edição 831

16
SEMANAL | Ano 7 | n° 831 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br Distribuição GRATUITA SEXTA-FEIRA 18/11/2011 PREFEITO DE IBATIBA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA MELHOR IDADE DIVULGAÇÃO MARCOS FREIRE FELIPE PARAÍZO GERAL | Pág 12 CLÉRIO MOULIN EM ALEGRE TAMBÉM TERÁ INTERNET GRATUITA PROJETOS ESTIMULAM ALUNOS A CONSUMO CONSCIENTE EM MUNIZ FREIRE DIVULGAÇÃO CASAS NO MORRO DO QUEROSENE EM ALEGRE SÃO DEMOLIDAS O PREFEITO LINDON JONHSON, ACOMPANHADO DE VÁRIAS AUTORIDADES E LIDERANÇAS DO » MUNICÍPIO, AUTORIZOU O INÍCIO DE UMA DAS OBRAS MAIS ESPERADAS PELA POPULAÇÃO PAULO MARCOS FICA NA FRENTE DA ENQUETE COM MAIS DE 53% EM IBITIRAMA CIDADES | Pág 05 AS CASAS ESTAVAM EM ÁREA QUE COLOCAVAM EM RISCO SEUS MORADORES E » TAMBÉM AS RESIDÊNCIAS DE UMA RUA ABAIXO, NA VILA VIANA AMBIENTAL APREENDE ARMAS E MUNIÇÃO PARA CAÇA EM ALEGRE CIDADES | Pág 04 GERAL | Pág 12 POLÍTICA | Pág 13 CIRCULAÇÃO CULTURAL PASSA PELO CAPARAÓ SEGURANÇA | Pág 06 GERAL | Pág 10 CIDADES| Pág 04 STR DE IÚNA E IRUPI REALIZA DIA DE CAMPO DO PAIS

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 23-Mar-2016

249 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

Edição 831 do Jornal Folha do Caparaó

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 831

SEMANAL | Ano 7 | n° 831 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br

DistribuiçãoGRATUITA

SEXTA-FEIRA 18/11/2011

Prefeito de ibatiba assina ordem de serviço do Centro de ConvivênCia da melhor idade

Divulgação

Marcos Freire

Felipe paraízo

geral | Pág 12

Clério Moulin eM alegre taMbéM terá internet gratuita

PRojEToS ESTIMULAM ALUNoS A CoNSUMo CoNSCIENTE EM MUNIz FREIRE

Divulgação

Casas no Morro do Querosene eM alegre são deMolidas

O prefeitO LindOn JOnhsOn, acOmpanhadO de várias autOridades e Lideranças dO »municípiO, autOrizOu O iníciO de uma das Obras mais esperadas peLa pOpuLaçãO

Paulo MarCos fiCa na frente da enQuete CoM Mais de 53% eM ibitiraMa

Cidades | Pág 05as Casas estavaM eM área Que ColoCavaM eM risCo seus Moradores e »

taMbéM as residênCias de uMa rua abaixo, na vila viana

aMbiental aPreende arMas e Munição Para Caça eM alegre

Cidades | Pág 04

geral | Pág 12 PolítiCa | Pág 13

CIRCULAção CULTURAL PASSA PELo CAPARAó

segurança | Pág 06

geral | Pág 10

Cidades| Pág 04

str de iúna e iruPi realiza dia de CaMPo do Pais

Page 2: Edição 831

www.AQUIES.com.brSEXTA-FEIRA, 18/11/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTEREs: Marcos Freire e Daniel BorgesDIAGRAmADORA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADOREs: SérGiO OLiVEirA, JOSé MOntOni, JurACy DE ALMEiDA - tiGrinhO, ADiLSOn SALOtO E VitOr MOrAES.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. rua resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

»

EDITORIAL

Recursos para a populaçãoNo sábado, o prefeito de Ibatiba,

Lindon Jonhson, assinou uma or-dem de serviço para a construção do Centro de Vivência da Terceira Idade em seu município, utilizando recursos municipais, devolvidos pela Câmara Municipal. Aliás, esta tem sido uma prática muito utilizada pelos Legislativos Municipais da re-gião, para ajudar as administrações, principalmente nos casos em que o relacionamento com o Executivo é harmonioso. Quando do contrário, não é bem assim que acontece.

No entanto, é preciso saber que os recursos devolvidos pela Câmara são por direito do Legislativo, já que os recursos deste poder são provenien-tes de repasses feitos pelo Executivo dentro dos percentuais determinados

por lei. Ou seja, não deixam de ser re-cursos municipais que pertencem ao Legislativo, mas não deixam de ser do município. Logo, quando é feita a devolução para o Executivo, só é feita porque os vereadores autorizam, mas também é uma ajuda justa, porque volta para a população em forma de obras e serviços.

Obras como a que será realizada em Ibatiba e vai atender a uma reivindica-ção que há muito tempo vinha sendo pedida pelos membros da Terceira Ida-de do município. Um sonho que atual administração municipal começa a tornar realidade, numa demonstração que, depois de muitos anos, Ibatiba está investindo em sua população, para uma melhor qualidade de vida e com desenvolvimento sustentável.

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

Neste domingo (20), o Brasil comemo-ra o Dia da Consciência Negra. Mas será que o país já tomou consciência de quão negros nós somos, por mais que a nossa cor da pele tente mostrar ao contrário. Tomar consciência de nossa negritude é algo importante para a nossa cultura, porque somos brancos, mulatos, cabo-clos, índios e imigrantes que temos ginga no pé e rebolado na cintura. E que bran-co tem isso em outra parte do planeta?

Ao mesmo tempo, nossos negros tam-bém precisam se conscientizar que, ao mesmo tempo em que precisam se orgu-lhar da cor da sua pele, também devem entender que a minha pele branca não me distancia deles, porque eles também têm muito de branco e mestiço, caracte-rística brasileira. Porque o brasileiro não se identifica pela cor da pele, mas pelo seu espírito – aqueles dos chavões atuais, como o de que não desistimos nunca ou que brasileiro sabe deixar a vida levar, como no samba de Zeca Pagodinho.

Aliás, é a nossa cultura, como a capoei-ra, o samba, maracatu, maculelê e muitas outras manifestações culturais, que juntas à culinária e às expressões idiomáticas, nos aproxima e nos faz um povo diferen-te. Por isso, qualquer preconceito racial é algo que não cabe num país marcado pela miscigenação. Soa como a oratória dos idiotas, que se julgam arianos num país de macunaímas.

Querer afirmar que não somos tupi-niquins ou afilhados da África é querer

negar uma origem rica e que não tem nada a ver com a dura realidade africa-na dos dias de hoje, depois de séculos de exploração européia, que deixou para trás um povo perdido em si mesmo, com algumas exceções, com a África do Sul, que teve a benção de possuir um Nelson Mandela. Justamente, um líder que sofreu a perseguição dos brancos e conseguiu reerguer seu país ao unir brancos e negros.

Na realidade, precisar que exista um Dia da Consciência Negra é algo que deve nos preocupar, porque a consci-ência negra brasileira deveria estar pre-sente desde o berço, desde os primeiros bancos escolares. Assim como o fato de existirem cotas na faculdade também demonstra que pegamos o caminho er-rado, porque toda e qualquer sociedade que precisa garantir direitos de um ci-dadão, por intermédio da lei, por causa da cor da sua pele, não deve estar no caminho certo.

O direito de entrar na faculdade de-veria vir desde o jardim de infância, garantindo o ensino igualitário para todos. Para que, assim, todos pudes-sem conseguir o seu espaço de manei-ra igual, com igualdade de condições. Não precisamos de cotas, precisamos é de consciência mesmo. Consciência de que somos todos iguais, perante Deus e a leis do homem, e é por isso que precisamos lutar até o fim, para que a liberdade e a igualdade não tenham que ser conseguidas com a ausência da fraternidade.

I’m black and tupiniquim

Muitos pais pensam que a porcentagem maior da educação está com as escolas. Ledo engano. A escola representa um complemento, um direcionamento, um viés, na complementação da educação familiar. Por mais que os educadores desempenhem papel primor-dial na orientação da criança, não exime os pais da res-ponsabilidade maior na educação de seus pimpolhos. Uma idade ideal para os pais brindarem seus filhos com excelente educação vai do zero aos 7 anos de ida-de. Dos sete aos 14, a situação complica um pouco.

Depois dos 15, a educação fica meio tenebrosa, hos-tiliza os responsáveis pela formação, criação moral, e emocional da garotada. A coletividade surge quando a criança se ausenta do lar, forma turma, classes, e o somatório disto tudo é a escola. A educação visa à formação da auto-estima, da personalidade e do ca-ráter, aliados à personalidade, que está nas diretrizes, nos azimutes traçados pelos pais. O desvio de conduta deve ser estudado com carinho.

Nessas nuanças, a experiência educacional deve ser de suma importância, útil, principalmente, quando a família começa a perder as rédeas na condução da edu-cação dos filhos. É muito natural ouvirmos queixa dos filhos sobre determinado educador(a), deixando nos pais ou responsáveis uma sensação falsa de “injustiça” contra seu filho. Antes de tudo, a diretoria da escola deve ser procurada de imediato. Outros acontecimen-tos do mesmo “Modus operandi” devem ser do conhe-cimento do pai ou da mãe.

A auto-estima é a principal e mais importante base para encontrarmos um bom lugar no orbe terrestre. E, consequentemente, à felicidade recíproca. A crian-ça precisa sentir-se amada e não idolatrada. O amor tem que partir de dentro para fora e tornar a criança segura e obediente. À medida que ela cresce, a auto-estima melhora. A harmonia do lar é primordial para ser ter um filho bem educado. Procure calma, pois o desespero é comparável a certo tipo de alucinação, es-tabelecendo as maiores dificuldades para aqueles que o hospedam na própria alma. Se seu filho desvirtuou o caminho traçado, não se desespere, mantenha a calma, mesmo que seja aparente.

Nos eventos sociais em que seu filho se encontre, a prudência e serenidade são importantes. Medite nos momentos de doença, de intranquilidade, por motivos indesejáveis. O coração materno deve agir em conso-nância com o bem estar entre filhos e pais. O pai é par-ticipe nos suplícios da família, é o cabeça, o orientador e a mãe a conselheira, em cuja união de pensamentos deve partir o bom senso, o desenvolvimento da capa-cidade de serem felizes. Uma união feliz é o diamante lapidado, é o ouro que fertiliza o bem estar e a prospe-ridade de qualquer família.

A semente desta família deve ser de boa a excelente qualidade. Basta que reguem com amor, o entendi-mento e o sentimento do dever cumprido. A paz e a união cimentada terão o aval divino. Energia e bons fluidos fazem parte desse encadeamento de ações dire-cionadas para uma exemplar educação. A união entre pais e escola é ponto fundamental para a felicidade do casal e da família. Se agirmos assim, alcançaremos a felicidade tão almejada, com acerto e final feliz.

*Membro da ACI – Alomerce e Aouvirce

EDuCAÇÃO FAmILIAR

ANTONIO PAIvA RODRIGUES*

Page 3: Edição 831

SEXTA-FEIRA, 18/11/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 03OPINIÃO

FOLHEANDO

ENQUETEJosé Montoni

Marcos Freire

Marcos Freire

Até o fechamento desta edição, já faziam 15 dias que uma grande árvore estava caída sobre a estrada que liga Iúna a Muniz Freire, formando um portal. Caminhoneiros que resolverem passar pelo local (o que não é muito provável com a quantidade de chuva que está caindo esta semana) devem tomar cuidado, porque a altura não permite a passagem de grandes cargas, que podem ser danificadas. A árvore caiu na altura da represa da usina hidrelétrica.

resultado da enquete da semana (até as 10 horas da manhã de quinta, 17) – total de 2.907 votos:

se as eleições em ibitirama fossem hoje, em quem você votaria, para prefeito?

Paulo Marcos – 53,53%Valmir Ogione – 18,30%Javan de Oliveira – 16,24%Flávio Sales – 6,98%Reginaldo Simão – 4,95%

E seguindo com as enquetes da Folha do Caparaó, esta semana, será a vez de Divino de São Lourenço. Os leitores poderão dar seu voto acessando o site www.aquies.com.br, lembrando que só é possível votar uma vez de cada computador.

se as eleições para prefeito em ibitirama fossem hoje, em quem você votaria?Miguel Lourenço SidônioLuis CarlosJosé MiguelLuis da FarmáciaSebastião MutucaEdinho

Esta enquete seguirá no site até as 10 horas da manhã do dia 1º de dezembro, com uma parcial também retirada às 10 horas da próxima quinta-feira (24).

Árvore na estrada

Na semana passada – mais precisamente no dia 9, três representantes do Consórcio GDK-Sinopec – responsável pela execução da terceira linha do mineroduto da Samarco Mineração – participaram de uma reunião com o prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues Pereira. De acordo com o gerente administrativo financeiro da GDK, Heligton Andrade, a reunião teve o objetivo de falar sobre as atividades das empresas e fortalecer parcerias. “Viemos para falar do nosso trabalho e mostrar que estamos tomando cuidado para que o município não sofra impactos ambientais”, declarou. A previsão é de que os trabalhos sejam executados até 2013. Para o prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues Pereira, a permanência da empresa no município significa oportunidade de emprego para as pessoas. “É positiva a vinda da empresa, pois muitas pessoas daqui tiveram oportunidade de trabalhar”, disse.

Consórcio se reúne com prefeito

O município de Ibatiba perdeu, no último dia 10, uma de suas mais ilustres moradoras e, porque não dizer, celebridades. Foi com muita tristeza, porém, com muito orgulho, que familiares, autoridades e população se despediu da eterna professora Jane Salomão Fadlalah, grande benfeitora do município de Ibatiba. Foi dela a iniciativa de doar, ainda em vida, o casarão da Família Fadlalah, que hoje abriga o Museu do Tropeiro. Felizmente, dona Jane pode ver, participar e ser reconhecida em vida por tal desprendimento. Católica fervorosa, que Deus a tenha.

Dona Jane deixa saudades

Na final da fase da Copa A Gazetinha, em Ibatiba, na terça-feira (15), a família do saudoso atleta Romário Nóia estava emocionada. Ele foi homenageado dando nome aos troféus entregues às equipes campeãs e vices da competição. A entrega da premiação foi feita por seus filhos: Francis, Fabrício e Reinaldo.

Homenagem a Romário Nóia

O prefeito Municipal, José Guilherme Aguilar, anunciou nesta semana a nova ocupante da Secretaria de Administração. A secretária anterior, Celeste Valentim, precisou sair por motivos pessoais e, para o seu lugar, o prefeito escolheu Sueli Ferreira Nunes Marques, funcionária de carreira da Prefeitura. “Além de ter total confiança na capacidade de Sueli, a escolha reafirma o meu compromisso com a valorização do nosso funcionário efetivo”, destaca José Guilherme. Sueli está na prefeitura desde 1988, e na Secretaria de Administração desde 1989. Na secretaria, ela é a responsável por toda a parte de atos oficiais, além de várias outras atividades inerentes ao setor.

Nova ocupante da Administração

www.AQUIES.com.br

Page 4: Edição 831

ObjetivOsO prOjetO AcAdemiA dA SAúde viSA:I - ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde;II - fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde;III - potencializar as ações nos âmbitos da Atenção Primária em Saúde (APS), da Vigilância em Saúde (VS) e da Promoção da Saúde (PS);IV - promover a integração multiprofissional na construção e execução das ações;V - promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer;VI - ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;VII - aumentar o nível de atividade física da população;VIII - estimular hábitos alimentares saudáveis;IX - promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade;X - potencializar as manifestações culturais locais e o conhecimento popular na construção de alternativas individuais e coletivas que favoreçam a promoção da saúde;XI - contribuir para a ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, como proposta de

inclusão social, enfrentamento das violências e melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população.

www.AQUies.com.brseXtA-FeiRA, 18/11/2011 ReGiÃO DO CAPARAÓ04 CiDADes

Clério Moulin também terá internet gratuita

ALeGre

GUAÇUÍ

A PReFeitURA vAi UtilizAR O bAiRRO COmO PlAnO PilOtO PARA DePOis AmPliAR O seRviçO De inteRnet GRAtUitA PARA tODA A seDe DO mUniCíPiO »divULGAÇãO

Internet gratuita é uma realidade que existe há muito tempo em Alegre. E agora, a Prefeitura vai abrir inscrições para o programa “Alegre, Cidade Digital”, no bairro Clério Moulin. A implantação do serviço, que já é realidade em quase todos os distritos, faz parte de um programa piloto e que estará em fase de testes na sede do município. As inscrições deverão ser fei-tas no salão da Associação de Moradores do bairro, na próxima segunda-feira (21), das 9 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

O interessado deve estar munido de cópia da car-teira de identidade, com-provante de residência e capa do carnê do IPTU.

A taxa de protocolo é de R$6,50. Somente será aceito um cadastro por imóvel, exclusivamente do bairro Clério Moulin. “Como se trata de um projeto piloto, em fase de testes, neste primeiro mo-mento, serão beneficiadas apenas as ruas do bairro Clério Moulin”, destaca o secretário municipal de Comunicação, Felipe Pa-raizo.

Há um planejamento para ampliar para outros bairros, mas ainda es-tão sendo feitos estudos de viabilidade técnica e econômica, já que haverá necessidade de ampliar o investimento, principal-mente, na velocidade do link de acesso.

SiStemAO sistema de internet gra-

tuita de Alegre foi implanta-do em 2009. Inicialmente, o projeto atendeu os mora-dores da zona rural do mu-nicípio, que não dispunham de qualquer tecnologia para acesso à internet. Atual-mente, são mais de 1.200 famílias que já usufruem do serviço em seis distritos e al-gumas localidades rurais.

O usuário precisa estar em dia com os impostos municipais (IPTU, na zona urbana, e CCIR/ITR, na zona rural). A tecnologia utilizada é a wireless (ban-da larga) e, no bairro Clério Moulin, o cidadão precisa-rá de um receptor wireless de sistema 5.8 Ghz, já que trata-se de uma tecnologia

mais avançada e menos su-jeita a interferência. “Nos-sa área técnica definiu que, diferente da zona rural, no

bairro Clério Moulin, vai ser necessário um kit de in-ternet 5.8 Ghz, que custa um pouco mais caro que a

tecnologia 2.4 Ghz. Entre-tanto, ele funciona melhor e tem menos risco de inter-ferência”, destaca Felipe.

O município de Guaçuí vai ser beneficiado com o projeto Academia da Saúde, do Ministério da Saúde. O projeto já foi aprovado pelo Ministério, conforme infor-mações da Secretaria Muni-cipal de Saúde e tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde da po-pulação.

O projeto, de autoria do enfermeiro e coordenador do PACS/ESF, Denis Vaz da Silva Ferreira, juntamen-te com Jaqueline Aquino e

o secretário municipal de Saúde, Edielson de Souza Rodrigues, busca orientar a população em práticas corporais e atividade física e de lazer, que levem a um modo de vida saudável. As atividades serão desenvol-vidas por profissionais de saúde da atenção primária em saúde, especialmente dos Núcleos de Saúde da Família (Nasf ), podendo ser agregados profissionais de outras áreas do setor público.

Os polos do Programa Academia da Saúde são espa-ços públicos construídos não só para o desenvolvimento de atividades físicas, com orientação de profissionais, mas também para a promo-ção de atividades de seguran-ça alimentar e nutricional e de educação alimentar, além de práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesana-to). O planejamento das ações do programa é feito em conjunto com a equipe de APS e usuários.

município terá projeto Academia da Saúde

O bairro clério moulin vai recebem projeto piloto que estará em teste para atender a sede do município

Page 5: Edição 831

SEXTA-FEIRA, 18/11/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 05CIDADESwww.AQUIES.com.br

Felipe paraízo

Casas no Morro do Querosene são demolidas

AS CASAS ESTAvAm Em áREA DE RISCO E COlOCAvAm Em RISCO SEUS mORADORES E TAmbém AS RESIDênCIAS DE UmA RUA AbAIXO, nA vIlA vIAnA »

aleGre

A Prefeitura de Alegre iniciou na semana passa-da (dia 9), a demolição de casas que estavam em área de risco no bairro São Vi-cente de Paula (Morro do Querosene). De acordo com o secretário munici-pal de Obras, Marcos Car-doso, inicialmente, serão demolidas sete casas. “Es-sas construções estavam colocando em risco não só seus moradores, mas as residências da rua de baixo, na Vila Viana”, destacou o secretário.

O trabalho precisa ser realizado de forma mui-to cuidadosa, exatamen-te pelo fato da existência das casas localizadas mais

abaixo. Uma escavadei-ra hidráulica está dando apoio no procedimento de demolição. Para o aposen-tado João Ferreira da Cos-ta, o trabalho era mais do que esperado. “Agora, nós vamos poder dormir mais tranquilos”, comentou.

Após as chuvas do último verão, a Defesa Civil Esta-dual e o Corpo de Bombei-ros emitiram laudos de in-terdição e recomendaram a demolição das casas. Agora, após os devidos procedi-mentos legais, foi emitida a autorização jurídica para o procedimento.

Recentemente, no mu-nicípio, foram inaugura-das obras de contenção na

Rua Ruth Alice, Rua 13 de Maio e bairro Cobrinha. Estas localidades sofreram muito durante o período das chuvas e muitas pessoas precisaram ser desalojadas, porque suas casas corriam risco de desabamento. Diante disso, inclusive, o governador Renato Ca-sagrande anunciou que o Estado vai pagar os cus-tos de desapropriação dos imóveis que precisaram ser destruídos para a constru-ção do muro de contenção e que estavam em área de risco. No entanto, não há informações se o mesmo será feito com as casas que estão sendo demolidas no Morro do Querosene. Serão demolidas um total de sete casas que estão em área de risco

Page 6: Edição 831

www.AQUIES.com.brSEXTA-FEIRA, 18/11/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ06 SEGURANÇA

OCORRÊNCIAS POLICIAIS

Ambiental apreende armas e munição para caça

ALEGRE

ALEGRE IBITIRAMA

APIACÁ

DIvuLGAção

FELIPE PARAízo

Na tarde de sexta-feira passada, um caminhão, pla-cas MSU9474, de Venda Nova do Imigrante, carre-gado de tomates, tombou na rodovia ES482, ainda dentro do perímetro urba-no de Alegre, próximo à saída da cidade, no sentido

de quem vai para Cachoeiro de Itapemirim. O trânsito ficou um pouco confuso no local, por causa do óleo que se espalhou na pista e a car-ga ficou sobre a calçada, mas felizmente estava passando no momento do acidente e ninguém ficou ferido.

Em mais uma ação, in-tegrantes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental que atuam na Região do Caparaó realizaram mais uma grande apreensão, na manhã de sábado (12), em uma propriedade rural da Vila do Café, município de Alegre. Em uma diligência, os policiais encontraram, com R.C.M., 42 anos, ar-mas, munições, espoletas, pássaros silvestres e outros objetos utilizados para caça. Ele foi detido e encaminha-do ao DPJ de Alegre, onde foi entregue ao delegado de Plantão, juntamente com todo o material apreendi-do.

A guarnição responsável pela fiscalização na região estava checando informa-ções sobre a ação de caçado-res, na região, e conseguiu realizar a apreensão de gran-

de quantidade de material. Além do farto material de caça, também foram apre-endidos oito pássaros da fauna silvestre. Destes, qua-tro possuíam anilhas, mas estavam sem documenta-ção, sendo quatro coleiros e quatro trinca-ferros.

Foram apreendidas duas espingardas, calibre 28 e 32, ambas de dois canos, e farta munição entre cartuchos – calibres 28 e 32, intactos e descarregados, espoletas, chumbo – pequeno e gran-de, bola de cera e pólvora. Além de soquetes para car-regar cartuchos, pios de caça para atrair inhambu e jacu, um canivete e roupas e outros equipamentos ca-muflados (camiseta, blusa, chapéus, calça, bolsa, rede de descanso, kit de maquia-gem, banquinho de ferro), entre outros equipamentos.

LEI A sER CuMPRIDAO comandante do Pelotão

da Polícia Ambiental na Re-gião do Caparaó, localizado em Guaçuí, tenente Rober-to Martins, destaca que, com mais essas apreensões, a Polícia Militar Ambiental demonstra que a atuação, mesmo nos finais de sema-na, está sendo intensificada, com os policiais presentes e atentos a qualquer tipo de crime ambiental. “É bom que as pessoas tenham em mente que a Lei tem que ser cumprida, e a Polícia Mili-tar Ambiental está muito atenta e focada”, destaca.

O tenente afirma que a meta da corporação é dar uma resposta a todo cida-dão que procura a Polícia Ambiental, para fazer a sua queixa, denúncia e até mes-mo sugestões. “Para isso, contamos com a participa-

ção de todos e, fundamen-talmente, temos o apoio do comando do Batalhão, do Ministério Público, dos outros órgãos que atuam na área do meio ambiente e, sobretudo, de um grupo de policiais militares técni-

cos, atuantes e muito moti-vados”, afirma.

O comandante lembra que qualquer denúncia sobre crime ambiental poder ser feita pelos tele-fones (28)3521-3358 ou (28)3521-3389 (4ª Com-

panhia em Cachoeiro de Itapemirim) e (28)3553-2042 ou (28)3553-1398 (2º Pelotão Região do Ca-paraó). Email para [email protected] (em toda a região sul do Esta-do).

A colisão entre dois ve-ículos tirou a vida de dois idosos, na manhã de terça-feira. Outras sete pessoas ficaram feridas, uma com ferimentos graves. O aci-dente aconteceu na rodovia ES185, entre Ibitirama e o distrito de Celina, em Ale-gre, quando uma Fiat Uno

colidiu de frente com um Fiat Stillo, fazendo duas ví-timas fatais.

No Fiat Uno estavam Ana Basílio de Souza, 88 anos, Alcides Gonçalves, 83 anos, Leonina Fonseca Gonçal-ves, 74, e Gilmar Bernardo, de 53 anos. Ana Basílio e Alcides Gonçalves morre-

ram na hora, enquanto Le-onina teve fratura exposta, sendo encaminhada para a Santa Casa de Cachoeiro, e Gilmar teve ferimentos leves.

Já no Fiat Stillo estava uma família de Volta Re-donda (RJ), que estava vol-tando do feriado que havia

passado com familiares em Iúna. Estavam no veículo Ricardo Pereira Barbosa, 38 anos, Maria da Conceição Pereira Barbosa, 63 anos, Michele Antoniol Gama, 34 anos, Raiane Antoniol Barbosa, 7 anos, e Larissa Antoniol Barbosa, 3 anos. Todos foram atendidos no Pronto Atendimento de Ibitirama e liberados em seguida.

Dois homens foram presos dentro de um ôni-bus que vinha do Rio de Janeiro, dentro do muni-cípio de Apiacá. O ônibus fazia a linha Rio x Caste-lo, quando por volta das 3 horas da madrugada de quarta-feira, policiais

entraram no coletivo e fizeram a prisão dos dois indivíduos, assustando os passageiros que demo-raram a entender o que estava acontecendo. Eles informaram que estavam se dirigindo para Bom Je-sus do Norte.

De acordo com infor-mações policiais, Fabiano Santana e Tiago Borges Peixoto foram presos com 485 gramas de maconha, sete cápsulas de cocaína e 59 pedras de crack, e fo-ram encaminhados para o DPJ de Cachoeiro de

Itapemirim. Segundo ou-tras informações, Tiago não resistiu à prisão, mas Fabiano ainda tentou que-brar uma janela do ônibus, mas foi logo impedido pe-los policiais, que chegaram até os dois por meio de uma denúncia.

A POLíCIA AmbIENTAL REALIzOU mAIS UmA APREENSÃO DE ARmAS, mUNIÇÃO »E mATERIAL DE CAÇA, ALém DE PáSSAROS SILvESTRES NA REGIÃO DO CAPARAÓ

Acidente com caminhão na saída de Alegre

Dois idosos morrem em colisão de veículos

Homens presos com drogas em ônibus que vinha do RJ

A Polícia Ambiental apreendeu um vasto material de caça em Alegre

Page 7: Edição 831

FOLHADOIS SEMANAL | Ano 7 | n° 831Sexta-feira, 18/11/2011 | Região do Caparaó

www.AQUIES.com.br

CirCuLAçãO CuLturAL pAssA peLO CApArAó

A CARAvANA DO pROjEtO DA SECULt EStá EM MUNICípIOS DA REgIãO, NEStE fINAL DE SEMANA, COM ESpEtáCULOS tEAtRAIS E CIRCENSES »

A caravana do projeto Circulação Cultural, de-senvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Se-cult) estará, neste final de semana, em municípios da região do Caparaó, que es-tão recebendo espetáculos gratuitos e de qualidade. Na quinta-feira (17), a

caravana passou por Ale-gre, na sexta (18), é a vez de Dores do Rio Preto, no sábado (19), o projeto visitará os municípios de Guaçuí e Ibatiba, e no do-mingo (20), a programação da semana chegará a Irupi. O Circulação Cultural é formado por 15 grupos

ração Delator”, do Grupo Beta de Teatro. A peça é resultado de uma pesquisa sobre três contos do es-critor, romancista e poeta Edgar Allan Poe: “O Co-ração Delator”, “O Gato Negro” e “A queda da casa de Usher”. O espetáculo permeia essas histórias,

musicais e 10 de artes cê-nicas, premiados pelos edi-tais de incentivo da Secult. Cada contemplado fará seis apresentações, somando 150 espetáculos até o mês de dezembro em todo o Es-pírito Santo.

Alegre e Guaçuí recebem o espetáculo teatral “O Co-

confundindo a loucura, na relação entre as pessoas que são consideradas loucas e as que impõem limite aos loucos.

Já Dores do Rio Preto, Irupi e Ibatiba receberão o espetáculo “O pequeno circo e outras criaturas”, da Companhia Circo Teatro

Capixaba, um drama épico feito especialmente para ser apresentado na rua. Trata-se de um show de varieda-des, um verdadeiro resgate do circo-teatro de antiga-mente, que une técnicas circenses, entradas e repri-ses tradicionais, música e muito improviso.

Divulgação

Sexta-feira (18)Dores do rio PretoLocal: Praça de Pedra MeninaHorário: 18 horasatração: “O Pequeno Circo e Outras Criaturas” - Companhia Circo Teatro Capixaba

SábaDo (19)GuaçuíLocal: Teatro Municipal Horário: 20 horasatração: “O Coração Delator” - Grupo Beta de Teatro

ibatibaLocal: em frente ao Museu do Tropeiro Horário: 16 horasatração: “O Pequeno Circo e Outras Criaturas” - Companhia Circo Teatro Capixaba

DominGo (20)irupiLocal: Praça da Igreja MatrizHorário: 15 horasatração: “O Pequeno Circo e Outras Criaturas” - Companhia Circo Teatro Capixaba

pROgRAMAçãO NO CApARAó

o espetáculo Pequeno Circo e outras Criaturas estará em Dores do rio Preto, ibatiba e irupi

Page 8: Edição 831

02 >> SEXTA-FEIRA, 18/11/2011 ESPAÇO VIP www.AQUIES.com.br

Região do Caparaó

>> Quem esteve no Baile de Casais, curtindo o show da Banda Aço Doce, foi o Casal Hermes Guimarães e a vereadora Vera Costa.

>> A coluna deseja felicidades ao casal

Lucimauro Machado e Sandra, que comemoram

Bodas de Cretone, no último dia 7/11, pelos seus 19

anos de união.

Você que é da Região do Caparaó, apareça na Coluna VIP. Envie sua foto com legenda para o e-mail: [email protected]. VEM GENTE!

@moraes_vitor [email protected] VITOR MORAES (28) 9981-7647

>> ARQUIVo PESSoAl

>> ARQUIVo PESSoAl

>> Dos dias 4 a 6/11, aconteceu, na cidade de Jerônimo Monteiro, o VII Encontro das Comunidades Eclesiais de Base, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Neste flash, alguns representantes da Paróquia São Miguel Arcanjo: Marcos, Francisco, Dom Dário Campos, Marco Antônio, José Ricardo e José da Conceição.>> ARQUIVo PESSoAl

>> Na última segunda 14/11, aconteceu, no GTC, em Guaçuí, mais um Baile de Casais, promovido pelo o Casal Ailson Xavier e Sônia. Informações dão conta que o baile foi o maior sucesso!>> www.ClIQUECERToAE.Com.bR

>> www.ClIQUECERToAE.Com.bR

>> Abro a coluna esta semana com o registro do aniversário do pequeno João Vitor que completou 2 anos, no último dia 05/11, com uma festa linda no Topo, em Guaçuí, preparada pelo seus pais, Dr. Victor e Dra. Ionara

Page 9: Edição 831

IlustratIvas

VIVAaVIDA SEMANAL | Ano 7 | n° 831Sexta-feira, 18/11/2011 | Região do Caparaó

www.AQUIES.com.br

ESSE AçúCAR CoNtIDo NAS fRUtAS E REfRIgERANtES tAMbéM é pERIgoSo »

Consumo de frutose pode AumentAr As ChAnCes de dIAbetes

As pessoas que lutam para controlar o diabetes ou querem se prevenir da doença devem se preocupar com um inimigo pou-co comentado: a frutose. A presença deste açúcar em quantidades maciças na alimen-tação ocidental, certamente, faz parte dos principais fatores que contribuem para os aumentos dos casos de diabetes que vemos nas últimas décadas. O pior é que poucos sabem quais alimentos contém frutose.

O açúcar de mesa é 50% frutose e 50% glicose, sendo que os dois açúcares são me-tabolizados de forma diferente pelo nosso corpo. Praticamente todas as células do seu corpo são designadas para usar glicose como energia, especialmente, as células cerebrais. Já a frutose é degradada em uma variedade de toxinas que podem promover efeitos devas-tadores na saúde, como:

- não estimula o aumento da leptina, hor-mônio responsável pela sensação de sacieda-de.

- aumenta os níveis de insulina e triglicé-rides no sangue, o que causará alteração na comunicação entre leptina e o hipotálamo, havendo então predisposição para comer mais.

- frutose não suprime Ghrelina, como o açúcar faz. Ghrelina é o hormônio da fome, fazendo com que se consuma mais alimen-tos.

LimiteComo todos esses fatores aumentam a ten-

dência de ganho de peso, que está diretamen-te ligado ao maior risco de diabetes, podemos afirmar que o consumo de frutose está ligado com a doença. Portanto limite o consumo de frutose, e isso inclui alimentos refinados, refrigerantes e frutas.

Nesse último grupo, no entanto, é impor-tante lembrar que o consumo não exagerado de frutas, principalmente as ricas em vitami-na C, é aceitável. Frutas ricas em vitamina C são poderosos antioxidantes e combatem os efeitos negativos da frutose. Sucos de laranja ou grapefruit, por exemplo, são os melhores para consumo por serem ricos nesse tipo de

vitamina. Do outro lado da tabela, encontra-mos os sucos de pera e maçã, que são ricos em frutose e pobres em vitamina C.

Questões

Qual o açúcar mais saudável?Por não passar pelo processo completo de refinamento, o açúcar mascado preserva

parte dos nutrientes da cana-de-açúcar, como magnésio, potássio e selênio, sendo o tipo mais interessante para consumo.

É possível cortar o açúcar?O açúcar faz parte da família dos carboidratos, que são matéria prima para produção

de energia, mas não há problema em cortá-lo da dieta, desde que os carboidratos não sejam excluídos da alimentação. Na verdade, evitar adicionar açúcar aos alimentos consumidos é até recomendável, uma vez que ele apresenta um valor nutricional bai-xíssimo.

Consumir açúcar causa diabetes?Não. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes são a obe-

sidade e a hereditariedade. Mas é preciso tomar cuidado já que ingestão de açúcar é responsável pelo ganho de peso.

Açúcar é mais saudável do que adoçante?Não. Nem o açúcar, nem o adoçante trazem prejuízos à saúde quando consumidos

com moderação.

O açúcar refinado é um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular?Não. Os maiores inimigos são o sobrepeso ou a obesidade e o consumo exagerado

de sódio (sal). Mesmo que o consumo de açúcar esteja um pouco acima do limite, não haverá riscos cardíacos significativos se a pessoa estiver com a saúde em dia.

O açúcar engorda menos que o mel?O mel apresenta o mesmo teor calórico que o açúcar. Eles engordam de maneira

equivalente.

O açúcar está presente apenas em doces?Os alimentos doces são os que, em geral, apresentam maior quantidade de açúcar,

mas pães, massas e molho de tomate, por exemplo, também contêm açúcar.

Pessoas com diabetes podem consumir açúcar?As maiores sociedades científicas especializadas em diabetes concordam que o açúcar

pode ser um componente aceito na dieta de pacientes com a doença, desde que eles tenham acompanhamento médico.

O açúcar engorda mais do que a gordura?Não. As gorduras apresentam mais que o dobro das calorias do açúcar e, por isso,

representam o nutriente que engorda mais. Cada grama de carboidrato, ou açúcar, contém quatro calorias, enquanto que cada grama de gordura contém nove calorias.

Fonte: www.minhavida.com.br

Page 10: Edição 831

Crianças de um Jardim de infânCia do muniCípio ConheCeram toda a fase de produção do Café e foram ConsCientizadas sobre a reutilização do lixo »Divulgação

Serrana Filetti

Projetos estimulam alunos a consumo consciente

MuniZ Freire

guaçuÍ

Alunos de Jardim de In-fância Ademar Vieira da Cunha, de Muniz Freire, nos últimos meses, participaram de projetos que visavam esti-mulá-las a conhecer realida-des bem próximas, como as fases da produção do café e a destinação do lixo urbano. Os projetos foram desenvol-vidos por duas professoras da escola e os resultados foram positivos, com o envolvi-mento de todas as crianças.

Com o objetivo de conhe-cer as etapas da produção ca-feeira até chegar ao consumi-dor, os alunos do Jardim de Infância, sob a coordenação da professora Adriana Paulú-cio Paquiel, desenvolveram o projeto “Da Produção ao Consumo”. Eles trabalharam com a reutilização do pó de café, usado para preparar a bebida, e desenvolveram também várias atividades com o café na sala de aula.

O projeto levou-os a co-nhecer todo o processo de

produção, desde como é feita a muda, passando pela colheita, indo até o secador de café, as máquinas de pilar, o terreiro, e a estufa. Depois também conheceram o tor-rador do Café Ipê, empresa da agroindústria do municí-pio, além de visitarem o su-permercado, onde é comer-cializado o café. O projeto foi encerrado com um café da tarde, com a participação dos alunos da escola, professores, a direção, pais e visitantes, aproveitando para a integra-ção de toda a comunidade escolar e as famílias.

Outro trabalho também desenvolvido pelo Jardim de Infância, desta sob a co-ordenação da professora Ana Paula Paquiel e seus alunos, foi o projeto “Consumo Consciente, Lixo e Recicla-gem”. O objetivo foi o de despertar nos alunos e na comunidade a consciência sócioambiental, cultural e econômica, proporcionando

condições para lidar com os desafios do consumo e a reutilização do lixo originado por este consumo.

envolviMentoSegundo a professora, as

crianças se envolveram e vi-ram a importância de redu-zir a quantidade de lixo, re-

alunos também confeccio-naram objetos, brinquedos e até uma composteira, e as lixeiras da sala de aula foram preparadas para a separação do lixo. Foram feitos tam-bém panfletos com várias informações que foram en-tregues às famílias e à equipe da escola.

ciclando as embalagens para utilizá-las novamente, e evi-tando o consumismo, isto é, escolhendo os produtos que podem ser reutilizados.

Durante o desenvolvimen-to do projeto foram realiza-dos passeios nos córregos da cidade e a equipe conheceu o lixão do município. Os

O projeto foi encerrado com uma exposição dos trabalhos. Segundo a Pro-fessora Ana Paula Paquiel “é muito importante que as crianças saibam porque te-mos que reciclar e compre-ender que este processo evita a destruição do nosso meio ambiente”.

Nos dias 10 e 11, a Pre-feitura de Guaçuí, por inter-médio da Secretaria Munici-pal de Educação, promoveu um dia de conhecimentos históricos para os alunos das escolas municipais, para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades aconteceram no Teatro Municipal Fernando Torres.

De acordo com a supe-rintendente pedagógica da Secretaria, Maria da Penha

da Conceição, a atividade também serviu para apresen-tar aos estudantes o projeto institucional “O educador na escola, desconstruindo preconceitos e construindo novo olhar técnico racial”, desenvolvido pela própria Secretaria. O projeto foi apresentado pela educadora Regina Lopes.

Segundo ela, a proposta da Secretaria de Educação é desenvolver um trabalho com as escolas, que é um

espaço social da discussão da vida e construção coletiva da convivência democrática e de direitos, para que pos-sam encarar um novo para-digma, que desvele os estig-mas e se percebam também como descendentes étnicos do africano, assumindo a construção coletiva da pró-pria história, permeando os conteúdos científicos com a discussão social.

Após a explicação do projeto, a superintendente

pedagógica ministrou pales-tra para os estudantes sobre a história da África e dos Africanos e falou a respeito de pessoas que fizeram par-te da história do país, como Zumbi dos Palmares. Além de informação, os alunos também participaram de um momento musical, onde apresentaram canções volta-das à cultura africana. As ati-vidades culturais e pedagó-gicas também se estenderam ao dia seguinte.

www.aQuies.com.brsexta-feira, 18/11/2011 reGião do CaparaÓ10 Geral

Dia nacional da Consciência negra foi comemorado

as crianças conheceram as fases da produção do café e percorreram pontos da cidade

os alunos receberam informações históricas e também participaram de apresentações musicais

Page 11: Edição 831

SEXTA-FEIRA, 18/11/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 11GERALwww.AQUIES.com.br

O novo laboratório vai contribuir no aprendizado de pessoas com necessidades educativas específicas

ArquivO ApAe

Núcleo de Informática do Ifes instala laboratório na Apae

ATEnDEnDO UmA SOLICITAçÃO DA APAE, FOI mOnTADO Um LAbORATÓRIO COm OITO COmPUTADORES, COnFIGURADOS COm O SISTEmA LInUX EDUCACIOnAL »

ALeGre

A Apae de Alegre, des-de o mês passado, está contando com uma nova ferramenta para o apren-dizado de seus alunos. Por meio de uma soli-citação da diretoria da instituição, o Núcleo de Informática do Ifes Cam-pus de Alegre instalaram um laboratório de infor-mática na escola, com oito computadores, con-figurados com o sistema Linux Educacional.

Sob a coordenação do professor Carlos Alexan-dre Siqueira da Silva, os alunos Igor James Pereira e Flávio de Oliveira, do curso de Tecnologia em

Análise e Desenvolvimen-to de Sistemas (Tads), do Ifes, estiveram na Apae para a montagem, insta-lação e configuração dos computadores. Motivo de alegria para alunos e educadores da institui-ção o laboratório é uma ferramenta que vai enri-quecer o aprendizado dos alunos.

Segundo psicopedago-ga da Apae, Aline Radael Vieira, o contato com o laboratório de informáti-ca soma muito nos pro-gramas propostos pelo Centro de Atendimento Educacional Especiali-zado Francisco Arcon

(CAEE). Ela destaca que o espaço vai contribuir de forma significativa para o estímulo e o aprendizado das pessoas com necessi-dades educativas especí-ficas.

Já a diretora da institui-ção, Jauderia Dias Bian-chini Capucho, demons-trou toda sua gratidão pela iniciativa do Instituto Federal. “Agradecemos a parceria do Ifes por opor-tunizar a nossos alunos esse instrumento de inclu-são digital”, destacou . E fi-nalizou dando os parabéns ao Núcleo de Informática e aos alunos Igor e Flávio pelo trabalho realizado.

Page 12: Edição 831

O prefeitO LindOn JOnhsOn, acOmpanhadO de várias autOridades e Lideranças dO »municípiO, autOrizOu O iníciO de uma das Obras mais esperadas peLa pOpuLaçãO

Marcos Freire

Divulgação

Prefeito assina ordem de serviço do Centro de Convivência da Melhor Idade

iBaTiBa

iÚNa

O prefeito de Ibatiba, Lin-don Jonhson, assinou a or-dem de serviço que autoriza o início das obras do Centro de Convivência da Melhor Idade do município. A assina-tura aconteceu na manhã de sábado (12), com a presença de várias autoridades e de re-presentantes da Melhor Idade de Ibatiba. A obra era uma reivindicação antiga e, agora, vai se tornar realidade, sendo realizada em um terreno na entrada da cidade, quase em frente ao Posto da Polícia Ro-doviária Federal, próximo à BR262.

Além do prefeito, também estavam presentes o presiden-te e vice-presidente da Câ-mara Municipal, Silvio Ro-drigues e Admilson Ribeiro, respectivamente, e também vários secretários municipais e outros vereadores, entre ou-tras lideranças da sociedade. Para a construção do Cen-tro de Convivência, estão sendo utilizados recursos do município que foram devol-vidos do Legislativo para o Executivo, num total de R$ 300 mil. E no momento da assinatura da ordem de ser-viço era visível a emoção de alguns membros da Terceira Idade que esperam por esta obra há muitos anos.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria da Penha Canabarro, destacou que a atual administração se empenhou e colocou como prioridade a compra de um terreno para a construção do Centro de Convivência da Terceira e Melhor Idade. “E o objetivo do Centro é trazer oportunidades de troca de ex-periência, de convivência, de amor, carinho e, sobretudo, credibilidade com a Terceira Idade”, disse. E completou dizendo que é importante o desenvolvimento cultural e artístico, que pode surgir, com o Centro de Convivência.

Já o prefeito Lindon Jo-nhson destacou que a atu-

al administração tem se empenhado para cumprir os compromissos, como o pagamento dos servidores rigorosamente em dia, de obras sendo iniciadas e con-cretizadas por todo o muni-cípio, “que vive um grande momento de grandes obras”. “São tantas obras que até es-queço de algumas quando vou relacionar, e espero que a pessoa que assumir a Pre-feitura também tenha com-promisso com o dinheiro pú-blico, com as pessoas, e por isso, quero sair com a cabeça erguida”, disse. E destacou que Ibatiba está resgatan-do sua credibilidade, com o apoio da Câmara Municipal,

que economizou e devolveu o dinheiro para a realização da obra. “Obra para todos,

inclusive para as gerações fu-turas que, um dia, estarão na melhor idade”, concluiu.

O Sindicato dos Trabalha-dores Rurais (STR) de Iúna e Irupí, em parceria com os moradores da comunidade de Santa Clara, em Iúna, realizou um Dia de Campo, na manhã de sábado (12), para divulgar o projeto Pro-dução Agroecológica Inte-grada e Sustentável (Pais). O encontro reuniu dezenas de agricultores e lideranças, na propriedade do produtor ru-ral Samuel Vimercati, onde todos puderam acompanhar a importância do programa, que incentiva a produção de alimentos e a criação de ani-mais de forma agroecológica e integrada.

Importância que foi desta-cada pela presidente do STR, Elisete Almeida de Abreu. Ela

contou que o programa che-gou a Iúna e Irupi por meio de uma parceria entre o Sin-dicato e a Federação dos Tra-balhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes), com recursos da Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). “O Pais vem ga-rantir a produção de alimen-tos de forma sustentável e de forma saudável”, destacou.

O diretor do Sindicato, Cleiton Gomes Moreira, que coordena o projeto nos dois municipios, destacou a parceria e o compromisso dos agricultores, num to-tal de 20, que receberam as unidades do Pais. O projeto é acompanhado pelos técni-cos agrícolas Lucas Brandão

e José Agenor, que estavam presentes. Eles enfatizaram que Iúna e Irupi têm sido referências no Estado, den-tro dos projetos coordenados pelos Sindicatos e Fetaes. E o agricultor Fernando Fon-taine deu um depoimento emocionado, ao falar sobre o projeto, como um incen-tivo ao agricultor na busca da diversificação, qualidade e comércio de seus produtos. Ele destacou a parceria com o Sindicato dos Trabalhado-res Rurais que, segundo ele, tem sido fundamental.

PalesTrasO evento teve como um

dos palestrantes o gerente da Agricultura do Estado do Es-pírito Santo, Clézio Antonio

Brandão, que falou sobre o Programa Nacional de Ali-mentação Escolar (Pnae). Ele informou que, em 2012, as escolas estaduais também irão adquirir alimentação dos agricultores familiares, de forma direta, de acordo com a Lei Estadual recentemente aprovada.

E o engenheiro agrônomo e assistente da Superinten-dência Regional do Espírito Santo da Companhia Nacio-nal de Abastecimento (Co-nab), Kerley Mesquita de Souza, fez uma explanação sobre o Programa de Aqui-sição de Alimentos (PAA). O programa é uma política publica para os agricultores familiares, com cinco moda-lidades, em que o Ministério

do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) adquire alimentos da agricul-tura familiar que são disponi-bilizados para o atendimento de pessoas em situação de insegurança alimentar e nu-tricional, assistidas pela Rede de Proteção e Promoção e Social.

Além de uma expressi-va presença de agricultores, também estavam presentes o presidente da Faci/Coofaci, Paulo Márcio Reis Fernan-des, a nutricionista da Secre-

taria Municipal de Agricultu-ra, Sara Horsth, o secretario municipal de Agricultura de Iúna, Gumercindo Vinand, o pároco de Pequiá, padre Enildo Genézio de Souza, o diretor do Sindicato dos Tra-balhadores Rurais de Alegre, Roberto Aguiar, e o biólogo Célio Alvarez – que vieram conhecer a experiência. Pre-sentes também diretores e funcionários do STR de Iúna e Irupi, que têm participação importante na implantação e continuidade do Pais.

www.aQuies.com.brseXta-feira, 18/11/2011 reGiãO dO caparaÓ12 ecOnOmia

sTr realiza Dia de campo do Pais

o prefeito lindon Jonhson assina a ordem de serviço autorizando o início da obra

Pessoas presentes ao Dia de campo em frente às lavouras do projeto em santa clara

Marcos [email protected]

Page 13: Edição 831

SEXTA-FEIRA, 18/11/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 13POLÍTICAwww.AQUIES.com.br

Divulgação

Paulo Marcos fica na frente da enquente com mais de 53%

FILhO DO EX-PREFEITO DE IbITIRAmA PAULO LEmOS, PAULO mARCOS COnSEGUIU A GRAnDE mAIORIA DOS vOTOS DOS InTERnAUTAS QUE CLICARAm nA EnQUETE DA FOLhA »

iBiTiRaMa

Na última enquete da Fo-lha do Caparaó, encerrada às 10 horas, na quinta-feira (17), o jovem Paulo Marcos – filho do ex-prefeito de Ibiti-rama, Paulo Lemos – aparece em primeiro lugar, caso a elei-ção para prefeito do mesmo município fosse agora. Do total de 2.907 votos com-putados na enquete, no site www.aquies.com.br, Paulo Marcos ficou com 53,53%, disparado na frente.

Paulo Lemos é conside-rado o prefeito que mudou a cara do município, depois de muitos percalços na his-tória política de Ibitirama, com muitas intervenções e

acusações de corrupção nas administrações anteriores. E, agora, o nome de seu fi-lho, Paulo Marcos, servidor da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, vinha sendo apontado como provável pré-candidato a pre-feito. E, agora, consegue uma votação expressiva na enque-te da Folha, lembrando que enquete não pode ser consi-derada como uma pesquisa, que segue um fundamento científico.

Em segundo lugar, apa-rece Valmir Ogione, com 18,30%, seguido de perto pelo atual prefeito Javan de Oliveira, com 16,24%, uma posição surpreendente para um administrador que tem dado continuidade ao traba-

lho de seu antecessor, Paulo Lemos, pai de Paulo Marcos. Ou seja, a votação se concen-trou em candidatos de dois membros do mesmo grupo político. Em seguida vêm Flávio Sales, com 6,98% e o vice-prefeito Reginaldo Si-mão, com 4,95%.

E seguindo com as enque-tes da Folha do Caparaó, esta semana será a vez de Divino de São Lourenço (veja relação dos nomes na página 3). Os leitores poderão dar seu voto acessando o site www.aquies.com.br, lembrando que só é possível votar uma vez de cada computador, e que uma enquete não tem o mesmo peso de uma pesquisa de opi-nião que segue parâmetros científicos. Paulo Marcos conseguiu 53,53% dos votos na enquete da Folha do Caparaó.

Marcos [email protected]

Page 14: Edição 831
Page 15: Edição 831

SEXTA-FEIRA, 18/11/2011 REGIÃO DO CAPARAÓ 15FOLHA GOSPEL

Espaço AbertoAtenção igrejas evangélicas do sul do es-

tado! Este espaço está aberto gratuitamente para mandarem a agenda de suas festas e, após realizá-las, mandarem fotos com o histó-rico do evento para matéria.

Obs: mínimo de 15 dias de antecedência.

[email protected](28) 9986 8414

PArticiPE

REFLITA COMIGOJOSÉ MONTONI | SETTAB - MITAB - MG »

O costume social diz que errar é humano. Muitas pessoas se escoram nesta frase para errar e sabendo que estão errando. Existem os chamados erros médicos e os erros em outras profissões. Existem aqueles erros que você vê claramente que foram montados ou feitos de conta. Em um acidente, por exemplo, em que um indivíduo embriagado tira várias vidas e depois pede desculpas, dizendo que errou e, logo depois, está livre e bebendo de novo. Este é o tipo de erro que se cauterizou na consciência de muitos seres humanos. Se a morte for por arma, choca mais, tanto a sociedade como as autoridades. O erro é tido como normal e poucos fazem o possível para não cometer.

Então, temos que ficar espertos. “Sede sóbrios, e vigiai. O vosso ad-versário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar” (I Pedro 5:8). Todo ser humano está sujeito a erros, mas não quer dizer que deva sair por aí, errando, sem se importar com a felicidade alheia.

Vemos erros nas administrações, na justiça, na saúde, nos vizinhos, enfim, é mais fácil ver erro nos outros do que em nós. Para errarmos menos, devemos ver e rever com quem andamos. A Bíblia diz: “O justo é um guia para o seu próximo; mas o caminho dos ímpios os faz errar” (Provérbios, 12:26). Se não bastasse errar para si, existem os líderes que fazem os outros errarem e, para estes, a mão de Deus vai pesar um pouco mais forte. “Eles, porém, não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído (...)” (II Rs 21:9).

Infelizmente, também existem alguns líderes religiosos que fazem o povo errar. Podem ter certeza, o fim está próximo e estes também vão pagar caro. “Nos profetas de Samaria bem vi eu insensatez; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel” (Jeremias. 23:13).

Vai aí um lembrete: todos os atos errados ou acertados são de sua responsabilidade e de tudo terá de dar conta. A boa notícia é que, se pedir perdão a Deus, enquanto no fôlego de sua vida, e deixar os erros, Ele perdoa. Lembre-se: enquanto há vida. Até que dia você irá viver?

Que Deus te abençoe!

Abraços, em Cristo.

ERRAR

MINISTRANDO VIDAREV. GILBERTO CARLOS ONOFRE* »

Um crente no Senhor Jesus Cristo que é inseguro é como um enorme jato estacionado na pista sem combustível. Ele tem todos os equipamentos, mas não pode ir a lugar nenhum. Se existe alguma coisa que as pessoas têm necessidade, hoje em dia, é de ter confiança, esperança e, acima de tudo, fé. Uma pessoa confiante, mesmo sem conhecer a Jesus, tem possibilidade de ser bem sucedido na vida.

Uma das maiores razões pela qual lutamos muito contra a insegurança é porque dependemos de coisas erradas para nos fazer sentir mais seguros e confiantes. Como seres humanos, temos uma grande tendência de firmar nossa confiança nas coisas da carne, como por exemplo, nossa educação, aparência, posição, talentos e realizações. Mas estas coisas não são con-fiáveis.

Algumas vezes, colocamos nossa confiança em nossos sentimentos ou na maneira como nos sentimos em um dia específico dizendo: “Oh, me sin-to muito confiante hoje!” Mas passa apenas um dia e nossos sentimentos mudam.

A verdadeira confiança nunca vem daquilo que sentimos ou daquilo que podemos ou não fazer, ela vem através da revelação de quem somos em Cris-to. Quando realmente sabemos o quanto Deus nos ama e recebemos a cura de coisas passadas, então, não sentimos mais a necessidade de depositar nossa confiança nas coisas da carne.

Pela graça de Deus, nós podemos tomar a decisão de caminhar nesta vida com uma atitude corajosa e confiante. Não deixe nada o abater, pois “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. À medida que olharmos para o que é certo com Deus, ao invés de olharmos para o que está errado conosco, vamos começar a caminhar com uma confiança que vem somente como conseqüência de estarmos em Jesus Cristo.

Este é o combustível que você precisa para decolar e, confiantemente, completar o bom plano de Deus para sua vida. Reabasteça-se do Espírito Santo.

Caro leitor, que Deus te reabasteça todas as manhãs com misericórdias dEle!

Presidente da AMEM – Associação de Ministros Evangélicos de Manhua-çú – MG

REABASTEÇA EM JESUS CRISTO

ACONTECEuCACHOEIRO A Igreja Metodista do Brasil realizou,

na última terça-feira, mais um grandioso culto de campanha de oração. Você é con-vidado para a próxima semana, sempre às 19 horas.

CALÇADONa última quarta-feira, a Igreja Presbi-

teriana realizou mais um estudo bíblico, com participação direta. Uma modali-dade com perguntas e colocações. Ou podemos chamar de interação, como se fosse na Escola Dominical. Vai aí a dica para todas as igrejas. Aprende-se muito desta maneira.

IRUPIA Igreja Batista realizou um maravilho-

so culto de louvor no ultimo domingo. Deus derramou muitas bênçãos naquele local.

AGENDA DA FOLHA

CONHECIMENTO

CHAVE DE SABEDORIA Nº. 83

DIVINO DE SÃO LOURENÇOA Igreja Assembléia realizará,

na próxima terça-feira, às 19 ho-ras, mais um culto de doutrina. É um trabalho com muito ensi-namento da palavra de Deus e regras da Igreja.

IÚNAA 1ª Igreja Assembléia de

Deus, no próximo dia 26, reali-zará uma grande festa na con-gregação do Auto Quilombo, às 18h30. Quem irá pregar será o presbítero Eliel.

VENDA NOVAA Igreja Internacional da Gra-

ça realizará, na próxima quarta-feira, às 19 horas, mais um gran-de culto da campanha da família. Vá buscar a sua bênção.

Deus usava e usa profetas consagrados para o esclareci-mento de alguns mistérios com as pessoas nesta vida. Um rei teve um sonho para os últimos dias e sabia que era de Deus. Então procurou o profeta Daniel, para interpretá-lo. Tais profecias se cumprem até os dias de hoje. Quem era e de onde era esse rei? Respostas: Leia Daniel, 2:19-49.

“Deus nem sempre responde à dor, mas Ele sempre responde à busca”.

Pr. Mike Murdock

43 ANOS NO BRASIL E OUTROS PAÍSES

IGREJA PRESBITERIANA REALIZA FESTA ANUAL

A região do Caparaó, in-cluindo parte de Minas Ge-rais, se reuniu em uma gran-de concentração, na cidade de Lajinha, no ultimo dia 30 de outubro, para comemorar os 43 anos em que o pastor José Manoel, juntamente com alguns obreiros, fundou Igreja Ministério Tabernácu-lo. Também vieram carava-nas de diversos municípios e estados que lotaram a Igreja (foto). Os municípios de Baixo Guandu e Aimorés surpreenderam, chegando

Aconteceu, na quadra de es-portes do distrito de Nossa Se-nhora das Graças, em Iúna, no dia 29 de outubro, o evento que anualmente é organizado pelo diácono Rômulo, juntamente com o presbítero Robson, além do apoio do pastor Helquias Gomes de Freitas. Esta grande festa de louvor a Deus é reali-zada logo após a safra do café e reúne igrejas de diversas deno-minações. Dentre elas estavam a IPB, a Igreja Assembléia de Deus, Batista, Ministério Ta-bernáculo e outras.

A foto mostra a quadra bem lotada, e quem dirigiu o louvor, cantando hinos de seu CD, foi

DICA quE EDIFICAMeus queridos, estamos indican-

do, novamente, para você, o DVD de Pedro (foto). Ele foi homem que teve seus conflitos, como nós, hoje. Mas, em nome de Jesus, Pedro curou e, em uma de suas pregações, quase três mil pessoas se converteram (Atos 2:41). Assista!

ao evento com dois ônibus lotados de membros e visi-tantes.

Como acontecem todos os anos, à tarde, uma multidão caminhou até um rio próxi-mo da cidade e ali foram ba-tizados 23 novos membros que recentemente receberam Jesus como Salvador. Quem comandou o batismo foram os pastores Carlos Alberto e Amarildo. A noite ficou por conta do vice-presidente do ministério, o reverendo Hil-mar Sathler.

Após a mensagem da Pala-vra de Deus, chegou a hora da consagração de obreiros. Um total de 10, entre diáconos, evangelistas e pastores (foto de-talhe de rodapé). Cada um dos novos obreiros recebeu uma Bíblia Dake, de presente.

A Igreja, que começou de-baixo de uma lona preta, em Lajinha, a quase cinco déca-das, hoje conta com mais de 300 obreiros e 82 templos espalhados em toda a nação brasileira. E toda a Glória seja dada a Deus!

o ministério Wellinson e Ivânia. Também foi Ivânia que trouxe a mensagem da Bíblia Sagrada.

Na ocasião, o jornal Folha do Caparaó foi homenageado, por intermédio de seu diretor Elias Carvalho, sua esposa Jaisa Klein e o editor Marcos Freire que es-tava presente. Elias recebeu, das mãos do evangelista Margarino Júnior, filho do pastor Marga-rino Celestino de Medeiros, presidente da maior Assembléia de Deus da região do Caparaó, um certificado assinado por vários pastores, como gratidão e reconhecimento pelo espaço Folha Gospel, gerenciado vo-luntariamente pelo iunense José

Montoni. Ele também recebeu, juntamente com sua esposa Jaí-sa, uma Bíblia de estudo, auto-grafada por todos os presentes. Elias, que compareceu desde o início do culto, ficou emocio-nado com a mensagem e o tes-temunho que Deus fez na vida da cantora Ivânia, bem como do seu esposo Wellinson.

Ainda foi apresentada uma mulher que não podia engravi-dar e Jesus a curou, no evento do ano anterior, mostrando a recém nascida ao público. Com aproximadamente 5 anos, quem também cantou para Jesus e encantou o público foi Mateus Júnior (foto detalhe).

Page 16: Edição 831

A competição Aconteceu durAnte o feriAdão, sendo Aberto no sábAdo (12) e terminAndo já no finAl dA terçA-feirA (15) »Marcos Freire

Divulgação

os jogos aconteceram durante todo o feriadão no último final de semana

a equipe de Futsal Feminino de guaçuí que garantiu vaga nas finais

Município sedia fase decisiva da Copa A Gazetinha

iBaTiBa

guaçuÍ

Ibatiba sediou, durante todo o feriadão (12 a 15), as finais regionais da Copa A Gazetinha, que classifica-ram as equipes para as finais gerais que irão acontecer em Domingos Martins, no iní-cio do ano que vem. Equi-pes de vários municípios, das categorias 10/11 anos, 12/13 anos e 14/15 anos disputaram uma das três vagas em cada categoria, e os campeão e vice, de cada uma, recebeu troféus dis-tribuídos pela organização e pela Prefeitura de Ibatiba, que realizou a competição. Os troféus homenagearam o ex-jogador e incentiva-dor do esporte ibatibense, Romário Nóia, com a en-trega sendo feita por seus

filhos Reinaldo, Fabrício e Francis.

Os jogos começaram na manhã de sábado (12), sendo abertos com a apre-sentação das meninas da Ginástica Rítmica, do projeto Campeões do Fu-turo, mas a abertura oficial só aconteceu, na parte da tarde, com a presença de todas as equipes partici-pantes. Participaram desta fase as equipes do Basiléia (Cachoeiro), Itabirense (Cachoeiro), Guaçuí, São José do Calçado, Iúna, Castelo e a anfitriã Ibati-ba, em todas as categorias, num total de 21 equipes e quase 400 atletas.

As equipes foram di-vididas em duas chaves, em cada categoria, com o primeiro colocado fazen-

do a final, mas já com a vaga garantida para as fi-nais gerais, em Domingos Martins. Já o segundo e terceiro colocado de cada chave fizeram um jogo extra para saber quem ga-rantia as outras duas vagas para as finais gerais. Todos estes jogos decisivos acon-teceram na terça-feira (15), feriado da Proclamação da República.

resulTaDosNo final, na categoria

10/11 anos, o Itabirense foi o campeão, depois de se classificar em primeiro de seu grupo e vencer Castelo, na final, por 1 a 0. As outras duas vagas ficaram com São José do Calçado – que ven-ceu Iúna no jogo extra – e Basiléia – que bateu Ibatiba.

Na categoria 12/13 anos, a final reuniu duas grandes rivalidades. Num jogo tenso, Basiléia e Ita-birense tiveram jogadores expulsos e o Basiléia aca-bou levando a melhor, mesmo com um jogador

a menos, vencendo o jogo por 1 a 0. As outras vagas para as finais gerais fica-ram com Iúna – que der-rotou Guaçuí – e Ibatiba – que venceu Castelo, nas partidas que definiram as outras duas vagas.

E no 14/15 anos, o título ficou com Guaçuí, que ven-ceu o Itabirense por 1 a 0, na final da categoria. Nos jo-gos que definiram as outras duas vagas, Basiléia venceu Ibatiba e Castelo derrotou Iúna – nos pênaltis.

Guaçuí sediou uma das fases dos Jogos na Rede, competição organizada pela Secretaria de Estado dos Esportes (Sesport) e pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu), que reúne as escola da Rede Estadual de Ensino. No município, a competição foi realizada pela Prefei-tura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Es-porte.

E a Escola Estadual Monsenhor Miguel de Sanctis, de Guaçuí, ven-ceu quatro das cinco mo-dalidades disputadas, e vai representar a região do Ca-paraó, na fase estadual da competição, que vai acon-tecer em dezembro, no município de Guarapari. A escola foi campeã no vo-

leibol e futsal, masculino e feminino.

Além das partidas, os Jogos na Rede também englobam outras ativida-

des, como apresentações culturais, como aconte-ceu em Guaçuí, quando foram realizadas apresen-tações da Banda de Fan-

farra, Boi Pintadinho, Maculelê, entre outras danças folclóricas e ativi-dades culturais, além de muita música.

www.AQuies.com.brseXtA-feirA, 18/11/2011 reGião do cApArAÓ16 esportes

equipes do município se destacam nos Jogos na rede

Marcos [email protected]