edição especial - aniversário de jacarezinho

8
O site de Jacarezinho, agora impresso. www.projac.com.br DIRETOR: DAN FRANCISCO BATISTA ABRIL DE 2012 EDIÇÃO ESPECIAL F OLHA DO P ROJAC Folha do Projac homenageia Jacarezinho pelos 112 Anos Aqui, o que há de melhor Transformação da Educação de Jacarezinho nos últimos anos Dona Almerinda fala sobre a satisfa- ção e o orgulho de ser jacarezinhense PÁG.02 Prefeita Tina homenageia Jaca- rezinho nos 112 anos PÁG.02 Dona Glória do Sal- gado, moradora do Residencial Paraíso parabeniza Jacarezinho PÁG.02 Depoimentos Saúde Esporte Saúde Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho Projeto Futuro leva esporte e lazer a todas as regiões de Jaca- rezinho PÁG.06 Jacarezinho não tem nenhum caso de dengue PÁG.06 Cras promove palestras com os temas Métodos Anticonceptivos e DST PÁG.06

Upload: dan-francisco-batista

Post on 09-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal, Semanal

TRANSCRIPT

Page 1: Edição Especial - Aniversário de Jacarezinho

O site de Jacarezinho, agora impresso.

www.projac.com.brDIRETOR: DAN FRANCISCO BATISTAABRIL DE 2012 EDIÇÃO ESPECIAL

FOLHA DO PROJAC

Folha do Projac homenageiaJacarezinho pelos 112 Anos

Aqui, o que há de melhor

Transformação da Educação de Jacarezinho nos últimos anos

Dona Almerinda fala sobre a satisfa-ção e o orgulho de ser jacarezinhense

PÁG.02

Prefeita Tina homenageia Jaca-rezinho nos 112

anos PÁG.02

Dona Glória do Sal-gado, moradora do Residencial Paraíso

parabeniza Jacarezinho PÁG.02

Depoimentos

Saúde

Esporte

Saúde

Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho

Projeto Futuro leva esporte e lazer a todas as regiões de Jaca-rezinho PÁG.06

Jacarezinho não tem nenhum caso de dengue PÁG.06

Cras promove palestras com os temas Métodos Anticonceptivos e DST PÁG.06

Page 2: Edição Especial - Aniversário de Jacarezinho

FOLHA DO PROJACEDIÇÃO ESPECIAL02

FOLHA DO PROJACO site de Jacarezinho, agora impresso.

EDITORIAISPROJAC.COM COMERCIAL LTDACNPJ:08.853.728/0001-78 - IE: 904.06003-85

Rua José Pavan, 649 - V. S. PedroJacarezinho - PR - CEP: 86400-000Fone: (43) 3525-1933www.projac.com.br - [email protected]

Diretor Geral: Dan Francisco BatistaJornalista Responsável: Laura NabucoReportagem: Cassiano Orlandini Vital, TabajaraDiagramação: Cleiton Corrêa

Fonte: www.jacarezinho.pr.gov.br

Dona Almerinda fala sobre a satisfação e o orgulho de ser jacarezinhense

Prefeita Tina homenageia Jacarezinho nos 112 anos

Cassiano OrlandiniSite Projac

Cassiano OrlandiniSite Projac

Cassiano OrlandiniSite Projac

Nossa equipe esteve com a Prefeita Valen-tina Helena de Andrade Toneti para uma reporta-gem exclusiva referente aos 112 anos de emanci-pação política da cidade de Jacarezinho.

No caso a Pre-feita destacou sobre a importância da participa-ção popular nos eventos voltados ao município e se diz muito orgulhosa de fazer parte da história de Jacarezinho como a primeira mulher Prefeita da cidade.

“Nossa prioridade no decorrer destes anos de administração foi a educação, quando assumimos a Prefeitura haviam cento e trina e dois professores da rede municipal, hoje temos quinhentos e já abrimos edital para a contratação de mais cem educado-res, além do aumento de 22% no valor dos vencimentos e mais 12% de aumento para os fun-cionários, isso é uma das grandes conquistas que nossa cidade recebeu”, palavras de Tina Toneti.

A Prefeita Tina é hoje Vice Presidente da AMU-NORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), e assumirá no próximo dia nove de abril a presidência do G5 (Consórcio Intermu-nicipal para o desen-

volvimento da Bacia do Paranapanema), “Sinto-me muito feliz por ter sido escolhida pelos colegas prefeitos para presidir o G5. Somando-se a AMUNORPI hoje tenho uma responsabilidade grande, mas vou fazer o que puder para contribuir com o crescimento da nossa região, principal-mente dos municípios que compõem o Con-sórcio e a Associação”, ressaltou a prefeita.

Tina Toneti se diz muito honrada e feliz em receber o Título de Honra ao Mérito da

Câmara de Vereadores do Município, agradece e parabeniza todas as homenageadas que fizeram e fazem parte da história política de Jacarezinho.

“O que eu digo de coração a todos jaca-rezinhenses é que a cidade faz aniversário, mas quem ganha os presentes somos nós, diariamente, como pode ser visto na programa-ção de atividades em comemoração as 112 anos de Jacarezinho que se estende do dia trinta e um de março até vinte e

nove de abril. Além das inaugurações de obras, dos eventos, realmente as pessoas de Jacarez-inho que acreditam na cidade merecem todos estes presentes, peço a Deus que abençoe todas estas pessoas e agradeço pela confi-ança que depositaram em mim nestes dois mandatos como Prefeita da cidade que nasci e cresci, tanto no pessoal como profissionalmente. PARABÉNS JACARE ZINHO E JACAREZ-INHENSES”, finaliza a Prefeita Tina Toneti.

Vinda do bairro Ouro grande para Jacarezinho a mais de trinta e cinco anos atrás para morar em uma casa situada à Rua Canário nº 145 no Jardim São Luis II, dona Almerinda Cordeiro de Jesus aos sessenta e quatro anos de idade, hoje é conhecida como a Fiscal de Obras Volun-tária do Município.

“Quando viemos do bairro Ouro Grande pra cá, era uma dificuldade enorme, pois tínhamos que atravessar o mato pra passar daqui para o centro, ainda nem existia essa Vila do lado de baixo e aqui também quase não tinha casas e as poucas que haviam eram a maioria de tábuas e as vezes passávamos de madrugada pra irmos pegar fichas no INPS e quando entrou sau-doso Prefeito Filadelfo as coisas começaram a mel-horar, com a instalação da água, pois antes disso a única forma de termos água era indo buscar os

tambores e trazendo-os na cabeça”, indaga Dona Almerinda.

No governo do ex-prefeito Marião iniciaram-se as obras da rede de esgoto que foi concluída pelo também ex-prefeito Zé Antônio e a partir disso foi melhorando cada vez mais o Jardim São Luis II e hoje a satisfação é notória na face de todos nós moradores do bairro, pois o grande sonho de terem o asfalto, já em fase conclusiva e mesmo com a característica rochosa do solo, está sendo realizado pela atual administração.

“É imenso o orgulho que eu sinto da Prefeita Tina, pois ela mostrou que mesmo com sua pouca idade tem-se que ter autonomia para governar, ela entrou no cenário político sem nenhuma experiência e hoje é uma das Prefei-tas de maior destaque do Brasil e digo mais, ela veio pra fazer o que os que a antecederam tiveram a audácia de realizar”, finaliza Dona Almerinda.

Dona Glória do Salgado, moradora do Residencial Paraíso parabeniza Jacarezinho

“Nunca imaginei que um dia fosse sair no Projac, Deus te Abençoe meu filho” Estas foram às primeiras palavras de D. Glória Evangelista do Nascimento, moradora da Rua Simão Schimin-ski 519 no Residencial Paraíso em Jacarezinho ao nos apresentarmos a ela, pedindo-lhe uma entrevista.

Pra quem descon-hece, dona Glória do Salgado, como é conhe-cida entre os moradores da comunidade, é um exemplo a ser seguido no que se refere a projetos oferecidos pela Prefei-tura de Jacarezinho, nos últimos anos.

D e s p r o v i d a d e grandes bens materi-ais, dona Glória dedica sua vida toda à família, esbanjando alegria e transmitindo felicidades a todos que a rode-iam. Ela teve seis filhos sendo cinco mulheres e apenas um homem. Atu-

almente cuida de quatro netos que estudam na Escola Silvestre Marques que também pertence à comunidade e moram com ela na casa que con-seguiu através do projeto Residencial Paraíso.

“É uma alegria imensa poder participar deste especial de 112 anos de Jacarezinho, ainda mais falando e estando dire-tamente ligada a estes projetos que deram tão certo e hoje faz com

que vivamos com mais higiene, dignidade e qualidade de vida, aqui no Paraíso”, palavras emocionadas de dona Glória do Salgado.

Q u a n d o s a í m o s andando pelas ruas do Residencial Paraíso juntamente com a hom-enageada, vimos à pop-ularidade e sentimos toda a alegria que dona Glória emana, pois por onde passávamos, ela era cumpr imentada

pelos adultos e dava benção às crianças que a chamam de Avó.

“Este projeto trans-formou a minha vida, até minha saúde é outra. Isso é muito bom porque melhora a auto-estima da gente e nos faz viver em har-monia com a família e vizinhos. Parabenizo Jacarezinho e todos jacarezinhenses por esta data”, finaliza dona Glória do Salgado.

Dona Glória Evangelista do Nascimento

Prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti

Dona Almerinda Cordeiro de Jesus

Page 3: Edição Especial - Aniversário de Jacarezinho

FOLHA DO PROJAC EDIÇÃO ESPECIAL 03

Cassiano OrlandiniSite Projac

Cassiano OrlandiniSite Projac

Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho

Viviane Ribeiro Rodrigues de Campos e Professor Silvio Marcondes

Projeto “Mais Educação” no Gastão de Mesquita Filho

O Projeto “Mais Edu-cação” resume-se em manter mais de cento e oitenta crianças na escola durante o período integral que vai das sete da manhã até as cinco da tarde, o que corresponde em média oitenta e cinco por cento dos alunos matriculados.

A conseqüência de tal projeto são essas crianças longe das ruas e de todos os malefícios que nela contem, como: drogas, prostituição e diversas outras coisas ruins e as mantém a maior parte do tempo possível dentro da escola.

“As crianças matricu-ladas no período da manhã vêm à Escola para as at iv idades normais no período

matutino, às 11h30min acabam as aulas e é servido o almoço, a partir das 13h00min iniciam as atividades extras como: capoeira,

pintura, futebol, xadrez, reforço de matemática, sociologia entre outras diversas disciplinas que são aplicadas no contra turno”, diz o Professor Silvio Marcondes Coor-denador do Projeto Mais Educação no Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho, com-posto pelas Escolas Mun ic ipa is Johann Probst e Áurea Benck.

Em entrevista ao pro-fessor Silvio, question-amos sobre a satisfação das mães que podem deixar seus filhos o dia todo em boas mãos para os afazeres diários e no mesmo instante foi providenciado um con-tato com uma mãe que

nos disse o seguinte: “Falando por mim e por outras inúmeras mães, só tenho que agradecer por este projeto pioneiro em Jacarezinho que nos proporciona tomar conta de todos nossos afazeres sem termos a preocupação de nossas crianças estarem na rua, envolvidas com coisas erradas. Esta-mos todas satisfeitas com o período integral e por mais essa con-quista de nossa cidade, pois quem ganha não somos apenas nós e sim toda a popula-ção”, finaliza Viviane Ribeiro Rodrigues de Campos, mãe de aluno do período integral.

A Compra Direta é um sistema que trata da venda de produtos agrícolas de pequenos produtores de Jacarezinho diretamente para a utilização na mer-enda escolar, em 2011 cerca de 50 produtores participaram do programa e a estimativa é que o número seja elevado para 80 em 2012.

Os agricultores par-t ic ipantes produzem al face, batata-doce, couve, chicória, acerola, repolho, cheiro-verde, rúcula, brócolis, pepino, pimentão, tomate, ceno-ura, beterraba, mamão, chuchu, poncã, berinjela, laranja, mandioca, mar-acujá, abobrinha, melan-cia e milho verde, além do pão e da carne.

“Todos os envolvidos no processo bateram na tecla da ‘diversificação de produtos’. Ficamos muito contentes que as coisas estão caminhando de modo a atender bem tanto os produtores quanto as escolas”, comentou o Secretário de Agricultura José Antonio Costa.

De acordo com Nelson Paulino Leite, Secre-tário de Planejamento do Município este é mais um passo importante para a

continuidade da merenda de qualidade. “Com a implantação deste belo projeto, todos ganham, a Educação em Tempo Integral demanda maior número de refeições, nossos produtores famili-ares aumentam sua renda, e o mercado local tem mais recursos circulando. É um benefício em cadeia. Além de oferecer uma ali-mentação completa, com todos os nutrientes que os pequenos precisam o que é muito importante”, enfatizou.

Segundo a respon-sável pela Emater Thaís Cóccia, foram seleciona-dos para o Compra Direta os produtores que tem comprovadamente capa-cidade para produzir tais quantidades. Thaís ainda afirmou que o contato direto com os produtores tem mostrado que eles estão satisfeitos com a forma que o processo está sendo encaminhado pela Prefeitura e Emater.

A agricultora que mora no bairro rural Água Feia, Vilma Carrasco, já par-ticipa do programa pelo segundo ano consecutivo. “Ajuda muito ter este valor certo de venda, nos dá um alívio durante o ano porque sabemos que boa parte da produção já tem entrega certa”, disse.

Secretário de Agricultura José Antonio Costa fala sobre a Compra Direta

Page 4: Edição Especial - Aniversário de Jacarezinho

EDIÇÃO ESPECIAL 04FOLHA DO PROJAC

Transformação da Educação de Jacarezinho nos últimos anos

A t r ans fo rmação da educação nos últi-mos anos foi notória e tratada como merece, ou seja, com prioridade. Aproximadamente 30% do Orçamento Geral do Município vem sendo investido somente na área educacional.

Os números são posi-tivos e hoje o município tem cerca de cinco mil alunos matriculados na rede estudantil, escolas eram doze, agora são vinte. Prédios escolares passaram de três para vinte. Funcionários eram seiscentos e hoje são mais de mil. Os profes-sores não passavam de duzentos no final de 2004, hoje são quatrocentos e cinqüenta e cinco e muitos atuam com a jor-

nada de quarenta horas de atividades.

Logo no inicio do mandato da prefeita Tina Toneti, foi aprovado o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos professores. Foram realizados também dois concursos de ingresso em 2006 e 2011. As professoras também são amparadas por lei que concede 180 dias de licença maternidade.

Foram implantados diversos projetos para o bom desempenho da educação municipal, instituído o Conselho Municipal de Educa-ção de Jacarezinho e o Sistema Municipal de Ensino estão orga-nizados, em 2007 foi implantado o Ensino Fundamental de nove anos e transformada em lei a “hora atividade” correspondente a 1/3 da

carga horária dos profes-sores em 2012.

O Município de Jaca-rezinho é um dos pionei-ros no estado do Paraná na implementação da Lei Federal 11738/2008. “A educação sempre foi pri-oridade dentro da nossa administração e enten-

dendo a importância fun-damental da formação dos nossos professores é que estamos regulamen-tando a lei no município”, destacou Tina.

De acordo com a secre-tária de Educação, Laura Lemos Gomes do Amaral, a implantação dos 33%

de hora atividade foi o principal tema abordado na Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2011. Com maior tempo dedicado à preparação de aulas, correção de provas e cursos para atualização, os profes-sores oferecerão aos

alunos um ensino de maior qualidade.

“A parceria com a APP Sindicato teve grande influência para esta con-quista e, no entanto os professores não vão mais poder reclamar que estão estressados por passar muito tempo em

Cassiano OrlandiniSite Projac

Biblioteca cidadão

Complexo Educacional Paulo Pompéia Coutinho Filho

Centro da Juventude

Super Creche Vila Scylas

Escola Municipal Marques dos Reis

Escola Renato Azolini Vila Setti

Page 5: Edição Especial - Aniversário de Jacarezinho

EDIÇÃO ESPECIAL 05 FOLHA DO PROJAC

Transformação da Educação de Jacarezinho nos últimos anos

sala de aula. Também, terão que planejar os seus horários para pro-porcionar aulas ainda melhores, acompanhar o desenvolvimento dos alunos e investir em estu-dos e cursos”, acrescen-tou a secretária.

“A implantação

dos 1/3 de hora ativi-dade melhora muito as condições de trabalho e consequentemente, a educação, que ter á pro-fessores mais prepara-dos. O professor melhor formado e informado leva educação de maior quali-dade para seus alunos”,

completou Nilton Stein presidente da APP.

A qualidade do ensino oferecido pela Rede Municipal se reflete no Índice de Desenvolvim-ento da Educação Básica (IDEB), que em 2005 era de apenas 3,1, e em 2009, já era de 4,5.

Em 2005 as crianças contavam com poucas professoras nas creches. Agora, no berçário, no maternal e no jardim, todas as classes estão sob a regência de pelo menos uma professora.

As escolas também passaram por grandes

m u d a n ç a s e h o j e em Jacarezinho não existem mais creches, e sim, Escolas de Edu-cação Infantil.

A partir de 2012, todas as escolas da Rede Municipal pas-saram a ofertar o Ensino em Tempo Integral. Já em 2011, o pro-grama foi implantado no Complexo Educa-cional Gastão de Mes-quita Filho (Jardim Pan-orama) e no Complexo Educacional Raphael Fagá (Jardim São Luiz).

A ampliação da jor-nada escolar oferece a todas as crianças a oportunidade de melho-rar suas vidas e se tornar verdadeiros cidadãos e cidadãs. Assim, com as oficinas ofertadas todas têm o direito de dançar balé, conhecer uma língua estrangeira, tocar instrumentos musicais.

Também têm acesso à cultura, ao esporte ao lazer. A partir deste ano todas têm oportuni-dades de ir ao cinema, teatro, Centro de Even-tos e Horto Florestal.

Em outubro de 2010 o município foi agraciado com uma das mais importantes conquistas, o Instituto Federal do Paraná, que oferece cursos técnicos, educa-ção de jovens e adultos, cursos superiores de tecnologia, licenciatu-ras e pós-graduação.

No quesito educa-ção técnica profission-alizante e qualificadora de mão de obra, as par-cerias com o SENAI, SENAC e SENAR, criam cada vez mais oportunidades de gera-ção de renda e mel-hor ia na qual idade de vida aos cidadãos jacarezinhenses.

Super Creche Vila Scylas

Gastão de Mesquita Filho

Escola Ismênia de Lima Peixoto

Escola Ismênia de Lima Peixoto

Biblioteca Cidadã

Page 6: Edição Especial - Aniversário de Jacarezinho

EDIÇÃO ESPECIAL 06FOLHA DO PROJAC

Dia 31 de março20h30 - Jantar Dançante e Eleição da Miss Jaca-rezinho 2012, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)

Dia 01 de abril15h – Inauguração do novo estacionamento e muro do Estádio Pedro Vilela*15h – 2ª Caminhada da Saúde, em frente ao Colégio Rui Barbosa16h – Futebol Master, Estádio Pedro Vilela16h – 26ª Corrida Rústica de Jacarezinho

Dia 02 de abril07h30 – Hasteamento dos Pavilhões, Praça Rui Barbosa19h – Desfile Cívico, Rua Paraná

Dias 03 e 04 de abrilEntrega de ovos de Páscoa nas escolas da Rede Municipal

Dia 12 de abrilInauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros***Inauguração do Centro da Juventude, bairro Aeroporto***

Dias 12, 19 e 26 de abrilTour pelas obras municipais**

Dia 14 de abril10h – Inauguração do asfalto da Rua Francisco Camargo, Parque Bela Vista*

Dia 15 de abrilO8h às 17h - 29º Campeonato Norte Paranaense de Taekwondo, Ginásio de Esportes 19h – Missa em comemoração aos 112 anos do Município, Catedral Imaculada Conceição20h30 – Viola x Viola, Praça da Vila São Pedro

Dia 20 de abrilInauguração do asfalto e da iluminação da Avenida Doutor Tito (acesso ao IFPR)*Inauguração dos Telecentros do bairro Aeroporto e do Centro*Entrega do Título de Cidadão Honorário ao depu-tado federal Angelo Vanhoni*

Dia 21 de abril10h – Inauguração do asfalto no Jardim São Luís II*19h – Culto Evangélico em comemoração aos 112 anos do Município, Cine Iguaçu

Dia 25 de abrilTeatro de Tábuas, ao lado da Catedral (Rua da Feirinha)

Dia 26 de abril20h – Palestra com Eduardo Lyra, autor do livro “Jovens Falcões”, no Auditório do PDE, Centro de Ciências Humanas e Educação da Uenp (antiga Fafija)

Dia 27 de abril20h – Palestra com Eduardo Lyra, autor do livro “Jovens Falcões”, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Jacarezinho (PR)

Dia 28 de abril10h - Inauguração do asfalto da Avenida 2, no bairro Panorama*

Dia 29 de abrilEntrega oficial da ponte do Jardim Afonso*Entrega oficial da duplicação da ponte Otaviano Toneti, na Vila Rosa*

Os eventos assinalados com * estão sujeitos a alteração de data e horárioOs eventos assinalados com ** estão com horário a definirOs eventos assinalados com *** estão sujeitos a alteração e dependem de confirmação da agenda oficial do governador Beto Richa

Atividades em comemoração aos 112 anos de Jacarezinho

Projeto Futuro leva esporte e lazer a todas as regiões de Jacarezinho

Em destaque como um dos projetos do Depar-tamento de Esportes de Jacarezinho está o Pro-jeto Futuro que visa levar esporte e lazer a todas as regiões do município, pro-movendo e desenvolvendo a prática entre as gerações mais jovens.

Dentro deste projeto existe a “peneira” onde os atletas iniciantes que se destacarem serão escolhi-dos para representar nossa cidade em competições regionais e estaduais.

Conforme salienta a Diretora de Esportes do Município Nilda Graciliano, o intuito da atividade é despertar o interesse pelo aprendizado e pela sociabi-lidade. “Nossa prioridade é desenvolver as qualidades e habilidades físicas glo-bais, assim como trein-amentos específicos para a participação em campe-onatos escolares nosso projeto é um verdadeiro

caça-talentos”, explica. “Neste tempo de atu-

ação, tentamos fazer do esporte uma ferra-menta de inclusão social. Viemos conseguindo isso na gestão da Tina através da democratização de prática esportiva. Em 2012, queremos de novo chamar a atenção da sociedade, principalmente da mais car-ente, para a importância da atividade física e levar até suas casas este benefício”, explica Nilda.

Recentemente o Depar-tamento Municipal de Esportes divulgou as ativi-dades já programadas para a realização no primeiro semestre deste ano. É também uma prestação de contas antecipada dos primeiros seis meses, para que a população tome conhecimento também das atividades paralelas realizadas pela equipe do departamento de esportes da Prefeitura.

A diretora diz ainda que neste ano, sua equipe pretende ampliar o aten-

dimento nas escolinhas esportivas já existentes, criar novos pontos de aten-dimento com modalidades esportivas variadas e dar condições e qualidade para o desenvolvimento das atividades.

"Pensamos sempre em usar técnicas que estim-ulem o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio-afetivo das crianças, jovens e adultos", explica. Nilda finaliza comentando que para alcançar este fim, é essencial capacitar cada vez mais profissionais para atender os alunos, o que também será feito por seu departamento.

Jacarezinho foi escol-hida dentre oitenta e três cidades da região Norte, também através do Depar-tamento de Esportes, para ser sede dos Jogos Inter-nos dos Correios, (JIC’s), que está na sua 19ª edição e desde mil novecentos e noventa e um reúne mais de mil colaboradores dos Correios, promovendo a integração entre os repre-

sentantes de todo o estado do Paraná

"São disputadas várias modalidades coletivas e individuais, entre atletas de seis regiões do Paraná", acrescentou o chefe da Seção de Integração dos Correios, Antônio Grubor.

“Esta é uma conquista muito importante para o município, visto que o evento atrairá um público de aproximadamente 1.200 pessoas. A realiza-ção do JIC's movimen-tará diferentes setores da economia", completou o gerente da agência dos Correios de Jacarezinho, Eros Wanderlei Torres.

O Secretário de Gabi-nete, Felippe Toneti res-saltou a importância da escolha de Jacarezinho e afirmou que o JIC's deixará contribuições econômicas e sociais para o município. "Somos uma cidade pólo de conhecimento e do esporte, a opção por Jaca-rezinho mostra a represen-tatividade que temos no Norte do Paraná", finalizou.

Cassiano OrlandiniSite Projac

das Segundo o diretor da Vigilância Sanitária.

"Esse estudo foi real-izado durante todo o mês e as palhetas trocadas semanalmente. O mate-rial é encaminhado para análise no Laboratório Central de Etimologia, em Curitiba, para verifi-cação e classificação dos ovos encontrados. Em breve receberemos do laboratório um relatório final com os resultados", concluiu Ferreira.

Jacarezinho não tem nenhum caso de dengue

Os resultados positivos e as ações que estão sendo desenvolvidas foram apresentados na reunião do Comitê Inter-setorial de Combate à Dengue realizada recentemente. Dentre as novidades, o diretor da Vigilância Sani-tária e responsável pelo trabalho de controle da dengue, Luís Carlos Fer-reira contou que foi con-

cluído o segundo ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa), conforme preconiza o Ministério da Saúde.

"Os dados estão sendo avaliados para que na seqüência possamos fazer a apresentação. A partir deles vamos traçar novas estratégias com relação à dengue para que possamos concluir o primeiro semestre de 2012. Em breve terá início

o período mais frio do ano e nesta fase há um tempo maior para analisar melhor a situação", expli-cou Ferreira.

No final do mês de fevereiro foram instaladas em pontos estratégicos de Jacarezinho as Ovitram-pas, armadilhas especí-ficas para analisar se há a presença de fêmeas do Aedes Aegypti e Aedes Albopictus desovando e posteriormente estas Ovitrampas são removi-

Cassiano OrlandiniSite Projac

Este ano Jacarezinho não registrou nenhum caso de dengue devido ao trabalho efetivo que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal no combate ao temido Aedes Aegypti, juntamente com o apoio da população, mostrando resultados cada vez mais positivos.

Em parceria com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social a Pre-feitura promove palestras com os temas "Métodos anticonceptivos e doen-ças sexualmente trans-missíveis" nos postos de saúde de diferentes bairros e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bair-

ros Aeroporto e Vila São Pedro.

Mulheres que fazem parte do grupo “Cre-scendo Juntos” e que são mães de crianças de zero a seis anos de idade participaram da palestra. Já na unidade da Vila São Pedro, cerca de vinte pes-soas, inclusas no grupo Reunião de Acolhido par-ticiparam dos encontros periodicamente.

Neste grupo estão

incluídas pessoas cadas-tradas que participam de reuniões e palestras pelo menos uma vez por mês e com isso, são contempla-das com cestas básicas e muitos outros benefícios.

O CRAS da Vila São Pedro atende onze bairros adjacentes e para que o cidadão consiga participar das reuniões e ganhar cesta básica, ou outros auxílios, como "Bolsa Família", ou "Programa

Leite do Governo", basta ir até uma das unidades e fazer o cadastro.

Existe uma parce-ria entre o CRAS e o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Jacarezinho, onde por meio das reuniões são direcionadas as pes-soas para oportunidades de emprego e também para diversas atividades desenvolvidas pela Agên-cia do Trabalhador.

Cassiano OrlandiniSite Projac

Cras promove palestras com os temas Métodos Anticonceptivos e DST

Page 7: Edição Especial - Aniversário de Jacarezinho

EDIÇÃO ESPECIAL 07FOLHA DO PROJAC

Estrada que dá acesso ao Santuário será pavimentada

A Prefeita Tina Toneti e o Secretário Municipal de Planejamento Nelson Paulino, receberam no Gabinete Oficial a Ger-ente da Caixa Econômica Federal de Jacarezinho Norma Saad, com a finali-dade de assinarem o convênio que tem por objetivo a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso ao Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

“Este empreendi-mento, além da questão religiosa que por si só já é um relevante motivo, agrega também um viés econômico, por conta de que esta estrutura potencializa o “Turismo

Religioso”, que hoje já é uma realidade em Jaca-rezinho, até pelo fato de a cidade já possuir acervos de valor histórico inestimável, como as pin-turas de Eugênio Sigaud na Catedral, por exem-plo, que atraem visitan-tes de diversos locais do país. O fortalecimento da infra-estrutura de acesso aumenta este potencial.”, diz Nelson Paulino.

A realização desta obra é uma emenda parlamentar do Depu-

tado Federal Ângelo Vanhoni, no valor de R$ 400.000,00 e de acordo com as auto-ridades responsáveis esta pavimentação vem atender à solicitação da comunidade católica de toda a região que há tempos sonhavam com esta obra.

É essencial destacar a participação de diversas autoridades religiosas do município que estão diretamente envolvidas neste grande projeto,

dentre elas a respon-sável pelo Santuário, Irmã Patrícia Ferreira Lemes e o Presidente do Terço dos Homens, Volni Martoni.

Martoni ainda reit-erou a colocação de Paulino. “É o resultado de uma luta de três anos, conquista não só para a Diocese de Jaca-rezinho, como também para a de São Paulo. Agradecemos muito pelo empenho da pre-feita Tina, do secretário Nelson e do deputado Vanhoni. Seria muito difícil conseguir essa verba sem a articu-lação política. Agora, a tendência é que o fluxo de visitação ao Santuário, que já vinha sendo grande, aumente ainda mais”, enfatizou.

Este empreendimento, além da questão religiosa que

por si só já é um relevante motivo, agrega também um

viés econômico

Cassiano OrlandiniSite Projac

'

'

A agricultura na atual administração

A atual administração de Jacarezinho pensou também nos investi-mentos do campo, tanto quanto na cidade. Em 2011, foram 2600 horas em que máquinas e tratores estiveram trab-alhando na preparação de solo para plantio e reforma de pastagens.

F o i t r a b a l h a d o também na limpeza de represas antes da chuva, roçagem de pastos, pomares, plantio de eucaliptos e caixas de contenção de algumas estradas e ainda foram

conservadas as estradas do Monjolinho, Furnas, Ouro Grande e Laranjal.

Segundo o Secre-tár io Munic ipa l de Agricul tura e Meio Ambiente José Anto-nio Costa, foram real-izadas também duzen-tas e setenta e duas visitas técnicas cujo intuito principal é a orientação quanto ao manejo adequado de suas lavouras, pasta-gens e rebanhos, bus-cando aperfeiçoar o trabalho do homem do campo, além de excursões técnicas, sessenta e três coletas de análises de solo.

Cassiano OrlandiniSite Projac

Associação dos Coletores deMateriais Recicláveis de Jacarezinho

A Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarez-inho (ASSOMARJA) é mais um dos grandes empreendimentos de sucesso que Jacarez-inho conquistou nos últimos anos.

Antes da implantação do projeto os coletores de lixo trabalhavam no aterro, em contato direto com o lixo e mau-cheiro, sem qualquer proteção ou equipamento de segu-rança e hoje eles trab-alham com dignidade e condições adequadas.

Depois que a Prefei-tura forneceu o barracão e comprou os equipa-mentos, esteira para a separação do lixo e as prensas para compactar, as coisas ficaram bem melhores. Ao separar da forma correta, consegue-se extrair o máximo valor dos produtos.

A Usina de Recicla-

gem, local izada na BR-153 em frente ao Batalhão de Polícia Mili-tar, foi criada para ser um espaço salubre aos cole-tores. O poder público fornece máscaras, luvas e os equipamentos de

segurança. Outra preo-cupação da Prefeitura foi de reduzir o impacto ambienta l causado

Cassiano OrlandiniSite Projac

pelos resíduos sólidos urbanos, implantando e incentivando através de campanhas a coleta

seletiva em toda a cidade.Recentemente, no

último mês de Março, a ASSOMARJA ganhou

mais um caminhão baú de coleta seletiva doado pela Abihpec através do pro-cesso de logística reversa.

Reforma e adequação do barracão ASSOMARJA

Novo caminhão reciclagem

Caminhão autoptopelido reciclagem

Equipamentos ASSOMARJA

Page 8: Edição Especial - Aniversário de Jacarezinho

EDIÇÃO ESPECIAL08 FOLHA DO PROJAC