edição gazeta do oeste - 2066

20
Empresário de Divinópolis lançará Projeto “Avança Centro-Oeste” Cavalgada terá fiscalização contra maus tratos de animais Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | QUINTA-FEIRA, 09 DE MAIO DE 2013 | ANO XX | N.º 2066 | R$ 2,50 Jovem é assassinado no Alto São João de Deus A vítima, de 21 anos, conhecido como “Chitão” foi encontrada com 23 perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. PM suspeita que crime tenha sido motivado por disputa entre quadrilhas rivais do tráfico de drogas. Este foi o 12° homicídio do ano. PÁGINA 11 Erik Ullysses Prefeito envia à Câmara projeto de regulamentação dos moto-taxistas do município O projeto de lei 05/2013 que regulamenta a profissão dos moto-taxistas e moto-fretistas em Divinópolis foi enviado ontem (08) para a aprovação na Câmara Municipal. Conforme o prefeito Vladimir Azevedo a expectativa é que até junho todos os profissionais do ramo já estejam regularizados. PÁGINA 03 Mariana Gonçalves Este ano haverá algumas mudan- ças, entre elas o ponto de partida é um possível desvio do trajeto devido a obras na avenida Para- ná. Haverá também fiscais para evitar maus tratos aos animais. PÁGINA 08 PÁGINA 02 Aulas de Caligrafia Contatos: 8826-5208 3221-2173

Upload: portal-g37

Post on 30-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição Gazeta do Oeste - 2066

TRANSCRIPT

Page 1: Edição Gazeta do Oeste - 2066

Empresário de Divinópolis lançará Projeto

“Avança Centro-Oeste”

Cavalgada terá fiscalização contra maus

tratos de animais

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | QUINTA-FEIRA, 09 dE mAIo dE 2013 | ANO XX | N.º 2066 | R$ 2,50

Jovem é assassinado no Alto São João de deus

A vítima, de 21 anos, conhecido como “Chitão” foi encontrada com 23 perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. PM suspeita que crime tenha sido motivado por disputa entre quadrilhas rivais do tráfico de drogas.

Este foi o 12° homicídio do ano.

Página 11

Erik Ullysses

Prefeito envia à Câmara projeto de regulamentação dos

moto-taxistas do municípioO projeto de lei 05/2013 que regulamenta a profissão dos moto-taxistas e moto-fretistas em Divinópolis foi enviado ontem (08) para a aprovação na Câmara Municipal. Conforme o prefeito Vladimir Azevedo

a expectativa é que até junho todos os profissionais do ramo já estejam regularizados. Página 03

Mariana Gonçalves

Este ano haverá algumas mudan-ças, entre elas o ponto de partida é um possível desvio do trajeto devido a obras na avenida Para-ná. Haverá também fiscais para evitar maus tratos aos animais.

Página 08

Página 02

Aulas de

Caligrafia Contatos: 8826-5208

3221-2173

Page 2: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/1302 políTIcA

Divulgação

Carla Mariela

cARlA [email protected]

cARlA [email protected]

O empresário e ex-vice-pre-feito de Divinópolis, Francisco Martins, esteve na redação do jornal Gazeta do Oeste, ontem (08), pela manhã, para esclarecer como vai funcionar o projeto que está sendo lançado por ele com o apoio de outras lideranças, de-nominado Avança Centro-Oeste.

De acordo com Francisco Martins, o objetivo desta propos-ta é buscar um melhor desenvol-vimento na região centro-oeste: desenvolvimento econômico, desenvolvimento estrutural, de-senvolvimento na educação, na cultura e na saúde; por meio de uma aquisição de maior espaço de deputados da região na assem-bleia e no Congresso.

Segundo o empresário, ele começou a compreender e fazer um estudo sobre a falta do espaço da representatividade da região centro-oeste. Para ele, o ano que vem já é um ano de eleições para deputado estadual e deputado federal, para governador, para presidente da república e para o senado e, quando se fala de depu-tado estadual e federal que são os parlamentares que representam a região começa-se a entender que a região centro-oeste tem perdido

espaço ao longo dos anos. Segundo Francisco Martins,

é fácil fazer esta avaliação, uma vez que o estado é dividido em dez regiões, sendo que são 53 deputados federais que compõe a bancada mineira na câmara federal, a região centro-oeste tem apenas dois deputados federais, Jaime Martins (PR) e Domingos Sávio (PSDB).

Já na assembleia legislativa tem 77 deputados estaduais, a região centro-oeste tem apenas quatro deputados estaduais, que é o Fabiano Tolentino de Divinó-polis, Neider Moreira de Itaúna, Inácio Franco de Pará de Minas e Thiago Ulisses de Lagoa da Prata.

Francisco Martins chega à conclusão que a região do norte de Minas e o triângulo mineiro estão se organizando melhor e que Belo Horizonte já tem uma força natural, que muitos políti-cos que moram neste local por ter um número de eleitores maior levam vantagens. “Nós queremos é formar uma bancada da região centro-oeste. Cada parlamentar tem sua vida individual, tem o partido que pertence, tem suas defesas ideológicas com o man-dato individual, porém queremos que os deputados se unam em defesa da região centro-oeste”, enfatizou.

Francisco Martins acres-centou relatando que o projeto Avança Centro-Oeste vai entrar em inúmeras áreas e de início de trabalho, vai ser feito um estudo dos deputados que foram votados em cada região centro-oeste, começando por Divinópolis, uma vez que foram mais de 200 candidatos a deputado estadual que foram votados em Divinó-polis, depois a população vai ser lembrada de quantos votos eles obtiveram.

Martins disse que após fa-zer este trabalho, haverá um levantamento de qual o retorno que cada deputado deu para a região. Uma forma que o em-presário vê como prioridade é o desenvolvimento econômico da região, uma vez que é preciso para melhorar o nível da região do centro-oeste. “Hoje a nossa região e os investimentos nela se caracterizam em investimentos do Vale do Jequitinhonha. Pre-cisamos fazer uma reflexão para saber se a região centro-oeste está forte o bastante o quanto ela merece e o quanto ela repre-senta o estado de Minas Gerais, eu entendo que não. Vai haver uma visita em todas as câmaras municipais, levantar esse assun-to em debate para tratar sobre a representatividade”, frisou.

Francisco Martins enfatizou que comparecendo em todas as cidades do centro-oeste se per-cebe que elas estão fragilizadas porque na maioria delas não existem grandes investimentos econômicos. Ele esclareceu que vai fazer o convite para cidadãos que gostam da região centro--oeste para ajudá-lo a levar este projeto adiante. Haverá também uma organização não governa-mental para a realização deste trabalho.

Para Martins existem em Divinópolis algumas questões fundamentais que os deputados caso sejam eleitos devem dar mais atenção, como por exem-plo, a questão da saúde. Para ele, o governo do estado precisa libe-rar mais recurso para o custeio da saúde no município. “A cons-trução do hospital é de extrema importância, mas e o custeio do hospital, é preciso que o prefeito esteja atento para isso, uma vez que a gestão e o custeio não são fáceis. A educação para mim também é prioridade, porque é preciso valorizar o educador para se ter motivação de mais faculdades de pedagogia e de mais jovens interessados a fazer o curso de pedagogia com o so-nho de ser professor”, informou.

Ao concluir a entrevista, o

empresário Francisco Martins, salientou que já que a eleição a deputado está chegando, ele está preocupado com o recadastra-mento. Para Martins, as pessoas estão desmotivadas a votar, a po-lítica brasileira tem desmotivado o cidadão a participar da política e a votar, com isso podendo ter uma perda significativa de eleito-res de Divinópolis nas próximas eleições. “Esse trabalho de divul-

gação que no dia 15 vai iniciar o recadastramento biométrico e falar da importância deste novo sistema. Para nós que moramos em Divinópolis e região centro--oeste, é importante participar e realmente levantar esta bandei-ra. Se não houver um trabalho muito grande de divulgação, eu acredito que perderemos 20% dos eleitores na próxima eleição”, finalizou.

projeto “Avança centro-oeste”Estudo é feito sobre a falta do espaço da representatividade da região centro-oeste.

Francisco Martins explica como ocorrerá o projeto Avança Centro-Oeste que está sendo lançado por ele junto com o apoio de outras lideranças.

Luiz Felipe Enes

A 25ª reunião ordinária da câmara municipal, por meio dos seus parlamentares, aprovou o projeto de lei de número CM 12/2013, de autoria do vereador Anderson Saleme (PR), tornan-do utilidade pública o Centro Espírita Jesus de Nazaré. Alguns membros da entidade estavam presentes na casa legislativa du-rante a votação, nos quais ficaram honrados com o resultado final.

De acordo com um dos mem-bros do centro, Sérgio Dias, o trabalho que é desenvolvido na entidade, é referente ao auxílio às pessoas tanto na esfera espiritual, quanto na esfera material. Ele ex-plicou que atualmente são cerca de 100 famílias que participam das atividades no centro. No lo-cal, Sérgio Dias, explicou que são feitas doações de cestas básicas para pessoas mais carentes, além dos alimentos são doadas roupas e materiais de construção para reformas das casas de famílias. “Os móveis são doados pela co-munidade. Nós temos também tratamentos através de voluntá-rios médicos: tratamento homeo-pático, psicológico, atendimento jurídico que é ofertado para as pessoas carentes”, afirmou.

Sérgio Dias ainda disse que a entidade apresenta palestras e estudos que são realizados todos os dias da semana para as ques-tões espirituais.

Antes da votação do projeto, questionado sobre a expectativa para a sua aprovação, Sérgio Dias, informou que o centro espírita desde que foi construído foi elaborado com muito amor, com muito carinho, sempre com o ob-jetivo de ajudar e servir a todas as pessoas independentes das suas questões religiosas. “Nós somos espíritas, mas todas as pessoas são bem vindas. Foi colocado o projeto em reunião ordinária na câmara municipal, com intuito de fazer com que a entidade fosse

reconhecida como entidade de utilidade pública municipal e esse título muito nos honra em função do trabalho que desenvol-vemos e que dessa forma não vai mostrar só para Divinópolis, mas para todo o movimento espírita”, destacou.

Sérgio finalizou dizendo que na segunda-feira há o estudo da mediunidade, curso de passe, bazar da fraternidade, assistência social, acolhimento fraterno com perguntas por meio de perguntas por e-mail. Na terça-feira tem palestra pública, passes, estudo mediúnico, bazar da fraternida-de, assistência social e perguntas por e-mail. Na quarta-feira tem o estudo do evangelho, passes, es-

tudo do livro dos espíritos, estudo mediúnico, bazar novamente, assistência social e perguntas por e-mail. Na quinta-feira, além do estudo mediúnico, tem o bazar da fraternidade, assistência social e perguntas por e-mail. Na sexta--feira, reunião, bazar, assistência e questionamentos por e-mail e no sábado tem acolhimento fraterno, atendimento espiritual, atendimento fraterno psicólo-ga, atendimento homeopático, campanha do quilo, bazar da fraternidade, assistência social e questionamentos por e-mail. Todos os dias tem a biblioteca.

A entidade fica localizada na rua do Cobre, número 57, no bairro Niterói.

Centro Espírita Jesus de Nazaré é declarado utilidade públicaO membro da entidade, Sérgio Dias, explicou sobre as atividades que são desenvolvidas para as famílias que participam dos encontros e para o município

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou ontem (8) projeto de lei que pro-íbe a consulta a banco de dados e cadastro de proteção ao crédito durante a seleção e admissão de empregados. De autoria do senador Mário Couto (PSDB-PA), a proposta fixa multa que pode chegar a R$ 1 milhão no caso de descumprimento da norma.

O relator da matéria na CCJ, deputado Vieira da Cunha (PDT--RS), modificou o texto original para acrescentar à proposta a alteração à Lei da Discriminação no Emprego (9.029 de 1995). O relator incluiu entre o rol das proibições prevista na lei a dis-criminação por restrições de cré-dito. A pena prevista é detenção de um a dois anos, e pagamento

de multa.De acordo com a proposta,

se constatada a consulta sobre a situação de crédito do candi-dato a uma vaga de trabalho, o Ministério do Trabalho poderá fixa multa entre R$ 10 mil e R$ 1 milhão. A multa, segundo o texto, não inviabiliza o pagamento de indenização por danos morais ao candidato que poderá ser de até dez vezes o valor do salário oferecido.

A matéria segue agora para votação pelo plenário da Casa. Se forem confirmadas as modifi-cações aprovadas na CCJ, o texto terá que passar por nova votação pelo Senado antes de ir à sanção presidencial.

Agência Brasil

CCJ proíbe consulta sobre condição financeira de empregado antes de contratar

Autor do projeto, senador Mário Couto (PSDB-PA).

Page 3: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13 03cIdAdES

Roberto Clementino

[email protected]

FRANcISco mARTINS E FERNANdo RodRIGUES NovAS

lIdERANçAS.

O meio político e empresarial em Divinópolis está se renovando.Uma nova geração de empresários está se consolidando neste cenário da cidade e certamente serão responsáveis pelas transformações que resultarão nas melhorias das condições de vida de toda a população. São na verdade os herdeiros da primeira onda da globalização,que foi um fenômeno gerado pela necessidade do capitalismo de formar uma aldeia global que permitisse maiores mercados para os países ditos desenvolvidos. É uma geração que na adolescência assistiu a geração anterior discutindo e planejando as bases da citada Aldeia. Por isso são: empresários e políticos que surgem sob o signo do digital e que sabem que o mundo ficou pequeno e que fronteiras, pelo menos no mundo das redes, não existem mais.Com esta certeza eles, podem dar asas as suas imaginações e as buscas para solucionarem as mazelas sociais e políticas que afligem os divinopolitanos.

Pelas minhas conversas com alguns destes empresários e políticos, pude perceber que eles buscam uma mudança radical no modo de fazer política, cansados das cotidianas e intermináveis corrupções “nossa de cada dia “(nossa dos políticos) E isso é bom e é bem-vindo.

Esta semana vou destacar dois jovens representantes da nova geração de empresários e políticos de Divinópolis: Francisco Martins e Fernando Rodrigues. O primeiro pela sua trajetória de sucesso na indús-tria de confecção, e também como político, já que recém saiu do cargo de vice-prefeito de Divinópolis. O outro é o empresário da comunicação Fernando Marcos Rodrigues, pela espetacular marca dos 20 Anos da Gazeta do Oeste,comemorados com pompas e cerimônias na sexta-feira dia 03/05/13 nos salões do Yellow Hall

políTIcoS ESQUEcEm QUE A RodA dA hISToRIA GIRA...

O novo ministro da presidente Dilma está em maus lençóis. Tudo por causa da sua língua grande que não cabe na boca. Guilherme Afif Domin-gos que se tornou ministro da secretaria da Micro e Pequena Empresa, em 2005 foi um dos articuladores do protesto contra o governo Lula em 2005, no Centro de São Paulo. No ato contrário ao Mensalão e a corrupção, Afif distribuiu narizes de palhaço para a população.

Mas não foi só isso.Vejam o que Afif disse sobre a presidenta Dilma e seu governo no passado:

“PAC é Plano de Abuso da Credulidade. É muita espuma e pouco chope”.

“Dilma não tem biografia política para comandar o país”.“Dilma na Presidência : é a mesma coisa que entregar um Boeing para

quem nunca pilotou um teco-teco”.Agora fica a pergunta: quem mudou? Dilma ou Afif?

oS médIcoS cUbANoS vEm oU Não vEm ?89% dos “médicos” formados em Cuba são reprovados no Brasil. De cada nove médicos formados em Cuba, cubanos ou não, que

tentaram revalidar seu diploma no Brasil, apenas um conseguiu passar pelo exame em 2012.

Foram 182 inscritos no Revalida, exame pelo qual os formados no exterior precisam passar, mas apenas 20 foram aprovados (10,9%). Os números são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foram usados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para rechaçar medidas que facilitem a contratação de médicos formados no exterior. Na segunda-feira (06), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o governo brasileiro poderá trazer seis mil médicos de Cuba para minimizar o déficit desses profissionais no país, principalmente nas regiões mais carentes.

Falta pouco para que os mo-to-taxitas e moto-fretistas do município sejam regularizados, o projeto de lei 05/2013 oficializa o trabalho desse profissional e ainda impõe algumas medidas de segurança que serão exigidas após a aprovação de todas as au-toridades envolvidas no processo.

Na manhã de ontem (08) o prefeito Vladimir Azevedo se reuniu com representantes da Associação de Moto-Taxistas de Divinópolis, com a secretária de Trânsito Rosemary Lasmar, além de autoridades da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros juntamente com o presidente da Câmara Municipal Rodson Kristnamurti e alguns vereadores para assinar o projeto de regula-mentação que será enviado para aprovação na Câmara.

Conforme o prefeito a in-tenção é que até junho a lei já esteja em vigor no município e os profissionais dessa categoria possam trabalhar legalizados na cidade. Vladimir disse ainda que com a regulamentação tanto a cidade quanto o profissional irão se beneficiar, “com a oficialização os profissionais tem a chance de abrir até uma empresa do

ramo, então eles se beneficiam e beneficiam a população que irá ter um serviço com segurança e qualidade”afirma.

A secretária de Trânsito e Transportes, Rosemary Lasmar, destaca alguns critérios que serão obrigatórios para o exercício da profissão na cidade, “o profis-sional terá que ter no mínimo 21 anos de idade e ter pelo menos 2 anos de habilitação. A moto será padronizada com as cores do município, e os moto-taxista/moto-fretista terão que trajar o colete laranja com capacete la-ranja e a identificação escrita em preto. As motocicletas deverão também estar equipadas com os dispositivos de seguranças exi-gidos na resolução do Contram que é a antena para prevenir que linha e outros materiais atinjam o condutor, a grade na frente da moto e o curso oferecido aos pro-fissionais da área”explica.

No ano de 2012 a secretaria de Transito e Transporte, Settrans, realizou um pré-levantamento em Divinópolis para identificar quantos moto-taxistas e moto--fretistas atuavam na cidade, conforme relatou Lasmar a se-cretaria cadastrou 100 moto--taxitas, 24 moto-fretistas e 109 profissionais que realizam as duas atividades. Com a lei em

vigor esses profissionais que exer-cem as duas atividades terão que optar somente por um serviço, “a Legislação Federal proíbe o acu-mulo das duas atividades, então após a efetivação da lei quem exerce as duas funções terá que optar somente por uma”salienta Rosemary.

O vice presidente da Asso-ciação dos Moto-Taxitas e Moto--Fretistas, Marco Aurélio Alves Dias, comemora a regulamen-tação que há tanto era esperada e vê com grandes expectativas o futuro da profissão na cidade,

“nós vamos ser mais bem vistos a partir de agora e a população terá um serviço de maior segurança e qualidade”conta.

Dias, aproveita para deixar um recado aos usuários deste transporte no município, “cabe também a população identifi-car quem é o profissional que ela contrata, por isso pedimos que as pessoas sempre deem preferência aos profissionais regularizados na prefeitura e ob-servem se eles estão seguindo as recomendações pedidas em lei” conclui Marco Aurélio.

projeto de regulamentação dos moto-taxitas é enviado a câmaraNa manhã de ontem (08) o prefeito Vladimir Azevedo assinou a documentação que será enviada a Casa Legislativa para aprovação

Na manhã de ontem (08) o prefeito assinou a documentação que será enviada a Casa Legislativa para aprovação.

mARIANA GoNç[email protected]

Mariana Gonçalves

Os problemas relacionados ao trânsito de Divinópolis continuam aparecendo e, cada vez mais, revoltam motoristas, pedestres e moradores dos trechos. Desta vez, residentes do bairro Porto Velho reclamam da falta de es-trutura e organização do trânsito em vias movimentadas onde se localizam escolas, como a Escola Estadual São Tomás de Aquino, popularmente conhecida como ‘Estadual’. A escola encontra-se no cruzamento das ruas Goiás e Gonçalves Dias.

Segundo moradores e comer-ciantes que se sentem incomoda-dos com a situação, a reclamação já foi feita junto à secretaria mu-nicipal de Trânsito e Transportes (Settrans) e à prefeitura há mais de um mês, mas nada foi resolvido. O principal motivo de reclamação é quanto à suposta falta de agentes de trânsito no local nos horários de pico, especialmente na rua abaixo da escola, a Fernão Dias, onde há semáforos que, segundo

moradores, abrem e fecham mui-to rápido, obstruindo o trânsito na rua Goiás, pois os veículos maiores ficam “entalados” sem consegui-rem passar.

De acordo com o gerente de Projetos e Operações de Trânsito da Settrans, Leandro Teixeira, o alto fluxo nas proximidades da Escola Estadual São Tomás de Aquino é praticamente impossível de ser controlado, uma vez que a demanda é grande: “Às vezes, uma pessoa que deixa um aluno na es-cola para o carro em local proibido

e estagna o trânsito, prejudicando tudo”, afirma Leandro, lembrando que possuem muitas vans que le-vam alunos à escola e que acabam estacionando em fila dupla para deixar os jovens no local, gerando ainda mais problemas no trânsito: “Existe fiscalização”, garante.

Para ele, a falta de conscien-tização dos motoristas no local é o fato que mais prejudica o fluxo, uma vez que estes ficam, por vários minutos, parados no mesmo local, fazendo com que um grande volume de veículos se

aglomere nas proximidades da es-cola: “Grande parte prefere ir pela rua Goiás. Se preferissem ir pelas ruas debaixo, o fluxo seria bem menor. Mas estacionamentos em locais proibidos são registrados a todo momento”.

A Settrans disponibiliza uma quantidade de agentes para fazer a fiscalização e vistoria no local, procurando ordenar e orientar os motoristas e pedestres naquela região: “Em dias normais, a Gon-çalves Dias é uma rua comum”, concluiu.

Trânsito em porta de escola no Porto Velho gera transtornos

Segundo moradores, acúmulo de veículos, especialmente em horários de pico, incomoda. Settrans afirma que há fiscalização no local porém carros param em fila dupla

Além de carros e vans, veículos pesados, como ônibus, obstruem o local.

dANIEl [email protected]

Daniel Michelini

Page 4: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/1304 opINIão

ÓRGão do GRUpo GAZETA do oESTE dE comUNIcAção lTdA

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

AdmINISTRAção, REdAção E GRÁFIcA: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

ASSESSoRES JURídIcoSDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Flávio Vaz

O JORNAL NãO É SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

dIREToR pRESIdENTEFernando Marcos Rodrigues

dIREToR dE mARKETINGLeonardo Marcos Rodrigues

EdIToRA chEFECarina Lelles

EdIToRIAl

“Um ou até vários olhares estão sobre o Centro-Oeste, a iniciativa está a prova, e o povo é que pode ser o fator decisivo para estas

mudanças.”

Um olhar sobre o Centro Oeste Mineiro

A expressividade de uma unidade federal se faz com estudo, projeção e o emprenho de forças políticas e grupos que visem a evolução da loca-lidade. A movimentação para que uma certa região se estabeleça deve partir primeiro de pessoas que vivem a realidade do lugar.

Não há nada mais direto que fomentar o crescimento da região a qual pertence angariando ações que possam ter também reflexo no que está ao redor. Focar unilateralmente também não é uma posição correta, já que uma região não se garante isoladamente.

Aqui podemos afirmar que a união é outro fator decisivo para o progresso, a evolução de determinadas regiões do país. Não é mistério para ninguém a esfera de desigualdade ainda existente na sociedade.

Devemos ter em mente que esperar as melhorias virem só por parte da esfera política não é um caminho correto. O povo deve se manifestar e fazer valer todo esse crescimento, principalmente porque é dele que emana o poder.

As articulações políticas, aqui traduzidas em parcerias, servem de pontes para o algo melhor. Necessidades e prioridades são duas palavras extremamente discutidas e reforçadas tanto pela população quanto pela esfera governamental.

Fazer política vai mais além do que representar o povo em reuniões ordinárias e criar projetos e mais projetos que na verdade precisam mesmo é sair do papel. Há que se ter preparação, estudo acerca da problemática de obtenção de bens para a sociedade.

Não é fácil todo esse trabalho de melhorias, mas também não é impossível. Caminhar ao lado do povo e garantir uma gama de benfei-torias demanda tempo e acima de tudo credibilidade. A questão dos laços e estreitamentos para com o governo devem ser fidelizados de forma clara para que o povo ao perceber o crescimento esteja preparado para recebe-lo e saber discernir que aquilo nada mais é que uma situação de retornos favorável e não uma manifestação tendenciosa política.

Claro não se pode esquecer os inúmeros escândalos que apontam as irregularidades no cenário políti-co, mas daí generalizar que todos estão compactuados com o erro não é uma ótica certa a ser observada.

Em nossa região, por exemplo, a necessidade de melhorias quanto as questões viárias que vão impulsionar a economia é o tema mais debatido nos últimos tempos. Movimentos positivos para sanar esta realidade podem ser percebidos em diversos aspectos, porém não se deve acomo-dar diante de uma situação confortável. Achar então que já se está com causa ganha, nem pensar, isso é um grande denominador que pode gerar o fracasso de iniciativas.

A população tem direito de voto e só com esta arma ela poderá de-terminar o futuro de sua região, bem como do crescimento para aquela determinada área. Saúde, Educação e Infraestrutura é em si um tripé regulador de uma sociedade mais justa e ativa.

Investir nestes três gargalos sociais é em suma uma plataforma de oportunidades produtivas. Infelizmente a realidade não é tão bondosa quanto a estes setores. Apesar de existirem profissionais e representantes que tem se esforçado e muito para garantir condições propícias, a luta é árdua.

Um movimento tem se instaurado em Divinópolis e poderá beneficiar segmentos da economia enfim da sociedade em geral. O projeto se chama “Avança Centro-Oeste”. O mesmo é baseado em um estudo que analisa a falta de espaço de representatividade da Região Centro-Oeste e tem como foco o desenvolvimento econômico, estrutural, educacional, cultural e de saúde. O projeto que está em fase inicial tem ainda como base a inserção de mais deputados da região na assembleia e no Congresso.

Um ou até vários olhares estão sobre o Centro-Oeste, a iniciativa está a prova, e o povo é que pode ser o fator decisivo para estas mudanças. Então façamos nossa parte!

Novo JoRNAlISTA ExIbE INdIFERENçA políTIcA

GAZETA do oESTE, 20 ANoS dE JoRNAlISmo

Eduardo Augusto

[email protected]

Estudo feito pelo Núcleo de Estudos sobre Transformações no

Mundo do Trabalho (TMT) da Universidade Federal de Santa Catarina

(UFSC), e divulgado no dia 30 de abril no site da Fenaj, apresentou dados

contendo o “Perfil do Jornalista Brasileiro”, com indicadores relativos ao

ano de 2012 sobre questões como, por exemplo, sindicalização, registro

profissional, demografia, engajamento político e áreas de atuação. O

relatório, lançado oficialmente em livro na segunda-feira (6/5), traz

alguns dados bastante interessantes e, em alguns momentos, surpre-

endentes. [Uma síntese dos resultados está disponível aqui.]

A pesquisa brasileira mostra que a população de jornalistas no

Brasil tornou-se majoritariamente feminina (64%), jovem (59% tem de

18 a 30 anos), branca (72%), mal remunerada (60% recebe até cinco

salários mínimos), não sindicalizada (quase 75% não está vinculada a

nenhum órgão sindical) e tem carga de trabalho excessiva (40,3% dos

trabalhadores labora entre oito e 12 horas por dia e outros 4,8% dos

profissionais trabalham mais de 12 horas diárias).

Além de não ter filiação partidária, a maioria dos jornalistas

pesquisados declarou “não possuir qualquer identidade ideológica”

(30%), enquanto 23% revelou ser de “esquerda” e 11% afirmou ser

de “extrema-direita, direita ou centro-direita”. A imensa maioria não

tinha qualquer filiação político-partidária (93%) e um contingente

significativo declarou nunca ter atuado em movimentos sociais (45%).

Note-se que nos Estados Unidos, no Canadá e na França a prepon-

derância masculina nas redações ainda é bastante significativa. Nos

Estados Unidos, há 63% de homens contra 37% de mulheres traba-

lhando em jornalismo; no Canadá, a diferença é de 56% para homens

e 44% para mulheres; e, na França existe um total de 55% de homens

jornalistas contra 45% de mulheres. A média de idade dos jornalistas

também sobe representativamente fora do Brasil. Os profissionais da

imprensa na França têm, em média, 42,3 anos; nos Estados Unidos, 36

anos; e na Alemanha, 41 anos.

Os dados mostram que os salários não são nenhuma maravilha, em-

bora não sejam tão precários como no Brasil. Um jornalista americano

ganha em média 34.850 dólares por ano, o equivalente a pouco menos

de 3 mil dólares mensais. Um francês ganha em média 3.650 euros, um

alemão recebe 2.300 euros (por mês, em média) e um canadense 4.700

dólares canadenses mensais.

É interessante notar que, ao contrário do que o senso comum

apregoa, e muitos livros acadêmicos anunciam, o habitat natural dos

jornalistas ainda é a redação de jornais, TVs e rádios. Isto acontece nos

Estados Unidos (53% estão em jornais e revistas, 15% em TV e 5% em

Rádio), no Canadá (41% atua em jornal e revista e 35% em Rádio e TV),

na França (68% trabalham em jornal e 14% em TV) e no Brasil (55%

trabalham em jornal, rádio e TV, 5% são professores e 40% trabalha

em assessoria de comunicação).

É curioso notar que nenhuma das pesquisas traz dados significa-

tivos sobre a participação dos jornalistas no universo da internet. A

justificativa está, aparentemente, no fato de que, após o diagnóstico

geral da profissão, os levantamentos voltam-se para o levantamento

e a análise da relação dos jornalistas com o magistério superior, um

campo profissional em crescimento em todas as nações.

Deve-se ressaltar, de qualquer modo, que cada país adota uma

regulamentação singular para a imprensa e para a profissão jornalística.

O fato comum parece estar no detalhe de que Estados Unidos, Canadá,

Alemanha, Portugal, Reino Unido e Brasil exigem diploma para o exer-

cício da profissão jornalística.

Por Leandro Marshall

Quero de modo especial, dedicar nossa coluna, homenagear

este renomado caderno de notícias, o Gazeta do Oeste, que com-

pleta 20 anos de existência e de trabalho dedicado aos cidadãos da

nossa região.

Fundado pelo jornalista Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro,

o Gazeta do Oeste iniciou sua circulação como um jornal semanal em

1993, passando para periodicidade de três vezes por semana (terças,

quintas e sábados), e por fim, de forma diária, ofertando a todos um

formato moderno, dinâmico, e muito completo.

Na certeza, posso afirmar que o Gazeta do Oeste teve uma

caminhada difícil, mas de grande preciosidade, pois, visou-se fazer

história no mundo do jornalismo pela honestidade e pela verdade,

com trabalho sério, coerente, ético e profissional.

Não seria diferente, pois, todo trabalho teve iniciação pelo

grande mestre Sr. Antônio Eustáquio Rodrigues, ofertando a sua

esposa e aos seus filhos um compromisso com a veracidade, com a

probidade, e com a integridade.

Acredito que passaram por vales tenebrosos para manter-se

na caminhada jornalística, e, sobretudo para crescer e solidificar o

sonho do fundador. Fizeram com sabedoria manter-se no mercado

do jornalismo.

Quem desfruta da boa leitura, pelo Gazeta do Oeste, pode até

pensar que as coisas são fáceis... Mas, não é. É muito trabalho e

dedicação em busca da verdade da notícia, desde o recebimento de

informações pelos seus informantes à distribuição do jornal aos seus

assinantes e ponto de venda.

O Gazeta do Oeste traz notícias atuais, possui dezenas de arti-

culistas e colunistas de todas as áreas e competências, que no dia a

dia trazem sua opinião do mundo atual, o que com certeza, oferta ao

leitor a possibilidade da reflexão, do diálogo, da discussão sobre o

ponto de vistas dos mais variados, inclusive de assuntos polêmicos

da nossa sociedade contemporânea.

Hoje o Gazeta do Oeste é um dos jornais escritos mais res-

peitados e lidos em nossa região, justamente, porque transpassa

credibilidade, confiança, e qualidade.

Lembro-me quando da ocasião da morte do cantor Leandro, da

dupla sertaneja Leandro e Leonardo, em junho de 1998, o Gazeta do

Oeste foi notícia no meio jornalístico como o meio de comunicação

escrito que primeiro divulgou a morte do cantor, o que rendeu ao Sr.

Eustáquio Rodrigues e sua equipe elogios pelos seus pares.

O Gazeta do Oeste se destaca em ofertar ao público notícias

não somente por meio do papel, e sim, através da Internet, diga-

-se de passagem, com muita qualidade através de seu portal G37

demonstrando excelência na sua vocação, que é a notícia a todos.

Nesta ocasião, quero parabenizar a todos os profissionais do

Gazeta do Oeste pelos 20 anos de existência no meio jornalístico de

nossa cidade e região, votos de muitos anos de trabalho e sucesso.

Dr. Eduardo Augusto Silva Teixeira

Advogado

observatórioda imprensa

www.observatoriodaimprensa.com.br

Page 5: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13 05cIdAdES

Comarca de Divinópolis/MG-Secretaria da 5ª Vara Cível-Edital de Citação com Prazo de 30 dias-O Dr. José Maria dos Reis,MM. Juiz de Direito da 5ª Vara Cível,desta cidade e comarca de Divinópolis,Estado de MG,na forma da Lei,etc. Faz Saber a todos que do presente edital,virem ou dele conhecimento tiverem,especialmente à José Ricardo Esteves Rodrigues,brasileiro,empresário,inscrito no CPF 131.245.796-15,portador da cédula de identidade MG-2.611 SSP/MG,sua esposa Beatriz Helena de Carvalho Esteves,brasileira,empresária,inscrita no CPF 842.261.456-15,portadora cédula de identidade MG-7.714.843 SSP/MG e Amauri Douglas Rocha,inscrito no CPF 881.732.836-72,cédula de identidade MG-265.809 SSP/MG,atualmente,ambos,em lugar incerto e não sabido;que por esta Secretaria da 5ª Vara Cível se processam os termos e autos nº0223 08 267990-1,da Ação Execução,requerido por Zema Cia de Petróleo Ltda e por este Edital Cita,José Ricardo Esteves Rodrigues,Beatriz Helena de Carvalho Esteves, Amauri Douglas Rocha,partes ora executadas,acima qualificadas,para efetuar o pagamento da quantia de R$90.898,88(Noventa mil,oitocentos e noventa e oito reaus e oitenta e oito centavos),referente ao principal a acessórios,a ser acrescida de honorários de advogado do autos e custas iniciais,No Prazo de 03(três)dias,sob pena de,não o fazendo,serem-lhes penhorados ou arrestados tantos bens quantos bastem para a satisfação da dívida e acessórios 1)No caso de integral pagamento,no prazo supracitado, a verba honorária será reduzida pela metade; 2)Os(A) executados(a),independentemente de penhora,depósito ou caução,poderão opor-se à execução por meio de embargos,que deverão ser oferecidos no prazo de 15(quinze)dias; 3)Os(A) executados(a) tem direito de parcelar o débito em até 06(seis) vezes na forma do art. 745-A do CPC;Fixo os honorários advocatícios em 10% sobre o valor a ser pago,em caso e pronto pagamento ou não oferecimento de embargos.O presente edital será afixado por cópia no saguão do Fórum local e publicado uma vez no Diário Judiciário Eletrônico.Dado e passado nesta cidade e comarca de Divinópolis,aos 22 de abril de 2013.Eu,Kellen Silva Carvalho, Escrivã Judicial em substituição,o digitei e subscrevi.Dr. José Maria dos Reis,MM, Juiz de Direito.Advogado:Dr. Caio Vinícius Cardoso Porfírio-OAB/MG 48.667.

Mesmo com o iminente e rápido crescimento da cidade, algumas regiões ainda carecem de serviços básicos de atenção. As reclamações são várias, tanto direcionadas para a imprensa quanto feitas diretamente aos órgãos responsáveis pelas áreas que são motivo de alguma irre-gularidade, e incomodam comer-ciantes ou moradores do local.

No último mês, a reporta-gem da Gazeta do Oeste esteve presente em bairros como o Campina Verde, onde foi cons-tatado um vazamento de esgoto no meio das ruas, onde moram diversas famílias e passam carros e pessoas a todo o momento, colocando em risco a saúde de quem trafegava pelo local. Na oportunidade, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que o pro-blema se tratava de um esgoto liberado por uma propriedade particular, o que impossibilitava qualquer tipo de ação no local. Assim, a única solução seria a prefeitura de Divinópolis colocar em prática o projeto de abertura da rua Márcio Francisco Gon-çalves, interligando as redes de esgoto da região.

Essa situação não é nenhuma novidade, uma vez que, em no-vembro de 2012, moradores do

Conjunto Habitacional Elizabeth Nogueira, local inaugurado em junho daquele ano, reclamaram de um vazamento próximo à estação de tratamento da Copasa no local. Neste caso, uma mora-dora postou fotos da situação em redes sociais, onde a repercussão ganhou força. O problema na região foi resolvido rapidamente, segundo a concessionária.

Desta vez, os residentes da rua Caraguatatuba, no bairro

Candelária, próximo ao núme-ro 671 tem sofrido com sérios problemas de infraestruura. Segundo um dos moradores, que preferiu não ter o nome revelado, são duas casas que produzem o esgoto jogado diretamente na rua. Ele denunciou à um vereador, há cerca de um mês, a situação no local, mas nada foi resolvido até o momento: “Não arrumaram nada para nós, a água continua suja”, afirmou o

morador.A situação preocupa, já que o

esgoto a céu aberto pode acarre-tar em diversos problemas para os residentes do local. As doenças são transmitidas pelo contato ou ingestão de água contaminada, contato da pele com o solo e lixo contaminado. A presença de esgoto, água parada, resíduos sólidos, rios poluídos e outros problemas também contribuem para o aparecimento de insetos e

parasitas que podem transmitir doenças.

Para reduzir os casos dessas doenças é fundamental que a população tenha acesso à água boa, tratamento correto do esgo-to (seja ele doméstico, industrial, hospitalar ou de qualquer outro tipo), destinação e tratamento do lixo, drenagem urbana, ins-talações sanitárias adequadas e promoção da educação sanitária (que inclui hábitos de higiene),

entre outras ações.Segundo a concessionária,

técnicos da Copasa estiveram no local e verificaram que trata--se do despejo de esgoto de uma das residências do local e não um problema na rede da Com-panhia. Ainda segundo a Copasa, a região, que faz parte de uma Área de Preservação Permanente (APP), chamada também de Área Verde, possui ligações irregulares de esgotamento sanitário.

moradores do candelária reclamam de esgoto à céu aberto

Problema foi repassado, via rede social, à um vereador por um residente da rua Caraguatatuba. No entanto, o problema ainda não foi resolvido. Copasa afirma que não há problema na rede da Companhia

Esgoto continua caindo no meio da rua.

Daniel Michelini

dANIEl [email protected]

Será realizado amanhã (10) a reunião de apresentação do programa “Proximidade” 2013, idealizado pela Companhia Ener-gética de Minas Gerais, Cemig, o evento está agendado para às 9h no auditório da Usina do Gafanhoto.

Conforme nota enviada pela Cemig, o objetivo é apresen-tar a comunidade os processos operativos e de segurança das Usinas do Gafanhoto e Cajuru. Esse ano, o programa “Proximi-dade” estará pela primeira vez em cidades como Divinópolis buscando estreitar o relaciona-mento e apresentar os trabalhos desenvolvidos pela companhia em prol da população e promover o desenvolvimento social nas co-munidades no entorno das usinas da Cemig.

A reunião será voltada para lideranças comunitárias e repre-sentantes dos municípios da área de influência da hidrelétrica. Na

ocasião a companhia pretende fornecer a população informa-ções sobre o planejamento e condução dos processos da usina, principalmente em períodos de cheias, ou mesmo de seca severa que podem causar eventuais alte-rações nas rotinas operacionais. Dessa forma, serão abordados os aspectos operativos do reservató-rio, a meteorologia, a segurança das barragens e as ações am-bientais desenvolvidas na Bacia do São Francisco. Os municípios convidados para participar do evento são Divinópolis, Carmo do Cajuru, Conceição do Pará e Pitangui.

Em nota o gerente de Plane-jamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, diz que o programa “Proximidade” tem aumentado a penetração da Concessionária em Minas Gerais. “Ano passado, foi muito impor-tante e interessante para a Cemig. Criamos o programa ‘Proximida-de’ e conseguimos relacionar com várias comunidades do Estado. A oportunidade de conversar com a

sociedade foi muito positiva para a Empresa”, afirma o gerente.

Melo disse ainda que os pro-cessos operativos da usina de Cajuru e da PCH Gafanhoto serão apresentados até o final do ano. “No evento, a Cemig vai alertar à população sobre o nível do reservatório, uma vez que, apesar da chuva de abril ter melhorado a situação, a estação chuvosa não foi tão favorável. Por isso, a empresa deve operar com vazões mais baixas e teremos que fazer uma gestão bem detalhada do reservatório”conclui Melo.

PROXiMiDaDE O programa consiste na uni-

ficação das ações de relaciona-mento com comunidades e na realização de um ciclo de encon-tros visando explicar à população os procedimentos operativos e de segurança adotados nas hidrelé-tricas, além de promover a visita guiada às instalações das usinas. Desde 2005, a Cemig realiza uma série de ações que visa à integra-ção com as comunidades das

áreas de influência das usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou cheias intensas, num relacionamento focado no esclarecimento da população. Além de repassar informações, a Empresa acolhe demandas da população e estabelece parcerias com lideranças locais, órgãos e atores responsáveis pela segu-rança e prevenção dos efeitos das enchentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Concebido a partir da ação conjunta entre as áreas de planejamento, engenharia, sus-tentabilidade, meio ambiente e comunicação da Cemig, O “Pro-grama Proximidade” pretende assegurar maior confiabilidade à prática da operação dos re-servatórios e, assim, orientar de maneira mais precisa as comuni-dades do entorno. O novo ciclo de encontros com as comunidades se estenderá até o final do ano e serão contempladas ainda as populações residentes no entor-no de outras 15 hidrelétricas de Minas Gerais.

Divinópolis receberá programa “proximidade” da CemigO lançamento do programa no município está agendado para amanhã (10) na Usina do Gafanhoto

mARIANA GoNç[email protected]

Page 6: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/1306 ESpEcIAl 20 ANoS

Flashes do evento que celebrou o aniversário da Gazeta do oeste

Page 7: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13 07ESpEcIAl 20 ANoSStudio Sandra Mendes

Page 8: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/1308 cIdAdES

A tradicional cavalgada do dia 1° de Junho, já consolidada há diversos anos na cidade promete recorde de público este ano. A ca-valgada cívica, realizada na data de comemoração aos 101 anos de Divinópolis, está totalmente reestruturada.

A primeira mudança será o ponto de partida. Esse ano, partirá do começo da rua Pains, esquina com rua Mato Grosso, no Bairro Vila Cruzeiro. Antigamen-te, a concentração era realizada na Praça do Mercado e também, em alguns períodos partia do

Parque da Ilha. Recentemente, com ordens da prefeitura foi de-terminado esse local como ponto de partida.

Este ano, o percurso terá início na Rua Pains, seguirá pela Rua Beira Alta, em seguida pros-seguirá na Avenida 1° de Junho, subindo a Rua Goiás e virando a Paraná. Se a avenida não estiver em condições de transe, será feito um desvio pela Avenida Ama-zonas, após isso, será retomado novamente o trajeto pela Avenida Paraná até a Praça da Bíblia, onde se encerra a atividade.

Aos interessados em parti-cipar da cavalgada, é necessário efetuar a inscrição, sendo feito

um cadastro com todos os dados, onde será disponibilizado um crachá de identificação.

A expectativa este ano é su-perar a marca do ano passado, contando com mais de 2.400 cavaleiros e amazonas. Existem na cidade diversos pontos de inscrição, que também podem ser feitas no local, no horário de 8h às 10h e para mais informa-ções, entrarem em contato pelo telefone (37) 8842-5312, falar com o Ricardo Salgado, quem está à frente de todo o projeto.

Além de a cavalgada conti-nuar sendo um marco no aniver-sário da cidade, o policiamento será reforçado. Já existe uma possível parceria com a cavala-ria da Polícia Militar, para maior segurança dos participantes. “Queremos manter a tradição que nossa cidade sempre man-teve nesse ramo rural e manter a importância”, afirma Ricardo Salgado, responsável desde 2008 pela organização do evento.

Outro foco, muito bem abor-dado pelo idealizador do projeto é um serviço que contará com a presença de aproximadamente 100 pessoas para efetuar a vigi-lância para evitar os maus tratos com os animais. A pessoa que for vista maltratando os animais, responderá criminalmente pela atitude.

A Escola Estadual Antônio Olímpio de Morais, no Bairro Espírito Santo realizou várias ati-vidades ontem (8), para comemo-rar seus 50 anos e também para motivar os alunos e mobilizar a sociedade.

Foi realizada uma caminhada de todos os alunos e com mora-dores principalmente conscien-tizando sobre a dengue. Foram realizados também durante todo

o dia trabalhos e apresentações de todos os alunos. À noite fo-ram feitas várias apresentações, incluindo de danças, na qual a escola possui projetos de incen-tivo a esse tipo de arte, um culto ecumênico, com presença de autoridades religiosas e o tradi-cional “Parabéns” para a escola, com direito a bolo. A escola é considerada uma das mais an-tigas de Divinópolis, lecionando com alunos 1° ao 9° ano do ensino médio.

De acordo com a diretora, tais

atos podem ser significativos na construção dos alunos e da socie-dade. “O papel da escola hoje em dia, é formar cidadãos e mostrar a todos que quem tem educação de qualidade se torna uma pessoa de bem no futuro”, afirma Maria Helena de Oliveira.

A escola ainda se mostra fir-me no seguimento da educação, com um variado calendário letivo para este ano, com atividades, as-sim como essa, voltadas sempre em atos que envolvam os alunos e a comunidade.

Escola comemora 50 anos com atividades envolvendo a comunidade

Crianças da escola em caminhada fazendo um apelo contra à dengue

lUIZ FElIpE [email protected]

Luiz Felipe Enes

cavalgada de 1º de Junho já começa a ser preparada

Ricardo mostrando onde serão feitas as instalações das comitivas

lUIZ FElIpE [email protected]

Luiz Felipe Enes

Page 9: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13 09ESpoRTE

luciano Eurides

[email protected]

Divulgação

Divulgação

Divulgação

dE volTA A vIdAA Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) pode enfim

iniciar os trabalhos visando o ano esportivo que ainda não está perdido. A primeira iniciativa é uma reunião hoje (09) para se definir um plane-jamento: a escolha do departamento técnico e também da direção de arbitragem e já marcar o conselho técnico para as três categorias básicas. Pré-mirim, mirim e infantil.

As equipes já estão se preparando, a Associação Atlética Danilo Passos, o PEC Candelária, Padre Eustáquio e Corinthians estão em busca de jogadores para compor os elencos e estes terão todo meu apoio para a revelação de grandes jogadores.

SEMana ESPECiaLTodo filho é craque. Esse é o lema no futebol. Muitos pais ficam eufóri-

cos ao longo de uma partida de futebol. Se agitam feito crianças enquanto os pequenos jogam como gente grande. Uma pequena lembrança essa semana, em véspera do Dia das Mães.

THaLES E giSELE aLViM

Essa é a mamãe de Túlio César, Vasco da Gama e logicamente do Manoel Correa Filho, equipe que conquistou a vaga na etapa microrre-gional do Jemg.

Essa é mamãe do jogador Thales Alvim que depois de um grande período no América Mineiro está defendendo, por enquanto, as cores do Flamengo do Mendes Mourão.

Se algum atleta puder e quiser mandar a fotografia para esta coluna iremos divulgar as fotos das mamães de nossos jogadores de futebol, vôlei, handebol, basquete e todos os esportes. É só enviar a foto e não esquecer de falar o nome da mamãe.

Depois de um primeiro tempo de muita determinação, quando criou as melhores chan-ces de gols, o América acabou surpreendido pelo Avaí no se-gundo e saiu em desvantagem na segunda fase da Copa do Brasil. Em uma bobeada da defesa aos 16 minutos do segundo tempo, o adversário aproveitou para fazer o gol que determinou a derrota por 1 a 0, na Arena Inde-pendência.

Agora, para se classificar à terceira vaga da competição, o América precisa vencer em Florianópolis, no próximo dia 16 (quinta-feira), por um gol de diferença, desde que não seja pelo mesmo placar dessa terça--feira (07/05). Caso a vitória seja também por 1 a 0, a decisão da vaga será nos pênaltis.

O técnico Paulo Comelli espera promover mais algumas estreias na próxima semana. O grupo já conta com o zagueiro Jaílton, o meia Sérgio Motta e o volante Andrei Girotto. Eles estão

treinando desde sábado (04) e estarão à disposição para o jogo em Florianópolis.

A rodada da terça-feira pas-sada (07) acabou sem que ne-nhuma equipe tenha se classi-ficado antecipadamente para a terceira fase da Copa do Brasil,

eliminando o jogo de volta. No ABC Paulista, o São Bernardo/SP empatou em 1 a 1 com o Cri-ciúma/SC. Já em Belo Horizonte, o Avaí/SC venceu o América/MG pela contagem mínima.

O gol do Avaí foi de Reis. Apesar de pressionar o América,

faltou um gol para que a equipe catarinense não precisasse fazer o jogo de volta. Em São Bernardo, Marlon, contra, abriu o placar para o time da casa, e Marcel empatou para o Criciúma. As equipes voltam a se enfrentar na próxima semana.

América perde pela copa do brasil

Um momento de forte emoção marcou a tarde da última terça--feira (07) na Cidade do Galo. O jovem José Arreola, de 17 anos, portador de Nefropatia, realizou o sonho de conhecer o seu ídolo Ronaldinho Gaúcho. “É incrível, não posso acreditar. Estou muito feliz”, disse José Arreola.

Por sua vez, Ronaldinho se mostrou satisfeito pelo reconhe-cimento dos torcedores de todo o mundo. “É muito bom ter o carinho dos torcedores, daqueles que admiram meu futebol, o que eu fiz pelo futebol e o meu bom momento. Então, estou muito feliz e é uma alegria para mim”, disse.

A iniciativa foi da ONG Make a

Wish, que existe há cerca de quatro anos no Brasil e há mais de 30 anos nos Estados Unidos e na Europa, com o objetivo de realizar sonhos de jovens portadores de doenças graves. A voluntária da ONG Ana Paula Pereira Gomes se emocio-nou muito no momento em que José abraçou Ronaldinho e recebeu do craque uma camisa do Galo. “Acreditamos que, realizando o so-nho desses garotos, eles passam a crer mais na possibilidade de cura das suas enfermidades”, destacou.

Ronaldinho autografou um pôster feito pelo americano, que escreveu para a ONG há cerca de dois anos pedindo para conhecer o craque alvinegro.

Ronaldinho Gaúcho eleva o nome do Galo

Atletas conquistam importantes resultados na 6ª Maratona da CAIXAAs corredoras divinopolita-

nas, Wanderli Terezinha e Christi-na Márcia conquistaram grandes resultados na 6ª Maratona da CAIXA, realizada em Brasília - DF.

O evento aconteceu na ma-nhã do último domingo (05/05) na famosa Esplanada dos Minis-térios, e contou com a participa-ção de cerca de 1.500 atletas de todo o Brasil.

A competição teve provas de 42 km individuais e revezamento em dupla, além de uma opção de percurso de 8,5km. Sendo premiados os cinco primeiros co-locados na classificação geral das

categorias masculino e feminino, com uma quantia em dinheiro e um troféu.

Wanderli Terezinha ficou com o terceiro lugar na sua ca-tegoria, finalizando a corrida com um tempo de 4h38m49s, enquanto que, a atleta Christina Márcia levou o 1° Lugar na cate-goria, com o tempo de 4h05m33s.

Para o secretário de Esporte, Rômulo Duarte, as atletas são um grande exemplo para o esporte divinopolitano e merecem todo o reconhecimento da comunidade esportiva de nossa cidade.

“Estamos muito felizes e

honrados com essas atletas que estão sempre conquistando importantes resultados e engran-

decendo o nome de Divinópolis em todos os cantos do país”, afirma o secretário”.

Page 10: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/1310 ESpoRTE

Divulgação

Luciano Eurides

lUcIANo [email protected]

A Taça Pará de Minas de fu-tebol mirim já tem agendada 16 rodadas. Como as categorias fol-gam uma semana e estamos com oito rodadas concluídas (50%) há tempo de recuperação para mui-tas equipes. A competição tem a organização de Renato Gerson de Oliveira e ele destaca em to-dos os comunicados aqueles que apóiam a competição, sendo: Rádio Santa Cruz, Stilo, Total, Espacial e Jornal Gazeta. TV In-tegração e prefeitura municipal Pará de Minas e recentemente site futebolamadorminasgerais.com.br.

Na oitava rodada foram 19 jogos com 58 gols marcados, média de 3,05 por partida. Até agora foram realizadas 136 parti-das com 499 gols marcados uma média de 3.6 por partida.

Em Divinópolis, campo do Jusa Fonseca o time divinopoli-tano venceu por 1x0 a equipe do Cruzeiro de Pará de Minas, em-patou em 2x2 na categoria 2000 e venceu por 1x0 na categoria 98. Em Nova Serrana, no campo do Grêmio a categoria 2003 do Palmeiras venceu por 3x1, houve empate em 1x1 na categoria 2001 e na categoria 99 vitória verde e branca por 2x0.

No clássico divinopolitano, jogado no Mendes Mourão, Fla-mengo e Vasco empataram 0x0 no 2003, o Flamengo venceu com um gol de Zé Gabriel na categoria 2002 e O Vasco da Gama com gols de Katatau e Dudu bateu o Flamengo na categoria 2001.

A 9ª Rodada tem jogos mar-

cados para sábado (11) sendo em Pará de Minas, no campo do Guarany, pelas categorias 2000, 1999 e 1998, a partir das 9h Guarany x Palmeiras de Di-vinópolis. Em Papagaios, campo municipal nas categorias 2000 e 1998, a partir das 15h Meninos do Bairro x Jusa Fonseca de Divinópolis. Em Bom Despacho, campo do Famorine, nas cate-gorias 2000, 1999 e 1998 a partir das 9h Famorine x Vasco de Divinópolis.

No domingo (12), em Nova Serrana, campo do Juventus, nas categorias 2002, 2001, 2000 e 1999, a partir de 8h30 Juventus x Flamengo de Divinópolis.

As equipes divinopolitanas do Vasco da Gama e Flamengo dividem a liderança da Chave A, categoria 2003, com oito pontos cada. Bela Vista de Cláudio tem três pontos ganhos e Famorine de Bom Despacho nenhum ponto marcado.

Ainda na chave a, categoria 2002 o Famorine de Bom Des-pacho lidera com 11 pontos ganhos, seguido de Juventus de Nova Serrana com dez pontos. Vasco da Gama e Flamengo, ambos de Divinópolis somam nove pontos cada e o Bela Vista de Claudio tem dois pontos. O Flamengo se vencer no final de semana assume a vice liderança, no lugar do próprio Juventus.

Pela categoria 2001, chave A, o Vasco da Gama lidera iso-lado com 20 pontos, seguido de Flamengo que tem 14, mesma pontuação de Juventus de Nova Serrana, importante confronto direto nesse domingo (12), pois Flamengo de Conceição do Pará

e Bela Vista de Cláudio somam três pontos cada.

Na categoria 2000, chave A o Juventus de Nova Serrana soma 12 pontos e deixa a briga pela segunda colocação para Flamengo de Divinóplis com sete e Vasco da Gama, também de Divinópolis com cinco. Fa-morine de Bom Despacho tem três pontos ganhos e o Bela Vista da cidade de Cláudio nenhum ponto marcado.

Na categoria 1999, chave A, o Juventus de Nova Serrana é o líder com 15 pontos, seguido de Flamengo de Divinópolis com 11 pontos ganhos e o Vasco da Gama, também de Divinópolis com dez pontos conquistados. Bela Vista da cidade de Claudio tem nove, Flamengo de Con-ceição do Pará seis e Famorine de Bom Despacho apenas um ponto ganho.

Fechando a Chave A, cate-goria 1998, o Vasco da Gama de Divinópolis tem oito pontos ganhos ao lado de Famorine de Bom Despacho. O Bela Vista da cidade de Cláudio e o Flamengo de Divinópolis cinco pontos cada e o Flamengo de Conceição do Pará abandonou a competição.

Na Chave B, categoria 2003, o Araguaia da cidade de Nova Ser-rana é o líder com nove pontos e folga na rodada. Chance para Palmeiras vencer e pular para a liderança, a equipe divinopo-litana tem seis pontos ganhos. Grêmio de Nova Serrana, três pontos conquistados. Já o Gua-rany de Pará de Minas nenhum ponto marcado.

Na categoria 2002, chave B, O Jusa Fonseca lidera com 14

pontos, seguido do Araguaia de Nova Serrana com nove e Pal-meiras de Divinópolis com seis pontos somados. O Guarany de Pará de Minas tem cinco pontos e o Cruzeiro, também de Pará de Minas nenhum ponto marcado.

Categoria 2001, a liderança da chave B é do Palmeiras de Divinópolis com 11 pontos, seguido do Grêmio de Nova Serrana com dez, Cruzeiro de Pará de Minas com dois pontos e Guarany, também de Pará de Minas sem ponto algum.

Na categoria 2000, chave B, a liderança é do Cruzeiro de Pará de Minas com 11 pontos, seguido de Meninos do Bairro de Papa-gaios com nove. O Palmeiras de Divinópolis divide a terceira colocação com o Jusa Fonseca,

também de Divinópolis com seis pontos cada. O Guarany de Pará de Minas tem três pontos ganhos.

Na categoria 1999, chave B, a liderança é de Meninos do Bairro de Papagaios com 14 pontos somados, a vice liderança é do Palmeiras de Divinópolis com oito pontos. O Grêmio de Nova Serrana tem cinco, o Guarany de Pará de Minas tem quatro e o Cruzeiro , também de Pará de Minas tem dois pontos ganhos.

Na categoria 1998, chave B, a liderança é do Palmeiras de Divi-nópolis com 12 pontos, seguido do Cruzeiro de Pará de Minas com oito, mesma pontuação do Guarany. Já o Jusa Fonseca de Divinópolis tem seis pontos e Meninos do Bairro de Papagaios

três pontos marcados.A categoria 98 do Flamengo

de Conceição do Pará por de-cisão da diretoria fica de fora do restante da competição por motivos particulares internos. Resolveram tirar esta categoria, ficando assim todas as equi-pes vencedoras por wo, já os demais jogos realizados an-teriormente prevalecem com os resultados em favor de seu adversário.

A 10ª rodada, dia 18 e 19 de maio fica adiada para o dia 13de julho devido ao torneio que será realizado pela agre-miação do São Paulo na cidade de Nova Serrana, no campo do Juventus onde várias equipes da Taça Pará de Minas estarão participando do evento.

Todos os times com chance de classificação na Taça Pará de Minas

A equipe da AABB de Divi-nópolis confirmou presença na competição regional de Perdigão ao participar de uma reunião técnica e também para esclareci-mentos de duvidas. Representan-tes das equipes que vão disputar a copa de futsal estiveram reunidos na noite da última terça-feira, 07 de maio, para conhecer a forma de disputa e esclarecer dúvidas sobre a competição. A copa tem início previsto para o dia 14 ou 21 de maio.

Serão 11 equipes confirma-das sendo: HB.com, Equipe do Canoa, Injetados Ponta, Ceará, Juventus e Silk Art de Perdigão; Raster, Farmácia Saúde e Imobi-liadora Roncalli de Nova Serrana; Souza Paiol de Pitangui e AABB de Divinópolis.

A organização aguarda ainda a confirmação de uma equipe, com isso fecharia os 12 parti-

Clube AABB Divinópolis é confirmada no Regional de Perdigão

cipantes. O sorteio dos grupos foi realizado. No grupo A estão: Ceará, Juventus, Silk Art, Souza Paiol, Raster e Equipe a definir. Na Chave B estão: HB.com, Equipe do Canoa, Farmácia Saúde, Injetados Ponta, AABB Divinópolis, Imobi-liadora Roncalli.

Para as quartas de final, qua-tro equipes de cada grupo se clas-sificam. Os jogos estão marcados para as terças e quintas às 19 hs, 20 hs e 21 hs. O campeão receberá uma premiação no valor de R$ 800,00, o segundo colocado R$ 300,00 e o terceiro R$ 100,00.

No último dia 3 de maio, a Gera Esporte em parceria com Thiago Tavares (professor de educação física), fizeram doação de roupas e calçados para alunos da Escola Municipal Dona Maria Rosa, no bairro Realengo.

A maioria dos alunos são mo-radores do novo bairro Copacaba-na e ficaram satisfeitos com as do-ações. De acordo com o diretor da Gera Esporte o evento foi realizado para beneficiar mais de 300 alunos

da escola. “Também foram bene-ficiados os familiares dos alunos, gostamos de ver as famílias felizes

por receber roupas adequadas para o frio que está por vir” disse Leandro Mesquita, o Leléo.

Na última terça – feira (07) foi realizado na Sede Campes-tre do Divinópolis Clube a se-gunda reunião do Campeonato Máster 2013 com a realização do sorteio para a formação das equipes dentro do esportivo que iniciará em 19 de maio com uma partida agendada

para às 10h entre Cimcal / Dudu Pneus e Unimed.

Para Márcio Henrique, Di-retor de Futebol, a competição que será realizada simultane-amente com o 50 + , tem tudo para ser marcada como uma das competições mais equili-brada e disputada no ano de

2013 na Sede Campestre. Neste ano confirmaram

as seguintes equipes: Zoião Veículos, Lugo Esportes / Ajax / Cia do Lanche, Razzo Jeans, Cimcal / Dudu Pneus, Nova Cajuru, Mecânica do Zanata / MX 72, Pedalar, Max Shop e Unimed.

Nove equipes estarão participando do Máster 2013

Esporte e Solidariedade

Agasalhos, organizadores e alunos em confraternização.

Page 11: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13 11polícIA

Divinópolis registrou na ma-nhã de ontem mais um homicídio. E como na maioria dos casos, mais uma vez a vítima é um jo-vem envolvido com o tráfico de drogas. O crime aconteceu na rua da Prata, bairro Alto São João de Deus, por volta de 09h30. A vítima, Washington Bruce de Andrade, de 21 anos, teria sido assassinada por

briga entre quadrilhas rivais. Este foi o 12° homicídio registrado em Divinópolis em 2013.

De acordo com o Capitão da polícia Militar, Douglas Guima-rães, a vítima estava traficando no local, no momento em que foi abordado por dois indivíduos a pé. “Segundo as informações que nós coletamos, ele estava aqui na prática da traficância, quando os desafetos dele o abordaram e desferiram disparos contra ele.

Ele ainda tentou correr mais foi alcançado e alvejado, sendo vítima de homicídio”, afirmou.

Washington foi baleado pri-meiramente em frente a uma residência na rua da Prata. Ele tentou fugir descendo a rua e adentrando em um matagal, mas foi perseguido e alvejado pelos autores. A PM acredita que havia algum veículo aguardando pró-ximo ao local para dar cobertura aos assassinos. A perícia técnica

compareceu no local e constatou que o corpo da vítima estava com 23 perfurações provocadas por balas de calibre 380.

No muro e no portão da re-sidência as marcas de sangue evidenciavam o crime. Na calçada ficou o chinelo de Washington e o desespero de sua família, que assistia a toda movimentação dos militares e peritos.

O capitão Douglas contou que a vítima já era conhecida no meio

policial. Conhecido como “Chitão”, Washington possuía passagens por tráfico de drogas e uso de entorpecentes, bem como roubos de veículos. A suspeita principal é que o crime esteja ligado com uma disputa entre quadrilhas rivais. “Nós já estamos levantando outras informações, mas até então o que nós temos é que há uma disputa entre duas quadrilhas que estão em desavença e nós estamos ten-tando dizimar para evitar este tipo

de crime”, afirmou.A Polícia Militar segue fazendo

o rastreamento dos autores. Aque-les que souberem de alguma coisa que possa ajudar na resolução do caso, devem entrar em contato com a PM. “O ideal é ligar para o 181, onde o sigilo da pessoa vai ser preservado. E pode ligar também para o 190 e passar as informações, que vamos trabalhar procurando desvendar as informações para prender as pessoas”, concluiu.

mais um homicídio registrado em divinópolisCrime mais uma vez tem relação com o tráfico de drogas. Vítima, de 21 anos, tinha passagens pela polícia por tráfico e uso de drogas, além de roubo de veículos

Assassinato foi registrado na rua da Prata, bairro Alto São João de Deus. Além da presença da PM e dos peritos, o crime chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local

Washington de Andrade, conhecido como “Chitão”, tentou fugir, mas foi perseguido e executado. Ele foi encontrado com 23 perfurações no corpo

ERIK [email protected]

Erik Ullysses

Dois homens foram presos na manhã de terça-feira (07) em Divinópolis suspeitos de crime de agiotagem. A prisão foi feita pela Polícia Militar na BR-494, próximo a uma siderúrgica, após receber denúncias anônimas informando sobre o possível cri-me. Também foi apreendido um veículo Gol, de cor prata e placa de Divinópolis.

A PM informou que logo após receber a denúncia, militares de deslocaram até o local indicado e abordaram os suspeitos Jan-der Rubson Cardoso da Costa, 21 anos, e Eustáquio Manoel Gomes, de 49 anos. Com Jander, os militares encontraram uma bolsa contendo 20.615 reais em dinheiro, além de 56.070 reais e sete centavos em cheques dos

mais variados bancos e pessoas. Já com Eustáquio foi encontra-da a quantia de 5.300 reais em dinheiro. No interior do veículo as buscas terminaram com a apreensão de um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e um estojo de munição calibre 32 deflagrado.

Segundo a Polícia Militar, os dois suspeitos confessaram que realizavam a troca de cheques para caminhoneiros. Diante dos fatos, os dois foram presos enca-minhados para a Delegacia da Polícia Civil, bem como o dinhei-ro e a arma de fogo apreendida, onde foram autuados. O veículo apreendido foi encaminhado para o pátio de um socorro cre-denciado.

(E.U.)

Durante a terça-feira (07), a Polícia Militar de Itaúna deflagrou uma operação na cidade de Ita-tiaiuçu. A operação consistiu em cumprimentos de mandados de busca e apreensão em pontos es-pecíficos da cidade. Foram empre-gados militares da 5ª Companhia de Polícia Militar Independente de Itaúna e com reforços operacio-nais do 23° BPM, de Divinópolis,

contando com um cão farejador. Ao todo participaram 17 militares, divididos em sete viaturas. Ao final da operação foram presas quatro pessoas.

Segundo a PM, durante busca em um dos imóveis, já conhecido no meio policial como ponto de tráfico de drogas, os militares abordaram o proprietário do imó-vel W.J.S, de 21 anos, juntamente

com B.W.S.P, de 19 anos, que também estava no local. Logo em seguida foram procedidas buscas na casa, onde os militares locali-zaram duas buchas de maconha, 28 pedras de crack, além de 1.163 reais e 42 centavos distribuídos entre moedas e cédulas de peque-no valor, bem como um aparelho celular.

De acordo com informações

recebidas pela PM, a droga teria sido obtida do suspeito A.M.D, de 22 anos, que foi preso após rastreamento em companhia de W.M.P.L, de 21 anos. Os quatro autores foram presos e encami-nhados para a Delegacia da Polícia Civil, juntamente com as drogas, o dinheiro e outros materiais reco-lhidos. Na Delegacia foi lavrado o flagrante dos autores. (E.U.)

A Polícia Militar de Divinó-polis prendeu durante a terça--feira (07) um jovem suspeito de traficar drogas no bairro Catalão. De acordo com a PM, foram recebidas denúncias anônimas informando que à rua José de Alencar teria um indivíduo praticando o crime de tráfico de drogas.

Os militares se deslocaram

até o local e abordaram I.S.S, de 19 anos, e após busca pessoal foram encontradas cerca de 20 gramas de crack, 144 reais em dinheiro, uma faca, um capacete e um facão. Diante dos fatos, o autor foi preso e conduzido para a Delegacia da Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos, onde foi autuado em flagrante delito.

MEnOR é aPREEnDiDO POR ROubaR CELuLaR

Também na terça-feira (07) um menor foi apreendido pela Polícia Militar após roubar um celular. A PM informou que compareceu à rua Siqueira Cam-pos, bairro Porto Velho, onde a vítima de 14 anos relatou que um garoto de 12 anos, utilizando de ameaças de agressão, havia

roubado o seu aparelho celular, fugindo a pé logo em seguida. De imediato foi feito o rastreamento em busca do menor infrator, que foi localizado e apreendido. O celular da vítima foi encontrado com o garoto. Dessa forma, o menor foi encaminhado para a Delegacia, bem como o celular roubado.

(E.U.)

Suspeito de tráfico de drogas é preso pela PM no CatalãoHomem foi preso com crack e dinheiro na rua José de Alencar. Já no Porto Velho, um menor de 12 anos foi apreendido após roubar um celular

Polícia Militar realiza operação em ItatiaiuçuAção da PM aconteceu em alguns pontos da cidade em cumprimento de mandado de busca e apreensão

Operação consistiu no cumprimento de mandados de busca e apreensão em algumas casas da cidade. Foram empregados 17 militares em sete viaturas

Materiais apreendidos durante a Operação. Foram presas quatro pessoas suspeitas de ligação com o tráfico de drogas

Divulgação PM

Dois homens são presos por agiotagem em DivinópolisCom os dois foram apreendidos mais de 80 mil reais em dinheiro e cheques. Eles confessaram que realizavam trocas de cheques para caminhoneiros

Com os dois autores a PM apreendeu mais de 80 mil reais em dinheiro e cheques. Também foi encontrado no veículo um revólver calibre 38

Divulgação PM

Page 12: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/1312 GERAl

- ww

w.tr

ezen

tos.

com

.br

Page 13: Edição Gazeta do Oeste - 2066

Reportagem produzida pelos alunos do curso de Jornalismo da Faculdade Pitágoras Divinópolis/MG: Luiz Felipe Enes e Pollyanna Martins (3º período) Fotos: Internet Ed ição e Super v isão : Professor Ricardo Nogueira (MG 11.295 JP)

Relacionamentos “perfeitos” se transformam em pesadelos. As agressões físicas começam e um grito de socorro é silenciado dentro de casa. Ainda hoje a vio-lência contra a mulher existe e faz vítimas todos os dias. Segundo recente pesquisa do Instituto Sangari (SP), o número de óbitos de mulheres por causa da vio-lência doméstica saltou de 1353 para 4297 entre 1980 e 2010. Já de acordo com pesquisa do IBGE, em 2009 foram feitos pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) 22 mil relatos de violência física, e mais de 13 mil referentes à violência psicológica. Os homi-cídios só caíram em 2006, após a criação da Lei Maria da Penha, passando de 4022 para 3772.

Com a criação da Lei Maria da Penha o tratamento contra os agressores é mais rigoroso. Atualmente, em caso de violência doméstica, a mulher registra o Boletim de Ocorrência e tem até seis meses para representá-lo na Delegacia de Mulheres. O dele-gado tem 48 horas para enviar ao juiz, que tem mais 48 horas para enviar o caso ao Ministério Público. Cabe a este analisar o caso para arquivamento ou inves-tigação. De acordo com o crimi-nalista Rômulo Fontes, a criação da Lei trouxe alguns benefícios às mulheres. “Hoje se consegue em uma ação judicial alguns benefícios com muito mais faci-lidade do que antigamente como, por exemplo, o afastamento do lar conjugal, ou seja, a medida protetiva. O delegado e o juiz têm a obrigatoriedade de avaliar o caso e repassar para o Ministério Público. Melhorou muito, mas ainda não é o suficiente”, afirma.

Só a criação de Leis não é su-ficiente para o fim das agressões. Considerar o histórico familiar, a cultura, a educação e o ambiente

em que o casal vive podem ajudar a inibir a violência. “A solução da violência contra a mulher não é dada somente à aplicação de leis mais rigorosas. Colocar uma pena de morte, prisão perpétua pode até ajudar, mas só o Direito não é suficiente para resolver os problemas da criminalidade, tudo envolve a questão social”, analisa o criminalista.

COMO PROCEDERA delegacia de Mulheres em

Divinópolis atende, por semana, cerca de 40 mulheres. No entanto, a procura por informações é su-perior ao número de denúncias. A delegada Maria Gorete Rios conta como é feito o atendimento. “As mulheres vêm à delegacia para obterem informações, buscarem apoio e serem orientadas de como proceder. Algumas ainda têm o receio de fazer denúncias, pois entra a questão familiar no meio, a dependência financeira, por envolverem os filhos. E nós estamos aqui para acolher as mulheres e orientá-las”, declara.

A questão familiar faz com muitas mulheres não levem a denúncia adiante. E, para fazer a representação, é necessário o consentimento da vítima. Em caso de lesão corporal, não de-pende da vontade da mulher: a vítima é encaminhada ao Pronto Socorro Regional a fim de fazer o exame de Corpo Delito, para as-sim provar as agressões e solicitar a medida protetiva, quando o juiz decreta o afastamento do agres-sor do lar. A delegada descreve como prosseguir com o processo. “Elas recebem uma notificação do juiz e o companheiro também. Geralmente, o agressor já vem instruído pelo advogado, e conta a história de que não foi bem assim, foi só uma briguinha. Mas como temos prova, então ele é in-

diciado por violência doméstica. Ou também ele pode ser preso em flagrante, dependendo da manifestação da vítima”, afirma a delegada.

Ter uma lei que proteja e garanta os seus direitos, mesmo com a medida protetiva, quando o juiz determina uma distância mínima entre vítima e agressor ou acompanhamento policial até em casa para tirar seus pertences, não é suficiente para as vítimas de agressão abandonarem seus relacionamentos. Muitas ainda convivem com o medo. Este é o caso da dona de casa M.G.E, casa-da há 34 anos, que conviveu com as agressões durante 28 anos. “Convivi com isso, esperando um dia melhor que o outro, mas tudo em vão”, conta. As agressões aconteciam várias vezes na sema-na, quando o marido chegava em casa bêbado. Os questionamen-tos da família e dos amigos sobre as marcas no corpo da dona de casa só geravam desculpas. “Eu falava com eles: ‘isso foi só um tombo, um escorregão enquanto lavava o banheiro’ e ficava por isso mesmo”, relembra.

Para as agressões terem um fim, somente uma ameaça de denunciar o marido à polícia foi suficiente. M.G.E. teve o apoio do filho e hoje convive pacificamen-te com o marido “A convivência foi ficando cada vez pior. Anos e anos passaram, então resolvi co-locar um basta naquela situação com o apoio do meu filho, pois ele não aguentava mais me ver toda machucada. Ameacei denunciá--lo às autoridades. E, por medo de ir preso, ou receio de represálias, eu ainda não sei, ele parou as agressões”, conta a dona de casa.

iMPORTânCia Da DEnúnCiaDenunciar a agressão é um

dos passos a seguir para libertar-

-se da violência doméstica, uma vez que a Lei Maria da Penha exige a manifestação da vítima para que seja cumprida. A falta de denúncia encoraja o agressor a continuar com a violência, pois ele passa a acreditar que a agredi-da nunca irá tomar uma decisão. A recepcionista M.C.S. convive com este medo desde o fim do seu namoro. M.C.S. começou a sofrer agressões psicológicas do namorado J.C.T., usuário de drogas, depois de quatro anos de namoro, quando decidiram morar juntos. A recepcionista decidiu sair de casa após as agres-sões passarem de psicológicas para físicas, chegando ao ponto de precisar mudar de cidade, pois a falta de informação sobre a Lei Maria da Penha, o medo, e as ameaças de morte que recebia do companheiro a impediram de fazer a denúncia. “Eu desconfiava do funcionamento da Lei e minha família não me apoiava. As agres-sões duraram um ano e meio, mas um dia cansei e saí de casa. Eu tinha vergonha de contar que ele me batia e não o denunciei por falta de coragem. Hoje vivo com medo dele descobrir onde moro”, relata a recepcionista.

De acordo com o criminalista Rômulo Fontes, o acesso para efetuar a denúncia é simples. “A vítima que tomar a decisão de denunciar poderá simplesmente acionar o 190, telefone da Polícia Militar, ou se dirigir a uma Dele-gacia e noticiar o que ocorreu. Se esta mulher está sofrendo ame-aças mais graves, por exemplo, de morte, aconselho procurar diretamente o Ministério Público ou a defensoria pública, para que sejam propostas medidas caute-lares de afastamento do sujeito do lar, ou da ofendida”, aconselha.

Os problemas na hora de denunciar vão além de questões sociais. As crenças familiares refe-rentes à submissão da mulher pe-rante o marido ou o sentimento de culpa por sentir ter provocado a ira no companheiro dificultam o desprendimento da mulher ao re-lacionamento doentio. A psicólo-ga Raika Fernandes começou três novos atendimentos em 2013 de mulheres que sofrem de violência doméstica, número considerado alto por ela. Raika explica uma das possibilidades das mulheres manterem os relacionamentos mesmo depois das agressões. “Qualquer agressão traumatiza a mulher por um período muito longo. Mas, por sentirem que a raiva do momento acabou, por acreditarem que o companheiro vai mudar, por culpa de penalizar uma pessoa que ama tanto, ou

vergonha, são alguns dos fatores que as impedem de denunciar e deixar o agressor impune”, explica a profissional.

TRiSTE REaLiDaDEEm alguns casos, as agressões

passam de geração a geração. Um dos motivos para esta continui-dade é o fato do homem se sentir no direito de agredir quando é contrariado pela companheira. A psicóloga fala das respostas da masculinidade: “O temperamen-to altamente explosivo faz com que eles deixem de raciocinar e partem para ação, que é a agres-são.”, afirma. As agressões são um descarrego da raiva sentida pela companheira em um momento e, após esta descarga, o homem age naturalmente com a mulher. Raika aborda a importância de quebrar este ciclo doentio entre um casal. “Cada mulher lida com estas agressões de uma forma diferenciada. Mas este relaciona-mento precisa acabar, porque ela vai ficar com traumas durante um bom tempo. E o primeiro passo para libertar-se é denunciar a ela mesma. Isso porque os outros só fazem com a gente o que nós per-mitimos”, aconselha a psicóloga.

Foi após o fim do namoro de três anos que a estudante B.B.M. viveu um momento de desespero ao ser agredida por J.C.B., em 2010, com quem tem uma filha. Um mês após o fim do namoro, J.C.B. surpreendeu B.B.M. com socos e tapas quando saía de uma festa. As agressões duraram cerca de duas horas, fazendo com que

a estudante desmaiasse. Isso foi o bastante para B.B.M. fazer a denúncia. “Eu acordei toda ma-chucada e, quando cheguei em casa, meu pai me levou ao Pronto Socorro, onde eu fiz Corpo Delito, registrei o B.O. e depois fui à De-legacia de Mulheres representar. Mas foi o apoio da minha família que me encorajou, porque duran-te o tempo do processo a família dele me ligava pedindo para reti-rar a queixa. Eu não queria aquela situação para mim, pensava em mim e na minha filha, e mantive a decisão”, relembra.

J.C.B. foi preso três meses após B.B.M. fazer a representação do B.O. na Delegacia de Mulheres e permaneceu três meses recluso. Mesmo depois das agressões ele tentou reatar, mas B.B.M. não aceitou. “Eu segui minha vida. Es-tou fazendo faculdade, meus pais me ajudam a cuidar da minha filha. Eu não tenho mais contato com ele, não quero reviver esse pesadelo”, conta a estudante.

Um grito de socorroApesar das leis que penalizam os agressores, violência doméstica ainda é uma realidade presente na vida de várias mulheres

Além de danos físicos, a agressão contra a mulher costuma causar danos emocionais em toda a família da vítima, como ilustrado nessa campanha do Instituto Patrícia Galvão.

Na internet, sites, blogs e perfis nas redes sociais fazem campanha pelo fim da violência contra a mulher, indicando a denúncia como a maior aliada da vítima.

Page 14: Edição Gazeta do Oeste - 2066

02 vARIEdAdES :: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13

mARco AURélIo [email protected]

Aprovado pelo pai, pela filha epelo namorado novo da filha.

A vida merece um sofá Lider.MG | Divinópolis: Rua Goiás, 219 - Centro - 3221-9466

A empresária Cláudia Silva, da Plataforma e da Tribo Urbana, e a filha Marina Reis

Juvenal Bernardes clicado por Marina Matiello

Aldebarã Juvenal Bernardes estreia hoje como escritor e lança Aldeba-

rã, livro infantil editado pela Gulliver Editora inspirado em uma experiência vivida pelo próprio autor. O livro trata de uma história que valoriza a simplicidade e a poesia dos tempos de infância. A obra é ilustrada pela artista plástica Denyse Neuenschwander, que reside atualmente na Bélgica. O lançamento de Aldebarã será logo mais, a partir das 20h no Espaço Vida, localizado na avenida Paraná, 1008, no bairro Sidil. O evento contará com a presença do autor Juvenal Bernardes e terá entrada franca.

Ceramista Nesta sexta-feira (10),a premiada ceramista divi-

nopolitana Adel Souki estará em Itabira, no teatro da Fundação Cultural, para um bate-papo sobre a exposição “Mil Moradas e Uma”, aberta na cidade. Também falará um pouco de sua carreira como ceramista e artista plásti-ca. No sábado (11), haverá uma oficina de cerâmica dada pela artista, que vai mesclar técnicas básicas e avançadas de modelagem, pigmentação e texturização. Já a mostra, que teve início no dia 26 de abril, ficará exposta no foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) em Itabira, até o dia 2 de junho. A exposição é formada por pequenos quadrados de argila que servem como espaço para a recriação da intimidade e da casa dos participantes que confeccionaram os objetos. O trabalho exposto é fruto do desenvolvimento do projeto social “Valores de Minas”, desenvolvido em 2005 e 2006 por Adel, formada em Belas Artes pela Escola Guignard, com adolescentes habitantes de áreas de risco social.

Na França Joselito Gonçalves, sócio proprietário da Academia All

Fitness, irá participar do L’Etape du Tour 2013. O evento ocorrerá em Annecy, nordeste da França, em 7 de julho e é uma competição para ciclistas amadores que acon-tece durante a Volta da França em uma de suas etapas de montanha. Este ano o Tour de France completa 100 anos fazendo com que o interesse em participar desta competição se torne maior. Dez mil bicicletas percorrerão 130 quilômetros em estradas montanhosas, totalmente interditadas ao trânsito de veículos, recebendo total apoio dos organizadores do evento

Presente merecido A Bem Brasileira vai bem com todos os estilos de mães. Clás-

sicas, modernas, estilosas ou básicas,vestindo-as com bom gosto e modernidade. Bolsas e acessórios ornam com peças únicas que fazem parte da coleção outono/inverno 2013 da loja. Por lá você encontra as marcas: Calvin Klein, Cantão e Sacada, entre outras, que fazem parte do casting exclusivo que garante o presente merecido às mamães!

Máquina de Vendas Ricardo Nunes, o divinopolitano que criou a gigante Ricardo

Eletro, contratou Allan Barros. Ele assumiu, esta semana, a di-reção comercial e de marketing da Máquina de Vendas, terceiro maior anunciante de varejo do Brasil (atrás de Casas Bahia e Grupo Pão de Açúcar), com faturamento de R$ 9 bilhões anuais e mais de mil lojas espalhadas pelo País. Com a ida para a Máquina de Vendas, ele volta a atuar na mesma função que desempenhou na Casas Bahia entre 2000 e 2006. Com sua chegada, a Máquina de Vendas passa a contar com uma área de marketing integrada ao comercial, o que não ocorria anteriormente. Antes de aceitar o convite, Barros ocupava o cargo de chief comercial officer da Fischer & Friends.

Page 15: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13 03vARIEdAdES

Avenida Antônio Olímpio de Morais, 303 Centro - (37) 3221-3921 - Divinópolis

Até 10 de maio: 10% desc. à prazo, 20% a 30% desc. à vista

Mães são jóias especiais

Voando baixo Enquanto o nosso aeroporto aguarda algumas adequações, o

aeroporto de Varginha, no Sul de Minas, foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil, esta semana, para operar voos comer-ciais. A expectativa é que os voos regulares para os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), São João del-Rei, região Central de Minas, e Resende (RJ) sejam retomados ainda no início do mês de junho. Os voos para estes locais foram suspensos em abril por falta de uma brigada de incêndio no aeroporto, um dos ítens que faltam aqui em Divinópolis para a liberação. Sem os brigadistas, a prefeitura de Varginha fez um convênio com a prefeitura da cidade carioca de Resende, que cedeu três profissionais durante três meses. Eles atuarão no aeroporto municipal até que servidores de Varginha façam o curso que os capacitará para a atividade. A expectativa é que o curso, oferecido por meio de uma parceria entre o Governo de Minas e a Infraero, seja realizado ainda du-rante este mês. Fica a dica para Divinópolis!

Em BH Será aberta nesta sexta-feira (10), na Galeria de Arte GTO do

Sesc Palladium, em Belo Horizonte, a exposição “A Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte”, que integra o projeto ArteSesc, do Departamento Nacional do Sesc. O intuito é realizar exposições itinerantes em centros urbanos, tornando conhecidos os acervos de instituições culturais e obras de artistas plásticos de várias partes do país. Nessa exposição, o Sesc realiza parceria com o Museu Lasar Segall e oferece ao público a oportunidade de apreciar a gravura do artista. Organizada a partir de matrizes originais de Lasar Segall, especialmente reimpressas pelo Museu Lasar Segall, em São Paulo, a exposição reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras elaboradas pelo artista entre 1913 e 1930.

Planos de saúde Esta semana passou a valer a regra que obriga as operadoras

de planos de saúde que não derem autorização para qualquer procedimento médico, desde exames até cirurgias, a explica-rem, por escrito, os motivos para a negativa. As operadoras sempre foram obrigadas a informar toda e qualquer negativa de cobertura. A diferença, a partir de agora, é que o usuário pode pedir a justificativa também por escrito, por correspondência ou meio eletrônico, e as operadoras terão prazo de 48 horas para responder. Com o documento, o consumidor pode incluir a jus-tificativa em eventuais processos judiciais. E essa tem sido uma das principais bandeiras do governo desde que adotou a medida em resposta ao grande número de reclamações. As operadoras tiveram 60 dias para se preparem para a novidade. De acordo com números do Ministério da Saúde, no ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu mais de 75 mil reclamações de consumidores de planos de saúde. Do total, cerca de 75% eram negativas de cobertura.

Page 16: Edição Gazeta do Oeste - 2066

04 vARIEdAdES :: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13

Bom dia para disciplinar os seus gastos. Esta é uma fase de grande destaque profissional – fique de olho nas oportunidades de cres-cimento. Não faltará garra nem disposição para conquistar os recursos de que precisa.

Evite medir forças com gente muito auto-ritária ou inflexível – a corda sempre cede do lado mais fraco. Os empreendimentos começados hoje podem deslanchar mais facilmente.

Mantenha o seu anonimato no trabalho e poderá ter um dia mais produtivo. Prefira o isolamento do que muitos contatos sociais.

Você terá sucesso em atividades ligadas à recreação, entretenimento ou algo com o qual se identifica. Trabalhar em equipe será a sua melhor opção. Seja discreto(a) ao lidar com a vida amorosa.

Há um nítido desejo de se destacar profissionalmente, mas não se esqueça das outras responsabilidades. Procure organizar a sua agenda para dar conta dos seus compromissos.

De manhã, você terá a sensação de que as coisas estarão lentas. Quanto maior a sua identificação com o seu trabalho, maior será a sua produtividade. É hora de lutar com unhas e dentes por suas convicções.

Medite sobre as coisas que dá valor e veja se há correções a fazer em seu comporta-mento. Moderação é a palavra de ordem com relação a despesas. Mudanças ou transformações na sua rotina podem vir a calhar.

Tente ser menos autoritário(a) ou infle-xível hoje. Há uma forte tendência a se impor aos outros, podendo atrapalhar o convívio com eles. A partir do meio-dia, a comunicação será o seu grande trunfo.

Será preciso fazer um esforço maior para realizar os seus compromissos e afazeres. Saturno pode exigir concentração, dis-ciplina, isolamento e maior privacidade. Sua vitalidade física será incontestável.

O dia revela uma predisposição para fazer coisas sérias, definir projetos, se engajar num compromisso e suportar tarefas duras. Romance com pessoa que faz parte da sua rotina será favorecido.

Você terá que organizar melhor a sua agenda para cumprir corretamente com os seus compromissos de trabalho, sem que isso afete a sua vida íntima e familiar.

O dia favorece as atividades burocráticas, o ensino e tudo que envolva informação e conhecimento. Você terá facilidade para lidar com o público ou trabalhar em equipe. À tarde, o trabalho ganha mais ritmo. Uma declaração de amor pode surtir ótimo efeito!

horóscopo Novelas

os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

FloR do cARIbEGlobo - 18h

Duque avisa a Taís que os tenentes foram resgatar Cassiano. O carro dos pilotos é descoberto pelos capangas de Dom Rafael. Quirino e Doralice ficam preocu-pados com a falta de notícia de Juliano. Natália e Juliano conseguem voltar para a Vila dos Ventos. Amadeu engana os cães farejadores de Dom Rafael. Os pilotos conseguem resgatar Cassiano. Duque desarma Dom Rafael e o obriga a distri-buir os diamantes para as pessoas que estavam presas. Alberto avisa a Yvete que viajará com Samuca e Laurinha. Cassiano encontra um bilhete de Duque desejando boa viagem e dizendo que em breve irá rever o amigo. Cassiano e os tenentes voltam para o Brasil. Ester descobre que Alberto viajou com seus filhos.

SANGUE bomGlobo - 19h

Amora discute com Bárbara sobre Bento e não atende a ligação dele. Brenda insulta Perácio. Wilson decide ir à missa de Lívia. Damáris recebe uma flor de Bento. Malu elogia Amora, que a repele. Natan pensa em colocar Lara no lugar de Amora na campanha de sapatos. Maurício mostra a Class Mídia para Fabinho. Edu implica com Júlia por causa de Xande. Perácio sofre por causa de Rosemere. Wilson pede para Glória dizer onde Lívia e seu filho foram enterrados. Pascoal decide colocar Brunetty para fazer a campanha de seus sapatos. Bento distribui flores na rua. Fabinho chega para o jantar na casa de Bárbara e tenta se aproximar de Malu. Bento recebe uma festa surpresa no Can-taí. Bárbara pede Natan em casamento. Malu chega para a festa de Bento.

SAlvE JoRGEGlobo - 21h

Mustafa obriga Aisha a falar com Delzuite. Lurdinha mostra a casa para a irmã mais velha. Creusa avisa a Helô que Stenio convidou Haroldo e Rosângela para jan-tar. Ricardo tem uma ideia e Helô decide deixar Morena na Turquia. Almir finge ser um jornalista e marca uma entrevista com Lívia. Wanda avisa que Rosângela pretende sair da organização. Delzuite fala de suas filhas para Mustafa. Aisha deixa a casa de Delzuite sem que ninguém a veja. Berna se despede de Fatma e Zoe. Mustafa tenta consolar Delzuite. Lívia se espanta ao encontrar Morena no local da entrevista. Russo acredita que sua a chefe tenha caído em uma cilada e tenta ajudá--la. Jô flagra Riva em uma atitude suspeita. Morena grava sua conversa com Lívia. Mustafa repreende Aisha por ter abando-nado a festa que Delzuite preparou para ela. Amanda fala para Celso que entregou o dossiê contra Antonia para a polícia. Érica conta para Helô que Áurea sofreu um atentado. Rosângela fica tensa ao chegar à casa de Helô. Russo surpreende Morena.

mAlhAçãoGlobo - 17h30

Sal desconfia do comportamento de Lia, que consegue contornar a situação. Fera assume para seus pais que ama Rita. Lia comemora o sucesso de seu plano e pensa em mostrar suas fotos com Sal para Vitor. Fatinha chega com Vitor para o mutirão do CRAU e provoca Bruno. Reconciliados, Fera e Rita seguem para a horta comunitária. Fatinha e Tizinha dão ideias para angariar mais adeptos para o mutirão. Lia procura Vitor na oficina. Caixote e Alemão tentam seguir Lia, mas Axel e sua turma impedem os bandidos. Marcela comemora o sucesso do encontro de Mathias e Raquel. Axel conta para Vitor que Alemão e Caixote estão atrás de Sal. Lia conta para Rosa que Sal continua no Rio. Lia mostra para Vitor suas fotos com Sal.

cARRoSSElSbT - 20h30

Margarida espera Daniel para o encontro, mas Kokimoto liga para a menina e diz que Daniel não quer ser seu namorado. O samurai pergunta a Margarida se ele pode ser o seu namorado. Ele diz que os dois formariam um belo casal, um samurai e uma caipira. A menina diz que não, mas Kokimoto pede para ir ao encontro dela e Margarida avisa que não vai esperar muito. Cirilo pede dinheiro à sua mãe, que pergunta ao filho o que ele quer fazer. Paulo mente para Paula dizendo que foi roubado e que precisa do dinheiro, por-que seu pai vai ficar bravo com ele. A mãe de Cirilo fica comovida e dá o dinheiro ao encrenqueiro. Kokimoto vai ao encontro de Margarida na praça e pergunta se ela não quer ser sua namorada. A menina diz que não gosta dele. Kokimoto fica irritado e deseja que a amiga pegue catapora. Paulo vai à banca e usa o dinheiro da mãe de Cirilo para comprar um álbum e figurinhas.

bAlAcobAcoRecord - 23h

Norberto garante que não precisa da ajuda de Arnaud e comenta que terá um aliado especial para o rapto. Preocu-pados, Eduardo e Isabel acreditam que Mauro e Joana possam estar em apuros e decidem ir à polícia. Zé Maria e Violeta comemoram o sucesso de Josefina, que assume o nome de Fifi durante o programa de Vitor na televisão. Mauro consegue se soltar e leva Joana para o hospital. O casal segue para a delegacia e avisa a Eduardo e Isabel sobre a agressiva visita de Norberto. Duílio, Breno, Norma e Patrick comentam a revelação de Jo-sefina, mas Vetusa, com ciúmes, implica com o comportamento deles. Diva diz a Dóris que pretende alugar o antigo apartamento de Norberto e surpreende a irmã. Vicente e Mirela se apavoram ao saber do atentado que Mauro e Joana sofreram e decidem ser mais cautelosos. Osório conta a Cremilda que recebeu a visita de um estranho na Stromboli, pro-curando por Diva, e aproveita para beijar sua “amante”. Violeta/Vitor se espanta ao saber que Norberto atacou novamente e decide investigar, deixando Zé Maria apreensivo. Dóris ameaça se separar de Diva, caso a irmã alugue o apartamento de Norberto por temporada. A periguete convence a gêmea, que acaba cedendo. Eduardo tenta impedir Abigail de passear com Teresa, mas não consegue.

A GRANdE mãE

Juarez de Fausto Prestupa

[email protected]

Neste artigo quero abordar a Grande Mãe, a mãe de toda a humanidade, aquela que simboliza o conceito universal de maternidade, de manutenção da vida e de geração.

Algumas pessoas podem identificar o conceito de Mãe do Mundo ou da Humanidade com Maria, mãe de Jesus. Mas, o culto à Maria como virgem e divina foi instituído muito recentemente na história humana, na Idade Média (período medieval). Este culto não tem embasamento bíbli-co. Pelo contrário, é reconhecidamente uma estratégia de dominação adotada para se apoderar da fé e também dos fiéis de antigas tradições que cultuaram a Grande Mãe desde épocas imemoriais.

O culto da concepção, geração e da manutenção da vida é muito remoto. Há 7 mil anos, para os antigos egípcios a Grande Mãe era Ísis, mãe de Hórus e esposa de Osíris.

Como mãe celeste, a Grande Mãe é simbolizada pela Lua, como mãe da terra ela é Gaia, nas antigas tradições.

Na maioria das civilizações ancestrais a Grande Mãe é a criadora do universo, gera a vida, a cultura, a agricultura. Seu culto foi identificado inclusive na pré-história humana (perí-odo Paleolítico e Neolítico). Neste período ela era cultuada como Vênus. Achados arqueológicos indicam que o culto à Deusa Mãe remonta há 300.000 anos a.C. e que alguns de seus nomes guardam relação com o ciclo menstrual, também conhecido como o ciclo da vida. Joseph Campbell diz que a cor vermelha da argila com a qual Adão foi feito está relacionada com a cor do sangue menstrual e mais:

“Ao criar, Jeová cria o homem a partir da terra [da Deusa], do barro, e sopra vida no corpo já formado. Ele próprio não

está ali, presente, nessa forma. Mas a Deusa está ali dentro, assim como continua aqui fora. O corpo de cada um é feito do corpo Dela. Nessas mitologias dá se o reconhecimento dessa espécie de identidade universal”.

Nas diversas mitologias encontramos a presença da Grande Mãe: Tiamat, na Suméria; Ishtar (Inanna) na Caldéia; Asherat, em Canaã; Astarte, na Síria e Afrodite, na Grécia. Na Grécia temos ainda Hera e Deméter com similitude com o conceito de Grande Mãe e também Juno e Minerva. Nas religiões afro temos Iemanjá, Oxum e Iansã como mães. Para o hinduísmo existem como Mães: Viraj, Aditi e Durga, sendo que a encarnação de Durga é Kali.

Os ritos da Grande Deusa ressaltam sempre a divindade do feminino que está presente em todas as mulheres e na natureza em geral. Comumente o Feminino se expressa em três ou quatro formas distintas, assim como as fases da Lua e as estações do ano.

As culturas mais patriarcais e masculinamente narcísicas mitômanas denegriram a imagem da Grande Mãe e a distor-ceram. Recebemos os efeitos desta ação deletéria na associa-ção do feminino com as sombras, os demônios e o mal. Isso correu, por exemplo, com a imagem de Lilith e também na perseguição às chamadas “bruxas” pela “Santa” Inquisição.

Todo aquele que não reconhece a divindade presente na mulher e na natureza, interna e externa, em si e nos de-mais, está perpetuando a afronta à Grande Mãe Espiritual da Criação.

Divulgação

Divulgação

Ana hickmann presta homenagem a Shaolin em seu aniversárioO humorista ainda está em recuperação do acidente que sofreu há dois anos

Ana Hickmann fez uma ho-menagem ao aniversário do Shaolin, nesta quarta-feira (08), pelas redes sociais. A apresenta-dora postou uma série de fotos ao lado do humorista, de quando ele ainda fazia imitações para o Tudo é Possível. “Feliz aniversário Shaulin!”, Ana escreveu na legen-da da foto.

A apresentadora é uma pre-sença constante na vida do hu-

morista, que sofreu um grave acidente de carro na Paraíba em 2011 e ainda está em recupera-ção. Desde então, Shaolin vive em uma cama sem conseguir falar.

Em setembro do ano passa-do, Ana levou um aparelho sueco para Shaolin que faz a leitura dos olhos para que ele pudesse se comunicar com a família. O encontro foi transmitido pelo Programa da Tarde.

Quadro de Netinho inspira muitos cuidados, segundo boletim

Netinho continua internado na UTI do Hospital Aliança, em Salvador. De acordo com bole-tim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (8) o cantor já apresenta melhoras no quadro clínico. “Nas últimas 48 horas seu quadro clínico apresentou me-lhoras, mas ainda inspira muitos cuidados”, explicou o médico--cirurgião Jorge Bastos, que faz parte da equipe médica que acompanha o cantor.

Netinho está internado desde o último dia 24, quando foi hos-pitalizado após sofrer fortes dores na região abdominal. Na ocasião o cantor passou por uma biópsia

e foram detectados tumores be-nignos em seu fígado.

Ainda conforme o boletim médico divulgado hoje, no último domingo (5) Netinho apresentou um quadro infeccioso, causado provavelmente, por bactérias do

intestino. Na segunda-feira (6) o cantor precisou passar por uma drenagem cirúrgica para remover um abcesso no fígado.

Após esse procedimento os médicos optaram por manter o cantor na UTI.

Page 17: Edição Gazeta do Oeste - 2066

Editor: Cláudio Soares

Emoção em punta

Leia mais na página 3

Hotel realiza o Punta Poker Tour 2013

Divulgação

Page 18: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/1302 TURISmo

Fotos: Divulgação

CIaS aéREaS

TAM – 0800 570 5700

GOL – 0800 704 0465

WEBJET – 0800 723 1234

TRiP – 0800 722 8747

AZuL – 0800 884 4040

PASSAREDO – 0300 1001 777

AViANCA – 0800 286 6543

PANTANAL – 0800 602 5888

TAP – 0800 727 2347

AMERiCAN AiRLiNES – 0300

789 7778

PLuNA – 0800 892 3080

COPA – 0800 771 2672

TRaNSPoRTE RoDovIáRIo

ViAçãO SãO CRiSTOVãO –

3214 4090

iRMãOS TEixEiRA – 3214 4070

BRAuLiNO – 3222 7141

PARAiBuNA – 3213 5347

OESTE DE MiNAS – 3216 3530

RN – 3214 4030

ExDiL – 3222 8660

SARiTuR – 3213 5347

GONTiJO – 3222 5262

GARDêNiA – 3212 4911

TRANSiMãO – 3214 4156

SERTANEJA – 3214 4632

MOTTA – 0800 777 9897

TERMINaL RoDovIáRIo

(37) 3222 6666

aERoPoRToS

BRiGADEiRO CABRAL

3221 3595

PAMPuLHA – (31) 3490 2000

CONFiNS – (31) 3689 2700

CONExãO AEROPORTO

(31) 3224 1002

ESTação FERRovIáRIa

BELO HORiZONTE – (31) 3279

4366

ouTRaS ENTIDaDES

ABAV – (31) 3213 4565

iNFRAERO – 0800 727 1234

POLíCiA FEDERAL DiViNóPO-

LiS – 3216 9400

ANAC – 0800 725 4445

Tocantins quer potencializar turismo de 66 praias fluviais

Tocantins quer potencializar o turismo em suas 66 praias fluviais. A meta é conseguir atrair mais turistas com a imple-mentação do projeto Tocantins de Braços Abertos, que inclui requalificação da infraestrutura das margens dos rios tocanti-nenses, com construção de piers, estruturas para shows, estações de tratamento de efluentes, ca-pacitação da mão-de-obra local, e inserção de alunos universi-tários de cursos ligados ao seg-mento para o aperfeiçoamento profissional.

O ministro Gastão Vieira recebeu o projeto da senadora Kátia Abreu-TO, em reunião também com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Moisés Gomes; e o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), Omar Hen-nemann. “Temos a missão de apoiar projetos que potencia-lizem o segmento e ofereça ao turista e ao morador local con-dições para diversão, geração de empregos e ações que fomentem a economia da região”, disse o ministro.

Com a realização do projeto, os representantes do estado afir-mam que os índices do turismo na região podem aumentar consideravelmente. O número de empreendedores individuais nos ambientes de praia deve crescer em 20%; o fluxo turísti-co, em 15% em relação a 2012; a capacidade do trade turístico, em 30%; e o índice de ocupação hoteleira nos principais municí-pios, em 20%.

Tocantins de Braços Aber-tos terá como foco principal as praias de Araguatins, Araguanã, Araguacema, Caseara, Pedro Afonso e Peixe. Nos locais, as estruturas pretendem oferecer ao turista conforto para pas-sar a temporada de praia, que compreende o período de final do mês de junho a meados de agosto.

Nessas áreas, serão instala-das barracas comerciais e insti-tucionais, banheiros químicos, academia ao ar livre, área para práticas esportivas, internet wi--fi liberada, brindes aos turistas, sinalização de área de banho, área de estacionamento, entre outras benfeitorias.

Os aromas e sabores de Mendoza

Conhecido por sua grande quantidade de vinícolas, destino reserva também opções para quem quer aproveitar esportes radicais, ecoturismo, agitação noturna e turismo religioso

Famosa por seu vinho de qualidade, Mendoza é atual-mente uma das nove capitais mundiais do vinho e possui cerca de 1.220 bodegas, que produzem 1 bilhão de litros por ano. Esse

volume é 11 vezes superior em relação a toda produção brasi-leira, que somou 91,9 milhões de litros, em 2011. Responsável por 70% da produção vinícola da Argentina, a cidade, além de ser um verdadeiro paraíso para os enólogos, por conter mais de 100 bodegas disponíveis à visitação, traz opções para quem quer se aventurar por novos ares das paisagens portenhas.

Com cenários naturais de rios, vales e montanhas, este des-tino é um cenário incrível para a prática do chamado turismo de aventura. É possível aproveitar as atividades de água e de mon-tanha ao longo da Cordilheira dos Andes, como rafting, cool river, hidrospeed, bodyboard, canoagem, docky, caiaque, entre outros. Já para os que preferem uma conexão pacífica com a na-

tureza, vários programas permi-tem experiências para todas as idades e com níveis diferentes de complexidade, como caminha-das e as cavalgadas nos Andes.

Há ainda os que se arriscam a escalar o Monte Aconcágua, o ponto mais alto das Américas, com 6.960 metros de altitude. Além dessa variedade de pas-seios em seus arredores, a cidade de Mendoza, que atualmente

tem 114 mil habitantes, reserva ainda opções para os turistas que querem aproveitar os três epicentros onde se encontram a maioria dos bares, baladas e restaurantes. A cidade apresen-ta também outra faceta como um tour religioso por igrejas, templos, sinagogas e mesquitas, lugares de peregrinação, em que é possível desenvolver os lados místico e espiritual.

Page 19: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/13 03TURISmo

Fotos: Divulgação

Emoção em punta

Conhecer a um belo destino no início do outono é o desejo de todo viajante. Vivenciar as belezas naturais da cidade aliada a sua rica cultura é a proposta do Conrad Punta Del Este. Com variadas opções de entretenimento, lazer e gas-tronomia o balneário tem se tornado o destino predileto dos

turistas que buscam conjugar cenários paradisíacos com experiências únicas e muita badalação. O clima tropical da cidade confere uma atmosfera de receptividade e leveza, in-troduzindo o viajante a uma experiência memorável em Punta.

Com voos partindo de Con-

fins e conexões em São Paulo ou Rio de Janeiro diretamente para Punta, pelo programa Conrad Escapes, o pacote in-clui acomodação em apar-tamento duplo, aéreo Belo Horizonte / Puntadel Este / Belo Horizonte, traslado, café da manhã servido no restau-rante Las Brisas, e acesso diário

ao SPA (sala de musculação, sauna, sala de relax, jacuzzi, piscinas e quadras de tênis).

Aos fãs de altas doses de adrenalina e emoção, o Conrad realiza etapas do concorrido campeonato Poker Tour 2013, este, composto de 16 etapas de dois dias cada uma (sexta--feira e sábado), realizadas

entre os meses de março e novembro, com a grande final em dezembro.

Em 2012, o evento entregou em torno de US$ 2 milhões em prêmios, com a participação de aproximadamente 500 ins-critos, confirmando mais uma vez sua posição como maior premiação da América Latina e

superando as três edições ante-riores. “Nossa meta para 2013 é continuar com a difusão deste esporte, apoiando os princi-pais eventos e, desta maneira, superar a premiação anterior”, comenta José M. Silva, Executi-vo de Marketing Internacional, responsável pela divulgação do Conrad Poker Tour no Brasil.

Sobre o Conrad Poker Tour

O Conrad Poker Tour é uma sucessão de torneios de Poker Texas Hold´em que resultam em uma grande final em de-zembro, com prêmios milio-

nários.Uma das principais ca-

racterísticas dos Torneios do Conrad é que, além de não ser cobrada taxa administrativa,

ainda é realizado pelo Cassino um aporte (contribuição) aos prêmios. Isto garante que 100% da premiação seja repartida entre os finalistas.

Sobre o Conrad Puntadel Este

Localizado em Puntadel Este, um dos mais belos destinos da América Latina, o Conrad Resort & Casino oferece servi-ços sofisticados e atendimento personalizado. Inspirado nos grandes hotéis cassinos de Las Vegas, o Conrad dispõe de 296 apartamentos, projetados para acomodar os mais diversos perfis de hóspedes. Entre eles, estão as 24 suítes de varanda ampliada, de onde pode ser observado um panorama privilegiado de todo o

litoral da região. O hotel oferece serviços completos, desde Spa, Fitness Center, piscinas cobertas e outdoor, bares e restaurantes , grande estrutura para eventos e convenções . Para a comodidade dos hóspedes oferece conveni-ências como caixas eletrônicos, lavanderia, serviço de quarto 24 horas, cabeleireiro, concier-geria especializada, centro de recreação e reservas de carros e passeios. Aberto 24 horas, o cassino do hotel é considerado

o maior e mais importante da América Latina, sendo o único centro de jogos privado de todo o país. Visita obrigatória para amantes do jogo, é o único cassino no estilo de Las Vegas na América do Sul. Operado por Caesar’sEntertainment – empre-sa de jogo mais importante dos Estados Unidos – o cassino ocu-pa uma superfície total de 3.400 m2, dois clubes Vip para clientes exclusivos e a única sala de Texas Hold’emPoker da região.

Page 20: Edição Gazeta do Oeste - 2066

:: GAZETA do oESTE :: DIVINÓPOLIS - QUINTA-FEIRA, 09/05/1304 TURISmo

milton Nascimento

fará show especial

para o dia das mães na costa

do SauípeA Costa do Sauípe, resort

localizado no litoral norte da Bahia, confirmou um show es-pecial para o Dia das Mães. Milton Nascimento, um dos mais consagrados cantores do Brasil, será a atração principal do fim de semana, que realiza uma apre-sentação no sábado, 11 de maio.

Aeroporto de Porto Alegre recebe lanchonete popularFoi inaugurada esta semana

a lanchonete com preços regis-trados, ou lanchonete popular, do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS). O estabelecimento, que atende sob a bandeira Trop Café se lo-caliza numa área de cerca de 50 m² no terceiro piso do terminal de passageiros 1 do aeroporto. O diferencial da lanchonete é a oferta de 15 produtos com preços diferenciados entre as opções disponíveis no cardápio. A lanchonete popular do Salgado Filho é a quinta a ser inaugurada. As outras lojas estão nos aeropor-tos de Curitiba e Londrina (PR), Recife (PE) e Natal (RN).

Divulgação

Divulgação