edição nº 1034

24
Edição 1034 Ano XX 31 de dezembro de 2013 Semanário Gratuito Sai à 3ª feira Diretor: João Tavares Conceição Siga-nos no Oferta nesta edição o calendário das Farmácias PUB João Barros, com Fiesta R5, vence Rali fim de ano da Escuderia Página 7 Página 3 CIMBB aprova orçamento para 2014 Página 8 Produtores criam pastel de nata com figo da Índia Página 19 Benfica e Castelo Branco garante presença na fase de subida Desporto Saiba o que muda no Código da Estrada Página 2 Idanha-a-Nova Página 15 Municipio aposta nos percursos pedestres Oleiros Região

Upload: povo-da-beira

Post on 03-Mar-2016

276 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Povo da Beira - O seu semanário regional gratuito, disponivel em toda a Beira Baixa.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 1·

Edição 1034 • Ano XX • 31 de dezembro de 2013 • Semanário Gratuito • Sai à 3ª feira • Diretor: João Tavares Conceição • Siga-nos no

Oferta nesta edição o calendário das Farmácias

PUB

João Barros, com Fiesta R5,vence Rali fim de ano da Escuderia

Página 7

Página 3

CIMBB aprova orçamento para 2014

Página 8

Produtores criam pastel de nata

com figo da Índia

Página 19

Benfica e Castelo Branco garante presença na fase

de subida

Desporto

Saiba o que muda no Código da Estrada

Página 2

Idanha-a-Nova

Página 15

Municipio aposta

nos percursos pedestres

Oleiros Região

Page 2: Edição nº 1034

· 2· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Destaque

João Barros, vencedor da prova, com António Sequeira, presidente da Escuderia

Escuderia Castelo Branco

João Barros vence Rali fim de ano com novo Fiesta R5

POR CRISTINA VALENTE

João Barros, foi o ven-cedor do Rali Fim d’Ano, organizado pela Escuderia Castelo Branco, que esteve nas estradas no passado sá-bado.

O piloto de Paredes, tem nos últimos meses aproveitado as provas não pontuáveis para testar o seu novo carro.

“A máquina está afi-nada, agora quem tem que afinar os ponteiros é o pilo-to, nunca tinha conduzido um carro de tração às qua-tro, este ano fiz um cam-peonato com duas rodas motrizes este é com quatro, tudo diferente, estou numa fase de adaptação ao car-ro” afirma o piloto.

Barros, assume-se como candidato ao titulo em 2014, diz que estas pro-vas são uma ótima prepara-ção para estar ao nível dos mais experientes, “como menos experiente que sou, sei que tenho que fazer o trabalho de casa bem feito para me preparara para o próximo ano.” E não es-conde o quanto gosta do seu novo carro, “é muito bom, muito bonito e é fan-tástico. Tem tração às qua-tro rodas, caixa sequencial e tem uns travões, caixa e chassi fantásticos quase a roçar o fabuloso”.

O piloto, que em 2013, venceu o Rali Cidade de Castelo Branco, admite que a presença na prova do passado fim de semana, também teve por objetivo

conhecer melhor os traje-tos escolhidos para prepa-rara o próximo ano, “como a Escuderia foi promovida para o nacional, de certeza que há trajetos deste ano que irão passar para o ano e assim já terei algum co-nhecimento do mesmo”. Afirmou João Barros no fi-nal da prova ao POVO DA BEIRA.

João Barros, deixou ainda rasgados elogios à Escuderia Castelo Branco, pela organização das suas provas e considera que o fato de o clube voltar em 2014 a organizar uma pro-va do nacional é o reconhe-cimento do trabalho que tem realizado, “não me surpreende nada que tenha passado para o mais alto nível do rali em Portugal, porque é um clube onde se vê empenho, organização e amizade entre as pessoas. Aqui vive-se o verdadeiro espirito de equipa” disse

João Barros.Fernando Teotónio

(Mitsubishi Lancer Evo VI), sócio da Escuderia, terminou em segundo lu-gar , “apesar de alguns percalços acabou por cor-rer muito bem” afirmou o piloto.

Teotónio prepara-se para representar a região no Campeonato Open Na-cional, espera apenas a saí-da dos regulamentos “esta-mos como toda a gente à espera dos regulamentos, para saber o que vai acon-tecer”.

O piloto de Silvares, fala com “muito carinho” da Escuderia, “foi nos campeonatos organizados por este clube que comecei a correr. As organizações deles são sempre cinco es-trelas, dos melhores ralis que se fazem a nível nacio-nal.”

António Sequeira, presidente da Escuderia,

mostrou a sua satisfação pela forma como decorreu a prova, “não é pontuável, é antes uma prova de con-vívio e amizade, embora tenhamos consciência que é para muitos pilotos uma prova de preparação do próximo ano”.

O responsável do clu-be, não escondeu também a satisfação pelo público que acorreu à estrada para ver a prova, “havia muita gen-te, não só na super especial junto à zona de lazer, mas também na estrada”.

A escuderia aprovei-tou a ocasião para prestar homenagem a dois sócios, que estão há muitos anos “ligados e a apoiar o clu-be” João Lucas e João Ba-rata.

Este Rali de fim de ano, marcou o regresso do veterano piloto albicastren-se, Manuel Rolo, à compe-tição, num Mitsubishi Lan-cer Evo VI. ■

Page 3: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 3·Destaque

EDITORIAL

DIRETOR JOÃO TAVARES CONCEIÇÃO

A Informação Natalícia

PUB

PUB

PUB

PUB

En c o n t r a m o - n o s na época natalí-cia onde o consu-

mismo é quase levado ao extremo. Os saldos assim obrigam, porque fora des-ta época a capacidade de compra está bastante di-minuída. Mas não é sobre estas compras, com razoá-veis descontos, que nos sentimos incomodados. Nem tão pouco por al-guns continuarem a viver sem conhecer sacrifícios adicionais, isso nos causa inveja ou preocupação. Sentimo-nos sim indispos-tos com determinada co-municação social que ten-tou passar estes últimos dias o exacerbado consu-mismo a nível de viagens e das despesas com a pas-sagem de ano. Ao ouvi-los não queremos crer que atravessamos uma crise económica com fecho de muitas empresas e despe-dimentos em massa, onde cerca de 45 % dos de-sempregados já não terão qualquer hipótese de vol-tarem a trabalhar. É evi-dente que as informações que passam, que podemos aceitar como verdadeiras, poderão ocorrer apenas numa percentagem mí-

nima da sociedade, mas não deixam de incomo-dar, principalmente pelo que induzem sobre a real situação económica do país.

Depois de ferozes crí-ticas à governação, com as greves a estenderem-se por estes dias festivos, sur-gem como compensação as tais notícias/opiniões que pretendem inócuas, mas por vezes ferem mais do que o necessário. O Tribunal Constitucional chumba normas sobre a convergência de pensões, que põem em causa a re-cuperação económica. Facto que deixou tudo e todos em polvorosa, mas que o Governo está a en-carar sem pressas, dado a avaliação da troika se pro-longar até fevereiro. Mais do que as alternativas a este chumbo preocupa--nos o que se irá acordar para o pós troika. E este chumbo, como os anterio-res, poderão servir como moeda de troca para a

imposição das tais medi-das corretoras necessá-rias. Também nos é difícil entender como uma área tão castigada em termos económicos, como a dos transportes e comunica-ções, se permite fazer 81 greves ao longo de 2013.

Tudo passa pela in-formação que cada cida-dão adquire. Mas a no-ticia, hoje em dia, ao ser rapidamente espalhada, não deixa de ter muito de efémero. Por isso mesmo é dirigida em determina-dos sentidos, dependendo de quem a disponibiliza e de que objetivos preten-de atingir. Numa época festiva não é desejável ter más notícias. Percebemos a ideia, mas custa-nos que as boas notícias sejam sobre informação supér-flua, que nada adianta, algumas vezes confunde e quase sempre se dirige a nichos que não correspon-dem ao país real. No fun-do, questões das épocas festivas…

Povo da BeiraFaça publicidade, divulgue o seu negócio num jornal de grande

implementação regional. Contate-nos!

[email protected]

Primeira reunião ordinária da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa decorre em Castelo Branco

CIMBB aprova orçamento de 1,2 milhões de euros para 2014

A Comunidade In-termunicipal da Beira Baixa (CIMBB), aprovou segunda-feira, por una-nimidade, o orçamento para 2014, no valor de 1,2 milhões de euros.

O secretário execu-tivo da CIMBB explicou que este é um orçamento de continuidade que in-clui os sete projetos que já se encontravam em execu-ção na extinta Comunida-de Intermunicipal da Bei-ra Interior Sul (CIMBIS).

Joaquim Morão su-blinhou também que “ estamos a fazer a tran-sição da CIMBIS para a CIMBB” e explicou que as verbas do orçamento são oriundas das quotas dos seis municípios que integram a CIMBB, das candidaturas do Feder – Fundo Europeu de De-senvolvimento Regional e do financiamento do Estado.

O secretário executi-vo da comunidade adian-tou que no próximo ano, serão preparados os pro-jetos para o próximo qua-dro comunitário de apoio 2014/2020.

Além do orçamento para o próximo ano, a

CIMBB aprovou ainda o quadro de pessoal que inclui cinco funcionários, sendo que poderá chegar ao sete, caso as necessida-des assim o exijam.

Na reunião, que de-correu, no salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco, esteve também em discussão a criação da marca Beira Baixa.

Joaquim Morão re-feriu que esta questão merece o apoio unânime de todos os municípios que integram a CIMBB e acrescentou que “há um consenso geral que “devemos ter uma marca que identifique todos os produtos e que identifique claramente a sua origem”.

No entanto, subli-nhou que para isso é ne-cessário a criação de um

logotipo, situação que se-gundo o secretário execu-tivo da CIMBB, será apre-sentado “nos próximos três meses”.

Álvaro Batista, depu-tado pela Assembleia Mu-nicipal de Castelo Bran-co, trouxe à discussão a hipótese de se criar no âmbito da CIMBB, uma estrutura intermunicipal de certificação de produ-tos que no seu entender, “iria reduzir os custos de contexto e também para o consumidor final”.

“A comunidade devia ser o veículo privilegiado para essa certificação de produtos”, disse Álvaro Batista.

A ideia está lançada e deve ser agora, segundo Álvaro Batista, pensada por todos os municí-pios. ■

Page 4: Edição nº 1034

· 4· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Castelo Branco

PROFESSOR JIKINEHTlm.: 969 402 867 - 911 095 838 - 212 450 482

Africano, grande cientista espirutualista, com super magia negra e branca mais forte. Resolve com rapidez no máximo de 4 dias qualquer que seja o seu caso, exemplo:Amor, Negócios, Impotência Sexual, Prender e Desviar, Afasta e Aproxima pessoas

amadas, Exame, Jogo, Espirituais, Alcoolismo, Droga, Maus olhados, Inveja, etc... Lê a sorte, dá previsão da vida e do futuro pelo bom espírito e forte talismã.

CONSIDERADO UM DOS MELHORES PROFISSIONAISNão há problema sem solução - Consultas das 9H às 22H / Segunda a Domingo

PUB

Rua Duarte Pacheco Pereira Nº79, 5º F Damaia de Baixo 2720-213 Amadora

PUB

CASTELO BRANCO

Café em CápsulasLote Mundi

Detregente p/Máquina da Roupa

Surf

€50% POUPANÇA EM CARTÃO

1,74 €/Unid. 3,49 €/Unid.

Pai Natal visita o Juncal do CampoA Associação Cultu-

ral e Recreativa Juncalen-se organizou no dia 22 de dezembro, na sua sede, uma festa de Natal para as crianças do Juncal do Campo.

A festa contou com sessão de cinema infantil e com a presença do Pai Natal que distribuiu pren-das pelas crianças.

A Associação Cultu-ral e Recreativa Juncalen-se com a recente direção e órgãos sociais têm apre-sentado um conjunto de atividades que visa a revi-talização cultural e recrea-tiva do Juncal do Campo.

Em 2014 a associa-ção espera contar com um crescente envolvimento da população e com um

maior número de inicia-tivas de cariz cultural as-sumindo cada vez mais um papel preponderante em outras áreas, nomea-damente a social e educa-

tiva.Uma das atividades

já assumidas é a disponi-bilização de explicações e acompanhamento ao estudo gratuito para as

crianças e jovens do Jun-cal do Campo. Em Janei-ro irá apresentar aos asso-ciados a sua proposta de plano de atividades para 2014. ■

Associação de dadores de sangue da beira interior sul

Colheita de sangueem Lardosa

A Associação de Da-dores de Sangue da Beira Interior Sul, vai realizar na próxima semana mais uma brigada para recolha de sangue.

Este de acto decorrerá no próximo domingo dia 5 , na Casa do Povo da Lar-dosa, entre as 09,00 e as 13,00 horas.

Podem ser dadores de sangue todas as pessoas saudáveis dos 18 aos 65 anos. Note-se que antes de efectuar a sua dádiva, o candidato a dador é ob-servado por um médico especialista nesta área, que dará, ou não, o seu aval para ser submetido à colheita de sangue. Em caso negativo o candidato

a dador será encaminhado para o seu médico de famí-lia.

Em qualquer das co-lheitas é possível a recolha de amostras para a inscri-ção no banco de potenciais dadores de medula óssea. No momento da colheita de sangue é recolhida uma pequena amostra, que de-pois de devidamente tipifi-cada, os dados obtidos são armazenados numa rede informática à escala inter-nacional, à qual as autori-dades de saúde dos países aderentes têm acesso.

Para a inscrição neste banco dados, os potenciais dadores devem ter idade compreendida entre os 18 e os 45 anos ■

Presépio em cortiça

No restaurante A Nave em Salgueiro do Campo, está exposto um presépio em cortiça que simboliza para além das figuras, a componente do vinho, bas-tante rica nesta aldeia do concelho de Castelo Bran-

co. O presépio construído pelo artesão António Ma-teus, natural de Palvarinho, que já participou em várias exposições a nível nacional, está a merecer a atenção de inúmeras pessoas que por ali passam. ■

Assembleia de Freguesia de Alcains aprova Orçamento e Opções do Plano para 2014

Junta de Freguesia quer adquirir carrinha nova

A Assembleia de Fre-guesia de Alcains aprovou, quinta-feira, o Orçamento e Opções do Plano da Jun-ta de Freguesia para 2014.

A segunda maior fre-guesia do concelho de Castelo Branco, tem cer-ca de 66 mil euros para o próximo ano, sendo que o orçamento e o plano foram aprovados por maioria, uma vez que o PSD optou pela abstenção na votação dos dois documentos.

Com uma verba tão reduzida, o executivo lide-rado por Cristina Granada continua a contar com a transferência de verbas da Câmara Municipal de Cas-telo Branco, que este ano se cifrou em 75 mil euros, verbas sem as quais a Jun-ta de Freguesia pouco ou nada poderia fazer.

Aliás, Carlos Pereira (PSD) disse ter consciência que as verbas são “muito pouco para a freguesia de Alcains”, onde 55 por cen-to do orçamento vai direto para as despesas com pes-soal.

E, neste sentido, Car-los Pereira propôs passar para o quadro de pessoal da Câmara de Castelo Branco, os vencimentos re-ferentes ao pessoal auxiliar de ação educativa.

Cristina Granada fez questão de sublinhar que a qualidade do trabalho efetuado pela junta de fre-guesia e os objetivos que tem assumido, “só foram possíveis de realizar por-que a Câmara de Caste-lo Branco, desde o início dos mandatos de Joaquim Morão, sempre assegurou

que Alcains pudesse ter acesso à realização desses compromissos. De outra forma não seria possível”, concluiu.

E, neste âmbito, a au-tarca referiu que “a proxi-midade que temos man-tido com a câmara, Luís Correia manterá a mesma disponibilidade em apoiar Alcains”, a segunda maior freguesia do concelho.

“Temos a certeza ab-soluta ao apresentar este conjunto de opções que a câmara de Castelo Branco se manterá ao nosso lado”, disse Cristina Granada que pretende manter o apoio às coletividades locais, a aposta na cultura, a insta-lação de novas zonas de lazer na vila bem como a manutenção do cemitério e dos caminhos agrícolas da

freguesia.A criação da página de

Internet é outro dos objeti-vos da presidente da Junta de Freguesia de Alcains bem como a colocação de nova sinalética, a realiza-ção de calcetamentos e a criação de pequenas publi-cações que possam promo-ver e divulgar Alcains.

Por último, realçou também a necessidade de adquirir um veículo ligei-ro misto, uma vez que “a carrinha de caixa aberta existente está velha e cons-tantemente a avariar”.

O apoio social é outra das prioridades da autar-quia que o pretende fazer através de algumas cole-tividades da vila, assim como pretende manter al-gumas iniciativas a nível desportivo e cultural. ■

Page 5: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 5·

POR CRISTINA VALENTE

A Assembleia Muni-cipal de Castelo Branco aprovou por unanimidade a permuta com o Estado do terreno onde foi cons-truído o quartel da GNR e o edifício do Governo Civil.

Luís Correia expli-cou que numa primeira analise a autarquia tinha ponderado a aquisição de todo o edifício do Solar dos Viscondes, mas ago-ra decidiu-se pela aqui-sição apenas de parte do mesmo, ficando de fora a parte onde em tempos es-teve instalada a Estradas de Portugal, e que será ocupado pelo Tribunal de Trabalho.

“Achámos que devía-mos ser compensados pela cedência do terreno, onde foi construído o quartel da GNR, e daí a proposta de permuta” explicou o au-tarca.

Ao POVO DA BEIRA Luís Correia explicou que era importante para a au-tarquia ter em seu poder aquele edifício, o destino do mesmo ainda não está decidido.

Orçamento da Câmara aprovado com votos favoráveis do PS e BE

Depois de ter sido aprovado em reunião do executivo, a Assembleia Municipal aprovou com os votos favoráveis do Par-tido Socialista (PS) e do

Bloco de Esquerda (BE) o Orçamento e Plano de atividades para 2014. Os documentos tiveram a abs-tenção da CDU e os votos contra do PSD e CDS-PP.

Luís Correia explicou que o orçamento apresen-tado é, “de continuidade relativamente à estratégia de desenvolvimento que tem sido seguida, mas é também um orçamento realista e aberto para o aproveitamento de opor-tunidades que possam sur-gir”.

Para o PS este é um orçamente ambicioso, mas que se rege na lógica de, “utilização mais racional e realista dos dinheiros públicos, evitando esban-jamentos e reorientando a aplicação do montante das verbas, para opções mais criteriosas e seletivas”.

A deputada socialista Cláudia Soares Domin-gues destacou na analise aos documentos a quebra

prevista no ingresso de impostos diretos, “menos cerca de 1,1 milhão de eu-ros em IMI e menos 90 mil euros em IMT”. A depu-tada da maioria socialista deu especial enfase à di-minuição das verbas trans-feridas da administração central, que ronda os 18 milhões de euros.

Luís Barroso, do BE, votou favoravelmente o orçamento, “um sinal de abertura a um dialogo po-litico que começamos com as reuniões preparatórias dos documentos em cau-sa”.

Para o deputado Blo-quista o voto favorável, “não retira identidade po-litica, visão critica, nem nos leva a abdicar dos princípios pelos quais nos batemos”.

Para o Bloco de Es-querda os documentos fe-cham um ciclo de grande investimento em infraes-truturas que mudaram ra-

dicalmente a imagem da cidade e do concelho de Castelo Branco.

“Admitimos que tí-nhamos outra visão das decisões que foram toma-das, do que era prioritário e a forma de o decidiu, mas respeitamos a vonta-de politica do PS, pelo que não podemos teimosa-mente continuar a clamar no deserto”.

Deputada da CDU abstém-se

Ana Maria Leitão, absteve-se na votação, mas deixou várias perguntas sobre os documentos apre-sentados, “só à posteriori saberemos se este orça-mento está correto, aten-dendo aos grau de execu-ção”.

A deputada da Coliga-ção Democrática Unitária questionou algumas rúbri-cas, nomeadamente rela-cionadas com a educação,

“temos 482 mil euros para a educação, esperamos que parte não seja para comprar um autocarro para uma qualquer insti-tuição privada. É que nas escolas públicas há muito por fazer”.

Questões foram tam-bém deixadas pelo de-putado do CDS-PP, que votou contra o orçamen-to, “Com base neste orça-mento e nestas opções do plano, gostava que me es-clarecessem em que é que os mesmos contribuem para o desenvolvimento da economia do concelho de Castelo Branco, em que medida é que contribuem para a captação de inves-timento para o concelho, para a criação de empre-go, e captação e fixação de pessoas”.

PSD faz as maiorescriticas aos documentos

As maiores criticas

ao orçamento e opções do plano vieram da bancada Social Democrata. Álva-ro Batista, confessou que foi com expectativa que analisou os documentos, esperando que os mesmo refletissem as promessas feitas durante a campanha eleitoral.

“Nas funções eco-nómicas, a câmara prevê apenas gastar 920 mil eu-ros, para quem a criação de emprego era essencial, verificamos que nas rúbri-cas previstas é tudo obras, não há nada que não seja obras”.

Segundo o deputado social-democrata, não há uma ideia para a econo-mia local, para a energia. “É convenhamos algo de muito curto, de quem prometeu aos albicastren-ses uma especial atenção à criação de emprego” acrescentou o deputado do PSD.

Para Álvaro Batista é inaceitável que a Câmara entenda como uma grande opção do plano para 2014 a aquisição de serviços de vigilância para parques de estacionamento e mer-cados. Mas a “pérola” do orçamento, diz Álvaro Batista “é o que está pre-visto para a proteção do meio ambiente, primeiro construção, conservação e melhoramentos no ce-mitério de Castelo Branco, segundo a construção do crematório. Se não é uma anedota, parece” concluiu o deputado da bancada so-cial democrata. ■

Castelo Branco

PUB PUB

Câmara troca terreno da GNR pelo Governo Civil

Page 6: Edição nº 1034

· 6· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Regional

PUB

Câmara da Covilhã apoia bombeiros em mais de cem mil euros

A Câmara Munici-pal da Covilhã assinou na segunda-feira três protoco-los de apoio financeiro. Ao todo serão entregues 134 mil e 600 euros repartidos pela Associação Humanitá-ria dos Bombeiros Voluntá-rios da Covilhã e pela Asso-ciação de Socorros Mútuos “Mutualista Covilhanense”.

No que respeita aos Bombeiros, a corporação do concelho recebe um total de 104 mil e 600 euros. Com esta associação humanitária são firmados dois protoco-los.

Um, no valor de 64 mil e 600 euros respeitan-te à ajuda para a aquisição de dois veículos multiusos. Num projecto candidatado ao Programa Operacional de Valorização do Territó-rio (POVT), esta corpora-ção propôs-se adquirir duas viaturas destinadas essen-cialmente à desobstrução de vias e limpeza de neve, conseguindo uma verba de 209 mil e 100 euros. A Câ-mara da Covilhã irá agora comparticipar o montante

relativo aos 15% do investi-mento elegível aprovado e o valor correspondente à des-pesa não elegível, num total de 64 mil e 600 euros.

Para além deste incen-tivo, a Associação Humani-tária dos Bombeiros da Co-vilhã vai ser contemplada com um subsídio no valor de 40 mil euros. Recorde-se

que entre as atribuições con-feridas pela Lei N.º 75/2013 às câmaras municipais, está a Protecção Civil. Foi nesse quadro que a edilidade de-liberou a atribuição de um subsídio no montante total de 40 mil euros, a serem en-tregues ao longo do ano de 2014.

A Associação Huma-

nitária de Socorros Mútuos “Mutualista Covilhanense” vai também ser uma das en-tidades a receber apoios da autarquia. É uma forma de ajudar esta instituição nas suas actividades de carácter social. Para a Mutualista vão ser canalizados 30 mil euros, ao longo do próximo ano.■

Inscrições até dia 8 de janeiroOficina “Os Cereais Integrais” na Escola Profissional

Irá realizar-se no dia 11 de janeiro, sábado, às 15.00h, na Escola Pro-fissional do Fundão, a oficina “Os Cereais Inte-grais”, dinamizado pela Chef Alda Pereira.

Esta oficina servirá para ensinar a confecio-nar cereais integrais na conceção de refeições saudáveis para o dia-a--dia, consciencializando os participantes da impor-

tância dos cereais numa alimentação equilibrada.

O workshop terá o custo de 20 euros e as inscrições deverão ser efetuadas, até dia 8 de janeiro, na Divisão de

Ordenamento, Planea-mento e Qualidade de Vida, através do telefone 275 779 060, do telemó-vel 969 527 918 ou do e--mail [email protected]. ■

Covilhã Mercado de NatalAté 5 de janeiro, no coração da cidade

O coração da Covilhã acolhe um mercado de Na-tal até ao dia 5 de Janeiro, que promete trazer nova vida ao centro histórico da cidade.

Um mercado que vai servir de montra a uma vas-ta selecção de produtores e artesãos locais que trazem bebidas quentes, gastro-nomia variada adequada à quadra que se celebra, com destaque para alguns

dos nossos petiscos típicos e peças singulares que cer-tamente vão apaixonar o público.

O Mercado recebe ain-da diariamente convidados especiais que vêm animar o final da tarde. Pelo “coreto de Natal” irão passar as es-colas, artistas da cidade, o coro do Conservatório, a orquestra da EPABI, a Ban-da da Covilhã, entre muitos outros.■

Belmonte Dias Rocha eleito presidente da rede de Judiarias de Portugal

COM RÁDIO COVA DA BEIRA O autarca de Belmon-

te, António Dias Rocha, foi novamente eleito para a presidência da rede das ju-diarias de Portugal. O acto eleitoral repetiu-se dia 26, depois da contestação do presidente da “Turismo do Centro".

A única lista que se apresentou a sufrágio reco-lheu 14 votos a favor, ten-do-se registado um voto em branco. Decidida foi tam-bém a admissão do Porto como membro da rede das judiarias. Quem também vai passar a integrar esta rede é a Covilhã.

Com a adesão a este rede, o presidente da câ-mara da Covilhã pretende que seja dado o devido des-taque à presença judaica naquela cidade com a sua valorização patrimonial e na área do turismo. Ví-tor Pereira acrescenta que “depois dum trabalho que temos vindo a fazer já está concluído o projecto para a construção dum centro judaico na Covilhã; é uma obra para a qual foram re-colhidos vários contribu-tos e que nós pretendemos candidatar a fundos comu-nitários assim que estiver oficializada a integração da Covilhã nesta rede ■

PUB

Page 7: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 7·

0.19 g/l: Sem aplicação de multa

de 0.20 g/l a 0.49 g/l: 250 euros + inibição de guiar de um mês

de 0.50 g/l a 1.19 g/l: 500 euros + inibição de guiar de dois mês mais de 1.20 g/l: Crime

Atualidade

Novas regras no código de estrada

2014 traz um novo código da estrada. Há novos limites de velocidade e é aplicada uma taxa de alcoolemia mais reduzida. As maiores alterações têm a ver com as regras de prioridade entre automóveis e bicicletas.

POR CRISTINA VALENTE

A partir de 1 de janei-ro os automobilistas pas-sam a obedecer a um novo Código da Estrada. Passa a haver um novo limite de velocidade (20km/h) nas chamadas zonas de coexis-tência e também uma taxa de álcool no sangue mais reduzida para recém-en-cartados e profissionais.

Há também importan-tes novidades nas regras de cedência de passagem, por exemplo a partir de 1 de janeiro um ciclista dei-xa de dar prioridade a um veiculo motorizado num entroncamento ou cruza-mento.

Um dos objetivos des-tas alterações, relaciona-das com os ciclistas, foi

aproximar o código portu-guês dos existentes noutros p a í s e s europeus e desta-car o ci-clista no ambien-te rodo-viário.

A s zonas de c o e x i s -t ê n c i a , são áreas especificas da via pública concebida para utilização partilhada de peões, veículos e bicicle-tas.

Com o novo Código o automobilista passa a ser obrigado a fazer-se acom-panhar do documento de identificação fiscal. Nada de mais para quem já pos-

sui o cartão de cidadão, quem não tem, vai ter que

se fazer a c o m -p a n h a r da carta de con-dução e B i l h e t e de Iden-tidade e cartão de c o n t r i -buinte.

No que diz respeito às bicicletas o novo Códi-go da Estrada sofre uma “revolução” . Os veículos de duas rodas sem motor passam a equipara-se aos automóveis e às motos.

Ou seja, os automó-veis e motos, têm agora que ceder passagem a uma bicicleta quando esta se

apresentar pela direita. Os velocípedes deixar

de estar obrigados a circu-lar nas ciclovias. O ciclista pode, sempre que desejar circular junto do restan-te tráfego. Na estrada as bicicletas podem circular lado a lado, num máximo de duas, ou seja aos pares. Acaba também a obriga-toriedade de circularem encostados à berma, agora deve circular no lado direi-to da via, mas mantendo uma margem de segurança em relação à berma.

Para ultrapassar um velocípede o condutor de uma viatura deve abrandar a velocidade a que segue durante a manobra e terá que deixar uma distância mínima lateral de 1.50 me-tros. ■

O condutor que não se apresentar com um ou mais dos documentos necessários, é sancionado com uma coima de 60 euros, salvo se os apresentar num prazo de oito dias, nesse caso a coima é de 30 euros.

As multas da nova taxa de 0.2 g/lCoimas de 500 euros

Zonas Residenciais com limite de velocidade 20 Km/h

O novo Código pre-vê as zonas residenciais de coexistência, que são áreas partilhadas por peões e viaturas, com re-gras especiais de trânsito, nomeadamente limites de velocidade. O Código de-fine um limite de 20 km/h para estas zonas, onde é

também proibido estacio-nar. Quem desrespeitar estas norma sofre uma coima de 30 euros. A lei impõe ainda que o condu-tor que saia de uma zona residencial ceda passagem aos restantes veículos, o desrespeito desta regra vale 90 euros de coima. ■

Atenção às rotundasAs regras não sofrem al-

terações, mas o novo Código da Estrada ganha um novo artigo que se refere ao modo como se deve con-duzir nas rotundas.

N o a r t i g o 1 4 º - A para além de ficar sublinhado que quem entra na rotunda tem que ceder pas-sagem a quem nela circula, é

ainda dito que um condutor se pretende sair da rotunda na primeira via de saída, deve

ocupar a faixa da d i r e i t a . Mas, se pretende sair por qualquer outra das vias de s a í d a , só deve ocupar a

via de transito mais à direita após a saída anterior à que pretende utilizar. ■

Transporte de crianças – a partir de 1,35m cinto é suficiente

A partir do primeiro dia de 2014, uma crian-ça com 1.35 ou mais de altura, fica obrigada apenas a usar o cinto de segurança. Até agora as crianças com menos de 12 anos e menos de 1.50 eram obrigadas a usar um sistema de retenção homologado e adaptado ao seu peso e altura, o que em alguns veículos colocava a cabeça da criança muito perto do tejadilho do carro, o que

em caso de embate podia ter consequências dra-máticas para a criança. ■

Recém encartados e profissionais com taxa de alcoolemia mais baixa

A nova versão do Códi-go da Estrada reduz a taxa de álcool para certos condu-tores.

Os condutores em re-gime probatório, recém--encartados, condutores de veículos de socorro ou de serviço de urgência,

de transporte coletivo de crianças e jovens, de táxi, de automóvel pesado de passageiros ou mercadorias ou de transporte de merca-dorias perigosas passa a ser multado se apresentar uma taxa igual ou superior a 0,2 g/l. ■

Page 8: Edição nº 1034

· 8· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Idanha-a-Nova

PUB

Idanha-a-Nova

Produtores locais criam Pastel de Nata de Figo da Índia sem Ovos

O Pastel de Nata de Figo da Índia sem Ovos acaba de nascer no con-celho de Idanha-a-Nova. A iguaria foi criada por um casal de produtores de Penha Garcia e é uma pro-posta gastronómica inova-dora.

A marca e a receita já estão registadas. Este é um dos produtos que desenvol-vidos por Vítor André, 36 anos, e Adelina Mendes, 33 anos, desde que há cer-ca de um ano investiram na produção de figueira--da-índia em Penha Gar-cia.

Apresentado publi-camente em dezembro, o Pastel de Nata de Figo da Índia sem Ovos tem conquistado o paladar de muitos curiosos. No fim de semana é uma das estrelas do Mercadinho de Natal, que decorre no Mercado

Municipal de Idanha-a--Nova até ao final do ano.

O interesse de Vítor André e Adelina Mendes na cultura da figueira--da-índia foi aguçado no verão de 2012, quando observaram a proliferação e viscosidade do cato nos solos de Penha Garcia. Nesta freguesia crescem selvagens há séculos, sem grandes necessidades nu-tritivas. Após pesquisa da viabilidade da produção, o casal optou por enraizar o projeto numa área de 1 hectare.

Traçados os objetivos, colocaram mãos-à-obra: “No primeiro ano pro-pusemo-nos a adquirir o terreno e implantar a cul-tura, sem recorrer a fundos públicos. No segundo ano, começámos a desenvolver produtos e a procurar mer-cados para os escoar”, ex-

plica Adelina Mendes.O Pastel de Nata de

Figo da Índia sem Ovos é o primeiro produto com marca registada. O passo seguinte é encontrar em-presas interessadas em co-mercializar a iguaria.

Entretanto, o casal de

produtores está a ultimar o registo de outros produ-tos à base de derivados da figueira-da-índia. Em estu-do está ainda a aplicação da planta na cosmética, através de uma parceria com a Aromas do Valado, empresa dedicada à pro-

dução de óleos essenciais e produtos de higiene pes-soal, também localizada no concelho de Idanha-a--Nova.

Refira-se que a figuei-ra-da-índia é uma planta que tem um potencial de aproveitamento quase inte-

gral. As suas propriedades possibilitam a aplicação nas áreas alimentar, farma-cêutica, cosmética, ração para animais, lanifícios, combustíveis e mobiliário.

Enquadrados num desígnio nacional, os pro-dutores preparam-se para avançar com a certificação biológica da sua explora-ção, numa altura em que os mercados europeus es-tão mais despertos para as potencialidades da figuei-ra-da-índia.

O Município de Ida-nha-a-Nova tem apoiado e motivado investimentos nesta e noutras culturas agroalimentares. Entre os projetos diferenciadores implementados na Incu-badora de Empresas de Base Rural, na Herdade do Couto da Várzea, Ladoei-ro, encontra-se a produção de figueira-da-índia.■

Associação reuniu em Assembleia Geral

Ajidanha promete novidades para 2014Uma produção teatral

com um grupo de idosas do Centro de Dia de Toulões, que arranca já em janeiro, e um espetáculo que envol-ve mais de 280 alunos do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, são duas das iniciativas previs-tas no plano de atividades para 2014 da Ajidanha - Associação de Juventude de Idanha-a-Nova.

O documento foi apro-vado em reunião de Assem-bleia Geral, no passado dia 13, que serviu ainda para aprovação do orçamento, gestão dos sócios e eleição dos órgãos sociais da asso-ciação para o próximo ano.

Foi aprovada por una-nimidade a única proposta de lista para os órgãos so-

ciais. A direção é presidida por Rui Pinheiro e integra ainda Andreia Oliveira (vice-presidente) e Miguel José (secretário/tesourei-ro). A mesa da assembleia geral é composta por Carla Miguel (presidente), Ale-xandra Sousa (1ª vogal) e Luís Anahory (2º vogal). O conselho fiscal tem como presidente Elisabete Go-mes, 1º vogal Paulo Vaz e 2º vogal Bruno Tapadas.

O plano para 2013 con-templa iniciativas inéditas na atividade da Ajidanha, nomeadamente a estreia na produção teatral na área das marionetas, a primeira edição do festival Garga-lhadas, um fim de semana de improviso teatral com grupos amigos de Portugal

e Espanha, uma exposição de caricaturas por Onofre Varela e o projeto “Cine no Teatro”.

A produção teatral com o grupo de utentes do Centro de Dia de Toulões envolve nove idosas daque-la freguesia e conta com o apoio do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvi-mento de Idanha-a-Nova. A recolha de textos começa já em janeiro.

O projeto Escolinha de Teatro tem como universo de trabalho os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ri-beiro, em Idanha-a-Nova. São 282 crianças distri-buídas por 14 turmas, nas escolas de Idanha-a-Nova, Zebreira, Ladoeiro, Penha

Garcia e Monsanto. O es-petáculo deverá ser apre-sentado no VIII Festival da Primavera, organizado pelo agrupamento.

Face ao grande sucesso da peça “À deriva”, com encenação de José Carlos Garcia e Nádia Santos e interpretação de Ana Gri-lo, Bruno Esteves e Rui Pi-nheiro, o agendamento de espetáculos para o ano de 2014 mantém-se. Portugal, Espanha e Brasil são possi-bilidades para a continua-ção da itinerância.

Entretanto, na terça--feira, dia 17 de dezembro, a Ajidanha estreou a peça "A árvore", inserida no pro-jeto Pais (no) Natal 2013, este ano com um grupo de pais de Zebreira. ■

PUB

Page 9: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 9·Vila Velha de Ródão

PUB

Novilho Carne p/estufar

4,99 €/Kg

Frango Inteiro c/Miúdos

1,69 €/Kg

Arroz Carolino Vale Verde

Bebida de Sojac/Cálcio , Chocolate

0,79 €/unid.

Maça Royal Gala

Batata

0,39 €/Kg

CASTELO BRANCO DE 2 JANEIRO A 6 JANEIRO

Novilho Bife da Pá e Acém

5,99 €/Kg

Peru Bife

5,49 €/Kg

0,69 €/Kg

Laranja

0,59 €/Kg

Novilho Carne p/Cozer c/Osso

3,99 €/Kg

Pêra Rocha

3,99 €/Kg

Red Fish Médio Congelado

0,79 €/Kg

Assembleia Municipal de Ródão aprova Orçamento e Plano de Atividades para 2014

Feira de Atividades Económicas vai ter novo modelo

A Assembleia Muni-cipal de Vila Velha de Ró-dão aprovou, sexta-feira, por maioria, o Orçamen-to e o Plano de Ativida-des da Câmara Munici-pal para 2014, no valor de 7,4 milhões de euros.

Apesar de uma re-dução de verbas relativa-mente a 2013, em 1,63 por cento, o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, aposta forte na fixação de pessoas bem como em alguns projetos que con-sidera estruturantes para o concelho.

Luís Pereira explicou que o orçamento para o próximo ano foi “fei-to num contexto muito apertado, não só por via de uma diminuição de transferências do Estado como também dos fun-dos comunitários cujo Quadro Comunitário de Apoio está em fase final”.

Mesmo assim, o au-tarca quer avançar com as piscinas de Fratel no início do próximo ano, uma obra que vai tentar ainda candidatar a fun-dos comunitários.

Além da grande prio-ridade em fixar pessoas em Vila Velha de Ródão, Luís Pereira vai ainda avançar com algumas obras importantes de re-qualificação, nomeada-

mente, no Cabeço das Pesqueiras e a requalifi-cação urbana, onde pre-tende dar prioridades às empresas locais.

O autarca diz que o Orçamento para 2014 é fruto de um “esforço considerável, calculado e realista, sem comprome-ter a saúde financeira da Câmara Municipal”.

Por seu turno, a depu-tada municipal do PSD, Edite Candeias, realçou como positivo o esforço do executivo no apoio às famílias e na fixação de pessoas no concelho e considerou “muito im-portante” a recuperação do património edificado.

“É preciso recuperar e não construir mais”, disse a deputada social--democrata.

Ao invés, realçou o “peso excessivo” das despesas correntes, no-meadamente com o pes-soal que significam 33 por cento bem como um “empolamento” em algu-mas rubricas, principal-mente ao nível de vendas que o executivo pretende fazer no valor de 188 mil euros.

Francisco Roma (PS), levantou uma ques-tão durante a Assembleia Municipal, referente à Feira de Gastronomia e Atividades Económicas,

uma vez que não surgem verbas inscritas para este evento.

Luís Pereira esclare-ceu que após 16 edições,

“este é o ano indicado para se fazer uma refle-xão” sobre os moldes como o evento deve de-correr no futuro.

O autarca deu como exemplo o recente Fes-tival de Sopas de Peixe que, apesar de ter um or-çamento mais reduzido,

teve um enorme impacto ao nível da restauração e da hotelaria local.

Contudo, o presi-dente da Câmara de Vila Velha de Ródão deixou claro que a Feira de Ati-vidades Económicas não voltará a realizar-se com o modelo que foi seguido ao longo dos últimos 16 anos.

No entanto, disse também que o executivo está a trabalhar no sen-tido de arranjar um mo-delo que “com menos re-cursos, tenha um impacto mais positivo para o con-celho”.

Outra das questões colocadas diz respeito ao Plano Diretor Municipal (PDM), uma vez que o deputado municipal so-cialista quis saber em que ponto se encontra a sua revisão.

Luís Pereira explicou que houve um atraso em virtude da desistência da empresa que estava a tra-tar do PDM com a qual a autarquia já chegou a acordo.

Contudo, sublinhou que já existe uma nova empresa que irá concluir o PDM. Apesar destas vicissitudes, Luús Pereira disse que o PDM de Vila Velha de Ródão “é o que está mais adiantado na região”. ■

Luis Pereira viu aprovado o seu primeiro Orçamento

0,69 €/unid.

Page 10: Edição nº 1034

· 10· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Educação

O Natal da Escola dos RedentoristasO Natal da valência

da Escola Básica do 1º ci-clo iniciou-se com a reali-zação da árvore de Natal que está decorada no jar-dim da fachada principal da Instituição. Este ano, os materiais selecionados para o seu enfeite foram garrafas de sumo de di-versos tamanhos e co-res. Estas garrafas foram transformadas em bonitas flores pelos Encarregados de Educação e trazidas pelos alunos de todas as turmas com muito entu-siasmo. Um dos principais objetivos foi sensibilizar os alunos para a recicla-gem das embalagens.

A Festa de Natal rea-lizou-se no Cine-Teatro Avenida no dia 17 de de-

zembro, pelas 16h.Depois de cantado o

Hino do Centro e de trans-

mitida uma Mensagem de Natal pelo Presidente da Instituição, Sanches, che-

gou a hora de as crianças subirem ao palco.

A festa baseou-se na

apresentação de danças, canções natalícias e al-guns momentos de poe-sia alusivos a esta época. Também houve a partici-pação do Inglês e do Clu-be de Acrobática da nossa Escola.

Todas as turmas bri-lharam, proporcionando aos seus familiares verda-deiros momentos de en-tretenimento e diversão.

Após todas as apre-sentações chegou o mo-mento mais esperado pe-las crianças, a chegada do Pai Natal, da Mãe Natal e do Filhote Natal que fo-ram recebidos com grande euforia. ■

IPCB recolheu mais de uma tonelada de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

Mais de uma tonelada de Resíduos de Equipa-mentos Elétricos e Eletró-nicos (REEE) para valo-rização foi o resultado da ação de recolha promovi-da pelo IPCB, e que con-tou com o apoio da Valnor empresa que se dedica à gestão, valorização e trata-mento de Resíduos Sólidos Urbanos. A iniciativa de-correu no âmbito da Sema-na Europeia de Prevenção de Resíduos e, atendendo à adesão encontrada jun-to do meio académico, a Valnor já mostrou dispo-nibilidade para colocar ao longo do ano, em sistema rotativo pelas várias esco-las do IPCB, um conten-tor específico para recolha de REEE. Grande parte do tipo de resíduos agora recolhidos possui substân-cias e elementos químicos (nomeadamente mercúrio, cádmio e chumbo) extre-mamente nocivos para os

seres vivos e para a natu-reza em geral, pelo que o seu destino final adequado é de crucial importância para a preservação do Am-

biente.Consideram-se Re-

síduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos to-dos os componentes, sub-

conjuntos e consumíveis, que fazem parte integrante dos equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE), gran-de parte dos quais possui

diversas substâncias e ele-mentos químicos extre-mamente nocivos para os seres humanos, animais e ambiente, nomeadamente,

mercúrio, cádmio, zinco, manganês, cloreto de amó-nio, chumbo e pvc.

A legislação em vigor estabelece que a respon-sabilidade da gestão dos REEE cabe a todos os in-tervenientes no ciclo de vida dos EEE, nomeada-mente os utilizadores, para que sejam alcançados os grandes objetivos nela pre-conizados, designadamen-te, promover a aplicação de medidas preventivas; promover a reutilização, reciclagem e outras formas de valorização; incentivar a participação dos cida-dãos.

Encontram-se defini-das legalmente diversas categorias de EEE, de en-tre as quais se destacam: grandes e pequenos eletro-domésticos, equipamentos informáticos e de teleco-municações, equipamentos de iluminação e ferramen-tas elétricas e eletrónicas. ■

Festa de natal do “Pimpão”Decorreu no passado

dia 20 de dezembro, a Fes-ta de Natal do “Pimpão”. Este ano e tendo em conta o projeto curricular deste ano letivo, “A Multicultu-ralidade”, a festa decorreu em várias línguas, em vá-rias culturas dando a co-nhecer a todos como é ce-lebrado o Natal nos vários continentes.

A festa decorreu no IPDJ e contou com a pre-

sença de uma centena de familiares e crianças que em conjunto com toda a equipa puderam se des-lumbrar com as atuações das crianças seguindo-se depois um lanche que con-tou com a colaboração de todos. Não pudendo faltar a presença do Pai Natal.

“O Pimpão”, vem igualmente desejar a todos os votos de um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo! ■

Page 11: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 11·Educação

Escola Básica de São Tiago recebe prémio internacional

Os alunos da turma 4ST da EB1 de São Tiago, Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, ganha-ram os segundo e tercei-ro prémios no Concurso Internacional "Sunshine Bookmark Contest 2013 - My Most Wonderful Journey", promovido pela Biblioteka Publiczna de Ursus de Varsóvia, Po-lónia. O projeto para o concurso foi desenvolvido pela aluna do IPCB/ESE Raquel Teixeira, integrado na “Prática Supervisio-nada no 1.º Ciclo”, sob a orientação da professora Maria da Natividade Pires, da ESE de Castelo Bran-co. O mesmo consistiu na elaboração de marcadores

de livros a partir de contos tradicionais e de histórias relacionados com o tema “Viagem”, tendo sido esse

o mote para a realização de um trabalho criati-vo e totalmente original. O “Sunshine Bookmark

Contest 2013” teve, entre outros, o patrocínio do Ministério da Educação da Polónia, do Ministério da

Cultura, da Biblioteca Na-cional e da Secção Polaca do IBBY – “International Board on Books for Young

People”. Participaram no concurso 2000 crianças e jovens da Bulgária, Indo-nésia, Irlanda, Itália, Po-lónia, Portugal, Roménia e Ucrânia. A entrega de pré-mios decorreu no dia 10 de dezembro de 2013, no auditório do IPCB/Esco-la Superior de Educação. Os prémios atribuídos às crianças portuguesas já ti-nham sido simbolicamente entregues na Polónia, a 23 de abril de 2013, Dia Mun-dial do Livro, ao represen-tante do Instituto Camões em Varsóvia. Muitos pa-rabéns a todos os partici-pantes e, em especial, às crianças premiadas pela qualidade e criatividade do trabalho realizado. ■

Telma Monteiro treina alunos do IPCB de Desporto e Atividade Física

A judoca olímpica Telma Monteiro minis-trou, no passado dia 18 de dezembro, uma aula aos alunos do 1º ano da licenciatura de Desporto e Atividade Física (DAF) do IPCB/ Escola Superior de Educação.

A atividade foi or-ganizada no âmbito da unidade curricular Des-porto I – Judo e decorreu durante a visita da judoca internacional a terras bei-rãs para a abertura do VI Estágio de Natal da Escola de Judo Ana Hormigo. A aula realizou-se no Hotel das Amoras, em Proença--a-Nova, tendo os alunos praticado algumas técnicas específicas da modalidade,

e ainda aprendido e treina-do algumas das técnicas de competição com a judoca Telma Monteiro.

No final da aula, Tel-ma Monteiro respondeu a diversas questões coloca-das ficando os alunos do IPCB/ESE a conhecer as rotinas e a carga de treino de uma atleta de Alto Ren-dimento.

Recorde-se que a uni-dade curricular Desporto I – Judo está a ser leciona-da no curso de Desporto e Atividade Física (DAF) do IPCB/ Escola Superior de Educação desde o ano letivo 2012/2013, sendo ministrado pela selecio-nadora nacional de judo, Ana Hormigo. ■

Ensino pós-graduado chega à sertãPOR PAULO JORGE MARQUES

O Centro de Estudos e Formação Avançada da Sertã (CEFAS) está oficial-mente de portas abertas a toda a população da zona centro. Sediado na antiga Escola da Abegoaria da Sertã, já desenvolveu vários Workshops direcionados para os setores da Edu-cação, Desporto e Área

Social e de Cidadania, com um enorme sucesso, tendo-se verificado uma forte adesão e procura por parte da comunidade. Sur-giu através de uma parceira entre a Câmara Municipal da Sertã e a Associação “Three Believe” e conta com uma equipa de Coor-denação com raízes locais.

Procura desenvolver Cursos de Formação Con-

tínua nas áreas da Edu-cação, Desporto, Social e Cidadania, e Saúde e Ge-riatria, para pessoas que pretendam investir na sua formação pessoal e profis-sional.

Oferece Formação Pós-Graduada, com inscri-ções já a decorrer, nas áreas do Desporto e Adminis-tração Escolar, sendo estas duas ofertas desenvolvidas

em parcerias estabelecidas com a Escola Superior de Educação de Torres Novas (ESETN) e a Escolas Supe-rior de Educação e Ciên-cias Sociais de Leiria (IPL).

Relativamente a for-mação pós-secundário, tem como oferta formativa um Curso de Especialização Tecnológica (CET) na área do Desporto, direcionado para pessoas que tenham

concluído o 12º ano em qualquer área e pretendam adquirir uma qualificação especializada de nível 5.

No âmbito da Forma-ção Contínua para Profes-sores, o CEFAS dispõe de um leque de oferta formati-va creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pelo que permite a atribuição de créditos.

O CEFAS é um espaço que pretende receber pes-soas de vários setores so-ciais, profissionais e acadé-micos. Pretende prestar um serviço de qualidade atra-vés de uma aposta em For-madores com uma grande experiência e qualidade profissional, aliada às ne-cessidades diagnosticadas nas zonas de intervenção onde está sediado. ■

Page 12: Edição nº 1034

· 12· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Destaque

As nossas capas de 2013Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Julho

JaneiroO primeiro mês do ano, ficou tragica-

mente marcado pelo despiste de um autocarro no concelho da Sertã. Morreram 11 pessoas.

Num ano marcado pelas autárquica, começavam a ser conhecidos os nomes dos candidatos. Paulo Moradias assumia a candi-datura do PSD à câmara de Castelo Branco.

No Fundão era anunciada a instalação da Altran no concelho.■

FevereiroDepois do fecho dos Cinemas, a Cultu-

ra Vibra anunciava o regresso do cinema ao Cine-Teatro Avenida.

Ana Camilo assumia a candidatura, pelo CDS-PP, à Câmara de Castelo Branco.

Na educação, davam-se passos a caminho dos Mega Agrupamentos .■

MaioNo mês em que chegá-

mos às 1000 edições, fomos conhecer por dentro a nova ETAR da cidade. Em Vila Velha de Ródão, as Sopas de Peixe ganharam Festival temático.

A Escuderia Castelo Branco, organizou o Endu-ro, com enorme sucesso, e milhares de pessoas partici-param na Marcha do Cora-ção.■

MarçoCastelo Branco juntou-se às manifestações nacionais contra a

Troika. Na politica o Bloco de Esquerda anunciava Filipe Louren-ço, como candidato à Câmara de Castelo Branco. O PS anunciava o nome de Luís Pereira à autarquia de Vila Velha de Ródão.

No desporto motorizado, João Barros vencia o rali Cidade de Castelo Branco.

António José Seguro visitava o distrito e pedia “discriminação positiva para o interior”.■

AbrilEm Abril Castelo Bran-

co foi a capital dos Motoci-clistas, com a comemoração do Dia Nacional do Moto-ciclista. Milhares de motos “invadiram” a cidade.

O PSD anunciava Fer-nando Jorge como candidato a Oleiros e Natália Ramos como candidata à autarquia de Vila Velha de Ródão.

No futebol, o Estreito sagrava-se Campeão Distri-tal.■

AgostoCom o aproximar das eleições autár-

quicas fomos ouvir muitos dos candidatos. No mês de Volta a Portugal em bicicleta, a Capital da Beira Baixa recebeu mais uma vez a Festa do ciclismo.

A Base de Apoio Logístico era inau-gurada. Um bombeiro de Castelo Branco ficava ferido num incêndio em Monsanto (Idanha-a-Nova) e um bombeiro da Covi-lhã perdia a vida no combate a um incêndio florestal.■

Page 13: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 13·Destaque

As nossas capas de 2013

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Novembro

Outubro

Dezembro

JunhoEm Castelo Branco são oficialmente apresentadas as

candidaturas de Luís Correia (PS) e Paulo Moradias (PSD) à câmara de Castelo Branco.

Em Idanha-a-Nova nascia a Federação Portuguesa do Turismo Rural.

O Fundão anunciava a exportação da cereja do conce-lho para o Japão. E no mesmo concelho Paulo Fernandes (PSD) assumia a candidatura à Câmara.

Em Penamacor os bombeiros distinguiam a autarquia local, com o Crachá de Ouro.■

SetembroMiguel Barbosa confirmava a sua presença na

Baja Proença-Oleiros. A Filarmónica de Tinalhas comemorou 185 anos.

A Misericórdia de Castelo Branco lançou as comemorações dos seus 500 anos, e espera a Uni-dade de Cuidados Continuados.

Em Idanha-a-Nova a autarquia decide abdicar do IRS a favor das famílias.

No desporto o distrito recebeu dois jogos de preparação da Seleção Portuguesa de Futsal.■

OutubroAs eleições autárquicas mudaram

os rostos de alguns dos protagonistas do poder local. No primeiro numero do mês mostrámos-lhe os rostos dos novos autarcas do distrito.

Nesse mês a cultura esteve em des-taque nas nossas edições, demos-lhe conta do trabalho do Grupo de Teatro Váatão e acompanhámos a inaugura-ção do Centro de Cultura Contempo-rânea.■

JulhoA embaixatriz de Castelo Branco,

Orquestra Típica Albicastrense, lança novo CD e mostra que apesar da idade respira juventude.

O primeiro Ministro Pedro Passos Coelho visitava o distrito, uma visita dedicada a instituições de apoio social.

Albicastrenses eram surpreendidos com o anuncio do fecho da Estação de Santiago dos CTT.■

NovembroAcompanhámos a história de Micaela, uma jovem

de 15 anos que colocou fim à vida. Uma história trági-ca que não deixou ninguém indiferente.

O ex-autarca Joaquim Morão, foi eleito secretá-rio executivo da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Foi em novembro que três reclusos se evadiram do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.

A Travia da Beira Baixa, viu reconhecida a sua qualidade e conquistou a designação DOP.■

DezembroLiga dos combatentes presta homenagem aos seus heróis, e anuncia a

possibilidade de Castelo Branco poder receber um Centro de Apoio Médi-co da Liga dos Combatentes.

António José Seguro visitou o concelho de Idanha-a-Nova e reafirmou a importância do interior. Ainda no concelho de Idanha a população mani-festa-se contra o fecho dos serviços públicos.

No ultimo mês do ano, demos-lhe ainda conta das dificuldades das es-colas profissionais. E soubemos quanto vão gastar as câmaras em 2014.■

Page 14: Edição nº 1034

· 14· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Vila de Rei

POR PAULO JORGE MARQUES

CASTELO BRANCO

Galette de RoisChabrior

4,49 € /unid.

Bolo Rei

3,99 €/Kg

DE 2 A 6 DE JANEIROEspecial dia dos Reis

Concerto de Natal da “Bela Serrana” repete sucessoPOR PAULO JORGE MARQUES

A Igreja da Misericór-dia de Vila de Rei recebeu, na noite de 21 de Dezem-bro, mais uma edição do Concerto de Natal, numa iniciativa organizada pela Associação “A Bela Ser-rana”, com o apoio da Câ-mara Municipal e da San-ta Casa da Misericórdia de Vila de Rei.

Durante o espectácu-lo, o público presente pode ouvir alguns dos mais tra-dicionais cânticos de Na-tal pela voz do Grupo de Cantares “A Bela Serra-na”, num evento marcado por mensagens e apelos à união, paz, igualdade e so-lidariedade, bem caracte-rísticos desta época festiva.

O vereador do pelouro da Cultura, Jorge Tavares, esteve presente na inicia-tiva, destacando que “a Associação «A Bela Ser-rana» está, uma vez mais,

de parabéns pela organi-zação deste evento e pelo bom espectáculo que pro-porcionou a todos os que se deslocaram à Igreja da Misericórdia. É de realçar

o trabalho desenvolvido pelas Associações do nos-so Concelho que, nesta época natalícia, voltou a estar novamente em desta-que.” ■

Villa d’el Rei Tuna visita idosos na época NatalíciaPOR PAULO JORGE MARQUES

A Villa d’el Rei tuna visitou, na tarde de 21 de Dezembro, os Lares e IPS-Ss do Concelho de Vila de Rei, realizando as suas já tradicionais actuações de Natal.

A Tuna visitou assim os utentes da Unidade de Cuidados Continuados, Lar de Sto. António, Casa do Idoso e Casa dos Avós, em Vila de Rei, Centro de Dia “Famílias Dias Car-doso”, na Fundada, Casa da Infância, Juventude e 3ª Idade, no Milreu, e Centro de Acolhimento de São João do Peso, levando assim alegria e espírito na-talício aos idosos do Con-celho.

Uma vez mais, a Villa d’el Rei Tuna cumpriu,

com sucesso, a missão de levar a sua música a vários pontos do Concelho, ani-

mando a quadra natalícia dos idosos Vilarregenses que, tal como habitual-

mente, receberam os tunos de forma bastante caloro-sa. ■

Município de Vila de Rei entrega Cabazes de Natal

A Câmara Municipal de Vila de Rei, através do departamento de Acção So-cial e Saúde, voltou, nesta época festiva, a entregar Ca-bazes de Natal às famílias mais carenciadas do Con-celho.

No total foram entre-gues cabazes a 15 aglome-rados familiares, contabili-zando mais de 200 produtos alimentares, que vão assim melhorar o Natal de 48 pes-soas.

Os critérios para a se-lecção das famílias tiveram em conta as condições de vulnerabilidade económica, o maior número de elemen-tos do agregado familiar e a situação de empregabilida-de dos seus membros.

Os Cabazes de Natal oferecidos foram criados

através da recolha de ali-mentos realizada durante a IX Quinzena do Teatro Soli-dário de Vila de Rei, de uma recolha realizada no Agru-pamento de Escolas de Vila de Rei e através de produtos adquiridos pela Câmara Municipal.

Presente na entrega dos cabazes, o Vice-Presidente da Autarquia, Paulo César, referiu que “este gesto, de que o Município de Vila de Rei se orgulha de realizar, pretende que as famílias mais carenciadas do nosso Concelho possam, mesmo perante a difícil conjuntura económica que se faz sentir, usufruir de um Natal mais digno, recebendo alguns bens de primeira necessida-de que proporcionarão uma melhor quadra Natalícia.” ■

Quintais nas Praças do Pinhal

Vila de Rei vai receber, no dia 12 de Janeiro, mais uma edição de “Os Quin-tais nas Praças do Pinhal”, iniciativa cujo objectivo passa pelo aproveitamento dos excedentes agrícolas provenientes dos pequenos produtores da região.

O evento, organizado pela Pinhal Maior em cola-boração com os municípios de Mação, Oleiros, Proen-ça-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, pretende que os pe-quenos produtores possam vender os seus produtos em mercados periódicos, a realizar nos cinco conce-lhos, com animação de rua e uma divulgação alargada.

Todas as pessoas inte-ressadas em comercializar

os seus produtos nesta ter-ceira edição do certame em Vila de Rei deverão realizar a sua inscrição ou solicitar mais informações, até ao dia 27 de Dezembro, na Câmara Municipal de Vila de Rei, através do número 274 890 010 ou do correio electrónico [email protected].

A iniciativa tem ob-tido um grande sucesso, verificando-se uma grande adesão de produtores e visi-tantes. Para além da comer-cialização de produtos agrí-colas e de artesanato local, irão também actuar vários grupos de danças e cantares da zona do Pinhal, promo-vendo bastante animação durante todo o dia. ■

PUB PUB

Cartomante - VidenteAlmeirim e Sertã

Trinta anos de experiência feita com sinceridade e acredite, olhando bem fun-do e apenas nos seus olhos, leio toda a carta da sua vida se preciso for e ajudo a re-solver todos os vossos problemas de negocios, amor, inveja, mau olhado, desactiva-ção de magía negra, aconselhamentos e outros problemas de difícil solução, para que tenha a vida que sempre sonhou! Honestidade, sigilo e caracter são outro dom que fa-

zem a verdade da minha vida!

Telem.: 918 283 485

Page 15: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 15·OleirosPotencialidades turísticas

Oleiros aposta em percursos pedestresPOR PAULO JORGE MARQUES

Os percursos pedes-tres, ou caminhadas, cons-tituem uma actividade de lazer ao ar livre, que con-sistem em percorrer a pé um determinado percurso pré-estabelecido.

Apesar de existirem metas a alcançar, estas ac-tividades não implicam o factor de competição, tendo como principal ob-jectivo a descoberta e o contacto com a natureza, e a consequente aquisição de conhecimentos mais aprofundados da região a percorrer.

Neste sentido, o Muni-cípio de Oleiros está a criar uma rede de percursos de pequena rota e média rota, abrangendo todas as fre-guesias do concelho, tendo como principais objectivos:

- Dar a conhecer a residentes e visitantes o

património que caracte-riza a área abrangida pe-los percursos, através da observação, no local, das formações geológicas, da flora, fauna e respectivos habitats, bem como a cul-tura local, a sua riqueza etnográfica, gastronomia,

festas e costumes.- Interigar a riqueza

natural, cultural e social, em vertentes ou modalida-des como a animação, a in-terpretação ambiental ou o desporto de natureza, que potenciam a riqueza de um património diversificado.

- Alertar para os im-pactes negativos que amea-çam as áreas naturais, e para as alternativas para o seu desenvolvimento sus-tentável.

- Promoção e revitali-zação de zonas que por si só são penalizadas devido

à sua localização e integra-ção num território que con-diciona as potencialidades de desenvolvimento.

Para além do estabe-lecimento de percursos e respectiva sinalização no terreno com painéis infor-mativos, o projecto inclui

também a colocação estra-tégica de alguns postos de observação de avifauna, a edição de materiais de divulgação como desdo-bráveis alusivos à fauna e habitats locais, e a instala-ção de um Centro de Inter-pretação Ambiental para o acolhimento de visitantes e o fornecimento de infor-mação sobre os percursos e os locais por eles abran-gidos.

Alguns percursos pe-destres são interligados, formando um percurso mais longo de BTT.

De modo a permitir a utilização por parte de pú-blicos diferenciados, serão organizados percursos com diferentes graus de dificul-dade: uns mais curtos e menos declivosos, direccio-nados para crianças e ido-sos, e outros mais longos e mais declivosos, dirigidos ao restante público. ■

Concerto da Filarmónica abrilhanta quadra natalícia em Oleiros

POR PAULO JORGE MARQUES

O auditório da sede da Sociedade Filarmóni-ca Oleirense (SFO) en-cheu no passado sábado, dia 21 de dezembro, para receber os muitos espe-tadores de um dos mais esperados eventos desta época em Oleiros: o Con-certo de Natal da SFO. Numa inédita produção, a iniciativa revelou-se um êxito enorme e veio trazer mais brilho a esta quadra. No final, entre músicos, público, corpos dirigentes e maestro, a satisfação era

geralO concerto foi execu-

tado pelos elementos que integram a banda da SFO e dirigido pelo Maestro José Mateus. Do alinha-mento fizeram parte nove conhecidos temas de Na-tal, havendo ainda espaço para o acompanhamento de algumas músicas com as vozes do público, o qual aderiu espontaneamente e de forma bastante partici-pativa, numa interação de perfeita harmonia.

Esta revelou-se tam-bém uma ocasião de ex-celência para que todos

ficassem a conhecer as magníficas instalações da nova sede daquela que é uma das mais antigas coletividades do distrito. Para além de resultarem da requalificação de um imóvel secular situado no centro histórico da vila, estas contemplam ainda a existência de um espaço museológico onde estão expostos alguns dos ob-jetos que fazem parte da História daquela mui no-bre coletividade.

Por todos os motivos este foi um acontecimen-to mágico e a repetir. ■

Concerto de Natal trouxe emoção ao EstreitoPOR PAULO JORGE MARQUES

Em período de ad-vento, o Grupo Coral de Proença-a-Nova e a Or-questra Típica Albicas-trense anteciparam a che-gada do Menino Jesus e deixaram no sapatinho da população do Estreito um caloroso presente musical. Assim, no dia 22 de dezem-bro, na Igreja Matriz da-quela aldeia os dois grupos, juntamente com a soprano Mariana Sousa, interpreta-ram temas próprios desta quadra, num sugestivo e emotivo Concerto de Natal promovido pela Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco. A mostra musical, sob a direção do Maestro Carlos Gama, passou pelos

cânticos desta época festi-va, romarias da Beira Bai-xa, polifonia sacra e como não poderia deixar de ser, pelos "clássicos de Natal". Este foi um evento muito bem acolhido pela paró-quia e pela população, tra-zendo o verdadeiro espírito natalício beirão a todos os

presentes. Uma nota de re-ferência também para o lo-cal do acontecimento, um imóvel religioso contempo-râneo muito peculiar e de elevado interesse artístico, no qual sobressaem obras escultóricas de relevo ao nível regional e até mesmo nacional. ■

Ocupação de Tempos Livres - Natal reúne dezenas de participantesPOR PAULO JORGE MARQUES

Está já a decorrer a iniciativa Ocupação de Tempos Livres (OTL) Na-tal, a qual tem a duração de duas semanas e resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Padre António de An-

drade e as Juntas de Fre-guesia de Estreito-Vilar Barroco, Oleiros-Amieira e Orvalho. Durante o seu período de duração, os alunos do 1.º e 2.º ciclo do concelho, num total de 90 crianças e jovens, poderão desenvolver ati-vidades como pintura,

artes plásticas, natação, desporto e cinema. Esta é uma iniciativa que vem resolver o problema de muitos casais que estando a trabalhar, têm alguma dificuldade em ficar com os filhos durante o perío-do em que habitualmente estariam na escola. ■

Page 16: Edição nº 1034

· 16· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Proença-a-Nova

Evento comemorativo de dez anos de passeios coincidiu com a Feira de Natal e da FilhóPOR PAULO JORGE MARQUES

Cerca de 600 pessoas participaram no 100º pas-seio pedestre, que incluiu degustações de produtos regionais, a visita a um lagar, momentos radicais e diversas surpresas. Al-cobaça, Castelo Branco, Lisboa, Nisa e Vimeiro foram algumas das loca-lidades com maiores gru-pos representados neste evento comemorativo de dez anos de percursos mensais. A programação para 2014 já está definida e irá contemplar a descida de uma ribeira, no verão, e um passeio ao pôr-do--sol.

Ainda não eram 8 horas e os primeiros par-ticipantes já começavam a chegar ao parque urbano,

antecipando a abertura do secretariado. Depois das boas vindas dadas pelo vereador João Manso,

música animada ajudou a fazer o aquecimento. Ao sinal de partida a cargo do presidente da Câma-

ra, uma massa humana ocupou o viaduto e rua de saída do parque urbano.

Feito um primeiro

reabastecimento com fru-ta e água, uma ponte de cordas esperava os cami-nhantes na travessia de um ribeiro e foram muitos os que quiseram experi-mentar a emoção desta alternativa radical. No Lagar do Galisteu, que permitiu observar o pro-cesso de transformação da azeitona, foi servida a tiborna – pão torrado com azeite. Pouco depois, na área da associação dos Galisteus, seguiu-se pão com queijo, filhós e bebi-das quentes.

À base de pratos re-gionais, como o maranho e a tigelada, o almoço de-correu no Hotel das Amo-ras. Após a refeição, to-dos os inscritos puderam tentar a sorte no sorteio de brindes oferecidos por

empresas do concelho, pela Sociedade Verde e pela Valnor. Esta empresa promoveu ainda a dina-mização do jogo da glória em grande formato, com as crianças a moverem-se sobre o gigantesco tabu-leiro, com perguntas so-bre reciclagem.

O programa termi-nou com a visita à Feira de Natal e da Filhó, que decorreu durante o fim de semana no parque urba-no, com a habitual oferta de artesanato e das igua-rias da época. A fechar o fim de semana festivo, o humorista Nilton deu um espetáculo no auditório municipal, em que se es-tabeleceu grande proximi-dade com o público, num regresso à terra onde cres-ceu até aos 17 anos. ■

600 participantes no 100º passeio

Judocas estagiaram no Hotel das Amoras

POR PAULO JORGE MARQUES

Desde que o projeto da Escola de Judo Ana Hor-migo se iniciou, em 2007, já foram realizados estágios dos alunos em localidades como Fundão e Idanha-a-Nova. Mas a equipa dirigente conti-nuava à procura de um espa-ço com condições para ter o tapete preparado numa área junto ao alojamento. A tenda do Hotel das Amoras propor-cionou a resposta que faltava para otimizar os treinos da comitiva de 65 participantes que, entre os dias 18 e 21, estagiaram em Proença-a--Nova.

Com elementos entre os 10 anos e a idade sénior, a co-mitiva teve um programa que incluiu, além dos dois treinos diários, uma visita ao Centro

Ciência Viva da Floresta e uma palestra com a judoca Telma Monteiro. “Não quise-mos sobrecarregar com mais atividades, porque são tam-bém necessários momentos de descanso e de convívio”, explica Abel Louro, técnico responsável pela escola.

Na sequência da parce-ria estabelecida com a Casa do Benfica, a Escola de Judo Ana Hormigo projeta mais atividades em Proença-a-No-va, que poderão passar por treinos mensais ou pela reali-zação de novos estágios, no-meadamente na Páscoa. As condições do hotel, os espa-ços verdes, o enquadramento natural e o apoio do Muni-cípio são fatores que Abel Louro destaca como uma mais-valia para o estágio, que contou com a participação,

além da Casa do Benfica de Proença, da Universidade Lusófona de Lisboa, Colégio do Bom Sucesso (Lisboa), Sport Lisboa e Benfica, Judo Clube Alvor e Sport Clube Operário de Cem Soldos (To-mar).

A Escola Ana Hormigo tem atualmente atividades em Castelo Branco, Vila Ve-lha de Ródão e São Vicente da Beira. Este último polo iniciou-se este ano, o que comprova que o contexto di-fícil da economia “não tem impedido o crescimento do projeto”, salienta Abel Lou-ro. O interesse pela modali-dade é muito, mas “a maior dificuldade é conseguir dis-ponibilidade de treinadores para as deslocações”. Para ultrapassar esta limitação, a escola está a formar . ■

Orçamento aprovado por unanimidade

POR PAULO JORGE MARQUES

A unanimidade de to-das as bancadas marcou a aprovação do Orçamento de 2014 pela Assembleia Muni-cipal, naquela que foi a últi-ma sessão do ano, realizada na sexta-feira passada. À se-melhança do que tem acon-tecido nos últimos anos, em que a execução da receita se tem situado acima dos 90%, também 2013 deverá fechar nos mesmos níveis, tendo o rigor das contas sido destaca-do durante a apresentação da proposta.

Na sessão foi igualmen-te aprovado o novo regula-mento do Parque Empre-sarial de Proença-a-Nova (PEPA), que permite uma

redução substancial do pre-ço dos lotes – apenas 1€ por metro quadrado, no caso da venda, e valores que preveem bonificações em função do emprego criado no caso do arrendamento. Foi ainda deliberada a isenção de IMT (imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis), libertando os investidores de um encargo significativo na aquisição de terrenos.

As linhas gerais da pro-posta de Plano Diretor Mu-nicipal, entregue este mês à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), foram apresentadas à Assembleia Municipal, que contou com a presença da turma da Uni-

versidade Sénior. O processo arrasta-se desde 2006, por diversos condicionalismos externos à autarquia, razão para que o presidente da Câ-mara, João Paulo Catarino, tenha entendido ser “im-portante todos os deputados tomarem conhecimento das dificuldades”.

A proposta de novo Pla-no Diretor Municipal prevê uma redução significativa da área de abrangência da Reserva Ecológica Nacional (REN), com benefícios so-ciais e económicos. Caso ve-nha a ser validada em sede de concertação final da comis-são de acompanhamento, a proposta permitirá ainda au-mentar ligeiramente alguns perímetros urbanos. ■

Page 17: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 17·Sertã

Distinguidos livros sobre o Concelho POR PAULO JORGE MARQUES

Recentemente, a Aca-demia Portuguesa de His-tória procedeu à entrega do Prémio Fundação Ca-louste Gulbenkian que distingue obras em diver-sas áreas de estudos histó-ricos: História Moderna e Contemporânea de Portu-gal, História da Presença de Portugal no Mundo e História da Europa. Este ano foram, entre outras, distinguidas duas obras alusivas à vila de Cerna-che do Bonjardim.

Em História Moderna e Contemporânea de Por-tugal venceu a obra “As Missões Laicas em África durante a 1.ª República em Portugal”, da auto-ria de Pedro Vaz Pereira, bisneto de Abílio Marçal. Composta por dois vo-lumes profusamente do-cumentados e ilustrados, aquela obra veio reforçar a bibliografia alusiva à Primeira República, mais concretamente no que concerne às Missões Lai-cas. Para a sua concretiza-ção, foi fundamental o es-pólio que o autor herdou

do seu bisavô, o cerna-chense Abílio Marçal, que exerceu o cargo de Diretor do Instituto de Missões Coloniais. Após esta obra, o autor já se encontra a preparar um estudo relati-vo ao Teatro em Cernache do Bonjardim.

O Prémio Laranjo Coelho foi atribuído à Monografia “Subsídios Históricos – Cernache do

Bonjardim” de Joaquim Candeias da Silva, edita-do pela Junta de Fregue-sia de Cernache do Bon-jardim e apresentado em 27 de abril deste ano. A cerimónia de entrega des-tes prémios decorreu em sessão solene da Acade-mia Portuguesa de Histó-ria, no dia 4 de dezembro, no Palácio dos Lilases, em Lisboa. José Farinha

Nunes, Presidente da Câ-mara Municipal da Sertã congratula-se pela distin-ção daquelas obras, es-perando que continuem a suceder mais obras que a exemplo daquelas e do recente livro “História Da Sertã”, de Rui Lopes, con-tinuem a valorizar o vasto património histórico e so-cial do Concelho da Sertã.

Distinções da Acade-

mia Portuguesa de Histó-ria:

Prémio Fundação Ca-louste Gulbenkian:

- História Moderna e Contemporânea: “As Mis-sões Laicas em África du-rante a 1.ª República em Portugal”, de Pedro Vaz Pereira

- História da Presença de Portugal no Mundo: “Diogo de Sá no Renas-

cimento Português”, de Cristina Costa Gomes, e “Um olhar para Portugal no mundo – Uma forma diferente de relação hu-mana”, de José Boléo--Tomé

- História da Euro-pa: “Estudos Erasmianos (1987-2012) – o influxo do erasmismo em Portugal no século XVI”, de Ma-nuel Cadafaz de Matos

Prémio Laranjo Coe-lho: “Subsídios Históricos – Cernache do Bonjar-dim”, de Joaquim Can-deias da Silva

Prémio Pedro Cunha Serra: “História da Igreja de Lamego”, de Joaquim Correia Duarte

Prémio Joaquim Ve-ríssimo Serrão: “Pina Ma-nique – um reformador no Portugal das Luzes”, de Laurinda Abreu

Prémio Lusitânia: “Fernando e Leonor – um reinado (mal)dito”, de Maria José Ferro Tavares

Prémio 3.º Marquês de São Payo: “O Muni-cípio de Coimbra – mo-numentos fundacionais”, de Maria Helena da Cruz Coelho. ■

Reconhecidas duas obras alusivas à vila de Cernache do Bonjardim

ConcertoEncerramento das comemorações dos 500 anos do ForalPOR PAULO JORGE MARQUES

A 29 de dezembro, a partir das 16 horas, realiza--se a cerimónia de encerra-mento das comemorações dos 500 anos do Foral Ma-nuelino, na Casa da Cultu-ra da Sertã. Do programa consta o Concerto da Or-questra do Foral, durante o qual serão projetadas imagens de todas as ativi-dades realizadas no âmbito das comemorações daquela efeméride.

A Orquestra do Foral surgiu de um desafio lança-do pela Câmara Municipal da Sertã aos músicos serta-ginenses Marco Figueiredo e Miguel Calhaz para que compusessem uma obra que, interpretada por mú-sicos do Concelho, pudesse sintetizar não só a conquis-ta da ascensão às Vilas, mas também a resenha de meio milénio de existência.

Nesse sentido, foi de-

pois efetuada uma seriação de músicos do concelho, com o objetivo de criar a orquestra que pudesse dar vida às obras compostas para o efeito. Para além dos músicos selecionados, foi convidado o músico Artur Fernandes para integrar a referida orquestra.

O concerto compreen-de temas que homena-geiam o momento em que

os Sertaginenses exaltam a elevação das Vilas numa verdadeira viagem no tem-po.

Para além de Marco Figueiredo (Piano, compo-sição e direção musical), Miguel Calhaz (Contrabai-xo, composição e direção musical) e Artur Fernandes (Concertina), a Orquestra Foral é composta por músi-cos do Concelho da Sertã:

Rita Mendes (Flauta), Ana Catarina Brito (Clarine-te), Miguel Farinha (Cla-rinete), Mónica Ferreira (Saxofone alto), Rafael Ne-ves (Saxofone tenor), Os-valdo Farinha (Trompete e direção), Ricardo Garcia (Trompa), Ruben Nunes (Trombone), Samuel Car-doso (Bombardino), An-tónio Brito (Tuba) e Vasco Santos (Acordeão). ■

PlanoOrçamento aprovado por maioriaPOR PAULO JORGE MARQUES

A Câmara Municipal da Sertã aprovou na reu-nião de executivo desta sexta-feira, 20 de dezem-bro, o Plano Plurianual de Investimentos e Orçamento para o ano de 2014. Este documento contempla o crescimento e a criação de emprego, almejando obje-tivos concretos: progresso e sustentabilidade para o futuro.

O Plano aprovado sa-lienta a clara aposta em setores que serão privilegia-dos no quadro comunitário de apoio de 2014-2020 de forma a colocar o Concelho na linha da frente: energia, meio ambiente, emprego e criação de riqueza. Nas grandes opções do plano destacam-se: a dotação de valências específicas nas zonas industriais do Con-celho, criação do Centro de Competências e Inovação

da Floresta, obras estru-turais de beneficiação dos Mercados Municipais, en-tre outras.

Para José Farinha Nu-nes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, trata--se de um documento soli-dário, que reflete a delicada conjuntura económica que o País atravessa, tendo sido elaborado de acordo com parâmetros rigorosos. O Plano Plurianual de Inves-timentos e Orçamento para o ano de 2014 poderá ser consultado em breve em www.cm-serta.pt . ■

Page 18: Edição nº 1034

· 18· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Desporto

António Realinho presidente da SAD do Beira-MarPOR JOSÉ MANUEL R. ALVES

António Realinho, coordenador da ADRA-CES, é o novo presiden-te da SAD do Beira-Mar (Aveiro), clube da II Liga

de futebol.O dirigente, afirmou

à BBtv que "como repre-sentante em Portugal do grupo Pieralisi a inten-ção é ter uma estratégia a médio prazo que possa

valorizar o clube, a mar-ca Pieralisi e devolver o clube à cidade de Avei-ro".

Para o responsável "o Beira-Mar é uma marca forte na região de Aveiro,

zona de implementação industrial que interessa ao Grupo Pieralisi".

António Realinho acrescentou que o em-blema de Aveiro vive "um período de rutura

financeira, com salários em atraso", mas que tem estado "a regularizar os incumprimentos" desde que estabeleceu um acor-do com os antigos admi-nistradores da 32 Group.

António Realinho continua com todas as suas funções na região da Beira Baixa e na ADRA-CES, acrescentando ape-nas, mais este desafio no mundo do futebol. ■

Telma Monteiro no Estágio de Natal da Escola de Judo Ana HormigoPOR JOSÉ MANUEL R. ALVES

A Escola de Judo Ana Hormigo (EJAH) organizou, entre os dias 18 e 21 de dezembro, o seu habitual Estágio de Natal, com o objetivo de preparar o novo ano civil que se avizinha e que tra-rá novos confrontos e ba-talhas para os guerreiros e jovens judocas do clube da atleta olímpica Ana Hormigo.

Este ano a VI edi-ção decorreu na vila de Proença-a-Nova, nas ins-talações com excelentes condições do Hotel das Amoras, contando com

a presença de 70 judocas a partir dos 10 anos, o clube albicastrense apro-veitou da melhor forma o extraordinário apoio da autarquia local, bem como das infraestruturas e condições da vila da zona do pinhal interior sul.

Este ano os judocas tiveram a oportunidade de estagiar não só com a atleta olímpica albicas-trense Ana Hormigo, mas também com a olímpica Telma Monteiro. A ju-doca do Sport Lisboa e Benfica conviveu com os mais jovens e ensinou al-guns dos seus tokuiwazas

(técnicas preferidas). Os judocas para além

dos treinos bidiários que

realizaram, tiveram tam-bém a oportunidade de assistir a uma palestra

com Telma Monteiro e Ana Hormigo organiza-da pela Casa do Benfica

de Proença-a-Nova, rea-lizada no auditório da Biblioteca Municipal e ainda visitar o Centro de Ciência Viva de Proença a Nova.

Nesta edição do Es-tágio de Natal participa-ram judocas da Escola de Judo Ana Hormigo dos núcleos de Alcains e Cas-telo Branco, da Univer-sidade Lusófona de Lis-boa, do Colégio do Bom Sucesso de Lisboa, Sport Lisboa e Benfica, Judo Clube de Alvor (Porti-mão), Operários Cem Soldos de Tomar e Casa do Benfica de Proença-a--Nova. ■

BadmintonDesportivo de Castelo Branco com estreia positivaPOR JOSÉ MANUEL R. ALVES

O Centro de Alto Ren-dimento das Caldas da Rai-nha acolheu, no passado dia 21 de dezembro, a 3ª Jorna-da Nacional de Badminton Não Séniores – Faze Zo-nal. A seção de Badminton do Desportivo de Castelo Branco (DCB) fez da me-lhor forma a sua estreia nesta competição ao vencer a prova de Sub 13, em Sin-gulares Homens, por Rafael Barroso. O albicastrense venceu todos os encontros realizados, com os registos mais significativos ao ven-cer Lourenço Rosa, 11º do Ranking Nacional da FPB, do Movimento Desportivo das Caldas da Rainha por 2/0 e, na final, Pedro Mar-tins, 12º do Ranking Nacio-nal, do Clube Stella Maris de Peniche, por 2-1.

No escalão de Sub 13, Singulares Senhoras, Inês Gama obteve o 2º lugar e, em Pares Mistos, o 3º lu-gar fazendo par com Rafael Barroso, obtendo ambos mais um resultado de pódio.

Em Sub 15, Singulares Homens, numa prova a eli-minar à 1º derrota, Pedro Pedroso, do DCB, apenas cedeu nas meias-finais pe-rante o 1º cabeça de série e vencedor do Torneio, Francisco Oliveira, nº 1 do Ranking da Zona Centro e 7º Nacional, da Associação Académica de Coimbra, numa competição em que Diogo Daniel, do DCB, atingiu os quartos de final, após perder 27/25 no últi-mo set. Ainda em Sub 15, Pares Homens, Pedro, Pe-droso e Rafael Antunes ob-tiveram o 3º lugar.

Já em Sub 19, Pares Ho-

mens, o albicastrense Diogo Moreno e Pedro Seco, da Associação Académica de Coimbra alcançaram o 2º lugar, numa modalidade em que se regista um elevado espirito de camaradagem e bom relacionamento entre os colegas de modalidade.

Para além destes atle-tas o Desportivo, que rece-beu no início do torneio as Boas Vindas da Federação Portuguesa de Badminton, fez-se representar ainda pelo Rafael Riscado em Sub 13, Mariana Martins, Cátia Bispo e Catarina Bispo em Sub 15 e José Santos em Sub 17. ■

São Silvestre dos Madeiros em Castelo Branco

Povo saiu à rua para assistir a um belo espectáculo POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

A Corrida de S. Silves-tre dos Madeiros decorreu, no passado domingo, por várias artérias da cidade de Castelo Branco. O evento contou com a participação de mais de duas centenas de atletas, contando com a or-

ganização do Desportivo de Castelo Branco, em colabo-ração com a Associação de Atletismo de Castelo Bran-co e o apoio da Câmara Municipal de Castelo Bran-co, sendo presenciada por muito público que apaudiu intensamente os atletas.

João Serralheiro (Serra-

gel) e Marisa Branco (CDR Pereiros) estiveram em bom plano, superiorizaram-se à concorrência e foram os grandes vencedores desta 1ª edição, numa prova feita em circuito e bem participada. Na categoria de veteranos venceu o atleta paralímpico Gabriel Macchi (Donas). ■

Classificações:

Seniores – 1º João Ser-ralheiro, Serragel; 2º João Leal, Caranguejeira; 3º Da-vid Marques, Serragel; 4º Nelson Mendes, Serragel; 5º Miguel Baptista, O Mun-do da Corrida; 6º Nuno Gravito, Pinhal Total; 7º João Monteiro, Estrela C. Aviação; 8º Tiago Pinhei-ro, CB Running; 9º Maxi-minano Alves, Barbaido; 10º José Mota, CCD ULS CB. Equipas – 1ª Serragel Covilhã; 2ª CB Running. Absolutos femininos – 1ª Marisa Branco, CDR Perei-ros; 2ª Gilda Mora, Donas; 3ª Paula Ramos, Donas; 4ª Nicole Nobre, individual;

5ª Ana Matos, Donas. Equipas – 1ª Donas; 2ª CB Running. Veteranos – 1º Gabriel Macchi, Donas; 2º Martim Nunes, Donas; 3º Luís Matos, Donas; 4º Elí-sio Martins, CDR Pereiros; 5º Luís Jesus, Donas. Equi-pas – 1ª Donas; 2ª Estrela C. Aviação; 3ª CDR Perei-ros. Juniores – 1º Manuel Barbosa, Donas. Juvenis – 1º Patrício Ramos, Bairro do Valongo; 2º José Santos, Desportivo C. Branco; 3º Pedro Longo, Desportivo C. Branco. Equipas – 1ª Desportivo Castelo Branco. Femininos – 1ª Joana Ro-que, Bairro do Valongo; 2ª Beatriz Ferreira, Bairro do Valongo; 3ª Margarida Ca-

vaca, Desportivo C. Bran-co. Iniciados – 1º Afonso Esteves, individual. Femi-ninos – 1ª Mariana Gonçal-ves, Seia; 2ª Beatriz Rebelo, Bairro do Valongo; 3ª Ma-riana Nascimento, Despor-tivo C. Branco. Infantis – 1º António Nabais, Bairro do Valongo; 2º André Nunes, individual; 3º Lean Aragão, individual. Femininos – 1ª Joana Geraldes, individual; 2ª Carolina Ferreira, Bairro do Valongo. Benjamins – 1º Júlio Sousa, individual; 2º João Oliveira, individual; 3º José Tadeia, Donas. Fe-mininos – 1ª Joana Afonso, individual; 2ª Ana Cotrim, CB Running; 3ª Joana Co-trim, CB Running. ■

Page 19: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 19·Desporto

Benfica CB

Árbitro: António MatiasAuxiliares: Paulo Quintino e Manuel Azeitona (AF Portalegre)

Benfica CB: Fábio Mendes (90, André Raposo), André Cunha, Vasco Guerra, João Afonso, Álvaro Gomes, João Rui (65, Fábio Brito), Tomás, Samarra (78, Graça), Patas Moreno, Marocas e Dani Matos.Treinador: Ricardo AntónioMarcadores: Marocas (31 e 43) e Álvaro Gomes (49 e 69)Cartão amarelo: Vasco Guerra (16)

Carapinheirense4

Estádio Municipal de Castelo Branco

Carapinheirense: Paulo André, Patrick, Alex, Rosas (45, Saidi), João Rodrigues, Miguel Cá (82, Chipi), Faria, Teles, Grou, Matado e Mikael (45, Grilo)Treinador: António CortesãoCartão amarelo: João Rodrigues (4), Mikael (15). Alex (72) e Patrick (84)

0

123456789

10

Campeonato Nacional Seniores - Série E 13/14

Benf.C.Branco Sertanense Tourizense Pampilhosa AD Nogueirense Carapinheirense Naval Águias do Moradal Sourense Manteigas

15151515151515151515

Jgs Pts34332423171616141312

123456789

1011121314

Nacional de Futsal3ªDivisão-Série C 13/14

B. Boa Esperança EléctricoRetaxo Olho Marinho Achete Alhadense MTBA Quiaios Caldas GR Vilaverdense Os PatosSão Bento GARECUS Belhó

1010101010101010101010101010

Jgs Pts2622191918181614121210960

Siga o nosso jornal em recortes.pt

99

1099999999

Jgs Pts252119151212107764

Campeonato Distrital

Vit. Sernache Alcains Proença-a-Nova AD Estação Atalaia do Campo ARC Oleiros Teixosense Vila Velha de Ródão Ac. Fundão Pedrogão Belmonte

123456789

1011

11ª Jornada 12/1/2014Atalaia do Campo - Vit. Sernache-

Teixosense - AD Estação Belmonte - Pedrogão

Ac. Fundão - Vila Velha de Ródão ARC Oleiros - Alcains

16ª Jornada - 12/1/2014Tourizense - Pampilhosa

Carapinheirense - Sourense Sertanense - Benf.C.Branco

Manteigas - AD Nogueirense Naval - Águias do Moradal

10ª Jornada - 14/12/2013Belhó 5-9 Caldas

GR Vilaverdense 2-2 EléctricoSão Bento 3-4 Os Patos

MTBA 3-1 Retaxo Quiaios 7-7 Achete

Alhadense 5-0 GARECUSOlho Marinho 3-5 B. Boa Esperança

11ª Jornada - 4/1/2014Os Patos - Olho Marinho

B. Boa Esperança - QuiaiosRetaxo - Achete

Caldas - Alhadense MTBA - Belhó

Eléctrico - São BentoGARECUS - GR Vilaverdense

Marocas e Álvaro marcadores de serviço

Benfica garante presença na fase de subidaPOR JOSÉ MANUEL R. ALVES

O Benfica e Castelo Branco que nos dois jogos anteriores apenas somou um ponto, apresentou no Municipal disposto a al-cançar a vitória perante o Carapinheirense. Inician-do o jogo a toda a velo-cidade, com lances bem concebidos pelos flancos, foi se surpresa que aos 31 minutos, Marocas, viria a marcar o primeiro golo. Reagiram bem os homens da Carapinheira, aproxi-mando-se com algum pe-rigo junto da baliza defen-dida por Fábio Mendes, mas foram os encarnados que viriam a apontar o se-gundo tento, com Maro-cas a repetir o feito, quan-do faltavam dois minutos para o intervalo.

Na etapa comple-mentar, continuou o do-

mínio dos donos da casa, conseguindo marcar o terceiro golo, por Álvaro Gomes, que após driblar um adversário rematou para a baliza contrária, sem hipótese de defesa para Paulo André. Logo a seguir Marocas com a baliza aberta viria a fa-lhar o quarto golo para sua equipa. Sempre mo-

tivada, e com uma pos-tura mais agradável em campo, relativamente às duas jornadas anterior, a equipa do Benfica e Cas-telo Branco conseguiu alcançar o quarto golo, novamente por Álvaro Gomes. Novamente Ma-rocas, de baliza aberta, e já perto do final do jogo, falharia aquele que seir o

quinto tento. O trabalho da equi-

pa de arbitragem apenas pecou em dois lances, assinalando fora de jogo, quando realmente Álvaro Gomes e Marocas, esta-vam em posição regular.

Na próxima jornada, o Benfica e Castelo Bran-co desloca-se ao reduto do Sertanense, segundo

classificado, naquele que será o jogo grande do dia 5 de janeiro de 2014. ■

10ª Jornada 29/12/2013Vit. Sernache 3-0 TeixosenseAD Estação 4-2 Belmonte Pedrogão 2-2 Ac. Fundão

Vila Velha de Ródão 2-1 ARC Oleiros Alcains 3-1 ADC Proença-a-Nova

15ª Jornada - 29/12/2013Águias do Moradal 1-1 Pampilhosa

Sourense 0-0 TourizenseBenf.C.Branco 4-0 Carapinheirense

AD Nogueirense 1-2 SertanenseNaval 0-3 Manteigas

Prova Natalicía inter-escola Tavares Ramos

Hipismo

POR JOSÉ MANUEL R. ALVES

O Picadeiro Tavares Ramos (Donas) Fundão organizou no passado dia 21 de dezembro, a 1ª prova de obstáculos inter-escola também comemorativa da época natalicía.

O evento reuniu 125 conjuntos com os cavalei-ros entre os 4 e os 60 anos, todos eles afetos à grande escola de hipismo da re-gião pertencentes às loca-lidades de Castelo Branco, Fundão, Covilhã e Guar-da.

Foi uma grande festa que priveligiou sobretudo a participação, o convivio, o adquirir de experiência e o treino, cuja classifica-ção ficou para segundo plano. No entanto assistiu--se a uma competição de bom nivél sobressaindo os conjuntos com maior ex-periência. Os obstáculos estiveram colocados entre os 0,30m e os 1,50m, sendo surpreendente a prestação de alguns conjuntos.

Na prova especial de 0,30 (crianças/iniciados)

classificaram-se até à 7ª posição, José Pedro/ Vi-cky, Carolina Ribeiro/ Vi-nho, Margarida Mouzelo/ Vlamour, Duarte Rocha/ Ramadan, Guida Ferreira/ Universo, Mateus Rocha/ Oeste, Ana Ramalhete/ Veneza.

Na prova de 0,30 foi 1ª Suzete Cruz/ Veneza, 2º António Pedro/ Vinho, 3º Vanessa Antunes/ Uni-verso, 4º Diogo Clemente/ Vicky e 5º Alexandra Batis-ta/ Eddy.

A prova de 0,50 foi vencida por António Pe-dro/ Vinho, 2º Vanessa Antunes/ Universo, 3º Su-zete Cruz/ Veneza, 4º João Batista/ Ramadan e 5º Fer-nando Nogueira/ Ruby.

A classificação da prova 0,80 ficou ordena-da com 1º lugar de Ema Batista/ Zizi, 2º Mariana Marques/ Vicky, 3º Ingri-de Fernandes/ Bitória, 4º João Martins/ Viena e 5º Bruno Ramos/ Vanersy.

A prova de 0,90 foi vencida por Ema Batista/ Zizi, 2º Ana Clemente/ Universo, 3º Inês Fernan-

des/ Caramel, 4º Carlos Alberto/ Ramadan e 5º Carolina Santos Pinto/ Vlamour.

Na prova de 1,00 m constatou-se a classifi-cação de cavaleiras e ca-valeiros com mais expe-riência, nomeadamente a classificar-se em 1º lugar Bruno Ramos/ Ramadan, 2º Alexandra Batista/ Zizi, 3º Ema Batista, 4º Inês Fernandes/ Caramel e 5º Carolina Santos Pinto/ Vlamour.

A prova grande com os obstáculos a 1,10m foi 1ª Inês Fernandes/ Caramel, 2º Alexandra Batista/ Zizi, 3º Maria Matos/ Universo, 4º Inês Fernandes/ Ben--hur e 5º Carlos Alberto/ Ramadan.

A prova de potên-cia teve também grande participação reunindo 18 conjuntos, sendo esta eli-minatória à medida que os conjuntos derrubam o obstáculo, aumentando a altura para os que vão pas-

sando para as eliminatórias seguintes. A eliminatória teve inicio nos 0,80m cons-tatando-se saltos até 1,50m, altura muito significativa e igual à de concursos muito conceituados. Dominou a prova Inês Fernandes/ Ben-Hur e Francisco Ca-vaca/ Ramadan, sendo 2ª Carolina Santos Pintos/ Vicky e João Abrantes/ Xaquira. Nesta entusiasta prova esteve em disputa um poldro árabe oferecido pela organização. ■

Cavaleiro em competição

Page 20: Edição nº 1034

· 20· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Cultura

Sugestões de Cristina Valente

Livros & Leituras

Que a Festa Comece

Género: Ficção Tradutor: José J. C. Serra Formato: 15x23,5cm N.º de páginas: 296 PVP: 18,80€

Organizada por um magnata do imobiliário, a festa do século promete ser completamente decadente: todos os VIP de Roma vão estar presentes nos jardins da lendária Villa Ada. Entres eles, encontram-se cirurgiões plásticos, atores, modelos, jornalistas, jogadores de futebol, bem como um «jovem» escritor de sucesso, Fabrizio Ciba, que sofre há três anos de um bloqueio que o fez parar no segundo capítulo do seu novo livro.

No programa das festividades, um safari triplo de caça ao leão, à raposa e ao tigre prometia ser o grande forte da noite. Mas agora terá de competir com a intervenção de uma sangrenta seita satânica denominada «As feras de Abaddon», cujos elementos estão prestes a conseguir os seus quinze minutos de fama…

Com um humor desarmante, as personagens de Am-maniti dão vida a uma grandiosa comédia humana e re-velam uma sociedade grotesca, gangrenada pelo poder do dinheiro, pela superficialidade e pela vulgaridade.

Covilhã Exposições em Espaços Municipais

Até 05 Janeiro – O DIA FORA DO TEMPO, colectiva de ilustração e li-teratura

Exibição itinerante composta por 40 ilustrações originais de 8 ilustradores (Uriel Cordas, Rosário Pi-nheiro, Marta Sofia Nu-nes, Luís Favas, Marcelo Santos, Bruno Reis Santos, Sara Pazos e Ivo Amadeus Reis) e um manuscrito de 147 páginas da autoria de André da Rocha.

MUSEU DE ARTE SACRAAté 07 Janeiro – EX-

POSIÇÃO DE Alegorias do Jesus Menino

Exibição de mais de 15 figuras de Meninos Jesus pertencentes a variados pre-sépios de coleccionadores particulares.

MUSEU DE ARTE E CULTURA

Até 07 Janeiro - EX-

POSIÇÃO DO PRESÉPIOÀ excepção das figuras

da Sagrada Família (S. José, Virgem Maria e Menino Je-sus), dos pastores e dos Três Reis Magos, em Portugal o Presépio assume formas de representação diferentes do resto da Europa, sendo introduzidas figuras como o moleiro, a lavadeira, o rancho folclórico, a banda musical e um sem número de figuras representativas de artes e ofícios.

Tinturia- Galeria de exposições

Vila Velha de Ródão – Casa de Artes e Cultura do TejoAté 25 de janeiro

Está patente, até 25 de janeiro, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Ve-lha de Ródão, a Exposição "Alma e Arte”, de Fernan-do Alberto dos Santos.

Fernando Alberto Sal-vado dos Santos, nasceu na Covilhã. Cresceu numa pequena quinta onde desde cedo sempre gostou de tra-balhar com as mãos.

O gosto pela arte deco-rativa, levou-o a aprofundar conhecimentos nesta área, com pesquisas na internet, onde tem obtido informa-ções sobre técnicas a aplicar.

No ano de 2009 tirou um curso de Web designer

através da Associação Em-presarial dos Concelhos Covilhã, Belmonte e Pena-macor, onde obteve a nota de BOM. Fez também um curso de Pintura, no Gru-po Recreativo Refugiense, onde aprofundou as técni-cas de pintura em Tela.

Tem elaborado traba-lhos sobre diversos temas, como entalhes em madeira e peças decorativas, sendo a geometria abstrata a arte preferida. Tem, em projetos elaborados, quadros e pai-néis para confecionar em tela e madeira mdf, utilizan-do a tinta acrílica e massa de modelagem.

Alma e Arte

Niccolò Ammaniti Nasceu em Roma, ci-

dade onde vive, e é um dos mais conceituados autores italianos da atualidade.

Os seus livros são grandes sucessos de vendas internacionais e já quatro deles foram adaptados ao cinema.

Ammaniti está publi-cado em quarenta e quatro países.

Há fotógrafos que tei-mam em trilhar os caminhos menos óbvios, mais espinho-sos. Que gostam da provoca-ção, da sugestão, da ironia e de alguma matreirice, sem que isso se pareça em nada com joguinhos florais ou zi-guezagues barrocos - não é dar curva só para ver se a má-quina aguenta, é dar a curva pelo prazer de derrapar, de andar no limite e de ver a poeira a levantar. Valter Vi-nagre é um destes fotógrafos. Pediram-lhe o sopro da vida e ele deu-lhes a boca escanca-rada da morte. Pediram-lhe o pulsar das coisas naturais e ele deu-lhes os olhos vítreos e a língua empastada de ver-niz. Pediram-lhe a celebra-ção da dinâmica imparável da diversidade biológica e ele deu-lhes a monotonia

taxidérmica que tenta ferir o tempo, estancando-o numa expressão terrífica, num cor-po que não passa de uma cápsula de nada.

A série Animais de Estimação ganhou forma (e vida!) por causa de um convite ao colectivo [kame-raphoto] para participar na iniciativa E.C0 2010 que reu-niu em Madrid fotografias de vinte coletivos da Europa e da América do Sul. E, sim, no meio de todas as outras imagens de natureza viva eram estas imagens de natu-reza morta e teatral que mais poderosamente nos reme-tiam para uma ideia ampla de natureza, em toda a sua infinitude e complexidade. Há fotógrafos assim - que não têm emenda. Para nosso bem.

Animais de Estimação - "A vida na morte"

Idanha-a-Nova – Centro Cultural RaianoAté janeiro de 2014

Proença-a-Nova – Auditório MunicipalAté 6 de janeiro

Com criatividade, ma-teriais recicláveis e traba-lho de equipa, as escolas e centros de dia do concelho criaram decorações alusivas ao Pai Natal. O resultado estará em exposição na qua-dra natalícia, com contribu-tos das escolas do 1º ciclo, ensino pré-escolar, creches O Cortiço e A Carochinha, Instituto de São Tiago, San-ta Casa da Misericórdia,

Centro de Dia e Universi-dade Sénior de Proença-a--Nova.

Natal em exposição

Proença-a-Nova – Loja da aldeia de Xisto de FigueiraDe 3 de janeiro a de fevereiro

“O lobo em Portugal tem um passado, ainda está presente e merece um futu-ro.” Razões para o Grupo Lobo promover a exposição “Um uivo pela sobrevivên-cia”, que no arranque de 2014 visita a Aldeia do Xis-to de Figueira. Por estar tão presente na memória das cancelas da aldeia, cuja fun-ção era proteger o aglomera-do à passagem deste animal – detestado por pastores e aldeões e temido no imagi-

nário infantil – decidiu-se mostrar o outro lado deste canídeo. A exposição será acompanhada de diversas atividades para crianças e adultos.

O Lobo visita a Aldeia

Page 21: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 21·

Em tempos de crise todos se aprovei-tam da situação,

a crise serve de desculpa para tudo, a situação pas-sa-se com um afamado restaurante da nossa cida-de, que em tempos foi um dos melhores da indústria hoteleira “ Zé dos Cacho-pos “ de Macário Barata,

onde o serviço primava pela qualidade das emen-tas e pelo trabalho pro-fissional dos empregados que nos serviam.

A crise também che-gou ao Zé dos Cachopos ou melhor dizendo “a má gestão”, mas o certo é que encerrou, e os trabalha-dores obrigados a resol-

verem o seu contrato de trabalho com justa causa por salários em atraso.

Situação que levou o Sr. Macário Barata para as barras do Tribunal do Trabalho, onde se ela-borou em Novembro de 2009 um acordo Extra -- Judicial com a presença do SrºProcurador e Advo-

gados, nunca o mesmo foi cumprido.

Como neste pais a lei permite tudo, permitiu também ao Sr. Macário de abrir um restaurante de nome o “ Falido “, que

nome tão apropriado para a situação… no entanto, o restaurante continua aberto na cidade mas, o acordo Extra - Judicial continua por pagar ao an-tigo trabalhador.

Mas afinal de que serve recorrer à justiça???? Se a mesma não produz efei-tos???

Manuel Gonçalves de Almeida

Lazer

Correio do LeitorAcordos Extra - Judiciais Não se Cumprem

ArÁg

uaTe

rraFo

go

Carneiro

Carta Dominante: O Dependurado, que significa Sacrifício.Amor: Irá manifestar-se em si uma forte sensualidade.Saúde: Com disciplina e controlo melhora-rá. Dinheiro: Poderá ter tendência para gastar mais do que habitualmente.Pensamento positivo: Venço os períodos de sacrifício através da confiança que tenho em mim próprio!Números da Sorte: 1, 3, 24, 29, 33, 36

21/3 a 20/4Aquário

Carta Dominante: O Papa, que significa Sabedo-riaAmor: Os ciúmes não nos levam a lado nenhum, tenha confiança na pessoa que tem a seu lado. Saúde: Cuidado com a diabetes, não coma muitos doces.Dinheiro: Momento propício para um investi-mento mais sério. Que o sucesso esteja sempre consigo!Pensamento positivo: Sigo a minha intuição, pois sei que ela é a minha mais sábia conselheira.Números da Sorte: 7, 11, 19, 24, 25, 33

21/1 a 19/2Carta Dominante: 7 de Paus, que significa Discussão, Negociação Difícil.Amor: Procure estar mais tempo com os seus amigos e familiares. Tenha a ousadia de so-nhar!Saúde: Faça com maior regularidade análises ao sangue.Dinheiro: Os gastos desenfreados podem prejudicá-lo significativamente.Pensamento positivo: O diálogo ajuda a re-solver todos os conflitos.Números da Sorte: 5, 25, 36, 44, 47, 49

20/2 a 20/3Touro21/4 a 21/5

Carta Dominante: 5 de Copas, que significa Der-rota.Amor: Caso esteja livre e descomprometido pode-rá surgir brevemente a pessoa que idealizou. Saúde: Tenderá a sofrer de fadiga. Durma mais. O cansaço tomará conta de si, procure o seu médico e tome umas vitaminas para revitalizar o seu corpo.Dinheiro: Poderá voltar a surgir uma proposta que estava suspensa há algum tempo.Pensamento positivo: Eu sou um vencedor, por-que sei aprender com as derrotas. Números da Sorte: 7, 11, 18, 25, 47, 48

Gémeos22/5 a 21/6

Caranguejo22/6 a 23/7

Carta Dominante: 8 de Copas, que significa Concretização, Felicidade.Amor: Poderá surgir um mal entendido, mas com calma tudo se resolve.Saúde: Este será um período de paz, aprovei-te para descansar. Seja o seu melhor amigo!Dinheiro: Momento pouco favorável para grandes investimentos.Pensamento positivo: Sei que sou capaz de concretizar os meus sonhos!Números da Sorte: 4, 6, 7, 18, 19, 33

Carta Dominante: 2 de Espadas, que significa Afei-ção, Falsidade.Amor: Entre em contacto com os seus familiares e amigos que estão distantes e verá como custará me-nos a suportar a saudade. Não se deixe dominar por maus presságios! Saúde: Dê mais atenção aos seus ouvidos. Dinheiro: Não espere grandes alterações neste campo da sua vida.Pensamento positivo: Afasto a falsidade através do afeto sincero.Números da Sorte: 9, 11, 25, 27, 39, 47

Leão24/7 a 23/8

Virgem24/8 a 23/9

Carta Dominante: 10 de Ouros, que significa Prosperidade, Riqueza e Segurança.Amor: Andará muito sentimental e por isso o seu relacionamento amoroso estará colorido e cheio de ternura. Olhe em frente e verá que existe uma luz ao fundo do túnel!Saúde: Espera-o um período isento de preocupa-ções.Dinheiro: Fique atento e evite qualquer tipo de gasto supérfluo.Pensamento positivo: A riqueza interior é o meu maior tesouro.Números da Sorte: 10, 20, 36, 39, 44, 47

Carta Dominante: A Justiça, que significa Jus-tiça.Amor: Não tenha atitudes infantis relacionadas com ciúmes doentios. Aprenda a trazer para a luz o melhor do seu ser!Saúde: Cuidado com a automedicação. Dinheiro: Época favorável ao investimento em novos negócios.Pensamento positivo: Procuro ser justo e bom nas escolhas que faço.Números da Sorte: 7, 18, 19, 26, 38, 44

Peixes

Balança24/9 a 22/10

Carta Dominante: 10 de Espadas, que signifi-ca Dor, Depressão, Escuridão.Amor: Esteja atento a tudo o que o rodeia.Saúde: Não terá que se preocupar, está em ple-na forma.Dinheiro: Algumas dificuldades avizinham--se.Pensamento positivo: Acredito que toda a dor pode ser vencida através da Fé!Números da Sorte: 1, 8, 42, 46, 47, 49

Escorpião23/10 a 22/11

Sagitário23/11 a 21/12

Capricórnio22/12 a 20/1

Carta Dominante: Cavaleiro de Paus, que signifi-ca Viagem longa, Partida Inesperada.Amor: Deixe o ciúme de lado e aproveite bem os momentos escaldantes. Que o futuro lhe seja riso-nho!Saúde: Cuidado com os excessos alimentares.Dinheiro: Período menos favorável para emprés-timos.Pensamento positivo: A vida é uma viagem cheia de surpresas boas. Números da Sorte: 4, 9, 11, 22, 34, 39

Carta Dominante: Valete de Paus, que signi-fica Amigo, Notícias Inesperadas.Amor: Através do diálogo poderá clarificar algumas dúvidas com a sua cara-metade. A felicidade espera por si, aproveite-a!Saúde: Cuidado com os vírus gripais.Dinheiro: Reina a estabilidade neste campo.Pensamento positivo: Estou disponível para as alegrias que a amizade me traz!Números da Sorte: 1, 2, 8, 16, 22, 39

Carta Dominante: 3 de Ouros, que significa Poder.Amor: Período bom para estar com o seu amor. Descubra a imensa força e coragem que traz dentro de si!Saúde: Manter-se-á numa situação estável.Dinheiro: A sua carreira está em alta.Pensamento positivo: Sei que tenho poder so-bre as minhas emoções, não me deixo dominar por elas.Números da Sorte: 7, 13, 17, 29, 34, 36

PUB

Povo da Beira Excelente Ano

Page 22: Edição nº 1034

· 22· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Lazer

Diretor: João Tavares Conceição

Coordenação: Cristina Valente (CP2370)([email protected])

Redação:José Manuel R. Alves (CP8361)

Colaborador Permanente:Paulo Jorge Marques

Colaboradores:Álvaro BaptistaAna Paula AtanásioArmando SoaresCarlos ValeCésar AmaroClementina LeiteCristina GranadaEduardo BastosFernando JorgeFilipe AntunesGuilherme AlmeidaJoão Carlos NunesLuís MalatoMário MarinhoNuno FiguinhaPatrícia AndréPedro PittéRicardo Portugal

Conceção gráfica:Leticia Ramos Pina([email protected])

Publicidade:Gustavo Teixeira([email protected])

Secretária de Administração:Florinda Cruz([email protected])

Sede:Press IbéricaComunicação Social, LdaAv. Gen. Humb. Delgado, Lote 58 - 1º andar6000-081 CASTELO BRANCONIF: 506 583 023Tel: 272 324 432Fax: 272 327 732

Impressão:Coraze - Oliveira de AzeméisTelf.: 910252676 / 910253116 / [email protected] no ICS: 117 501Depósito Legal: 74145/94Empresa Jornalística: 218 326Tiragem Semanal: 10.000 exemplaresDistribuição gratuitaEste jornal escreve segundo o novo Acordo OrtográficoTodos os artigos de opi-nião e assinados pelos respetivos autores, são da sua inteira responsabili-dade não podendo em circunstância alguma o Povo da Beira ser respon-sabilizado pelo conteúdo dos mesmos. Reservamo--nos no direito de não publicar, caso os artigos enviados não respeitem a legislação em vigor e o Estatuto Editorial do jornal.

Povo da Beira

Diretor: João Tavares Conceição

CLASSIFICADOSPUB PUB

PUB PUB

PUB

PUB

SENHORA OFERECE-SE PARA:

Em Castelo Branco ou arredores962 09 84 84

Ajudante de lavandaria

PUB

Rua Espirito Santo nº20Castelo Branco

Preencha usando os números de 1 a 9. Grau de dificuldade: Fácil

9 6 5 12 5 4 9

4 2 7 5

3 6 7 5

9 5 4 34 2 3 1

3 9 5 2

8 2 7 14 3 7 8

PASSATEMPOS SOLUÇÕESSudoku

978365421254187396136492875367514982821679543495823617713958264582746139649231758

Sopa de letras

Encontre as palavras na sopa de letras

ABELHEIROABROTEAALBATROZBENGALICAMICHICARTAXOCHASCOCORUJAFAISAO

FRAGATA

GALINHOTAGALO

GRALHALIRA

LUGREMERGANSOMOMOTANEGRINHA

NIROCAOSTRACIAO

OXINOTOPAVAOABECOINHA

PENEIREIROPIGARGOSABIACI

SIRRAPTOTARALHAOTODEIROTURMIX

OFERECE-SE:

Telf.: 272 324 [email protected]

Senhora Idónea e Responsável para cuidar de Srª ou Casal Idoso, durante o dia ou de noite. Dão-se boas referências

PUB PUB

[email protected]!

Este espaço pode ser seu

Telefone: 272 324 432Telmóvel: 964 431 346

Modo de preparação:Unta-se uma forma com caramelo, cobre-se o fundo da forma com ananás, en-

tretanto, preenchem-se os espaços vazios e redondos das rodelas de ananás, com as passas que se colocaram a marinar antecipadamente no vinho do porto.

Separam-se as gemas das claras e batem-se as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado, junta-se o leite, o óleo, a farinha peneirada com o fermento, sempre mexendo. Por fim, envolvem-se as claras batidas em castelo, verte-se o pre-parado na forma e vai cozer em forno pré-aquecido a 180ºC., cerca de 45 minutos.

Com a água do ananás faça uma calda, juntando um pouco de açúcar e leve ao lume até levantar fervura. Quando o bolo estiver cozido, o que se pode verificar espetando um palito, encharque o bolo com a calda na parte de baixo, desenforme e o resto de calda que sobrar, misture com um pouco de caramelo e coloque por cima do bolo.

Ingredientes:

1 Lata de ananás

150g.de passas

Um cálice vinho do

porto

½ Copo de leite

½ Copo de óleo

350g.de açúcar

10 Ovos

250g.de farinha

3 Colheres (chá) fer-

mento em pó

POR MÁRIO MARINHO - chef

Bolo de ananás com passas

Page 23: Edição nº 1034

Edição 1034 • 31 de dezembro de 2013 • Povo da Beira · 23·Opinião* P

or d

ecis

ão p

esso

al, o

aut

or d

o te

xto

não

escr

eve

segu

ndo

o N

ovo

Aco

rdo

Ort

ográ

fico

POR CÉSAR AMARO *

Falar claroFim de ano…com um balanço sem esperança!!!

POR CARLOS VALE *

Quem controla as matérias-primas? POR NUNO DUARTE M. FIGUINHA

“…Que Ya Pasó Uno Más…”

Chegou ao seu termo o Ano de 2013. Foi um Ano cheio de sofrimen-

to para a maioria do Povo Por-tuguês, abrangido pelo desem-prego; pela fome; pela miséria, e pelo desespero. Foi um Ano repleto de chantagens, quer do Poder Instituído, quer da Opo-sição. Viveram-se as maiores e desagradáveis controvérsias Políticas, vindas da parte do Go-verno da Coligação PSD/CDS, fartas em malabarismos. Basta-rá lembrar apenas alguns casos caricatos, entre outros:- Miguel Relvas- que mais não foi do que servir-se das oportunidades, que ele próprio criou. Paulo Portas- que declarou publicamente a sua irrevogável demissão do Gover-no da Coligação, mas que dan-

do o dito pelo não dito, ou seja “falta da palavra dada”, acabou por se manter, exigindo e melho-rando a sua posição tão-somente política, ao chegar a Vice-Pri-meiro-Ministro. A demissão do ex-Ministro das Finanças Vítor Gaspar, rodeada de mistérios, que ficaram no segredo dos deu-ses, mas que logo deram origem à sua sucessão, cheia de polémi-cas, pela nomeação de Maria Luís Albuquerque. Por último a nomeação de Rui Machete para Ministro dos Negócios Estran-geiros, o qual tem sido alvo das maiores críticas, em virtude da sua desastrosa atuação, compro-metendo tantas e tantas vezes as boas relações de Portugal com outros Países. Não obstante por todas estas realidades públicas, o

Senhor Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, entendeu posi-cionar-se, intransigentemente, num defensor acérrimo das Per-sonalidades envolvidas. Como é óbvio, não é difícil constatar as razões pelas quais tomou tal po-sição. Não é por mero acaso que o Primeiro-Ministro sempre tem referido que é necessário um Go-verno coeso; diga-se em abono da verdade – na sua imaginação.

Relativamente à Men-sagem de Natal do Primeiro--Ministro Pedro Passos Coelho, poderão ser retiradas várias interpretações; porquanto, em democracia qualquer Cidadão as poderá fazer. Em primeiro lu-gar porque aproveitou a Quadra Natalícia, tempo em que grande parte das Famílias procuram es-

tar reunidas para celebrar as suas alegrias. Mas também é oportu-no lembrar quantas e quantas Famílias se encontram tristes e em desespero, pelas suas difi-culdades de vivência. Porém, a verdade é que a sua Mensagem foi única e simplesmente de CA-RÁTER POLÍTICO/PARTI-DÁRIO, olhando somente para o seu umbigo. Não preferiu uma palavra de conforto, ou um ges-to de solidariedade dirigido aos Portugueses, na sua maioria em situações deploráveis. Aludiu, em teoria Política, que se regista menos desemprego, omitindo

que na classe JOVEM o número de desempregados e/ou à procu-ra do primeiro emprego aumen-tou assustadoramente; que a economia está a crescer – talvez para muitos; que o País está no bom caminho para a sua recupe-ração; que estamos a cinco me-ses de prazo da saída da Troika, para que o País volte aos mer-cados, etc.etc. Ou seja, Portugal voltou de novo a ser um País das maravilhas, se é que alguma vez o foi de facto. Salvo melhor opinião, será que o Primeiro--Ministro estaria a transmitir um sonho, quiçá porque tenha rece-

bido algumas prendas do Meni-no Jesus? A verdade nua e crua é que o Primeiro-Ministro, em termos de realidade, não disse uma palavra sequer relativamen-te à situação desastrosa em que o País está mergulhado. Aponta o dedo àqueles, que segundo ele, só pretendem destabilizar a ação do Governo, o que aliás, dá a entender que o Poder Instituído é que está no caminho certo. Ha-ver vamos como dizem os cegos. Vamos esperar pelo que nos trará o Ano de 2014.

Para Todos Um Bom Ano Novo.

Quando há semanas atrás disse que o Daily Telegra-ph revelou que 10 trans-

nacionais secretas, não cotadas em bolsa, controlam a seu-bel-prazer os mercados de matérias-primas mun-diais, vários foram os leitores, que impressionados com a força brutal dos argumentos e números, pergun-taram se a “coisa“ era mesmo as-sim. Confesso, que eu próprio fiquei “arrasado”. Daí a razão da crónica. Por isso, vou limitar-me a reprodu-zir em versão reduzida (limites de espaço) o artigo do jornalista do ´La Jornada` Alfredo Jalife-Rahme. Penso que concluirão que a “coisa” é extremamente mais grave. Eis a versão:

“Como é possível que no século 21 ainda existam empresas “secretas” e/ou piratas, que se dão ao luxo de não ter acções nas bolsas de valores, mas que gozam de todas as vantagens do “livre mercado”, incluindo operações suspeitas em paraísos fiscais. Pode manter-se “secreta” a actividade dessas dez transnacionais “gigan-tes” que controlam os alimentos e energia, usados como “armas de destruição maciça” contra a maio-ria dos humanos? O Daily Telegra-ph revelou a identidade oculta das 10 principais transacionadoras glo-bais de petróleo e matérias-primas.

Zheng Fengtian, Prof. Eco-nomia Agrária Universidade Renmin/China) (Global Times 13/4/11) fustiga o “monopólio dos cereais que o Ocidente exer-ce” e “manipulação deliberada de preços por especuladores/inter-nacionais” graças à desregulação que gozam em Wall Street e na City, também nos paraísos fiscais (nomeadamente a Suíça): “não po-demos depender apenas dos EUA para resolver a crise alimentar global” nem das gigantes transna-cionais.

O mundo anglo-saxão caca-reja vaziamente sobre a transpa-rência e a prestação de contas, en-quanto oculta simultaneamente as “10 gigantes transnacionais secre-tas” que “controlam o comércio

dos hidrocarbonetos e matérias--primas” segundo Daily Telegraph (15/4/11). Como se não bastasse as depredadoras transnacionais (BP,Tepco, Schlumberger/Traso-cean) que estabelecem as suas co-tações desapiedadamente na bolsa!

Para além dos tenebrosos grupos da plutocracia, como o grupo Carlyle, ligado ao nepotis-mo dos Bush e o inimputável Bla-ckstone Group controlado Peter Petersen e Stephen Schwarzman, cujas façanhas remontam ao ma-cabro recebimento dos seguros das Torres Gémeas do 11 de Setembro – The Dailiy Telegraph revela a identidade oculta das principais 10 transacionadoras globais de petró-leo e matérias-primas.

! – Vitol Group: Genebra e Roterdan, lucros de 195 mil mi-lhões de dólares na comercializa-ção de hidrocarbonetos; a primeira petrolífera a exportar com pontua-lidade da região controlada pelos rebeldes na Líbia.

2-- Glencore: Baar (Suíça), lucros de 145 bilhões de dólares em metais, minerais, produtos agrícolas e energia, fundada pelo israelo-belga-espanol March Rich; acusada pela CIA de subornar governantes; controla 34% da mi-neira global suíço-britânica Xs-trata; apostou na subida do trigo durante a seca russa (Financial Times 24/4/11); o banqueiro Nat Rothschild “recomendou” o seu polémico director Simon Murray (Daily Telegraph, 23/4/11); des-taca a circularidade financeira do binómio Rotshchild-Rich.

3– Cargil: Minneapolis, Minnesota, lucros de 108 bilhões de dólares em agronegócios, car-nes, biocombustíveis, aço e sal; severamente criticada pela desflo-restação, contaminação de todo o género (incluindo a alimentar) e abusos dos direitos humanos.

4 –Koch Indust: Wichita, Kansas, lucros de 100 bilhões de dólares em refinação/transporte de petróleo, petroquímicos, papel; empresa familiar (2ª mais impor-tante EUA depois da Cargill) ma-

nejada pelos irmãos ultraconser-vadores David/Charles Koch, que financiam o Tea Party.

5– Trafigura: Genebra, com lucros de 79,200 bilhões de dólares em petróleo cru, comércio de me-tais de metais; depredadora tóxica em África; provém da separação de várias empresas do Israelo-bel-ga-espanhol Marc Rich.

6– Gunvor It: Amsterdã e Genebra, 65 bilhões de dólares em petróleo, electricidade e carvão.

7– Archer Daniels Midland: Decatur, Illinois, lucros de 62 bi-lhões de dólares em milho, trigo, cacau; acção escandalosa e proces-sada por contaminação reiterada; beneficiou de subsídios agrícolas do governo dos EUA.

8– Noble Group Hong Kong, 56.700 bilhões dólares em açúcar brasileiro e carvão australiano; sólidos laços com a HSBC/Suíça; a polémica empresa contabilística Pricewaterhouse Coopers; cotada no Índice Strait Times (Singapu-ra)).

9 – Mercuria Energy Group: Genebra, resultados de 46 bilhões de dólares em Petróleo e Gás.

10– Bunge: sede em White Plains, Nova iorque resultados 45,7 bilhões de dólares em cereais, soja, açúcar, etanol e fertilizantes; multada nos EUA por emissões contaminantes.

The Daily Telegraph adi-ciona surpreendentemente como “menção especial” a Phibro, hoje subsidiária da Ocidental Petro-leum Corporation (Oxy): de Wes-tport (Connecticutc), com 10% dos resultados do banco Citigroup em 2007 em petróleo, gás, metais e cereais, onde iniciou a sua “apren-dizagem” o israelo-belga-espanhol Marc Rich.”

Lembro, que o mundo produz 7 a 8 vexes mais do que precisa para alimentar toda a população e, mes-mo assim, há pessoas a morrer de fome. Algo de muito grave se está a passar…

Na próxima edição serão fei-tas mais revelações sobre esta tragé-dia que a humanidade vive.

Foi já há uns bons anos que um grupo musi-cal espanhol, (bem co-

nhecido na altura), de nome Mecano, lançou uma música que ainda hoje se ouve em al-turas de passagem de ano, in-titulada “Un Año Mas”. Tra-ta, claro está, do “ritual” da passagem de ano e de tudo o que lhe está intrinsecamente afeto, como o champanhe, as passas de uva, etc… Mas acima de tudo fala de como devemos encarar os eventos desse ano como meras recor-dações, fazendo o balanço entre as boas e as más, e con-siderar o barulho dos típicos foguetes de fogo-de-artifício, como algo silenciador do “ruído” dos maus eventos passados e comemorativo de novos desafios futuros!

Seria fácil nesta minha crónica enveredar por um ba-lanço do que foi o ano “po-lítico”, por assim dizer, re-cordando desde a demissão irrevogável de Paulo Portas (e que afinal acabou por for-talecer o governo!), passando pelos resultados autárquicos que fizeram com que o PS fosse obrigado a “aturar” mais uns tempos o vazio de ideias do “insonso” António Seguro, até ao culminar nos resultados de indicadores recentes que permitem com-provar que afinal, após um ano de muitos sacrifícios, o governo, (de formas mais ou menos discutíveis), con-seguiu efetivamente o tão al-mejado feito de a economia estar finalmente a crescer e o desemprego (timidamente) a descer… (ao contrário do

que sempre vaticinou a opo-sição)!

Assim, a confirmarem--se tais indicadores, pelo menos que a nível socioeco-nómico se possa vir a esperar um ano 2014 (bem) melhor que o ano que agora finda! No entanto, claro, já apare-ceram nas notícias, os típicos “arautos da desgraça” a su-postamente “prever” que em 2014 seja (finalmente, para eles) o ano em que venham a haver fortes possibilidades de convulsões sociais! Real-mente, há quem só fique fe-liz a ver o mundo a arder…enfim…

Mas mais do que falar de meras “politiquices”, in-teressa ressalvar quem ao longo deste ano mais se des-tacou, pela sua capacidade de resistir e de se adaptar à situação atual!

Estou a falar, mais pre-cisamente…do cidadão comum! Sim, o cidadão co-mum!

“Aquele” que ao longo do ano mais sofreu com a “austeridade”, mas que no entanto sempre lutou para tentar mudar a sua vida para melhor, nem que tivesse de chegar ao extremo de emi-grar. “Aquele” cidadão que mais não desejou que justiça e valorização no seu esforço pessoal! “Aquele” cidadão que aparecia nas notícias por verdadeiro e puro aca-so. “O” cidadão que embora anónimo, almeja a ser efeti-vamente ouvido e respeitado por quem de responsabilida-des no país. “Aquele” cida-dão que não quer ser mini-

mamente confundido com quem está na verdade ao serviço de sindicatos e/ou partidos, que “dele” apenas pretendem colher proveito próprio! Ou seja, o cidadão que mesmo anónimo, mani-festa-se por si e não sob me-ros disfarces de simbologias partidarizadas. “Aquele” cidadão que não quer, nem deve nunca, ser utilizado seja por quem está no poder mas muito menos por aqueles que apenas lá querem chegar sem fazerem a menor ideia do que depois fazer!

Facilmente se conclui assim que, mais do que “eleger” uma figura do ano (como é costume fazer), de-vemos considerar sim o “ver-dadeiro” povo português como digno de ostentar esse “título”!

Com tudo isto, posso dizer que para 2014 o meu desejo é o de que haja final-mente uma evolução positi-va e global no nosso país e que ao menos por uma vez possamos todos juntos con-tribuir para a solução e não para o problema!

Finalizo desejando a todos um excelente 2014, com tudo de melhor que o ano que já passou e que da-qui a doze meses estejamos todos a cumprir, mais uma vez, o ritual do champanhe e das passas, dizendo adeus ao ano que passa…cumpri-mentando o que chega…e pensando para nós próprios, como diz na canção dos Me-cano: - “Que ya pasó uno más…” – e que muitos ou-tros venham!

Page 24: Edição nº 1034

· 24· Povo da Beira • 31 de dezembro de 2013 • Edição 1034Última

PUB

PUB

A Pieralisi, grupo internacional que revolucionou os sistemas contínuos de extração de azeite, com presença nos 5 continentes e líder mundial no fornecimento de soluções tecnologicamente avançadas de separação e centrifugação para várias atividades, deseja a todos:

Festas Felizes e

Bom Ano de 2014O Gruppo Pieralisi adota uma organização de negócios que é baseada em duas grandes divisões:■ A Divisão do Azeite – que oferece uma vasta gama de linhas contínuas e equipamentos individuais

de separação e extração para a indústria do azeite. A chave para o sucesso da Pieralisi no setor do azeite é o contínuo teste de soluções inovadoras de tec-

nologia de ponta voltadas para o aumento da quantidade e qualidade do azeite extraído. Esse compromisso existe desde que a Pieralisi introduziu o primeiro decanter de processamento contínuo que revolucionou o processo de extração de azeite no mundo.

■ A Divisão Separation Solutions – que oferece soluções avançadas para todos os problemas tecno-lógicos da separação sólido-líquido e sólido-líquido-líquido.

Os decanters Pieralisi e as centrífugas verticais com sua ampla variedade de capacidade são adequa-dos a diversas áreas de aplicação, tais como: Indústria Alimentar, Celuloses, Águas Residuais, Indústria Petrolífera, entre outros.

Representação Oficial Pieralisi em PortugalAvenida de Roma, 106, 1ºD, 1700-353 Lisboa | [T] +351 217 935 534 |

[E] [email protected] | [W] www.pieralisi.com