edição 535 do jornal o notícias da trofa

20

Click here to load reader

Upload: o-noticias-da-trofa

Post on 23-Jul-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de 7 de agosto de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

Semanário | 7 de agosto de 2015 | Nº 535 Ano 13 | Diretor Hermano Martins | 0,60 €

PUB

PUB

//PÁG. 5

Abaixo-assinado contra

turmas mistas em Cedões

Trofense Daniel Silva

na Volta a Portugal

//PÁG. 5

//PÁG.9

//PÁG.18

Anjos, Santamaria e Rui Bandeira nas festas da Senhora das Dores

pub

pub

Colisão frontal provoca dois feridos

Taxistas “cansados” de esperar na Rua Conde S. Bento

//PÁG. 3

Page 2: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

2 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

O Centro Infantil Pequenos Príncipes promoveu a pri-

meira gala de final de ano letivo, no restaurante Eugénios, em Vila Nova de Famalicão, no dia 31 de julho.

No primeiro ano de atividade, o Centro mereceu a adesão “enorme” dos encarregados de educação e ou-tros familiares, que deixaram “um feedback muito positivo” da festa.

Durante a iniciativa, as surpre-sas foram “uma constante”. Mui-tos “miminhos” para as crianças e um vídeo sobre o dia a dia das crianças para enternecer o coração

Banhos de mar e de sol e muita brincadeira na areia preencheram a colónia de férias dos utentes da As-sociação Portuguesa de Pais e Ami-

A direção do jornal O Notícias da Trofa informa que a redação estará fechada para férias entre os dias 17 de agosto e 6 de setembro. Por essa razão, durante estes dias, não have-rá atendimento ao público nem se-rão distribuídas as edições sema-nais nesse período.

No entanto, a equipa do NT fará a cobertura dos acontecimentos mais relevantes no concelho ao lon-

Jornal vai de férias

go desses dias e a publicação das respetivas notícias será feita na pri-meira edição do mês de setembro, que será publicada no dia 11.

A decisão de interromper a pu-blicação do jornal prende-se com a necessidade de possibilitar aos colaboradores que trabalham nes-te semanário o gozo de férias.

A direção e administração agra-decem a compreensão dos leitores.

Famílias dos Pequenos Príncipes em convívio na gala de final de ano

das famílias.“Os pais puderam conhecer as ro-

tinas, atividades, visitas de estudo e todas as brincadeiras lúdico-pe-dagógicas que se realizam”, contou fonte do Centro.

No jantar, que contou com mo-mentos de dança e lazer e a aber-tura do bolo comemorativo, houve

“muitas gargalhas e diversão entre todos os presentes”.

“Os pais das crianças proporcio-naram também uma pequena sur-presa para as funcionárias desta cre-che, como forma de agradecimen-

to pela alegria que transmitem aos seus filhos e pelo bom trabalho exe-cutado”, acrescentou a mesma fonte.

Os responsáveis pelos Pequenos Príncipes consideram que o pri-meiro ano letivo de atividade “foi um sucesso, tendo vindo a crescer substancialmente com a aprovação e satisfação por parte de todos os seus clientes”.

O Centro Infantil usufrui das va-lências de berçário e creche, assim como leciona explicações desde o ensino básico ao secundário.

C.V.

Utentes da APPACDMforam à praia

gos do Cidadão Deficiente Mental da Trofa. De 20 a 31 de julho, os jo-vens “puderam usufruir de todos os benefícios da praia, que a maioria

das famílias não poderia proporcio-nar”. A colónia de férias é um proje-to cofinanciado pelo Instituto Nacio-nal para a Reabilitação. C.V.

Famílias conviveram em jantar que assinalou o final do ano letivo no Centro Infantil Pequenos Príncipes

Page 3: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

3 2 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

Uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros levou a que um dos veículos,

de marca Mini, fosse projetado para cima da vedação de uma habitação. Segundo teste-munhos de populares, alegadamente, um dos veículos que seguia no sentido Maia/Trofa terá efetuado uma ultrapassagem, colidindo com o Mini, que seguia em sentido contrá-rio. O aparatoso acidente provocou dois feri-dos, que foram transportados para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospi-talar do Médio Ave, pelos Bombeiros Volun-tários da Trofa, acompanhados pela equipa médica do INEM.

Segundo Pedro Marques, da corporação dos Bombeiros da Trofa, foi necessário “fa-zer manobras de desencarceramento” do Mini,

Colisão frontalprovoca dois feridosDuas viaturas colidiram na madrugada de domingo, 2 de agosto, na Es-trada Nacional 14, na Rua José Moura Coutinho, no Muro.

Patrícia Pereira que, apesar da dificuldade criada por estar em cima da vedação da habitação, “foi fácil tirar a vítima do carro”, dada “a experiência” dos bombeiros envolvidos no teatro das operações.

O gabinete de comunicação do INEM in-formou que o alerta foi dado às “1.28 horas”, tendo sido deslocado para o local os Bombei-ros Voluntários da Trofa, com oito elementos, uma ambulância e um veículo de desencarce-ramento, uma equipa médica do INEM Maia 1, o Suporte Imediato de Vida de Santo Tirso e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de S. João. A mesma fonte adian-tou que os condutores, com “26 e 29 anos” res-petivamente, tinham “vários ferimentos pelo corpo e traumatismo nos membros”.

A circulação foi interrompida durante cer-ca de uma hora e a tomar conta da ocorrên-cia esteve a Brigada de Trânsito.

Uma mulher conduzia uma carrinha de transporte de peixe na Rua D. Afonso V, no lugar de Abelheira, em S. Martinho de Bou-gado, quando se terá despistado sozinha, coli-dindo frontalmente com um muro de cimento. O acidente ocorreu pelas 12.20 horas de ter-ça-feira, 4 de agosto.

A condutora, de 46 anos, comerciante de peixe e moradora em Ribeirão, tinha ferimen-tos na cabeça e queixava-se de dores no peito

Despistou-sena Abelheira

e barriga, devido ao cinto e airbag, tendo sido transportada para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave.

No local estiveram os Bombeiros Voluntá-rios da Trofa, com uma ambulância, uma via-tura de desencarceramento e cinco elementos, e a Guarda Nacional Republicana. Apesar da presença da viatura de desencarceramento, a condutora saiu pelo próprio pé.

P.P./H.M.Condutores ficaram feridos

pub

Page 4: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

4 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

A Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA) assinou

um protocolo de colaboração com o Instituto de Emprego e Forma-ção Profissional (IEFP), no âmbito da Medida Vida Ativa, que permite potenciar o regresso ao mercado de trabalho de desempregados, através de uma rápida integração em ações de formação de curta duração.

Na sessão de assinatura do proto-colo marcou presença o secretario de Estado do Emprego, Octávio Oli-veira, Luís Silva em representação do Centro de Emprego Santo Tirso/Trofa, uma vez que a nova diretora, a trofense Isabel Cruz, se encontra-va ausente por motivo de férias, e Domingos Sousa diretor do IEFP de Vila Nova de Famalicão.

Com a assinatura deste protocolo, a AEBA terá um importante papel na “modernização das políticas ati-vas de emprego, promovendo o ajus-tamento entre a oferta e a procura no mercado de trabalho, através da execução deste projeto de qualifica-ção profissional que se inicia com as áreas de formação do Comércio, Contabilidade e Fiscalidade, Meta-lurgia e Metalomecânica, Eletrici-dade e Energia, Eletrónica e Auto-mação e Hotelaria e Restauração”.

Octávio Oliveira, secretário de Estado do Emprego, realçou o “in-

AEBA quer qualificar“cerca de 200” desempregados

Enquadrado no âmbito do Programa Vida Ativa, a Associação Empresarial do Baixo Ave e o Instituto de Emprego e Formação Profissional as-sinaram um protocolo de colaboração, a 30 de julho.

Patrícia Pereira vestimento que é feito para quali-ficar pessoas, desempregadas, de competências”, que de “alguma for-ma permitam que no final deste pro-cesso, possam vir a obter uma colo-cação no mercado de emprego e fa-zer o trajeto que todos, em especial o Governo, estão interessados que aconteça, que é do emprego”. O se-cretário de Estado referiu que “hoje há a convicção de que o futuro do país passa pelo crescimento eco-nómico, pela geração do emprego, pela economia dos bens e serviços transacionáveis e pelo setor expor-tador”, como tem sido “evidenciado pela metalomecânica, têxtil e vestu-ário, que são setores que estão a per-mitir que 2014 tenha sido o melhor ano das exportações portuguesas”.

Já José Manuel Fernandes, presi-dente da direção da AEBA, expli-cou que a “medida formativa” Vida Ativa tem como objetivo “refor-çar a qualidade, a eficácia e a agi-lidade das respostas, no que respei-ta a qualificação profissional”, sen-do que a associação “tem desempe-nhado e desempenha, neste âmbito, um importante papel na qualifica-ção dos adultos desempregados, na sua reintegração no mercado de tra-balho”. Esta medida visa, “sobretu-do, desempregados de longa dura-ção, em que se pretende dar-lhes qualificação, dando formação quer dentro das instalações próprias da

associação, fazendo o bypass des-sa qualificação nas próprias empre-sas, em cenário de empregabilidade”. A função da AEBA será “o opera-dor executivo” e de “interface com as empresas, na seleção das empre-sas e no estudo das condições para receber os trabalhadores”. Além da componente formativa “em sala”, este projeto inclui Formação Práti-ca em Contexto de Trabalho, o que constituiu “uma excelente oportuni-

dade para os formandos e empresas”.O presidente do IEFP, Jorge Gas-

par, adiantou que dos “dez cursos previstos não há nenhum que não tenha uma fortíssima componente de formação em contexto de traba-lho”, que representa “mais do dobro daquela que é chamada formação

em sala”. “Teremos 124 mil horas de formação, das quais 84 mil se-rão formação em contexto de traba-lho. A formação em contexto de tra-balho é a primeira porta a abrir no caminho da empregabilidade e no caminho da criação e da ocupação de postos de trabalho”, acrescentou.

Presidente da AEBA alerta para o grande desafiodos próximos tempos

Protocolo vai permitir que AEBA “reforce a qualidade, a eficácia e a agilidade das respostas na qualificação profissional”

José Manuel Fernandes recomendou que houvesse “uma dinâmica atenta e mais ajustada às necessidades de certos setores da indústria e serviços por resposta rápida à grande evolução dos mesmos, tendo em conta novos elementos e novos conjuntos na automação da informação e gestão dos incursos, que estão a provocar uma verdadeira derrocada em tradicionais modelos, na organização das empresas”. Como exem-plo apontou o “Industry 4.0”, que está a trazer “áreas novas” às empre-sas, que “provocam um défice rápido e súbito na capacitação de carrei-ras profissionais pelas mudanças impostas”.

O presidente da AEBA mencionou que “os próximos tempos são de grande desafio ao ajustamento, quer nos currículos, quer nos cursos das qualificações, pelas mudanças que se estão a iniciar”, sendo que “Portu-gal não pode perder este ‘comboio’ que vai provocar alterações na matriz dos elementos mais valiosos das empresas, os recursos humanos quali-ficados, pelo aumento da procura”

A trofense Isabel Cruz foi a es-colhida para desempenhar funções

Isabel Cruz diretora do IEFP S.Tirso/Trofade diretora, em regime de substi-tuição, pelo Conselho Diretivo do

IEFP – Instituto de Emprego e For-mação Profissional, “até à conclusão do procedimento concursal para re-crutamento e provimento” de novo diretor(a), do Centro de Emprego de Santo Tirso/Trofa, da Delegação Re-gional do Norte.

Professora no Agrupamento de Escolas da Trofa, Isabel Cruz é atu-almente presidente da Assembleia Municipal da Trofa, eleita pela Coli-gação Unidos pela Trofa (PSD/CDS) e, de acordo com a sua nota curricu-lar, publicada em Diário da Repúbli-ca, a 15 de julho de 2015, tem a car-reira profissional ligada ao ensino e formação, tendo já exercido cargos de diretora da Direção Degional de Educação do Norte (DREN), da Di-reção Geral de Estabelecimentos Es-colares (DGesTE) entre outros orga-nismos ligados à educação.

Page 5: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

5 4 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

Na Rua Conde S. Bento, são várias as vezes que automo-

bilistas não respeitam a sinaliza-ção que circunscreve alguns espa-

No documento a que o NT teve acesso, os pais e encarregados de educação manifestaram “admiração” com a distribuição de “14 alunos do 1.º ano” nas turmas do 2.º e 4.º ano e estão “preocupados” com a “inclu-são de meninos e meninas de ape-nas seis anos, que vivem a sua pri-meira experiência escolar, junto de alunos finalistas de nove e dez anos, com interesses, hábitos, atitudes, brincadeiras e aprendizagens com-pletamente diferentes, cujas conse-quências podem não ser as ideais”.

“Mais grave ainda é o facto da tur-ma mista do 1.º e 4.º ano incluir duas crianças com necessidades educa-tivas especiais, que impõem um acompanhamento muito mais pró-

Taxistas “cansados” de problemas na Rua Conde S. BentoDizem-se “cansados” das “chatices” que surgem “todos os dias” e só exigem “um local digno” no centro da cidade para trabalhar. Os taxistas da Trofa não querem continuar a ter a praça na Rua Conde S. Bento, local provisório e que se mantém “há dois anos” desde que foram força-dos a sair do antigo espaço devido às obras de requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.

Cátia Veloso

Cátia Veloso

ços do estacionamento para os ta-xistas. E quando apanham um con-dutor desrespeitador e mais incon-veniente, são “várias as vezes que se liga para a Polícia Municipal e nin-guém atende”. “A GNR nem sem-

pre está disponível para estar no lo-cal e quando chega aqui já não está cá ninguém”, contam.

Os taxistas sentem também que não são bem recebidos por alguns lojistas. “Nós damo-nos bem com

os comerciantes, mas sabemos que alguns estão mortinhos para nos verem fora daqui, não porque que-rem os lugares vagos para os clien-tes, mas para eles próprios”, dizem.

Para Valdemar Silva são também gritantes as ocasiões em que se rea-lizam as Sextas Com Vida, nas quais se fecha a rua. No caixote do lixo que mora com o sinal a indicar pra-ça de táxis está afixado um aviso da Câmara a informar a população que, no dia 31 de julho, os táxis pa-rariam “temporariamente, das 19 às 24 horas na Rua D. Pedro V (frente à SportTrofa)”. “Quando fomos para lá, estava entupido de carros, já para não falar que tem uma paragem de autocarro e nada nem ninguém nos garante que não vamos ser multados por parar naquele local. Acabamos por ir embora mais cedo”, contou.

De acordo com os taxistas, o pro-jeto de requalificação dos parques da cidade definia a Praça de Táxis na Rua Padre Joaquim Abade Pe-drosa, mas os motoristas não aceita-ram. Acabaram por “chegar a acor-do” com a Câmara Municipal para a Rua Camilo Castelo Branco, para onde já terão sido encaminhados.

“Mas nós não fomos, porque quere-

mos uma coisa decente, não nos po-dem mandar para cima do cascalho”, reclama Valdemar Silva. Os taxistas querem “dignidade” para trabalhar e sugerem a colocação de sinaliza-ção horizontal (no piso) de lugares reservados para o efeito, além da extensão da Praça, porque, segundo Américo Azevedo, o espaço deline-ado “é curto”, porque têm de “ficar em linha” e não estacionar em es-pinha. “Precisamos de espaço para, pelo menos, seis carros”, acrescen-tou. Valdemar Silva aponta para ou-tro pormenor: “Imagine que colo-caram tantos bancos no centro da cidade e na nova praça não temos nem um para nos podermos sentar”.

Os taxistas estão descontentes com a atual situação e lastimam a imagem que as pessoas têm da Tro-fa. “Nem um roteiro existe para os estrangeiros. Quando eles pedem, o que lhes digo é que isto, infeliz-mente, não é uma cidade, mas uma aldeia grande”, lamentou Améri-co Azevedo.

O NT pediu esclarecimentos à Câ-mara Municipal da Trofa, mas até à hora de fecho da edição não rece-beu qualquer resposta.

Pais preocupados com turmas mistas em CedõesA criação de turmas mistas na Escola Básica de Cedões está a causar alguma “apreensão” nos encarregados de educação, que subscreveram um abaixo-assinado a solicitar ao diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa que “avalie” a situação.

ximo e absorvente, não compatível com a realidade de ter que lecionar um programa exaustivo e exigente do 4.º ano, em que os alunos têm que prestar provas nacionais, e do 1.º ano, em que as crianças estão a iniciar o seu percurso académico”, referem no abaixo-assinado. Os encarrega-dos de educação solicitam, por isso, a criação de “duas turmas indepen-dentes, defendendo também os inte-resses específicos das crianças com necessidades educativas especiais”.

Os subscritores não compreen-dem o facto de não haver uma turma com 14 crianças, quando “no passa-do, a escola já funcionou com uma turma de apenas 11 alunos”. “No Agrupamento de Escolas da Trofa há estabelecimentos de ensino a fun-cionar com turmas com 18 alunos, o

que na realidade acaba por não ser tão díspar da solução que propomos, que seria criar uma turma de 14 ou 16 alunos do 1.º ano e que se man-teria ao longo dos próximos quatro anos letivos”, pode ler-se no docu-mento. Segundo os encarregados de educação, existem “duas transferên-cias pendentes para Cedões de duas crianças do 1.º ano”.

A “reforçar” o apelo, dizem os pais, está o facto de a Escola “ofe-recer as condições ideais para con-cretizar a criação de quatro turmas, uma por cada ano escolar, pois dis-põe de quatro salas de aula, podendo assim garantir um espaço de aula in-dependente e um professor próprio para cada ano escolar”.

Contactado pelo NT, o diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa

confirmou a receção do abaixo-as-sinado e referiu que está a “analisar o pedido”, sendo que “as turmas fo-ram elaboradas por critérios defini-dos pela lei e foram aprovados pelos conselhos geral e pedagógico”. Pau-

lino Macedo sublinhou, no entan-to, que “as turmas são provisórias e ainda não foram aprovadas pela DGEstE (Direção-Geral dos Esta-belecimentos Escolares)”.

Taxistas queixam-se de falta de civismo de automobilistas

Encarregados de educação afirmam que escola tem condições para ter quatro turmas

Page 6: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

6 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

Já começou o Bougado e Juventude em Fes-ta, que decorre no Souto de Bairros, em San-tiago de Bougado, até domingo. A primeira noite foi dedicada ao humor, com a presença de Óscar Branco, Vasco Correia e Joel San-tos, com a apresentação de Miguel 7 Estacas, terminando com o DJ Alex Casal.

A noite de sexta-feira será um dos pontos al-tos, com a Festa das Cores pelas 22.30 horas, ao som dos DJ Los Bravos. No sábado, pelas 14.30 horas, há o primeiro Circuito de Obstá-

Não foi fácil preparar as festas de San-ta Eulália, uma vez que a paróquia es-

teve muito empenhada nas obras de restau-ração da Igreja de S. Romão, mas a comis-são de festas liderada por Domingos Araú-jo cumpriu o desejo do pároco Rui Alves e não deixou que a festa não se realizasse. “Foi preparada com muito sacrifício, porque a co-missão esteve empenhada nos cortejo para a Igreja e esteve parada durante três meses, mas o nosso esforço valeu a pena e só temos de estar orgulhosos daquilo que consegui-mos organizar”, afirmou o responsável, em declarações ao NT.

Com um orçamento “muito mais redu-zido do que o normal” e a rondar os “20 mil euros”, a comissão conseguiu preen-cher três noites com espetáculos de varie-dades. A “prata da casa” é a primeira a su-bir ao palco, ou seja, pelas 21.30 horas des-ta sexta-feira, 7 de agosto, o grupo de dança da Associação Recreativa e Desportiva do Coronado vai mostrar as coreografias trei-

Festas de Santa Eulália animam S. RomãoDe 7 a 9 de agosto, S. Romão do Coronado vai aprumar-se para a fes-ta em honra de Santa Eulália.

Cátia Veloso nadas. Seguem-se os Amigos da Concerti-na da Maia que animam a festa até às 23.30 horas, altura em que a noite será iluminada com fogo de jardim.

No sábado, a romaria é anunciada, pela al-vorada, pelo grupo Juventude em Força, de S. Mamede do Coronado, que vai percorrer as ruas da freguesia.

A noite está reservada para Tiago Maroto e a sua Banda, que atuarão até quase à meia-

-noite. Um novo espetáculo de fogo de jar-dim e granadas computorizadas encerram o segundo dia de festa.

Domingo começa com a entrada da Ban-da Velha União Sanjoanense, pelas 8.30 ho-ras. A missa em honra de Santa Eulália está marcada para as 10.30 horas. A festa conti-nua à tarde, com a entrada da Fanfarra dos Bombeiros de Moreira da Maia, às 15.30 ho-ras. Pelas 17 horas sai à rua a procissão em honra de Santa Eulália.

Para a noite está reservado um espetácu-lo de variedades com o Arraial Show e fogo de jardim.

Bougado e Juventudeem Festa até domingo

culos de BTT promovido pela Associação Cul-tural Desportiva de Ciclismo da Trofa. A noi-te é dedicada à “promoção do comércio local”, com um desfile de moda pelas 21.30 horas, ter-minando com o DJ Miguel Maia.

Para domingo está agendada a Feira à Moda Antiga pelo Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado, pelas 15 horas, a atua-ção das marchas de S. Pedro da Maganha, pe-las 16 horas, e a 11.º Concurso do Melão Cas-ca de Carvalho. P.P.A

RQ

UIV

O

Page 7: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

7 6 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

João Mendes

CRÓNICA

Se existe época de fartura nes-te país, essa época é sem som-

bra de dúvida aquela que precede qualquer acto eleitoral, nomeada-mente aqueles que visam a eleição de um novo governo da nação. Se a este facto irrefutável juntarmos a ocasional coincidência de o go-verno em funções ser da mesma cor política que os nossos respon-sáveis autárquicos, as probabilida-des do investimento público che-gar à nossa terra disparam. Com ou sem austeridade.

Depois do anúncio desse remen-do de variante carinhosamente bap-tizado de circular, uma meia solu-ção que ainda assim é melhor do que o caos absoluto que ainda rei-na na rede viária deste concelho, apesar de adiar em vez de resol-ver o problema, recebemos recen-temente a confirmação da constru-ção de um novo centro de saúde no nosso concelho. Uma óptima notí-cia que só peca por tardia. Talvez tenha sido adiada para, tal como o calendário da construção da circu-lar, coincidir com os interesses elei-torais dos partidos que ainda gover-nam Portugal e a Trofa. São dúvi-das que ficam no ar.

A Unidade de Saúde de Santiago de Bougado é um investimento or-çamentado em 2,23 milhões de eu-ros – esperemos que, à semelhança de outras obras que por esse Portu-gal fora se vão fazendo, não venha a derrapar para regozijo dos inte-resses do costume – com capacida-de para servir cerca de 20 mil uten-tes do concelho, a que se juntarão alguns habitantes de Ribeirão por questões de proximidade geográfi-ca. Curiosamente, e caso o prazo de execução anunciado seja cumprido, a conclusão da obra deverá coinci-dir com as próximas Autárquicas e, correndo o risco de ter que emen-dar a mão, aposto que será um dos grandes trunfos eleitorais da coli-gação Unidos pela Trofa em 2017.

Foi sob andas que o Groupe Folklorique Lous Cames de

Boy de Ségosa, de Mimizan (Fran-ça), se apresentou na Quinta de S. Romão. E como se não bastasse a dificuldade de andar em cima dos

“paus” de madeira, que podem atin-gir mais de um metro de altura, os dançadores impuseram um bom ritmo nas danças, chegando a le-vantar uma criança, sob a madeira, a uma altura de quase três metros. Com esta “impressionante” atua-ção, o Grupo francês pretende mos-trar como os seus antepassados ca-minhavam no dia a dia. A necessi-dade de usar as andas estava rela-cionada com o facto de a vegetação ser essencialmente constituída de ervas e mato e era mais fácil fazer o caminho pela vegetação, evitan-do molhar os pés ou de ser ataca-do por algum animal.

A atuação do Groupe Folklori-que Lous Cames de Boy de Ségosa fez parte da World of Traditions in Coronado 2015 – Mostra Interna-cional de Folclore, organizada pelo Grupo de Danças e Cantares do Vale do Coronado, que teve lugar no domingo, 2 de agosto. A mos-tra contou ainda com as tradições do Folk Dance Ensemble Sivek (Bulgária), Agrupacion Folclori-

Jogo de cintura Eleitoralismos à parte, é inegável que se trata de uma excelente no-tícia. Com ou sem estratégia sub-jacente, a nova unidade representa um enorme e importante avanço na qualidade de vida dos trofenses. Pena estarmos sempre dependentes de tacticismos para que obras es-senciais como esta avancem. Con-tudo, outros estiveram em funções, igualmente com o governo da na-ção da mesma cor sentado em São Bento, e nada aconteceu no âmbi-to das grandes obras públicas que não fosse o normal seguimento dos projectos já em curso, iniciados em mandatos anteriores. Sim, é verda-de que em 2009 estávamos ainda no início de uma enorme crise in-ternacional, a maior desde o crash de 1929 dizem os entendidos, mas não é menos verdade que essa mes-ma crise ainda por cá anda, apesar dos truques de ilusionismo com que as tropas de Pedro Passos Co-elho anunciam a boa nova em áre-as tão críticas como o emprego, a saúde ou a educação. A diferença está no jogo e cintura. Sérgio Hum-berto teve-o, Joana Lima não. Pelo menos no que as obras públicas diz respeito. É que no que à composi-ção da próxima Assembleia da Re-pública diz respeito, os socialistas trofenses parecem ter hipótese de uma melhor representação parla-mentar que os sociais-democra-tas ou centristas do concelho. Pelo menos a julgar pelas listas já apre-sentadas pelo PS e pela coligação PSD/CDS-PP pelo círculo eleitoral do Porto. Há quem se movimente melhor numas áreas do que noutras. E essas movimentações, conjunta-mente com uma certa timidez que me parece actualmente caracteri-zar a oposição socialista trofense, terão consequências e custos elei-torais em 2017.

Escrevo de acordo com a versão da língua portuguesa que aprendi

na escola.

Atualize a sua assinatura

As tradiçõesdo mundo no CoronadoA Quinta de S. Romão foi a capital das tradições, com a realização da World of Tra-ditions in Coronado 2015 – Mostra Internacional de Folclore – pelo Grupo de Danças e Cantares do Vale do Coronado.

Patrícia Pereira ca de Lemavos, Pontevedra (Espa-nha), Folk Kud Triglav Sredja vas v Bohinj (Eslovénia), Rancho Etno-gráfico de Santa Maria da Tougui-nha e do Grupo de Danças e Can-tares do Vale do Coronado, que na abertura do festival fez “uma alu-são aos descobrimentos portugue-ses, com a recriação de uma cara-vela e de um marco”.

Além dos “cantos, cantares e danças tradicionais”, o grupo or-ganizador fez “um retrato do ca-rácter socioeconómico do Corona-do no século XIX, recriando a eira, a sala das lavadeiras ricas, taberna, oficina do santeiro e a chegada dos vendedores e carreteiros ao fim do dia vindos do Porto”.

Vale do Coronado prepara “périplo pelo estrangeiro”

O presidente do Grupo de Dan-ças e Cantares do Vale do Corona-do, Ricardo Oliveira, apontou “as palmas” dos espectadores como indicativo de que a Mostra Inter-nacional de Folclore foi um suces-so. Ricardo Oliveira afirmou que tudo “correu bem” e tiveram “uma boa adesão”, devido à “aposta na diferença”.

A World of Traditions in Corona-do é “uma patente que fica assen-te a partir de hoje (domingo) e que

será sempre para repetir”. “Não é um festival habitual e penso que é o dever do Grupo de Danças e Can-tares do Vale do Coronado mostrar o porquê de existir. Quisemos e ha-vemos de querer sempre exportar o Coronado e a Trofa e penso que já o conseguimos”, denotou, salien-tando que a “boa adesão” é a “pro-va de que o povo da Trofa gosta de folclore, que não é só português, nem estrangeiro e não é só dan-ça, nem canto”. “É este ambiente que se está a viver aqui hoje, isto é folclore”.

Quanto a projetos, Ricardo Oli-veira enumerou que “o mês de agosto está ocupado com saídas”, vão “continuar a apostar na revi-talização de tradições”, sendo que

“os Cantares ao Menino já estão as-sentes e têm grupos fechados e já estão a trabalhar na próxima Mos-tra Internacional”. Além disso, o Vale do Coronado está “a preparar um périplo pelo estrangeiro para o próximo ano”.

O presidente agradeceu à “Jun-ta de Freguesia do Coronado por ter disponibilizado o espaço, aos comerciantes locais pelo apoio que deram a esta mostra, à AS-COR pela cedência das cadeiras e ao Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro pelo alojamen-to aos grupos que se deslocaram a

Page 8: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

8 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

O renovado recinto da Capela de S. Pantaleão atraiu cente-

nas de pessoas às festas do Muro. A atuação do grupo musical Leo e Le-andro e a celebração da palavra, se-guida da procissão em honra de S. Pantaleão, foram os pontos altos des-tas festividades.

Segundo Álvaro Silva, elemen-to da comissão, as festas “correram muito bem”, tendo este ano tenta-do “melhorar e dar outro brilho para acompanhar a remodelação do recin-

“Significados de Vida” é o título da exposição de pintura e desenho que José Costa Pinto vai apresen-tar à comunidade, de 10 a 31 de agosto.

A inauguração está marcada pelas 15 horas de se-gunda-feira, 10 de agosto, no salão nobre da Junta de

Renovado recinto encheu para as festas de S. PantaleãoDe 25 de julho a 2 de agosto, a freguesia do Muro foi palco das festas em honra de S. Cristóvão e S. Pantaleão.

Patrícia Pereira to da capela”. A afirmação foi com-plementada por Vasco Ferreira, tam-bém da comissão, que acrescentou que “se correr sempre assim é um espetáculo”. “Este ano tivemos um dia extra de festa. Tivemos sempre o recinto cheio, nunca houve proble-mas e as pessoas gostaram de tudo. Foi um saldo muito positivo”, referiu Álvaro Silva.

Com as obras de remodelação do recinto da capela de S. Pantaleão, Ál-varo Silva reconheceu que “mais do que facilitar” a preparação das fes-tas, veio “embelezá-la e trouxe pes-

soas que não conheciam o recinto para conhecerem a festa”. “O fac-to de ter mais pessoas de outras fre-guesias fez com que a festa ganhas-se mais valor”, frisou.

O feedback do público foi, segun-do a comissão “muito positivo”, uma vez que “as pessoas que vieram o pri-meiro ano gostaram muito e inclusi-ve as pessoas da freguesia que nun-ca vinham cá e agora com as obras vieram para ver como ficou”. “Acre-

ditamos que isto seja um começo de um novo ciclo para o recinto não só para as festas mas para o resto do ano”, declarou.

A comissão de festas, constituí-da pelo presidente Rui Alves, Car-los Campos, Mário Oliveira, Renato Moreira, Cristóvão Reis, Manuel Ri-beiro, Gil Oliveira, Luís Pedro Mo-reira e José Serra, agradeceu “às pes-soas que os receberam bem durante o ano e que participaram nas ativi-

dades”. “O convite é sempre o mes-mo: apareçam como têm aparecido e ajudem como têm ajudado”, afirmou.

Para o ano, a comissão de festas promete “novidades”, acreditando que, com “a inauguração da 3.ª fase do recinto a festa vai ganhar um novo ânimo”. “A comissão vai ser em parte renovada, por isso haverá ideias fres-cas e novas atividades. Vamos conti-nuar a trabalhar para fazer muito me-lhor”, terminou.

Quinta de S. Romão com exposição de pintura e desenho

Freguesia do Coronado, na Quinta de S. Romão. O exe-cutivo da Junta de Freguesia do Coronado convida a comunidade a associar-se a esta iniciativa cultural e a marcar presença na inauguração.

P.P.

Procissão foi um dos momentos altos da festa

Comissão de Festas satisfeita com sucesso da iniciativa

Page 9: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

9 8 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

Atualidade

A Senhora das Dores movi-menta, todos os anos, uma

comissão com cerca de uma cente-na de pessoas, que trabalha gracio-samente para honrar a Santa e man-ter a Trofa no cartaz das maiores ro-marias do País.

Este ano, coube à aldeia de Para-dela a organização das festas. Do-mingos Carneiro é o presidente da comissão de festas que começou a trabalhar há cerca de cinco meses. Quando falta pouco para os dias grandes do programa das festas, as expectativas quanto ao suces-so “são excelentes”. “Toda a equi-pa está a funcionar muito bem, S. Pedro tem cumprido rigorosamen-te o pacto que fez comigo e a po-pulação tem aderido em grande nú-mero”, adiantou Domingos Carnei-ro, em entrevista ao NT e à TrofaTv.

O cartaz dá “confiança” aos fes-teiros que se uniram e estão “em-penhados” para que a romaria “seja um sucesso”.

Este ano, a comissão tem o trun-fo de “estrear” os Parques remode-lados, fruto das obras de requalifi-cação urbana que ainda decorrem. Mesmo sem privilegiar da área total

Comissão confiante no sucesso das Festas da Senhora das DoresO novo terreiro do Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro está pronto a receber os romeiros para os dias grandes da maior fes-ta do concelho da Trofa.

Cátia Veloso

do espaço – há vedações a restrin-gir a passagem para alguns pontos do Parque – muitos são os curiosos que querem ver o resultado da em-preitada. O bar da comissão de fes-tas foi exemplo disso. Na noite de abertura, no dia 1 de agosto, as pes-soas “fizeram fila” para conhecer o edifício. “Até iam às casas de ba-nho sem vontade, só para ver como eram”, contou Domingos Carneiro.

Com a remodelação do Parque surgiu apenas a dificuldade de ins-

talação dos divertimentos de gran-des dimensões, como os carrosséis. A solução encontrada foi a zona co-nhecida como serração da Capela.

“Agradeço, mais uma vez publica-mente, ao sr. Agostinho da Saner por nos ceder o espaço onde vamos colocar as estruturas mais pesadas. De resto, o espaço do Parque pare-cia mais limitado, mas já começa-mos a ver que os comerciantes co-meçam a aparecer com as suas bar-raquinhas e que se instalam por

todo o lado. Haverá, porém, espa-ços nobres que se manterão vazios para dar dignidade ao Parque e às festas”, explicou.

Domingos Carneiro espera que a festa atraia milhares de romei-ros, de dentro e de fora do conce-

lho. Nos últimos dias, o presidente da comissão tem recebido “telefo-nemas de vários pontos do País a tirar dúvidas de como serão as fes-tas”. É, portanto, um bom pressá-gio para o que aí vem.

Rui Bandeira, Santamaria e An-jos são os cabeças de cartaz das festas de Nossa Senhora das Dores. O primeiro sobe ao palco no dia 11 de agosto, pelas 22 horas, enquan-to músicas como “Eu Sei, Tu És” e

“Falésia do Amor” vão soar na noite de 13 de agosto, pela voz de Filipa Lemos, que terá a companhia das bailarinas e DJ. Os Santamaria fi-zeram sucesso na primeira década de 2000 e prometem o regresso ao passado e muitas novidades.

Na noite de 14 de agosto, sexta--feira, são os irmãos Sérgio e Nel-son Rosado que preenchem o pal-co. É o regresso dos Anjos à Trofa e às festas de Nossa Senhora das Dores. Se for como na primeira vez, a dupla pode esperar uma en-chente para o concerto, que come-ça às 22 horas.

Mas as festas arrancam no sába-do, 8 de agosto, com a eucaristia na Igreja Matriz seguida da procissão

Programa recheado até 18 de agostode velas até à Capela, pelas 21 ho-ras. Segue-se a atuação do Conjun-to Típico do Vale.

No domingo, a tarde será animada com o Festival de Folclore, que tem início agendado para as 16.30 horas. À noite, uma novidade nas festas: o concerto da Banda Som Brasil em Trio Elétrico, a partir das 22 horas.

A semana que se segue é preen-chida de atividades. Além dos ca-beças de cartaz, o Parque será ain-da animado pelos Sons e Canta-res do Ave (10 de agosto), Banda de Música da Trofa (12 de agosto).

Já a 15 de agosto, o momento alto é a sessão de fogo de artifício pelas 24 horas, mas antes há as atuações do Grupo de Bombos Os Indepen-dentes da Raimonda e o Grupo de Bombos de Santo Estevão de Vi-lela, até ao pôr do sol, e das 14.30 às 23.45 horas as bandas de músi-ca da Trofa e de Esposende.

A 16 de agosto, domingo, o des-

taque vai para a majestosa procis-são com os dez imponentes andores, que inicia às 17 horas na Igreja Ma-triz em direção à Capela de Nossa Senhora das Dores. O dia começa com uma eucaristia, pelas 8.30 ho-ras, seguindo a atuação das bandas de música da Trofa e de Famalicão.

O programa das festas prolon-ga-se até 18 de agosto, com euca-ristia às 8.30 horas e cortejo das várias aldeias. No dia anterior, há feira das sementes, eucaristia pe-las 8.30 horas e atuação das ban-das de música da Trofa e os Ami-gos da Branca.

Armindo Campos, elemento da Comissão de Festas responsável pela vertente cultural das festas, afirmou ao NT que “houve o cuida-do de ter todos os dias preenchidos”.

“Temos tido noites muito boas e es-peramos que assim seja até ao fim do programa. Queremos que as fes-tas sejam um sucesso”, afiançou.

Comissão com “expectativas altas” para os dias grandes da festa

Page 10: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

10 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

O Parque Nossa Senhora das Do-res e Dr. Lima Carneiro recebeu 14 novas estátuas. Não se tratam das habituais estátuas, mas de umas es-peciais. Ao ouvir o som do tilintar da moeda, a estátua ganha vida e agradece a oferta, alterando a po-sição com que estava.

Inserido nas festividades em honra de Nossa Senhora das Do-res, a Comissão de Festas prepa-rou para a tarde de domingo, 2 de agosto, o primeiro encontro de Es-

Desde a noite de sábado, que o bar tem funcionado no

novo edifício, mas aproveitando a esplanada exterior, que foi desloca-lizada para a frente do palco.

José Antunes é o responsá-vel pelo bar da Comissão de Fes-tas e confidenciou que a abertu-ra no novo edifício foi “espetacu-lar”, porque havia “gente por todo o lado e as esplanadas estavam completamente cheias”. “Não es-teve mal, mas podíamos estar me-lhor se tivéssemos melhores con-dições. O novo edifício não é per-feito, mas estamos muito melhores do que estávamos. Temos, de lon-

Primeira concentração de Estátuas Vivas

tátuas Vivas, que reuniram figuras bem conhecidas, como o Rei D. Di-nis, a Rainha D. Isabel, varina, o mimo, figura grega, entre outras.

Para Armindo Campos, respon-sável pela Cultura da Comissão de Festas, afirmou que esta inicia-tiva foi “um sucesso”, em que “os próprios intervenientes nas estátu-as acharam o local magnífico e as pessoas que cá estiveram pediram que não acabasse e se desse conti-nuidade”. P.P.

Bar da Comissão de Festas tem novo edifício

Tal como foi prometido, o bar da Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora das Dores “transferiu-se” para o novo edifício, graças à cedência do empreiteiro da Eu-ropa Ar Lindo, até ao final das festividades.

Patrícia Pereira ge, as melhores condições, mas ain-da não temos cozinha para funcio-nar”, contou.

Com o espaço que têm, a Comis-são tem “tentado fazer o seu me-lhor, servindo o melhor possível às pessoas”. José Antunes tem conta-do com a adesão de “todas as pes-soas” que têm ajudado no bar e a quem aproveita para “agradecer a todos, sem exceção”.

No bar da Comissão de Festas pode consumir bebidas, café, bi-fanas, moelas e panikes e, claro, os gelados. Além disso, é sempre com “boa disposição” que recebem os clientes. Talvez por isso, tenha havido a necessidade de aumen-tar o número de lugares na espla-

nada, tendo, na terça-feira, coloca-do “mais oito mesas e 46 cadeiras”.

“Agradeço às pessoas que nos vão emprestando as coisas”, declarou.

Em anos anteriores, o bar tem sido uma das maiores fontes de re-ceita para as festas. José Antunes realça que, tendo em conta as limi-tações deste ano, as receitas “não estão más”, no entanto lamenta o facto de não haver a possibilidade de fazer refeições “para ter a ren-tabilidade que em outros anos se conseguia”.

Durante a semana grande das festas, José Antunes espera que

“as pessoas apareçam”, para que a comissão consiga angariar o máxi-mo de verbas para pagar as festas.

pub

pub

Page 11: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

11 10 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

PUB

Page 12: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

12 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Um trabalho manual e artesa-nal, onde se prescinde das

máquinas e se dá uso aos dedos. A Agência Funerária Trofense já está a ultimar três dos dez andores da procissão em honra de Nossa Se-nhora das Dores, que, a 16 de agos-to, atrai milhares de curiosos. De forma a “conciliar” a atividade pro-fissional com a preparação dos an-dores, o irmão e filho de João Sil-va, gerente da Agência Funerária Trofense, começam a armá-los com

“quatro semanas a um mês” de an-tecedência no salão paroquial, em frente à igreja matriz, para que, no dia, os andores da Senhora das Dores (Paranho), Santa Margari-da (Valdeirigo) e Senhora de As-sunção (Esprela) estejam prontos a sair na procissão.

Com a ajuda de um martelinho, a equipa prende um a um, os mi-lhares de alfinetes para segurar as centenas de metros de cetim, que enfeitam os andores, que são ain-da adornados com as estrelas com espelho, que também leva lante-joulas e veludo. Uma das que en-feitam um dos andores marca 1965 na parte traseira, evidenciando a antiguidade do material. “Os an-dores têm valor pelo material que se aplica. Nós mantemos a traça do antigo. Tem lá cartões/estrelas que já ninguém faz. Tenho cartões

O grupo “Os Bons Amigos” deu os primeiros acordes para uma tarde dedicada à música tradicional portu-guesa, com o primeiro Encontro de Concertinas da Trofa levado a cabo pela Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora das Dores, no sá-bado, 1 de agosto.

Até às 23.45 horas, “110 concer-tinistas”, segundo avançou o presi-dente Domingos Carneiro, anima-ram o palco das festas, que apenas tiveram “uma pausa de 45 minutos para jantar”.

O responsável pela área da Cultu-ra das festas, Armindo Campos, re-feriu que este Encontro de Concer-tinas foi “um sucesso”.

Ao longo destas últimas sema-nas, Armindo Campos “tem lutado”

Atualidade

Agência Funerária Trofensemantém a tradição dos andoresArmador há “cerca de 40 anos”, João Silva, gerente da Agência Funerária Trofense, orgulha-se do trabalho artesanal com que são preparados os andores da Senhora das Dores, Santa Margaria e Senhora da Assunção.

Patrícia Pereira de 1974 que estão por utilizar, mas agora não há quem os faça”, con-tou João Silva.

Os três andores vão ter de altura “cerca de 15 metros” e “7,50 metros de largura” e o custo pode variar entre os “1500 e os 2000 euros”. O andor de Nossa Senhora das Do-res é o mais caro, pois é mais “tra-balhoso e não é qualquer decora-dor e armador que o pega”, devido à sua “carcaça muito específica” e às “características totalmente di-ferentes de qualquer andor que es-teja na festa”.

No domingo, cerca das 7.30 ho-ras, “seis homens” começam a tra-zê-los para fora e a montá-los para que cerca das 14 horas esteja tudo pronto. O momento em que se pega no andor é crucial. Mas, para que corra tudo bem, os andores têm que ser levantados ao mesmo tempo e

“sempre com um bocadinho de cal-ma”, ao mesmo tempo que as “qua-tro cordas” estão “espiadas”. Anti-gamente era mais fácil arranjar ho-mens para pegar nos andores, pois quem andava na Guerra do Ultra-mar “prometia que se viesse com saúde e vida, pegaria no andor da Senhora das Dores”, que pesa “cer-ca de 650 quilos sem estar armado”. Para pegar no andor são necessá-rios, no mínimo, “20 homens”, um número que até há bem pouco tem-po era difícil de garantir. Mas com a crise, João Silva acredita que será

“muito fácil arranjar homens”, uma vez que são “remunerados”. O nú-mero “ideal” de homens para pe-gar no andor seria de “26”, mas para isso a “base estrutural teria de ser alargada”.

No final da procissão, a equi-pa tem “mais 15 dias” de trabalho, em que tem de “desarmar, limpar e aproveitar” o material que esti-ver bom, “o que não der deita-se ao lixo”.

Encontro de “110 concertinistas”

para ter no palco “artistas todas as noites”, uma vez que, segundo afir-

ma, “o seu sucesso será sempre o su-cesso de toda a Comissão”. “Tenho

conseguido artistas de muito baixos custos e até mesmo grátis, o que é

muito bom, porque ajuda as festas”, mencionou. P.P.

Procissão é única no País, pela imponência dos andores e quan-tidade de figuras bíblicas

Cada andor precisa de cente-nas de metros de cetim e quilos de alfinetes

13.600 alfinetes, que no total pesam oito quilos

Andor de Nossa Senhora das Dores pesa cerca de 650 quilos sem estar armado

Os andores representam as al-deias da paróquia de S. Martinho de Bougado: Santa Margarida (Valdeirigo), Senhora da Assun-ção (Esprela), S. José (Finzes), S. Martinho (Coroa e Real, S. Mar-tinho e Carqueijoso), Nossa Se-nhora do Rosário (Abelheira), S. Sebastião (Paradela), S. Bárbara (Mosteirô), S. António (Gandra), S. Roque (Ervosa) e Senhora das Dores (Paranho).

Curiosidades

Andores estão a ser preparados para a majestosa procissão a 16 de agosto

110 concertinistas participaram no encontro promovido pela Comissão de Festas

Page 13: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

13 12 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

Page 14: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

14 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Atualidade

Cumpriu-se mais uma edição do Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado. Na noite de sábado, 1 de agosto, a zona envolvente da Capela de S. Bartolomeu, em S. Romão, acolheu o 35.º festival de folclore, com ranchos de todas as partes do país, desde Douro Lito-ral, Centro, Ribatejo e Douto Li-

Rancho de S. Romão com 35.º festival

toral Norte.O da casa, Rancho Folclórico de

S. Romão do Coronado, foi o pri-meiro a entrar em palco, seguin-do o Grupo de Danças e Cantares do Concelho de Monte Agraço, o Agrupamento Danças e Cantares da Póvoa da Isenta (Santarém) e para fechar o Rancho Folclórico de Vilar de Arca.

Veja as notícias da Trofaem www.onoticiasdatrofa.pt

e em www.trofa.tv

Uma patrulha de militares da Guarda Nacional Republica-

na da Trofa intercetou um homem, com 35 anos, pelas 3.40 horas do dia 1 de agosto, na Rua D. Pedro V, centro da cidade da Trofa, que con-duzia sob efeito de álcool.

Feito o teste de alcoolemia o indi-víduo apresentava uma taxa de 1,46 gramas por litro de sangue. O auto-mobilista foi notificado a apresen-tar-se a tribunal no dia 3 de agosto.

Já no dia 5 de agosto, às 16.30 ho-

GNR interceta condutores com excesso de álcool

ras, na Rua Padre Alberto Pinheiro Machado, em S. Martinho de Bou-gado, os militares da GNR deram ordem de paragem a um condutor, de cerca de 50 anos, que conduzia sob efeito de álcool, apresentando uma taxa de 1,53 gramas por litro de sangue. Foi notificado a compa-recer em tribunal.

Detido por desobediência à autoridade

O relógio marcava as 6 horas da

madrugada de 2 de agosto quando, na Rua D. Maria II, em S. Martinho de Bougado, os militares da GNR da Trofa deram ordem de paragem a um condutor que circulava numa viatura ligeira de mercadorias. O homem não acatou a ordem das au-toridades de imediato e acabou por parar já noutro local.

O condutor recusou ser submeti-do ao teste de alcoolemia e acabou por ser notificado para comparecer em tribunal a 3 de agosto por deso-bediência à autoridade.

No dia 1 de agosto um homem, de 33 anos, foi intercetado pela pa-trulha da GNR a conduzir um ve-ículo na Rua Papa João Paulo II sem possuir habilitação legal para o efeito. Foi notificado a apresen-tar-se a tribunal no dia 3 de agos-to às 10 horas.

Veículo furtado em BougadoUm veículo de marca Seat Ibiza

foi furtado, entre as 3 e as 8 horas da manhã do dia 3 de agosto, da Rua Professor Serafim Tedim, em San-tiago de Bougado.

GNR deteve automobilistas que conduziam com excesso de álcool no sangue

Page 15: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

15 14 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

Região

Este ano, Bento Torres Lima con-seguiu poupar “quase 200 euros” com o Banco de Livros Escolares de Vila Nova de Famalicão. Com um fi-lho no 9.º ano de escolaridade, Ben-to Torres Lima conseguiu encontrar no Banco de Livros Escolares, to-dos os manuais de que necessitava. Desde há três anos, que este famali-cense doa os manuais escolares que já não necessita, e procura aqueles que lhe fazem falta. “É já um hábi-

Catorze lojas comerciais de San-to Tirso apresentaram as suas

propostas num desfile de moda, inter-calado com momentos musicais, ten-do como pano de fundo a estátua de S. Rosendo e o edifício dos Paços do Concelho. Este foi um dos momentos altos da iniciativa “O Comércio Sai à Rua”, que durante dois dias trouxe à Praça 25 de Abril milhares de pes-soas, que puderam usufruir gratuita-mente de SPA, massagens, maquilha-gem, manicure, pedicure e cabelei-reiro. Depois de tratar do corpo e da mente, haveria muito para provar no espaço de restauração, com a partici-pação de vários restaurantes do Mu-nicípio. Além disso, havia ainda um espaço dedicado ao mercadinho com produtos tradicionais.

Na noite de sexta-feira várias lojas estiveram abertas com descontos en-tre 10 e 15 por cento e montras vivas. A animação foi uma constante na Pra-ça 25 de Abril, com música ao vivo com Neno e after party com o Dj Re-nato Moinhos e o DJ Ademar. A ini-

“O Comércio Sai à Rua” encheu centro da cidadeA Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a One Models, promoveu a iniciativa “O Comércio Sai à Rua”, que decorreu a 31 de ju-lho e 1 de agosto.Patrícia Pereira

ciativa contou com a presença de cer-ca de 80 agentes económicos do conce-lho de Santo Tirso, entre lojas comer-ciais, empresas, associações culturais, bares, restaurantes e grupos musicais.

Para o presidente da Câmara Muni-cipal de Santo Tirso, Joaquim Couto,

esta iniciativa foi “um sucesso”, tendo em conta que tinha como objetivos “a promoção do espaço público, o desen-volvimento de carreiras e de possibili-dades profissionais para os jovens, o de trazer os jovens para a praça públi-ca para a participação cívica e política

no município e dinamizar sob o pon-to de vista cultural e da economia, o comércio local”. “É muito importante a dinamização do comércio local, por causa da crise e da economia local, e esta iniciativa foi mais uma que decor-reu com sucesso como esperávamos”,

afirmou, referindo que o feedback dos lojistas foi “espetacular e muito bom”.

Prova disso foi o facto de uma das lojistas ter contado ao edil que, na noi-te de sexta-feira, vendeu “70 peças de roupa, o que normalmente não conse-gue fazer durante um mês”.

Famílias famalicenses poupam com o Banco de Livros EscolaresCom a iniciativa do “Banco de Livros Escolares”, promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Biblioteca Municipal Ca-milo Castelo Branco conseguiu angariar “1200 manuais escolares”.

to cá em casa, quando o ano letivo acaba, juntamos os livros usados e levámo-los ao Banco de Livros, se forem reutilizados é excelente, por-que estamos a ajudar outras famílias e isso é ótimo”, salienta.

A cedência de manuais do Banco de Livros Escolares arrancou a 25 de julho e no primeiro dia de funcio-namento “43 famílias levaram 193 manuais escolares emprestados”. A primeira fase decorre até ao próxi-

mo dia 10 de agosto e destina-se, es-pecificamente, às famílias que cede-ram manuais ao banco de livros. A partir de 11 de agosto, todos os res-tantes interessados podem dirigir-se à Biblioteca Municipal Camilo Cas-telo Branco e beneficiar dos manu-ais escolares ainda disponíveis.

Para o presidente da Câmara Mu-nicipal, Paulo Cunha, o Banco de Li-vros Escolares é “uma aposta ganha da autarquia”, pois além de “incen-

tivar a solidariedade e a partilha so-cial, promove a reutilização dos ma-nuais escolares e o respeito pelo li-vro, diminuindo os custos de aqui-sição de livros e promovendo a edu-cação ambiental. São só vantagens”, adiantou.

A Câmara Municipal informou que este ano já foram angariados

“um total de 1200 manuais escola-res, do 5.º ao 12.º ano de escolari-dade, disponíveis para empréstimo

e reutilização”. A lista dos manuais escolares angariados para cedência encontra-se disponível para consul-ta no site da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, através do endereço www.bibliotecacamilocas-telobranco.org/

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco é a entidade respon-sável pela constituição e gestão do banco de manuais escolares entre-gues pela população. P.P.

Milhares de pessoas assistiram ao desfile de moda

Page 16: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

16 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

Os gelados, insufláveis, algo-dão doce, pinturas faciais e artes circenses estão já garantidos no

“Verão em Festa” em Santo Tir-so, numa iniciativa a decorrer em três fins de semana de agosto, no Parque D. Maria II, “repletos de animação e música”. Numa altu-ra em que muitos emigrantes re-gressam ao Município para pas-sar as férias de agosto, a Câma-ra Municipal de Santo Tirso pro-move um conjunto de atividades, com entrada gratuita, nos fins de semana de 7 a 9, 21 a 23 e 28 a 30, sendo que “algumas das inicia-tivas, como a pista de diversões, decorre de 21 a 30 de agosto”. O programa arranca esta sexta-fei-ra com vários divertimentos e música de vários estilos, que pre-tende “proporcionar momentos de distração, bem-estar e lazer”.

Além de muita animação em todo o recinto, destaca-se o ci-nema ao ar livre, as artes circen-ses e os espetáculos em palco, como o concerto previsto pelo

Já está confirmada a presen-ça de “mais de cem artesãos”

e de “cerca de uma dezena de res-taurantes e tasquinhas” na Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, que decorre de 28 de agosto a 6 de setembro, no re-cinto da antiga feira semanal. A ini-ciativa é da Câmara Municipal, que promete encher as ruas do concelho.

A festividade oferece aos visitan-tes a oportunidade de assistir ao vivo o trabalho dos artesãos, das mais variadas artes, tais como, ta-mancaria, serralharia, cestaria, te-celagem, barro, marcenaria e ou-rivesaria.

Para o autarca, Paulo Cunha, a gastronomia e o artesanato “têm, em Vila Nova de Famalicão, raízes históricas e culturais muito fortes” e por esse mesmo motivo devem ser valorados através da Feira anual.

Pela segunda vez consecutiva, o certame “turístico-cultural”, será emitido em direto, no domingo, 30 de agosto, na SIC, através do pro-grama “Portugal em Festa” apre-sentado por João Baião e Rita Fer-ro Rodrigues.

RegiãoFeira de Artesanato e Gastronomia em Famalicão

Quem também vai animar a Feira anual famalicense é Quim Barreiros, com um concerto no dia 2 de setem-bro e Rosamate a atuar no dia 5 de setembro. Mas como os artistas da terra também devem ser promovi-dos, Maria do Sameiro irá atuar na festividade, assim como, os Ranchos Folclóricos do concelho, a Associa-ção de Cantadores e Tocadores ao Desafio, a academia de dança, os Pedra d’Água, entre outros. Ando-zinha Loureiro, professora de pro-fissão e artesã de artes decorativas, é a participante mais antiga do cer-

tame e admite que o “convívio en-tre os visitantes e os artesãos é mui-to saudável e interessante”.

A festividade organizada pela au-tarquia famalicense e que vai já na trigésima segunda edição, une a ori-ginalidade do artesanato aos mági-cos sabores da gastronomia nacio-nal e ao espírito popular inerente à iniciativa.

Paulo Cunha garante que autar-quia espera receber “vários milha-res de turistas” de maneira a conhe-cer melhor o concelho e a sua respe-tiva história. D.M./P.P.

“Verão em Festa” anima Santo Tirso

Duo Jazz Pedro Vieira e Filipa Lopes e a atuação da Tuna de Re-bordões, a marcar já o primeiro fim de semana.

No dia 22 de agosto, a música portuguesa é trazida pelo grupo de música tradicional mirande-sa Galandum Galundaina, criado em 1996 com o objetivo de “re-colher, investigar e divulgar o pa-trimónio musical, as danças e a língua das terras de Miranda (mi-randês)”. A 23 de agosto, pelas 16 horas, sobe ao palco o Conjunto Musical Santo André. A marcar o último fim de semana do Ve-rão em Festa, pelas 18 horas de 29 de agosto, os mais pequenos podem assistir a uma peça de te-atro “Lagartinha, lagartinha” le-vada a cabo pela Companhia Te-atro Expressão de Santo Tirso. Pelas 22 horas há o concerto de Desbundixie. No dia de encerra-mento, sobe ao palco, o Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho.

Adozinha Loureiro participa na Feira há 32 anos

Page 17: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

17 16 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

Desporto

O Clube Desportivo Trofense já come-çou a preparar a próxima época e

uma das tarefas é construir um plantel con-sistente e capaz de responder aos desafios de uma nova realidade, o Campeonato Nacio-nal de Seniores.

A descida às competições amadoras, nove anos depois, além de ter deixado feridas na massa associativa, provocou a saída de vá-rios jogadores. O treinador Vítor Oliveira tem agora a missão de construir um novo grupo, contando com a lealdade de atletas experien-tes como Tiago e Hélder Sousa e dos atletas que fizeram parte do departamento de for-mação do clube e não viraram costas à situ-ação difícil que este atravessa.

Entretanto, Vítor Oliveira conseguiu refor-çar o plantel com alguns reforços, dois dos

No dia 10 de agosto começam as captações para os jovens que quiserem vestir a camiso-la do Clube Desportivo Trofense. O departa-mento de formação vai observar os atletas, que,

“em função do desempenho e qualidade pode-rão ser convidados a integrar uma das equi-pas”. As captações realizam-se no complexo desportivo do clube, em Paradela, S. Marti-nho de Bougado.

Para a escola de recreação Trofintas, os meninos dos quatro aos oito anos podem ex-perimentar os treinos nos dias 15, 22 e 29 de agosto, às 10 horas, ou em setembro, às ter-ças e sextas-feiras, às 18.30 horas, e aos sába-dos, às 10 horas.

No escalão de escolas (atletas nascidos em 2005 e 2006), os treinos realizar-se-ão a 15,

Série B – TrofenseTorcatense-Trofense (23-08-2015)

Trofense-Felgueiras 1932 (30-08-2015)S. Martinho-Trofense (13-09-2015)

Trofense-Vizela (20-09-2015)Trofense - AD Oliveirense (04-10-2015)

Arões-Trofense (10-10-2015)Trofense-Fafe (25-10-2015)

Mondinense-Trofense (01-11-2015)Trofense-Varzim B (08-11-2015)Trofense-Torcatense (15-11-2015)

Felgueiras 1932-Trofense (22-11-2015)Trofense-S. Martinho (29-11-2015)

Vizela-Trofense (06-12-2015)AD Oliveirense-Trofense (13-12-2015)

Trofense-Arões (20-12-2015)Fafe-Trofense (27-12-2015)

Trofense-Mondinense (10-01-2016)Varzim B-Trofense (17-01-2016)

Taça de PortugalTrofense-Sobrado (06-09-2015)

Vítor Oliveira constrói plantel

quais são regressos. O médio Serginho, que representou o clube nas camadas jovens e nos seniores em 2009/10 e 2010/11 e na épo-ca passada (por empréstimo), rescindiu com o Arouca e vem ajudar a equipa da Trofa e o lateral João Viana, vem do Leixões para cumprir a terceira época com a camisola do Trofense.

Para a baliza foi contratado Hélder, que representou os juniores do emblema da Tro-fa, e com Ricardo e Jorge Batista, comple-ta o lote de guarda-redes. Também oriundo das camadas jovens, Vítor Pisco, vem refor-çar o meio-campo.

Já Gonçalo Porto, defesa central, de 20 anos, veio do Padroense, enquanto Moreira, ex-Feirense, de 33 anos, vem dar experiên-cia ao ataque trofense.

Formação do Trofensecom treinos de captação

22 e 29 de agosto, às 10 horas, e em setembro, às segundas e quartas-feiras, às 18.30 horas, e sábados, às 10 horas.

Para os atletas infantis (2003/04), os trei-nos realizam-se às segundas, quartas e quin-tas-feiras de agosto e setembro, às 18.30 horas.

Os atletas interessados em ingressar nas equipas de iniciados (2001/02), podem pres-tar provas às terças, quintas e sextas-feiras de agosto e setembro, às 18.30 horas. Para o es-calão de juvenis (1999/2000), as captações re-alizam-se nos mesmos dias, mas a partir das 20 horas.

Os jogadores juniores (1997/98) que quise-rem vestir a camisola do Trofense podem apa-recer nas captações às segundas, terças e quar-tas de agosto e setembro, a partir das 20 horas.

Plantel reforçado com dois regressos e dois ex-juniores

Calendário Campeonato Nacional de Seniores

Page 18: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

18 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

O Atlético Clube Bougadense está a realizar treinos de captação para refor-çar a equipa sénior de futebol, que na época 2015/2016 vai militar na 1.ª Divi-são da Associação de Futebol do Porto.

As captações começaram na quinta--feira, 6 de agosto, e prolongam-se até ao dia 14 de agosto, com início às 20 horas.

Neste período, o treinador Agostinho Lima vai avaliar os atletas que possam

“fazer a diferença” no plantel que está, praticamente, formado. “Precisamos de dois ou três jogadores

e um guarda-redes. Queremos atletas que se afirmem no grupo e não apenas para fazer número”, adiantou o técnico.

O plantel que transita para esta época está, quase, intacto. Apenas se regista-ram as saídas de Tó Maia, para o Folgo-sa, de Pedro Silva, para o Gondim, e de Luã, para o Oliveira do Hospital.

Os trabalhos da equipa começam, ofi-cialmente, no dia 17 de agosto. C.V.

Bougadense com captações até dia 14

Desporto

Apesar de ter perdido o estatuo de che-fe de fila da equipa, Daniel Silva tinha

muito boas expectativas para a Volta a Portu-gal deste ano. E as primeiras etapas refletiram isso mesmo, permitindo que o ciclista do Bo-avista figurasse nos nove primeiros da classi-ficação geral antes da subida à Torre. E dada as características que fazem dele um dos me-lhores “trepadores” nacionais, esta era a etapa em que Daniel Silva ia apostar tudo para subir na classificação. No entanto, uma indisposi-ção no dia do descanso, na quarta-feira, difi-cultou a tarefa do atleta e quase o fez desistir.

“Passei mal a noite, não dormi, quando me le-vantei vomitei duas vezes e fiquei com febre”, contou, em declarações ao NT.

Ao contrário de um ciclista que, com a mes-ma indisposição, acabou por desistir, Daniel Silva conseguiu partir para a etapa de 171,3 quilómetros e terminar em 9.º lugar. Na ge-ral, ocupa a mesma posição, a dois minutos e 27 segundos do “camisola amarela” Gus-tavo Veloso. Mesmo com a tarefa dificultada, o atleta trofense vai tentar subir algumas po-sições. “Queria dar um salto na classificação

Daniel Silva em 9.º da Volta a PortugalO ciclista trofense Daniel Silva, da Rádio Popular-Boavista, está em 9.º lugar na classificação geral da Volta a Portugal. No dia de descanso, que antecedeu a etapa “rainha”, o atleta teve uma indisposição e não pôde atacar na subida à Torre e melhorar na tabela classificativa.

Cátia Veloso

geral, mas só me consegui defender e, agora, se quiser subir na tabela tenho de dar tudo no contrarrelógio. Se me correr bem, poderei su-bir até 5.º, talvez. Mais do que isso já é mui-to difícil”, referiu.

Esta sexta-feira, a etapa tem a extensão de 180,2 quilómetros e separa Guarda de Caste-

lo Branco. No sábado acontece o contrarreló-gio, de Pedrogão a Leiria. São nestes 34,2 qui-lómetros que Daniel Silva, mesmo não sendo especialista, vai tentar recuperar algumas po-sições na classificação geral. A etapa final, no domingo, tem 132,5 quilómetros e vai de Vila Franca de Xira a Lisboa.

Daniel Silva foi 9.º classificado na etapa da Torre

Page 19: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

19 18 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT 7 AGOSTO 2015 O NOTÍCIAS DA TROFA

AtualidadeAgenda

Diretor: Hermano Martins (T.E.774) Sub-diretora: Cátia Veloso (9699) Editor: O Notícias da Trofa Publicações Periódicas Lda. Publicidade: Maria dos Anjos Azevedo Redação: Patrícia Pereira (9687), Cátia Veloso (9699), Magda Machado de Araú-jo (TE1022) | Setor desportivo: Marco Monteiro (C.O. 744), Miguel Mascarenhas (C.O. 741) Colaboradores: Atanagildo Lobo, Jaime Toga, José Moreira da Silva (C.O. 864), João Pedro Costa, João Mendes | Fotografia: A.Costa, Miguel Trofa Perei-ra (C.O. 865) Composição: Cátia Veloso | Impressão: Gráfica do Diário do Minho, Lda. | Assinatura anual: Continente: 22,50 euros; Extra europa: 88,50 euros; Europa: 69,50 euros; | Assinatura em formato digital PDF: 15 euros NIB: 0007 0605 0039952000684 | Avulso: 0,60 Euros | E-mail: [email protected] | Sede e Redação: Rua das Aldeias de Cima, 280 r/c 4785 - 699 Trofa Telf. e Fax: 252 414 714 Propriedade: O Notícias da Trofa - Publicações Periódicas, Lda. NIF.: 506 529 002 Registo ICS: 124105 | Nº Exemplares: 5000 | Depósito legal: 324719/11 | ISSN 2183-4598 | Detentores de 50 % do capital ou mais: Magda Araújo | Nota de redação: Os artigos publicados nesta edição do jornal “O Notícias da Trofa” são da inteira res-ponsabilidade dos seus subscritores e não veiculam obrigatoriamente a opinião da direção. O Notícias da Trofa respeita a opinião dos seus leitores e não pretende de modo algum ferir suscetibilidades. Todos os textos e anúncios publicados neste jornal es-tão escritos ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. É totalmente proibida a cópia e reprodução de fotografias, textos e demais conteúdos, sem autorização escrita.

Ficha Técnica

Telefones úteisBombeiros Voluntários Trofa

252 400 700 GNR da Trofa

252 499 180 Polícia Municipal da Trofa

252 428 109/10Jornal O Notícias da Trofa

252 414 714Centro de Saúde da Trofa

252 416 763 Centro de Saúde S. Romão

229 825 429

Dia 07Festas em honra de Santa Eulália, em S. Romão do Coronado22 horas: Festa das Cores, no Sou-to de Bairros22.30 horas: Atuação “Amigos da Concertina da Maia”, em S. Romão do Coronado

Dia 0814.30 horas: Circuito de Obstácu-los pela Associação Cultural Des-portiva de Ciclismo, no Souto de Bairros21 horas: Eucaristia na Igreja Ma-triz de S. Martinho de Bougado, se-guida da procissão de velas, seguin-do-se atuação do Conjunto Típico do Vale, no Parque Sra das Dores21.30 horas: Espetáculo de Tiago Maroto e a sua banda, em S. Ro-mão do Coronado21.30 horas: Festival do Rancho Folclórico de Alvarelhos, junto à Junta de Freguesia21.30 horas: Desfile de moda, no Souto de Bairros

Dia 0915 horas: Feira à Moda Antiga pelo GDC Santiago de Bougado e Con-curso de Melão Casca de Carvalho, no Souto de Bairros16.30 horas: Festival de folclore, no Parque Sra das Dores17 horas: Procissão em honra de Santa Eulália, em S. Romão do Coronado21.30 horas: Espetáculo pelo Ar-raial Show, em S. Romão do Co-ronado22 horas: Concerto com a banda Som Brasil, em Trio Elétrico

Dia 1015 horas: Inauguração da exposi-ção de pintura e desenho de José Costa Pinto, no salão nobre da Jun-ta de Freguesia do Coronado, em S. Romão

Dia 1122 horas: Atuação de Rui Bandei-ra, no Parque Sra das Dores

Dia 1222 horas: Concerto da Banda de Música da Trofa, no Parque Sra das Dores

Dia 1322 horas: Concerto dos Santamaria, no Parque Sra das Dores

Dia 1422 horas: Concerto dos Anjos, no Parque Sra das Dores

FarmáciasDia 07

Farmácia Trofense

Dia 08Farmácia Barreto

Dia 09Farmácia Nova

Dia 10Farmácia Moreira Padrão

Dia 11Farmácia de Ribeirão

Dia 12Farmácia Trofense

Dia 13Farmácia Barreto

Dia 14Farmácia Nova

Dia 15Farmácia Nova

S. Martinho de BougadoMaria Amélia da Costa CoutoFaleceu no dia 31 de julho, com 82 anosDivorciada

Santiago de BougadoMaria da Conceição FerreiraFaleceu no dia 1 de agosto, com 87 anosViúva de José da Costa Olivei-ra e Sá

Funerais realizados por Agência Funerária Trofense, Lda.Gerência de João Silva

Necrologia

As férias são sempre sinónimo de lazer e passeio. Percorrer lon-gas distâncias de carro para visi-tar a família ou amigos é para mui-tos uma necessidade, ou até mes-mo para chegar ao destino de férias. A ansiedade de cumprir com este objetivo leva muitas pessoas a ne-gligenciarem uma recomendação que é do conhecimento geral, mas à qual muitas pessoas não dão a de-vida atenção: planear a viagem pre-vendo paragens para descanso do condutor e dos passageiros.

A necessidade de parar de duas em duas horas nas viagens de car-ro, não se depreende apenas com o problema do cansaço do condu-tor. Muitas pessoas menosprezam a importância de mover as pernas em viagens longas, mais que uma questão de conforto, o movimento nesse caso, pode prevenir edemas e uma das situações associadas a questão da imobilidade, a trombo-se venosa. Ficar com as pernas pa-radas, numa só posição por muito tempo, provoca a redução do flu-xo sanguíneo e consequente redu-ção da velocidade do sangue den-tro dos vasos, o que pode provocar quadros de trombose, caracteriza-da pelo entupimento de um vaso sanguíneo por formação de coá-gulo (trombo).

As tromboses podem atingir veias mais ou menos profundas, de maior ou menor calibre, e assim passarem despercebidas ou apre-sentarem-se sobre formas mais ou menos gravosas, sendo o quadro mais grave o da embolia. Esta situ-ação extrema, acontece quando um trombo se desprende do local onde ocorreu a trombose e causa com-plicações circulatórias em órgãos mais internos, como por exemplo o pulmão. Os sinais e sintomas da trombose venosa, dependem da localização e tamanho do trombo. Comummente, estes incluem in-chaço, sensibilidade ou mesmo dor na perna, sensação de calor ou al-teração da cor da pele.

Então ficam aqui algumas dicas para prevenir esta situação: movi-

Crónica ACeS

Enfermeiras Sandra Costa e Elsa Silva

ACeS Grande Porto I Santo Tirso/Trofa

Sabe porque tem de parar quando faz longas distâncias de carro?

mente as pernas regularmente du-rante a viagem, aliviando as zonas de apoio das coxas e pernas regu-larmente; evite cruzar as pernas; faça alguns exercícios, como por exemplo apoiar os calcanhares no chão e movimentar os pés alterna-damente para cima e para baixo durante alguns minutos; pare de duas em duas horas para poder ca-minhar e fazer exercícios que pro-movam o relaxamento dos múscu-los e alongamentos (p. ex. espre-guiçar-se); se estiver a viajar de avião, não hesite em levantar-se e fazer pequenas caminhadas no

corredor do avião; mantenha-se hidratado ingerindo bastantes lí-quidos e evite ingerir bebidas al-coólicas; não use roupa apertada porque têm tendência a dificultar a circulação das pernas; use rou-pas confortáveis.

Desejamos umas boas férias em segurança!

Page 20: Edição 535 do jornal O Notícias da Trofa

20 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT www.ONOTICIASDATROFA.pT

20 O NOTÍCIAS DA TROFA 7 AGOSTO 2015 www.ONOTICIASDATROFA.pT