edição do dia 14/08/2009

6
www.oquartopoder.com O QUARTO PODER Fone: (98) 4141 - 08 91 [email protected] DIRETOR GERAL: UDES FILHO ANO 3 NÚMERO 360 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2009 PREÇO - R$ 1,00 Cidade oferece 1 milhão para quem achar sereia Deputado denuncia descaso na telefonia Rádio Timbira volta ao ar e comemora 68 anos Prefeitura intensifica recapeamento na C.O PÁGINA 4 PÁGINA 9 PÁGINA 7 A operação de recapeamento asfáltico, deflagrada pela Prefeitura de São Luís para recuperar as vias precárias da capital, chegou, nesta quinta-feira (13), à avenida Este, na Unidade 101 da Cidade Operária. A operação também está sendo executada nas avenidas Jaú, na Divinéia, e Oito, no Turu, vias de intenso fluxo de veículos. Os serviços de recapeamento da malha viária da capital tiveram início no último dia quatro de agosto pela avenida principal da Cidade Operária e é uma determinação do prefeito de São Luís, João Castelo, que tem como meta recuperar mais de 100 Km das principais avenidas, corredores de ônibus coletivos e vias de fluxo intenso em diversos bairros da cidade. Deputado Joaquim Haickel, irritado com a telefonia celular do Maranhão REVOLTA DOS CELULARES As constantes falhas no sistema de telefo- nia móvel foram duramente criticadas pelo de- putado Joaquim Haickel (PMDB) na sessão des- ta quarta-feira (13) na Assembléia Legislativa. Para ele, é inadmissível o descaso demonstra- do pelas operadoras no Maranhão. “É impossí- vel haver justificativa para o descaso das com- panhias, e aí eu quero citar todas, embora algu- mas sejam piores que outras. Mas não tem ne- nhuma melhor”, avaliou o parlamentar. Ele ressaltou que sistematicamente em São Luís os telefones celulares não funcionam. “E para que servem telefones em que não se pode falar? A minha indignação é tamanha por- que não podemos fazer absolutamente nada, a não ser espernear”, lamentou. PÁGINA 2 Cohatrac faz feijoada para construir casa de família carente PÁGINA 4 www.oquartopoder.com/ribamar www.oquartopoder.com/sherlock www.oquartopoder.com/robsonjr www.oquartopoder.com/ananery

Upload: o-quarto-poder

Post on 18-Feb-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder edição impressa

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 14/08/2009

www.oquartopoder.com

O QUARTO PODER

Fone: (98) 4141 - 08 [email protected]

DIRETOR GERAL: UDES FILHO ANO 3 NÚMERO 360 SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2009 PREÇO - R$ 1,00

Cidade oferece 1milhão para quem

achar sereia

Deputado denunciadescaso na telefonia

Rádio Timbiravolta ao ar

e comemora68 anos

Prefeitura intensificarecapeamento na C.O

PÁGINA 4

PÁGINA 9

PÁGINA 7

A operação de recapeamento asfáltico, deflagrada pela Prefeitura de São Luís para recuperar as viasprecárias da capital, chegou, nesta quinta-feira (13), à avenida Este, na Unidade 101 da Cidade Operária.A operação também está sendo executada nas avenidas Jaú, na Divinéia, e Oito, no Turu, vias de intensofluxo de veículos. Os serviços de recapeamento da malha viária da capital tiveram início no últimodia quatro de agosto pela avenida principal da Cidade Operária e é uma determinação do prefeitode São Luís, João Castelo, que tem como meta recuperar mais de 100 Km das principais avenidas,corredores de ônibus coletivos e vias de fluxo intenso em diversos bairros da cidade.

Deputado Joaquim Haickel, irritado com a telefonia celular do Maranhão

REVOLTA DOS CELULARES

As constantes falhas no sistema de telefo-nia móvel foram duramente criticadas pelo de-putado Joaquim Haickel (PMDB) na sessão des-ta quarta-feira (13) na Assembléia Legislativa.Para ele, é inadmissível o descaso demonstra-do pelas operadoras no Maranhão. “É impossí-vel haver justificativa para o descaso das com-panhias, e aí eu quero citar todas, embora algu-mas sejam piores que outras. Mas não tem ne-nhuma melhor”, avaliou o parlamentar.

Ele ressaltou que sistematicamente em SãoLuís os telefones celulares não funcionam.“E para que servem telefones em que não sepode falar? A minha indignação é tamanha por-que não podemos fazer absolutamente nada, anão ser espernear”, lamentou. PÁGINA 2

Cohatrac faz feijoada paraconstruir casade família carente

PÁGINA 4

www.oquartopoder.com/ribamarwww.oquartopoder.com/sherlockwww.oquartopoder.com/robsonjrwww.oquartopoder.com/ananery

Page 2: Edição do dia 14/08/2009

JORNAL O QUARTO PODER

E n d e re ç o : P a r q u e U n i v e r s i t á r i o , Tr a v e s s a S o u s â n d r a d e , n ° 1 – Ti r i r i c a l – C e p 6 5 0 5 9 - 8 1 0 - S ã o L u í s - M A .

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoJimmy Olsen

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail : [email protected]

Deputado denuncia descasona telefonia móvel do Estado

As constantes falhas nosistema de telefonia móvelforam duramente criticadaspelo deputado Joaquim Hai-ckel (PMDB) na sessão des-ta quarta-feira (13) na As-sembléia Legislativa. Paraele, é inadmissível o des-caso demonstrado pelasoperadoras no Maranhão.

“É impossível haver jus-tificativa para o descaso dascompanhias, e aí eu quero ci-tar todas, embora algumas

sejam piores que outras.Mas não tem nenhuma me-lhor”, avaliou o parlamentar.

Ele ressaltou que siste-maticamente em São Luís ostelefones celulares não fun-cionam. “E para que ser-vem telefones em que nãose pode falar? A minha in-dignação é tamanha por-que não podemos fazerabsolutamente nada, a nãoser espernear”, lamentou.

Joaquim Haickel disse

2 GERAL SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SEXTA-SEXTA-SEXTA-SEXTA-SEXTA-FEIRA,FEIRA,FEIRA,FEIRA,FEIRA, 14 14 14 14 14 DE DE DE DE DE AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

UM TIRO EM SARNEYConfiante em seus despachos nos quais arquivou de-

núncias e representações, Duque disse que o único riscode desarquivamento dos processos é no caso de "um jul-gamento eminentemente político" pelos integrantes de seucolegiado. "Estou confiante que vou ganhar de todos [osrecursos contra o arquivamento de representações]. Es-tão todos muito bem fundamentados. Agora o perigo é ofator moral, isso não é um conselho de anjos", disse.

UM TIRO EM SARNEY 2Duque sinalizou que a votação dos pedidos de desar-

quivamento das denúncias e representações, 11 contraSarney e uma contra o líder tucano Arthur Virgílio (AM),deve ser realizada na próxima semana.Ele também disseque já está em contato com a gráfica do Senado para aedição de um livro com a íntegra de todas as representa-ções, denúncias, despachos de arquivamento e recursos."Isso é coisa de política muito séria. A biblioteca da Casadeve ter isso, as Assembleias Legislativas devem ter isso.Afinal, mexeu com a honra de muitas pessoas", disse.

ROSEANA O FENÔMENOQue a governadora Roseana Sarney é uma das poucas

personalidades políticas do Maranhão detentoras de um gran-de carisma vindo da massa popular, não é novidade.

Li, ontem, no blog do jornalista Marcos AurélioD`Éça (Imirante), uma postagem que narrava a de-monstração de simpatia à governadora, protagonizadapor professores e alunos da rede de ensino pública es-tadual, durante evento realizado na quarta-feira (12),para o lançamento do plano educacional "Escola Viva".

ROSEANA O FENÔMENO 2O jornalista do Sistema Mirante fez comentários com

os quais concordo, no entanto, deve-se observar que,nas duas gestões que antecederam Roseana Sarney, ado ex-governador José Reinaldo e a do governador cas-sado Jackson Lago, tanto Roseana Sarney como suafamília e os membros de seu grupo, foram vitimas deenormes campanhas de desconstrução de imagem, emdiversos meios de comunicação, no Maranhão inteiro.

ROSEANA O FENÔMENO 3Roseana precisa reconquistar preciosos votos, o que

não é impossível. A governadora vem fazendo o "deverde casa" de forma correta, mas não deve se deixar levarpela ilusão de que continua com a imagem intacta. Jack-son e Zé Reinaldo foram péssimos administradores, mas,no entanto, tiveram dinheiro suficiente para usar no des-gaste da imagem do grupo Sarney e seus lideres.

ROSEANA O FENÔMENO 4O governo Roseana começou bem, a governadora está

no caminho certo. Mas não pode deixar que seu governo sejaditado por seus secretários. Roseana deve administrar compulso e fiscalizar os trabalhos desenvolvidos em cada pasta.

ROSEANA O FENÔMENO 5Tanto Jackson Lago, como José Reinaldo cometeram er-

ros grotescos em suas administrações, o que poderá atenuar odesgaste de imagem que promoveram contra Roseana Sarney,mas isso é mera especulação. Cabe a Roseana comandar oMaranhão e o destino político de seu grupo. Qualquer vaciloseu, ou de seus secretários e conselheiros, a esta altura do cam-peonato, poderá complicar e comprometer o grupo inteiro.

COMUNISTA E CAVIARAdversários do comunista Flávio Dino, o acusam de fazer

parte de um grupo de comunistas elitistas comedores de ca-viar. Dizem que Dino pretende, se eleito governador, pro-mover um governo formado por intelectuais. O que, paraalguns, é sinal de problemas. Com apalavra, Flávio Dino.

[email protected]

SHERLOCK

Deputado Joaquim Haickelque, como vice-líder do Gover-no na Assembléia, indicou odeputado Nonato Aragão paraser presidente da Comissão dosDireitos dos Consumidores naCasa, e com ele vai propor arealização de uma audiênciapública para discutir a telefo-nia móvel. Mas admitiu que aAssembléia Legislativa do Ma-ranhão pouco ou nada pode fa-zer, porque a telefonia é umaconcessão pública federal.

“Eles não devem ao Esta-

do do Maranhão nenhumaobrigação. Talvez devam umpouquinho de respeito e desatisfação, mas o que a gen-te tem visto aqui é o totaldescaso”, enfatizou ele.

O deputado levantou a pos-sibilidade de acionar a justiçapara que as companhias tele-fônicas sejam punidas pelosprejuízos que as constantespanes têm causado aos consu-midores. “Imaginem uma pes-soa que teve um enfarte, e ousuário de uma dessas compa-nhias telefônicas precise ligarpara um hospital ou para umserviço de ambulância, e nãoconseguir porque a rede estáfora do ar. Se fosse em umlugar sério, essa companhiatelefônica seria penalizada demaneira extremamente seve-ra. Mas no Maranhão issonão acontece!”, reclamou.

Joaquim Haickel tambémcobrou atuação da AgênciaNacional de Telecomunica-ções (Anatel), que é respon-sável pela fiscalização dessasempresas. “Reclamamos enão recebemos nenhumaexplicação, pagando caropor um serviço de péssimaqualidade. É preciso convo-car essas companhias paraque elas venham, pelo me-nos, prestar esclarecimen-tos a esta Casa”, conclui.

Deputado Flávio Dino apóia ametropolização da grande SL

O deputado federal FlávioDino, que integra a Comissãode Desenvolvimento Urbanoda Câmara dos Deputados,reúne-se nesta sexta-feira, dia14, às 15h, com o prefeito deRibamar, Luís Fernando Sil-va para falar sobre a impor-tância da metropolização dagrande São Luís e tratar daimplantação da RefinariaPremiu no Maranhão.

Flávio disse ser favorávelà metropolização e, também,à necessidade de os municí-pios que integram a Ilha seprepararem para o empreen-dimento da Petrobras. Na vi-sita que fará ao prefeito, odeputado estará acompanha-do do presidente estadual doPCdoB, Gerson Pinheiro, edo presidente do PCdoBMunicipal, Márcio Jerry.

Tanto a metropolizaçãoda Grande São Luís quantoa necessidade de a Ilha de SãoLuís estar preparada para a

refinaria, foram propostasde Flávio Dino nas eleiçõesmunicipais de 2008 quandoconcorreu ao cargo de pre-feito da capital maranhen-se. Na opinião do deputado,os impactos econômicos e

sociais da refinaria deverão serdiscutidos pelos prefeitos da Ilha.

O deputado disse, ainda,ser favorável à metropolizaçãoporque é o caminho para me-lhorar a prestação de serviçoscom a integração dos municí-

pios. “Poderemos prestar me-lhores serviços nas área desaúde, transporte, coleta de lixocom a metropolização”, refor-ça o deputado. região Metro-politana de São Luís foi cria-da pelos constituintes de 1989.

Deputado federal Flávio Dino

Acesse nosso blog de notícias: www.oquartopoder.com

Page 3: Edição do dia 14/08/2009

A GRIPE SUÍNA CHEGOU AO CONGRESSO

Foi confirmado que o deputado Capitão Assunção (PSB-ES) sofre da gripe H1N1. Há ainda a suspeita de mais doiscasos infectados na Câmara. Assunção já foi medicado eestá em isolamento em um hotel, em Vitória (ES). O deputa-do é casado e a mulher, grávida de 38 semanas, tambémmanifestou sintomas da gripe.. Segundo a assessoria do par-lamentar, o único filho do casal igualmente está com suspeitade contaminação; tem febre, um dos sintomas da doença.

UM DIA DA CAÇA....O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares

(PSB), deu garantias, na sessão desta quinta-feira (13), quevai adotar as medidas jurídicas necessárias para garantir quesecretários de Estado prestem informações solicitadas oficial-mente por parlamentares ou que atendam à convocações.

.....OUTRO DO CAÇADORTavares anunciou que vai encaminhar o assunto para a

Procuradoria de Justiça da Casa, para que tome as medidasnecessárias para garantir o cumprimento da Constituição, queassegura aos parlamentares direito a informações e à convo-cação de secretários, através de aprovação em plenário.Quando Jackson Lago era governador, o então deputado Ri-cardo Murad passou um bom tempo, na tribuna da Assem-bléia, brigando para ter acesso a documentos da Secretariade Segurança Cidadã, na época gerida por Eurídice Vidigal,mas tanto os deputados governistas da época, como a própriaEurídice, não respeitaram as prerrogativas de Murad.

COM ANTESO plenário foi informado pelo presidente da Assembleia que

ele já determinou à Mesa Diretora "a reiteração dos ofícios deinformações às autoridades estaduais elencadas para que, noprazo de 10 dias, responda a esta Casa os requerimentos deinformação que foram aprovados em plenário e pela Mesa".

Marcelo Tavares garantiu que se os secretários, en-tão, continuarem a se negar a prestar as informaçõesou atender convocações, os casos serão remetidos paraque a Procuradoria da Casa "tome as medidas previstasna Constituição do Estado do Maranhão".

Tavares assegurou que "esta Casa não será omissa emrelação ao descumprimento da Constituição do nosso Estado".

HOLANDA DETONAO deputado Edivaldo Holanda (PTC) registrou, na ses-

são de ontem,da Assembléia Legislativa, a decisão do Tri-bunal de Contas do Estado (TCE), tomada na quarta-fei-ra, de confirmar a legalidade de convênios assinados peloentão governador Jackson Lago com municípios. Holan-da criticou também o jornal O Estado do Maranhão, poratacar os convênios, e o secretário de Saúde do Estado,Ricardo Murad, que levou o PMDB a contestar o repas-se de recursos pelo então governador às prefeituras.

A operação de recapea-mento asfáltico, deflagradapela Prefeitura de São Luíspara recuperar as vias precá-rias da capital, chegou, nestaquinta-feira (13), à avenidaEste, na Unidade 101 da Ci-dade Operária. A operaçãotambém está sendo executa-da nas avenidas Jaú, na Divi-néia, e Oito, no Turu, vias deintenso fluxo de veículos.

Os serviços de recapea-mento da malha viária da ca-pital tiveram início no último

Prefeitura de São Luís intensificarecapeamento na Cidade Operária

dia quatro de agosto pela ave-nida principal da Cidade Ope-rária e é uma determinaçãodo prefeito de São Luís, JoãoCastelo, que tem como metarecuperar mais de 100 Kmdas principais avenidas, cor-redores de ônibus coletivos evias de fluxo intenso em di-versos bairros da cidade.

Para o comerciante No-nato Veras, a recuperação daavenida Este vai trazer melho-res condições para todo o bairroda Cidade Operária. “Esta

Presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ)

3GERALSÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SEXTASEXTASEXTASEXTASEXTA-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA, 14 DE AGOSTO 14 DE AGOSTO 14 DE AGOSTO 14 DE AGOSTO 14 DE AGOSTO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

avenida é muito importante paranós, pois aqui estão localizadasescolas e feiras e o tráfego émuito intenso”, disse.

A manicure Ana RosaRocha ficou feliz em saberque a avenida onde fica a es-cola que sua filha estuda estásendo recuperada. “Fica bemmelhor pra gente que precisapassar por aqui todos os dias”,declarou a mãe de FernandaRocha, de nove anos.

Durante a realização dostrabalhos, agentes da Secreta-

ria Municipal de Trânsito eTransportes (SMTT) auxilia-vam os motoristas do local nosdesvios feitos no trânsito.

A nova fase da operação"São Luís Trafegável" estásendo totalmente realizadacom recursos próprios do te-souro municipal. Para a sériede recapeamentos, a Semospestá utilizando tecnologianova com técnicas de rejuve-nescimento do asfalto, práti-ca adotada com êxito em ou-tras capitais brasileiras.

Segundo o secretáriomunicipal de Obras e Servi-ços Públicos, Cláudio de Car-valho, o maquinário utilizado,composto de cinco usinasmóveis, é inovador e capaz deproduzir um asfalto de quali-dade em pouco tempo. Asações da mega-operaçãocontam, diariamente, comcinco equipes e cinco usinas(cada uma com capacidadede fazer 350m), recapeandode dois a três km por dia.

Nessa primeira fase, alémdos bairros citados, a operaçãovai chegar também ao São Cris-tóvão, Cohatrac, Turu, Cohama,entre muitas outras localidades.

Com o fim do período chu-voso, o objetivo da Prefeituraagora é intensificar os serviçosde recapeamento das áreas pre-cárias de São Luís, visando àmelhoraria no fluxo de veículosao longo de toda a malha viáriada cidade e mais segurança detráfego a motoristas e pedestres.

Jura Filho manifesta apoio a José SarneyO deputado Jura Filho

(PMDB) manifestou, na ses-são desta quinta-feira (13),apoio irrestrito ao presidentedo Congresso Nacional, o se-nador José Sarney (PMDB-AP), afirmando haver umacampanha midiática com oobjetivo de desestabilizar ogoverno Lula e seus aliados.Jura destacou que José Sar-ney é “um grande ícone dahistoria recente da políticamaranhense, que sempre con-tribuiu muito para o engran-decimento do nosso Estado, etambém na nação brasileira”.

As afirmações do depu-tado maranhense dizem res-peito a todas as denúnciasfeitas contra o senador nosúltimos meses, por diversosveículos de comunicaçãocom abrangência nacional.

“O que está acontecen-do na Câmara Alta brasilei-ra é um grande movimentopolítico da oposição com oobjetivo centrado na deses-tabilização da base de sus-tentação do Governo Lula.O que os adversários do Go-verno Lula têm feito contrao Senador Sarney, é um ver-dadeiro ataque terroristacontra a biografia de um ho-mem público sério e compe-

tente. São atos injustificáveisque não passam de mais umaarmação política, visando aeleição de 2010, que se avizi-nha a passos largos”, disse.

O deputado maranhensedisse estar convicto de que osenador Sarney resiste na pre-sidência do Congresso graçasa sua trajetória mantida ao lon-go dos anos, bem como por se-rem injustas todas as acusações.

“Por esse e outros motivosnão podemos deixar de ser so-lidários ao Presidente José Sar-ney, em todos os sentidos, a co-meçar pela sua decisão de per-manecer na Presidência da-quela Casa, e assim só o fazporque tem certeza da sua car-reira política limpa, e tem cer-teza que nada teme porquenada deve e pelo arquivamen-to de todas as denúncias apre-sentadas contra ele no Conse-lho de Ética do Senado.

As denúncias são infun-dadas, estão aparadas apenasem recortes de jornais, tradu-zindo notícias plantadas pelospróprios autores destas denún-cias infundadas”, afirmou.

Jura Filho chegou acomparar o atual momentode José Sarney ao que foivivido pela governadora Ro-seana Sarney em 2002. Na-

quela oportunidade a entãosenadora foi envolvida no“escândalo Lunus”, que te-ria lhe prejudicado em umapossível campanha à Presi-dência da República.

“O que estamos obser-vando no cenário político na-cional é uma repetição grotes-ca da mesma estratégia ines-crupulosa que vitimou a gover-nadora Roseana Sarney. Elafoi vítima pessoal e política deuma das maiores e mais sór-didas armações que se temnoticias na história, que a ti-rou de uma posição confortá-vel na disputa e na corrida pre-sidencial de 2002. Não pode-mos esquecer que todos os in-dícios e evidências, levam àconclusão de que por trás datrama estava o PSDB, à épocano poder, e que fez uso crimi-noso do aparelho do Estado”.

Outro argumento defendi-do por Jura Filho para contra-por as denúncias são as qua-tro décadas do senador navida pública brasileira, culmi-nando com o cargo de presi-dente da República.

“A vida pública do Sena-dor Sarney sempre foi pauta-da pelos valores da democra-cia, com o comportamentosempre voltado ao diálogo, ao

entendimento, as formas con-sensuais para a solução dosproblemas. Com essas atitu-des, fez com que o País, emmomentos relevantes de suahistória, se reconciliasse e re-encontrasse o seu destino degrande Nação democrática.No momento em que o Bra-sil teve na iminência de so-frer um retrocesso para ototalitarismo, apaziguou osconflitos e administrou comhumildade os ânimos extre-mistas”, completou.

Por fim, o deputado esta-dual reafirmou existir a inten-ção de manipular a opiniãopública, mas que após as elei-ções do próximo ano os âni-mos estarão apaziguados.“Quando passarem as elei-ções do ano que vem, nin-guém mais falará e nem oacusará de coisa alguma,como não fizeram ao longodos seus 40 anos. Mais de 40anos de Congresso e haviafeito, até enquanto não se tor-nou Presidente do Senado,em véspera de eleição. Osque dizem hoje Fora Sarney!estão sendo manipulados porconclusões apressadas. Es-tão tentando manipular porconclusões doidivanas sobrea hipótese”, finalizou.

PAUTA POLÍ[email protected]

AVISO DE ADIAMENTOPREGÃO PRESENCIAL Nº 034/2009-CPL/SES

A PREGOEIRA OFICIAL da Secretaria de Estado da Saúde tornapúblico que, por motivos superiores, a licitação em epígrafe, objetivan-do a aquisição de material permanente (equipamentos eletrônicos), deinteresse da SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SES, anteriormen-te marcada para às 09:00 horas do dia 26 de agosto de 2009, ficaadiada para às 09:00 horas do dia 31 de agosto de 2009.

São Luís, 13 de agosto de 2009.

GARDÊNIA BALUZ COUTOPregoeira Oficial da SES

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SES

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

O QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODER(98) 3245-3809 / (98) 4141-0891LEIA E ASSINE

Page 4: Edição do dia 14/08/2009

Em audiência pública realizada pela 12ª Promotoria deJustiça de Defesa da Saúde, Ministério Público e repre-sentantes das secretarias de Saúde do Estado e Municí-pio, Sindicato dos Farmacêuticos e Bioquímicos e Conse-lho Estadual de Farmácia discutiram a proposta de tercei-rização de todos os serviços laboratoriais feitos em unida-des de saúde administradas pelo Estado em São Luís.

A audiência foi motivada por denúncia feita pelo Con-selho Estadual de Farmácia sobre o tema. A presidentedo Conselho, Maryjane de Oliveira, afirmou que cabeao Estado garantir os serviços básicos de saúde, comoos laboratórios de análises clínicas. Os serviços tercei-rizados podem ser, apenas, complementares.

A representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES),Bernardeth Ferreira, a terceirização será feita pois os labora-tórios públicos têm sérias deficiências de equipamento e mão-de-obra, em especial no controle de qualidade dos serviços,que não é feita na grande maioria das unidades. Além disso,levantamentos feitos pela secretaria teriam mostrado que arelação custo x benefício é favorável, com serviços de maiorqualidade e menor custo, pois não haveria necessidade de con-tratação de pessoal ou de compra de equipamentos e insumos.

Os profissionais dessas áreas seriam transferidos paraunidades onde não ocorrerá o processo de terceirização, comoo Labotatório Central (Lacen), Hemomar e Departamento deAssistência Farmacêutica. Os equipamentos utilizados tam-bém estão sendo levantados para ser enviados para outrasunidades de saúde, em especial no interior do Estado.

Segundo Bernardeth Ferreira, a terceirização ainda não estásendo efetivada e não há nenhuma previsão de prazo para queisso aconteça, informação que foi questionada por vários servi-dores presentes à audiência. Eles afirmam que os hospitais Ge-ral, Genésio Rêgo e Unidade do Maiobão já estão com todos osserviços laboratoriais sendo feitos por empresas particulares.

Outro questionamento feito pelos presentes foi a falta de umprocesso de licitação para a escolha dos laboratórios. De acordocom a representante da SES, isso não é necessário pois a contra-tação será feita diretamente pelas empresas que administram asunidades de saúde. Mais uma vez, a platéia questionou a medi-da, já que haveria uma quarterização, que é a terceirização porparte de empresas que já são terceirizadas pelo estado.

Para o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Mar-celo Rosa, a situação é preocupante, entre outros motivos, poracabar com a possibilidade de realização de concursos públi-cos para a área no Estado. O último concurso aconteceu em1992. “Entregar serviços básicos de saúde à iniciativa privadaé dar um atestado de incompetência”, afirmou. A presidentedo Conselho Regional de Farmácia complementou afirmandoque faltam investimentos do Estado, inclusive para que sejamontado um sistema de controle de qualidade dos serviços.

Ao final da audiência pública, não houve qualquer possibili-dade de acordo entre as partes. A representante da SES, Ber-nardeth Ferreira afirmou que não poderia se posicionar em nomeda secretaria, o que só poderia ser feito pelo próprio secretárioRicardo Murad. Apesar de convidado pela promotoria, o secre-tário não compareceu à audiência. Para o promotor de JustiçaHerberth Figueiredo, a ausência do gestor demonstra que nãohá interesse da secretaria em discutir o assunto.

De acordo com o promotor, a medida proposta pela Se-cretaria de Saúde é ilegal, pois vai de encontro ao artigo 24 daLei 8080 (Lei do SUS). A lei determina que apenas serviçoscomplementares podem ser feitos pela iniciativa privada, ca-bendo ao poder público a realização dos serviços essenciais.

Herberth Figueiredo irá ouvir representantes das OSCIPs(Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) e OSs(Organizações Sociais) que administram as unidades de saúdeestaduais de São Luís para obter mais dados sobre a questão. Emseguida, o promotor deve ingressar na Justiça com uma AçãoCivil Pública com pedido de Liminar contra a Secretaria de Esta-do da Saúde, buscando evitar a desativação dos laboratórios.

GERAL4 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 14SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 14SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 14SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 14SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 14 DE DE DE DE DE AGOSTOAGOSTOAGOSTOAGOSTOAGOSTO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

A Secretaria de Estado daEducação (Seduc), em parce-ria com a Secretaria da Fazen-da (Sefaz), está realizandoações de implementação doPrograma de Educação Fiscaldo Maranhão. Cerca de 50professores das 19 UnidadesRegionais de Educação(URE) da Seduc estão parti-cipando da parte presencial doIV Curso de Formação deTutores para Cursos On Line,que visa atualizar os conheci-mentos dos professores que jáatuam no programa em umnovo software de aprendiza-gem: a plataforma Moodle.

A iniciativa objetiva ain-da formar novos profissio-nais para exercerem o papel

de professor-tutor no curso adistância de Disseminadoresem Educação Fiscal, pro-movido pela Escola de Ad-ministração Fazendária.

A rede de tutores irá, porsua vez, disseminar os conhe-cimentos obtidos para cercade 600 profissionais da edu-cação, entre eles professoresda educação básica, membrosdo colegiado e funcionáriospúblicos da Seduc e daSefaz.O curso de EducaçãoFiscal será oferecido aindaneste semestre, e terá cargahorária de 120 horas/aula, namodalidade a distância.

O Programa de EducaçãoFiscal é uma ação do GovernoFederal que visa sensibilizar o

Seduc implementa açõespara a Educação Fiscal

cidadão para a função socio-econômica do tributo, além deinformar o cidadão sobre a ad-ministração pública e criarcondição harmoniosa entre oestado e o cidadão. A impor-tância do tema foi destacadapela tutora Olga Maria SouzaCruz, da URE de São João dosPatos. "A Educação Fiscalcomo tema transversal é es-sencial para todo cidadão, poisvai muito além de conheci-mentos sobre como fiscalizarrecursos financeiros nas esco-las. É fundamental, sobretudo,para exercer a cidadania emsua plenitude", declarou ela.

Para a tutora da URE dePresidente Dutra, Maria Li-nete de Moraes Nunes, o que

mais atrai as pessoas para ocurso é a possibilidade depoder exercer os conheci-mentos em situações do co-tidiano, como em uma com-pra no supermercado, porexemplo. "Antes de fazer oCurso sobre Educação Fis-cal, nunca havia pedido notafiscal ao realizar uma com-pra no supermercado. Mashoje, já tenho consciência daimportância deste simplesato", ratifica a professora.

O Curso de Formação deTutores para Cursos On Lineestá sendo realizado no labo-ratório de informática do Cen-tro de Ensino Benedito Leite(Escola Modelo) e será fina-lizado nesta sexta-feira (14).

Semed inicia repasse do Fundebpara instituições conveniadas

A Secretaria Municipalde Educação (Semed) ini-ciou o repasse dos recursosdo Fundo de Manutenção eDesenvolvimento da Educa-ção Básica e de Valorizaçãodos Profissionais da Educa-ção (Fundeb) para institui-ções conveniadas, creches eescolas comunitárias.

No primeiro semestre doano, foram credenciadas 86

instituições para receber recur-sos do Fundo que, até então,eram conveniadas com a Se-cretaria Municipal da Criançae Assistência Social (Semcas).

Desse total, apenas 45instituições foram homologa-das pela Controladoria doMunicípio para receberem osrecursos e, desse número,apenas 20 instituições, efeti-vamente, receberão os recur-

sos, pois apresentaram docu-mentação regularizada con-forme determina a Lei doFundo Nacional de Desen-volvimento da EducaçãoBásica e o decreto que re-gulamenta a matéria.

Todas as 45 instituiçõesestão aptas a receberem osrepasses que serão efetua-dos ainda este mês de agos-to. As demais estão em pro-

cesso de análise pela Con-troladoria do Município.

A Semed informou, ainda,que a Lei de Diretrizes e Ba-ses da Educação Nacional con-sidera tais instituições organi-zações privadas. Então, paraque seja efetivado o convênio,é necessário que elas cum-pram determinadas exigênci-as legais e estejam convenia-das com o poder público.

Cohatrac promove feijoada solidáriapara construir casa de família carente

Numa iniciativa do Gru-po Vida Nova, a comunida-de dos bairros que compre-endem o conglomerado ha-bitacional Cohatrac estarápromovendo no próximo dia23 do corrente mês, uma ani-mada e concorrida Feijoadada Solidariedade. A ação so-cial visa arrecadar recursofinanceiro e doações demateriais destinados aconstrução de uma casapara a doméstica M. S. M.e seus familiares, cujo ca-sebre em que moravam foidestruída pelas chuvas.

A ação festiva de solida-riedade acontecerá a partirdas 12 horas, no Bar e Chur-rascaria Lampião. localizadona Av. de Contorno Sul, con-junto habitacional Itaguará II.Os organizadores do eventoprometem muita animaçãocom músicas de um grupo depagode e sorteios de diversosbrindes, daí porque apostamnuma grande participação dosmoradores do bairro, que secaracteriza pelo espírito degenerosidade e solidariedade,além do sentimento cristão.

Segundo o comercianteJosé Ribamar Silva Galdino,que é um dos membros dadiretoria do Grupo Vida

Nova, apesar de estar nas pri-meiras semanas de lançamen-to, a campanha solidária já ga-nhou o engajamento de cen-tenas de pessoas dos diversossetores de atividades da comu-nidade. “São famílias e pesso-as de boa distintas e boa vonta-de que estão empenhadas,voluntariamente, neste nos-

so projeto social”, enfatiza.Convites – Ribamar Gal-

dino diz ainda que a campa-nha ganhou o apoio de todosque compõe a grande famíliada Paróquia de Nossa Senho-ra de Nazaré, até porque en-tende que a ação de um sozi-nho não é capaz de fazernada. Mas, com a união de

todos se faz acontecer bene-fícios para aqueles que so-frem necessidades. Por fim, eleinforma que os convites de aces-so a Feijoada da Solidariedadepodem ser adquiridos no Super-mercado Galdino (3238-5578),no próprio Bar e ChurrascariaLampião e nas lojas Hepi-Ra-ções e Galdino Modas.

Audiência Públicadiscute terceirização delaboratórios do Estado

AVISO DE ADIAMENTO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 030/2009-CPL/SES

A PREGOEIRA OFICIAL da Secretaria de Estado da Saúde tornapúblico que, tendo em vista impugnações formuladas ao Edital do Pregãoem epígrafe, a sessão de recebimento e abertura dos envelopes, ficaadiada para às 09:00 horas do dia 26 de agosto de 2009.

Comunica ainda, que os interessados que adquiriram cópia doEdital, mediante recolhimento da taxa, receberão cópia do novo Edital,caso ocorram alterações, sem qualquer ônus para a empresa.

São Luís, 13 de agosto de 2009.

GARDÊNIA BALUZ COUTOPregoeira Oficial da SES

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SES

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL

Page 5: Edição do dia 14/08/2009

MUNICÍ[email protected]

SANTO AMARO NA TELA DA GLOBOO município de Santo Amaro, nos Lençóis Maranhenses,

foi tema de uma reportagem no jornal Bom Dia Brasil, daRede Globo. Segundo a reportagem, o cenário que mais pa-rece pintura, atrai centenas de pessoas para a prática do ki-tesurf. Nesse pedacinho de Maranhão quase intocado, o quenão faltam são roteiros fantásticos. “Não tem variação damaré, pode fazer manobra”, elogia um visitante.

FESTIVAL DE MÚSICA EM PINHEIROO 21º Festival de Música Popular (Femasp) ocorre-

rá nesta sexta-feira, 14, e vai até domingo, no municí-pio de Pinheiro. São 24 músicas disputando os prêmiosdo festival, divididas em duas noites eliminatórias (sex-ta e sábado). No domingo acontecerá a grande final,tendo como atração o Grupo Lamparina, que usa da arteda música (popular nordestina) com a do teatro (de bo-necos) para montar e mostrar o seu belo espetáculo.

EVENTO VAI HOMENAGEAR ESCRITORESEste ano, o Festival de Musica de Pinheiro vai home-

nagear a APLAC - Academia Pinheirense de Letras, Ar-tes e Ciência. A homenagem é justa e oportuna, princi-palmente numa cidade que é berço de muitos escritores,em diferentes gêneros. São contistas, romancistas, poe-tas, teatrólogos, jornalistas que transformaram Pinheiro,a “Princesa da Baixada”, numa terra de intelectuais.

TAREFA PERIGOSA NA CIDADE DE CODÓDirigir em Codó tem se tornado uma tarefa perigosa para os

motoristas. As pontes de madeira, que deveriam facilitar o acessode um bairro a outro da cidade, estão desgastadas pelo peso dosveículos. E o excesso de buracos tem provocado muitos acidentes.

CONSTRUÇÃO CRESCE EM IMPERATRIZA cidade de Imperatriz tem experimentado elevado índi-

ce de crescimento na construção civil. As construições sãoperceptíveis em todos os pontos da cidade, desde pe-quenas construções residênciais, conjuntos habitacio-nais, prédios comerciais e, ainda, edifícios. A exemplodos já em fase de construção no setor Três Poderes.

AQUECIMENTO NA ECONOMIAEste acelerado desenvolvimento nas construções

têm aquecido a economia imperatrizense e gerado inú-meros empregos, tanto no setor, como nos afins, taiscomo serviços, comércio de materiais de construção eaté mesmo nos governos municipal e estadual.

CASTELO DIZ QUE AGORA VAI!!!Depois de faltar três reuniões consecutivas entre os prefei-

tos da Grande Ilha de São Luís, para discutir o processo demetropolização, é que o prefeito da capital, João Castelo (PSDB),resolveu dar o ar de sua graça anunciando a abertura de licita-ção para contratar empresa especializada na elaboração de ser-viços de geoprocessamento para a realização de estudos e ma-peamento aerofotométricos no município de São Luís, visandoa definição dos limites da região. Ausência de Castelo nasreuniões, foi criticada por prefeitos, cujos limites ultrapassama Ilha, como foi o caso de Venancinho (Bacabeira) e Bimba(Rosário). Após as criticas, Castelo afinaou o discurso desua equipe com relação ao processo de metropolização.

PREFEITO DE RIBAMAR PROFERE PALESTRAO prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando,

proferiu nesta quarta-feira (12), durante abertura do En-contro para Capacitação de Controladores Internos doMaranhão (CON1NTER) no Rio Poty Hotel, palestra so-bre “A Experiência da Gestão Pública em São José deRibamar”. Luís Fernando, único prefeito maranhense con-vidado para proferir palestra no evento, falou do modeloadministrativo/financeiro implantado por ele na Prefeituraribamarense, baseado num processo eficiente e eficaz deaplicação dos recursos públicos, além de fazer um breveresumo das ações alcançadas através deste modelo degerenciamento administrativo e que contribuíram para tor-nar São José de Ribamar uma cidade mais desenvolvida.

ÔNIBUS É ASSALTADO EM SANTA INÊSMais um assalto a ônibus nas rodovias do Maranhão.

Na madrugada de hoje (13), três homens armados domi-naram o motorista e assaltaram os passageiros do ônibus- de placas JPU 4705 (GO), da empresa Transbresiliana- , na BR-222, próximo ao município de Santa Inês. APolícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não divulgou oitinerário do ônibus e o número de passageiros.

7ESTADOSÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SÃO LUÍS, SEXTASEXTASEXTASEXTASEXTA-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA,-FEIRA, 14 DE AGOSTO 14 DE AGOSTO 14 DE AGOSTO 14 DE AGOSTO 14 DE AGOSTO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Os integrantes da Coor-denação Executiva do Pro-grama Territórios da Cidada-nia se reuniram, na manhãdesta quinta-feira (13), naSecretaria de Estado da Co-ordenação Política e Articu-lação com os Municípios (Se-cpam), para definir a meto-dologia de trabalho a ser efe-tivada em ação conjunta en-tre governos do Estado eFederal, com vistas à execu-ção dos programas previstospara 2009/2010.

A coordenação do Pro-grama é composta do pelasSecretarias da Casa Civil,Coordenação Política e De-senvolvimento Agrário e Pla-nejamento. Fazem parte, tam-bém, a Delegacia do Minis-tério do DesenvolvimentoAgrário no Maranhão e aSuperintendência do Incra.

Territórios da Cidadania unegovernos estadual e federal

O secretário de Coorde-nação Política, Hildo Rocha,disse que uma das grandespreocupações é cumprir osprazos para evitar que os re-cursos sejam devolvidos. "OComitê de Articulação Esta-dual do Programa Territóriosda Cidadania estava desati-vado, isso implica inúmeras li-mitações a serem superadas.E o desafio da CoordenaçãoExecutiva é trabalhar comeficácia e celeridade para re-cuperar o tempo perdido",afirmou. "A determinação dagovernadora Roseana Sarneyé que a equipe do Governodo Estado se empenhe aomáximo, para que possamosalcançar os resultados que asociedade espera", enfatizou.

A decisão mais importan-te da reunião foi a criação degrupos de trabalho que fica-

rão encarregados de discutir,apresentar sugestões e pres-tar assessoria à CoordenaçãoExecutiva do Programa Ter-ritórios da Cidadania, nas áre-as de Organização Sustentá-vel da Produção, Direito eDesenvolvimento Social, Saú-de, Saneamento e Acesso àÁgua, Educação e Cultura,Infraestrutura, Apoio à GestãoTerritorial e Ações Fundiárias.

"Nós estamos fazendoum esforço de articulação in-terna com o propósito de apri-morar a metodologia de tra-balho, buscando potencializaras ações dos governos fede-ral e estadual, para atenderaos cidadãos que estão pre-cisando da efetivação daspolíticas públicas nas respec-tivas localidades onde mo-ram", informou ConceiçãoAndrade, secretária do De-

senvolvimento Agrário.Segundo Inácio Rodri-

gues, delegado do Ministériodo Desenvolvimento Agráriono Maranhão, o ProgramaTerritórios da Cidadania é es-tratégico não só para o gover-no federal, mas, também parao Maranhão, porque o estadotem um elevado índice de po-breza, sobretudo no meio ru-ral. "As relações do governofederal com o estado e comos municípios acontecem naperspectiva de que possamosobter excelentes resultados e,consequentemente, reverteressa realidade", revelou.

Para 2009/2010 está pre-vista a aplicação de R$ 1 bi-lhão e 700 milhões, em 120municípios maranhenses, nasregiões da Baixada Ociden-tal, Alto Turi, Gurupi, MédioMearim e Campos e Lagos.

Rádio Timbira volta aoar e comemora 68 anos

Durante as comemora-ções dos 68 anos de funda-ção, nesta sexta-feira (14), aRádio Timbira, primeira emis-sora de rádio maranhense, vaientrar no ar oficialmente, de-pois de dois meses funcionan-do em caráter experimentalna frequência 1290 khz AM.“Vamos abrir com uma pro-gramação diversificada, umjornalismo dinâmico, espor-te, cultura, entretenimentoe prestação de serviços”,anunciou o gestor estadualde Rádio e Difusão, JuracyVieira da Silva Filho.

A programação seráaberta às 5h da manhã e aemissora ficará no ar até ameia noite. O jornalismo seráreferência na programaçãocom três jornais diários, divul-gando notícias de São Luís edo interior. “Teremos a parti-cipação dos correspondentesdas regionais repassando asnotícias de vários cantos doEstado”, explicou. Os corres-pondentes são de Imperatriz,Bacabal, Santa Inês, Pinhei-ro, Caxias e Codó.

Juracy informou que agovernadora Roseana Sarneytambém vai usar do espaçopara mandar sua mensagemaos maranhenses. Toda ter-ça-feira, às 7h da manhã, seráapresentado o “Bom Dia,Governadora!”. “Serão dezminutos de conversa informalcom a governadora, que fa-lará sobre os projetos, obras

e ações para o Maranhão”.A emissora, que perten-

ce ao Governo do Estado,precisou ser reestruturadaantes de voltar a funcionar,ganhou novos equipamen-tos e um local próprio, ago-ra fica na sede da Secreta-ria de Comunicação, nasinstalações anexas ao Pa-lácio dos Leões. Ao todosão quatro amplas salas deapoio administrativo, técni-co e operacional, além deum moderno estúdio.

A programação, notícias eoutras atividades desenvolvidaspela rádio Timbira também po-derão ser acompanhadas noportal do governo no sitewww.ma.gov.br. “Ainda esta-mos organizando o link de aces-so às nossas atividades dentrodo portal”, ressaltou Juracy.

A rádio Timbira estreiacom um novo transmissor, de12kw, que ganhou novos mó-dulos de potência, de manei-ra a ampliar seu raio de difu-são para chegar a 100 muni-cípios maranhenses. Alémdisso, terá apoio de um nobreak de 30 KVA, equipa-mento importante paramanter a emissora no ar,protegendo das oscila-ções de corrente elétrica.

HistóricoA implantação do primei-

ro veículo radiofônico noMaranhão, batizado comoRádio Difusora, mais tardeRádio Timbira, ocorreu du-

rante o governo Getúlio Var-gas, a partir de solicitações dointerventor Paulo Martins deSousa Ramos. Com o apoiodas autoridades federais, foiconcedido para a rádio ofici-al o prefixo PRJ–9, que ocu-pou a onda média (amplitudemodulada), sendo sintonizadaatravés de 1940 quilohertz.

Inaugurada solenementeno dia 14 de agosto de 1941, aPRJ-9 entrou no ar às 21h,com o pronunciamento do in-terventor Paulo Ramos, quefoi ouvido em mais de 60 mu-nicípios do Estado. Por meioda rádio pioneira, o Maranhão

Gestor de Rádio e Difusão da Timbira, Juracy Vieira Filho

passou a compor a maior ca-deia de comunicação da épo-ca no Brasil, os Diários As-sociados, comandados porAssis Chateaubriand. A par-tir daí, a PRJ-9 passou a serchamada de Rádio Timbira,devido aos povos indígenasque habitavam o país.

A Rádio Timbira passoupor momentos memoráveis,com um elenco impecável,uma estrutura com váriosdepartamentos para atenderas necessidades dos ouvin-tes e com grandes locutores,vivendo períodos de altos ebaixos em sua trajetória.

Page 6: Edição do dia 14/08/2009

Cidade oferece US$ 1 milhão paraquem achar sereia em sua costa

Estagiário do Departamen-to de Polícia de Madison, noestado do Wisconsin (EUA), onorte-americano Samuel Leh-man, de 20 anos, acabou presoapós se passar por um policiale tentar prender três pesso-as, segundo reportagem daemissora "Channel 3000".

De acordo com o rela-tório policial, o jovem esta-va bêbado quando abordouna última sexta-feira trêshomens em Madison. Leh-

man mostrou seu crachá deestagiário do departamen-to de polícia e disse que eradetetive e estava traba-lhando disfarçado.

Em seguida, ele ordenouque os homens deitassem nochão. Depois, de falar em seucelular pedindo apoio, ele dei-xou os homens irem embora,destacando que eles esta-vam com sorte. Mas mes-ma sorte não teve Lehman,que foi preso acusado de se

Estagiário é preso por se passar depolicial e tentar prender três pessoas

SagitárioDe 22/11 a 21/12Excelente fase para re-

solver pendências emocio-nais. Não deixe para depoiso que deseja falar agora.Trate esses assuntos de ma-neira diplomática, evitandoqualquer tipo de conflito.

CapricórnioDe 22/12 a 20/1Período favorável para a

participação ativa junto a gru-pos de pessoas, tanto no tra-balho quanto no meio social.Algumas oportunidades vãosurgir trazendo um forte im-pulso positivo nas finanças.

AquárioDe 21/1 a 19/2Evite desgastes desneces-

sários em seu mundo profissi-onal. Não é um bom momentopara lançar projetos. Dedique-se aos que já estão em anda-mento e mantenha cautela.

PeixesDe 20/2 a 20/3Procure caminhar com

confiança e otimismo, pois umaboa fase está sendo prepara-da. Erga a cabeça e siga emfrente sem medo.Não reveleseus planos para o futuro.

passar por um policial."Ele sabia claramente que

não tinha de agir dessa forma,mas acredito que o álcool de-sempenhou um papel impor-tante em seu comportamentoe, provavelmente, explicauma grande parte desse pro-blema", disse o porta-voz doDepartamento de Polícia deMadison, Howard Payne.

Por causa de seu com-portamento, ele deve ter oestágio cancelado.

HoroscopoHoroscopoHoroscopoHoroscopoHoroscopoÁriesDe 21/3 a 20/4Bom momento para com-

partilhar emoções e desejosjunto de pessoas queridas. Dêatenção a quem está a seu re-dor. Você tem muito a ofere-cer. Fase extremamente esti-mulante, favorável para viagensde lazer e encontros sociais.

TouroDe 21/4 a 20/5Preste bastante atenção nos

contatos profissionais. Poderárealizar lucrativas parcerias.Uma boa oportunidade comer-cial está surgindo, promovendocrescimento e estabilidade.

GêmeosDe 21/5 a 20/6O trabalho cotidiano conti-

nuará sendo o foco principal desuas atenções. Afaste-se depessoas invejosas. Conduzaseus projetos de maneira ínte-gra, sem solicitar a opinião alheia.

CâncerDe 21/6 a 21/7Inicie novos projetos e

estimule seu poder criativo,pois a fase é extremamentepropícia para a prosperidadee o sucesso. Aja com deter-minação e coragem.

LeãoDe 22/7 a 22/8Não participe de disputas

de ego, tenha calma em cer-tas situações. Você atravessaum momento de muita visibili-dade. Isso expõe o lado sensí-vel de sua personalidade.

VirgemDe 23/8 a 22/9Estimule o lado prático da

vida. Esqueça os pormenoresdas questões e promova umavisão macro das soluções edo caminho a ser seguido.

LibraDe 23/9 a 22/10Continue estruturando

seu mundo profissional efinanceiro. Mantenha ali-anças e renove laços. Senecessário, busque opini-ões de pessoas confiáveisque vivem a seu redor.

EscorpiãoDe 23/10 a 21/11Fortaleça sua personali-

dade seguindo rigorosamen-te seus planos. Muitos delesjá estão apresentando os pri-meiros resultados positivos.Isso significa que finalmenteo processo de prosperida-de já está ocorrendo.

Tirinhas

A cidade israelense deKiryat Yam está oferecendoUS$ 1 milhão (cerca de R$1,8 milhão) para quem provara existência de uma sereiaem sua costa depois que vá-rias pessoas afirmaram queviram a "mulher-peixe" nosúltimos meses, segundo aemissora de TV "Sky News".

Segundo a imprensa local, a

sereia teria sido vista ao entar-decer. Desde então, muitas pes-soas têm ido até a praia para ten-tar fotografá-la. "As pessoas dis-seram que era metade mulher,metade peixe e salta como umgolfinho", disse Nattier Zilber-man, porta-voz do município.

Questionado se poderiaser um golfinho ou um peixe,ele insistiu: "Eles dizem que

é uma figura feminina, queparece uma garota". No en-tanto Nattier Zilberman evi-tou confirmar a recompensar,mas destacou que, se houvermesmo uma sereia, isso tra-rá muito mais dinheiro.

Segundo a "Sky News",tudo não passa de uma campa-nha de marketing para tentar atrairmais turistas para a cidade.

9DIVERSÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, SEXTA-SÃO LUÍS, SEXTA-SÃO LUÍS, SEXTA-SÃO LUÍS, SEXTA-SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRAFEIRAFEIRAFEIRAFEIRA, 14 , 14 , 14 , 14 , 14 DE DE DE DE DE AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO AGOSTO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009