edição 572 do jornal o noticias da trofa

20
Semanário | 13 de maio de 2016 | Nº 572 Ano 14 | Diretor Hermano Martins | 0,60 € PUB pub PUB Padre Luciano reprova estacionamento no adro da Capela Coordenador da Comissão Social em Guidões demite-se Extensão da linha do metro sem solução à vista Porta aberta no jogo do tudo ou nada para o Trofense Acordo para a Casa Mortuária de Santiago assinado Bispo de visita a Bougado //PÁG. 2 //PÁG. 15 //PÁG. 9 //PÁG. 5 //PÁG. 4 //PÁG. 10 António Diniz

Upload: o-noticias-da-trofa

Post on 29-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

Semanário | 13 de maio de 2016 | Nº 572 Ano 14 | Diretor Hermano Martins | 0,60 €

PUB

pub

PUB

Padre Luciano reprova

estacionamento no adro da Capela

Coordenador da Comissão

Social em Guidões demite-se

Extensão da linha do metro sem solução à vista

Porta aberta no jogo do tudo

ou nada parao Trofense

Acordo para a Casa Mortuária de Santiago assinado

Bispo de visita a Bougado//PÁG. 2

//PÁG. 15

//PÁG. 9

//PÁG. 5

//PÁG. 4

//PÁG. 10

Ant

ónio

Din

iz

Page 2: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

2 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Cátia Veloso

Atualidade

liliana oliVeiraCátia Veloso

Convoca-se os associados do Rancho das Lavradeiras da Trofa para a Assembleia Geral Ordinária a realizar no dia 21 de maio de 2016, pelas 21 horas, na sua sede social, sita na Rua Celeiro Costa Campos na Tro-fa, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 – Discussão e votação do relatório e contas referente ao ano de 2016

Ponto 2 – Outros assuntos de interesse para a associaçãoSe à hora marcada não se encontrar presente o número de associados

estatutariamente necessário para a realização da assembleia, a mesma reunirá 30 minutos mais tarde, com o número de associados presentes.

O Presidente da Mesa da Assembleia GeralProf. Engº Aníbal Guimarães da Costa

Rancho das Lavradeirasda Trofa

CONVOCATÓRIA

Até ao próximo dia 29 de maio, por dois euros, pode adquirir o Pi-rilampo Mágico no Fórum Trofa XXI, nos serviços da Câmara Mu-nicipal da Trofa, no Parque Nossas Senhora das Dores e Dr. Lima Car-neiro, entre as 9 e as 16.30 horas. A Campanha Nacional do Pirilam-po Mágico voltou e, em Vila Nova de Famalicão e na Trofa, é a ACIP (Ave Cooperativa Intervenção Psi-co-Social), a entidade responsável pela iniciativa. A ACIP intervém e promove qualidade de vida das pessoas com deficiência

Os presidentes da Câmara Muni-cipal de Vila Nova de Famalicão e

Cento e quatro pessoas acederam ao desafio do Lions Clube da Trofa e participaram na colheita de san-gue, que se organizou na manhã de sábado, 7 de maio, no salão poliva-lente dos Bombeiros Voluntários da Trofa. Mas destas 104 participações, só se registaram 93 colheitas.

A colheita de sangue que esta-va marcada para este sábado, 14 de maio, no Muro, foi cancelada, uma

O coordenador do núcleo de Guidões da CSF, José Fer-

nando Campos, apresentou a de-missão na segunda-feira, numa

“reunião de emergência” convoca-da por Adelino Maia, presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões, que, por inerência, presi-de à CSF.

Em causa estão “divergências” en-tre José Fernando Campos e Ade-lino Maia, que se agudizaram nos últimos tempos. Sem querer “ali-mentar polémicas”, José Fernando Campos explicou ao NT que “as coisas começaram a não correr tão bem depois da união de freguesias” de Alvarelhos e Guidões, que tam-bém obrigou à fusão dos núcleos da Comissão Social de Freguesia. José Fernando Campos diz que não sai a mal “com ninguém”, reconhecen-do que “a culpa nunca é só de um”.

“Quero agradecer à população de Guidões por todo o apoio que nos prestou nestes seis anos em que es-tive ligado à Comissão, assim como a todas as empresas que, dentro das suas possibilidades, nunca nos fe-charam as portas e permitiram que chegássemos a mais pessoas neces-sitadas. Tenho-as no meu coração. E, apesar de tudo, quero deixar um abraço ao presidente de Junta, pois as divergências não podem afetar o clima de cordialidade entre nós”, sublinhou.

José Fernando Campos quis ain-

Coordenador do núcleode Guidões da ComissãoSocial de Freguesia demite-seDepois de seis anos ligado à Comissão Social de Freguesia (CSF), José Fernando Cam-pos “bateu com a porta”.

da referir que da Caminhada Soli-dária que o núcleo de Guidões da CSF organizou resultou na “aquisi-ção de duas camas articuladas, que foram entregues às conferências vi-centinas de Alvarelhos e Guidões”.

E foi na sequência da Caminhada que, segundo Adelino Maia, o cal-do entornou. Ao NT, o autarca afir-mou que, na reunião de balanço da atividade, “quis confrontar” José Fernando Campos sobre “palavras menos próprias” que este teria pro-ferido contra ele. “O José Fernan-do negou sempre, mas a pessoa que

me contou é das minhas relações e confirmou-me mais que uma vez que ele as disse”, afirmou Adelino Maia. A reunião azedou e “houve alguns minutos de uma troca ace-sa de palavras”.

O presidente da Junta decidiu, posteriormente, marcar outra reu-nião, de carácter urgente, na segun-da-feira, onde “iria demitir” o co-ordenador, por considerar “não ha-ver mais condições para a sua con-tinuidade”. Nessa ocasião, contou, José Fernando Campos acabou por

“apresentar ele próprio a carta de de-missão”. “Louvo o trabalho que ele fez, mas temos de trabalhar com espírito de bondade, de alegria e de alma aberta. Uma Comissão So-cial não é trabalhar com um ódio ou outro, mas sim dar-nos aos ou-tros e num clima de transparência”, acrescentou.

Adelino Maia afirmou ainda que tem já “uma pessoa” em mente para

“assumir” a coordenação do núcleo de Guidões da CSF, onde “algumas coisas vão ter de mudar para que tudo corra bem”.

A última iniciativa em que José Fernando Campos esteve envolvi-do foi na preparação do passeio a Fátima, que se realiza este domin-go, 15 de maio, e que tem “confir-mada a participação de 150 pesso-as”, afirmou.

Lions com 93colheitas de sangue

vez que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST)

“não tem condições” para a fazer, segundo contou Fernanda Costa, do Lions.

A próxima está marcada para o dia 11 de junho e decorre na sede da ASCOR – Associação de Soli-dariedade Social do Coronado, na Quinta de S. Romão.

P.P.

Trofa junta-se à Campanhado Pirilampo Mágico Todos os anos tem uma cor diferente, mas serve sempre uma causa nobre. Em 2016, é verde e vai ajudar pessoas portadoras de deficiência intelectual ou multidifiência.

da Trofa são os padrinhos da cam-panha, que tem como lema “Somos quem somos”.

Este pirilampo ajuda a “melho-rar a qualidade de vida” das crian-ças e jovens portadores de deficiên-cia, mas também permite “propor-cionar-lhes momentos e vivências muito especiais”, assume a diretora de campanha, Adélia de Almeida.

Depois de marcar presença no jogo do Futebol Clube de Famali-cão, o pirilampo desloca-se, no pró-ximo domingo, dia 15 de maio, ao estádio do Clube Desportivo Tro-fense, para um jogo que promete ser solidário. Ao comprar está a ajudar, e essa é a magia deste pirilampo.

José Fernando Campos apresentou demissão por “divergências” com presidente da Junta

Page 3: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

3 2 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

pub

Atualidade

Uma viatura ligeira de passa-geiros, de marca Opel, capo-

tou em sequência do despiste que ocorreu quando circulava nas cur-vas do Bicho, em Guidões. O veícu-lo seguia no sentido Vila de Conde-

-Trofa, quando, cerca das 11.20 ho-

No espaço de quatro dias, quatro homens foram detidos por condu-ção sob efeito de álcool e sem habi-litação legal.

A primeira detenção ocorreu no dia 5 de maio, pelas 14.30 horas, na Rua de S. Mamede, em S. Mamede do Coronado, quando um homem de 32 anos conduzia um ligeiro de pas-sageiros sem habilitação. O detido foi notificado para comparecer em

Detidos sem habilitação e com excesso de álcool

tribunal no dia seguinte. Um homem de 52 anos foi detido

no dia 8 de maio, pelas 1.30 horas, na Rua do Horizonte, no Corona-do, por conduzir um ligeiro de pas-sageiros sob efeito de álcool. Sujeito ao teste, o homem apresentou uma taxa de 1.37 gramas de álcool por litro de sangue. O detido foi notifi-cado para comparecer na manhã do dia 9 de maio em tribunal.

No dia seguinte, um acidente na Rua de S. Mamede levou à deten-ção de um homem de 36 anos. O in-divíduo conduzia com uma taxa de álcool de 1,24 gramas de álcool por litro de sangue e foi notificado para comparecer em Tribunal no mesmo dia, às 14.30 horas. Ainda no dia 9 de maio, na Rua do Fontenário, na Trofa, um jovem de 22 anos foi deti-do, cerca das 12 horas, por conduzir um ligeiro de passageiros sem habi-litação legal. O jovem foi notifica-do para comparecer em tribunal às 14.30 horas do mesmo dia.

Despiste em curvaem Guidões

ras de domingo, 8 de maio, se des-pistou e colidiu contra um poste de iluminação pública, acabando por capotar.

A condutora, uma jovem de 20 anos, foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários da Trofa.

Acabou por não necessitar de trata-mento hospitalar.

O trânsito esteve condicionado cerca de uma hora e foi regulado pela Guarda Nacional Republica-na da Trofa.

P.P.

Page 4: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

4 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

Com a assinatura do Acordo Protocolar de Cedência de

Terreno, a Junta de Freguesia de Bougado fica com “cerca de 1500 metros quadrados do quintal” da habitação paroquial de Santiago de Bougado, para o “aumento do cemi-tério” e para a “construção da Casa Mortuária. Em troca, a Fábrica da Igreja de Santiago de Bougado rece-beu “cerca de 1100 metros” do terre-no situado atrás do salão paroquial, cedido à Junta pela “família Cruz”, e que servirá para a “ampliação do centro pastoral”.

O documento foi assinado na noi-te de quarta-feira, na presença dos elementos do Conselho Económico da Paróquia de Santiago de Bouga-do e do executivo da Junta de Fre-guesia. O pároco Bruno Ferreira mencionou que “cada vez mais” se tem que “trabalhar em sinergia” e para “o bem comum de todos”, sen-do que a Igreja e a Junta de Fre-guesia têm “o mesmo interesse de serviço comum às pessoas e para o bem de todos”. “Costumo dizer

Patrícia Pereira

Já há terreno para a Casa Mortuária de SantiagoA Junta de Freguesia de Bougado e a Fábrica da Igreja de Santiago de Bougado celebraram um Acordo Protocolar de Cedência de Terreno, na noite de quarta-feira, 11 de maio.

que os fregueses que votam são os mesmos que vão à missa ou que os cristãos também têm que cumprir com os seus deveres cívicos. Este acordo traduziu-se de muito tem-po de diálogo e de um desejo mú-tuo de ambas as partes de servir o melhor possível a paróquia e a fre-guesia, nomeadamente para uma boa dotação de uma capela mortu-ária que tão necessária é nos tem-pos de hoje”, explanou.

Já o presidente da Junta de Fre-guesia de Bougado, Luís Paulo, ex-plicou que houve “uma permuta” de “cerca de 1100 metros quadra-dos” do terreno oferecido pela fa-mília Cruz pelo mesmo espaço do quintal da paróquia, tendo ainda adquirido “453 metros quadrados” para a construção da casa mortuá-ria. O projeto será agora desenvol-vido em “duas fases”. A primeira passa pela “delimitação do terreno”

da Junta, “mantendo o mesmo tra-ço”, criação de “infraestruturas ne-cessárias” e “alteração do novo ce-mitério que será alargado” para ter

“mais cem campas”. Esta primeira fase terá “um investimento de mui-tas dezenas de milhares de euros” e a “obra vai a concurso dentro de quinze dias”.

Já a segunda fase, que “será fei-ta quando houver dinheiro”, passa pela construção da casa mortuária.

Para Luís Paulo, este acordo “só foi possível graças à família Cruz, que foi fantástica ao dar em troca de nada, e ao senhor padre Bruno, que tudo fez para que fosse possí-vel”. A permuta e cedência de terre-nos “já estavam acordadas há mui-to”, mas, segundo o autarca, “só agora foi possível comunicar” por

“uma questão de respeito e pelos ti-mings da igreja”.

Paróquia quer ampliar centro pastoral

O pároco Bruno Ferreira refe-riu que a paróquia sai “beneficiada com a troca do terreno”, uma vez que vai proporcionar “a ampliação

do centro pastoral” na zona trasei-ra do salão paroquial. Com o novo terreno, o padre pretende criar um

“espaço para estacionamento” e am-pliar “o centro pastoral e o centro de convívio”, que passará a contar com a “sede dos escuteiros, várias salas para a formação dos grupos, uma parte museológica”, residência do pároco, “atendimento e serviços do dia a dia, bar e um salão grande”. O centro ainda está “na fase de proje-to, arquitetura e engenharia”, “não” estando ainda definida data de iní-cio. Contudo, em “setembro”, Bru-no Ferreira quer “propor um proje-to à comunidade”, para “começar a desenvolver toda a informação e chegar a todas as pessoas, empre-sas e entidades”. Segundo Bruno Ferreira será “uma melhoria enor-me”, sendo necessária a “ajuda de todos”, uma vez que o “orçamento será elevado”.

O pároco de Santiago de Bou-gado vai aproveitar a visita pasto-ral de D. Pio Alves, Bispo Auxi-liar do Porto, para “dar um bocado de alento nesse sentido” e por isso vai “convocar toda a comunidade”.

Junta de Freguesia assinou protocolo com Fábrica da Igreja

Page 5: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

5 4 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

Durante a visita à Tektónica, certame dedicado à cons-

trução e às obras públicas, na FIL (Feira Internacional de Lisboa), Pe-dro Marques, ministro do Planea-mento e Infraestruturas, garantiu 400 milhões de euros de investi-mento na ampliação das redes de Metro de Lisboa e do Porto nos próximos dois anos, projetos que se desenvolverão até 2022. Os in-vestimentos estão inseridos no Pla-no Nacional de Reformas, que foi aprovado em finais de abril.

O ministro afirmou que o Pro-grama Nacional de Reformas es-tabelece “regressar ao desenvolvi-mento da rede de Metro” em Lis-boa e no Porto. O plano de expan-são da rede do Metro do Porto está congelado há cinco anos e existem várias hipóteses/reivindicações de extensão da rede, nomeadamente em Vila Nova de Gaia, em Gon-domar e na Maia/Trofa. “A tutela de implementação é do ministro do Ambiente. Será ele, em devido tempo, a esclarecer quais as obras prioritárias e qual o plano que es-tará em causa”, referiu.

Já na terça-feira, 10 de maio, o Grupo Parlamentar do PSD do Por-to, liderado pelo deputado e presi-dente da Distrital do PSD/Porto, Virgílio Macedo, reuniu-se com o presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimen-to Regional do Norte), Emídio Go-mes. O prolongamento da linha de Metro ISMAI-Trofa (freguesia de

Ministro garante 400 milhões para ampliação de redes de Metro de Lisboa e Porto

Extensão da linha do metroaté à Trofa sem solução à vistaO ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu 400 milhões de euros de investimento na ampliação das redes de Me-tro de Lisboa e do Porto nos próximos dois anos, projetos que se desenvolverão até 2022. Mas a extensão da linha até à Trofa vai ser avaliada e pode não ser prioritária.

Patrícia Pereira

Muro) e os investimentos na am-pliação da rede de metro do Porto foram os temas que estiveram em cima da mesa. Virgílio Macedo mostrou estar “muito preocupado” com a possibilidade de a extensão da linha verde do Metro do Porto até ao concelho da Trofa ser “ou-tro processo de reversão feito por este Governo”. “Viemos (à CCDR-

-N) pedir umas migalhazinhas para uma extensão de cerca de três qui-lómetros e há umas semanas o mi-nistro disse que havia 400 milhões para os metros do Porto e de Lis-boa. Claro que esses 400 milhões de investimentos é mais um anún-cio enganoso de um Governo enga-nador”, atirou.

Virgílio Macedo recordou o pro-tocolo de cooperação assinado, em

outubro, pelos municípios da Trofa e da Maia, CCDR-N e a empresa de transporte público e depois ho-mologado por dois secretários de Estado do anterior Governo PSD/CDS-PP, que previa um orçamen-to de cerca de 36,7 milhões de eu-ros para estender a linha da Maia até à freguesia do Muro. O deputa-do adiantou que “o ministro pediu à Metro do Porto para fazer uma ava-liação a este projeto”, o que, para si, significa “um empurrar a situ-ação para a frente para depois não concretizar”. Para Virgílio Macedo,

“há falta de vontade política para cumprir com os compromissos an-teriormente assumidos”, o que “já não é novidade”, considerando que o Governo está a fazer “uma per-seguição a duas câmaras do PSD”.

Autarcas querem que se cumpra protocolo de cooperação

Na reunião estiveram ainda pre-sentes o vice-presidente da Câma-ra Municipal da Trofa, António Azevedo, e o presidente da Câma-ra Municipal da Maia, Bragança Fernandes, que, tal como o Gru-po Parlamentar do PSD do distrito do Porto mencionaram o protoco-lo de cooperação assinado em ou-tubro de 2015. Recorde-se que este documento demonstra, segundo o memorando, o “interesse na cons-trução da linha do metro até à Tro-fa”. Em causa está a extensão da Linha C, que faz a ligação entre Campanhã, e o Instituto Superior da Maia (ISMAI), até à Trofa com a construção de cerca de 3,5 qui-

lómetros de linha, em “via dupla”, a criação da estação de Ribela (na Maia) e a reativação da do Muro. Os dois municípios compromete-ram-se a abdicar de uma verba de fundos comunitários para a exten-são da linha do ISMAI até à Trofa, sendo que o concelho da Maia vai investir “18,951 milhões de euros (sem IVA)” e o da Trofa “17,748 mi-lhões de euros (sem IVA)”.

No final da reunião, António Azevedo afirmou que “estão pron-tos” a se “comprometer com aqui-lo que era o seu investimento”, exi-gindo que “os outros também se comprometam com esse protoco-lo”. “Os protocolos não são só para assinar, também são para respei-tar. O metro passa pela parte urba-na, que é um autêntico esgoto, que está toda degradada e nem sequer podemos reabilitar”, reforçou.

Também Bragança Fernandes quer que “o Estado cumpra”, uma vez que as pessoas “tinham trans-porte e não foram elas que pediram para que fosse retirado”. O autarca maiato declarou que esta era “uma questão de boa vontade deste Go-verno”, não entendendo o porquê de “não haver dinheiro” para se cumprir este protocolo, mas exis-tir “para os outros municípios”. Em declarações à Lusa, Bragan-ça Fernandes denotou que avançar com a obra é “uma questão de jus-tiça, porque a linha da Trofa esta-va prevista na 1.ª fase da rede do Metro do Porto e foi retirada” e depois esteve na 2.ª fase que não foi cumprida.

Já a 1 de maio, em entrevista ao JN, Jorge Delgado, presidente da Me-tro do Porto, mencionou que o plano de expansão definido anteriormente

“teve um momento e está circunscri-to à realidade da época”. “Teve o seu tempo. É uma boa base de trabalho, mas não creio que a Metro esteja re-

“Não posso antecipar que essa linha seja prioritária”

fém desse plano. Agora, há que olhar para os valores disponíveis e sermos muito criteriosos, sem nos amarrar-mos a chavões nem a ideias precon-cebidas. Isso significa que temos de olhar para aquilo que pode acrescen-tar mais eficiência à rede existente e melhor servir as pessoas”, sustentou.

Quando questionado se será man-tido o acordo celebrado com o proto-colo de cooperação para a construção parcial da Linha da Trofa, o presiden-te da Metro do Porto respondeu que:

“são decisões que não estão tomadas e não posso antecipar que essa linha seja prioritária”.

Pedro Marques garantiu 400 milhões de euros para ampliação das redes de metro em Lisboa e no Porto

Lus

a

Page 6: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

6 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Cultura

Entre 14.064 trabalhos, mais 3786 do que em 2015, a aluna da Escola Básica de Paradela, Maria João Alho, conseguiu ter um dos melhores. Eram cinco as catego-rias a concurso: texto Original, Crí-tica, Desenho, Teatro e Olimpía-

Foi num clima intimista que Maria Oliveira lançou o se-

gundo volume do livro “Um Ano”. Familiares, amigos e alguns anóni-mos marcaram presença no auditó-rio da Associação Empresarial do Baixo Ave para conhecer a nova obra da autora trofense, cuja cora-gem para escrever começou duran-te a recuperação de um problema de saúde. A sessão contou com a ani-mação musical da Escola de Músi-ca e Artes da Trofa.

O romance conta a história de

A Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, promove, uma vez mais, o Concurso Lusófo-no da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo, que premeia um conto in-fantil inédito, escrito em português.

As candidaturas devem ser entregues até ao dia 31 de maio. Em Por-tugal podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou en-viadas pelo correio, através de carta registada. Nos países de língua portuguesa os participantes podem entregar no Centro Cultural Portu-guês em Luanda, Brasília, Praia, Bissau, Maputo, S. Tomé ou em Díli.

Do concurso vão encontrar-se três vencedores. Os melhores contos vencem o prémio Matilde Rosa Araújo, “no valor de 2000 euros”, e o prémio Lusofonia, “no valor de 750 euros”. A melhor ilustração é pre-miada “no valor de 1250 euros”, adiantou fonte do município.

As ilustrações a concurso devem estar relacionadas, obrigatoriamen-te, com um excerto de uma das obras de Matilde Rosa Araújo. A ilus-tração vencedora vai integrar o conto que vencer o prémio “Matilde Rosa Araújo”.

Os vencedores vão ser conhecidos nas comemorações do aniversário do município, em novembro. O objetivo do concurso é, segundo fon-te do município trofense, “defender e consolidar a língua portuguesa como expressão universal da nossa cultura e motivar a produção lite-rária”. L.O./C.V.

Trofense em 2.º lugar no concurso “Uma Aventura Literária”Maria João Alho tem 9 anos é da Trofa e foi a segunda classificada, na categoria de crítica, no concurso promovido pela Editorial Caminho

“Uma Aventura Literária”. LiLiana OLiveiraCátia veLOsO

das da História. Maria Alho con-correu na categoria de crítica, com um texto sobre “Uma Aventura na Pousada Misteriosa”. A professora que acompanhou Maria João, Ma-rinha Santos, considera que a alu-na “se dedicou” e escreveu um tex-to “muito sucinto, mas muito di-reta, usando vocabulário bastante desenvolvido e com poucas pala-

vras, sem repetir ideias menciona-das na obra”. “Fico feliz por mim e pela turma, porque a Maria deu um gosto à turma, dá nome à Es-cola de Paradela, ao Agrupamento, aos trofenses e à Trofa”, acrescen-tou a professora Marinha. A pro-fessora, que ficou emocionada e fe-liz com a notícia, adiantou ao jor-nal O Notícias da Trofa (NT) que a próxima obra das autoras da saga

“Uma Aventura” vai conter “a críti-ca e a fotografia da Maria”, sendo isto “um privilégio para os pais e para si”. Para Maria João Alho isto

“é um sonho realizado”.Maria João Alho considerou

esta “Aventura na Pousada Miste-riosa” interessante. A aluna confi-denciou ao NT que enquanto “lia o livro parecia que também era uma personagem”. Na sua crítica englo-bou pormenores da história como os “falsificadores de moedas anti-gas”, as características das perso-

nagens e sua experiência como lei-tora. Maria João Alho “não espera-va” o segundo lugar na classifica-ção final, mas acha que o seu tex-to “tinha um bom desenvolvimen-to e boas características das perso-nagens”. Para participar Maria João contou com o apoio da professora Marinha Santos que a “apoiou mui-to” e que considera “muito meiga e inteligente”.

Quando recebeu a notícia pen-

sou “que era um sonho e que não era verdade”. Uma verdade que va-leu a Maria João Alho o reconheci-mento do seu trabalho com um se-gundo lugar num concurso nacio-nal. A aluna da Escola de Paradela deixa um conselho a todos os cole-gas: “Persigam os vossos sonhos”.

“Mesmo que tenham um obstáculo, têm que o derrotar. Os vossos so-nhos não têm limites”, completou.

Candidaturas para Concurso Lusófono até 31 de maio

Maria Oliveira lança segundo livro

Michelle, filha de pais portugue-ses emigrados na Suiça, que vem viver sozinha para Portugal aos 18 anos. Aí conhece um homem mais velho, com quem se envolve. A tra-ma desenvolve-se em torno da di-ferença de idades e dos diferentes níveis de maturação das persona-gens. Este é o início do novelo que se desenrola em dois volumes. O segundo livro já foi escrito entre viagens de trabalho, nos tempos li-vres nos hóteis e terminado no ae-roporto de Genève.

As obras, editadas pela Chia-do Editora, são a concretização de

“um sonho” de Maria Olvieira, que reconhece que “foi difícil de con-cretizar” e “totalmente custeado” por ela própria.

A convite da editora, a escritora trofense vai estar, no dia 28 de maio, na Feira do Livro de Lisboa para uma sessão de autógrafos. Em ju-nho, lança um novo livro: “Are you with me?”. Já em setembro, Maria Oliveira vai apresentar a obra, em São Paulo, na Bienal do Brasil. C.V.

Maria Oliveira apresentou obra no auditório da AEBA

Maria João Alho escreveu sobre “Uma Aventura na Pousada Misteriosa”

Page 7: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

7 6 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

A deputada trofense do Parti-do Socialista, Joana Lima, é

a redatora do documento que sai-rá do grupo de trabalho da Assem-bleia da República sobre o abate de animais em canis municipais. Com o projeto de lei apresentado pelo Partido Comunista Português e de-pois de ouvir os representantes dos subscritores da Iniciativa Legislati-va de Cidadãos (ILC), cuja petição contou com 48 mil assinaturas vá-lidas, a Comissão Parlamentar do

A Confraria do Cavalo promoveu, no dia 7 de abril, o workshop “Se-leção e melhoramento genético: o caso do Cavalo Lusitano”, que con-tou com a presença de António Vi-cente, professor de genética e me-lhoramento animal, equinicultura e

Joana Lima integra grupo de trabalhopara legislar contra abate nos canis Os partidos com assento na Assembleia da República estão disponíveis a criar um projeto de lei unânime, que proíba o abate de animais nos ca-nis municipais. Joana Lima faz parte do Grupo de Trabalho que está a preparar o diploma.

Cátia Veloso Ambiente, Ordenamento do Terri-tório e Poder Local decidiu criar um grupo de trabalho, no qual to-dos os partidos mostraram dispo-nibilidade para gerar um projeto de lei único que trave o abate de ani-mais em centros de recolha oficial (canis), como forma de controlo de lotação, e privilegie a esterilização.

Joana Lima integrou o grupo de trabalho que, em conjunto com a ILC “está a preparar um diploma que reúna o consenso de todos os grupos parlamentares e o PAN, que tem um só deputado”, explicou a

deputada ao NT. Houve também uma “audição pública”, onde várias associações de proteção dos ani-mais e a ordem dos médicos vete-rinários puderam dar os seus con-tributos para tornar o diploma mais consensual. Os deputados fizeram ainda visitas a três centros de re-colha oficial a Palmela, Coimbra e Sintra, que adotaram uma estraté-gia de não abate.

O documento que sairá do grupo de trabalho será, mais tarde, ava-liado pela Comissão Parlamentar.

Confraria promoveu workshopsobre Cavalo Lusitano

suinicultura. Afonso Serra Neves, da Confraria

do Cavalo, explicou ao jornal O No-tícias da Trofa que o objetivo foi “pro-mover uma conferência relacionada com a criação de Cavalos Lusitanos, concretamente sobre o melhoramen-

to da raça Puro Sangue Lusitano”. A iniciativa, integrada no jantar

que todos os anos a Confraria do Cavalo organiza para juntar asso-ciados e convidados, foi o momento oportuno para “promover a discus-são de problemas relacionados com

a área”. Para Afonso Serra Neves, es-tas “conferências são muito impor-tantes para a formação dos criado-res”. O workshop contou com a pre-sença de António Vicente, um es-pecialista na matéria, que considera este “um tema muito apaixonante”.

“Como podem os criadores ser mais objetivos, como podem agar-rar-se a mais ferramentas para po-der ter melhores resultados e o que devem estudar e fazer para ter ani-mais a nascer a cada ano que passa e para conseguirem ter animais com mais qualidade” foram alguns dos

tópicos abordados durante a sessão, informou António Vicente.

O Cavalo Lusitano “é uma raça muito antiga e que tem poucos ani-mais no universo global, mas, mes-mo assim, está muito difundida no mundo inteiro”. A raça tem alcança-do “um grande sucesso em equitação de trabalho e, em tauromaquia, é o melhor cavalo do mundo”. Por exem-plo, no fim de semana passado, no Campeonato da Europa de equitação de trabalho, em Munique, o Cavalo Lusitano foi “a raça mais represen-tada”. L.O./C.V.

Confraria organizou iniciativa com o objetivo de dar a conhecer o melhoramento da raça Puro Sangue Lusitano

Joana Lima é a redatora do diploma que será apreciado em sede de Comissão Parlamentar

Page 8: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

8 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

Foi de luvas nas mãos que dezenas de pessoas parti-

ciparam na aula de zumba que a Unidade de Saúde Familiar (USF)

“Uma Ponte para a Saúde” organi-zou no dia 8 de maio para assina-lar o Dia Mundial da Higieniza-ção das Mãos.

“À boleia” da professora Sara Mota, os “bailarinos” dançaram ao som de hits que fizeram do zumba uma das atividades mais praticadas dos últimos tempos. E, como não podia deixar de ser, algumas core-ografias tiveram em conta movi-mentos alusivos à lavagem corre-ta das mãos. Antes da dança, os participantes viram médicos, en-fermeiros e secretários clínicos da USF ensinar a técnica correta da lavagem, permitindo que cada um observasse as mãos, antes e depois de higienizadas, numa máquina in-titulada “Luz Negra”, que permi-te visualizar o que não é visível a olho nu, como bactérias e sujidade.

Higienizar as mãos ao ritmo do zumbaIniciativa da Unidade de Saúde Familiar da Trofa visava fomentar a importância da lavagem correta das mãos, como “arma mais barata e efi-ciente” para evitar transmissão de infeções.

Cátia Veloso

“A higienização das mãos, nos dias de hoje, é um assunto muito sério uma vez que o ato regular de lavar as mãos é a arma mais barata e efi-ciente que podemos usar para evi-tar a transmissão de infeções e Sal-

var Vidas”, explicou fonte da USF.Esta iniciativa vai ao encontro da

preocupação demonstrada pela Or-ganização Mundial da Saúde, que iniciou uma campanha sobre Pre-cauções Básicas do Controlo de In-

feção, onde se encontra destacada a higienização das mãos.

“Sendo esta uma causa mundial, e não só dos países menos desen-volvidos, a USF ‘Uma Ponte para a Saúde’ – Trofa aderiu a esta cau-

sa de forma ativa, de modo a cons-ciencializar os seus utentes e po-pulação em geral sobre a impor-tância da higienização das mãos na promoção da saúde”, concluiu a mesma fonte.

Todos os dias morrem no mundo pes-soas por problemas de saúde ligados a um dos órgãos mais importantes do corpo hu-mano: o coração. Maio é o mês dedicado ao coração, por isso não deixe de dar aten-ção ao seu. Há alguns sinais aos quais deve prestar atenção: tonturas e dificuldade em respirar; fadiga; náuseas; dores no peito e no corpo; pulsação irregular; suores frios; inchaço nos pés, tornozelos, pernas ou ab-dómen; palidez.

Calma. Não fique já assustado, até por-que são sintomas comuns a problemas menos graves de saúde. Mas, no caso de sentir algum dos sintomas com frequên-cia, antes de correr para o médico, procu-re um conselho ou uma opinião junto de um farmacêutico.

Sabemos que o dia a dia se tornou tão frenético que mal temos tempo para res-pirar, quanto mais para tratarmos de nós. Mas temos mesmo que o fazer se queremos continuar a viver com qualidade.

A alimentação incorreta é uma das cau-sas mais recorrentes da maioria das doen-ças. Gordura não é formosura, como diz o ditado.

O excesso de peso é, muitas vezes, uma sentença de morte. Não quer isto dizer que todas as pessoas com excesso de peso este-

Peso certo paraum coração saudável

jam prestes a morrer, mas a verdade é que é mais provável que tal aconteça com elas do que com pessoas cujo peso está den-tro da normalidade. A obesidade é uma das maiores preocupações de saúde a ní-vel mundial. Desde os anos 80, na Euro-pa, os números triplicaram.

O excesso de peso é tido como a causa de vários problemas de saúde, entre eles a insuficiência cardíaca (quantidade de sangue que o coração bombeia por minu-to insuficiente para satisfazer as neces-sidade de oxigénio e nutrientes do orga-nismo), por isso quanto mais cedo tratar-mos deste problema mais o nosso coração vai agradecer. Sabia que a obesidade pode aumentar em 60% o risco de uma pessoa morrer por doenças ligadas ao coração? A obesidade altera o metabolismo e poten-cia o aparecimento de diabetes, colesterol e hipertensão. Manter o peso ideal é uma boa forma de começarmos a tratar melhor o nosso coração.

A prevenção é sempre o caminho mais seguro para evitarmos complicações car-díacas. Na Trofa tem ao seu dispor farma-cêuticos prontos a ajudá-lo/a e os melho-res produtos para o motivar a perder peso de forma saudável.

Iniciativa foi promovida pela Unidade de Saúde Familiar da Trofa

Page 9: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

9 8 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

Esta sexta-feira, 13 de maio, são conhecidos os vence-

dores do 1.º Concurso Fotográfi-co do Clube Slotcar da Trofa, que se realizou no dia 24 de abril, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. O júri, compos-to por Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, Paula Tei-xeira, jornalista da Agência Lusa, e João Pedro Costa, presidente do Clube Slotcar, reuniram-se na ma-nhã de segunda-feira, na sede do Clube, para escolher as imagens vencedoras. O anúncio será feito na página de Facebook do Clube Slotcar da Trofa, durante o dia de sexta-feira.

Em declarações ao NT, Lucia-no Lagoa mostrou-se sensibiliza-do pelo facto de a coletividade “se ter associado às comemorações dos 250 anos da Capela Nossa Senhora das Dores”. “É sempre importan-te que outras entidades se incorpo-rem nestas comemorações, porque estamos perante um marco históri-co assinalável”, sublinhou.

O pároco, que desta vez assumiu o papel de jurado do concurso, con-

Vencedores de ConcursoFotográfico conhecidos esta 6.ª feira

fessou que viu imagens que não se “importava de colocar num cartaz para divulgar a Capela”. “As que se referem à imagem da Senhora das Dores tocaram-me bastante, assim como tudo o que envolve o interior da Capela, porque acaba por ser uma homenagem a todos aqueles que construíram ou intervieram no edifício para torna-lo digno e mais propício à oração”, frisou.

Luciano Lagoa mostrou-se ainda “agradado” por “saber que os fotó-grafos dedicaram o seu interesse à Capela, porque é prova que esta não lhes é indiferente”. “Não é in-diferente ao povo que vai rezar e

também não é indiferente a todas as outras pessoas que veem nela um símbolo de toda a comunida-de trofense”, atestou.

Vanessa Eugénio foi a vencedora da votação onlineMas, pelo menos um vencedor

é conhecido. Todas as fotografias a concurso estiveram disponíveis numa votação online e foi a ima-gem de Vanessa Eugénio a que re-colheu mais “likes” (gostos), 297. A vencedora será contemplada com um equipamento desportivo do Clube Slotcar da Trofa, no va-lor de cem euros. C.V.

Este fim de semana, o Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro voltou a servir de parque de estacionamento. Um estacionamento considerado, por muitos, abusivo, uma vez que exis-te um parque de estacionamento subterrâneo gratuito, com capaci-dade para 152 lugares, e com duas saídas para peões junto à Capela de Nossa Senhora das Dores.

O NT partilhou fotografias nas suas redes sociais e muitos têm sido os comentários que apontam esta situação como falta de civismo. Há ainda quem fale da colocação de barreiras para impedir a entrada

Adro da Capela virou parquede estacionamento

das viaturas, mas estas já existem e são abertas e fechadas por fun-cionários da Câmara Municipal da Trofa, a quem também cabe a vigi-lância do Parque.

Contactado pelo NT, Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, explicou que “está deter-minado” que “só entram” para o adro da Capela “os carros dos noi-vos e de alguém com dificuldade de locomoção, mas estes têm de ser retirados logo depois”. Luciano La-goa apela a que as pessoas “respei-tem aquilo que está determinado e combinado” com o pároco.

P.P.

Júri avaliou as fotografias a concurso

Page 10: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

10 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

“A festa da família, em que se ce-lebram os jubileus matrimoniais 25, 50 e 60 anos de matrimónio, é uma

O Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, tem levado a cabo

uma série de visitas pela Diocese do Porto. Até ao dia 15 de maio, D. Pio Alves está a desenvolver uma visita pastoral pela Paróquia de S. Marti-nho de Bougado, fazendo parte do programa a celebração da eucaris-tia com os doentes, encontro com os movimentos paroquiais, bem como visitas a empresas, escolas e a do-entes. D. Pio Alves vai ainda presi-dir à vigília de Pentecostes, à cele-bração do Crisma e à missa da fes-ta do Espirito Santo.

O Bispo Auxiliar do Porto referiu que S. Martinho de Bougado é “uma paróquia com um índice de práti-ca religiosa superior ao comum das paróquias do Norte” do país e pro-va disso são “as reuniões que teve nos últimos dias com um alargado grupo de colaboradores mais dire-tos” do pároco Luciano Lagoa. “Há um grupo muito alargado de pes-soas que trabalham em variadíssi-mas frentes, que se somam e que procuram ser resposta não só no terreno estritamente religioso, mas também de atenção às populações”, evidenciou.

E na tarde de quarta-feira, dia 11 de maio, o Bispo Auxiliar do Porto visitou as instalações da Delegação

Delegação da Cruz Vermelharecebe visita do Bispo do PortoDe 6 a 15 de maio, o Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, está de visita à Paróquia de S. Martinho de Bougado.

Patrícia Pereira

da Trofa da Cruz Vermelha Portu-guesa (CVP). “Não podíamos pas-sar à frente uma instituição como a CVP. Não podia deixar de ter uma palavra de agradecimento e de estí-mulo para este magnifico trabalho de caráter social que é feito nesta casa”, justificou.

Para Daniela Esteves, presiden-te da Delegação da Trofa da CVP, foi “uma enorme honra” receber D. Pio Alves e o pároco Luciano La-goa, acabando por ser “o reconheci-mento” pelo “trabalho” desenvolvi-

do pela instituição. “É sempre bom estas visitas pastorais e esta bênção de alguém que nos veio trazer al-gumas palavras de ânimo e de for-ça para continuarmos a nossa ação”, asseverou.

Quanto à visita pastoral, o pároco Luciano Lagoa contou que foi pre-parada para que o Bispo Auxiliar do Porto tivesse “contacto com a rea-lidade da paróquia nas várias ver-tentes”, como a “realidade da Igre-ja, social e das instituições”. “Todo esse conhecimento é uma mais-va-

lia para o senhor Bispo, para depois também poder apreciar e perceber a realidade das terras onde a igre-ja se vai implantando”, registou, re-cordando que a última visita tinha acontecido “em 2009”.

Para Luciano Lagoa “é uma hon-ra” receber a visita do Bispo Auxi-liar do Porto e, ao mesmo tempo, é

“um compromisso” de “procurar fa-zer sempre melhor” para que a “pre-sença da Igreja se torne cada vez mais efetiva e também na ajuda às populações”.

Casais abençoados em S. Martinho

razão para reafirmarmos o valor da família”. A afirmação é de Lu-ciano Lagoa, pároco de S. Marti-

nho de Bougado, que no domingo, dia 8, na eucaristia das 11 horas, na Igreja Nova, abençoou várias deze-

nas de casais que renovaram os vo-tos e celebraram as bodas de prata, de ouro e de diamante.

A cerimónia da bênção dos ca-sais, promovida pela Pastoral Fa-miliar, tem como objetivo “reafir-mar a validade do projeto matrimo-nial e desta célula familiar na nossa sociedade, que às vezes estão afas-tadas destes valores”, e “agradecer a Deus os bens que vai dando à so-ciedade e às famílias”, afirmou Lu-ciano Lagoa. “Estes casais, que es-tão 60, 50 e 25 anos juntos, dizem-

-nos que este projeto é válido para todos e uma ocasião para as pesso-as poderem ser felizes”, mencionou o pároco. Durante a cerimónia, os casais presentearam Nossa Senho-ra de Fátima com uma rosa branca e, no final, receberam uma lembran-ça da Pastoral Familiar para eterni-zar o momento.

L.O./C.V.

D. Pio Alves deixou “palavra de estímulo para magnífico trabalho” da delegação

Casais receberam bênção

pub

Page 11: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

11 10 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

Igreja iluminada, culto, músi-ca e muita animação. Será as-

sim, este fim de semana, na Tro-fa, nas festas em honra do Divino Espírito Santo. Uma iniciativa da Comissão de Festas em Honra do Divino Espírito Santo e Nossa Se-nhora das Dores, que este ano está entregue à aldeia de Abelheira.

As festividades começam no sá-bado, dia 14 de maio, às 9.30 ho-ras, com o Grupo de Bombos Ju-ventude em Força, de S. Mamede. As festividades continuam no dia 15, às 8.30 horas, com a eucaris-tia, seguida da coroação da Ima-gem do Espírito Santo. Este ano,

“a novidade prende-se com o Fes-tival de Bandas de Música”, avan-çou José Viana, da Comissão de Festas, que começa às 14 horas

Festa do Divino Espírito Santoem S. Martinho a 14 e 15 de maio

com o desfile. Esta atividade tornou-se possí-

vel através de “uma parceria im-portantíssima com Câmara Mu-nicipal da Trofa”, sendo esta “o grande patrocinador” deste Fes-tival.

Para encerrar o f im de sema-na de festa, está agendada “a missa solene, às 16.30 horas”, que será, para José Viana, “o ponto alto”.

O objetivo “é fazer uma fes-ta muito bonita”, para isso, José Viana, convida “todos os trofen-ses a estarem presentes, essencial-mente no domingo à tarde com o Festival das Bandas e a missa so-lene”. “A expectativa é enorme”, acrescentou.

Bar da Comissãode Festas aberto

ao fim de semanaA Comissão de Festas em Hon-

ra do Divino Espírito Santo e Nos-sa Senhora das Dores vai ter, a par-tir do próximo fim de semana, dias 14 e 15 de maio, o bar em funciona-mento, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. No pró-ximo sábado, dia 14, o bar abre às 13 horas e encerra às 24 horas. No dia seguinte, domingo, a abertura ocorre às 13 horas e o encerramen-to às 23 horas. Nos fins de semana seguintes, o bar também estará aber-to às sextas-feiras, entre as 20 e as 24 horas, sendo que os outros horá-rios se mantêm. L.O./C.V.

Faça assinatura anual do NT por € 22,5

A Igreja Nova foi palco de uma celebração especial, no domingo, 8 de maio, com o Dia dos Frá-geis. Já em visita à paróquia, o Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, presidiu à eucaristia de

Bispo no Dia dos Frágeis

imposição do sacramento da san-ta unção aos doentes com mais de 70 anos.

No final da celebração, houve um lanche-convívio.

C.V.

Bar da Comissão de Festas reabre pelas 13 horas de sábado

Page 12: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

12 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

O Santuário de Fátima acolheu, no dia 30 de abril, cerca de cinco mil acólitos para celebrar o 20.º aniver-

Em S. Mamede do Coronado, a fes-ta em honra do Divino Espírito San-to começa esta sexta-feira e termina na próxima segunda-feira. As festas iniciam com a atuação dos finalistas do S. Mamede Got Talent e das esco-las de música e dança, às 21.30 horas desta sexta-feira. No sábado, às 18.15 horas, realiza-se a Missa Vespertina, na Igreja Matriz, e, a nível cultural, às 21.30 horas tem início o espetácu-lo musical com Daniel Miranda, se-

Festas do Divino Espírito Santo de 13 a 16 de maio em S. Mamede do Coronado

Profissão de Fé e procissão são o ponto alto das festasguido por Quim Barreiros. Para en-cerrar o dia, às 24 horas, pode assis-tir-se ao já habitual fogo de artifício. No domingo, dia 15 de maio, reali-zam-se duas missas, uma às 7 horas na Capela do Divino Espírito Santo, e a Missa Solene com Profissão de Fé, às 10 horas, na Igreja Matriz. Pe-las 12 horas, a procissão sai da Igreja em direção à Capela do Divino Espí-rito Santo. A tarde é dedicada à atua-ção de bandas de música. Para Alva-

rim Oliveira, presidente da comissão de festas, “a procissão e a comunhão são o ponto alto”, mas para a popula-ção “o ponto alto, provavelmente, é o sábado, com a atuação de Quim Bar-reiros e o fogo de artifício”. No últi-mo dia de festa em honra do Divino Espírito Santo, segunda-feira, dia 16, às 11 horas, vai realizar-se uma mis-sa na Capela do Divino Espírito San-to e, às 21 horas, tem início o espetá-culo musical da banda Tekos, segui-

do de uma sessão de fogo de artifício, que encerra as festas em S. Mame-de do Coronado. Para Alvarim Oli-veira, o objetivo “é realizar a melhor festa possível, dentro do melhor orça-mento possível”.

“Podíamos ter uma festa diferen-te se o tempo nos tivesse ajudado, se não houvesse tantos peditórios na nossa freguesia ao mesmo tempo. As pessoas em S. Mamede têm mui-ta boa vontade e dão, só que em vez

de dar à comissão de festas têm que repartir pela comissão, pelas obras da igreja e pelos diversos peditórios de outras instituições. As pessoas não nos dão aquilo que têm dado nou-tros anos”, constatou Alvarim Olivei-ra. Ainda assim, a comissão de festas

“está satisfeita” com o trabalho reali-zado. “A festa está pronta, agora há que aparecer e gozar do trabalho que foi feito”, apelou.

L.O/C.V.

Os paroquianos de S. Romão do Coronado contrariaram

os dias de chuva ao dar cor às ruas por onde a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima passou. Os tapetes carinhosamente dese-nhados, a partir de flores e outros materiais, e as velas guiaram a ima-gem pelos lugares da paróquia du-rante 11 dias. A caminhada da ima-gem terminou na quarta-feira, 11 de maio, na Capela de S. Bartolomeu, com a presença de estudantes uni-versitários que, trajados, fizeram a consagração à Virgem Mãe.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Imagem da Virgem percorreu as ruas da paróquia de S. Romão do Coronado, subordinada ao tema

Imagem da Senhora de Fátima percorreu S. RomãoParóquia de S. Romão do Coronado recebe as festas em honra de Nossa Senhora de Fátima. Esta é a única localidade do país, em que a celebra-ção da Profissão de Fé se realiza sempre a 13 de maio, independentemente de ser um dia de semana.

Patrícia Pereira“Misericordiosos como Maria”.

A par desta peregrinação, a paró-quia de S. Romão do Coronado rece-be a festa em honra de Nossa Senho-ra de Fátima, que acontece esta sex-ta-feira, 13 de maio, com a celebra-ção da Profissão de Fé pelas crian-ças do 6.º ano de catequese, pelas 10.30 horas, na Igreja Paroquial. À tarde, pelas 16 horas, está marcada a procissão, com sermão na Cape-la de S. Bartolomeu e encerramen-to na Igreja.

A festa em honra de Nossa Senho-ra de Fátima, em S. Romão do Coro-nado, tem “quase 90 anos”, segundo contou o coordenador geral Camilo Faria, e é a única do país em que há celebração a um dia de semana, sem que o mesmo seja feriado na locali-dade. A organização da festividade

é da responsabilidade da Cateque-se, com o apoio dos pais dos meni-nos do 5.º ano da catequese.

Na página de Facebook da Cate-quese de S. Romão do Coronado, é feito um agradecimento “sincero a

todas as pessoas que, de uma for-ma ou de outra, tornaram possível esta iniciativa ter sido um sucesso”.

Acólitos da vigararia estiveram em Fátima sário da Peregrinação Nacional de Acólitos a Fátima, organizado pelo Serviço Nacional de Acólitos (SNA).

Entre esses acólitos estavam 55 da Vigararia da Trofa/ Vila do Conde.

Acólitos de Alvarelhos, Mindelo, S. Martinho de Bougado, Santiago de Bougado e Vila Chã partiram de madrugada da Igreja Nova com destino a Fátima. Chegados ao des-tino, juntaram-se no Centro Pasto-

ral Paulo VI e prepararam-se para a celebração do terço, que decorreu junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Apari-ções. Seguiu-se, às 11 horas, a cele-bração da Eucaristia, onde o bran-co das túnicas se fazia notar. Ao al-moço, o tempo foi de convívio e de

partilha, com “muita confraterni-zação e alegria”, e a tarde foi dedi-cada a atividades. Esta foi uma ini-ciativa “bastante positiva, sobretudo pelo convívio entre os demais ele-mentos pertencentes ao grupo de acólitos da Vigararia Trofa/Vila do Conde”. L.O./C.V.

Paroquianos prestam culto a Nossa Senhora de Fátima

Acólitos estiveram no Santuário de Fátima

Page 13: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

13 12 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

Com a aproximação das datas festivas como comunhões e

batizados, muitos equacionam os locais onde juntar a família para celebrar mais uma data importante. O restaurante A Petisqueira de Fin-zes é uma opção válida para aque-les que querem bom serviço a pre-ços convidativos.

A sala, com capacidade para 120 pessoas, sofreu algumas obras de melhoramento e o conforto e aten-dimento de excelência continuam a ser os valores que regem o servi-ço da Petisqueira para o dia a dia ou para os dias especiais, como co-munhões, batizados, aniversários ou outras festas de grupo.

Da cozinha da Petisqueira saem para a mesa várias especialidades gastronómicas, principalmente as tradicionais, como o arroz de sar-rabulho, o polvo à lagareiro, o ba-calhau à petisqueira, a posta à mi-

Quase seis meses depois da inauguração do Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, as salas do edifício Fórum Trofa XXI começaram a ser ocupadas pe-los funcionários dos serviços de Ação So-cial, Educação, Turismo e Cultura da Câma-ra Municipal da Trofa. Este novo espaço al-berga ainda as novas instalações do Centro Comunitário Municipal.

A desmobilização dos serviços para o edi-fício do Fórum Trofa XXI terá acontecido na segunda-feira, 9 de maio. Já na quarta-fei-ra, o edifício recebeu a visita e bênção de D. Pio Alves, Bispo Auxiliar do Porto, no âm-bito da visita pastoral à paróquia de S. Mar-tinho de Bougado. Uma cerimónia que fi-cou marcada pelo pequeno espetáculo pro-porcionado pelos utentes do Centro Comu-nitário Municipal. P.P.

Petisqueira de Finzesa experiência da cozinha tradicionalAlém do serviço diário e take away, a Petisqueira de Finzes disponibiliza aos clientes um serviço à carta com especialidades gastronómicas, com preços convidativos para comunhões, batizados e outras festas de grupo.

randesa, o bife do vazio e o cabri-to no forno. E também há france-sinha especial, posta à Casa, ar-roz de pato e miminhos grelhados, sempre acompanhados dos melho-res vinhos. Segundo o gerente, Ar-mindo Aguieiras, o bacalhau é uma das “estrelas” da ementa, mas, para alcançar outros paladares, a Petis-queira apostou também no frango churrasco e costelinha.

A experiência de vários anos de Armindo Aguieiras e restante equi-pa na área dá garantias do melhor serviço na Petisqueira de Finzes.

Além do serviço à carta e emen-tas especiais ao fim de semana, o restaurante serve diárias aos me-lhores preços e sempre com ga-rantia de qualidade. E para quem quiser provar os sabores deste es-paço no conforto do lar, pode op-tar pelo serviço take away, duran-te toda a semana.

Fórum Trofa XXIa funcionar em pleno

www.trofa.tvTrofaTv

a televisão da Trofa

Armindo Aguieiras, gerente da Petisqueira de Finzes, tem experiência de vários anos na restauração

pub

Page 14: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

14 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

A Festa de Rua, no Muro, está de volta. Este fim de sema-

na, dias 14 e 15 de maio, pode ver--se na praceta de S. Cristóvão pe-ças de artesanato, velharias, gas-tronomia, arranjos florais e rou-pa em segunda mão. Para Carlos Martins, presidente da Junta de Freguesia do Muro, “as expecta-tivas são as mesmas das edições anteriores, ter muita gente e ani-mação”.

A festa traz para a rua as típi-cas barraquinhas e diferentes ati-vidades culturais. Esta “é uma fes-

Devido às condições meteoroló-gicas, a Associação de Pais (AP) da Escola Básica e Jardim de Infância de Bairros teve de adiar a cami-nhada que ia organizar no dia 8 de maio. A iniciativa está agora agen-dada para 22 de maio, com parti-da junto à escola, pelas 9 horas, e visa a angariação de fundos para

A 9 de maio comemora-se o Dia da Europa. O Clube Europeu da Escola Secundária da Trofa assi-nalou o dia com a performance “A Construção da Árvore da Europa”, como símbolo da Paz e da Unida-de do Continente Europeu. A pro-fessora Rosa Manuela Araújo, do Clube Europeu da Escola Secundá-ria da Trofa, explicou que a ativida-de só foi possível “graças ao empe-nho e dedicação dos alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Ani-mador Sociocultural e da profes-sora Alexandra Carvalho que, em conjunto, criaram a árvore, assim como da professora Sofia Souto e das alunas Cassandra Bernardo, Carolina Ferreira, Filipa Silva, Be-atriz Maia e Sofia Couto que imagi-naram e criaram a coreografia que compôs a performance”.

O Dia da Europa “festeja a paz e a união do continente europeu” e

“assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman”. Em 1950,

Festa de Rua animaMuro este fim de semana

ta low-cost, ou seja, não se gasta dinheiro e tenta-se promover as atividades culturais e gastronó-micas”, sendo “um bom sítio para que as pessoas possam expor aqui-lo que fazem”, afirmou o presiden-te da Junta. “Os artistas são sem-pre da terra, tudo praticamente a custo zero. Quem gostar de cantar e de dançar ou de qualquer ativi-dade cultural tem a oportunidade de ter um palco e um sistema de som e de mostrar aquilo que con-segue fazer. Quem faz as suas rou-pinhas em casa e as suas peque-

nas bijuterias tem a oportunidade de, a custo zero, estar ali a promo-ver os seus produtos”, acrescentou.

Esta é a terceira edição, mas Carlos Martins garante que, “en-quanto estiver como presidente da Junta”, a festa é para manter “den-tro destes moldes”.

O autarca vê nesta Festa de Rua a oportunidade “das pessoas se distrairem e conviverem”, por isso convida “a população do Muro e do concelho da Trofa” a participar na iniciativa.

L.O./C.V.

Secundária da Trofacomemorou Dia da Europa

Robert Schuman, ministro dos Negócios Estrangeiros em França, propunha a criação de uma Comu-nidade Europeia do Carvão e do Aço, mais tarde conhecida como CECA. Pouco tempo depois, foi as-sinado o tratado que dava forma à

CECA e contava com França, Re-pública Federal da Alemanha, Itá-lia, Países Baixos, Bélgica e Lu-xemburgo como países fundado-res. A CECA foi a primeira de vá-rias instituições que originaram a atual União Europeia.

Caminhada da Associação de Pais de Bairros adiada para dia 22

sustentar a atividade da AP, tendo o custo de inscrição de 2,5 euros. Os interessados podem inscrever-

-se junto dos membros da Associa-ção de Pais ou através de contac-to telefónico para 933 465 217, 919 747 601 ou 910 818 718.

A AP tem ainda agendado um Passeio de BTT para o dia 29 de

maio, cujas inscrições já estão abertas. Os participantes podem inscrever-se através dos contac-tos telefónicos 933 465 217 e 919 747 601. O custo de inscrição é de dez euros, com oferta de jersey de participação e bifanas no fim do passeio.

C.V.

Sérgio Humberto na Senda de Joana Lima

João Mendes

CRÓNICA

Por altura da campanha elei-toral para as Autárquicas de

2013, criei, em conjunto com a mi-nha amiga Silvéria Miranda, o blo-gue ...e a Trofa é minha. Nas sema-nas que antecederam o acto eleito-ral, a obra do Parque das Azenhas foi um dos temas mais quentes e aquele que mais curiosos atraiu para a nosso espaço. Resumida-mente, foram emitidas opiniões, da minha parte como da Silvéria, sobre a forma como a empreitada estava a ser conduzida, nomeada-mente a inauguração em cima do joelho sem que o parque estivesse pronto, num gesto só compreensí-vel à luz de motivações estratégi-cas e eleitoralistas do executivo so-cialista, que apresentou aos trofen-ses uma obra incompleta para An-tónio José Seguro ver. O piso não chegava sequer à Barca, não havia um único banco ou balde do lixo, os postes de iluminação estavam no chão e a arborização deixava muito a desejar.

A poucos dias do acto eleitoral, as críticas absolutamente legítimas que foram feitas geraram mau es-tar entre alguns socialistas e sim-patizantes, com acusações de es-tarmos a soldo do PSD à mistura e um conjunto de insultos e ameaças da parte de um dos elementos inte-grantes da lista do PS à CM da Tro-fa. Volvidos quase três anos, pouco mudou. E não, não me refiro àque-les que então elogiavam e partilha-vam o nosso trabalho nas redes so-ciais, muitos dos quais nos acusam hoje de estar a soldo do PS. Refi-ro-me à obra de união dos parques, inaugurada há quase meio ano, que tal como o Parque das Azenhas foi inaugurada estando ainda incom-pleta e rodeada de insuficiências. Sérgio Humberto decidiu inaugu-rar o novo parque com toda a pom-pa e circunstância que um cheque de 120 mil euros permite, mas, tal como Joana Lima, fê-lo com uma obra incompleta, de onde se desta-ca a concha acústica, que seis me-ses após a inauguração continua por terminar.

O que leva um autarca a inaugu-rar uma obra incompleta? A meu ver a oportunidade. Joana Lima ti-nha as eleições à porta e precisa-va de algo em grande para apre-

sentar aos trofenses. Sérgio Hum-berto queria deixar a sua marca na história da Trofa e encontrou uma excelente oportunidade de o fazer juntando uma inauguração há mui-to esperada com o Dia da Indepen-dência do concelho da Trofa.

Mas muito mais é o que une os percursos de Joana Lima e Sérgio Humberto do que inaugurações oportunistas. Tal como a sua an-tecessora, Sérgio Humberto pare-ce apostado em deixar a requali-ficação das estradas do concelho para a recta final do seu mandato. Quem diariamente circula na EN14 ou na EN104 sabe bem do que falo. E nem vou entrar nas vias secun-dárias que atravessam as freguesias trofenses, algumas delas, como é o caso do Coronado, em estado abso-lutamente lastimável. Mas dois mi-lhões de euros em ajustes directos mais tarde, o autarca trofense anun-ciou, na última Assembleia Muni-cipal, um plano de requalificação para a EN104 e a E308, no valor aproximado de um milhão de eu-ros. E é aqui que Sérgio Humber-to descola de Joana Lima. É que ao passo que a agora deputada deixou as obras na via pública para os últi-mos meses antes das eleições, Sér-gio Humberto teve a perspicácia de as anunciar um ano e meio an-tes, o que lhe dá tempo para con-cluir a obra antes do início oficial de uma campanha que me parece ter começado na referida assem-bleia. Ainda assim, eleitoralismos à parte, trata-se de uma excelente notícia. Pena ter demorado tanto tempo a concretizar.

Page 15: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

15 14 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

Desporto

Bougadensepromove Summer Cupe Street Soccer

Depois de empatar a duas bo-las com o Torcatense, na pe-

núltima jornada, o Trofense reser-vou para o próximo domingo um jogo cheio de cenários possíveis. Com 24 pontos, no 6.º lugar, que vale o play-off de despromoção, a formação da Trofa não depende ape-nas de si para garantir a manuten-ção. Ganhar ao S. Martinho é im-perativo, sendo que, terá de esperar que o Arões, que tem os mesmos 24 pontos, tropece no jogo com a Oli-veirense, líder da série. Se o Trofen-se empatar, só garante presença no play-off de despromoção se o Var-zim não vencer o Felgueiras. Caso contrário, desce de divisão.

Emoção será palavra de ordem na última partida da equipa da Trofa,

O Bougadense Summer Cup está de vol-ta e consigo traz uma “novidade”: a realiza-ção do Street Soccer Bougadense. Organiza-do pelo Centro Desportivo do Atlético Clu-be Bougadense, o Summer Cup é um torneio de futebol infantil dirigido aos escalões Sub9, Sub10, Sub11 e Sub13. No torneio, que se rea-liza nos dias 4, 5, 10 e 12 de junho, a organi-zação conta com a participação de “64 equi-pas”, envolvendo “mais de dois mil atletas”.

Para Jorge Almeida, coordenador despor-tivo do clube, o Bougadense Summer Cup

“contribuirá, decisivamente, para a implemen-tação e consolidação de valores inerentes ao desporto e vida social comum, onde a união, o convívio, a amizade, o fair play, o respei-to, a alegria e a emoção serão baluartes de todo um conjunto de princípios de vida, fun-damentais para a evolução de todos os atletas como desportistas, mas, fundamentalmente, como homens e mulheres”.

A novidade deste ano prende-se com o lan-çamento do Street Soccer no escalão Sub9 em futebol 5, a 10 de junho. O coordenador refe-

Porta aberta no Trofense-S. Martinho

Vários cenários para o último jogo da temporadaManutenção, presença no play-off de despromoção e descida. Todos estes cenários são possíveis para o Trofense, no último jogo da série B da Fase de Manutenção do Campeonato de Portugal. Estádio do Trofense terá porta aberta para todos os que quiserem apoiar a equipa.

Cátia Veloso em casa, uma vez que poderá tam-bém ser o último da carreira de Tia-go, capitão de equipa.

O jogador anunciou que esta é a derradeira época como atleta profis-sional e que vai “encostar” as chu-teiras após este campeonato. Tiago foi um dos que apelou à presença massiva dos adeptos e simpatizan-tes. “Precisamos do apoio de todos os trofenses. Jogo decisivo para o nosso objetivo e para o futuro do nosso clube”, afirmou.

O jogo terá porta aberta, ou seja, a entrada é gratuita, numa estraté-gia da direção para a equipa ter o máximo de apoio possível.

Na série B, Oliveirense, Torca-tense, S. Martinho e Felgueiras já garantiram a manutenção. O Mon-dinense já confirmou a descida aos distritais.

O Bougadense Summer Cup realiza-se nos dias 4,5, 10 e 12 de junho. A organização, a cabo do Centro Desportivo do Atlético Clube Bouga-do, vai ainda dinamizar o Street Soccer.

PatríCia Pereira

riu que este é “um evento único de Futebol de Rua no concelho da Trofa, que vai contar com 16 equipas”. “Será mais uma oportuni-dade para demonstrar a capacidade de orga-nizar torneios por parte do Centro Despor-tivo Bougadense, tendo como trunfo funda-mental uma organização eficaz, responsável, atrevida, ousada, ambiciosa e que se coadu-na com os objetivos de todos os intervenien-tes”, terminou.

Clube organiza torneio pela segunda vez

arqu

ivo

Jogo com o S. Martinho pode ser o último do capitão Tiago

Page 16: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

16 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Desporto

Terminou mais uma épo-ca para a equipa sénior do

Atlético Clube Bougadense. No úl-timo jogo do campeonato da série 2 da 1.ª Divisão da Associação de Fu-tebol do Porto, a formação de Bou-gado recebeu o último classificado, Baltar, e goleou por 4-0, firmando o 13.º lugar, com 34 pontos.

Neste campeonato, Nun’Álvares e Folgosa da Maia garantiram os dois primeiros lugares e a subida à Divisão de Elite, enquanto Bal-tar e Melres desceram à 2.ª Divi-são Distrital.

Agostinho Lima, treinador do Bougadense, fez um balanço po-sitivo da temporada. “Para muitos, foi um campeonato de aprendiza-gem, porque foi a primeira vez que jogaram a este nível. Temos uma equipa muito jovem que se adap-tou bem e fez um campeonato tran-quilo, tirando apenas dois ou três jogos em que houve algum sobres-salto. Mas, no geral, não ganhamos por falta de eficácia, nunca fomos

Atlético Clube BougadenseJuniores

2.ª Divisão Taça Complementar – série 3

Águas Santas 1-3 Bougadense(2.º lugar, 11 pontos)

Próxima jornada21/05 às 17 horas

Bougadense-Castêlo da Maia

Juvenis A2.ª Divisão Taça – 2.ª fase

– série 5Bougadense 1-4 Felgueiras 1932

(3.º lugar, 3 pontos)Próxima jornada15/05 às 9 horas

Amarante-Bougadense

Juvenis B2.ª Divisão Taça Complementar

– série 4Pedroso 6-1 Bougadense

(8.º lugar, 4 pontos)Próxima jornada14/05 às 15 horas

Bougadense-AMCH Ringe

Iniciados2.ª Divisão Taça Complementar

– série 4Sp. Cruz 6-1 Bougadense

(7.º lugar, 4 pontos)Próxima jornada15/05 às 11 horas

Bougadense-Pedrouços

Infantis2.ª Divisão Taça Complementar

– série 4Pedrouços 1-3 Bougadense

(4.º lugar, 4 pontos)Próxima jornada14/05 às 17 horas

Bougadense-Pedras Rubras

BenjaminsDivisão de Honra Fut.7 – série 2S. Lour. Douro 2-1 Bougadense

(8.º lugar, 0 pontos)Próxima jornada14/05 às 12 horas

Freixo de Cima-Bougadense

Clube Desportivo TrofenseJuniores

Taça Acácio Lello – série 5Próxima jornada14/05 às 17 horasLousada-Trofense

Juvenis A1.ªDivisão - Apuramento

CampeãoPróxima jornada 15/05 às 9 horasTrofense-Varzim

Juvenis B2.ª Divisão distrital

Está garantida festa no último jogo dos juniores da Associação Recreativa Juventude do Muro. Com o 1.º lugar da série 2 da 2.ª Di-visão da Associação de Futebol do Porto (AFP) e subida de divisão ga-rantidos, a formação murense vai fazer o último jogo do campeona-to em casa. Para agradecer o apoio dos que acompanharam a equipa ao longo da época, a direção da coletividade preparou uma festa e convida todos os interessados a marcar presença no pavilhão des-portivo da Escola Básica e Secun-dária do Coronado e Castro, pelas 14.30 horas de sábado, 14 de maio. O jogo é com o Arsenal Parada.

– 2.ª fase – série 3Estrelas Fânzeres 0-3 Trofense

(2.º lugar, 8 pontos)Próxima jornada15/05 às 9 horasTrofense-Varzim

Iniciados ACamp. Nacional – 2.ª fase

manutenção – série BPenafiel 1-3 Trofense(6.º lugar, 36 pontos)

Taça José Bacelar – série 2Próxima jornada14/05 às 17 horas

Trofense-Castêlo da Maia

Iniciados BSéries apuramento 14.º/19.º

(2.º lugar, 7 pontos)Próxima jornada - 15/05

Trofense-Salgueiros

Infantis 11Torneio Complementar – série 3

Próxima jornada - 14/05Sousense-Trofense

Infantis Sub12Divisão de Elite Fut.7

– Apuramento CampeãoCoimbrões 4-0 Trofense

(Ficou pelos quartos-de-final)

Escolas Sub11Divisão de Honra Fut.7 – 2.ª

fase – série 2Trofense 2-0 Castêlo da Maia

(3.º lugar, 45 pontos)Próxima jornada14/05 às 9 horas

Estrelas de Fânzeres-Trofense

Escolas Sub11 BDivisão de Elite – 2.ª fase

– série 2Calçada 4-1 Trofense(4.º lugar, 19 pontos)

Próxima jornada14/05 às 9 horas

Trofense-Romariz

Escolas Sub101.ª Divisão Distrital – 2.ª fase - série 2

Trofense 9-0 Gondim-Maia(2.º lugar, 34 pontos)

Próxima jornada14/05 às 10.30 horasPedrouços-Trofense

Futebol Clube S. RomãoJuniores

2.ª Divisão Taça Complementar – série 3

S. Romão 2-6 Castêlo da Maia(9.º lugar, 3 pontos)Próxima jornada14/05 às 17 horas

Macieira da Maia-S. Romão

Futsal federado

Juniores do Muro em festano último jogo do campeonato

No escalão de juvenis, na Fase de Subida da 2.ª Divisão da AFP, o Centro Recreativo Bougado foi derrotado pelo Retorta por 3-2, na 4.ª jornada, mantendo-se no 5.º lu-gar, com três pontos.

Na próxima partida, a formação bougadense recebe o Urbanização do Monte.

Na série 1 da 2.ª Divisão da AFP, a equipa de infantis do Futebol Clu-be S. Romão venceu o Académico Pedras Rubras por 2-5, mantendo a 8.ª posição, com 44 pontos. Na próxima ronda, os romanenses re-cebem o Santa Isabel.

Em benjamins, o S. Romão ba-teu o Restauradores Brás Oleiro

por 1-3, na 4.ª ronda do apuramen-to do 31.º a 37.º lugar do Campeo-nato Distrital, somando os primei-ros pontos nesta fase. O Santa Cruz é o adversário que se segue.

No feminino, a equipa sénior do FC S. Romão perdeu com o Rio Ave por 2-5, no 5.º jogo da Taça Dis-trital, descendo ao 2.º lugar, com dez pontos. Na próxima jornada, as romanenses folgam.

Já as juniores da mesma coletivi-dade não evitaram o desaire diante do Barranha por 2-6. Com 17 pon-tos, a equipa de S. Romão ocupa a 3.ª posição e na próxima ronda de-fronta o Rio Ave.

C.V.

Clube poderá ter equipa B no escalão de seniores na próxima temporada

Bougadense terminacampeonato a pensarna próxima época O Atlético Clube Bougadense terminou o campeonato no 13.º lugar da série 2 da 1.ª Divisão Distrital.

Cátia Veloso

inferiores aos adversários, mesmo os que lutaram para subir. Fomos uma equipa digna, que dignificou a camisola do clube”, referiu, em declarações ao NT.

Equipa sénior B é “forte possibilidade”

na próxima épocaOs últimos jogos desta época já

serviram para Agostinho Lima tes-tar jogadores para o próximo defe-so, alguns provenientes das cama-das jovens. Brevemente, o clube fará captações para acautelar uma preparação atempada da próxima

temporada. Em cima da mesa está a “grande possibilidade” de criar uma equipa sénior B, que milite na 2.ª Divisão distrital. “Essa equi-pa servirá para acolher os juniores que sobem de escalão e que, se tra-balharem bem, poderão ser chama-dos à equipa principal”, explicou Agostinho Lima.

Para a equipa A, os objetivos “vão ser mais ambiciosos” e passa-rão pelo “ataque à subida de divi-são”. “Para isso temos de garantir um conjunto de apoios para dar-mos melhores condições de traba-lho aos jogadores”, asseverou.

Resultados Camadas Jovens

Bougadense goleou Baltar no último jogo do campeonato

Page 17: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

17 16 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

Desporto

Nas Provas de Preparação, o veterano António Morais

subiu ao pódio por duas vezes: foi primeiro no Salto em Compri-mento e no Salto com Vara. Tam-bém o júnior Alexandre Sá subiu ao pódio no Salto em Comprimen-to e a júnior Sara Faria nos cem Metros Planos. Pela Escola par-

António Neto, atleta que corre pela Trifitrofa, precisou de uma hora e 39 minutos para completar os 21 quilómetros da 32.ª Meia Ma-ratona de Cortegaça. Na prova, que se realizou no domingo, 8 de maio, o atleta trofense classificou-se em 13.º lugar em Veteranos M60. P.P.

Escola de Atletismocom bons resultados em provas de preparaçãoA Escola de Atletismo da Trofa (EAT) esteve presente no Km. Jovem Regional e nas Provas de Preparação da Associação de Atletismo do Por-to (AAP), que decorreram no sábado, 7 de maio, no Complexo Desportivo de Lousada.

Patrícia Pereira ticiparam ainda a iniciada San-dra Sá, que foi 7.ª em cem Metros Barreiras, os juvenis Daniel Sil-va (2.º em Salto em Comprimen-to e 4.º em Cem Metros Planos) e Joana Santos (5.º em cem Metros Planos) e os infantis Sofia Santos (5.º em Lançamento do Disco), Be-atriz Maia (6.º em 60 Metros Pla-nos) e Ana Mota (7.º em 60 Me-tros Planos).

No Km. Jovem participaram a juvenil Alice Oliveira (5.º), os in-fantis Sofia Santos (19.º), Joana Martins (37.º) e Rúben Pinto (18.º) e a iniciada Sandra Sá (11.º).

Também no sábado, a Escola de Atletismo esteve representada na 3.ª Etapa da Taça de Portugal de Corrida de Montanha, em Santa Marta de Penaguião, através da veterana Deolinda Oliveira (1.º) e

das juniores Catarina Ribeiro (4.º) e Jéssica Pinto (7.º).

Já no domingo, 20 atletas da Es-cola participaram no Torneio de Pavilhão da AAP, que se reali-zou no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, no Complexo Des-portivo do Parque da Lavandeira. Além da Escola ter conquistado o 8.º posto por equipas, os Benja-mins A subiram ao pódio em di-

versas provas. Bruno Sá foi o pri-meiro a concluir os 30 metros e o seu colega de equipa Pedro Aran-tes ficou em 3.º. Já no Penta Sal-to, Bruno Sá ficou em 2.º e Isabel Martins em 3.º.

Este fim de semana, a Escola de Atletismo vai participar no Tor-neio Olímpico Jovem Regional, a realizar-se na Pista de Atletismo do Estádio Municipal da Maia.

Trofensena MeiaMaratonade Cortegaça

Page 18: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

18 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Desporto

A Associação Cultural Despor-tiva de Ciclismo (ACDC) da

Trofa ficou em 3.º lugar da classifi-cação coletiva do ranking final da Taça de Portugal de Juniores, ante-cedida pela Bairrada (1.º lugar) e Si-casal/Liberty Seguros/Bombarra-lense (2.º). No ranking final da Taça de Portugal de Juniores, a classifi-cação da ACDC Trofa ficou da se-guinte forma: Fábio Silva (9.º), Pe-dro Braga (18.º), Hugo Garcez (22.º), Pedro Teixeira (24.º), João leite (37.º) e Bruno Pereira (52.º).

As provas para a Taça de Portu-gal terminaram no fim de semana, com o Prémio de Ciclismo Fregue-sia de Golães/Troféu José Martins, a 7 de maio, e o Prémio Sentir Pe-nafiel, a 8 de maio.

O Prémio de Ciclismo Fregue-sia de Golães/Troféu José Martins foi ganho por Bruno Araújo (Sica-

“Cerca de 150 pilotos” alinharam na 37.ª edi-ção da Rampa Internacional da Falperra, que se realizou de 6 a 8 de maio, em Braga. Na prova, organizada pelo Clube Automóvel do Minho, participou o trofense Filipe Moreira, da equipa Talho 2005 Racing, que foi con-quistou o 3.º lugar na categoria 11 ( + 2001cc /2 rodas motrizes) e o 10.° lugar no regional.

O trofense, a par de vários pilotos, deixou fortes críticas à organização”, tendo garantido que foi “prejudicado em duas subidas”. “Na terceira subida fiz mais de 800 metros com a pista cheia de óleo e na quarta subida fui obri-gado a parar o carro para não bater no concor-rente que seguia em marcha mais lenta. Como

ACDC Trofa no pódioda Taça de Portugal de JunioresJá é conhecido o ranking final da Taça de Portugal de Juniores, que terminou com a Associação Cultural Desportiva de Ciclismo da Trofa em 3.º lugar, por equipas.

sal/Liberty Seguros/Bombarralen-se), que terminou o percurso de 177 quilómetros com a vantagem de um minuto e 23 segundos para Fábio Silva (ACDC Trofa) e Pedro Braga (ACDC Trofa). Na classificação por

equipas, a prova foi ganha pela for-mação ACDC Trofa, seguindo-se a Sicasal/Liberty Seguros/Bombar-ralense e Moreira Congelados/Fei-ra/Bicicleta Andrade. Nesta pro-va participaram ainda os trofenses

João Leite (22.º lugar), Hugo Garcez (56.º lugar), Bruno Pereira (58.º lu-gar), Ricardo Dias (75.º) e Alberto Barbosa (81.º).

Já no Prémio Sentir Penafiel, Da-niel Silva (Sicasal/Liberty Seguros/

Bombarralense) foi o primeiro a ter-minar os 117 quilómetros. Da equipa da ACDC Trofa participaram Hugo Garcez (5.º), Pedro Teixeira (10.º) e Pedro Braga (26.º). Já Pedro Barbo-sa, Fábio Silva, Bruno Pereira, Al-berto Barbosa e Ricardo Dias aca-baram por ser desqualificados. Na classificação coletiva, a ACDC Tro-fa ficou em 3.º lugar.

ACDC no Prémiode Ciclismo de Maceda

O concelho de Aveiro acolheu, no sábado, 7 de maio, o 2.º Grande Pré-mio de Ciclismo CCRM SAC Ma-ceda. A equipa ACDC Trofa parti-cipou no escalão Juvenis e Cadetes. Em Juvenil, Sérgio Silva classificou-

-se em 2.º lugar, enquanto, em Cade-tes, Tiago Silva ficou em 5.º. A Asso-ciação, na sua página do Facebook, referiu a “excelente corrida de todos os atletas da equipa”.

Filipe Moreira alinhouna Rampa da Falperra

consta nos regulamentos, foi dada aprovação por parte do diretor de prova para repetir a su-bida já que fui bastante penalizado pela situa-ção. Espanto meu quando me é dada nova or-dem, passado nem um minuto, de que já não iria repetir a subida, não dando explicações para a mudança da decisão inicial”, explicou.

À exceção disso, Filipe Moreira garante que a sua participação foi “uma experiência ines-quecível”, por ter sido “a sua primeira vez”, pelo “carinho das pessoas que chamavam por si no momento da descida e pela quantidade de público presente, mesmo com as condições meteorológicas adversas”.

P.P.

Patrícia Pereira

Atletas da ACDC subiram ao pódio

Filipe Moreira esteve na Falperra ao volante do BMW M3

Page 19: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

19 18 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 13 MAIO 2016 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

Telefones úteis

Farmácias

Bombeiros Voluntários Trofa252 400 700

GNR da Trofa 252 499 180

Polícia Municipal da Trofa252 428 109/10

Jornal O Notícias da Trofa252 414 714

Centro de Saúde da Trofa252 416 763

Centro de Saúde S. Romão229 825 429

Centro de Saúde Alvarelhos229 867 060

Agenda

Diretor: Hermano Martins (T.E.774) Sub-diretora: Cátia Veloso (9699) Editor: O Notícias da Trofa Publicações Periódicas Lda. Redação: Patrícia Pereira (9687), Cátia Veloso (9699), Magda Machado de Araújo (TE1022) | Setor desportivo: Marco Mon-teiro (C.O. 744), Miguel Mascarenhas (C.O. 741) Colaboradores: Atanagildo Lobo, Jaime Toga, José Moreira da Silva (C.O. 864), João Pedro Costa, João Mendes | Fotografia: A.Costa, Miguel Trofa Pereira (C.O. 865) Composição: Cátia Veloso | Im-pressão: Gráfica do Diário do Minho, Lda. | Assinatura anual: Continente: 22,50 euros; Extra europa: 88,50 euros; Europa: 69,50 euros; | Assinatura em formato digital PDF: 15 euros NIB: 0007 0605 0039952000684 | Avulso: 0,60 Euros | E-mail: [email protected] | Sede e Redação: Rua das Aldeias de Cima, 280 r/c 4785 - 699 Trofa Telf. e Fax: 252 414 714 Propriedade: O Notícias da Trofa - Publicações Periódicas, Lda. NIF.: 506 529 002 Registo ICS: 124105 | Nº Exemplares: 5000 | Depósito legal: 324719/11 | ISSN 2183-4598 | Detentores de 50 % do capital ou mais: Magda Araújo | Estatuto Editorial pode ser consultado em www.onoticiasdatrofa.pt | Nota de redação: Os artigos publicados nesta edição do jornal “O Notícias da Tro-fa” são da inteira responsabilidade dos seus subscritores e não veiculam obrigatoriamente a opinião da direção. O Notícias da Trofa respeita a opinião dos seus leitores e não pretende de modo algum ferir suscetibilidades. Todos os textos e anúncios publi-cados neste jornal estão escritos ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. É totalmente proibida a cópia e reprodução de fotografias, textos e demais conteúdos, sem autorização escrita.

Ficha Técnica

Itinerário da PeregrinaçãoMaio

Dia 13 – Paradela (LargoMártir São Sebastião)

Dia 14 – Paradela (LargoNossa Senhora de Fátima)

Dia 15 – Paradela (LargoSão Pedro)

Dia 16 – Paranho (Juntade Freguesia)

Dia 17 – Valdeirigo (APPACDM)

Dia 18 – Valdeirigo (Poço)

Dia 19 – Valdeirigo (Moinho de Vento - ASAS)

Dia 20 – Urbanização Nova (Ca-pela Mosteirô)

Dia 21 – Cidade Nova

Dia 22 – Paranho (Colégio da Trofa)

Dia 23 – Bairro da Capela

Dia 24 – Castêlo

Dia 25 – Finzes (Escola Secundária)

Dia 26 – Finzes (Largo do Imaculado Coração de Maria)

Dia 27 – Finzes (EB1 JI de Finzes)

Dia 28 – Finzes (Creche dos Bombeiros Voluntários da Trofa)

Dia 29 – Bombeiros Voluntários da Trofa

Dia 30 – Igreja Matriz

Dia 31 – Capela Nossa Senhora das Dores

Peregrinação da imagemde Nossa Senhora

pelas aldeias da Paróquia de

S. Martinho de Bougado no mês de maio.

21 horas: início do terço meditado

Dia 13

Festa de Nossa Senhora de Fáti-ma, em S. Romão do Coronado

Dia 14

Festa de Rua, na Praceta de S. Cristóvão

Festa do Divino Espírito San-to, em S. Mamede do Coronado

Dia 15

Festa de Rua, na Praceta de S. Cristóvão

Festa do Divino Espírito San-to, em S. Mamede do Coronado

15 horas: Concerto de bandas filarmónicas, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro

17 horas: Trofense-S. Martinho

Dia 13Farmácia Trofense

Dia 14Farmácia Barreto

Dia 15Farmácia Nova

Dia 16Farmácia Moreira Padrão

Dia 17Farmácia Ribeirão

Dia 18Farmácia Trofense

Dia 19Farmácia Barreto

Dia 20Farmácia Nova

NecrologiaS. Martinho de Bougado

Manuel Moreira LimaFaleceu no dia 5 de maio, com 86 anosViúvo de Conceição da Costa

Santos

Santiago de Bougado

Maria de Assunção da Silva SantosFaleceu no dia 7 de maio, com 77

anosViúva de Alfredo dos Santos

Funerais realizadospor Agência Funerária Trofense, Lda.

Gerência de João Silva

O Dia Internacional da Família comemora-se a 15 de maio, uma data decretada pela Organização das Nações Unidas. Em Santo Tir-so, a Câmara Municipal e a ASAS vão celebrá-lo com o passeio “Cres-cer em Família”, nas margens do Rio Ave. O encontro está marca-do para o próximo domingo, 15 de maio, às 11.30 horas, na entrada do

Uma vez por semana, os me-ninos do Jardim de Infância

e da Creche da Torre dos Pequeni-nos trocam a cidade pelo campo e as atividades na sala de aula pelas atividades com os animais. “Ma-nhãs na Quinta” é o nome da ini-ciativa que coloca os mais peque-nos em contacto com a natureza. A dois quilómetros do colégio, lo-caliza-se a Quinta da Igreja, pro-priedade dos diretores do colégio,

“conservada como espaço educati-vo colocado ao serviço dos alunos e da educação ambiental”, adian-tou fonte do colégio.

Para Amílcar Sousa, diretor da instituição, “hoje, há uma busca incessante de espaço onde se pos-sa correr, trepar às árvores, subir montes, mexer na terra, sentir o cheiro, cultivar a horta e ver ani-mais. O ato de sair à descoberta de novas experiências encerra, em si mesmo, um desafio enorme para os mais novos”.

Esta experiência no campo é, du-rante os meses de maio e junho, de-dicada aos mais pequenos e, em ju-lho, vão ser os alunos do 1.º ciclo os ocupantes da quinta. Depois do final das aulas, a Quinta da Igre-ja vai receber atividades desporti-

ASAS e autarquia tirsense celebram Dia da Família com passeio

passadiço do lado da ponte sobre o Rio Ave. “Crescer em família é importante” é o lema que vai mo-tivar todos aqueles que participem na atividade.

A ASAS, no dia 28 de abril, com a colaboração da Muro de Abrigo, do Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Bougado e ASCOR, promoveu o Baile da Primavera.

Alunos da Torre dos Pequeninos passam “Manhãs na Quinta”

vas, campos de férias, atividades de lazer e passeios pedestres pe-los vários trilhos que os 11 hecta-res escondem.

“É um gosto manter a quinta culti-vada, tratada e devidamente manti-da durante todo o ano para que, em especial, a partir da primavera pos-

O momento de convívio teve iní-cio com uma Flash Mob, dinami-zada pelos utentes do Centro Co-munitário da Trofa a quem se jun-taram alguns convidados. A músi-ca tradicional portuguesa não fal-tou à festa e animou o baile e, para encerrar, um espetáculo de Magia da responsabilidade de “Toni Car-riço”. L.O./C.V.

sa receber os nossos alunos. Incluir na nossa oferta educativa estas ex-periências, neste espaço sem qual-quer custo adicional para os pais é um privilégio que queremos con-tinuar a proporcionar aos nossos alunos”, concluiu Amílcar Sousa.

L.O./C.V.

Page 20: Edição 572 do jornal O Noticias da Trofa

20 O NOTÍCIAS DA TROFA 13 MAIO 2016 www.ONOTICIASDATROFA.pT

Desporto

Cumpriu-se mais uma prova de fundo no campeonato da

Sociedade Columbófila Trofense. Pelas 8 horas de sábado, 7 de maio, 223 pombos foram soltos em La Gi-neta, Espanha, a cerca de 613 qui-lómetros da Trofa. A prova esteve em dúvida de ser realizada devido ao mau tempo previsto para Portu-gal, mas ao contrário de muitas as-sociações que cancelaram as provas a Associação Columbófila do Porto acabou por libertar mesmo assim os pombos. As dificuldades foram pa-tentes e apenas 13 pombos regressa-ram no sábado à Trofa, tendo a pro-va continuado no dia seguinte sem-pre debaixo de mau tempo.

Os primeiros pombos a ser cons-tatados pertencem à equipa Asas de Rindo. O primeiro voou duran-

Mais uma vez, S. Pedro não deu uma aju-dinha ao Rancho Folclórico do Divino Espí-rito Santo no que respeita às condições me-teorológicas. Na realização de mais uma ini-ciativa, realizada na tarde de domingo, 8 de maio, na Rua Entre Linhas, nas traseiras da Câmara Municipal, o Rancho teve de enfren-tar a chuva, que acabou por afastar o público e não permitir um maior encaixe de fundos.

Desta vez, o grupo organizou um show de freestyle, com os pilotos Jaque Stunt e Nh Pina, nas motas, e Firmino Peixoto, num Toyo-

Asas de Rindo vence provade Lá Gineta com os dois pombos mais rápidos

te nove horas, 25 minutos e 49 se-gundos, a uma velocidade média de 65 quilómetros por hora (1082 me-tros por minuto). O segundo pombo chegou 39 minutos depois, dando a vitória por concorrentes também a esta equipa. O 3.º pombo mais rá-pido foi de Araújo & Filhos, que marcaram também o 12.º e 14.º, as-segurando o 2.º lugar por equipas, atrás de Domingos Pereira Silva que marca o 4.º, 11º. e 20.º pombos. A prova foi patrocinada por Acílio Sousa Castro. Na tabela classifica-tiva das provas de fundo, continua a liderar a equipa Asas de Rindo, com 735 pontos, agora seguida de Araújo & Filhos (700 pontos), que ultrapassou Carvalheira Sac (679), 3.ª classificada.

Na classificação geral, mantém-

-se tudo igual nas primeiras posi-ções: Domingos Pereira Silva con-tinua no topo, com 2806 pontos, à frente de Araújo & Filhos, 2764 pontos, e de Team Trofa, 2620.

Já na clássica de Fátima, prova a contar para o Campeonato Trifi-trofa/Megafibros, a equipa Asas de Rindo também teve o pombo mais rápido. Domingos Pereira Silva marcou o 2.º e 3.º pombos mais rá-pidos e venceu a prova por concor-rentes. A classificação geral é lide-rada por Araújo & Filhos, com 1328 pontos. Seguem-se Asas de Rindo, com 1308, e Team Trofa, com 1250 pontos, respetivamente.

A próxima prova é de velocidade e realiza-se desde Monforte, distri-to de Portalegre, a 271 quilómetros da Trofa. C.V.

Chuva atrapalhashow de freestyle

ta Corolla AE86. O tempo chuvoso acabou por afastar os amantes destes eventos e atrapalhar a performance dos pilotos, que várias vezes tiveram de interromper as acrobacias, devi-do à falta de segurança do piso escorregadio.

A iniciativa foi realizada no centro da ci-dade, uma vez que “S. Mamede do Corona-do tem sido muito solicitada por eventos e peditórios”, explicou o presidente do Rancho, Carlos Ferreira. “Mais uma vez, infelizmen-te, contamos com chuva, mas não baixaremos os braços”, afirmou. C.V.

Pombo vencedor percorreu 613 quilómetros a uma velocidade média de 65 quilómetros por hora