edição 838

8
SEMANAL | Ano 7 | n° 838 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br SUPLEMENTO ESPECIAL SEXTA-FEIRA 10/02/2012 STR DE IÚNA PROMOVE ASSINATURA DE CONTRATOS PARA CASAS NA ZONA RURAL CIDADES | Pág 03 ESPORTES | Pág 06 AGRICULTORES FAMILIARES ASSINARAM CONTRATOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UNIDADES DE HABITAÇÃO RURAL, DENTRO DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA » O CONSÓRCIO CAPARAÓ, QUE AGORA É PÚBLICO, VAI PRECISAR DEBATER OS DESAFIOS DA REGIÃO PARA » QUE DESENVOLVIMENTO POSSA CHEGAR A TODOS OS SEUS MUNICÍPIOS DE FORMA SUSTENTÁVEL MARCOS FREIRE MARCOS FREIRE CONSÓRCIO CAPARAÓ COMEÇA A ENFRENTAR SEUS NOVOS DESAFIOS ESPECIAL | Págs 05 e 06 ESPORTES | Pág 06 MARCOS FREIRE LUTADOR DE IBATIBA SE DESTACA NO MMA E SONHA COM O UFC VANDINHO LEITE PARTICIPA DE EVENTO DE ESPORTE E LAZER EM IBATIBA CANAL ABERTO E FOLHEANDO FOLHA GOSPEL COLUNA VIP OPINIÃO | Pág 02 Pág 07 Pág 08

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 31-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 838 do Jornal Folha do Caparaó

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 838

SEMANAL | Ano 7 | n° 838 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br

SUPLEMENTOESPECIAL

SEXTA-FEIRA 10/02/2012

STR de Iúna pRomove aSSInaTuRa de conTRaToS paRa caSaS na zona RuRal

cidades | Pág 03

esPortes | Pág 06

AgRICULTORES FAMILIARES ASSINARAM CONTRATOS PARA A CONSTRUçãO dE UNIdAdES dE hAbITAçãO RURAL, dENTRO dO PROgRAMA MINhA CASA, MINhA VIdA »

O CONSóRCIO CAPARAó, qUE AgORA é PúbLICO, VAI PRECISAR dEbATER OS dESAFIOS dA REgIãO PARA »qUE dESENVOLVIMENTO POSSA ChEgAR A TOdOS OS SEUS MUNICíPIOS dE FORMA SUSTENTáVEL

Marcos Freire

Marcos Freire

consórcio caParaó começa a enfrentar seus novos desafios

esPecial | Págs 05 e 06

esPortes | Pág 06

Marcos Freire

lutador de ibatiba se destaca no mma e sonha com o ufc

vandinho leite ParticiPa de evento de esPorte e lazer em ibatiba

canal aberto e folheando

folha GosPel

coluna viP

oPinião | Pág 02

Pág 07

Pág 08

Page 2: Edição 838

Na edição do jornal Aqui No-tícias desta quinta-feira (09), a matéria de capa registra a reu-nião realizada pela comunidade de Guaçuí para debater sobre as condições de segurança no mu-nicípio. No entanto, esta questão não se restringe a Guaçuí e aflige outros municípios da região do Caparaó, tanto os menores em população quanto os maiores.

Não é de hoje que a falta de efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil impede um trabalho que atenda plenamente as comu-nidades, com a baixa presença do policiamento ostensivo nas ruas – o que diminui a sensação de segurança nas cidades – e falta de investigadores para elucidar os inquéritos instaurados, apesar do esforço reconhecido dos policiais militares e civis.

O chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio Neto, afirma que as delega-cias sempre fecharam às 18 horas e que o que acontecia era que os investigadores ficavam tomando conta de presos, quando havia carceragem nas delegacias e, por isso, atendiam e recolhiam presos em flagrante pela Polícia Mili-tar. No entanto, este horário de funcionamento das delegacias no interior, totalmente fechadas para o público, a partir das 18 horas, e nos finais de semana – em minha opinião – é absurdo e não atende à população que precisa de um lugar para recorrer num caso de uma ocorrência.

No meu entender, assim como a Polícia Militar trabalha 24 horas por dia, as delegacias de Polícia Civil – todas – deveriam funcio-nar 24 horas por dia, para atender as necessidades da comunidade. E falar que será colocado o bole-tim de ocorrência, via internet, é brincar com a população mais ca-rente, que nem sempre tem aces-so à rede mundial de computado-res, porque nem computador tem em casa. É viver no Mundo das Maravilhas, sem qualquer conhe-cimento de qual é a realidade das comunidades, principalmente do interior. Os burocratas deveriam

visitar mais os municípios e conhe-cer as dificuldades de perto.

Concordo que o preso não é da Polícia Civil e sim da Justiça – que, aliás, cuida muito mal desses pre-sos, e que investigador tem que investigar e não tomar conta de detento. Mas se não há efetivo su-ficiente para manter as delegacias abertas 24 horas não é problema do cidadão, que fica sem poder resol-ver o que o aflige, e sim, é proble-ma do Estado que tem a obrigação de resolvê-lo, sem discursos vazios e sem soluções utópicas que só gas-tam os recursos e não trazem resul-tados concretos.

Na reunião de Guaçuí, o Estado apresentou a construção de uma Delegacia Integrada, onde PC e PM ficariam no mesmo local, o que pode facilitar a vida do cida-dão, se as duas polícias realmente trabalharem juntas – o que nem sempre é muito fácil. No entanto, esta delegacia só vai funcionar re-almente se for um pólo regional, com delegado de plantão 24 horas, para receber os flagrantes de uma parte do Caparaó. E outra deve ser construída e funcionar da mesma maneira do outro lado da região, em Ibatiba ou Iúna, tanto faz. Dele-gacia só para dizer que tem e fechar às 18 horas e nos finais de semana, não precisa não, porque de elefante branco, sem utilidade, a região já está bem cheia. Obrigado!

Nota: em Guaçuí, na reunião sobre segurança, conheci o endo-dontista Cristiano Santos Viana que me contou um fato curioso. Ele me disse que seu professor de Endodontia, na Universidade Fe-deral do Rio de Janeiro (UFRJ), também se chama Marcos Freire, e que adorou saber que um xará seu escreve uma coluna de nome Canal Aberto – já que ele é endodontis-ta (engraçado, não?). Por isso, fica aqui meu abraço para o meu xará, lá no Rio de Janeiro – aliás, minha terra natal (sou carioca, do bairro Maracanã), que desde então, sem-pre lê a coluna e abre as aulas, ago-ra, escrevendo no quadro: “Canal Aberto – Marcos Freire”.

Sem discursos vazios

SEXTA-FEIRA, » 10/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTERER: Marcos FreireDIAGRAmADORA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADORES: SérGiO OLiVEirA, JOSé MOntOni, JurACy DE ALMEiDA - tiGrinhO, ADiLSOn SALOtO E VitOr MOrAES.

Circulação: ES - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. rua resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

»

FOLHEANDO

ENQUETE

Resultado da enquete (paRcial): quais matérias você mais gosta de ler na Folha do caparaó?

- Cidades – 8,33%- Economia – 3,57%- Segurança – 10,71%- Política – 52,38%- Assuntos Gerais – 8,33%- Cultura – 5,95%- Esportes – 3,57%- Opinião – 3,57%- Viva a Vida – 1,19%- Vip – 2,38%

A atual enquete será mantida até as 10 horas da próxima quinta-feira (16), quando uma nova enquete será publicada, para darmos início a uma série de levantamentos para conhecermos a opinião de nossos leitores.

Depois da solenidade, as autoridades assistiram ao jogo e participaram da entrega de troféus para as equipes e jogadores que se destacaram na competição. O secretário Vandinho Leite e o prefeito Lindon Jonson deram o pontapé inicial da partida do Titular (apitada pelo árbitro Antônio Buaiz) e, no intervalo, os dois fizeram uma disputa de pênaltis, com cada um batendo uma penalidade para o goleiro Rafael, do Criciúma. O goleiro defendeu o pênalti do prefeito, mas o secre-tário conseguiu converter. “Eu deixei o secretário

Em conversa nos bastidores da políti-ca, em Guaçuí, a situação está um tanto quanto curiosa, porque as conversas mostram que pode se chegar a um con-senso inédito. Já se chega até a falar em candidatura única. Num município em que as campanhas sempre foram bastante acirradas, algo desse tipo seria histórico e, caso seja em prol do desenvolvimento do município, nada para ser condenado. Seria muito bom se as pendências po-líticas fossem sempre resolvidas com diálogo e consenso, não é mesmo?

Já em Ibatiba, depois de um certa ce-leuma por causa de uma enquete sobre a eleição para prefeito do município, da Folha do Caparaó, que parecia apresentar certa desunião no grupo da situação, a informa-ção extraoficial é de que o candidato do grupo é o prefeito Lindon Jonhson, que vai tentar a reeleição. Os outros nomes estariam lutando pela vaga de vice-prefeito, lembrando que o atual vice é o ex-vereador Simião Dias de Carvalho, que também chegou a anunciar que seu nome está à disposição para prefeito. É esperar para ver.

vencer, porque preciso dos recursos da Secretaria no

meu município”, afirmou o prefeito, entre risos.

Vandinho x Jonhson

Candidatura única Por uma vaga

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

www.AQUIES.com.br

Page 3: Edição 838

No início do mês de feve-reiro, o Sindicato dos Tra-balhadores Rurais (STR) de Iúna e Irupi promoveu a assinatura de 11 contratos entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e agricultores familiares para a construção de unidades de habitação rural. Os beneficiados são agricultores de comunida-des de Iúna e Irupi, mais precisamente um em Bon-sucesso, Alto Trindade, no Córrego Fama, Nossa Senhora das Graças, Bar-ro Branco, Santa Clara do Caparaó e Santa Clara/Boa Sorte – em Iúna. Enquanto em Irupi, foram beneficia-dos um agricultor em Burro Frouxo, Cabeceira do São José e dois na Tia Velha. Os recursos são provenientes do programa Minha Casa, Mi-nha Vida, do Governo Fe-deral, que possui uma linha específica para a agricultura familiar.

O valor é liberado pela CEF em forma de mate-rial de construção, ou seja, o agricultor não recebe dinheiro, mas sim crédito para a compra do material, num total de R$ 20 mil, sendo R$ 8 mil do Gover-no do Estado, por meio do movimento sindical de trabalhadores, mais preci-samente da Federação dos Trabalhadores da Agricul-tura no Estado do Espírito Santo (Fetaes). Já a mão de

obra fica por contra do agri-cultor beneficiado. Tam-bém estão sendo liberados recursos para a construção de fossas sépticas, dentro de um projeto ecologicamente correto, para que os dejetos sanitários não sejam joga-dos diretamente nos cursos de água.

Depois de liberados os recursos, a obra é acompa-nhada por técnicos em edi-ficação e de uma assistente social, além do acompanha-mento do STR de Iúna e Irupi, por intermédio da Secretaria de Políticas So-ciais, sob a coordenação da presidente do Sindicato, Elizete Almeida de Abreu, e a assessoria de Elione Campos. O STR funciona como entidade organizado-ra, como determina o pro-grama do governo, e outros agricultores e agricultoras

estão sendo cadastrados para a realização de novos contratos. “Um total de 15 agricultores já procuraram o Sindicato para se cadastrar e já estão regularizando a documentação necessária”, conta a presidente do STR, Elizete Almeida de Abreu.

E a quantidade de bene-ficiários pode aumentar, já que, antes, o programa atin-gia os agricultores com ren-da anual de até R$ 10 mil – que deve ser comprovada por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Mas uma nova portaria pu-blicada em conjunto pelo Ministério das Cidades, da Fazenda, do Planejamento e de Orçamento e Gestão, em setembro do ano pas-sado, ampliou o benefício para quem tenha renda anual de até R$ 15 mil – também comprovado pelo

DAP, com validade de três anos. E o valor liberado subiu para R$ 25 mil – a parte de contrapartida do Estado ainda está sendo

negociada. Além disso, também estão sendo feitos contratos para reforma de casas na zona rural, sendo liberado um total de R$ 15 mil, por contrato.

LaudoA presidente do STR de

Iúna e Irupi, Elizete Almeida de Abreu, explica que, para se candidatar a conseguir o benefício, a pessoa precisa procurar o Sindicato para fazer seu cadastro. Depois, uma equipe de técnicos e de assistente social vai visitar o local, em que se preten-de construir ou reformar a unidade habitacional, para fazer um laudo de avaliação. Só então a proposta é envia-da para a CEF. O candidato também precisa pagar uma

taxa de R$ 500,00, em mé-dia, divididos em três anos, para a chamada “originação” do contrato. Uma condição imposta pelo contrato é que a pessoa está proibida de vender o material de cons-trução e também a casa.

Elizete também destaca que o programa está den-tro das políticas do STR de Iúna e Irupi, que é o de tra-balhar para que os agriculto-res familiares tenham direito a uma moradia digna, no meio rural, com o objetivo de adquirir uma melhor qualidade de vida. “E o Sin-dicato está aberto a novas propostas. Basta nos procu-rar que será bem orientado para conseguir sua residên-cia no meio rural”, concluiu a presidente.

SEXTA-FEIRA, 10/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 03CIDADES

Marcos [email protected]

IÚNa/IRuPI

STR promove a assinatura de contratos para construção de casas

AGRICulTORES FAmIlIARES ASSInARAm COnTRATOS PARA A COnSTRuçÃO DE unIDADES DE hAbITAçÃO RuRAl, DEnTRO DO PROGRAmA mInhA CASA, mInhA VIDA »

divulgação

os beneficiários durante a solenidade de assinatura dos contratos na sede do STR

o beneficiário José Ronaldo Moreira de aguiar assinando o contrato, com o filho, ao lado da presidente do STR, Elisete almeida de abreu, e do técnico em Edificações Marlon Mendes

www.AQuIES.com.br

Page 4: Edição 838

SEXTA-FEIRA, 10/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ04 ESPECIAL

consórcio público pode facilitar a vinda de re-cursos e, como médico, destacou mais uma vez a necessidade de melho-rar a saúde na região. “É um sonho meu a cons-trução de um grande hospital regional que atenda toda a região, principalmente nós,

que somos cortados pela BR262, onde mui-tas vidas se vão e, por isso, precisamos de um atendimento de emer-gência”, destacou.

O prefeito de Alegre, José Guilherme Aguilar, que assumiu como vice-presidente do Consórcio Caparaó, acha que a mu-

dança para consórcio pú-blico traz grandes expecta-tivas, mas também aponta a união entre os prefeitos da região como um ponto fundamental. “Precisamos pensar na região, para tra-balhar em conjunto para tentar trazer melhorias para nossos municípios”, disse.

Na semana passada, to-mou posse a nova diretoria do Consórcio Caparaó, num momento em que o entidade se torna públi-ca, com uma estância do Governo do Estado, o que deve facilitar a conquis-ta de recursos para tocar projetos importantes para toda a região. Logo, como todos os envolvidos neste processo têm destacado, os desafios serão muitos para que os municípios consi-gam melhor qualidade de vida para suas populações, dentro de um desenvol-vimento sustentável que preserve as riquezas natu-rais e culturais da região.

E o novo presidente do Consórcio, prefeito de Ibatiba, Lindon Jonhson, encara a sua tarefa como um grande desafio que es-pera superar com o apoio dos demais prefeitos da região, na busca de recur-sos e investimentos para o Caparaó Capixaba. Ele acredita que, com a união de todos, é possível fazer a diferença e conseguir tra-zer benefícios na área de educação, da saúde e infra-estrutura, principalmente. “Pretendo dialogar com os prefeitos, para procu-rarmos o governo estadu-al e federal para buscar a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, afir-mou. E, segundo ele, isso também depende de um bom trabalho de marke-ting da região e de uma maior participação da so-ciedade.

Ele também destacou que a transformação em

Marcos [email protected]

REGIÃO

Consórcio Caparaó começa a enfrentar seus novos desafios

O COnSÓRCIO CAPARAÓ, quE AGORA é PúbLICO, vAI PRECISAR DEbATER OS DESAFIOS DA REGIÃO PARA »quE DESEnvOLvImEnTO POSSA ChEGAR A TODOS OS SEuS munICíPIOS DE FORmA SuSTEnTávEL

marcos freire

O ex-presidente do Consórcio Caparaó, o prefeito de Muniz Freire, Delson de Oliveira, deixou o cargo com o sentimento de dever cumprido. Ele enfatizou que o trabalho foi realizado com toda a equipe e os demais prefeitos, o que tem resultado no crescimento do Consórcio e em seu aprimoramento, destacando várias conquistas, como o convênio com o Governo do Estado que está em vigor. “E o mais importante é a transformação em consórcio público, porque isso abre um leque de opções, podendo conveniar, não só como Governo do Estado, mas também com o Governo Federal”, destacou.

Ele também citou as dificuldades que foram enfrentadas durante sua gestão, na presidência do Consórcio Caparaó, e a maior, segundo ele, foi a financeira. “O Consórcio, como qualquer instituição ou entidade, precisa de recursos financeiros e, às vezes, os municípios acham que o Consórcio se auto-sustenta, mas ele precisa de recursos dos municípios”, afirmou. “E agora, como o consórcio público, os municípios serão obrigados a manter em dia suas mensalidades”, disse, citando também a importância da parceria com o Governo do Estado.

EX-PRESIDEnTE AFIRmA quE SAI COm O SEnTImEnTO DE DEvER CumPRIDO

Delson: Dever cumprido e confiante no futuro

Lindon Jonhson: presidente quer união de forças.

www.AquIES.com.br

Page 5: Edição 838

SEXTA-FEIRA, 10/02/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 05ESPECIAL

população preparada para se beneficiar deles e, para isso, é preciso otimizar os gastos públicos, interagin-do com a população para a tomada de decisões”, afir-mou Guilherme Pereira, lembrando que os novos conselhos não vão entrar em conflito com o Con-sórcio Caparaó, porque este é um órgão executivo, enquanto os conselhos se-rão órgãos consultivos.

Já a subsecretária de Estado do Turismo, Dio-medes Berger, destacou o Consórcio como uma instância de governança que é modelo e pioneira no Estado do Espírito Santo. No entanto, en-fatizou que o Consór-cio Caparaó precisa se profissionalizar e buscar soluções para alguns gar-galos que atrapalham o desenvolvimento da re-gião, como é o caso das telecomunicações. “Mas o trabalho do Consórcio tem sido muito bem feito por todos os níveis envol-vidos”, afirmou.

A nova diretoria do Consórcio Público do Ca-paraó está contando com a parceria do Governo do Estado. E na sua posse, os representantes do Gover-no demonstraram entu-siasmo com o que pode ser realizado na região. O secretário de estado de Planejamento, Guilherme Henrique Pereira, afirmou que o Governo está à dis-posição para apoiar o Con-sórcio, já dentro da nova regionalização do Espírito Santo e da necessidade de se criar os Conselhos Mi-crorregionais. “É muito a importante a organização em consórcios”, destacou.

O secretário colocou que o Espírito Santo vive um momento econômi-co espetacular, com uma previsão de R$ 100 bi-lhões em investimentos da iniciativa privada, nos próximos quatro anos, “o que compreende uma vez e meia o PIB capixaba”. “Por isso, precisamos estar preparados para receber esses investimentos, com a

REGIÃO

Parceria com o Estado é fundamental para o Consórcio

Secretário afirma que organização em consórcios é importante

Anilton Garcia apresentou solução para telecomunicação

Segundo ele, esta meta está em concordância com a intenção do governador Renato Casagrande em realizar a interiorização do desenvolvimento, com a regionalização dos investimentos e o envolvimento da Prefeitura, no aporte de recursos do Estado, da União e do próprio município. “Precisamos construir projetos baseados nas necessidades da região, envolvendo empresas legalizadas na Anatel, de preferência que estejam instaladas nos municípios, porque são estes que geram emprego”, destacou.

Um dos desafios diagnosticados como um gargalo para o desenvolvimento da região do Caparaó Capixaba, principalmente para a área do turismo e desenvolvimento de outros projetos empresariais, é a deficiência nas telecomunicações. E o gerente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Anilton Garcia, colocou que a organização do Consórcio Caparaó facilita a busca de soluções, dentro do programa Espírito Santo Digital, que tem como meta a comunicação em todos os municípios do Estado até 2014.

município e os provedores existentes precisam informar que infraestrutura já existe na região, para que seja feita uma parceria público/privada”, enfatizou.

Quanto à telefonia, Anilton Garcia colocou que levar telefone celular aos distritos fica em torno de R$ 400 mil, enquanto que levar a internet dica em torno de R$ 60 mil a R$ 80 mil. “E o telefone vai junto, com a tecnologia superior ao Skype”, assinalou. Ele adiantou, ainda, que os projetos serão preparados em parceria com professores e alunos da Ufes e do Ifes, que estão participando da escolha do conjunto de equipamentos para testes de qualidade de sinal. “Vamos realizar reuniões com um grupo de trabalho, para identificar os pontos de interesse de cada

GOvERnO E MUnICíPIOS vÃO SE UnIR PARA SOLUCIOnAR PRObLEMAS DE TELECOMUnICAçõES

INFORME PUBLICITÁRIO

Inteiração com a comunidadeCom o objetivo

principal de facilitar a execução de ações em meio ambiente e saúde, a Rio PCH I realizou nos meses de outubro e novembro de 2011 a 1º campa-nha de Educação Am-biental e Saúde para a população (sobretudo comunidade escolar) das áreas de influência das PCHs Pirapetinga e Pedra do Garrafão – Barra do Pirapetinga/ RJ, Bom Jesus do Ita-bapoana/RJ, Mimo-so do Sul/ES, Santo Eduardo/RJ, Bom Je-sus do Norte/ES, São José do Calçado/ES e Ponte do Itabapoana/ES.

A campanha contou com oficinas nas áreas

de educação ambiental e de saúde, que foram de-senvolvidas em conjunto, possibilitando um treina-mento com diversas te-máticas, tendo assim um maior aproveitamento para a comunidade. Por meio das oficinas, a em-presa interage com as co-munidades apresentando o empreendimento e tro-cando experiências sobre Áreas de Preservação Per-manente (APP) e Primei-ros Socorros em diversas situações.

Ao longo do ano de 2012, a Rio PCH I realiza-rá outras duas campanhas abordando novos temas em Educação Ambiental e Saúde. Devido ao térmi-no das férias, a próxima campanha ocorrerá no final do mês de fevereiro

e início de março. A se-gunda campanha contará com temas como a intei-ração da comunidade e o meio ambiente, descarte de resíduos sólidos, alco-olismo; tabagismo e; dro-gas.

A divulgação das cam-panhas é feita por meio

de cartazes, espalhados em locais estratégicos das áreas de influência das PCHs, que convi-dam a participação da comunidade.

Rio PCH I. Com-prometida com o meio ambiente e com a co-munidade.

marcos freire

www.AQUIES.com.br

Page 6: Edição 838

ESPORTES SExTa-FEIRa, 10/02/2012 REGIÃO DO CaPaRaÓ06

O nome pode ser um pouco complicado, mas os objetivos parecem ser muito simples e definidos. Wkayron Carlos Galdino, 26 anos, também é co-nhecido como Capoeira, por causa de suas origens no esporte que começou a praticar na sua cidade, Iba-tiba, no ano de 2009, e que despertou seu talento para a luta. Trabalhando como vigia, da Prefeitura de Iba-tiba, ele praticou a capoeira por um ano, até ser convi-dado para treinar jiu-jitsu e umaitai, no ano passado, o que mudou sua vida.

O secretário de Esta-do de Esporte, Vandinho Leite, esteve em Ibatiba, no domingo (05), para participar das finais do 3º Campeonato Municipal de Futebol das Comunida-des e também para conferir o evento patrocinado por sua Secretaria, em parceria com a Prefeitura do muni-cípio. Dentro do Estádio Mirandão, foi montada uma estrutura com vários brinquedos e a distribuição de picolés e água mineral, o que veio a calhar diante do calor que fazia no dia do evento. O secretário parti-cipou da entrega de troféus para as equipes campeãs, do Criciúma – que ficou com o título nas categorias

Titular e Aspirante – e tam-bém para os vice-campeões de cada categoria: Paraíso, no Titular, e Santa Clara, no Aspirante. Também re-ceberam troféus os artilhei-ros e melhores goleiros do Titular e do Aspirante.

Também estava presente, prestigiando o evento, a prefeita de Dores do Rio Preto, Cláudia Bastos, o secretário municipal de Esportes, Aides Angelo – Dídio – e a secretária municipal de Turismo

O secretário foi recebi-do pelo prefeito de Ibati-ba, Lindon Jonhson, e os dois participaram de uma solenidade, antes do jogo principal, entre as equipes do Criciúma e do Para-íso, na categoria Titular.

de Dores do Rio Preto, Joseane Guedes Gomes, e outras autoridades do município. “Eu só tenho que agradecer a todos que colaboraram na realização desta festa”, disse o secre-tário Dídio.

Já o secretário de esta-do de Esportes, Vandi-nho Leite, destacou que a parceria com a Prefeitura visou incentivar o esporte e o lazer em Ibatiba, lem-brando que, numa final de futebol, os homens sempre estão no estádio, para as-sistir ao jogo, mas naquele domingo haviam pro-porcionado opções para as mulheres e as crianças. “Hoje (domingo), as famí-lias estão aqui, interagindo e convivendo em comu-nidade, e é para isso que também serve o esporte e

o lazer”, disse, para depois afirmar que sua Secretaria vai continuar investindo em Ibatiba.

O prefeito de Ibatiba Lindon Jonhson também se mostrou muito satisfeito com o evento, destacando a presença das famílias no Estádio. Segundo ele, sua administração tem inves-tido nessas iniciativas e no esporte em geral, visando tirar crianças e jovens do mundo das drogas e da cri-minalidade. E também fa-lou em investimentos. “Eu e o secretário (Vandinho Leite) conversamos sobre mais investimentos em Ibatiba e estamos pleite-ando um segundo Campo Bom de Bola e também a construção da arquibanca-da do Estádio Mirandão”, disse.

Diante do seu empenho nos treinos, o seu professor Fabrício Balkhar pergun-tou se ele tinha interesse em competir, lhe dizendo que tem futuro no esporte, o que o levou a pedir licen-ça na Prefeitura de Ibatiba e se mudar para Vila Velha, onde está treinando todos os dias, à noite. Isto porque trabalha como ajudante de pedreiro, durante o dia, e mora na própria academia em que treina, a Fight Cen-ter, em Coqueiral de Itapa-rica. Tudo em nome de um sonho: chegar ao UFC. “Tenho vontade de chegar ao UFC, mas isso depende e muita coisa, mas acredi-to, porque meu professor

acredita no meu potencial”, afirma Wkayron. E quanto à luta para se manter, conta que tem uma bolsa, “mas, hoje em dia, gasto mais do que recebo”

O convite para competir, feito pelo professor, aconte-ceu no dia 25 de novembro do ano passado, e no dia 3 de dezembro, Wkayron (ou Capoeira, como pre-ferirem) fez sua primeira luta, na categoria até 70 kg, no Barradão, e venceu por finalização (quando o luta-dor leva o adversário ao solo e o imobiliza com qualquer chave, o obrigando a bater e desistir). Com a vitória, ele fez sua segunda luta, no Haven Capixaba Combat,

realizado no Tancredão, no dia 18 de dezembro, ven-cendo por nocaute e fican-do com o cinturão da com-petição na sua categoria.

Com 1,70 metros de al-tura e 1,80 metros de en-vergadura, o lutador ibati-bense está trabalhando para perder peso e passar para a categoria até 65 quilos, já que na categoria em que se encontra, existem muitos lutadores mais altos e com maior envergadura do que ele. Mas antes disso, ele vai participar de uma compe-tição de imobilizações, em Irupi, neste sábado (11), e sua próxima luta no MMA deve acontecer até o final deste mês.

IBATIBA

IBATIBA

Lutador se destaca no MMA capixaba e sonha chegar ao UFC

O luTaDOR IbaTIbEnSE WkayROn GalDInO ESTá vEnCEnDO TODaS aS DIFICulDaDES PaRa »TEnTaR alCançaR O SEu SOnhO DE, um DIa, SubIR nO OCTÓGOnO E FazER SuCESSO na CaRREIRa

MARCOS [email protected]

MARCOS [email protected]

marcos freire

marcos freire

Wkayron “Capoeira” sonha em um dia chegar ao UFC

As autoridades participaram de solenidade antes do início da partida principal

Secretário participa de evento de esporte e lazer

www.aQuIES.com.br

Page 7: Edição 838

Espaço AbertoAtenção igrejas evangélicas do sul do esta-

do! Este espaço está aberto gratuitamente para mandarem a agenda de suas festas e, após realizá-las, mandarem fotos com o histórico do evento para matéria.

Obs: mínimo de 15 dias de antecedência.

[email protected](28) 9986 8414

PArticiPE

REFLITA COMIGOJOSÉ MONTONI | SETTAB - MITAB - MG »

Férias podem ser sinônimo de sair da rotina, deixar as ati-vidades por um espaço de tempo, em resumo, o que todos querem é deixar o trabalho por uns dias.

Se formos contar quantos feriados existem, acho que daria umas boas férias, mas a diferença é que os dias não ficam todos juntos. Acho que o nosso país é o que tem mais férias e feriados. Será que o brasileiro sabe aproveitar bem suas férias?

Pelo que vemos, nem todos viajam, nem todos vão à igreja, nem todos descansam. Cada um aproveita da sua maneira e acaba fugindo do objetivo para o qual as férias foram criadas. Vemos muitas pessoas fazendo bico nas férias para comple-tar a renda. Outros viajam, mas não sabem aproveitar com a família.

Depois de umas férias, deveríamos voltar mais alegres, mais animados, mais produtivos, com mais projetos, mais saúde, mais amor, mais paciência, mais vontade de viver, mais vontade de plantar, mais vontade de colher. Aproveite suas férias verdadeiramente bem. Acho que quem aproveitou, aproveitou, pois para muitos já acabou.

Já que férias é sair da rotina por uns dias, podemos fazer isto durante o ano, por dias e mesmo por horas que, com cer-teza, vai ajudar. O que não podemos é sair da presença de Deus, pois existem aqueles que aproveitam as férias para não ir à igreja. Imagina se Deus tirasse férias de nós? Bastavam alguns segundos e estaríamos mortos. Para quem está indo, boas férias, para quem chega, bem vindo!

Neste ano, faça algo diferente do seu habitual para Deus e para o próximo. “Bem - aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Lucas, 12:43). “Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora” (Ma-teus, 25:13).

Abraços, em cristo.

FÉRIAS

MINISTRANDO VIDAROGÉRIO ROChA * »

Muita gente começa o ano com grandes projetos, sonhos, novas resoluções e, em poucos dias, cometem vários erros. Assim, toda a proposta de mudança de vida e novos propósitos ficam comprome-tidos, logo nos primeiros dias do Ano Novo.

A lista de pecados de Davi, o rei de Israel, começava com assas-sinato e adultério. Ele sentiu profunda necessidade de ser perdoado. Foi perdoado e escreveu sobre como o perdão melhorou sua quali-dade de vida. Quando olhamos a lista de pecados de Davi, ficamos aliviados. Temos lá nossos erros, mas há pecadores bem piores que nós.

Mesmo sendo honestos, precisamos admitir que fazemos coisas grandes ou pequenas, intencionalmente ou não, que precisam ser perdoadas. Magoamos um amigo. Irritamos nossos filhos. Ignora-mos os sentimentos do nosso cônjuge. Desrespeitamos um empre-gado. Não nos damos bem com nossos vizinhos.

Como precisamos do perdão de Deus! Como precisamos do per-dão das pessoas! A Bíblia diz que somos pecadores e que “não há nenhum justo, nem um sequer”. Todos nós erramos e todos nós pre-cisamos do perdão de Deus. E o perdão nos liberta e pacifica nosso coração. Perdoar e ser perdoado é a melhor maneira de começarmos um novo dia e também um novo ano. O perdão nos liberta e pacifica o nosso coração.

Caro leitor, não sei qual a sua situação, mas para Deus não existe tamanho nem tipo de situação. Se confessar seus pecados, a Bíblia diz que Deus é fiel e justo para perdoar. Então, o que você está espe-rando? Na sua vida não importa o que você fez antes, nem importa o que você está fazendo, o que importa é sua vida daqui para frente.

Confesse tudo para Deus e deixe que Deus vá fazer a obra dele na sua vida, e você e Deus serão felizes para sempre. “Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Miquéias, 7:19b).

* É pastor da Igreja Assembleia de Deus - Argolas – Vila Velha - ES

PERDOAI SEMPRE

ACONTECEuIÚNAAconteceu no bairro Gua-

nabara. A congregação da 1ª Igreja Assembleia de Deus re-alizou, na ultima quarta-feira, a abertura da campanha de ora-ção em busca de avivamento e resgate dos afastados da comunhão.

ALEGREA Igreja Batista realizou

mais uma edição do acampa-mento de férias. Foi uma bên-ção! Visite esta igreja nos cul-tos aos domingos, às 19 horas, e às quartas-feiras, 19horas.

DIVINO DE SÃO LOURENÇOA Igreja Presbiteriana reali-

zou mais um grande culto de louvor no seu templo recém construído próximo à ponte. Deus operou maravilhas.

AGENDA DA FOLhA

IBATIBAA Igreja Ministério Aliança,

situada próximo à rodoviária, convida a todos para um gran-de culto de louvor no próximo domingo. O pastor Renato Melo, juntamente com sua es-posa, aguarda por você.

GUAÇUÍA Igreja Batista Renovada

realizará, no próximo domingo, um culto de libertação e cura. A missionária Rose espera você e sua família.

IÚNAA Congregação da Primeira

Igreja Assembleia de Deus, no bairro Vila Nova, realizará, na próxima segunda-feira, às 14 horas, mais uma reunião da campanha de oração sob a di-reção da irmã Líria.

CONhECIMENTO

A Bíblia tem muitas historias de prosperidade, mas todas eram seguidas de obediência a Deus. Quem foi o rei mais rico e quantos cavalos ele tinha? Resposta: Leia II Crônicas, 1:12 – 16.

DICA quE EDIFICA

Fim de férias é hora de voltar à vida na terra. Isto porque, nas férias, tem gente que viaja, flutua e consegue se desligar de tudo à sua volta, mas isto é bom. Agora é hora de buscar agradar a Deus e retornar às atividades. Também é hora de continuar buscando conhecimento. Folha Gospel coloca ao seu alcan-ce o livro Sabedoria para Vencer, do pastor Mike Murdock (foto), já nas livrarias.

CULTO E CONFRATERNIZAÇÃO

LOUVOR EM IBITIRAMA

Uma grande parte do povo da região do Caparaó, per-tencente à Igreja Ministério Tabernáculo, se reuniu em Lajinha para um encontro na sede da Igreja, no final do ano. Durante o dia, foram re-alizadas palestras e mensagens de encorajamento para o ano de 2012 e também muito louvor. À noite, foi realizado um grande culto, onde acon-teceu muita participação de cantores, pregação da palavra de Deus e consagração de obreiros. Também teve cara-vanas vindas de diversas par-tes, tais como Baixo Guandu e Aymorés (MG).

O templo estava bastante cheio – o que dá para observar na foto. O pastor José Mano-el, que é o presidente, passou por momentos difíceis com uma cirurgia nos olhos, em 2011, mas Jesus já lhe deu a vitória. Com mais de 70 anos,

No ultimo domingo, a Igreja Metodista de Ibitirama realizou um culto de louvor a Deus. Entre um cântico e outro, orações para que o ano de 2012 continue abençoado. Também, muitos dos presen-tes tiveram suas oportunida-des para cantar ou expressar, na palavra, algo que o Espírito

Santo trazia em seu coração. O louvor de consagração e comunhão, aquele que leva o participante a fitar o trono de Deus e receber a mensagem, ficou por conta do ministério local (foto).

A pregação da mensagem celestial foi feita pela pasto-ra Eunice. Esta Igreja tem

suas congregações e uma delas fica na Ponte do Araçá, na margem da rodovia que liga a BR 262 passando por Iúna, Ibitirama até Guaçui. Lá os cultos são aos domin-gos e terças, às 19 horas. Vi-site, leve sua família e seus amigos. Jesus tem muitas bênçãos para você.

ele dirige a sede em Lajinha, auxilia na Igreja de Ibatiba e visita outros trabalhos.

Outro bom momento en-tre o povo de Deus, que é pouco mostrado, foi a confra-ternização durante o almoço (foto detalhe). Com esta par-te da matéria, agradecemos e

parabenizamos aquelas irmãs e irmãos que se dedicam nos bastidores, preparando a co-mida, enquanto o trabalho acontece no templo. Muitas vezes, essas pessoas não são lembradas. Que Deus aben-çoe a todos, inclusive você, leitor.

SEXTA-FEIRA, 10/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 07FOLhA GOSPELwww.AquIES.com.br

Page 8: Edição 838

>> SEXTA-FEIRA, 10/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ

08www.AQUIES.com.br

Região do Caparaó

Você que é da Região do Caparaó, apareça na Coluna VIP. Envie sua foto com legenda para o e-mail: [email protected]. VEM GENTE!

(28) 9981-7647

“O rio segue seu curso de forma leve e admirável, sem deixar que as pedras do percurso atrapalhem seu trajeto. As rochas maiores são contornadas, fazendo parte da paisagem. As quedas d’águas fazem com que ela caia de forma esplêndida, tendo mais força para continuar. Desejo que sua vida seja o rio, você a água e que 2012 seja a paisagem perfeita para (re)começar esse caminho”. VEM GENTE!

Davi Emery completou 2 aninhos, no clima de fazendinha. Sua mamãe Marcela e o papai Maikon estavam radiantes. Parabéns!

O pequeno Tarso completou 2 aninhos, dia 04/02. O tema da festinha foi Cars. Os pais Sâmea e Rafael curtiram a bela festa.

Neste flash, com o por do Sol ao fundo, minha amiga Daliane Freitas, no Cruzeiro MSC Música!

Arquivo PessoAl

Foto FreitAs

Foto FreitAs

Neste flash, o pequeno Paulo Neto, crescendo a cada dia, com muita saúde.