edição de novembro/2010 - revista nossa banda

28
TCP/TEEB Edição 1 - Ano 1 - nº 1 01 de novembro de 2010 www.caminhodapaz.com.br Casa do Caboclo Sete Flechas Luz da Umbanda em Vila Isabel Primeira Gira de Malandros da CCSF acaba na delegacia

Upload: templo-a-caminho-da-paz

Post on 23-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Nossa revista virtual vai contar os últimos acontecimentos do TCP e vamos divulgar nossos principais eventos do mês que se inicia. Nesta edição a matéria especial é sobre a inauguração da nova filial do TCP, Casa do Caboclo Sete Flechas.

TRANSCRIPT

TCP/TEEBEdição 1 - Ano 1 - nº 101 de novembro de 2010

ww

w.c

amin

hoda

paz.

com

.br

Casa do Caboclo Sete FlechasLuz da Umbanda em Vila Isabel

Primeira Gira de Malandrosda CCSF acaba na delegacia

Editorial

Queridos Irmãos,

É com muito orgulho que damos início a mais um projeto do TCP/TEEB, a

Revista Virtual Nossa Banda, que se torna mais uma ferramenta na divulgação da nossa Umbanda, mais uma ferramenta de divulgação da nossa instituição.

Nossa revista virtual vai contar um pouco dos últimos acontecimentos do TCP, e vamos divulgar nossos principais eventos do mês que se inicia.

Nesta edição a matéria especial é sobre a inauguração da nova filial do TCP, Casa do Caboclo Sete Flechas.

Esperamos que todos gostem da nossa revista e a divulguem.

Muito obrigado!

Que o Pai Oxalá nos ilumine.

Abraços fraternos,

TCP/[email protected]

Sugestões, dúvidas e críticas:[email protected]

A revista Nossa Banda, é uma publicação do Templo A Caminho da Paz e da Tenda Espírita Estudantes do Bem. Todos os direitos reservados. Copias e matérias são autorizados, mediante aos devidos créditos.

O que é Umbanda? Não precisa criar teorias mirabolantes, é só seguir exatamente o que o Caboclo das Sete Encruzilhadas nos ensinou. Umbanda é Amor e Caridade. Para nós filhos de fé, essa mensagem do Caboclo tem que estar sempre viva em nossa mente e principalmente em nosso coração, pois só o Amor nos fortalece, nos revigora, nos da luz, e o ato da Caridade nos faz renovar nossos sentimentos, faz o Amor se propagar por todos os que estão a nossa volta.Essa é a “nossa banda”, a “banda do Um”, a nossa Umbanda, a banda do Amor e da Caridade.

Sumário

5 - Mensagem do Mês

7 - Perguntas e Respostas

18 -Cantinho de Pai Cipriano

17 -Mensagem Enviada

14 - Inauguração da CCSF

12 - História da Bolevard

8 - Aniversariantes

9 - Fortalecimento Anjo da Guarda

20 - Casa de Zarithamy

22 - Casa do Caboclo Sete Flechas

»

»

4 ● Nossa Banda

CD No Clarão da Lua!

Lançamento da Ayom Records em parceria com o Templo A Caminho da Paz e a Tenda Espírita Estudantes do Bem.

O Cd “No Clarão da Lua” é uma iniciativa com mais de 50 pontos de Ciganos e Malandros

TCP/TEEB - www.caminhodapaz.com.br

Entre em nosso site e saiba como adquirir o seu.

Nossa Banda ● 5

Mensagem do MêsTrês peneiras.

Logo no primeiro dia de promoção o funcionário diz ao chefe:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele…- Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?- Peneiras? Que peneiras chefe?- A PRIMEIRA PENEIRA é a da VERDADE.Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?- Não. Não tenho. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que…- Então sua história já vazou a primeira peneira.- Vamos então para a SEGUNDA PENEIRA que é a da BONDADE. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?- Claro que não! Deus me livre chefe!- Então sua história vazou a segunda peneira.- Vamos ver a TERCEIRA PENEIRA que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?- Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar.- Pois é. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas Peneiras?

Todas as vezes em que surgirem um boato por aí devemos submetê-lo ao Crivo das Três Peneiras :VERDADE, BONDADE, NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passa-lo adiante, porque:

“Pessoas inteligentes falam sobre idéias.Pessoas comuns falam sobre coisas.

Pessoas medíocres falam sobre pessoas.”

6 ● Nossa Banda

CD Adorei as Almas!

O maior acervo de acervo de cânticos para Pre-tos Velhos, já reunidos num só cd “ADOREI AS ALMAS”!!!

TCP/TEEB - www.caminhodapaz.com.br

Entre em nosso site e saiba como adquirir o seu.

Nossa Banda ● 7

Perguntas e Respostas

Queridos Irmãos,

Esse espaço da nossa revista é dedicado a todos aqueles que tem duvidas sobre a Umbanda e sobre nossa casa. Todo mês vamos postar aqui perguntas enviadas por nossos leitores e as respostas dos nossos dirigentes. Estamos ansiosos para poder ajudar a todos com esclarecimentos sobre nossa religião, claro que com base nos fundamentos do TCP.

Abraços fraternos,

TCP/TEEB

Envie suas perguntas para: [email protected]

8 ● Nossa Banda

w

Médiuns Aniversariantes do Mês

Parabéns

Amor

Paz

Felicidade

s Saúde

Cantinho 02 - Izabel06 - Eliana07 - Osvaldo - Vívia Porciúcula14 - Mª da Conceição16 - Jurema22 - Helena Fernandes27 - Roberta Rostiolla29 - Maria Vitória Zarithamy 01 - Cristiane04 - Maria Angela07 - Luana Dantas10 - Elisangela23 - Agatha24 - Roberta Miranda

Nossa Banda ● 9

Paz

» Fortalecimento Anjo da Guarda

» Curso de Primeiros Socorros

12 ● Nossa Banda

» Vila Isabel

Boulevard 28 de Setembro

Concebido pelo empresário e abolicionista, João Batista Viana Drummond,

posteriormente barão de Drummond, este boulevard (tipo de via de trânsito) foi assim denominado em homenagem à data em que foi assinada a Lei do Ventre Livre pela Regente Princesa Isabel e pelo Visconde do Rio Branco: 28 de setembro de 1871.O logradouro foi aberto, em 1872, no lugar da antiga rua dos Macacos, estendendo-se da a rua São Francisco Xavier à praça 7 de março (atual praça Barão de Drummond).No início do século XX, as suas árvores estavam sempre floridas no canteiro central, e era ladeado por chácaras com cercas-vivas. No ano de 1909 recebeu iluminação e bondes elétricos.

Considerada o berço do samba, em 1929, o Bando dos Tangarás, integrado por Noel Rosa,

Almirante, Braguinha, Henrique Brito, Alvinho, a partir da música “Na Pavuna” atraíu a atenção popular para o bairro de Vila Isabel. Foram ainda os primeiros a introduzir o ritmo de batucada e a percussão nas gravações de discos.Vila Isabel é berço de poetas e compositores importantes. Teve sempre uma produção musical características, diferente daquela feita pelos grupos “`a beira mar”’, com influência estrangeira e também diferente da música do subúrbio. A música era tocada e admirada nos bares Vila Isabel e Ponto Cem Réis. Ao contrário de outros bairros que perderam a boemia, com as mudanças urbanas, a profissionalização dos músicos e a chegada da indústria do disco, a Vila continua sendo ponto de encontro de músicos e poetas.Em 1965, nas comemorações do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, o arquiteto Orlando Magdalena teve a idéia de decorar as calçadas do Boulevard 28 de Setembro com mosaicos portugueses desenhando partituras de músicas de grandes compositores da Música Popular Brasileira, o que foi aprovado pelo então governador do Estado da Guanabara, Francisco Negrão de Lima (1965-1971). A idéia foi levada ao músico Almirante que escolheu as músicas que deveriam compor as calçadas.

Nossa Banda ● 13

Foram assim construídas, desde a Praça Maracanã, no início do boulevard 28 de Setembro, até à Praça Barão de Drummond, as famosas calçadas musicais de Vila Isabel.

Em 1994, recebeu o Projeto Boemia destinado a resgatar o passado boêmio do bairro. Bares com música ao vivo passaram a colocar mesas na calçada, atraindo jovens, famílias e visitantes vindos de longe, para ouvir a boa música brasileira e atualmente tem sediada a Unidos de Vila Isabel.

E em 2010, é a vez de um Caboclo tomar posse da Boulevard, claro que acompanhado de uma turma que está muito familiarizada com a boemia do local, a turma do Malandro Baiano, e com a benção do nosso vovô Pai Cipriano.

O Templo A Caminho da Paz atravéz da Casa do Caboclo Sete Flechas vem semear o Amor em Vila Isabel, na rua mais importante do bairro chega para acolher a todos aqueles que precisam de uma palavra amiga, de energias positivas, enfim acolher a todos que necessitam de Amor Fraterno, sem pedir nada em troca, pois já nos sentimos muito felizes e realizados quando um irmão chega em nossa casa com um semblante fechado, entristecido, e se despede de nós com um brilho diferente no olhar, nos agradecendo pela atenção e deixando bem claro que irá voltar.

É UMA CASA REALQUE OXÓSSI CONFIRMOUCABOCLO SETE FLECHAS

VAI FIRMAR EM SEU GONGÁA ESTRELA DE OXUM

E DE OXALÁ

14 ● Nossa Banda

» Inauguração da CSSF

Luz da Umbanda em Vila Isabel

Antes falar da sessão de inauguração da nova filial do Templo A Caminho da

Paz, a Casa do Caboclo Sete Flechas, vou contar uma fato que aconteceu uma semana antes no mesmo local. Na gira de firmeza da nova casa ao ecoar pela Boulevard o som dos nossos atabaques, pessoas começaram a entrar na CSSF em busca de atendimento, o fato mostrou que o local escolhido não poderia ser outro e que a nova casa do TCP seria um grande sucesso, que se

confirma a cada sessão como o número crescente da assistência.

A sessão de inauguração não poderia ter sido melhor, foi um domingo maravilhoso onde também comemoramos o aniversário do nosso vovô Pai Cipriano. Com a presença maciça do nosso corpo mediúnico e de amigos muito especiais. A sessão transcorreu maravilhosamente bem, com momentos especiais onde todos se emocionaram, como quando se prestou homenagens aos padrinhos da nova casa e na consagração dos novos médiuns de trabalho. Dava para notar na assistência que todos estavam maravilhados com a organização e andamento da gira e ansiosos para o primeiro a atendimento. Graças ao Pai Oxalá tudo transcorreu muitíssimo bem, e todos saíram realizados com a sessão, a primeira de muitas, pois essa luz da Umbanda que começou a brilhar em Vila Isabel a cada dia que passa está mais forte.

Nossa Banda ● 15

» Fotos

Crisrina Fernandes (dir. TCP), D. Marilda (madrinha da CSSF), Armando fernandes (dir. TCP), Luis Fernando (dir. TEO e padrinho da CSSF).

Gongá da Casa do Caboclo Sete Flechas

Pai Cipriano

Caboclo Sete Flechas

Malandro Baiano e Maria Navalha

16 ● Nossa Banda

Consagração dos novos médiuns de trabalho Consagração dos novos médiuns de trabalho

Confraternização dos novos médiuns de trabalho Ibejis

Atendimento a assistência Armando e Cristina Fernandes (dirigentes do TCP)

» Fotos

Nossa Banda ● 17

Mensagem EnviadaOração da serenidade

Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessáriapara aceitar as coisas que não podemos modificar,coragem para modificar aquelas que podemos e

sabedoria para distinguir umas das outras

O QUE É A SERENIDADE?

O termo é definido do varias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranqüilidade, a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, O sangue frio e o domínio de si. Contudo, do ponto do vista prático, talvez a melhor definição seria “a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos”.

A Oração da Serenidade fala em “aceitar as coisas que não podemos modificar”. A aceitação não deve ser confundida com a indiferença. A indiferença deixa do distinguir entre as coisas que podem e as que não podem ser mudadas. A indiferença paralisa a iniciativa. A aceitação libera a iniciativa, aliviando-a das cargas impossíveis. A aceitação é um ato do livre arbítrio, mas, para ser eficaz requer a coragem moral de se persistir apesar do problema imutável. A aceitação liberta o aceitante, rompendo-lhe as cadeias da autopiedade. Uma vez aceito o que não pode ser modificado, a gente fica livre para empenhar-se em novas atividades.

Foi dito que uma mente imatura procura um mundo idealístico. Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo da realidade e aceitar a vida tal qual ela é, com todas as suas crueldades e inconsistências. Talvez, em ultima análise, o inicio da sabedora esta na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fossem. E que nós mesmos somos imperfeitos e não tão bondosos e trabalhadores quanto gostaríamos do ser.

Texto do site www.neuroticosanonimos.org.br

18 ● Nossa Banda

Aconteceu noCantinho de Pai Cipriano

Dia 24/10/2010

Batizado na Lei da Umbanda.

Nossa Banda ● 19

20 ● Nossa Banda

Aconteceu naCasa de Zaritamy

Dia 30/10/2010

Encerramento do Curso A Medinunidade na Umbanda (19ª Turma) - Fiamento das guias de Oxalá e entrega dos certificados.

Nossa Banda ● 21

22 ● Nossa Banda

Aconteceu naCasa do Caboclo Sete Flechas

Dia 09/10/2010

Sessão de Malandros.

A sessão ia transcorrendo normalmente, sendo a primeira Sessão do Povo da

Malandragem na CCSF e ainda mais em Vila Isabel, não poderia faltar nada, e não faltou mesmo, teve até visita da polícia militar. Policiais militares se dirigiram a Casa do Caboclo Sete Flechas para averiguar uma denúncia de perturbação da ordem pública, mas depois de uma conversinha com Sr. Zé Pilintra, Malandro Baiano e Maria Navalha, olha que bela recepção eles tiveram, tudo foi esclarecido e resolvido. Após o término dos atendimentos, o Sr. Armando Fernandes e os dirigentes e médiuns do Templo A Caminho da Paz presentes, foram a delegacia registrar queixa

em relação ao ocorrido, pois tal denuncia aparentava se tratar de intolerância religiosa, pois na Boulevard 28 de Setembro, onde há uma quadra de escola de samba e vários bares que funcionam até de madrugada inclusive com música ao vivo, não seria a nossa sessão que iria causar tantos transtornos a ordem pública.

Segue carta do Deputado Átila Nunes ao Comandante da PMERJ sobre o ocorrido.

Nossa Banda ● 23

Senhor Comandante da Polícia MilitarCel PM Mario Sergio de Brito Duarte No último dia 9 de outubro, por volta das 22 horas, durante a sessão de atendimento a um público de 100 pessoas, a Casa do Caboclo 7 Flechas, situada no Boulevard 28 de setembro, 317, em Vila Isabel, recebeu a visita de uma patrulha da Polícia Militar causando profundo constrangimento a todos. Dois militares disseram ter recebido uma reclamação em virtude do barulho. Destaque-se que os policiais foram gentis, e após conversarem com o dirigente, foram embora. Após a sessão, a diretoria achou por bem ir à delegacia com cerca de 30 frequentadores, haja vista que julgaram importante ter ciência da identidade do autor da reclamação para as providências legais, já que foi inequívoco o uso da Polícia Militar pelo denunciante. A ida à delegacia visou registrar uma queixa contra quem havia abusado da desinformação dos policiais militares para interromper uma cerimônia religiosa. Os dirigentes do centro umbandista ponderaram que quem ligou para o 190 deveria ser identificado para que pudesse ser registrada uma queixa formal, baseada na Lei Caó. Independentemente do que estabelece os preceitos legais, que garante a liberdade religiosa em nosso país, saliente-se que o citado templo realizava sua sessão amparada na Lei do Silêncio (lei 126 de 10 de maio de 1977), coincidentemente de minha autoria. Na delegacia, o escrivão ponderou que não cabia o registro, mas que o delegado titular poderia fazer uma “anotação interna do ocorrido”. Segundo ele, o delegado pedira para informar que deveriam oficiar ao Batalhão da PM da área solicitando o BRAT da ocorrência. Como existe a suspeição de denúncia de uma ‘cartomante’ que reside perto, que já havia manifestado seu desagrado com a instalação do centro próximo à sua casa, seria interessante – ainda segundo o delegado – que preventivamente, fosse solicitada a identificação da pessoa reclamante pela PM. Para registro, a citada ‘cartomante’ é uma vizinha que ‘joga’ cartas, búzios etc, cuja alcunha é ‘Mãe Kátia’, que já ligara anteriormente ameaçando os dirigentes, dizendo que não poderiam abrir uma casa sem comunicá-la (sic).

24 ● Nossa Banda

Presume-se que a citada ‘Mãe Kátia’ sinta-se incomodada com a abertura de um centro umbandista onde se oferece às pessoas o conforto espiritual gratuito que é cobrado por ela. O presidente, Armando Fernandes, advogado, dirige uma casa de caridade (no sentido amplo da palavra), onde nada é cobrado. O receio dos dirigentes é que essa pessoa venha a utilizar novamente a boa fé e eventual desinformação dos policiais militares do Batalhão da PM da área para, novamente, perturbar a realização do culto religioso Senhor Comandante, como o 190 não é um telefone semelhante ao Disque-Denúncia, no qual o anonimato é garantido, não seria o caso de se identificar o(a) denunciante, já que este agiu com flagrante má-fé, valendo-se de agentes públicos para alcançar seu intuito? O imóvel de Vila Isabel está alugado em nome da Tenda Espírita Estudantes do Bem e a documentação está rigorosamente em dia. Saliente-se, Senhor Comandante, que o presidente, Armando Fernandes, é um sacerdote respeitadíssimo na Umbanda, pessoa pela qual não apenas eu, mas milhares de irmãos de fé nutrem inquestionável respeito pela sua conduta voltada para a mais pura caridade. Agradecendo sua valiosa interferência junto ao Batalhão, reitero minha admiração pela sua firme corajosa atuação à frente da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro. ÁTILA NUNES

Partes do texto foram retiradas devido a se tratar de uma suspeita, e não cabe a nós julgar e nem citar o nome de qualquer pessoa sem termos a certeza que a mesma é culpada. Então o por que de se publicar a carta? É só para mostrar a indignação de mais um umbandista com o ocorrido, imagine como nós que estávamos no local no momento nos sentimos?

Irmãos o importante é que tal fato não nos afete, e para mostrar isso contamos com todos vocês nas nossas giras na

Casa do Caboclo Sete Flechas

Nossa Banda ● 25

Como Ajudar?AJUDE AO TCP/TEEB A AJUDAR VOCÊ

ACEITAMOS DOAÇÕES:

BANCO: ITAÚAGENCIA: 8077

CONTA CORRENTE:13.749-8NOME: TEMPLO A CAMINHO DA PAZ

Se você ainda não é associado, associe-se.

Participe dos eventos e atividades, das rifas, da campanha do mês.

Colabore com a cantina e o bazar.

Contribua em nossas listas de arrecadação.

Entre em contato conosco e descubra outras formas de nos ajudar.

www.caminhodapaz.com.br / [email protected]

26 ● Nossa Banda

Calendário Novembro

Nossa Banda ● 27

Templo A Caminho da Paz / TEEB

Cantinho de Pai CiprianoCasa de Zarithamy

Casa do Caboclo Sete Flechas

HINO

O Templo A Caminho da PazSegue em frente a sua jornada

Suas portas estão abertas Para apoiar os desvalidos A caridade é o nosso lema

E bandeira do Pai. Aqui reina a paz

Aqui reina o amor Aqui soa bem forte

O brado do Pai Oxóssi Está formado o triângulo

No ápice, Pai Oxalá Com Oxóssi à sua direita E Mãe Oxum pra coroar