edição 432 - 07 de agosto de 2015

12
ANO 2015 - Nº 432 - Iturama - Av. Prefeito Juca Pádua, 111 - Sala 27 - Fone: (34) 3411-1500 - União de Minas - Av. Tres, Nº 934/A - Edição de 07 de Agosto de 2015 - R$ 5,00 A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE Pág 03 Pág 11 MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE SALES SOFRE COM OS CHAMADOS PRECATÓRIOS DA MALDADE GOVERNO DE CARNEIRINHO APOIA REALIZAÇÃO DE CURSO DO SENAR EM PARCERIA COM O SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS HIDROPÔNIA SANTA ROSA ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS EM ITURAMA JOÃO DO PANFLETO POSSÍVEL PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR GILMAR STIALI É O NOVO MEMBRO DA DIRETORIA DA CNTA AFINS PREFEITO ZÉ DA PATROLA TORNA REALIDADE UM SONHO DOS MORADORES DA AVENIDA 20 EM SÃO FRANCISCO DE SALES BURRINHO ENTREGA UBS SANTA ROSA E OBRAS ESCOLARES Pág 05 Pág 08 Pág 03 Pág 09 Pág 07

Upload: jornal-a-voz-do-triangulo

Post on 23-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

ANO 2015 - Nº 432 - Iturama - Av. Prefeito Juca Pádua, 111 - Sala 27 - Fone: (34) 3411-1500 - União de Minas - Av. Tres, Nº 934/A - Edição de 07 de Agosto de 2015 - R$ 5,00

A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE

Pág 03 Pág 11

MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE SALES SOFRE COM OS CHAMADOS

PRECATÓRIOS DA MALDADE

GOVERNO DE CARNEIRINHO APOIA REALIZAÇÃO DE CURSO DO SENAR EM PARCERIA COM O

SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS

HIDROPÔNIA SANTA ROSA ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS EM ITURAMA

JOÃO DO PANFLETO POSSÍVEL PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR

GILMAR STIALI É O NOVO MEMBRO DA DIRETORIA DA CNTA AFINS

PREFEITO ZÉ DA PATROLA TORNA REALIDADE UM SONHO DOS MORADORES DA AVENIDA 20 EM SÃO FRANCISCO DE SALES

BURRINHO ENTREGA UBS SANTA ROSA E OBRAS ESCOLARES

Pág 05

Pág 08

Pág 03

Pág 09

Pág 07

Page 2: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

E X P E D I E N T E

CNPJ: 71.340.285/0001-58 INsC. MuNI 000213

E-MaIl: [email protected]: FaCEbook.CoM/JorNalavozdotrIaNgulo

sItE: avozdotrIaNgulo.CoM.br

dIrEtor E ChEFE dE rEdaÇÃoValter PamPlona

JorNalIsta rEsPoNsavEleduardo Hermeto (mtB 8.352 mG)

dEPartaMENto dE PublICIdadE João lonGuinHo e Valter PamPlona

rEPortagEMJoão lonGuinHo e Valter PamPlona

rEdaÇÃoandreia, Valter PamPlona e João lonGuinHo

dIagraMaÇÃotriânGulo aGência de PuBlicidade

ASSESSORIA JURIDICA REPUBLICAR - BELO HORIzOntE

DR. ABIDAIR FREItAS FARIA PARA tODO O BRASIL

FILIAÇÃO: SInDIJORI - MG SInDICAtO DOS PROPIEtARIOS DE JORnAIS EREvIStAS DO EStADO DE MInAS GERAIS AGEnCIADO PARA REPUBLICAR

PLAnO DE CIRCULAÇÃO: 22 MUnICíPIOS, EnvOLvEnDO MInAS E nOROEStE PAULIStA

Edição07 de Agosto de 2015ARTIGO Pág. 02

Clodoaldo SoaresAdvogado

POLÍTICA DE SANEAMENTO BÁSICO

A preocupação com os resíduos sólidos vem sendo muita discutida nos últimos tempos, devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente. Assim, a complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas induz a um novo posicio-namento dos três níveis de governo, da socie-dade civil e da iniciativa privada.

Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos, nasceu uma forte articulação insti-tucional envolvendo os três entes federados – União, Estados e Municí-pios, o setor produtivo e a sociedade em geral - na busca de soluções para os problemas na gestão de resíduos sólidos que comprometem a quali-dade de vida dos brasi-leiros.

A partir daí, emba-sada no conceito de

r e s p o n s a b i l i d a d e compartilhada, a socie-dade como um todo – cidadãos, governos, setor privado e socie-dade civil organizada – passou a ser responsável pela gestão ambiental-mente adequada dos resíduos sólidos. O cidadão tem como sua incumbência não só a disposição correta dos resíduos que gera, mas também é importante que repense e reveja o seu papel como consu-midor. Cabe ao setor privado, por sua vez, o gerenciamento ambien-talmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva e pelas inovações nos produ-tos que tragam benefí-cios socioambientais, sempre que possível. Os governos federal, esta-duais e municipais são responsáveis pela elabo-ração e implementação dos planos de gestão de resíduos sólidos, assim como dos demais instrumentos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A busca por solu-ções na área de resíduos reflete a demanda da sociedade que pressiona por mudanças moti-vadas pelos elevados custos socioeconômicos e ambientais. Se mane-jados adequadamente, os resíduos sólidos adqui-

rem valor comercial e podem ser utilizados em forma de novas matérias--primas ou novos insu-mos. As implantações de Planos de Gestão origi-nam reflexos positivos no âmbito social, ambien-tal e econômico, pois não só tende a diminuir o consumo dos recursos naturais, como propor-ciona a abertura de novos mercados, gera trabalho, emprego e renda, conduz à inclusão social e dimi-nui os impactos ambien-tais provocados pela disposição inadequada dos resíduos.

Apesar do Brasil já ser um país com grande percentual de sua popu-lação vivendo em áreas urbanas, as infraes-truturas e os serviços não acompanham o ritmo de crescimento das cidades. Os impac-tos do manejo inade-quado de resíduos sóli-dos e da limpeza urbana deficiente são enormes sobre o cotidiano da população, quer seja em relação à saúde pública e à qualidade ambiental, quer seja em relação aos aspectos estéticos e de turismo.

Com a conscientiza-ção da importância do saneamento ambiental, hoje a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos são marcas da qualidade da administra-ção pública e do desen-

volvimento das popula-ções.

O crescimento demo-gráfico, a intensificação das atividades humanas e a melhoria do nível de vida são causas do aumento exponencial da quantidade de resíduos sólidos geradas, bem como pela alteração das suas características, constituindo um grande problema para as admi-nistrações públicas. Como fator agravante, o manejo inadequado dos resíduos sólidos, desde a geração até a destina-ção final em lixões a céu aberto ou até em cursos d’água, pode resultar em sérios riscos ambientais, sociais e econômicos e à saúde pública.

Para enfrentar estas questões existe atual-mente a concepção de políticas e adoção de práticas de gestão com vistas à prevenção e ao controle da poluição, à proteção e à recuperação da qualidade ambiental e à promoção da saúde pública.

Lei que instituiu a Política Nacional de Saneamento Básico esta-belece que os serviços públicos de saneamento básico devam ser presta-dos com base em vários princípios fundamen-tais, entre eles a univer-salização do acesso, a segurança, a qualidade, a regularidade e a arti-

culação com as políticas de promoção da saúde, de proteção ambiental e outras de relevante interesse social, volta-das para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o saneamento básico seja fator deter-minante.

O saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instala-ções operacionais envol-vendo:

- abastecimento de água potável, envol-vendo atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abasteci-mento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumen-tos de medição;

- esgotamento sani-tário, constituído pelas atividades, infraestrutu-ras e instalações opera-cionais de coleta, trans-porte, tratamento e disposição final adequa-dos dos esgotos sanitá-

rios, desde as ligações prediais até o seu lança-mento final no meio ambiente;

- limpeza urbana e manejo de resíduos sóli-dos, abrangendo as ativi-dades, infraestruturas e instalações operacio-nais de coleta, trans-porte, transbordo, trata-mento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;

- drenagem e manejo das águas pluviais urba-nas, incluindo as ativi-dades, infraestruturas e instalações operacio-nais de drenagem, trata-mento e disposição final das águas pluviais nas áreas urbanas.

O Estado de Minas Gerais destina uma parcela da receita do ICMS aos municípios que adotam iniciativas de conservação ambiental e na solução de problemas de saneamento, como demonstrado.

Page 3: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015

SÃO FRANCISCO DE SALES

Pág. 03

HIDROPÔNIA UMA NOVA FORMA DE CULTIVAR ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS

A hidropônia é uma técnica que está sendo utilizada comercialmente há poucos anos no Brasil. Os hidropônicos são alimentos produzidos em estufas (ambiente prote-gido), onde não há o uso do solo, e sim o uso de adubos químicos de fácil solubili-dade em água.

As verduras são cultiva-das dentro de tubos plás-ticos perfurados ou em recipientes com substrato e nutridas com a solução de água e adubos quími-cos. As raízes absorvem os nutrientes diretamente da solução que circula dentro dos tubos, neste sistema as plantas ficam protegidas de geadas, chuvas inten-sas, granizo e ventos fortes, com ganho na produtivi-dade e qualidade, fatores

que contribuem para o fornecimento constante aos pontos de venda.

Com esta técnica inova-dora, o engenheiro agrô-nomo, funcionário da Emater de Iturama Alice-rio Diniz Freitas e proprie-tário da hidropônia Santa Rosa trouxe para o muni-cípio uma opção acessível e saudável de alimentação, através da hidropônia.

O projeto teve inicio em Dezembro de 2014, após o agricultor visitar vários produtores que usam o sistema há vários anos no estado de São Paulo, e feita uma pesquisa de mercado constando que a região ainda estava carente desta técnica, e que a maioria dos produtos comercializa-dos vinham de São Paulo.

A instalação para o

cultivo foi possível graças ao apoio do prefeito Claudio Burrinho que cedeu a área próxima a cidade, onde foi feita uma seção de uso do local e dos vereadores que votaram por unanimidade o projeto que deu inicio a produção hidropônica.

Na localidade foram construídas quatro estu-fas de 7 x 33 cada, sendo

todas conjugadas com área construída de 924 metros quadadros um total por ciclo de 40 a 42 dias de 11.400 pés de alface.

Para o proprietário e idealizador do projeto Alicerio Diniz: “Como as plantas ficam nos perfis quanto é colhido o produto final o aproveitamento e de quase 100%. É um produto

de muita qualidade que a população de Iturama terá a disposição na maioria dos mercados do muni-cípio. Saudável e natural com controle natural de pragas, sem o uso do agro-

tóxico. Podem adquirir sem medo.” Enfatiza.

Coloque nas suas refei-ções os produtos da Hidro-pônia Santa Rosa.E tenha uma alimentação mais saudável!

Hidropônia Santa Rosa

End: Extensão da Rua Dr. Pedro de Paula (Área de expan-são urbana próximo as futuras instalações do presídio

Fone: (34) 9678-5588

MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE SALES SOFRE COM OS CHAMADOS PRECATÓRIOS DA MALDADE

De acordo com Gilmar (Secretário Municipal de Fazenda) é necessário fazer ajustes na folha de pagamento. O mês de Agosto está sendo marcado por várias medidas de contenção de gastos para resolver os problemas de caixa do executivo. E com isso

o município está arcando com dívidas de administrações passadas. Os chamados de “Precatórios das Maldades.”Respeitado por toda a

população de São Fran-cisco de Sales o secretário de fazenda Gilmar Apare-cido Leonel Souto diz que é necessário um ajuste fiscal imediato e severo para colocar a situação da prefeitura em dia.

Em entrevista com exclusividade a este veículo o secretário falou da situa-ção financeira e ecônomica que passa o município.

V.T: É verdade que a atual administração vem pagando precatórios de gestão anteriores?

Gilmar: “Sim. Estamos pagando precatórios de gestões anteriores. Só para ter uma idéia nossa receita bruta gira em torno de um milhão e quatrocentos, sendo que são debitados automáticamente: precató-rios, financiamentos junto ao BDMG, e parcelamen-tos de INSS que não foram pagos por administra-ções passadas, perfazendo aproximadamente de 340 a 360 mil reais que é descon-tado todo mês no nosso FPM (Fundo de Participa-ção dos Municípios), tendo assim, cortando na própria carne, pagando várias dívi-das que não foram adquiri-das pela atual administra-ção. Muito pelo contrário,

desde quando assumimos o comando do executivo, a nossa primeira preocupa-ção foi de não onerar mais o município. Tudo o que foi ou vem sendo feito é atra-vés de convênios com os governos estadual e fede-ral com contrapartida que podemos honrar, pois não podemos mais sacrificar o município, pois não temos condições de pagar mais nenhuma oneração, uma vez que, temos compro-misso com o desenvolvi-mento de São Francisco de Sales.”

V.T: Como anda a situ-ação financeira da prefei-tura?

Gilmar: “A situação financeira da Prefeitura de São Francisco de Sales assim como todas as outras prefeituras de Minas e do Brasil, infelizmente passam por um período muito crítico. A real situa-ção do país esta refletindo diretamente em todos os municípios, e principal-mente em São Francisco de Sales.”

V.T: Haverá redução no quadro de funcionários com essa medida?

Gilmar: “Diante desta crise financeira que esta-mos passando haverá sim.

Não há como um municí-pio passar por uma crise e não haver diminuição de funcionários. A gestão atual vem em longo prazo tentando manter o efetivo para não demitir ninguém.

O prefeito fez de tudo para que não houvesse demissões de pessoas que precisam de seus salários e companheiros da adminis-tração, isso significa que o prefeito está cortando na própria carne. Mas diante da crise que nosso país está vivendo, não teve outra forma a não ser a redução do quadro de funcioná-rios.”

V.T: Como Secretário da Fazenda conviver e viven-ciar cortes de funcioná-rios é muito difícil?

Gilmar: “Sim. Muito difícil, porque vivemos em uma cidade pequena e conhecemos e somos amigos de todos. Mas infe-lizmente a um bom tempo a prefeitura vem convi-vendo com uma folha de pagamento muito alta. Houve queda das recei-tas nos anos de 2013, 2014 e agora em 2015 de forma muito drástica, grande mesmo. Ou seja, uma empresa é débito e crédito, a prefeitura é receita e despesa, assim, de acordo

com que a receita foi caindo em média de cem mil à cento e cinqüenta mil por mês. Isto é fato, temos dados que comprova isso, e está a disposição para qualquer cidadão de São Francisco de Sales. Temos que atingir metas junto ao Tribunal de Contas, ou seja, não podemos usar o limite máximo de 48.6%, que é o limite permitido pelo Tribunal de Contas para pagamento de folha de pessoal. E com isso, foi necessário a dispensa

de funcionários, se não, não seria possível reali-zar a devida prestação de contas dessa administra-ção. E se as receitas conti-nuarem a cair como estão caindo mês a mês, serão necessárias a exoneração de mais funcionários, para cumprir as metas estabe-lecidas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, pois infelizmente não existe outra forma.”

Mensagem FinalGilmar: “Gostaria de

reiterar que a atual admi-nistração está passando por um período crítico no qual foi necessário tomar estas medidas, fato este que nós secretários e o próprio prefeito Zé da Patrola ficamos muito tris-tes. Mas estamos otimistas que esta crise seja supe-rada por todos nós. Diante disso, contamos com a compreensão de toda a população e quero dizer que estamos trabalhando em busca de melhorias para todos.” Finaliza.

Page 4: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015CLASSIFICADOS Pág. 04

CASAS

CASAS

APARTAMENTOS

APARTAMENTOS

CÔMODOS COMERCIAIS

RANCHOS

TERRENOS

01 imóvel Av. Belo Horizonte (prédio da Hospmédica), Centro - Área de Serviço, Cozinha, 1 Quarto, Sala de TV, 1 Suíte,1 WC Social - R$ 900,00

01 imóvel Rua Cidade do Prata, 636, Centro - Área de Serviço, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 1 WC Social - Valor à combinar

01 imóvel Rua Augustinho de Oliveira, Nossa Senhora Aparecida - R$ 250.000,00

01 imóvel Av. Dr Gabriel Pereira Lopes, 949, Nossa Senhora Apareci-da - R$ 260.000,00

01 imóvel Av. Campina Verde (Galeria Premier), 206, Centro R$ 80.000,00

01 imóvel José Otoni de Miranda, 1776, 1778, Vila Pádua - R$ 250.000,00

01 imóvel Av. Prefeito Juca Pádua, 111, Lielem - Escritório, Re-cepção, 1 WC Social - R$ 600,00

01 imóvel Rua José Otoni de Miranda, 1724 e 1726 - Jardim América - R$ 1.200,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 1127, Centro - Recepção, 1 WC Social - R$ 600,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 1441 - Centro - Valor à combinar01 imóvel Av. Belo Horizonte, 1701 - Centro - Área de serviço,

Copa, 5 escritórios, 1 Jardim, 2 Lavados, Recepção - R$ 2.200,00

01 imóvel Av. Damião Alves Leal, 1360, Amazonas - R$ 1.500,00

01 imóvel Rua Ituiutaba - Centro - R$ 1.300,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 887 - Centro - R$ 650,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 1319, Centro - R$ 1.200.000,00

01 imóvel Rua Josefina Rossini, 170, Alto Boa Vista - R$ 400.000,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 1657, Centro - R$ 280.000,00

01 imóvel Rua 2, 156, Iturama I - R$ 250.000,00

01 imóvel Av. Damião Alves Leal, 1262, Amazonas - R$ 100.000,00

01 imóvel Rio Paranaíba, 1622, Centro - R$ 140.000,00

01 imóvel Av. Santa Vitória, 762, Centro - R$ 600.000,00

01 imóvel Rua 25 de Março, 630, São Miguel - R$ 140.000,00

01 imóvel Rua Londrina, 348, Amazonas - R$ 140.000,00

01 imóvel Av. Belo Horizonte - Centro - R$ Valor à combinar

01 imóvel Av. Alexandrita, 858, Centro - R$ 430.000,00

01 imóvel Rua Quatro, 256, Iturama I - R$ 160.000,00

01 imóvel Rua Alberto M. de Menezes, 770 - R. dos Lagos - R$ 600.000,00

01 imóvel Rua Centralina, 1233, Vila Pádua - R$ 800.000,00

01 imóvel Rua Três, 164 - Iturama I - R$ 140.000,00

01 imóvel Av. João Vinte e Três, 696, Bom Sucesso - R$ 80.000,00

01 imóvel Rua Jão José de Queiroz, 2012 - N. Sra. Aparecida - R$ 400.000,00

01 imóvel Rua Expedito Gonçales, 776 - Recanto do Lagos - R$ 190.000,00

01 imóvel Rua Três, 129, Iturama I - R$ 160.000,00

01 imóvel Rua 27 de Dezembro, 1107, Centro - R$ 800.000,00

01 imóvel Rua Cidade do Prata, 767, Centro - R$ 350.000,00

01 imóvel Rua Cidade do Prata, 767, Centro - R$ 480.000,00

01 imóvel Rua Pirajuba, 845, Centro - R$ 470.000,00

01 imóvel Av. Rio Grande, 1345, Centro - R$ 600.000,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 1130, Centro - R$ 1.000.000,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 1880, Centro - R$ 600.000,00

01 rancho Recanto Vale das Acácias - Valor à combinar

01 rancho Recanto Vale das Acácias - R$ 380.000,00

01 terreno Av. Alexandrita com a Av. Suburbana Esquina com o Córrego, Centro - R$ 120.000,00

01 terreno Av. Juca Pádua ao lado da Polícia Florestal - R$ 250.000,00

01 terreno com Apartamento Av. Alexandrita, 295, Centro - R$ 550.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II, São Miguel - R$ 100.000,00

01 terreno Rua 14 Quadra 19 Lote 01 - Vera Lucia Elias - R$ 55.000,00

01 terreno Rua Josefina Roseni - Alto Boa Vista - R$ 70.000,00

01 terreno Av. Jerônimo Resende e Silva c/ Rua Joel Martins - Nossa Senhora Aparecida - R$ 45.000,00

01 terreno de esquina c/ Rua Josefina Roseni c/ Alexandrita - Alto Boa Vista - R$ 80.000,00

01 terreno Rua Canápolis, 349, Centro - R$ 155.000,00

01 terreno no Jardim Boulanger - R$ 60.000,00

01 terreno Av. Alencastro, Centro - R$ 60.000,00

01 terreno Rua Centralina com a esquina da JK - R$ 75.000,00

01 terreno Rua Alexandrita - Alto Boa Vista - R$ 70.000,00

01 terreno Rua Franklin Piaui - Alto Boa Vista - R$ 35.000,00

01 terreno Av. José de Freitas - JD. Califórnia - R$ 100.000,00

01 terreno Rua Rio Bonito cruzamento com a Av. Belo Horizonte - Centro - Valor à combinar

01 terreno Rua 16, Quadra 19, Lote 16, Vera Lucia Elias - R$ 55.000,00

01 terreno Rua Campina Verde , 1764 - Centro - R$ 250.000,00

01 terreno Rua 16, Quadra 19, Lote 15, Vera Lucia Elias - R$ 55.000,00

01 terreno Rua Ribeirão São Domingos - Centro - R$ 230.000,00

01 terreno Rua 14, Quadra 19, Lote 02, Vera Lucia Elias - R$ 55.000,00

01 terreno Rua Assuntino Lucio Leal - N. Sra. Aparecida - R$ 60.000,00

01 terreno Av. da Paz (próximo ao ginásio de esportes), Centro - R$ 85.000,00

01 terreno 1 Terreno Rua Oito Quadra 6 Lote 31, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II Quadra 6 Lote 7, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II Quadra 6 Lote 11, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II Quadra 6 Lote 12, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Av. Dom Pedro II Quadra 7 Lote 5, Vera Lucia Elias - R$ 65.000,00

01 terreno Rua Goiás com a Seis Irmãos - Centro - R$ 115.000,00

01 terreno Av. Euliria Macedo, 1.142, Morumbi - R$ 55.000,00

01 terreno Rua Papa Paulo VI, Vila Pádua - R$ 150.000,00

01 terreno Rua Centralina, Vila Pádua - R$ 130.000,00

01 terreno Av. José de Freitas, Jardim California - R$ 75.000,00

01 imóvel Rua Damião Alves Leal, 1360, Amazonas - R$ 330.000,00

01 imóvel Rua Ituiutaba, 1575 – Nossa Senhora de Fátima - R$ 663.000,00

01 imóvel R, Imperatriz do Maranhão, 177, Amazonas - R$ 150.000,00

01 imóvel Rua Dr. Diógenes de Souza, 152 - A. Boa Vista - R$ 155.000,00

01 imóvel Av. Rio Paranaíba, 1881, Centro - R$ 130.000,00

01 imóvel Rua Três, 390 – Boulanger - R$ 230.000,00

01 imóvel Rua Ananias José de Queiroz, 688 - Recanto dos Lagos - Valor à combinar

01 imóvel Av. Américo Marques de Queiroz, 1192, Morumbi - R$ 180.000,00

01 imóvel Av. Dr Gabriel Pereira Lopes, 922 – Nossa Senhora Apareci-da - R$ 350.000,00

01 imóvel Rua Isolina Jesuina da Maria, 178, Universitário - R$ 150.000,00

01 imóvel Rua Rio Bonito, 151, Centro - R$ 90.000,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 408, Centro - R$ 110.000,00

01 imóvel Rua Sebastião Soares de Queiroz, 31, Alto Boa Vista - R$ 135.000,00

01 imóvel Av. Belo Horizonte, 1324, Centro - Área Livre e cimentada, Lavado, WC Social - Valor à combinar

01 imóvel Rua Rio Paranaíba, 1000 - Centro - R$ 1.086,00

01 imóvel Rua 08, 546 - R$ 800,00

01 imóvel Rua Juscelino Kubistchek, 1262, Centro - Área de Serviço, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 1 WC Social - R$ 750,00

01 imóvel Rua Rio Bonito, 438 - Centro - Área de Serviço, 1 Lavabo, 2 Quartos, Sacada, Sala de TV, 1 WC Social - R$850,00

01 imóvel Av. Rio Paranaíba, 56 - Centro - Área de Serviço, Cozinha, Portão elétrico, 1 Quarto, Sacada, Sala de TV, 1 Suíte, WC Social - R$900,00

01 imóvel Av. Damião Alves Leal, 542 - Alto Boa Vista - Cerca elétrica, copa, Cozinha, 1 Quarto, Sala de TV, 2 Garagens, 1 suíte, 1 WC Social - R$ 600,00

01 imóvel Rua Rio Grande, 950 - Centro -- R$ 3.000,00

01 imóvel Rua Damião Alves Leal, 340 - Alto Boa Vista - Área de Serviço, Cozinha, Jardim, Sala de TV, 1 Vaga de Garagem, 1 WC Social - R$ 550,00

01 imóvel Av. Antônio Augustinho de Oliveira, 43 - N. Sra. Aparecida - Área de serviço, Cozinha, 2 Quartos, Quintal com terra, Sala de TV,

1 WC Social - R$ 550,00

01 imóvel Rua Canápolis, 814, Centro - Área de Serviço, Cozinha Planeja-da, Despensa, 2 Quartos, Sala de Estar, Sala de Jantar, Sala de TV, 1 Suíte,

Varanda, 1 WC Social - R$ 1.300,00

01 imóvel Av. Rio Paranaíba, 781- Centro - Área de Serviço, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 1 WC Social - R$350,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 2320 - Área de Serviço, Cozinha, Despen-sa, 3 Quartos, Sala de TV, 2 Vagas de Garagem, 1 WC Social - R$ 700,00

01 imóvel Rua Dr. Diógenes de Souza, 152 - Alto Boa Vista - Área de Serviço, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 1 Vaga de Garagem, 1 WC Social - R$ 750,00

01 imóvel Av. Dr. Gabriel Pereira Lopes - 860 N. Sra. Apa - Área de Serviço, Cozinha, 1 Quarto, 1 Suíte, Sala de TV, 1 Garagem, 1 WC - R$ 700,00

01 imóvel Rua Três, 815 - Residencial Diógenes de Souza - Área de Serviço, Área Livre e Cimentada, Copa, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 2 Vagas de

Garagem, Varanda, 1 WC Social - R$ 550,00

01 imóvel Rua Hélio Silva Lima, 339 - Alto Boa Vista - Área de Serviço, Área Livre e Cimentada, Cozinha, Despensa, Escritório, 2 Jardins, Lavado, 2 Quar-

tos, Sala de TV, 1 Suíte, 4 Vagas de Garagem, 1 WC Social - R$1.600,00

01 imóvel Rua Nelson Pádua Azambuja, 127 - Newton Cardoso - Cozinha, 2 Quartos, Sala de Estar, 1 Vaga de Garagem, 1 WC Social - R$600,00

01 imóvel Rua Filogônio Severino Muniz, 827 - Recanto dos Lagos - Área de Serviço, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, garagem, 2 WC Social - R$800,00

01 imóvel Av. João Vinte Três, 696 - Bom Sucesso - Área de Serviço, Copa, Cozinha, Edícula, 1 Quarto, 1 Suíte, 1 varanda - R$600,00

01 imóvel Rua Milão, 238 - Itália - Área de Serviço, Cozinha, Portão Elétrico, 2 Quartos, Sala de TV, 1 Vaga de Garagem, 1 WC Social - R$ 1.000,00

01 imóvel Rua Nelson Pádua de Azambuja, 131 - Newton Cardoso - Área de Serviço, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 1 Vaga de Garagem - R$ 700,00

01 imóvel Av. Belo Horizonte, 599- Centro - Área Livre e Cimentada, Cozinha Planejada, Despensa, Piscina, Portão Elétrico, 3 Quartos, Sala de

TV, 2 Vagas de Garagem, Varanda, 2 WC Social - R$1.200,00

01 imóvel Av. Rio Paranaíba, 1875 ( Casa 1, 3, 4, 5, 6, 8, 9) - Área de Serviço, Área livre e cimentada, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 1 WC Social, 1 Vaga de

Garagem, Portão Elétrico - R$ 850,00

01 imóvel Rua Augusto França, 333 - N. Sra. de Fátima - Área de Serviço, Cozinha, 1 Quarto, Sala de TV, 1 Suíte, 2 V. de Garagem, 1 WC Social - R$ 850,00

01 imóvel Rua Isolina Jesuína da Maia, 178 - Universitário - Área de Serviço, Cozinha, 1 Quarto, Sala de TV, 1 Suíte, 1 V. de Garagem, 1 WC Social - R$ 800,00

01 imóvel Av. JK, 570 - Área livre e cimentada, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, Sala de Estar, Suíte, 1 V. de Garagem - R$ 1.800,00

01 imóvel Rua Londrinha, 904 - Amazonas - Área livre e cimentada, Cozinha, 3 Quartos, Sala de TV, Sala de Estar, 3 V. de Garagem, WC Social - R$ 700,00

01 imóvel Rua Fortaleza, 977, Amazonas - Área de Serviço, Cozinha, 3 Quar-tos, Sala de TV, 1 V. de Garagem, Varanda, 1WC Social - R$ 500,00

01 imóvel Rua Quinze, 562 - 200 Casas - Área de Serviço, Área Livre e Cimen-tada, Cozinha, 2 Quartos, Quintal com terra, Sala de TV, 1WC Social - R$ 400,00

01 imóvel Rua 27 de Dezembro, 597 - Área de Serviço, Área livre e cimentada, Cozinha, 3 Quartos, Sala de TV, 1 V. de Garagem, 1 WC Social - R$ 790,00

01 imóvel Rua Curitiba, 1164 - Amazonas - Área de Serviço, Área livre e cimentada, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 1 WC Social - R$ 700,00

01 imóvel Av. Pedro Gonzaga, 1321 - Antônio Braúlio - Área de Serviço, Cozinha, 1 Quarto, 1 Vaga de Garagem, 1 WC Social - R$ 450,00

01 imóvel Rua Cidade do Prata, 819 - Área de Serviço, Áre livre e cimentada, Cozinha, Edícula, Suíte, 3 Vagas de Garagem, Varanda, 1WC Social - R$ 2.200,00

01 imóvel Rua H-487 - Tiradentes - Área de Serviço, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 1 WC Social - R$ 500,00

01 imóvel Rua São Paulo, 382 - Área de Serviço, Cozinha Planejada, 4 Quartos, Sala de TV, , 1 Vaga de Garagem, 1 WC Social - R$ 850,00

01 imóvel Av. Seis Irmãos, 685, Centro - Área de Serviço, Cozinha, Despensa, 2 Quartos, 2 Salas de TV, Suíte, 1 Vaga de Garagem, 1 WC Social - R$ 1.200,00

01 imóvel Av. Seis Irmãos, 928, Centro - Área de Serviço, Copa, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, Suíte, 1 WC Social - R$ 850,00

01 imóvel Rua Cinco, 106 - Jardim Califórnia - Cozinha, Sala de TV, 2 Suítes, Varanda- R$ 550,00

01 imóvel Rua Cidade de Prata, 767, Centro - Área de Serviço, Cozinha Planejada, Despensa, 1 Quarto, Sacada, Sala de Estar, Sala de TV, 2 Suítes com armário embutido, 1 Vaga de Garagem R$ 1.500,00 (+ $ 650,00 de Condomínio)

01 imóvel Av Comendador Alexandre Balbo, 196 – Newton Cardoso - R$ 150.000,00

01 imóvel Rua Canapolis, 814, Centro - R$ 300.000,00

01 imóvel Rua A, 696, Tiradentes - R$ 220.000,00

01 imóvel Rua 1, Boulanger - R$ 240.000,00

Imobiliária Prática: Rua Belo Horizonte, 1449 A - Iturama/MG - Fone: (34) 3411-2829

01 imóvel Rua Frutal, 1310, Centro - R$ 700.000,00

01 imóvel Av. Cônego Osório, 1994 (Alexandrita) - R$ 80.000,00

01 imóvel Rua A–3, 225, Newton Cardoso - R$ 90.000,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 639, Alto Boa Vista - Área de Serviço, Cozinha, 2 Quartos, Sala de TV, 2 Vagas de Garagem, 1 WC Social - R$ 900,00

01 imóvel Av. Belo Horizonte, 902 - Área de Serviço, Cozinha, 3 Quartos, Sacada, Sala de TV, 1 Vaga de Garagem, 1 WC Social - R$ 950,00

CÔMODOS COMERCIAIS

QUITINETES01 quitinete Rua Ribeirão São Domingos, 1075 - Centro - Área de Serviço,

Cozinha, 1 Quarto, Sacada, Sala de TV, 1 WC Social - R$ 600,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 1395, Centro - Escritório, Lavado, Recepção - R$ 1.000,00

01 imóvel Av. Campina Verde, 1395, Centro - Lavado - R$ 1.200,00

01 imóvel Av Juscelino Kubistchek, 1535, Lielen - Escritório, Recepção, 1 WC Social - R$ 1.200,00

01 imóvel Av. Seis Irmãos - Centro - R$ Valor à combinar

01 imóvel Rua 27 de Dezembro, 1223, Centro - R$ 400.000,00

01 imóvel Rua Laudemiro Silva Rosa, 81 - N. Sra. de Fátima - R$ 500.000,00

01 imóvel Rua Hélio Silva Lima, 339 - Alto Boa Vista - R$ 400.000,00

01 imóvel Rua José O. de Miranda, 2104 - Vila Pádua - R$ Valor à combinar

01 imóvel Rua Frutal, 1079 - Centro - R$ 500.000,00

01 imóvel Rua Centralina, 1668 - Vila Pádua - R$ 300.000,00

01 imóvel Rua Três, 815 - Dr. Diógenes de Souza - R$ 120.000,00

01 imóvel Rua 27 de Dezembro, 594, Centro - R$ 300.000,00

01 imóvel Av. Damião Alves Leal, 625 - Alto Boa Vista- R$ 115.000,00

01 imóvel Av. João Mateus, 14 - N. Sra. de Fátima - 4 Vagas de Gar-agem, 3 WC Social- R$ Valor à combinar

01 imóvel Rua Frutal, 1643 - Centro - R$ 500,00

01 imóvel Rua Canápolis, 169, Centro - Recepção, WC Social - valor à combinar

01 imóvel Travessa Madressilva, 237, Centro - R$ 170.000,00

01 imóvel Rua Canapolis, 497, Centro - R$ 500.000,00

01 imóvel Rua Mato Grosso, 203, Centro - R$ 420.000,00

01 imóvel Rua Capinópolis, 701 - Centro - R$ 360.000,00

01 imóvel Av. Rio Grande, 950, Centro - R$ 720.000,00

01 rancho no Rio Bonito - Valor à combinar

01 imóvel Rua Frutal, 1643 - Centro - R$ 500,00

01 imóvel Av Juscelino Kubistchek, 1016, Centro - Cozinha, 3 Es-critórios, Recepção, 2 WC Social 01 imóvel Rua Pirajuba, 1069, Centro - R$ 270.000,00

01 imóvel Rua Joaquim Ribeiro do Santos, 39, Universitário R$ 140.000,00

01 imóvel Av. Alexandrita, 639 - Alto Boa Vista- Área de serviço, Cozinha, 1 quarto, Sala de Estar, 1 WC Social - Valor à combinar

01 imóvel Rua Ribeirão São Domingos - Recepção, 1WC Social - R$ 650,00

01 imóvel Av. São Benedito, 583, Bom Sucesso - R$ 80.000,00

01 imóvel Euliría Macedo de Freitas, 1622 - R$ 50.000,00

01 imóvel Av. Ituiutaba, 1292, Centro - Recepção - R$ 730,0001 imóvel Av.Seis Irmãos, 1516- Centro - Recepção - R$ 750,00

01 imóvel Rua Papa Paulo VI, Jardim América - Escritório, Portão Elétrico, Recepção, 1 WC Social - Valor à combinar

01 imóvel Av. Prefeito Juca Pádua, 756, Lielem - Escritório, 2 WC Social - R$ 2.500,00

Page 5: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015 Pág. 05REALIZAÇÃO

PREFEITO ZÉ DA PATROLA TORNA REALIDADE UM SONHO DOS MORADORES DA AVENIDA 20

Seguindo um planeja-mento que visa transfor-mar São Francisco de Sales em uma cidade onde todos

seus munícipes são valo-rizados através de políti-cas publicas efetivas que atendem todas as áreas de

gestão são estratégias de trabalho implementadas pelo prefeito Zé da Patrola que mostra os resultados e

o seu comprometimento em fazer mais e melhor a cada dia.

Temos o exemplo da

Avenida 20 que foi utilizada por muitos como palan-que eleitoral e que ao final de algumas gestões conti-nuou sendo esquecida por todos, hoje com o trabalho sério da atual adminis-tração recebe uma aten-ção especial com obras concretas, que foram iniciadas no ultimo dia 03 pavimentação asfaltica, incluindo rede de esgoto, meio-fio, guias, sarjetas e canteiro central.

A obra terá um investi-mento aproximado de R$ 1.500.000,00(Um milhão e meio) sendo 970.00,00 através do Ministério do Turismo e o restante com recursos próprios do município e ser entregue a população em um prazo de 120 dias .

“Continuamos a trazer para a população os servi-ços que ela merece e que

espera de nossa gestão. As várias obras estão acon-tecendo e está à vista de todos. E concluiu: “Esta-mos atendendo uma demanda antiga dos mora-dores de São Francisco de Sales .Sei o quanto a pavimentação interfere na vida da nossa comu-nidade. Ruas asfaltadas significa mais qualidade de vida e conforto para as pessoas, além da valo-rização dos imóveis. Por isso, estamos extrema-mente felizes em investir neste trabalho”.Ressaltou o prefeito Zé da Patrola.

Quando se tem um modelo de gestão que impulsiona o município e alavanca a sua economia quem ganha é a popula-ção que apostou e acredi-tou neste sonho que hoje se torna uma realidade na vida de todos.

Page 6: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015 Pág. 06EMPREENDEDORISMO

CLÍNICA SÃO LÁZARO E PET SHOP 8 ANOS DE CARINHO E AMOR COM QUEM VOCÊ MAIS AMAAgora em novo endereço para melhor atender seu melhor amigo

Manter uma empresa nos dias de hoje não é tarefa fácil. É um desafio contínuo que demanda muita dedicação, persis-tência, responsabilidade, inovação e principal-mente liderança e uma equipe altamente quali-ficada, comprometida e apaixonada pelo que faz!

É tudo isto que faz com que a Clinica Veterinária e Pet Shop São Lázaro, mesmo sendo uma das pioneiras no ramo conti-nue a prestar serviços com competência e alta quali-dade no mercado itura-mense.

A Clínica Veterinária e Pet Shop São Lázaro que tem a frente o bem concei-tuado veterinário Dr. Fabiano De Goes Nogueira esta sempre pronto com atendimento 24 horas de domingo a domingo em consultas e emergências; sempre preparado para atender o seu animal da melhor maneira possível, inclusive parte de interna-ções, cirurgias, odontolo-gia em pequenos animais, pediatria para filhotes, exames laboratoriais variados, banho e tosa rações nacionais e impor-

tadas das marcas: Royal Canin, Premier, Golden, Bob Dog, pedigree, Foster e Whiskas, medicamen-tos, vacinas nacionais e importadas, acessórios e taxi dog.

Além dos atendimen-tos de animais domésti-cos, Dr. Fabiano também presta serviços voluntá-rios em parceria com a Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros, na doação de animais carentes com todas as vacinas e ganha 1k de ração.

Primeiros Socorros Acidentes domésticos

com cães e gatos podem ser mais comuns do que você imagina. Além de quedas e atropelamen-tos, objetos pontiagudos e constantes podem repre-sentar uma armadilha para animais de estima-ção.

O Dr. Fabiano da Clinica Veterinária e Pet Shop São Lázaro ressalta que vale a pena lembrar também o perigo com as intoxica-ções com plantas, quei-maduras, uso incorreto de medicamentos, intoxica-ção por ingestão perigos do tártaro e problemas dentários.

Clinica e Pet Shop São LázaroAv: Alexandrita, 532 Boa Vista

Fone: (34) 3411-1438 / (34) 9674-6896Atendimento 24 horas

DIGITAL ITURAMA: QUALIDADE E TECNOLOGIA PARA COMUNICAÇÃO VISUAL DE EMPRESAS E CAMPANHAS POLÍTICAS

Além de levar infor-mação de venda, também faz parte da comunicação visual informar processos, regras e ajudar na organi-zação interna de empresas públicas e privadas.

Hoje com as tecnologias de impressão e novos mate-riais, há inúmeras formas de alcançar resultados mais eficazes e econômicos com a comunicação visual. Totens, placas, banners, outdoor ou até mesmo um simples adesivo, pode fazer uma grande diferença no seu negócio. Formas simples e de baixo custo que com certeza vai mudar a forma como o cliente olha para sua empresa.

Sempre em busca da satisfação e resultados posi-tivos para seus clientes, nas áreas políticas e empresa-rial, o empresário Sidney

Marcos há mais de dez anos no segmento investiu em tecnologia de alta preci-são e qualidade, e hoje se destaca com a empresa Digital Iturama em serviços de impressão com alta dura-bilidade, no formato de até 03 metros e 20 centímetros, como uma das melhores impressoras do Pontal do Triângulo Mineiro e Noro-este Paulista.

São vários os serviços de impressão digital, adesi-vos de vinil, recortes, teli-nhas (cytru para veículos), banners, faixas, outdoors, placas, lonas para comu-nicação visual, brindes promocionais e acrílicos em geral.

A Digital Iturama atende todas as demandas de forma integrada, com materiais que levam sua mensagem de forma clara e objetiva, e que permite ao cliente fazer uma leitura rápida e

memorizar o contexto da mensagem de seus produ-tos e serviços, induzindo de forma direta ao hábito de consumo e a fidelização da marca do cliente.

Digital Iturama-Solu-ções Inteligentes e Extre-mamente Confiáveis quando o assunto é Comu-nicação Visual!

DIGITAL ITURAMAFone: (34) 3411-0505

Av: Alencastro, 1095 - Sala 02, Centro - Iturama-MG

Page 7: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015 Pág. 07SINDICATO

RECONHECIMENTO E LIDERANÇA: GILMAR STIALI É O NOVO MEMBRO DA DIRETORIA DA CNTA AFINS

Um expoente na lide-rança sindical no Pontal do Triângulo Mineiro, Gilmar Batista Araújo conhecido por Gilmar do Stiali,o idea-lizador e fundador do Sindi-cato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação em Iturama MG e diretor da Federação dos Traba-lhadores nas Industrias de Alimentação de Minas Gerais - FTIALIM, com sede em Belo Horizonte, transformou essa entidade em um dos mais respeita-dos sindicatos do Brasil.

E nestes 13 anos de muita luta e perseverança na defesa dos direitos dos trabalhadores deste segmento, foram muitas as conquistas e vitó-rias podendo destacar o aumento salarial para os

trabalhadores, gerando desta forma um ganho maior e poder de compra em toda nossa região abrangido pela base do sindicato,a sede do sindi-cato , moderna e com total conforto aos associa-dos , conclusão de novo gabinete dentário com 2 cadeiras para atendi-mento aos trabalhadores, assessoria jurídica e uma ampla farmácia . O traba-lhador dispõe também de um espaço para eventos e assembléias no sindi-cato. Tudo isso fruto de um amplo trabalho sindi-cal de parcerias junto aos trabalhadores, sempre negociando e zelando pelos seus direitos.

A consolidação deste trabalho de honra e compa-

nheirismo se fez com o reconhecimento de uma das maiores forças sindi-cais de nosso país, onde os mais renomados sindica-listas estão presentes, trata se da Confederação Nacio-nal dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimenta-ção e Afins (CNTA Afins), que realizou uma pesquisa junto a vários sindicatos, onde foi feita a indicação por mérito do nome do sindicalista e presidente do Stiali Gilmar Batista Araújo, para compor junto com outras grandes lide-ranças a chapa vitoriosa eleita no dia 16 de julho, na Assembléia Geral Ordi-nária da categoria, com eleição da 8ª diretoria da entidade.

Com 103 votos favorá-veis, 11 nulos e 3 brancos, a chapa única concor-rente à nova diretoria da CNTA Afins foi eleita. O presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, avalia que a renovação de 50% dos cargos da dire-ção irá ser refletida na intensificação das lutas da categoria por melho-res condições de salários, trabalho e de vida para os 1,6 milhão de trabalhado-res da Alimentação.

“Montei esta executiva pensando no reaprovei-tamento de companhei-ros e companheiras com bastante experiência e, ao mesmo tempo, busquei pessoas mais novas, com menos tempo no movi-mento sindical, mas com muita energia e disposição para trabalhar. Evidente-mente, sempre que monta-mos uma chapa, não conseguimos contentar todo mundo e, principal-

mente nesta que muitos companheiros me procu-raram pedindo espaço . Só que há um número limi-tado de vagas, então, não é possível atendermos todo mundo. E aí temos aqueles que compreendem e conti-nuam com o apoio e temos aqueles que não aceitam.”, comenta Bueno.

Após a eleição Gilmar falou da satisfação de ter sido convidado para compor a chapa, e de seus projetos para a região como diretor, e representante da classe em Minas Gerais.

“Apesar de estarmos atravessando um momento de turbulência em nossa economia, vislumbro melhorias para os traba-lhadores, pois não podem perder os direitos adquiri-dos ao longo dos anos atra-vés da CLT.

Fico muito agradecido aos trabalhadores e Direto-ria do sindicato esta opor-tunidade de estar junto a Diretoria da CNTA (CONFE-DERAÇAO NACIONAL DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE ALIMEN-TAÇAO E AFINS), com sede em BRASILIA – DF, pois estarei representando o Triângulo Mineiro, ao lado de outros companheiros de diversos estados, visando melhorias e benefícios para a gama de trabalhadores da Alimentação. Hoje nossa região esta carente de novas empresas/indústrias para nossos trabalhadores, pois perdemos a compe-titividade junto a grandes empresas devido ao distan-ciamento do poder público e por falta de atuação com propostas para criação de infraestrutura(fomentar políticas públicas junto a Fiemg e outro órgãos de desenvolvimento, com mostras do potencial de nossa região), negociações que habilitaria o municí-pio a receber as grandes e novas empresas.”Finaliza Gilmar Batista Araújo.

A posse da nova dire-toria da CNTA acontecerá em Setembro próximo e serão enviados convites aos companheiros confir-mando a data do evento.

Page 8: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015 Pág. 08HOMENAGEM

No dia 03 de agosto, a Jorna-lista Mayra Barbosa de Souza comemorou mais um ano de vida e recebeu diversas mani-festações de carinho pela passagem do seu aniversário. A S.M.E ofereceu a aniversariante um delicioso café da tarde, com direito a bolo e muitos clicks.

Mayra, que Deus te aben-çoe e te conserve sempre essa profissional dedicada e compe-tente. Que todos os seus objeti-vos sejam alcançados.

Parabéns!Votos de amigos

e familiares.

Mauri Oliveira Diretor de Comunicação e a Jornalista Mayra.

Marilza Delpino, Janice Gonçalves, Mayra Souza e Valmisse.

Mayra com a Mãe Valmisse, e as amigas Gabriela e Sônia Maia.

Equipe da Secretaria Municipal de Educação.

JOÃO DO PANFLETO POSSÍVEL PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR

O panfleteiro mais conhecido e popular de Iturama que conquistou o respeito e admiração da maioria da população e empresários ituramen-ses devido à competên-cia e honestidade em seu trabalho tem sido ultima-mente muito assediado por políticos que estão em busca de garantir elei-ção de pessoas tanto para o executivo como para o legislativo.

João do Panfleto esteve na redação do Jornal A Voz do Triângulo e disse que pretende disputar as eleições municipais do ano que vem. Ele é pré-candidato a verea-dor. Destacou que avalia outras opções, mas por enquanto, é pré-candi-dato a vereador.

João do Panfleto também se manifestou contra o recesso do legis-lativo no meio do ano. “Para mim que traba-lho todo dia, sol a sol, e resolvo o dia a dia das pessoas e empresários trabalhando, vejo que não há necessidade de para-lisação das sessões no

meio do ano. O trabalho do vereador é fiscalizar, estar junto da população” afirma João do Panfleto.

Ele destacou ainda que graças ao seu traba-lho conhece o centro e todos os bairros de Iturama e o distrito de Alexandrita, e ressaltou a necessidade do reca-peamento de várias ruas na cidade. “Estamos em um momento de crise, em que as arrecadações do município caíram. Eu entendo a situação, mas as melhorias de algumas ruas que estão mais críti-cas precisam ser feitas com urgência. Eu passo todos os dias em vários pontos da cidade e vejo vários buracos que já deveria há muito tempo terem sido tampados ou recuperados.” Disse João do Panfleto.

Page 9: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015CONFERÊNCIA Pág. 09

BURRINHO ENTREGA UBS SANTA ROSA E OBRAS ESCOLARESUnidade Básica de Saúde e quadra da EM José Tiago de Queiroz serão inauguradas nos dias 14 e 25 de agosto,

cobertura da EM João Ribeiro Rosa no dia 15 de setembroDa AssessoriaMesmo com as difi-

culdades financeiras que todos os municípios do Brasil vêm enfrentando, a Prefeitura de Iturama entrega neste mês e no próximo três obras: uma no setor de saúde e outras duas para a área esportiva das escolas. No mês de agosto acontecem às sole-nidades de entrega da UBS no bairro Santa Rosa, dia 14, às 17 horas e da cober-tura da quadra da EM José Tiago de Queiroz, dia 25, às 11 horas. Já em setem-bro, a comunidade escolar acompanhará no dia 15, a entrega da cobertura da quadra da EM João Ribeiro Rosa também às 11.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Milton de Andrade Horta” recebeu recursos na ordem de R$ 1.495.977,94 do Ministério da Saúde (FNS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e contrapartida da Prefei-tura. A emenda parla-mentar é do deputado federal Zé Silva. Quanto à denominação do local, foi uma indicação do vere-ador Nilson Conceição de Oliveira através da lei nº 4.291, como forma de homenagear o médico, já falecido, mas que dedicou atuação profissional no município.

A segunda obra a ser entregue é a quadra polies-portiva “Orandi Maria

Pádua de Queiroz”, da EM José Tiago de Queiroz. A instituição completou 50 anos em 2015 e até então não tinha uma estrutura esportiva para a prática de atividades e eventos dos 387 alunos. O inves-timento de R$ 735.685,25 do Fundeb (Fundo Nacio-nal de Desenvolvimento da Educação Básica) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) -Programa Pró Infância, quadra nas esco-las- vai garantir ambiente confortável e seguro aos estudantes.

No mês de setembro no dia 15, outra obra no setor escolar será inaugurada. A cobertura da quadra

da EM João Ribeiro Rosa beneficiará os 761 alunos da instituição que com a nova estrutura física poderão usufruir do local mesmo nos dias de chuva ou sol forte.

SaúdeCom a entrega da UBS

no bairro Santa Rosa, o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burri-nho amplia o número de unidades de cinco para seis em menos de sete anos. Deste total, quatro foram construí-das e outras duas foram reformadas e ampliadas. Além disso, este ano a Secretaria Municipal de Saúde mudou o horário de atendimento dos médi-

cos nestes locais. Desde fevereiro, eles passaram a atender nos turnos da tarde e da manhã para que os moradores pudessem ter maior acesso aos servi-ços básicos de saúde.

Outro aspecto positivo observado com a implan-tação do novo horário foi à redução dos atendimentos no Pronto-Socorro Muni-cipal que fica responsá-vel apenas pelos casos de emergência e urgência. Para estes dois casos, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Baiano Cirino também deve beneficiar a popula-ção de Iturama muito em breve.Investimento na Educação

As duas obras no setor

esportivo das escolas ainda a serem inaugura-das se juntam aos demais investimentos das outras instituições de ensino. As escolas municipais Maria Sarah, Maria de Queiroz Barbosa, Dalva Garrido, Santa Rosa já tiveram suas quadras cobertas.

O orçamento da pasta também priorizou reforma geral das escolas João Ribeiro Rosa, Maria Sarah, Maria de Queiroz Barbosa, José Tiago de Queiroz, Agrícola Alípio Soares Barbosa e João Ribeiro Rosa tornando o ambiente escolar ainda mais confortável e agre-gando mais qualidade a educação do município.

CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA REALIZA FISCALIZAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS DO TRIÂNGULO MINEIRO

De 27 a 31 de julho, Agentes do Departamento de Orientação e Fiscali-zação (DOF) do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – Minas Gerais (CREF6/MG) participaram de ações de vistoria em Academias, Centros Desportivos e Recreativos em cidades da Região do Triângulo Mineiro.

Os Agentes atende-ram casos de denúncia na Região, e Estabelecimen-

tos que estavam na rota também foram vistoria-dos. As Cidades de Limeira do Oeste, Iturama, Prata e São Francisco de Sales receberam a visita da Fiscalização.

O objetivo dos Fiscais foi identificar e verificar se os serviços prestados pelos estabelecimentos e pelos supostos Profis-sionais estão dentro da Legalidade. Para isso, eles observam se são ofereci-das boas condições para a

prática de Atividade Física orientada aos clientes. Foram encontradas cinco pessoas atuando sem o Registro de Profissional de Educação Física e dez estabelecimentos também sem Registro junto ao CREF6/MG.

“Apesar dos números, o índice de regulariza-ção dos estabelecimentos nesta região vem cres-cendo muito nos últimos 6 anos. A conscientiza-ção dos profissionais e

dos clientes está sendo muito importante para este processo. Em locali-dades onde a população é mais atenta, isto acon-tece de forma mais rápida e eficaz”, conta o coor-denador do DOF, Willian Pimentel.

Todos os estabeleci-mentos e profissionais encontrados com alguma irregularidade ou ilegali-dade receberam o Termo de Fiscalização e, caso não se regularizem, serão

encaminhados ao Ministé-rio Público.

Além de fiscalizar, os agentes realizam um trabalho de orientação com proprietários, profis-sionais e estudantes de educação física e popula-ção em geral. “É de suma importância cuidar da saúde, mas para que isso aconteça é necessária a orientação de um Profis-sional de Educação Física. Somente em locais regis-trados e com profissio-

nais habilitados é possível atingir o resultado dese-jado”, orienta o Coorde-nador do DOF, Willian Pimentel

Se você não sabe se o local onde pratica Ativi-dade Física é registrado no CREF6/MG ou se o Profis-sional que lhe orienta é realmente habilitado, faça uma consulta no site do Conselho de Educação Física de Minas Gerais, que é: www.cref6.org.brDa Assessoria do CREF6/MG

CARNEIRINHO PROMOVE A 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIALMais uma oportunidade de unir forças, compartilhar ideias e mudar o futuro do município e do País

Da AssessoriaEm 31 de julho, no

anfiteatro do CEMEI Tia Bete, mais de 60 pessoas, entre membros da socie-dade carneirinhense e

profissionais da área, participaram da 7ª Confe-rência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o Suas de vez, rumo a 2016” e o

Da esquerda para a direta: Secretária de Assistência Social, Edna Maia; Flander de Almeida e Andréa Gonçalves

Delegados eleitos: Niltomar Galdino, Vagner José da Silva, Edna Maia, Eulina Alves Ferreira, Fabiana Barboza e

Andréa Gonçalves

Flander é graduado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Uberlândia; especialista em Plane-jamento Regional pelo Instituto de Economia da UFU;

mestre em Serviço Social pela UNESP e doutor pela USP

Servidores das secretarias municipais de Assistência Social e de Cultura, do Cras, da Equipe Volante e da coordenação do Grupo Melhor Idade, todos envolvidos na realização da

conferência

O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios foi um dos subtemas discutidos

lema “Pacto Republicano no Suas rumo a 2026: O Suas que temos e o Suas que queremos”. O obje-tivo principal consistia em expor três importan-

tes subtemas e, então, debater e definir diretri-zes em âmbito municipal para o aprimoramento do Suas (Sistema Único de Assistência Social) a nível nacional.

“A população precisa se envolver nas questões sociais da cidade em que vive. Hoje, vocês prova-ram que se preocupam e gostam de Carneirinho”, disse o mestre e doutor Flander de Almeida Calixto, estudioso das ciências sociais, que ministrou uma palestra durante a conferência.

Após a leitura e aprova-ção das propostas, foram eleitos os delegados para o Encontro Regional de Ituiutaba. “O que elabo-ramos aqui será apre-

sentado por eles nesse evento”, explicou Andréa Gonçalves de Almeida, presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social).

Page 10: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015OFICIAL Pág. 10

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITURAMAESTADO DE MINAS GERAIS

DECRETO Nº 6.184, DE 1º DE JULHO DE 2015.“Exonera os servidores públicos municipais que menciona”. �O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal;DECRETA:Art. 1º Ficam exonerados, a partir desta data, os servidores públicos municipais constantes do Anexo I, que fica fazendo parte integrante deste Decreto.Art. 2º As pessoas ora exoneradas deverão apresentar à Secretaria Municipal de Pessoal e Recursos Humanos a documentação que se refere o Parágrafo Único, do Artigo 249, da Lei Orgânica Municipal.Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Iturama - MG, 1º de julho de 2015.

CLÁUDIO TOMAZ DE FREITASPrefeito do Município de Iturama-MG

� �

DECRETO Nº 6.184, DE 1º DE JULHO DE 2015

ANEXO I

� � Iturama-MG, 1º de julho de 2015.

� � CLÁUDIO TOMAZ DE FREITAS Prefeito do Município de Iturama

DECRETO Nº 6.172, DE 03 DE JUNHO DE 2015. Faz nomeação que menciona. O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal;DECRETA:Art. 1º Fica nomeado, a partir desta data, para o cargo em comissão de Secretário Municipal de Indústria e Comércio, o agente político Tércio José de Araújo.Art. 2º . A pessoa ora nomeada responderá cumulativamente pelos cargos de Secretário Municipal de Governo nomeado pelo nº 4.731, de 02 de janeiro de 2009; Secretário Municipal de Administração nomeado pelo Decreto nº 5.987, de 09 de junho de 2014 e Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, percebendo a remuneração de apenas um cargo.Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Iturama - MG, 03 de junho de 2015.

CLÁUDIO TOMAZ DE FREITASPrefeito do Município de Iturama-MG

DECRETO Nº 6.171, DE 03 DE JUNHO DE 2015.Faz nomeação que menciona. O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal;DECRETA:Art. 1º Fica nomeado, a partir desta data, para o cargo em comissão de Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, o agente político Sérgío Rodrigues Machado.Art. 2º A pessoa ora nomeada responderá cumulativamente pelos cargos de Secretário Municipal de Serviços Urbanos e Obras Públicas nomeado pelo Decreto nº 5.929, de 06 de março de 2014 e Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, percebendo a remuneração de apenas um cargo.Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Iturama - MG, 03 de junho de 2015.

CLÁUDIO TOMAZ DE FREITASPrefeito do Município de Iturama-MG

DECRETO Nº 6.170, DE 03 DE JUNHO DE 2015.Faz nomeação que menciona. O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal;DECRETA:Art. 1º Fica nomeado, a partir desta data, para o cargo em comissão de Secretário Municipal do Meio Ambiente, o agente político Ademir José de Freitas. Art. 2º A pessoa ora nomeada responderá cumulativamente pelos cargos de Secretário Municipal de Pessoal e Recursos Humanos nomeado pelo Decreto nº 4.731, de 02 de janeiro de 2009 e Secretário Municipal de Meio Ambiente, percebendo a remuneração de apenas um cargo.Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Iturama - MG, 03 de junho de 2015.

�CLÁUDIO TOMAZ DE FREITASPrefeito do Município de Iturama-MG

DECRETO Nº 6.169, DE 03 DE JUNHO DE 2015. Faz nomeação que menciona. O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal;DECRETA:Art. 1º Fica nomeada, a partir desta data, para o cargo em comissão de Secretária Municipal de Esportes e Lazer, a agente política Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato. Art. 2º A pessoa ora nomeada responderá cumulativamente pelos cargos de Secretária Municipal de Educação, nomeada pelo Decreto nº 4.371, de 02 de janeiro de 2009 e Secretária Municipal de Esportes e Lazer, percebendo a remuneração de apenas um cargo.Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Iturama - MG, 03 de junho de 2015.

CLÁUDIO TOMAZ DE FREITASPrefeito do Município de Iturama-MG

DECRETO Nº 6.168, DE 03 DE JUNHO DE 2015.Altera o Art. 1º do Decreto nº 6.128, de 1º de abril de 2015. O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal;D E C R E T A :Art. 1º O art. 1º do Decreto nº 6.128, de 1º de abril de 2015, passa a vigorar com a seguinte alteração:“Art. 1º ............... Cota única: 15 de julho de 2015;1ª parcela – 15 de julho de 2015;2ª parcela – 17 de agosto de 2015;3ª parcela – 15 de setembro de 2015;4ª parcela – 15 de outubro de 2015;5ª parcela – 16 de novembro de 2015.6ª parcela - 15 de dezembro de 2015”Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Iturama – MG, 03 de junho de 2015.

� � CLÁUDIO TOMAZ DE FREITAS� Prefeito do Município de Iturama

DECRETO Nº 6.175, DE 12 DE JUNHO DE 2015.Altera Decreto n° 5.733 de 03 de abril de 2013, que nomeia comissão para recebimento definitivo das obras e serviços públicos do município de Iturama-MG.O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal.DECRETA:Art. 1º O artigo 1° do Decreto nº 5.733, de 03 de abril de 2013, passa a vigorar com a seguinte redação;“Art.1° Fica nomeada uma Comissão para Recebimento Definitivo das Obras e Serviços Públicos do Município – MG, composta pelos seguintes membros: Tércio José de Araújo- Secretário Municipal de Governo e Secretário Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos; Liana de Fátima Queiroz Malta – Engenheira Civil e Sérgio Rodrigues Machado – Secretário Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos. Parágrafo Único. A comissão será presidida pelo Servidor Público Municipal, Tércio José de Araújo- Secretário Municipal de Governo.”Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Iturama – MG., 12 de junho de 2015.

� � CLÁUDIO TOMAZ DE FREITAS� � � Prefeito Municipal

DECRETO Nº 6.177, DE 12 DE JUNHO DE 2015.

Exonera servidora pública municipal que menciona. O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do artigo 69, da Lei Orgânica Municipal;DECRETA:Art. 1º Fica exonerada, a partir de 1º de junho de 2015, a servidora Rosiane Aparecida Martins Silva, do cargo em comissão de Diretor de Divisão de Vigilância Epidemiológica, nomeada pelo Decreto nº 5.813, de 1º de agosto de 2013.Parágrafo único. A pessoa, ora exonerada, deverá apresentar à Secretaria Municipal de Pessoal e Recursos Humanos a documentação que se refere o Parágrafo Único, do Artigo 249, da Lei Orgânica Municipal.Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Iturama - MG, 12 de junho de 2015.

CLÁUDIO TOMAZ DE FREITASPrefeito do Município de Iturama-MG

Page 11: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015CURSO Pág. 11

ORIENTAÇÕES GERAIS: COMO MANTER SEU ESTABELECIMENTO EM DIA COM A VIGILÂNCIA SANITÁRIA

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FRENTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL

• Atentar sempre para data de validade dos alimentos;

• Mantenha alimen-tos separados de produ-tos de limpeza e higiene e nunca armazená-los dire-tamente no chão;

• É proibida a venda de alimentos (pó de café, roscas, bolos e etc) sem rótulos de identificação;

• A rotulagem deverá conter: data de fabricação e data de validade, nome e ende-reço do fabricante, lote, lista de ingredientes, se contém glúten ou não (RDC nº 259/2002);

• É proibida a comer-cialização de alimentos de origem animal, tais como ovos, queijos, bebidas, leite e carnes sem regis-tros no Ministério da Agri-cultura; Atentar sempre

para os selos dos produ-tos: SIF, SIM, IMA, SISBI, MAPA. Sendo terminan-temente proibido indus-trializar qualquer tipo de alimento de origem animal (lingüiça, carne de sol, almôndegas quibe, carnes temperadas, etc) em comércios varejistas;

• Mantenha a área interna e externa do esta-belecimento livre de focos de insalubridade, objetos em desuso e animais;

• Piso, paredes e teto devem ser de reves-timento liso e imperme-ável e devem estar livres de mofos, rachaduras e descascamentos, sendo mantidos em bom estado de conservação e higieni-zação;

• A iluminação e ventilação devem ser sufi-cientes em todo o esta-

belecimento, pois os micróbios patógenos se multiplicam rapidamente em locais quentes e abafa-dos (atentar para área de estocagem de mercado-rias – depósito);

• Para manipulação de alimentos: o profissio-nal deve estar uniformi-zado, com unhas curtas e limpas, sem esmaltes e não fazer uso de adornos; não usar barbas, cabelos devem estar presos e com toucas; Fazer exames peri-ódicos, bem como apre-sentar Atestado Médico Ocupacional;

• Os equipamen-tos de refrigeração (gela-deiras, freezers) devem conter termômetros para aferição da temperatura e devem ser mantidos em bom estado de conser-vação, funcionamento

e higienização; deve ser realizada a manuten-ção corretiva e preven-tiva; nunca deixá-lo com excesso de gelo;

• Devem ser esta-belecidas rotinas para o processo de limpeza e desinfecção dos ambien-tes e equipamentos: a limpeza é muito impor-tante para prevenir e controlar baratas, ratos e outras pragas;

• Instalações Sanitá-rias: devem ser separadas por sexo, dotadas de lava-tórios e acessórios para lavagem e secagem das mãos (papel toalha e sabão líquido), as lixeiras devem ser de tampa e pedal e os ralos e os vasos sanitários tampados;

• Controle de veto-res e pragas urbanas (inse-tos, roedores e animais):

Deve apresentar procedi-mento escrito e se houver combate deve ser feito por Empresa especializada;

• Todas as lixeiras do estabelecimento devem ser de tampa e pedal;

• Os resíduos gera-dos devem ser armazena-dos em locais seguros e protegidos até o momento de serem descartados;

• Abastecimento de água: deve haver procedi-mento escrito para higie-nização da caixa d’água que deve ser limpa perio-dicamente (6 em 6 meses) registrando essa limpeza;

Dúvidas, Denúncias e Informações:Dayane de Souza Santos (Fiscal Sanitária)

Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Sales- MGVigilância Sanitária Municipal

Avenida 16 nº 3567- Parque Boa VistaSão Francisco de Sales-MG

Fone: (34) 3413-1061/ (34) 3413-1517

• Registros: O esta-belecimento deve elaborar o Manual de Boas Práticas (Documento que descreve as operações realizadas, incluindo no mínimo, os requisitos higiênico-sani-tários das instalações, equipamentos e móveis, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, Higienização de reservató-rios de água, capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipulador) e os POP´s - Procedimentos Operacio-nais Padronizados, escri-tos e implantados.

No intuito de respon-der a seguinte problemá-tica: Quais são as práxis pedagógicas ofereci-das aos sujeitos parti-cipantes da Educação de jovens e Adultos no Brasil? O trabalho busca encontrar algumas respostas, objetivando então analisar a meto-dologia e a organização desta modalidade educa-cional de acordo com as Diretrizes Curriculares com vista de amenizar o problema do analfabe-tismo no Brasil.

Sendo assim, pretende caracterizar a educação básica da EJA, buscando compreen-der suas especificidades por meio de análises dos procedimentos práticos efetivados. Identificando

também alguns compo-nentes da Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, verificando as principais estratégias oferecidas aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de domi-nar a leitura e escrita na idade certa.

Quanto à justificativa esta se dá pelo reconheci-mento da necessidade de inclusão de todos os indi-víduos ao conhecimento sistematizado, pois todos têm direitos igualitá-rios no que se referem ao sistema educacional institucionalizado.

Afirma-se ainda que desde 1988 a nova Cons-tituição do Brasil traz em seu Artigo 205 a garantia de educação como sendo um direito de todos e

um dever do Estado e da família, educação essa que será promovida e incentivada com a cola-boração da sociedade, para que assim obje-tive o pleno desenvolvi-mento da pessoa, uma vez que a referida classe de educandos já possuem uma excelente bagagem cultural.

Sendo assim, é neces-sário um trabalho mais sistemático para que esse conhecimento prévio se socialize e passe a funcio-nar como instrumento de inserção do indivíduo às diversas esferas sociais. Reforça-se ainda que essa educação deveria partir sempre da crítica quanto a realidade vivenciada pelo aluno com isso se verifica a origem de seu

problema e as principais possibilidades de supera-ção de tal problema.

Compreendemos que o aluno eleva a auto estima, mediante o reco-nhecimento de outros nas suas diversidades e individualidades nas necessidades educacio-nais específicas. Sendo dever de um bom educa-dor ajudar o aluno a se descobrir, aceitar as dife-renças e instrumenta-lizá-lo, para que se sinta confiança em si próprio e capacitado a enfren-tar as dificuldades e as complexidades cotidia-nas do aprender.

Amélia Maria Brito de Queiroz

Graduanda do Curso de Pedagogia da Facul-

dade Aldete Maria Alves Iturama.

Prof.ª Ma. Naime Souza Silva

Mestre em Educa-ção pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE(2012). Possui graduação em Pedago-gia(1990) e bacharel em Direito(2005) pela Funda-ção Educacional de Votu-poranga, Pós graduação lato sensu na área da Educação: O Processo Ensino Aprendizagem: Uma Fundamentação Fi losóf ico -Antropoló -gica e Técnico-Pedagó-gico”(1993), Psicopedago-gia(2001), Psicopedagogia Clínica Complementa-ção (2008), Docência do Ensino Superior(2011). Atua como Professora e

Coordenadora do Curso de Pedagogia da Facul-dade Aldete Maria Alves. Membro da Comissão Própria de Avaliação da FAMA. . Tem experiên-cia como docente na área de Educação e supervi-são escolar.

Iniciativa dá ênfase à promoção de valores como o companheirismo e sociabilidade

GOVERNO DE CARNEIRINHO APOIA REALIZAÇÃO DE CURSO DO SENAR EM PARCERIA COM O SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS

Da AssessoriaDe 3 a 5 de agosto, o

Senar/MG (Serviço Nacio-nal de Aprendizagem Rural de Minas Gerais), em parceria com o Sindi-cato dos Produtores Rurais de Carneirinho e com o apoio do governo municipal, ministrou o curso Educação para a Organização Comunitária

a 12 inscritos, no anfite-atro do CEMEI Tia Bete. “Todo o conteúdo compre-endeu tópicos ligados às relações interpessoais com a sociedade e com o ambiente rural. Os alunos tiveram participação ativa

em oficinas e ativida-des práticas”, ressalta a instrutora do Senar Maria Ana Knychala Faria.

O Senar abrange todo o território nacional. Suas 27 administrações regio-

nais realizam cursos e capacitações que desen-volvem competências de aproximadamente 300 profissões do meio rural. É a escola que leva a tecnologia ao campo e

aplica pesquisas onde há demanda. Dessa forma, contribui para a melho-ria da qualidade de vida de 1 milhão de brasilei-ros. “Achei a oportuni-dade muito interessante

porque nos capacita para ingressar no mercado de trabalho e nos ensina a conviver em grupo”, explica Thalliny Rezende de Oliveira, 16, partici-pante do curso.

“Aprendemos a valorizar as pessoas, reconhecendo o potencial e as particulari-dades de cada uma. Vimos

como o verdadeiro líder deve agir”, destaca Maria Albina de Menezes, servidora da

Prefeitura de Carneirinho há mais de 10 anos A instrutora Maria Ana e os participantes do curso

“A Maria Ana também nos orientou sobre a vida em família”, complementa

Thalliny

“Curso muito bom! Ajuda quem é tímido como eu.

Dá dicas importantes sobre como interagir socialmente”,

diz Marcus Vinícius Caval-canti de Oliveira, 18, funcio-

nário do Sindicado dos Produtores Rurais

Page 12: Edição 432 - 07 de Agosto de 2015

Edição07 de Agosto de 2015 Pág. 12DIA DOS PAIS