edição do dia 28/08/2009

8
www.oquartopoder.com O QUARTO PODER Fone: (98) 4141 - 08 91 [email protected] DIRETOR GERAL: UDES FILHO ANO 3 NÚMERO 369 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2009 PREÇO - R$ 1,00 Homem fica parado com cartaz 'eu traí' Cutrim afirma que Manzuá ” é ilegal Prazo para recadastramento no Bolsa Família é prorrogado Senadora Marina Silva destaca Sarney Filho PÁGINA 3 PÁGINA 9 Durante entrevista realizada ontem, em uma emissora de rádio AM, Nesta quinta-feira o promotor Cláudio Gui- marães afirmou que a "Operação Manzuá" não conta com a parceria do Governo do Estado no que se refere à Secreta- ria de Segurança, comandada pelo secretário Raimundo Cutrim. De acordo com o promotor, Raimundo Cutrim teria enviado um ofício à Fátima Travassos, promotora-geral de Justiça, comunicando a retirada do apoio da polícia militar à Operação Manzuá. Raimundo Cutrim, se defendeu dizendo que a operação é ilegal e Cláudio Guimarães está realizan- do um trabalho que não diz respeito ao cargo que ocupa. BRIGA DE GENTE GRANDE: COMO CASTIGO: Marcelo Tavares sofre traição em Cajapió COLUNA DO SHERLOCK - PÁGINA 2 NO PARTIDO VERDE O secretário de Segurança, Raimundo Cutrim PÁGINA 2 Prefeitura de SL leva asfalto à Vila Luizão PÁGINA 4 PÁGINA 2

Upload: o-quarto-poder

Post on 11-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 28/08/2009

www.oquartopoder.com

O QUARTO PODER

Fone: (98) 4141 - 08 [email protected]

DIRETOR GERAL: UDES FILHO ANO 3 NÚMERO 369 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2009 PREÇO - R$ 1,00

Homem fica paradocom cartaz 'eu traí'

Cutrim afirma que“Manzuá” é ilegal

Prazo pararecadastramentono Bolsa Família

é prorrogado

Senadora Marina Silvadestaca Sarney Filho

PÁGINA 3

PÁGINA 9

Durante entrevista realizada ontem, em uma emissorade rádio AM, Nesta quinta-feira o promotor Cláudio Gui-marães afirmou que a "Operação Manzuá" não conta com aparceria do Governo do Estado no que se refere à Secreta-ria de Segurança, comandada pelo secretário RaimundoCutrim. De acordo com o promotor, Raimundo Cutrim teriaenviado um ofício à Fátima Travassos, promotora-geral deJustiça, comunicando a retirada do apoio da polícia militar àOperação Manzuá. Raimundo Cutrim, se defendeu dizendoque a operação é ilegal e Cláudio Guimarães está realizan-do um trabalho que não diz respeito ao cargo que ocupa.

BRIGA DE GENTE GRANDE:

COMO CASTIGO:

Marcelo Tavaressofre traição

em CajapióCOLUNA DO SHERLOCK - PÁGINA 2

NO PARTIDO VERDE

O secretário de Segurança,Raimundo Cutrim

PÁGINA 2

Prefeitura de SLleva asfalto à

Vila LuizãoPÁGINA 4

PÁGINA 2

Page 2: Edição do dia 28/08/2009

JORNAL O QUARTO PODER

E n d e re ç o : P a r q u e U n i v e r s i t á r i o , Tr a v e s s a S o u s â n d r a d e , n ° 1 – Ti r i r i c a l – C e p 6 5 0 5 9 - 8 1 0 - S ã o L u í s - M A .

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoJimmy Olsen

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail : [email protected]

CAJAPIÓ: AMARGA TRAIÇÃONotícias procedentes de Cajapió, município perten-

cente à baixada maranhense, dão conta de que está ha-vendo uma cisão no grupo político dominante daquelemunicípio. Dos fatos: o saudoso Denizard Almeida foi semdúvida alguma o maior líder político de todos os temposem Cajapió, onde teve vários mandatos de prefeito.Além de ter sido alto funcionário do Incra, também eraindustrial no ramo da cerâmica no município, onde tinhacomo gerente o senhor Francisco Xavier, hoje conheci-do por Chico da Cerâmica, apelido que lhe foi dado emrazão de seu vínculo de trabalho na tal cerâmica.

CAJAPIÓ: AMARGA TRAIÇÃO 2Na sua última eleição, Denizard voltou a se eleger

como em todas as outras vezes, prefeito do municípioe, tendo desta vez, como vice o seu gerente de confi-ança, o Chico da Cerâmica. Porém, no primeiro anode mandato, exatamente no mês de outubro (se nãome falha a memória) faleceu repentinamente, causan-do no município grande consternação. Por força delei, foi empossado como prefeito o Chico da Cerâmi-ca, seu substituto legal, tendo o mesmo, assumido ocargo de prefeito com total inexperiência e, acimade tudo, despreparado para tão espinhosa função,permanecendo por pouco tempo no cargo, sob a ori-entação e proteção dos familiares do seu ex - pa-trão e criador político. Até aí, tudo bem.

CAJAPIÓ: AMARGA TRAIÇÃO 3Ocorreu, porém, que o seu Chico que até então era

um homem financeiramente liso, passou a gostar das be-nesses que sempre desfruta quem está em grandes car-gos públicos. Daí pra frente ele, o seu Chico, ficou to-talmente embriagado pelo poder, promovendo o maiscruel descalabro administrativo em Cajapió. Acabou como município em todos os seus setores. Seus opositoresnão perderam tempo, inspirados pelo clamor social, mu-nidos de farta documentação comprobatória, sobre osseus crimes praticados na última eleição municipal queo elegeu, ingressaram na Justiça Eleitoral, competenteação pedindo a cassação de seu mandato de prefeito.

CAJAPIÓ: AMARGA TRAIÇÃO 4O prefeito, sentindo a gravidade do caso, co-

menta que mandou o seu amigo e protetor político,o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Ta-vares, a plantar favas, se comprometendo desta for-ma a mandar votar no seu advogado para deputadoestadual no município, na próxima eleição. Segundoo próprio Chico, o causídico desfruta de grandeprestígio junto à Justiça Eleitoral do Maranhão.

CAJAPIÓ: AMARGA TRAIÇÃO 5Caso Chico consiga escapar da guilhotina da Justiça,

permanecendo no cargo, ele vai se constituir numa grandeameaça para as pretensões eleitorais do deputado MarceloTavares nas eleições do próximo ano, em virtude de, nacondição de prefeito ter preso a si, bem preso, o ambiciosovice-prefeito, Mário Filho, e, ainda, ter forte domínio sobrea unanimidade dos vereadores, tudo isso por questões queenvolvem altas transações financeiras. Sendo assim, Ta-vares que se cuide, pois estará na campanha enfraquecidopelo fim do mandato e sem ter desta forma a quem confiarem Cajapió. É bem provável que já esteja sentindo o gos-to amargo da traição. Vale a pena aguardar.

[email protected]

SHERLOCK

2 GERAL SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SEXTA-SEXTA-SEXTA-SEXTA-SEXTA-FEIRA,FEIRA,FEIRA,FEIRA,FEIRA, 28 28 28 28 28 DE DE DE DE DE AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Raimundo Cutrim afirmaque "Manzuá" é ilegal

Durante entrevista reali-zada ontem, em uma emisso-ra de rádio AM, Nesta quin-ta-feira o promotor CláudioGuimarães afirmou que a"Operação Manzuá" não con-ta com a parceria do Gover-no do Estado no que se re-fere à Secretaria de Segu-rança, comandada pelo se-cretário Raimundo Cutrim.De acordo com o promotor,Raimundo Cutrim teria en-viado um ofício à FátimaTravassos, promotora-geralde Justiça, comunicando aretirada do apoio da políciamilitar à Operação Manzuá.

Segundo Cláudio Guima-rães, a atitude do secretário deSegurança é baseda em pro-blemas pessoais. O promotordisse que o ato de RaimundoCutrim é um confronto entreo Ministério Público e o secre-tário. "O Cutrim está confun-dindo a figura de parlamen-tar com a de secretário e estafalta em diferenciar funçõescausa problemas para a Ope-ração Manzuá e, principal-mente, para a sociedade", dis-se Cláudio Guimarães.

- O secretário resolveuretirar oficialmente o apoio daSecretaria de Segurança daOperação Manzuá. O secre-tário tomou esta decisão porrazões de ordem pessoal, hajavista que ele já foi investiga-do pela minha pessoa, porestar liberando veículos noDetran de forma irregular.Ele tentou trancar essa inves-tigação e não conseguiu. Ten-tou liberar bares que nós ha-víamos interditado e nós fo-mos lá e interditamos de novo.Cutrim está confundindo aatividade parlamentar com ade secretário de Segurança eisso tem causado problema.Houve um confronto entre oMP e o secretário a pontodele mandar um ofício à pro-curadora-geral de Justiça,

como se ele tivesse esse po-der, dizendo que não vai maisautorizar as polícias Civil eMilitar a acompanhar a Ope-ração Manzuá. Hoje, a Ope-ração Manzuá é um proble-ma interno de conflito entreo MP e o secretário, pois apopulação tem apoio da po-pulação - declarou.

O promotor revelou, ain-da, que esta não foi a primei-ra vez que o secretário deSegurança interfere em ope-rações cujo objetivo é orga-nizar o espaço público. Deacordo com Guimarães, Ra-imundo Cutrim não sabe tra-balhar em equipe e, por isso,os problemas acontecem.

- Em 2005, nós desen-cadeamos a Operação Sos-sego, com os mesmos obje-tivos da Manzuá. Pelos mes-mos motivos de interferên-cia do secretário de Segu-rança, a Operação Sossegoacabou. O secretário Cu-trim não tem essa flexibili-dade para trabalhar de ma-neira dividida. Ele quer ab-

sorver e resolver tudo da ma-neira deles. Aí fica difícil tra-balhar desta maneira - disse.

Cutrim se defendeAo tomar conhecimento

das declarações do promotorde Investigação Criminal,Cláudio Guimarães, o secretá-rio de Segurança, RaimundoCutrim, entrou em contato coma emissora e rebateu as críti-cas feitas contra ele.

De acordo com o secretário,os motivos, que o levaram a to-mar a decisão de proibir o apoioda polícia à Operação Manzuá,não estão relacionados a proble-mas pessoais com o promotor.Segundo Cutrim, a operação éilegal e Cláudio Guimarães estárealizando um trabalho que nãodiz respeito ao cargo que ocupa.

- Ele está enganado. Nãotenho nenhum problema pesso-al com ele. Eu nem bem co-nheço ele. Só não posso usar apolícia, como estava sendo fei-to, de maneira irresponsávelpara atender interesses pesso-ais dele. Todo o Maranhão sabedisso. Eu encaminhei um ofí-

cio à procuradora-geral doEstado dizendo que, a partirdesta data, a polícia não iriadar suporte a esta operaçãoirregular, pedindo uma consul-ta ao presidente do Tribunalde Justiça sobre a legalida-de da operação. Com rela-ção à operação, o MP temsuas atribuições previstas nalei, dentro da área de juris-dição e, pelo que eu sei, ele[Cláudio Guimarães] nuncafoi promotor do Meio Am-biente. Ele está fazendo umtrabalho que não o diz res-peito - afirmou o secretário.

Raimundo Cutrim des-mentiu Cláudio Guimarãescom relação a uma supostainvestigação realizada pelopromotor contra ele. Segun-do o secretário, os veículosdo Detran só foram libera-dos dentro da legalidade.

- Ele [Cláudio Guima-rães] nunca me investigou enem tem porque ele vai meinvestigar. Foram liberadosalguns carros dentro dos pro-cedimentos legais - finalizou.

Secretário de Segurança Raimundo Cutrim.

Recadastramento no Programa BolsaFamília é prorrogado até 30 de setembro

O Ministério do Desenvol-vimento Social (MDS) e a Pre-feitura de São Luís prorroga-ram o prazo de recadastramen-to dos beneficiários do Progra-ma Bolsa Família, que nãoefetuaram atualização cadas-tral de 2002 a 2008. O prazofinal agora é dia 30 de setem-bro deste ano. Das 38 mil fa-mílias que necessitam fazer oprocedimento em São Luís,mais de 50% já o efetivou.

“Considerando o fato departe das famílias beneficiári-as do Programa Bolsa Famí-

lia não terem, até o momen-to, realizado a atualização doscadastros, o Ministério doDesenvolvimento Social e acoordenação local da Secre-taria Municipal de Educação(Semed) prorrogaram o pra-zo final da revisão cadastralpara 30 de setembro de2009. Não há, portanto, ne-cessidade de formação defilas, pois, além do adiamen-to do prazo, existem setepostos disponíveis aos bene-ficiários”, ressaltou o titularda Semed, Moacir Feitosa.

Além da sede onde está lo-calizada a superintendência doPrograma Bolsa Família em SãoLuís e da Secretaria Municipalda Criança e Assistência Social(Semcas), estão disponíveis,também, as Unidades de Edu-cação Básica (UEBs) “Profes-sor Nascimento de Moraes”,“Professor João Lima Sobri-nho”, “Darcy Ribeiro”, “Minis-tro Carlos Madeira” e o anexoI da UEB “José Ribamar Bo-géa”, no período de 8h às 17h.

Os beneficiários devem es-tar munidos da seguinte docu-

mentação para efetivação deatualização cadastral: identida-de e CPF de todas as pessoasque residam na casa, carteirade trabalho e contracheque detodos os adultos (a partir de18 anos) da residência, com-provante de residência do mêsatual, certidão de nascimentode todos os filhos, declaraçãoescolar do ano e mês em cur-so (2009), cartão de vacinaspara crianças menores de cin-co anos de idade e cartão degestante para grávidas quemorem na residência.

Page 3: Edição do dia 28/08/2009

Antes de se filiar formal-mente ao Partido Verde, nopróximo domingo, em SãoPaulo, a senadora MarinaSilva esteve reunida na quar-ta-feira, em Brasília, com olíder do partido, deputadoSarney Filho e parlamenta-res da bancada na Câmarados Deputados. Marina vol-tou a elogiar o trabalho do

deputado: “Eu conheço odeputado Sarney desde queele era ministro do MeioAmbiente e agora acompa-nho o trabalho que ele fazcomo líder do PV. O depu-tado sempre foi um aliadonas lutas dos ambientalis-tas e do meu trabalho naépoca em que estava noministério do Meio Ambi-

3GERALSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Prefeito João Castelo institui

o Dia Municipal da JuventudeO prefeito de São Luís,

João Castelo, instituiu, atra-vés da Lei Nº 5.120, de 31de julho de 2009, o dia 1º desetembro como o Dia Munici-pal da Juventude. A data faráparte do calendário de even-tos da capital maranhense.

Segundo João Castelo, ainstituição da data é de gran-de importância para SãoLuís, pois coloca a juventu-de, que é vital para o desen-volvimento de qualquer cida-de e qualquer nação, emevidência e em destaque.“Nossa juventude mereceter um dia totalmente dedi-cado a ela. A partir de ago-ra, a data fará parte do nos-so calendário”, enfatizou.

Segundo o Art. 3º, ficaacertado que as despesas de-correntes da aplicação da Leicorrerão por conta da dotação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL N.º 003/2009-CPL/SINFRA

A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO-CPL DA SECRE-TARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA - SINFRA, torna público querealizará às 09:30 horas do dia 15 de Setembro de 2009, em sua Sala deLicitação, localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n-Calhau, Ed.Clodomir Millet, 3º andar, nesta Capital, PREGÃO PRESENCIAL N.º 003/2009-CPL-SINFRA, do tipo Menor Preço, para fornecimento de pas-sagens aéreas nacionais e internacionais para esta Secretaria, naforma da Lei 8.666/93. Este Edital e seus anexos estão a disposição dosinteressados no endereço supra de segunda a sexta-feira, no horário das 13:00às 18:00 horas, onde poderão ser consultados gratuitamente e obtido median-te o recolhimento da importância de R$ 20,00 (vinte reais), feito, exclusiva-mente, através do Documento de Arrecardação de Receita Estadual - DARE,emitido 'via internet", no site www.sefaz.ma.gov.br, código da receita 214,podendo ser quitado em qualquer agência do Banco do Brasil S/A, da CaixaEconômica Federal (inclusive Casas Lotéricas) e nas Agências do Bradesco S/A em qualquer unidade da Federação. Esclarecimentos adicionais, no mesmoendereço e pelo telefone Fone/Fax:(98) 3218-8015.

São Luís (MA), 26 de Julho de 2009.

Arthur Ribeiro BastosPresidente da CPL/SINFRA

ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA - SINFRA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

Em pronunciamento naCâmara, nesta quarta-feira, odeputado federal RibamarAlves (PSB) destacou a de-cisão do Tribunal SuperiorEleitoral (TSE), de validar, porsete a zero, a eleição do mé-dico Márcio Rodrigues comoprefeito de Santa Luzia. Coma decisão, o novo prefeito vaiassumir nos próximos dias,após o TSE publicar o acór-dão, estabelecendo que Dr.Márcio, como o médico émais conhecido, substituiuao pai, Oséas Rodrigues,dentro do prazo legal esta-belecido pela legislação.

Com a decisão, segundoRibamar Alves, O TSE de-clarou Márcio Rodrigues“prefeito legitimamente elei-to pela vontade popular”, quetinha recorrido “contra ausurpação da soberania po-pular quando teve o seu man-dato de prefeito tomado namarra pela justiça eleitoral doMaranhão”. De acordo como parlamentar, “o TSE teve umato de bravura ao interpretara lei eleitoral e dizer não aosque durante oito meses usa-ram e abusaram do mau usoda lei, empossando um derro-tado em vez do vencedor e,pior, com o beneplácito e a co-nivência da justiça eleitoral domunicípio de Santa Luzia e doTribunal Regional Eleitoral”.

TSE valida eleição de novo prefeito de Santa Luzia

Apesar de tudo, RibamarAlves disse que o Dr. OséasRodrigues, que também é mé-dico, “a maior liderança políticado município, via o seu semblan-te de homem amargurado e re-pleto de tristeza pelo ocorrido,mas ao mesmo tempo, cheio deesperança no resultado final”.De acordo com o deputado,“Dr. Oséas tornou-se um ab-negado na busca da justiça, tale qual as mães dos desapareci-dos na Praça de Maio na Ar-gentina, tal e qual uma mãeque tem um filho subtraído doseu convívio, deixou a sua clí-nica, abandonou a medicina,privou-se do convívio da fa-mília e passou a maior partedos seus dias em Brasília”.

Fez também homenagensespeciais. “Durante esse péri-plo foram de extrema importân-cia a participação efetiva dosadvogados que atuaram no casodesde a primeira instância,como o Dr. Robert Feitosa, Dr.Sérgio Murilo e o Dr. AntinoNoleto, que acompanharam ocaso até no TRE, isso sob osauspícios e orientação perma-nente dos Dr. Inácio Alancas-tro, já na fase de recurso emBrasília entram em cena os cé-lebres advogados Dr. ItapuãPrestes Messias, Dr. MarcioLuis Silva além, de outro bri-lhante advogado e deputado fe-deral, pré-candidato a governa-dor, Dr. Flávio Dino”, revelou.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA - SINFRA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

AVISO DE CLASSIFICAÇÃO

REF.: CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 013/2009-CPL/SINFRA - RESTAURAÇÃO DA RODOVIA MA-345/346,TRE-

CHO: SÃO BERNARDO/PIRANGÍ, COM EXTENSÃO DE 76,80 km.PROC. 901/2009 - SINFRA

A COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL/SINFRA,torna público o julgamento das propostas de preços, da licitação emreferência, de interesse da SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRU-TURA - SINFRA, ficando assim a classificação:

CLASSIFICAÇÃO LICITANTE VALOR R$OFERTADO

EDECONSIL CONSTRUÇÕES

E LOCAÇÕES LTDA

DUCOL ENGENHARIA LTDA

17.018.427,30

17.112.107,08

São Luís, 21 de Agosto de 2009.

ARTHUR RIBEIRO BASTOS

Presidente da CPL/SINFRA

Candidata Marina destaca

papel de Sarney Filho no PV

ente”, afirmou Marina.“Sarney Filho, juntamen-

te com o deputado FernandoGabeira e o deputado EdsonDuarte estão participandodesse processo de construçãodo PV que está em curso como objetivo de se encontrar coma sociedade, e é para essemovimento que eu vim”, afir-mou a senadora. A senadora

adiantou que as reuniões comos parlamentares verdes ecom a executiva do partidofaz parte de seu processode transição para o PV.

“Nossa discussão nes-ses encontros tem se pau-tado em cima do conteúdoprogramático que é uma dis-posição também de todos osdirigentes. Estamos avalian-do as bases de uma revi-são programática compro-metida com o desenvolvi-mento sustentável e com areestruturação do partido”,acrescentou a senadora.

SustentabilidadeAo avaliar a reunião, Sar-

ney filho disse que a presen-ça de Marina Silva no PV, “ éa garantia de que no discursoda sustentabilidade será colo-cado com ênfase na campa-nha da sucessão presidencial”.

“Colocar na pauta anova economia de baixoconsumo de carbono, que éa grande discussão mundi-al, é extremamente impor-tante para nós, já que o Bra-sil tem enormes vantagensdiferenciais devido à nossamega biodiversidade.

Senadora Marina Silva

orçamentária, referente ao De-senvolvimento Cultural, suple-mentadas se necessário.

No calendário mundial, o

dia 12 de agosto que ficoumarcado como o Dia Inter-nacional da Juventude. A datafoi consagrada pelas NaçõesUnidas na sequência do Fes-tival Mundial de Juventudeque ocorreu em Portugal, em1998, com o objetivo de aler-tar a comunidade do planetapara a importância da forma-ção integrada dos jovens ea sua preparação como oscidadãos de amanhã.

Os jovens do mundo,que somam hoje mais de 1bilhão, são um dos mais im-portantes recursos humanospara o desenvolvimento epodem ser agentes essenci-ais de inovação e de mudan-ças sociais positivas.

João Castelo determinou que a data fará parte do calendáriode eventos da capital maranhense

Caema interioriza ações para

beneficiar população do MaranhãoIntensificando a sua polí-

tica de interiorização paramelhorar a qualidade de vidada população do interior ma-ranhense, a Companhia deÁguas e Esgotos do Mara-nhão (CAEMA), dará iníciono mês de setembro desteano, às obras para construçãodo esgotamento sanitário nosmunicípios de São José deRibamar, Itapecuru-Mirim,Pinheiro e Açailândia, que atu-almente funcionam com sis-tema individual de fossas.

Serão iniciadas tambémem setembro, as obras para

ampliação do sistema de abas-tecimento de água em SantaLuzia do Tide, que segundoinformações do superinten-dente regional da CAEMA,Felipe Pinheiro Fernandes,encontra-se com problemasna área de produção, em de-corrência da falta de manu-tenção nos poços e ainda pelosoterramento da maioria de-les. “Outro fator que agravoua situação da produção deágua nesse município, foi aestiagem das chuvas”, disse.

Os recursos do Programade Aceleração do Crescimen-

to (PAC), para execução des-sas obras serão investidos pelacompanhia em redes coletorasde esgotos, ligações prediais,estações elevatórias, estaçõesde tratamento de esgotos eimplantação do sistema deabastecimento de água. A pre-visão é que sejam concluídasdentro de 12 a 14 meses.

Para o presidente da CAE-MA, João Reis Moreira Lima,essa realização contribuirá paraelevar o percentual de habitan-tes no interior do Estado benefi-ciados com serviços públicos desaneamento básico, melhorando

as condições de saúde, a quali-dade de vida das pessoas e apreservação do meio ambiente,além de contribuir também paradar um novo impulso à eco-nomia do Maranhão, atravésda geração de emprego.

Muito otimista, o diretor deProjetos e Obras da CAEMA,José Ribamar Fernandes, dizque, a implantação do sistemade esgotamento sanitário nes-ses municípios serão de gran-de relevância, já que elespossuem sistemas de fossasindividuais, o que acarreta ris-cos para o meio ambiente.

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Softwarehttp://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Page 4: Edição do dia 28/08/2009

GERAL4 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28 DE DE DE DE DE AGOSTOAGOSTOAGOSTOAGOSTOAGOSTO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Skatistas de várias cida-des maranhenses e dos es-tados do Pará, Piauí e Cearáparticiparão neste fim-de-semana, no município de SãoJosé de Ribamar, da seletivamaranhense da Copa Nor-deste Myllys 2009, eventoque está sendo promovidopela Federação Maranhen-se de Skate (FMS) e queconta com o apoio da admi-nistração do prefeito LuísFernando Silva (DEM).

Os três primeiros colo-cados na categoria Amador 1,além de premiação, irão repre-sentar o Maranhão na grandefinal da Copa Nordeste queacontece no mês de novem-bro na cidade de Recife.

A programação da eta-pa maranhense em São Joséde Ribamar terá início no sá-bado (29) e se prolongará atédomingo (29). O palco dasapresentações será a qua-dra poliesportiva da aveni-da Beira-Mar, localizada naSede do município. Mais de200 skatistas, de acordocom Fábio Araújo, vice-pre-

Copa Nordeste de Skate aconteceneste fim de semana em Ribamar

sidente da FMS, deverãoparticipar da competição.

“Além de ser uma cida-de turística maravilhosa, es-colhemos São José de Riba-mar para sediar a etapa ma-ranhense devido ao fato de nomunicípio, que é bem próximo

Crianças visitamCorpo de Bombeiros

Com intuito de promovercada vez mais a integraçãoentre a comunidade e a es-fera pública, 80 alunos doensino fundamental da esco-la da rede privada Rosa deSharon, localizada no bairrodo Maiobão, visitaram, namanhã desta quinta-feira(27), as dependências doComando Geral do Corpode Bombeiros Militar doMaranhão (CBMMA), noBacanga, em São Luís.

Durante toda a manhã,mostrando muita ansiedade,mas, também, disciplina, osalunos conheceram as de-pendências do quartel e osveículos especiais utilizadosdurante operações de sal-vamento, entre eles, ambu-lância e o auto-bomba tan-que, veículo usando nocombate a incêndio.

Acompanhado de váriasprofessoras, os alunos visita-ram o Grupamento de Ativi-dade Técnicas (GAT), o ran-cho (local onde os bombei-

ros fazem suas refeições), oespaço usado para reunião etreinamento pela banda demúsica e o auditório. Naoportunidade, eles acompa-nharam um ensaio da bandapara a apresentação, nestasexta-feira (28), na solenida-de de Formatura Geral.

De acordo com as profes-soras que acompanhavam osalunos, a visita ao CBMMAvisa despertar nas criançasvalores éticos e morais e paraa importância do trabalho de-sempenhado pelo bombeiromilitar que, muitas das vezes,coloca em risco a própria vidano desempenho de seu trabalho.

“Devemos trabalhar essesentimento cívico e de valori-zação da função pública naspessoas quando ainda são cri-anças, para que no futuro sai-bam respeitar e apoiar àsatividades profissionais dealguns segmentos, no tocan-te a esfera pública, como ado Corpo de Bombeiros”,explicou a educadora.

Vou abrir a coluna de hoje com alerta: cuidado com osserviços da TVN! Digo isso porque dependo desse serviçopara realizar grande parte de meus trabalhos que necessitam,essencialmente, da tal internet. Pelo menos NA MINHAÁREA, eh uma dificuldade tremenda se conseguir pelo menosduas horas ininterruptas de net. Vamos uma coisa vamos ad-mitir: o serviço de cobrança deles é eficientíssimo. Então, jahsabem: quando não tiver página, foi a tal da TVN, neh?

SHOW SOLIDÁRIOFoi uma bela festa no Teatro Arthur Azevedo a festa Talen-

tos Maranhenses, promovida pela Fundação Antônio Jorge Dino,para arrecadar recursos para a campanha Mcdia Feliz, coorde-nada pelo Instituto Ronald Mcdonald. No palco do TAA, nomesconsagrados como César e Renata Nascimento, Betto Pereira,Teresa Canto, Fernando de Carvalho, Roberto Brandão, Cláu-dio Pinheiro, Luís Júnior e Gabriel Melônio. Confira nos clicks:

Aulinda Lima, César e Renata Nascimento

Enide Jorge Dino, Gabriel Melônio e Marly Abdala

Nos bastidores, Alicinha Dino, Mário Jorge e César Nascimento

Recebendo o aplauso do público

EMPRESA PROFISSÃONa coordenação da Empresa Profissão -o laborató-

rio de estágio do Grupo Icep- o pedagogo Iptâmaro Nu-nes observa que a empresa Junior da instituição tem sidoo grande espelho dos alunos de Segurança do Trabalho.

A Profissão é a grande parceira do Órgão Gestor deMão-de-Obra Itaqui para a prestação de serviços de con-sultoria e segurança do trabalho e ginástica laboral.

Com tantas empresas chegando por aqui, o mercadopara essas profissões só tende a crescer, mas o pedad-gogo afirma que só terá vez quem estiver preparado.

[email protected]

da capital São Luís, existircentenas de jovens que ado-ram praticar o esporte ska-te”, explicou Araújo ressal-tando que no mês de julhoRibamar recebeu dezenasde skatistas que passaramum dia todo realizando ma-

nobras radicais variadas.“A apresentação aconte-

ceu no Parque da Campina efoi maravilhoso porque opúblico compareceu emmassa e recebemos totalapoio da Prefeitura riba-marense”, completou.

Skatistas maranhenses realizaram apresentação no Parque da Campina, em Ribamar

Crianças no Comando Geral do Corpo de Bombeiros

Prefeitura levaasfalto à Vila Luizão

A mega-operação de re-capeamento asfáltico, defla-grada pela Prefeitura de SãoLuís para recuperar as viasprecárias da capital, foi ini-ciada nesta quinta-feira (27)na Avenida Principal da VilaLuizão. As equipes da Se-cretaria Municipal de Obrase Serviços Públicos (Se-mosp) intensificaram asações de recuperação dasavenidas desde o início domês, assim que encerrouo período chuvoso.

O objetivo da mega-ope-ração de recuperação da ma-lha viária da capital é asfaltarmais de 200 quilômetros dasprincipais avenidas, corredo-res de ônibus coletivos e viasde fluxo intenso em diversosbairros da cidade. Ela já foiexecutada em avenidas daCidade Operária, Divinéia,Turu, Jardim São Cristóvão I,Cohab e Planalto Cohab.

Recursos próprios - Anova fase da operação “SãoLuís Trafegável” está sen-do totalmente realizada comrecursos próprios do tesouromunicipal. Para a série derecapeamentos, a Semospestá utilizando tecnologia deponta, com técnicas de reju-venescimento do asfalto, prá-tica adotada com êxito emoutras capitais brasileiras.

Segundo o secretáriomunicipal de Obras e Servi-ços Públicos, Cláudio de Car-valho, o maquinário utiliza-do, composto de cinco usi-nas móveis, é inovador ecapaz de produzir um asfal-to de qualidade em poucotempo. As ações da mega-operação contam, diaria-mente, com cinco equipes ecinco usinas (cada uma comcapacidade de fazer 350m),recapeando de dois a trêsquilômetros por dia.

WWW.OQUARTOPODER.COMWWW.OQUARTOPODER.COMWWW.OQUARTOPODER.COMWWW.OQUARTOPODER.COMWWW.OQUARTOPODER.COM

O QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODER(98) 3245-3809 / (98) 4141-0891

LEIA E ASSINE

Trabalhadores aplicam asfalto nas avenidas de grande fluxo de veículos, na Vila Luizão

Page 5: Edição do dia 28/08/2009

7ESTADOSÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SEXTASEXTASEXTASEXTASEXTA-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA, 28 DE AGOSTO 28 DE AGOSTO 28 DE AGOSTO 28 DE AGOSTO 28 DE AGOSTO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Maranhão discute políticade Igualdade Racial

O Maranhão é um dosestados do Nordeste quepossui o maior número demunicípios que aderiram aoFórum Intergovernamentalde Promoção da IgualdadeRacial (FIPIR). A informa-ção é da coordenadora doFipir/NE, Haldaci Reginada Silva, durante sua parti-cipação na reunião dos ges-tores estaduais e municipaisque integram o Fórum, nes-ta quinta-feira (27), no Ho-tel Sands, no bairro SãoFrancisco, em São Luís.

“O Maranhão tem dadouma grande contribuição, nãosó apresentando uma deman-da municipal, mas tambémestadual, colaborando com asdiscussões, para que possa-mos ter uma integração depolíticas realmente efetivas depromoção da igualdade raci-al, tanto no Brasil como noNordeste”, declarou Haldaci.Ela disse que é fundamentalessa integração, consideran-do que a realidade daqui é di-ferente da região Sul.

“Hoje podemos dizer queo Nordeste é a única regiãoque realmente está organizadaem relação ao Fórum de Igual-dade Racial”, ressaltou. Halda-ci acredita que isso é resulta-do das constantes reuniões e

das ações integradas, quecontribuem para efetivaçãode uma política de estado.

A reunião discutiu e defi-niu ações articuladas paraimplementar uma política depromoção da igualdade raci-al. A secretária de Estado deIgualdade Racial, ClaudeteRibeiro, revelou que cabe aogoverno estadual fazer a in-termediação entre o governofederal e os municípios. “Te-mos a missão de coordenar apolítica de igualdade racial,construir uma proposta de ação

articulada com os municípiosque integram o Fipir e operaci-onalizar as ações do Planeja-mento Estratégico”, declarou.

O Fórum, iniciativa coor-denada pela Secretaria Espe-cial de Políticas de Promoçãoda Igualdade Racial (SEP-PIR) da Presidência da Re-pública, tem o objetivo de pro-mover uma ação continuadaentre as três esferas de go-verno - federal, estaduais emunicipais - com a finalidadede articulação, capacitação,planejamento, execução e

Mais 4.096 empresas passama emitir nota fiscal eletrônica

A partir de 01 de setem-bro, mais um grupo de em-presas maranhenses cadas-tradas no ICMS deverá emi-tir Nota Fiscal Eletrônica NF-e nas operações de venda demercadorias. A lista das no-vas empresas obrigadas en-contra-se disponível na Inter-net, no site da Secretaria deEstado da Fazenda (Sefaz),www.sefaz.ma.gov.br.

Estão incluídas 54 novasatividades econômicas nessegrupo, o quarto grupo desde aimplantação inicial do projetoem 2005, conforme determi-na o protocolo ICMS 10/07,atualizado pelos protocolos88/07, 24/08, 68/08 e 87/08.

Nesse novo grupo pas-sam a emitir a NF-e mais4.096 empresas. Caso a

Claudete Ribeiro falou sobre política estadual de Igualdade Racial

monitoramento das açõespara a implementação da po-lítica de promoção da igual-dade racial. Constitui-se umespaço de articulação dosorganismos públicos, emque a efetiva participaçãodos gestores é fundamen-tal para sua estruturação.

No Maranhão, cerca de60 municípios assinaram oTermo de Adesão ao Fipir, noqual manifestam interesse ecompromisso com a execu-ção de políticas de promoçãoda igualdade racial.

empresa relacionada nãoesteja enquadrada nas ati-vidades previstas no pro-tocolo, deve solicitar, porofício, a exclusão de seunome da lista de obrigados.

Segundo o auditor daSefaz, Roberval Mariano,os contribuintes maranhen-ses que atuam nos segmen-tos econômicos relaciona-dos neste novo grupo nãopoderão mais emitir a NotaFiscal modelo 1 e 1A, empapel, exceto nas hipótesesprevistas na legislação.

A SEFAZ lembra queembora o protocolo ICMS42/2009 tenha ampliado a lis-ta de atividades obrigadas,fixando novos prazos, aque-las empresas que já estavamrelacionadas no protocolo

10/07, deverão emitir a NF-e a partir de 1º de setembro.

Prestação de serviços Outra alerta importan-

te diz respeito aos contribu-intes do ICMS que tambémpraticam atividades deprestação de serviços,como é o caso dos conces-sionários de veículos novos.Nesses casos, a Sefaz infor-ma que os contribuintes po-derão continuar utilizando anota fiscal, modelo 1 ou 1-A,desde que o procedimentoseja comunicado a Prefeitu-ra e sejam feitos os registrosno livro de ocorrência e utili-zação de documentos fiscais.

A emissão da nota fis-cal modelo 1 ou 1-A, naprestação de serviços, nãodispensa o contribuinte da

obrigação de uso da NotaFiscal Eletrônica (NF-e),na venda de mercadorias.

CredenciamentoO líder do projeto no

Maranhão, José Ataíde deOliveira, recomenda que oscontribuintes obrigados pro-videnciem o credenciamen-to do responsável pelaemissão da NF-e, que podeser encontrado na seção daNF-e no site da SEFAZ.

Outra condição essenci-al para que as empresas pos-sam emitir a NF-e é a aqui-sição prévia de pelo menosum certificado digital ICP-Brasil, A1, o qual atesta aidentidade de uma pessoa ouinstituição na internet pormeio de um arquivo eletrô-nico assinado digitalmente.

S. João dos Patos: mutirão carcerárioresolve superlotação de delegacia

O juiz titular da comarcade São João dos Patos, Rom-mel Cruz Viegas, o promotorde justiça Moisés CaldeiraBrant e o advogado Francis-co Coelho realizaram nestaquarta-feira (26) um muti-rão carcerário na DelegaciaRegional do município. Adelegacia estava funcio-nando com o dobro de sua

capacidade de lotação.O objetivo do mutirão foi

conceder o benefício da pro-gressão de regime aos conde-nados que já detinham direitoe, ao mesmo tempo, diminuira superlotação das celas. Acomissão passou todo o dia nadelegacia conversando com ospresos, para conhecer e ana-lisar a situação de cada um.

Aos presos oriundos decomarcas vizinhas, foi oficia-do aos juízos competentes queconcedam as progressõespara os casos que delas ne-cessitem. Todos os presosadvindos de outras comarcastambém solicitaram a trans-ferência para suas cidadesde origem, com exceçãode um condenado em São

Domingos do Azeitão.Na Delegacia Regional,

que tem capacidade paradez presos, estavam 20, en-tre condenados e provisó-rios, sendo treze com pro-cessos em comarcas vizi-nhas: Buriti Bravo, PastosBons, Mirador, Grajaú, Pas-sagem Franca, São Domin-gos do Azeitão e Vila Rica.

PARCERIA INSTITUCIONALO presidente da Câmara de São José de Riba-

mar, vereador Beto das Vilas, tem desenvolvido umexcelente trabalho a frente daquela Casa de Leis.A parceria institucional deu certo em Ribamar.

NOVO CANAL DE DIÁLOGOBeto, entre outras qualificações política e adminis-

trativa, abriu um canal de dialogo entre Prefeitura eCâmara, significando com isso, a capacidade de ante-ver o problema e criar situações negociais que levemao prefeito Luís Fernando, a encontrar uma saída.

REAJUSTE SALARIALFalando na Câmara de Vereadores, o projeto de lei con-

cedendo reajuste salarial aos professores ribamarenses foiaprovado, de forma unânime, pelos parlamentares do Legis-lativo de São José de Ribamar na última terça-feira (18).

REORGANIZANDO OS CARGOSNa mesma sessão, também foi aprovado um pro-

jeto de lei de autoria do Executivo Municipal, reorga-nizando e criando cargos de atividade de diretor.

FABRICA DE PESCADOOutro importante projeto de lei foi à criação de uma fa-

brica beneficente de pescado no Bairro São Raimundo. Divi-didos em três níveis, a remuneração da categoria dos profes-sores ficará da seguinte forma: Nível I passará de R$ 763,00para R$ 900,00; Nível II passará de R$ 787,00 para R$1.100,00; Nível III passará de R$ 904,00 para R$ 1.350,00.O reajuste é retroativo ao mês de agosto.

EDUCADORES EM FESTA!Diretores e professores da rede municipal de ensino de São

José de Ribamar estão em festa. Na última sexta-feira (21), oprefeito Luís Fernando (DEM) sancionou a lei, de autoria doExecutivo Municipal, concedendo reajuste salarial para os pro-fissionais do magistério da Educação Básica do município.

CONJUNTO DE AÇÕESA solenidade aconteceu às 10h na quadra do Colégio Pa-

tronato, localizado no santuário religioso da cidade. A medi-da, que beneficiará todos os 956 professores e 88 direto-res que trabalham na rede municipal de ensino ribama-rense, faz parte de um conjunto de ações desenvolvidaspela administração Luís Fernando desde 2005 que visam,além de valorizar os profissionais do magistério, continu-ar melhorando os indicadores educacionais do município.

RIBAMAR DEBATE O PPAO prefeito Luís Fernando promoveu, na noite da úl-

tima sexta-feira (21), audiência pública para discutir pro-postas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) deSão José de Ribamar para o quadriênio 2010/2013.

OPORTUNIDADE DE SUGESTÕESO debate aconteceu no auditório da Câmara Municipal de

Ribamar e reuniu representantes dos mais variados segmentosda sociedade ribamarense que tiveram a oportunidade de apre-sentar sugestões que serão incluídas no projeto final.

INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTOA próxima reunião para discussão do PPA2010/13 de

Ribamar aconteceu ontem, quinta-feira (27). Luís Fernandoexplicou que o Plano é um dos três instrumentos que oExecutivo Municipal dispõe para planejar suas ações, eque quanto mais discutido melhor serão os resultados al-cançados e, portanto, mais satisfeita ficará a população.

V FESTIVAL GEIA DE LITERATURAUma vasta programação educativa e cultural movimentou,

durante toda está quarta-feira (26), a classe estudantil do muni-cípio de São José de Ribamar. Trata-se do primeiro dia do VFestival Geia de Literatura, evento que surgiu em 2005 frutos deuma parceria entre o Instituto Geia e a Prefeitura de Ribamar.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADAA programação diversificada foi desenvolvida simultane-

amente no ginásio do Colégio Patronato, Escola MunicipalDiomedes Pereira, no bairro do Moropóia; Liceu Ribama-rense; Casa Paroquial e na sede da Secretaria Municipal deTurismo (SEMTUR), localizada na área do santuário religio-so. “Incentivar a leitura significa fazer com que o estudantedesenvolva a sua capacidade de raciocínio e aprendizagem.

SÃO JOSÉ DE RIBAMARwww.oquartopoder.com/ribamar

Coluna de

Page 6: Edição do dia 28/08/2009

SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTOSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTOSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTOSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTOSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 20098SOCIAL O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Sistema Fiema no EneconO Sistema FIEMA

participou como con-vidado do EncontroNordestino de Conta-bilidade, que aconte-ceu no Centro de Con-venções em São Luís.

O Superintendenteda FIEMA, Marco An-tônio Moura foi um dospalestrantes do painelde debates “PolíticasPúblicas para o Desen-volvimento Econômicodo Nordeste” e naoportunidade, fez umaapresentação do PDI– Plano Estratégicode DesenvolvimentoIndustr ial do Mara-nhão versão 2020.

O Superintendente da FIEMA, Marco Moura, um dos debatedores do painel “Políticas Públicaspara o Desenvolvimento Econômico do Nordeste” que fez parte da programação do Encontro

Nordestino de Contabilidade

Cemar agoraé 116

O número 116 está presente em diferentes aspectos donovo plano de gestão da CEMAR, que inclui novas ferramen-tas de relacionamento com o cliente, novos investimentos narede elétrica e no atendimento aos consumidores. Por exem-plo, o site da Companhia é agora www.cemar116.com.br; parafalar com a Central de Atendimento basta ligar gratuitamentepara o número 116 de qualquer lugar, a qualquer hora, detelefone fixo ou celular. Além disso, a CEMAR investirá naconstrução de 116 km de rede elétrica por semana.

“Mais que um plano de ação, este é um compromisso coletivo detodos que fazem a nova CEMAR é 116, cujos frutos já estão sendocolhidos, como essas novas agências.” - afirmou Nonato Castro.

Hapvida conquista excelenteaprovação do mercado junto à ANS

A ANS divulgou este mês o Índice de Desempenho daSaúde Suplementar -IDSS, que qualifica os planos de saúdea partir de uma criteriosa avaliação das seguintes áreas: Aten-ção à Saúde, Econômico-Financeiro, Estrutura e Operação,e Satisfação do Beneficiário. O Hapvida Saúde obtevemédia geral de aprovação na faixa de 0,60 a 0,79, em umescala que varia zero a 1,00 (um). A nota obtida foi uma

Cemar inaugura novasagências de atendimento

sas na Câmara de Vereadores. O evento contou com apresença de autoridades e lideranças comunitárias.

As novas agências oferecem ambiente climatizado,posição individual de atendimento, gerente exclusi-vo, linha direta para a Central de Atendimento e ocanal de comunicação “Escreva para o Presidente”.

Em Balsas, a inauguração foi conduzida pelo Diretorde Engenharia, Nonato Castro, que garantiu: “Esse é oresultado do nosso trabalho contínuo, no sentido de aten-der à reivindicação de um atendimento de com qualidadepor parte dos nossos clientes”. Em Balsas, a nova agênciade atendimento da CEMAR fica no Centro, na TravessaTrajano Coelho, nº13 e funciona no período de 8 às 18h.

O Diretor de Engenharia da CEMAR Nonato Castro na inaugura-ção da nova agência em Balsas com autoridades do município

Dando continuidade ao compromisso de inaugu-rar uma nova agência de atendimento a cada 16 dias,a CEMAR não pára de investir na satisfação do cli-ente e segue a risca o cronograma de inauguraçõesdas novas agências de atendimento, a exemplo dasúltimas unidades implantadas em São Luís na Cida-de Operária e nos municípios de Caxias e Balsas.

Antes da abertura das novas agências, a Compa-nhia promove uma palestra institucional em cada muni-cípio para apresentar os investimentos e o novo posici-onamento da Companhia, que tem como objetivo estarcada vez mais próxima dos seus clientes, atendendo-oscom qualidade; a exemplo da que foi realizada em Bal-

A equipe da CEMAR na palestra institucional realizada naCâmara de Vereadores de Balsas

Estrelas apóiamMcDia Feliz

As atrizes globais Malu Mader, Vitoria Frate, JackieSilva, Isabel Fillardis; assim como Flavio (ex-BBB) e o apre-sentador Wagner Montes já vestiram a camisa do McDiaFeliz 2009, uma iniciativa do Instituto Ronald McDonald,que acontece neste sábado, 29 de agosto, em todo o país.

A 21ª edição da campanha pretende arrecadar mais deR$ 12 milhões que serão distribuídos por 73 projetos de 57instituições em todo o Brasil que atendem crianças e ado-lescentes em tratamento contra o câncer. Em São Luísmuitos empresários da cidade já confirmaram presença naslojas do McDonald’s no Renascença e São Luís Shop-ping, como demonstração de seu apoio à causa. Osrecursos arrecadados aqui serão repassados à Funda-ção Antônio Jorge Dino, que mantém o Instituto Mara-nhense de Oncologia Aldenora Bello, único hospital es-pecializado no tratamento do câncer no Maranhão.

das melhores do País, superior a que foi conquistada por cer-ca de 77% dos demais planos em atuação no mercado. Oíndice faz parte do Programa de Qualificação da ANS e mos-tra ao consumidor em quais operadoras vale a pena investir.O Hapvida, hoje com mais de 750 mil clientes, é o plano desaúde que mais cresce nas regiões Norte e Nordeste, comocomprova os instrumentos de avaliação da própria ANS.

ACESSE OS BLOGS DE

www.oquartopoder.com/ribamarwww.oquartopoder.com/cantanhedewww.oquartopoder.com/robsonjr

www.oquartopoder.com

A atriz global Malu Mader vestiu a camisa e está apoiando o eventoMcDia Feliz que acontece no próximo sábado em todo o país

Page 7: Edição do dia 28/08/2009

Como castigo, homem ficaparado com cartaz 'eu traí'

Após trair a mulher eser descoberto por ela, umhomem recebeu uma for-ma curiosa de punição. Eleteve que colocar um car-taz no pescoço com a men-sagem "Eu traí. Esse é o

meu castigo" e ficar pa-rado em um cruzamentomovimentado, segundo aemissora de TV "NBC".

A cena inusitada foivista na manhã de quar-ta-feira (26) em Tysons

“Doido” usa palha para pedirnamorada em casamento

Sagitário22/11 a 21/12A Lua, em seu signo, traz

à tona sua alegria de viver.Procure aperfeiçoar o quesabe e ampliar sua visão demundo. Se não baixar suasexpecta t ivas amorosas ,poderá se frustrar.

Capricórnio22/12 a 20/1Dia em que terá maior ne-

cessidade de silêncio, reflexãoe recolhimento. Siga os seusinstintos nos negócios, pois háindícios de boas surpresas.

Aquário21/1 a 19/2Conseguirá maior inte-

gração com pessoas do seuconvívio. Vai ser fácil obtera cooperação dos colegas,por isso o seu sucesso ematividades de grupo. A vidaafetiva inspira cuidados.

Peixes20/2 a 20/3É tempo de lutar por

seus interesses profissionais.Tudo indica que estarámotivado(a) a conquistaralgo que antes parecia im-possível. No amor, é precisobaixar as suas expectativas.

HoroscopoHoroscopoHoroscopoHoroscopoHoroscopoÁries21/3 a 20/4Por causa do seu entusi-

asmo, terá sensação de quetudo será possível. Não dei-xe de fazer uma fezinha: asorte está do seu lado. Sinalde insatisfação na paixão.

Touro21/4 a 20/5Na profissão, dê o me-

lhor de si mesmo(a) e nãoterá do que se arrepender.Emoções e problemas afe-tivos que vinha tentando evi-tar poderão transbordar.

Gêmeos21/5 a 20/6Trabalhar em equipe

promete ser muito excitan-te. O trabalho, a diversão ea criatividade vão estar emsintonia. Já a vida amorosapode sofrer interferência deterceiros: cuidado!

Câncer21/6 a 21/7Não perca a chance de

desenvolver uma atividadeque possa ser feita em casa.Poderá ter aborrecimentoscom pessoa de autoridade.Sua vida sentimental pode serdeixada em segundo plano.

Leão22/7 a 22/8Você terá a sensação de

que o Universo conspira a seufavor. Procure se dedicar auma atividade que traga maisalegria ao seu cotidiano.

Virgem23/8 a 22/9Procure defender a sua

privacidade com unhas edentes. Poderá ganhar di-nheiro com uma atividadeprópria ou receber ajuda dealguém da família.

Libra23/9 a 22/10Hoje, você pode con-

tar com ajuda ou colabo-ração dos colegas de tra-balho. Tudo indica que assuas idéias serão bem-aceitas. Na área afetiva,convém ter cuidado comas más línguas.

Escorpião23/10 a 21/11Cresce a sua disposição

interna de agir e conquistargrandes resultados. O seuprogresso material está emevidência. Só não alimen-te o espírito de competiçãona relação amorosa.

Tirinhas

9DIVERSÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, SEXTA-SÃO LUÍS, SEXTA-SÃO LUÍS, SEXTA-SÃO LUÍS, SEXTA-SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRAFEIRAFEIRAFEIRAFEIRA, 28 , 28 , 28 , 28 , 28 DE DE DE DE DE AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009

Corner, no estado da Virgí-nia (EUA). Segundo a re-portagem a "NBC", a mu-lher encontrou evidências desua traição em seu telefonecelular. A punição curiosa foiideia da própria esposa.

O alemão Markus Sch-midt decidiu pedir sua na-morada, Corinna Pesl, emcasamento de uma formainusitada. Ele utilizou 150fardos de palha para escre-ver a célebre pergunta:

“Quer casar comigo?”, se-gundo a emissora america-na de TV "ABC News".

Conforme o jornalalemão "Mittelbayeris-che", Schmidt, que traba-lha em uma montadora e

é filho de agricultores, le-vou cerca de quatro mesespara juntar os 150 fardosde palha, cada um pesan-do 300 quilos, para escre-ver o pedido em uma vilapróxima de Grossmehring.

Page 8: Edição do dia 28/08/2009

Emasculados: Chagas é condenadoa mais 36 anos de prisão

POLÍCIA SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com10

NO VENENONO VENENONO VENENONO VENENONO VENENO

O mecânico Franciscodas Chagas Rodrigues deBrito foi condenado, na últi-ma segunda-feira (24) a 36anos e seis meses de reclu-são pelo homicídio dos meni-nos Hermógenes Santos, 11,e Raimundo Luís Cordeiro,10. As vítimas foram assas-

sinadas em setembro de 2000na localidade Mata Grande,em São José de Ribamar, eos corpos só foram encontra-dos dois meses depois.

Nos dois casos, o réu foicondenado por homicídio qua-lificado por motivo torpe, semchance de defesa das vítimas,

ocultação de cadáver e vili-pêndio. O promotor de Justi-ça Carlos Henrique BrasilTeles de Menezes atuou nocaso. De acordo com o repre-sentante do Ministério Públi-co, as lesões encontradas nasvítimas indicam que elas so-freram violência sexual.

Chagas teve a pena redu-zida em um terço porque os ju-rados reconheceram a semi-imputabilidade do réu. “Trata-se da capacidade de determi-nação comprometida”, explicouo promotor de Justiça. O júri foipresidido pela juíza Tereza Cris-tina de Carvalho Mendes.

O juiz titular da 2ª Varado Tribunal do Júri da capital,Luiz Belchior, determinounesta quinta-feira (26) a pri-são do réu Marcos GérsonMonteiro. Ele não compare-ceu à sessão de júri popularalegando estar com dor decabeça. O julgamento ocor-reria no auditório da Faculda-de Santa Terezinha, no Anil,dentro do projeto “Júri Popu-

Agência Bradesco deCarutapera é assaltada

Oito homens fortemente armados assaltaram, no final damanhã de ontem (27), a agência do Bradesco do município deCarutapera (559 km de São Luís). Ainda não há informaçõesoficiais da polícia sobre o assalto, apenas a sua confirmação.

De acordo com informações de uma moradora do muni-cípio, os assaltantes renderam o motorista de uma ambulân-cia do hospital de Carutapera e, fazendo-o de refém, foramno veículo, para a agência do Bradesco.

Durante o assalto, houve muitos tiros para o alto. Como apolícia não estava na cidade - os agentes procuravam outrosbandidos nos arredores -, os assaltantes conseguiram fugir comdinheiro e outros quatro reféns, além do motorista da ambulân-cia: o presidente da Câmara de Vereadores, Jeremias Guerra,um funcionário da Câmara, Clécio Guerra, e dois funcionáriosdo banco. Esses quatro foram liberados minutos depois da fuga,mas o motorista da ambulância continua com os bandidos.

Segundo informações do vereador de Carutapera, EnoteFarias, os bandidos seguiram pela MA 206, em direção aomunicípio de Amapá. Eles liberaram os reféns no meio daestrada e tocaram fogo num carro que usavam, tentando im-pedir a passagem da polícia, que já está no local. Eles conti-nuam em na ambulância do município.

Jovem é assassinado atiros no Parque São José

Com três tiros, foi assassinado ontem o jovem IdeglanPaiva de Oliveira, 20 anos, que era morador da Rua 13, Par-que São José, periferia de Imperatriz. O crime aconteceu porvolta de 6 horas de quarta-feira (26), quando o jovem Ideglanestava se deslocando de sua residência para o trabalho.

Segundo informações de familiares, o jovem saiu para otrabalho e foi atacado por dois elementos, identificados ape-nas pelos prenomes de Felipe e Fernando, sendo que um de-les estava armado de revólver.

A suspeita é de que Ideglan Paiva de Oliveira tenha rea-gido ao assalto e, por conta disso, foi alvejado com três tiros,que o mataram sem que houvesse tempo de ser socorrido.

O corpo de Ideglan ficou estendido no meio da rua e popularesque passaram pelo local acionaram a polícia e os seus familiares, jáque a vítima era conhecida na área. O crime, que foi registrado noPlantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, está sendoinvestigado como sendo latrocínio (roubo seguido de morte), já queos dois bandidos levaram o celular da vítima.

Esse crime reforça a necessidade de a polícia intensificaras operações para combater o grande número de armas queexistem em Imperatriz. Muita gente está armada, cometendocrime. Esse homicídio reforça também a necessidade de apolícia combater o tráfico de drogas, que é muito grande nacidade. O roubo de celulares em Imperatriz é tão somentepara que os produtos sejam trocados por drogas nas várias“bocas de fumo” que existem em Imperatriz.

Decretada prisão de réu que faltou aojulgamento alegando dor de cabeça

lar nos Cursos Jurídicos”.O atestado foi apresenta-

do pelo advogado do réu,Ezequias Carvalho. O magis-trado, no entanto, não acei-tou a desculpa, afirmando quedor de cabeça não é doençaimpeditiva, e expediu manda-do de prisão cautelar. Novasessão de júri foi marcadapara o dia 19 de outubro, nomesmo local e horário.

Marcos Gérson Monteirofoi denunciado pelo MinistérioPúblico Estadual em função deter matado, com disparos dearma de fogo, João do EspíritoSanto Gama Licar. O crimeocorreu na madrugada do dia5 de junho de 1995, quando oacusado voltava de uma festade reggae na Vila Luisão. Opromotor de justiça que atua nocaso, Haroldo Paiva, pede a

condenação de Marcos por ho-micídio qualificado.

O juiz Luiz Belchior res-salta que a ausência do réupor um motivo que considerainjustificado, “desestabiliza ojulgamento, com prejuízo evi-dente para o Estado”. Elelembra ainda que o crime, porter ocorrido há mais de qua-torze anos, exige uma provi-dência judicial enérgica.

Polícia prende suspeita de matar o netoUma mulher de 57 anos

foi presa na tarde de quarta-feira (26) sob suspeita dematar o neto a tiros, na casada família, na cidade de Pe-derneiras (320 km de SãoPaulo). Outra mulher tam-bém foi detida após a armado crime ser encontrada emsua residência.

Segundo informações

da SSP (Secretaria e Segu-rança Pública), a polícia foiacionada por vizinhos queafirmaram ter um rapaz de18 anos ferido a tiro. O jo-vem foi socorrido e encami-nhado para o pronto-socor-ro local, mas não resistiu aosferimentos e morreu.

Ainda de acordo com asecretaria, os vizinhos afir-

maram que Iracema Venân-cio da Costa tinha atirado noneto depois de uma briga efugido. Ela foi detida emuma rua próxima ao local docrime e estava armada comuma faca.

A arma usada no crime foilocalizada horas depois nacasa de Celina Ferreira da Sil-va, 45, que também foi presa.

As duas foram levadas à de-legacia da cidade e transferi-das para a cadeia pública deAvaí (367 km de São Paulo).

De acordo com a polícia,Iracema disse que só falariaem juízo. A secretaria não in-formou a versão apresenta-da pela outra mulher ou seelas já constituíram advoga-do de defesa.

Mutirão do Tribunal do Júri será realizado naComarca de Imperatriz a partir de outubroCom a finalidade da realiza-

ção de um Mutirão do Tribunaldo Júri em Imperatriz, o primeiroda história dessa Comarca, estásendo feito um levantamento emprocessos que serão agilizadospara serem julgados.

Segundo a juíza SamiraBarros Heluy, da 5ª Vara Crimi-nal, o Mutirão é uma determi-nação do Conselho Nacionalde Justiça (CNJ) e está sendorealizado em todas as Comar-cas do Brasil. Para o Mutirão

só valem os processos anteri-ores a dezembro de 2005.

Segundo a juíza, são emmédia 120 processos anterioresa 31 de dezembro de 2005, queestão sendo trabalhados paraque seja viabilizado o máximopossível de julgamentos duran-te o Mutirão.

“Vamos estar concentradosnesta meta do CNJ, e vamos tra-balhar para que seja viabilizadoo máximo possível de julgamen-tos”, disse Dra. Samira.

O primeiro Mutirão serárealizado na primeira semanado mês de outubro, com dataainda a ser confirmada com aCorregedoria, mas que deveser entre 5 e 9. Serão realiza-dos cinco julgamentos pordia, simultaneamente, em lo-cais da cidade que serão trans-formados em plenários. A Cor-regedoria dará apoio, inclusi-ve com a designação dos ma-gistrados que vão trabalhardurante o Mutirão, além do

Ministério Público e advoga-dos que vão trabalhar comodefensores desses processos.

A prioridade do Mutirão sãoos processos cujos réus estãoforagidos, e 25 já foram selecio-nados para serem julgados.

A segunda etapa do Muti-rão acontecerá em novembro e aterceira e última

do ano, em dezembro. Deacordo com a previsão feita pelajuíza Samira Heluy, até o final doano serão realizadas 75 sessões.