edição 4 jornal 4 cidades

8
Ano I - D.C.M - Nº 4 - 26 de Janeiro de 2013 www.jornal4cidades.com.br Lagoinha Natividade da Serra Redenção da Serra São Luiz do Paraitinga O governador Geraldo Alckmin (PSDB) fez visita técnica ao prefeito de Nativi- dade da Serra Dito Car- los (PSDB) e ao prefeito Nequinho (PMDB) de Redenção da Serra. Na ocasião os dois, mais os prefeitos de Lagoinha Galvão (PSDB) e Alex Tor- res (PR) de São Luiz do Paraitinga fizeram dife- rentes solicitações ao governador. Reformas das Estra- das, melhorias na área da Saúde, Educação e para a Zona Rural fizeram parte das solicitações dos pre- feitos. O governador anun- ciou em ambas cidades as melhorias que o Esta- do já está realizando em toda Região. Alex Torres, pre- feito de São Luiz do Paraitinga pelo Partido da República, disse que o som do Carnaval em São Luiz continuará sendo o das marchin- has. O prefeito solici- tou ao governador Ge- raldo Alckmin (PSDB) a execução das obras para o tratamento de água/ esgoto e melhorias na Zona Rural. “Estou tra- balhando para que as empresas de celulares e internet melhorem suas prestações de serviços na cidade”, disse o prefeito. O vereador Rel- son Aparecido dos Santos (DEM) disse ao Jornal 4Cidades que enviará requerimentos ao prefeito de Lagoinha Zé Galvão (PSDB) fa- zendo diferentes solici- tações, inclusive a respei- to da construção da pista de skate em Lagoinha. “Eu pretendo saber qual é a real situação da área de Saúde do município”, disse. O prefeito de Na- tividade da Serra, Dito Carlos (PSDB) solici- tou ao governador Ge- raldo Alckimin (PSDB) a agilização do convênio junto a DER para início das obras de pavimen- tação da Estrada que liga Natividade à Caraguata- tuba. V ereador Laelton Eslei dos Santos (PSDB) de Natividade da Serra pretende incluir a preservação Ambiental na discussão do Plano Diretor. Ele acredita que Natividade pode aprovei- tar mais a exploração do Parque Estadual da Serra do Mar via Núcleo Santa Virginia. Alckmin visita os 4 prefeitos e anuncia melhorias na Região Alex solicita apoio de Alckmin para resolver problemas Dito Carlos quer melhorar acesso entre Natividade e Caraguatatuba Vereador Laelton quer discutir questão Ambiental no Plano Diretor Dito Carlos, Nequinho, Geraldo Alkimin, Alex Torres e Zé Galvão Alex Torres Prefeito Dito Carlos Foto: Diego Anastácio Vereador Relsom quer saber onde será construída a pista de skate Pág. 7 Pág. 5 Pág. 4 Pág. 5 Pág. 5 e 6

Upload: diego-anastacio-euzebio

Post on 25-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

edição 4 Jornal 4 Cidades

TRANSCRIPT

Page 1: edição 4 Jornal 4 Cidades

Ano I - D.C.M - Nº 4 - 26 de Janeiro de 2013 www.jornal4cidades.com.br

Lagoinha Natividade da Serra Redenção da Serra São Luiz do Paraitinga

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) fez visita técnica ao prefeito de Nativi-dade da Serra Dito Car-los (PSDB) e ao prefeito Nequinho (PMDB) de Redenção da Serra.

Na ocasião os dois, mais os prefeitos de Lagoinha Zé Galvão (PSDB) e Alex Tor-res (PR) de São Luiz do

Paraitinga fi zeram dife-rentes solicitações ao governador.

Reformas das Estra-das, melhorias na área da Saúde, Educação e para a Zona Rural fi zeram parte das solicitações dos pre-feitos.

O governador anun-ciou em ambas cidades as melhorias que o Esta-do já está realizando em toda Região.

Alex Torres, pre-feito de São Luiz do Paraitinga pelo Partido da República, disse que o som do Carnaval em São Luiz continuará sendo o das marchin-has. O prefeito solici-tou ao governador Ge-raldo Alckmin (PSDB) a execução das obras para o tratamento de água/esgoto e melhorias na Zona Rural. “Estou tra-balhando para que as empresas de celulares e internet melhorem suas prestações de serviços na cidade”, disse o prefeito.

O vereador Rel-son Aparecido

dos Santos (DEM) disse ao Jornal 4Cidades que enviará requerimentos ao prefeito de Lagoinha Zé Galvão (PSDB) fa-zendo diferentes solici-tações, inclusive a respei-to da construção da pista de skate em Lagoinha. “Eu pretendo saber qual é a real situação da área de Saúde do município”, disse.

O prefeito de Na-tividade da Serra, Dito Carlos (PSDB) solici-tou ao governador Ge- raldo Alckimin (PSDB) a agilização do convênio junto a DER para início das obras de pavimen-tação da Estrada que liga Natividade à Caraguata-tuba.

Vereador Laelton Eslei dos Santos

(PSDB) de Natividade da Serra pretende incluir a preservação Ambiental na discussão do Plano

Diretor. Ele acredita que Natividade pode aprovei-tar mais a exploração do Parque Estadual da Serra do Mar via Núcleo Santa Virginia.

Alckmin visita os 4 prefeitos e anuncia melhorias na Região

Alex solicita apoio de Alckmin para resolver problemas

Dito Carlos quer melhorar acesso entre Natividade e Caraguatatuba

Vereador Laelton quer discutir questão Ambiental no Plano Diretor

Dito Carlos, Nequinho, Geraldo Alkimin, Alex Torres e Zé Galvão

Alex Torres

Prefeito Dito Carlos

Foto: Diego Anastácio

Vereador Relsom quer saber onde

será construída a pista de skate

Pág. 7 Pág. 5 Pág. 4

Pág. 5

Pág. 5 e 6

Page 2: edição 4 Jornal 4 Cidades

Página 2

eD

Ito

rIA

leDItorIAl

A visita do governador tucano Geraldo Alkcmin à Natividade da Serra e Redenção da Serra, sábado passado, traz um pouco da preocupação dele com as próximas eleições. Ainda é cedo para dizer se Alckimin será candidato a presidente do Brasil, mas ele está fazendo a lição de casa. Alckimin não só está fazendo o trabalho de governador, como também está fazendo articulações políticas e isso não é ruim.

Como já não é novidade pra ninguém, o Jornal 4Cidades tem como objetivo principal de cobrir semanalmente os ocorridos políticos em Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga e estamos acompanhando. É de conhecimento de todos vocês, que existem várias áreas que são de competência única e exclusiva dos prefeitos, e creio que eles estão arregaçando as mangas, mas há outras que só dependem do governador do Estado.

As quatro cidades irão melhor muito com apoio do governador Alckmin. Existem problemas estruturais nos municípios, que necessitam da força do Estado e da União, e pelo que tenho observado, os prefeitos estão empenhados, e vão buscar todo apoio possível. E pra quem quiser saber, esses apoios do governo Federal e Estadual não é nenhum favor e sim obrigação deles.

Nós enquanto pagadores de impostos, temos de apoiar toda e qualquer atitude favorável a coletividade, e buscar a melhoria para todos e não só para um grupo isolado. Vivendo um período pré-eleitoral, creio que o governador de São Paulo irá atender todas as revindicações assim como também deverá fazer a presidenta petista Dilma Rousseff . Nós temos de fazer nossa parte e cobrar de cabeça erguida tudo que nos diz direito.

expediente

Represa de Redenção

Estamos abrindo espaço a todos que quiserem publicar seus artigos, contos, histórias e curiosidades das suas cidades. Os interessados podem enviar os textos para o endereço eletrônico [email protected]. Estamos criando meios para que as pessoas também possam entregar seus textos escritos. O Jornal pretende abrir escritórios nas quatro cidades para melhor atender a municipalidade e a população de Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga.

Jornal 4Cidades – Parceria entre o Jornal Diário de taubaté e Grupo de Administração e Marketing do Vale do Paraíba. Distribuição: Lagoinha – Natividade da Serra – Redenção da Serra – São Luiz do ParaitingaJornalista Responsável - Oswaldo Ramos Junior- MTB nº 34088Diagramação - Diego Anastácio

Colunista: Paulo [email protected] www.jornal4cidades.com.br

contato Publicitário: (12) 9133.9447 / (12) 8118.5011Endereço da Sede: Rua Marquês do Herval, 246, Centro, Taubaté- SP.Contato: (12) 3621-4679, (12) 9133-9447

[email protected] www.jornal4cidades.com.br

Quando a cidade nova foi elaborada, era sonho daqueles que a criaram que ali existisse um núcleo turístico importante, trazendo trabalho, entreteni-mento, beleza e enriquecimento ao povo do lugar.

Naturalmente que, para isto, necessitaria do lago sempre vivo e exuberante, estimulando to-dos os investimentos necessári-os para o cumprimento daque-las metas.

Quando está cheio, o lago é lindo, encantador, enchendo de orgulho a todos que podem desfrutar desta natureza mara-vilhosa, deixando os habitantes e os amigos a pensar no que es-taria faltando para todos os son-hos se realizem.

O fato é que ninguém parece confi ar muito na perenidade deste encanto, restando a cada um o direito ao lamento e ao de-sejo de que aquilo seja mais bem explorado.

Sabemos que uma de suas fi -nalidades é o controle da vazão das águas do Rio Paraíba, sus-tentando as necessidades da represa do Funil e o aporte de

água para o Rio Guandu, abas-tecendo a cidade do Rio de Ja-neiro. Isto seria mais um motivo de orgulho para nosso povo, se o cumprimento desta missão não nos destruísse.

Por isto achamos injusto que nos obriguem a este sacrifício, sem a menor consideração, não havendo o mínimo respeito a um povo que aqui vive, trabalha e produz riquezas.

Quando Dilma Rousseff era ministra de Minas e Energia, houve uma reunião com repre-sentantes das Bacias Hidrográfi -cas e lhe foi mostrado o estado em que se encontrava nossa ci-dade, com o lago vazio. Consta que ela chamou um subordi-nado e determinou que “-nunca mais este lago seja esvaziado”.

Sempre digo que deveria ha-ver um movimento maior, re-crutando a população, os ami-gos a imprensa, as autoridades, fazendo chegar a todos os responsáveis, incluindo a Presi-dente da República, os apelos necessários para que nosso lago nunca mais se esvazie, garantin-do nossa alegria e nossa sobre-vivência.

Por Paulo Pereira

Page 3: edição 4 Jornal 4 Cidades

Página 3

Acontece

O gerente do Es-

critório Regional do Se-brae-SP em São José dos Campos se reuniu com os prefeitos de São Luiz do Paraitinga, Reden-ção da Serra, Lagoinha e Natividade da Serra, para debater a difusão do empreendedorismo na região.

O Sebrae-SP tem apoiado as micro e pequenas empresas das quatro cidades com consultorias, cursos e

palestras sobre gestão de negócios. Segundo o ger-ente, as reuniões visam debater propostas para a desburocratização e in-centivo aos Empreende-dores Individuais. Um dos pontos principais é o estímulo à regulamen-tação e implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios.

Um dos destaques da atuação do Sebrae-SP foi o trabalho desenvolvido junto a 14 produtores rurais de Lagoinha, que tiveram consultorias de qualidade no final de 2012, nas quais rece-beram orientações sobre

organização, descarte, limpeza, higiene e ordem mantida.

Os empresários at-endidos passaram por 15 horas teóricas de consultorias coletivas e cada um teve 20 horas de acompanhamento de um consultor do Sebrae-SP. Após essa fase, o consul-tor visitou as proprie-dades para avaliar as mu-danças implantadas.

Em Lagoinha, o Se-brae também participou da Expolag (Exposição Agronegócios de La-goinha), com um estande institucional e pro-gramação de palestras, consultorias e cursos.

TurismoOs empresários das

cidades da região tiver-am uma programação especial de atividades do Circuito Turístico Cultu-ra Caipira, que reúne empreendedores de Na-tividade, Redenção, São Luiz, Lagoinha, Taubaté, Tremembé, Caçapava, Jambeiro e Paraibuna.

Em 2012, houve re-uniões do PAS (Progra-ma Alimento Seguro) em São Luiz, além de cursos como o Aprender a Em-preender, capacitação de compras públicas e lici-tações, parcerias com a Prefeitura, Associação Comercial e Banco do

Povo. Os produtores de leite e peixes de Reden-ção e Natividade tiveram palestras sobre agron-egócios e o DRS (De-senvolvimento Regional Sustentável), em parceria com o Banco do Brasil.

Outra iniciativa bem-sucedida em 2012 foi o Sebrae Móvel, que passou por Redenção, São Luiz e Lagoinha, com atendimentos gra-tuitos a empresári-os da região, ofer-ecendo orientações sobre temas de gestão como administração, finanças, marketing, recursos humanos e jurídico.

Sebrae apoia empresários da região“Gerente do Escritório Regional do Sebrae se reuniu com prefeitos de São Luiz do Paraitinga, Redenção, Lagoinha e Natividade da Serra”

O governador do Estado de São Paulo, o médico Geraldo Al-ckmin (PSDB) esteve sábado pas-sado em Natividade da Serra e em Redenção da Serra anunciando a realização de obras que serão reali-zadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A primeira cidade visitada por Alckmin foi Natividade da Serra, onde o pre-feito Dito Carlos (PSDB) foi o an-fitrião.

Em Redenção da Serra o governador teve a oportunidade de encontrar os quatro prefeitos: Zé

Galvão de Lagoinha, Dito Carlos de Natividade, Nequinho de Re-denção e Alex Torres de São Luiz do Paraitinga. O deputado padre Afonso Lobato (PV), que nasceu em Redenção da Serra também es-tava presente e aproveitou a opor-tunidade para pedir ao governador que agilize todas as solicitações fei-tas por ele e pelos 4 prefeitos. Os maiores problemas nas 4 cidades são referentes as Estradas rurais e área de Saúde, todas previstas a serem realizadas pelo governador Geraldo Alckimin.

Geraldo Alckmin visita cidades da região

O CODIVAP realizou sexta-feira passada, dia 26, a eleição para presidente e vice-presidentes do Conselho de prefeitos. As chapas puderam se inscrever até às 10 horas do último dia 23 e, só puderam se inscrever aqueles que

estavam quites com a tesouraria do CODIVAP. A posse da nova diretoria será realizada hoje, logo após a apuração dos votos. O pre-feito de Caçapava Carlos Vilela deixa o cargo de presidente.

Quem será o presidente do CODIVAP? Programação do 28º Festival de Marchinhas em São Luiz do Paraitinga

Sábado 26/0115h Bloco Misto Quente16h Bloco do Beijo17h Bloco do Caipira18h Tânia Moradei e Banda20h Bloco da Coruja

21h Bloco do Saci22h FINAL do Festival de Marchinhas23:30h Bloco Pé na Cova24h Baroni e a Loukomotiva Kabereka - Lançamento do CD

Page 4: edição 4 Jornal 4 Cidades

Página 4

LAGOINHA

N o sábado, an-

tes de ir ao encontro do governador Geraldo Alkcmin (PSDB) em Natividade da Serra, eu, Oswaldo, e o fotógrafo Diego Anastácio fomos à Lagoinha conversar com o prefeito Zé Gal-vão (PSDB) e, saber dele quais seriam suas reivin-dicações junto ao gov-ernador.

O prefeito de Lagoin-ha disse que não faria nenhuma reivindicação e, apenas iria lembrar Al-ckmin sobre alguns as-suntos que já havia trat-ado com o governador. “Eu vou fazer uma visita ao Nequinho e lembrar o

governador Geraldo Al-ckimin sobre o projeto da Defesa Civil do Esta-

do de São Paulo que está aguardando liberação de verba da Casa Civil, num

orçamento de cerca de R$ 2 milhões”, disse Zé Gal-vão. A obra diz respeito a

recuperação da Avenida Maria do Carmo Gouvêa Rocha que tem cerca de 500 metros, construída em 1997 e tem de trocar os tubos armcos. “Toda água pluvial de Lagoinha passa por essa galeria de águas pluviais. Essa é a obra mais cara na Zona Urbana”, disse o prefeito.

Na Zona Rural está previsto que o governo de São Paulo libere ver-bas para a construção de 20 pontes. “Nós va-mos fazer a recuper-ação das Estradas da Zona Rural inclusive nessa época de chuvas, estamos atendendo ap-enas os pontos críticos”, frisou Zé Galvão.

C om a intenção

de que haja melhorias nas áreas de: Saúde, Es-

porte e Cultura, o vere-ador Relson Aparecido dos Santos (DEM) disse ao Jornal 4Cidades que

enviará requerimentos ao prefeito de Lagoinha Zé Galvão (PSDB). Rel-son Santos disse também que dará todo apoio a Zona Rural e que já está trabalhando pelos fun-cionários públicos.

Segundo o vereador, por meio do requeri-mento ele irá solicitar ao prefeito que haja melho-ra no atendimento mé-dico, que seja resolvido o problema na marcação de consultas. “Eu pre-tenso saber qual é a real situação da área de Saúde do município”, disse.

Relson Santos tam-bém solicitará infor-mações do Executivo lagoinhense, se já está sendo realizado o levan-tamento da área para a construção da pista de skate. “Essa foi uma promessa de campanha do prefeito e agora vamos acompanhar. Os jovens da cidade estão ansiosos por esta pista de skate”, lembrou o vereador.

Quarta-feira passada Relson santos esteve nas Câmaras Municipais de: São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e

Redenção da Serra verifi-cando o piso salarial dos Legislativos, para que esses valores sirvam de base para que os três funcionários da Câmara de Lagoinha possam ter seus salários reajusta-dos. “Eu também vou enviar um requerimento, solicitando que o pre-feito aumente o valor do Cartão de Alimentação dos servidores públicos, que está defasado”, gar-antiu Relson Santos, lem-brando que dará apoio às atividades Culturais e Religiosas da cidade.

Zé Galvão busca junto a Alckmin a recuperação da Av. Maria do Carmo Gouvêa Rocha

Relsom vai solicitar informações sobre local que será construída a pista de skate

“Toda água pluvial de Lagoinha passa por essa galeria de águas pluviais. Essa é a obra mais cara na Zona Urbana”

Prefeito Zé Galvão mostrando os problemas ocasionado pelas águas Foto: Diego Anastácio

Vereador Relsom Foto: Divulgação

Page 5: edição 4 Jornal 4 Cidades

Página 5

NATIVIDADE DA SERRA

O prefeito de Na-tividade da Serra, Dito Carlos (PSDB) solicitou ao governador Geraldo Alckimin (PSDB) a agili-zação do convênio junto a DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para início das obras de pavimentação da Estra-da que liga Natividade à Caraguatatuba. “Hoje essa Estrada é de terra e vamos trabalhar para pavimentá-la”, disse Dito Carlos.

O prefeito de Nativi-dade também solicitou ao governador que seja enviado ao município ambulâncias e que haja investimentos emergen-ciais nas Zonas Urbanas e Rural de natividade. “Nós estamos trabalhando ar-

duamente para que toda população de Natividade da Serra possa desfrutar das melhorias em todas

as áreas e estamos pleite-ando apoio do governa-dor Geraldo Alckmin”, conta Dito Carlos.

Um dos problemas que o prefeito já está enfrentando é a divida deixada pela adminis-

tração anterior, a qual ele já está se dedicando a re-solver. “Eu tenho certeza que poderemos contar com apoio do governa-dor pra solucionar os nossos problemas”, disse.

O prefeito Dito Car-los estava há 30 anos tentando ser o chefe do Executivo e promete fazer uma adminis-tração diferenciada, to-talmente voltada ao bem estar de toda a popu-lação nativense. “Eu espero fazer uma ad-ministração totalmente positiva à população, re-solver os problemas e faz-er que nossa cidade evol-ua em todos os sentidos”, garantiu o prefeito, lem-brando que o governador já anunciou melhorias pra cidade.

T endo como

bandeira a preservação Ambiental, o vereador de Natividade da Serra Laelton Eslei dos Santos (PSDB) pretende dis-cutir no Plano Diretor da cidade o melhor aprovei-tamento do Parque Es-tadual da Serra do Mar via Núcleo Santa Vir-ginia. Segundo Laelton mais de 50% do Parque pertence a Natividade e a cidade pouco explora essas belezas naturais. “Nós pretendemos trazer curso de capacitação de mão de obra aos muníci-

pes da nossa cidade, ger-ar emprego com o desen-volvimento do turismo ecológico”, disse o vere-ador.

Laelton pretende ser o interlocutor da popu-lação de Natividade nas questões ecológicas jun-to ao Parque Estadual da Serra do Mar. “Vamos propor um planejamen-to entre a Prefeitura e o Parque para que os mo-radores de natividade possam ter fonte de renda com o turismo, realizar trabalhos de ex-ploração das Montanhas, Rios, esportes radicais,

cultura caipira e princi-palmente a Cultura da cidade”, disse Laelton.

Outros dois impor-tantes do vereador é transformar os bair-ros: Pouso Alto e Var-gem Grande em Dis-tritos, para conseguir levar melhorias como: Correio, melhor atendi-mento na área da Saúde e Educação qualificada profissional. “Nós que-remos criar meios pra melhor atender toda a população”, disse Lael-ton.

Dito Carlos contará com apoio de Geraldo Alckmin

Laelton sai em defesa do Meio Ambiente

Foto: Diego Anastácio

Foto: Diego Anastácio

Prefeito Dito Carlos e Governador Geraldo Alkimin

Vereador Laelton

“Nós estamos trabalhando arduamente para que toda população de Natividade da Serra possa desfrutar das melhorias em todas as áreas e estamos pleiteando apoio do governador Geraldo Alckmin”

Page 6: edição 4 Jornal 4 Cidades

Página 6

reDenÇÃo DA serrA

O governador Ge-raldo Alckmin(PSDB) foi visitar o prefeito Nequinho(PMDB) sába-do passado. Nequinho aproveitou a oportu-nidade para solicitar a reformas das estradas, e em seu discurso agra-deceu ao governador a iniciativa de resolver os problemas de Redenção da Serra. “Nós temos precisamos reformar 300 quilômetros de estrada, o escoamento das águas de chuva, construir bo-cas de lobo por intermé-dio do CODASP”, contou Nequinho.

O prefeito também solicitou a Geraldo Alckimin uma Patrulha Agrícola, caminhões

e implementos agrí-colas. “Precisamos de verbas para a infraes-trutura na Zona Rural, revitalizar as margens da represa e recuper-ação da Rodovia Major Gabriel Ortiz Monteiro”, disse Nequinho.

Outro projeto do prefeito de Redenção da Serra é construir um Mirante às margens da Rodovia citada. “Espera-mos fazer uma adminis-tração totalmente posi-tiva ao desenvolvimento da cidade. Para isso es-tamos contando com o governador”, disse Ne-quinho, que já tem pro-jetos protocolados em Brasília para diferentes setores de sua adminis-tração.

O vereador Geraldo Aparecido Silva (PSDB), popularmente conhecido como Paçoquinha, disse que em parceria com o vereador Daniel Apare-cido Pereira (PSDB) está trabalhando pela revi-talização do bairro Vida Nova em Redenção da Serra. O projeto denomi-nado Cidade Velha prevê varias melhorias aos mo-radores do bairro.

Segundo Paçoquinha, é necessário a realização de pintura nas fachadas das casas da Rua Capitão Alvim e fazer as reformas no campo de Futebol So-ciety e no sanitário públi-

co. “A reforma no campo dará melhores condições para a prática esportiva, e no caso do banheiro, precisa colocar telhado e instalar água e energia elétrica”, disse o vereador.

A previsão é que as reformas sejam feitas em três etapas: começa pelo campo, depois a reforma do banheiro púbico e por último a pintura na fachada das casas. “Nós vamos solicitar parceria da prefeitura e faremos a campanha para aquisição das tintas.

Nós e os moradores as comunidade entrare-mos com a mão de obra”, disse Paçoquinha.

A assessoria de co-municação da

prefeitura de Redenção da Serra informa que três dias após a visita do Gov-ernador na cidade, onde doou ao município 12 km de melhorias em Es-tradas rurais, membros da CODASP (Compan-hia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), já vieram estabelecer primeiro contato.

Nequinho agradece à Alckimin o empenho em resolver os problemas de Redenção

Vereador Paçoquinha quer revitalizar bairro Vida Nova

Nequinho em discurso na visita do Governador Geraldo Alkimin

Vereador Paçoquinha Foto: Diego Anastácio

Foto

: Die

go A

nast

ácio

Agilidade e rapidez marcam a semana

em Redenção

Page 7: edição 4 Jornal 4 Cidades

Página 7

sÃo lUIZ Do PArAItInGA

A lex Torres, prefei-

to de São Luiz do Parai-tinga pelo Partido da República, disse que não permitira a execução de outros ritmos de músi-cas no Carnaval de São Luiz, a não ser as tradi-cionais marchinhas do Carnaval local. Sábado passado Alex esteve com o governador Geraldo Alckimin (PSDB) e, so-licitou ao governador a execução das obras para o tratamento de água e esgoto, melhorias na Zona Rural. “Estou tra-balhando para que as empresas de celulares e internet melhorem suas prestações de serviços na cidade”, disse o prefeito.

Alex Torres solicitou ao governador Alckmin apoio para a criação de novas formações de equi-pes do PSF (Programa Saúde da Família). “Es-tamos trabalhando para melhorar a prestação dos serviços do trans-

porte coletivo, vamos lutar pela implantação de estruturas para a área de lazer. Não temos uma quadra poliesportiva e é preciso terminar a Escola Estadual”, disse Alex.

Um trabalho impor-tante que solicitei ao gov-ernador é a segunda fase do desassoreamento do Rio Paraitinga e a regu-

larização Fundiária da Zona Rural pelo IPESP. “Também falei sobre a questão da SP 125, que liga São Luiz à Lagoinha, que necessita de recapea-mento asfáltico. “Eu con-versei com o governador para ele liberar recursos para a recuperação das casas que foram destruí-das em 2010 e, recursos

para a Saúde”, disse Tor-res.

O prefeito também solicitou ao governador, a liberação de recursos para a recuperação das casas históricas, que infe-lizmente, foram destruí-das na enchente de 2010. “Vou à Brasília no en-contro entre os prefeitos, organizado pela presi-denta Dilma Rousseff e, vou aproveitar para falar com os ministros sobre à emendas de 2012 que foram destinadas ao nos-so município”, disse Alex.

Sobre o Carnaval de 2013, Alex garantiu que não haverá outro ritmo que não seja as tradicio-nais marchinhas de São Luiz. “Vamos fazer um Carnaval mais organiza-do, aprimorado, com um custo menor e, não aceit-aremos nenhuma música que não seja as tradi-cionais marchinhas de São Luiz. Essa tradição, esse título de São Luiz do Paraitinga não vamos

perder, e sempre man-teremos esse título, do Carnaval da Marchinhas, não o perderemos nun-ca”, afirmou o prefeito.

Hoje é a final do 28º Festival de Marchinhas de São Luiz e estão na disputa: Paulo Baroni com a marchinha Eva e o minhocão, Galvão Frade com a marchinha De ninguém, Paulo Padilha com a marchinha Fu-cei seu feice, Gustavo Salinas com a marchin-ha Em foco na brinca-deira, Pedro Moradei com a marchinha Tom roxo, Juca Santos com a marchinha Galo do Bozó, Tania Maradei e Marko Aurélio com a marchin-ha Fantasias, Maria Silva Coutinho Carvalhal com a marchinha Recado ao rio, Wellington Ismail, Matheus Santos e Pedro Alves com a marchinha Loucuras de carnaval e Thar com a marchinha Cores inúteis.

Carnaval de São Luiz do Paraitinga só terá marchinhas

Prefeito Alex Torres

Foto

: Die

go A

nast

ácio

N o ritmo das

marchinhas que encan-taram foliões em mais de 30 anos de tradição, São Luiz do Paraitinga, a cera de 200 quilômetros de São Paulo, já divulga sua programação para o

Carnaval de 2013. A in-fraestrutura de pousadas e áreas de camping estão prontas para a festa.

O tradicional Car-naval de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga surgiu no ano de 1984 com a intensão de fomen-tar e preservar a vertente musical de raiz na cidade, que atualmente pos-sui um acervo de mais de 2.500 composições e contando com a partici-pação de compositores profissionais e populares

de toda a Região Met-ropolitana do Vale do Paraíba, Grande São Pau-lo, Rio de Janeiro e outros estados do Brasil. O Fes-tival de Marchinhas an-tecedeu o carnaval, nos dias 18, 19 e 26 de janei-ro, este ano a novidade fica por conta do desfile de blocos tradicionais do carnaval durante os dias do festival. Serão 14 blo-cos, 5 bandas e 30 horas de folia. O 28º Festival de Marchinhas está sendo realizado na Praça Dr.

Oswaldo Cruz e contou com 20 músicas inéditas, divididas em duas elimi-natórias e a grande final. Serão R$ 5.000,00 em prêmios mais os troféus confeccionados carinho-samente por artesões lo-cais, além da premiação “Dodô/Quadô” escolhi-da pelo júri popular.

O 33º Carnaval de Marchinhas com o tema: “Retalhos de Chita” a-contecerá de 08 a 12 de fevereiro, com a apre-sentação de 26 blocos,

14 Shows de Marchi- nhas divididos na praça de Eventos e no Mercado Municipal, Concurso de Fantasia Infantil, com 16 horas de folia por dia do puro e autêntico ritmo da cidade. Assim como na edição anterior ter-emos dois públicos dis-tintos durante o mesmo evento, um mais familiar no centro histórico e no mercado municipal e um público mais jovem na praça de eventos.

São Luiz do Paraitinga está pronta para o carnaval

Page 8: edição 4 Jornal 4 Cidades

Página 8

UtIlIDADe PÚBlIcA

U m estudo publi-

cado dia 14 de janeiro no periódico Circulation, da American Heart As-sociation, descobriu que comer morangos e mirti-los três vezes por semana pode diminuir o risco de infarto e mulheres. O trabalho foi feito por pesquisadores da Esco-la de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade da Ânglia Oriental, na Inglaterra.

Os cientistas acom-panham 93.600 mul-heres de 25 a 42 anos, que completaram ques-tionários sobre seus hábitos alimentares a

cada quatro anos, du-rante 18 anos. Nesse pe-ríodo, ocorreram 405 ataques cardíacos no grupo que participou da pesquisa. As mulheres que consumiram mais frutas vermelhas apre-sentaram uma redução de 32% do risco de terem um ataque cardíaco, em comparação com aque-las que consumiam es-sas frutas uma vez por mês ou menos - mesmo as que tinham uma dieta rica em outras frutas e verduras.

A explicação para esse efeito seria a grande quantidade de flavo-noides presente nos morango e mirtilos que

têm poder antioxidante e anti-inflamatório. Um tipo de flavonoide de-nominado autocianina (pigmento relacionado às cores vermelho, roxo e azul) pode ajudar a dila-tar as artérias e reduzir a formação de placas re-sponsáveis por controlar o fluxo sanguíneo, prote-gendo o coração.

Para os autores, esse resultado mostra que mudanças simples na alimentação podem ter impacto significativo na prevenção de doen-ças. A pesquisa, porém, não leva em consid-eração outros fatores de risco, como idade, pressão arterial, histórico

familiar de ataque cardía-co, índice de massa cor-poral (IMC), exercícios e tabagismo.

Os antioxidantes pre-sentes em frutas como morango, amora, fram-boesa e mirtilo vão mui-to além da prevenção de infartos. Conversamos com dois nutricionistas que nos contaram por que é tão importante in-cluir essa turminha no cardápio.Ação anticancerígena

Além dos flavonoides, a amora e a framboesa possuem uma substância chamada ácido elágico que, segundo o nutri-cionista José Fernando Durigan, tem ação an-timutagênica, inibindo o aparecimento de tu-mores cancerígenos.

De acordo com o nutricionista, experiên-cias têm mostrado que as antocianinas também induzem as células can-cerígenas ao processo de

autodestruição.Melhoram a visão

O mirtilo e a fram-boesa carregam um nutriente da classe dos carotenoides chamado luteína, que ajuda a man-ter a boa visão. “As an-tocianinas, junto com a luteína, também melho-ram as funções visuais”, afirma a nutricionista Mayumi Shima, do Hos-pital Albert Einstein, em São Paulo.Flora Intestinal

Dentre as fibras pre-sentes nas frutas vermel-has podemos destacar as pectinas. “Essa sub-stância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a ab-sorção de vitaminas hi-drossolúveis pelo nosso organismo”, explica a nutricionista. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.

“Substância presente em morangos e mirtilos ajuda a reduzir a formação de placas nas artérias”

Frutas vermelhas podem reduzir risco de infarto em mulheres

O total de empréstimos para aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos de ir-rigação e estruturas de armazenagem alcan-çou R$ 4,7 bilhões entre julho e dezembro de 2012, alta de 41% em relação ao mesmos meses de 2011. Os valores são referentes aos financiamentos adquiridos por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI-BK).

No ano passado, a taxa de juros dessa modalidade reduziu de 5,5% para 2,5% ao ano, o que influiu no resultado positivo dos últimos meses. A expectativa para 2013 é que os financiamentos continuem em alta. A taxa entre janeiro e junho será de 3%, au-

mentando para 3,5% ao ano entre julho e dezembro deste ano.

A medida surtiu efeito direto no setor de máquinas agrícolas, que cresceu 6,2% no ano passado em relação a 2011. Ao todo, foram vendidas quase 70 mil unidades, número que não era alcançando desde a dé-cada de 1970, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Auto-motores (Anfavea). A expectativa para 2013 é de novas altas, entre 4% e 5%.

A avaliação atualizada mensalmente das contratações do crédito agrícola é reali-zada pelo Grupo de Acompanhamento do Crédito Rural, coordenado pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa.

Financiamentos de máquinas e equipamentos alcançam R$ 4,7 bi