edição 470

12
O Produto Interno Bruto (PIB) de Osasco é o 12º maior do país, enquanto Barueri aparece em 16º em ranking divulgado nesta semana pelo IBGE. O PIB é a soma das riquezas produzidas no muni- cípio. Os dados são referentes a 2010. Em Osasco, o valor do PIB cresceu 15% em relação a 2009 e só ficou atrás de duas cidades que não são capi- tais de estados: Guarulhos e Campinas. Barueri também apresentou crescimento, mas perdeu duas posiçãoes no ranking. Na Câmara Municipal de Carapicuíba, PMDB e PT, que foram aliados na reeleição do prefeito Sergio Ribeiro (PT), têm nomes lançados para dis- putar a presidência da Mesa Diretora em janeiro. Os dois partidos elegeram três vere- adores, mas o peemedebista Elias Cassundé diz esperar retribuição por apoio em outras eleições. Já o PT quer manter Alexandre Pimentel. Além de superlotados, Centros de Detenção Provisória de Osasco estão longe de oferecer as mínimas condições de aten- dimento em saúde aos detentos, denuncia Defensoria Pública, que entrou com ação civil na Justiça. Órgão diz que ausência de profissionais da saúde gerou até falta de diagnóstico em casos de óbitos. “Muitas vezes, o carcereiro acaba fazendo funções de médico”, diz defensor. O Corinthians faz o jogo mais importante de sua história neste domingo, às 8h30, contra o Chelsea, na final do Mundial de Clubes da Fifa. Ingleses chegaram à decisão com vitória por 3 a 1 sobre o Monterrey nesta quinta, 13. Timão passou pelo Al-Ahly na quarta. O prefeito eleito de Osasco Osasco atraiu cerca de 27 mil empresas entre 2005 e 2012, diz Prefeitura PÁGINA 12 PÁGINA 7 PÁGINA 4 PÁGINA 4 PÁGINA 3 Precariedade dos CDPs de Osasco é alvo de ação DISTRIBUIÇÃO GRATUITA www.visaooeste.com.br ano 10 - nº 470 - de 14 a 20 de dezembro de 2012 André Chaco/Fotoarena/Folhapress Eduardo Metroviche Ivan Cruz Timão enfrenta o Chelsea pela glória Confira na página 8 as vagas de empregos no Santana de Parnaíba tem fim de semana com Mostra de Artes com apresentações e oficinas PÁGINA 11 Na liderança da Superliga Feminina de Vôlei, Sollys/ Osasco enfrenta o Sesi nesta sexta- feira PÁGINA 12 Lapas já tem 10 nomes da equipe definidos PMDB e PT querem a presidência Osasco e Barueri se mantêm em destaque Divulgação Fabio Rubinato/AGF O prefeito eleito de Osas- co, Jorge Lapas (PT), repe- tiu nesta semana o anúncio de secretários que vão com- por seu governo. Mais cin- co nomes foram divulgados, inclusive das pastas de Saú- de e Educação, que têm as maiores fatias do Orçamento Municipal. Na segunda leva de secretários, Lapas também passou a contemplar os parti- dos que estiveram aliados na eleição de outubro. Dezembro Sábado - Sol/Chuva 29 o C máx - 20 o C mín Domingo - Sol/Chuva 27 o C máx - 21 o C mín Nova Crescente Cheia Minguante 13 20 28 6

Upload: visao-oeste

Post on 19-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 470 Jornal Visão Oeste

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 470

O Produto Interno Bruto (PIB) de Osasco é o 12º maior do país, enquanto Barueri aparece em 16º em ranking divulgado nesta semana pelo IBGE. O PIB é a soma das riquezas produzidas no muni-cípio. Os dados são referentes a 2010. Em Osasco, o valor do PIB cresceu 15% em relação a 2009 e só ficou atrás de duas cidades que não são capi-tais de estados: Guarulhos e Campinas. Barueri também apresentou crescimento, mas perdeu duas posiçãoes no ranking.

Na Câmara Municipal de Carapicuíba, PMDB e PT, que foram aliados na reeleição do prefeito Sergio Ribeiro (PT), têm nomes lançados para dis-putar a presidência da Mesa Diretora em janeiro. Os dois partidos elegeram três vere-adores, mas o peemedebista Elias Cassundé diz esperar retribuição por apoio em outras eleições. Já o PT quer manter Alexandre Pimentel.

Além de superlotados, Centros de Detenção Provisória de Osasco estão longe de oferecer as mínimas condições de aten-dimento em saúde aos detentos, denuncia Defensoria Pública, que entrou com ação civil na Justiça. Órgão diz que ausência de profissionais da saúde gerou até falta de diagnóstico em casos de óbitos. “Muitas vezes, o carcereiro acaba fazendo funções de médico”, diz defensor.

O Corinthians faz o jogo mais importante de sua história neste domingo, às 8h30, contra o Chelsea, na final do Mundial de Clubes da Fifa. Ingleses chegaram à decisão com vitória por 3 a 1 sobre o Monterrey nesta quinta, 13. Timão passou pelo Al-Ahly na quarta. O prefeito eleito de Osasco

Osasco atraiu cerca de 27 mil empresas entre 2005 e 2012, diz Prefeitura

PÁGINA 12

PÁGINA 7

PÁGINA 4 PÁGINA 4

PÁGINA 3

Precariedade dos CDPs de Osasco é alvo de ação

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.visaooeste.com.br

ano 10 - nº 470 - de 14 a 20 de dezembro de 2012

André Chaco/Fotoarena/Folhapress

Edua

rdo

Met

rovi

che

Ivan

Cru

z

Timão enfrenta o Chelsea pela glória

Confira na página 8 as vagas de empregos no

Santana de Parnaíba tem

fim de semana com Mostra

de Artes com apresentações

e oficinas

PÁGINA 11

Na liderança da Superliga Feminina de Vôlei, Sollys/Osasco enfrenta o Sesi nesta sexta-feira

PÁGINA 12

Lapas já tem 10 nomes da equipe definidos

PMDB e PT querem a presidência

Osasco e Barueri se mantêm em destaque

DivulgaçãoFabio Rubinato/AGF

O prefeito eleito de Osas-co, Jorge Lapas (PT), repe-tiu nesta semana o anúncio de secretários que vão com-por seu governo. Mais cin-co nomes foram divulgados, inclusive das pastas de Saú-de e Educação, que têm as maiores fatias do Orçamento Municipal. Na segunda leva de secretários, Lapas também passou a contemplar os parti-dos que estiveram aliados na eleição de outubro.

Dezembro

Sábado - Sol/Chuva29oC máx - 20oC mín

Domingo - Sol/Chuva27oC máx - 21oC mín

Nova Crescente CheiaMinguante

13 20 286

Page 2: Edição 470

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Públi-ca, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a partir dos números informados ao Minis-tério de Justiça pelos estados, em 2011 o Brasil tinha uma população carcerária de 471.254 mil presos. Para abrigar esse contingente, a estrutura penitenci-ária tinha capacidade para 295.413 presos. Na conta simples, faltavam 175.841 vagas.

Ano após ano, o déficit continua sem solução. E em geral vem acompanhado de maus-tratos e vio-lência entre presos, não raro resultando na completa falta de controle da situação pelo Estado.

O problema se agrava diante da crescente onda de violência, com potencial para levar ao colapso todo o sistema. Neste contexto deve ser avaliada positiva-mente a recente sanção da presidente Dilma Rous- seff à Lei nº 12.736. Ela dispõe que o tempo cumpri-do pelo réu em prisão provisória deve ser computado na fixação do regime inicial da pena pelo próprio juiz encarregado da sentença. Antes era comum, após a sentença ser proferida, o réu aguardar detido, por meses, a decisão de outro juiz, muitas vezes em sis-tema mais severo que o previsto para seu grau de periculosidade.

Mas há ainda mais fatores pressionando o siste-ma carcerário. A detenção indiscriminada antes do julgamento, por exemplo: algumas estatísticas dão conta de que um terço dos presos está nesta situação. Parte deles será inocentada. Outro é o fato de que os mandados de prisão executados são apenas uma parcela dos expedidos. É difícil estimar a quantidade de criminosos foragidos, mas, somados todos esses fatores, é fato que o sistema prisional está absoluta-mente defasado.

Diante disso, é preciso conclamar toda a sociedade a discutir e enfrentar essa situação, bem como cobrar medidas de todos os poderes, em todas as esferas.

opinião2

Sistema prisional a caminho do colapso

“Vou lutar até o final. Primeiro, para provar inocência. Segundo, para não ser preso. A prisão é feita para quem merece. Eu não mereço”.

João Paulo Cunha – Deputado federal pelo PT-SP

“Quando um político é denunciado, a cara dele sai de manhã, de tarde e de noite no jornal. Vocês já viram a cara de algum banqueiro no jornal? Sabe por que não sai? Porque é ele que paga as propagandas nos jornais”.

Luiz Inácio Lula da Silva – Ex-Presidente do Brasil

“Eu já fiz todos os pleitos. O maior é vetar. Eu não tenho mais o que fazer. Não tem nenhum gesto mais forte do que o veto. Eu não vou impedir que ninguém vote de acordo com sua consciência”.

Dilma Rousseff – Presidente da República, sobre os vetos que fez à divisão dos royalties do petróleo

“Sabemos da qualidade da equipe deles, mas longe de assustar. Óbvio que procuramos respeitar, uma final de Mundial é diferente, mas acredito que na final tudo possa ser diferente”.

Fábio Santos – Lateral esquerdo do Corinthians, sobre o Chelsea

EDITORIAL ARTIGOS

14 a 20 de dezembro de 2012

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

FRASES

É preciso conclamar toda a sociedade a discutir e enfrentar essa situação

Diretor ExecutivoValter Santos

Diretor de redaçãoRenato Rovai - Mtb 23.140

EditorJeferson Martinho

([email protected])Projeto Gráfico

Carmem Machado/Publisher BrasilDiagramação

Rodrigo Domingues([email protected])

Chefe de ReportagemFernando Augusto

([email protected]) Repórter

Leandro Conceição([email protected])

EstagiárioWilliam Galvão

Depto. JurídicoEdu Éder de Carvalho

[email protected] Publicitário

[email protected]ãoFolha GráficaTiragem

35.000 exemplares

Visão Oeste é uma publicação semanal da Editora Visão Oeste.

Av. Yara, 223 - Vila Yara - Osasco - SP Cep 06028-100

Redação/publicidadeTel.: 3683-3592 - Fax.: 3681-3150

Filiado a ABRARJ / ADJORI-SPRegistro n° 3247 - 1° Oficial de Registro Civil das

Pessoas Jurídicas de Osasco

Osasco - Carapicuíba - Santana de Parnaíba - Cotia - Itapevi - Taboão da Serra - Barueri

Pirapora do Bom Jesus - Vargem GrandeEmbu das Artes - Itapecerica da Serra - Jandira

*Marcos Martins

A segurança pública de São Paulo passa por um momen-to crítico. Nos últimos dias de 2012, é cada vez mais pre-ocupante a escalada de violência no maior estado do país. Uma série de mortes e ataques a policiais cresceram assus-tadoramente. Até novembro foram mais de 400 mortes, das quais mais de 90 policias foram assassinados, e mais de 600 tentativas de homicídio. O governador mudou o secretário de segurança, mas a violência não dá trégua. São Paulo vive um momento delicado e a população está amedrontada.

Para reverter esse cenário não há formula mágica. Pri-meiro é fundamental investir bem os recursos do estado em segurança pública. Diferente do que está ocorrendo. O governo tem economizado nesse setor tão problemá-tico, como revelou o levantamento realizado pela nossa assessoria da liderança da bancada do PT na Assembleia

*Cícero Martinha

A presidenta Dilma Rousseff chegou para ajustar a eco-nomia brasileira aos anseios populares. Ao mesmo tempo em que moderniza o País, mantém nas estratégias de seu governo a ampliação da parte que sempre foi devida aos setores populares.

Antes da era Lula, ao longo de todos os governos que controlaram o Brasil, modernizar significava melhorar ainda mais os ganhos das elites locais e internacionais. Foi assim que viramos quintal e cassino financeiro das grandes economias dos ditos países desenvolvidos.

Os banqueiros e multinacionais estrangeiros transferiam para cá seus bilhões de dólares, em conluio com nossas eli-tes, estimuladas pelos governos, para emprestar dinheiro para sustentar a dívida pública do governo, a juros altíssimos e em seguida transferir os polpudos lucros para seus cofres e manter nosso povo trabalhador na miséria.

De acordo com o secretário de política econômica do

e publicado pelo Jornal Folha de S. Paulo (matéria publi-cada no caderno Cotidiano do dia 29/11). Os dados colhi-dos no Siafem (sistema de acompanhamento da execução orçamentária) “mostram que a Secretaria da Segurança Pública empenhou (comprometeu) até a semana passada (penúltima semana de novembro) R$ 195,2 milhões dos R$ 437,9 milhões do Orçamento”. Ou seja, o governo dei-xou de gastar quase 55% da receita com segurança pública.

É valido ressaltar que somente recursos financeiros não são capazes de diminuir a criminalidade, mas uma boa ges-tão aliada às ações públicas eficientes podem trazer bons resultados. Como, por exemplo, ações e políticas públicas feitas em conjunto com o governo federal. Até outubro de 2012, o governador se negava a fazer tal parceria. (Leia a íntegra deste artigo no site do Visão Oeste)

*Marcos Martins é deputado estadual pelo PT e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo

Ministério da Fazenda, Márcio Holland, “o Brasil vive exa-tamente o oposto das economias mundiais. Nosso cenário é de queda da dívida pública em relação ao PIB. Nossa polí-tica fiscal tem nos levado à redução continuada da dívida”.

Com Lula e, principalmente, com Dilma essa transferên-cia de nossas riquezas para os cofres das elites nacionais e internacionais acabou. A ponto de os banqueiros nacionais e internacionais estarem chorando em coro e agindo nos bastidores contra as políticas públicas adotadas pela presi-denta Dilma.

Somos trabalhadores, somos cidadãos e consumidores da base da pirâmide, mas não somos bobos e não nos deixamos mais enganar pelas ladainhas das elites que a cada dia que passa têm percebido que o Brasil muda e se moderniza. Sem deixar de fora, como era hábito, as classes populares. (Leia a íntegra deste artigo no site do Visão Oeste)

*Cícero Martinha é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

O momento crítico da segurança pública de SP

Banqueiros e ricaços contra o Brasil de Dilma

Page 3: Edição 470

política 314 a 20 de dezembro de 2012

Fernando Augusto

Já são dez os nomes anun-ciados para formar a equipe de governo que toma posse em janeiro em Osasco. Nesta quin-ta-feira, 13, o prefeito eleito Jorge Lapas (PT) revelou mais quatro secretários e o presiden-te do Instituto de Previdência do Município (IPMO).

Nesta semana Lapas passou a dar espaço para os partidos que estiveram aliados durante a campanha. “Tem que ten-tar ao máximo contemplar os partidos que fizeram parte da vitória, mas também vai de ter quadros. Tem de haver [nos partidos] essa preocupação de preparar quadros que possam responder à necessidade da administração”, disse.

A Secretar ia do Meio Ambiente continua com o PV, e Carlos Marx será mantido à frente da pasta. Também se manterá no cargo o presidente do IPMO, Francisco Cordeiro da Luz, que é indicação do PSB.

Também foram contempla-dos nesta leva de indicações o PMDB e o PHS, com as Secre-tarias de Saúde e Esportes, res-pectivamente.

O novo secretário de Saú-

SECRETARIADO

No parque Chico Mendes, Lapas, Prascidelli e os secretários

Lapas começa a encaixar partidos aliados no governo

Prascidelli não responde a convite para secretaria

EducaçãoA futura secretária de

Educação também falou sobre suas pr ior idades quando assumir o cargo, em janeiro. Régia Maria Gouveia pretende fazer uma revisão imediata no plano de carrei-ra dos professores e tam-bém investir em cursos de capacitação. “Está faltando um olhar mais humano para esses profissionais”, disse.

JustiçaO julgamento da Ação

Penal 470, o mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso nesta semana devido a problemas de saúde do ministro Celso de Mello. O STF julgava se os deputados condenados no processo devem ou não ter o mandato cassado auto-maticamente e o placar ficou empatado em 4 a 4.

PrisãoNesta semana, o deputado

João Paulo Cunha (PT-SP), que foi condenado a 9 anos e 4 meses mais multa de R$ 370 mil, deu entrevista ao jor-nal Folha de S. Paulo. Em sua casa em Osasco, João Paulo disse que não está preparado para a prisão. “Não trabalho com essa hipótese. Vou lutar até o final. Primeiro, para pro-var inocência. Segundo, para não ser preso”.

RecursoOs ministros do Supremo

Tribunal Federal (STF) nega-ram na quinta, 13, recurso apresentado por João Paulo. O advogado do parlamentar, Alberto Toron, pediu que a Corte escolhesse um novo ministro-revisor para a fase de fixação das penas, propos-ta rejeitada por unanimidade.

Novos aresAnunciado como secretário

de Saúde pelo prefeito eleito de Osasco, Jorge Lapas (PT), José Amando Mota assumiu uma meta ambiciosa: fisca-lizar para que os médicos cumpram toda a carga horária prevista. Na rede pública de saúde são comuns esquemas

onde os médicos trabalham menos horas para acumular empregos em várias cidades. Amando Mota falou em “dar incertas” nas unidades de saúde para fiscalizar e “exigir que os médicos que ganhem prêmio-incentivo realmente fiquem na rede”.

Municipalismo

O deputado estadual Celso Giglio (PSDB) foi eleito presidente da Associação Paulista de Municípios no último dia 29. A gestão começa em janeiro e dura dois anos. É a terceira vez que o político osasquense ocupa o cargo da entidade. “Sempre fui um defensor do município, pois tudo acontece no município, da constituição da família à ativida-de econômica, passando pela educação e cultura”, disse o deputado.

Eduardo Metroviche

GILLADOS – Instalações novas. Local: Av. Santo Antonio, 1.218, Bela Vista, Osasco. Próximo à Catedral de Santo Antonio, a Restaurante,

Padaria, Pizzaria e Prédios de moradia.Tratar no local ou Tel. 4556-0031.

VENDO – LOJA DE CONGELADOS E CAFÉ

SECRETARIAS JÁ DEFINIDASGestão Pública – Dulce Helena CazzuniAdministração – Marisa Elizabeth da SilvaComunicação Social – Roberto TrappFinanças – Marcelo ScalãoTrânsito e Mobilidade Urbana – João Gois NetoMeio Ambiente – Carlos MarxSaúde – José Amando MotaEducação – Régia Maria Gouveia SarmentoEsportes, Recreação e Lazer – Tinha Di FerreiraIPMO – Francisco Cordeiro da Luz

Prefeito eleito já anunciou 9 secretáriose presidente do IPMO

de, a área com maior verba no orçamento municipal, será José Amando Mota. Embora filiado ao PMDB, a indicação tam-bém é técnica. Amando Mota é médico e especialista em saúde pública. Atualmente ocupa a Secretaria de Segurança e Con-trole Urbano e foi responsável pela missão de fiscalizar em Osasco a Lei Cidade Limpa.

O PHS vai ocupar a pasta de Esportes com Tinha Di Ferrei-ra, que atualmente é secretário--adjunto. É a primeira vez que o partido, que elegeu os vereado-res Rogério Lins e Maluco Bele-za, vai ocupar uma secretaria.

Também foi anunciada a futu-ra secretária de Educação. Para esta área, Jorge Lapas optou por uma indicação eminentemente técnica, a professora e advoga-

da Régia Maria Gouveia Sar-mento, que atua no magistério municipal desde 1982.

PRIORIDADES

Lapas falou sobre algumas das prioridades para as áre-as anunciadas quinta-feira. Segundo ele, a principal meta do novo secretário de Saúde será diminuir as filas, princi-palmente para especialidades, e implantar um centro de onco-logia (tratamento de câncer), como consta em seu programa de governo.

Para a Educação, o prefeito eleito citou a demanda repri-mida de 8 mil vagas em creches e também o objetivo de ampliar o tempo de permanência das crianças na escola, para chegar ao tempo integral.

Na semana passada, Jorge Lapas disse que havia convida-do o vice-prefeito eleito, Valmir Prascidelli (PT), para uma secre-taria. Na ocasião, Prascidelli não compareceu ao anúncio dos pri-meiros secretários.

Nesta quinta-feira, 13, Pras-cidelli esteve no Parque Chico Mendes, QG da transição, e ao ser questionado sobre o convi-te não deixou claro se pretende aceitar ou não. “O que eu disse para ele (Lapas) desde o início é que eu quero colaborar com o governo e não ser nenhum empecilho nesse sentido”.

Prascidelli também foi evasivo quando perguntado se ainda há possibilidade de ser secretário. “Possibilidade é de compor o governo da melhor forma”.

Page 4: Edição 470

política4 14 a 20 de dezembro de 2012

PIB de Osasco cresceu 15% de 2009 para 2010

ECONOMIA

Osasco e Barueri entre as 20 maiores do país

Ivan

Cru

z

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta semana o Produto Inter-no Bruto (PIB) dos muni-cípios relativo a 2010. O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas na cidade.

Na região, as duas cidades que se destacam são Osasco, que tem o 12º maior PIB do país, e Barueri, que ficou em 16º.

O PIB de Osasco foi de R$36.389.080 em 2010 e é o quarto maior do estado de São Pau-lo. Dos municípios com PIB maior do que Osas-co, apenas dois não são capitais de estados: Gua-rulhos (8º) e Campinas (11º).

“Esse é um resultado extraordinário, princi-palmente se levarmos em conta que, até 2005, Osasco ocupava a 25ª posição no ranking nacio-nal. Atualmente, estamos à frente de outras impor-tantes cidades, incluin-do Capitais de Estado,

como Recife, Vitória e Goiânia”, disse o prefeito Emidio de Souza (PT), por meio de sua assesso-ria.

A Prefeitura divulgou dados referentes à aber-tura de empresas. Foram cerca de 27 mil novas empresas entre 2005 e 2012, segundo a Secreta-ria de Indústria, Comér-cio e Abastecimento (Sica).

Em relação à pesquisa divulgada ano passado, referente a 2009, Osas-co continua na mesma posição, mas os núme-ros mostram que, de 2009 para 2010, o PIB do município cresceu em “ritmo chinês”: 15%.

BARUERI

O município de Barueri perdeu duas posições no ranking do PIB divulga-do pelo IBGE. Em 2010 foi o 16º maior do país, enquanto em 2009 osten-tou a 14ª colocação.

O PIB de 2010 foi de R$27.752.428.

“Começamos a conver-sar”, diz.

O PMDB também terá três parlamentares na Câmara a partir do ano que vem. O vereador Elias Cassundé disse ao Visão Oeste que o partido lan-

çou Francisco Fernandes Teixeira, o Tantinho, à presidência.

Apesar de ter apoiado a reeleição do petista Sergio Ribeiro, Cassundé, que também preside o diretó-rio do PMDB na cidade,

O vereador Elias Cassundé (esquerda), do PMDB, e o petista Alexandre Pimentel

CÂMARA MUNICIPAL

PMDB quer retribuição dos petistas em Carapicuíba

Fernando Augusto

Em Carapicuíba, três partidos da base aliada do prefeito Sergio Ribeiro (PT) querem a presidên-cia da Câmara Municipal. Ainda não há um consenso entre o PT, PMDB e PDT.

O atual presidente do Legislativo, Alexandre Pimentel (PT), disse que já está com a candidatura inscrita. O partido elegeu três vereadores para a pró-xima legislatura: além de Pimentel, Abraão Junior e Marciano.

No entanto, o petis-ta diz que a situação não está totalmente definida.

Foto

s/D

ivul

gaçã

o

diz que é questão de coe-rência o partido presidir a Casa nos próximos dois anos. “Nós estamos soli-citando o apoio do PT, pois apoiamos os candida-tos deles nas últimas duas vezes”, explicou.

Para Cassundé, existe “boa possibilidade” de o próximo presidente da Câmara ser do PMDB. “Estamos conversando com outros partidos tam-bém”, disse.

Entre as legendas cujo apoio está em disputa está o PDT, que elegeu os vere-adores Professora Sônia e Zé Amiguinho, e também reivindica a presidência.

As disputas pelos car-gos na Mesa Diretora têm deixado as últimas sessões tensas na Câma-ra, com críticas devido a cortes no orçamento do Legislativo.

Partido lançou Tantinho à presidência

Page 5: Edição 470

cidades 514 a 20 de dezembro de 2012

Além da alfabetização, os programas reúnem ações culturais e de orientação profissional.

Os projetos educacionais do município para jovens e adultos atendem pessoas a partir dos 16 anos, segun-do a administração muni-cipal, e oferecem ensino da primeira à quarta série do ensino fundamental.

“Morava na roça, não

tinha como estudar. Havia feito só o primeiro ano e sempre tive o desejo de continuar. Quero me man-ter estudando, não parar mais”, afirma a dona de casa Helenice Silva, de 57 anos.

O mecânico Rosendo Filho, 48, voltou a estudar incentivado pela esposa. “Não queria, mas quando voltei a estudar gostei e fiquei, quero terminar pelo

menos o segundo grau. Estudando a gente cresce pessoalmente e profissio-nalmente”, diz.

Outra formanda, a dona de casa Josélia Gonçalves, 46, diz que não pensava em voltar a estudar, “mas o projeto abriu as portas para muita gente”. Agora, sonha em se formar numa faculdade.

“Reconhecemos o esfor-ço dessas pessoas em fre-quentar a escola, muitas vezes depois de um dia de trabalho, com casa e filhos para cuidar. Por isso a for-matura é tão gratificante”, disse a secretária de Educa-ção, Marinalva Oliveira.

Responsável pela implan-tação e madrinha dos pro-jetos, a ex-secretária de Educação, Mazé Favarão, diz que os formandos têm

dificuldades na busca por vagas do governo do esta-do, responsável por atender a partir da quinta série.

“O desafio dessas pesso-as agora é conseguir vaga do governo”, afirma Mazé. “No semestre passado, conversamos com a dire-toria estadual de ensino por mais vagas. Nos foi infor-mado que não havia espaço. Então, oferecemos espaço. Por razões que não ficaram

claras, voltaram atrás”.A Secretaria de Estado

da Educação diz que na região de Osasco 17 escolas estaduais oferecem Edu-cação de Jovens e Adultos a 3.057 alunos. Sobre o espaço, foram solicitadas à Prefeitura salas de aula no Portal D’Oeste e o proces-so está em andamento. As inscrições para a EJA serão abertas em 8 de janeiro, completa.

Josélia Gonçalves, Rosendo Filho e Helenice Silva estão entre os dois mil formandos deste ano

EJA

Alfabetização inspira sonhos de jovens e adultos

Conseguir vaga do estado é “desafio”

Leandro Conceição

Na quarta-feira, 12, foi realizada a formatura de cerca de 2 mil alunos que concluíram a quarta série do ensino fundamental por meio do curso de Edu-cação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova) em Osasco.

Implantados em 2006, os projetos que visam a redução do analfabetismo já atenderam aproximada-mente 16 mil estudantes no município e ajudaram o índice de analfabetos a baixar de 9% em 2005 para cerca de 4% dos osasquen-ses este ano, de acordo com a Prefeitura.

Edua

rdo

Met

rovi

che

“Morava na roça, não tinha como estudar”, diz formanda

Pretende gastar muito com presentes neste Natal?

Não, porque não tenho muito pra gastar. Só vou comprar presente para o meu filho mesmo.

Rosangela Soares, 33 anos, auxiliar de

monitoramento, Osasco

Comprei roupas para mim e para os meus dois irmãos. Não devo ter gas-tado nem R$ 500.

Roberto Sanches Mendes, 30 anos, técnico

de informática, Osasco

Não muito. Gasto com as festas de fim de ano só. Presentes mesmo, só quando participo de amigo secreto.

Letícia de Lima, 26 anos, coordenadora de

eventos, Carapicuíba

Não vou gastar nada com presente. Vou deixar pro começo do ano que vem, porque tudo fica mais barato. Não compen-sa comprar nada agora.

Manoel Aparecido Medeiros, 40 anos,

professor, Osasco

Com presentes, não. Eu e meu marido vamos usar nosso 13º salário para mobiliar o resto da nossa casa. Casamos faz um ano e ainda tem muita coisa faltando.

Mirella de Albuquerque, 27 anos,

secretária, Osasco

Comprei algumas lem-brancinhas para o pes-soal da minha família, as pessoas importantes pra mim. Mas não gastei muito, é só simbólico.

Augusto Souza Junior, 25 anos, vendedor,

Carapicuíba

Gastei comigo mesma. Não por egoísmo, é que o que eu ganho só dá pra mim mesmo. Se eu for presentear todo mundo que eu gostaria, ia faltar pra mim.

Monique Freitas, 23 anos, operadora de caixa,

Osasco

Page 6: Edição 470

cidades6 14 a 20 de dezembro de 2012

o trabalho de milhares de catadores.

Segundo Pimentel, além da tecnologia ina-dequada, outras questões comprometem o empre-endimento. “Primeiro porque não está definido

a qual cidade pertence a área escolhida para a construção da usina. E a usina não pode ser cons-truída porque essa área é uma zona de preservação ambiental”, afirmou.

P a r a o a d v o g a d o

ambiental Virgílio Alci-des de Farias, o caso deve ser levado ao judiciário e pode até chegar ao STF. “É preciso que o movi-mento dos catadores e seus parceiros deixem de conversa entre quatro

De acordo com vereador, não está definida a qual cidade pertence a área escolhida

MEIO AMBIENTE

49 ANOS

Usina de queima de lixo provocaatrito entre Carapicuíba e Barueri

Jandira faz aniversário sem festa

Ações tentarão impedir obra na divisa

Repr

oduç

ãoWilliam Galvão

A proposta de instalação de uma usina de incinera-ção de lixo na divisa entre Carapicuíba e Barueri está gerando uma crise entre as duas cidades. Na quinta--feira, 13, representantes da sociedade civil e movi-mentos socioambientais se reuniram com o presidente do Legislativo de Carapi-cuíba, Alexandre Pimentel (PT), para definir ações na tentativa de impedir a construção da usina.

Para eles, a queima do lixo cria novos riscos à saúde por liberar substân-cias perigosas e prejudica

“Usina não pode ser construída em área de preservação"

paredes e façam mobiliza-ção séria contra a incine-ração, só aí teremos base para falar pelo povo”, argumentou.

De acordo com o mes-tre em saúde ambiental Dan Moche Schnei-der, apesar de a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ser um

avanço para o Brasil, tem falhas. “O lobismo con-seguiu aprovar em um de seus artigos a construção de incineradoras”, disse.

A usina é fruto de uma parceria público-privada entre a prefeitura de Barueri e a empresa Foxx. O empreendimento vai custar R$ 160 milhões.

A diretora de projetos do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioam-bientais Luciana Lopes, elaborou a pauta da reu-nião. Segundo ela, serão adotadas três estratégias: uma técnica, com a elabo-ração de um documento contrário à construção

da usina embasado pelo apoio popular; outra polí-tica, através de audiências públicas com os prefeitos de Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba; e a medida jurídica, por meio de ação popular, ação civil pública e do Ministério Público.

Sem nenhum evento realizado pela Prefeitu-ra para celebrar a data, a cidade de Jandira com-pletou 49 anos de eman-cipação político-admi-nistrativa no sábado, 8. A data foi homenageada apenas com uma ses-são solene na Câmara

Municipal.Emancipada de Cotia,

a cidade de 111 mil habitantes tenta superar as constantes disputas políticas que já causa-ram inclusive assassina-tos, como o do ex-pre-feito Braz Paschoalin, em dezembro de 2010.

O prefe i to e le i to , Geraldo Teotônio, o Gê, que diz enfrentar dificuldades na transi-ção do mandato de Ana-bel Sabatine (PSDB), realizou evento para homenagear persona-lidades históricas da cidade.

Visão Oeste contrata:

Representante Comercial

Experiência de 2 anos no mercado editorial

Enviar currículo para:

[email protected]

TRABALHE CONOSCO

Page 7: Edição 470

cidades 714 a 20 de dezembro de 2012

psicólogo, um assisten-te social, um auxiliar de enfermagem e um atendente de consultó-rio dentário. Os CDPs estão longe de atender a essas determinações, conforme evidenciado em inspeções do Conse-lho Nacional de Justiça e da Defensoria.

O CDP I, com 2.450 presos, tem enferma-ria, gabinete odonto-lógico e médico, uma psiquiatra, um dentista e uma psicóloga. Com 2.048 detentos, o CDP II tinha um psiquiatra - licenciado - e um médi-co vinculado à Secreta-ria Municipal de Saúde,

Detentos convivem com superlotação e negligência

SISTEMA CARCERÁRIO

Defensoria cobra atendimento em CDPs

“Carcereiro acaba fazendo funçõesde médico”, diz defensor público

Esm

ar F

ilho/

CNJLeandro Conceição

A Defensoria Pública de São Paulo entrou esta semana com ação civil pública na qual pede que os Centros de Deten-ção Provisória (CDPs) I e II de Osasco, que estão superlotados, ofe-reçam atendimento em saúde e medicamentos aos detentos seguindo padrões míninos de reco-mendações. A ação tra-mita na Vara da Fazenda Pública de Osasco.

Portaria interminis-terial de 2003 estabe-lece que para cada 500 presos deve haver uma equipe mínima com um médico, um enfer-meiro, um dentista, um

Superlotação

Cada um dos dois Centros de Detenção Provisória de Osasco tem 768 vagas. O CDP I conta com 2.450 detentos, de acordo com a Defensoria Pública do estado, mais que o triplo da capacidade. O CDP II tem 2.048 presos, número 266.6% acima do limite.

que fazia atendimentos semanais. A equipe de saúde também tinha um enfermeiro, dois den-tistas, cinco auxiliares de enfermagem, dois assistentes sociais e um psicólogo.

A Defensoria argu-menta também que falta um local de isolamento para presos com doenças infectocontagiosas, entre outras irregularidades.

A ação argumenta que a ausência de pro-

fissionais levou à falta de diagnóstico de causa de óbito de cinco entre nove presos mortos por doenças entre julho de 2010 e maio de 2011, de acordo com a assessoria do órgão.

D e l i b e r a ç ã o d a Comissão Intergesto-res Bipartite (CIB) do estado, estabelece que os casos de baixa com-plexidade devem ser atendidos na própria unidade prisional, por profissionais vinculados à Secretaria municipal de Saúde.

Os casos de média e alta complexidade devem ser atendidos em hospitais penitenciá-rios ou gerais, mediante escolta, vinculados ao

Sem profissionais, mortes ficaram sem diagnóstico de causa

estado.O defensor público

Bruno Shimizu, respon-sável pela ação, afirma que “os detentos são computados pela Pre-feitura como parte da população para solicitar

verbas [ao Ministério da Saúde], mas [a adminis-tração municipal] não fornece atendimento”. De acordo com ele, “muitas vezes, o carce-reiro acaba fazendo fun-ções de médico”.

Page 8: Edição 470

trabalho8 14 a 20 de dezembro de 2012

Essas vagas foram divulgadas na última quarta-feira e estão disponíveis nos Portais do Trabalhador da Região Oeste Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro – Osasco/Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antonio - OsascoVagas sujeitas a alterações por fluxo de atendimento. A partir do dia 7 de fevereiro, além da carteira de trabalho, será necessário apresentar o CPF para atendimento no Portal de Trabalhador devido à atualização do sistema.

Ajudante de eletricista sal. R$R$ 4,20 por hora - Osasco

Ajudante de serralheiro sal. R$760 - Osasco

Atendente de balcão sal. R$804 - Osasco

Auxiliar de armazenamento sal. R$1007 - Carapicuiba

Auxiliar de enfermagem em home care sal. R$R$ 5,00 por hora - São Paulo

Auxiliar de manutenção predial sal. R$700 - Diversas Regiões

Auxiliar de pessoal sal. R$850 - Osasco

Costureira em geral sal. R$888 - Osasco

Costureira em geral sal. R$1200 - Osasco

Eletricista sal. R$1700 - Osasco

Oficial de manutenção predial sal. R$1000 - Santana de Parnaiba

Operador de telemarketing ativo sal. R$695 - Osasco

Operador de telemarketing ativo sal. R$650 - São Paulo

Padeiro sal. R$1200 - Osasco

Pizzaiolo sal. R$900 - Osasco

Porteiro sal. R$838,03 - São Paulo

Porteiro sal. R$840 - Cotia

Serralheiro sal. R$900 - Osasco

Técnico eletrônico sal. R$1500 - São Paulo

Vidraceirosal. R$1200 - São Paulo

Vigilante sal. R$1024 - São Paulo

Acabador de Marmore e Granitosal. R$1300 - Diversas Regiões

Açougueirosal. R$1200 - Osasco

Açougueirosal. R$1200 - Osasco

Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoriasal. R$750 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$738,75 - Osasco

Ajudante de cozinhasal. R$755 - Barueri

Ajudante de cozinha sal. R$804 - Osasco

Ajudante de cozinha sal. R$755 - Osasco

Ajudante de motorista sal. R$850 - São Paulo

Ajudante de Pintorsal. R$750 - Diversas Regiões

Assistente de Vendassal. R$930 - Osasco

Assistente de vendassal. R$1000 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$825,6 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$900 - São Paulo

Auxiliar de administraçãosal. R$1200 - Osasco

Auxiliar de administração sal. R$630 - Osasco

Auxiliar de administração sal. R$1100 - Santana de Parnaiba

Auxiliar de armazenamentosal. R$819,72 - São Paulo

Auxiliar de Armazenamentosal. R$738,3 - São Paulo

Auxiliar de Escritóriosal. R$800 - São Paulo

Auxiliar de escritório sal. R$850 - Osasco

Auxiliar de escrituração fiscal sal. R$850 - Osasco

Auxiliar de Estoquesal. R$853 - São Paulo

Auxiliar de jardinagem na conservação de vias permanentessal. R$702 - São Paulo

Auxiliar de jardinagem na conservação de vias permanentes sal. R$750 - Diversas Regiões

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$867,28 - São Paulo

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$700 - Osasco

Auxiliar de limpeza sal. R$719 - Diversas Regiões

Auxiliar de limpeza sal. R$650 - Osasco

Auxiliar de limpeza sal. R$690 - Osasco

Auxiliar de limpeza sal. R$690 - São Paulo

Auxiliar de limpeza sal. R$916 - São Paulo

Auxiliar de limpeza sal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Manutenção Predialsal. R$1000 - Osasco

Auxiliar de mecânico de autos sal. R$800 - Osasco

Balconista de Lanchonetesal. R$840 - Osasco

Camareira de hotel sal. R$881,9 - Osasco

Churrasqueirosal. R$1200 - Osasco

Confeiteirosal. R$1800 - São Paulo

Confeiteirosal. R$900 - Osasco

Cortador de roupassal. R$1100 - Osasco

Costureira de Máquina Overloquesal. R$933 - Osasco

Costureira de Máquinas Retasal. R$933 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$933 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$900 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$1000 - Osasco

Cozinheiro geral sal. a combinar - Diversas Regiões

Desenhista projetista mecânico sal. a combinar - São Paulo

Eletricistasal. R$R$ 7,50 por hora - Osasco

Eletricista Auxiliarsal. R$979 - Osasco

Eletricista de Manutenção Industrialsal. R$1300 - Osasco

Encanadorsal. a combinar - Osasco

Enfestador de Roupassal. R$1016 - São Paulo

Estoquistasal. R$784 - Osasco

Faturistasal. R$853 - São Paulo

Fiscal de lojasal. R$720,76 - Osasco

Fiscal de loja sal. R$850 - Osasco

Forneiro (pizzaria)sal. R$900 - Osasco

Funileiro de automóveis (reparação)sal. a combinar - Osasco

Garçomsal. R$850 - Osasco

Instalador de Alarmesal. R$695 - Osasco

Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança sal. R$800 - Diversas Regiões

Instrutor de informática sal. R$800 - Osasco

Instrutor de informática sal. R$1040 - Osasco

Jardineirosal. R$805 - Diversas Regiões

Jardineirosal. R$736 - São Paulo

Lavador de Carrossal. R$688 - São Paulo

Manobristasal. R$1124 - Osasco

Marceneirosal. a combinar - Osasco

Mecânico de auto em geral sal. a combinar - Osasco

Mecânico de automóvel sal. R$1050 - Osasco

Mecânico de Man. e Instalações de Aparelhos de Climatizaçãosal. R$1300 - Osasco

Monitor de Alunossal. R$622 - Diversas Regiões

Monitor de videosal. R$870 - Osasco

Motorista Carreteirosal. R$1363,19 - São Paulo

Motorista de automóveis sal. R$1184,85 - Osasco

Motorista de Caminhãosal. R$1241 - Osasco

Motorista de Caminhãosal. R$1100 - Diversas Regiões

Motorista de caminhãosal. R$1280 - São Paulo

Motorista de caminhãosal. R$1673 - Osasco

Motorista de caminhão sal. R$1512 - Osasco

Motorista de caminhão sal. R$1280 - São Paulo

Motorista de Ônibus Urbanosal. R$1034 - Diversas Regiões

Motorista entregadorsal. R$900 - Osasco

Oficial de Serviços Geraissal. R$860 - Osasco

Oficial de Serviços Geraissal. R$931,27 - Osasco

Oficial de Serviços Geraissal. R$670 - Osasco

Operador de Caixasal. R$900 - Osasco

Operador de Empilhadeirasal. R$1300 - Barueri

Operador de supermercados sal. R$922 - Osasco

Operador de Telemarketing Ativosal. R$1000 - Osasco

Operador de Telemarketing Ativosal. R$630 - Barueri

Operador de telemarketing ativo sal. R$700 - Diversas Regiões

Operador de telemarketing ativo e receptivo sal. R$800 - Osasco

Operador de Vendassal. R$900 - Osasco

Operador de Vendassal. R$933 - São Paulo

Passadeira de Peças Confeccionadassal. R$933 - Osasco

Pintor de Edificiossal. R$1100 - Diversas Regiões

Pintor de Paredessal. R$1300 - Osasco

Porteirosal. R$970 - Osasco

Professor de Espanholsal. a combinar - Osasco

Professor de Inglêssal. a combinar - Osasco

Recepcionista atendentesal. R$690,45 - Osasco

Recepcionista de Hotelsal. R$1030 - Osasco

Repositor - em supermercados sal. R$917 - Carapicuiba

Repositor de mercadorias sal. R$850 - Barueri

Representante Comercial Autonômosal. a combinar - Osasco

Serralheirosal. R$1025 - Osasco

Serralheirosal. R$1600 - São Paulo

índicesINFLAÇÃO

Setembro Outubro Ano 12 mesesIPCA 0,57% 0,59% 4,38% 5,45%

INPC 0,63% 0,71% 4,85% 5,98%

IGP-M 0,97% 0,02% 7,11% 7,52%

IPC-Fipe 0,55% 0,80% 3,59% 4,85%

ICV-Dieese 0,42% 0,81% 5,34% 6,42%

POUPANÇA* – ÍNDICE MENSALNovembro Dezembro No ano

0,500% 0,500% 6,5750%

CORREÇÃO DO FGTSSetembro - crédito em 10/10/2012 0,002466%

Outubro - crédito em 10/11/2012 0,002466%

INSS CONTRIBUIÇÃOAUTÔNOMO

Salário base (R$) Alíquota Contribuição (R$)622,00 11% 68,42622,01 a 3.916,20 20% 124,40 a 783.24ASSALARIADOS

Salário (R$) Alíquota (INSS)Até R$ 1.174,86 8,00%De 1.174,87 a 1.958,10 9,00%De 1.958,11 a 3.916,20 11,00%

DOMÉSTICOS

Alíquotas (%) Mínimo1 Máximo2

Empregado 8 a 11 R$ 49,76 R$ 430,78Empregador 12 R$ 74,64 R$ 469,94Total 20% a 23% R$ 124,40 R$ 900,72

1 Cálculo sobre um salário mínimo (R$ 622,00)2 Cálculos sobre o teto do salário máximo de contribuição (R$ 3.916,20)Obs.: Prazos para pagamentos: empresas, pagamento vence em 02/12. Para pessoas físicas, o prazo acaba no dia 15/12. Após o vencimento, o segurado fica sujeito a multas de 4% a 100% mais juros Selic, sendo 1% no mês de vencimento e 1% no mês do pagamento. Desde 01/04/2003, os segurados podem pagar de acordo com a remuneração declarada, independentemente do período de inscrição.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (2012)Base de cálculo (R$) Alíquota A deduzir (R$)Até 1.637,11 Isento ---

De 1.637,12 a 2.453,50 7,5% 122,78

De 2.453,51 a 3.271,38 15% 306,8

De 3.271,39 até 4.087,65 22,5% 552,15

Acima de 4.087,66 27,5% 756,53

Deduções do IR:a) por dependente, R$ 164,56 (mensal); b) por aposentadoria ou pensão paga por previdência pública ou privada para quem tem 65 anos ou mais, R$ 1.499,15; c) pensão alimentícia integral; d) contribuição previdenciária oficial.

Serralheiro de Aumíniosal. R$2000 - Barueri

Soldador à Oxigással. R$1305 - Diversas Regiões

Supervisor de Televendassal. R$1200 - Osasco

Técnico de telefonia sal. R$1200 - Diversas Regiões

Técnico em manutenção de equipamentos de informática sal. R$1000 - Osasco

Vendedor Internosal. R$1012 - Osasco

Vendedor interno sal. R$922 - Osasco

Vendedor Pracistasal. R$700 - Osasco

Vigilantesal. R$1084,03 - Osasco

VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Ajudante de Cozinhasal. R$740 - São Paulo

Atendente de Balcãosal. R$740 - São Paulo

Auxiliar de administraçãosal. R$900 - Santana de Parnaíba

Auxiliar de administraçãosal. R$1222,69 - São Paulo

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$1083,12 - São Paulo

Estoquistasal. R$715 - Osasco

Faxineirosal. R$723,04 - Osasco

Operador de Atendimento receptivosal. R$818 - Barueri

Porteirosal. R$824,03 - Osasco

Vendedor porta à portasal. R$922 - Diversas Regiões

Vigilanesal. R$1024 - Osasco

Page 9: Edição 470

trabalho 914 a 20 de dezembro de 2012

Edua

rdo

Met

rovi

che

iro sindicaliro sindical

EVENTOS FUNCIONALISMO

SIPETROL

Gê se compromete com plano de carreira

Distribuidores de gás recebem PLR dia 20

Prefeito de Osasco e Gelso de Limasão homenageados pelo Conselho

Cissor comemora 20 anos com palestras e homenagem

O presidente da entidade e o prefeito Emidio de Souza

O Conselho Intersindi-cal de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região (Cissor) comemorou na quarta-feira, 12, duas décadas de existência com um ciclo de palestras na Associação Comercial e Empresarial de Osasco, na Bela Vista. Autorida-des, sindicalistas e tra-balhadores de diversas categorias prestigiaram o evento.

Criado em 1992, devi-do ao descontentamento dos sindicalistas da região com a forma com que a saúde do trabalhador era tratada, o Cissor nasceu com o objetivo de defen-der a saúde e segurança do trabalhador no local de trabalho. Atualmente a entidade é formada por 35 sindicatos de Osasco e Região.

“Chegamos aos 20 anos de atuação em defe-sa daquilo que é mais importante para nós: a garantia de um local de trabalho saudável, para que a vida do trabalhador seja preservada”, enfati-zou o presidente da enti-dade, José Elias de Gois.

Reabilitação profissio-

nal foi um dos temas tra-tados no encontro. Ele foi abordado por um dos ide-alizadores do Conselho, Carlos Aparício Clemen-te, vice-presidente dos Metalúrgicos de Osasco e Região e coordenador do Espaço da Cidadania.

Clemente confrontou os dados da Previdência Social com os do Minis-tério do Trabalho. A

Divisão de Reabilitação do INSS declarou que reabilitou 159.188 tra-balhadores entre 2002 e 2011. No entanto, ape-nas 32.704 trabalhadores reabilitados estavam no mercado formal brasilei-ro em 2011, segundo o Ministério do Trabalho.

Durante o encontro, também foram aborda-dos os seguintes temas:

O Sindicato dos Servi-dores de Osasco e Região (Sintrasp) firmou na terça--feira, 11, um acordo com o prefeito eleito de Jandi-ra, Geraldo Teotônio, o Gê (PV), na qual o próxi-mo chefe do Executivo se comprometeu a implantar o plano de carreira dos fun-cionários da saúde no início do mandato.

Gê também se mostrou favorável à implantação da mesma medida para os fun-cionários de outras áreas.

No acordo firmado, foi estabelecido que em 31 de janeiro será apresentado um estudo sobre a implan-tação do plano de carreira para que seja votado pelos

vereadores em regime de urgência.

Ficou acertada ainda a destinação de R$ 1,9 milhão do orçamento do municí-pio em 2013 para garantir e cobrir as despesas com pessoal da saúde na implan-tação do plano de carreira.

“Mesmo com acordo fir-mado e com promessas de época de campanha eleito-ral temos que ficar atentos e vigilantes para não sermos passados para trás. Temos que garantir com nossa união que o plano de carrei-ra amplamente discutido e elaborado junto à categoria não seja mais um que fique dentro de uma gaveta”, afir-ma o Sintrasp.

Em reunião dia 11 de dezembro, o Sindicato dos Trabalhadores no Comér-cio de Minérios e Deriva-dos de Petróleo do Estado de São Paulo (Sipetrol-SP) e outros sindicatos do esta-do definiram os termos da negociação do setor de dis-tribuidores de Gás (GLP) com o Sindicato Nacional das Empresas Distribui-doras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).

Ficou definido reajuste salarial de 6%; correção

nos pisos de 7,39% e 10%; pagamento da Participa-ção nos Lucros (PLR) de 190%, sendo a primeira parcela no próximo dia 20; cesta básica de R$ 310 mensais a partir de janeiro; vale-refeição de R$ 21,00, entre outros benefícios.

A campanha salarial da categoria dos distribuidores de gás teve uma greve que começou no final de outu-bro e durou cerca de 15 dias. Mas, no total, a mobi-lização durou três meses.

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), e o ex-secretário de saúde, Gel-so de Lima, foram homena-geados no evento por terem contribuído com ações em

prol da saúde e segurança dos trabalhadores da cidade, inclusive com a implantação do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador de Osasco (Cerest).

Os dois receberam uma placa comemorativa em razão do apoio dado à luta individual e ao desenvolvi-mento das ações de saúde do trabalhador.

Palestras abordaram temas importantes

Educação ambiental: o trabalhador e a respon-sabilidade social; Longas jornadas de trabalho: efeitos sociais e na saúde do trabalhador; Vigilân-cia em Saúde do Traba-lhador: conceitos, orga-nização, experiências que deram certo; Benzeno: uma questão de saúde pública.

LANÇAMENTO DE LIVRO

Também foi lançado o livro Eternit e o Grande Julgamento do Amianto. A obra aborda a condenação a 16 anos de prisão dos ex--proprietários da Eternit, o barão belga Louis de Cartier de Marchienne e o magnata suíço Stephan Schmidheiny, pela Justiça de Turim, na Itália.

Este é o maior proces-so criminal por danos a trabalhadores e ao meio ambiente. O processo diz respeito à morte de 2.500 trabalhadores, vítimas do cancerígeno amianto.

Page 10: Edição 470

almanaque10 14 a 20 de dezembro de 2012

Romulo Fasanaro Filho

Sociedade em visão

Rubens e Sônia Furlan e os premiados no Dia do Bem de Barueri

Papai Noel chega neste sábado, 15, às 20h, no Centro Histórico de Parnaíba

Sociedade em visãoSociedade em visão

Savi

o Ba

rlett

a

Div

ulga

ção

PresépioNeste sábado, 15, às 20h, Santana

de Parnaíba inaugura seu tradicio-nal presépio e decoração natalina no Centro Histórico com a chegada do Papai Noel. Um total de 300 m2 e será composto por 36 bonecos mecanizados em tamanho natural, sendo 15 de figuras humanas e 21 de animais. A atração irá reunir várias personagens, que compõem a história de Jesus Cristo, com des-taque para a Sagrada Família, os Reis Magos e os pastores. Além do presépio, o Centro Histórico da cida-de contará com cinco quilômetros de cordões de luz e dois quilômetros de mangueiras de led, que ilumina-rão o monumento aos Bandeirantes e as principais vias.

Dia do Bem 1Foi comemorado no domingo, 9, no Parque Municipal Dom José, em Barueri, o Dia do Bem.

O evento foi um convite às pessoas que praticaram ações positivas ao longo do ano e que foram “flagradas” e receberam a Moeda do Bem, trocada por um cupom numerado para concorrer a vários prêmios. Durante sete horas aconteceram várias apresentações artísticas, e foram realiza-dos os sorteios com cerca de 40 itens entre eletrodomésticos, máquinas fotográficas, televisores, geladeiras e kits domésticos.

Dia do Bem 2Por volta das 20 horas, a coordenadora do Movimento Barueri, Sou do Bem, Sônia Furlan, o

prefeito de Barueri, Rubens Furlan, e os filhos Bruna, Rubens e Felipe chegaram à festa. “Estamos aqui valorizando todos os senhores que de alguma forma tornaram a cidade melhor, ajudaram a salvar vidas doando sangue, alimentos e colaboraram com as ações de solidariedade desenvol-vidas pelo Movimento Barueri, Sou do Bem”, disse Sônia Furlan, que coordena o Movimento.

PresentesA Campanha “Osasco – Natal para Todos 2012”

reuniu na quarta-feira, 12 de dezembro, cerca de 7 mil crianças da Rede Municipal de Ensino e de diversos bairros no ginásio de Esportes Professor José Liberatti para a entrega de brinquedos. A ação promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Osasco, por meio de sua presidente, Joana D’Arc, realizou a distribuição de carrinhos e bonecas. Foram entregues cerca de 7 mil brinquedos, num total de 35 mil, que serão entregues até o final do ano.

ÁRIES (21/03 a 20/04)O período em que tudo estava calmo já terminou e o carneiro

volta às discussões normais. Ainda não sabe ao certo para aonde está indo. Sua família está auxiliando naquilo que é per-mitido. Nos estudos, continua com muita atenção e aplicado.

TOURO (21/04 a 20/05)Não sabe se suas empreitadas vão dar origem a algo aproveitá-

vel. É preciso ir até ao final para saber ao certo. A qualidade do seu trabalho, como sempre, tem deixado a chefia satisfeita. Tempo para estudar tem lhe faltado. A família vai bem.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Em paz para criar, o geminiano se sente no céu de vez em

quando. As baladas temporariamente estão colocadas de lado. Sua empol-gação com o trabalho é suficiente para você. Novidades acabam vindo ao seu encontro. A fase está muito proveitosa.

CÂNCER (21/06 a 21/07)Não consegue parar de pensar no passado, tendo a noite como pano

de fundo. Nada tem faltado ao canceriano e você é muito grato por isso. Tem con-seguido sair com os amigos e familiares. Acredita que a boa fase vai durar ainda por algum tempo.

LEÃO (22/07 a 22/08)Aquilo que você mais queria já está praticamente conquis-

tado. Nesse momento não há muito mais pelo que lutar. Vai partir em busca de novas aventuras. Na saúde, você tem conseguido seguir uma boa dieta, deixando o físico sarado. Muito sucesso.

VIRGEM (23/08 a 22/09)Armadilhas são colocadas por você mesmo e nenhuma outra

pessoa interfere nos planos do virginia-no. Pense que não está sozinho nesse mundo, portanto não sofra mais. Ideal seria se pudesse fazer tudo sem o auxílio de ninguém. Fique contente.

LIBRA (23/09 a 22/10)Semana facilitadora para que cer-tos grupos sejam desfeitos. Você

não gosta dessa situação, mas o libriano precisa agir sozinho. Entretanto, você vai se sentir muito melhor e aliviado quando isso acabar. Amigos continuam em alta com você.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Para ter certeza sobre suas intuições, o escorpiano vai

querer se certificar primeiro. Não gosta de apostar naquilo que não existe. A época está muito boa para você e provavelmente não vai se arrepender de trabalhar com a sua equipe. Astral.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Bastou passar uma semana mais livre e a próxima vem lotada de

trabalho. O ideal seria uma constante, mas você está acostumado. A família está bem e os amigos também. Os empre-endimentos que se apresentam serão instigantes, como você aprecia.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Para acertar o alvo, o capri-

corniano precisa conhecer onde está pisando. No escuro, você não se arrisca mesmo. Na certeza, as coisas já estão difí-ceis. Palestras ou cursos poderão apare-cer e sua presença será muito importante. Vá em frente!

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)A solicitação do aquariano conti-nua aumentando. Você não sabe

mais o que pode fazer. Entende que com-parecer a todos os eventos não é possível. Seus familiares estão acompanhando e ficam na torcida pelo seu sucesso. As crianças estão em alta.

PEIXES (20/02 a 20/03) Ficar na dúvida, o pisciano não gosta. As coisas precisam ser

conhecidas e entendidas para você digeri--las e passá-las adiante. Pois um bom papo requer conhecimento. A semana promete ser árdua, novos empreendi-mentos à vista. Viagens curtas.

Horóscopo

E na novela...SALVE JORGESexta-feira, 14Deborah fica aflita com o tele-fonema de Berna pedindo que ela vá a Istambul. Lívia vai ao escritório de Stenio e Haroldo sai às pressas. Lucimar procu-ra Thompson. Leonor avisa à família que tem uma surpresa para todos. Lena conta para Stenio, na frente de Lívia, que havia uma câmera instalada na sala de Haroldo.

Sábado, 15Berna não gosta das roupas novas de Aisha. Sarila recri-mina Zyah pelo fim do noi-vado com Ayla. Stenio finge não ouvir a conversa de Maitê e Bianca. Junior conta para Delzuite que Lucimar falou

com Pescoço. Drika pede para Mustafa ser mais tole-rante com ela e Pepeu na pre-sença de Helô. Wanda visita Lucimar.

GUERRA DOS SEXOSSexta-feira, 14Roberta implora que Nenê não conte para Nieta que ela está envolvida com Nando. Vânia chega ao apartamento e Felipe. Charlô toma uma decisão sobre sua loja. Nieta discute com Roberta. Frô conta seu plano de fuga para Lucilene. Manoela provoca Juliana. Charlô demite Carolina

Sábado, 15Nando vê Juliana esperando

Carolina e a leva para sua casa. Nieta pede para Nenê ajudá-la a separar Roberta de Nando. Otávio sugere que Felipe se aproxime de Roberta. Roberta chega à casa de Nando no momento em que o rapaz deci-de se declarar para Juliana.

LADO A LADOSexta-feira, 14Jurema repreende Percival por falar mal de Isabel. Albertinho procura Laura.Sandra con-segue fazer o bebê parar de chorar e Praxedes a admira. Albertinho se desculpa com Isabel. Laura convence Isabel a manter o contrato com Catarina. Constância afasta Assunção dela. Elias destrata Isabel.

Sábado, 15Constância admira Elias. Isabel anuncia a Mario que se apre-sentará no teatro. Zenaide per-mite que Elias aprenda capoeira com Zé Maria. Celinha ajuda Alice a se encontrar com Jonas. Zé Maria ouve Isabel dizer que voltará a dançar

MALHAÇÃOSexta-feira, 14Lorenzo sugere levar Lia até Paraty para se encontrar com Dinho. Fatinha convence Bruno a jantar com ela. Lia se incomo-da com a cumplicidade entre Ju e Gil no Misturama. Gil vê Lia quase indo embora e a chama. Bruno e Fatinha derrubam uma vela perto da cortina e o quarto começa a pegar fogo.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

www.coquetel.com.br

Nas bancas e livrarias.

BANCO 64

CADMONOTONIA

NARAANTTFRESTA

MORAPAESSUNGAR

RIMARERINTERRORFIOOGA

MADPICARNOVAATTAANISINCISIVO

ASPASLAR

3/ant — mad. 4/atar. 6/fresta. 8/incisivo.

Falta devariedade

(?) Leão,cantora da

MPB

Jurocobrado noatraso do

pagamento

Vestuárioíntimo

masculino

(?)Johnson,ator bra-

sileiro

Enraive-cer; en-furecer

Mastigacomo o

rato

Partir empedaços

pequenos(o papel)

Lugaronde se

criam cães

Fêmea quefornece o

leite

A roupaque nuncafoi usada

AgnaldoTimóteo,cantor

brasileiro

Sílaba de"sorte"

NelsonPiquet, tri-campeão

de F1

Sabor dealgumas

balas

Carênciado menorabando-

nado

Classificaçãode obras como "OPatinho Feio" (Lit.)Abrigo de menores

O sinal " "

Tipo dedente queserve para

cortaralimentos

Fazerversos

Louco,em inglês

Um dospontos dacalda deaçúcar

Grandemedo;pavor

Passado

Juliana(?), atrizSílaba de"grego"

FendaBebida dos

piratas(Lit.)

Formiga,em inglêsInterjeiçãode susto

ÉpocasA frase ex-pressa pe-lo sinal "?"

Ligar; vincular

Agência espacial dosEUA (sigla)

Page 11: Edição 470

cultura 1114 a 20 de dezembro de 2012

PROGRAMAÇÃO

Grupo parnaibano Tablado de Ó Linda Brasil apresenta Juízo Final de um Planeta Enfermo

Evento também terá música a partir das 21h15

19h02 – Cine Sufruto “O Povo Brasileiro”19h13 – Questões Sociais19h29 – Panela de Barro19h47 – Notícias Brasileiras20h16 – Tablado conta o Juízo Final de um Planeta

Enfermo21h15 – Música

Serviço:V Mostra Sufrutuverdeus de Arte, Cultura, Educação e

Meio AmbienteSábado, 15/12, às 19hRua Bartolomeu Bueno, 78 – Centro Histórico de

Santana de Parnaíba4321 8721 / 9.9779 3232

SUFRUTUVERDEUS

Parnaíba tem mostra de artes neste sábado

O HOBBIT – UMA VIAGEM INESPERADAOsasco Plaza Shopping12 anos/DubladoSala 1 (3D): 14:30, 17:30, 20:30Sala 2: 14:20, 17:20, 20:20Kinoplex Osasco12 anos/DubladoSala 1: 13:40, 17:10, 20:40Sala 5 (3D): 13:20, 16:50Sex: 13:20, 16:50, 23:50Sab: 13:20, 16:50, 23:5020:20 (legendado)

Sala 6: 12:50, 16:10, 19:40Sex/Sab: 12:50, 16:10, 19:40, 23hSala 7: 13h, 16:30, 20hSex/Sab: 13h, 16:30, 20h, 23:20

A ORIGEM DOS GUARDIÕESKinoplex OsascoLivre/DubladoSala 4: 15h, 17:10, 19:20Sab/Dom: 13h, 15h, 17:10, 19:20Osasco Plaza ShoppingLivre/DubladoSala 4: 14:30, 16:30, 18:30, 20:30

AMANHECER PARTE 2 – O FINALKinoplex Osasco12 anos/DubladoSala 2: 13:30, 16h, 18:30, 21hOsasco Plaza Shopping12 anos/DubladoSala 3: 14h, 16:15, 18:35, 20:50

CircoNo próximo domingo,

16, o Sesc Osasco apresen-ta o espetáculo circense O Omelete, da Cia. du Circo. A montagem mistura ingre-dientes cômicos com mala-barismo, ao mesmo tempo em que o público é con-vidado ao picadeiro para participar das brincadeiras. A omelete vai tomando for-ma a partir de um jogo de perguntas. A apresentação começa às 15h30 e a entra-da é gratuita. O Sesc Osas-co fica na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, no Jardim das Flo-res.

Natal 1O Cine Teatro Coronel

Raymundo, no Centro Histó-rico de Santana de Parnaíba, recebe, neste final de semana, dias 15 e 16, as três últimas peças teatrais do ano de 2012. O público poderá conferir as montagens natalinas Papai Noel entrou pelo cano (sába-do, às 20h), Um passaporte para o Pólo Norte (domingo, às 16h) e O Espírito de Natal (domingo, às 20h).

Natal 2A Secretaria de Cultura e

Turismo de Barueri encerra neste sábado, 15, as apresen-tações natalinas que ocorrem

no bulevar desde o dia 10. As atrações começam às 15h, com a Orquestra Escola da Associação Cultural Promo-art. Às 16h, é a vez da banda da Cultura, seguida do Coral Municipal, da banda da Guar-da Municipal e, por fim, uma oficina de hip hop.

BíbliaVai até domingo, 16, expo-

sição em homenagem ao Dia da Bíblia (9 de dezembro), no Museu Municipal de Barueri. Entrada gratuita. O museu fica na avenida Henrique Gonçalves Baptista, nº 359, no Jardim Belval. Mais infor-mações 4198-5975.

Endereços:Cinemark Osasco - (Shopping União): Preços (2ª, 3ª e 5ª, inteira R$ 13 / 4ª R$ 11 / 6ª, Sab, Dom e Fer, R$ 17 / preços diferenciados para as salas XD). Cartões: Visa, Mastercard e Amex. Endereço: Av. dos Autonomistas, 1.400. Fone: 3184-5120Osasco Plaza - R. Antonio Agu, 300, tel. 3682-3621. Ingr.: R$ 8 a R$ 14 (sessão pipoca: R$ 6). www.rbmcin-emas.com.br. Ar-condicionado Acesso a defcientes. Som dolby estéreo.Continental - Av. Leão Machado, 100, 3º piso, tel. 3765-3774. Ingr.: R$ 8 a R$ 14 (sessão pipoca: R$ 6). www.rbmcinemas.com.br.Kinoplex Osasco - Av. dos Autonomistas, 1.828, Osasco, tel. 3131-2004. Ingr.: R$ 10 a R$ 22 (3D). www.kinoplex.com.br. Ar-condicionado. Acesso a defi-cientes. Som digital Shopping Taboão - Rod. Régis Bitten-court, km 271,5 - Taboão da Serra. Tel: 4787-7644. Ingressos: de R$ 5 a R$ 18(3D). www.cinearaujo.com.br

Agenda CulturalCinema

Neste sábado, 15, o Ins-tituto Sufrutuverdeus, em Santana de Parnaíba, rea-liza, a partir das 19h, a 5ª edição da Mostra Sufru-tuverdeus de Arte, Cul-tura, Educação e Meio Ambiente. Sob o tema “Arte em Movimento”, o evento reúne trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas oficinas minis-tradas no local.

Entre as atrações, o público poderá confe-rir uma performance de música alemã Die Gedanken Sind Frei (os pensamentos são livres, em tradução livre), a exibição do documen-tário O Povo Brasileiro, no Cine Sufruto, a peça Juízo Final de um Pla-neta Enfermo, do grupo Tablado de Ó Linda Bra-sil, além dos espetáculos Panela de Barro e Notícias

Foto

s/D

ivul

gaçã

o

Brasileiras, que fazem parte do movimento de dramaturgia rural, con-ceito que defende a cria-ção de uma identidade cultural do interior e da periferia.

De acordo com um dos fundadores do instituto,

Walter Carvalho, essa edição da mostra é uma das mais importantes. “O instituto completa dez anos. Após tanto tempo resistindo e produzindo arte com responsabili-dade, um novo grupo de artistas vem chegando e

se destacando”, disse.Para os interessados, o

Instituto Sufrutuverdeus realiza oficinas de teatro, dança contemporânea, musicoterapia e de ques-tões sociais, além de abri-gar um acervo com mais de dez mil títulos.

Mais de 40 anos de experiência em mais de 70 unidades em todo o Brasil

E mais:

• Material didático interativo em um tablet*, sem custo. Disponível para Direito, Engenharias, Gastronomia e Administração.

• Orientação de carreira e encaminhamento para o mercado.

• FIES**: estude agora e só pague depois de se formar.

vestibularinscrEVA-sE Jáwww.estacio.br0800 282 3231

*O tablet será entregue em comodato após a renovação da matrícula para o 2º período a ser cursado em 2013.2, exclusivamente para os novos alunos que ingressarem em 2013.1 para os cursos indicados no regulamento disponível no site www.estacio.br. A extensão aos demais cursos e localidades está sob estudo. **A amortização do financiamento só é paga após a conclusão do curso: durante o curso são pagos somente os juros do financiamento. Consulte a lista dos cursos e unidades elegíveis ao FIES, bem como os pré-requisitos e as demais condições para financiamento no site www.estacio.br/fies.

conheça as unidades:

• Cotia Rua Howard A. Acheson Jr., 393 (Km 24,5 da Rod. Raposo Tavares) – Granja Viana

• Ibiúna Rua Zico Soares, 108 – Centro

• Vila dos Remédios Av. dos Remédios, 810

Page 12: Edição 470

esportes12 14 a 20 de dezembro de 2012

SEM SURPRESAS

SUL-AMERICANA

VÔLEI

Corinthians faz jogo mais importante da sua história

Na despedida de Lucas, Tricolor celebra título marcado por W.O.

Sollys pega o Sesi nesta sexta em casa

Vipc

omm

Fabi

o Ru

bina

to/A

GF

Wagner Carm

o/Vipcomm

O capitão Rogério Ceni homenageou o pupilo do São Paulo lhe entregando a taça

O Chelsea passou com facilidade pelo Mon-terrey, do México, com vitória por 3 a 1 nesta quinta-feira, 13, e, como era esperado, fará a final do Mundial de Clubes da Fifa contra o Corinthians no domingo, às 8h30.

Para um dos principais jogos da centenária his-tória corintiana, o téc-nico Tite sinalizou com mudanças na equipe que bateu o Al-Ahly (Egito) por 1 a 0 na semifinal, quarta. Jorge Henrique e Romarinho podem ganhar uma chance entre os titulares, com possivelmente Douglas no banco.

“Há uma possibilidade de jogar com mais um de velocidade. Posso mudar

Os mais de 60 mil são--paulinos que lotaram o Morumbi celebraram com muita festa o primei-ro título do Tricolor na Copa Sul-Americana, na quarta-feira, 12.

O jogo marcou a despe-dida do craque Lucas, que vai jogar no Paris Saint Germain. “Esse título é

para vocês. Eu amo o São Paulo e um dia vou voltar a jogar por esse clube”, discursou o meia-atacante, emocionado na comemo-ração pelo título.

A conquista acabou manchada pelo histórico W.O do Tigre, que abusa-va da violência em campo e perdia por 2 a 0 no primei-

ro tempo. Com jogadores e comis-

são técnica alegando terem sido agredidos por segu-ranças do São Paulo, o time portenho não voltou para a etapa final do con-fronto. A diretoria do São Paulo diz que os argenti-nos partiram para cima dos seguranças.

Técnico Tite sinalizou que pode fazer mudanças na equipe para o duelo contra o Chelsea

Equipe de Osasco venceu o Praia Clube na última rodada

Time inglês “não assusta”, diz Fábio Santos

na linha de três. Um jogador de mais veloci-dade e na transição. Mas pode ser na armação. Podem ser dois. O Chel-sea tem seis jogadores altos, de imposição física diferente. Vamos pen-sar depois”, afirmou o comandante corintiano

nesta quinta, após ver a vitória dos ingleses sobre os mexicanos.

O lateral Fábio Santos jogou o favoritismo para o lado inglês, mas disse ver o jogo “aberto”. “[O Chelsea] Não assusta, não. Sabemos a capacida-de da equipe deles, mas

está longe de assustar”.Já os jogadores do rival

negaram que haja favori-tismo. “É final e o Corin-thians sempre dificulta muito em finais. Não tem favoritismo para nenhum lado”, disse o meia Oscar.

O Sollys/Osasco está na liderança isolada da Super-liga Feminina e enfrenta nesta sexta-feira, 14, às 21h, o Sesi, no ginásio José Liberatti, em Osasco. A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV.

O jogo marca um encontro de campeãs olímpicas. De um lado, Jaqueline, Sheilla, Thaí-sa e Fernanda Garay, do Sollys/Nestlé. Do outro, Dani Lins, Fabiana, Tan-dara, Sassá e Carol Albu-querque, do Sesi-SP.

Para a oposto do Sollys/

Nestlé, Sheilla, esse tem tudo para ser um jogo de grande valor para o seu time. “Essa partida vai ser muito importante para o nosso time já que uma vitória nos mantém na liderança do campeona-to”, destacou.

SAMARA

A ponteiro Samara, do Sollys, foi submetida a uma artroscopia no joelho esquerdo nesta terça-feira, 11. O retorno às quadras deve acontecer em aproxi-madamente um mês.