos falarás da tua vida.

• TU, TE ABEIRASTE DA PRAIATu, te abeiraste da praia não buscaste nem sábios nem ricosSomente queres que eu te siga! Senhor, tu me olhaste nos olhosA sorrir, pronunciastes meu Nome lá na praia, eu larguei o meu barco, junto a Ti buscarei outro marTu sabes bem que em meu barco eu não tenho nem ouro nem espadasSomente redes e o meu trabalho tu, minhas mãos solicitas meu cansaço que a outros descanse, Amor que almeja seguir amando.

Page 42: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

42

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 12, 13-21

BREVE REFLEXÃOA ganância impossibilita a vida do povo, o evangelho inicia com o pedido de alguém do meio da multidão: “Mestre dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. A resposta de Jesus desencoraja qualquer clamor, com essa advertência Jesus põe ás claras o que estava escondido. “Guardai-vos de toda avareza porque a vida de um homem não depende de suas rique-zas”.O acúmulo e loucura não garante a vida de ninguém, sua riqueza foi cons-truída sobre colunas falsas, pensando ter garantido a vida. Deus quer a vida para todos, o bem- estar de alguns conseguido as custas da injustiça e da exploração dos outros não é dom de Deus e não pode ser chamado de vida. Pois esta vem de Deus e se destina para todos. O reino de Deus é a vida que se manifesta na partilha de tudo o que temos e de tudo o que somos.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA) Procuramos descobrir e valorizar os sinais de partilha que já existem em nossas comunidades?B) Por que há em nossa sociedade um abismo cada vez maior entre ricos e pobres?C) O que estamos fazendo em favor dos menos favorecidos da nossa co-munidade?

PRECESResp.:Pai de misericórdia, ouvi-nos.1 - Senhor libertai-nos do espírito de ganância e dê nos um coração aberto para que nos leve a partilha com os irmãos, nós vos rogamos.2 - Tocai em nossa comunidade para que tenha um olhar compassivo e

Page 43: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

43

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

terno aos sofredores e excluídos, nós vos rogamos.3 - Iluminai os corações dos governantes para que deixem de lado a am-bição do poder e trabalhem em favor do bem comum da Pátria, nós vos rogamos

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 12, 32-48

BREVE REFLEXÃO“Esperar e vigiar na noite é esperar a libertação”. Partilhar o que somos e temos, Jesus afirma que essa riqueza não se estraga, não perde o seu valor, não pode ser roubada nem consumida, vigilância ativa que espera do Senhor que serve. O Senhor é Jesus que veio para dar a luz. É preciso enxergar no escuro da noite os sinais de libertação que estão acontecendo no hoje de nossa caminhada.Estar vigilantes é pôr-se a serviço a exemplo do Senhor que serve.O administrador fiel e responsável aparece como alguém que se põe a in-teira disposição do Senhor, também nós somos chamados a participar do projeto de Deus em vista de um compromisso maior. “A quem muito foi dado muito será pedido, a quem muito foi confiado muito será exigido”.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA) Estamos participando dos serviços da nossa comunidade?B) Conhecemos o projeto de Deus e nos comprometemos com ele?C) Estamos atentos ao modo de ser e agir de cristãos, evitando tudo que nos afastam de Deus?

PRECESResp.: Senhor! Deus de bondade ouvi-nos!1 - Despertai-nos para a solidariedade fraterna e que sejamos acolhedores uns com os outros, nós vos rogamos.

Page 44: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

44

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2 - Livrai as crianças idosos de quem não tem consciência e pratica a maldade e a violência, para que se sintam protegidos por Vós, nós vos rogamos3 - Ensinai-nos a vos servir com os dons que nos destes e a viver com ale-gria a fé comprometida com vossa verdade, nós vos rogamos.

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 1, 39-56

BREVE REFLEXÃO“Maravilhas de Deus em favor dos humilhados”. Na anunciação, o anjo informa Maria a respeito da gravidez de Isabel, como garantia de que nada é impossível para Deus.Ao declarar-se serva do Senhor, ela concebe Jesus e, como sinal de seu serviço dirige- se ao encontro e a serviço de Isabel, Maria discípula fiel(em relação a Deus) e solidária(em relação ao próxi-mo).“Magnificat”:Deus realiza a esperança dos pobres. Maria é porta-voz dos discípulos cristãos, dos aflitos, órfãos e viúvos, assumindo o projeto de Deus, Maria é figura e esperança de quantos aspiram por liberdade e vida. Ela vem reforçar a confiança dos pobres, ao mostrar que neles o poderoso opera maravilhas de libertação.Maria é Mãe das comunidades que lutam contra os dragões que ferem eque matam as sementes do Reino. Associada intimamente a Jesus por sua maturidade e pela prática da palavra, participa da vitória de Cristo, primí-cia da vida em plenitude.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA) O que o magnificat nos sugere para a prática pastoral hoje?B) Qual o papel do cristão atual?C) Para nossas comunidades o que significa o “Magnificat”?

Page 45: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

45

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

PRECESResp.: Senhor, Deus de bondade, ouvi-nos!1 - Enriquecei com vossos dons nossas comunidades, para que sejam fra-ternas e servidoras, nós vos rogamos.2 - Senhor Deus, que o canto de Maria nos ajude a lutar por um mundo novo já iniciado com a ressurreição de Jesus, nós vos rogamos.

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 13, 22-30

BREVE REFLEXÃO“A salvação proposta e aberta a todos”. A eucaristia é a porta aberta para a prática da justiça. Participar da missa e comungar o corpo de Cristo é buscar força e luz para entrar pela “porta estreita”, pois a prática da justiça é a única garantia de estarmos no caminho da salvação.Jesus conta a parábola da porta fechada, através dela as pessoas se aglome-ram, procurando entrar e participar: “Senhor abre a porta para nós”. Mas a resposta nega qualquer possibilidade de entendimento: “Não sei de onde vocês são, afastem-se de mim, vocês todos que praticam a injustiça.”O compromisso com o reino de Deus é a única garantia de que estamos no caminho da salvação.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA) O que faz então essa porta se abrir?B) E os cristãos de hoje que rumo estão tomando?C) Estamos no caminho da salvação?

PRECESResp.: Senhor, Deus de bondade, ouvi-nos.1 - Senhor Deus dê-nos perseverança para praticarmos a justiça entre os irmãos, nós vos rogamos.2 - Senhor Deus, que as nações irão ver e proclamar a glória de Deus, nós vos rogamos.

Page 46: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

46

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo.”(Papa Francisco, Exort. ap. EvangelliGau-dium, 273)

Page 47: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

47

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

SETEMBRO

“Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo.”(Papa Francisco, Exort. ap. EvangelliGaudium, 273)

SUGESTÕES DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE SETEMBRO

• BATIZA-ME, SENHOR, NO TEU ESPÍRITO, Batiza-me, Senhor, no teu Espírito, Batiza-me, Senhor, no teu Espírito, Batiza-me, Senhor, no teu Espírito, Batiza-me, batiza-me, Senhor!E deixa-me sentir teu fogo de amor aqui no coração, Senhor. (bis)

• PALAVRA DE SALVAÇÃOPalavra de salvação somente o céu tem pra dar por isso meu coração se abre para escutarPor mais difícil que seja seguir tua palavra queremos ouvirPor mais difícil de se praticar tua palavra queremos guardar

• NÃO TINHA PARA TE OFERECERNão tinha para te oferecer não tinha nada que eu pudesse pôr no teu altarEu só pensava nos pecados que eu já fiz eu só pensava nos irmãos aos quais não fiz felizEntão eu me lembrei... então eu me lembreiMais do que ouro, mais que prata, mais do que qualquer dom o que Tu queres é meu coraçãoMais do que ouro, mais que prata, mais do que qualquer dom o que Tu queres é meu coração.

Page 48: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

48

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 14, 1-7-14

BREVE REFLEXÃOA refeição na casa do chefe dos fariseus, foi marcada pela competição so-cial, pois todos queriam ocupar os primeiros lugares. Jesus notando como os convidados se comportavam faz uma advertência aos discípulos: “Se alguém convida você para uma festa, não ocupe o primeiro lugar, pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que você”.O texto nos propõe o caminho da humildade como forma de encontrar a graça diante do senhor, fazer-se pequeno é reconhecer a grandeza de Deus e confiar n’Ele. A humildade nasce da constatação de que só Deus é absoluto.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA- Custa-nos sermos humildes numa sociedade competitiva em que vive-mos?B- Por que ser humilde mesmo quando alguém é considerado grande?C- O que Jesus tem a dizer a uma sociedade burguesa como a nossa ao refletir o evangelho de Lucas?

PRECES1 –Senhor, concedei-nos a graça de sermos humildes e verdadeiros para que possamos redescobrir as maravilhas no amor a Deus e ao próximo. Roguemos ao Senhor.2 - Senhor, fazei com que toda a sociedade busque sem cessar a verdade e a humildade fazendo acontecer o respeito e a dignidade da vida, Rogue-mos ao Senhor.3 – Senhor, fortalecei vossa Igreja, para que ela anuncie com fervor o evangelho na busca do amor, da verdade e da humildade. Roguemos ao Senhor.

Page 49: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

49

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 14, 25-33

BREVE REFLEXÃOO texto em questão quer ressaltar que para seguir Jesus é necessário sair do anonimato da multidão e comprometer-se em primeira pessoa.Quem quer seguir a Jesus deve armar-se de disponibilidade para a cruz. Je-sus não temeu ser considerado um fora da lei pela sociedade estabelecida. O discípulo de Jesus deve assumir com liberdade e fidelidade a condição humana sem superficialismo, conveniência ou romantismo.O seu seguimento pressupõe renunciar a tudo. O ser cristão segundo Lucas comporta riscos que determinam toda a vida de quem faz esta opção.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA) Como viver e traduzir a fé e o projeto de Deus na comunidade em que vivemos?B) Quais os empecilhos para o seguimento de Jesus?C) As atuais formas de escravidão nos ajudam no discernimento político em vista da cidadania?

PRECES1- Senhor ajuda-nos a distanciar de tudo que nos escraviza para que possa-mos ter disponibilidade para assumir a cruz. Nós nos rogamos2- Senhor, despertai em nossa comunidade a confiança e a esperança na Palavra de Deus. Nós vos rogamos3- Senhor, fortalecei nos sentimentos de desapego, para que possamos ser comprometidos com os ensinamentos de Cristo. Nós vos rogamos.

Page 50: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

50

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 15, 1-32

BREVE REFLEXÃOJesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. O amor de Deus é o fundamento da atitude de Jesus diante dos homens.A parábola não quer dizer que Deus prefere o pecador aos justos. Ela res-salta o mistério do amor do pai que se alegra em acolher o pecador arre-pendido ao lado do justo que persevera. A mulher é pobre e precisa da moeda para sobreviver. O amor de Deus nos conduz a encontrar e acolher a pessoa perdida, para leva-la a alegria da comunhão no amor.A parábola também não diz se o filho mais velho aceitou entrar em casa ou se preferiu ficar fora da festa. A resposta cabe a cada um de nós e só poderá ser dada mediante a prática em favor dos pobres e marginalizados.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA) Quais são os acertos e erros na nossa caminhada?B) Que espaço damos aos pecadores e marginalizados em nossas celebra-ções e na vida?C) Como nos consideramos os “filhos mais velhos” ou o filho mais novo?

PRECESA) Senhor, guarda o nosso coração evitando o ódio, o rancor e a maldade para que possamos ser mais justos, sinceros e misericordiosos com os nos-sos irmãos. Nós vos rogamos.B) Senhor, iluminai vossa Igreja, fortalecendo-a em sua missão para que seja instrumento de perdão na comunidade e no mundo. Nós vos rogamos.C) Senhor,abençoai as famílias para que em seus lares haja um ambiente de paz, amor e perdão. Nós vos rogamos.

Page 51: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

51

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 16, 1-13

BREVE REFLEXÃO“Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Refletindo o texto chega-mos a conclusão de que Jesus nos ensina, com sua própria vida e morte, que fidelidade e justiça são para todos os momentos e situações. Se não for assim estamos agindo conforme as nossas conveniências e “acordos”. O discípulo que não é desprendido, não sabe partilhar, não é digno de confiança e com certeza incapaz de se decidir por Jesus. Fica em cima do muro e já não pertence a Deus.“Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas gran-des. E quem é justo nas coisas pequenas será também nas grandes”

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA) Como agir em nossa vida para não, “perder a viagem” com Jesus a Jerusalém?B) O que significa “ser digno de confiança” para Jesus?C) Quem são os “filhos da luz” segundo a palavra de Deus?

PRECES1- Senhor afastai de vós todo tipo de incoerência para que possamos ser fieis á palavra de Deus, sempre agindo como “filho da luz”. Nós vos ro-gamos.2- Senhor que a fidelidade a Deus e a justiça ao irmão, possam ser culti-vadas em nossa vida de comunidade para que possamos contemplar o que pede Jesus nos seus ensinamentos. Nós vos rogamos.3- Que a nossa Igreja seja promotora da justiça e da paz fazendo ressoar no coração humano a verdade e o amor de Deus. Nós vos rogamos.

Page 52: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

52

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

5º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 16, 19-31

BREVE REFLEXÃODeus optou pelos pobres!A parábola é uma crítica, onde o rico vive a abundância enquanto o pobre morre na miséria. O problema é a distancia e o isolamento que o rico vive mantendo um abismo de separação que o pobre consegue transpor. E para quebrar esse isolamento o rico precisa se converter. É evidente que o rico deve abrir seu coração para acolher a palavra. Lógico que a parábola exige uma transformação social para criar uma sociedade onde haja partilha de bens entre todos.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONARA) Deus optou pelos pobres e marginalizados, e os cristãos?B) Quais são as alternativas no uso dos bens que a comunidade descobriu?

PRECESA) Senhor fortalecei nossos sentimentos de partilha, piedade e caridade para que sejamos comprometidos com os ensinamentos de Cristo. Nós vos rogamos.B) Senhor que a opção preferencial pelos pobres e marginalizados seja constante na nossa Igreja para que não haja nenhuma forma de exclusão social. Nós vos rogamos.C) Senhor que possamos cultivar em nossas comunidades as virtudes e atividades de partilha para que todos se sintam irmanados na fé e na vida fraterna. Nós vos rogamos.

Page 53: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

53

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Que o mês missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover ini-ciativas e intensificar de modo particular a oração - alma de toda a missão -, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidarie-dade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário.”(Papa Francisco)

Page 54: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

54

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

OUTUBRO

“Que o mês missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça in-tensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração - alma de toda a missão -, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário.”(Papa Francisco)

SUGESTÕES DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE OUTUBRO

• VEM, VEM, VEM ESPIRITO SANTO DE AMOR...TRAZ A IGRE-JA UM NOVO VIGORVem, vem, vem! Vem Espírito Santo de amor! Vem a nós, traz a igreja um novo vigor! 1. Presença de força aos profetas, que falam sem nada temer. Contigo sustentam o povo, na luta que vão empreender. 2. Presença com força de vida, presença de transformação. Tiraste a vida da morte, em Cristo na ressurreição.

• COMO SÃO BELOSComo são belos os pés do mensageiro que anuncia a pazComo são belos os pés do mensageiro que anuncia o SenhorEle vive, ele reina Ele é Deus e Senhor

• E MISSAO DE TODOS NOSO Deus que me criou, me quis me consagrou para anunciar o seu amor. Eu sou como chuva em terra seca pra saciar fazer brotar eu vivo para amar e pra servir!É missão de todos nós Deus chama, eu quero ouvir a sua voz!Eu sou, sou profeta da verdade canto a justiça e a liberdade Eu vivo para amar e pra servir!

Page 55: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

55

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 17,5-10

BREVE REFLEXÃO“Os apóstolos disseram ao Senhor: aumenta-nos a Fe!” Esse pedido dos apóstolos deve estar também em nossos lábios. Precisamos muito crescer na fé; precisamos de uma fé sólida, robusta, sincera, viva e convicta, e essa fé só Deus e seu Divino Espírito podem nos dar. Pedir ao Senhor que aumente a nossa fé, já é um profundo gesto de fé!

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Somos empregados inúteis? Fazemos o que devemos fazer para mere-cermos os Dons e Graças que o Senhor nos da?2. Agradecemos a Deus pelos Dons e Graças recebidas?

PRECES1- Nós vos damos graças, Senhor, porque nos escolhestes como primícias da salvação, e nos chamastes para tomar parte na glória de nosso Senhor Jesus Cristo.Resp.: Que vosso povo vos louve Senhor!2- A todos que invocam o vosso santo nome, concedei que vivam unidos na verdade de vossa palavra, e sejam sempre fervorosos no vosso amor 3- Nós vos damos graças, Senhor, porque nos enriquecestes em tudo, por Jesus Cristo, com o dom da palavra e do conhecimento. Concedei a vossa sabedoria aos que governam as nações, para que o vosso conselho ilumine seus corações e seus atos.4- Criador de todas as coisas, vosso Filho quis trabalhar no meio de nós com suas próprias mãos; lembrai-vos de todos aqueles que trabalham para comer o pão com o esforços de suas lutas.

Page 56: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

56

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 17, 11-19

BREVE REFLEXÃO“Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?”Hoje é um dia propício para nos perguntarmos a quantas anda nossa ca-pacidade de expressar gratidão ao Senhor pelos inúmeros benefícios que Ele nos concede. Não nos esqueçamos queridos irmãos de que agradecer é próprio dos corações que amam e que realmente fizeram a experiência do amor, e não da obrigação. Deus nos ama e não tem obrigação para co-nosco!

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? O que estas perguntas de Jesus nos dizem hoje?2. Jesus reclamou que só voltou um “estrangeiro”, um publicano, não-ju-deu, para agradecer. O que isso pode nos dizer?

PRECES1- Nós vos bendizemos, Deus todo-poderoso, e Rei do universo, porque, mesmo sendo pecadores, viestes à nossa procura, para conhecermos vossa verdade e servirmos à vossa majestade.R.: Nos vos louvamos e em vós confiamos!2- Rei da paz, mandai o vosso Espírito sobre aqueles que governam os po-vos, a fim de que olhem com mais atenção para os pobres e necessitados.3- Daí Senhor, a vossos fiéis o de oração e de louvor, para que vos demos graças sempre e em todas as coisas.4- Deus que abristes para nós as portas da vossa misericórdia, não nos deixeis jamais afastar do caminho da vida.

Page 57: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

57

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 18, 1-8

BREVE REFLEXÃO“Mas quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a Terra?”Quando analisamos essa parábola com atenção, descobrimos uma grande lição: a oração e a fé em exercício. Ela quando autêntica, só pode brotar de uma fé viva. Se a nossa oração for autêntica, não tenhamos dúvida de que produzirá em nós grandes transformações. E não nos esqueçamos irmãos: não rezamos para convencer Deus, mas, sim, porque Ele é o nosso Abba.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. O que nos conta a Parábola? Qual a relação que existe entre a fé e a oração?2. O que fazemos diante das injustiças que se cometem contra osempobre-cidos todo santo dia?3. Será que quando o filho do homem vier, encontrará fé como a dessa mulher? 4. Os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa fé! Eu tenho fé, mas ajude a minha falta de fé. Como vivemos estes ensinamentos dos apósto-los?

PRECES1- Rei todo-poderoso, que pelo batismo nos conferistes um sacerdócio régio, fazei da nossa vida um contínuo sacrifício de louvorR.: Senhor nosso Deus e Salvador!2- Concedei a vossa graça a todos os nossos amigos e conhecidos para que o mundo acredite em Cristo o Salvador que nos enviastes.3- Ajuda-nos Senhor a guardar os vossos mandamentos para que pela for-ça do Espírito Santo, permaneçamos em vós e vós permaneçais em nós.4- Aumentai nos sacerdotes o espírito de caridade, e conservai os fiéis na unidade do espírito pelo vínculo da paz.

Page 58: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

58

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 18, 9-14

BREVE REFLEXÃO“Pois o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. Diante de Deus e de seu infinito amor, devemos ser verdadeiros e humil-des; e, sendo Deus a verdade em plenitude, diante dele só pode permane-cer o verdadeiro.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1- O que nos diz esta leitura?2- Que lição podemos tirar deste texto?3- Como devemos estar Dante de Deus?

PRECES1. Louvemos a Jesus Cristo, que alimenta e fortalece a sua Igreja. Protegei o Santo Padre, o Papa Francisco, e o nosso Arcebispo; ajudai-os com o vosso poder.R.: Ouvi, Senhor a oração do vosso povo!2. Fazei que vos amemos acima de todas as coisas e pratiquemos o bem, para que nossas obras vos glorifiquem.3. Fazei-nos crescer hoje em vosso amor, a fim de que tudo concorra para o nosso bem e de todas a pessoas.4. Fazei que os vossos fiéis procurem e saboreiem as coisas do alto, e vos glorifiquem com o seu trabalho e o seu descanso.

Page 59: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

59

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Pelo Batismo, também vós jovens, sois membros vivos da Igreja e, juntos temos a missão de levar o Evangelho a todos.”(Papa Francisco)

Page 60: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

60

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

NOVEMBRO

“Pelo Batismo, também vós jovens, sois membros vivos da Igreja e, juntos temos a missão de levar o Evangelho a todos.”(Papa Francisco)

SUGESTÕES DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE NOVEMBRO

• CONHECO UM CORACAO TÃO MANSO HUMILDE E SERENOConheço um coração tão manso, humilde e sereno que louva ao Pai por revelar seu nome aos pequenosQue tem o Dom de amar, que sabe perdoar e deu a vida para nos salvar!Jesus, manda Teu Espírito para transformar meu coração.

• TUA PALAVRA E LAMPADA PARA OS MEUS PESTua palavra é lâmpada para meus pés senhor,lâmpada para meus pés, se-nhor, Luz para o meu caminho. Lâmpada para meus pés, senhor, luz para o meu caminho.

• TU ES MINHA VIDATu és minha vida, outro Deus não háTu és minha estrada, a minha verdadeEm Tua palavra eu caminhareienquanto eu viver e até quando Tu quiseresJá não sentirei temor, pois estás aquiTu estás no meio de nósTu és minha força, outro Deus não háTu és minha paz, minha liberdadeNada nesta vida nos separará em Tuas mãos seguras, minha vida guardarásEu não temerei o mal, Tu me livrarás e no Teu perdão viverei

Page 61: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

61

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

MATEUS 5, 1-12

BREVE REFLEXÃOJesus nos chama de bem aventurados, se formos fiéis á sua doutrina em busca de um mundo novo. Ele proclama a libertação, é o anúncio da feli-cidade. Que busquemos estar sempre em busca de saciar o nosso espírito e sermos missionários do amor que é Jesus o nosso Salvador. Bem aventura-dos seremos se formos testemunhas do Reino de Deus, só assim podemos receber a Santificação na eternidade. Temos uma multidão de Santos e Santas que não chegaram aos altares, mas que com certeza estão face a face com Cristo.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Como estão sendo vivenciados hoje os ensinamentos de Jesus?2. E eu, como estou evangelizando em minha casa? Em minha comunida-de?3. Estamos levando os valores cristãos ou subindo no alto pra viver os prazeres da carne?

PRECESResp: Ajudai-nos Senhor, a buscar a justiça, o teu reino.1. Por nossos pastores, para que sejam sempre exemplo de amor de Cristo. Rezemos.2. Para que deixemos sempre transparecer a presença de Deus na nossa vida, através de nossas atitudes na comunidade. Rezemos.3. Para que sejamos exemplo de santidade vida de nossas crianças, adoles-centes e jovens. Rezemos.4. Outras preces.

Page 62: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

62

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 20, 27-38

BREVE REFLEXÃONo Evangelho que acabamos de ouvir, Jesus nos revela como seremos na eternidade. Somos convidados, então, pela Palavra de Deus, a aprofundar a nossa fé na ressureição dos mortos. Por isso Jesus nos dá duas alterna-tivas radicais: ou temos fé na ressurreição dos mortos ou somos ateus. A nossa escolha vai determinar o rumo de nossa vida.A ressurreição dos mortos faz parte de toda a catequese/ensinamento do cristianismo. Assim como os saduceus duvidaram dessa verdade e procu-raram ridicularizar Jesus e os que criam nessa doutrina, muitas pessoas em nossos dias não creem na ressurreição dos mortos e vivem como se não existisse nada após esta vida terrena.Quem eram os saduceus?Os saduceus faziam parte de um grupo de judeus muito influente na épo-ca de Jesus, na maioria das vezes encontrado em oposição aos fariseus. Esse grupo era formado geralmente pelas pessoas mais ricas e mercadores prósperos da sociedade judaica. Muitos sacerdotes também faziam parte do grupo dos saduceus, e esses por muitos séculos mantiveram o controle do ofício sacerdotal, controlando a religião, o Templo e o ensinamento das Escrituras.Os saduceus aceitavam somente a lei de Moisés e rejeitavam os profetas, os escritos do AT e a lei oral. Eles não acreditavam na imortalidade da alma e em nenhum tipo de vida após a morte. Também rejeitavam a dou-trina dos anjos e não viam nenhum sentido na ressurreição do corpo. Como negavam a vida após a morte, tornavam-se facilmente materialistas e bus-cavam tirar o maior proveito dessa vida através da vida política e material, para o enriquecimento próprio.São alguns desses saduceus que chegam a Jesus com uma situação sobre a qual querem a sua opinião, propondo um caso, como ouvimos no evan-

Page 63: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

63

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

gelho. Jesus afirma então que os filhos deste mundo se casam e se dão em casamento, mas os que alcançarão a outra vida após a morte e a ressurrei-ção não farão mais isso, pois não podem mais morrer, visto que são filhos de Deus e da ressurreição. E conclui: “Deus não é um Deus de mortos, e sim de vivos”. Se Deus nomeia a si mesmo como Deus dos patriarcas que há muito haviam falecido, eles devem estar vivos também após a morte, ou como diz o texto, “todos vivem para ele”.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 -O tempo litúrgico deste ano está chegando ao fim, e a liturgia desses úl-timos dias fala das realidades ultimas, o “fim dos tempos”. Como estamos nos preparando nesta vida, para um dia nos encontrarmos com o Cristo Ressuscitado, na vida eterna?2 - Ainda é comum encontrar na atualidade pessoas sem fé e que não acre-ditam nas verdades bíblicas reveladas por Deus sobre diversos assuntos, entre estes a ressurreição dos mortos. O que precisamos mudar e fazer, como comunidade de fé, para que a Palavra de Deus chegue a tantos ho-mens e mulheres que ainda não conhecem a Jesus?

PRECESResp.: Venha Senhor, nos libertar do medo e nos fortalecer na fé.1 - Jesus nos diz: “Deus não é um Deus de mortos, e sim de vivos”. Por todos nós, que professamos a fé no Cristo Ressuscitado, sejamos defen-sores da vida, para que todos os homens e mulheres sejam respeitados, e comprometidos com a luta contra o aborto e a perseguição aos pobres e marginalizados de nossa sociedade. Supliquemos ao Senhor:2 - Jesus nos revela a misericórdia e o amor do Pai. Rezemos por toda a Igreja para que continue revelando ao mundo o Cristo Senhor que veio para salvar e libertar toda a humanidade, e por nossa Paróquia, que seja cada vez mais acolhedora e solidária com os seus membros. Supliquemos ao Senhor:

Page 64: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

64

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 21, 5-19

BREVE REFLEXÃO“Daqui deste sacrário quero iluminar, quero ver vocês a me levar. Não tenham medo, eu lhes direi o que dizer. Iluminador eu sou” (Pe.Zezinho). Esta canção do Pe.Zezinho nos ajuda a entender que precisamos honrar o nome do Senhor pelo nosso testemunho, principalmente nas ocasiões contrárias a fé que professamos.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1 – Jesus nos exorta a tomar cuidado para não sermos enganados com fal-sos profetas e doutrinas. Como você reage quando alguém vem até você, até sua casa para falar de Jesus?2 – Jesus afirma que a perseguição é oportunidade para testemunharmos nossa fé no nome de Jesus. Quando você enfrenta tempos difíceis perseve-ras na caminhada da fé?3 – Jesus promete eloquência e sabedoria para nos defendermos em tem-pos de aflição. Você costuma se entregar inteiramente a condução Divina quando precisa falar em sua defesa?

PRECESResp.:Senhor tornai-nos testemunhas fiéis na fé1 – Pai eterno e todo poderoso cheios de confiança pedimos que nos dê coragem para enfrentar os tempos difíceis que passamos e que ainda virão, rogamos:2 – Jesus, nosso Rei e Senhor, iluminai-nos em nossa lida terrena para que sejamos fortes e sábios em nossas palavras em qualquer situação, rogamos:3 – Espírito Santo, ajude-nos na defesa do Reino, que nunca reneguemos nossa fé, mas que sejamos autênticos em nossa conduta de discípula teus, rogamos:

Page 65: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

65

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 23, 35-43

BREVE REFLEXÃO“O Reino de Jesus não é deste mundo.”Jesus é o Rei do Universo, não há dúvidas disso. Porém de modo diferente das demais formas de poder. Um reino de amor, de humildade, de serviço, de doação. Renuncia toda sua condição divina para salvar a humanidade. Cristo Rei anuncia a verdade, e essa verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou, com sua Via Crucis, para o Reino de Deus.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1) Que tipo de Rei acreditavam ser Jesus? Porque zombaram de Jesus?2) O que reina em sua vida? Quem tem reinado em sua existência?3) Seremos recompensados com o paraíso por nossas atitudes?

PRECESResp.: Reina Senhor em minha vida!1) Cristo reine em nossa vida, na nossa missão, na nossa família, em tudo o que somos e que fazemos, e que nenhuma área do nosso ser esteja alheia ao poder da cruz de Cristo, nós te pedimos;2) Que possamos ser merecedores de estar com Jesus no paraíso, e que para isto sejamos admiradores da verdade e tenhamos atitudes de verda-deiros seguidores de Cristo, nós te pedimos;3) Pedimos humildemente que saibamos reconhecer o verdadeiro reinado de Jesus Cristo e tenhamos discernimento para escarparmos do pecado, evitando desagradar a Deus, nós te pedimos.

Page 66: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

66

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“A transformação da fé, coração da missão da Igreja, verifica-se através do contágio do amor, onde a alegria e o entusiasmo expres-sam o sentido reencontrado e a plenitude da vida.”(Papa Francisco)

Page 67: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

67

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

DEZEMBRO

“A transformação da fé, coração da missão da Igreja, verifica-se através do contágio do amor, onde a alegria e o entusiasmo expressam o sentido reencontrado e a plenitude da vida.”(Papa Francisco)

SUGESTÕES DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE DEZEMBRO

• ESPIRITO ENCHE A MINHA VIDAEspírito, enche a minha vida (bis)Enche-me do teu poder, pois de Ti eu quero ser Espírito, enche o meu serAs minhas mãos eu quero levantar e em louvor te adorarMeu coração eu quero derramar diante do Teu altar.

• TODA PALAVRA DE VIDA E PALAVRA DE DEUSToda palavra de vida é Palavra de Deus Toda ação de liberdade é a Divindade agindo entre nós é a Divindade agindo entre nós.Boa nova em nossa vida, Jesus semeou o Evangelho em nosso peito é prova de amor. (bis)

• O SENHOR ESTA PRA CHEGARO senhor está pra chegar,já se cumpre a profecia;o seu reino então seráliberdade e alegria.E as nações, enfim, recebem,salvação a cada dia.

Das alturas orvalhem os céus,e das nuvens, que chova a justiça,que a terra se abra ao amore germine o deus salvador! (bis)

Vem de novo restaurar-nos. De que lado estará?Indignado contra nós?E a vida, não darás?Salvação e alegria,outra vez não buscarás?

Escutemos sua palavra:é de paz que vai falar.Paz ao povo e aos seus fiéis,a quem dele se achegar.Está perto a salvaçãoe a alegria vai voltar.

Page 68: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

68

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

MATEUS 24, 37-44

BREVE REFLEXÃODisse Jesus: “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor”.No tempo do Advento, somos convidados a refazer nossa opção por Cristo. Nos dias de hoje vemos muitas armas empregadas na falsa busca da paz, muitas desgraças são praticadas pela maldade humana. É hora de acordar e nos preparamos para a vinda do Redentor. Não queremos ser pegos de surpresa. Que nossas atitudes, sejam inteiramente na construção de um mundo diferente e renovado no amor de Cristo.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Como estamos nos preparando para celebrar a vinda redentora do Cris-to?2. Qual o significado o tempo do Advento? O que devemos fazer nesse período?3. Estamos vivendo um tempo de falsos profecias, que anunciam vida pros-pera e feliz aqui na terra. Você acha que o Reino de Deus é deste mundo?

PRECESResp.: Vinde, Senhor Jesus!1- Desperta-nos para viver com amor, respeito e paz nesse mundo, tão conturbado e cheio de falsas esperanças. Roguemos.2- Acordai-nos do comodismo, individualismo e autossuficiência para em-penharmos na construção do Reino. Roguemos.3- Fortalecei-nos na fé, para servir aos pobres, abandonados e marginali-zados, e anunciar com alegria a vinda do vosso Filho. Roguemos.

Page 69: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

69

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 1, 26-38

BREVE REFLEXÃOAo escolher Maria como mãe do Salvador, o Senhor nos mostra que em seu Reino, os pequenos têm lugar e voz. Com o sim de Maria, a cheia de graça, Deus realiza seu projeto de salvação. Ao aceitar o desafio, Maria torna-se o grande exemplo de missionária, a qual acolhe em sua vida os planos divinos. Em Maria, uma simples jovem de Nazaré, encontramos nosso grande modelo de fé e contribuição com o projeto salvífico de Deus.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1- “Não tenha medo Maria...” (Lc 1,30). Acolhemos com amor a proposta de Deus em nossa vida ou deixamos de realizá-la por medo?2- Acreditamos, na prática, que Deus capacita os escolhidos? Nossas ati-tudes na comunidade paroquial demonstram isso?3- Pelo batismo, também nós somos chamados a levar o Filho de Deus a toda sociedade. De que forma acolhemos esse chamado? Como estamos apresentando Jesus em nossas famílias?

PRECESResp: Maria, Virgem Imaculada e senhora do serviço, ajudai-nos a servir seu Filho com amor e alegria!1. Senhor, Deus rico em amor e misericórdia, iluminai e fortalecei nossos jovens, para que sintam-se amados e tenham a coragem de acolher a Vossa Palavra em sua vidas, te pedimos por intercessão de Maria.2. Dai-nos senhor o amor e a perseverança, para que possamos responder Sim e renovar nosso compromisso com Vosso projeto em nossas vidas, te pedimos por intercessão de Maria.3. Fortalecei-nos Senhor, no compromisso com a verdade de vosso Reino, para que possamos ser sinais de vossa justiça e amor diante às adversida-des que enfrentamos, te pedimos por intercessão de Maria.

Page 70: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

70

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

MATEUS 11, 2-11

BREVE REFLEXÃOJesus como sempre surpreendendo a todos com suas palavras. João mesmo preso tinha seus seguidores e estava curioso para ter uma certeza de que era Jesus. Mas Jesus deixa claro para eles que era até então João o maior. Só que o Cristo como sempre, mostra quem é através dos acontecimentos.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. E nós estamos sempre atentos ás palavras de Jesus? O que diz para nós este texto?2. Jesus continua entre as multidões de maneira discreta. Nos pequenos e humildes. Dê exemplos destes seguidores.3. Em nossa casa percebemos nos demais a presença de Cristo? De que maneira?

PRECESR: Obrigado Senhor pela tua presença entre nós.1. Para que continuemos sempre atentos aos apelos de Deus. Rezemos.2. Peçamos com confiança a Jesus pela perseverança da nossa paróquia na missão permanente. Rezemos.3. Para que o nosso testemunho de missionários desperte nos jovens desta comunidade o desejo de perseverar na caminhada cristã. Rezemos.4. Para que seja curada a nossa cegueira Espiritual, e possamos andar cada vez mais firmes no compromisso com Cristo. Rezemos.

Page 71: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

71

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

MATEUS 1, 18-24

BREVE REFLEXÃOJosé e Maria viveram momentos difíceis diante da sociedade. A fé de Ma-ria e José na palavra do Anjo os fizeram assumir tamanho mistério. Porém, para que se cumprisse a escritura Deus envia Jesus que é o verbo encarna-do para nos salvar. José e Maria eram conhecedores da presença de Deus nos acontecimentos.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. O que diz o texto em si?2. O que Deus vem dizer para você neste texto?3. Como Podemos compreender tamanho mistério, engravidar por obra do Espírito santo?4. E na nossa família?

PRECESR: Salvai-nos Senhor, com o vosso amor!1. Para que neste advento, busquemos a conversão dos nossos pecados. Rezemos.2. Como missionários nem sempre somos fiéis ao pedido da Igreja Peça-mos perdão a Deus3. Para que sigamos o exemplo de fé de Maria e José. Rezemos.4.Preces espontâneas

Page 72: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

72

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

5º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

MATEUS 2, 13-15. 19-23

BREVE REFLEXÃOA vida de Jesus foi toda pautada em desafios. Desde o Anjo a Maria até a morte de cruz. É preciso muita fé para buscar entender que o Salvador da humanidade passou por tantos desafios por amor a humanidade. Não basta conhecer a sua história, mas acima de tudo é preciso seguir os sinais da história. Amar o próximo como ele amou. Nisto consiste a nossa fé.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1. Maria e José obedeceram os comandos do Anjo. E você já escutou o seu Anjo da Guarda?2. Qual o chamado que você acredita ter ouvido hoje?3. Quando Deus lhe fala por meio de Anjo, você percebe?

PRECESResp.: Ouvi-nos Senhor1. Pelas famílias de nossa comunidade, para que saibamos acolher melhor. Rezemos.2. Pela nossa Igreja que como família cristã, possa ser exemplo de fé. Rezemos.3. Pelas famílias carentes de afeto e amor, par que sejamos presença soli-dária. Rezemos.

Page 73: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

73

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evan-gelho a toda criatura.” (Mc 16, 15)

Page 74: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

74

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

JANEIRO/2020

“Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16, 15)

SUGESTÕES DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE JANEIRO DE 2020

• ASSIM COMO A CORSAAssim como uma corsa suspira pelas águas, assim suspira minha alma, Espírito de Deus.Oh, oh, enche-me Espírito... Oh, enche-me Espírito... Oh, enche-me Espí-rito de Deus...2x.

• FALA SENHOR PALAVRA DE FRATERNIDADEFala, Senhor! Fala, Senhor! Palavra de fraternidade!Fala, Senhor! Fala, Senhor! És luz da humanidade!A tua Palavra É fonte que corre Penetra e não morre, Não seca jamais.

• CRISTO QUERO SER INSTRUMENTO DE TUA PAZCristo, quero ser instrumento de tua paz e do teu infinito amorOnde houver ódio e rancor que eu leve a concórdia, que eu leve o amorOnde há ofensa que dói, que eu leve o perdãoOnde houver a discórdia, que eu leve a união e tua pazOnde encontrar um irmão a chorar de tristeza sem ter voz e nem vezQuero bem no seu coração semear alegria pra florir gratidãoMestre, que eu saiba amar compreender, consolar, e dar sem receberQuero sempre mais perdoar, trabalhar na conquista e vitória da paz.

Page 75: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

75

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

MATEUS 12, 1-12

BREVE REFLEXÃOJesus é movido de salvação para uns e de perseguição para outros. He-rodes como rei daquele povo sentiu-se ferido em saber que alguém veio como Rei. Não sabia ele que Deus estava enviando o Rei das almas. Que vinha com o poder de salvar no plano espiritual e não materialAs escrituras eram claras precisávamos seguir os sinais da história que nos encaminha para além de reconhece-lo segui-lo. Jesus é a luz que governa o céu.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1-O que diz o texto em si?2- O que diz o texto para você?3-O que o texto te faz dizer a Deus neste momento?4-A partir deste texto, de que maneira você irá olhar?Vida de namoro, vida de família, vida espiritual, vida religiosa, vida cida-dã?

PRECESR: Senhor Jesus, sede sempre a luz do nosso caminho.1-Para que possamos semear a Palavra de Deus com amor e perseverança. Rezemos.2- Senhor, colocamos sob tua proteção o nosso Papa, Bispos e Clero, para que continue anunciando a boa nova de salvação com o testemunho de vida. Rezemos.3- Ensinai-nos Jesus a adorar-te como fizeram os pastores, oferecendo o que temos e somos com amor e dedicação. Rezemos.

Page 76: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

76

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 3,15-16, 21-22

BREVE REFLEXÃOComo João afirma: virá aquele que é mais forte do que eu. Ele é quem vos batizará vocês com o Espírito Santo e com o fogo. Como percebemos também nós somos convocados nos dias de hoje, a seguir Jesus caminho verdade e vida, mediante o Sacramento batismo que recebemos.“Tu és meu filho amado...” O Espírito Santo nos ilumina e nos conduza o convívio com a Trindade Santa, bem como nos estimula a confiar na pro-videncia divina e evangelizar através das obras e ações.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1- Como está sua vida de Batizado? E sua Fé no Messias enviado por Deus?2- Podemos ter a mesma certeza de que também nós somos filhos amados e amadas de Deus?3- Em que nos baseamos para confirmar tal pergunta?4- Se sim, como demonstro na Paróquia ou Comunidade da qual faço par-te?

PRECESResp: Ajudai-nos Jesus acreditar na transformação do nosso coração.1-Senhor fortificai em nós o seguimento na Fé para que possamos viver com amor o nosso Batismo. Rezemos.2- Fazei Senhor com que a vossa Igreja seja iluminada pela Luz do Espí-rito Santo. Rezemos3- Abençoai a nossa Paróquia, e que nossos zelosos Pastores sejam acolhi-dos por nós. Rezemos.4- Abençoai a nossa Comunidade para que vivam sempre no amor e na fidelidade ao Batismo. Rezemos.

Page 77: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

77

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

JOÃO 2,1-11

BREVE REFLEXÃOMaria que conhece o íntimo do seu amado filho, e nós devemos seguir os passos de Jesus, sempre atentos ao que ele tem a nos dizer na pessoa do outro. Afinal somos imagem e semelhança de Deus. Como “ele” nos afir-ma no livro dos Gêneses. Devemos ter uma postura de cristãos frente ás necessidades do próximo. Quer seja necessidade material, física e princi-palmente espiritual. Como cristãos, devemos servir, amar e ser obedientes aos propósitos divinos mesmo sem entender.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1- No evangelho das bodas de Caná, percebe-se duas cenas fortíssimas: Quais são elas para você?2- A tua fé te leva a enfrentar desafios?3- Estamos atentos ás necessidades do nosso próximo ou fazemos vistas grossas?

PRECESResp.: Pela intercessão de vossa e nossa Mãe Maria Santíssima, faça-nos atentos aos vossos apelos Senhor.1- Que os casais possam ser exemplo de fidelidade na Igreja e fiel aos ape-los de Deus. Supliquemos.2- Para melhor servir o Reino de Deus intercedamos ao Senhor que trans-forme o nosso egoísmo e desamor em vida e ação. Rezemos.3- Guie sempre o nosso Bispo, o nosso Pároco e todo o Clero para a san-tificação, através do serviço prestado nesta pequena porção. Supliquemos.

Page 78: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

78

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 1,1-4: 4,14-21

BREVE REFLEXÃOPaulo sempre cuida de escrever para os quais foi designado a evangelizar. E nós também somos enviados a testemunhar e pregar o Evangelho a todas as criaturas.Nesse evangelho Jesus nos fala que o Espírito está sobre ele, e se estamos unidos ao Espírito por meio do Batismo, somos mais que privilegiados. Precisamos tirar a cegueira da incredulidade, e anunciar com a convicção de que Jesus é que nos faz enxergar as necessidades do outro.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR1- Como perceber a força do Espírito Santo agindo em nós?2- Quem são os oprimidos do nosso tempo?3-Que atitude estamos dispostos a tomar, para que não haja cegos e ce-gueira espiritual entre nós?

PRECESResp: Libertai-nos Senhor da cegueira espiritual1-Com a certeza de que Jesus nos ama, intercedendo a presença da Trin-dade em nós. Rezemos.2- Despertai Senhor em nós cristãos, o desejo de vos servir no amor e gra-tuidade. Para que possamos proclamar a graça de Deus em nós. Rezemos3- Olhai para a Igreja, Sacramento de vosso Reino, e guiai-nos sob a luz do vosso Espírito Santo, nós vos rogamos.4- Outras preces.

Page 79: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

79

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

“Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vo-cação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar.”(EvangeliNuntiandi)

Page 80: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

80

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

FEVEREIRO/2020

“Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar.”(EvangeliNuntiandi)

SUGESTÕES DE CÂNTICOS PARA O MÊS DE FEVEREIRO DE 2020

• INCENDEIA MINHA ALMAEspírito Santo vinde falar em mim! Espírito Santo vinde orar em mim!Vinde curar, vinde libertar nossos corações de toda opressão.Vinde transformar, vem incendiar traz fogo do céu nesse lugar.Incendeia minha alma! Incendeia minha alma! Incendeia minha alma, Se-nhor!

• ESCUTA ISRAEL JAVE TEU DEUS VAI FALAREscuta Israel, Javé teu Deus vai falar (bis)Fala Senhor Javé, Israel quer te escutar...(bis)

• UM DIA ESCUTEI TEU CHAMADO 1. Um dia escutei teu chamado, divino recado, batendo no coração.Deixei desta vida as promessas e fui bem depressa no rumo da tua mãoTu és a razão da jornada, Tu és minha estrada, meu guia e meu fimNo grito que vem do teu povo, Te escuto de novo chamando por mim2. Os anos passaram ligeiro, me fiz um obreiro no reino de paz e amorNos mares do mundo eu navego e às redes me entrego, tornei-me teu pes-cador.3. Embora tão fraco e pequeno, caminho sereno com a força que vem de tiA cada momento que passa revivo esta graça de ser teu sinal aqui.

Page 81: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

81

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

1º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 4,21-30

BREVE REFLEXÃONa sinagoga de sua cidadezinha, Jesus havia acabado de ler no livro do Profeta Isaias: ‘O Espírito do Senhor me ungiu para anunciar a boa notícia aos pobres’ (Lucas 4,16-19).Qual a causa de tanto espanto?Jesus havia afirmado que o Espirito estava sobre ele. Logo sobre ele, uma pessoa simples ali da aldeia, o filho de José, que todo mundo conhecia! Ele não era sequer sacerdote do Templo. Com que ousadia afirmava ter recebido o Espirito?Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria, conclui Jesus. Com essa frase, ele mesmo dá o critério da autenticidade de seu ministério: a rejei-ção. Na história de seu povo, verdadeiros profetas e profetisas eram rejei-tados (cf. Jeremias, Amós, Ezequiel...)Os de casa rejeitam, quem é estrangeiro acolheJesus recorre à vida de seu povo, a histórias bem conhecidas na Bíblia para ajudar a comunidade a superar o escândalo.Se os de dentro do seu povo não o aceitam, Jesus deixa claro que encon-trará fé e adesão entre os de fora.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR- Nós, pessoas que nos julgamos “de dentro” (da Igreja/Comunidade), es-tamos aceitando de verdade a proposta de Jesus?- Ou continuamos aceitando a perseguição a nossos profetas e profetisas?- O que fazer para que as famílias de nossas comunidades abram a cabeça e o coração para acolher e viver o Evangelho?

PRECES1- Jesus nos mostra no evangelho que ele veio para reunir e salvar toda a

Page 82: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

82

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

humanidade. Para que todos nós, que formamos a Igreja de Cristo, seja-mos verdadeiras testemunhas e anunciadores do Evangelho, lutando con-tra todo preconceito e discriminação, buscando o diálogo e a convivência fraterna com todos os homens e mulheres com os quais nos encontramos diariamente. Peçamos ao Senhor.Resp.: Ajudai-nos, ó Senhor, a superar o egoísmo e praticar a vossa justiça.2 - Jesus, nascendo numa família, nos ensina o valor e a importância da vida em família. Para que todas as famílias sejam verdadeiros lares de amor e respeito, onde cada membro seja respeitado e possa contribuir para o bem de todos, e sobretudo as famílias cristãs testemunhem com palavras e ações seu compromisso com a Palavra de Deus, no acolhimento e soli-dariedade a todos homens e mulheres. Peçamos ao Senhor.3 - Jesus, fazendo-se Homem, nos revela a face humana de Deus. Para que toda a Igreja, que tem o Cristo como sua cabeça, se deixe guiar pelo Espirito Santo na sua missão de anunciar o Evangelho a todos os povos, na defesa da vida e dos direitos de cada pessoa, sobretudo os pobres e margi-nalizados. Peçamos ao Senhor.

2º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 5,1-11

BREVE REFLEXÃODeus tem um plano para cada um de nós. Ao longo da história, Deus sem-pre chama pessoas e as envia para realizar o seu plano de amor.Jesus entra na barca de Pedro e fala ao povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca.’ Afinal, quem era este carpinteiro para ensinar quatro pescadores como pescar? Ele certamente não sabia que era melhor pescar de noite, e não de dia!Qual a causa de tanto espanto?Pedro diz a Jesus que tinham trabalhado a noite inteira e não haviam pes-

Page 83: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

83

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

cado nada. A resposta de Simão parece ser a de quem costuma pescar a essas horas (da noite) e, precisamente naquela ocasião, a noite tinha sido infrutífera. Para que haviam de pescar de dia?Confiar em Jesus é a respostaMas Pedro reconhece que Jesus era o Mestre e Senhor. Por isso ele confia e obedece a Jesus ao dizer ‘por causa da Tua Palavra lançarei as redes’.É esta a mesma Palavra que nos anima hoje a avançar na nossa vida, na nossa pescaria, na nossa luta em busca de paz, de felicidade, de vida ple-na. Avançar para águas mais profundas significa para nós, buscar mais conhecimento de Deus, da Sua Lei, dos Seus ensinamentos, da Sua ver-dade. Quanto mais mergulharmos no Evangelho, nas Escrituras Sagradas, quanto mais conhecermos a Palavra de Deus e praticá-la em nossa vida, mais nós iremos encontrar respostas para os nossos questionamentos, para as nossas angústias.A mensagem desse Evangelho nos motiva a nunca desistirmos e sempre tentarmos novamente. Saber que Jesus está perto e que, na pesca da nossa vida, Ele nos orienta e nos ilumina com o Seu Espírito, porque é segurança para nunca perdermos a esperança.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR- Jesus toma a iniciativa de subir na barca de Pedro, como toma a iniciativa de subir na “barca de nossa vida”. Será que o acolho como Ele merece?- Diante das dificuldades que enfrentamos no dia a dia, na vida pessoal e fa-miliar, onde buscamos forças e orientação para superar o medo e a angustia?- Qual a nossa resposta e atitude diante de tudo que o Senhor nos revela e faz em nossa vida todos os dias?

PRECESResp.: Senhor, nos ajude a sermos sal da terra e luz do mundo.1 - Jesus diz que o milagre acontece para quem tem fé e obedece aos seus mandamentos. Por todos nós, que pelo batismo recebemos o dom da fé e o Espirito Santo, sejamos ouvintes e praticantes da Palavra de Deus, obe-dientes a Jesus na certeza de que somente Ele é nosso Mestre e Senhor. Rezemos.

Page 84: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

84

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

2 - Jesus mostra a Pedro que é preciso confiar Nele, porque tem conhe-cimento e autoridade para ensinar. Por todos os povos, sobretudo os que ainda não conhecem a Jesus, despertem os cristãos do mundo inteiro a serem verdadeiramente ‘sal da terra e luz do mundo’, vivendo e dando testemunho do Cristo Ressuscitado, para que toda a humanidade conheça e siga a Escritura Sagrada. Rezemos.

3º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

LUCAS 6,17. 20-26

BREVE REFLEXÃOOs doutores da Lei e os fariseus, que eram os especialistas no cumprimen-to da Lei e se vangloriavam disso, acreditavam, e faziam o povo também acreditar, que a pobreza assim como a doença, eram castigos de Deus. E a riqueza, era um prêmio deste mesmo Deus.No Evangelho de hoje, Jesus desconstrói a pregação dos doutores da Lei e os fariseus ao dizer que bem-aventurados ou felizes são os pobres, os que passam fome, os que choram e especialmente os puros de espírito. Falando desse modo Jesus está enfrentando a elite dominante, sem nenhum medo. Ele está desmantelando toda a escala de valores vigente, e construindo outra totalmente nova.Ao mesmo tempo em que diz que os pobres são bem-aventurados, Je-sus afirma que os ricos sofrerão, porque já têm nessa vida a sua conso-lação, ao depositarem sua confiança nas riquezas. Portanto, não terão mais nada a receber na outra vida, a vida eterna após a ressurreição.Jesus nos situa na perspectiva dos que buscam encontrar aqui na terra a felicidade seguindo os conselhos evangélicos e manten-do a esperança de um dia encontrá-la. Ser bem-aventurado é ser feliz.O cristão deve fazer tudo para derrubar todos os geradores dos ma-les sociais. Jesus diz aos ricos, e nos ensina a fazer o mesmo, que defender a causa do pobre é devolver-lhe a vida e a dignidade.

Page 85: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

85

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR- Quem são os pobres, aflitos, famintos e perseguidos de que fala Jesus?- Todos nós ouvimos, quase todos os dias, o que se fala de algumas pes-soas: “Quanto mais têm, mais querem ter e nunca estão satisfeitos com o que têm”. O que temos a dizer sobre essa afirmação? E nós, como nos comportamos diante dos bens materiais?- Diante da situação social e política que o Brasil está vivendo, qual a nos-sa atitude para mudar essa situação?

PRECESResp.: Bendito seja Deus pela sua bondade infinita.1 - Jesus diz que os Bem-Aventurados são os que souberam fazer a esco-lha certa, porque colocam somente em Deus toda confiança. Para que nós, membros da Igreja de Cristo, saibamos acolher o que Jesus nos apresenta e aprendamos Dele a confiar na misericórdia do Pai que quer nos libertar do egoísmo e nos proporcionar a paz e a felicidade. Digamos ao Senhor:2 - Jesus não condena quem tem bens materiais, mas a ganancia e o egoís-mo de quem tem e não partilha com quem necessita. Por todos nós, que somos agraciados por Deus, com bens espirituais e materiais, deixemo-nos conduzir pelo Espirito no caminho da verdade e da justiça, partilhando o que somos e o que temos e lutando para que todos os povos tenham seus direitos respeitados. Digamos ao Senhor:

4º Encontro

ESCUTA DA PALAVRA

Lucas 6,27-38

BREVE REFLEXÃOJesus veio desbaratar a teia do inimigo que tenta nos infligir uma doutrina de morte que nos instrui a nos posicionar uns contra os outros lançando fora a virtude da caridade que Deus nos conferiu. Por isso, o Evange-lho fala justamente o contrário do que todos apregoam. E no Evangelho

Page 86: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

86

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

de hoje, Jesus nos pede duas vezes que amemos os nossos inimigos. E apresenta três situações concretas e positivas deste mandamento: fazei o bem aos que vos odeiam, benzei aos que vos maldizem e orai por aqueles que vos caluniam. É um mandamento que parece difícil de cumprir: como podemos amar os que não nos amam? Mais ainda, como podemos amar aqueles que temos a certeza de que nos querem mal? Chegar a amar desta maneira é um dom de Deus, mas é preciso que estejamos abertos a Ele.Todas as religiões têm nos seus ensinamentos o seguinte mandamento: “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti”. Jesus mudou essa formula para o modo positivo: “Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo”. Esta regra de ouro constitui o fun-damento de todo o ensinamento de Jesus. Logo, a máxima de ouro propos-ta por Jesus não pode reduzir-se a um mero desejo, mas tem que se traduzir em obras.O critério do nosso agir em relação aos outros não pode ser o agir dos ou-tros, mas sim o próprio Deus, que não nos trata segundo nossas faltas, mas ama a todas as pessoas. Portanto, devemos ser diferentes das pessoas que vivem a reciprocidade: devemos viver a gratuidade; ser diferentes dos que vivem fazendo justiça: devemos ser misericordiosos; ser diferentes dos pregam a paz: devemos amar a todos sem distinção.

DEIXANDO A PALAVRA ME QUESTIONAR- Qual das orientações e recomendações que Jesus nos apresenta no evan-gelho de hoje nos é mais difícil de viver? Por quê?- Como entendemos e vivenciamos a recomendação de Jesus sobre a ne-cessidade de amar as pessoas que estão fora do nosso círculo de amizade?- As recomendações de Jesus no evangelho de hoje nos desafiam e nos provocam quanto ao nosso modo de viver e nos relacionar com os outros. De que modo, então, devemos agir para por em prática o que o Senhor nos manda fazer?

PRECES1 - Jesus nos manda amar os nossos inimigos e fazer o bem aos que nos odeiam. Para que nós, através da oração, da escuta e vivencia da Palavra

Page 87: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

87

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA

do Senhor, busquemos orientar a nossa vida cada dia mais na prática da justiça e do amor, imitando Jesus nas relações humanas e no acolhimento a todas as pessoas sem discriminação. Peçamos com fé:Resp.:Jesus disse: ‘se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que generosidade é essa?’ Por toda a Igreja, para que seja fiel ao mandato do Senhor, de fazer o bem a todos os homens e mulheres, levando a Palavra a todos os povos, na gratuidade do serviço da caridade e do compromisso com a verdade. Peçamos com fé:

Page 88: Edições Vocacionistasvocacionistas.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/03/Livro_Ano... · Todos: “Abençoa Senhor as família amém, abençoa Senhor a minha também!” (2x)

88

ANO MISSIONÁRIO 2019 - CCÍRCULOS BÍBLIOCS EM FAMÍLIA