edição do dia 22/08/2012

8

Click here to load reader

Upload: o-quarto-poder

Post on 26-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 22/08/2012

PODER

oquartopoder.com

[email protected] - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto PoderOrkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

Redes Sociais

ANO 6 NÚMERO 1123 SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00

Sedel e FMBS lançam o CircuitoMaranhense de Beach-Soccer

Temporada 2012/2013

O Circuito Maranhense de Beach-Soccer - temporada2012/2013 terá início em setembro, em 14 cidadesmaranhenses, e se estenderá até fevereiro. O lançamento ofi-cial da competição estadual ocorreu nessa segunda-feira (20),na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen. De acordo comJoaquim Haickel, autor da Lei de Incentivo ao Esporte, é impor-tante que as empresas acreditem nos projetos esportivos. Haickeldisse, ainda, que o Circuito Maranhense de Beach-Soccer seráum evento que irá descobrir valores no esporte. Página 5

Polícia

O trabalho da Polícia Militar na Região Me-tropolitana de São Luís resultou na prisão de duaspessoas e apreensão de um veículo, na madru-gada desta terça-feira (21). Por volta das 3h, osmilitares prenderam Luís Felipe da Conceição, 18anos, e Carlos Eduardo Vale Rodrigues, 32 anos.A prisão aconteceu na Rua Santa Luzia, BairroDivinéia.De acordo com a polícia, a dupla estariaenvolvida em no arrombamento do Centro Peda-gógico Criativo, na Divinéia. Página 8

As crianças da rede municipal de ensino de Paço do Lumiar são estimuladas a gostar de ler através de vários projetos desenvolvidosnas escolas. Para ampliar ainda mais a criatividade e o gosto pela leitura, a Secretaria Municipal de Educação, através da coordena-dora de Educação Infantil, Hilberlene Barbosa, está levando às escolas da rede municipal o projeto Tenda Educativa.Página 2

Polícia Militar realizaprisões na capital

Projeto estimula gosto peloslivros em Paço do Lumiar

Tenda Educativa

Página 8

'Não existe manipulação emdepoimentos', diz delegado

Caso Décio Sá e Grilagem

Vamos construir 6 mil escolas de educação infantil até 2014

Página 3

Bairros terão o abastecimentode água suspenso na sexta-feira

Página 5

Bairros terão o abastecimentode água suspenso na sexta-feira

Secretário anuncia construçãode cozinha escola e restaurante

Presidente do TJabre exposição emhomenagem a SL

Parque OcelinoBrito recebe

iluminação públicaPágina 7 Página 2

Página 6

Em comunidade quilombola

Page 2: Edição do dia 22/08/2012

2 O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 22 de agosto de 2012- Geral

Blog do

Udes NetoColuna publicada simultaneamentenos jornais ATOS E FATOS e 4º PODER

Coluna escrita e editada interinamente pelo jornalista Isaías Rocha

Tenda Educativa estimulacriatividade e gosto pelos livros

As crianças da rede mu-nicipal de ensino de Paço doLumiar são estimuladas agostar de ler através de vári-os projetos desenvolvidosnas escolas. Para ampliarainda mais a criatividade e ogosto pela leitura, a Secre-taria Municipal de Educação,através da coordenadora deEducação Infantil, HilberleneBarbosa, está levando àsescolas da rede municipal oprojeto Tenda Educativa.

Nessa terça-feira (21) foià vez da UEB Pão da Vidareceber o projeto. Os peque-nos alunos participaram daatividade com entusiasmo e

curiosidade para descobrirnovas histórias.

Hilberlene Barbosa disseque o objetivo do projeto éestimular as crianças pelogosto da leitura literária. Deforma lúdica e utilizando brin-quedos, livros, música e mui-ta magia as histórias sãocontadas aos alunos em umespaço na própria unidade.Ali eles descobrem que oscontos e poemas versamsobre sapos, princesas, pa-tos, bailarinas, borboletas etantas outras coisas. “O ob-jetivo é fomentar nas crian-ças o gosto e a motivaçãopara a leitura literária, não

como uma atividade que par-te do mundo dos adultos parao mundo das crianças, mas

Iluminação pública proporciona maissegurança no Parque Ocelino Brito

Os transtornos causadospela falta de iluminação pú-blica, em várias ruas do Par-que Ocelino Brito, próximo aoBairro Mata de Itapera, naZona Rural, faz parte do pas-sado. Famílias que residemno local relatavam que as viasnão contavam com uma lumi-nária sequer. Com isso, pes-soas viciadas em drogas ecasais que buscam espaçocom pouca luminosidade parafazer sexo causavam cons-trangimentos principalmentepara mulheres e crianças quemoram no local.

O problema foi levado aoconhecimento da Associa-ção de Moradores do BairroMatinha do Rio Grande e

Suas Adjacências (AMMA)por meio da presidente SheilaBrito. A líder comunitária atra-vés do oficio 33/2012 solici-tou ao poder público que pro-videnciasse o reforço da ilu-minação como forma de aca-bar com o problema. “Assimque tomamos conhecimentodo problema, protocolamosoficio no dia 28 de marçodeste ano na Secretaria Mu-nicipal de Obras e ServiçosPúblicos cobrando a instala-ção de iluminação pública nobairro. O serviço foi feito e osmoradores agradecem”, co-mentou Sheila Brito.

Ivan Lima reside no bair-ro do Parque Ocelino Brito há10 anos. Segundo ele, antes,

com a escuridão – que toma-va conta das ruas, o clima erade total insegurança paraquem mora e também paraaqueles que utilizam o trechodiariamente seja para ir aotrabalho ou escola. “Agora,com a iluminação reforçadatemos mais sossego. Ficouótimo”, enfatiza.

Na avaliação de PauloDiniz, que também mora nolocal, a nova iluminação ficounota 1.000. Antes da implan-tação da luminária, conta omorador, as ruas escuraseram utilizadas para o con-sumo de entorpecentes e prá-tica de assaltos. “No escu-ro, viciados usavam drogasna frente das nossas casas.

Agora, com a nova ilumina-ção este problema terminou”,comemora.

Outro morador que pediupara não se identificar, contaque viveu situação constran-gedora no local. Ele recorda-se, com tristeza, do dia emque chegava a sua casa –com sua filha – e um casalestava próximo de rua resi-dência, no escuro, fazendosexo. “Foi constrangedor e opior que não foi só esse dia.Com frequência, pessoas pa-ravam aqui, aproveitando-seda escuridão, para fazer sexo.Agora, graças a Deus, issoacabou. Essa nova ilumina-ção colocou ponto final ao pro-blema”, finalizou o morador.

Proposta aproxima as crianças dos textos literários

EM PAÇO DO LUMIAR

como uma atividade que fazparte do mundo delas, natu-ralmente,” disse Hilberlene.

A proposta geral é apro-ximar as crianças, os leito-res em formação, dos textosliterários na perspectiva dafruição literária e da experi-ência lúdica da linguagem. Anecessidade e a pertinênciadas atividades propostas en-contram respaldo nos estu-dos de diversos autores, quedesde a década de 1980 sededicam ao tema contempla-do pelo projeto.

De acordo com professo-ra da UEB Pão da Vida,Fabiana da Silva, a propostaestimula e leva criatividade eimaginação às crianças. “Esteprojeto enriquece ainda maisnossas atividades, estimulan-do a criatividade e a imagina-ção nas crianças”, disse.

Coordenadora de Educação Infantil, Hilberlene Barbosadiz que projeto estimular crianças pelo gosto da leitura

Fotos - Edilson Julião

GUIAA briga agora pertence às equipes de inteligência que,

pela TV e rádio, vão empurrar o futuro prefeito. O guia elei-toral levanta, derruba, transforma pequeno em grande e,dentro de casa, faz o placar. Produz a consciência da ci-dadania, embora, no escuro da esquina, o poder econô-mico mude a história.

TALENTOMuita gente ganha eleição sem botar a cara de fora,

mas, no mapa político, conta-se nos dedos os privilegia-dos. Expressiva parcela aparece na vitrine, se bem que,abertas as urnas, ela se esconde no vírus do computador.As consequências – 80% dos resultados – dependem dotalento dos marqueteiros.

RESULTADOApós a derrubada de uma liminar na Justiça Federal,

na última sexta-feira, a Superintendência Regional doMaranhão do Departamento Nacional de Infraestrutura eTransportes (DNIT) publicou, ontem (21), no Diário Oficialda União, o resultado da licitação para a duplicação daBR-135, trecho entre o Estreito dos Mosquitos e Bacabeira.

TOMOU PÉFoi numa reunião na tarde da última sexta-feira (17), no

Palácio dos Leões, que a governadora Roseana Sarney(PMDB) tomou pé de toda a situação referente à investigaçãode crimes de grilagem de terras na ilha de São Luís. O inte-resse da peemedebista no assunto deve-se ao fato de quedois aliados seus são citados como partícipes num esquemaque pode ter lesado uma família inteira em Paço do Lumiar.

DEPOIMENTOO blogueiro Marcelo Vieira foi intimado hoje a prestar

depoimento à Corregedoria-geral de Justiça no inquéritoadministrativo que apura o envolvimento do juiz de CaxiasSidarta Gautama com o agiota Gláucio Alencar. Vieira este-ve com Sidarta Gautama no escritório de Alencar, em agos-to do ano passado, após ser ameaçado pelo agiota norestaurante Cabana do Sol.

PROTAGONISTAO ex-presidente Luiz Inácio Lula a Silva (PT) é o prota-

gonista da primeira inserção do candidato petista à Prefeitu-ra de São Luís, vice-governador Washington Luiz (PT). Navinheta, o presidente, sem a barba e ostentando apenasbigode – resultado do seu tratamento contra o câncer – falada relação de Washington com a presidente Dilma Rousseff(PT), do apoio da governadora Roseana Sarney (PMDB), eda importância de ter o petista como prefeito. “Temos certe-za que vamos ganhar estas eleições”, afirmou Lula.

ESQUENTANDODefinitivamente a campanha eleitoral para a prefeitura

de São Luís começou a esquentar. Nesta terça-feira (21)começou o horário eleitoral, mas apenas para os candida-tos a vereadores, pois os candidatos a prefeitos estreiamno rádio e na TV nesta quarta-feira (22).

ASSOMBRADOVice-líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputa-

do Magno Bacelar denunciou ontem o recebimento de recur-sos públicos por entidades fantasmas na cidade de Chapadinhapara beneficiar sua adversária, a candidata Belezinha, a quemo parlamentar atribuiu prática de agiotagem. Ela é hoje vemliderando as pesquisas na corrida pela Prefeitura cujo seuprincipal adversário é o próprio deputado. Será esse o moti-vo que vem ‘assobrando’ o parlamentar-candidato?

Page 3: Edição do dia 22/08/2012

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 22 de agosto de 2012 Geral - 3

Brasil

Petrobras diz que não existe negociação para

alta de combustível

4º PODER PODER PODER PODER PODERDiretor Geral

Udes Cruz Filho(Licenciado)

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

A presidente daPetrobras, Maria das GraçasFoster, disse nesta terça-fei-ra (21) que não existe nego-ciação em andamento como governo para a aprovaçãode um novo reajuste nos pre-ços dos combustíveis.

"Não, não há nenhuma ne-gociação nesse sentido", afirmou,após cerimônia do ProgramaPetrobras Esporte & Cidadania.

Em mais de uma opor-tunidade, Graça Foster, comoprefere ser chamada, afirmouque a estatal buscará uma pari-dade com os preços internaci-onais para os valores dos com-bustíveis vendidos no Brasil.

Embora não haja um pra-zo definido para novos reajus-tes, a estatal pretende ame-nizar os efeitos da defasagemdas cotações locais dos com-bustíveis nos resultados dacompanhia. A Petrobras temimportado grandes volumespara atender ao mercado in-terno, o que tem pesado nobalanço da empresa.

No início do mês, o ministroda Fazenda Guido Mantega, que

é o presidente do Conselho deAdministração da Petrobras, dis-se que não há perspectiva dereajuste "no horizonte", horasdepois de o ministro de Minase Energia Edison Lobão falarque existia a possibilidade dealta dos valores este ano.

Desde que os ministrosse pronunciaram, GraçaFoster não havia comentadopublicamente o tema.

Questionada sobre a afir-mação de Lobão, a executi-va disse que não comentafalas de ministros.

Redução da CideO aumento que foi dado

no preço da gasolina em ju-nho, de 7,8%, não chegou aoconsumidor em função daredução da Cide (Contribui-ção de Intervenção no Domí-nio Econômico), mas ele nãocompensa a defasagem quea Petrobras tem em relaçãoaos preços internacionais.

Um novo aumento na ga-solina agora acabaria tendo efei-to no preços nas bombas e, porconsequência, na inflação, con-siderando que a Cide foi zerada.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem, na coluna Conversa com a Presidenta, que serãoconstruídas 6 mil escolas de educação infantil

até 2014, das quais 3.019 unidades já foram aprovadas. Aoresponder pergunta de Maria Francisca da Silva, professoraaposentada de Recife (PE), sobre as ações do governo para ga-rantir a educação das crianças mais pobres, Dilma disse que, pormeio da ação Brasil Carinhoso, o governo está elevando a rendaper capita das famílias de crianças de zero a seis anos para nomínimo R$ 70 e ampliando as vagas em creches públicas.

“Maria Francisca, cuidar das crianças e garantir acessoà educação de qualidade é prioridade para meu governo (…)Vamos construir, com as prefeituras, 6 mil escolas de edu-cação infantil até 2014, das quais 3.019 unidades já foramaprovadas. O Bolsa Família também nos ajuda nesta tarefa,pois todas as crianças cujas famílias recebem o benefíciotêm que estar na escola”, disse.

Na coluna, Dilma também afirmou que o governo fe-deral, em conjunto com estados e municípios, investiráquase R$ 40 bilhões em projetos de mobilidade urbanaem todo o país. Ao responder pergunta do motorista RildoJucá Braga, morador de Teresina (PI), a presidenta disseque os recursos estão previstos na segunda etapa doPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“Com o programa Mobilidade Grandes Cidades, do Pro-grama de Aceleração do Crescimento (PAC 2), vamos in-vestir, em conjunto com estados e municípios, R$ 32,7 bi-lhões em municípios acima de 700 mil habitantes. Já foramselecionados 43 projetos de 22 municípios, que irão benefi-ciar 53 milhões de brasileiros. (…) Iniciamos, em julho, oprocesso de seleção dos projetos que serão apoiados peloPAC 2 Mobilidade Médias Cidades, que vai investir R$ 7bilhões em 75 municípios com população entre 250 mil e700 mil habitantes”, explicou a presidenta.

Na coluna semanal, Dilma falou ainda sobre asouvidorias públicas federais, que existem para recebercríticas e sugestões dos cidadãos. Respondendo per-gunta da dona de casa Cristina Fernandes, moradora deDourados (MS), a presidenta explicou que existem cer-ca de 170 ouvidorias preparadas para atender aos cida-dãos, instaladas principalmente nos órgãos com maiorinteração com o público, como o Ministério da Previdên-cia Social e o Ministério da Saúde.

“As ouvidorias ajudam os cidadãos a resolverem seus pro-blemas e, ao mesmo tempo, ajudam a administração federal aaprimorar os serviços prestados à sociedade. Portanto, é fun-damental que os cidadãos se manifestem às ouvidorias sem-pre que julgarem necessário”, esclareceu a presidenta.

Vamos construir 6 mil escolas de educaçãoinfantil até 2014, afirma presidenta Dilma

Educação

Projeto amplia benefícios da lei queisenta taxa do vestibular da Uema

Classificados

Anuncie aqui e venda muito mais!4141 0891

O deputado OthelinoNeto (PPS) apresentou, nes-ta terça-feira (21), um pro-jeto de lei que altera a lei8.199/2004, que dispõe so-bre os critérios para a isen-ção do pagamento da taxade inscrição do concursoseletivo do vestibular daUEMA (Universidade Esta-dual do Maranhão). A pro-posta amplia o acesso dosestudantes ao benefício.

Othelino disse que suainiciativa foi motivada por umapelo feito pela Central Es-tudantil, entidade que repre-senta o segmento estudantilna cidade de São Luís, queapresentou justificativas queele avaliou como justas.

Em pronunciamento natribuna da AssembleiaLegislativa, Othelino disseque o projeto dispõe sobre

mudanças fundamentais paraque a lei continue cumprindocom a finalidade social paraa qual foi criada: facilitar oacesso à universidade.

O primeiro item altera oteto da renda familiar paraque o estudante da rede par-ticular possa ser beneficiado.Hoje esse valor é de R$ 70.A sugestão de Othelino é quea lei beneficie estudantescom renda familiar inferior adois salários mínimos.

“Porque esta alteração?Porque alguém que tem quecomprovar uma renda de atéR$ 70 está praticamente emcondição de indigência. Então,não vai ter condições mesmode fazer vestibular e nem se-quer, na hipótese de ser apro-vado no vestibular, de selocomover e ter as mínimascondições de frequentar a uni-

versidade estadual”, justificou.Além de considerar

como declaradamente po-bres os estudantes com ren-da familiar a dois saláriosmínimos, o aluno que con-cluiu o ensino médio em es-colas da rede pública tam-bém terá direito ao benefício.Assim, não será mais neces-sário que o aluno tenha, obri-gatoriamente, todo o seu his-tórico escolar oriundo da redepública.

De acordo com o proje-to, basta uma declaração dodiretor da escola para com-provar que o aluno concluiuo ensino médio na rede pú-blica. “Isso para evitar que auniversidade faça exigênciase burocratize demais o pro-cesso, resultando em umaquantidade grande de estu-dantes sem acesso a esse

benefício”, esclareceu.A proposição estabelece

ainda que a declaração do di-retor terá validade de trêsanos. “O estudante pode, in-felizmente, não passar no pri-meiro vestibular ou segundo,mas ele ainda terá uma terceiraoportunidade com essa certi-dão tendo validade”, disse.

“O sentido desse proje-to de lei é não só atender ademanda dos estudantesatravés da sua entidade, aCentral Estudantil, como de-volver a essa lei a importân-cia social daquele momentoem que ela foi instituída. Euespero, com isso, dar essacolaboração aos estudantesdo Estado, para que elespossam ter mais facilidade emais acesso à UniversidadeEstadual do Maranhão”, de-clarou Othelino Neto.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃOCONVOCAÇÃO

O Conselho de Administração da Companhia deSaneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, convoca osSenhores Conselheiros para participarem da Reunião, a ser re-alizada no dia 29 de agosto de 2012, às 09:00 horas, na sedesocial da Companhia, situada a Rua Silva Jardim, nº 307,Centro, na cidade de São Luis, Estado do Maranhão a fim dedeliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1. Deliberar sobre formalização de Escritura Pú-blica, Registro e Transferência de Aforamento de imóvel loca-lizado na Avenida dos Franceses, nº 26 e 26 A, Bairro SantoAntonio, São Luís – MA, conforme Processo nº 2335/2012.

2. Apresentação de Programa de Atendimento àsrecomendações da Assembleia Geral Ordinária quanto a reali-zação e capacitação dos empregados e demais processosadministrativos.

3. O que mais ocorrer.

São Luís, 16 de agosto de 2012.

Engº João Reis Moreira LimaPresidente da CAEMA

Engº Jorge Luiz Pereira MendesPresidente do Conselho

Page 4: Edição do dia 22/08/2012

4 O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 22 de agosto de 2012- Variedades

Célia LimaFerreira

[email protected]

www.oquartopoder.com

Resumodas Novelas

Avenida Brasil

Amor Eterno AmorNeusinha confronta Gracinhaao vê-la com Jair. Josué des-trata Valéria por ciúme deRodrigo. Elisa fica furiosa pornão conseguir falar com Fer-nando. Pedro desconfia dahistória que Gracinha contasobre seu suposto casamen-to. Tobias ouve Gil elogiandoJacira e fica irritado. Laudeli-no decide deixar o hospitalonde Angélica está internada.Elisa conta para Fernandoque Rodrigo e Miriam viaja-ram juntos. Melissa fica ten-sa ao pensar que Angélicapode ter sobrevivido. Elisatenta descobrir com Teresa oparadeiro de Rodrigo. Josuécomenta com Tobias que ten-tará esquecer Valéria. Brunose surpreende quando Julia-na o convida para viajar. Di-mas confirma que Fernandonão sabe que Elisa é uma in-venção de Melissa. Valériadescobre que Josué a aban-donou. Fernando descobre olocal onde eles foram. Rodri-go e Miriam se beijam.

Nina garante a Lucindaque fará Carminha sair dacasa de Tufão. Débora nãodeixa Jorginho beijá-la.Cadinho não gosta de verAlexia com um massagis-ta. A casa de Nilo pega fogoe Nina o salva. Zezé co-menta com Adauto queLeleco também viajou. Tes-sália rejeita Darkson.Olenka e Monalisa se in-teressam pelo arquitetoque vai à casa nova. Muri-cy e Leleco chegam aCabo Frio. Nina mandaCarminha dar folga a Jana-ína e Zezé para que elasfiquem sozinhas em casa.Leleco vê Adauto e Tessá-lia chegando à casa deCabo Frio e esconde Mu-ricy. Nilo procura Jorginhoe diz que Nina é inocente.Nina exige que Carminhase separe de Tufão.

Conrado implora para ficarcom Cida. Socorro diz aChayene que as Empregue-tes pagarão uma multa seo contrato de sigilo sobre onovo vídeo for quebrado.Máslova se impressionacom a sinceridade de Con-rado ao falar de Cida. Klei-ton mostra o clipe das Em-preguetes para Elano. Fa-bian fica tenso ao saber queRosário se aproximou deInácio. Máslova procuraCida. Stela confessa a Ela-no que está interessadanele. Rosário se preocupacom a entrevista que deu aEloy. Cida encontra comConrado. Chayene expulsaEloy de casa. Sônia acon-selha Isadora a se insinuarpara Olavinho. Kleiton eTom discutem. Cida convi-da Brunessa para jantar namansão. Conrado pede odivórcio a Isadora. Socorroencontra o pendrive e qua-se é flagrada por Kleiton.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4O contato com pessoas experientesse encontra favorecido, principalmen-te no trabalho. Atividades em gruposão as mais indicadas hoje.

Touro21/4 a 20/5No setor profissional, você deveráser mais firme em suas decisões. Éhora de assumir suas responsabili-dades e uma postura de liderança.

Gêmeos21/5 a 20/6Não fuja de suas responsabilidades

Papo de Cabelo

no ambiente profissional. Será precisodar a devida importância às pessoasque estão ao seu redor.

Câncer21/6 a 21/7Se deseja conquistar seus objetivosprofissionais, ouça o que as pessoasmais experientes têm a dizer.

Leão22/7 a 22/8No trabalho, suas ações se voltamcompletamente para a conquista deseus objetivos. Há um clima de coo-peração entre colegas. Em casa, man-tenha a ordem e respeite o espaço de

cada um.

Virgem23/8 a 22/9É necessário finalizar um ciclo antes deassumir novas responsabilidades. Apaciência e a determinação são os me-lhores atributos em tudo o que faz e aju-dam você a moderar sua ansiedade.

Libra23/9 a 22/10No ambiente de trabalho, use sua de-terminação para superar os obstácu-los. Seja humilde e conte com o auxí-lio de pessoas próximas. Em família,ajude em tudo o que puder.

em suas atividades profissionais e ofe-reça sua ajuda a eles. Tarefas desen-volvidas em equipe são as mais favo-recidas.

Aquário21/1 a 19/2Ouça o que os mais experientes têm adizer antes de decidir fazer mudançasdrásticas em sua carreira.

Peixes20/2 a 20/3No serviço, terá que enfrentar novos de-safios para conquistar melhores resulta-dos e progredir mais na carreira. Se preci-sar, conte com a colaboração de colegas.

Escorpião23/10 a 21/11No campo profissional, sejadisciplinado(a) se quiser conquistarseus objetivos. Evite distrações e nãodesanime diante das dificuldades.

Sagitário22/11 a 21/12Quanto maior sua dedicação e concentra-ção nas tarefas de seu trabalho, mais pro-dutivo será o seu dia. Dê atenção aosfamiliares, principalmente os mais velhos.

Capricórnio22/12 a 20/1Conte com a colaboração de colegas

Cuidados para antese depois da depilação

Cheias de Charme

Segundo o dermatologista John Veasey, de São Paulo, algumas precauções são tão importantesquanto o método escolhido. Siga suas dicas e garanta a saúde e a beleza da sua pele:

- Verifique se a pele está machucada ou se apresenta alguma doença. “Toda vez que ocorre umaagressão na pele, a produção de pigmentos aumenta, resultando em manchas”, explica Veasey. Estasmachas podem ficar ainda mais acentuadas com a exposição solar. Portanto, depilar minutos antes deir à praia está fora de cogitação.

- Aposte na esfoliação antes de se depilar. Ela remove células mortas, facilita o crescimento dopelo e evita que ele encrave. Mas não exagere: uma vez por semana é o suficiente, e nunca no dia doprocedimento.

- Evite pelos encravados. O grande segredo para isso é sempre depilar com a pele limpa. “Ovapor abre os poros e facilita a remoção do pelo”. Aposte também na hidratação diária. “A chancede uma pele hidratada se irritar é menor”, diz o dermatologista John Veasey. Abuse de óleos ehidratantes, principalmente depois do banho.

MÉTODOS DE DEPILAÇÃOCom a pele preparada, escolha como remover os pelos.Lâmina de barbear: forma mais prática, barata e rápida de exterminar os pelos.

Deve ser feita sempre no sentido do crescimento do fio, com creme depilatório espe-cífico e sob água morna, que funciona como anti-inflamatório e ainda dilata osporos. Apesar da sensação de pelos mais grossos, a lâmina não altera aespessura dos fios. “O que ocorre é que ela corta o pelo na sua basemais grossa”, explica o dermatologista John Veasey. Dependendo daquantidade de pelos, é preciso retocar diariamente. E a lâmina deveser trocada a cada dois meses.

Cera: com este método, o pelo é arrancado da raiz e oefeito dura de duas semanas a um mês, dependendo daregião depilada e das características dos fios. Ao aplicara cera, observe se está no sentido do crescimentodo pelo. E retire-a no sentido contrário. Se escolhercera quente, verifique a temperatura antes de colocá-la na pele.

Creme depilatório: estes cremes são fáceis de usar, mas não garantem resultados a longo prazo, pois a remoção dos pelos é feita superficialmente(como acontece com a lâmina). Antes de usá-los, aplique uma pequena quantidade no antebraço para ver como sua pele reage e se há risco de reaçãoalérgica.

Máquina depilatória: método similar ao da cera, que arranca os pelos pela raiz, ela é simples e não provoca a bagunça da cera. Mas pode ser um poucodoloroso. Garante de duas a três semanas sem pelos.

CelebridadesViviane Araújo conta que descobriuViviane Araújo conta que descobriuViviane Araújo conta que descobriuViviane Araújo conta que descobriuViviane Araújo conta que descobriutraições de Belo por carta anônimatraições de Belo por carta anônimatraições de Belo por carta anônimatraições de Belo por carta anônimatraições de Belo por carta anônima

CelebridadesXuxa recebe R$ 2 milhõesXuxa recebe R$ 2 milhõesXuxa recebe R$ 2 milhõesXuxa recebe R$ 2 milhõesXuxa recebe R$ 2 milhõespara ficar morenapara ficar morenapara ficar morenapara ficar morenapara ficar morena

Escolha um método eficaz para remover seus pelos em casa e prepare pernas, axilas e virilha para os dias de sol

Cuidados para antese depois da depilação

Durante uma conversa noconfinamento do reality show do qualparticipa, Léo Áquilla questionou VivianeAraújo sobre como ela descobriu as trai-ções de Belo, na época em que os doisestavam juntos.

"A primeira que eu soube foi que eleme traiu com uma menina de São Paulo.Ela viajava com ele, como se fosse mu-lher, namorada. Ele não escondia de nin-

guém, levava para festas.Viajava quando tinha show para outros estados. Elaia de primeira dama! Pagava flat em São Paulo, carro. Aí, eu recebi uma cartaanônima e comecei a desconfiar, entendeu? Comecei a ligar um fato no outro,telefones, recado. Aí, a casa caiu, a gente quebrou o pau", disse.

Xuxa aceitou ficar morenapara uma marca de tintura.Segundo a coluna Radar da

revista Veja, ela receberá umabolada de R$ 2 milhões pelo

sacrifício. O tom das madeixasdeve ser castanho escuro.

O valor será doado pelaapresentadora para sua funda-ção, voltada para crianças eadolescentes. Pelo contrato

assinado com a imprensa, Xuxanão poderá pintar os cabelos de

outra cor por seis semanas.

Page 5: Edição do dia 22/08/2012

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 22 de agosto de 2012 Cidade e Esportes - 5

Circuito Maranhense deBeach-Soccer em setembro

Temporada 2012/2013 Copa 2014Fifa lança programa devoluntários, e governo

espera 100 mil recrutados

São Luís

Aos poucos, Brasil e Fifaseguem se afinando e entran-do no clima da Copa do Mun-do. Juntos num só ritmo,como diz o slogan do Mundi-al de 2014, país e entidademáxima do futebol deramnesta terça-feira mais umpasso para a realização dosdois principais eventos es-portivos dos próximos doisanos. Em Salvador, naBahia, a Fifa e o ComitêOrganizador Local (COL)lançaram o programa de vo-luntários para a Copa doMundo de 2014 e Copa dasConfederações de 2013.

As inscrições para o pro-jeto de voluntários para ostrabalhos diretamente liga-dos COL/Fifa para o Mundi-al e Copa das Confedera-ções começam nesta terça-feira no site da entidade.Posteriormente, será aber-to um novo processo de re-crutamento para voluntáriosligados ao governo federal eàs sedes. A expectativa doCOL e do governo federal éde que 100 mil voluntáriossejam recrutados.

No entanto, os voluntári-os que trabalharão exclusiva-mente subordinados ao COL/Fifa serão apenas 7 mil naCopa das Confederações e15 mil na Copa do Mundo.

O Circuito Maranhensede Beach-Soccer - tempora-da 2012/2013 terá início emsetembro, em 14 cidadesmaranhenses, e se estende-rá até fevereiro. O lançamen-to oficial da competição es-tadual ocorreu nessa segun-da-feira (20), na Arena Domin-gos Leal, na Lagoa daJansen, com a participaçãodo secretário de Estado doEsporte e Lazer, JoaquimHaickel; do presidente daFederação Maranhense deBeach-Soccer (FMBS),Eurico Pacífico; do ex-capi-tão da Seleção Brasileira,Junior Negão, e dos represen-tantes da Ambev, patrocina-dor desta edição do CircuitoMaranhense, por meio da Leide Incentivo ao Esporte.

De acordo com JoaquimHaickel, autor da Lei de In-centivo ao Esporte, é impor-tante que as empresas acre-ditem nos projetos esporti-vos. Haickel disse, ainda,que o Circuito Maranhense deBeach-Soccer será um even-to que irá descobrir valoresno esporte.

"Gostaria de agradecer àAmbev que é uma das em-presas que mais apoiam aLei de Incentivo. O CircuitoMaranhense é uma propostade interiorização do esporte.É um evento que vai movi-mentar as cidades em quevai passar e descobrir valo-res para engrandecer nossobeach-soccer”, declarou.

O Circuito será compos-

to por quinze etapas. As pri-meiras catorze etapas serãoclassificatórias para a fasefinal que ocorrerá em SãoLuís em fevereiro do ano quevem. Ao todo, mais de 2.600atletas, na categoria Sub-20,participarão da competiçãoestadual. A primeira etapaestá confirmada para o dia 7de setembro, na cidade deSão Vicente Férrer.

"Nossa intenção é levaro beach-soccer para o máxi-mo de municípios possíveisem nosso Estado. Nesta edi-ção do Circuito Maranhense,que tem o patrocínio do Go-verno do Estado, por intermé-dio da Secretaria de Esportee Lazer, com a Lei de Incen-tivo ao Esporte criada pelosecretário Joaquim Haickel,vamos levar a modalidadepara catorze cidades diferen-tes o que irá beneficiar o cres-cimento do esporte no Esta-do. Fico feliz por este momen-to favorável ao esportemaranhense.", declarou o

Brasileiros e estrangeirospodem participar da seleção.As inscrições para primeiraparte do programa poderãoser feitas através de um ca-dastro único no site da Fifa.Dentro de 15 dias, será feitauma avaliação, e a dependerdo número de inscritos, o pro-cesso pode ser encerrado. Aprevisão é que os treinamen-tos online comecem em de-zembro. Entre janeiro e feve-reiro de 2013, será o momen-to das dinâmicas de grupo,enquanto entre abril e maioos voluntários passarão portreinamentos específicospara que em maio de 2013,um mês antes da Copa dasConfederações, os voluntári-os estejam nos estádios.

O evento contou com aparticipação dos membrosdo COL, Ricardo Trade,Ronaldo, Bebeto, o secretá-rio executivo do Ministério doEsporte, Luis Fernandes,além do governador da Bahia,Jaques Wagner e diversasautoridades locais. Durante acerimônia, os representantesdo COL explicaram detalhesdo programa de voluntários.O diretor executivo do COL,Ricardo Trade destacou queé o momento de começar atirar os olhos dos estádios efocar nas obras imateriais.Oficinas, cursos e espetáculos no

segundo dia da Semana de Dança

Em São Luís

presidente da FMBS, EuricoPacífico.

A competição estadualtambém servirá para a forma-ção da Seleção Maranhenseda modalidade. Tanto que otécnico Chicão Castelo Bran-co irá acompanhar todas asetapas e tentar descobrir no-vos talentos para o beach-soccer maranhense. Nestaedição do CircuitoMaranhense, os jogos ocorre-rão nas cidades de São Luís,Paço do Lumiar, Raposa, SãoJosé de Ribamar, Morros,Axixá, Humberto de Campos,Primeira Cruz, Tutóia,Araioses, Caxias, Codó, SãoVicente Férrer e Imperatriz.

"É uma oportunidademuito boa que nós vamos ter.É uma facilidade de chegaraos nossos talentos. Buscartalentos que estão escondi-dos" declarou Chicão.

Capacitação - O Circui-to será composto por 15 eta-pas. As primeiras 14 serãoclassificatórias para a fase

O segundo dia da VI Se-mana Maranhense de Dança,realizada pela Secretaria deEstado da Cultura (Secma),por meio do Teatro Arthur Aze-vedo (TAA), terá cursos, pa-lestra, oficinas e apresenta-ção de intervenções e espe-táculos de dança A progra-mação desta quarta-feira (22)começa às 9h, no Salão Ver-sátil do Teatro Arthur Azeve-do, com a realização de pa-lestra que será proferida peloprofessor Henrique Rodovalho,de Goiás. Os ingressos paraos espetáculos nos teatrossão retirados duas horas an-tes das apresentações.

Ainda pela manhã, noSalão de Dança do TAA, nohorário das 11h às 13h serárealizada a oficina DançaContemporânea 2, ministra-da pelo professor Marcos

Buaite, de Goiás.No turno da tarde, das

13h às 15h o professor JoãoPaulo Gross, também deGoiás, no mesmo espaço,fecha a oficina RelaçõesEstabelecidas entre Corpo eEspaço. No horário das 15hàs 17h o espaço será utiliza-do por alunos e bailarinos naoficina Balé Clássico II, como professor Flávio Sampaio,do Ceará.

O Salão Versátil (TAA),das 15h às 17h, recebe a ofi-cina Dança do Ventre I, coma professora maranhenseSheila Franco. No horáriodas 17h às 19h será minis-trada a oficina Pilates parabailarinos, com a professoramaranhense Erika Saikai. Obailarino e professor EriveltoViana utiliza o espaço nohorário das 19h às 21h para

final que ocorrerá em SãoLuís em fevereiro do ano quevem. “Nossa intenção ampli-ar o beach-soccer para todoo Maranhão. Nesta edição,vamos levar a modalidadepara várias cidades. Fico fe-liz por este momento favorá-vel ao esporte maranhense”,comemorou o presidente daFMBS, Eurico Pacífico.

A primeira etapa será emsetembro, em São Luís. Emseguida, passará pelas cida-des de Paço do Lumiar, Rapo-sa, São José de Ribamar, Mor-ros, Axixá, Humberto de Cam-pos, Primeira Cruz, Tutoia,Araioses, Caxias, Codó, SãoVicente Férrer e Imperatriz.

A competição desta tem-porada contará, também,com cursos para técnicos eárbitros e clínicas para crian-ças, realizadas em todas ascidades-sede do CircuitoMaranhense. “Capacitare-mos técnicos e árbitros edaremos a oportunidade paraque as crianças tenham con-tato com o beach-soccer pormeio das clínicas que iremospromover”, disse Pacífico.

Ao todo, 2.688 atletasparticiparão do Circuito du-rante todas as etapas. Acompetição ainda servirápara a formação da SeleçãoMaranhense da modalidade.São parceiros, também,Guaraná Antarctica e daPneuaço, prefeituras, Servi-ço Social da Indústria (Sesi)e Federação Maranhensedos Municípios (Famem).

ministrar a oficina Corpo ePresença na Dança.

No salão do Lítero Por-tuguês, na Praça João Lis-boa, bailarinos e dançarinosse esmeram na oficina Dan-ça de Salão II que aconteceaté a quinta (23), no horáriodas 19h às 21h, com os pro-fessores Jaime Aroxa eBianca Gonzales, do Rio deJaneiro.

Desenvolvimento de umaLinguagem de Dança, a par-tir das danças populares bra-sileiras, é a oficina que acon-tece na Sala Olinda Saul deDança, do Ballet Olinda Saul(ao lado do TAA), no horáriodas 15h às 18h, ministradapelos professores ÂngeloMadureira e Ana CatarinaVieira, de São Paulo.

Espetáculos - A progra-mação de espetáculos da VI

Semana Maranhense deDança terá nesta quarta-fei-ra, na Praça Nauro Macha-do, às 17h apresentação degrupos de Dança de Rua.

Enquanto o TeatroAlcione Nazaré, do Centro deCriatividade Odylo Costa, fi-lho, na Praia Grande, às 19ho Núcleo Atmosfera de Dan-ça, de São Luís, apresenta oespetáculo "Imaterial", como elenco de bailarinos forma-do por: Gilberto Martins,Leônidas Portella, MarinaCorrêa, Marinildes Brito, SaraReis, Thatielle Abreu, Timó-teo Cortes, Vanessa Bastose Valéria Mendonça, com di-reção artística e dramaturgiaassinada pelo professorLeônidas Portella e apoio dosgrupos DRAO - Teatro da(in)Constância e Grupo Carade Arte.

Secretário Joaquim Haickel e demais autoridades e atletas na solenidade de lançamento

Ronaldo e Bebeto ao lado do governador da Bahia no evento da Fifa

Caema comunica paradano Sistema Sacavém

A Companhia de Sanea-mento Ambiental doMaranhão (Caema) comuni-ca que, em continuidade aosserviços de manutenção elé-trica e reforma civil dassubestações elétricas 1, 2 e5, realizará mais uma para-da no Sistema Sacavém, noperíodo das 8h à meia noite,desta sexta-feira (24).

Comunica ainda, que oabastecimento será reduzidonos seguintes bairros: Cen-tro, São Pantaleão, MadreDeus, Goiabal, Codozinho,Vila Bessa, Belira, Lira, par-te da Areinha, Macaúba,Apicum, Camboa, VilaBangu, Diamante, Vila Pas-sos, Coréia de Baixo, Coréiade Cima, Sítio do Meio, Alto

da Boa Vista, Retiro Natal,Liberdade, Tomé de Sousa,Fé em Deus, Floresta e par-te do Monte Castelo.

A ação faz parte do pro-grama de revitalização paramelhoria dos sistemas deabastecimentos de água.

Na sexta-feira

Page 6: Edição do dia 22/08/2012

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 22 de agosto de 20126 - Municípios

MaranhãoSejap e DPE garantem

políticas sociais a detentos

Cerca de mil detentos dosistema carceráriomaranhense estão sendobeneficiados por políticassociais realizadas por meiode convênio firmado entre aSecretaria de Estado de Jus-tiça e da Administração Pe-nitenciária (Sejap) e aDefensoria Pública do Esta-do do Maranhão (DPE-MA).

Por meio da assistênciajurídica os dois órgãos têmgarantido agilidade no pro-cesso de internos. O secre-tário Estado de Justiça e daAdministração Penitenciária,Sergio Tamer, destacou acontribuição das ações paraa diminuição de detentos nasunidades prisionais do esta-do. "Com o trabalho dos de-fensores, os internos estãotendo os processos revistose isso é fundamental”.

Sobre a parceria mantidacom a Sejap, o defensor pú-

blico geral, Aldy Mello Filho,reafirmou o compromisso decontinuar atuando nas unida-des prisionais, em conformi-dade com a Lei de ExecuçãoPenal (LEP).

O trabalho concentradoda instituição foi responsávelpela realização de mais de16 mil atendimentos jurídicose psicossociais aos presose aos familiares destes,registrados entre abril de2010 a abril deste ano, comoparte das ações do Projeto"Assistência Jurídica Integrale Gratuita aos Presos e seusFamiliares", desenvolvido emparceria com o Ministério daJustiça, por meio da Secre-taria de Reforma do Judiciá-rio. Paralelo a esse projeto,a DPE ainda contabilizou, dejaneiro a 15 de agosto desteano, outros 3.785 atendimen-tos jurídicos voltados à exe-cução penal.

Secretário anuncia construçãode cozinha escola e restaurante

São LuísGoverno do Estado entrega

Teatro Padre Haroldo àcomunidade da Liberdade

Maranhão chega na segunda etapacom vitória no Rally dos Sertões

Adrenalina

A segunda etapa da 20ªedição do Rally dos Sertões,promovido pelo Governo doEstado, por meio da Secre-taria de Turismo, foi deadrenalina tanto para compe-tidores quanto para os curio-sos e amantes do esporteque aguardavam os pilotos aolongo do trajeto trechoBarreirinhas - Bacabal.

"Esta sendo uma grandefesta em cada localidade quechegamos. A passagem dorally está estimulando a eco-

nomia do nosso estado, aotempo que gera durante todosesses dias, empregos comgeração de renda para as co-munidades por onde passa",disse o secretário de Estadodo Turismo, Jura Filho.

Foram 514 km (1 km dedeslocamento inicial; 148 kmde especial e 365 km de des-locamento final) que termina-ram com vitória nesta etapapara o cearense Tom Rosa.Mesmo com o resultado, opiloto aparece no geral em

sétima posição numa vastadiferença para o Maranhão,grande anfitrião da festa.

Nos quadriciclos, quemaparece mesmo muito bemcolocada é a turmamaranhense. Depois de LuizTarquínio vencer a primeira eta-pa, entre São Luís eBarreirinhas, Bento Alves, oJatobá, lidera o acumulado dacompetição com (6h17min47).

"Tive apenas um erro por-que não recebi o carimboobrigatório o que me penali-zou na etapa de hoje (nestasegunda-feira). Mesmo assimgraças a Deus estamos beme vamos buscar uma boa co-locação na terceira etapa ain-da dentro de casa", frisou.

A rota especial contoucom praticamente 100% deareia, nas dunas dos peque-nos Lençóis maranhenses, oque obrigou 30 km do trechoserem por navegação de GPS.

Nas motos, o melhor dodia foi Dario Júlio Souza com02h13min02s1. No quadrogeral de colocações, RicardoMedeiros categoria Ov4 apa-rece em nono lugar, seguido

de Paolo Mussalém, na dé-cima terceira posição, e deRaul Lima, na décima sextacolocação. "Hoje (nesta se-gunda-feira) a etapa foi me-nos cansativa e a equipe demotos tem buscado boascolocações e vamos seguirtentando", ressalta o pilotoRicardo Medeiros.

Entre os UTVs, catego-ria que faz sua estreia noSertões, em caráter experi-mental, a vitória ficou comJason Oliveira / Marcos Lara(Polaris Razor XP900). Nogeral, a dupla é vice-líder,atrás de Heronaldo Segundo/ Guga Costa (Polaris RazorXP900). A diferença é de14min18.

Na categoria caminhãoleve, os pilotos maranhensesda Ford, Fábio Cadass /JoãoAfro, precisaram abortar a tri-lha em função do fluxo de ve-ículos quebrados e com pro-blemas no percurso. "Aindatentamos seguir mais acha-mos mais prudente abortar atrilha poupando o carro pararender mais na terceira eta-pa", explica Fábio.

Em comunidade quilombola

Anúncio de instalação decozinha escola e implanta-ção de restaurante popular nacomunidade quilombola deCatucá, reuniões com servi-dores da Agência Estadual dePesquisa Agropecuária eExtensão Rural (Agerp) ecom trabalhadores ruraismarcaram as ações do se-cretário de Estado do Desen-volvimento Social e Agricul-tura Familiar FernandoFialho, em Bacabal (a 280Km de São Luís). A viagem,que foi dividida em três mo-mentos, foi a segunda deuma série que será realiza-da ao longo deste ano.

O objetivo do secretárioé inspecionar o trabalho quevem sendo desenvolvimentopelo Governo do Estado nosmunicípios, além de ouvir osagricultores, dirimir dúvidas eorientar sobre a importânciada produção agrícola comassistência técnica devida.Em Bacabal, a comitiva foicomposta pelo secretário deEstado de Turismo, Jura Fi-lho; pelo diretor geral daAgência Reguladora do Ser-viço Público do Maranhão,Remi Ribeiro; e pelo deputa-do federal Alberto Filho.

Na reunião com os agri-cultores, o chefe do Depar-tamento de Arranjos Produti-vos Locais da Sedes, JoséCarlos Durans Pinheiro, tiroudúvidas dos trabalhadoressobre a elaboração de proje-tos. A agricultora RaimundaOliveira Carvalho, conhecidacomo dona Dinha, pediu ori-entação para um projeto deconstrução de padaria nacomunidade quilombola dePiratininga. “A gente precisaaproveitar oportunidadescomo essa que o governoestá nos dando. Lá na comu-nidade, ninguém vende pão.

Com o nosso projeto, nóspodemos vender para as fa-mílias dos agricultores, esco-las e presídio”, afirmou.

Fernando Fialho apre-sentou aos agricultores umfilme que retrata a mudançade vida de agricultores apósreceberem assistência téc-nica, por meio também doapoio do poder municipal. “Éfundamental o engajamentodos prefeitos para o cresci-mento da agricultura famili-ar nos municípios. Essa éuma das estratégias paracombatermos a extrema po-breza no estado”, garantiu.

No contato com Fialho,os funcionários da Agerp ci-taram o Mercado do Agricul-tor como exemplo exitoso douso da assistência técnicaaos agricultores emBacabal. O local funcionaanexo ao prédio da Agência.O mercado é o único doMaranhão onde os agriculto-res vendem os produtos dascomunidades diretamentepara o consumidor, sematravessadores entre produ-tores e compradores - o pro-cesso com participação deterceiros é que encarece osprodutos.

Após a conversa, o se-cretário marcou um novo en-contro no qual será apresen-tado um projeto com propos-tas para o setor a serem de-senvolvidas em Bacabal.

Mulheres de Catucá -Fernando Fialho tambémteve um encontro comagricultoras da comunidadequilombola de Catucá, dis-tante 20 km de Bacabal ecomandada por mulheres.Com assistência técnica daAgerp, as agricultoras ruraissaíram da era do escambopara renda mensal de até R$1.500,00.

Secretário Fernando Fialho conversa com moradora da comunidade

Piloto de moto teve dificuldades para enfrentartrechos de areias nas dunas dos pequenos Lençóis

Secretário Sérgio Tamer e defensor público geral, Aldy Mello Filho

A governadora RoseanaSarney entrega à comunida-de do Bairro da Liberdade,nesta quarta-feira (22), às17h, o Espaço Mais Cultura- Teatro Padre Haroldo, loca-lizado em frente à PraçaMário Andreazza (Viva Liber-dade). Participarão, também,da solenidade a coordenado-ra geral de gestão emobilização social do Minis-tério da Cultura, SilvanaTamiazi, os secretários deCidades e DesenvolvimentoUrbano, Pedro Fernandes, eda Cultura, Olga Simão, alémde representantes do Conse-lho Cultural da Liberdade eautoridades locais.

Totalmente reformado eampliado com a construçãode mais um andar, o espaçoganhou aparelhagem de some luz, auditório, palco, cama-rim, banheiros, sinalizaçãointerna e uma sala deinformática. O Espaço MaisCultura - Teatro PadreHaroldo - faz parte das me-

tas do Projeto PAC Rio Anile é resultado de uma parce-ria do Governo do Estado, pormeio das Secretarias de Es-tado de Cidades e de Cultu-ra, e do Governo Federal, porintermédio dos Ministérios deCidades e de Cultura.

O espaço terá uma ges-tão compartilhada que serácoordenada pelo ConselhoCultural e Comunitário da Li-berdade, em parceria com aSecretaria de Estado de Cul-tura.

De acordo com o secre-tário Pedro Fernandes, obairro da Liberdade é um dosberços culturais de São Luíse na Semana da Cultura Po-pular, e próximo ao aniversá-rio dos 400 anos da cidade,o governo entrega à comuni-dade, um espaço equipadocom condições de dissemi-nar, formar e elevar a culturapopular maranhense comoum exemplo de reconheci-mento e de preservação danossa tradição.

Page 7: Edição do dia 22/08/2012

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 22 de agosto de 2012 Geral - 7

Presidente abre exposiçãoem homenagem a SL

Tribunal de JustiçaFabricante do Toddynhopagará R$ 420 mil por

produto com detergente

Brasil

Do G1

A Pepsico do Brasil Ltdapagará multa de R$ 420 milpela distribuição doachocolatado Toddynho comproduto usado para limpeza,à base de água e líquido de-tergente, em setembro doano passado no Rio Grandedo Sul. O acordo foi firmadocom o Ministério Público,através da Promotoria de Jus-tiça de Defesa do Consumi-dor, após a empresa adotarmedidas para evitar ouminimizar acidentes relativosao produto com problema.

Na indenização, R$ 390mil vão para o Fundo da In-fância e Juventude do RioGrande do Sul, e R$ 30 milserão destinados à Fundaçãodo Vale do Taquari de Edu-cação e Desenvolvimento edoação de equipamento àFundação Estadual de Pro-teção Ambiental (Fepam).

O G1 entrou em contatocom a assessoria de impren-sa da Pepsico pela manhã.Por volta do meio-dia, a em-presa se manifestou confir-mando o acordo para o pa-gamento da indenização, eacrescentou que "a alteraçãode qualidade apresentadaem setembro de 2011 emcerca de 80 unidades do pro-duto distribuídas no RioGrande do Sul tratou-se deuma falha pontual ecorrigida."

Ao menos 39 pessoasde 15 municípios do Rio

Grande do Sul relataram re-ações como sensação dequeimadura, feridas naboca, náusea e cólicas aoingerir o produto de 200 ml,do lote com numeração L432. Na época, a empresa in-formou que houve falha du-rante o processo dehigienização dos equipamen-tos na fábrica em Guarulhos,na Grande São Paulo. "Hou-ve uma falha e uma das li-nhas envasou algumas em-balagens de Toddynho como produto usado para limpe-za, à base de água e líquidodetergente", impróprios parao consumo.

Pelo acordo, após reali-zar recall e disponibilizaratendimento especializadoaos consumidores, aPepsico comprometeu-se aadotar medidas deimplementação, alteraçãoou substituição de suas li-nhas de produção.

Conforme o MP, o acor-do não prejudica as açõesindividuais das vítimas pordanos do produto.

Seir participa de reunião do Pacto paraCriança e Adolescente do Semiárido

Qualidade de vida

A Secretaria de Estadoda Igualdade Racial (Seir),vinculada à Casa Civil, re-presentará o Maranhão naReunião Nacional dos Co-mitês Estaduais do Pacto“Um mundo para a criançae o adolescente doSemiárido”, que será reali-zada em Brasília, nestaquarta-feira (22).

A atividade será promo-vida pelo Fundo das NaçõesUnidas para a Infância(UNICEF) com o objetivo deacompanhar as iniciativasdesenvolvidas pelos Comi-tês Estaduais do Pacto.Cada estado terá a oportu-

nidade de apresentar asações que estão sendoimplementadas com vistasà melhoria da qualidade devida de crianças e adoles-centes da região dosemiárido do Brasil.

Na oportunidade, a Seir,que é o órgão articulador docomitê gestor do Maranhão,será representada pela se-cretária-adjunta da Seir, Be-nigna Almeida, que apresen-tará a situação do comitê doestado, além de apresentaro plano de trabalho desen-volvido pelos membros docomitê para o período de2012 a 2014.

"Será um momento demonitorar as iniciativas doscomitês estaduais, e tam-bém de trocar experiênciascom outros estados quevem desempenhando umimportante papel na cons-trução e implementação depolíticas públicas voltadaspara a infância e adolescên-cia", disse a secretária ad-junta da Igualdade Racial,Benigna Almeida.

Na programação da reu-nião está ainda a realizaçãode informes do Unicef a res-peito da retomada nacionaldo pacto Pacto Um mundopara a criança e o adoles-

cente do Semiárido e a dis-cussão sobre as estratégi-as de articulação da inicia-tiva Água na Escola quetem como objetivoimplementar um conjunto deações que garantam a todaescola pública localizada naregião do Semiárido o aces-so à água de qualidade e ainstalações sanitárias ade-quadas.

Também participarão dareunião, representantes doMinistério do Desenvolvimen-to Social, e Combate àFome, Ministério deIntegração Social e da Agên-cia Nacional de Águas.

Governo lança edital paraviabilizar a implantação deParque Tecnológico no MA

Programa

Ciência e Tecnologia

Aberto no site da Fapema o cadastropara as atividades da SNTC 2012

O Governo do Estado,por intermédio da Fundaçãode Amparo à Pesquisa e aoDesenvolvimento Científicoe Tecnológico do Maranhão(Fapema) e da Universida-de Virtual do Maranhão(Univima), órgãos vincula-dos à Secretaria de Estadode Ciência, Tecnologia e En-sino Superior (Sectec), lan-çou, na segunda-feira (21), oedital Programa de Suporteà Implantação de Ações Es-tratégicas em Pesquisa, De-senvolvimento Tecnológico eInovação no Estado doMaranhão (AEP-SECTEC/FAPEMA Nº 36/2012).

O Programa é um ins-trumento idealizado paraoperar de forma comple-mentar a projetos específi-cos infraestruturantes, aten-dendo as necessidades derecursos humanos comuma visão racional e efici-ente, explorando asespecificidades e as seme-

lhanças dos projetos aten-didos. Um dos pontos pre-tendidos pelo edital é darapoio para a concepção,conceituação, quantificaçãoe viabilização do primeiroparque tecnológico doMaranhão, elaborando umplano de negócios específi-co, cronograma e parcerias.

Com grande importân-cia para o desenvolvimentoeconômico e social do país,os Parques Tecnológicosconcentram empresas einstituições associadas, cri-ando um ambiente favorávelà inovação tecnológica. Àmedida que passam a com-partilhar do mesmo ambien-te, empresas, universida-des, centros de pesquisa einvestidores geram benefíci-os econômicos para seusparticipantes e para as co-munidades, devido à cola-boração entre seus partici-pantes e as instituiçõesparceiras.

Nos últimos anos oMaranhão vem se destacan-do entre os estados brasilei-ros na realização de ativida-des durante a Semana Naci-onal de Ciência e Tecnologia.De 2008 até o ano passado,o número de atividades cien-tíficas durante a realizaçãoda Semana praticamentequintuplicou, subindo de 256para 1.112 em 2011. Núme-ros, que levaram o Maranhão

a ocupar o sexto lugar entretodos os estados do Brasilna apresentação de projetosde conhecimento e o segun-do lugar no Nordeste, fican-do atrás apenas dePernambuco.

Nesta terça-feira (21),com a meta de chegar aoprimeiro lugar no ranking, oGoverno do Estado lançou aSemana Nacional de Ciênciae Tecnologia no Maranhão, o

evento foi coordenado pelasecretária de Estado de Ci-ência, Tecnologia e EnsinoSuperior, Rosane NassarMeireles Guerra e pelo pre-sidente da Fundação de Am-paro à Pesquisa e ao Desen-volvimento Científico eTecnológico do Maranhão(Fapema), Antônio LuizAmaral Pereira.

Durante a reunião, reali-zada no Palácio Henrique de

La Rocque, foi apresentadaa estrutura da SNTC - 2012no Estado do Maranhão, queacontece de 15 e 21 de ou-tubro, com o tema EconomiaVerde, sustentabilidade eerradicação da pobreza. Ocadastro para as atividadesque vão ser desenvolvidas naSemana de Ciência eTecnologia, já está aberto epode ser feito pelo site daFapema (www.fapema.br).

O presidente do Tribunalde Justiça (TJMA), AntonioGuerreiro Júnior,desembargadores, juízes econvidados estiveram noFórum no FórumDesembargador Sarney Cos-ta, no Calhau, na noite destasegunda-feira, 20, para aabertura da exposição foto-gráfica “A Justiça e a Cidade”,com a qual o Judiciário esta-dual homenageia até sexta-feira os 400 anos de São Luís.

Idealizador do evento cul-tural, o desembargador Guer-reiro Júnior foi generoso nosadjetivos com que descreveua cidade e seus encantos.“Este resgate histórico deixaa nossa capital ainda maisimportante no cenário nacio-nal”, enfatizou.

A mostra que o TJMAleva ao público evidencia fla-grantes da capitalmaranhense dos séculos XIVe XX- desde a rica arquitetu-

ra com nítida influênciaeuropeia a simples detalhesdo cotidiano. São 20 ilustra-ções reproduzidas de acer-vos de litografias e cartõespostais de colecionadores.Observação mais apurada domaterial mostra cenas atéagora pouco conhecidas, aexemplo de um dirigível nor-te-americano sobrevoando ocentro histórico durante a IIGuerra Mundial (1939-1945).

Para o coordenador daexposição, desembargadorLourival Serejo, a iniciativa doTJMA ajuda a preservar amemória do Judiciáriomaranhense. “Ao visitar oevento as pessoas irão co-nhecer que a Justiça estadu-al está presente, como aCorte do segundo grau, des-de o século XVII. Somos aterceira corte de Justiça maisantiga do país”.

O historiador edesembargador aposentado,

Milson Coutinho, e o profes-sor-doutor em Direito do Es-tado, José Cláudio PavãoSantana, abordaram em pa-lestras os primeirosordenamentos jurídicos ins-tituídos no Maranhão.Coutinho deu foco a aspec-tos históricos em torno daorigem e fundação de São

Luís, e relacionados aos pri-meiros anos da Justiça, en-quanto Pavão versou sobre ainfluência da FrançaEquinocial na consolidaçãoda Justiça do estado.

“A Justiça e a Cidade”fica aberta ao público atésexta-feira, 24, sempre das8h às 18h.

O evento foi aberto pelo presidente Guerreiro Júnior

Page 8: Edição do dia 22/08/2012

Morte de Décio e grilagem

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

PolíciaPresa quadrilha envolvida

em assaltos e sequestroAções realizadas por

equipes de captura do 7º Dis-trito Policial, no Turu, pren-deram, na segunda-feira (20),três pessoas acusadas devários assaltos e sequestrona capital. Diogo HenriqueConceição da Silva, 20 anos;Luís do Socorro Neves Júnior,o “Luizinho”, 24 anos; JonatasCarvalho Sousa, 20 anos.

Eles foram detidos noBairro da Vila Luizão. Duran-te a operação, os policiaisapreenderam também umadolescente de 17 anos en-volvido na ação criminosa.

Há cerca de um mês a po-lícia vinha investigando a atua-ção da quadrilha na circunscri-ção do 7º DP. “Eles são sus-peitos de vários assaltos noParque Vitória, Vila Luizão, noTuru. Estamos investigandoainda outras ações do bandona capital”, contou o delegadotitular do 7º DP, Paulo Márcio.

Acusações - Dentre oscrimes investigados políciaem que já houve reconheci-mento da quadrilha, está umroubo de uma pistola e um

colete de um vigia de umaescola no Bairro Vila Luizão;um assalto a residência deum policial militar no BairroParque Vitória, crime ocorri-do em abril deste ano. Na oca-sião roubaram vários objetos,dentre eles a arma do PM.

Ainda de acordo com odelegado Paulo Márcio, elessão apontados como autoresde um sequestro relâmpagoocorrido no final de semana noBairro da Cohab. “As vítimasdevem comparecer na delega-cia para prestar depoimento efazer o reconhecimento doselementos”, afirmou.

O delegado Paulo Márciodisse, ainda, que Diogo eLuizinho detêm, somente no7º DP, mais de 10 passagenspor crimes de assaltos. “Asvítimas também podem com-parecer a delegacia para fa-zer reconhecimento da qua-drilha”, frisou.

Na Delegacia, eles foramautuados por formação dequadrilha qualificada, e emseguida levados para o Cen-tro de Triagem em Pedrinhas.

'Não existe manipulação emdepoimentos', diz delegado

Arrombadores

Polícia Militar realiza prisões na capital

Polícia Militar prendetraficante em Balsas

Policiais militares domunicípio de Balsas prende-ram, na segunda-feira (20),Wanderson Rodrigues dosAnjos, 18 anos, sob a acu-sação de tráfico de drogas.

A prisão ocorreu na casado traficante, localizada no Bair-ro Açucena. No local os polici-ais apreenderam 43 pedras decrack, oito trouxas de maconhae R$ 132,00 em espécie.

Ele foi conduzido à dele-gacia regional de Balsas eautuado em flagrante delitopelo delegado Alcides MartinsNunes Neto. No momento daprisão, estavam no local o ir-mão do traficante e dois co-legas, os três menores deidade. Eles também foramtambém conduzidos à dele-gacia, prestaram depoimento,

e liberados em seguida.O delegado Alcides infor-

mou que Wanderson com-pletou 18 anos no último dia18, e que por diversas vezeshavia sido apreendido. A mãedele, Raimunda Rodrigues dosAnjos, está presa há um ano,e responde pelos crimes dehomicídio e tráfico de drogas.

O delegado disse, ainda,que Raimunda é acusada deser mandante de um homi-cídio ocorrido no dia 8 demaio de 2010, que tevecomo vítima José Xavier deAbreu. O crime teria sidomotivado por acerto de con-tas. Ela está detida na regi-onal, mas aguarda decisãojudicial para ser transferidapara um presídio feminino,onde cumprirá à pena.

PM prende traficanteO serviço de Inteligência

da Polícia Militar culminaramcom a prisão de duas pes-soas no Bairro da CidadeOlímpica, na manhã destaterça-feira (21).

Na primeira ação, aPM prendeu Severiano dosAnjos Filho, 26 anos, acu-sado de tráfico. Logo de-pois, os militarem tiraramde circulação FábioRodrigues, o Fafá, foragi-do da cidade de Alcântara.Os dois foram conduzidospara o 18º DP e apresenta-

dos ao delegado Paulo deTarso.

De acordo com informa-ções, a guarnição da Polí-cia Militar vinha recebendoinformações a algum tempode movimentação de drogasna Rua 14, do Bairro CidadeOlímpica. Os militares mon-taram campana nas proximi-dades e identificaram umagrande movimentação depessoas na casa. No inícioda manhã, os policiais de-ram voz de prisão aoSeveriano.

O delegado Augusto Bar-ros Neto, da Superintendên-cia Estadual de Investiga-ções Criminais (Seic), mem-bro da Comissão que inves-tigou o assassinato do jor-nalista e blogueiro Décio Sá,afirma que não houve mani-pulação nas investigaçõesfeitas pela Polícia Civil emque é citado o nome do de-putado estadual RaimundoCutrim (PSD). Em entrevis-ta na edição desta terça-fei-ra (21), no programa PontoFinal, na rádio Mirante AM,ele disse estar defendendoa comissão de delegados daSecretaria de Estado de Se-gurança Púbica sem'corporativismo'.

- Nós de fato já acom-panhamos os trabalhos daSeic há muito tempo. Sem-pre tivemos os melhores pro-fissionais aqui na Seic. Es-ses trabalhos específicosque vem sendo desenvolvidono caso Décio Sá e que deveser desenvolvido em relaçãoa agiotagem tem obedecidoos critérios mais elevadosde preservação dos direitosdas pessoas. Ouvimos críti-cas da imprensa no que dizrespeito a não divulgação decertos nomes e das proce-dimentos que estão por vir,exatamente, para tentar pro-teger, preservar o máximo osdepoentes de qualquer influ-ências. Não se trata de jo-gar cortinas de fumaça so-bre as investigações porqueos resultados estão surgin-do. Todas as pessoas quedeviam estar indiciadas es-tão indiciadas. Todos aque-les que foram investigados enós tínhamos condições deouvir foram ouvidos. Quemtem foro privilegiado e que

depende de autorização ju-dicial, obedecemos a lei nodiz que respeito a esse as-pecto, para que nãomaculemos de forma algumaa investigação. Não possode forma alguma diminuir aimportância desses profissi-onais que tudo têm feito des-de o início das investiga-ções, a custo de muito sa-crifício pessoal, muito tem-po longe de suas famílias,chegar a uma verdade real.Não existe de qualquer sor-te manipulação de depoi-mentos. Não existe de qual-quer maneira qualquer tipode direcionamento nas in-vestigações. Nossos atosestão sendo acompanhadospelos advogados dosindiciados, pelo MinistérioPúblico, através do GrupoEspecial de Combate ao Cri-me Organizado do Ministé-rio Público - o GAECO -. Opróprio Judiciário vem sendoinformado paulatinamentedas diligências. Vem sendoconsultado, pontualmente,sempre que há necessidade

de um procedimento que de-pende de uma autorizaçãojudicial. Nós temos tido umapreocupação enorme em nãocriar qualquer tipo de empe-cilho legal a efetiva conde-nação das pessoas que es-tão envolvidas nessas inves-tigações - esclareceu.

Indagado sobre o co-mentário do deputadoRaimundo Cutrim, ao afirmar,em discurso, nesta segunda-feira (20), na AssembleiaLegislativa, de acordo feito pelapolícia com o pistoleiroJhonatan de Sousa Silva, as-sassino confesso do jornalistaDécio Sá, o delegado AugustoBarros declarou que não acom-panhou o depoimento e soubepor meio da internet. Elegarantiu que o Ministério Pú-blico acompanhou os depoi-mentos de Jonathan e que to-dos foram filmados.

- Qualquer tipo de mani-pulação é crime. Se houvequalquer tipo de crime, essecrime tem testemunhas. Es-ses trabalhos foram super-visionados. E os próprios pro-

fissionais que acompanha-ram o caso não tem esse tipode conduta. Os depoimen-tos do Jonathan foram acom-panhados pelo Ministério Pú-blico. Os seus interrogatóri-os foram filmados e està àdisposição do Poder Judici-ário, inclusive, o depoimen-to em que Jonathan cita onome do deputadoRaimundo Cutrim. Está tudofilmado e foi acompanhadopelo Ministério Público, ten-do em vista Jonathan aindanão ter um advogado. A di-zer que houve umdirecionamento no interroga-tório do Jonathan é deturparpor completo a conduta des-ses profissionais sérios quevêm acompanhando essetrabalho - enfatizou.

Discurso - O deputadoRaimundo Cutrim (PSD) su-biu na Tribuna daAssembleia Legislativa, natarde desta segunda-feira(20), para se defender dasacusações contra ele.

Durante depoimento, oparlamentar garantiu quenão tem nenhumenvolvimento com supostoesquema de grilagem de ter-ras e muito menos com amorte do jornalista Décio Sá,assassinado a tiros, em SãoLuís, na noite de 23 de abrilpassado, em um bar locali-zado na avenida Litorânea.

O deputado aproveitoupara criticar novamente o tra-balho do secretário de Esta-do de Segurança Aluisio Men-des e à imprensa, ao afirmarque vem sendo alvo de umacampanha “campanha covar-de e insidiosa” deflagradacom o intuito de desmoralizá-lo por completo na vida pú-blica do Maranhão.

Delegado Augusto Barros Neto

O trabalho da Polícia Mi-litar na Região Metropolita-na de São Luís resultou naprisão de duas pessoas eapreensão de um veículo, namadrugada desta terça-feira(21). Por volta das 3h, osmilitares prenderam LuísFelipe da Conceição, 18anos, e Carlos Eduardo ValeRodrigues, 32 anos. A prisãoaconteceu na Rua Santa Lu-zia, Bairro Divinéia.

De acordo com a polícia,

a dupla estaria envolvida emno arrombamento do CentroPedagógico Criativo, naDivinéia. Na ocasião, os ar-rombadores furtaram umMicro-system, um Grill e umventilador. Porém, durante aação criminosa, os militaresforam acionados e prende-ram os suspeitos.

Luís Felipe e CarlosRodrigues foram reconheci-dos por populares e foramdirecionados para o Plantão

do Cohatrac, onde foram au-tuados por furto. Os objetoslevados pela dupla foram re-cuperados e entregues aosresponsáveis pelo CentroPedagógico.

A polícia também apre-endeu um veículo por voltada 1h. A S-10, cor preta, pla-cas NMR-2430, eraconduzida por AndersonRafael Anchieta Aires, 23anos. No momento da abor-dagem, a polícia constatou

que o motorista não possuihabilitação e o veículo foiutilizado em vários assaltosem São Luís.

Segundo AndersonAires, o carro foi empresta-do pelo irmão, Tiago RibeiroAires, que conforme as des-crições seria o autor dos cri-mes. No interior do veículo,foram encontrados cinco ce-lulares, três notebooks, umaTV e a carteira de uma dasúltimas vítimas.