edição do dia 29 e 30/07/2012

8
PODER oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] Redes Sociais ANO 6 NÚMERO 1106 SÃO LUÍS - MA, DOMINGO/SEGUNDA, 29/30 DE JULHO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00 Governo promove formação continuada para professores de Espanhol São Luís Com o foco voltado para o aprofundamento dos conceitos básicos da didática de ensino de Espanhol, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha, oferecerá, a partir de terça-feira (31), formação continuada a professores de Língua Espanhola. A capacitação será realizada em tempo integral, até o dia 3 de agosto, na Escola de Governo do Maranhão, em São Luís. De acordo com a supervisora de currículo da Seduc, Rainilde Gomes Campos, a capacitação terá como público-alvo 60 professores da rede estadual de ensi- no de todas as Unidades Regionais de Educação (UREs) e 20 professores ligados a Associação de Professores de Língua Espanhola.Página 7 Igarapé Grande O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve suspensa a liminar que havia determinado o afastamento do cargo do prefeito de Igarapé Grande, Geames Macedo Ribeiro. O desembargador Guerreiro Júnior (relator) obser- vou que a decisão da Justiça de 1º Grau não apresentou de forma concreta os elementos que demonstrassem ris- co à instrução do processo ocasionado pela permanência do prefeito no cargo. O juiz da comarca alegou ter encon- trado indícios de que o prefeito estaria criando empresas de fachada, utilizando empregados particulares como “la- ranjas” para a realização de contratos para fornecimento de produtos e serviços ao município de Igarapé Grande, causando lesão ao patrimônio público. Página 6 Um grupo de juízes eleitorais está usando a nova Lei de Acesso à Informação para obrigar candidatos a divulgar, antes mesmo das eleições, quem são os doadores de suas campanhas. Atualmente, a Lei Eleitoral permite que os nomes sejam fornecidos aos tribunais após o pleito. Porém, pelo menos três atos normativos que usaram a Lei de Acesso como base foram baixados por juízes de Maranhão e Mato Grosso. Página 2 Prefeito é mantido no cargo Espigão Costeiro aumenta faixa de areia e contém erosão na Ponta d’Areia Governo e Prefeitura inauguram unidade de beneficiamento de frutas em Ribamar Página 6 Juízes querem divulgação de doações antes das eleições Página 7 Univima abre inscrições para bolsista em áreas estratégicas Escolaridade do eleitor maranhense é dado preocupante Página 7 Neymar cria estilo próprio para vencer os goleiros Página 5 Página 2

Upload: o-quarto-poder

Post on 22-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

o quarto poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 29 e 30/07/2012

PODER

oquartopoder.com

[email protected] - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto PoderOrkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

Redes Sociais

ANO 6 NÚMERO 1106 SÃO LUÍS - MA, DOMINGO/SEGUNDA, 29/30 DE JULHO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00

Governo promove formação continuada para professores de Espanhol

São Luís

Com o foco voltado para o aprofundamento dos conceitos básicos dadidática de ensino de Espanhol, o Governo do Estado, por meio da Secretariade Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha,oferecerá, a partir de terça-feira (31), formação continuada a professores deLíngua Espanhola. A capacitação será realizada em tempo integral, até o dia3 de agosto, na Escola de Governo do Maranhão, em São Luís. De acordocom a supervisora de currículo da Seduc, Rainilde Gomes Campos, acapacitação terá como público-alvo 60 professores da rede estadual de ensi-no de todas as Unidades Regionais de Educação (UREs) e 20 professoresligados a Associação de Professores de Língua Espanhola.Página 7

Igarapé Grande

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantevesuspensa a liminar que havia determinado o afastamentodo cargo do prefeito de Igarapé Grande, Geames MacedoRibeiro. O desembargador Guerreiro Júnior (relator) obser-vou que a decisão da Justiça de 1º Grau não apresentoude forma concreta os elementos que demonstrassem ris-co à instrução do processo ocasionado pela permanênciado prefeito no cargo. O juiz da comarca alegou ter encon-trado indícios de que o prefeito estaria criando empresasde fachada, utilizando empregados particulares como “la-ranjas” para a realização de contratos para fornecimentode produtos e serviços ao município de Igarapé Grande,causando lesão ao patrimônio público. Página 6

Um grupo de juízes eleitorais está usando a nova Lei de Acesso à Informação para obrigar candidatos a divulgar, antes mesmo das eleições, quemsão os doadores de suas campanhas. Atualmente, a Lei Eleitoral permite que os nomes sejam fornecidos aos tribunais após o pleito. Porém,pelo menos três atos normativos que usaram a Lei de Acesso como base foram baixados por juízes de Maranhão e Mato Grosso.Página 2

Prefeito é mantido no cargo

Espigão Costeiro aumenta faixa de areiae contém erosão na Ponta d’Areia

Governo e Prefeitura inauguram unidadede beneficiamento de frutas em Ribamar

Página 6

Juízes querem divulgação dedoações antes das eleições

Página 7

Univima abre inscrições parabolsista em áreas estratégicas

Escolaridade doeleitor maranhenseé dado preocupante

Página 7

Neymar cria estilo própriopara vencer os goleiros

Página 5

Página 2

Page 2: Edição do dia 29 e 30/07/2012

2 O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 29/30 de julho de 2012- Geral

Blog do

Udes NetoColuna publicada simultaneamentenos jornais ATOS E FATOS e 4º PODER

Coluna escrita e editada interinamente pelo jornalista Isaías Rocha

Escolaridade do eleitormaranhense é dado preocupante

VAI DESPENCARO ex-prefeito Tade Palácio (PP), candidato ao mesmo cargo

nas eleições deste ano diz que, a cada ida em campanha aos bairrosse convence cada vez mais que a vantagem de João Castelo(PSDB) não é um voto consolidado e pode desabar.

PEGOU VENTOA candidatura do ex-deputado Fufuca Dantas (PMDB) a prefeito

de Alto Alegre do Pindaré pegou vento e sua chance de vitória é hojeconcreta. Ancorado no apoio de dez partidos, Fufuca é muito forte.

AJUDA DOS ADVERSÁRIOSSeu principal adversário, o prefeito Atemir Botelho (PRTB), até

conseguiu montar uma aliança forte de partidos, mas a sua chapa devereadores é fraca, e a sua campanha ainda não empolgou.

DOADORES DE CAMPANHAUm grupo de juízes eleitorais está usando a nova Lei de Acesso

à Informação para obrigar candidatos a divulgar, antes mesmo daseleições, quem são os doadores de suas campanhas.

O DINHEIROA notícia acima foi publicada ontem pela Folha de S.Paulo. Sus-

cita um debate interessante a respeito de tema sempre explosivo: asdoações para campanhas eleitorais. De fato, precisamos de meca-nismos que tornem esse troço muito mais claro, para que se evitemcasos de corrupção e caixa 2.

RACHA NO PMDBEm Mirinzal (a 215 km de São Luís), a briga pela prefeitura

conta com uma disputa que extrapola o âmbito eleitoral. Racha-do, o PMDB não conseguiu se unir em torno de um nome e, atéque a Justiça se pronuncie, terá dois candidatos nas ruas. Adisputa no partido envolve Amaury Santos Almeida e IrinaldoFrancisco Machado.

PESQUISA NO FORNOA coluna vai divulgar, em sua edição da próxima terça-

feira, pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de São Luís. Oinstituto já foi contratado e a pesquisa também já está registra-da no Tribunal Regional Eleitoral. Será a quarta pesquisa, nesteinício de campanha, envolvendo os oito candidatos à suces-são do prefeito João Castelo (PSDB).

TJ MANTÉM PREFEITOO Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve

suspensa a liminar que havia determinado o afastamento do car-go do prefeito de Igarapé Grande, Geames Macedo Ribeiro.

TURISMO DESPENCAA ocupação dos hotéis na alta temporada em São Luís

(MA) –marcada pelos festejos juninos, pelo bumba meu boi epelas férias– despencou neste ano. A culpa, diz o setor, é daspraias sujas. (Da Folha de S.Paulo).

NÃO DESISTE NUNCANem mesmo uma ação movida pelo ex-prefeito Tadeu Pa-

lácio (PP) por litigância de má fé, foi capaz de intimidar ocandidato a vereador pelo PRTB, Genival Alves. Ele recorreuao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) da decisão do juiz da1ª Zona Eleitoral, José Américo Abreu Costa, que deferiu acandidatura de Tadeu Palácio, baseado na tese de que o “Tri-bunal de Contas do Estado não seria um órgão competentepara rejeitar as contas dos gestores municipais”.

TADEU NAS MÃOS DO TRECom o recurso de Genival, o deferimento da candidatura de

Palácio agora será apreciado pelo pleno do TRE-MA. Vale res-saltar que a parte derrotada no TRE ainda poderá recorrer juntoao Tribunal Superior Eleitoral.

SABOIA CONFIRMADOSe Tadeu Palácio ainda terá que enfrentar o pleno do TRE para

confirmar sua candidatura, o ex-deputado Haroldo Saboia(PSOL), já teve sua candidatura deferida. Saboia era o únicodos oitos candidatos a prefeitura de São Luís que ainda nãohavia tido o registro de candidatura deferido, pois faltava o docu-mento que comprovasse a desincompatibilização do serviçopúblico em tempo hábil, como prevê a legislação eleitoral.

Juízes querem divulgação dedoações antes das eleiçõesUm grupo de juízes elei-

torais está usando a nova Leide Acesso à Informaçãopara obrigar candidatos a di-vulgar, antes mesmo daseleições, quem são os doa-dores de suas campanhas.

Atualmente, a Lei Elei-toral permite que os nomessejam fornecidos aos tribu-nais após o pleito. Porém,pelo menos três atosnormativos que usaram a Leide Acesso como base foram

baixados por juízes deMaranhão e Mato Grosso.

O último foi da JustiçaEleitoral em Poconé (100km de Cuiabá), que determi-nou ontem que os 65 candi-datos a prefeito, vice-prefei-to e vereador no municípioinformem quem são os doa-dores e quanto dinheiro re-ceberam.

Há duas semanas, ou-tro juiz também determinoua mesma medida para os

candidatos de Cáceres (MT).Segundo os atos, os da-

dos deverão ser informadosno envio de cada prestaçãode contas parcial aos tribu-nais regionais eleitorais, noinício de agosto e em setem-bro, e não após outubro.

Os candidatos que nãoquiserem fornecer os dadospodem entrar com manda-dos de segurança na Justi-ça local.

Os juízes dizem que a

medida vai proporcionarmaior transparência àseleições ao permitir queeleitores saibam que sãoos financiadores das cam-panhas antes de decidiremseu voto.

"A campanha que nãoenviar os dados pode serinvestigada pelo MinistérioPúblico", disse o juizRamon Fagundes Botelho,de Poconé. (Da Folha deS.Paulo)

Dados divulgados na úl-tima sexta-feira (27) pelo Tri-bunal Superior Eleitoral(TSE) mostram que cercade um milhão do eleitoradomaranhense têm baixa es-colaridade. A eleição desteano terá a participação de4,5 milhões de eleitores emtodo o Maranhão, destas688 mil devem participar daseleições em São Luís. En-quanto que no Brasil, serão148 milhões de eleitores.

O juiz auxiliar daCorregedoria Regional Elei-

toral, Tyrone Silva afirmaque houve um aumento noeleitorado. "Por esses da-dos do Superior TribunalEleitoral, estamos com umamédia de 3% de aumento,considerando a eleição de2010", explicou.

Ele ressaltou que o fa-tor da escolaridade do elei-tor maranhense épreocupante. " Um dadopreocupante é relativo à es-colaridade dos eleitores, amaioria, não tem o ensinofundamental completo, cer-

ca de um milhão de eleito-res. Isso deve ser motivo depreocupação para os próxi-mos gestores, já ficam es-ses dados para análise",disse. Os dados do Tribu-nal Eleitoral do Maranhãovão ajudar a traçar o perfildo eleitorado maranhense,e trazer dados para reflexãosobre o preparo e a forma-ção do eleitor.

Ele ressaltou, também,que o número de eleitoresdo sexo feminino é maiorque o número de eleitores

do sexo masculino. Entre-tanto, a candidatura de mu-lheres ainda é pequena. "Euacredito que falta um pou-co mais de divulgação, deincentivo. Há a necessida-de da participação femininana política nacional e donosso Estado. A resoluçãoque define as eleições paraeste ano determina que o ospartidos têm que cumprir,rigorosamente, umpercentual para cada sexo.Há essa obrigatoriedade,não há como fugir" explicou.

'Julgamento do mensalãotem que acontecer', diz Aécio

Virtual candidato doPSDB para as eleições pre-sidenciais de 2014, o sena-dor Aécio Neves (MG) semostrou nesta sexta contrá-rio à possibilidade de adia-mento do julgamento do pro-cesso do mensalão pelo Su-premo Tribunal Federal (STF)para depois eleições de ou-tubro, como solicitou à corteum grupo de advogados liga-do ao PT. Segundo o tuca-no, a questão não pode pau-tar as discussões nos plei-tos locais, mas ressaltou queo julgamento "tem que acon-tecer" e admitiu que o casopode influenciar na urnas.

"Vejo preocupação mui-to grande entre dirigentes doPT, até pela desorganizaçãoda própria ação daquelesréus que terão que apresen-tar lá a sua defesa. A gentevê que há grande contradiçãoentre as defesa de A, B ouC. (Mas) não consigo fazer

ainda essa avaliação", disse,ao ser questionado sobre opossível impacto que o julga-mento pode ter nas disputasmunicipais.

O tucano garantiu que,no caso da capital, não vai"trazer a questão domensalão para a campanha"."Nem acho que devemos tra-

zer", salientou. Mas ressal-tou que o julgamento, mar-cado para ter início no próxi-mo dia 2, "é um fato que estáaí" e que o STF tem o "pa-pel" de por o processo empauta, seja para "absolver oucondenar" os réus, cuja mai-or parte é ligada ao PT. "OSupremo Tribunal Federal, a

partir de sua composição,tem toda condição de fazerum julgamento técnico, semse submeter a nenhum tipode pressão. Obviamente, ele(julgamento) tem que acon-tecer", declarou.

Nesta sexta, Aécio par-ticipou pela primeira vez deum ato de campanha do pre-feito de Belo Horizonte,Marcio Lacerda (PSB), quedisputa a reeleição em umpleito polarizado com o ex-ministro Patrus Ananias. Ape-sar de o resultado da eleiçãona capital poder influenciarnas pretensões presidenciaisdo tucano, o senador afirmouque "2014 não está na nossaagenda". "Só vem depois de2013 e, principalmente, de-pois de 2012. Tenho dito aoscompanheiros do PSDB e àdireção nacional do partido:vamos deixar que o Supremocuide do mensalão e vamoscuidar das cidades", concluiu.

Page 3: Edição do dia 29 e 30/07/2012

O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 29/30 de julho de 2012 Geral - 3

Na CâmaraProjeto obriga uso de coletesalva-vidas em navegação fluvial

Tramita na Câmara oProjeto de Lei 3925/12, dodeputado licenciado CarlosBezerra (PMDB-MT), quetorna obrigatório o uso decoletes salva-vidas em em-barcações abertas na nave-gação fluvial.

O autor explica que arestrição a esse tipo de na-vegação deve-se ao fato deque os percursos realizadosem rios são os que mais seprestam ao transporte regu-lar de passageiros.

De acordo com o Bezer-ra, somente na Amazônia

mais 14 milhões de passa-geiros usam os rios comomeio de transporte, segundolevantamento da UniversidadeFederal do Pará (UFPA). “Opequeno inconveniente deusar o colete salva-vidas é in-significante quando confronta-do com os benefícios em umaemergência”, sustenta.

Tramitação - Comtramitação em caráter con-clusivo, a proposta foi enca-minhada às comissões deViação e Transportes; e deConstituição e Justiça e deCidadania.

A Câmara analisa o Pro-jeto de Lei Complementar 126/12, do deputado Dr. Jorge Sil-va (PDT-ES), que torna obriga-tória a intimação dos advoga-dos constituídos nos autospara a eficácia do julgamentode registro de candidatos aeleições municipais.

Pela proposta, a notifica-

ção poderá ocorrer por fax. Amatéria altera a lei comple-mentar que estabelece ca-sos de inelegibilidade e pra-zos de cessação (Lei Com-plementar 64/90).

O autor argumenta que oprazo de recurso de apenastrês dias é muitas vezes in-suficiente. Com isso, obser-

4º PODER PODER PODER PODER PODERDiretor Geral

Udes Cruz Filho(Licenciado)

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Eleições

Projeto na Câmara muda regra sobrejulgamento de registro de candidato

BrasilCadastro nacionalde desaparecidos

poderá incluir adultoParente de pessoa adul-

ta desaparecida poderá con-tar com mais um auxilio paralocalizar o paradeiro do seufamiliar. Projeto de lei comesse objetivo já conta comparecer favorável do relator,senador Paulo Davim (PV-RN), e está pronto para servotado na Comissão de Di-reitos Humanos e LegislaçãoParticipativa (CDH).

A proposta (PLS 667/2011) pretende ampliar asferramentas que o Ministérioda Justiça usa para solucio-nar casos de desaparecimen-to de pessoas no país. Atu-almente, o Cadastro Nacio-nal de Crianças e Adolescen-tes Desaparecidos contribuiupara a localização de 700 jo-vens, segundo informa o au-tor do projeto, senador Vitaldo Rêgo (PMDB-PB).

Vital do Rêgo propõe queseja instituído o CadastroNacional de Pessoas Desa-parecidas. Ele observa que odesaparecimento de pesso-

as adultas continua sendoum grave problema da soci-edade, afligindo diversas fa-mílias. Para ele, um cadas-tro nacional que inclua tan-to jovens e adultos, orga-niza o sistema de buscanos estados e agiliza oacesso as informações emregiões que ainda não con-tam com a ferramenta.

O relator acrescenta quea falta de estatísticas produ-zidas de maneira centraliza-da impede que se conheçamas causas que levaram aspessoas a se afastarem deseus lares ou de terem sidoinduzidas ou forçadas a issoe dificulta o dimensionamentodo problema.

Ao apoiar a matéria, Pau-lo Davim enfatiza que o Es-tado deve enfrentar o proble-ma do desaparecimento depessoas adultas a partir dedados nacionalizados parafacilitar a busca e o registro,ampliando as chances desolucionar os casos.

va o parlamentar, o candida-to que teve seu registro im-pedido pela sentença acabaperdendo o direito de revisão.“Cremos que é necessárioestabelecer segurança mai-or nesses casos, impondo-se a notificação pessoal doadvogado constituído nosautos”, afirma.

Para os Esatdos

Congresso terá de decidircomo distribuir R$ 50 bilhões

Tramitação - O projetotramita em conjunto com oPL 455/09, do deputadoOsmar Serraglio (PMDB-PR), sobre o mesmo tema,na Comissão de Constitui-ção e Justiça e de Cidadania(inclusive no mérito). Depoissegue para análise do Plená-rio, em regime de prioridade.

Eleitores

Jovens se interessam maisem exercer a cidadania

Entre 2010 e 2012, aquantidade de eleitoresmaranhenses com 16 e 17anos de idade que tiraramseus títulos e estão aptos avotar cresceu em média25%. Segundo a Constitui-ção Federal (capítulo IV, art.14, § 1º), é facultativo aosmaiores de 16 e menores de18 anos o ato.

O Tribunal Regional Elei-toral do Maranhão avalia queeste crescimento se deu prin-cipalmente ao constante tra-balho de conscientização dojovem de que o voto é umimportante exercício da cida-dania para a construção deuma nova sociedade.

“Este índice revela queestamos no caminho certoao estimular os jovens,através do projeto ‘Voto jo-vem na escola’, a participardo processo eleitoral”, co-memorou a presidente doTRE-MA, desembargadoraAnildes Cruz.

Como funciona – aten-dendo a indicações das zo-nas eleitorais, a Comissão deResponsabilidade Social doRegional vai até escolas pú-blicas e privadas palestrarsobre as Eleições e aindasimular um pleito.

Em 2011, só em SãoLuís, o projeto instruiu 3mil 184 alunos das redes

Aluno do Liceu Maranhense ao lado da presidente do TRE-MA

Um contencioso de qua-se R$ 50 bilhões, em queestão envolvidos os estadose o Distrito Federal, terá deser decidido pelo Senado epela Câmara dos Deputadosaté o fim deste ano. O pra-zo foi estabelecido pelo Su-premo Tribunal Federal aoconsiderar inconstitucionaisas atuais regras de distri-buição do Fundo de Parti-cipação dos Estados e doDistrito Federal (FPE), pre-vistas na Lei Complemen-tar 62/1989. Sem critériospreviamente definidos, aUnião não terá como distri-buir esses recursos a par-tir de janeiro de 2013.

Correndo contra o tem-po, as comissões de Assun-tos Econômicos (CAE) e deConstituição, Justiça e Ci-dadania (CCJ) planejamuma série de audiências pú-blicas neste segundo se-mestre para discutir o as-sunto. O presidente da CCJ,senador Eunício Oliveira

(PMDB-CE), disse à Agên-cia Senado que as discus-sões ocorrerão paralela-mente às eleições munici-pais, em que todos os par-lamentares estarão direta ouindiretamente envolvidos.

O presidente da CAE,senador Delcídio Amaral (PT-MS), informou à Agência Se-nado que serão convidados

para as audiências públicassecretários de Fazenda dosestados – um representandocada região – e o secretárioexecutivo do Ministério daFazenda, Nelson Barbosa.

A fim de agilizar a dis-cussão, as audiências po-derão ser realizadas em con-junto com a Câmara, aolongo dos esforços concen-

trados para votação de ma-térias, como afirmouDelcídio Amaral. O objetivoé produzir um substitutivoa todos os projetos emtramitação, que teria prefe-rência para votação nascomissões e no Plenário doSenado e da Câmara.

Na reunião de março doConselho Nacional de Polí-tica Fazendária (Confaz), re-alizada em Cuiabá, os se-cretários de fazenda dos es-tados e do DF se mostraraminsatisfeitos com as atuaisregras do FPE, de acordocom o site Olhar Direto. Edecidiram lutar no Congres-so Nacional por “uma tran-sição gradual nos critériosde distribuição”. A ideia, se-gundo o site, é “neutralizaras perdas de receitas e am-pliar a base de partilha dosrecursos”. Os estados estãopreocupados com a possibi-lidade de o Supremo vir a le-gislar de forma unilateralsobre o assunto.

públicas de ensino e parti-cular. Em 2008, oMaranhão tinha 58.201eleitores com idade entre

16 anos e 78.808 com 17anos. Em 2010, estes nú-meros subiram para 81.330e 97.805, respectivamente.

Page 4: Edição do dia 29 e 30/07/2012

4 O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 29/30 de julho de 2012- Variedades

Célia LimaFerreira

[email protected]

www.oquartopoder.com

Resumodas Novelas

Avenida Brasil

Amor Eterno AmorAngélica se emociona eperde os sentidos ao vera foto de Rodrigo na re-vista. Gabi reclama daimplicância de João.Francisco provoca Zilda.Kléber e Priscila come-çam a namorar. Angélicaafirma à freira que preci-sa rever seu filho. Rodri-go confessa a Beatriz quenão quer acreditar queAngélica estava envolvidaem seu sequestro. Rodri-go lembra de um homementrando em seu cativei-ro, mas não consegue vero seu rosto. Priscila pro-cura Laura. Cris fica im-pressionada com a dedi-cação de Gracinha àsaulas de inglês. Josué re-preende Tobias por recla-mar de Jacira. Angélicadescobre que Virgí l ioestá na casa de Rodrigo.

Suelen tenta seduzirRoni na noite de núpci-as. Diógenes se insinuapara Dolores. Tufão saide Cabo Frio para ir aoencontro de Carminha noDivino. Muricy e Lelecoficam juntos e Ivana re-preende os pais. Tufãoestranha a visita de Maxa Carminha. Roni acordae percebe que passou anoite com Suelen. O car-ro em que a família deTufão viaja enguiça naestrada para o Rio de Ja-neiro. Leleco e Muricy seafastam do grupo, vãopara uma trilha e ficamjuntos novamente.

Sarmento faz uma reve-lação surpreendentepara Cida. Samuel com-bina um encontro comAlana no Chopeokê. Pe-nha aconselha Cida anão acreditar no arre-pendimento de Sarmen-to. Chayene é flagradacomendo escond ida .Valda conforta Cida. Ro-mana encontra um por-ta-retratos com a fotode Rosário na gaveta deInácio. Rosário recebeum novo presente deseu admirador secreto.Samuel vai para o Cho-peokê e Lygia aprova.Cida procura Sarmento.Sandro pensa em co-meçar a pagar a pensãode Patrick para acalmarPenha. Rodinei contapara os grafiteiros que ovídeo da Borralho Crewfez sucesso em Berlim.Sarmento pede paraCida voltar para a man-são com ele. Samuel seirrita por Niltinho flertarcom Beatriz e pega amoto de Yuri. Sarmentoanuncia para a famíliaque Cida é sua filha.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4Preserve a sua liberdade se vocêprecisar tomar uma decisão profissi-onal importante. Não tenha medo decompetir, acredite no seu talento e nasua capacidade de realização.

Touro21/4 a 20/5Terá mais liberdade para fazer o quequiser no seu emprego. Mas eviteespalhar seus planos por aí.

Gêmeos21/5 a 20/6Para dar conta das suas obrigações

Por Natália Leão

na carreira, procure não depender tan-to dos colegas. Mesmo assim, fiquede olho neles.

Câncer21/6 a 21/7Guarde suas preocupações para si eprefira não contar com a colaboraçãodos outros para fazer suas tarefas pro-fissionais.

Leão22/7 a 22/8Ótimo dia para assumir novos desafi-os na profissão. Mostre aos outros suacompetitividade. A sorte estará ao seulado hoje.

Virgem23/8 a 22/9No ambiente profissional, se sentirámais livre para desenvolver as ativi-dades importantes. Confie em você ena sua capacidade de atingir bons re-sultados.

Libra23/9 a 22/10Evite ficar na dependência dos outros.Tenha a autonomia necessária em seutrabalho e em seu lar.

Escorpião23/10 a 21/11Não é dia de pressionar os colegas,

dades assumidas no trabalho. Sejapaciente, não é o melhor momento paratomar decisões profissionais.

Aquário21/1 a 19/2Preserve a independência profissionalpara alcançar metas elevadas. Mos-tre a sua capacidade de trabalho e oseu senso competitivo.

Peixes20/2 a 20/3Sua intuição estará à flor da pele, apro-veite para se dedicar um pouco à suaespiritualidade. Excelente momentopara reunir pessoas queridas.

assim o trabalho não vai render paraninguém. Antes de tomar uma decisãoque envolva dinheiro, é melhor revero orçamento.

Sagitário22/11 a 21/12Não se exponha antes da hora: recar-regue suas baterias antes de competirpor novas posições. Dedique-se àssuas tarefas e aja com bastante discri-ção para não virar motivo de intriga.

Capricórnio22/12 a 20/1Você pode se sentir um poucoincomodado(a) com as responsabili-

O melhor de cada esporte

Cheias de Charme

Toda atividade física é um exercício também para as emoções e o autoconhecimento e ensina lições para a vidainteira. Aqui, nossos campeões olímpicos contam o que ganharam – além de um corpo perfeito, saúde de ferro emuitas medalhas – adotando as modalidades em que hoje são destaque.

O melhor de cada esporte

Natação: corpo e mente espertosQuem já praticou a atividade sabe que ela é tudo de bom para alongar os

músculos do corpo inteiro, além de relaxar que é uma delícia. Ainda funcionacomo uma verdadeira terapia – e olha que quem garante sabe tudo do assunto. “Anatação dá força para o corpo e tranquilidade para a mente”, fala Cesar Cielo,atleta do Flamengo e o nadador mais rápido do mundo nos 50 metros livre. “Den-tro da piscina, você fica sozinho, só com o barulho da água. Isso é ótimo para seconcentrar, conversar consigo mesmo e encontrar força para se superar, no es-porte e na vida”, diz. Foi assim que ele aprendeu a ter autocontrole e reagir comcalma aos desafios da carreira, como quando foi acusado de doping, em julho de2011. “Naquele momento, precisei ter firmeza e estabilidade e manter o foco”,conta. A gente nem precisa falar muito dos benefícios da natação para o físico –é só olhar o nosso campeão: corpo esguio, firme e desenhado, sem falar noabdômen chapado. Isso porque para praticar os quatro tipos de nado – crawl,costas, peito e borboleta – você aciona o corpo inteiro. Quer mais? Em uma horade natação é possível queimar até 500 calorias.

Ginástica olímpica: treino de persistênciaOlhando de fora, as aulas de ginástica parecem pura diversão – você

aprende a dar cambalhota, pirueta no ar, se equilibrar na trave, pendurarna barra... Por isso é que tem muita mulher adulta que escolhe praticar afim de modelar o corpo e cuidar da cabeça. Mas a modalidade também émalhação da pesada para os músculos, além de trabalhar equilíbrio, flexi-bilidade, força e coordenação, não importa se você pratica como profissi-onal ou amadora. Sem falar no exercício de concentração, garra, discipli-na e superação para cair e levantar e repetir dezenas de vezes cada mo-vimento até dominá-lo. A ginasta Lais Souza é uma autoridade nisso. Elase afastou das competições em 2008 para tratar uma lesão grave no joe-lho, acabou passando por diversas cirurgias e, depois de quatro anos,voltou à seleção brasileira e se classificou para os jogos de Londres. “Aginástica requer bastante dedicação do corpo e da cabeça”, diz. “A forçafísica e o equilíbrio psicológico têm que andar sempre juntos, e é essalição que eu tento usar no meu dia a dia dentro e fora dos treinos. Assim,consigo me manter tranquila e paciente diante das dificuldades.”

Taekwondo: mais do que uma atividade físicaAs várias modalidades de lutas estão mais em alta do que nun-

ca e a gente não cansa de falar dos benefícios que elas trazem –pernas e braços malhados, barriga definida, stress à distância emais autoestima. E isso é só o que aparece na frente do espelhoporque, na verdade, quem aposta nas artes marciais se torna umaguerreira fora do tatame também. Natália Falavigna, única repre-sentante feminina brasileira do taekwondo nas Olimpíadas de Lon-dres, que o diga. Já praticou vôlei, futebol, natação e tênis, mas foino tatame que ela se encontrou. “O esporte ensina a ter respeitopor si própria e pelos outros, além de disciplina, determinação eautocontrole. Usando os ensinamentos das artes marciais aprenditambém a encontrar saídas onde elas pareciam não existir, a solu-cionar problemas com tranquilidade e a argumentar com sabedo-ria”, conta. Não é à toa que ela se tornou uma campeã!

Vôlei: aula de convi-vência e tolerância

Na quadra, na praia, no parque eaté no meio da rua dá para praticaresse esporte. Nem precisa de rede,linhas ou do número exato de jogado-ras em uma partida oficial para a ativi-dade ser divertida e render benefíciospara o corpo. O jogo é uma sequênciade saltos, agachamentos, afundos emovimentos amplos com os braços,ou seja, um treino e tanto para osmúsculos (principalmente glúteos,pernas, ombros, braços e costas),o fôlego e a agilidade. E, como tudoo que a gente faz em grupo, é diver-tido e exercita a tolerância, a paci-ência e o respeito pelo outro.

Page 5: Edição do dia 29 e 30/07/2012

O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 29/30 de julho de 2012 Cidade e Esportes - 5

Neymar cria estilo própriopara vencer os goleiros

Futebol Jogos OlímpicosCorte no supercílio tiraJoanna Maranhão da

prova dos 400m medley

Comitê dos 400 anos leva músicae teatro à Rua Portugal em SL

A manhã deste sábadocomeçou com uma baixa nanatação brasileira. No pri-meiro dia de competições damodalidade, a nadadoraJoanna Maranhão sofreu umtombo dentro de seu quarto,por conta de um mal estar,abriu o supercílio e teve detomar pontos. Por isso, aatleta teve de abandonar aprova eliminatória dos 400m,medley, que aconteceu porvolta das 7h20m (deBrasília). Ela foi encaminha-da para um hospital da ca-pital britânica.

- Nós suturamos o cor-te, ela passa bem, mas nãovai participar da prova. Nes-te momento foi encaminha-da ao hospital por precaução- disse o médico da equipede natação, Gustavo

SESC combate as hepatitesem duas ações educativas

São Luís

Onze passos atrás.Três para o lado esquerdo.Corrida em direção à bolae uma leve mudança no rit-mo das passadas. Não setrata de Cristiano Ronaldo...O dono do estilo descritoacima é Neymar. É issomesmo. O craque da sele-ção brasileira e do Santos

criou um jeito próprio paraexecutar as cobranças depênalti. E tem dado certonos jogos e nas atividadesdo time canarinho.

O próprio jogador fezquestão de explicar comosurgiu o estilo. Foi muito porconta de uma mudança nasregras do futebol.

- Foi uma forma que en-contrei depois que proibirama paradinha. Criei para ba-ter melhor o pênalti e terconfiança. Foi um estilo pró-prio. Não sei o que me deuna cabeça para bater as-sim, mas está dando certo– revelou o craque.

Neymar afirmou tam-

A Rua Portugal, segun-do tesouro do PatrimônioMaterial e Cultural de SãoLuís, ganhou destaque den-tro das ações de comemora-ção dos 400 anos da cidadena noite de quinta-feira (26).O evento, realizado pelo Co-mitê Estratégico Organizadordos 400 anos de São Luís eparceiros, contou com músi-ca e encenação teatral queresgatou um pouco da nos-sa história contada por ato-res caracterizados de perso-nagens da época, como AnaJansen e Gonçalves Dias.

O evento contou com apresença da presidente dehonra do Conselho Gestordos 400 anos, primeira-damaGardênia Gonçalves; dossecretários municipais deGoverno, José ReinaldoTavares; de Turismo, LiviomarMacatrão; de Segurança Ci-dadã, Luiz Carlos Maga-lhães; do presidente da Fun-dação Municipal dePatrimônio Histórico, AquilesAndrade; do deputado federalCarlos Brandão e da represen-tante do Comitê São Luís 400anos, Luíza Patrícia.

“Este evento está resga-tando a história de São Luísem um dos sete tesouros dacidade, como já aconteceucom a Praça Gonçalves Dias.

É muito prazeroso assistiraos nossos artistas nestecenário histórico da Rua Por-tugal, que nos faz viajar pelosséculos passados”, enfatizouGardenia Gonçalves.

O Comitê EstratégicoOrganizador dos 400 anosde São Luís é constituídopelo Município, Estado (Se-cretaria de Turismo),Convention Bureau, Associ-ação Comercial do Maranhão(ACM), Sebrae, Câmara deDirigentes Logistas (CDL),Instituto de Cidadania Em-presarial (ICE), AcademiaMaranhense de Letras, Fede-ração das Indústrias do Es-tado do Maranhão (Fiema) euniversidades.

O Bureau Internacionalde Capitais Culturais(IBOCC) e a Prefeitura deSão Luís divulgaram em ja-neiro de 2012, em Barcelo-na, os Sete Tesouros doPatrimônio Material e Cultu-ral de São Luís, cidade querecebeu o título de CapitalAmericana da Cultura tam-bém este ano.

Sete Tesouros - O even-to foi mais uma ação de di-vulgação dos Sete Tesourosdo Patrimônio Material e Cul-tural de São Luís. Entre asatrações, a banda de músi-ca da Guarda Municipal, com

53 músicos; performance deatores que interpretaram per-sonalidades da nossa história,como Gonçalves Dias, ViriatoCorreia, Ana Jansen, trajadoscom roupas da época.

O evento foi realizado emparceria com a Prefeitura deSão Luís - por meio das se-cretarias municipais de Turis-mo (Setur), Comunicação(Secom), Segurança Cidadã(Semusc) e Fundação Muni-cipal de Patrimônio Histórico(Fumph) -, Associação Co-mercial do Maranhão, CacauShow, Sebrae, Secretaria deEstado do Turismo (Setur),SBPC/Universidade Federaldo Maranhão; Instituto doPatrimônio Histórico e Artís-tico Nacional (Iphan),

Ceprama, MD Papéis, Mer-cado das Tulhas e PolíciaMilitar.

Os sete tesouros – Pra-ça Gonçalves Dias, Rua Por-tugal, Palácio dos Leões,Convento das Mercês, Azu-lejaria, Igreja da Sé e TeatroArthur Azevedo – estão sen-do explorados dentro de suascaracterísticas históricas eturísticas de forma estratégi-ca, como meio de resgate damemória do cidadãoludovicense e valorização dasvárias características turísti-cas da cidade.

As datas serão definidasao longo das comemoraçõesdos 400 anos de São Luís.Mais detalhes no sitewww.saoluis400anos2012.org.br

Patrimônio Material e Cultural

O fim de semana é de-dicado à saúde, com a co-memoração do Dia Interna-cional de Combate às He-patites, no dia 28 de julho.Para esclarecer o assunto,o SESC realiza campanhaalusiva ao Dia Mundial deLuta Contra as HepatitesVirais, nesta segunda e ter-ça-feira, 30 e 31, no SESCSaúde, Rua do Sol, das 8hàs 10h, e no SESCDeodoro, no horário das 11hàs 14h.

Durante o evento, umstand será montado e pro-fissionais do SESC Saúdetrazem orientações sobreos tipos de hepatites, mo-dos de contágio, tratamen-to e como se prevenir.Além disso, serãodisponibilizadas vacinas,informações sobre a formacorreta de lavar as mãos,com distribuição de sachêsde sabonete líquido, expo-sição de materiais que po-dem transmitir a doença eorientações sobre os cui-dados necessários ao utili-zar instrumentos cortantes- barbeadores, alicates deunhas - e também a entre-ga de folhetos sobre as Do-enças Sexualmente

Transmissíveis (DST’s)com distribuição de preser-vativos. Como forma de ava-liar o conhecimento sobrea prevenção às hepatites,os profissionais de saúdedo SESC estarão realizan-do uma enquete com os vi-sitantes.

A Hepatite é uma doen-ça inflamatória do fígado,que compromete suas fun-ções, podendo ser agudaou crônica. Atualmente,são conhecidos cinco tiposde Hepatites virais, assimclassificadas como A, B, C,D e E, sendo as mais fre-quentes as Hepatites A eB, embora a hepatite dotipo C também representapreocupação por suasconsequências.

Segundo o boletimepidemiológico divulgadonesta quarta (25) pelo Mi-nistério da Saúde, a hepa-tite B apresentou 120,3 milnotificações de 1999 até2011, o maior número decasos entre todos os ou-tros tipos nos últimos 14anos. O levantamento indi-ca que cerca de 33 mil no-vos casos de hepatitesvirais são notificados acada ano no Brasil.

bém que o estilo próprio otem ajudado a ganhar asapostas com o goleiroGabriel. Sempre ao finaldos treinos, os dois dis-putam algumas cobrançase o camisa 11 tem levadoa melhor.

- Brinco muito com oGabriel. Estou sempre dis-putando com ele e ganhan-do todas. Ele está me ser-vindo direto na concentra-ção – contou Neymar.

Nas últimas atividadesantes da estreia diante doEgito, na última quinta-fei-ra, Neymar treino cobrançasde pênaltis em três ocasi-ões. Foram 15 cobranças eapenas uma desperdiçada.Justamente Gabriel foiquem defendeu na ocasião.

Neste domingo, ao ladoda seleção brasileira,Neymar vai encarar aBielorrússia, em Old Trafford,em Manchester, pela segun-da rodada do Grupo C do tor-neio de futebol masculinodas Olimpíadas.

Magliocca.Joanna ainda está ins-

crita na disputa dos 200mborboleta e, caso se recu-pere, pode estar na piscinana terça-feira. Entretanto, os400m medley eram suagrande aposta para voltar arepetir a façanha de Atenas2004, quando conseguiuuma vaga na final da prova.

Há cerca de dois me-ses, Joana Maranhão teveuma crise por estresse echegou a desmaiar após aapresentadora Xuxa revelarao "Fantástico" que tambémsofreu abuso sexual quandoera menor de idade. A atletarevelou em fevereiro de 2008,durante uma entrevista, quefoi abusada na infância porum treinador. A história danadadora inspirou a criaçãoda Lei Joana Maranhão, queestipula uma contagem detempo para a prescrição co-meçando apenas quando avítima fizer 18 anos, foi apro-vada em maio pelo DiárioOfícial da União.

Aos 25 anos, Joannaestá em sua terceira partici-pação olímpica. Nesta se-mana, sua treinadora elo-giou e ressaltou a nova faseda nadadora, que emagre-ceu 8kg durante a sua pre-paração para os Jogos.

Atores interpretaram personagens da história de São Luís em toda a extensão da Rua Portugal

Page 6: Edição do dia 29 e 30/07/2012

O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 29/30 de julho de 20126 - Municípios

Inaugurada unidade debeneficiamento de frutas

Em Ribamar

Em Igarapé GrandePrefeito é mantido no cargo

Plano de combate a pobreza extremaMaranhão

Os secretários de Esta-do Chefe da Casa Civil, LuisFernando Silva, e o de De-senvolvimento Social e Agri-cultura Familiar, FernandoFialho, representantes daPrefeitura e agricultores fami-liares inauguraram, no fim datarde de sexta-feira (27), aUnidade Comunitária deBeneficiamento de Frutas deItapari, um polo agrícola lo-calizado em Panaquatira, nomunicípio de São José deRibamar.

Durante a inauguração,Fernando Fialho, anunciou aconstrução de outra unidadede beneficiamento no muni-cípio, desta vez no polo agrí-cola de Bom Jardim.

Falando em nome doGoverno do Estado, o secre-tário Luis Fernando Silva, dis-se que a instalação de umafábrica no polo agrícola deItapari, onde vivem cerca de300 agricultores, é uma de-terminação da governadoraRoseana Sarney, para queos trabalhadores tenhamuma vida mais digna.

Luis Fernando afirmouque os agricultores são fortese precisam de oportunidades,e o que o Governo do Estadofaz, ao estimular talentos,quando cria as condiçõespara agricultores familiaresserem empreendedores.

Para Fernando Fialho, oapoio à agricultura familiarcontribui para a melhoria darenda das famílias rurais, tra-zendo oportunidades para

que as pessoas mudem devida e ajudando o Maranhãoa ter uma economia maisconsistente. Ele destacouainda a parceria com a Pre-feitura de Ribamar para o fun-cionamento da unidade debeneficiamento de frutas, edisse que os resultados dasações de combate à extre-ma pobreza no Estado vãodepender de um compromis-so forte com as prefeituras.

Obra - A unidade debeneficiamento foi construídaem uma área de 77m², comrecursos do Governo do Es-tado, no valor de 46 mil re-ais, viabilizados por meio deconvênio da Secretaria deDesenvolvimento Social eAgricultura Familiar (Sedes)com o Instituto deAgronegócios do Maranhão(Inagro). A Prefeitura de SãoJosé de Ribamar participa da

iniciativa garantindo a limpe-za, a vigilância do local e acompra de parte da produçãode polpa de frutas beneficia-da na unidade, por meio doPrograma de Aquisição deAlimentos – Compra LocalMunicipal.

“Este projeto vai dar cer-to, porque o povo aqui quertrabalhar, quer produzir emelhorar de vida”, falou o pre-sidente da Associação dosPequenos Produtores Ruraisde Itapari/Panaquatira, JoséRibamar Caldas Silva.

São 15 agricultores fami-liares, sendo 13 mulheres edois homens, treinados paratrabalhar na unidade nobeneficiamento de frutascomo caju, tamarindo, buriti,maracujá, graviola, bacuri,cupuaçu, acerola, manga,goiaba, açaí, cajazinho,murici, jaca e abacate. A

capacitação foi feita peloServiço Nacional de Apren-dizagem Rural (Senar) emtodas as etapas de produ-ção como descascamentodas frutas, despolpamento,processamento e embala-gem, além da qualificaçãoem gerenciamento de ven-das.

“É fonte de renda,estamos melhorando no co-nhecimento, estamos progre-dindo”, disse Maria José Cos-ta, uma das agricultoras fa-miliares treinadas para bene-ficiar a sua própria produçãode frutas na unidade.

Os agricultores tambémforam treinados para aautogestão do empreendi-mento, e a produção recebe-rá certificação sanitária, pos-sibilitando a suacomercialização. Cada pe-queno produtor vai levar a suaprodução individual de frutasaté a unidade, processar,embalar e comercializar.

“Agora com a unidade debeneficiamento, não vai ha-ver mais desperdício, princi-palmente de manga, goiabae caju. Temos excesso des-sas frutas durante a estaçãoe não tínhamos como utilizar,a gente só aproveitava umpouco da castanha de caju.Agora vamos despolpar, pro-cessar e vender”, disse oagricultor João CapistranoAlves, que tem três filhastambém agricultoras, benefi-ciadas com a instalação daunidade de produção.

Veículos novosSefaz aprimora

licenciamento de veículoLançamentos realiza-

dos por concessionáriasagiliza pagamento do Im-posto sobre a Proprieda-de de Veículos Automotor(IPVA) de veículos novos.O pagamento do IPVA naaquisição de veículos no-vos ficou mais ágil com amedida que autoriza aspróprias concessionáriasestabelecidas no estadodo Maranhão a fazerem olançamento da Nota FiscalEletrônica para efeito decobrança do IPVA.

Segundo informaçõesda Secretaria de Estadoda Fazenda (Sefaz), apartir de agora as con-cessionárias farão a in-clusão dos dados do veí-culo no sistema da Sefazpossibi l i tando o lança-mento de ofício e a co-brança do IPVA. A medi-da v isa ag i l i za r olicenciamento do veículo,que hoje demora em ra-zão do registro centrali-zado no sistema da Sefaz.

“Agora, a concessio-nária vai poder fazer a in-serção dos dados no sis-tema, para efeito de emis-são da nota f iscal ,agilizando e melhorando oatendimento, oferecendomaior comodidade para oscontr ibuintes do IPVA,bem como para asrevendedoras de veículos”,

explicou o gestor de IPVAda Sefaz, Jânio Miranda.

Para realizarem o pro-cedimento de inclusãodos dados no banco dedados da Sefaz, as con-cessionárias devem estarhabilitadas para acesso aoSEFAZNET, a Central deAtendimento da Secreta-ria da Fazenda, que podeser acessada no link http://sefaznet.sefaz.ma.gov.br/sefaznet/. O lançamentoestá autorizado apenaspara veículos do tipo: mo-tocicletas/similares, auto-móveis e utilitários.

Por essa razão, só po-derão fazer o procedimen-to as concessionárias ins-critas no CAD-ICMS queestejam cadastradas como Código Nacional de Ati-vidade Econômica – CNAE4511-101, 4511-102, 4541-201 e 4541-203, códigosque definem o tipo de veí-culo. Acesso àSEFAZ.NETCaso o contri-buinte ainda não tenhaacesso à central de aten-dimento, deverá clicar naseção SEFAZ.NET, opção“novo usuário”, preencheros dados, imprimir emduas vias o formulário “so-l ic i tação de acesso aoauto-atendimento” e entre-gar o documento em qual-quer agência de atendi-mento da Sefaz.

O Tribunal de Justiça doMaranhão (TJMA) mantevesuspensa a liminar que ha-via determinado o afasta-mento do cargo do prefeitode Igarapé Grande, GeamesMacedo Ribeiro. Odesembargador GuerreiroJúnior (relator) observou quea decisão da Justiça de 1ºGrau não apresentou de for-ma concreta os elementosque demonstrassem risco àinstrução do processo oca-sionado pela permanênciado prefeito no cargo.

O juiz da comarca ale-gou ter encontrado indíciosde que o prefeito estariacriando empresas de fa-chada, utilizando empre-gados particulares como“laranjas” para a realização

de contratos para forneci-mento de produtos e servi-ços ao município de IgarapéGrande, causando lesão aopatrimônio público.

Na sessão do Pleno doTJMA de quarta-feira (25) osdesembargadores negaram,por unanimidade, provimentointerposto pelo MinistérioPúblico que pleiteava areconsideração da decisãoque suspendeu os efeitos daliminar de primeira instânciade afastamento do prefeito.

O relator justificou queo afastamento provisóriodo prefeito municipal é me-dida excepcional, somen-te adotada na hipótese emque a permanência dogestor represente risco àapuração dos fatos.

Secretários Luis Fernando e Fernando Fialho com agricultoresfamiliares treinados para trabalhar na unidade

Antônio Martins

O Governo do Estado,dentro das ações do planode Combate a Pobreza Ex-trema no Maranhão, preten-de construir 40 cozinhas es-colas, com restaurantes po-pulares agregados, em mu-nicípios de diferentes regi-ões do estado. O anúncio foifeito pelo secretário de Es-tado de DesenvolvimentoSocial, Agricultura Familiar(Sedes), Fernando Fialho,durante explanação do Pla-no de Combate à PobrezaExtrema no Maranhão, naVII Reunião do Conselho deGestão Estratégica das Po-líticas Públicas do Governo,realizada nesta sexta-feira(27), no Palácio Henrique deLa Rocque.

A Reunião foi coordena-da pelo subsecretário daCasa Civil, Antônio JoséMuniz. Na apresentação,Fernando Fialho explicou

que a proposta das cozinhasé que os insumos usados se-jam fornecidos por agriculto-res familiares, aumentandoa renda das famílias que te-rão garantindo um mercadopara sua produção.

Fernando Fialho disseque o está governo fortale-cendo parcerias com osmunicípios para que as açõescheguem mais rápidas às co-munidades. O foco do projetoé gerar oportunidades paraque as pessoas saiam da con-dição de extrema pobreza,garantindo ao Maranhão umaeconomia mais forte.

O Governo do Estado,segundo Fernando Fialho,está celebrando vários con-vênios com o Governo Fede-ral, por meio do Brasil SemMiséria e Brasil Carinhoso,visando desenvolver açõesvoltadas para a populaçãocarente. Outras parcerias

estão sendo firmadas com oBanco Nacional de Desen-volvimento Social (BNDES)e Banco do Nordeste.

“Estamos fazendo comque os recursos cheguemmais rapidamente ao cidadãoque necessita”, disse o se-cretário. O trabalho envolveuma coordenação dos diver-sos municípios e dos centrosde referências de assistênciasocial para que, com isso, setenha um cadastro atualiza-do e o recurso repassadomais rápido ao cidadão.

Com esse propósito, ogoverno está trabalhando naimplantação de 100 Centrosde Referência de Assistên-cia Social (CRAS) e 26 Cen-tros de ReferênciaEspecializados de Assistên-cia Social (Creas). O planotem o engajamento dos pre-feitos, dos representantesde movimentos sociais, lide-

ranças sindicais e comuni-tárias e de todos os secre-tários de governo para quese tenha uma ação de coo-peração.

Foco na zona ruralA ação do Estado em

coordenar e tentar impulsio-nar o aprimoramento do Ca-dastro Único (CADÚNICO),do Governo Federal, faz comque mais famíliasmaranhenses recebam Bol-sa Família e que o cadastroseja aprimorado.

No Maranhão, já estemês, 195.581 famílias, comcrianças de até seis anos,receberam beneficio do pro-grama Brasil Carinhoso.“Isso garante mais recursosàs famílias e mudança na si-tuação de pobreza. Não éação definitiva, mas, do pon-to de vista social, traz bene-ficio imediato”, observouFernando Fialho.

Page 7: Edição do dia 29 e 30/07/2012

O QUARTO PODER - São Luís, domingo/segunda, 29/30 de julho de 2012 Geral - 7

Espigão Costeiro aumentafaixa de areia e contém erosão

Na Ponta d’Areia

Em tempo integral

Formação continuada paraprofessores de EspanholCom o foco voltado para

o aprofundamento dos con-ceitos básicos da didática deensino de Espanhol, o Gover-no do Estado, por meio daSecretaria de Estado deEducação (Seduc), emparceria com a Embaixa-da da Espanha, oferecerá,a partir de terça-feira (31),formação continuada a pro-fessores de Língua Espa-nhola. A capacitação serárealizada em tempo inte-

gral, até o dia 3 de agosto,na Escola de Governo doMaranhão, em São Luís.

De acordo com asupervisora de currículo daSeduc, Rainilde GomesCampos, a capacitaçãoterá como público-alvo 60professores da rede esta-dual de ensino de todas asUnidades Regionais deEducação (UREs) e 20 pro-fessores ligados a Associa-ção de Professores de Lín-

gua Espanhola.A capacitação tem como

meta aperfeiçoar os docen-tes da rede estadual de en-sino sobre aspectoslinguísticos do Espanhol ecriar mais um espaço espe-cial para o estudo da línguaestrangeira, seguindo a legis-lação que determina aobrigatoriedade do ensino daLíngua Espanhola nas esco-las do ensino médio.

A capacitação, realizada

Univima abre inscrições parabolsista em áreas estratégicas

Educação

O Espigão Costeiro daPonta d’Areia, construídopelo Governo do Estado emSão Luís para conter o avan-ço da erosão na área edesassorear o canal, melho-rando a navegabilidade dasembarcações, já apresentaefeitos visíveis, como o au-mento da faixa de areia nolocal. Com investimentos naordem de R$ 12 milhões, umaparte da obra, iniciada emabril de 2011, está concluí-da. A previsão é que em me-nos de um mês tenha inícioa fase de urbanização, quetransformará a paisagem emum novo ponto turístico deSão Luís.

De acordo com estudoelaborado pela Universidadede São Paulo (USP), enco-mendado pela Vale e doadoao Governo do Estado, astransformações ocorridascom a construção da Barra-gem e do Aterro do Bacangamodificaram a velocidade dosrios Bacanga e Anil. Issoacarretou em mudanças nacorrente marítima na área daPonta da Areia, aumentandoa intensidade da erosão ediminuindo a faixa de praia,o que acentuou ainda mais oassoreamento do canal.

Segundo o secretário deEstado de Infraestrutura, MaxBarros, o Espigão Costeiroda Ponta d’Areia, tambémconhecido como quebra-mar,vai recompor a faixa de praiaque existia, anos atrás, nolocal, de forma a conter oavanço da erosão, que jáatinge bares, restaurantes eprédios residenciais.

A previsão é que a faixade praia esteja totalmenterecomposta, como era há 50anos, em um período de 10anos, ou seja, é uma obracom benefícios a longo pra-zo. “O que a natureza levouanos para fazer, vai levar

anos, também, para se re-compor e ter o efeito deseja-do. Mesmo assim, apesar daprevisão de 10 anos, os efei-tos do Espigão já são perce-bidos”, afirmou.

Desassoreamento -Outro papel importante de-sempenhado pela obra é odesassoreamento do canalda Ponta d’Areia, existenteentre a península e o banco deminerva, uma espécie de ban-co de areia. O local serve parao tráfego de embarcações, queestavam encalhando por cau-sa do assoreamento existenteno canal.

“Se a obra não fosse re-alizada seria ainda maior onúmero de embarcações en-calhadas no local, dificultan-do a ligação da cidade deSão Luís com a BaixadaMaranhense. O Espigão vaipermitir que as embarcaçõesnão precisem mais contarcom a sorte das marés, poisem breve, o local ganharáuma Marina”, contou MaxBarros.

A estrutura do quebra-mar possui 572 metros deextensão e contará com mais128 metros perpendicular àárea onde hoje é o Espigão,formando um ângulo de 90º,

é nesse encontro que seráconstruída a Marina da Pon-ta d’Areia.

A obra tem largura variá-vel, indo de 7 m, no pontomais próximo da terra, até 13m, no ponto mais profundo daorla. Já a altura, varia de qua-tro a 14 m.

Urbanização - Além deser uma obra de engenhariacom a função específica deconter a erosão edesassorear o canal, oEspigão tornou-se um pontoturístico em São Luís, levan-do o Governo do Estado aincluir no projeto inicial, aparte de urbanização da área.

Segundo o secretárioMax Barros, a licitação já foiconcluída, a empresa vence-dora está contratada e a Se-cretaria de Infraestrutura jápossui o licenciamentoambiental. Agora, aguarda aliberação da Marinha para oinício dos serviços de urba-nização. “Esperamos que, nomáximo, em duas semanastenhamos o documento. Aexpectativa é que em ummês as obras sejam inicia-das e em um ano a urbani-zação, não só do Espigão,mas de toda orla da Pontad’Areia, esteja totalmente

concluída”, enfatizou.A primeira etapa da obra,

que inclui a complementaçãode pedra do Espigão e vaitornar a chegada das embar-cações no local mais segu-ra, deverá ser concluída emseis meses. Já a fase da ur-banização total deve durarum ano.

O projeto inclui a cons-trução de um deque de ma-deira, que utilizará madeirareaproveitada e palmeiras im-periais como item de orna-mentação, proteção das late-rais, bancos ao longo doespigão, quiosques paravendade artesanato maranhense,lanchonetes, locais para co-leta de lixo, pontos de obser-vação, além de calçadão eciclovia, entre outros espaçospaisagísticos.

“O Espigão vai se tornaruma área de passeio públi-co, um espaço de contem-plação tanto para os mora-dores de São Luís, quantopara os turistas, com quios-ques de conveniência e ban-cos em toda área. A orla vaiter um grande calçadão quepode ser utilizado para práti-cas esportivas como ciclis-mo, corrida e caminhada”,contou Max Barros.

Vista da praia a partir do Espigão Costeiro: aumento da faixa de areia já é visível

Ministério da Saúdevai ampliar serviços de

radioterapia no país

Saúde

O Ministério da Saúdedecidiu ampliar os serviçosde radioterapia oferecidos apacientes com câncer nopaís. A medida deve atingir80 hospitais em 58 cidadesde 20 estados brasileiros atéo início de 2013.

Desse total, 48 unida-des vão começar a oferecero atendimento e 32 vãoincrementar o que já existe.

A meta do governo é au-mentar em 32% o total deatendimentos por ano no Sis-tema Único de Saúde (SUS),o que deve passar de 149 milpara 197 mil. O investimen-to será de R$ 505 milhões:R$ 325 milhões eminfraestrutura e R$ 175 mi-lhões para a compra de 80equipamentos de altatecnologia – chamados ace-leradores lineares – e outrosacessórios.

Com isso, a populaçãopassará a contar com 328equipamentos em todo oBrasil, o que deve cobrir196.800 casos por ano, ou

seja, 600 por aparelho. Oministério estima que a am-pliação desse parque tam-bém deve reduzir em 59% odeficit dos serviços de radi-oterapia no país.

Segundo o ministro daSaúde, Alexandre Padilha, aassistência aos pacientescom câncer é uma das prio-ridades do governo.

Uma audiência públicasobre a aquisição de novosequipamentos de radiotera-pia foi convocada pelo minis-tério para o dia 10 de agos-to, em Brasília. Nessa data,os fornecedores vão conhe-cer o edital para acontratação da empresa queficará encarregada das duasfases dessa implantação. Adecisão foi publicada no Di-ário Oficial da União de quin-ta-feira (26).

Após a audiência, o mi-nistério deverá publicar ematé 15 dias úteis o edital de-finitivo, que dará início àapresentação das propostase a outros trâmites.

desde 2010, tem como pro-posta valorizar o uso da lín-gua em diferentes situaçõese contextos sociais, por meiode um conjunto amplo, queenvolve não só o conheci-mento do código linguístico,mas, sobretudo, possibilita oacesso a outra cultura e ou-tra história.

Ao final da formação, aEmbaixada da Espanha emi-tirá os certificados de parti-cipação da capacitação.

Antônio Martins

A Fundação de Ampa-ro à Pesquisa e ao Desen-volvimento Científ ico eTecnológico do Maranhão(Fapema) e UniversidadeVir tua l do Maranhão(Univima), órgãos vincula-dos à Secretaria de Esta-do de Ciência, Tecnologia,Ensino Superior (Sectec),informam que estão aber-tas inscrições para a sele-ção de bolsistas de ensinomédio e superior. Eles vãoatuar no Programa Suporteà Implantação de AçõesEstratégicas em Pesquisa,D e s e n v o l v i m e n t oTecnológico e Inovação noEstado do Maranhão Par-que Tecnológico e Infovias.

As inscrições estãoabertas no site da Fapema(www.fapema.br) até sex-ta-feira (3). Estão sendooferecidas 11 vagas paranível superior e sete paranível técnico.

O Programa de Supor-te à Implantação de AçõesEstratégicas em Pesqui-sa, Desenvolv imento

Tecnológico e Inovação noEstado do Maranhão é uminstrumento ideal izadoinfraestruturantes, aten-dendo as necessidades derecursos humanos comuma visão racional e efici-ente, explorando asespecificidades e as se-melhanças dos projetosatendidos”.

O objetivo é contribuirpara a e laboração deações est ratégicas deinfraestrutura e recursoshumanos com foco na pes-quisa, no desenvolvimentotecnológico e inovaçãopara competitividade. Alémde dar apoio para a con-cepção e conceituação.

Os candidatos devemestar formados no máximohá 36 meses, e devem de-dicar-se integralmente àsatividades dos projetos nosquais as vagas estãoinseridas. Os valores dasbolsas disponibilizadas seencontram no Edital (Nº35/2012) , no s i te daFAPEMA.

PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOREngenharia Elétrica, Engenharia da Computação ou Ciên-

cia da Computação, com sólida formação em TIC´s (3 vagas);Engenharia Civil (2 vagas);Arquitetura (2 vagas);Economia (2 vagas);Direito (2 vagas);

PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIOTécnico em administração (4 vagas);Técnico em informática (3 vagas).

Page 8: Edição do dia 29 e 30/07/2012

Eleições 2012

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Economia

Washington Luiz fazcaminhada no Anil

Lobão diz que governo vaicortar encargos da energia

O ministro de Minas eEnergia, Edison Lobão, dis-se que o governo vai elimi-nar os encargos setoriaisdas tarifas de energia elé-trica e reafirmou que a re-dução total da tarifa será decerca de 10 por cento, ouum pouco mais que isso.

"Estamos suprimindoos encargos setoriais to-dos", disse o ministro paraem seguida nomear algunsdos principais encargos quedeverão ser extintos. "Nósvamos cancelar CCC (Con-ta de Consumo de Com-bustíveis), CDE (Conta deD e s e n v o l v i m e n t oEnergético), RGR (ReservaGlobal de Reversão) e pro-vavelmente mexeremostambém no Proinfa", disseLobão a jornalistas, apósparticipar de apresentaçãodo balanço do Programa deAceleração do Crescimen-to 2 (PAC 2).

Segundo ele, o Luzpara Todos assim como osdemais programas financi-ados por encargos setoriaisserão custeados pelo Te-souro. Lobão disse que"muito provavelmente" apresidente Dilma Roussefffará o anúncio dessas me-didas na reunião com osprincipais empresários dopaís, no dia 7 de agosto.

O governo trabalha, jun-

tamente com a eliminaçãodos encargos, no processode renovação das conces-sões elétricas que vencema partir de 2015.

O ministro afirmou queainda não está fechadoqual será o prazo da pror-rogação, mas "em princí-pio" será por 20 anos.

Lobão calcula que a re-dução total nas tarifas deenergia deverá ser de 10 porcento ou um pouco mais.

A redução vai priorizar osgrandes consumidores co-merciais e industriais, se-gundo Lobão, atendendoassim à reivindicação dosetor empresarial brasileiro.

Polícia Militar prendesuspeitos de estelionatoPoliciais militares pren-

deram, na tarde desta sex-ta-feira (27), no município deAçailândia, a 600 km de SãoLuís, dois homens acusadosde praticar crime deestelionato naquela cidade.

Os dois suspeitos, quesão da cidade de Caxias, fo-ram presos pela guarnição daPM, após informações rece-bidas por meio de denúnciasanônimas que apontavam aprática do delito.

Com a dupla, foram en-contrados vários panfletos

com o nome de uma menorde idade, da sua cidade na-tal e a assinatura de um juizque eles utilizavam para ob-ter dinheiro da população.

Na delegacia, ficou cons-tatado que contra um deleshá um mandado de prisãoexpedido pelo Estado doGoiás. Contudo, os dois ho-mens foram autuados pelocrime de estelionato. A duplafoi encaminhada para o Cen-tro de Detenção Provisória deAçailândia onde ficará à dis-posição da Justiça.

Semu apresenta Núcleo de Capacitaçãopara mulheres em situação de prisão

No presídio feminino

A Secretaria de Estadoda Mulher (Semu) apresen-tará, nesta segunda-feira(30), a partir de 14h, no pre-sídio feminino de São Luis,projeto do Núcleo Educacio-nal para Referência eCapacitação de Mulheres emSituação de Prisão.

O projeto já foi apresenta-

do, dia 11, para equipemultidisciplinar e direção dopresídio feminino da Secreta-ria de Estado de Justiça e deAdministração Penitenciária(Sejap). O Núcleo contempla-rá a realização de ações ede atividades de naturezaassistencial, pedagógica, edu-cacional e de melhoria da qua-

lidade de vida, geradoras demudanças comportamentaise de relacionamentos em de-fesa da cidadania e dos direi-tos humanos.

O projeto em convêniocom a Secretaria de Políticaspara as Mulheres da Presi-dência da República (SPM/PR) conta com o aporte finan-

ceiro de R$ 519.103,83, dosquais 10% oriundos do gover-no do estado e está inseridono programa de Prevençãoe Combate à violência con-tra as mulheres, cujas açõesapóiam iniciativas de forta-lecimento dos direitos huma-nos das mulheres em situa-ção de prisão.

Pesquisa

Estudo da USP cria novo cálculo para identificar 'falsos magros'

Em Açailândia

Pesquisadores da USP deRibeirão Preto (SP) criaramum novo índice de massa cor-poral (IMC) que promete iden-tificar os "falsos magros", pes-soas que chegam a fazer bo-nito na balança e entre osamigos, mas que acumulamtaxas preocupantes de gordu-ra no organismo.

A ideia foi recentementepublicada em uma tese dedoutorado após quatro anosde estudos no departamentode clínica médica da univer-sidade, onde a nutricionistaMilene Savegnago MialichGrecco, de 26 anos, com ori-

entação do professor AlceuAfonso Jordão Junior, elabo-rou uma fórmula alternativaao método tradicional criadono século 19.

A novidade leva em con-ta o percentual de gordurapara calcular se o paciente émagro ou se está acima dopeso. O perfil que mais deveser beneficiado pela equaçãoé o indivíduo que, por exem-plo, tem 1,70 metro de alturae pesa em média 73 quilos epossui uma aparência ma-gra, mas que com hábitosalimentares desregrados ebaixa atividade física pode

atingir percentuais de gordu-ra acima dos 30%.

"O extremamente sub-nutrido e o muito obeso sãocaptados pelo IMC tradicio-nal. A grande preocupaçãosão os que estão nas faixasintermediárias, que às vezesapresentam normalidade ouinício de sobrepeso no testeconvencional", explicou apesquisadora. Testado atéagora com 700 pessoas, o"IMC de gordura" buscaapontar um resultado maisconclusivo e antecipar paci-entes aos riscos da obesida-de e de doenças como hiper-

tensão e diabetes.A fórmula, que segundo

a pesquisadora é inédita noBrasil, compete com outrasdesenvolvidas fora do país,como o "índice deadiposidade corporal", dosEUA, que leva em conta acircunferência abdominal noscálculos.

Estudos que tentam seadaptar aos hábitos da popu-lação do século 21. "Com issoa gente consegue prevenir oumesmo evitar o desenvolvi-mento de muitas doenças,gerando um custo menorpara o serviço de saúde."

Os candidatos a prefeitode São Luís pela coligação“Juntos por São Luís”, Wa-shington Luiz e o candidatovice-prefeito, Afonso Manoel,juntamente com candidatosa vereadores, lideranças po-líticas e comunitárias fize-ram uma grande caminhadapelo Anil, UpaonAçú e Altodo Pinho, na manhã destesábado, 28. Entre uma ruae outra, os candidatos para-vam para cumprimentar eouvir os moradores.

Dentre as principais quei-xas estão: saúde, faltad’agua e esgotos a “céu aber-to”, asfalto esegurança.”Moro aqui há 30anos e precisamos de aten-ção com os esgotos, a lim-peza, a água que nunca tem,sempre falta por aqui. Porisso é que desejamos que ocandidato do PT ganhe paramudar essa realidade porquenós estamos sofrendo tam-bém”, declara a moradora doAnil, Arlinda Santos.

Ao termino da caminha-da, o candidato Washingtonfez uma avaliação sobre asnecessidades para aquelaregião visitada. “Ainfraestrutura é um dos pro-blemas cruciais desse bair-

ro e com essa caminhadaaqui nós comprovamos isso,com a população sempre noscolocando que precisa dasolução. Nós, em conjuntocom os Governos Federal edo Estado, vamos fazer um

mutirão por São Luís paraque possamos levantar a ci-dade que foi destruída nosúltimos períodos por prefei-tos que não planejaram acidade e não ouviram a po-pulação”, afirma.