edição de tabelas no qgis - mackenzie.br · abrir o arquivo ^dados.csv _ em um editor de texto...

10
Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian Edição de Tabelas no QGIS 1. Introdução O formato Shapefile, desenvolvido pela empresa ESRI, é o formato mais popular de dados vetoriais geoespaciais para softwares de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Este formato possui em sua estrutura uma Imagem Vetorial associada a uma Tabela de Atributos através de um arquivo de índices, permitindo a realização de consultas e a geração de mapas temáticos. Os formato shapefile possui diversos arquivos. O principais são: .shp (shapefile) que armazena as informações geométricas de cada feição; .dbf (databasefile) que armazena as informações da Tabela de Atributos; .shx (shapefile index) que associa as informações da Tabela de Atributos com as feições. 2. Visualizando a Tabela de Atributos 1. Abrir um novo projeto no QGIS. 2. No menu “Camada”, opção “Adicionar camada vetorial”, adicionar o arquivo “RMSP.shp” que representa os Distritos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Importante: note que este shapefile está em SAD69 / UTM 23S (deprecated) EPSG:29183. A palavra “deprecated” pode ser traduzida como “obsoleto”. O SAD69 sofreu mudanças em seus parâmetros em 1995. Arquivos que foram criados utilizando o SAD69 anterior a 1995 tem EPSG:29183 e após 1995 tem EPSG:29193. Na verdade, não existe SRC obsoleto. Se formos pensar assim, o SAD69 após 1995 também está obsoleto, pois foi substituído pelo SIRGAS2000 que é o sistema geodésico oficial brasileiro. O importante é utilizarmos o SRC para o qual o arquivo vetorial ou matricial foi criado. 3. Abrir a Tabela de Atributos, clicando na camada com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Abrir tabela de atributos” ou clicando no botão equivalente da barra de ferramentas.

Upload: donhan

Post on 20-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

Edição de Tabelas no QGIS 1. Introdução O formato Shapefile, desenvolvido pela empresa ESRI, é o formato mais popular de dados vetoriais geoespaciais para softwares de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Este formato possui em sua estrutura uma Imagem Vetorial associada a uma Tabela de Atributos através de um arquivo de índices, permitindo a realização de consultas e a geração de mapas temáticos. Os formato shapefile possui diversos arquivos. O principais são:

.shp (shapefile) que armazena as informações geométricas de cada feição;

.dbf (databasefile) que armazena as informações da Tabela de Atributos;

.shx (shapefile index) que associa as informações da Tabela de Atributos com as feições.

2. Visualizando a Tabela de Atributos 1. Abrir um novo projeto no QGIS. 2. No menu “Camada”, opção “Adicionar camada vetorial”, adicionar o arquivo “RMSP.shp” que representa os Distritos da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Importante: note que este shapefile está em SAD69 / UTM 23S (deprecated) EPSG:29183. A palavra “deprecated” pode ser traduzida como “obsoleto”. O SAD69 sofreu mudanças em seus parâmetros em 1995. Arquivos que foram criados utilizando o SAD69 anterior a 1995 tem EPSG:29183 e após 1995 tem EPSG:29193. Na verdade, não existe SRC obsoleto. Se formos pensar assim, o SAD69 após 1995 também está obsoleto, pois foi substituído pelo SIRGAS2000 que é o sistema geodésico oficial brasileiro. O importante é utilizarmos o SRC para o qual o arquivo vetorial ou matricial foi criado. 3. Abrir a Tabela de Atributos, clicando na camada com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Abrir tabela de atributos” ou clicando no botão equivalente da barra de ferramentas.

Page 2: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

3. Estrutura de uma Tabela de Atributos Para visualizar a Estrutura da Tabela de Atributos, basta abrir a janela de Propriedades da camada. Nesta janela podemos verificar a estrutura da tabela e o formato dos campos.

Neste exemplo temos dois campos do tipo String (texto), um com comprimento de 20 caracteres e outro com comprimento de 60 caracteres. Os principais tipos são String, Real e Inteiro. 4. Incluindo dados na Tabela de Atributos Dados numéricos ou alfanuméricos correspondentes às feições existentes em uma camada vetorial podem ser incluídos diretamente de uma Planilha do Microsoft Excel ou de um arquivo no formato CSV (Comma-Separated Values). O arquivo CSV é um arquivo texto (pode ser aberto no Bloco de Notas, por exemplo) com informações separadas por um delimitador específico (vírgula, ponto-e-vírgula, espaço, tabulação ou outro). A opção de abrir diretamente uma Planilha do Microsoft Excel é muito simples e rápida, porém não funciona corretamente em determinadas situações. A opção do arquivo CSV é um pouco mais trabalhosa, mas funciona em qualquer caso. Veremos a seguir as duas opções em detalhes.

Page 3: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

Importante: para que as informações possam ser associadas às suas feições correspondentes, é necessário que haja um campo comum na Tabela de Atributos e nos arquivos Excel ou CSV. Em geral, é utilizado um código de identificação (ID) ou o próprio Código IBGE no caso de Municípios, Distritos, etc. 4.1. Incluindo dados de uma planilha Excel 1. Abrir um projeto novo no QGIS e adicionar o arquivo “RMSP.shp” 2. No menu “Camada”, opção “Adicionar camada vetorial”, incluir no projeto o arquivo “Dados.xlsx” que possui informações adicionais sobre os distritos da RMSP.

3. Exibir a Tabela de Atributos.

Note que as duas Tabelas de Atributos possuem um campo em comum que servirá para a unificação das tabelas, “CD_GEOCODD” na primeira tabela e “Código” na segunda. Estes campos não precisam ter o mesmo nome. O arquivo Excel possui também as seguintes colunas com informações do Censo do IBGE:

População em 2010

Quantidade de Domicílios em 2010

Porcentagem de domicílios com abastecimento de água

Porcentagem de domicílios com coleta de esgoto

Porcentagem de domicílios com coleta de lixo 4. Para unificar as duas camadas, selecionar a camada vetorial RMSP e acessar a janela de propriedades, aba Uniões.

Page 4: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

5. Na aba “Uniões”, clicar no botão “+” e efetuar a união.

Podemos escolher quais campos serão unidos (o padrão é que todos os campos sejam unidos) e também o prefixo que será inserido no nome do campo na Tabela de Atributos. 6. Note que a Tabela de Atributos da camada RMSP já está unificada.

Page 5: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

7. Para concretizar a união, que por enquanto é apenas virtual, precisamos salvar esta camada como um novo shapefile (RMSP_Completa.shp, por exemplo) e remover as camadas anteriores. Para salvar, clique sobre o nome da camada com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar como”. Para remover uma camada, clique sobre o nome da camada com o botão direito do mouse e escolha a opção “Remover”. 4.2. Incluindo dados de um arquivo CSV 1. Abrir o arquivo “Dados.xlsx” no Microsoft Excel.

2. No menu “Arquivo”, “Salvar como”, salvar o arquivo no formato CSV (separado por vírgulas). Cuidado, não utilize as opções CSV (Macintosh) ou CSV (MS_DOS). Em seguida, podemos sair do Excel (sem salvar). 3. Abrir o arquivo “Dados.csv” em um editor de texto plano (Bloco de Notas, por exemplo). Note que as informações (colunas) estão separadas por ponto-e-vírgula e que os números reais utilizam vírgula decimal. 4. Substituir as vírgulas por ponto, que é o formato decimal utilizado pelo QGIS, e salvar o arquivo.

ANTES DEPOIS

Page 6: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

5. Abrir um projeto novo no QGIS e adicionar o arquivo “RMSP.shp”. 6. Através do menu “Camada”, “Adicionar camada a partir de um texto delimitado”, inserir o arquivo “Dados.csv”. Escolher o “Nome do Arquivo”, codificação “System”, “Delimitadores personalizados”, “Ponto e vírgula” e “Sem Geometria”. Clicar em “OK”.

7. Para unificar as duas camadas, selecionar a camada vetorial RMSP e acessar a janela de propriedades, aba Uniões, clicar no botão “+” e efetuar a união. Unir todos os campos e deixar vazio o prefixo que será inserido no nome do campo na Tabela de Atributos.

8. Exibir a Tabela de Atributos da camada RMSP para verificar o resultado da união.

Page 7: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

9. Para concretizar a união, que por enquanto é apenas virtual, precisamos salvar esta camada como um novo shapefile (RMSP_Completa.shp, por exemplo) e remover as camadas anteriores. Para salvar, clique sobre o nome da camada com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar como”. Para remover uma camada, clique sobre o nome da camada com o botão direito do mouse e escolha a opção “Remover”. 5. Plug-in Table Manager Este plug-in é instalado no menu “Vetor” e permite a edição da Tabela de Atributos de forma simples e rápida: remover e inserir atributos, renomear atributos, mover posição das colunas, etc.

6. Plug-in MMQGIS Este plug-in também possui ferramentas importantes para a manipulação de tabelas de atributos:

Combinar atributos de arquivos CSV

Mesclar camadas

Importar e exportar atributos e geometrias

Geocodificação de endereços

Converter texto para número e vice-versa

Page 8: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

7. Editando o conteúdo da Tabela As informações da Tabela de Atributos e a geometria das feições podem ser modificadas utilizando a ferramenta de “Alternar modo de edição” (lápis). Esta ferramenta pode ser encontrada na tela principal do QGIS e também na tela da Tabela de Atributos.

A tabela a seguir mostra as ferramentas de edição de tabelas do QGIS.

Ícone Nome Descrição

Alternar modo de edição Ligar/desligar a edição

Salvar alterações

Salvar alterações feitas nos atributos ou na geometria das feições

Apagar feição selecionada

Remover da tabela as linhas selecionadas e suas respectivas feições

Selecionar feições usando uma expressão

Permite utilização de expressão lógica para selecionar feições

Desselecionar tudo Desmarcar linhas/feições selecionadas

Mover seleção para o topo Mover linhas selecionadas para o topo da lista

Inverter seleção Inverter a marcação das linhas/feições

Mostrar o mapa para as linhas selecionadas

Mostrar o mapa para as linhas selecionadas

Aproximar o mapa às linhas selecionadas

Aproximar o mapa às linhas selecionadas

Copiar linhas selecionadas para a área de transferência

Copiar linhas selecionadas na tabela para a área de transferência

Excluir coluna Excluir uma ou mais colunas da tabela

Nova coluna Inserir nova coluna na tabela

Abrir Calculadora de Campo

Permite efetuar operações com o conteúdo dos campos (atributos) já existentes e criar novos atributos

Page 9: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

Na parte inferior da janela também estão disponíveis alguns filtros bastante úteis.

8. Calculadora de Campo A Calculadora de Campo permite a criação de novos campos (colunas) a partir de dados existentes na Tabela de Atributos da camada. Como exemplo, utilizaremos a Calculadora de Campo para:

calcular a área de cada distrito da RMSP;

calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo da área em km2

1. Escolher o nome do campo “Área” 2. Escolher o tipo de dado: Numérico decimal (real) com tamanho 8 dígitos e precisão de

2 casas decimais 3. Escrever a expressão: $area / 1000000

Observação: a constante 1000000 e para converter de m2 para km2 4. Clicar em “OK”

Page 10: Edição de Tabelas no QGIS - mackenzie.br · Abrir o arquivo ^Dados.csv _ em um editor de texto plano ... calcular a densidade demográfica de cada distrito da RMSP. 8.1 Cálculo

Laboratório de Geotecnologias da UPM Prof. Dr. Sergio Vicente D. Pamboukian

8.2 Cálculo da Densidade Demográfica em hab/km2 1. Escolher o nome do campo “Densidade” 2. Escolher o tipo de dado: Numérico decimal (real) com tamanho 8 dígitos e precisão de

2 casas decimais 3. Escrever a expressão: “Pop_10” / “Area” 4. Clicar em “OK”

A tabela de atributos apresenta agora duas novas colunas: Área e Densidade.

Após o uso da calculadora, finalizar o modo de edição e Gravar os resultados.