edição do dia 30/04/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1193 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 Prefeitura entra com processo de municipalização de escolas Paço do Lumiar A Prefeitura de Paço do Lumiar deu entrada na última sexta- feira (26), no processo de municipalização do ensino fundamental de sete escolas da rede estadual de ensino do conjunto Maiobão, junto à Secretaria de Estado da Educação. Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Maria do Rosário de Fátima Leal, e a adjun- ta da pasta, Ana Paula Pires foram recebidas pelo secretário de estado da Educação, Pedro Fernandes onde apresentaram o docu- mento oficial assinado pelo Prefeito Josemar Sobreiro requerendo a competência das escolas ao município de Paço do Lumiar. Página 5 Acidente de trabalho No início da tarde desta segunda-feira (29), um caminhão-tanque de uma empresa que fica na Rua 16 de julho, no bairro do São Cristóvão, explodiu cau- sando a morte de um funcionário e deixando outro ficou ferido. Um homem identificado como José Silva Gomes de Carvalho, 46 anos, estaria fazendo um serviço de solda no caminhão, de placa NXJ 8625, o veículo carregava material inflamável e acabou explo- dindo. José Silva morreu na hora. Página 7 Homem morre em explosão de caminhão no São Cristóvão P ODER Redes Sociais A composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar supostas irregularidades no contrato entre a Prefeitura e a empresa Pacific, para fornecimento de pescado a preços populares ao programa "Bom Peixe" foi oficializada, nesta segunda-feira (29), com a leitura dos nomes indicados pelos blocos partidários da Câmara. Na reunião, presidida pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) foi determinado o prazo de 10, a contar desta terça-feira (30) para que o secretário Marcelo Coelho (Semapa) esclareça quais são as irregularidades do programa que vendia pescado a preço popular na gestão João Castelo (PSDB). Blog do Udes Filho - Página 2 CPI do Bom Peixe começa a trabalhar Roseana inaugura Hospital de 20 leitos em Presidente Vargas Página 6 São Luís possui um lixão por bairro e Câmara discute a problemática Página 2 Ney coloca Atlético-MG acima do Corinthians Doadores ao Fundo da Criança e Adolescente têm dedução no IR O Tricolor vai encarar também o rival Co- rinthians, nas quartas do Paulistão, no do- mingo - os dois jogos serão no Morumbi. Para o técnico Ney Franco, o nível mostrado pelo Galo em 2013 está acima do Timão e dos outros clubes grandes no Brasil. Página 4 Página 3 Governadora Roseana, prefeita de Presidente Vargas, Ana Rodrigues, e demais autoridades descerram placa de inauguração do Hospital de Presidente Vargas

Upload: o-quarto-poder

Post on 10-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 30/04/2013

oquartopoder.com

[email protected]

Twitter - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto Poder

Orkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

ANO 7 NÚMERO 1193 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

Prefeitura entra com processode municipalização de escolas

Paço do Lumiar

A Prefeitura de Paço do Lumiar deu entrada na última sexta-

feira (26), no processo de municipalização do ensino fundamental de

sete escolas da rede estadual de ensino do conjunto Maiobão, junto

à Secretaria de Estado da Educação. Na oportunidade, a secretária

municipal de Educação, Maria do Rosário de Fátima Leal, e a adjun-

ta da pasta, Ana Paula Pires foram recebidas pelo secretário de

estado da Educação, Pedro Fernandes onde apresentaram o docu-

mento oficial assinado pelo Prefeito Josemar Sobreiro requerendo a

competência das escolas ao município de Paço do Lumiar. Página 5

Acidente de trabalho

No início da tarde desta segunda-feira (29), um

caminhão-tanque de uma empresa que fica na Rua

16 de julho, no bairro do São Cristóvão, explodiu cau-

sando a morte de um funcionário e deixando outro

ficou ferido. Um homem identificado como José Silva

Gomes de Carvalho, 46 anos, estaria fazendo um

serviço de solda no caminhão, de placa NXJ 8625, o

veículo carregava material inflamável e acabou explo-

dindo. José Silva morreu na hora. Página 7

Homem morre em explosão

de caminhão no São Cristóvão

PODER

Redes Sociais

A composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar supostas irregularidades no contrato entre a Prefeitura e

a empresa Pacific, para fornecimento de pescado a preços populares ao programa "Bom Peixe" foi oficializada, nesta segunda-feira (29),

com a leitura dos nomes indicados pelos blocos partidários da Câmara. Na reunião, presidida pelo vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB)

foi determinado o prazo de 10, a contar desta terça-feira (30) para que o secretário Marcelo Coelho (Semapa) esclareça quais são as

irregularidades do programa que vendia pescado a preço popular na gestão João Castelo (PSDB). Blog do Udes Filho - Página 2

CPI do Bom Peixe

começa a trabalhar

Roseana inaugura Hospital de

20 leitos em Presidente Vargas

Página 6

São Luís possui um lixão por bairro

e Câmara discute a problemáticaPágina 2

Ney coloca

Atlético-MG acima

do Corinthians

Doadores ao

Fundo da Criança

e Adolescente têm

dedução no IRO Tricolor vai encarar também o rival Co-

rinthians, nas quartas do Paulistão, no do-

mingo - os dois jogos serão no Morumbi. Para

o técnico Ney Franco, o nível mostrado pelo

Galo em 2013 está acima do Timão e dos

outros clubes grandes no Brasil. Página 4Página 3

Governadora Roseana, prefeita de Presidente Vargas,Ana Rodrigues, e demais autoridades descerram placa de

inauguração do Hospital de Presidente Vargas

Page 2: Edição do dia 30/04/2013

2 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 30 de abril de 2013- Geral

CPI do Bom Peixedefine plano de trabalho

A composição da Comis-são Parlamentar de Inquéri-to (CPI) que vai investigarsupostas irregularidades nocontrato entre a Prefeitura ea empresa Pacific, para for-necimento de pescado a pre-ços populares ao programa"Bom Peixe" foi oficializada,nesta segunda-feira (29),com a leitura dos nomes in-dicados pelos blocos partidá-rios da Câmara.

Na reunião, presidida pelovereador Pedro Lucas Fer-nandes (PTB) foi determina-do o prazo de 10, a contardesta terça-feira (30) paraque o secretário MarceloCoelho (Semapa) esclareçaquais são as irregularidadesdo programa que vendia pes-cado a preço popular na ges-tão João Castelo (PSDB).

“Depois de respondido,vamos fazer um cronogramade dados para que possamosnos reunir e verificar quandoserá chamado o secretário eos envolvidos. Depois de ana-lisada a documentação, va-mos ver quem deverá ser cha-mado”, disse Pedro Lucas.

A partir da instalação, aCPI terá 30 dias para apuraros fatos e mais 30 para con-cluir a investigação. Nestaterça-feira, o vereador Fran-cisco Chaguinhas (PRP),vice-presidente, adiantou quea primeira providência da co-missão deverá ser um rela-tório circunstancial das de-

núncias feitas pelo secretá-rio municipal de Agricultura,Pesca e Abastecimento,Marcelo Coelho. Em segui-da, o colegiado vai definir umcronograma de trabalho ba-seado em datas e fatos.

“Todo esse trabalho deveser feito com muita calmae tranqüilidade. Se nós co-meçarmos convocando se-cretários, certamente va-mos começar pelo caminhoerrado. Queremos definirum cronograma de trabalhobaseado em datas e fatos”,disse Chaguinhas.

A sessão de instalaçãoestava marcada para ocor-rer desde a semana passa-da, mas por falta de quó-rum, os trabalhos tiveramque ser adiados. Conheci-da como CPI do Bom Pei-xe, a comissão vai investi-

gar a gestão do ex-prefeitoJoão Castelo (PSDB), queteve à frente da Semapa (Se-cretaria Municipal de Agri-cultura, Pesca e Abasteci-mento), o ex-vereador JúlioFrança (PDT), que tambémesteve apoiando o prefeitoEdivaldo Holanda Jr (PTC),durante a campanha eleito-

ral de outubro passado.O relator da CPI é o vere-

ador Chico Carvalho (PSL).Os demais membros sãoRose Sales (PCdoB) e Mar-quinhos (PRB). Os suplen-tes são Edmilson Jansen(PTC) e Estevão Aragão(PPS). O vereador Marquinhosnão compareceu á reunião.

São Luís possui um lixão

por bairro e Câmara

discute a problemática

Um lixão para cada bair-ro. É esse o panorama daquestão sanitária em SãoLuís. Os estudos coordena-dos pelo doutor em Sanea-mento Ambiental das Univer-sidades Estadual e Federaldo Maranhão, Lucio AntônioAlves de Macedo, revelamque todos os bairros da ca-pital possuem um depósitoao ar livre a, no máximo, doisquilômetros de distância.

Ele classifica a situaçãocomo crítica e diz que 60%dos 350 bairros não têm es-trutura para lidar com o mon-tante de resíduos descarta-dos. “São 1.350 toneladasde lixo produzidas pela cida-de por dia, sendo 700 só delixo domiciliar”, conta o es-pecialista, que, nesta se-gunda-feira (29), será o prin-cipal palestrante de umaaudiência pública na CâmaraMunicipal, convocada paradiscutir o assunto.

Segundo o estudioso,apenas 75% dessa quantida-de acaba efetivamente sen-do recolhida. “São Luís cres-ceu muito nos últimos anos.Hoje, os lixões proliferampela cidade”, acrescentou.

PROBLEMAS EM

ATERRO - Um dos aspec-tos que serão mostrados noestudo é a situação do úni-co aterro sanitário da capi-tal maranhense, o Aterro daRibeira, que, de acordo como especialista, está sobre-carregado. Segundo a prefei-tura de São Luís, que admi-nistra o local, diariamente oaterro recebe 2.000 tonela-das de resíduos sólidos.

Outro problema é sua lo-calização próxima demais(7km de distância) ao aero-porto Marechal Cunha Macha-do, em desrespeito à legisla-ção federal, que estipula umadistância mínima de 20 quilô-metros entre aterros e aero-portos. Isto, inclusive, já mo-tivou uma ação civil do Minis-tério Público Federal (MPF),pedindo a interdição do espa-ço. Já houve casos de cho-ques entre aeronaves e uru-bus que freqüentam o aterro.

No ano passado, a Comis-são de Meio Ambiente da As-sembleia Legislativa do Mara-nhão fez vistoria no local e, àépoca, constatou que o aterrocresceu sem planejamento,não fazendo levantamentos dequestões básicas, como a ca-pacidade de lixo suportada.

Ainda em 2012, a Prefei-tura de São Luís garantiu o

Prefeito proíbe Defensores Públicos

de realizar vistorias em hospitaisApós serem barrados de

entrar nas unidades de saú-de de imperatriz pelo prefeitoSebastião Madeira (PSDB),os Defensores Públicos doEstado farão Ato contra a ati-tude do prefeito e seu secre-tário de Saúde. O Ato Públi-co em defesa das prerrogati-vas funcionais dos Defenso-res Públicos será realizadonesta terça-feira (30), às 10h,no núcleo regional da DPE-MA em Imperatriz.

O problema começouquando no dia 12 de março,

a equipe técnica da DPE foiimpedida de entrar em umadas unidades de saúde domunicípio, por conta do Pa-recer Jurídico nº 005/2013,da Assessoria Jurídica daSecretaria de Saúde de Im-peratriz e pelo Despachonº 001-2013, do Gabineteda Secretária de Saúde.Através de tais atos, a De-fensoria Pública fica proi-bida de realizar visitas, vis-torias ou inspeções nasunidades de saúde, a menosque conte com autorização

judicial, do Prefeito ou daSecretária de Saúde.

Segundo a Associaçãodos Defensores Públicos doEstado do Maranhão, taisatitudes representam clarasviolações da prerrogativa derequisição, garantida à Defen-soria Pública Estadual peloart. 128, X, da Lei Comple-mentar Federal nº 80/1994,bem como da prerrogativagarantida pelo art. 24, XV, daLei Complementar Estadualnº 19/1994 (“XV – Ter livreacesso e trânsito em esta-

fechamento do Aterro da Ri-beira em até dois anos. Olixo seria levado para o novoAterro Sanitário de Rosário,que está em construção. Oprojeto segue a determina-ção da Política Nacionaldos Resíduos Sólidos, queestabelece o fechamentode todos os lixões a céuaberto até 2014 e terá in-vestimentos de aproxima-damente R$ 15 milhões,conforme a Secretaria Muni-cipal de Obras e ServiçosPúblicos (Semosp).

No entanto, a previsão éque, mesmo após a desati-vação, o Aterro da Ribeiracontinue recebendo deman-da de resíduos inertes, quenão possuem ação poluen-te ao meio ambiente.

Também de acordo coma assessoria da prefeitura,para tentar diminuir o proble-ma está prevista a criação deecopontos, distribuídos emlocalidades estratégicas deSão Luís. Eles servirão comopontos de depósito seletivodo lixo, com o objetivo de tor-nar a comunidade um agen-te na coleta seletiva de lixo.

AUDIÊNCIA DISCUTE

PROBLEMÁTICA - A proble-mática da coleta e acondi-cionamento dos resíduos só-lidos na capital maranhensefoi tema de uma audiênciapública, realizada na Câma-ra Municipal de São Luís, namanhã desta segunda-feira(29), solicitada pela vereado-ra Bárbara Soeiro (PMN).

Ao justificar o objetivo daaudiência, Bárbara Soeirodisse que propôs a discus-são para saber da formacomo está sendo tratada aquestão do lixo em São Luís.

“Procuramos confrontarestudiosos, autoridades noassunto e comunidade, comas explicações das dinâmi-cas realizadas atualmentepelos órgãos competentes, afim de se chegar a consen-sos e ações que realmenteefetivem um tratamento ade-quado, e um destino final sa-nitariamente apropriado aosmais diversos tipos de resídu-os produzidos na capital, jáque se parte da proposição dareal necessidade de seremrealizados de forma maisabrangente, numa gestãosustentável e segura, comestratégias próprias, que vi-sem diminuir consideravel-mente impactos sociais,econômicos e ambientais”,declarou a vereadora.

LISTA DE INTEGRANTES DA CPI

Presidente: Vereador Pedro Lucas (PTB)Vice-presidente: Vereador Francisco Chaguinhas (PRP)Relator: Vereador Francisco Carvalho (PSL)

VEREADORES TITULARES

Rose Sales (PCdoB)Marquinhos (PRB)

VEREADORES SUPLENTES

Edmilson Jansen (PTC)Estevão Aragão (PPS)

belecimentos públicos ouparticulares, no exercício desuas funções”)”.

“Tentar esconder os pro-blemas, autoritariamente,em nada ajudará ao povosofrido desta que poderiaser uma das mais avança-das cidades do nosso esta-do. As condutas praticadaspelas citadas autoridadesmunicipais são ilegais e,acima de tudo, antidemo-cráticas”, afirmou por meiodenota, Adriano Jorge cam-po, presidente da ADPEMA.

Vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB)

Page 3: Edição do dia 30/04/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 30 de abril de 2013 Geral - 3

4º PODER PODER PODER PODER PODER

Diretor GeralUdes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefones: (98) 3274-3007 / 8272-4183 / 9911-8325

mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque.

Universitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Flávio Dino defende ação conjunta de três

instâncias do Legislativo em favor do MA

Na Jornada de Integração Legislativa

Governadora Roseana Sarney

inaugura Casa do Trabalhador

Em Itapecuru-Mirim

O presidente da Embra-

tur, Flávio Dino, e uma co-

mitiva de deputados fize-

ram visita de cortesia à Jor-

nada de Integração Legis-

lativa que aconteceu no úl-

timo dia 27, no auditório da

Unibalsas. O evento discu-

tia formas de ação integrada

entre os legislativos a fim de

levar melhorias à população

de todo o estado.

“Todos os esforços devem

se voltar ao combate dos in-

dicadores sociais que o nos-

so estado apresenta hoje.

Precisamos reverter essa si-

tuação em que nosso esta-

do aparece nas últimas po-

sições nos rankings nacio-

nais. E neste sentido, os

Legislativos exercem papel

importante, através da apro-

vação e votação de leis que

de fato representem a popu-

lação e os seus anseios”,

reforçou Dino.

Flávio Dino, que foi depu-

tado federal de 2007 a 2010,

destacou o papel do Poder

Legislativo e sua importân-

cia para o desenvolvimento

do Maranhão. A participa-

ção ativa dos parlamentares

na definição das prioridades

do governo através de indi-

cações e votação do orça-

mento é, segundo Flávio,

fator primordial para que to-

dos os atores políticos do

estado atuem em prol do

desenvolvimento.

Durante o evento, o pre-

sidente da Assembleia Le-

gislativa do Maranhão, Ar-

naldo Melo (PMDB) assina-

lou que “processo fundamen-

tal para a troca de experiên-

cias, a troca de informações,

o compartilhamento de idei-

as, que visam aprimorar o

processo legislativo e a com-

preensão do sistema político

brasileiro”.

Flávio Dino defendeu ain-

da que a Integração Legis-

lativa deve envolver a ban-

cada federal do Maranhão

no Congresso, na Assem-

bleia Legislativa e em todas

as Câmaras de Vereadores

dos 217 municípios para

combater os principais pro-

blemas do Maranhão.

“Cada um dos parlamen-

tares foi eleito para defen-

der os interesses do povo

do Maranhão. E nisto, o

maior interesse é lutar con-

tra os péssimos indicado-

res sociais: a má qualida-

de da educação, o sistema

de saúde caótico e a cres-

cente violência que se alas-

tra pelo nosso estado. O

Maranhão é um estado com

imensos potenciais e não

pode continuar amargando

realidades tão trágicas,” ar-

gumentou Flávio Dino.

O presidente da Câmara

de Vereadores de Balsas,

Manoel Carvalho (PCdoB),

principal articulador da pre-

sença dos vereadores no

evento, também se pronun-

ciou: “Essa iniciativa é im-

portante para o esclareci-

mento dos vereadores quan-

to às estratégias para bus-

car recursos para o municí-

pio, que anda muito caren-

te investimentos por parte

do poder estadual”.

Em Açailândia

Após visita a Presidente

Vargas, a governadora Rose-

ana Sarney e comitiva esti-

veram no município de Itape-

curu-Mirim, nesta segunda-

feira (29). Na cidade, onde

inaugurou obras e visitou ser-

viços oferecidos pelos órgãos

estaduais, ela foi recebida

pela população, prefeito Mag-

no Amorim e diversas lideran-

ças políticas da região. Ro-

seana estava acompanhada

de secretários de Estado,

deputados, prefeitos, ex-pre-

feitos e vereadores.

“Viemos aqui para mos-

trar o nosso trabalho e dizer

que é dessa forma que o Ma-

ranhão vai avançar cada vez

mais. Fiz questão de vir aqui

para inaugurar esta agência

do Sine e acompanhar as

ações do Governo Itinerante

realizadas nesta cidade, que

sempre me acolhe muito

bem”, afirmou a governadora.

Ao lado do secretário de

Estado do Trabalho e Econo-

mia Solidária, José Antônio

Heluy, e do prefeito Magno

Amorim, Roseana Sarney

inaugurou a Casa do Traba-

lhador. O espaço sedia uma

agência do Sistema Nacional

de Emprego (Sine), que co-

meçará a funcionar com ple-

na capacidade daqui a 15

dias, sob a coordenação de

Josivaldo Rodrigues.

Segundo José Antônio

Heluy, na Casa do Trabalha-

dor serão oferecidos à comu-

nidade serviços como enca-

minhamento para emprego,

captação de vagas, orienta-

ção profissional, emissão

de carteira de trabalho, in-

serção de jovens ao estágio

do programa Viva Primeiro

Emprego, entre outros.

Nas instalações da Casa

do Trabalhador, um auditório

também funcionará como

sala de aula para capacita-

ção de jovens via programa

Maranhão Profissional, em

parceria com a Secretaria de

Ciência e Tecnologia (Sec-

tec). “Nós já inauguramos

uma agência igual a esta em

14 municípios do estado e

ainda o faremos em outras

cidades, pois a nossa meta

é inaugurar um total de 20

agências desse tipo até o fim

deste ano”, destacou José

Antônio Heluy.

Depois de entregar a Casa

do Trabalhador, a governado-

ra foi conferir de perto os ser-

viços oferecidos pelo gover-

no em unidades móveis ins-

taladas na Praça Gomes de

Sousa, no centro de Itape-

curu-Mirim. Foram disponibi-

lizados para a população ca-

minhões do Viva Cidadão,

Viva Mulher e um ônibus da

Escola de Governo, onde ser-

vidores públicos receberam

treinamento em informática.

Governadora Roseana, secretário José Antônio Heluy, prefeitoMagno Amorim e demais autoridades inauguram a Casa do Trabalhador

Doadores ao Fundo da Criança e Adolescente têm dedução

no Imposto de Renda

Em AçailândiaBenefício

Os contribuintes que ain-

da não entregaram a decla-

ração de Imposto de Renda

e desejarem fazer doações

ao Fundo Municipal dos Di-

reitos da Criança e do Ado-

lescente (FMDCA) poderão

obter benefícios fiscais e de-

dução no imposto a pagar. O

prazo para entrega das de-

clarações à Receita Federal

termina nesta terça-feira (30).

Poderão doar pessoas fí-

sicas ou pessoas jurídicas,

com depósitos em nome do

Fundo Municipal dos Direi-

tos da Criança e do Adoles-

cente na Conta 21.105-2,

Agência 3846-6, do Banco

do Brasil. As doações pode-

rão ser feitas concomitante-

mente à apresentação da

declaração.

O Fundo é gerido pelo

Conselho Municipal dos Di-

reitos da Criança e do Ado-

lescente, órgão vinculado

administrativamente à Se-

cretaria da Criança e Assis-

tência Social (Semcas). O

doador deve informar o Con-

selho sobre sua doação e,

em contrapartida, receber o

recibo comprobatório.

Ao Conselho competirá

ainda enviar para a Receita

Federal a lista de doadores

que contribuíram para o FMD-

CA dentro do prazo estabe-

lecido de entrega das decla-

rações. A lista deve conter

informações como nome, va-

lor destinado, CPF ou CNPJ

e data do depósito.

O limite de dedução para

doações realizadas até 31 de

dezembro de 2012 para pes-

soas físicas é de 6%. Para

doações realizadas até 30 de

abril, o limite de dedução será

de 3%. Pessoa Jurídica tem

dedução do imposto devido

com alíquota de 1%.

As doações feitas após

o encerramento do prazo de

entrega do Imposto de Ren-

da serão deduzidas no ano

subsequente.

Política

Maia quer vedar ministro do STF de decidir sozinho

sobre tema legislativoEx-presidente da Câmara,

o deputado Marco Maia (PT-

RS) anunciou nesta segunda-

feira (29), na tribuna da Casa,

que irá começar a coletar as-

sinaturas para apresentar

uma Proposta de Emenda à

Constituição (PEC) que impe-

ça magistrados do Supremo

Tribunal Federal (STF) de de-

cidirem monocraticamente

sobre assuntos que envolvam

o parlamento.

Na última semana, o mi-

nistro Gilmar Mendes, do STF,

gerou um mal-estar com os

congressistas ao conceder

uma liminar suspendendo a

tramitação de projeto que ini-

be a criação de novos parti-

dos. No mesmo dia, a Comis-

são de Constituição e Justi-

ça da Câmara havia aprovado

uma PEC que impõe limites

ao poder do Supremo.

Maia ressaltou em seu

discurso no plenário que cabe

apenas ao Congresso tratar

sobre assuntos legislativos.

“Quem decide sobre ma-

téria legal e legislação é esse

parlamento. e não cabe a

nenhum outro poder do país

questionar as decisões que

são tomadas legitimamente

por esse parlamento, a não

ser que estivéssemos infrin-

gindo uma norma constituci-

onal. Neste caso específico,

não há [infração constitucio-

nal]”, enfatizou Maia.

O projeto do deputado gaú-

cho vai propor que somente o

plenário do STF – e não um

ministro, individualmente - pos-

sa alterar uma decisão do

Congresso Nacional. Para ser

aprovada, uma PEC necessi-

ta dos votos da maioria abso-

luta dos congressistas em dois

turnos de votação na Câmara

e outros dois no Senado.

Page 4: Edição do dia 30/04/2013

4 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 30 de abril de 2013- Cidades e Esportes

Fla se anima, mas

Grêmio rejeita 1ª oferta

por Moreno: 'Não há negócio'

Futebol

Prefeitura paga salário de abril

Nesta terça-feira

Ney coloca Atlético-MGacima do Corinthians

A cartada do Flamengopara contratar Marcelo More-no não agradou ao Grêmio,que disse que com os mol-des da atual proposta apre-sentada pelos dirigentes dotime carioca "não há negó-cio". Segundo pessoas doRubro-Negro envolvidas nanegociação, “as tratativasestão bem adiantadas”, e umdesfecho positivo poderiaacontecer nos próximos dias.

- Desde que o Moreno foiafastado, vários clubes pro-curaram o Grêmio, mas ne-nhum atendeu as nossasexpectativas. E é neste ce-nário que eu coloco o Fla-mengo. Eles nos procura-ram, mas em nenhum mo-mento chegaram aos valorespedidos pelo Grêmio. Nosmoldes da proposta encami-nhada pelo Flamengo, não hánegócio - afirmou o assessorde futebol do Grêmio, MarcosChitolina, na manhã destasegunda-feira.

Neste domingo, em entre-vista à Radio Globo, o vice-presidente de futebol do Fla-mengo, Wallim Vasconce-llos, confirmou o interesseem Moreno, mas tambémrevelou que dependia de umacerto com o Grêmio

- Tecnicamente é um jo-gador que interessa. Depen-de de um acerto financeiro,do Grêmio querer liberá-lo...

Com contrato até 2015,Moreno ainda não foi total-mente pago pelo Grêmio. Otime gaúcho deve R$ 3 mi-lhões ao Shakthar Donetsk,da Ucrânia. Esta é umaquestão a ser resolvida comqualquer interessado.

- Não quer dizer que asportas estejam fechadas eque não haja possibilidade danegociação. Se alguém ofe-recer o que queremos, fare-mos o negócio - completouMarcos Chitolina.

Marcelo Moreno foi afas-tado oficialmente do time doGrêmio na semana passadae treina separado do grupo.A intenção do clube é nego-ciar o jogador e solucionar aquestão o mais rápido pos-sível. Ele atuou pela últimavez em 24 de fevereiro: 2 a 1para o Internacional.

Moreno marcou 22 golsna temporada passada e foiartilheiro do time. Porém,com as contratações de Var-gas e Barcos perdeu espaçocom Vanderlei Luxemburgo.Ao quase ser negociado como Palmeiras, reclamou publi-camente.

Seu pai, Mauro Martins,chamou o Grêmio de ‘timinho’e criticou Luxa. Na mesmaocasião, também detonou oFlamengo, dizendo que era"uma equipe fracassada".

Vantagem

Seduc implantará sistema de avaliação escolar

e educação com mediação tecnológica

Rede estadual de ensino

Em apenas seis dias, oSão Paulo terá pela frenteduelos que poderão decidiro futuro do time no primeirosemestre. Além dos jogosfrente ao Atlético-MG, pelasoitavas da Libertadores, oTricolor vai encarar tambémo rival Corinthians, nas quar-tas do Paulistão, no domin-go - os dois jogos serão noMorumbi. Para o técnico NeyFranco, o nível mostradopelo Galo em 2013 está aci-ma do Timão e dos outrosclubes grandes no Brasil.

– Serão três jogos quevão parar o país. Esperamoscontinuar com a mesma ca-pacidade. São dois adversá-rios muito difíceis. O Atléti-co-MG joga o melhor futebolda América do Sul. Com oCorinthians será um confron-to muito igual. Serão jogosmuito bons – afirmou.

Na quinta, o São Paulorecebe os mineiros, às

20h15m, no Morumbi. Nes-ta segunda-feira, a Federa-ção Paulista de Futebol con-firmou para domingo o se-gundo clássico contra o Ti-

mão da temporada - a deci-são da vaga será em dueloúnico, também no estádio doTricolor. Na primeira fase doPaulistão, o time de Tite ven-

ceu por 2 a 1, de virada.– O Morumbi é a nossa

casa. Acho que com o Co-rinthians é um confrontomais equilibrado, indepen-dentemente de onde sejarealizado. O mando decampo não nos dá o direitode achar que vamos vencer,até porque perdemos re-centemente em casa. OAtlético-MG tem um altodesempenho em casa.Esse jogo no Morumbipode ser determinante, nãoimportando o placar – disse.

Ney Franco ainda listouquem considera ser os prin-cipais adversários do SãoPaulo no ano. No entanto,não deixou de dar certa van-tagem para o time dirigidopor Cuca.

– Colocamos Fluminen-se, Grêmio, Inter e Cruzeirotambém. O Atlético-MG estáum degrau acima das outrasequipes.

Seleção de Cristiano Ronaldo será adversária do Brasil em setembro

A Prefeitura de São Luísvai efetuar o pagamento dosalário dos servidores da ad-ministração municipal refe-rente ao mês de abril na pró-xima terça-feira, dia 30. Ser-vidores da ativa, aposenta-dos e pensionistas receberãoos salários na mesma data.A informação é da Secreta-ria Municipal de Fazenda (Se-

Ney Franco, em treino no CT

Os sistemas de avalia-ção escolar e a oferta deeducação com os recursosda mediação tecnológicaserão implantados, a partirdo segundo semestre, nasescolas da rede estadual deensino. O anúncio foi feitopelo secretário de Educa-ção, Pedro Fernandes Ri-beiro durante a abertura dadécima segunda etapa dasConferências Intermunici-pais de Educação (Comae).

De acordo com PedroFernandes, a partir de ju-nho, a secretaria de Esta-do da Educação (Seduc)deverá ser implantado o sis-

tema de avaliação nas es-colas da rede de ensino. Onovo método fará uma com-pleta avaliação desde asala de aula até a infraes-trutura das escolas. A metaé reduzir os elevados cus-tos registrados atualmente.

Pedro Fernandes anun-ciou ainda que, a partir deagosto, a Seduc vai im-plantar nos anexos de di-versos escolas da redeestadual de ensino equipa-mentos para ofertar educa-ção com mediação tecno-lógica. A tecnologia possi-bilitará levar orientaçõesdos tutores até as salas de

aula, a fim de melhorar onível de aprendizado e pos-sibilitando a universalizaçãoo ensino médio.

O secretário disse ain-da que as duas ações inte-gram o planejamento estra-tégico da Seduc, elabora-do com base no diagnósti-co sobre a educação noMaranhão pelo acordo comcooperação técnica firmadoentre o Governo do Estado,o Ministério da Educação(MEC) e Programa das Na-ções Unidas para o Desen-volvimento (PNUD).

Ele frisou que, além dodiagnóstico do Pnud, a edu-

cação é de responsabilida-de de todos que fazem aSeduc e da sociedade paraque o Maranhão consigaatingir os objetivos da polí-tica da educação.

Neste sentido, PedroFernandes fez um apeloaos prefeitos para que va-lorizem o trabalho dos se-cretários de educação, queé “a maior obra que fica eque se pode construir, poisa educação não é grife. Asala de aula é um espaçode tolerância democrático epara os jovens entrem pelaporta da frente da política”,destacou.

Semed realiza projeto de incentivo à leitura

São Luís

Com o objetivo de incen-tivar a atividade permanentede leitura de crianças, jovense adultos, a Secretaria Mu-nicipal de Educação de Paçodo Lumiar realizará nesta ter-ça-feira (30), o Projeto "Lei-tura na Praça”, na Praça deNossa Senhora da Luz, Sededo Município, a partir das09:00 horas da manhã.

Com o acervo da Bibliote-

ca Pública, tapetes, caixas desom, histórias ampliadas se-rão criados cantinhos de leitu-ra, pintura, jogos e brinquedos,pintura de desenhos, as crian-ças das escolas públicas po-derão interagir com poemas,trava-línguas, cantigas deroda e dramatizações, alémde contação de histórias.

A secretária de Educa-ção, Rosário Leal conta

que, formar leitores é o mai-or desafio da educação nes-te momento, e para formare se manter leitor, é neces-sário investimento, o quepara a maioria da populaçãoé muito difícil, primeiro pelabaixa escolarização dospais das crianças da esco-la pública e segundo, pelafalta do hábito da leitura porparte dos mesmos.

Paço do Lumiar contacom apenas uma bibliotecapública e um Farol de Edu-cação. "A escola tem a gran-de tarefa de ensinar a ler eensinar a gostar de ler, semalunos e professores lendo eassumindo sua tarefa de lei-tores, escrevendo e dialogan-do, nada mais haverá na es-cola além da reprodução”,elencou a secretária.

mfaz), que tem seguido o cro-nograma regular de paga-mento dos salários dos ser-vidores municipais.

O pagamento do saláriodentro do mês é um compro-misso assumido pelo prefei-to Edivaldo Holanda Júnior evem sendo cumprido desdeo início de sua gestão, inici-ada em 1º de janeiro.

Page 5: Edição do dia 30/04/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 30 de abril de 2013 Municípios - 5

Paço do Lumiar Maranhão

Prefeitura entra com processode municipalização de escolas

Sesc abre inscrições para

Cadastro de Talentos

MPMA recomenda nomeação deaprovados em concurso público

Açailândia

A inclusão de pessoascom necessidades especiasno mercado de trabalho é umdesafio que pode ser vistopelas empresas como umaoportunidade incrível. É porisso que o Sesc, sempre emconsonância com o social,abre vagas para cadastro detalentos exclusivamentepara pessoas com necessi-dades especiais – PNE. Asinscrições podem ser feitasde 2 a 17 de maio de 2013,nas unidades do Sesc Admi-nistração, Sesc Itapecuru,Sesc Caxias ou pelo site:www.sescma.com.br.

As vagas são para oscargos de Auxiliar Operaci-onal — cuja remuneração éde R$ 910,00 (novecentos edez reais) e os requisitospara investidura no cargosão Ensino Médio comple-to, experiência comprovadade 6 meses na área de servi-

ços gerais — e Agente de Ati-vidades Sociais e Adminis-trativas — remuneração1.269,00 (hum mil, duzentose sessenta nove reais) e re-quisitos Ensino Médio e Ex-periência comprovada de 6meses na área.

As atividades desenvolvi-das por cada um dos cargossão, respectivamente, servi-ços gerais como, Limpeza,conservação de utensílios ebanheiros, transporte de ma-teriais, manuseio de máqui-nas para lavagem, e serviçosexternos e, para o de agen-te, serviços administrativosem geral, como arquivamen-to de documentos, atendi-mento ao cliente e digitaçãode documentos.

A inscrição é gratuita.Mais informações no SescAdministração, Sesc Itape-curu, Sesc Caxias ou pelosite: www.sescma.com.br.

Ribamar

Prefeitura efetua pagamentode servidores nesta terça

A Prefeitura de SãoJosé de Ribamar efetuanesta terça-feira (30) o pa-gamento dos salários dosservidores públicos munici-pais referente a este mêsde abril. A data está conti-da no calendário anual depagamento do funcionalis-mo lançado pela administra-ção do prefeito Gil Cutrim(PMDB) no início do ano.

O calendário anual depagamento do funcionalis-mo público de São José deRibamar está inserido norol de ações, desenvolvidaspelo governo municipal, devalorização dos servidoresda prefeitura. Tem comoprincipais objetivos benefi-ciar os funcionários públi-cos, auxiliá-los em suasprogramações financeirase contribuir, ainda, com amovimentação da econo-mia da cidade.

Além dos dias exatos decada mês nos quais os ser-vidores terão, ao longo des-te ano, os seus vencimen-tos depositados em suasrespectivas contas bancári-

as, no calendário tambémconstam os dias e os me-ses nos quais serão pagasas parcelas do 13º salário.

A prefeitura já implantouvárias outras ações de va-lorização do funcionalismopúblico de São José de Ri-bamar, tais como conces-são de dois reajustes sala-riais para os profissionaisdo magistério (um de 15%e outro de 22%, e o tercei-ro, de 8%, será implantadoem maio); homologação doconcurso público realizadoem 2011 e chamamento departe dos aprovados; implan-tação de reajuste salarial (oureposicionamento) para osservidores efetivos, de acordocom o tempo de serviço pres-tado; criação do novo Estatu-to do Servidor Público de SãoJosé de Ribamar; instalaçãoda Junta Médica dos servido-res municipais; implantaçãodo Portal do Servidor(www.saojosederibamar.ma.gov.br/servidor); implantação do Pla-no de Carreiras, Cargos eRemuneração; dentre ou-tras.

A 1ª Promotoria de Justi-ça da Comarca de Açailân-dia expediu Recomendação,em 25 de abril, para a prefei-ta Gleide Lima Santos e se-cretários municipais, paraque sejam nomeados, no pra-zo de 30 dias, os aprovadosno concurso do município,realizado em 2012, cujo re-sultado foi divulgado no mêsde maio do ano passado.

O documento recomen-

da também que sejam exo-nerados os servidores no-meados e contratados semconcurso público, que es-tejam ocupando os cargosdos aprovados. O prazo devalidade do certame aindaestá em vigor.

Segundo a promotora dejustiça Glauce Mara LimaMalheiros, autora da mani-festação, informações apon-tam que há diversos cargos

de professores, assistentessociais e enfermeiros, porexemplo, que estão sendoocupados irregularmente porservidores contratados.

Na Recomendação, apromotora de justiça afirmaque existe previsão legal paraa convocação prioritária doscandidatos aprovados emconcurso, se o prazo previs-to no edital de convocaçãodo certame ainda estiver em

vigor. “Mesmo que fora donúmero de vagas previsto ini-cialmente, se os cargos es-tiverem ocupados por servi-dores contratados ou nome-ados irregularmente, devemser substituídos por aprova-dos no último concurso pú-blico. Se existe nomeação oucontratação é porque existenecessidade daquele serviçopúblico”, enfatizou a promo-tora de justiça.

MP aciona ex-prefeito e ex-presidente da Câmara de Presidente Vargas

Por falta de prestação de contas

O ex-prefeito Luiz Gonza-ga Coqueiro Sobrinho e aex-presidente da Câmara deVereadores do município dePresidente Vargas, NeusaViana, foram acionados najustiça pelo Ministério Públi-co do Maranhão, que cobraas prestações de contas dosreferidos gestores do exer-cício financeiro de 2012.

Em duas ações civis pú-blicas, com pedido de limi-nar, ajuizadas no dia 25 deabril, a Promotoria de Var-gem Grande, da qual Presi-dente Vargas é termo judi-

ciário, requer que os ex-ges-tores apresentem à CâmaraMunicipal, num prazo de cin-co dias a contar da citação,suas referidas prestações decontas. Em caso de des-cumprimento da medida,poderão arcar com multa di-ária no valor de R$ 5 mil.

O promotor de justiçaBenedito Coroba, titular daPromotoria de Vargem Gran-de, solicitou ainda que asprestações de contas do ex-prefeito e da ex-presidenteda Câmara de Vereadoressejam efetivadas com am-

pla divulgação, “utilizando-se, para isso, de, no míni-mo, 10 dias, por três vezesdiárias, de nota de informa-ção à população, através decarros volantes, da rádio co-munitária etc, de que ascontas do exercício de2012, encontram-se à dis-posição dos cidadãos e dasinstituições locais”.

No texto das ações ci-vis, o membro do MinistérioPúblico lembra que o enca-minhamento à Câmara Mu-nicipal pelo prefeito e presi-dente da Câmara de Verea-

dores, na mesma data emque encaminha ao Tribunalde Contas do Estado, dasprestações de contas sobsua responsabilidade cons-titui obrigação legal.

De acordo com a Lei deResponsabilidade Fiscal,as prestações de contas de-vem ficar disponíveis “duran-te todo o exercício”, funcio-nando como termo inicial adata em que as mesmasdevam ser apresentadas aoTribunal de Contas do Es-tado, ou seja, a partir do dia2 de abril.

A Prefeitura de Paço doLumiar deu entrada na últimasexta-feira (26), no processode municipalização do ensi-no fundamental de sete es-colas da rede estadual deensino do conjunto Maiobão,junto à Secretaria de Estadoda Educação. Na oportunida-de, a secretária municipal deEducação, Maria do Rosáriode Fátima Leal, e a adjunta dapasta, Ana Paula Pires foramrecebidas pelo secretário deestado da Educação, PedroFernandes onde apresentaramo documento oficial assinadopelo Prefeito Josemar Sobrei-ro requerendo a competênciadas escolas ao município dePaço do Lumiar.

O processo de municipali-zação das escolas passarápela análise técnica da Seducpara formalizarem a transiçãode responsabilidades à gestãomunicipal.A demanda de matrí-culas para o ensino fundamen-tal das escolas do Maiobão,atualmente é de 6 mil alunos.

Pedro Fernandes (Seduc) com as gestoras da Semed de Paço do Lumiar

Apenas a Unidade IntegradaRosa Nina, na comunidade dasMercês, já está municipalizada.

Pedro Fernandes parabe-

nizou o município de Paço doLumiar pelas atividades de-senvolvidas no âmbito daEducação e anunciou que

será realizada uma visita àsescolas municipais, para co-nhecer o trabalho desenvol-vido no município.

Page 6: Edição do dia 30/04/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 30 de abril de 20136 - Geral

Durante Governo Itinerante São Luís

Moradores do Caratatiuaelogiam audiência com TJRoseana inaugura Hospital de

20 leitos em Presidente Vargas

Prefeitura realiza Passeio Ciclístico em

comemoração ao Dia do Trabalhador

Feriado

A governadora RoseanaSarney deu início a mais umaetapa do Governo Itinerante,nesta segunda-feira (29), emPresidente Vargas, com ainauguração do Hospital Mu-nicipal “Carlos Vidal da Sil-va”, mais uma unidade de 20leitos construída pelo Progra-ma Saúde é Vida, e a entre-ga de sementes seleciona-das a agricultores familiares.Depois, ela seguiu para Ita-pecuru-Mirim. A programaçãode ações prossegue nestaterça-feira (30), em VargemGrande e Nina Rodrigues.

Segundo a governadoraRoseana as atividades de-senvolvidas têm levado maiscidadania aos maranhensese a entrega da unidade mos-tra a preocupação do governocom a saúde. “Inaugurar estaunidade completa, com profis-sionais capacitados é uma re-alidade e representa o com-promisso do meu governo.Além disso, trouxemos como Itinerante diversas açõessociais, como a emissão dedocumentos, mutirão de aten-dimentos em saúde, entregade sementes, oficinas e ca-pacitações”, destacou ela.

Durante a inauguração,Roseana Sarney apresentouo valor do investimento naobra, totalizando R$3.372.050, sendo R$2.131.050 em obras civis eR$ 1.291.000 em equipa-mentos. “Trouxe os valorespara que vocês, de maneiratransparente, saibam o quan-to foi investido na construçãodo Hospital de 20 leitos, que

é de todos vocês”, afirmou.O subsecretário de Saú-

de, José Márcio Leite, repre-sentando o secretário Ricar-do Murad, ressaltou que a“Caravana da Saúde” tem le-vado assistência a crianças,jovens e adultos. “O GovernoRoseana entregou mais umhospital de qualidade para apopulação. A unidade ofere-ce clínica médica, pediatriae obstetrícia, além de outrosserviços, garantindo o aten-dimento a toda a população.Além disso, o itinerante temsido importante também paralevar mutirões de cirurgia aosmaranhenses”, afirmou.

A prefeita Ana Rodriguesgarantiu que a presença doitinerante no município é fun-damental para levar conhe-cimento, por meio das ofi-cinas, e atendimento, tantona área social como na desaúde. “Esse hospital era umsonho da população de Pre-

sidente Vargas e, além dagovernadora Roseana nos daresse presente, o Itineranteainda trouxe a unidade mó-vel do Viva Cidadão, oficinasem diversas áreas e mutirãode atendimento médico. Apopulação só ganhou comessas ações”.

Acompanharam a gover-nadora Roseana, nesta eta-pa, secretários como os deEstado de Programas Espe-ciais, Clodomir Paz; de De-senvolvimento Social e Agri-cultura Familiar, FernandoFialho; de Direitos Humanos,Assistência Social e Cidada-nia, Luiza Oliveira; de Ciên-cia e Tecnologia, José Cos-ta; de Gestão e Previdência,Fábio Gondim; de IgualdadeRacial, Claudett Ribeiro; deArticulação Institucional, Ro-drigo Comerciário; o chefe doGabinete Militar, coronel JoséRibamar Vieira; além de se-cretários adjuntos e dos de-

putados Magno Bacelar, Cé-sar Pires e Fábio Braga.

Atendimento médicoComo parte das ações do

Programa Saúde é Vida, quevem reestruturando e ofertan-do atendimento médico emvárias regiões do estado, foiinaugurado o Hospital Muni-cipal Carlos Vidal da Silva,com de 20 leitos.

Uma das primeiras a visi-tar a unidade foi a aposenta-da Esmilta Pereira, que falouda emoção em ver esse so-nho realizado. “Ficou lindo ohospital, espaçoso e bemorganizado. Já até pegueiminha carteirinha para mar-car todas as consultas, jáque agora não preciso maisviajar para receber atendi-mento”, contou.

A unidade possui Serviçode Pronto Atendimento(SPA) 24 horas, internaçõesclínica, médica e pediátrica,atendimento básico e servi-ços de apoio e diagnóstico(laboratório e Raio-X), alémde exames, tratamentos dedoenças sexualmente trans-missíveis (DST), preventivode câncer, entre outros aten-dimentos ambulatoriais.

Ainda na área de saúde,durante o Itinerante, foramrealizadas consultas e cirur-gias oftalmológicas, examespreventivo de câncer do colouterino, vacinação, clínicamédica, pediatria, atendi-mento na área dermatológi-ca com consultas e diagnós-tico de hanseníase e leish-maniose, e exames labora-toriais.

Dúvidas, reclamações,elogios e sugestões acercado funcionamento da Justi-ça estadual foram desta-ques da primeira audiênciapública do ano promovidapela Ouvidoria do Tribunalde Justiça do Maranhão. Oencontro na União de Mo-radores do Caratatiua, nasexta-feira (26), foi conduzi-do pelo desembargador-ou-vidor Lourival Serejo, e tevecomo foco aproximar a co-munidade do Judiciário.

Durante o ato a comuni-dade esclareceu dúvidas so-bre andamento processual,morosidade, estrutura eacesso à Justiça, indeniza-ções por danos morais emateriais, ocupação indevidade imóveis e empréstimos.

O presidente da União deMoradores, Cleones AraújoSilva, aprovou a iniciativa doJudiciário. “Ficamos satisfei-tos e honrados com a pre-sença do Judiciário no nos-so bairro. Foi uma oportuni-dade para tirarmos dúvidase conhecermos mais a Jus-tiça”, ressaltou.

Para a professora Adal-zira Sousa da Silva, o even-to contribuiu para esclareceros moradores. “A partir deagora, estou mais conscien-

te dos meus direitos e maissegura para lutar por eles”,afirmou.

As manifestações foramregistradas e serão encami-nhadas a setores do Judici-ário para providências. Os in-teressados serão informa-dos por e-mail ou telefonequanto ao andamento dasdemandas.

“É no Judiciário que de-sembocam os principais an-seios e incertezas da soci-edade. Queremos sabercomo o cidadão está sendoatendido pelo Judiciário e,assim, aperfeiçoarmos ser-viços e cumprirmos efetiva-mente o exercício da cida-dania”, enfatizou o ouvidor.

O coordenador René Car-valho Bayma garante que aaproximação do órgão comcomunidades permite escla-recer, em tempo hábil, as-suntos pertinentes. “Quere-mos extinguir a ideia de queo Judiciário é inatingível eaproximá-lo cada vez maisda sociedade”, afirma.

Detalhes da audiênciaserão formatados em relató-rio a ser enviado à presidên-cia do TJMA, CorregedoriaGeral da Justiça e Ouvidoriado Conselho Nacional deJustiça (CNJ).

Lazer

Pagodão do Trabalhador:

Música e festa no Sesc

Governadora Roseana, prefeita de Presidente Vargas,Ana Rodrigues, e demais autoridades descerram placa de

inauguração do Hospital de Presidente Vargas

A Prefeitura de São Luís,por meio da Secretaria deDesportos e Lazer (Sem-del), vai promover várias ati-vidades esportivas em co-memoração ao Dia do Tra-balhador, 1º de maio. A pro-gramação conta com pas-seio ciclístico, torneio devôlei feminino, travinha e fu-tebol de praia, além de au-lão de ginástica.

O passeio ciclístico teráconcentração às 7h, na Pra-ça Dom Pedro II. O percur-so seguirá pela Rua do Egi-to, no sentido Anel Viário,passando pela Ponte Ban-deira Tribuzzi até o Viadutodo Trabalhador em direçãoao Renascença, Lagoa daJansen, com destino finalna Avenida Litorânea.

Na Avenida Litorânea se-

rão realizados torneios devôlei feminino, travinha e fu-tebol de praia, além de umaulão de ginástica.

As at iv idades terãoapoio das secretarias mu-nic ipais de Segurançacom Cidadania (Semusc),através da Guarda Munici-pal, Trânsito e Transportes(SMTT) e Saúde (Semus),por meio do SAMU.

O trabalho foi fundamen-tal para o desenvolvimento dahistória da humanidade. Englo-bando uma gama de atividadesdas mais diversas áreas, ele fazparte da rotina diária de milhõesde pessoas. Dessa forma, oDia do Trabalho é uma justa ho-menagem ao esforço e dedica-ção de cada trabalhador e nadamelhor que comemorar commuita música e animação.Com uma programação espe-cial, o Sesc presenteia os co-merciários com o Pagodãodo Trabalhador, que apre-senta o batuque do Sindi-cato do Samba nesta ter-ça, dia 30 de abril, das 19às 22 horas, no Sesc Deo-doro. Entrada gratuita!

O molejo e talento do Sin-dicato do Samba vão movi-mentar a Área de Vivência doSesc Deodoro. Compostopor cinco integrantes, o gru-po apresenta o melhor do

samba e música maranhen-se há 15 anos no estado. In-cluindo músicas autoriais noseu envolvente repertório, oSindicato do Samba já lan-çou três cds e o seu últimotrabalho foi o lançamento doseu primeiro DVD, intitulado“Clareou o Terreiro”.

Para se divertir no Pago-dão do Trabalhador bastaapenas apresentar a carteirado Sesc na entrada da Uni-dade Deodoro e ter muita dis-posição para cair na dança!

Luta - O Dia Mundial do Tra-balho foi instituído em 20 de ju-nho de 1889, em homenagemaos operários mortos e feridosna luta por condições adequa-das de trabalho nos EstadosUnidos. O conflito aconteceu em1886 e o cenário final incluiu amorte de 19 pessoas e deze-nas de manifestantes feridos.No Brasil, a data começou aser comemorada em 1895.

Classificados

Anuncie aqui e venda muito mais!

3274-3007 / 8272-4183 / 9911-8325

Feriado - Durante o fe-riado serão mantidos os ser-viços essenciais relativos àsáreas de urgência (saúde,limpeza pública, GuardaMunicipal, fiscalização detrânsito e terminais de inte-gração de passageiros). Asdemandas referentes à ilu-minação pública podem serrepassadas pelo número0800 284 8082.

Page 7: Edição do dia 30/04/2013

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 30 de abril de 2013 Geral - 7

Capacitação profissional as assistentes sociais Polícia

Adolescente de 16 anos matao irmão na cidade de CajapióSejap firma parceria com

o CressMA para capacitaçãoUm adolescente de 16

anos assassinou o irmão,

identificado por Aguinaldo Cos-

ta Soares, de 24 anos. O cri-me aconteceu neste domingo

(28), no município de Cajapió.

Segundo informações dapolícia, os irmãos viviam bri-

gado. Em uma das confu-

sões entre os dois, o adoles-

Homem morre em explosãode caminhão no São Cristóvão

A Secretaria de Estado

de Justiça e de Administra-

ção Penitenciária (Sejap), pormeio da Secretaria-Adjunta

de Justiça, firmou parceria

com o Conselho Regional deServiço Social do Maranhão

(CressMA), objetivando ofe-

recer capacitação profissio-nal as assistentes sociais do

sistema prisional do Mara-

nhão. O encontro aconteceu,nesta segunda-feira (29), na

sede da Sejap, entre o se-

cretário-adjunto José Riba-mar Cardoso e a presidente

do CressMA, Lilia Penha.

De acordo com o secre-tário-adjunto de Justiça, Ri-

bamar Cardoso, essa par-

ceria vem garantir uma me-lhor qualidade nos atendi-

mentos realizados por es-

ses profissionais. "Essaparceria vem somar com as

Secretário-Adjunto José Ribamar Cardoso com a presidente e conselheiros do CressMA

ações de ressocialização que

temos promovido dentro do

sistema, beneficiando, acima

de tudo, os próprios inter-

nos", afirmou o secretário.

A coordenadora geral de

assistência social, Rayanna

Araújo, destacou que essa

parceria é de suma importân-cia para o projeto de resso-

cialização proposto por ela.

Segundo Araújo, hoje a Se-jap tem a preocupação de

proporcionar uma melhor

estrutura de trabalho a to-dos os profissionais do ór-

gão. "O projeto de ressoci-

alização sem o trabalho daassistência social seria in-

completo, uma vez que todas

as demandas dos internospassam por esse setor", de-

clarou Araújo.

Durante a reunião esta-vam presentes a conselhei-

ra do Cress, Leila Brandão,

a coordenadora geral de as-sistência social da Sejap,

Rayanna Araújo, e o supe-

rintendente de Justiça, Ké-cio Rabelo.

SPCI apresenta homicida preso no Tocantins

Polícia

Foi apresentado, nestasegunda-feira (29 ), na Supe-

rintendência de Polícia Civil

do Interior (SPCI), JânioErondir Carvalho de Noronha,

31 anos. Ele, segundo a po-

lícia, é suspeito de ser o au-tor dos dois homicídios ocor-

ridos, no mês de março, na

cidade de GovernadorNewton Belo. Contra ele ha-

via mandado de prisão pre-

ventiva expedido pela Comar-ca de Zé Doca.

Jânio foi detido durante

uma ação conjunta da SPCIcom a Polícia Civil de Tocan-

tins. As vítimas foram identi-

ficadas como Antoniel daSilva, conhecido como Poro-

roca e Raimundo da Costa,

Acidente de trabalho

No início da tarde destasegunda-feira (29), um cami-

nhão-tanque de uma empre-

sa que fica na Rua 16 de ju-lho, no bairro do São Cristó-

vão, explodiu causando a

morte de um funcionário edeixando outro ficou ferido.

Um homem identificado como

José Silva Gomes de Carva-lho, 46 anos, estaria fazendo

um serviço de solda no cami-

nhão, de placa NXJ 8625, oveículo carregava material in-

flamável e acabou explodindo.José Silva morreu na hora.

Segundo o cabo Valdecir,

do 6º Batalhão de Polícia,José Silva Gomes de Carva-

lho seria funcionário da em-

presa e seria prestador deserviços gerais. Outra pes-

soa, que ainda não teve o

nome identificado, ficou feri-da e foi levada para o hospi-

tal. A empresa onde o cami-

nhão estava ficou com sériosdanos materiais.

cente atirou contra Aguinal-do, que escapou da morte.

Dessa vez, ele conseguiu

atingir a vítima aplicando umafacada durante confusão.

Uma viatura da Polícia

Militar conseguiu localizar oadolescente. Conduzido

para delegacia foi feito o auto

de apreensão em flagrante.

Polícia investiga homicídioem São Mateus do Maranhão

A Polícia Civil já instaurou

o inquérito para apurar o ho-

micídio que vitimou o empre-sário Valmir Queiroz Filho,

de 43 anos, ocorrido na ci-

dade de São Mateus do Ma-ranhão na noite do último

domingo (28). Segundo infor-

mações policiais, Valmir foialvejado com oito disparos de

arma de fogo ao reagir a um

assalto na porta de sua pró-pria residência. Equipes da

Superintendência de Polícia

Civil do Interior (SPCI) tam-bém integram as investiga-

ções para elucidar o caso.

O crime ocorreu por voltadas 22h30, enquanto Valmir

aguardava a esposa chegar do

trabalho. A Polícia informouque nenhuma linha de inves-

tigação será descartada, po-

rém há indícios que apontam

para um crime de latrocínio

(roubo seguido de morte).As investigações já iden-

tificaram que o crime foi co-

metido por três homens queestariam em veículo palio, de

cor vinho. O bando, segundo

a polícia, estaria nas proximi-dades da residência da vítima

aguardando a chegada do

casal. O empresário foi abor-dado no momento em que

abria o portão da residência.

Após disparar contra Val-mir Queiroz, o trio empreen-

deu fuga sem levar os perten-

ces da vítima. Investigadoresda 16ª Delegacia Regional de

Bacabal e guarnições do 15º

BPM estão realizando rondasna região a fim de localizar

os suspeitos.

o Bodinho. Os crimes cau-saram grande comoção na

população.

Os trabalhos de investi-gação contaram com o apoio,

também, da delegada Maria

de Jesus Sousa Melo e umaequipe de investigadores, que

realizaram diligências que

culminou nos achados doscadáveres e identificação da

autoria do crime. Um dos

corpos foi encontrado emuma cova rasa no quintal do

sítio do suspeito localizado

na Rua do Beco da Vavá, ooutro estava enterrado em

um terreno baldio nas proxi-

midades da residência dele,no centro de Governador

Newton Belo.

Durante as investigações,diversas denúncias e informa-

ções anônimas levaram a po-

lícia a ligar o envolvimento deJânio Erondir com os dois cri-

mes. O delegado Carlos Ve-

loso, adjunto da SPCI disseque testemunhas informaram

que as duas vítimas foram

vistas minutos antes do fatoem companhia de Jânio.

Com base nos autos, a ju-

íza Denise Pedrosa Torres, ti-tular da 1ª Vara Criminal de Zé

Doca expediu o mandado de

prisão preventiva em desfavorde Jânio. “Após as oitivas de

testemunhas e, principalmen-

te, da família do autor solicita-mos junto à Justiça pela pri-

são preventiva”, contou o de-

legado Carlos Veloso.

A prisão de Jânio Erondir

aconteceu na quarta-feira(24) por equipes da Polícia

Civil da cidade de Palmas. No

momento da prisão, JânioErondir estava internado no

Hospital Getulio Vargas, com

lesões causadas durante umassalto. Na ocasião, os cri-

minosos tentaram subtrair de

Jânio a quantia de mil e du-zentos reais. “Com base nes-

ses levantamentos, consegui-

mos chegar a localização doforagido em um hospital no

Tocantins, onde tivemos

apoio dos policiais civis da-quela cidade no cumprimen-

to do mandado”, completou

o delegado Veloso.

Page 8: Edição do dia 30/04/2013

oquartopoder.com

Coluna da

Célia [email protected]

Frase do Dia

Moda Culinária Beleza

Maquiagem para meninas

O frenesi em torno das maquiagens é o máximo para qualquer garota. O problema é

quando a brincadeira e a curiosidade dão lugar à necessidade cotidiana de se pintar,

expondo a frágil pele da criança a substâncias químicas nem tão inofensivas assim para ela.

O que fazer? Um cuidado importante é prestar atenção na frequência com que a filha brinca demaquiagem. "De vez em quando, ir a uma festinha toda pintada é divertido. Mas, se o uso desses produtos

de beleza passa a ser constante, há alguns riscos", avisa o pediatra e toxicologista Sérgio Graff, de São

Paulo. O perigo é maior quando a criança utiliza maquiagens que vêm em brinquedos e os cosméticos da

mãe. "Os produtos podem ser hipoalergênicos para a pele da mãe, mas isso não significa que serão seguros

para a da menina", alerta Graff.

Na prática, o que os especialistas recomendam é: se for para a criança se maquiar, vale a pena investir

em kits infantis certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O problema de usar qualquer

substância no rosto dos pequenos é que a pele deles, imatura e fina, tem uma absorção maior. "A camada de

gordura, a penugem e a pigmentação ainda estão em formação. Soma-se a isso a falta de imunidade dos

mais jovens frente a corpos estranhos", resume a dermatologista Ana Mósca, do Rio de Janeiro. "Há casos

de crianças com alergias, irritações e até queimaduras químicas por causa do uso indevido de maquiagens."

Antes que os pais se desesperem, os especialistas lembram que um pouquinho de maquiagem hipoaler-

gênica, vez ou outra, costuma ser inerte. Na verdade, o que mais preocupa são os aspectos emocionais. "Entre 3 e 5 anos, a menina se projeta na mãe

e quer se produzir como ela. Isso é normal. O que não é normal é a filha pular a fase infantil e se tornar algo que não é", alerta a médica Ana Mósca. Fique

atento se é o caso e, na dúvida, procure ajuda especializada.

CONFIRA ABAIXO AS DETERMINAÇÕES DA ANVISA PARA O USO DE MAQUIAGEM PARA CRIANÇAS:Maquiagens infantis - Um dos requisitos para as maquiagens infantis, é que tenham baixa fixação, e que possam ser removidas facilmente com

água. A Anvisa sugere também que os produtos tenham gosto ruim para evitar que as crianças os levem à boca.

Sabonetes, xampus e condicionadores - Existem pro-

dutos específicos para tipos de cabelo, e com as crianças não é

diferente. Elas contam com linhas infantis especificas que su-

prem suas necessidades. Quanto aos sabonetes, estes tam-

bém devem ser dedicados a pele mais sensível das crianças.

Protetores solares - O uso diário dos protetores é

muito importante, mas antes dos seis meses de idade é pre-

ciso que haja recomendação médica. A Anvisa sugere que o

fator mínimo de proteção é o FPS 15, e ainda, a utilização

deve ser feita de acordo com o tipo de pele da criança.

Esmaltes infantis - Segundo a nova cartilha os esmal-

tes permitidos para as crianças são aqueles à base de água,

que são facilmente removíveis sem a utilização de acetona

ou removedor. Os esmaltes assim como as maquiagens tam-

bém devem ter gosto ruim para evitar a ingestão.

Batons e brilhos labiais - Os batons e brilhos seguem

a mesma ideia anterior, a durabilidade deve ser pequena. E

em crianças muito novas um adulto deve fazer a aplicação.

por GIULIANO AGMONT

Enroladinho de Frango

Ingredientes:2 peito de frango desossado desfiado(s) - 300 gr de

mussarela - 300 gr de presunto - 1 copo(s) de requeijão - 1

lata(s) de milho verde - parmesão ralado(s) - extrato de tomate

Modo de preparo:Retire a pele do peito de frango se houver. Cozinhe

em água temperada até que fique bem firme. Escorra,deixe esfriar e desfie o frango. Refogue o frango comtemperos à gosto. Acrescente o milho verde, tire do fogoe junte o requeijão. Misture bem. Em seguida, coloquenuma superfície uma fatia de presunto e, por cima, umade queijo. Sobre o queijo, deite 2 colheres do frango eenrole como panqueca. Repita até acabar os ingredien-tes. Em um refratário, coloque um enroladinho do ladodo outro. Regue com um pouco de molho de tomate esalpique queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.

Qual Saia Me Favorece Mais?

As saias retas favorecem todo tipo de silhueta, além de darum ar elegante e clássico para qualquer look. Se teus qua-dris e pernas são bem amplos, evite aquelas que sãomuito apertadas. Outro tipo de saia que cai bem em quasetodas as mulheres são as longas, especialmente em al-tas. Se você é mais baixinha, opte por combiná-la com umbom salto. Para as mulheres com curvas ou com a cinturamuito pouco marcada recomendados a saia lápis, que dãodestaque para a cintura e criam uma figura muito femini-na. Normalmente, o seu tamanho chega até o joelho, masse você for baixinha, encurte, deixando acima do joelho.Também para as mulheres mais magras e de corpo retosão recomendáveis as saias plissadas, saias balão ousaia tulipa, as primeiras criam uma silhueta mais sensu-al, usando na altura dos quadris. Enquanto a tipo balãoou tulipa criam mais volume nos quadris e nádegas.

Truques de beleza

Use lápis preto logo abaixo dos cílios superiores – Isso

dará ainda mais destaque para o olhar, de um jeito muito

natural, e você ainda ganha a impressão de cílios maio-

res. Vale usar esse truque no dia a dia, só para dar uma

realçada, ou numa festa, combinando com um delineador

preto. Lembre-se de usar um produto à prova d’água.

Passe um pouco de gloss antes do batom – Primei-

ro, passe um pouquinho de gloss nos dedos e espalhe

nos lábios. Depois, faça a mesma coisa com o batom

que você quer usar. Assim, você consegue um efeito de

brilho mais sutil, sem parecer que está com a boca toda

melada e grudenta. Você também pode deixar o batom

mais clarinho ou forte, de acordo com o número de ca-

madas de batom que quiser aplicar por cima do gloss.

Quem não castiga o mal, ordena que ele se faça.

(Leonardo da Vinci)

OS SEGREDOS NA HORA DE MALHAR

Nós, mulheres, queremos estar sempre

saudáveis e com o corpo em dia, po

rém, na hora de ir se exercitar na aca-

demia, existem alguns detalhes que você preci-

sa saber.

Para começar, nada de ir malhar sem se ali-

mentar antes! O corpo precisa de energia para

funcionar e, por isso, você precisa comer. Se

estiver de dieta, um grelhado com salada e suco

natural estão de bom tamanho.

Ainda falando de peso, muitas mulheres fi-

cam surpresas ao ver os quilos da balança au-

mentando depois de começar a malhar. Isso

é natural, pois você está ganhando músculos

e o famoso peso magro, que deixa o corpo mais

definido.

E lembre-se: antes de começar a malhar, alon-

gue-se para evitar lesões, assim a prática fica

mais perfeita.

8 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 30 de abril de 2013- Variedades

Maquiagem para meninas como batons, brilhos e blush podem ser uma brincadeira, mas precisamde limite. Produtos impróprios para menores fazem mais do que apenas borrar o rosto infantil