edição 853

12
SEMANAL | Ano 7 | n° 853 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br SEXTA-FEIRA 25/05/2012 COLUNA VIP CANAL ABERTO E FOLHEANDO OPINIÃO | Pág 02 Pág 08 Distribuição GRATUITA VEREADORES DE MUNIZ FREIRE APROVAM REAJUSTES DE SALÁRIOS PT DE IÚNA REALIZA PLENÁRIA PARA DISCUTIR ELEIÇÕES POLÍTICA | Pág 10 ENCONTRO DE PRODUTORES DE IBATIBA MARCA INÍCIO DA COLHEITA MARCOS FREIRE SAÚDE PASSA POR EXPANSÃO EM DIVINO DE SÃO LOURENÇO CIDADES | Pág 04 DIVULGAÇÃO ESCOLAS DE JERÔNIMO ADOTAM SISTEMA DE ENSINO OPET DIVULGAÇÃO ESPECIAL | Págs 05 a 08 POLÍTICA | Pág 11 MARCOS FREIRE FESTA DO TROPEIRO REUNIU CERCA DE 20 MIL PESSOAS EM IBATIBA A 6 » ª EDIÇÃO DA FESTA QUE JÁ SE TORNOU TRADICIONAL NA REGIÃO CONTOU COM O SHOW DO CANTOR DANIEL E REALIZOU UMA CAVALGADA QUE REUNIU CAVALEIROS DO CAPARAÓ CAPIXABA PUREZA ESPECIAL | Pág 09 CIDADES | Pág 03

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 18-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Aqui Noticias Folha do Caparao

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 853

SEMANAL | Ano 7 | n° 853 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br

SEXTA-FEIRA 25/05/2012

Coluna Vip Canal aberto e Folheando opinião | pág 02 pág 08

DistribuiçãoGRATUITA

Vereadores de Muniz Freire aproVaM reajustes de salários

pt de iúna realiza plenária para disCutir eleições

polítiCa | pág 10

enContro de produtores de ibatiba MarCa iníCio da Colheita

Marcos Freire

saúde passa por expansão eM diVino de são lourenço

Cidades | pág 04Divulgação

esColas de jerôniMo adotaM sisteMa de ensino opet

Divulgação

espeCial | págs 05 a 08polítiCa | pág 11

Marcos Freire

Festa do tropeiro reuniu cerca de 20 mil pessoas em ibatiba

A 6 » ª EDIção DA FESTA qUE já SE ToRNoU TRADICIoNAL NA REGIão CoNToU CoM o Show Do CANToR DANIEL E REALIzoU UMA CAvALGADA qUE REUNIU CAvALEIRoS Do CApARAó CApIXAbA

Pureza

espeCial | pág 09

Cidades | pág 03

Page 2: Edição 853

No final de semana que passou, o município de Ibatiba realizou o Encontro de Produtores de Café do município, onde foi lançado o início da colheita do café arábica, no Estado. E o mais importante de tudo isso é entender como as realidades mudam, com os in-vestimentos certos e aplicação de políticas públicas que incenti-vem os produtores, na melhoria da qualidade da produção.

Houve uma época que o café arábica capixaba, principalmente da região do Caparaó, era tacha-do como produto de baixa qua-lidade, sem qualquer chance de melhorar. Mas, com o passar do tempo, foi possível certificar que tudo não passava de um manejo da lavoura, da colheita e da se-cagem do café incorreto. Bastava uma mudança de cultura, entre os produtores que, ao percebe-rem que poderiam ganhar mais, com um café de melhor qualida-de, passaram a se preocupar com o assunto.

No entanto, uma das informa-ções passadas pelo secretário de Estado da Agricultura, Ênio Ber-goli, tem grande importância. Ele afirmou que, num primeiro

momento, a vantagem é o au-mento do preço do produto, por causa da qualidade. No entanto, o mais importante é entender que essa mudança de qualidade pode significar a permanência do produtor no mercado e até mesmo na agricultura. Ou seja, daqui a pouco, quem não tiver produto de qualidade vai ver seu mercado se reduzir, enquanto o que tiver café de qualidade terá mais mercado à disposição. E com mais demanda, os preços só tendem a crescer.

Então, é importante que os produtores acreditem e que as prefeituras se preocupem em ofe-recer políticas públicas que resul-tem em facilidades para a produ-ção de café de qualidade, desde bons terreiros e boas estradas até a instalação de despolpadores de café (em Ibatiba, foram instalados 10). Com o apoio do município e investimentos do Estado, além do apoio técnico do Incaper, os produtores podem vislumbrar um futuro melhor, com um café que terá mercado garantido, sem sobressaltos e sustos de preços injustos, como acontecia num passado recente.

Acreditando na qualidade

SEXTA-FEIRA, » 25/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTERER: Marcos FreireDIAGRAmADORA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADOREs: SérGiO OLiVEirA, JOSé MOntOni, JurACy DE ALMEiDA - tiGrinhO, ADiLSOn SALOtO E VitOr MOrAES.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. rua resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

»

FOLHEANDO

ENQUETE

Resultado paRcial da enquete da Folha do capaRaó paRa o leitoR RespondeR no site do joRnal (www.aquies.com.bR):

Você acha que os alunos da zona rural devem estudar em escolas dentro de suas comunidades ou ser transportados para escolas na zona urbana?

- Estudarem em suas comunidades – 72,73%- Serem transportados até a cidade – 27,27%

Depois de muitas pedidos feitos pelo prefeito de Ibatiba, Lindon Jonhson, o Dnit providenciou a insta-lação de mais quebra-molas – ou lombadas – no trecho da rodovia BR262 que corta o perímetro urbano do município. As lombadas foram colocadas, a pedido dos moradores da cidade, que não aguentavam mais o abu-so de alguns motoristas quanto à velocidade, o que provocou muitos acidentes, alguns fatais.

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

www.AQUIES.com.br

Mais quebra-molas

Adote na praçaO Caufes, em parceria com a Prefeitura de Alegre, realizará neste sábado (26),

no Parque de Exposições “Geraldo Santos”, o 7º Hovet, onde alunos do curso de Medicina Veterinária prestarão atendimento gratuito para animais de pequeno, médio e grande porte. E, na mesma data e local, também será realizado o Pro-jeto “Adote na Praça”, que procura dar um lar para animais retirados das ruas e que passaram por tratamento veterinário para estarem aptos a serem adotados. Para adotar, é preciso que o interessado tenha mais de 18 anos ou esteja acom-panhado dos pais ou responsáveis, além de portar um documento de identidade. Todos são orientados no que diz respeito ao cuidado com o animal, vacinas e consultas. Assim como na última edição, os animais adotados terão, a cada seis meses, consulta médica veterinária gratuita no Hospital Veterinário do Caufes.

O Grupo Espírita Fraternidade de Iúna (Gefi) realizou, no último final de semana, um seminário so-bre Atendimento Fraterno – traba-lho que vai realizar para as pesso-as que estiverem necessitando de um apoio espiritual e psicológico. O seminário reuniu espíritas de Iúna, Ibatiba, Lajinha e de Ipatinga, em Minas Gerais. E no domingo, também foi ministrada a palestra sobre Transição Plane-tária, falando sobre as transforma-ções que o planeta está passan-do, no aspecto moral e físico.

Atendimento fraterno

PoesiaAs minhas grandes dívidas

Ivanete da Silva Glória Dalmácio »Devo a vida a Deus, meu Criador;

A Adão e Eva devo a herança de pecador;A Jesus Cristo devo a salvação;

A meus pais, à igreja, à sociedade e educação;E aos professores devo a instrução.

Devo mesmo. E muito”Ao semelhante, o sorriso que para mim esboçou;Ao vizinho devo o favor que jamais me negou;A mim mesma a alegria motivada pelo amor;

e au meu próximo tudo o que me proporcionou.Como devo!

Às lágrimas que me apagaram a dor;Aos médicos o carinho nas horas de agonia e horro;

Aos irmãos em Cristo as orações e o clamor;Ao Pai Celeste a segurança, a fé, a vida no Senhor.

Devo o ar que respiro, a água que ingiro, a luz, o Sol que raiou;Devo a chuva, os dias bruscos que o ar equilibrou;

Devo o espaço que ocupo sem nada perceber;Devo os mementos de felicidade, de lutas e de grande prazer;

Quanta dívida, meu Deus! Piedade! Ajuda-me pagá-las;Muitas delas nem ouso citá-las;

Perdoa-me Senhor, pelos pecados que cometi;Afinal, resgataste-me pois salvação não mereci.

Page 3: Edição 853

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 03CIDADES

JERÔNIMO MONTEIRO

Escolas municipais adotam o sistema de ensino Opet

O nOvO SISTEmA vISA ImPlAnTAR AçõES EDuCATIvAS quE PRIORIzAm A InTEGRAçÃO DO SAbER CIEnTíFICO COm A vIvênCIA DO ESTuDAnTE E A COnSTRuçÃO DE vAlORES éTICOS E DE CIDADAnIA »

www.AquIES.com.br

IÚNA

Município comemora festa de sua padroeiraDesde terça-feira (22), a

comunidade católica de Iúna iniciou as comemorações da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroei-ra do município, que vai até dia 31, feriado municipal. A programação é composta por novenas, missas, sorteio beneficente, lançamento de CD e shows, na véspera e no Dia da Padroeira.

Na terça-feira (22), foi rea-lizada a abertura da Novena, com uma missa presidida pelo padre Antônio José de Nazareth. As novenas e missas estão sendo realiza-das todos os dias, sempre às 19h30, como acontece nes-

ta sexta (25), sábado (26) e domingo (27), quando tam-bém será realizado o sorteio beneficente de uma moto, a partir das 18 horas, ou seja, antes da Novena e da Missa que acontecem a partir das 16 horas.

Depois, as novenas con-tinuam, às 19h30, até o dia 30 – próxima quarta-feira, quanto também acontecerá o lançamento do CD “Can-ta Comunidade”, a partir das 21 horas, e do lual com Brás Ós, da Canção Nova, marcado para as 22 horas.

Já no dia 31, Dia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a programação vai começar

com a missa na Igreja Ma-triz, a partir das 8 horas da manhã, presidida pelo pa-dre Joaquim Canzian Filho, seguida pela consagração à Nossa Senhora e passeio ci-clístico pelas ruas da cidade. Ao meio dia, será realizada o Oração do Rosario e, às 16 horas, será realizada a missa solene na Matriz, presidida pelo bispo diocesano Dom Dario Campos, seguida de outro passeio ciclístico. E às 18 horas, acontecerá a Coro-ação de Nossa Senhora, com as crianças da Catequese, e a festa será finalizada com o show de Eliana Ribeiro, da Canção Nova.

Prefeito Francisco Rosseto com a equipe da Educação Municipal e representantes da Opet

Os educadores e alu-nos da Educação Infantil (modalidade Creche, 4 e 5 anos) e Ensino Funda-mental (1º Ano) de Je-rônimo Monteiro deram início a um novo capítulo da educação pública mu-nicipal. Agora, o Sistema de Ensino Opet – modelo de ensino e material di-dático em nível de escola particular – está sendo implantando. A adesão foi feita no mês de abril e, desde então, os docentes vêm desenvolvendo uma série de atividades emba-sadas nesse novo sistema.

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Educação e o prefeito Francisco Rosseto assu-miu o compromisso com a qualidade da educação em Jerônimo Monteiro, ao implantar um sistema de ensino de qualidade, com ações educativas que priorizam a integração do saber científico com a vivência do estudante e a construção de valores éticos e de cidadania. “O Sistema Opet é adotado em escolas particulares e Jerônimo Monteiro é uma das primeiras cida-des da região a implantá-

lo no sistema de ensino público municipal”, ex-plicou o prefeito, na so-lenidade de entrega do material que reuniu pais de alunos, representantes da Opet, professores e gestores.

O Secretário Municipal de Educação, Vilmar Lu-gão de Britto, disse que a receptividade ao Sistema de Ensino Opet foi ex-celente. “Os educadores gostaram muito, em es-pecial, porque o material didático oferece diversas opções de trabalho e atrai as crianças. É um material colorido, bonito e chama-tivo, mas, acima de tudo, pedagogicamente coeren-te com a nossa proposta pedagógica, que respeita o processo de construção de conhecimento do alu-no. Isso reflete educação de alto nível para o nosso município”, afirmou o secretário.

Alunos e educadores estão recebendo dois kits de trabalho: um para os docentes e um para as crianças de cada modali-

Divulgação

No dia 31, a missa e a coroação acontecerão na Igreja Matriz de Iúna

Marc

os Fr

eire/

arqu

ivo

Reconhecida por seus altos padrões de qualidade, a Opet é uma instituição que há mais de 35 anos investe na educação brasileira. Com Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Pedagógico e Unidade Gráfica, a Editora Opet desenvolve e comercializa o Sistema de Ensino Opet, que traz para o ambiente educacional uma série de materiais didáticos da Educação Básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com o objetivo do promover a consciência cidadã, a partir de atividades que envolvam a realidade do aluno e a prática de valores sociais.

O SISTEmA

dade de ensino. No caso dos docentes, o material também conta com o Portal Opet Virtual, fer-ramenta digital que ofe-rece vários recursos, in-clusive, para a preparação de aulas e um Curso de Formação Continuada à Distancia.

Em Jerônimo Mon-teiro o Sistema Opet está sendo aplicado em 10 escolas municipais: Paulo Pereira Gomes, Nicolau Borges, Cemei Sonho de Viver e Cemei Diva Saviatto Duarte, na sede do município, jun-tamente com outras sete

escolas da zona rural: Escolas Municipais Ser-tão, Rancharia, Jusceli-no Kubitschek, Varjão, José Rubens de Men-donça Uchôa e Córrego do Meio. Ao todo, serão atendidas, só este ano, aproximadamente, 400 crianças.

Page 4: Edição 853

IBATIBA

Encontro de Produtores marca início da colheita do arábica

O encOntrO acOnteceu nO primeirO dia da Festa dO trOpeirO também serviu para a abertura dO cOncursO municipal de Qualidade dO caFé »

seXta-Feira, 25/05/2012 reGiÃO dO caparaÓ04 especial www.aQuies.com.br

Na sexta-feira (18), den-tro da Festa do Tropeiro, a Secretaria Municipal de Agricultura de Ibatiba re-alizou o 10º Encontro dos Produtores de Café. O even-to que abriu oficialmente a Festa do Tropeiro também serviu para o lançamento oficial do início da colheita do café arábica no Estado e do Concurso Municipal de Qualidade do Café do mu-nicípio. Várias autoridades participaram da abertura do encontro que contou com palestras, cursos de capacitação profissional e sorteio de brindes. Mais de mil produtores participa-ram do evento.

Presente ao encontro, o secretário de Estado da Agricultura, Ênio Bergoli, destacou que o Governo do Estado já está na sexta edição de uma campanha da melhoria da qualidade do café, para que os pro-dutores, num primeiro momento, tenham melho-res preços e, num segundo momento, a garantia de mercado. “O consumo de café tradicional pra-

ticamente não cresce e o de qualidade cresce”, afir-mou. Segundo ele, ainda existe mercado para o café tradicional, mas confor-me sobe a renda média da população mundial, o

Várias autoridades e personalidades do setor estiveram presentes ao encontro

MARCOS [email protected]

Mais de mil produtores e trabalhadores rurais participaram do evento

consumo de café de me-lhor qualidade aumenta. “Por isso, temos cerca de 40 parceiros, na busca de fazer qualidade, com taxas de juros de ate 1% ao ano, para alguns tipos de equi-

pamentos, para fazer o café cereja descascado, até R$ 10 mil, e de R$ 10 mil até R$ 150 mil, com taxas de juros de até 2% ao ano, para o agricultor familiar”, enfatizou.

Já o prefeito de Ibatiba, Lindon Jonhson, colocou que a região do Caparaó, hoje, está se destacando no Estado, com investimentos que estão trazendo o de-senvolvimento sustentável para seus municípios. De acordo com ele, eventos como o Encontro de Pro-dutores são importantes para trazer informações para os agricultores, visan-do a melhoria da qualidade do café, com agregação de renda.

Também presente ao encontro, a deputada es-tadual Luzia Toledo disse que o encontro serve para repercutir, com os pro-dutores, novas técnicas e tecnologias. Ela também falou da importância do Concurso de Qualidade de Café e que a premiação é muito importante. “Todos nós gostamos de sermos premiados, e ser premiado pela qualidade, não tem nada melhor”, afirmou. Se-gundo ela, isso serve como um grande incentivo. “E

todos envolvidos entende-ram isso e já estamos em R$ 60 mil em premiações”, destacou.

PolíTIcAs PúBlIcAsO diretor presidente do

Incaper, Evair de Melo, dis-se que Ibatiba foi escolhida para o lançamento da safra de café arábica 2012/2013, porque a administração municipal tem tomado várias iniciativas que vem fortalecendo a cafeicultura no município, com diversas políticas públicas sendo im-plantadas. “O governador Casagrande pediu que pres-tigiássemos Ibatiba, para que o município representasse o Espírito Santo, fazendo o lançamento da campanha de melhoria da qualidade do café, levando orientação aos cafeicultores e trabalha-dores rurais”, disse.

Também estavam pre-sentes o presidente da Câ-mara de Ibatiba, vereador Silvio Rodrigues, vereado-res do município e região, o presidente do Centro Tec-nológico do Café (Cetcaf ), Dário Martinelli, entre muitas outras autoridades e representantes de órgãos ligados à cafeicultura.

Na programação do En-contro de Produtores de Café, houve a palestra do presidente do Centro do Comércio do Café de Vitó-ria (CCCV), Luiz Antônio Polese, que falou sobre as “Tendências do Mercado Mundial de Café”, e do presidente do Incaper, Evair de Melo, que palestrou so-bre as “Alternativas de Pós-colheita para agregação de valor ao café arábica”, tendo como moderador Marcos Moulin Teixeira, do Incaper e do Cetcaf. Depois aconte-ceu o lançamento do Con-curso Municipal de Quali-dade do Café Arábica, feito pelo secretário municipal de Agricultura de Ibatiba, Willian de Abreu Miranda, e pelo chefe do escritório do Incaper local, José Clério Moratti Dalmoneck.

Page 5: Edição 853

Em 47 anos de sua his-tória, o setor de saúde em Divino de São Lourenço começou com atendimen-to limitado, o que se man-teve até o final da década de 80 e início dos anos 90, quando a adminis-tração municipal iniciou e concluiu as obras do então chamado Hospital Municipal. Depois, a uni-dade foi fechada e, hoje, funciona como Pronto

Atendimento, inclusive com plantão 24 horas.

O município também expandiu sua oferta de exames e consultas de es-pecialidades, sendo aten-didas demandas que, há muito tempo, estavam reprimidas. Além disso, a Secretaria Municipal reali-zou e participou de vários eventos e existem outras obras para serem licitadas e realizadas.

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 05ESPECIALwww.AQUIES.com.br

DIVINO DE SÃO LOURENÇO

Saúde passa por expansão em Divino de São Lourenço

DESDE SUA EmAnCIPAçÃO, A SAúDE nO mUnICíPIO »PASSOU POR FASES DE CRESCImEnTO E DE DIFICULDADES

E, AGORA, vOLTA A PASSAR POR Um mOmEnTO DE nOvAS

COnQUISTAS

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 6: Edição 853

ESPECIAL SExtA-FEIRA, 25/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ06

DIVINO DE SÃO LOURENÇO

Saúde do município passa por expansão e reestruturação

DESDE SuA EmAnCIPAçÃO, A SAúDE nO munICíPIO PASSOu POR FASES DE CRESCImEntO E DE DIFICuLDADES E, AGORA, vOLtA A PASSAR POR um mOmEntO DE nOvAS COnquIStAS »

www.AquIES.com.br

Observando os 47 anos de emancipação do município de Divino de São Lourenço, é possí-vel traçar uma linha do tempo para registrar os principais benefícios gerados para a popu-lação, começando pela saúde. No início de sua emancipação, por exem-plo, na gestão do então prefeito Juca Olegário – como era conhecido na região, o município re-alizava os atendimentos no posto de saúde, com médico apenas uma vez por semana, com a re-alização de exames bá-sicos, sendo que toda a despesa era financiada pelos governos estadual e federal.

Este atendimento le-vou um longo tempo para ser modificado. E a principal reestrutura-ção ocorreu no final da década de 80 e início

da década de 90, quan-do os gestores da época, Miguel Delerme e Mi-guel Caçapa, iniciaram e concluíram as obras do então chamado “Hospi-tal Municipal”, deixan-do que a mesma fosse colocada em funciona-mento na administração do então prefeito José Campos.

Quando a obra estava em andamento, Miguel Caçapa implantou a re-alização de vários tipos de exames, reativou outros que haviam sido paralisados, adquiriu uma ambulância para socorro à população e deu concurso para os profissionais da área, já se preparando para funcionar plenamente no referido “hospital”. Nas gestões seguin-tes, de 1993 a 2000, o atendimento implanta-do foi mantido, apesar

das dificuldades que se apresentavam.

Já no período de 2001 a 2008, a saúde do municí-

Ainda estão previstas e já em processo licitatório as seguintes obras:

Reforma da Unidade de Saúde do Patrimônio da Penha – R$ 103 mil (recurso: Ministério da Saúde – MS); construção da Unidade de Saúde da Floresta (já iniciada) – R$ 200 mil (recurso: MS); construção da Academia de Saúde Sede – R$ 100 mil (recurso: MS), entre outros.

Foi realizada a adesão em programas federais, como o Plano de Melhoria no Atendimento e Qualificação

(PMAQ), Plano Saúde do Escolar (PSE), Rede Cegonha (implantando), Programa de Controle de Natalidade e outros programas de melhoria na atenção a saúde.

E neste ano em que a Igreja Católica lançou, em sua Campanha da Fraternidade, o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a Terra”, o município de Divino de São Lourenço está buscando formar uma base sólida de atendimento em saúde.

ObRAS PREvIStAS:

pio passou por problemas, com a desativação do pré-dio do hospital, na época denominado Pronto Aten-dimento (PA), como é mantido até hoje. Durante

essa desativação, a popula-ção voltou a ser atendida – com algumas carências – no prédio do posto de saúde, atualmente deno-minado ESF da sede.

FOTO

S: Di

vulg

açãO

A atual administração encontrou a Unidade de Saúde fechada e agora está reformada e com plantão 24 horas

Page 7: Edição 853

DIVINO DE SÃO LOURENÇO

Vários serviços estão sendo oferecidos à população

SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 07ESPECIALwww.AQUIES.com.br

Atualmente, com o re-torno de Miguel Caçapa à administração, para a gestão 2009/2012, a saú-de está passando por um momento de expansão. O PA foi totalmente refor-mado para as consultas diárias e agora também atende com plantão 24 horas. Entre os serviços oferecidos, existe a sala de Raio X e eletrocardiogra-ma, além de outros exa-mes, por intermédio de convênios com dois labo-ratórios, aquisição de dois veículos para transpor-tar pacientes, com maior conforto e segurança, para as consultas referenciadas e tratamentos diversos. Houve também uma ex-pansão da farmácia mu-nicipal que hoje atende a população com vários tipos de medicamentos básicos e formatação de processos junto à Secre-taria do Estado de Saúde (Sesa), para fornecimento de medicamentos de alto custo.

No início da adminis-tração municipal atual,

segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, foi encontrada uma demanda reprimida de consultas e cirurgias que não comportava mais nos arquivos. Havia casos até de quatro anos na es-pera. Hoje, tais demandas não existem mais, por estarem sendo encami-nhadas dentro do sistema compatível de atendi-mento do Estado, sendo totalmente compatível com os habitantes de Di-vino de São Lourenço e com uma fila curta. Filas que existem, em alguns momentos, por causa de especialidades de difícil acesso ou que ainda não existem na listagem de atendimento no sistema estadual, ou até mesmo, em casos de especialistas que são únicos, no siste-ma, para atender à popu-lação de 28 municípios do sul do Estado.

Quanto a espaços físi-cos, a atual administra-ção encontrou a Unida-de de Saúde (Hospital) fechada. Com isso todo

o atendimento passou a ser realizado, novamente, na Unidade do ESF/Sede. E, além disso, a atual ad-ministração vem fazendo

um trabalho de atenção à saúde, para garantir um trabalho preventivo e de qualidade, como aconte-ceu no caso do combate

à dengue, já que o mu-nicípio de Divino de São Lourenço, não apresentou nenhum caso. Outro des-taque, no município, tem

sido o atendimento de fi-sioterapia em domicílio, no caso dos pacientes que não podem ir à Unidade de Saúde.

DIVU

LGAÇ

ÃO

Com o fechamento da Unidade, o atendimento passou a ser feito na unidade do ESF/Sede, que, agora, foi totalmente reformada

Page 8: Edição 853

ESPECIAL SExtA-FEIRA, 25/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ08

DIVINO DE SÃO LOURENÇO

Veja as fotos de alguns eventos realizados pelo setor de saúde do município:

www.AQUIES.com.br

Capacitação dos Agentes de Saúde Campanhas de Vacinação Atendimento da Equipe de Saúde nas Escolas

Campanha Diabetes Conferência Municipal de Saúde Capacitação dos Profissionais

Conscientização sobre Hanseníase Atendimento a Gestante Ampliação da Farmácia

Campanha contra Tabagismo nas Escolas Capacitação Pós-Graduação de Médicos e Enfermeiros Mutirão de Saúde

fotos: divulgação

Page 9: Edição 853

IBATIBA

Festa do Tropeiro reuniu cerca de 20 mil pessoas

A 6 » ª edição dA festA que

já se tornou trAdicionAl nA

região contou com o show

do cAntor dAniel e reAlizou

umA cAvAlgAdA que reuniu

cAvAleiros do cApArAó cApixAbA

No último final de semana (18 a 20), o município realizou a 6ª edição da Festa do Tropeiro. O evento aconteceu na área ex-terna do espaço Co-ração Sertanejo, às margens da BR262, e só na sexta-feira – pri-meiro dia da festa, du-rante o show do can-tor Daniel, segundo os organizadores, reuniu um público de 10 mil pessoas. A estimativa é que, aproximada-mente, 20 mil pessoas passaram pelo evento, que também teve sho-ws com a banda GV Brasil, Jean e Juliano, Markin e Vitão, Juá Musical Show, Lauro e Braz, Adilson Teixeira e banda, Michele Frei-re e Banda AM5.

Um dos pontos altos da festa foi a cavalgada Pouso dos Tropeiros, no domingo (20), que reuniu cerca de 1.200 cavaleiros vindos de vários municípios, principalmente das 11 cidades que com-põem a região do Ca-

paraó Capixaba, além de cidades de Minas Gerais. Junto com os cavaleiros, também aconteceu o desfile de Tropas e Carros de Boi, que contou com a participação do prefei-to de Ibatiba Lindon Jonhson – também presidente do Con-sórcio Caparaó – que acompanhou o desfile, à cavalo, pela terceira vez.

O prefeito se disse emocionado com tanta participação. “Eu me emociono todo ano, mas, sinceramente, este ano, cheguei a chorar de alegria, principal-mente, por ver tantos amigos prestigiando uma festa tão impor-tante para a nossa cida-de, quanto a Festa do Tropeiro”, afirmou. Ele disse, ainda, que a Fes-ta do Tropeiro trouxe, ao longo dos anos, um resultado importante para o turismo e cul-tura de Ibatiba. “Nossa cidade é rica em cultu-ra, em história e a Festa do Tropeiro representa tudo isso. E o municí-pio de Ibatiba está feliz em poder proporcionar

essa alegria para o nos-so povo”, salientou.

RodeIoDurante a festa, também

aconteceu a final do Cam-peonato Sul Capixaba de Rodeio. E no domingo, o campeão recebeu como prêmio um carro zero quilômetro. O vencedor da competição em touros foi José Renato Messi, de Divino de São Lourenço, que conquistou o título na última montaria.

sextA-feirA, 25/05/2012 região do cApArAó 09especiAlwww.Aquies.com.br

A Festa do Tropeiro também contou com a realização do Encontro de Produtores de Café de Ibatiba, na sexta-feira (18), que reuniu centenas de produto-res e autoridades. Já na noite de sábado, tam-bém houve o desfile da Rainha do Rodeio. Enquanto no domigo, aconteceu um sorteio beneficente em favor da Paróquia Nossa Se-nhora do Rosário.

MARCOS [email protected]

o show de daniel, na sexta, reuniu um público de 10 mil pessoas

Pureza

DIVuLGaÇÃOA programação também contou com a escolha da Rainha do Rodeio

e o rodeio conheceu o campeão do Campeonato Sul Capixaba

Pureza

A cavalgada reuniu cavaleiros vindos de vários municípios da região

JOsé

Mar

Ia

Page 10: Edição 853

Na sessão da Câma-ra realizada na quarta-feira (23), os vereadores aprovaram o projeto que autoriza o reajuste dos salários dos servidores municipais, a título de re-visão geral anual. Ao mes-mo tempo, também foi aprovado o projeto que faz a adequação dos pro-fessores do município ao Plano Nacional do Ma-gistério. Também foram aprovados os projetos que reajustam os vencimentos dos servidores da Câmara Municipal, dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários e subsecretá-rios municipais, e tam-bém dos vereadores – este último foi o único que não foi aprovado por una-nimidade, já que recebeu o voto contrário do vere-

MUNIZ FREIRE

Vereadores aprovam reajustes de salários

Na sessão de quarta-feira, »a Câmara aprovou o reajuste

para servidores do exeCutivo, do

LegisLativo, prefeito, viCe, seCretários

e também dos vereadores

poLÍtiCa sexta-feira, 25/05/2012 região do CaparaÓ10 www.aquies.com.br

divu

lgaç

ão

Após ser abordado várias vezes por comerciantes e moradores do município de Iúna, ao fazer uso da tribuna, na sessão ordiná-ria de sexta-feira passada (18), o vereador Waldrem Marcelo Oliveira (PSC) falou dos problemas de segurança pública que o município de Iúna tem enfrentado. “Muitas pes-soas tem me parado nas ruas, comerciantes tem reclamado e parece que tem aumentado bastante a invasão a lojas, furtos nas lojas”, relatou.

Segundo ele é grande a cobrança e reclamação da população quanto ao serviço da Polícia Militar. Diante deste fato o verea-dor procurou se informar. “Procurei informação da polícia e me informaram que existe uma pequena confusão que precisa ser esclarecida, que é o papel

da Polícia Militar e o papel da Polícia Civil”, disse.

De acordo com as infor-mações passadas ao vereador, a Polícia Militar tem que fa-zer um trabalho ostensivo e preventivo, ou atuar em ato de flagrante. Mas, segundo levantamento do vereador, o problema está na Polícia Civil. “Nós não temos poli-ciais suficientes no municí-pio de Iúna e não temos um delegado de plantão para lavrar as ocorrências. As-sim, muitas vezes, a Polícia Militar prende o individuo, leva para Venda Nova, che-ga lá (segundo informações de policiais) e o indivíduo chega aqui na cidade antes da própria polícia. Porque a distância é grande, às vezes a ocorrência é uma ocorrên-cia menor e o delegado de plantão lá não quer muita dor de cabeça e pede pra trazer de volta”, relatou o vereador.

Waldrem Marcelo acre-dita que a falta de cadeia no município de Iúna e de um contingente maior de Policiais Civis tem agrava-do a situação da segurança pública. “Creio que para resolver esse problema, precisa de vontade e inte-resse público, para se dis-cutir uma cadeia no mu-nicípio, a presença de um delegado e mais policiais civis para que, junto com a Polícia Militar, nós pos-samos ter um trabalho que venha satisfazer a necessi-dade de nossos comercian-tes”, concluiu o vereador.

ElEIção paRa MEsa DIREtoRa Da CâMaRa é vEtaDa

Em sessão realizada na sexta-feira passada (18), os vereadores da Câmara Mu-nicipal de Iúna aprovaram a proposta da vice-presi-

dente da Casa e vereadora Maria da Penha Barros Pe-reira (PDT) que põe fim à reeleição da Mesa Diretora. Na mesma sessão, os vere-adores também aprovaram sete projetos de lei e o novo Regimento Interno.

A vereadora Maria da Penha Barros Pereira disse que, a princípio, é contra qualquer reeleição, seja em qualquer nível, porque acre-dita que o poder dever ser compartilhado e que a continuidade no po-der traz muitos vícios e também é uma questão de opor-tunidade para outros. “Pude realizar esse meu desejo propon-d o essa

emenda para suprimir do regimento a reeleição para a mesa diretora. Ainda não está concluí- do o pro-cesso, a L e i O r -g â -nica tam-bém pre-c i s a

ser alterada, visto que a Lei Orgânica prevê a reeleição. Então, na próxima sessão va-mos apresentar uma emenda à Lei Orgânica suprimindo essa prerrogativa de reelei-ção”, disse.

vereador preocupado com a segurança públicaIÚNa

MARCOS [email protected]

o vereador disse que o problema na falta de policiais civis, no

município

os vereadores aprovaram um reajuste de 8,6% para os servidores do Executivo e legislativo

MaRCoS FREiRE

ador Gilberto Barboza de Souza (PDT).

O projeto mais comemo-rado foi o que autorizou o reajuste de 8,6% para os servidores municipais. O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindmunicipal), Osvaldo Santesso, usou a Tribuna da Câmara para agradecer o empenho dos vereadores e também do Executivo, para se chegar a um con-senso, para que os servi-dores pudessem recuperar as perdas consequentes da inflação.

O vereador Gilberto Barboza destacou a cora-gem do Sindicato e dos servidores em se manifes-tarem para conseguir seus direitos e também ressal-tou o empenho dos vere-adores para que o reajuste passasse dos 5% oferecidos pelo Executivo, no início. No entanto o vereador

Zenilton Lopes (PMDB) enfatizou o empenho do prefeito que teve cora-gem em dar um reajuste que quase comprometeu o limite da folha de pa-gamento, de acordo com a Lei de Responsabilida-de de Fiscal. Enquanto o vereador Flávio Antunes Vieira (PTdoB) afirmou: “o projeto teve o apoio de todos, mas foi o prefeito quem bateu o martelo”.

MagIstéRIoJá o vereador Oneízio

Andrade Ribeiro (PDT), que é professor, desta-cou a aprovação da ade-quação dos vencimentos dos professores ao Plano Nacional do Magistério e disse que foram precisos muitos cálculos para se chegar a um índice. “Foi um trabalho realizado pela secretária municipal de Educação, do presi-

dente do Sindmunicipal e da secretária municipal de Finanças”, afirmou. E lembrou que chegaram a afirmar que os vereado-res eram contra o proje-to, mas, só haviam tirado urgência da matéria, para analisá-la melhor. “E agora votamos em tempo

para que todos recebam na próxima folha de pa-gamento”, disse.

Além dos servidores do Executivo, os servidores do Legislativo, o pre-feito, vice, secretários, subsecretários e vereado-res também receberam o mesmo reajuste de 8,6%.

Já os professores recebe-ram o rejuste conforme o nível no Plano de Carrei-ra, de acordo com o Plano Nacional do Magistério. Os professores P5, por exemplo, que represen-tam 90% dos professores do município, tiveram um reajuste de 18,8%.

Page 11: Edição 853

IÚNA

PT realiza plenária para discutir eleições

A plenáriA contou com A »presençA dA senAdorA AnA

ritA (pt) e do presidente

estAduAl do pArtido, dudé,

Além do pré-cAndidAto do

pArtido AleksAndro HonrAdo

seXtA-FeirA, 25/05/2012 reGiÃo do cApArAÓ 11polÍticAwww.AQuies.com.br

Alex Honrado e Ana Rita conversaram sobre as carências sociais e de infraestrutura do bairro Quilombo

No sábado passado (19), o Partido dos Trabalhado-

res (PT) de Iúna realizou uma plenária, em come-moração aos 32 anos do partido e para discutir as eleições deste ano, assim

como a candidatura do presidente do PT no mu-nicípio, Aleksandro Hon-rado Vieira, a prefeito. A reunião aconteceu na sede

MARCOS [email protected]

do Sindicato dos Trabalha-dores Rurais (STR) de Iúna e Irupi – onde também fica a sede do diretório mu-nicipal – e contou com a presença do presidente es-tadual do PT, José Roberto Dudé, da senadora petista Ana Rita e de dezenas de militantes, entre eles pre-sidentes municipais do PT de outros municípios.

A senadora Ana Rita destacou a importância do partido manter as admi-nistrações dos municípios que já governa no Estado e conquistar um número ainda maior de prefeituras, para que os avanços que o PT conquistou em nível nacional, possam também se refletir em nível local. “E o companheiro Aleksandro Vieira é um quadro compe-

tente e qualificado para dis-putar a Prefeitura de Iúna e temos certeza de que ele fará aqui um belo trabalho, a exemplo das demais pre-feituras que temos no esta-do, as quais têm invertido prioridades e governado com olhar preferencial para as pessoas”, disse.

O presidente estadual do PT, Dudé, resgatou a histó-ria do partido e evidenciou as mudanças promovidas pelos governos do ex-presi-dente Lula e agora da pre-sidenta Dilma. “Vivemos um momento extraordi-nário no Brasil, pois a Dil-ma vem aprofundando as mudanças que se iniciaram com Lula, implementando programas importantes, re-duzindo juros e criando as condições necessárias para

que o país siga gerando em-prego e distribuindo ren-da”, analisou. Ele também destacou as qualidades do pré-candidato Alex Hon-rado, colocando-o como uma pessoa que pode fa-zer muito pelo município, representando a renovação da política no município.

Após a plenária, a se-nadora e o pré-candidato visitaram o bairro do Qui-lombo, região de morro da cidade, onde a senado-ra teve a oportunidade de identificar a ausência de políticas públicas de assis-tência social e infraestrutu-ra urbana. Enquanto Alek-sandro Honrado afirmou a necessidade de um plano de governo participativo para a cidade que privilegie a área social.

divulgação

Page 12: Edição 853

>> SEXTA-FEIRA, 25/05/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ

12www.AQUIES.com.br

Região do Caparaó

Você que é da Região do Caparaó, apareça na Coluna VIP. Envie sua foto com legenda para o e-mail: [email protected]. VEM GENTE!

(28) 9981-7647

Os nubentes, Daniel e Sueli, ladeados pelo casal de padrinhos e sócios na Clinica CEM, Dr. Amorim e esposa Carla.

Os nubentes, Daniel Freitas Neto (Clinica CEM de Guaçuí) e Sueli (comerciária de Espera Feliz). A coluna deseja felicidades ao casal.

Roberto Martins, Ana Alzira e Maria Alice, que completou 3 aninhos no último dia 19/05, A festa aconteceu no Pointy Diversões, em Guaçuí, com o tema da “Bailarina”. Felicidades!

Dr.Wanderley, sua esposa Tatiana e a pequena Maria Elisa, que completou 2 aninhos no último sábado (19/05). O tema foi “Chapeuzinho Vermelho”.

O GTC – Guaçuí Tênis Clube apresenta nesta sexta, dia 25/05, á partir da meia noite, “BAILE COM GERALDO TERRA NOVA”. Reservas de mesa na Diretoria do GTC ou no Restaurante Santa Luzia.

Juninho, Patrícia Muruci e Pedro Lucas, comemorando os 7 anos de Maria Clara, dia 17/05, no Pointy Diversões, em Guaçuí. Felicidades!

Maria Alice, de Iúna, e o policial civil Ronaldo Sant’Ana, de Viçosa (MG), uniram-se em matrimônio, no sábado (19), na Igreja Matriz de Iúna, e receberam convidados no Restaurante Coisa Nossa. Parabéns ao casal!

Foto Freitas

Foto Freitas

O casal Jeane e Alessandro uniram-se em matrimônio, no dia 05/05, na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, e receberam os convidados com uma bela festa na AABB em Guaçuí. Felicidades ao casal!

Foto Freitas

Pérola, filha de Christiany e Nélio, irmã de Lorenzo e Caetano, fez 4 aninhos no dia 1º de maio, A festa teve o tema “A Bela e a Fera”.

Neste clique, da direita para a esquerda, Gláucia, Fatinha, Maria Isabela, Walleska, Cinara, Glória e Leticia em confraternização, na Tecnotruta, em Ibitirama.

Foto Freitas

Foto Freitas

arquivo pessoal arquivo pessoal

arquivo pessoal

Foto Flash Color iúna