edição 423 - 30 de março de 2015

16
ANO 2015 - Nº 423 - Iturama - Av. Prefeito Juca Pádua, 111 - Sala 27 - Fone: (34) 3411-1500 - União de Minas - Av. Tres, Nº 934/A - Edição de 30 de Março de 2015 - R$ 5,00 A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE DR. ROBERTO BERTOLDO GARCIA ASSUME A TITULARIDADE DA 2ª VARA EM ITURAMA TRABALHO CONSTANTE COM RESULTADOS POSITIVOS LALA PET ESTÉTICA ANIMAL O SEU NOVO CONCEITO EM BELEZA E BEM ESTAR CASA&CIA ENXOVAIS AGORA EM NOVO ENDEREÇO IRMÃOS BOLDRIN REALIZARAM NOVO CICLO DE PALESTRAS PARA LÍDERES ENSINA MAIS COMPLEMENTO ESCOLAR PREPARANDO SEU FILHO PARA O FUTURO Pág 07 Pág 09 Pág 10 Pág 11 Pág 08 Pág 08

Upload: amanda-belela

Post on 21-Jul-2016

242 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Edição 423

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 423 - 30 de Março de 2015

ANO 2015 - Nº 423 - Iturama - Av. Prefeito Juca Pádua, 111 - Sala 27 - Fone: (34) 3411-1500 - União de Minas - Av. Tres, Nº 934/A - Edição de 30 de Março de 2015 - R$ 5,00

A NOTÍCIA COM RESPONSABILIDADE

DR. ROBERTO BERTOLDO GARCIA ASSUME A TITULARIDADE DA 2ª VARA EM ITURAMATRABALHO CONSTANTE COM RESULTADOS POSITIVOS

LALA PET ESTÉTICA ANIMAL O SEU NOVO CONCEITO EM BELEZA E BEM ESTAR

CASA&CIA ENXOVAIS AGORA EM NOVO ENDEREÇO

IRMÃOS BOLDRIN REALIZARAM NOVO CICLO DE PALESTRAS PARA LÍDERES

ENSINA MAIS COMPLEMENTO ESCOLAR PREPARANDO SEU FILHO PARA O FUTURO

Pág 07

Pág 09

Pág 10

Pág 11

Pág 08

Pág 08

Page 2: Edição 423 - 30 de Março de 2015

E X P E D I E N T E

CNPJ: 71.340.285/0001-58 INsC. MuNI 000213

E-MaIl: [email protected]: FaCEbook.CoM/JorNalavozdotrIaNgulo

sItE: avozdotrIaNgulo.CoM.br

dIrEtor E ChEFE dE rEdaÇÃoValter PamPlona

JorNalIsta rEsPoNsavEleduardo Hermeto (mtB 8.352 mG)

dEPartaMENto dE PublICIdadE João lonGuinHo e Valter PamPlona

rEPortagEMJoão lonGuinHo e Valter PamPlona

rEdaÇÃoandreia, Valter PamPlona e João lonGuinHo

dIagraMaÇÃotriânGulo aGência de PuBlicidade

ASSESSORIA JURIDICA REPUBLICAR - BELO HORIzOntE

DR. ABIDAIR FREItAS FARIA PARA tODO O BRASIL

FILIAÇÃO: SInDIJORI - MG SInDICAtO DOS PROPIEtARIOS DE JORnAIS EREvIStAS DO EStADO DE MInAS GERAIS AGEnCIADO PARA REPUBLICAR

PLAnO DE CIRCULAÇÃO: 22 MUnICíPIOS, EnvOLvEnDO MInAS E nOROEStE PAULIStA

Edição30 de Março de 2015FERROVIA Pág. 02

ITURAMA RECEBE VISITA DO MINISTRO DOS TRANSPORTESPrefeito de Iturama e vice foram até o aeroporto Aureliano Chaves recepcionar Antônio Carlos Rodrigues

Da AssessoriaIturama recebeu

na manhã do dia 06 de Março, a visita do ministro dos Trans-

portes, Antônio Carlos Rodrigues. Ao descer no aeroporto “Aureliano Chaves”, ele foi recepcio-nado pelo prefeito Cláu-

dio Burrinho, primeira--dama Poliana Correa Queiroz, vice-prefeito Olegário Ferreira de Lima e vereadores.

O ministro veio até o Triângulo Mineiro para uma visita técnica as obras da ponte ferroviá-ria sobre o Rio Grande, que também fará parte da Norte-Sul. Ao ser indagado pelo prefeito sobre o ínicio das opera-ções do transporte de carga, o ministro foi taxativo. “Nossa previ-são é para 2016.”

Questionado sobre o atraso nas obras, o ministro sentenciou. “Nós estamos em dia com nossas obrigações quem está atrasado é a iniciativa privada,”

declarou o ministro em entrevista às emissoras de rádio local.

Após a recepção do Poder Executivo e Legis-lativo de Iturama, o

ministro seguiu para o trecho da Norte-Sul que contempla o município. De acordo com a agenda de Rodrigues, na manhã do dia 06 ele teria acom-

panhado execução do trabalho na cidade de Anápolis (GO), onde destacou a “importância da ferrovia para a agri-cultura da região.”

Page 3: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015TREINAMENTO Pág. 03

A hanseníase é uma doença preocupante no Brasil, conhecida antigamente por lepra. Embora não seja tão divulgado, o Brasil apresenta um número alarmante de casos de hanseníase.

A doença é causada pelo bacilo de Hasen ( M y c r o b a c t e r i u m Leprae), que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos.

A hanseníase é transmitida de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa sadia, durante o convívio diário e prolongado, pelas vias aéreas supe-riores. Porem, após 15 dias de tratamento o doente não transmite mais a doença.

Os sinais e sinto-mas são geralmente manchas dormentes, brancas ou averme-lhadas, ou caroços no corpo e dor nos

nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés e partes do corpo com formigamento ou dormência. Ausên-cia de dor nos casos de queimaduras ou cortes nos braços, nas pernas e nos pés. Na presença de qualquer um destes sintomas, procure o Centro de Saúde mais próximo da sua casa.

O tratamento é ofere-cido gratuitamente. O paciente pode ser tratado e curado entre 6 a 24 meses. O acompa-nhamento e exame do paciente com Hansení-ase e dos seus contatos domiciliares representa uma ação fundamen-tal para o controle da doença. Sendo assim, todos que tem contato prolongado com o doente deverão procurar a Unidade de Saúde.

O mais importante é sabermos que:

HANSENÍASE TEM CURA!

ATENÇÃO: TALVEZ NÃO SEJA UMA SIMPLES MANCHA! VOCÊ PODE TER HANSENÍASE

- Larissa Cristina de Moraes Marciliano- Marcelo Nunes Monteiro- Pâmela Caroline do Nascimento- Priscilla Rodrigues Fortunato- Quézia Santos Maldonado- Suzamar Neves Passetti VenturaGraduandos do Curso de Fisioterapia da FEFAndréia Dias – Professora M.S. Saúde Coletiva.

Treinamento é necessário à assistência médica oferecida aos recém-nascidos do municípioDa AssessoriaConhecido como

teste do pezinho, a tria-gem é um dos exames mais importantes na hora de detectar irre-gularidades na saúde da criança. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, Cleo-nice Pedro e Érica Cris-tina, ambas auxiliares de enfermagem, parti-ciparam de um treina-mento gratuito sobre o assunto promovido pelo Nupad (Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG), em Belo Horizonte. O governo

municipal custeou transporte, alimenta-ção e hospedagem das servidoras, pois sabe o quanto a capacitação nessa área é imprescin-dível. Com apenas algu-mas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste permite diagnos-ticar precocemente várias doenças, entre metabólicas, congê-nitas e infecciosas. A triagem deve ser feita entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Antes disso, os resultados são imprecisos. Segundo dados estatísticos do Núcleo, em Minas

Gerais, as mães demo-ram, em média, 13 dias para levar as crianças até uma unidade de saúde, onde é provi-denciado o teste. Esse atraso e problemas como amostras insufi-cientes e inadequadas podem prejudicar a saúde delas.

“No município de Carneirinho, o teste do pezinho é feito há anos. As amostras são colhidas aqui e envia-das rapidamente para Belo Horizonte. Com o treinamento, as auxi-

liares se tornam ainda mais aptas a realizá--lo. Procuramos capa-citar nossos profissio-nais e conscientizar as mães acerca do tempo. Fazer o teste no bebê após os sete dias de vida é preocupante. Devido ao atraso, a criança que possuir doenças como anemia falciforme, hipoti-reoidismo congênito e toxoplasmose corre o risco de desenvolver sequelas irreversíveis”, explica Paula Quei-roz, coordenadora das ESFs.

Nos dois dias, as auxiliares aprenderam sobre procedimentos de coleta, conservação e envio de

amostras de sangue e também a respeito das doen-ças identificadas no teste do pezinho

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE CARNEIRINHO SE CAPACITAM EM TRIAGEM NEONATAL

parceiros da Polícia Civil, além de pessoas públicas são compro-metidos com as ques-tões sociais,” analisou.

Para Burrinho a Prefeitura tem conse-guido garantir os servi-ços essenciais em carência no município. “Conseguimos trazer um mutirão para emitir carteiras de traba-lho nos dias 28 e 29 de março e agora mais esta grande ação. Esta-mos em busca de solu-cionar estes problemas que afetam diretamente nossa população,” desta-cou o gestor ao comu-nicar que em breve as emissões das identida-des devem ser feitas pela própria Adminis-tração.

Prefeito e delegado de Frutal lembraram de agradecer o deputado Aelton, Polícia Civil e ainda os examinadores Durval Tomaz Tavares e Samuel Lima pelo traba-lho que será realizado fora do horário de expe-diente.

Cleonice Pedro, auxiliar de enfermagem na ESF Alme-zinda Cândida de Jesus Sabino, de São Sebastião do

Pontal e Érica Cristina, auxiliar de enfermagem da ESF João Soares Assunção, de Carneirinho

O GOVERNO PIMENTEL EM FACE DA INCONSTITUCIONALIDADE DA “LEI 100” DE AÉCIOSegundo matéria

publicada no jornal “O Tempo”, em 05/03/2015, o Supremo Tribunal Fede-ral (STF) retirou da pauta do dia seguinte o julga-mento dos “embargos declaratórios” da Ação Direta de Inconstitucio-nalidade (ADI) 4876, que declarou inconstitucio-nal a Lei 100, não estabe-lecendo novo prazo para julgamento.

Esclareça-se que a Lei Complementar nº 100/2007 garantiu a nomeação de servidores públicos que não foram aprovados em concurso público durante o mandato de Aécio Neves (PSDB), em uma mano-bra irresponsável e elei-toreira do ex-governador Aécio Neves, do PSDB, que havia prometido a efetivação de 98 mil servi-dores.

Reunido com o Minis-tro Dias Tofolli, o gover-nador de Minas Fernando

Pimentel (PT) expôs os motivos do seu pedido de adiamento para o final do ano da demissão de 78 mil servidores da educa-ção, que foram atingidos pela lei.

A demissão foi imposta pelo STF no julgamento ocorrido em 1º de abril do ano passado, que fixou ainda o prazo de um ano para o cumprimento da lei e impôs também a obrigação de realizar concurso público.

O governo de Minas, por meio da Advocacia Geral do Estado, entende que a demissão em massa dos servidores durante o ano letivo traria inúmeros problemas para a educa-ção e para toda comuni-dade escolar no estado, justificando o pedido de adiamento.

Destaque-se, que há um imenso déficit de professores na rede pública estadual que foi agravado pelo governo

tucano de Antônio Anas-tasia no ano passado, quando decidiu não pagar o “piso nacional de salário” proposto pelo governo federal.

De acordo com o Sindi-cato Único dos Trabalha-dores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), a Lei 100 “negociada” pela gestão Aécio para obten-ção do “certificado de regularização previdenci-ária”, permitiria a contra-tação de empréstimos em bancos internacio-nais, aumentando a exor-bitante dívida de Minas Gerais, sob o pretexto de dar um “choque de gestão” e de austeridade nas contas públicas, mas, na verdade, o que ocorreu foi um “choque de exclu-são”.

Ressalte-se ainda, que a maioria dos professores não conseguirá se aposen-tar com a mudança de regime, haja vista a obri-gatória migração previ-

Esdras Juvenal de Queiroz, educador físico, jornalista e advogado, especialista em direito público e filosofia do direito (http://www.blog-do-esdras.com e https://www.facebook.com/esdras.queiroz.1).

denciária do IPSEMG para o INSS, levando inclu-sive a perdas de anos de contribuição ao Instituto Previdenciário dos Servi-dores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG).

Todavia, por ora, estão adiadas as demissões dos 78 mil servidores esta-

duais de Minas e conti-nua sem solução visível o problema.

acesse: www.avozdotriangulo.com.br

Page 4: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015OPORTUNIDADES Pág. 04

DIREÇÃO: DALVA

Jerry Cesar FerreiraDireção

Page 5: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015CARNEIRINHO Pág. 05

VEREADOR TONÃO: TRABALHO TRANSPARÊNCIA NO LEGISLATIVO CARNEIRENSETrabalhar para garan-

tir uma maior qualidade de vida à população de Carneirinho e distritos, vem sendo a missão do vereador Osmar Antônio de Oliveira (Tonão) que desde quando assumiu uma cadeira do legislativo de Carneirinho vem soli-citando ao poder execu-tivo através de indicações, prioridades que vão de encontro às necessidades dos munícipes.

Dentre suas indica-ções, podemos destacar a construção de uma capela de velório municipal no distrito de Estrela da Barra onde em sua justi-ficativa o vereador ressal-tou que os velórios são realizados quase sempre no salão paroquial deste distrito o que não é agra-dável, uma vez que trata- se de um local destinado a eventos festivos o que muitas vezes constrange os familiares.

Na indicação de número CM39/2013 o vereador Tonão solici-tou ao chefe do executivo que seja feito um levanta-mento e posteriores regu-larização do loteamento do Distrito de Estrela da Barra; alegando que a grande maioria dos proprietários de imóvel naquela localidade não possuem escritura dos mesmos e nem sabem como conseguir este docu-mento, pois não existe a regularização junto à prefeitura e ao cartório de registro de imóveis, o que tem dificultado a vida das pessoas que querem plei-tear financiamentos de imóveis junto às institui-ções financeiras.

A construção de redu-tores de velocidade nas avenidas Osvaldo Paula de Assunção, São Joaquim do Triângulo e Oziel Pereira e todas as ruas que se fize-rem necessário no distrito

de Estrela da Barra, bem como, nas ruas no inte-rior do Balneário Gilomé Machado de Queiroz foi solicitado através da indi-cação de Nº CM40/2013; que de acordo com o vere-ador estas são as princi-pais avenidas da sede do distrito e Estrela da Barra e também as que dão acesso ao Balneário Muni-cipal Gilomé Machado de Queiroz, as quais recebem grande fluxo de veícu-los. Considerando que as pessoas que freqüentam este balneário buscam diversão e que sempre vem acompanhado de bebidas que exaltam os ânimos encorajando-as a andarem em alta velocidade colo-cando em risco a vida dos pedestres que transitam por estas avenidas .Por ser uma cidade pequena as crianças estão acostuma-das a brincarem nas ruas e avenidas, lazer este que as deixam expostas ao perigo

diário de motoristas irres-ponsáveis, portanto com estes redutores de veloci-dade estará diminuindo os riscos de acidentes.

O vereador reivindi-cou também no sentido de reiterar os termos da indicação nº84/2012 datada de 26 de Março de 2013 onde solicitou ao prefeito a sinalização das ruas e avenidas indi-cando “PARE”, bem como, a colocação de placas com os nomes das mesmas no distrito de Estrela da Barra. A justificativa usada pelo vereador é que a sinalização é de suma importância, pois é atra-vés da identificação das ruas e avenidas que os motoristas se orientam para encontrar o destino a l m e j a d o. At u a l m e nt e este objetivo tem sido alcançado pelos conduto-res de veículos através de muito sacrifício, necessi-tando de informações de

terceiros; e enfatiza que é competência do muni-cípio fixar e sinalizar os locais de estacionamento de veículos, os limites de zonas de silêncio, trânsito e tráfego em condições especiais.

Todas estas indica-ções com certeza serão de suma importância, uma vez que contribuem para o bom convívio da população e com o cres-cimento do município e seus distritos.

Page 6: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015 Pág. 0614ª EXPOCAR

Page 7: Edição 423 - 30 de Março de 2015

São Sebastião do Pontal está vivendo um novo ciclo de desenvolvimento e progresso, graças à união de suas forças políticas conduzido pelo brilhante trabalho do atual presi-dente da câmara Sirvaldo Socorro de Toledo, junta-mente com o vereador Genomar Tiago de Araújo, demais vereadores, poder executivo e deputados da região, empenhados na busca de angariar recur-sos e implantar projetos promovendo mudanças significativas e de grande impacto para o município e distritos.

Sirvaldo Toledo fala de seu trabalho a frente do legislativo Carneirense

Leia abaixo:

Parcerias de sucesso “É de fundamental

importância às parcerias como a do vereador eleito por São Sebastião do Pontal Genomar Tiago e do vice--prefeito Bertolino, com apoio do prefeito Willian Maia onde quem ganha é a população; tendo em vista que recentemente entrega-mos ofícios aos dois depu-tados majoritários Aelton Freitas e Iram Barbosa pedindo a estadualização da estrada vicinal Realino Alves de Oliveira, bem como o trevo na MGT-497 na entrada de São Sebas-

tião do Pontal, construção de casas própria, realiza-ção de asfalto, constru-ção de meios fios e sarje-tas, iluminação e limpeza pública, unindo forças para dar melhor desempe-nho aos trabalhos; afim de que o distrito de São Sebas-tião do Pontal possa ter maiores benefícios.”

Harmonia entre os poderes executivo e

legislativo “É de grande impor-

tância à harmonia entre os nove vereadores com o executivo para juntos colhermos frutos que irão beneficiar a população da sede, distritos, vilas e zona rural do município de Carneirinho.

Temos trabalhado bastante para o cresci-mento e desenvolvimento do município. E diante da situação de outros municí-pios do Pontal do Triângulo Mineiro, Carneirinho se encontra em uma situação sólida com os pagamentos de funcionário, décimo terceiro e fornecedores em dia. Enquanto outros municípios se encon-tram em atraso com seus funcionários e fornecedo-res. Temos um custo altís-simo com transporte esco-lar que passa de 150 mil reais por mês. Mas graças à união entre o legislativo

e o executivo temos conse-guido manter a casa em ordem e colhido grandes frutos.

Temos nove vereadores e na época da campanha tínhamos três palanques e isso nos possibilitou rece-ber recursos de nove ou dez deputados, todos trazendo benefícios para Carnei-rinho. O prefeito Willian Maia se comprometeu que todos os benefícios que nós vereadores conseguís-semos ele entraria com a contra partida. Um exem-plo deste compromisso é uma capela de velório em São Sebastião do Pontal, que se encontra pratica-mente pronta faltando somente os móveis para ser inaugurada. É foi uma emenda a meu pedido para São Sebastião do Pontal ao deputado Zé Maia, que perdeu a eleição e acredito que para o Pontal do Triângulo Mineiro foi uma perca grande, pois São Sebastião tem várias obras que o deputado Zé Maia angariou para aquele distrito a meu pedido. Portanto o prefeito foi coerente dando contra partida e a obra estará pronta para servir aquele distrito dentro de pouco tempo.”

Câmara Itinerante“Temos sempre que

caminhar e unir forças para juntos conseguir-mos melhorias para nosso município e distritos. O espaço da câmara Munici-

pal , em especial o plená-rio é cedido para a realiza-ção de vários cursos, que muitas vezes acontecem de segunda á sexta feira das 8 ás 10 da noite, qualifi-cando os funcionários para trabalharem nas empresas da região como Usina ADM e Coruripe. Tentamos ser transparentes e levar a informação ao povo. Com este intuito na reunião passada foi colocado em pauta um projeto de minha autoria que foi votado por unanimidade por meus colegas vereadores inti-tulado Câmara Itinerante que visa levar a população dos distritos de São Sebas-tião do Pontal, Fátima do Pontal e Estrela da Barra que não têm acesso à rádio local, uma sessão ordiná-ria da câmara, oportuni-zando a participação dos munícipes inclusive para se inscreverem na tribuna livre e expor sua opinião; enfim nossa idéia é levar a câmara até a popula-ção interagindo-os com os acontecimentos do muni-cípio de Carneirinho.”

Festividades em Comemo-ração ao Aniversário de

Carneirinho“Diante das proximi-

dades das comemorações em honra ao aniversário do município, estivemos reunidos com prefeito William Maia para escla-recer possíveis dúvidas referentes ao projeto de subvenção para o clube de rodeio no valor de

R$449.00,00. Os vereado-res tinham algumas dúvi-das e para que não fosse tirado o projeto de pauta chamamos o prefeito até a câmara; mas tudo na maior tranqüilidade. Estava presente também o presi-dente do clube de rodeio, Fábio Samartino, onde na oportunidade tais dúvidas foram esclarecidas.

No projeto estão bem especificado os shows, os locutores, todos os tropei-ros que vão prestar serviços na realização do evento, que tenho certeza que será mais um grande aconteci-mento. O Sindicato esteve à frente por dois anos e realizou uma grande festa, e tenho certeza que o Fabinho também com sua equipe, realizarão um evento excelente e gran-dioso em parceria com o poder executivo e câmara municipal.”

Mensagem Final“Gostaria de desejar um

feliz domingo de páscoa e um ótimo inicio de abril, e desde já convidar nossos amigos de Iturama e região

CÂMARA DE CARNEIRINHO: TRABALHO E UNIÃO DAS FORÇAS POLÍTICAS EM PROL DA POPULAÇÃO

para que venham presti-giar e comemorar junta-mente conosco mais um aniversário do município de Carneirinho que será realizado nos dias 22 a 25 de abril. E ressaltar aos amigos do distrito de São Sebastião do Pontal que sempre estarei lutando para que São Sebastião seja beneficiado com as obras do município de Carnei-rinho, como a capela de velório, e os maquinários que dentro de poucos dias estará rodando para aten-der na limpeza pública, transporte de terra e areia para as construções.

São Sebastião é um distrito pujante que inicia construção de casas todos os dias, portanto devemos apoiar para que os morado-res não atrasem suas cons-truções. Temos que apoiar, pois a alegria daquelas pessoas que não tem sua casa e consegue cons-truir com a pequena ajuda da prefeitura ajudando a puxar uma terra, uma areia, já e motivo de grande alegria.’’ Finaliza Sirvaldo Toledo.

Edição30 de Março de 2015 Pág. 07JUSTIÇA

DR. ROBERTO BERTOLDO GARCIA ASSUME A TITULARIDADE DA 2ª VARAA Comarca de Iturama

recebeu no dia 23 de Feve-reiro o novo juiz titular da 2ª vara Dr. Roberto Bertoldo Garcia que chega para contribuir na agilização da prestação jurisdicional á população.

Em entrevista exclusiva a este meio de comunicação,

o magistrado fala sobre suas perspectivas de trabalho e expectativas na comarca de Iturama.

Voz do Triângulo: Qual sua origem? E a primeira comarca assumida?

Dr. Roberto Bertoldo: “Sou de Uberlândia e a primeira comarca que

assumi foi a de Santa Vitó-ria, onde atuei por aproxi-madamente dois anos.”

Voz do Triângulo: Qual sua primeira impres-são sobre a comarca de Iturama?

Dr.Roberto Bertoldo: “A comarca de Iturama é uma comarca com grande volume de processos aproxi-madamente 14.500 proces-sos e um número escasso de servidores. É uma comarca que realmente precisa de uma otimização e agili-dade maior dos processos a fim de reduzir este acervo imenso que temos aqui, e pretendo reduzir cada vez mais este acervo no sentido de dar uma prestação juris-dicional a população de forma satisfatória.”

Voz do Triângulo: Qual sua visão para agilizar a prestação jurisdicional?

Dr. Roberto Bertoldo: “Para agilizar a prestação jurisdicional é necessário que as pessoas se conscien-tizem a respeito da concilia-

ção. Hoje um processo para que tramite mais rápido as partes tem que sempre buscar o acordo, a conci-liação, a mediação, como um método alternativo para solução do conflito.

Um processo só vai prolongando cada vez mais este conflito entre as partes, sendo que um acordo muitas vezes e muito melhor e viável para as partes.”

Voz do Triângulo: Existe uma reclamação sobre o volume de processos na comarca, haja vista que abrange Limeira do Oeste, Carneirinho, União de Minas e Iturama.

Dr. Roberto Bertoldo: “Infelizmente temos este número crescente tanto na primeira quanto na segunda vara. Vou fazer o possí-vel para que este número reduza. Este é meu obje-tivo .Mas para isso preciso contar com o apoio da população no sentido de buscar sempre o acordo , a mediação e a conciliação

como forma alternativa ao invés de procurar resolver tudo baseado no processo.Ao mesmo tempo, é preciso fortalecer a parceria com a OAB, Promotoria, Polícia Civil e demais entidades ligadas á justiça.”

Voz do Triângulo: Qual sua visão sobre o novo Código de Processo Civil?

Dr. Roberto Bertoldo: “O novo código de processo civil visa exatamente isso, uma das formas alterna-tiva de resolver o conflito seria através da concilia-ção. Quando entra com uma ação a primeira atitude de um juiz é determinar uma audiência de conciliação e isto tende a reduzir o tempo de vida de um processo. Outra forma também que o novo Código de Processo Civil tem adotado é dimi-nuir o número de recursos, as vezes o número de recur-sos visa prolongar o tempo de uma ação, o que impede que aquela ação termine de forma rápida e satisfatória .

Portanto vejo com bons olhos o Código de Processo Civil como forma de dina-mizar e agilizar o anda-mento dos processos.”

Voz do Triângulo: Qual sua mensagem a população de Iturama e da comarca e aos profissionais envolvidos neste trabalho?

Dr. Roberto Bertoldo: “Entendo que os profissio-nais, advogados e promo-tores de Justiça e todos aqueles colaboradores e servidores nós todos somos parceiros, um não trabalha sem o outro.

É preciso contar com o apoio da população no sentido de que nos ajudem. O poder judiciário muitas vezes é procurado a solu-cionar uma demanda, mas se vocês puderem ajudar também o poder judiciário seja fazendo reclamações, sugestões e denúncias, que a população se sinta a vontade; pois estamos aqui para auxiliarmos cada vez mais vocês.”

Page 8: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015 Pág. 08LIMEIRA DO OESTE

Reinaugurou sábado, dia 28 de Março, a Casa&Cia Enxovais, agora sua nova loja na Rua Odilon A. de Freitas, 257 (ao lado do Varejão dos Calçados). Clientes, amigos e a população em geral

estão convidados a conhecer nossas novas instalações.

Casa&Cia EnxovaisRua Odilon Antônio de Freitas, 257 (ao lado do Varejão dos Calçados)

Fone: (34) 3411-5469 / Facebook: Casaecia Enxovais

TRABALHO CONSTANTE COM RESULTADOS POSITIVOSLimeira do Oeste vive momento de grandes conquistas

Atualmente administrar um município e cumprir com todos os compromis-sos políticos não é tarefa fácil. Mas, graças a visão política e empreendedora do prefeito de Limeira do Oeste Enedino Pereira Filho, sua gestão esta sendo conduzida com responsa-bilidade e transparência permitindo que o municí-pio tenha um diferencial de desenvolvimento e cres-cimento que o coloca como modelo regional.

As conquistas e vitorias são inúmeras dentre elas podemos destacar:

Educação A Escola Pingo de

Gente depois de muita luta e economia chega em sua etapa final e em breve será inaugurada .

Em visita a obra o prefeito Enedino falou de sua satisfação: “Essa é mais uma vitoria de nossa administração. Sabemos da importância de propor-cionar a nossos alunos e professores um ambiente agradável e um local digno onde todos possam estudar com conforto e segurança. E se Deus quiser com o apoio de nossos vereadores e da comunidade em Maio próximo vamos inaugu-rar esta obra tão sonhada e importante para nossas crianças”.

A Escola Municipal Antonio Vicente Fonseca também esta de novo visual, recentemente rece-beu uma ampla reforma com recursos aloca-dos junto a secretaria de

estado de Cultura (IPHAN) secretaria municipal de Cultura através da secre-taria Edinacir Isenco e sua equipe em parceria com o município.

O investimento foi de mais de 90 mil reais ; com recursos próprios desti-nados a construção de novas salas de aulas, além da implantação do café da manha para todos os alunos, transporte escolar e pagamento em dia do piso salarial a todos os profes-sores , promovendo digni-dade e valorização de seus servidores da educação.

Saneamento BásicoTendo conhecimento

dos anseios da popula-ção dos bairros, Morumbi, Jardim Bela Vista e Bairro São João, o prefeito Enedino

reuniu com o vice presi-dente da Copasa em Belo Horizonte, e pediu urgência para a inauguração da esta-ção de tratamento naquelas localidades.

A obra que já se encon-tra pronta, irá beneficiar as famílias e contribuir para a melhor qualidade de vida e saúde dos moradores do município.

Infra-EstruturaEm reunião com os

diretores da Usina ADM no dia 17 de Março em seu gabinete, o prefeito Enedino tratou da defi-nição do traçado da rodo-via que irá ligar a Usina Coruripe a Usina ADM até a cidade de Chaveslândia;

uma obra que vai benefi-ciar muito o município , além de ligar Limeira do Oeste ao Alto Paranaíba e estado de Goiás.Um sonho de toda comunidade limei-rense.

Nessa mesma reunião foi tratada a possibilidade de implantação do parque

industrial no município de Limeira do Oeste.

Nosso reconhecimento ao prefeito Enedino e sua equipe, e a câmara de vere-adores que juntos engaja-ram na luta e conquistas de todos estes benefícios para a população limei-rense.

Page 9: Edição 423 - 30 de Março de 2015

IRMÃOS BOLDRIN REALIZARAM NOVO CICLO DE PALESTRAS PARA LÍDERESQualificar mão de obra

com cursos de forma-ção técnica e planeja-mento estratégico, atra-vés do cumprimento de metas em suas operações agrícolas, são umas das principais ferramentas

de gestão profissional e treinamento da empresa Irmãos Boldrin.

Dando continuidade a grade de cursos de lide-rança, a empresa Lemes e Marchi Treinamentos Profissionais de Curitiba

PR, realizou mais uma etapa de palestras, minis-tradas pelo professor Paulo Fernando, no anfi-teatro do Centro Olím-pico de Iturama, nos dias 04, 05 e 06 de Fevereiro de 2015, para os líderes de equipes, de Alexandrita, Itapagipe, Frutal, Orin-diuva, Ouroeste-SP, Santa Juliana e Jataí-GO, onde foram abordados vários temas como: capacitação e desenvolvimento das lideranças, comunicação, resolução de problemas, execução, planejamento e previsibilidade, gestão de pessoas, mudança de comportamento, organi-zação, métodos de execu-ção de trabalho, disciplina e comprometimento de resultados.

Este novo ciclo de

palestras e treinamen-tos proporcionou a seus colaboradores, em um ambiente de comprometi-mento e sintonia, a cons-trução de uma sólida e coesa carta de missão e valores, necessários para uma melhor condução de

suas equipes, que desde o início do curso em 2014, todos os setores já pude-ram colher bons frutos como: respeito, reconhe-cimento e o cumprimento eficiente das principais metas acordadas.

Vale ressaltar que a

empresa Irmãos Boldrin tem muito mais ainda a fazer, e que sua profis-sionalização será conti-nua e permanente para que todos os seus profis-sionais possam crescer e se destacar no mercado de trabalho.

Edição30 de Março de 2015 Pág. 09LIDERANÇA

Page 10: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015 Pág. 10INAUGURAÇÃO

LALA PET ESTÉTICA ANIMAL O SEU NOVO CONCEITO EM BELEZA E BEM ESTARCom o passar dos anos

e a evolução da tecnologia, os humanos começaram a ficar mais exigentes com sua estética, descobrindo várias técnicas e produ-tos novos para cuidar da própria beleza. Com isso, os pets também ganharam novos meios de cuidar da estética, que com o tempo se tornaram ainda mais modernos e ganharam o nome de estética animal.

A estética animal não é nova no mercado, ela existe desde quando donos procuram cuidar da beleza do seu bichi-nho. Mas novas técnicas de beleza e até inclusão de

procedimentos cirúrgicos começaram a ser inclusas nesses tratamentos.

Pelo amor e carinho que nossos amiguinhos transmitem, unindo força e dedicação, no dia 09 de Março a LALA PET Esté-tica Animal deu inicio as suas atividades sob a dire-ção de Laíz Lucindo Carva-lho.

Como objetivo maior de promover o bem estar de seu melhor amigo, a LALA PET Estética Animal inova e traz para Iturama e região o que há de mais moderno e sofisticado no mercado pet.Sempre com respeito,proteção e segu-

LALA PET Estética AnimalRua: Gustavo Maia de Menezes, 884

Fone: (34) 9686-8494A máxima de “quem ama cuida”, vale também para seu melhor amigo.

rança, proporcionando ao seu pet uma vida mais saudável e de maior quali-dade.

A inauguração contou com a presença de fami-liares, amigos, empresá-rios e autoridades locais que puderam conferir de perto as instalações da LALA PET Estética Animal.

Banho, tosa de tesoura, hidratação, tintura e mechas, penteados diver-sos, tatuagens, pintura das unhas e acessórios podem ser uma maneira interes-sante de tirar seu cão ou gato da mesma rotina e de quebra fazer um agrado.

Antes Depois

Page 11: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015 Pág. 11EMPREENDEDORISMO

ENSINA MAIS COMPLEMENTO ESCOLAR PREPARANDO SEU FILHO PARA O FUTURO

Foi inaugurada na sexta feira dia 13 de Março na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 253 escola Ensina Mais complemento escolar, onde estiveram presentes empresários, pais de alunos e familiares da proprietária Cristiane Batista.

Na oportunidade foram sorteadas bolsas de estudo e tablets para os alunos que participaram do concurso cultural “A Escola dos Sonhos”, e entre os alunos que realizaram a matri-cula até o dia da inaugu-ração. Logo após foi reali-zada a apresentação dos palhaços Tolito e Tolitinho , e em seguida o consultor de operações da Master do Triângulo Mineiro, Juan Rios representando os másteres Talita Tomé e

Lucas Peres falou sobre a importância da educação de qualidade para a boa forma-ção profissional e o desper-tar do empreendedorismo como diferencial para crianças e jovens terem sucesso em suas carreiras.

A Ensina Mais Comple-mento Escolar é uma fran-quia do Grupo Prepara loca-lizada na cidade de São José do Rio Preto, como Presi-dente da Franqueadora o Senhor Rogério Gabriel. O Grupo Prepara está no mercado a mais de 10 anos, com as franquias PREPARA CURSOS e APRENDA IDIO-MAS. A ENSINA MAIS surgiu da necessidade de melhoria na educação de base para crianças e jovens brasileiros, próximo a três anos Ensina Mais conse-

guiu ótimos resultados com crianças de todo o país. O Grupo Prepara tem vários selos em excelência de fran-quias, dentre eles da ENDE-AVOR, FRANCHISING e PEGN.

A Ensina Mais desen-volveu uma metodologia híbrida, onde fazemos uso do melhor dos recursos digitais e presenciais, acom-panhamento de educador especializado para diagnos-ticar os conteúdos básicos que o aluno perdeu ao longo do caminho, a partir desse diagnóstico é desenvolvido um plano de aprendizagem personalizado. Apresenta-mos uma proposta lúdica que contribui para a organi-zação do conhecimento, a ampliação de vocabulário, além das crianças conquista-rem independência criando hábitos de estudo, desenvol-vendo todo o seu potencial para ir bem mais que seus sonhos, para serem excuti-vos de renome, ou nas áreas que escolherem.

A Ensina mais apresenta um jeito moderno de ensi-nar, com acompanhamento individual do educador; aulas interativas; plataforma on-line; portal dos pais, das escolas e dos professores;

material didático exclusivo e games educativos (Racha Cuca e Ensina Mais Núme-ros). Literalmente a Ensina Mais utiliza a arte de ensi-nar brincando.

Ao final a proprietária da Ensina Mais falou de sua satisfação por ter a opor-tunidade de proporcionar melhorias na educação do município e agradeceu a todos que colaboraram direta ou indiretamente para a realização deste sonho.

“A empresária Sandra Beatriz da Racco Cosmé-ticos; Padre Ailton Batista Franco, Gisele Martinele gerente Magazine Luiza; Rosa e Donizete proprie-tários Nacional Calçados; Gilvania da empresa Medei-ros e Silva; Estela da Mila Cosmético; Aline repre-sentando a Top Surprise, Maria e Iguatá da Drogaria Itupharma, nosso muito obrigado a todos de Iturama e a esses empresários com visão empreendedora de quem realmente se preo-cupa com o futuro de seus filhos, netos e todas as crianças do nosso Brasil. Quero agradecer também a todos os meu familiares, tio Nilton Madeiros Batista (a existânica da Ensina

Mais Iturama devo à esse meu tio), mamãe Neide, papai João Batista, madri-nha Tereza, padrinho Antô-nio, tio Nédio, tia Maria, prima Taísa, tio Genebaldo, afilhada Naiara, meu irmão Márcio, primo Wallex, Fran-cisco (Titico), tia Silma, tia Iraci e todos que estive-ram comigo nessa jornada. Gostaria de parabenizar a empresa Itupharma, Iguatá e Maria que acre-ditaram no nosso projeto ADOTE UMA CRIANÇA, antes mesmo de conhecer de perto esse projeto eles adotaram a criança que foi sorteada em sua empresa – BRUNA FREITAS SANTOS, esse garota é de sorte, além de ter seu cupom sorteado ainda ganhou bolsa inte-gral dos nossos amados Iguatá e Maria. Gostaria que todas as empresas que quei-ram saber melhor sobre o projeto entrem em contato

com a Unidade Ensina Mais Iturama e agendem uma visita para maiores esclare-cimentos, queremos refor-çar aqui o convite para parti-ciparem do projeto ADOTE UM ALUNO.

Meus sinceros agrade-cimentos a todos nossos parceiros, familiares, amigos, e ao meu pequeno Allan Gabriel que fiquei um pouco ausente – mas saiba que mamãe te ama muito meu tesouro, minha maior riqueza.

Eu juntamente com toda minha equipe gostaria de reforçar o convite para visitarem nossa unidade, agende uma aula experi-mental com avaliação peda-gógica gratuita, e preencha seu cupom para concorrer a uma bolsa integral.

E o mais importante, VENHA DESCOBRIR O REAL DESEMPENHO DO SEU FILHO. ” Finaliza Cristiane.

Page 12: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015CLASSIFICADOS Pág. 12

Page 13: Edição 423 - 30 de Março de 2015

MORREU ZÉ RICO: A GARGANTA DE OURO

ECONOMIA BRASILEIRA CRESCE 0,1% EM 2014, DIZ IBGE

Morreu o mito, o fenômeno, o revolu-cionário; seu nome perpetuará nos anais da história da música sertaneja, ficará para todo o sempre na memória daqueles que tiveram o privilégio de apreciar sua belíssima voz. Acompanhado pelo grande Milionário, será lembrado acima de tudo, pelas páginas de muita poesia, melodia e, letras que na maio-

ria retratam a essência da vida e o mais belo dos sentimentos que é o amor. Morreu o extraor-dinário, inigualável: Zé Rico. A música sertaneja jamais será a mesma, pois perdeu seu repre-sentante maior. Ficou um vazio, uma tremenda frustração, uma lacuna difícil de ser preen-chida. Ficou a saudade que trilhará pela estrada da vida até alcançar os caminhos do além.

Homenagem de Acácio Santos

Edição30 de Março de 2015ECONOMIA Pág. 13

A economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, segundo informou nesta sexta-feira (27) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valo-res correntes (em reais), a soma das riquezas produzi-das no ano passado chegou a R$ 5,52 trilhões, e o PIB per capita (por pessoa) caiu a R$ 27.229.

Esse é o pior resultado desde 2009, ano da crise internacional, quando a economia recuou 0,2%. Em 2013, de acordo com dados revisados, a economia havia crescido 2,7%.

Os números apresen-tados pelo IBGE já foram calculados com base na nova metodologia, que incluiu dados que não exis-tiam e mudou a classificação de alguns itens.

“O que contribuiu para o crescimento foram os servi-ços e, negativamente, foi a indústria”, afirmou Rebeca de La Rocque Palais, coorde-nadora de Contas Nacionais do IBGE.

A previsão mais recente do Banco Central era que o PIB tivesse recuado 0,1%, próxima à do Índice de Ativi-dade Econômica (IBC-Br), chamado de “prévia do PIB”, que estimava uma contração de 0,15% no ano passado. Já a expectativa dos analistas do mercado financeiro era positiva, porque indicava uma alta de 0,15%, segundo o boletim Focus, do Banco Central.

Em relação ao terceiro trimestre de 2014, o PIB de outubro a dezembro avan-çou 0,3%. O resultado foi puxado pela agropecuária, que cresceu 1,8%, e pelo setor de serviços, que teve expansão de 0,3%. Por outro lado, a indústria mostrou leve queda de 0,1%.

Frente ao 4º trimestre do ano anterior, o PIB mostrou retração de 0,2%, de acordo com o IBGE.

AgropecuáriaNo ano de 2014, a agrope-

cuária cresceu 0,4%, puxada pelas taxas positivas de soja (5,8%) e de mandioca (8,8%), ainda que a produ-ção tenha desacelerado. Na contramão, caiu a produti-vidade da cana-de-açúcar (-6,7%), do milho (-2,2%), do café (-7,3%) e da laranja (-8,8%).

“A grande diferença de 2013 para 2014 foi o desem-penho da cultura da soja”, diz Rebeca. “Houve queda de produtividade, então a renda gerada no setor é afetada negativamente.”

IndústriaA indústria mostrou

queda de 1,2%, influenciada pela retração de 2,6% em construção civil e eletrici-dade e gás, água, esgoto e

limpeza urbana.“O desempenho foi

influenciado pelo maior uso das termelétricas, sobretudo a partir do segundo trimes-tre do ano”, diz o IBGE, em nota. Apesar da taxa nega-tiva da atividade fabril, houve avanço de 8,7% da indústria extrativa mineral. Segundo Rebeca Palais, o bom resultado da extrativa mineral ajudou a conter parte da queda significava da indústria de transforma-ção (-3,8%).

ServiçosNo caso de serviços, que

teve a maior alta entre os setores, de 0,7%, o resul-tado foi influenciado pelos serviços de informação, atividades imobiliárias e transporte, entre outras. O aumento não foi maior porque o comércio, que costumava mostrar taxas positivas, recuou 1,8% em 2014.

“‘Outros serviços’ é bastante ligado ao consumo das famílias. No quarto trimestre, ele ajudou, mas no ano, ele ficou baixo. Dentro dele tem toda a parte de despesa pessoal. Isso caiu no ano e se você for olhar por outro lado, a inflação foi um dos grupos afetados. Alguns serviços sofreram mais do que outros, por outro lado educação e serviço mercan-til cresceu ao longo do ano. O comércio foi puxado para baixo principalmente pelo mercado atacadista, que está ligado ao desempenho da indústria. Claro que os serviços mais relaciona-dos com o desempenho da indústria tiveram desempe-nhos piores.”Investimentos e despesas

Com a queda da produ-ção interna e da importação de bens de capital (máqui-nas e equipamentos), os investimentos caíram 4,4% em 2014, a maior retração desde 1999, quando a baixa havia sido de 8,9%.

“A contribuição negativa ficou por conta dos investi-mentos, que tinham cres-cido 6,1% em 2013”, afirmou a coordenadora do IBGE.

A despesa de consumo das famílias, que durante anos sustentou o cresci-mento da economia, avan-çou menos do que em 2013: de 2,9% para 0,9%. A massa salarial dos trabalhadores, descontando a inflação, aumentou 4,1%.

A despesa do consumo do governo também cres-ceu menos no ano passado. Enquanto em 2013 a alta havia sido de 2,2% (frente a 2012), em 2014 (em relação a 2013), foi de 1,3%.

“A massa salarial conti-nua crescendo, teve varia-ção de 4,1% da massa sala-rial, mas por outro lado, o

crédito não está mais cres-cendo em termos reais. Além disso, a gente teve a Selic [taxa básica de juros] que aumentou e passou de 8,2% ao ano para 10,9%. E o IPCA [inflação oficial] que cresceu de 6,3% na média de 2014 contra média de 2013”, afirma a coordenadora.

No setor externo, caíram as exportações (-1,1%) e as importações (-1,0%) de bens e serviços, com influência negativa para a indústria automotiva.

A queda as importa-ções ocorrem por causa do câmbio e da economia, segundo Rebeca. “Quando está desaquecida, afeta as importações também.”

“Tanto a construção como máquinas e equipa-mentos caíram. Então, esses componentes afetaram os investimentos. Os ‘outros’ cresceram, diminuindo um pouco essa queda dos inves-timentos do ano de 2014. Eles foram responsáveis pelos investimentos não terem caído tanto.” A cate-goria “outros” cresceu 5,5%. Nela estão incluídos gastos em Pesquisa e Desenvolvi-mento, desenvolvimento de informática, software, e produtos de propriedade intelectual, que passaram a ser considerados como investimento na nova meto-dologia.

Em 2014, a taxa de inves-timento foi de 19,7% do PIB, abaixo do registrado em 2013, de 20,5%. Foi a menor desde 2009, quando chegou a 19,2%. A taxa de poupança recuou de 17% em 2013 para 15,8% no ano seguinte.

Impostos“Os impostos já vinham

há um tempo crescendo mais do que o valor adicio-nado [relacionado à produ-ção]. Em 2014, foi o contrá-rio. Eles tiveram variação negativa de 0,3 e isso, prin-cipalmente, por causa do IPI [Imposto sobre Produ-tos Industrializados], que está ligado à indústria de transformação, e por causa da importação, que a gente viu que o volume de bens e serviços caiu no ano.”

Rebeca disse ainda que

a última vez que o Brasil viu o valor adicionado crescer mais do que os impostos foi em 2009. “Tinha valor de -0,2% e impostos, -0,3%.”

A coordenadora do IBGE explicou que um dos prin-cipais motivos é o desem-penho da indústria. “Indus-tria teve desempenho ruim, e a indústria paga bastante imposto em alguns setores e aí afeta. A importação em 2009 também caiu”.

Segundo ela, a queda as importações ocorrem por causa do câmbio e da econo-mia – “quando está desaque-cida, afeta as importações também”.

Novo cálculoO cálculo que mede as

riquezas do país ficou dife-rente a partir deste ano. A nova metodologia incluiu dados que não existiam, deslocou informações e mudou a classificação de alguns itens, deixando a medição mais precisa. Novos dados foram incor-porados a partir de 2010, gerando uma revisão de toda a série, até 1995.

O novo cálculo do PIB foi aperfeiçoado para seguir padrões internacionais recomendados por órgãos como a ONU, OCDE e Banco Mundial e que devem ser adotados pelos países até 2016. A mudança serve para garantir uma comparação e calibragem mais apurada entre as economias. A última mudança na meto-dologia havia ocorrido em 2007.

“Essa divulgação foi atra-sada um mês em função da divulgação da série nova. E a partir de agora, volta à rotina normal. Hoje, além de ser uma divulgação normal do quarto trimestre, é a divulga-ção na nova série trimestral de acordo com o ano de refe-rência 2010. Significa que as alterações feitas também se refletem na série trimes-tral de forma mais diferen-ciada durante o ano”, decla-rou Roberto Olinto, diretor de pesquisas do IBGE, que ressaltou que houve “trans-parência” na comunicação das mudanças.

Fonte: G1.com

Page 14: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015OFICIAL Pág. 14

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITURAMAESTADO DE MINAS GERAIS

DECRETO Nº 5.932, DE 10 DE MARÇO DE 2014.

Nomeia membros para compor Comitê Executivo e Comitê de Coordenação para Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico, do Município de Iturama-MG.O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no inciso VI, do art. 69, da Lei Orgânica Municipal e Lei nº 3.268, de 19 de junho de 2002;

DECRETA:

Art. 1º Ficam nomeados para compor o Comitê Executivo e Comitê de Coordenação para Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico, do Município de Iturama-MG, com mandato de 01 (um) ano, podendo ocorrer uma única recondução:I – Representantes do Comitê Executivo:a) Representantes dos Sindicados:I – Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal – SEPUM: Dr. Tiago Barbosa Morais;II – Representante do Sindicato dos Produtores Rurais – SPR: Edvaldo Pádua de Lima.b) Representantes da Imprensa:I – Representante do jornal: Edson Gabriel Moisés; II – Representante do rádio: Ronaldo Alves.c) Representantes de Empresas:I - CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais:Representante: José Carlos Gonçalves;II - COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais:Representante: João Batista Donizette Barbosa;III - Brasil Limp:Representante: Clauberto Garcia Barbosa.d) Representante do Conselho Municipal:I - CODEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente:Representante: Dr. Arlen Oliveira Andrade.e) Representantes Diversos:I - Engenheiro Ambiental:Representante: Dra. Suzana Candeia do Amaral Silva e Dr. Eder Tiago Leal;II - ASSEAT – Associação dos Engenheiros, Agrônomos, Arquitetos e Técnicos do Pontal do Triângulo Mineiro:Representante: Dra. Kárita Cristina Almeida Mamede;III - Zoonoses e Vigilância Sanitária:Representante: Dra. Fernanda Marques Baião Silva e Dr. Walter Pádua Neto;IV - Agentes de Saúde:Representantes: Unidade Básica de Saúde do Bairro Tiradentes (UBS) – Keila Cândida Souza Soares; Maria Helena da Silva e Sumar Martins de Jesus;V - EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural:Representante: Dr. Alicério Diniz Freitas;VI – OAB – Ordem dos Advogados do Brasil:Representantes: Dra. Aderciona Fátima Urzedo e Dra. Vanessa Cristina Tomaz de Freitas.f) Secretariado Municipal:I – Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos:Representantes: Míria Alves Bento e Roberta Tomaz de Freitas.g) Polícia Militar – 7º Pelotão do Meio Ambiente e Trânsito:Representantes: Alessandro Cristiano Oliveira Araújo e José Cleiton Dias de Oliveira.II – Secretaria Municipal de Saúde:Representantes: Dr. Sérgio Queiroz Ferreira e Maria José de Oliveira.III – Secretaria Municipal de Planejamento:Representante: Luzani Carneiro Gouveia Vasconcelos.IV – Secretaria Municipal de Educação:Representante: Adriana Cristina Freitas Pádua e Sirlei Bizoni de Queiroz Alves.II – Representantes do Comitê de Coordenação: a) Prefeitura Municipal de Iturama-MG: terá como representantes o Coordenador Dr. Clayton José de Oliveira e Crishtyane Queiroz Borges Lima.b) Vereadores:I – Ademilton Alves Leal;II – Alex Sandro Gonçalves Santos;III – Alonso Rodrigues de Oliveira;IV – Ana Lúcia Menezes Santos;V – Francisco Freitas Filho;VI – Gil Wagner Martins de Oliveira;VII – Iron Tomaz de Almeida;VIII – José Francisco da Rocha;IX – José Pichioni Filho;X – Nilson Conceição de Oliveira;XI – Ricardo Oliveira de FreitasXII – Sandro Alves Costa;XIII – Vagner José Ferreira.c) Ministério Público: Representante: Dra. Silvana Oliveira Franchi.d) Associações de Moradores de Bairros:I – Bairro Doutor Diógenes de Souza:Representante: José Aparecido Gonçalves;II – Bairro Cruzeiro:Representante: Jesus Sócrates;III – Bairro Amazonas:Representante: Edson Ferreira;IV – Bairro Bom Sucesso:Representante: Donizete Alves dos Santos;V – Bairro Antonio Bráulio:Representante: Eurípedes Spirandeli;VI – Bairro Newton Cardoso;VII – Bairro Iturama I;VIII – Bairro Jardim América:Representante: Joaquim Candido;IX – Bairro São Miguel:Representante: Manoel Dantas de Medeiros;X – Bairro Tiradentes:Representante: Luiz Antonio de Oliveira. e) Conselho Municipal de Saúde:Representante: Nelci Aparecida Gutierres Camargo.f) Conselho Municipal de Assistência Social:Representantes: Iolanda Aparecida Sinibaldi e Vanair Silva dos Santos.g) Secretariado Municipal:I – Secretaria Municipal de Administração:Representantes: Maria Alves Freitas e Rafael Rodrigues Parra Silva;II – Secretaria Municipal de Governo:Representantes: Admilson Soares da Silva;III – Secretaria Municipal de Finanças:Representantes: Marco Túlio de Souza e Maria Francisca dos Santos;IV – Secretaria Municipal de Cultura:Representantes: Silvonete Martins de Queiroz e Sonhia Maria de Souza;V – Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária:Representantes: Euzébio José de Pádua Queiroz e Lindomar Queiroz;VI – Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo:Representantes: Sérgio Rodrigues Machado;VII – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:Representantes: Elizamar de Oliveira.h) Representantes das Entidades Sociais:I – Associação Comercial:Representante: Adir Souza Lima;II – Maçonaria:Representante: Dr. Geraldo Takeo Ozaki;III – Rotary Club:Representantes: Jair Urzedo de Freitas e José Maria Gama dos Santos;IV – Lions Club:Representante: Sebastião José Ribeiro;V – Associação de Pais e Amigos Excepcionais – APAE:Representante: Cláudio Ferreira da Maia;VI – Centro Espírita:Representantes: Altamir Urzedo de Lima e Ana Maria de Freitas;VII – Creche Deus Menino:Representante: Maria Aparecida Lio;VIII – Igreja Católica:Representante: Paróquia Santa Rosa de Lima – Padre Aparecido Batista Franco; IX – Igreja Evangélica:Representante: Assembléia de Deus – Pastor Eliel Ribeiro de Carvalho.i) Engenheiro Civil: Representante: Luciano Lacerda Oliveira.Art. 2º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Iturama – MG, 10 de março de 2014.

CLÁUDIO TOMAZ DE FREITAS Prefeito do Município de Iturama-MG

DECRETO Nº 6.050, DE 24 DE OUTUBRO DE 2014.Disciplina o recolhimento do ISSQN fixo – estimativa mensal, ou arbitramento – para as Microempresas optantes pelo simples nacional, na forma fixada pela Resolução CGSN/SE nº 115, de 4 de setembro de 2014.O Prefeito de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e com fundamento no inciso VI, do Art. 69, da Lei Orgânica do Município;

DECRETA:

Art. 1º. As Microempresas optantes pelo simples nacional, na forma da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, alterada pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, poderão recolher o ISSQN sob o regime fixo mensal, por estimativa ou arbitramento.Parágrafo único. O regime de recolhimento do ISSQN a que refere o caput deste artigo, obedecerá ao que dispõe o artigo 33, da Resolução nº 94, de 29 de novembro de 2011, alterado pela Resolução nº 115, de 4 de setembro de 2014, respectivamente do Comitê Gestor do Simples Nacional.Art. 2º. O valor do ISSQN pelo regime de estimativa ou arbitramento, será determinado independentemente da receita bruta auferida no mês, para as Microempresas que tenham auferidas receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).§ 1º Os valores fixos estabelecidos pelo Município de Iturama em determinado ano-calendário: I - só serão aplicados a partir do ano-calendário seguinte;II - deverão abranger todas as empresas ou apenas aquelas que se situem em determinado ramo de atividade, que tenham, em qualquer caso, auferido receita bruta no ano-calendário anterior até o limite previsto no caput deste artigo, ressalvado o disposto no § 3º; eIII - deverão ser estabelecidos obrigatória e individualmente para cada faixa de receita prevista nos incisos I e II do § 2º.§ 2º Os valores fixos mensais estabelecidos no artigo 1º deste Decreto, não poderão exceder a: I - para a Microempresa que no ano-calendário anterior tenha auferido receita bruta de até R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), o valor do ISSQN fixo, não poderá exceder a R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), mensais;II - para a Microempresa que no ano-calendário anterior tenha auferido receita bruta entre R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) e R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais), o valor do ISSQN fixo, não poderá exceder a R$ 418,50 (quatrocentos e dezoito reais e cinquenta centavos), mensais.§ 3º Fica impedida de adotar os valores fixos mensais de que trata este artigo a Microempresa que:I - possua mais de um estabelecimento;II - esteja no ano-calendário de início de atividade;III - exerça mais de um ramo de atividade:a) com valores de ISSQN fixos distintos estabelecidos pelo município de Iturama; oub) quando pelo menos um dos ramos de atividade exercido não esteja sujeito ao valor fixo de ISSQN, estabelecido pelo município de IIturama.Art. 3º. A microempresa sujeita a valor fixo na forma prevista no inciso I do § 2º deste artigo que, no ano-calendário, auferir receita bruta acima de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) continuará a recolher o valor fixo previsto naquele dispositivo, ressalvado o disposto no parágrafo único deste artigo. Parágrafo único. A microempresa que, no ano-calendário, exceder o limite de receita bruta previsto no caput do artigo 2º deste decreto, fica impedida de recolher o ISSQN pela sistemática de valor fixo, a partir do mês subsequente à ocorrência do excesso, sujeitando-se à apuração desses tributos na forma das demais empresas optantes pelo Simples Nacional. Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Iturama/MG, 24 de outubro de 2014.

Cláudio Tomaz de Freitas Prefeito do Município de Iturama

� LEI Nº. 4.439 DE 09 DE OUTUBRO DE 2014.

Altera a ementa, o art. 1º, inclui o art.2º-A, na Lei nº. 3.922, de 22 de dezembro de 2009, e dá outras providências. O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso das atribuições legais previstas no art 69, da Lei Orgânica Municipal, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a presente Lei: Art. 1º A ementa da Lei nº. 3.922, de 22 de dezembro de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação: “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênios ou contratos de direito público com instituições privadas para a prestação de serviços de saúde e, ainda, complementar os valores pagos pelo Ministério da Saúde através dos preços mínimos estabelecidos pelo órgão competente da direção nacional do Sistema Único de Saúde – Tabela SUS e dá outras providências”. Art. 2º O art. 1º, da Lei nº. 3.922, de 22 de dezembro de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação: “Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a celebrar convênios ou contratos de direito público com instituições privadas para a prestação de serviços de saúde, observadas as normas da Lei nº 8.666/93, e, ainda, complementar em até 70% (setenta por cento) os valores pagos pelo Ministério da Saúde através dos preços mínimos estabelecidos pelo órgão da direção nacional do Sistema Único de Saúde – Tabela SUS, até 31 de dezembro de 2014, sendo que após tal data os valores da complementação serão de até 100% (cem por cento).Parágrafo único. Independentemente do número de atendimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS), o valor mensal destinado a complementação de que trata o caput deste artigo não poderá, até 31 de dezembro de 2014, ser superior a R$ 53.000,00 (cinquenta e três mil reais) mensais, sendo que a partir de 01 de janeiro de 2015 este valor não poderá ser superior a R$ 74.500,00 (setenta e quatro mil e quinhentos reais) mensais”. Art 3º Inclui o art.2º-A, na Lei nº. 3.922, de 22 de dezembro de 2009, com a seguinte redação: “O Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, fica autorizado a celebrar termos de cooperação técnica com os Municípios Referenciados da sua microrregião (Carneirinho, União de Minas, Limeira do Oeste e São Francisco de Sales) objetivando complementar os valores pagos pelo Ministério da Saúde através dos preços mínimos estabelecidos pela Tabela SUS para os serviços de saúde prestados por instituições privadas aos usuários do Sistema Único de Saúde. §1º. O repasse mensal dos recursos financeiros destinados ao cumprimento do disposto neste artigo será efetuado entre os fundos municipais.§2º. O repasse dos recursos financeiros às instituições privadas, destinados a complementação de que trata este artigo, está condicionado à efetiva contribuição de cada um dos Municípios Referenciados”. Art. 4º As despesas decorrentes com a execução da presente Lei correrão por conta de dotação própria constante da Lei Orçamentária Anual. Art 5º Esta Lei entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Iturama-MG, 09 de outubro de 2014.

CLÁUDIO TOMAZ DE FREITAS Prefeito do Município de Iturama-MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITURAMA/MG – Extrato do Edital – Pregão Presencial nº 30/2015– (resumido) Objeto: Aquisição de um veículo zero quilômetro, para Secretaria de Governo. Tipo: Menor Preço Global. Credenciamento: 15/04/2015 a partir das 09:00 hs. Data/hora de abertura dos Envelopes: 15/04/2015, às 09:15 hs. Informações: Av. Alexandrita, nº 1.314, Jd. Eldorado, CEP 38280-000, Iturama/MG, Tel.: (0**34) 3411-9526. Iturama, 30 de março de 2015. Lívia Helena Queiroz Malta – Pregoeira. PREFEITURA MUNICIPAL DE ITURAMA/MG – Extrato do Edital – Pregão Presencial nº 31/2015– (resumido) Objeto: Aquisição de computadores e afins. Tipo: Menor Preço Por Item. Credenciamento: 15/04/2015 a partir das 11:00 hs. Data/hora de abertura dos Envelopes: 15/04/2015, às 11:15 hs. Informações: Av. Alexandrita, nº 1.314, Jd. Eldorado, CEP 38280-000, Iturama/MG, Tel.: (0**34) 3411-9526. Iturama, 30 de março de 2015. Lívia Helena Queiroz Malta – Pregoeira.

� � DECRETO Nº 6.074, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014.Fixa prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, Taxas de serviços urbanos e expediente e a contribuição para o custeio de iluminação pública, para o exercício de 2015.� � O Prefeito do Município de Iturama, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, com suporte no inciso VI, do art. 69, da Lei Orgânica do Município;� � Considerando o que dispõe o art. 17, da Lei n. 2.228/84 (Código Tributário Municipal);� � DECRETA:� � Art. 1º O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, a taxa de serviços urbanos e expediente e a contribuição para custeio de iluminação pública para o exercício de 2015, serão lançados e arrecadados em até 06 (seis) parcelas, com os seguintes vencimentos:� � I – Cota Única ou Primeira Parcela no dia 20 de março de 2015 – para todos os Setores, inclusive para o Distrito de Alexandrita-MG;� � II – Segunda Parcela no dia 20 de abril de 2015 para todos os Setores, inclusive para o Distrito de Alexandrita-MG;� � III – Terceira Parcela no dia 20 de maio de 2015 – para todos os Setores, inclusive para o Distrito de Alexandrita-MG;� � IV – Quarta Parcela no dia 20 de junho de 2015 – para todos os Setores, inclusive para o Distrito de Alexandrita-MG;� � V – Quinta Parcela no dia 20 de julho de 2015 - para todos os setores, inclusive para o Distrito de Alexandrita-MG;� � VI – Sexta Parcela no dia 20 de agosto de 2015 – para todos os Setores, inclusive para o Distrito de Alexandrita-MG.� � Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

� � Iturama-MG., 22 de dezembro de 2014.

� � CLÁUDIO TOMAZ DE FREITAS� � Prefeito do Município de Iturama

Page 15: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015SAÚDE Pág. 15

ATENDIMENTO ÀS MULHERES NAS ESFs DO MUNICÍPIO DE CARNEIRINHO É ESTENDIDO EM COMEMORAÇÃO AO 8 DE MARÇO

Para festejar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde estendeu até as 22h o atendimento às pacien-tes nas ESFs de Carnei-rinho, São Sebastião do Pontal e Estrela da Barra. “De 11 a 12 de março as enfermeiras realizaram o Papanicolau, exame preventivo do câncer de colo uterino, também no período noturno nessas unidades. E durante o horário normal nas de Fátima do Pontal, Graci-lândia e Aparecida do Paranaíba”, explica Paula Queiroz, coordenadora

Foram realizados mais de 40 exames em apenas dois diasdas Estratégias. Mensal-mente o município deve alcançar metas em cinco áreas do programa Saúde em Casa. Uma delas é a do Papanicolau. “O Estado estipula o mínimo de 60 exames por mês. E, com muito empenho, temos conseguido ultrapassar esse número”, diz Paula. “Mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos precisa providenciar o exame e, para isso, é só apresen-tar o cartão do SUS e o RG na ESF mais próxima, em qualquer mês do ano”, ressalta Benevenute Maia, secretário de Saúde

Pacientes na ESF de Carneirinho

Pacientes na ESF de Estrela da Barra

Pacientes na ESF de São Sebastião do Pontal

Page 16: Edição 423 - 30 de Março de 2015

Edição30 de Março de 2015 Pág. 16CONSCIENTIZAÇÃO

Preços válidos até 31/03/2015 ou enquanto durarem os estoques - 80 unidades. Novo Ford Ka+ 1.5L 2015 (cat ZFC5) a partir de R$ 44.490,00 à vista ou fi nanciamento com taxa de 0,00% a.m. e 0,00% a.a, 62,04% de entrada (R$ 27.600,00) e saldo em 36 parcelas de R$ 499,00 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, incluindo tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo R$ 45.564,00. Custo Efetivo Total (CET) calculado na data de 02/03/2015 a partir de 0,34% a.m. e 4,12% a.a., por meio do Programa Ford Credit. Ford EcoSport SE 1.6 2015 (cat ECG5) a partir de R$ 66.200,00 à vista ou fi nanciamento com taxa de 0,97% a.m. e 11,64% a.a, 67,77% de entrada (R$ 44.862,47) e saldo em 60 parcelas de R$ 499,00 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, incluindo tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo de R$ 74.802,47. Custo Efetivo Total (CET) calculado na data de 05/03/2015 a partir de 1,19% a.m. e 15,19% a.a., por meio do Programa Ford Credit. New Fiesta Hatch S 1.5 2015 (cat RBQ5) a partir de R$ 45.790,00 à vista ou fi nanciamento com taxa de 1,55% a.m. e 18,60% a.a, 60,20% de entrada (R$ 27.563,45) e saldo em 60 parcelas de R$ 499,00 na modalidade CDC com 30 dias de carência para pagamento da 1ª parcela, incluindo tarifas, custos e impostos (IOF). Valor total a prazo de R$ 57.503,45. Custo Efetivo Total (CET) calculado na data de 05/03/2015 a partir de 1,80% a.m. e 23,84% a.a., por meio do Programa Ford Credit. Não abrange seguro, acessórios, documentação e serviços de despachante, manutenção ou qualquer outro serviço prestado pelo Distribuidor. Sujeito à aprovação de crédito. O valor de composição do CET poderá sofrer alteração, quando da data efetiva da contratação, considerando o valor do bem adquirido, as despesas contratadas pelo cliente, custos de Registros de Cartórios variáveis de acordo com a UF (não incluso no valor das parcelas e no cálculo da CET) a data da contratação. Contratos de Financiamento e Arrendamento Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A. Valores válidos para cores sólidas. Frete incluso.

Na cidade, somos todos pedestres.

• Formiga• Gov. Valadares• Guanhães• Ipatinga• Itabira• Itaúna• Juiz de Fora• Juiz de Fora• Lavras• Leopoldina• Manhuaçu

(37) 3322-2000 (33) 3279-6300 (33) 3421-1713 (31) 2109-3003 (31) 3831-6221 (37) 3241-7000 (32) 3690-3300 (32) 3236-5000 (35) 3821-6588(32) 3441-4068 (33) 3331-1085

AutoOestePomalVespBrasautoGomes PereiraÍmparEmbrautoOriginalVivaLevelDiga

• Mantena• Montes Claros• Muriaé• Pará de Minas• Ponte Nova• Pouso Alegre• São João Del Rey• Sete Lagoas• Teófilo Otoni• Texeira de Freitas• Ubá• Varginha

(33) 3241-2242 (38) 3690-7900(32) 3729-2400 (37) 3231-7000 (31) 3881-3600 (35) 3449-3000 (32) 3373-2000 (31) 3779-8888(33) 3522-2092(73) 3292-7000(32) 3531-2066(35) 3223-6060

PomalCrevacSantos CarvalhoÍmparSanvelTrevautoDelforMotorseteMartins PereiraPomalSanvelSupra

• Alfenas• Barbacena• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Belo Horizonte• Bom Despacho• Caratinga• Caxambu• Cons. Lafaiete• Divinópolis

(35) 3292-5000 (32) 3332-1677(31) 3489-9000 (31) 3359-9400 (31) 2122-8000 (31) 3388-2020 (37) 3522-1144 (33) 3321-4311 (35) 3341-3200 (31) 3761-6000 (37) 3215-5000

SupraSerranaBH ForInovaJorlanPisaBovepeAuto MotobrásMandalaNew ForAutomac

www.cancellaveiculos.com.brTel.: (34) 3411-0335

• Campina Verde - Rua 22 c/ 11, nº 504 - Centro Tel.: 34 3412-4009• Ituiutaba - Rua Vinte, 1.234 - Centro Tel.: 34 3271-7100• Frutal - Rua 13 de maio c/ Senador Gomes, nº 305 - Centro Tel.: 34 3421-0280• Prata - Avenida Brasilia, nº 168 - Centro Tel.: 34 3431-1244• Pirajuba - Rua Anoel José da Silva, Nº 195 - Distrito Industrial Tel.: 34 3426-1104

• ITURAMA - Pça Dona Francisca J. de Andrade, nº 80 - Centro Tel.: 34 3271-7100