edição gazeta do oeste - 2059

20
Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | SÁBADO E DOMINGO 27 E 28 DE ABRIL DE 2013 | ANO XIX | N.º 2059 | R$ 2,50 Quarteirão fechado da São Paulo poderá ser aberto pela Settrans PáGINA 07 Festa da Cerveja terá fiscalização com bafômetro Bafômetro da Polícia Rodoviária Estadual será utilizado para fiscalizar os motoristas que infringirem a Lei Seca. Efetivo da PM será disposto no interior e arredores da festa. PáGINA 11 Mesmo com reajuste salarial, transporte coletivo poderá parar por um dia EXPOSIÇÃO É realizado na biblioteca municipal Ataliba Lago uma exposição de artes visuais. As esculturas são feitas principalmente com jornais. CADERNO VARIEDADES RED BUGRE Conheça a história, os “causos” da Torcida Organizada do Guarani e a paixão pelo clube de Divinópolis Presidente do Sindicato dos Motoristas confirma que indecisão nas negociações em relação ao plano de saúde oferecido aos trabalhadores pode causar uma greve. PáGINA 05 CADERNO VARIEDADES Banco do Brasil paralisa atividades nesta terça A greve de 24 horas é de âmbito nacional e os funcionários protestam contra o novo plano de funções da empresa. PáGINA 05 Carla Mariela Luiz Felipe Enes

Upload: portal-g37

Post on 07-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição Gazeta do Oeste - 2059

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | sábado e domingo 27 e 28 de abril de 2013 | ANO XIX | N.º 2059 | r$ 2,50

Quarteirão fechado da são Paulo poderá ser aberto pela settrans

Página 07

Festa da Cerveja terá fiscalização com bafômetroBafômetro da Polícia Rodoviária Estadual será utilizado para fiscalizar os motoristas que infringirem a Lei Seca. Efetivo da PM será disposto no interior e arredores da festa. Página 11

Mesmo com reajuste salarial, transporte coletivo poderá parar por um dia

exPosiçãoÉ realizado na biblioteca municipal Ataliba Lago uma exposição de artes visuais. As esculturas

são feitas principalmente com jornais.

Caderno variedades

red bugre

Conheça a história, os “causos” da Torcida Organizada do Guarani e a paixão pelo

clube de Divinópolis

Presidente do Sindicato dos Motoristas confirma que indecisão nas negociações em relação ao plano de saúde oferecido aos trabalhadores pode causar uma greve. Página 05

Caderno variedades

Banco do Brasil paralisa

atividades nesta terçaA greve de 24 horas é de âmbito nacional e os funcionários protestam contra o novo plano de

funções da empresa.

Página 05

Carla Mariela

Luiz Felipe Enes

Page 2: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/1302 PolíTica

silvioFrança

[email protected]

Seguem as audiências públicas para elaboração do Plano Diretor de Divinópolis coordenadas pela FUNEDI/UEMG. A peça depois de finali-zada, será apreciada pelo Executivo e Legislativo e define as diretrizes para o desenvolvimento de Divinópolis. Está sendo construída de maneira participativa e técnica, evitando ao máximo as interferências políticas. As audiências públicas estão sendo realizadas em vários pontos da cidade e são mais um instrumento de participação popular e controle social. Vale a pena acompanhar.

enTrevisTa com o PrefeiToVladimir Azevedo é o convidado de segunda-feira do Programa “Bom

Dia Divinópolis” da Rádio Minas e na oportunidade serão abordados os assuntos “Olho Vivo”, “Quarteirão fechado da rua São Paulo” e outros de interesse popular. A entrevista será transmitida em cadeia com a TV Candidés a partir de 8 horas da manhã. Para acompanhar basta sintonizar 99.3 no FM ou 1140 no AM. Na televisão Canal 13 e na internet em www.sistemampa.com.br;

o desTino de TolenTinoO deputado estadual Fabiano Tolentino ainda não definiu se deixa o

PSD e se filia ao MD, o novo partido político que no Estado tem o comando da Deputada Luzia Ferreira. O que tem desagradado Tolentino é a tendên-cia Dilmista do MD sendo que o parlamentar atualmente faz parte da base de apoio do governo Anastásia. Fabiano Tolentino porém deverá avaliar ainda as chances de reeleição dentro de cada umas das sigas e então fará a sua escolha. Em entrevista ao Jornal Estado de Minas esta semana Tolentino declarou: “Neste primeiro momento ainda estou estudando. Fábio Cherem e o Hélio Gomes vão ficar no PSD. Estou incomodado com o posicionamento político da nacional em apoio à Dilma. Mas ainda não decidi para onde ir”.

congresso de municíPiosAprimorar a comunicação dos municípios com a população e ampliar

o relacionamento com a imprensa é uma das propostas do 30º Congresso Mineiro de Municípios, que acontece em maio, no Expominas. A AMM leva para o congresso conferências que debatem o tema como elemento fundamental para os gestores públicos, assessores de comunicação e profissionais do segmento. O presidente da Rede Minas, Hugo Teixeira, abre a programação das salas técnicas com a palestra “O Município na Mídia: Como Transformar Trabalho em Notícia”, às 14h. No dia 8 de maio, segundo dia do evento, o jornalista Fernando Mitre apresenta, às 15h45, a conferência “Gestão da Comunicação e os Instrumentos de Transparência”. A entrada é gratuita, mas as inscrições deverão feitas antecipadamente pelo telefone (31) 2125-2400 ou pelo portal www.portalamm.org.br.

PvAo contrário do que circulou nos bastidores políticos Íris Moreira

continua a frente do Diretório Municipal do Partido Verde em Divinó-polis. Especulava-se que Luís Cláudio, o Bezerro é quem teria assumido o comando. Apesar do apoio a criação da Rede Sustentável de Marina Silva, Íris afirma que sua identidade com o partido é muito forte e que não o abandonará. A ex-assessora parlamentar da Vereadora Dra. Heloisa Cerri trabalha agora nas articulações para que esta possa se lançar como candidata a deputada no próximo ano.

conviTe à cidadaniaO quadro “Convite à cidadania” que é veiculado todas as quintas-

-feiras na Rádio Minas está sob novo comando. Desta vez quem fala sobre participação popular e cidadã é o Professor Universitário Léo Santos que é também coordenador do MOVcidade. Logo nos primeiros programas o professor tem mostrado muita competência ao apresentar para a população os caminhos para se exercer de verdade a cidadania, longe de picuinhas políticas e partidarismos e dentro do que é a verdadeira participação popular.

uedO novo Presidente da União dos Estudantes de Divinópolis, Felipe

Alveoli está preparando uma atividade que deverá marcar as comemo-rações do aniversário da cidade. Trata-se de um encontro que irá reunir novos e antigos membros da UED para discutir o movimento estudantil e trocar experiências. A UED já contou com nomes expressivos de nossa sociedade em suas fileiras como ex-prefeito Demétrius, o historiador Flávio Flora, o jornalista Fernando Camilo e o vereador Rodrigo Kaboja. Alveoli está tentando reunir todos estes e mais alguns para que haja sucesso na iniciativa. Em breve mais detalhes.

Para refleTir“A política baseia-se na indiferença da maioria dos interessados, sem

a qual não há política possível.” – Paul Valéry

Plano direTor

Carla Mariela

carla [email protected]

Os líderes comunitários da Associação dos Amigos das Nas-centes de Divinópolis (AMINAS) e da Frente Popular Compromisso com Divinópolis, estão há mais de um mês colhendo assinaturas de cidadãos que estão insatisfei-tos com a administração do pre-feito da cidade, Vladimir Azevedo (PSDB). O objetivo destes líderes é fazer com que haja o impeach-ment do gestor. As assinaturas estão ocorrendo no quarteirão fechado da rua São Paulo, pró-ximo à Câmara. Ontem (26), o vice-presidente da Associação dos Amigos das Nascentes de Divinópolis, José Nilton Teodoro, disse que já recolheu aproxima-damente 12.000 assinaturas e que hoje (27), haverá a queima de um boneco que foi elaborado pelos membros do movimento representando o prefeito, para mostrar que estão indignados com o buraco da avenida Paraná que até hoje não foi fechado.

De acordo com José Nilton Teodoro, as pessoas que fazem parte deste movimento contra o governo do Vladimir Azevedo estão em vários pontos da cida-de e sobre este movimento, está havendo segundo ele uma grande satisfação popular. As assinaturas estão sendo colhidas, inclusive, nas imediações do hospital do câncer, e do Hospital São João de Deus. “O povo está assinando em massa, uma vez que estes não es-tão satisfeitos com o governo do

prefeito de Divinópolis”, afirmou.Em relação ao boneco que foi

elaborado representando Vladi-mir Azevedo, o vice- presidente da Associação dos Amigos das Nascentes de Divinópolis, José Nilton Teodoro, explicou que esta é uma maneira de manifestar o direito do povo, por estar insatis-feito com o prefeito atual e que uma vez que ele está junto com a população insatisfeita, ele luta para que haja o impeachment. De acordo com José Nilton Teo-doro, ele tem fé em Deus que em conjunto com os cidadãos que estão apoiando o movimento vai conseguir o seu objetivo que é a saída do prefeito de Divinópolis do Poder Executivo.

Ele ainda informou que hou-ve uma exigência para que ele e os outros membros retirassem as faixas do quarteirão da rua São Paulo, onde eles estão recolhendo as assinaturas, alegando que as faixas com dizeres relacionados à administração estão ferindo o código de postura do município. Para ele, embora tenha tido esta solicitação, a própria prefeitura coloca faixas em pontos distintos da cidade, como por exemplo, quando houve a mudança da feira do Niterói segundo José Nil-ton, ele até tem fotos registradas, de mais de 15 faixas nas árvores, José Nilton conta que as faixas es-tavam nas árvores do local. “Nós tivemos uma retalhação, porque eles vieram aqui para retirar as nossas faixas dizendo que era crime ambiental, mas o que nós passamos para eles era que crime

ambiental estava acontecendo na cidade inteira, no bairro Niterói, várias faixas foram colocadas, eles vieram aqui notificar o nosso grupo, mas lá no Niterói em frente ao posto de saúde tem uma faixa que a própria prefeitura colocou”, destacou.

José Nilton Teodoro ao final da entrevista convidou toda a população insatisfeita com a administração do atual gestor, para comparecer a Praça para assinar e apoiar o movimento e que também compareça no buraco da avenida Paraná, onde haverá um manifesto e o boneco será queimado. O ato é referente à indignação do povo pelo fato dos trabalhos no buraco ainda não terem sido finalizados. “Amanhã (28) de 13h às 14h o boneco será queimado na avenida Paraná próximo do buraco e espero que o povo esteja presente para jun-tarmos forças quanto este nosso movimento”, concluiu.

relembre quando as assina-turas Começaram a serem Colhidas Por membros do movimento

No dia 07 de março, a Praça da Catedral, tornou-se palco de uma passeata entre os líderes comunitários da Associação dos Amigos das Nascentes de Divi-nópolis (AMINAS) e da Frente Popular Compromisso com Divinópolis, com distribuição de panfletos em relação a atual administração. O movimento se estendeu até o quarteirão fechado da rua São Paulo para o

início das assinaturas de quem era contra o governo de Vladimir Azevedo.

O presidente da Frente Popular Compromisso com Divinópolis, Arnaldo Batista, começava naquele momento a campanha “O povo põe, o povo tira - Fora Vladimir”. A intenção deste lema é chamar atenção da população do município re-latando que assim como o povo tem o direito de colocar o gestor para atuar a frente do Poder Executivo, o povo também tem o direito de tirá-lo. “Nós achamos que já passou da hora desse prefeito sair, ele nem deveria ter sido reeleito, a nossa campanha é para tirá-lo e chamar novas eleições”, disse.

Os principais fatores que es-tavam apresentados no panfleto e que estão deixando os líderes comunitários indignados são referentes à Copasa que apre-sentou um aumento de 50% a partir de janeiro deste ano nas contas mensais. Os consumido-res tem relatado que as contas estão chegando com aumentos diferenciados. Há também a reivindicação do aumento da passagem do transporte coletivo de R$2,25 para R$2,45, o aumen-to dos salários dos vereadores, secretários, prefeito, enquanto o salário mínimo aumentou 6.8% e a aposentadoria 7.2%, além disso, também estão às obras do PAC que para os líderes comuni-tários estão paradas, a indústria das multas e do rotativo e a venda do patrimônio municipal.

Líder Comunitário convida população para novo manifestoSegundo José Nilton Teodoro a manifestação ocorrerá devido à demora na conclusão dos trabalhos no buraco da avenida Paraná.

José Nilton Teodoro está convocando a população para fazer parte do manifesto, onde haverá a queima do boneco.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na última quinta-feira (25), a 1ª reunião preparatória do Ciclo de Debates “Um Novo Olhar sobre a Questão da Dependência Quími-ca”. Quem conduziu os trabalhos foi o presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas, deputado Vanderlei Miranda (PMDB), que ressaltou a participação da juíza da Corte de Drogas do Condado

de Miami, Deborah White-Labo-ra, no evento.

Vanderlei Miranda anunciou que o ciclo de debates será aberto com palestra magna da magis-trada. Ele relatou ainda a ida de delegação da ALMG aos Estados Unidos para conhecer a experi-ência da juíza, que, segundo ele, é referência em justiça terapêutica. “Teremos a oportunidade de ouvir uma autoridade pública engajada no combate às drogas

e que, efetivamente, tem obtido êxito no encaminhamento de dependentes químicos detidos a tratamento”, destacou o de-putado.

sobre o CiClo de debatesDurante o encontro, o par-

lamentar apresentou a progra-mação proposta para o evento, que foi discutida e avaliada pelos representantes da secretaria de Estado de Defesa Social, da Polí-

cia Militar, da Defensoria Pública de Minas Gerais e de entidades de recuperação de dependentes químicos. Ficou definido que o ciclo de debates será realizado nos dias 24 e 25 de junho, no Plenário da ALMG. Está prevista a realização de dois painéis. O primeiro terá como eixo temático os desafios e as perspectivas da justiça terapêutica. Já o segundo vai focar as ações de tratamento dos dependentes.

ALMG prepara ciclo de debates sobre dependência química

Page 3: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13 03PolíTica

Divulgação

carla [email protected]

A Associação Mineira dos Municípios (AMM), através do seu departamento jurídico, deci-diu ajudar os 853 municípios na cobrança para repor as receitas que perderam. Para o então pre-sidente da AMM, Ângelo Roncalli, o departamento resolveu cola-borar com os municípios porque realizou estudos sobre as receitas perdidas e pretende nesse sentido resolver o problema que tem afe-tado as cidades mineiras.

No ano passado, os municí-pios mineiros sofreram com as constantes reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), devido à política de deso-neração de impostos praticada pelo Governo Federal na tentativa de aquecer a economia nacional frente à grave crise mundial, relacionadas ao Fundo de Parti-cipação dos Municípios (FPM). A decisão atingiu as receitas dos municípios, que se sentiram afetados para cumprirem suas obrigações financeiras.

Esta situação fez com que alguns municípios, inclusive, Divinópolis, tomassem algumas medidas de emergência. O prefei-to Vladimir Azevedo (PSDB), por exemplo, teve que exonerar fun-cionários para trabalhar com uma equipe mínima. Após seis meses

desenvolvendo os trabalhos junto com esta equipe mínima, no dia 11 de março deste ano, o prefeito anunciou a nomeação dos novos secretários para dar a continuida-de aos trabalhos, os quais foram realizados durante seis meses.

Baseada, nestas circunstân-cias que atingiram diretamente as receitas dos municípios, a AMM está auxiliando judicial-mente para que as cidades sejam compensadas com a desoneração fiscal.

Conforme Ângelo Roncalli, as medidas adotadas pelo Governo Federal agravaram o quadro, criando as políticas de desone-ração fiscais que impactaram negativamente os cofres dos mu-nicípios e estados brasileiros em cerca de R$ 46 bilhões. Só com as desonerações do IPI concedidas em 2012 o governo renunciou R$ 8,34 bilhões, o que impactou em R$ 1,9 bilhão os cofres mu-nicipais no repasse do FPM. Até 2014 o Ministério da Fazenda estima que as desonerações do IPI cheguem a R$ 11,88 bilhões, e deste montante os municípios brasileiros terão perdido aproxi-madamente R$3,0 bilhões.

Ainda segundo Roncalli, em Minas Gerais, a situação foi ainda pior, 70% dos municí-pios mineiros são dependentes do Fundo de Participação dos Municípios que é composto por

23,5% dos recursos provenientes do IPI, o que representou uma queda nas arrecadações munici-pais e colocou a maior parte das cidades mineiras em situação financeira complicada.

Com isso, apenas com a re-dução do IPI, as cidades mineiras deixaram de arrecadar mais de R$ 287 milhões em 2012. Com a continuidade desta política, os municípios mineiros podem deixar de arrecadar, no ano de 2013, aproximadamente R$ 118 milhões, terminando o ano de 2013 com perdas acumuladas de R$ 405 milhões.

Na tentativa de colaborar e auxiliar os municípios mineiros, a AMM, tomou a medida de solicitar dos municípios uma procuração, a qual as cidades que pretendam solucionar o problema encaminhe para a en-tidade até o dia 02 de maio, desta forma o departamento jurídico da AMM tomará as providências cabíveis, em relação à cobrança da União sobre à reposição das receitas perdidas pelos muni-cípios. Ângelo Roncalli deixou claro que esta decisão foi tomada após estudos, análises amplas e depois do também entendimen-to da ministra Carmem Lúcia.

Segundo informações da AMM, até o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do en-tendimento da ministra Carmem

Lúcia, ressalta que o governo federal quando desonera o IPI retira variáveis financeiras do montante pertencente aos mu-nicípios. As cidades precisam lutar pelos seus direitos, enfim serem recompensadas por esta desoneração. A AMM, por meio do seu corpo jurídico, estudou o caso e está preparando uma ação junto ao poder judiciário, pedin-do a restituição desta receita aos cofres públicos.

A Associação Mineira dos Municípios está defendendo que dentre as 853 cidades que a entidade engloba; aqueles muni-cípios que querem ser ajudados não podem ser prejudicados por decisões aleatórias.

Esta é uma medida inédita executada por uma Associação a favor dos municípios. A AMM, como representante das 853 cidades mineiras, defende a posição de que os municípios não podem pagar a conta da União. Assim, esta é uma ação gratuita da Associação para as cidades mineiras. Inclusive, pensando nesta dificuldade, os novos gestores participarão do 30º Congresso Mineiro dos Municípios no dia 08 de maio, às 10h, e pelo economista Gustavo Loyola, serão orientados sobre como enfrentar estas dificulda-des, e como fazer para manter as contas em dia. Este evento

contará com a presença de ges-tores, empresários e população e acontecerá nos dias, 07, 08 e 09 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte.

Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o evento, que já é referência no cenário político nacional, traz

nesse ano o tema “Novos Desa-fios e Oportunidades da Gestão Municipal”. Dentre as atividades que compõem o evento estão palestras magnas, atividades temáticas e premiação. A entrada é gratuita. Para inscrições e infor-mações acesse www.portalamm.org.br/congresso.

AMM pretende auxiliar cobrança de reposição de receitas perdidasA ação judicial será realizada por meio do departamento jurídico da entidade, após amplas análises referente à situação

Ângelo Roncalli afirmou que haverá uma ação judicial para ajudar os municípios mineiros.

Assessoria de comunicação da AMM

O governador Antonio Anas-tasia anunciou, na última quin-ta-feira (25), durante visita à sede da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), em Ipatinga, o início, nos próximos 60 dias, das obras de pavimentação de trecho de 56,8 quilômetros da MG-760 – São José do Goiabal – Timó-teo – Cava Grande, incluído no programa Caminhos de Minas. No Vale do Aço, foram incluídos nove trechos, que totalizam 277 quilômetros e previsão de inves-timentos de R$ 313 milhões em projetos e obras.

“A obra já foi priorizada, o projeto já foi licitado e contrata-do, estamos agora na fase final da licença ambiental. Eu acredito que, em até 60 dias, vamos estar aqui novamente, para assinar o início das obras e, certamente, iniciar aquele que é um sonho antigo da região, resgatando esse nosso compromisso que fizemos com muito gosto com o Vale do Aço”, afirmou o governador.

O Caminho de Minas tem como objetivo possibilitar maior

integração entre os municípios e regiões, encurtar distâncias e di-minuir custos de transporte, com reflexo direto no desempenho da economia mineira. A redução no tempo de deslocamento de pessoas, bens e cargas é fator determinante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das regiões beneficiadas, dos que visitam o Estado ou daqueles que precisam utilizar a infraestrutura rodoviária mineira. Também vai impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e en-tre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras, o façam com mais se-gurança, tranquilidade e rapidez.

Durante a visita à sede da AR-MVA, Antonio Anastasia assinou despacho governamental deter-minando à secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Me-tropolitana (Segem) prioridade na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMVA.

O PDDI vai definir diretrizes

de políticas públicas integradas na região em áreas como mobi-lidade urbana, tratamento dos resíduos sólidos, ordenamento territorial com regras para ocu-pação do solo e licenciamento ambiental. Também foi assinado, durante o evento, contrato entre a Segem e o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Uni-leste), representado pelo reitor Genésio Zeferino da Silva Filho, para a elaboração do Plano, que deverá estar concluído em 18 meses.

O secretário de Gestão Me-tropolitana, Alexandre Silvei-ra, em seu pronunciamento, destacou estar cumprindo a missão de fortalecer o arranjo institucional da região metro-politana de Belo Horizonte e tirar do papel a criação da região metropolitana do Vale do Aço, “concretizando-a de forma a implementar as políticas públi-cas comuns aos municípios do núcleo e colar metropolitano, com planejamento nas áreas da educação, saúde, segurança, mobilidade, meio ambiente,

desenvolvimento econômico”.

sobre armvaÉ a entidade estadual res-

ponsável por promover o de-senvolvimento econômico na região, realizar o planejamento urbano integrado e fiscalizar o uso do solo nos municípios integrantes da RMVA e do seu Colar Metropolitano. Foi cria-da em 2012 e está vinculada à secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana (Segem).

A RMVA é constituída pe-los municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. Outros 22 compõem o Colar Metropoli-tano: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Córrego Novo, Dom Cavati, Dionísio, Entre-Folhas, Iapu, Ipaba, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo d’Água, São José do Goiabal, São João do Oriente, Sobrália e Vargem Alegre. A RMVA abriga uma população de cerca de 800 mil habitantes.

Governador anuncia pavimentação de rodovia no Vale do AçoDurante visita à sede da ARMVA, em Ipatinga, Antonio Anastasia assinou despacho governamental determinando prioridade na elaboração do Plano Diretor da região.

O governador Antônio Anastasia anuncia obras de pavimentação incluídas no programa Caminhos de Minas.

Page 4: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/1304 oPinião

ediTorial

“A prática do fazer jornalismo consiste na busca da verdade, questionando, suspeitando, e

confrontando o velho ou o novo com o apurado.”

Jornalismo e SociedadeA relação jornalismo e sociedade é uma parceria que deve sempre se

manter dinâmica. O escrever deve ir muito além que do simples fato de registrar um determinado momento social. E a participação da sociedade para que isso ocorra e ainda que haja o bom funcionamento da máquina comunicativa é indispensável.

Para muitos o jornalismo é tido como algo especulativo, tendencioso e até malicioso. Se é ou não, cabe a cada cidadão discernir. Essa liberdade de assimilação e compreensão a cerca dos temas expostos pelo trabalho jornalístico é de suma relevância para o direcionamento das ações dos profissionais que se dedicam a esta área.

Como em qualquer outra função o jornalismo tem a força de construir, de mudar. Esse contato da sociedade para com os articuladores da infor-mação só tem a render frutos. Prova disto é a rapidez com que melhorias são feitas na cidade. Um dia problema, no outro solução. Acaba que essa prática desenvolvida entre a comunidade e os meios de comunicação se transforma numa “ponte” de possibilidades. A comunidade alerta sobre os problemas, o meio de comunicação expõe a situação e ainda dando direito de resposta aos órgãos competentes, sugere-se uma solução.

A estrutura com que a notícia é construída denota o compromisso do meio de comunicação com a população que direta ou indiretamente recebe estas informações. Não é segredo para ninguém que um bom comunicador recebe informações por meio de pessoas que ele fideliza no decorrer da profissão. A presença das tradicionais “fontes” na vida dos jornalistas tem todo um diferencial.

Devemos ter ciência de que na verdade é a população que dita a maior parte dos temas a serem noticiados de um jornal. Os demais são assuntos que tem projeção nacional ou internacional.

A arte de fazer jornal, prin-cipalmente diário, reside na se-riedade de observar o que uma sociedade expõe de maior neces-sidade. Falar de temas aleatórios à isso configura o termo “encher linguiça”. Uma das funções do comunicador é estar em plena sincronia com a população. Acolher as ideias, filtrá-las e transforma-las em temas de crescimento é em si um compromisso.

Fazer jornalismo não é um ato completo, nem definitivo, nem imediato. Jornalismo é uma série que o tempo completa ou nega. Então, é possível dividirmos o Jornalismo em 30% de verdade, 30% especulação e 30% tese e teoria. E os 10%? São inverdades? A apuração da notícia ou dos fatos que se tornam notícia envolve tudo isso. Ela pode até nem ser apurada ou bem apurada, mas só reproduzida.

No dia a dia do fazer jornalismo, em particular da cobertura dos grandes escândalos ou dos crimes bárbaros ou dos exemplos de vitórias, estão lá os percentuais. Em que proporção ficarão na versão final, isto é um outro conteúdo. Fazer jornalismo é simples, por isso é necessário ter critérios para acesso e ética para o exercício. E será sempre melhor se tiver conhecimento acumulado. Porque o fato é único e a verdade é uma só, mas as versões podem ser várias.

De mãos dadas a comunidade e a imprensa vai aos poucos alicerçando uma sociedade mais justa e humana. Devemos ressaltar que existem profis-sionais e profissionais e que uma carreira não se constrói com suposições e “achismos”. O jornalista precisa, ao longo de sua jornada funcional, primar pela prática de registros que venham a agregar valores. Ser o agente da informação, porém com flexibilidade e abertura as possibilidades de erros.

Na verdade ninguém, nem mesmo os comunicadores são donos da verdade, devem ser condutores da verdade, da eficácia, do crescimento.

Todavia, um fator enfático na relação jornalismo e sociedade é a con-fiança, bem como a credibilidade que o jornalista alcança perante o público. Cabe, por tanto, ao jornalista se especializar, se atualizar e se interessar pelos novos aparatos tecnológicos, pois o seu papel não mudou. O que tem mudado são as ferramentas, mas sua principal função continua sendo a de informar a população aquilo que lhe é de interesse, sempre com compro-misso com a verdade e respeitando os códigos da profissão.

A prática do fazer jornalismo consiste na busca da verdade, questio-nando, suspeitando, e confrontando o velho ou o novo com o apurado.

cristine Strassburger

[email protected]

como emagrecer com TeraPia?

Lázaro Barreto

[email protected] | http://lazarobarreto.blogspot.com

Uma criança em relação ao começo do mundo (que deve ter acon-

tecido em época imemorial) é mais idosa do que o velho mais velho. A

questão de idade é, pois, muito relativa. E a Vida no Mundo está sempre

dependente da Saúde. E o que é a Saúde? A Saúde é a Ecologia. E o que é

a Ecologia? Está no Aurélio: é o estudo da planta e do animal e do homem

em relação com o meio ou com o ambiente. E qual é o produto visado por

esse estudo? A saúde animal, vegetal e mineral, claro.

Sabemos sobejamente que a palavra Ecologia quer dizer Saúde.

E foi assim acreditando que cometo o poema abaixo, sobre um lugar

emblemático do Município de Valinhos, Estado de São Paulo, chamado

apropriadamente Vale Verde, esperando que o leitor consciencioso

considere a importância da ECOLOGIA na Vida de Todo o Mundo, assim

como belamente acontece no maravilhoso local.

vale verde

O silêncio volumoso dos mimos e quimeras.

A cantoria esvoaçante na brisa oportuna.

O negrume translúcido das névoas fugazes.

O arvoredo diáfano a oxigenar a memória.

Um azul transparente e retroativo.

O verde secular nas entrelinhas climáticas.

As melodias implícitas nas moitas e coivaras.

A flor das águas nos recantos lacustres,

E ao longo das casas respiráveis e dos jardins

Entrelaçados das folhas, flores e frutas

Nas trigueiras árvores dos amplos arredores...

Aqui e agora, lá e depois, a fusão das cores

Vivifica e embeleza a paisagem mimética,

Em lentos e airosos e sussurrantes momentos.

É só ver para amar, prontamente.

É só deitar para dormir, prontamente,

No começo, no meio e nos confins

Dos sonhos pretéritos e proféticos...

De repente o chão é outro jardim,

E o sol: uma lua diurna...

A alma das coisas e dos seres

Desprende-se numa quietude risonha para harmonizar

Outras alegrias nos possíveis descampados,

Nas asas da clorofila e no embalo da fotossíntese,

Suscitando a algazarra das maitacas

E os monólogos e duetos da passarada

Nas proximidades onde o sol e a lua trocam beijos,

Numa carícia sobrenatural, sobrehumana,

A favor da realidade vitalícia dos seres vivos

Ali

Tão harmoniosos da Santa Natureza.

Órgão do gruPo gaZeTa do oesTe de comunicação lTda

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

adminisTração, redação e gráfica: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

assessores JurídicosDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Flávio Vaz

O JORNAL NãO É SOLIDáRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

direTor PresidenTeFernando Marcos Rodrigues

direTor de marKeTingLeonardo Marcos Rodrigues

ediTora cHefeCarina Lelles

a ecologia É a saÚde do mundo e da vida

Todos nós sabemos o que é preciso para emagrecer mas por que

não conseguimos? Emagrecimento pressupõe mudança de hábitos, de

comportamento. Mais que perder peso, emagrecer é mudar a cabeça

para, consequentemente, mudar peso. Mudanças mobilizam ansiedade,

incerteza, medo do desconhecido. A própria natureza do comportamento

alimentar inadequado, que leva à comida, é complexa. Muitas vezes é

ligado a sentimentos de culpa, ansiedade, angustia, raiva, preocupa-

ção, depressão, stress, obsessões, insônia, ciúmes. Problemas afetivos,

sexuais, de relacionamento, conjugais, desajuste familiar, podem ter na

comida um “remédio” indevido, sem que a pessoa se dê conta. Conscien-

temente a pessoa quer sim emagrecer, mas inconscientemente existem

muitas razões para que ela não consiga. Emagrecer não é apenas fazer

mais uma dieta por algum tempo para perder algum peso. É, em muitos

casos, fazer uma revisão da parte afetiva, da ligação da mesma com o

alimento e o que ele representa para você.

Um dos primeiros casos que trabalhei no consultório foi de uma

mulher que queria emagrecer mas não conseguia. Já havia tentado quase

todos os regimes que existem, alguns nada saudáveis. Dentro de um ano,

a mesma havia conseguido na terapia perder seus 15 kg. Isso já fazem

praticamente uns 6 anos e a paciente nunca mais voltou a engordar. Será

algum milagre? Claro que não! Este foi um dos meus vários casos sobre

este mesmo tema. Então irei explicar um pouco como isto acontece.

Desde criança tentamos nos comunicar com nossos pais através

de choros, resmungos etc. Algumas vezes, esses choros representam

fome, outras vezes frio, carência e por ai vai. Normalmente os nossos

pais tentam interpretar essa comunicação não verbal. Começamos assim

a entender o mundo. Os pais podem achar que toda vez que choramos

estamos com fome e nos oferece uma mamadeira. Tive uma paciente uma

vez que disse que a mãe deixava preparada 8 mamadeiras prontas durante

a noite e toda vez que a criança resmungava ela a amamentava. Então

se a criança estava com frio, a mãe lhe dava comida, se estava carente,

a mãe lhe dava comida e todos os outros sentimentos eram supridos

com comida. Como é que esta criança irá reagir depois de adulta quando

estivesse carente, triste etc? Comendo é claro!

Existem os casos também em que os pais quando estão alegres

comemoram com comida! Se a mãe perceber que o filho está triste, faz

uma comida especial para alegrá-lo e muitos outros casos onde a pessoa

transforma a comida em muito mais do que ela realmente representa.

Precisamos também entender a questão da ansiedade. Quando

ficamos ansiosos ou com uma sensação de vazio dentro da gente tenta-

mos preenchê-los com a alimentação, de preferência algo bem doce ou

gorduroso, o que faz com que engordemos mais ainda, causando assim,

um ciclo vicioso. Comemos para não nos sentirmos tristes e ficamos mais

tristes ainda porque engordamos. Aliás, se todas as vezes que tivermos

ansiosos formos comer um chocolate, cada vez mais teremos esta vontade

pois acabamos por dar um prêmio (o chocolate) para nós mesmos ao invés

de tentarmos diminuir o estado ansioso.

O sobrepeso possui também algumas “vantagens” inconscientes.

Se temos dificuldade em nos relacionar, por exemplo, é mais fácil usar a

justificativa do peso para ficarmos longe dos relacionamentos. Se temos

também, dificuldades de receber elogios e de chamar a atenção podemos

nos “esconder” atrás do corpo insatisfeito.

Então, na terapia, tentamos entender este histórico alimentar para

colocar a comida realmente no lugar dela (aquele de alimentar) e não para

preencher algum vazio ou fugir de algum sentimento negativo. Colocamos

cada coisa em seu lugar. Aprendemos a lidar com a ansiedade, aumen-

tamos a autoestima e conseguimos ficar com o corpo que gostaríamos.

Page 5: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13 05cidades

Em difíceis negociações des-de o início do ano, empregados do setor de transporte em Divinó-polis ainda não definiram todas as condições impostas pelos trabalhadores. Desde 2012, os representantes da classe patronal possuem conhecimento das rei-vindicações feitas. Assim, durante boa parte das negociações, alega-ram não ter uma decisão definida a ser repassada aos trabalhadores, devido a diversos fatores. No entanto, a classe apresentou, há algumas semanas, uma con-traproposta aos trabalhadores, considerada abaixo do esperado,

sendo, posteriormente, rejeitada. Porém, a situação está se

resolvendo. Segundo Erivaldo Adami, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Divinópolis, já foi acertado o reajuste salarial com a empresa responsável pelo trans-porte na cidade. Inicialmente, a reivindicação era de aumento taxado em 12%. A penúltima contraproposta foi de 7,7%, con-siderada inaceitável pela classe dos empregados. Recentemente, o acerto saiu, com o reajuste fixa-do em 8,46%. Além disso, Erivaldo destaca o sucesso nas negocia-ções em relação a participações nos lucros da empresa e ticket alimentação. Mesmo com o sa-

lário reajustado, o presidente do sindicado diz que ainda aguarda a confirmação: “Estamos aguar-dando o pagamento do salário já reajustado”. Anteriormente, o motorista recebia um valor bruto de R1.300,00, com o cobrador ganhando R$678,00.

Entretanto, uma negociação em aberto pode causar grande impacto na cidade. A renovação por direito a plano de saúde ainda não está definida. Segundo Ada-mi, a expectativa é de que este im-passe seja resolvido o mais breve possível. A situação está parada, pois as condições impostas pela operadora de serviço de plano de saúde à empresa responsável pelo trabalho dos motoristas não estão sendo aceitas pelo órgão: “Estão dizendo que não irão oferecer mais o plano. Se isso for feito, vamos ter que fazer uma parali-sação do transporte coletivo na cidade”, revelou Erivaldo Adami.

Ainda de acordo com o presi-dente do sindicato, o não direito a usufruir do plano de saúde está fora de cogitação: “Nós não vamos aceitar essa situação. O plano de saúde é uma conquista que tivemos”. A empresa não está querendo reajustar as con-dições do plano conforme o que a operadora está pedindo: “Isso não é problema dos motoristas e cobradores. Eles não podem ficar sem o plano de saúde. A opera-dora diz que se a empresa não

reajustar nas condições impostas por ela, não terá negociação”, argumentou.

Outra reivindicação feita pela classe dos trabalhadores no início das negociações era em relação ao tempo diário de trabalho. Na oportunidade, Erivaldo Adami confirmou que alguns motoristas e cobradores chegavam a traba-lhar durante onze horas por dia, sem receber qualquer bonifica-ção de hora extra. Isso também foi resolvido: “A carga horária foi acertada, cumprindo a lei. Estão cumprindo corretamente, pagan-do as horas extras trabalhadas, o que não acontecia”, disse. O ideal, para Adami, seriam três turnos de sete horas de trabalho. Assim,

evitaria o cansaço excessivo dos trabalhadores, não alteraria em nada na empresa e atenderia os usuários em perfeitas condições: “Toda a equipe do veículo, se possuir melhores condições de trabalho, o realizará de forma ainda melhor”.

Serão realizadas mais reuni-ões a partir da próxima segunda--feira (29) buscando resolver este impasse “A decisão é definitiva: se a empresa não acertar a questão do plano de saúde, não vamos trabalhar. A paralisação será feita. Há o risco até de fazermos greve. Estamos reivindicando a manu-tenção do plano de saúde, pois é um direito adquirido que não abrimos mão. É uma conquista

nos anos de luta que tivemos”, enfatizou.

Se a operadora suspender o atendimento, Erivaldo garante que os trabalhos também não serão feitos: ”Faltam alguns fe-chamentos. Caso eles não sejam negociados de acordo com a vontade dos trabalhadores, não teremos dia de serviço. Tudo que está sendo feito é de interesse dos próprios trabalhadores”.

Essa situação está criando um desgaste para os trabalhadores. Apesar de haver uma ata assi-nada pela empresa, nem todas as negociações estão fechadas: ”Isso envolve apenas o transporte coletivo urbano, não o intermu-nicipal”, lembra Erivaldo Adami.

Trabalhadores do transporte coletivo tem salários reajustados, mas paralisação ainda poderá ser feitaReajuste atingiu o percentual de 8,46%, ainda menor do que os 12% reivindicados no início das negociações. Impasse por plano de saúde pode causar greve

Motoristas poderão fazer paralisação

Erivaldo Adami revela impasse nas negociações

Daniel Michelini

daniel [email protected]

Os funcionários do Banco do Brasil paralisam as atividades por 24 horas nesta terça-feira (30) para protestar contra o novo plano de funções da empresa. O novo instrumento retira direitos e conquistas dos empregados e foi implantado sem negociação com as entidades representativas dos trabalhadores.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Divinópolis e Região, Dálber Lúcio de Faria, a greve é nacional e visa pressionar a direção do banco para que negocie altera-ções no plano.

Há mais de dois meses os bancários do Banco do Brasil e os sindicatos da categoria vem intensificando a mobilização em âmbito nacional. Além da greve de 24 horas na terça-feira, outras

paralisações podem ocorrer em maio se o banco não abrir as negociações.

O novo plano de funções mexe com o Valor de Referência (VR) dos cargos comissionados, o valor das funções gratificadas e o Adicional de Função de Confian-ça, entre outros ítens.

Ontem (26) foi publicado um edital comunicando a greve. Todas as agências do Banco do Brasil em Divinópolis deverão ficar fechadas na terça-feira por causa da paralisação, voltando as atividades normais na quinta--feira (02) já que na quarta-feira (1º) é feriado nacional.

Nesta segunda-feira (29), ha-verá novamente uma assembleia para ratificar a decisão da para-lisação e preparar a greve de 24 horas da terça. Hoje, no Banco do Brasil, o quadro de funcionários é composto por mais de 120 mil trabalhadores.

Bancários do Banco do Brasil param atividades por 24 horasA greve de 24 horas é de âmbito nacional e os funcionários protestam contra o novo plano de funções da empresa.

carina [email protected]

Ontem, (26) o prefeito Vla-dimir Azevedo recebeu Alayde Cabral, filha de Brigadeiro Cabral. Durante o encontro, foram discu-tidos a criação de um memorial no Aeroporto Municipal, onde prestigiará Divinópolis nos seus 101 anos.

Alayde Cabral, filha de Bri-gadeiro Cabral, idealizador do aeroporto da cidade esteve em Divinópolis com o prefeito Vladi-

mir Azevedo e de integrantes da Secretaria Municipal de Cultura. Ela, que vive no Rio de Janeiro, veio à cidade oferecer os acervos que possui do pai.

O projeto já vem sendo ide-alizado há mais de um ano pela Secretaria de Cultura. A ideia é criar um memorial, onde mos-tre um pouco da história do aeroporto, de sua construção e desenvolvimento até os dias atuais. Atualmente o aeroporto tem um terminal bem adequado para receber os passageiros.

O projeto não só pretende mostrar a história do aeroporto, como também um pouco de quem foi o divinopolitano Bri-gadeiro Cabral Neto, pessoa que tinha grandes contatos, inclusive com a aeronáutica, na época de sua inauguração, com o até então presidente na época Juscelino Kubitschek, que esteve lado a lado com Brigadeiro naquele período.

Acontecerão seminários den-tre outros eventos para difundir informações sobre Brigadeiro

Cabral e trazer à sociedade um pouco de cultura e de conhe-cimento de uma época em que Divinópolis teve grandes con-quistas.

O memorial será instalado no próprio saguão do aeroporto e da casa onde hoje funciona a lan-chonete no local. “Pretendemos também junto à prefeitura tom-bar a antiga fachada do Aeropor-to Municipal, conservando aquilo que nos foi deixado”, afirma o secretário municipal de Cultura Bernardo Espíndola Rodrigues.

Brigadeiro Cabral terá memorial no aeroporto

luiZ feliPe [email protected]

Casa onde será o memorial de Brigadeiro Cabral

Encontro do Prefeito Vladimir Azevedo, Deputado Estadual Fabiano Tolentino, Equipe da Secretaria de Cultura e Alayde Cabral, filha de Brigadeiro Cabral.

Luiz Felipe Enes Divulgação/PMD

Page 6: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/1306 cidades

gaudêncio Torquato

[email protected]

O jogo de 2014 começa a ser jogado. Os primeiros movimentos sinalizam a intenção por parte dos eventuais jogadores de sair da toca, correr o país, formar parcerias, consolidar alianças eleitorais, cada qual oferecendo as linhas mestras de discursos que embalarão o pleito. A presidente Dilma Rousseff, do alto de boa avaliação, exibe otimismo e os feitos do governo em muitas frentes, tarefa que já conta com o clarim tonitruante do ex-presidente Lula. O senador tucano Aécio Neves, do PSDB, sugere férias ao PT, apostando na polarização entre os dois partidos. O governador Eduardo Campos, do PSB, abre o portão para sair da casa governista, sugerindo em campanha publici-tária que “o país nos pede para fazer muito mais”. Diante da demonstração de uma peroração de matiz eleitoreira, cabe perguntar: “é possível analisar com tanta antecedência a viabilidade política dos possíveis contendores e evitar erros de calculo político”? Sim. Quem garante é Carlus Matus, o papa do Planejamento Estratégico Situacional, que empregou sua bagagem como ministro da economia de Salvador Allende, no Chile (1965-1970). Tudo de-pende, segundo o cientista social, de saber jogar, pois “um jogador, mesmo tendo boas cartas em um jogo de baralho, pode não saber jogar e perder o jogo para outro que recebeu cartas inferiores, mas tem melhor estratégia de jogo”.

Planejar uma estratégia implica administrar um conjunto de variáveis, algumas complexas, outras imponderáveis. Mesmo assim, é possível alinhar fatores centrais que terão forte influência no próximo embate presidencial. Como é sabido, o fator econômico é o primeiro a ser considerado na análise de viabilidade. Foi ele que propiciou os mandatos de Fernando Henrique, de Luiz Inácio e a atual administração sob o bastão da primeira mulher a comandar o país. O Plano Real, que trouxe a estabilidade econômica, permitiu ao governo petista alongar os braços sociais e com eles implantar o mais abrangente programa de distribuição de renda e inserção social do mundo contemporâneo. O cinturão econômico é ciclicamente usado pelos governos para afrouxar ou apertar a barriga do eleitor. O X da questão resume-se na equação: BO+BA+CO+CA. Bolso (BO) suprido enche a geladeira, satisfaz a barriga (BA), massageia o coração (CO) e induz a cabeça (CA) dos bem alimentados a recompensar os patrocinadores do pão sobre a mesa. A recompensa? O voto na urna. O primeiro cenário que cobrirá a contenda de 2014 é, portanto, o da economia. Se o cinto econômico apertar o estômago social, pior para a presidente Dilma; a recíproca é verdadeira.

Os eventuais riscos que ameaçam a primeira mandatária se apresentam nas frentes do desemprego e da inflação. Bolso esvaziado provocará roncos (de fome) no estômago de contingentes desempregados. Sintoma que pode se agravar ante uma inflação que restrinja o menu do consumidor. Ou que o afaste de rotinas que prezava. É razoável imaginar que a manutenção do assistencialismo, mesmo com baixo crescimento do país, consiga manter a boa avaliação da presidente Rousseff, dando sustentação à hipótese de que “pibinhos” não desestabilizarão o produto nacional bruto da satisfação social. O perigo mesmo é o bolso vazio, o desemprego em massa, a alta inflação. A segunda ordem de fatores com peso no tabuleiro situa-se nas frentes dos serviços públicos, que costumam afetar diretamente a população. Inserem-se aí demandas e deficiências nas áreas da saúde e educação, a insegurança pública, que assume graus de indignação na esteira de eventos de alto im-pacto social, como estupros, assassinatos de crianças, gangues assaltando a torto e a direito. Os serviços públicos no país exibem fortes traços de corrosão, não chegando, porém, a provocar mobilização face ao cobertor protecionista estendido pela administração federal. O “ponto de quebra” do sistema seria um cinturão econômico muito apertado.

A terceira vertente a influir no pleito é a da política. Neste caso, estarão em jogo articulações partidárias visando ganhos de espaços na mídia eleitoral, criação de novos partidos e reordenação de forças congressuais. Algumas pedras começam a se movimentar no tabuleiro. Percebe-se a formação de três novas siglas – a Mobilização Democrática – resultante da fusão entre PPS e PMN; a Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, para abrigar sua eventual candidatura à presidência; e o partido Solidariedade, sob a égide da Força Sindical. O primeiro é uma alternativa para propiciar a saída de parlamentares insatisfeitos nos atuais partidos e brecha que perfis proe-minentes, como o de José Serra, podem aproveitar para trocar de moradia. A criação de uma entidade, por meio de fusão, permite o troca-troca partidário sem apenar parlamentares. Quanto mais candidatos de bom potencial, mais viável a hipótese de um segundo turno, cenário que aumenta as chances de sucesso do bloco oposicionista.

Por último, descortina-se o fator novidadeiro. Nele se abrigam perfis iden-tificados com inovação, capazes de sepultar o status quo e sinalizar a abertura de um novo tempo, e discursos impactantes. Nem sempre os “novos”, porém, conciliam identidade e imagem. O que se vê é mercador tentando vender gato por lebre, principalmente quem, até ontem, figurava no velho álbum da política. Esse é o desafio dos novos - velhos. As circunstâncias ditarão as cores das vestes de candidatos, fazendo distinções entre eles. Fechando a planilha, depara-se com a imponderabilidade, espaço das coisas imprevisíveis, onde verso e anverso se cruzam conferindo à política o lugar onde tudo é possível. Aos que já começam a ensaiar jogadas arriscadas, aconselha-se distinguir o que pode ser feito do que deve ser feito e, sobretudo, ter a capacidade de formular, decidir e melhorar o que funciona razoavelmente. O conselho final aos protagonistas vem de Carlos Matus: pensar com a cabeça e arremeter com o coração, evitando a síndrome do touro, que faz exatamente o contrário.

a eQuação bo+ba+co+ca e o x da QuesTão

A Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Di-vinópolis, através de seu represen-tante Íris José de Almeida, realizou ontem (26) na sede da instituição um debate sobre a Lei de Tóxicos e o Envolvimento do Advogado com o cliente em conflito. Hoje no Brasil cerca de 30% do sistema penitenciário é composto de pri-sões por tráfico de drogas, o que gira em média de 140 mil detentos em todo o país. Segundo o novo titular da secretaria nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano, o Brasil nunca prendeu tanto por tráfico. “Temos hoje 140 mil presos por tráfico de drogas no país. Até 2006, o número de presos por tráfico representava 10% do total. Hoje, são 30%. O fato é: o aumento é tão grande que nos obriga a pensar em alternativas, porque o custo social é grande”, completou Vitore Maximiano.

O Especialista em Crimino-logia, Adilson Rocha já advoga há 22 anos, e atua também como Conselheiro da OAB de Minas Gerais, e ao ministrar a palestra na 48ª Subseção em Divinópolis, foi possível aprofundar nas dicas de como os advogados devem se por-tar ou se resguarda diante de um cliente envolvido no processo de tóxicos. “Abordamos as situações do cliente do advogado em con-

flito com a Lei 11.343/2006 que trata dos crimes de tóxicos. O que nós temos constatado nos últimos anos é um aumento no número de advogados respondendo por pro-cessos criminais, e em alguns ca-sos chegam a ser condenados por não ter conseguido administrar de forma adequada a sua relação: Cliente – Advogado”,ponderou. Adilson Rocha explicou ainda que a relação do advogado com o cliente que está respondendo processo por tráfico de drogas é uma relação extremamente perigosa. “Existe um crime de-nominado associação para o tráfico, e caso o advogado não se respalde de cuidados para com o seu envolvimento com o cliente, o processo e a família, o mesmo acaba sendo incluso em razão de suas orientações e ou prestação de serviços ao cliente. Há casos em que o advogado é apontado como envolvido no tráfico de drogas junto com o cliente”, frisou.

No entanto, o especialista alertou aos cerca de 30 advogados presentes na palestra, de como devem agir preventivamente para que não haja envolvimento no aspecto criminal com o cliente. “Divinópolis tem um percentual muito grande envolvendo meno-res no tráfico de drogas, contudo, um advogado que é contratado pela família para cuidar do pro-cesso de um menor, não pode se descuidar de pequenos detalhes como o ato de entregar recados na

prisão, dar orientações, ter os te-lefones grampeados e ou receber/transportar quantias diretamente ligadas ao cliente, são algumas ações que o advogado não deve praticar durante o processo” alertou.

Do ponto de vista do presi-dente da OAB, o advogado que não fizer uma boa defesa técnica o processo está sujeito a ser nulo. “É importante alertarmos nossos colegas através destes encontros e palestras para que eles não se deixem envolver ou enganar diante de processo deste cunho, tomando certos cuidados para não se envolver em processo investigatório de participação e investigação de formação de quadrilha”, avaliou Íris Almeida.

de deFensor a usuárioOutro ponto de extrema rele-

vância na palestra foram os casos em que advogados são usuários de drogas, uma vez que o vício não escolhe classe social ou profissão, no entanto há também casos de advogados usuários e que aca-bam identificando a defesa de determinado cliente como moeda de troca. “Este tipo de relação também deve ser combatido e evitado pela classe, considerando uma condição muito maior de estar envolvido com o tráfico”, finalizou Rocha.

novo titularAcostumado a trabalhar com

casos de pequenos traficantes e dependentes químicos que come-tem crimes para manter o vício e são levados para trás das grades, o novo titular da

secretaria nacional de Polí-ticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano assume a pasta preocupado com o alto número de prisões por tráfico no país, que representam, segundo ele, 30% do sistema penitenciário atualmente. “O envolvimento com o tráfico é o crime que mais leva ao encarceramento no país. E isso é lamentável. A população carcerária brasileira, tem cerca de 500 mil presos, sob um custo de R$ 13 bilhões por ano”, disse Maximiano.

O novo secretário defendeu que haja uma “distinção entre o tráfico vinculado a organizações criminosas e o pequeno trafi-cante”, alegando que até mesmo o Supremo Tribunal Federal “já admitiu penas alternativas por tráfico” em uma decisão em 2010. O Programa Nacional de Combate ao Crack é uma das prioridades de Maximiano. E ele afirma que ainda há carência de leitos e uni-dades de tratamento no país e que a prevenção “necessita de uma ação efetiva do governo em todas as esferas”, não só sob a ótica da saúde, mas incluindo capacitação profissional, recuperação de va-lores, e um “conjunto de medidas que deve escapar da repressão” finalizou.

Tráfico é o crime que mais prende no BrasilEspecialista em criminologia debate Lei de Tóxicos e o envolvimento do advogado com o cliente em conflito

Corte de árvoreNa edição de sábado (20), foi

publicada uma matéria no bairro Porto Velho, falando sobre o pro-blema de uma árvore condenada nas esquinas das Ruas Joaquim Nabuco e Gonçalves Ledo. Os moradores temiam que a árvore caísse sobre a rede elétrica e até mesmo em cima de pessoas. Na manhã de ontem (26), funcio-nários da prefeitura estiveram no local e realizaram o corte da árvore, levando mais tranqüili-dade aos moradores.

Luiz Felipe Enes

O especialista em criminologia Adilson Rocha, informou que nos últimos anos, houve um aumento no número de advogados respondendo por processos criminais.

Advogados de Divinópolis participaram de palestra sobre Lei de Tóxicos e o Envolvimento do Advogado com o Cliente em Conflito.

Liziane Ricardo

liZiane [email protected]

Page 7: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13 07cidades

PROCLAMAS Leila Maria Fagundes Isolani, Oficiala e Tabeliã de Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito de Santo Antônio dos Campos, município e comarca de Divinópolis- MG, situado na Rua João Martins Coelho, nº 331, em Santo Antônio dos Campos, município de Divinópolis-MG, em pleno exercício de seu cargo e na forma da lei, faz saber que pretendem se casar:

RAPHAEL NOVAES MELASIPO, Filho de Paulo Augusto Duarte Melasipo e de Dª. Maria José Novaes Pinto e DRIELE AMÉRICA DE SENA, filha de Antônio Bernardino de Sena e de Dª. Eni Maria Caetano de Sena.

Santo Antônio dos Campos, 26 de abril de 2.013.

Divinópolis (Lote 14) - Halim Souki. Rua Safari, 804. Casa. Áreas totais aprox.: terr. 300m² e constr. 199m². Matr. 102.986 – RI local. Obs.: Ocupada. (AF). Lance mínimo: R$ 196.000,00.

Leilão Presencial e "On-line" - 87 Imóveis • SP • MT • MS • PE • RJ • GO • ES

Dia: 18 de maio de 2013, às 10h • Local: Hotel Maksoud Plaza - Alameda Campinas, 150 - Bela Vista - São Paulo - SP

Para Par�cipar "On-line", cadastre-se no site: www.sodresantoro.com.br • Relação completa, fotos dos imóveis e condições de venda e pagamento nos sites: www.bradesco.com.br/imoveis e www.sodresantoro.com.br

Informações pelo Tel. (11) 2464-6464 • Otavio Lauro Sodré Santoro - Leiloeiro Oficial - Jucesp nº 607

CASA EM DIVINÓPOLIS - MG

Lixo no chão, mendigos dor-mindo debaixo dos bancos, má iluminação nos postes, craqueiros vagando pela madrugada e ponto de prostituição! Este cenário des-crito é a Praça Jovelino Rabelo no quarteirão fechado da rua São Paulo, no Centro de Divinópo-lis. Com o intuito de melhorar esta região que poderia ser um dos cartões postais da cidade, lideranças políticas e sociais do município se reuniram no fim da tarde de ontem (26) na Câmara Municipal para discutir uma so-lução à localidade.

Ainda nesta semana durante a reunião da Associação Comuni-tária para Assuntos de Segurança

Pública (Acasp) a Praça da rua São Paulo foi tema de debate por parte dos órgãos de segurança, uma vez que será implantado nas principais Praças da cidade um projeto de fixar um oficial respon-sável em monitorar os problemas enfrentados pelos moradores destas regiões.

No entanto, a secretária de Trânsito e Transportes Rosemary Lasmar adiantou que ainda não foram feitos estudos técnicos relacionadas a localidade, porém na reunião de ontem foi discutida a possibilidade de fazer a abertura do quarteirão proposta durante a reunião da Acasp. “Hoje o quartei-rão da São Paulo entre 1º de Junho e Antônio Olímpio de Morais não tem trânsito de veículos, entretan-to conta com uma pequena área

de estacionamento. E do ponto de vista de trânsito a ideia de abrir a rua para o fluxo de veículos será também benéfica com a possibi-lidade de termos novas vagas de estacionamento na região”.

No caso da abertura da via, além de um estudo técnico por parte da Settrans é necessário também viabilizar autorizações ambientais, uma vez que a região conta com árvores centenárias. Sobretudo, Lasmar destaca que a intenção inicial do quarteirão fechado há muitos anos atrás, era para que os moradores tivessem uma área de lazer e com circula-ção de pedestres. Contudo o local tem sido usado com outros obje-tivos por andarilhos e infratores que acabam ofuscando e inibindo os cidadãos comuns que precisam

ir à Câmara Municipal, a Receita Federal, ao clube da cidade, aos comércios e demais instituições instaladas no quarteirão. “Em um primeiro momento acho a idéia interessante e muito válida por criar novas vagas de estaciona-mento no Centro, principalmente considerando o grande fluxo de pessoas que trabalham e visitam o edifício Costa Rangel durante o dia e não conseguem vaga para estacionar” finalizou a secretária.

Outro que aceitou bem a pro-posta de mudança da via, foi o re-presentante do Poder Legislativo, Rodyson Kristnamuti (PSDB). Se-gundo o parlamentar que convive diariamente na região, a Praça da rua São Paulo está abandonada em vista das demais praças de Di-vinópolis. Mesmo com a limpeza

diária por parte dos garis, a praça amanhece cheia de lixos deixados por mendigos que lá habitam durante as madrugadas. “Caso a mudança seja firmada, já vislum-bramos um projeto parecido com a rua Halfade em Juiz de Fora que contam com inúmeros postes de iluminação, um calçadão bem planejado e uma área livre para o acesso de pedestres. A ideia de novas vagas de estacionamento também é válida considerando o grande fluxo de veículos que cir-culam no centro de Divinópolis”, destacou Rodyson.

O presidente do Legislativo, informou ainda que já teve a iniciativa de verificar se a região seria tombada pelo Patrimônio Público, e conforme os registros municipais não é o caso da Praça

Jovelino Rabelo. “Já que não é um local tombado pelo Patrimônio Histórico, fica até mais fácil pla-nejarmos modificações futuras. Já tivemos uma previa conversa também com os comerciantes da região e a maioria é favorável à mudança, trazendo inclusive mais segurança e fomento para seu comércio”, finalizou Krist-namurti.

Já o quarteirão abaixo da ave-nida 1º de junho, onde se localiza o Centro Popular de Comércio (CPC) mais conhecido por ‘ca-melódromo’, em nada seria mo-dificado inicialmente. A reunião realizada na Câmara Municipal foi composta por: Polícia Militar, Prefeitura Municipal, comercian-tes, entidades estabelecidas no quarteirão e vereadores.

Lideranças discutem mudanças no quarteirão fechado da Rua São PauloAbertura da via pode ser uma alternativa para ampliar estacionamentos na região

Conforme citado pelo presidente do Legislativo, caso a mudança seja firmada, o projeto para a São Paulo seria parecido com a rua Halfade em Juiz de Fora.

Do ponto de vista de trânsito a ideia de abrir a rua para o fluxo de veículos será também benéfica com a possibilidade de termos novas vagas de estacionamento.

Carla Mariela

Divulgação

liZiane [email protected]

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) juntamente com a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), realizou nessa sexta feita (26), uma palestra de capacitação para os agentes de saúde sobre a leishmaniose.

A realização desse treina-mento para os agentes de saúde ocorreu devido a uma parceria da UFSJ e da Secretaria de Saúde de Divinópolis. O objetivo é ca-pacitar todos os profissionais a diversos tipos de endemias, como a leishmaniose. “É preciso fazer um levantamento na cidade para ver quais regiões demandam mais atenção e verificar se os cães pos-suem potencial para desenvolver a doença”, explica o diretor da UFSJ, Eduardo Sérgio da Silva.

Devido a grande urbanização da cidade já desperta um alerta

sobre a doença. A atenção central é desenvolver neles atitudes que remetam na busca de focos e con-trole da doença. São aproximada-mente 152 agentes trabalhando coletivamente em combate à den-gue e a outros tipos de endemia como a leishmaniose. Somente no ano passado, foram registra-dos em Divinópolis sete casos da doença. “Queremos pessoal nas ruas capacitadas para qualquer tipo de doença epidemiológica”, afirma Gilmar Santos, diretor da vigilância sanitária de Divinópolis.

Entenda mais sobre a doençaA leishmaniose é uma do-

ença transmitida pela picada do mosquito vetor conhecido como flebótomos. A sua picada pode ser tanto nas pessoas, como nos animais, principalmente nos cachorros. É infectuosa, mas não contagia. É causada por parasi-tas do gênero Leishmania. Exis-tem dos tipos de leishmaniose, a cutânea e a visceral. A cutânea

caracteriza-se por feridas expostas no corpo. Consequentemente não tratando, pode se desenvolver nas partes internas do corpo, como nas mucosas nasais e na garganta. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principal-mente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos frequente. É uma doença de evolução longa, po-dendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos que compro-vem a presença da doença. O tra-tamento deve ser constantemente acompanhado por um médico, no qual passará as medicações e os tratamentos necessários aos doentes.

PrevençãoOs métodos para impedir

o surgimento da doença são de grande importância e começa pelo cidadão. Evitar acampar em áreas próximas a matas, fazer dedetizações em locais propí-cios ao surgimento do mosquito conforme explicado pelo agente de saúde, não nadar em lagos ou rios próximos a matas fechadas, usar repelentes em áreas onde existem casos da doença, usar tela e protetores de portas em casas localizadas próximo às ma-tas fechadas e por fim, eliminar cães com possível diagnóstico para leishmaniose visceral, o que representa riscos aos humanos.

Semusa e UFSJ realizam palestra orientando agentes sobre a leishmanioseluiZ feliPe [email protected]

Page 8: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/1308 cidades

O Hemominas de Divinópolis está convocando voluntários para a doação de sangue, a unidade teve uma baixa nos estoques e para que os atendimentos não fiquem prejudicados a população está sendo solicitada a ajudar.

De acordo com a responsável pelo setor de captação do He-mominas, Shirley Alves de Sousa Silva, mesmo com o aumento no número de voluntários a meta de 80 doadores por dia não foi alcan-çada, por isso a instituição conta com a ajuda dos voluntários.

Ainda conforme Silva no momento é importante a doação de todos os tipos sanguíneos principalmente para manter o estoque em dia, e para ajudar a unidade a cumprir com o plano de contingência elaborado para a Copa das Confederações, “esse plano é uma preparação para conter a queda de doadores que a unidade terá com a proximidade da copa, então a nossa intenção é aproveitar esse e o próximo mês para conseguir o máximo de doações possível em todas as nossas unidades”, explica Shirley

O doador deve procurar o Hemominas de segunda à sexta, entre 07h30 às 13h30 ou ligar no telefone 37-3216-6514 para agendar a doação. O Hemominas avalia alguns critérios antes de li-berar o voluntário para a doação, por isso normalmente podem doar sangue pessoas entre 16 e 67 anos. É preciso ter boa saúde e pesar acima de 50 kg também e importante que o dia anterior da doação a pessoa durma bem e não faça ingestão de nada alcoólico.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laborato-rial da época de que se tratou de hepatite. Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissí-veis, quem teve gripe resfriado ou diarréia nos sete dias anteriores à doação, quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação, quem usou ou usa drogas injetáveis, quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado, gestantes ou mulhe-res em período de amamentação lembrando que após o parto normal é necessário aguardar

três meses ou após cesárea, seis meses para se realizar uma do-ação. Também não podem doar pessoas que fizeram qualquer exame por endoscopia nos seis meses anteriores à doação e pessoas que fizeram tatuagem ou possuem piercing em área genital ou na boca, num período menor que um ano.

doação de medula ÓsseaO Hemominas trabalha em

parceria com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, no cadastro de novos doadores de medula. As pessoas interessadas em serem candidatas as doações devem procurar o Hemocentro mais próximo e se cadastrarem no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Para ser um doador de me-dula óssea é preciso ter entre 18 e 54 anos completos, estar em boas condições de saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou hematológicas.

As chances de encontrar um doador compatível é de apro-ximadamente entre 25% a 30% entre irmãos, podendo chegar a 1 em 100.000 entre as pessoas não aparentadas. Portanto, quanto

maior o número de candidatos cadastrados, maior a chance de se encontrar o doador ideal para os pacientes que precisam de transplante. No ano de 2012, o Hemominas de Divinópolis con-seguiu cadastrar 1712 candidatos à doação.

Depois de confirmada a compatibilidade entre doador

e paciente, o doador será nova-mente consultado para decidir sobre a doação caso concorde será submetido a outros exames de saúde. A doação de medula óssea pode ser realizada em duas formas básicas, o médico decidirá qual será a mais indicada. A mais utilizada é a punção no osso da bacia, em que o doador passará

por uma pequena cirurgia de aproximadamente 90 minutos. São realizadas punções através de agulhas especiais, sob aneste-sia. O método conhecido como aférese é um procedimento de coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. Todo o procedimento é custeado pelo Governo Federal.

Hemominas convoca populaçãodoação de sangue

O estoque da instituição ainda precisa aumentar para que a demanda diária não seja prejudicada

O hemocentro precisa da doação de todos os tipos sanguíneos no momento.

mariana gonç[email protected]

Mariana Gonçalves

Page 9: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13 09esPorTe

Bruno Cantini

chico Maia

[email protected]

Divulgação

Todos os anos o Tribunal de Justiça Desportiva entra “em campo” no Campeonato Mineiro, na primeira e segunda divisões. Na segunda--feira (22) a FMF divulgou os locais e horários das semifinais: Tombense x Atlético, sábado (27), 16 horas no Independência; Villa Nova x Cruzeiro, domingo (28), 16 horas, também no Independência, depois de acordo entre os presidentes dos quatro clubes na sede da entidade.

Na terça-feira (23) um membro do TJD contestou oficialmente, pe-dindo que as partidas fossem remarcadas para Tombos e Nova Lima. O presidente do tribunal acatou e a FMF, cordeiramente, aceitou, abrindo mão do seu direito de recorrer para defender o interesse dos quatro que vão decidir o Campeonato. Numa situação rara, houve unanimidade em querer jogar as semifinais em um estádio para 20 mil pessoas e não em 3 mil, capacidade dos estádios do Tombense e Villa.

E o mais incrível: todo ano ocorre este tipo de discussão, mas os clubes e a Federação não emendam e não põem essa alternativa no regulamento. Preferem dar essa oportunidade de alguns minutos de fama a membros da justiça desportiva e gerar mais descrédito do torcedor.

omissão e incomPeTência

Pires na mãoOs clubes do interior vivem

de pires na mão, uns desapare-cendo do cenário profissional ou fechando as portas. Os novos que surgem ou os antigos que saem do amadorismo, puxados por algum empresário, tem vida curta.

Uma chance como essa, para Villa e Tombense pagarem todas as suas contas da temporada é rara, e terão de se contentar com as migalhas que sobrarão dos jogos em seus estadinhos.

sobrevivênCia

Tudo bem que tecnicamente a dupla da capital tem menores difi-culdades jogando aqui, mas aquele tempo das torcidas pressionando em “alçapões” do interior já não existe mais. O rigor das leis, as punições severas e limitações da capacidade acabaram com isso.

Clubes pequenos que conse-guem chegar às finais do Mineiro tem isso como prêmio, pois é garantia de sobrevivência no ano seguinte.

Fusão

Li no site do companheiro Adamar Gomes, de Patos de Minas que Mamoré e Nacional itinerante

caminham para a fusão, e ainda este ano já poderão iniciar este processo, no Campeonato Mineiro de Juniores: o Nacional mandaria seus jogos no “Bernardo Rubin-ger”, com a camisa do Mamoré e escudo do NEC.

Na verdade é uma saída de cena “honrosa” do Nacional de Nova Serrana.

não deu

O Nacional nasceu pelas mãos do então prefeito de Nova Serrana, Paulo César, e do então presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella. Compa-nheiros de mesma sigla partidária, PDT, que montaram quatro anos atrás um clube-empresa.

Mas o Paulo perdeu as elei-ções municipais do ano passado e Perrella deixou o Cruzeiro, virou Senador e mudou-se para Brasília.

Fim dos principais sustentá-culos do Nacional, que mandou seus jogos este ano em Patos de Minas.

Frase

“Clubes e FMF dão sempre chance de alguns minutos de fama a membros da justiça des-portiva, gerando mais descrédito do torcedor.”

Foto jogo Nacional.

O Atlético-MG encerrou on-tem (26), a preparação para o jogo deste sábado (27), contra o Tom-bense, no estádio Almeidão. O técnico Cuca ainda tem algumas dúvidas na formação da equipe, mas a ausência de Ronaldinho Gaúcho já é certa.

O jogador não apresenta nenhuma lesão e será apenas poupado para o jogo contra o São Paulo, pela Libertadores. “O Ronaldo jogou na quarta contra o São Paulo, domingo contra o Villa, quarta pela seleção e hoje tem o Tombense. Tem o desgas-te do jogo de quarta, chega de madrugada, não dorme direito, sente o cansaço, você sente isso e o jogador fala que está muito cansado. A gente respeita isso, jogador de 32 anos, sabe melhor do que a gente”, disse Cuca expli-cando a ausência de R10.

Sem Ronaldinho, Cuca tem dúvida na zaga e no ataque. No setor defensivo, Gilberto Silva e Leonardo Silva brigam por um lugar no time. Léo Silva é consi-derado titular, mas o atleta está suspenso na Libertadores e pode ficar de fora em Tombos, para Gilberto Silva ganhar ritmo. No ataque, Jô sente dores muscu-

lares e pode ser substituído por Alecsandro. “Tenho dúvida do Gilberto Silva e Léo. O Gilberto pelo tempo que não está jogando, necessita pegar ritmo de jogo, estou pensando nisso. O Jô ficou fora de quase metade dos treinos, fez trabalho de fortalecimento, a probabilidade é até de ficar fora do time”, comentou.

O meia-atacante Bernard e o atacante Diego Tardelli estão recuperados de lesões e tem pre-sença confirmada em Tombos, no primeiro jogo das semifinais do Mineiro.

visitaO jovem boliviano Elion

Quintasi, de 18 anos, deixou a cidade de La Paz e viajou por cin-co dias, de ônibus, para conhecer Ronaldinho Gaúcho. “É meu ído-lo, vejo Ronaldinho jogar desde pequeno e sempre quis ser como ele“, disse Elion Quintasi, que foi apresentado ao elenco atleticano e ganhou de presente uma cami-sa autografada de Ronaldinho.

Sensibilizados com o gesto de carinho do torcedor, comissão técnica e jogadores se uniram e compraram uma passagem aérea para o garoto regressar à Bolívia.

Atlético ainda indefinido para encarar a Tombense

Elion Quintasi, de 18 anos, deixou a cidade de La Paz e viajou por cinco dias, de ônibus, para conhecer Ronaldinho Gaúcho.

Com a Toca da Raposa II ce-dida para a seleção brasileira, o Cruzeiro tem treinado na Toca da Raposa I, local que traz boas re-cordações para o técnico Marcelo Oliveira, que lembra que já ficou concentrado na Toca I na década de 70, quando defendeu o Brasil, na Copa da América.

O treinador revela satisfação com o desempenho da equipe na primeira fase do Mineiro, mas quer o Cruzeiro forte até o fim da competição. “A semana começa de forma positiva. Cumprimos a primeira meta e nos mobiliza-mos completamente para jogar a primeira fase, fórmula diferente, é um novo campeonato. Vamos fortes fazer uma semana forte de preparação. As circunstâncias nos trouxeram para a Toca I. Aqui tem história, tradição. Eu mesmo já me concentrei aqui em 1975, pela sele-ção da Copa América. Estamos em casa. Quinta-feira (02) retornamos para a Toca II e complementamos o trabalho”, disse.

Para enfrentar o Villa Nova, o treinador cruzeirense terá time

praticamente completo, a única ausência será o atacante Borges, que vai cumprir suspensão, pelo excesso de cartões amarelos. Sem mistério, Marcelo Oliveira já con-firmou que Anselmo vai ficar com a vaga no ataque celeste.

Na defesa, o zagueiro Paulão está recuperado de contusão e já voltou a treinar com os compa-nheiros, mas o defensor terá que

esperar nova oportunidade, já que Léo e Bruno Rodrigo serão manti-dos entre os titulares. “A zaga tem se comportado bem, até porque o time todo tem ajudado na marca-ção, vai ser com o Léo e o Bruno Rodrigo. O Paulão fica como opção, os dois estão mantidos”, afirmou.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última quinta-feira, dia 25, as datas das

partidas de ida da segunda fase da Copa do Brasil. O Cruzeiro, que eliminou o CSA-AL na primeira fase, enfrenta o Resende, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A partida será realizada na próxima quarta-feira, dia 1º, às 21h50.

Pelo regulamento da competi-ção, se vencer por dois ou mais gols de vantagem, a Raposa elimina a necessidade do jogo de volta.

Após treinar na Toca I, Cruzeiro está quase pronto

Torcida do Cruzeiro acompanha o time.

Washington Alves/VIPCOMM

Page 10: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/1310 esPorTe

Divulgação

Luciano Eurides

Luciano Eurides

luciano [email protected]

A competição será dividida em fase preliminar dos campe-onatos das categorias básicas de futebol, Infantil e Juvenil, será disputada pelas 18 associações, divididas em três chaves deno-minadas “A”, “B” e “C”, em dois turnos corridos, no sistema de ida e volta, de modo que cada associação jogue uma partida em seu campo e outra no de seu adversário.

Chave “A”: América, Araxá, Vasco Da Gama, Coimbra/Villa Nova, Santa Cruz, Amdh. Chave “B”: Atlético, CGP, Sindufla, Ube-rabinha, Sport, Vila Nova. Chave

“C”: Cruzeiro, Acesita/Desportivo Minas, João Pinheiro, Estrada Real, Contagem, Riachinho.

Ao término dos jogos previs-tos para a fase preliminar, ficarão classificadas para a fase hexago-nal final, as duas agremiações melhores classificadas em cada chave, por pontos ganhos, per-fazendo o total seis associações.

A fase hexagonal final dos Campeonatos em tela, será dis-putada pelas seis associações classificadas na fase preliminar, que irão compor a chave única, cada qual na respectiva catego-ria: Infantil e Juvenil. As partidas

FMF divulga regulamento do Campeonato Mineiro Juvenil e Infantil

taxas de arbitragem

T A X A S D O I N F A N T I LA árbitro Básico R$ 130,00 (cento e trinta reais)B Assistente do árbitro 50% (cinquenta por cento) taxa paga

árbitro BásicoC Representante 50% (cinquenta por cento) taxa paga

árbitro BásicoT A X A S D O J U V E N I L

A árbitro Básico R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)B Assistente do árbitro 50% (cinquenta por cento) taxa paga

árbitro BásicoC Representante 50% (cinquenta por cento) taxa paga

árbitro Básico

Vasco da Gama irá representar Divinópolis e para isso faz um amistoso contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte.

serão disputadas em dois turnos corridos, no sistema de ida e volta, de modo que cada asso-ciação jogue uma partida em seu campo e outra no campo do seu adversário.

Ao término dos jogos previs-tos na Fase Hexagonal Final, a associação que obtiver o maior número de pontos ganhos será proclamada Campeã, sendo a segunda colocada Vice-Campeã da temporada de 2013.

Os jogos na categoria Juvenil terão dois tempos de 40 minu-tos, na categoria infantil, terá duração de dois tempos de 35 minutos. Em ambas as categorias haverá intervalo de 15 minutos.

A associação que tiver o man-do de campo, além das demais medidas de ordens administrati-vas e técnicas, deverá providen-ciar a segurança de seus jogos, re-quisitando policiamento (Polícia Militar) em número adequado, bem com manter uma ambu-lância (com tamanho suficiente para transportar uma pessoa deitada), munida de paramédico, um técnico em enfermagem, maleta de primeiros socorros, bem como equipamento para procedimento de reanimação

cardio-pulmonar.Somente poderão participar

da categoria básica de futebol Juvenil, os atletas regularmente registrados na Federação Mi-neira de Futebol, observados os limites de idade 15 a 17 anos, inclusive, completos no ano da competição e, cujo nome conste

do BID (Boletim Informativo Di-ário) da Confederação Brasileira de Futebol. Poderão também participar do Campeonato Ju-venil três atletas com idade de Infantil, desde que devidamente inscritos e cujo nome conste do BID. Somente poderão participar da categoria básica de futebol

Infantil, os atletas regularmente inscritos na Federação Mineira de Futebol, observados os limi-tes de idade de 13 a 15 anos, inclusive, completos no ano da competição e cujo nome conste do BID (Boletim Informativo Di-ário) da Confederação Brasileira de Futebol.

A Taça Pará de Minas de Fu-tebol teve na última rodada 54 gols marcados, uma média de 3.3 gols por partida. As equipes do Vasco da Gama, Jusa Fonseca, Palmeiras e Flamengo entram em campo na competição.

No final de semana na cate-goria 2003 o Bela Vista 1x3 Vasco, na 2002 Bela Vista 0x7 Vasco, na 2001 Bela Vista 2x5 Vasco. Em Pará de Minas, categoria 2002, Guarany 1x1 Jusa Fonseca. Na 2000 Guarany 4x2 Jusa Fonseca e 1998 Guarany 4x1 jusa Fonseca. Em Bom Despacho, 2003 Famo-rine 0x2 Flamengo Divinópolis, na 2002 Famorine 1x1 Flamengo e na 2001 Famorine 1x2 Flamen-go. Ainda na categoria 2003, Araguaia 3 x1 Palmeiras. 2002 Araguaia 2x1 Palmeiras e 2001 Araguaia 1x3 Palmeiras.

A sétima rodada terá início no sábado (27) em Divinópolis, Campo do Jusa Fonseca nas categorias 02/00/98, às 14h Jusa Fonseca X Palmeiras Divinó-polis. No domingo (28), Campo do Flamengo nas categorias 00/99/98, às 9h Flamengo Di-vinópolis X Bela Vista Cláudio. Em Divinópolis ainda, Campo do Vasco, nas categorias 01/99, às 9h Vasco X Flamengo Conceição do Pará.

Taça Pará de Minas movimenta o final de semana

Vasco tem compromissos pela Taça Pará de Minas.

O Vasco da Gama de Divinó-polis venceu fora de casa a forte equipe do América de Perdigão em jogo válido pela semifinal da Copa Super Craque, na categoria 2002 por 2 a 0 com gols de Daniel e Gabriel Lucas. Na terça dia 30 o Vasco faz o jogo de volta com

a vantagem do empate, antes disso o Vasco vai a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro na Toca da Raposa. Nas outras Categorias as partidas acontecem no fim de semana. Destaque para os con-frontos na Categoria 98/99 que tendem ser muito equilibrados.

A equipe A E I - Itatiaiuçu recebe o Craque do Futuro de Lagoa da Prata enquanto em Formiga, o Vila Esporte recebe o Vasco da Gama. Na outra semifinal Categoria 2002/2003 o Flamengo de Itaúna vai até Lagoa da Prata enfrentar o Craque do Futuro.

Vasco da Gama vence o jogo de ida da Copa Super Craque

Vasco sai na frente pela Copa Super Craque.

Page 11: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13 11Polícia

A Polícia Militar contará com um esquema especial no policia-mento e fiscalização da Festa da Cerveja, realizada às margens da BR-494, na Estância Marisa. De-vido a localização da festa, os Mi-litares do 23° BPM terão o reforço da Polícia Rodoviária Estadual, que ficará por conta da fiscalização ao longo da rodovia. Também serão dispostos Militares no interior da festa e em seus arredores.

De acordo com o responsável pelo policiamento do evento, o capitão Marco Paulo, o efetivo será reforçado, principalmente no interior da Estância Marisa. “Nós vamos estar com um efetivo reforçado na festa, principalmente no interior da Estância Marisa, que

é o local de realização. Além disso, também temos o reforço da Polícia Rodoviária Estadual, ao longo da BR-494, para garantir a segurança das pessoas que se direcionam ao local da festa, ou mesmo que passem por ali” assegurou.

O número de Militares em-pregados e as medidas que serão adotadas foram feitas a partir da experiência das outras edições do evento. Além daqueles que estarão diretamente envolvidos no policiamento, outros Militares na cidade ficarão à disposição caso ocorra alguma emergência. “Dire-tamente envolvido dentro do local da festa nós teremos 45 Militares. Nós temos também outros Poli-ciais no entorno da festa, temos estes que estarão na rodovia, e na cidade teremos aqueles que por ventura podem ser acionados em

caso de uma eventualidade. Então tem um contingente considerável e tomando como base os outros anos da festa, o necessário para uma boa realização do evento” afirmou o capitão.

Um ponto importante que foi destacado pelo capitão Marco Paulo se refere ao consumo de bebidas alcoólicas por aqueles que participarão da festa. Como a festa acontecerá às margens de uma rodovia, o capitão aconselhou a todos que façam um uso mo-derado de tais bebidas, evitando assim maiores problemas. Aqueles que pegarão o volante não devem consumir bebida alcoólica. Para fiscalizar os motoristas, os Milita-res contarão com a utilização de bafômetro da Polícia Rodoviária Estadual e aqueles que forem pe-gos infringindo a Lei Seca serão

conduzidos para a Delegacia. “A Polícia Rodoviária Estadual levará o bafômetro para o local. Todos os policiais que estão ali no entorno estão envolvidos nessa questão. Então, infelizmente para o condutor que for flagrado nesta situação, ele será conduzido para a Delegacia e serão tomadas as devidas providências legais” asse-gurou capitão.

A PM aconselha que as pes-soas optem por se deslocarem até a Festa da Cerveja em grupos de quatro ou cinco em um mesmo carro, praticando assim o chama-do “transporte solidário”. Outra dica é chegar mais cedo, evitando assim tumultos na porta. As pes-soas devem ficar atentas também aos seus celulares, carteiras e documentos, para evitar perda ou furto dos mesmos.

Fiscalização da Polícia Militar na Festa da Cerveja contará com bafômetroSerá empregado efetivo no interior da Estância Marisa e em seu entorno, além da fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual ao longo da BR-494. Bafômetro da PRE será utilizado

Policiamento na Festa da Cerveja contará com um bafômetro para a fiscalização de motoristas que infringirem a Lei Seca.

Erik Ullysses

eriK [email protected]

Uma discussão vem tomando conta dos noticiários, envolve especialistas e leigos, chegando até as rodas de conversas em todo o país: A possibilidade da redução da idade penal no Brasil. Atualmente no país a pessoa só é considerada maior de idade após completar 18 anos. A proposta que tramita no Congresso Federal e deverá ser posta em discussão em breve é a redução da maiori-dade penal para 16 anos.

A reportagem da Gazeta do Oeste conversou com o presi-dente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade, Íris José de Almeida, e com Adilson Rocha, conselheiro da OAB Minas Gerais e criminalista, para saber a opinião dos mesmos sobre o assunto. Ambos foram enfáticos: não aprovam a redução e nem acreditam que isto possa ocorrer.

Íris Almeida acredita que a solução para o problema da criminalidade praticada por me-nores pode ser resolvida por meio de um apoio maior para a edu-cação. Com a criação de escolas em tempo integral e que também ensinem uma profissão para os adolescentes, estes jovens mante-riam a mente ocupada e assim, se afastariam do mundo dos crimes. “É preciso fazer alguns investi-mentos na área social. Por exem-plo, eu acho que a escola deveria ser em tempo integral, para que o aluno freqüentasse o dia todo a escola. Que eles desenvolvessem também a parte profissional, não apenas o estudo. Mas ele tem que ter o tempo ocupado. Mente vazia

é oficina do diabo” disse.Para Íris, reduzir a idade pe-

nal dos adolescentes só geraria mais problemas para as já su-perlotadas cadeias brasileiras. Mudanças em algumas condições do Estatuto da Criança e do Ado-lescente (ECA) também foram apontadas por ele como uma for-ma que pode surtir efeitos. “Re-duzir a maioridade penal de 18 anos para 16 para mim é encher nossa penitenciária de meninos. Isso não deve acontecer. O que deve acontecer é repensar a lei do Estatuto do menor, aumentar algumas condições dessa puni-ção a ser feita. Mas também não é meramente colocar lá em um local fechado não. Tem que ter escola, parte profissional, porque senão vai sair de lá pior do que entrou” assegurou, lembrando dos problemas enfrentados nas cadeias do Brasil com a baixa recuperação de seus presos.

A visão de Íris também é compartilhada por Adílson Ro-cha. Ele aponta que a maioridade penal do Brasil atualmente foi uma grande evolução e uma conquista que levou anos para ser assegurada. “Eu sou radi-calmente contra essa redução da maioridade penal. Mesmo porque, estar hoje em 18 anos foi evolução. No Brasil, a maioridade penal já foi de 14 anos. Já teve pena de morte. Hoje estamos em 18 anos e não há mais pena de morte. Isto é um processo de evolução da sociedade. Se o Con-gresso Nacional resolver alterar a Constituição Federal, porque vai

ter que mudar já que a mesma é expressa ao dizer que o menor de 18 é imputável, para depois alterar o Código Penal e haver efetivamente a redução da maio-ridade penal para 16 anos vai ser uma tragédia para a sociedade brasileira. Nós vamos passar a responsabilizar estas pessoas que são comprovadamente imaturo, inconseqüentes. O menor de 18 anos é ainda uma pessoa em formação, é uma pessoa que ca-rece de cuidados especiais como determina o ECA” garantiu. Ele lembrou ainda que na maioria dos países a maioridade penal também é adotada a partir dos 18 anos.

Os dois foram categóricos ainda em afirmar que um menor condenado a cumprir pena sócio--educativa pode ficar fora do convívio social por até três anos. Mesmo tempo, por exemplo, de um adulto condenado a uma pena de 15 anos de detenção. “Ele pode ficar internado até por três anos. Três anos representa em um caso de crime, uma condenação equivalente a 15 anos. Se você for condenado a 15 anos você ficará preso por três anos. É tempo mais que suficiente. O ECA está certo, e o que precisamos fazer é dar efetividade ao ECA. É o estado preocupar com o adolescente infrator” concluiu. (E.U.)

Presidente da OAB Divinópolis e conselheiro da OAB Minas são contrários a redução da maioridade penalPara os dois diminuir a idade penal não resolveria o problema dos crimes cometidos por menores, servindo apenas para aumentar ainda mais a superlotação das cadeias do país. Educação, mudanças em alguns termos do ECA e incentivo a uma profissão podem ser caminhos eficazes Agentes penitenciários en-

contram na quinta-feira (25) uma pequena porção de entorpecen-tes em duas das celas do presídio Floramar, em Divinópolis. A Polí-cia Militar informou que foi acio-nada no presídio, situado a rua Paquetá, bairro Jardim Floramar, onde um agente teria encontrado drogas nas celas após uma visto-ria de rotina nos pavilhões.

No local, os Militares consta-taram que havia sido localizado

pelos agentes duas pedras de substância semelhante ao crack com o detento K.S.S, de 27 anos, na cela número 7. Em prosse-guimento a revista das celas, foi localizado um cigarro de ma-conha na cela 4, com o detento G.H.E.L, de 19 anos. Diante dos fatos, os Policiais apreenderam os entorpecentes, que foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil.

(E.U.)

Agentes penitenciários encontram drogas em celas do Floramar

No decorrer da última quin-ta-feira (25), a Polícia Militar de Divinópolis realizou a apreen-são de drogas em dois bairros distintos da cidade. A primeira apreensão aconteceu no bairro Maria Helena, onde visualizaram uma movimentação estranha próximo a uma oficina mecâni-ca. Quando os Militares foram proceder a abordagem os suspei-tos perceberam a presença deles e fugiram. Após buscas nas pro-ximidades foram encontradas 114 pedras de uma substância semelhante ao crack, prontas para serem comercializadas no tráfico de entorpecentes. Diante dos fatos, os materiais foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil.

A segunda apreensão acon-teceu no bairro Orion. Durante um patrulhamento pela rua Pernambuco, Policiais Militares

se depararam com o suspeito G.E.L , 25 anos, que fazia con-tato com outros três suspeitos, M.H.T.S, de 22 anos, O.E.L.J, de 33 anos e A.H.J, de 28 anos, os quais estavam em um veículo Citroen Xsara Picasso, placa HGO-2714, de cor prata. Os três indivíduos que estavam no carro confessaram que iriam comprar entorpecentes de G.E.L.

Os Militares procederam buscas, onde conseguiram en-contrar um tablete de substância análoga à maconha de tamanho considerável. Dessa forma, foi dada voz de prisão aos autores, que foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil. O automóvel foi recolhido e leva-do para o pátio de um socorro credenciado. Na delegacia os autores foram ouvidos, e logo em seguida liberados.

(E.U.)

Drogas são apreendidas no Maria Helena e no Orion

Para o presidente da OAB Divinópolis, Íris José de Almeida, e o conselheiro da OAB de Minas Gerais, Adilson Rocha, a redução da maioridade só aumentaria os problemas relacionados aos menores infratores, além de punir pessoas que, segundo eles ainda são imaturas

Liziane Ricardo

Page 12: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/1312 geral

• Formiga• Gov. Valadares• Guanhães• Ipatinga• Itabira• Itaúna• Juiz de Fora• Juiz de Fora• Lavras• Leopoldina• Manhuaçu

(37) 3322-2000 (33) 3279-6300 (33) 3421-1713 (31) 2109-3003 (31) 3831-6221 (37) 3241-7000 (32) 3690-3300 (32) 3236-5000 (35) 3821-6588(32) 3441-4068 (33) 3331-1085

AutoOestePomalVespBrasautoGomes PereiraÍmparEmbrautoOriginalVivaLevelDiga

• Mantena• Montes Claros• Muriaé• Pará de Minas• Ponte Nova• Pouso Alegre• São João Del Rey• Sete Lagoas• Teófilo Otoni• Texeira de Freitas• Ubá• Varginha

(33) 3241-2242 (38) 3690-7900(32) 3729-2400 (37) 3231-7000 (31) 3881-3600 (35) 3449-3000 (32) 3373-2000 (31) 3779-8888(33) 3522-2092(73) 3292-7000(32) 3531-2066(35) 3223-6060

PomalCrevacSantos CarvalhoÍmparSanvelTrevautoDelforMotorseteMartins PereiraPomalSanvelSupra

• Alfenas• Barbacena• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Bom Despacho• Caratinga• Caxambu• Cons. Lafaiete• Divinópolis

(35) 3292-5000 (32) 3332-1677(31) 3489-9000 (31) 3359-9400 (31) 2122-8000 (31) 3388-2020 (37) 3522-1144 (33) 3321-4311 (35) 3341-3200 (31) 3761-6000 (37) 3215-5000

SupraSerranaBH ForInovaJorlanPisaBovepeAuto MotobrásMandalaNew ForAutomac

FordCredit Consórcio Nacional Ford

Respeite os limites de velocidade. Anel Rod. Trevo do Bom Pastor Divinópolis/MG

(37) 2101-3260Four

Preços válidos até 30/04/2013 ou enquanto durarem os estoques - 50 unidades. Ford Fiesta RoCam Hatch 1.0l 2013 (cat FBP3) a partir de R$ 25.990 à vista ou fi nanciado com taxa de 1,27% a.m. e 16,38% a.a, 50% de entrada (R$ 7.800) e saldo em 60 parcelas de R$ 457,00 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, incluindo tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo de R$ 35.220,00. Custo Efetivo Total (CET) calculado na data de 03/04/2013 a partir de 1,46% a.m. e 18,95% a.a., por meio do Programa Ford Credit. Ford Fiesta RoCam Sedan 1.6l 2013 (cat SEQ3) a partir de R$ 36.190,00 à vista. Não abrange seguro, acessórios, documentação e serviços de despachante, manutenção ou qualquer outro serviço prestado pelo Distribuidor. Sujeito à aprovação de crédito. O valor de composição do CET poderá sofrer alteração, quando da data efetiva da contratação, considerando o valor do bem adquirido, as despesas contratadas pelo cliente, custos de Registros de Cartórios variáveis de acordo com a UF (não incluso no valor das parcelas e no cálculo da CET) a data da contratação. Contratos de Financiamento e Arrendamento Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A. Frete incluso.

• Visitas a residências e estabelecimentos comerciais pelos agentes de saúde (são 112 agentes), que fazem eliminação direta dos focos e utilizam um produto que mata tanto as larvas quanto os mosquitos adultos. Eles também realizam um trabalho de educação e orientação.

• Contratação imediata de mais 75 profissionais em caráter de urgência, por tempo determinado, para trabalhar na campanha de combate à dengue.

• Combate ao inseto adulto com o carro fumacê.

• Reuniões comunitárias, apresentação de peças e palestras sobre a dengue.

• Blitz no trânsito.

• Campanhas educativas.

• Criação de um comitê de combate à dengue, que reúne: Polícia Militar, Bombeiros, Tiro de Guerra, secretarias de Saúde, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Operações Urbanas, Educação, lideranças religiosas, comunitárias e sociais.

Veja o que a Prefeitura está fazendo. E participe.

Qualidade é importante para você?agora, se você

optar pela concorrência...Sim,

escolha Gazeta do Oeste.

Quem lê, sabe mais

GazetaDO OESTE

www.g37.com.br

Assine - Acesse o Portal G37 em www.g37.com.br Facebook: Portal G37

Twitter: @portalg37

Page 13: Edição Gazeta do Oeste - 2059

As tardes de domingo no Estádio Farião deixaram de fazer parte de muitas famílias divino-politanas que acompanhavam o Guarani. Com o mando dos jogos na Arena do Calçado, em Nova Serrana, acompanhar o Bugre no Campeonato Mineiro ficou mais difícil para muitos torcedores, pois a distância de 45 km gera mais custos e demanda mais tempo.

O time conquistou seu obje-tivo no Campeonato Mineiro de 2013 não caindo para a segunda divisão. Terminou a disputa em sétimo lugar, uma posição a fren-te do América de Belo Horizonte. A campanha não foi tão brilhante, com apenas 14 pontos (dos 33 disputados), quatro vitórias, dois empates (um contra o Cruzeiro) e cinco derrotas, o aproveitamento foi de 42,5%.

Diante da despedida do Cam-peonato Mineiro, a Matéria Espe-cial buscou homenagear o time e a torcida, contando as histórias e os causos da Torcida Organizada Red Bugre.

iníCioA Torcida Organizada Red

Bugre, ou apenas Red Bugre,

surgiu no dia 03 de março de 2005, quando três amigos empre-sários se reuniram para discutir uma forma de apoiar o Guarani. Diante da idéia de criar uma tor-cida organizada, o grupo inicial buscou ajuda e investimentos de empresários da cidade.

A primeira aparição da Red Bugre em público foi em uma tradicional festa à fantasia, em que os poucos integrantes, com o apoio de suas namoradas e amigos, foram todos uniformi-zados com as cores do clube. Para Maurício, atual presidente da torcida, ali nascia a nova torcida: “ela começou na festa a fantasia. Todos foram fantasiados de Red Bugre, todo mundo levou as na-moradas. Nessa época eu ainda não fazia parte. Só fui entrar para a torcida em 2007, quando esse grupo entrou em contato comigo e me convidou para fazer a nova torcida. Como eu já era presiden-te da Máfia Azul em Divinópolis, já tinha experiência em organizar esse tipo de coisa e também por torcer muito pelo Guarani, eu aceitei. Os fundadores da torcida foram o Fábio Leleta, o Mateus e o Rodrigo Romano. Eu convidei também o Eduardo da Print Jú-nior e o Otacílio Andrade”, contou como nasceu a organizada.

Já em campo, a primeira

participação aconteceu no Mi-neiro de 2006, quando o Guarani empatou em 2 a 2 com a equipe do Democrata de Governador Va-ladares. Eram cerca de 25 pessoas fixas que participavam em todos os jogos que podiam, se juntavam durante a semana para ensaiar os coros e discutir os rumos que seriam tomados.

No ano de 2007, os diretores se organizaram para conseguir patrocínios e durante toda a temporada foram investidos 15 mil reais para que os torcedores acompanhassem o Guarani onde ele fosse. Neste período, mais de 150 pessoas se juntaram nas ar-quibancadas para empurrarem o time contra os adversários. Foram fornecidos gratuitamente ingres-sos, transporte e até a tradicional cerveja nos encontros. Na ocasião três ônibus lotados foram para Belo Horizonte acompanhar o Guarani contra o Cruzeiro.

Mesmo sofrendo uma golea-da de 4 a 0, a Red Bugre não parou de incentivar o time até o último minuto. O fato foi reconhecido pelos radialistas da capital, que parabenizaram os torcedores e zombaram chamando-os de “malucos”, devido a força de von-tade, mesmo diante da derrota esmagadora.

De 2007 até hoje, os membros

da diretoria se dedicaram a outros projetos pessoais, e hoje apenas Maurício atua como presidente.

Para Maurício, a ida do Gua-rani para Nova Serrana dificultou muito a participação dos tor-cedores: “fica difícil para todos saírem de Divinópolis, às vezes no dia de semana à noite, e ir acompanhar o time, que nem fez uma campanha tão boa. No últi-mo jogo em Nova Serrana havia pouco mais de 100 torcedores na Arena do Calçado, eu não deixei de comparecer com a bandeira da Red Bugre, não deixamos de incentivar nunca, mesmo quando a campanha não está muito boa. Quando era aqui em Divinópolis, a família se juntava depois do almoço de domingo e ia para o Farião. Muitas vezes ia a família toda caminhando pelo calçadão. Era uma forma de lazer da cidade, uma cultura que foi criada. Mas eu também reconheço, como empresário que sou, que foi uma boa opção para o time, já que a oferta para jogar em Nova Serra-na compensava mais que jogar aqui”, relatou.

viagensA paixão e a vontade destes

torcedores em mover o Bugre são tão grandes, que não existe dis-tância que impeça a presença das bandeiras vermelhas tremulando no estádio. Somadas todas as viagens, a Red Bugre já percorreu pelo menos 7 mil quilômetros em Minas Gerais.

Cidades como Juiz de Fora, Poços de Caldas, Andradas, Ipa-tinga, Governador Valadares, Formiga, Sete Lagoas, Itabira, Itaúna, Uberaba, Belo Horizonte, Patos de Minas, Nova Lima e Nova Serrana já foram destinos. Houve também a presença da bandeira do time vermelho e branco no Paraguai, em um jogo pela Copa Libertadores da América.

As comitivas que saem de Di-vinópolis levam um bandeirão de 30x9 metros, bateria com partici-pação de 10 pessoas, bandeiras,

várias faixas, sinalizadores e fogos de artifícios.

CidadaniaAlém de torcer, a Red Bugre

também promove ações solidá-rias em prol de pessoas carentes. Durante os campeonatos re-gionais dos últimos anos houve arrecadações de alimentos não perecíveis, inclusive, em uma delas, o material foi todo des-tinado para pessoas do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Outra ação cidadã é a pre-sença nos desfiles cívico-militar em comemoração ao aniversário de Divinópolis. Desde a criação, todos os anos a torcida marca presença na avenida Primeiro de Junho. Quem se interessar em participar do desfile basta com-parecer na Praça da Catedral com uma camisa do Guarani e procu-rar os organizadores: “convido todo mundo que quiser participar do desfile, quem tem vontade de homenagear a cidade e o clube. Nossa torcida tenta ser amiga de todos para acabar com aquela idéia de que torcida organizada é só baderna. Somos amigos de todas as torcidas do interior de Minas, para mantermos a paz entre as torcidas organizadas, neste meio também há pessoas de bem”, falou.

Causos

O ambiente entre os torcedo-res é de muita descontração. Não é por menos que histórias inusi-tadas e engraçadas acontecem.

Durante o jogo contra o Amé-rica, no Farião, em 2007, o Guara-ni perdia por 3 a 0. Já no segundo tempo o Guarani conseguiu uma virada histórica, com a presença do atacante Jajá. Empolgada com a reação do time, a torcida come-morou o placar achando que o jogo tinha terminado empatado em 3 a 3, quando na verdade o Bugre havia ganhado o jogo por 4 a 3. Muitos só foram saber do resultado real depois que chega-ram em casa.

Já em outro jogo no Indepen-dência, contra o Atlético, uma torcida organizada do clube de BH foi até os integrantes da Red Bugre para os parabenizarem, devido a força e ao incentivo que deram ao time.

ProjetosMaurício nos revelou que

está traçando um projeto para médio prazo. A partir de 2020 ele pretende se tornar presidente do Guarani. Questionado se ele se acha preparado para o desafio, ele foi certeiro: “acompanho o time há muitos anos, conheço de perto todas as demandas do Guarani. Quero me preparar até lá e poder continuar no sonho de ajudar o Guarani. Hoje ajudo com a torcida e no futuro vou ajudar como diretor. Até lá ainda vou participando do conselho do clube, discutindo idéias e an-gariando apoio de empresários fortes da cidade, que eu tenho certeza que estarão do meu lado”, finalizou.

avante guarani!A Matéria Especial desta semana aproveita a despedida do Guarani do Campeonato Mineiro para fazer uma homenagem ao clube e a torcida. Conheça a história e os causos da Torcida Organizada Red Bugre e sua paixão pelo clube de Divinópolis

amilTon [email protected]

Page 14: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/1302 variedades

rayssa Trindadewww.rayssatrindade.com

fenacer: aPosTe no looKOntem começou um dos eventos mais aguardados do calendário divinopolitano, a Festa da Cerveja. Muita gente bonita e boa música pedem um visual mais elaborado, mas para aproveitar bem o evento, não vale esquecer do conforto!

Regra número 1, sem saltos para garantir aproveitamento máximo. Saltos são lindos e femininos, mas nada confortáveis para quem vai passar a noite dançando com os amigos. Confie em sua postura elegante e arrase com uma bota estilosa, além dos pés aquecidos, o conforto fica garantido e você não fica com a cara emburrada de dor nos pés (quem nunca?!). Aposte nas ankle boots, as queridinhas do momento, pode ser com spikes ou sem, o importante é ela combinar com a sua personalidade.

Dica da vovó, se vai desfilar de shorts ou saia na FENACER invista na meia-calça. São diversos modelos no mercado, do fio 7 ao 120, das transparentes às coloridas, lisas e com texturas, até mesmo meias com bordados e aplicações de pedrarias. Pode ser de renda para as fashionistas e até fio 60 para as friorentas, o importante é que além de disfarçar a malvada celulite (que só a gente enxerga!) suas pernas vão ficar quentinhas e protegidas.

Clássica dos anos 80, a jaqueta de couro preta é item indispen-sável no guarda-roupa feminino. Aposte na peça com uma T-shirt divertida para um look rocker ou combine com uma blusa tecido leve ou de renda para um estilo lady like. Para alegrar o look nada melhor que apostar em uma jaqueta colorida, aliás, o burgundy (que é uma mistura do vermelho com o roxo) é a cor do inverno e é escolha certeira.

Indispensável, a maquiagem é um item fundamental para o look. Escolha o que for o seu estilo, seja um batom vermelhão para quebrar o look preto e branco, um olho esfumado para o look sexy ou até mesmo a sombra super colorida para descontrair. Só vale lembrar que você tem que escolher uma área para destaque, olhos ou boca. Ou seja, se for de olho pretão, batom nude, se for de batom forte, olhos só com côncavo marcado e delineador.

Dica de amiga para a vida toda: Ame o seu cabelo do jeito que ele é. Se o seu cabelo é liso, faça uma bela escova ou um rabo bem alto. Se o seu cabelo for anelado, capriche no babyliss e arrase a la Taís Araújo. O melhor para festas que duram muito tempo é o cabelo estar o mais natural possível para evitar imprevistos, como ser surpreendida pela chuva e o cabelo encolher e até mesmo um penteado desmontado depois de dançar!

Símbolo da feminilidade, as unhas vêm ganhando destaque maior a cada dia, com os esmaltes em gel, esmaltes magnéticos e até mesmo películas adesivas para unhas. Aliás, nos camarotes Kuringa e Lounge da FENACER, as suas unhas terão cuidados especiais: no espaço da Artistic Nail Design, serão demonstradas incríveis técnicas da Designer de unhas mexicana Dafne Fernandes e da educadora nacional Artistic, Dayane de Souza.

Page 15: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13 03variedades

A escola de dança Tablado realizará na próxima quinta-feira (2) e sexta-feira (3) o festival anual de ballet que esse ano traz o tema “Heróis”. O evento será no teatro Usina Gravatá a partir das 19h30, os ingressos estão sendo comercializados a R$25 reais na sede da escola que fica na rua Canápolis 410, bairro São José. Na data do festival não serão vendidos ingressos na bilheteria do teatro.

A responsável pelo evento, Maria Geralda da Silva Ferrei-

ra, explica que ao todo serão 34 apresentações “sendo 17 na quinta-feira e mais 17 na sexta-feira, vamos ter mais de 60 bailarinas se apresentando. Esse nosso festival acontece anualmente e não é uma com-petição como geralmente outras escolas fazem, o objetivo é mos-trar para os pais e a população o nosso trabalho e é só através das bailarinas no palco que eles tem a chance de conferir o que ensinamos”diz.

Ainda conforme Ferreira o tema das apresentações foi escolhido pelas alunas, segun-do conta, para cada festival ela

apresenta algumas sugestões de tema e fica a cargo das bailari-nas escolherem qual título mais gostaram. Todos os figurinos são confeccionados por Maria, que mesmo cheia de trabalho não abre mão desta tarefa.

Em entrevista a Gazeta a bailarina Ana Flávia Ferreira Albino diz que o interesse pela dança veio após o convite de uma ex aluna da escola e ainda conta que a cada ano a satisfação de participar desse festival só aumenta, “essa é a 6° vez que me apresento e a cada ano sinto uma emoção diferente. É muito bom aprender novas coreografias e

também escolher as roupas que vamos usar no dia da apresenta-ção”, conclui.

Além da emoção outro sen-timento toma conta das baila-rinas, conforme explica Jeine Gonçalves Campos, “ficamos to-das bem ansiosas e às vezes nem dormimos direito por imaginar como será apresentação e se vai dar tudo certo”, conta.

A bailarina salienta que ao final todos ficam satisfeitos e que os esforços não só das alunas, mas também das professoras são compensados com os aplausos da platéia.

A oportunidade para dançar

surgiu após uma apresentação em sua escola, a aluna conta que uma antiga professora de ballet da escola tablado esteve em sua escola mostrando algumas coreografias e a partir daí Jeine despertou o gosto pela dança. A bailarina já faz parte da escola desde 2009 e esta será a sua quarta apresentação.

A escola de ballet já está na cidade há 40 anos e objetiva oferecer para a comunidade um ensino profissionalizante de dança principalmente para as alunas que queiram seguir carreira, a escola oferece todo o treinamento necessário.

unidanCe divinÓPolisDe 13 à 16 de junho será rea-

lizado a Mostra de Dança de Di-vinópolis, Unidance, o evento é uma competição entre as escolas do município e envolve variadas modalidades de dança. As esco-las interessadas em participar podem fazer a inscrição através do portal www.unidancedivi-nopolis.com.br. O evento oferece premiações em dinheiro para as três melhores coreografias, a primeira coreografia vencedora irá levar mil reais, a segunda re-ceberá R$600 e a terceira R$400. Já o melhor bailarino(a) sairá do festival com R$300.

Festival de dança será realizado no teatro GravatáAs apresentações começam na próxima quinta-feira (2) a partir das 19h30

O objetivo é mostrar para os pais e a população o nosso trabalho através das bailarinas no palco” afirma a coordenadora da escola Maria Geralda da Silva Ferreira

Mariana Gonçalves

mariana gonç[email protected]

Acontece em Divinópolis até no dia 16 de maio, na Biblioteca Municipal Ataliba Lago, uma ex-posição de artes visuais, realizada com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional

de Artes (Funarte). A exposição é resultado do

projeto “Papientando” que reúne arte e cidadania. O projeto nasceu no momento em que precisavam tornar a arte mais acessível e democrática a todos. A iniciativa começou em outubro de 2012 e teve término em março deste ano.

Contaram com a participação de pessoas de 17 a 29 anos, interes-sadas em desenvolver habilidades artísticas. Foram oferecidas duas oficinas, uma no Centro Gerador de Cultura (CEGEC) e na Escola Estadual Joaquim Nabuco. Com isso, foram capacitadas 12 pesso-as, que conheceram mais afundo

técnicas de modelagem em es-culturas com argila, papietagem e papel marchê na confecção das obras plásticas decorativas e utilitárias, inclusive técnicas de acabamentos diversos.

As oficinas foram de grande ajuda aos participantes. Além de elevar a autoestima, conseguiram

despertar o lado artístico e crítico dos responsáveis pelo desenvol-vimento das obras. “Trabalhamos cerca de 20 anos com esse traba-lho, e o mais interessante foi a dis-posição das pessoas participantes em realizar o projeto. Vimos que quem foi conosco até o fim, obteve uma satisfação muito grande, pois

nós só ensinamos a técnica, já o talento é de cada um”, ressalta o agente Cultural Sérgio Rezende.

A exposição permanece na Bi-blioteca Municipal Ataliba, locali-zada na Avenida Sete de Setembro, 1148 no Centro de Divinópolis até no dia 16 de maio, podendo ser vista no horário das 9h às 19h.

Projeto de artes visuais é exposto na Biblioteca Municipal

Esculturas criadas principalmente a partir de jornais.

Luiz Felipe Enes

luiZ feliPe [email protected]

Page 16: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/1304 variedades

eduardo Já[email protected]

Eduardo Jáber é Engenheiro de Alimentos,

Chef de Cozinha e Sommelier, trabalha com

jantares, cursos e eventos.(37) 9937-1826

benefícios das fruTas

bruscHeTTa de fruTas vermelHas

cocKTailBenefícios das frutas vermelhas as cores delas poderão variar do vermelho ao roxo, como as uvas,framboesa, morango, cereja, amoras e açai, estas frutas vermelhas e roxas são ricas em minerais, vitaminas, fibras alimentares e fitoquímicos. Esta variação de cores das frutas e essencial porque oferecem excelentes benefícios para a saúde como a antocianina e o licopeno que são antioxidantes essenciais para eliminar os radicais livres e seus efeitos maléficos como o envelhecimento precoce das células.

Os radicais livres são criados dia-riamente pelo nosso corpo eles são formados pelos processos naturais do corpo,como a nossa respiração, sendo os antioxidantes e seus be-nefícios responsáveis em não deixar que eles aumentem, os maiores res-ponsáveis pelo aumento dos radicais livres são as bebidas alcoólicas, os cigarros e os alimentos gordurosos como as carnes gordas.

ocorrendo dos radicais livres estarem em excesso no corpo pode-rão causar além doenvelhecimento, doenças como diabetes, câncer e aterosclerose, por este motivo pre-cisamos nos alimentar corretamente com verduras, frutas e legumes ricos em antioxidantes para assim evitarmos os efeitos maléficos dos radicais livres.

Outro beneficio excelente das frutas e serem ricas em licopeno que também e encontrado no tomate, este carotenoide e fundamental para se evitar as doenças cancerígenas como o câncer de próstata estas do-

enças como sabemos são provocadas pelos radicais livres.

Os benefícios do licopeno são essenciais também para evitar que o colesterol ruim( LDL) atinja as veias artérias com isto evita-se as doenças cardiovasculares, ainda estimulam o correto funcionamento do sistema imunológico.

Nas frutas vermelhas encontra-mos também a antocianina que e o flavonoide responsável em criar a cor arroxeada dos alimentos como as uvas, açaí ameixa preta e amora, quanto mais forte for esta cor nos alimentos mais ricas elas são em antocianinas.

As antocianinas e o licopeno são excelentes antioxidantes essenciais para se evitar a aparência envelhe-cida da pele e as rugas, evitarem os coágulos sanguíneos e doenças cardíacas.

Os benefícios das frutas como já sabemos são essenciais para evitarmos as doenças como os cân-cer, os benefícios destas frutas são

excelentes também para evitarmos vários problemas no organismo como as gripes e resfriados e prisão de ventre por serem ricas em fibras alimentares e vitamina C.

o ácido elágico que e outro be-neficio das frutas vermelhas e funda-mental para ajudar os antioxidantes a eliminarem os radicais livres.

Para uma vida saudável devemos mudar nossos hábitos alimentares para uma alimentação saudável que seja rica em alimentos naturais com antioxidantes, praticarmos exercícios físicos, evitarmos fumar e beber desta maneira evitamos o apa-recimento das doenças e que nossa pele seja afetada pelos radicais livres.

• 1 unidade(s) de baguete em rodelas• quanto baste de manteiga • quanto baste de canela-da-china em pó• quanto baste de açúcar• 200 gr de requeijão light• 1/2 colher(es) (chá) de raspas de limão• quanto baste de frutas vermelhas• 1/4 copo(s) de iogurte de baunilha• quanto baste de hortelã para decorar

Passe uma leve camada de manteiga dos dois lados de cada fatia, polvilhe com canela e açúcar, coloque numa assadeira e leve ao forno para dourar. Retire a assadeira do forno e deixe as fatias de pão esfriarem completamente.

Em uma tigela pequena misture o requeijão, as raspas de limão, 2 colheres(sopa) de açúcar e o iogurte e bata até ficar homogêneo.

Espalhe uma colher de sopa da mistura do creme sobre cada fatia de pão torrado. Cubra com frutas de sua escolha e enfeite com hortelã fresca. Leve à geladeira até o momento de servir.

diCa: não espere mais do que duas horas para comer as bruschettas, porque depois elas podem ficar um pouco moles.

Desde tempos imemoriais, o ser humano, assim como diversos ou-tros animais da natureza, buscou maneiras naturais de relaxar o corpo e o cérebro. A produção de álcool a partir de diversos tipos de vegetais sempre foi uma prática comum a quase todas as culturas primitivas, e essa tradição se mantém até hoje. Com bilhões de adeptos espalhados por todas as partes do mundo, a bebedeira é a única cola que ainda consegue manter a humanidade unida.

Quando as pessoas começaram a misturar essas bebidas para criar misturas mais interessantes, é impossível afirmar. Mas a “cultura do cocktail” começou a se refinar e se tornar uma coisa séria na mesma época em que o resto do mundo: no final do século XVIII e início do século XIX, durante a tão falada Revolução Industrial.

A origem da palavra “cocktail”, especificamente, não tem nenhum registro histórico, mas as teorias são tão variadas e absurdas que vale a pena conferir algumas delas:

• As palavras “cock tail” significam, em inglês literal, “rabo de galo”. Dizem que antigamente as pessoas enfeitavam os copos de bebidas misturadas com uma pena arrancada do rabo de um galo.

• A palavra francesa para “casca de ovo” é “coquetel”. Dizem que um médico francês, que atendia seus pacientes americanos de Nova Orleans com um bitters medicinal que ele mesmo fabricava, servia a bebida em uma casca de ovo. Seus pacientes, não conseguindo pronunciar “co-quetel” corretamente, teriam anglicanizado a palavra para “cocktail”.

• A palavra “cocktail” pode ser uma derivação do nome de uma deusa asteca chamada Xochitl. Havia uma princesa mexicana chamada Xochitl que servia bebidas aos turistas americanos.

• Outro teoria diz que “cock tail” era o apelido dado pelos ingleses da era vitoriana às prostitutas, e teria sido usada então para descrever as bebidas que os americanos faziam adicionando “impurezas” ao tra-dicional gin britânico, “prostituindo” a bebida com misturas.

Mais recentemente, podemos citar a fundação, em 24 de Fevereiro de 1951, da IBA - International Bartenders Association - uma espécie de FIFA dos drinks, que promove anualmente um concurso de bartenders.

A história dos drinks no século XX é muito mais bem-documentada e por isso mesmo daria muito trabalho falar dela por aqui, mas com o tempo eu vou acrescentando algumas informações sobre cada bebida!

Page 17: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13 05variedades

marco aurÉlio [email protected]

O empresário Rafael Mendonça e a design de interiores Stefanie Magalhães aguardam ansiosos a chegada de Matheus

Thulyo Ribeiro e Amanda Santiago com os internacionais Javier Gómez e Daniel Alaui

Internacional Amanda Santiago e Thulyo Ribeiro acabam de retornar de

Punta Can, na República Dominicana, onde fizeram um curso de técnicas internacionais de corte e cores, ministrado pelos internacionais Javier Gómez e Daniel Alaui, onde ficaram sabendo de tudo o que há de melhor no segmento para os próximos seis meses de tendências mundiais. O Espaço Amanda Santiago se destaca por sempre buscar o que existe de melhor nos grandes centros mundiais para atender aos divinopolitanos.

Congado O empresário Paulo Jack irá trocar as fotos antigas de Divinó-

polis, que fazem parte da decoração dos ambientes de seu Chef’s Sabores de Minas por belos cliques do Congado, tudo com muita cor e valorizando esta manifestação cultural.

Bons tempos Ricardo Clementino, que há vários anos reside no Rio de Ja-

neiro e foi o precursor no comando das carrapetas na boate do Divinópolis Clube, será uma das atrações da noite desta terça--feira (30). Neste dia será lançada, oficialmente, a edição 2013 da festa Pop Era, de Roberto Fabrini (Lelé) e Rodrigo Maldonado (Bareta). O evento será no Cipriano.

Telinha Neste final de semana estreou no Cinemark do Pátio Savassi,

em Belo Horizonte, o documentário “Algodão entre Espelhos”, de Celso Machado e Nara Sbreedow. O filme narra o papel do ex-governador de Minas Rondon Pacheco no desenvolvimento de Minas. Entre os muitos feitos de Rondon à frente do governo de Minas está a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agro-pecuária (Embrapa), a vinda da Fiat para o Brasil e a construção da Usina de São Simão. Com quase 100 anos de idade, e vivendo em Uberlândia, Rondon esteve presente no lançamento do fil-me, que fica em cartaz na capital mineira até o dia 28 de abril. A entrada é franca.

Mérito A jornalista Isabel de Andrade, filha de Roberto Andrade

que administrou o Estrela do Oeste Clube por muitos anos e de Marília Andrade, comemora merecida honraria que rece-beu. A equipe do seu programa Planeta, exibido pela Rede Minas às 22 horas das segundas-feiras, conquistou o 1º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo com o programa “Sobrevi-vência Empresas”. A reportagem é da repórter Simone Pio, a produção é de Marina Mendes, o assistente de Produção foi Mateus Fagundes e os repórteres cinematográficos foram Daniel Diniz, Dirceu Alves e Wagner Marzagão. A edição de texto foi de Isabel Andrade. Outros três programas do Pla-neta ficaram entre os cinco finalistas. Planeta é um programa semanal de reportagens especiais que traz para Minas Gerais os grandes temas da atualidade. A atração possui quatro li-nhas temáticas - Geral, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Planeta Minas Convida - que abordam pautas diversas, em formato que mistura jornalismo e documentário.

Visita Nesta sexta-feira (26), Divinópolis recebeu a visita de

Alaíde Alves Cabral da Fonseca, filha do Brigadeiro Cabral. Ela veio para tratar da criação de um memorial em homena-gem ao pai e responsável pela construção do aeroporto de Divinópolis, em 1947. Um grande acervo documental estará exposto, com importantes registros da história da nossa cidade e do nosso país.

Mães são jóias especiaisAté 10 de maio: 10% desc. à prazo, 20% a 30% desc. à vista

Avenida Antônio Olímpio de Morais, 303 Centro - (37) 3221-3921 - Divinópolis

Page 18: Edição Gazeta do Oeste - 2059

06 variedades :: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13

Page 19: Edição Gazeta do Oeste - 2059

:: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13 07variedades

bem [email protected]

aParelHo lingual

destaque da semana

loucas Por carmen sTeffensVocê sabia que passar

o Fixador nos olhos, antes de se maquiar, ajuda a sombra a fixar por muito mais tempo e ainda deixa as cores mais vivas? Indi-camos o da Yes!Cosmetics por ser barato (R$18.90) e dar um resultado de atriz de cinema por muito mais tempo.

sem Perder o Tom#FiCaadiCa

(37) 3213 8792 | 8807 5058 | 9135 [email protected]

facebook.com/revistabemfeminina

@bemfeminina

E a cada dois meses, nos melhores pontos

da cidade:

Coluna Semanal Escrita por:

Jessica Ramos e Jessica RieggA Carmen Steffens entrou em

promoção nessa semana para acabar com o estoque de outono. São diversos modelos com até 50% de desconto. A loja já se prepara para trazer as últimas tendências de inverno, vistas nas passarelas. Aproveite, pois a promoção termina hoje.

Válido na quinta-feira, dia 09 de maio(37) 3221-1582Rua Rio de Janeiro, 280, Centro

Imagine usar aparelho dentário sem que ninguém perceba. Agora isso já é possível! Com a inovação da estética dentária os especialistas criaram um aparelho que é fixado na parte de trás dos dentes, de modo que você não precisa mais se preocupar com o acúmulo de alimentos.

Chamado de aparelho lingual, ele corrige a posição dos dentes da mesma maneira, e além da estética, tem uma grande vantagem: em alguns casos pode ser 40% mais rápido que o tratamento convencional. “As vanta-

Os brackets autoligados também são mais um diferencial da ortodontia moderna, que reduz o tempo de uso do aparelho (podendo chegar até a 40%) e de consultas. Segundo Fernando, ele apresenta uma redu-ção no acúmulo de alimentos nos dentes principalmente devido a ausência da ligadura elástica (ou borrachinhas) e menos agressivo à mucosa bucal por não necessitar de amarrilhos metálicos.

a inovação da estétiCa dentária gens são grandes, e elas já estão sendo aproveitadas pelos artistas de televisão, políticos e pessoas que precisam falar frente ao público sem mostrar o aparelho e aparentar muito jovens” acrescenta o ortodentista Fernando Franco, especialista em Ortodontia pela Faculdade de São Leopoldo Mandique.

O design também é inovador, um pouco mais arre-dondado para impedir que os brackets não machuquem a língua. Outra vantagem é o fato de ele não projetar os lábios para frente, como o aparelho convencional e de evitar que as peças quebrem, pois são fixados com resina. Além disso, não possui nenhuma restrição quanto ao uso e você ainda pode fazer o clareamento durante o processo.

Fernando Franco.

saFira/PorCelana

alinhador

Outro aparelho discreto na nova ortodontia são aqueles em que os brackets são feitos de safira ou porcelana, imitando as cores do dente. O tratamento é bem parecido com o convencional e também não há restrições.

O alinhador, ou aparelho invisível, é uma serie de placas de acetato (plástico), como as de tratamento para bruxismo, que copiam o formato dos dentes. A cada 15 dias, há a troca das placas, o que garante a movimentação dentária necessária para correção dos dentes. A maior vantagem é poder retirá-lo para comer e escovar os dentes. “Mas, ele não pode ser usado em todos os tipos de tratamento” alerta o profissional.

autoligado

Page 20: Edição Gazeta do Oeste - 2059

08 variedades :: gaZeTa do oesTe :: DIVINÓPOLIS -SÁBADO E DOMINGO, 27 e 28/04/13

Horóscopo

flor do caribeglobo - 18H

Alberto avisa a Ester que pedirá a guarda das crianças se ela se separar dele. Ester finge acreditar em Gonzalo e afirma para o delegado que ele deve prender Cassiano. Ester pede a Doralice que ligue para Cas-siano e avise para ele se esconder. Doralice pede a Juliano que esconda Cassiano em seu barco. Ester avisa a Cassiano que Alberto trouxe um delegado para prendê--lo. Olívia não deixa Gonzalo entrar em sua casa. Alberto mostra a Ester o CD e a cartade Cristal para Cassiano. Ester se sente traída por Cassiano.

guerra dos sexosglobo - 19h

Acompanhe as emoções da reapresen-tação do último capítulo de Guerra dos Sexos.

salve Jorgeglobo - 21h

Um policial disfarçado protege Morena e Russo não consegue se aproximar. Morena conta para Jô como foi sua chegada à boate. Russo fala para Irina que sabe onde Morena está. Lucimar adverte Nilceia a não levar o homem suspeito para sua casa. Rayanne pega o resultado do exame de DNA de Lurdinha. Pescoço pede para Sidney comentar com Delzuite que ele irá para a Estudantina. Érica avisa a Élcio que ele será o culpado caso algo aconteça com ela ou seu bebê. Théo chega mais cedo para o embarque e vê Lívia no aeroporto. Almir explica a Morena como ela trabalhará disfarçada. Sheila afirma a Lucimar que conseguirá ajudar Helô na investigação contra a máfia de Lívia. Maitê fica interessada em Ricardo. Bianca diz a Demir que voltou à Capadócia para ficar com Zyah. Cyla tenta convencer Ayla a desistir de dançar em seu restaurante. Helô orienta Sheila a se aproximar de Rosângela. Caíque avisa a Antonia que Amanda e Celso procuram informações sobre Wanda. Isaurinha pede para Arturo não falar de Wanda para Celso. Áurea e Cacilda assistem ao DVD de Lívia com Théo, e a mãe do capitão passa mal. Aisha não conta para Mustafa que esteve com Wanda. Almir avisa a Morena que ela se encontrará com Russo.

novelas

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

Hoje, você pode mostrar muita garra para melhorar as suas condições financeiras. A Lua indica que é um bom dia para investir em cursos de aperfeiçoamento, viajar ou ampliar os seus contatos.

A vida vai fluir com mais facilidade e leveza neste momento. À tarde, sua consciência estará mais crítica, favorecendo as reflexões sobre sua vida.

Quanto mais discreta for a sua atuação profissional, melhores serão os resultados alcançados. Poderá se destacar em tarefas que exijam inspiração, criatividade e imaginação.

O astral deste sábado revela que você vai estar em sintonia com as pessoas que fa-zem parte do seu universo. A Lua indica que este é um bom dia para cuidar da sua saúde.

Não faltará criatividade para iniciar um projeto neste sábado. Bom dia para agitar o convívio com os amigos e dinamizar a sua vida social. Este dia pede um pouco mais de alegria.

Não faltará criatividade para iniciar um projeto neste sábado. Bom dia para agitar o convívio com os amigos e dinamizar a sua vida social. Este dia pede um pouco mais de alegria.

Mostre mais interesse por sua profissão e só terá a ganhar. Atividades ligadas a arte, cultura e profissões em que possa conciliar dinamismo e competitividade estão em alta.

Atividades feitas em equipe contam com boas energias astrais neste dia. A Lua indica a possibilidade de melhorar a sua situação financeira, mas deve ter cuidado com excessos ou extravagâncias.

Não perca a chance de exercitar a sua autonomia. A Lua ingressa em seu sig-no, indicando que você poderá sentir o reflexo de suas ações e obter o reconhe-cimento que merece.

Dedique-se a tarefas prazerosas e não terá do que se arrepender. Após o meio--dia, as tarefas que exijam sigilo, concen-tração e silêncio serão as mais favoreci-das. Nos assuntos amorosos, mentiras ou segredinhos podem vir à tona.

É hora de arregaçar as mangas e seguir em busca dos seus sonhos. Os amigos podem desempenhar um papel impor-tante em seus projetos de vida.

A realidade e a imaginação se colocam frente a frente, favorecendo as tarefas que exijam criatividade. À noite, o astral sinaliza um dilema: os seus ideais afetivos podem se chocar com a realidade.

leonardo de Castro

a energia de maioUma energia material e sensual domina este mês de maio.Vênus estimula o amor, tudo que é belo e prazeroso. Este mês é satisfatório aos cinco sentidos, que ficam mais aguçados agora,

torna-se quase uma necessidade.O pecado da gula fica mais tentador, portanto olho na balança!O mês de maio é bom para adquirir objetivos de valor, cuidar do dinheiro

e de posses materiais.Ótimo para reunir amigos e parentes para fazer aquela festa descontraída.

Embelezar o corpo, a casa e dedicar-se a causas que beneficiem a natureza são ações igualmente indicadas.

A energia neste mês vibra na cor verde, associada à saúde e ao dinheiro. Flores esverdeadas tem essa energia, assim como jasmim pelo seu perfume adocicado e forte.

As pedras esmeralda e Turmalinas, se sentir alguma dor pelo corpo coloque essas sobre o local, pode ser a solução para diminuir ou acabar com o problema. A pedra suga esta dor, depois coloque a pedra no sol. A energia ágil mutável e alegre torna-se dominante neste mês.

Um mês excelente para lembrar de pessoas que andam meio afastadas do seu convívio.

Para colocar suas ideias em prática é preciso pensar bastante no que pode ser mudado não é hora de tomar conclusões precipitadas.

Um passo errado pode trazer consequências lá na frente.Aproveite o mês de maio e prepare-se para viver um mês de calmaria e

amor.

bom dia touroO signo de touro agora iluminado por saturno nos revela a disposição

fraternal do ser humano, o anseio por ser participante da ordem que reina na natureza e do cosmo.

Essa disposição associada ao seu planeta regente é cultivada por meio do estudo e do aprimoramento da mente.

A compreensão é a maior das benções num momento de crise emocional, financeiro ou de saúde. É tempo de ampliar a compreensão a respeito de uma atividade profissional estudando e desenvolvendo a sensibilidade.

Mais do que produzir um trabalho pede-se nesse período uma atitude aberta e um espírito que abrace tudo.

O taurino é muito ligado aos mistérios da vida e aquilo que lhe coloque em contato com o desconhecido.

Momento de sair do seu mundo e conhecer a vastidão a sua volta.A relação pessoal agora será marcada por especial disposição à dedicação

emocional e a devoção àqueles que amam e se entregam.Esta é uma época propícia para várias formas de enlace e alianças.Há muito o que aprender em seu modo de trabalhar, é hora de aprender

novas técnicas e alargar o conhecimento sobre aquilo que faz.Não basta fazer bem feito é preciso conhecer o sentido do que faz a es-

sência lá no fundo do seu ímpeto.Taurino é a hora de pensar menos nas finanças e ser mais sensibilizado

no amor.Afinal dinheiro ajuda, mas não é tudo.Bom dia Touro!

Casamento

Este é o casal Jaime e Douglas. Dia três de maio eles vão se casar às 20h, no Largo das Carpas em Nova Serrana.

Ela é sobrinha do meu amigo Anselmo Queiros.Muita felicidade, amor e saúde.

absurdoCertos lugares onde se serve café, na verdade é uma sujeira.As mesas parecem um chiqueiro de porco. Tem espaços em que você é o

lixo no local ou local no lixo.Tem até pão com presunto, mussarela e bicho misturado.Pior que eu vi!!!

Kate Middleton, 32, já não está conseguindo mais fazer sua famosa pose de duquesa por conta da barriga de seis meses de gestação. Nesta sexta-feira (26), a duquesa de Cambridge inaugurou ao lado do marido, o príncipe William, e do cunhado, o príncipe Harry, os estúdios da Warner Bros em Leavesden, Hertfordshire.

O trio acompanhou um grupo de 500 pessoas, a maio-ria crianças, para conhecer a exposição dedicada aos filmes de Harry Potter. Empolgado, William chegou até a testar uma das motos do longa Bat-man: O Cavalheiro das Trevas,

e arrancou risadas da mulher. “Deveriamos pegar essa moto emprestada para o fim de se-mana”, brincou William com o irmão, segundo o Daily Mail. “É incrível, absolutamente incrível.”

Normalmente, Kate Mi-ddleton caminha e posa para fotos com as mãos cruzadas em frente à barriga, como pede o protocolo real. A bar-riguinha bastante saliente de sua primeira gestação já não permite mais a postura. Como apontou o Daily Mail, a duquesa usava vestido de poá de R$ 150 da rede de fast fashion Topshop e jaqueta de veludo Ralph Lauren.

Michel Teló recebe 2 prêmios no billboard latin music awards

Michel Teló levou dois prê-mios das sete categorias nas quais concorria no Prêmio Billboard da Música Latina, que aconteceu no Bank United Cen-ter da Universidade de Miami na noite desta quinta-feira (25).

O músico brasileiro rece-beu os prêmios de Canção Pop Latina do Ano e Canção do Ano com o hit Ai Se Eu Te Pego. Teló concorria também aos prêmios de Novo Artista, Artista Social,

Canção Digital, Canção Airplay, Artistas com Canções Latinas.

Teló foi o único músico bra-sileiro a participar do evento. “Estou muito feliz de estar aqui. Pois hoje somos indicados em sete categorias”, disse o popstar no tapete vermelho dos Prêmios Billboard. Mais tarde, na rede social, o loiro postou a foto já com os prêmios nas mãos, disse o cantor em entrevista ao canal E!.

Divulgação

Divulgação

Príncipes e princesa inauguram estúdios da Warner Bros