ediÇÃo 391 - 31/07/2010

12
Triunfo, 31 de julho de 2010 - Ano VIII - Edição n° 391 - R$ 1,00 Rua General Câmara, 64 - E-mail: [email protected] (51) 3654-3009 - (51) 9994-0527 GRANDES OFERTAS Todas as marcas - Fiat, Ford, Wolks, GM, Peugeot, Renault VEÍCULOS A PRONTA ENTREGA Plantão na Rodocar 1ª Semana Sindical RURAL PÁGINA 4 Regional Sindical do Vale do Caí e STR de Triunfo mobilizaram comu- nidades rurais com visitas e reuniões. Millennium apresenta resultado de pesquisa PÁGINA 3 PÁGINA 7 Escola Qorpo Santo já tem terreno para ser construída PÁGINA 5 Inaugurada estrada do Marinheiro

Upload: empresa-jornalistica-e-editora-casario

Post on 08-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

JORNAL SEMANAL, EDITADO EM TRIUNFO/RS, SOB A DIREÇÃO DE ODILA VASCONCELOS.

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Triunfo, 31 de julho de 2010 - Ano VIII - Edição n° 391 - R$ 1,00Rua General Câmara, 64 - E-mail: [email protected]

(51) 3654-3009 - (51) 9994-0527

GRANDES OFERTASTodas as marcas - Fiat, Ford, Wolks, GM, Peugeot, Renault

VEÍCULOS A PRONTA ENTREGA

Plantão na Rodocar

1ª Semana SindicalRURAL

PÁGINA 4

Regional Sindicaldo Vale do Caí eSTR de Triunfomobilizaram comu-nidades rurais comvisitas e reuniões.

Millennium apresentaresultado de pesquisa

PÁGINA 3

PÁGINA 7

Escola Qorpo Santojá tem terreno paraser construída

PÁGINA 5

Inaugurada estradado Marinheiro

Page 2: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 20102

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

OpiniãoEDITORIAL

SOCIÓLOGA - PSICOPEDAGOGA

EMPRESA JORNALÍSTICA E EDITORA CASARIOJornal Sentinela do JacuíCNPJ 11.166.647/0001-04Rua: General Câmara, 64 - Centro - CEP:95840-000 - Triunfo/RSFones: 51-3654-3009 / 51-9994-0527E-mail: [email protected]

Diretora e Editora: Odila L. Rubin de VasconcelosDiagramação: Editora Jornalística Mc LTDAArte: Lourelisa R. de VasconcelosProcurador Jurídico: Dr. Adroaldo Renosto - OAB/RS - 26.925Periodicidade: Semanal - Impresso na Editora Jornalística MCLTDA / Esteio - RS - 3473-1712Os artigos assinados pelos colaboradores são de sua inteira responsabilidade, nãorepresentando necessariamente a opinião do jornal, da mesma forma os colaboradorescom artigos ou páginas não têm vínculo empregatício com a empresa. O jornal nãoresponderá subsidiariamente por eles em nenhum fórum, por mais privilegiado que for.

FLORA FLÁVIA FREITAS

IPTU em Triunfo

A origem dos movimentos sindicais remonta nos últi-mos anos do século XIX e está vinculada ao processo detransformação de nossa economia, cujo centro agrárioera o café: substituição do trabalho escravo pelo trabalhoassalariado; transferência do lucro do café para a indús-tria; e poder político nas mãos dos cafeicultores. Suasprimeiras formas de organização foram as sociedades desocorro e ajuda mútua, a união operária, que com o ad-vento da indústria passou a se organizar por ramo deatividade dando origem aos sindicatos.Com a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas,inicia um processo de modernização e consolidação deum Estado Nacional forte e atuante em todas as relaçõesfundamentais da sociedade. Vargas acabaria atrelando aestrutura sindical ao Estado, destruindo todas as basessociais e políticas em que tinha se desenvolvido o mo-vimento sindical no período anterior. Por um lado, criouuma estrutura sindical corporativista, dependente e atre-lada ao Estado, por outro, criou o Ministério do Traba-lho, a Justiça do Trabalho e a Consolidação das LeisTrabalhistas (CLT) com conquistas importantes comoa lei de férias, descanso semanal remunerado, jornadade oito horas, regulamentação do trabalho da mulher edo menor, entre outros. Algumas destas leis já existiamapenas para as categorias de maior peso, como ferrovi-ários e portuários. Nesse momento estendeu-se a todosos trabalhadores. O golpe militar de 1964 significou a mais intensa eprofunda repressão política que a classe trabalhadora en-frentou na história do país. As direções sindicais foramcassadas, presas e exiladas, acabando com a liberdade de

A força sindicalexpressão, organização e manifestação política. Porém,em maio de 1978 tivemos o ressurgimento do movimen-to sindical no país, que iria tornar-se a "ponta de lança"da resistência operária à super exploração da força detrabalho, o cenário político e social é rico em experiênci-as de organização e luta da classe trabalhadora no Brasil,numa perspectiva de unidade e luta contra o governo econtra os patrões. Fiz esse breve histórico para registrar que na noite de23 de julho, foi inaugurada a Sede Social do SIMTRI -Sindicato dos Servidores Municipais de Triunfo, umagrande conquista para os funcionários. Importante citarque o SIMTRI é um dos poucos sindicatos devidamentecadastrados no Ministério do Trabalho.Em setembro de 1985 foi fundada uma associação defuncionários públicos do município de Triunfo, o qualveio a transformar-se em Sindicato no dia 07 de julho de1989, tendo como primeiro Presidente o saudoso Lean-dro Nilson (Alemão do Barbeiro) e hoje o SIMTRI tempor Presidente o senhor Jorge Miguel Umann. No contexto geral brasileiro, muitas pessoas falam quehoje existem menos greves, o que acontece é que anteri-ormente, não havia espaço de negociação, sendo que atu-almente vivemos uma época de diálogo aberto entre pa-trões e empregados, as negociações evitam as greves econsequentemente o desemprego, criando assim um cli-ma mais harmonioso e ético entre trabalhadores e empre-gadores, podemos viver esse clima aqui em Triunfo, ondeo Sindicato e a Prefeitura Municipal estão em constantecontato, reuniões e diálogos sempre visando melhoria paraos funcionários públicos municipais.

Promotora recebe FundaçãoQorpo-Santo e Lions Clube

Representantes daComissão de Planeja-mento para a edificaçãodo Complexo CulturalQorpo-Santo, a ser cons-truído no local onde hojese encontram as ruínasda casa onde nasceu oteatrólogo, formada pormembros de ambas asentidades estiveram emaudiência com a promo-tora Rosângela Maz-zuco, no Ministério Pú-blico, na quarta-feirapela manhã, 28 de julho.

Pela Fundação compare-ceram as coordenadorasgeral, Odila L. R. de Vas-concelos, e a de comu-nicação, Gladis Maia e,pelo Lions de Triunfo,sua presidente, CL.Valmi Teixeira, e o enge-nheiro CL. Mauro PoetaFornari.

Na audiência agen-dada pela Comissão, ogrupo ponderou sobre asvantagens das peculiari-dades de uma fundação,que possibilita angariar

fundos para este e outrosprojetos com maior faci-lidade, mesmo junto aórgãos internacionais.

A promotora Ro-sângela Mazzuco, acom-panhada pelo secretáriode diligências, JoséAlberi Jergensen, escla-receu que em tese é umaquestão de política públi-ca. Ao Ministério cabeintervir se houver algoerrado na tramitação doprocesso. A promotoratambém forneceu a co-missão orientações sobreo cadastramento da fun-dação junto ao Ministé-rio Público do Estado do

Rio Grande do Sul paraque possa ser beneficia-da com valores proveni-entes de causas referen-tes a ajustamento de con-duta, julgadas por esteórgão.

A comissão pretendeem seguida conseguiruma audiência com oPrefeito Pedro FranciscoTavares para falar sobreo Complexo CulturalQorpo-Santo, nestemeio tempo, colher as-sinaturas dos triun-fenses, para que o pro-jeto tenha o respaldopopular, quando for vo-tado no Legislativo.

Daqui há 30 dias, é a vez de pagar o imposto sobre aPropriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, que nes-te ano teve um aumento para os cofres públicos: emmédia 200 %, considerando-se o valor pago no ano passado.

O contribuinte em geral foi pego de surpresacom o valor apresentado e também porque o carnêemitido não permite parcelamento. Não houvecosulta, não se viu estudos de zoneamentos, mui-to menos alguém fazendo levantamento das mu-danças que ocorreram nos imóveis e terrenos. ALei Municipal 1722 de 30/12/2002 foi modificadaatravés da lei 2383, no dia 29 de dezembro de2009. Aguardamos manifestação da secretaria com-petente para informações na próxima semana.

Ao contrário do que o se acredita, o IPTU não épago para a manutenção das ruas, das calçadas eoutros serviços públicos ligados à propriedade deum imóvel. O imposto, qualquer um deles, é pagopara gerar receita, isto é, arrecadar dinheiro para oerário público que depois o destina em obras públicas.

O fato gerador deste imposto é a propriedadedo imóvel. Em tese, quanto mais caro o imóvel,localizado em região mais valorizada, maior seráo imposto devido. O inverso também é verdadei-ro, quanto menor o valor do imóvel e menor a va-lorização da área onde está localizado, menor ovalor a ser pago, a título de IPTU. Em função des-tes motivos, exitem também os imóveis isentos,dependendo do tamanho ou do valor do mesmo.

Existe também isenção deste imposto quandoos prédios pertencem ao Poder Público, para ostemplos de qualquer religião, de partidos políticos,de entidades sindicais de trabahadores, de institui-ções de educação e de assitência social, sem finslucrativos, mas seria conveniente que os governos pro-cedessem, no mínimo, um reexame nesta matéria.

A classificação entre zona urbana ou rural deum imóvel também nem sempre obedece ao sensocomum. Assim, mesmo imóveis localizados no quenossos sentidos atestam como zona rural, podem,na verdade, para a lei, situarem-se em zona urba-na. Para situar-se em zona urbana, o imóvel deveser atendido por pelo menos dois dos seguintesmelhoramentos construidos ou mantidos pelo Po-der Público: (1) meio fio ou calçamento, com ca-nalização de águas pluviais; (2) abastecimento deágua; (3) sistema de esgotos sanitários; (4) rede deiluminação pública. Com ou sem posteamento paradistribuição domiciliar, e, (5) escola primária e/ouposto de saude a uma distância máxima de três qui-lômetros do imóvel considerado.

A competência do IPTU é do município, queestabelece por lei os valores a serem pagos, assimcomo fica com tudo que é arrecadado e tem liber-dade plena para usá-lo aonde quiser. Os impostosnão são vinculados, ou seja, o dinheiro arrecada-do não precisa ser utilzado para atender as deman-das do fato que o gerou. Os impostos municipaisintegram a receita do município e são utilizadospara que este devolva o dinheiro na forma de be-nefícios e serviços públicos, inclusive com ofucionalismo. Quem viver verá onde este pesadoreajuste do IPTU estará sendo aplicado em benefí-cio da comunidade.

Page 3: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 20103

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Rodovia

Horários nos finais de semana e feriados: Das 12h às 19h,2 (duas) balsas de meia em meia hora. No restante do doshorários permanece de hora em hora.

Aconteceu na manhã dosábado, dia 24, a solenida-de de inauguração dapavimetação asfáltica daEstrada do Morro do Mari-nheiro, um investimento demais de 10 milhões de re-ais, feito pela Administra-ção Solidária e Popular, to-talmente financiado comrecursos municipais.

O ato oficial foi reali-zado nas imediações daIgreja do Evangelho Qua-drangular e contou com apresença do Prefeito PedroFrancisco Tavares e sua es-posa Marinês SchmidtTavares; do Vice-PrefeitoMarcelo Essvein e sua es-posa Michelli Dias Leite; doPresidente da Câmara deVereadores, Fabio Wrasse;dos Vereadores Luis Hen-rique da Silva, HelioBraga, Juvandir Leotte eÁlvaro Tomaz; além de Se-cretários Municipais, re-presentantes da BrigadaMilitar e da Polícia Rodo-viária Federal, do Párocoda Igreja Bom Jesus,Genico Schneider; do Pas-tor Reginaldo, da IgrejaQuadrangular e pessoas dacomunidade e convidados.

Foi registrada também a

Inaugurada pavimentação asfálticada estrada do Morro do Marinheiro

presença de diversos inte-grantes da família Moreira,pois, na ocasião foi presta-da uma homenagem a essafamília através da nova de-nominação da Estrada doMarinheiro, passando achamar-se, Estrada Verea-dor Sergio FontouraMoreira, conforme propo-sição apresentada pelo ve-reador Luis Henrique eaprovada pela CâmaraMunicipal de Vereadores.

A filha do homenagea-do, Cinara Moreira, ao usara palavra se emocionou edisse que a pavimentaçãoasfáltica daquela Estrada“era um sonho que nemimaginávamos mais que se-ria concretizado”, afirmou,relembrando que essa erauma antiga luta de seu pai.

Já o irmão do homenage-ado, João Luiz Moreira, o“Maninho”, fez um agra-decimento especial ao Pre-feito Chico e seu Vice,Marcelinho, por toda aten-ção dispensada àquela lo-calidade.

Durante seu pronuncia-

mento, o Prefeito Chicoagradeceu as manifestaçõese aproveitou a oportunida-de e o grande público pre-sente para relembrar as maisde 120 obras executadasdurante seus quatro anos eoito meses de governo:“Muita gente esquece quevenho de um mandato tam-pão e que apesar de ter sidoreeleito em 2008, tenhoapenas o tempo de um man-dato completo e algunsmeses de governo”. Chicolembrou que as obras forammuitas, “chegando a umamédia de duas grandes obraspor mês”.

Sobre a inauguração, oPrefeito se disse emociona-do, pois a pavimentaçãoasfáltica da Estrada do Mor-ro do Marinheiro foi o se-gundo maior investimentorealizado em toda a histó-ria do município: “Estoumuito feliz em entregar

Prefeito entregandoestrada à comunidade

mais essa obra para a co-munidade. Com da criseque assolou o mundo, ti-vemos que diminuir o rit-mo, entretanto, não deixa-mos de honrar os nossoscompromissos. A estradaestá pronta, totalmente as-faltada, permitindo a liga-

ção não somente do segun-do Distrito com a Sede deTriunfo, mas também daBR 386 e de toda a RegiãoCeleiro com a Metade Suldo Estado, ampliando, as-sim, ainda mais as frontei-ras do município”, concluiuo Prefeito.

Homenagem a família Moreira

Comunidade presente a inauguração

Page 4: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 20104

Rural○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

1ª Semana Sindicalmovimentou Triunfo

Adolfo A Augustin

Sindicalistas no encerramento da semana

Representantes sindi-cais de vários municípiosda Regional Sindical doVale do Caí formaram co-missões de trabalho jun-tamente com o Sindicatodos Trabalhadores Ruraisde Triunfo que percorre-ram as comunidades visi-tando as famílias rurais econvidando para partici-parem das reuniões queocorreram à noite em vá-rias localidades do muni-cípio de Triunfo.

O presidente AdolfoAfonso Augustin falouentusiasmado sobre osresultados da semana:“Foi uma experiênciaimportante para todanossa diretoria que tra-balhou unida e mostrouque sabe o que quer paraos trabalhadores ruraisde Triunfo. Contamoscom o apoio da RegionalSindical do Vale do Caíque reuniu representan-tes de vários sindicatosque deixaram suas famí-lias, seus afazeres de tra-balho para doarem seutempo para participaremda nossa 1ª Semana Sin-dical que possibilitou

uma maior aproximaçãocom o associado quepode perceber que o Sin-dicato é o seu maior re-presentante para as con-quistas que todos que-rem alcançar para a ca-tegoria. Muitos temasapontados no questioná-rio respondido pelas fa-mílias dependem de po-líticas públicas e mobili-zação da classe, outrossão de competência dosindicato que estará tra-balhando imediatamente,a exemplo da contribui-ção diferenciada para ojovem que será delibera-da em assembléia”, des-tacou o presidente.

A produtora rural deIvoti, Maria Ines Ber-vian, a exemplo dos de-mais sindicalistas queestiveram integrando aforça tarefa na 1ª Sema-na Sindical de Triunfofalou de sua participa-ção: “Conheci uma rea-lidade rural totalmentediferente do meu municí-pio, as propriedades sãobem maiores e as casaslonge uma das outras ealgumas famílias não

participaram das reuni-ões à noite por medo dedeixar a casa sozinhadevido à onda de arrom-bamentos. Quero dizerque estes dias que pas-sei em Triunfo foram demuito aprendizado e tro-ca de conhecimentosque levo para minha fa-

mília e meu sindicato.Fazemos um trabalhovoluntário porque acre-ditamos na nossa causae luta por melhorias dequalidade de vida paraas famílias rurais”.

O STR de Triunfoagradece a FETAG napessoa do seu presiden-te Elton Roberto Weberque esteve em Triunfo noinício do mês e colocoua entidade a disposiçãopara a realização da se-mana, através dos asses-sores; Alexandre Schei-fler, Airton J. Hochs-cheid e Lérida PivottoPavanello. Agradece aosrepresentantes sindicaisdos diversos municípiosque participaram ativa-mente da semana; a Câ-mara de Vereadoresonde foi realizada aabertura e o encerra-mento; aos integrantesdo STR e aos trabalha-

dores e trabalhadorasrurais de Triunfo pelaacolhida e participação

nas deliberações; a Se-cretaria Municipal deAgricultura e a Emater.

Principais reivindicações da 1ªSemana Sindical:

Criar o programa de vacinação da brucelose;Estabelecer um critério para a distribuição da se-

mente de milho, beneficiando a todos os agriculto-res familiares do município;

Criar o programa para subsidiar a análise de solo;Criar uma feira municipal, para a comercialização

dos produtos da agricultura familiar;Destinar no mínimo 2% do orçamento munici-

pal para a secretaria da agricultura;Utilização das retro escavadeiras não apenas para

a piscicultura, (melhorar o acesso as propriedades).Criar um programa de subsidio de óleo diesel

para agricultores que possuem tratores próprios;Ampliar a segurança nas comunidades do interi-

or, através de uma patrulha rural;Ampliar os programas da Secretaria da Agricultura,

beneficiando as propriedades até 4 módulos fiscais.

AÇÃO: O STR de Triunfo está engajado na bus-ca de mais técnicos para a Emater, para isto estádisponibilizando material para um abaixo assina-do no próprio Sindicato e na Emater. Posterior-mente será encaminhado ao Executivo municipal.

Page 5: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 2010 5

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Educação

Cientistas que trabalham com o tema, descobrirampor que o abraço dá prazer, porque a pele humana pos-sui uma rede de nervos que estimula uma resposta deprazer à carícia. A descoberta – que ocorreu de manei-ra inusitada: foi publicada pela revista ‘NatureNeuroscience’.

Médicos observaram que uma mulher que não pos-suía nenhum tato relatava sentir ‘prazer’ quando suapele era acariciada, nos testes. A paciente sofria de umadesordem que a deixou sem as chamadas fibrasmielinatadas – que formam uma rede de nervos condu-tores que envia os sinais do toque para o cérebro em até60 metros por segundo.

Existe, no entanto uma segunda rede de nervos defibras não-mielinatadas, chamadas C-palpáveis (CT),que conduzem os sinais na velocidade de 1m/seg., quedeve ser usada para transmitir os aspectos inconscien-tes do toque, por funcionar de forma tão lenta.

Os estudiosos acreditam que o CT conduza emo-ções ou um senso de personalidade, podendo ser im-portantes para respostas emocionais, hormonais e decomportamento, geradas pelo toque.

Provavelmente, o estímulo das fibras CT está asso-ciado à liberação de hormônios do prazer, como aoxicitocina. Outros estudos indicam que se você acari-cia crianças, os níveis de oxitocina aumentam.

Comentei tudo isso para dizer que no Brasil estamossalvos, se depender do abraço... Podemos ter todos osdefeitos do mundo, mas temos consciência de que temosuma índole pacífica. Somos carinhosos e acolhedores.O Brasil cultua a Paz, e é um dos raros paises do Mundoque praticamente não fez guerra em quinhentos anos.

Pierre Weil renomado psicólogo francês, que mo-rou no Brasil por mais de cinqüenta anos, enaltece onosso povo pela gentileza e o carinho do abraço aquiinstitucionalizado: “Eu costumo dizer que entre as pos-síveis exportações brasileiras figura o abraço; enquan-to muçulmanos e judeus estão a se massacrarem reci-procamente, no Brasil convivem numa boa, cultivandoamizade irrestrita”, diz ele, que descreve uma série deabraços made in Brazil:

O mais freqüente é o abraço caloroso, que se dádepois de uma longa ausência, para matar a saudade.Amigos que se encontram por acaso podem tambémexpressar com ele a sua surpresa. Num outro extre-mo se situa o abraço superficial, que apareceu maisrecentemente, à medida que os costumes seglobalizam e que o Brasil perde as suas característi-ca culturais próprias.

Nos abraços entre homens e mulheres, há em pri-meiro lugar o abraço afetuoso e amigo, dos que se co-nhecem há muito tempo; o seu espírito é muito dife-rente do abraço dos que constituem um par, amantesou casados. Nos que não são nem amigos íntimos nemamantes, existe um abraço intermediário, uma espéciede abraço cauteloso, mostra afeto, mas sem que o ou-tro possa suspeitar alguma segunda intenção sensual...

Noto que com os inúmeros sites de relacionamentona Web, mesmo as pessoas mais sisudas começam aespraiar abraços, primeiro através dos recados prontos,já existentes na Rede, depois digitados pelo “amigo” edepois, quando há o encontro ao vivo, ele ocorre semcerimônia... Precisamos exportar o abraço brasileiro,promotor da paz e do amor e antídoto para as guerras ea violência em geral. Pense nisso! Namastê!

Pesquisas afirmam queo povo brasileiro é o quemais faz uso do abraçoem seu dia a dia

Ato aconteceu nestaquinta-feira, dia 29quando o Prefeito PedroFrancisco Tavares assi-nou o documento de de-sapropriação da área lo-calizada em frente ao pré-dio do Ministério Públi-co, no lado esquerdo dequem sai de Triunfo emdireção ao Polo Petro-químico, a área possui5,3 hectares, com 218metros de frente ao lon-

Prefeito Chico assina desapropriaçãoda área onde será construída aEscola Qorpo Santo

go da Rodovia TF-10.Na negociação, como

parte do pagamento, en-trou o prédio do antigoPosto de Saúde do Cen-tro, que fica na AvenidaLuiz Barreto ao lado doClube Centenário, queera da AdministraçãoMunicipal. No mesmoato da desapropriação, oprédio foi adquiridopela rede de supermer-cados Bonatto para am-

pliação da loja.A construção de um

prédio próprio para aEscola Qorpo Santo estános planos do PrefeitoChico desde que o mes-mo iniciou sua Adminis-tração, dentro da estraté-gia de construir prédiospara todas as EscolasMunicipais. Atualmente,a escola funciona em umprédio locado, que nãopossui espaço suficiente

Área desapropriada

la Técnica Farroupilha.No início desse ano,

em jantar promovidopela OAB – SubsecçãoTriunfo, por ocasião dojubilamento do entãoJuíz do Trabalho de Tri-unfo, o Prefeito Chicoanunciou a doação departe dessa área para aconstrução da novasede do TRT – TribunalRegional do Trabalhoda 4ª Região. Ao assi-nar a desapropriação oPrefeito Chico infor-mou que o local abri-gará, também, um Pos-to do INSS – InstitutoNacional de Segu-ridade Social , o quecertamente vai facilitara vida dos triunfenses,principalmente no quediz respeito ao encami-nhamento dos pedidosde aposentadoria.

De acordo com ele,essa área é estratégi-ca, pois ampliará a ci-dade de Tr iunfo, ex-pandindo o Centro efazendo com que a ci-dade c resça a indamais:

“A d q u i r i m o s u m aárea es t ra tég ica queabrigará organizaçõesque atendem a váriosp ú b l i c o s . E e s s e ée x a t a m e n t e o n o s s opapel. Pensar em Tri-unfo para o futuro ep romover ob ras quemelhorem o dia a diada vida do maior nú-mero possível de ci-dadãos t r iunfenses” ,finalizou o Prefeito.

Celso, Josias, L. C. Bonatto, Chico, Osmar e sua esposa Enedi na assinatura do contrato.

para acomo-dar de manei-ra satisfatóriatodos os alu-nos matricula-dos. Prova dis-so é que algu-mas turmas daEscola QorpoSanto estãofuncionando,nesse ano leti-vo de 2010,nas dependên-cias da Esco-

Page 6: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 20106

Município○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Depois de realizar esse tra-balho em todas as ruas doBarreto, do Porto Batista, daCoxilha Velha e da Vendinha,a Administração Solidária ePopular está disponibilizandomais de 500 placas para iden-tificar o nome das ruas do Cen-tro, do Estaleiro, da Olaria, dobairro Creche, do Cantão, doLoteamento Sol Nascente e do

A Rua Porto Alegre, uma das principais vias públicas doBarreto, recebeu recapeamento asfáltico em toda sua extensãodurante a semana que passou. Uma força tarefa de máquinas ehomens trabalhando para deixar para trás os transtornos oca-sionados pelos diversos buracos que faziam parte daquela rua.

Contando com esse recapeamento, certamente o Barreto foium dos bairros mais beneficiados com asfalto nos últimos qua-tro anos, durante a Administração Solidária e Popular, poisnesse período, em torno de 15 ruas foram asfaltadas ou rece-beram recapeamento asfáltico.

Rua Porto Alegre, no Barreto,recebe recapeamento asfáltico

Ruas do Centro começam areceber placas de identificação

Loteamento Bom Jesus.O trabalho teve início na se-

mana que passou e deve esten-der-se pelos próximos 15 dias.

As plaquinhas foram con-feccionadas em chapa galva-nizada, revestida de adesivo,com layout que lembra a ar-quitetura açoriana. Os postesde sustentação foram confec-cionados em madeira de

Na segunda feira, dia 26,tiveram início as aulas dos cur-sos do Qualificar, programa decapacitação de mão-de-obra,que está sendo desenvolvidoem Triunfo através da Secre-taria Municipal do Trabalho,Habitação e Assistência Soci-al. A Secretária Sandra de Oli-veira Essvein esteve visitando

Iniciam as aulas do Qualificaras turmas, no primeiro dia deaula, na parte da tarde, dandoas boas vindas aos alunos doscursos de Administração, RHe Confeiteiro, na EscolaSerafim e de Informática naEscola Farroupilha. Na parteda noite foi a vez da turma deBeleza e Estética. Na ocasiãoa Secretária ressaltou a impor-

tância dos cursos e pediu paraos alunos não abandonaremessa oportunidade de qualifi-cação. De acordo com a Secre-taria de Assistência Social, aindahá vagas para o curso de Garçome, em breve, acontecerá o cursode Copa. Mais informações po-dem ser obtidas junto à Secreta-ria ou pelo telefone 3654.1378.

eucalipto e receberam pinturano estilo rústico. Fica aquiregistrado o apelo para que oscidadãos possam cuidar dessa si-nalização que é um patrimôniode toda a comunidade triunfensee que, certamente vai ajudar dotrabalho dos Correios, Transpor-tadoras, assim como no dia-a-diade toda a população e dos visi-tantes e turistas.

Secretária Sandra fala aos alunos do Qualificar

Page 7: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 20107

Marketing○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Um dos prêmios mais deseja-dos pelos profissionais demarketing do Rio Grande do Sulestá com inscrições abertas. O 28ºTop de Marketing ADVB/RS pre-miará empresas que adotaram asmais bem-sucedidas estratégias demercado no Estado. As companhi-as que desejarem participar dapremiação têm até 10 de setem-bro para se inscrever. Serão agra-ciadas empresas em categorias deSegmento de Mercado, além deoutras cinco premiações especiais:Top Responsabilidade Social, quedistingue empresas públicas e pri-vadas e instituições filantrópicas,Top Inovação em Práticas de Ven-das, Top Revelação, Prêmio PeterDrucker e Prêmio Agência Top. Asempresas vencedoras receberão oTop de Marketing ADVB/RS emuma grande cerimônia no dia 25 denovembro, no Teatro do BourbonCountry, em Porto Alegre.

“O Top de Marketing é uma re-ferência para a comunidade em-presarial do sul do país. Valori-za as práticas empregadas pe-las empresas que efetivamentetransformam as ações em resul-tados. Além de distinguir, apremiação proporciona visibili-dade às vencedoras, gerandonovas oportunidades de negóci-os” , avalia o presidente daADVB/RS, Daniel Santoro.

As empresas que quiseremparticipar encontram a f ichade inscrição, o regulamento, eo Roteiro para Elaboração deCase no site www.advb.com.br/topdemarketing.

Prêmio Topde MarketingADVB/RS,inscriçõesabertas O 28º Top de MarketingADVB/RS premiará asmelhores estratégias demarketing do Rio Grandedo Sul. As empresaspodem se inscrever até10 de setembro.

Page 8: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 20108

ESPAÇO SAÚDE

Associação dosUniversitários de Triunfo

Associação dosUniversitários de Triunfo

Valor do Transporte para 2010/2de julho à dezembro

Para quem utilizar o transporte de 1a 3x na semana: 1x R$ 272,90 (à vista), ou2x R$ 137,90, 3x R$ 92,90, 4x R$ 70,40, 5xR$ 56,90, 6x R$ 47,90 Para quem utilizar o transporte 4x na

semana ou mais: R$ 362,90 (à vista), ou 2xR$ 182,90, R$ 3x R$ 122,90, 4x R$ 92,90, 5xR$ 74,90, 6x R$ 62,90

(exceto para São Jerônimo e Montenegro)

“Atenção Associado”Cadastro e Recadastro para

Transporte 2010/2

De 1º de julho a 30 de julhoDocumentação necessária para Reca-

dastramento:Comprovante de matrículaDocumentação necessária para 1º Cadastro:Comprovante de matrícula, RG, CPF, Com-

provante de ResidênciaHorário de atendimento:Das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30Informações: (51)3654.3419 ou Av. 25 de

outubro, nº295 – Centro (Ginásio de Esportes)

Saúde○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Centro Profissional

Essa semana eu recebi um e-mail muito interessan-te falando sobre a dieta dos franceses, questionandoporque os Franceses apesar de comerem muitos pães,queijos, laticínios e cremes e consumirem muito vinhotem apenas 11,3% da população afetada pela obesida-de. Esse e-mail apresentou algumas respostas baseadasno estudo do Dr. Will Clower, médico neurofisiologistae julguei realmente coerentes, por isso acho importan-te apresentar a vocês leitores.

Primeiro ele aponta quatro princípios básicos paraalimentação correta, ou seja:

1) Comer alimentos de verdade;2) Aprender a comer;3) Reduzir a quantidade de comida;4) Ser ativo, sem necessariamente se exercitar.Segundo o médico, estamos inundados de alimen-

tos artificiais - açúcares sintéticos, gorduras sintéticase produtos alimentícios artificiais.

Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, jáque é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutri-ção na forma de que ele necessita.

Clower afirma que em vez de estimular a ingestãode novas substâncias químicas para enganar o organis-mo, os alimentos de verdade funcionam em favor docorpo. Ele diz: “Temos que reaprender o que é comidade verdade.

Alimentos de verdade são os produtos naturais, quepodem ser encontrados em um texto de biologia e quenormalmente fazem parte da cadeia alimentar.

“Refrigerantes não dão em árvore, margarina é umainvenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes,que aumentam a vida do produto não foram feitos parao nosso corpo”, defende. Em sua observação dos cos-tumes alimentares franceses, o médico descobriu queos franceses não comem alimentos processados, nãoevitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, nãotomam suplementos alimentares, não se abstêm do vi-nho no almoço e no jantar e não comem com pressa.

Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher ema-greceram onze e cinco quilos, respectivamente.

Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa nadespensa e na geladeira, com o auxílio de que se deveter em casa, fala sobre os benefícios do vinho, commoderação, é claro, da importância de se passar maistempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e decomo isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, eda necessidade de se manter ativo. Os resultados, ga-rante ele, surgem em seguida.

Acredito que hoje em dia estamos “intoxicados”muito mais que “alimentados”, existe muita especula-ção e pouca comprovação e o certo é que quanto maisnatural nossa alimentação melhor, por isso caros leito-res vamos investir nas frutas, verduras e carnes magrase nos dias frios aproveite os caldos de legumes que sãoricos em nutrientes e com poucas calorias.

Dra. Aline FrancoNutricionista Clínica e Estética

CRN2 4542

DIETA DOS FRANCESES

A Administração Solidária e Popular, atra-vés da Secretaria de Saúde, aderiu ao projetodo Governo do Rio Grande do Sul que ampliao horário de atendimento no inverno. O Postode Saúde Gaudêncio Rodrigues de Souza, maisconhecido como Postão, funcionará em maisum turno, das 18 às 22 horas, atendendoemergências com um médico clínico geral eequipe de profissionais, serviços de Raio X,gesso e farmácia.

“No inverno as pessoas são mais suscetíveis Quartas

Postão atenderá das 18às 22 horas no Inverno

a doenças e por isso temos que oferecertodo atendimento necessário”, declarou oprefeito Chico.

Page 9: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 20109

Sindical○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Auto Peças BOA VISTAOficina Mecânica

Surdina Colocada / Troca de óleoAceita - VISA / BANRISUL / SICREDI

TF 10 Km 25 - [email protected]

Sab./ Dom. Frango assado c/ polenta

Segunda a Sábado 7:30 às 19:00

Classi Serviços (51) 3654-3009 - (51) 99940527

Os sócios e a direto-ria do SIMTRI inaugu-ram a sede social do sin-dicato, no dia 23 de ju-lho, em uma área de ter-ra com 10.000 m², ad-quirida em julho de2005, local izada naRua Adelino Lopes

SIMTRI agora temsede social própria

nº714, no Bairro Cre-che. A sede social dis-põe de 420 m² de áreaconstruída, com um to-tal de investimento de R$336.675,00, que está de-vidamente equipado parapromoção de eventos efestividades. O presiden-

te Jorge Miguel BonattoUmann destaca “o espa-ço destina-se principal-mente para realizaçãode palestras seminários,oficinas, abordando te-mas de interesse da ca-tegoria, podendo ser uti-lizado por outras entida-

des com agendamentoprévio. Esta é mais umarealização do SIMTRI.-Prestigiaram o evento oPrefeito, Vice-prefeito, Pre-sidente da Câmara de Ve-readores, vereadores, se-cretários da administração,convidados e associados.

Page 10: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 201010 Classificados

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

FONE: 3654.3000

Progresso ImóveisNEGÓCIOS IMOBILIÁRIOSVENDE

Rua Marechal Deodoro,122 - Triunfo-RS

CRECI 12300 CRECI 12090Rua Mal Deodoro, s/n, Centro, CEP 95840.000FONES: (51) 3654-1058 e 84124850-99676823 - www.freitasimoveis.net

IMÓVEISdespença, Wc, área de serv e 2varandas + casa de mad. aos fun-dos, 2 açudes e arvoredo. TF 10 -Boa Vista. Valor: R$350.000,00149-Área de terra med.3hec. Loc:F10– General Neto. Valor:R$65.000,00159 ÁREA DE TERRA med. 4 ha c/casa dealv. 2 pisos. Benfica. Valor: R$130.000,00181-Área de terra med.30hec c/casade alv/3quartos, 2wcs, sala, cozi-nha, galpão e mangueira. Loc: Ge-neral Neto – frente p/TF10161- área de terra med.2hec c/casade alv.c/2quartos, sala, coz, 2wcs +galpão de madeira med.+ou-110m²,vertente e arvoredo. Loc: BenficaValor:R$50.000,00174 - Área de terra med.2,5ha. Loc:Vendinha fzendo frente p/BR386181- Área de terra med.30hec c/casa de alv/3quartos, 2wcs, sala,cozinha, galpão e mangueira. Loc:General Neto - frente p/TF10+172 - Sitio med.2,5hec. c/casa dealv. med. 170m² c/2quartos, suíte,2wcs, sala, cozinha, área de servi-ço, garagem c/churrasqueira, pisci-na, açude, galpão med.110m² c/chur-rasqueira, quarto, fogão campeiro ewc, 2 porcos e 1cavalo. Loc: Benfica-1,5Km da BR386173 - Área de terra med. 10,5hec c/+ou-3 hec. c/ mato de acácia c/2anos. Loc: Fazenda Barbosa.Valor:R$130.000,00182 - Área de terra med.3hec c/casa de alv. c/3quartos, 2salas, co-zinha ampla, 2wcs e garagem, arvo-redo, 1galpão, piscina + 2cavalos, 5ovelhas e cabritos. Área toda fe-chada c/escritura. Loc: Benfica - a2km da BR 386. Valor: R$150.000,00 - aceita-se proposta142 - Área de terra med.2,5hec.Loc: rua 13 de Maio - 1,5km do cen-tro Valor: R$160.000,00 c/escritura180 - Sitio med.1hec c/casa dealv.c/3quartos, sala, coz, wc, chur-rasqueira e poço artesiano.Loc:Benfica-a 2Km da BR386 Valor:R$65.000,00185 - Área de terra med. 10hec. c/casa de alv. c/3 quartos, sala, cozi-nha, despensa, wc, área de serviçoe 2 áreas + casa de madeira aosfundos, 2 açudes e arvoredos. Loc:TF 10- Boa Vista.166 - Sitio med.1hec 8890m² c/casac/quarto, sala, cozinha e wc. Loc:Vendinha a 1Km da BR 386 Valor:R$55.000,00154 - Área de terra med.2hec c/casa de alv., poço e luz. Loc: frentep/TF10 a 6km do centro. Valor:R$100.000,00151 - Sitio med.4hec.1.409m² c/casa de alv.c/4quartos, wc, sala, dis-pensa, cozinha c/churrasqueira +galpão de madeira med.100m²,galpão de alv. med.132m², galpãode alv. med.120m² e galinheiro, chi-queiro e açude. Loc: Gil a 3 km daBR 386 e 5 km da RS 440. Valor:R$150.000,00177 - Sitio med.3hec c/casa de alv.med.80m² c/3quartos, wc, cozinha,garagem c/churrasqueira + açude.Loc: General Neto – fundos p/rioJacui. Valor: R$150.000,00178- Sitio med.2 á,2.500m² c/casade alv. med.140m² c/1suite, quarto,sala de estar e jantar, wc, cozinha,área de serviço c/wc, garagem c/churrasqueira, APT p/hospedesmed.47m², galpão de costaneiramed.48m², aviário, galinheiro + 7açu-des, 2 tanques p/alevinos, poçoartesiano, mata nativa c/vertente.Loc: Piedade a 1800m do asfalto.Valor:R$150.000,00143-Área de terra med.13,5 hec c/2 casasde alv. + 1 casa mista, 1 galpão c/22 cocheiras,pista de rodeio med.150x50, açude. Estrutu-ra completa p/centro de treinamento p/cava-los. Loc: Boa Vista – Faz frente p/TF 10.115 - Área de terra med. 4. hec 8.000mtoda c/mato de acácia. R$80.000,00Loc. Passo Fundo. Valor: R$ 100.000,00 LOCAÇÃOAluga-se prédio comercial med. 100m²Loc: Rua Osvaldo Aranha - Centro012 - Casa de alv. med. 174m² c/ 3 quatros, 2wcs,2 salas, cozinha, área de serviço, garagem c/ chur-rasqueira e wc, terraço. Terreno med. 300m².Loc. rua Tiradentes - fundos do mercado Bonato.013- Casa de alv. med. 88m² c/ 3 quartos, cozi-nha, sala de estar e jantar, wc, garagem p/ 2 car-ros c/ churrasqueira e área de serviço. Loc. ruaNicolau Koller Neto - Olaria. Valor: R$ 90.000,00073 - Casa de alv. med. 63m² c/ 2 quartos, sala,cozinha, wc, área de serviço e garagem.Loc: rua Jose Luiz de Freitas.Valor: R$ 100.000,00

VENDAS RESIDENCIAISCÓD. 112. OLARIA, 2 quartos, sala,coz, w.c, patio fechado, peça emconstrução. R$64.000,00CÓD. 126,BARRETO, 2 terrenos comaprox. 720m2, todo cercado de telac/ casa de alvenaria c/ 1 quarto, 2suites, w.c, coz, sala, garagem p 2carros. R$ 110.000,00011 CENTRO - casa grande c/ suite,3 quartos, gar., patio fechado, RuaBelo Ferreira. R$ 220.000,00

014 13 DE MAIO - Chácara dosFritzen 7hec. R$ 600.000,00

024 PORTO BATISTA - 2 terrenos12x30m cada + 2 casas. R$ 50.000,00

039 OLARIA - 2 prédios, resid. + com.,Rua Koler Neto. R$ 160.000,00

058 CENTRO - terreno 12x30m+casa mad., c/ 5 pçs, em frente aoCamping do Areal. R$ 75.000,00

060 CENTRO - casa + comércio,360m². R. Marino Joseti de Alrneida.Aceita proposta. R$ 300.00,00

061 CENTRO - casa mista, c/ 3 qrtos,sala, coz., wc, gar. pátio fechado. R$75.000,00

073 PORTO BATISTA - sítio, c/ 1200m², 2frentes, poço artesiano, galpão, canchade bocha. R$ 53.000,00

CÓD. 016. ESTALEIRO, 2 casas dealv, c/ 2 quartos, sala, coz, w.c,garagem, pátio fechado. R$ 110.000,00CÓD 129. Olaria, casa mista, 2 quar-tos, sala, coz, w.c, patio fechado,garagem p 3 carros.

CÓD. 127. OLARIA, terreno med. 12x 24, com alicerce +casa de madeirac/ 2 quartos, sala, coz, w.c dealvenaria. R$ 25.000,00 (aceita-secarro)077 CENTRO - 3 dorm., lareira, gar.e pátio fechado. R$ 90.000,00

120 AGROPECUÁRIA - na RS 440.R$ 150.000,00

138 GAL CAMARA - casa 8,80x15m,mista, terreno 8,80x44m. R$ 27.000,00

151 ESTALEIRO - casa alv., 2 qrtos,1 suíte, sala, coz., área lazer, wc,churras. R$ 130.000,00

152 PORTO BATISTA - terreno390m², casa alv., pátio fechado.Aceita proposta. R$ 54.000,00

176 CASA - alv. c/ 2qrtos, sala, coz, áreaserv., gar. + pátio fechado. R$ 69.000,00

187 RESTAURANTE E PIZZARIA PA-LADAR – Terreno c/ 1270m², c/ casa130m’, quiosque c/ 18m², área co-mercial c/27m², 2 galpões, todo cer-cado. Aceita proposta. R$ 500.000,00

190 CASA DE MADEIRA - terreno18x24m, 3 pçs, Passo Raso. R$12.000,00

191 HOTEL SÃO LUIZ - BR 386.Coxilha Velha. R$ 250.000,00

196 CASA - terreno 12x30m + casaalv., c/ 2qurtos, Belo Ferreira, nº 902,Olaria. R$ 70.000,00

COD. 030 Passo Fundo, terreno900m2 com casa mista de 64m2,com 3 quartos, sala, coz., w.c., ga-ragem c/ churrasqueira, pátio fecha-do. loc. ao lado da Escola Meireles.R$ 27.000 (aceita-se proposat oucasa em Montenegro)

CÓD. 054.PORTO BATISTA, casaalv, 3 quartos, sala, coz, w.c, gara-gem, churrasqueira, patio fechado,galpão. R$ 50.000,00

CÓD. 066. Casa mista, c/ 3 quartos,sala,coz, w.c, garagem, terreno med12x30. R$ 75.000,00, na RS 440,00

CÓD. 064. Olaria, casa alv, c/ 2 quar-tos, sala, coz, w.c, pátio fechado, área deserviço c/ churrasqueira. R$ 32.000,00

CÓD. 075. casa de alv, 3 quartos,sala, coz, w.c, pátio fechado, co-bertura para carro, localizada na Ola-ria. R$ 60.000,00

CÓD. 086. Porto Batista, casa de alv,2 pisos na frente, 3 pisos nos fundos,c/ 3 quartos, 2 w.c, 2 salas, coz, 1peça comercial, terreno med.13x97.R$ 150.000,00 (aceita-se carro)

CÓD. 010. CENTRO, terreno med680m2, c/casa comercial c/ 220m2,ao lado da Prfeitura Municipal, acei-ta-se proposta. R$ 190.000,00

cód. 027. Rondinha, frente para omar, 2 quartos, sala, coz, w.c, gara-gem ampla, mobiliada. R$ 54.000,00

cód. 027. POA, APTO, c/ 1 quartoamplo, sala, coz, w.c, mobiliado eequipado, prox a gerdau. R$ 60.000,00

cód. 027. CENTRO, 2 pisos, toda refor-mada, 4 quartos, 2 w.c, sala, coz, gara-gem, área de serviço, churrasqueira, 2sacadas, toda mobiliada. R$ 160.000,00

TERRENOSCÓD 124. TERRENO MED. 12 X30,RUA ADELINO LOPES DA SILVA,com escritura. R$ 38.000,00

042 PASSO FUNDO - terreno12X30m c/ casa mad. 5,5x6,5m, c/6 pçs e galpão. R$ 29.000,00

059 CENTRO - med. 12x30m, emfrente ao Camping. R$ 55.000,00

132 BARRETO - 12x13m. R$ 12.000,00

173 BARRETO - terreno med.1267,42m², c/escritura. R$ 55.000,00

25 DE OUTUBRO - em frente à ro-doviária, med. 566,99m². R$60.000,00

TERRENO - Rua Adão Tavares12X30m. R$ 38.000,00

cód. 093. Terreno centro c/ 594m2,esquina da rua Marechal Deodoro c/José Atanásio. R$ 300.000,00

cód. 027, centro, 580m2, frente para Igre-ja, esquina, arborizado. R$ 130.000,00.

ÁREAS RURAIS

122 7 HECTARES c/ casa alv. 8x6,c/ 5 peças +W.C., galpão novo 8x10,cachoeira, mangueira, poço, 2 açu-des, 1.000 pés de eucalípto, locali-zado na localidade do Dote, Triunfo.R$250.000,00

152 PIEDADE - 22,2hec. junto àcancha do Delano. Preço a combinar.

GENERAL NETO - 90hec. com matoplantado. R$ 1.300.000,00

PORTO PEDREIRA - 15hec. commato de eucalipto. R$ 160.000,00

cód. 087. 2,5 hectares, c/ casa de alv,c/3 quartos, sala, coz, w.c, sala de star,garagem, arroio, tudo cercado, localiza-do na BR 386, Vendinha. R$ 350.000,00

cód. 092. VENDINHA, 2 hectares,c/ casa de madeira, c/ 2 quartos,sala, coz, w.c, garagem, galpãoaviario c/ gaiolas, poço artesiano,açude, piscina, 300m da tabai Ca-noas. R$ 100.000,00

cód. 029. 10hectares, TF 10, pertodo Posto do Didi, entre a Vila Tomazelie a Vila Tieta, c/ casa de alv, c/ 3quartos, sala, coz, w.c, área de ser-viço. R$ 350.000,00

cód. 094. Fazenda Isidoro, 4,5 hec-tares, frente para estrada, sem cer-ca, sem matos, com mata nativa,poço artesiano, água, luz certaja, casapequena. R$ 12.000,00 o hectare.

cód. 027. Fazenda Quadros,chacara p/ lazer ou moradia, matanativa, frente para o asfalto, 1 kmda Tabai. R$ consultar.

SÍTIO, 3hect, 2 casas + galpão, poçoartesiano, 2 açudes, água, luz, loc.em general neto. R$ 150.000,00

37 HECTARES, com 2 casas, frentepara rio jacui, Passo Raso. R$ 650.000,00

cód, 058 - 14 hectares, frente paraRS 440, 2 casas +galpão, água, luze açude. R$ 300.000,00

104 HECTARES, loc. no Passo Raso/ Boavista, 800m do asfalto. R$ 1.200.000,00

26 HECTARES de terras em Taquari,no aterrado. R$ 6.000,00 (o hectare)

LOCAÇÃOcód. 027. CENTRO, casa alvenaria, 1quarto, sala, coz, W.C., área de serviço,churrasqueira, pátio murado. R$ 450,00

cód. 023. PREDIO COMERCIAL, es-quina da sorte, Porto Batista, me-dindo 108m2. R$ 500,00

CÓD. 102 Rua 13 de Maio, pré-dio comercial c/ w.c. R$500,00

CÓD. 105 Rua 13 de Maio, pré-d i o p / o f i c i n a m e c â n i c aR$500,00

CÓD 123. CASA ALV, c/ 1 quarto,sa la , coz, w.c , pat io fechado +galpão. Olar ia. R$340,00C Ó D . 0 2 3 . e s q u i n a d a s o r t e ,p r e d i o i s c o m e r c i a i s , v a l o r e sentre R$ 500,00 E R$1.000,00C Ó D . 0 3 2 . C E N T R O , r u a b e l ofe r re i ra , ap to , 2 quar tos , sa la ,c o z , w . c , g a r a g e m , a r e a d es e r v i ç o , p e ç a c o m e r c i a l . R $600,00cód. 131 . CENTRO, casanova, 2 quartos, 1 sui te, 2salas, coz, w.c, churrasqueira,área de serviço. R$ 800,00cód. 133. ESTALEIRO,madeira, 2 quartos, sala, coz,w.c, pát io fechado. R$ 300,00cód. 135 . CENTRO, APTO,emfrente ao Hospi ta l , 2 quartos,sala, coz, w.c, box p/ carro.R$ 550,00 cód. 099 . Lot. Sol Nascente, 2quartos, sala, coz, w.c, pát iofechado. R$ 350,00 cód. 145. OLARIA, alv, 2 quartos,sala, coz, w.c, garagem, pát iofechado. R$ 400,00

CASAS038 CASA de alv. 2 pisos, andar su-perior c/ 2 quartos, W.C., sala deestar e jantar, cozinha e área de ser-viço. Piso térreo c/ 4 salas, 1 sala deespera, W.C., garagem, piscina eportão eletrônico. Loc.: Rua esquinac/ João Pessoa. Valor: R$180.000,00052 CASA de alv. c/ 2 quartos, sala,cozinha e w.c. Terreno med. 950m².Loc: RS440 - Travessa - 50m daRS. Valor: R$60.000,00017 CASA de alv. med. 120m² c/ gara-gem. Terreno med. 500m². Loc.: Es-quina da Sorte - fundos da garagemda prefeitura. Valor: R$80.000,00055 CASA de alv. med. 150m² c/garagem, 4 quartos, 2 w.c., sala, 2cozinhas, área de serviço, churras-queira e quiosque. Loc: Rua JoãoBranco - fundos do mercado TC -Olaria. Valor: R$120.000,00008 CASA de mad. 32m², c/ 1 qrto,sala, coz., wc, + casa alv. aos fundosc/ +-100m². Terreno 12x30. Rua 13 deMaio. R$ 80.000,00. aceita-se carro047CASA de alv. med. 144m² c/ 3quartos, 2W.C., sala, cozinha, gara-gem p/ 4 carros = varanda c/ chur-rasqueira. Terreno med 550m². Loc:Rua 13 de Maio. valor: R$140.000,00027 CASA alv. 2 pisos, c/ 162m², 2°piso c/ 3qrtos, sala, coz., wc e 2 saca-das, 1° piso c/ 5peças + wc. Terrenoc/ 510m². Rua da Figueira esquina c/Rua Nossa Senhora da Conceição.019 - CASA alv. 2 qrts, sala, coz. e wcgar. c/wc e churrasq. Rua Bibiano Diasde Castro. Estaleiro. R$ 93.000,00020 - CASA alv. c/2qrts, sala, coz. ewc + aos fundos gar. p/2 carros c/wce churras. terreno todo murado, RuaBibiano Dias de Castro. Estaleiro.022 PRÉDIO 2 pisos c/ 268,80m².Térreno c/ comércio, 2° piso c/ 3qrtos,sala, coz., wc, área serv., e sacada.Terreno c/ 524m². Rua 13 de maio023 CASA alv. de 100m². c/ 3qrtos, sala,coz., 2wcs, área serv., gar. churrasq., equintal. Terreno c/ 300m². R. José Claúdiode Souza. Porto Batista. R$ 50.000,00077 CASA alv. e ponto comercial, casa130m², 3 qrtos, 2 wcs, 2 salas, coz.,área serv., escrit. e sacada + quiosque83m² c/ mezanino, wc e gar. + áreacomercial 2 pisos, 2º piso 152m², 1°piso 120m² c/ 2 wcs e coz., + 2 galpõespequenos de mad. e canil cercado. Ter-reno 1.270m². Rua João Pessoa064 CASA 470m², 2qrtos, 1suite,sala, 3wc, gar p/ 2 carros, salão defesta, área de serv., galpão alv.220m² e 2 piscinas, c/ aquecimento,casa toda mobiliada. Área total deterra 50.000m². Passo Fundo012 CASA alv. med. 174m² c/ 3 dorm.,2 wcs, 2 salas, cozinha, área de servi-ço, garagem c/ churrasqueira e wc,terraço. Terreno med. 300m². Loc: RuaTiradentes - fundos do Mercado Bonato045 CASA alv. med. + ou - 120m², c/3 dorms., sala, cozinha, wc, área deserviço, garagem aberta e churras-queira = uma peça med.20m² c/ wc equarto. Terreno med. 360m² Loc: RuaAdelino Lopes. Valor: R$160.000,00013 CASA alv. med. 88m² c/ 3dorms., cozinha, sala de estar e jan-tar, wc, garagem p/2 carros c/ chur-rasqueira e área de serviço. Loc:Rua Nicolau Koller Neto - Olaria. Va-lor: R$90.000,00014 CASA mad. c/ 2qrtos, sala, coz., wc,área serv., e gar. Porto Batista. R$ 25.000,00046 CASA alv. med.100m² c/2qrts, coz.salas estar e jantar, wc e gar. Ter.12X30todo murado. Rua 14 - Lot. Vila Progresso.065 CASA alv. med.76m², c/3quar-tos, área de serviço, wc, sala, coz.e churrasq. terreno med.12x30m.Rua Nelson Piquet. R$55.000,00041 CASA alv. 159m² c/3qrts, sala,coz., wc., área de serv. + uma peçap/ comercio, tereno 568,15m². RuaAngico. R$100.000,00018 - CASA alv. med.75m² c/2 qrts, 2salas, coz. e wc aos fundos galpão mis-to. terreno 675m².Rua Professor MarcoCoelho. Vila Progresso. R$55.000,00067 - CASA alv. med.320m² c/ 2 qrts, 1suite c/closet, sala de jantar, 2 wcs,coz., copa, living c/lareira, escritorio c/lavabo, area de serviço, dependenciade empregada, despensa, piscina,salao de festa integrado, quiosque c/churrasq e gar. p/2carros. Rua 13 deMaio. R$300.000,00062 - Casa e ponto comercial/casamed.228m² c/2quartos, sala, cozinha am-pla, piscina, garagem p/2carros, salãode festas c/churrasqueira . peça comer-cial med.46,47m². terreno med.+ou-500m². Loc: rua Belo Ferreira -centro.c/escritura024 - Casa de madeira med.+ou-80m²c/1quarto grande, wc, sala, coz, e ga-ragem. terreno med.360m². Loc: ruaJoão Branco -Olaria. Valor:R$42.000,00082 - Sala comercial med.30m² c/wc.Loc: rua Luiz Barreto. Valor:R$60.000,00085 - Casa de alv. med.160m²c/3quar-tos, sala de estar e jantar, cozinha,2wcs sendo c/hidro, garagem p/2car-ros, aquecimento a gás e poçoartesiano. Terreno med.567m² Loc: Av.Bento Gonçalves - Porto Batista c/Escritura pode ser finaciada. Valor:R$85.000,00 - aceita terreno ou carro056 - Casa mista med.110m² c/4quar-tos, wc, 2cozinhas, área de serviço echurrasqueira. Terreno med.746m². Loc:rua Ramiro Kersting. Valor: R$90.000,00049 - Casa de alv.med.70m² c/2quar-tos, sala, cozinha e wc. Terrenomed.360m² Loc:rua Olmiro Barreto - OlariaValor: R$70.000,00074 - Casa de alv. med.105m² c/ 3Pedro II – Travessa III. Valor:R$30.000,00

139- Terreno de esquina med.594m². Loc: rua José Athanasio –centro c/escritura – aceito proposta140 - Terreno med.680m² c/casa dealv. med.220m². Loc: rua Flores daCunha – Centro Valor: R$ 190.000,00140 - Terreno med.12x30. RuaAdelino Lopes Valor: R$37.000,00138- 2 Terrenos med.12x30. Loc:Av.25 de Outubro – centro Valor:R$60.000,00 cada101 - Terreno med.1260m². Loc:RS440- Barreto. Valor:R$40.000,00042- casa de alv. med.83m² c/3quar-tos, sala, cozinha e wc. Terrenomed.351m²Loc: Loteamento Sol Nascente. Va-lor: R$65.000,00 – c/ escritura118 – Terreno Localizado: RuaVitalino de Carvalho, Estaleiro. Valor:R$ 35.000,00 c/ Escritura.140 – Terreno med. 680m² com casamed. 220m². Localizada: Rua Floresda Cunha –Centro. Valor: R$ 190.000,00138 – Terreno med. 7886,35m².Localizado: Rua Silvio de OliveiraGonçalves – Olaria. Valor: R$ 60.000,00107 – Terreno med. +/- 720m².Localizado: Loteamento do Selmo .Valor: R$ 20.000,00108 – Terreno med. 360m².Localizado: Av. Getulio Vargas –Porto Batista . Valor R$ 8.000,00113 – Terreno Med. 821m² comalicerce med. 12x9. Localizado: RuaPedro Queiroz - Estaleiro. Valor R$:40.000,00 , Aceita-se carro.141 – Terreno de esquina med. 12x30Localizado: Rua Adelino Lopes .Valor R$ : 37.000,00 com escritura.110 – Terreno med. 13x27 Localizado :Rua Alberto Pasqualine com Av. GetulioVargas – Sol Nascente. Valor R$ :55.000,00127 – Terreno Med. 477m². Localizado: Rua São Lourenço – Vila Maria.Valor R$ : 25.000,00121 – Terreno med.450m² . Localizado : PassoFundo , Frente p/ TF10. Valor R$ : 8.000,00124 – Terreno med. 360m² . Localizado :Rua Fernando Ehlers. Valor R$ : 80.000,00119 – Terreno 252m² . Localizado :Travessa weighet – Barreto. ValorR$: 8.000,00104 – Terreno . Localizado : Rua D. PedroII. – Travessa 3 .Valor R$ 30.000,00139 – Terreno de esquina med.594m². Localizado : Rua JoséAtanásio – Centro.129 – 2 Terrenos med. 780m² deesquina. Localizado : Rua 13 de Maioc/ Pocidonio Lima. Valor R$ :100.000,00128 – Terreno med. 735m². Localizado: Rua João Pessoa. Valor R$ :60.000,00101 – Terreno med. 1260m².Localizado : RS 440 – Barreto. ValorR$ : 40.000,00133 – Terreno med. 5250m².Localizado : Belo Ferreira.132 – 3 Terrenos med. 2700m².Localizado : RS 440 – Barreto131 – 6 Terrenos. Localizados : Frentep/ Rua Santa Maria B. – Barreto. Valor :R$ : 28.000,00105- Terreno med.360m². Loc: Travessada BR440. Valor: R$15.000,00 TERRA700m c/ casa alv. med. +- 110m², 3qrtos, , coz., área ext., terraço equintal + galpão mad. Tapera Quei-mada. ÁREAS DE TERRASAREAS DE TERRAéd. 3hec. c/ pés deacácia pronto para corte. Localizado noBenfica. R$ 45.000,00

188 ÁREA DE TERRA méd. 7 hec. c/ casa dealvenaria med. 48m², galpão novo de madeiramed 80², 2 galpões, cocheira, mangueira, poço,2 açudes e 1.000 pés de eucalípto. Loc.: Benfica163 CHÁCARA 15hec. c/ casa mista, luz, água, man-gueira, 1.000 pés de eucalipto, plantados este ano e 12cabeças de gado, Quebra Telha. R$ 180.000,00144 ÁREA DE TERRA 6,5hec. terra alta, todaaproveitável, de frente para a RS 440. Barreto145 ÁREA DE TERRA 2hec. Passo Fundo,frente p/ TF 10. R$ 65.000,00184 ÁREA DE TERRA 12hec., c/ casa de alv.150m², 2qrtos, 1suite, wc, sala star e játar c/churras., + galpão alv. Méd. 80m² c/ 8 baias,casa de caseiro 60m². Boa Vista,300m da TF 10.186 SÍTIO 3hec. c/ casa alv., c/100m², 3qrtos, sala, coz., 2wcs, gar.e churras. Gil. A combinar.169 SÍTIO 4,5hec. casa mista,3qrtos, 2wc, sala, coz., gar. p/ 2carros + galpão c/ 2baias e moradia,galpão de madeira aberto, 2 açudese mangueira. Ponta Rasa a 8km doasfalto, fundos c/ rio Jacuí.153 ÁREA DE TERRA 1hec. e2.450m², c/ casa mad. pequena. RS440 a 3km do centro. R$ 40.000,00157 ÁREA DE TERRA1hec. 3.524m², frente p/ TF10 a6km de Triunfo. R$ 60.000,00.175 SÍTIO 2hec. c/ casa alv., 3qrtos,sala, coz., wc e gar + prédio misto p/comércio e mato de eucalipto.Rincão da Piedade a 2km do asfal-to. R$ 85.000,00167 SÍTIO 2hec. casa alv. tij. avista96m² + 2 casas alv. 80m² + galpãomad. 60m², poço artes., açude + água,luz. Passo Fundo. R$ 70.000,00189 SÍTIO 2hec. c/ casa alv, 4qrtos,sala, coz., wc, área serv., piscina,quiosque c/ churras., gar. aberta e+- 4.000 pés de acácia. Benfica a500m da BR386. R$ 120.000,0080 SÍTIO 1hec. c/ casa de alv.,3qrtos, sala, coz., wc, churras. epoço art. Benfica a 2km da BR386.R$ 65.000,00185 ÁREA DE TERRA med. 9 ha c/casa de alv. c/3 qrtos, sala, cos.

quartos, 2 wcs, cozinha, sala e áreade serv.Terreno med. 870m². Loc:Rua 14 - loteamento progresso. Va-lor : R$ 180.000,00081- Casa de alv. de 2pisosmed.250m². Térreo c/4quartos, 2wcs,2salas, cozinha, área de serviço, depo-sito, garagem p/2carros, churrasqueirae piscina. Piso superior c/mezanino, áreade lazer e terraço toda murada. Terrenomed.12x30. Loc: rua Vereador AdãoTavares -Centro. Valor: R$250.000,00087 - Casa de alv. med.119m² c/3quartsos,2salas, cozinha, wc, área de serviço e churras-queira + 1casa de madeira aos fundos. Terre-no med12x30. Loc: rua Durval Ferreira –Loteamento Manoel Braga. Valor :R$68.000,00 007 - CASA de mad. Med.50m² c/2quartos, sala, cozinha e wc. Terre-no med.378m². Loc: TF10 – Esqui-na da Sorte. Valor: R$ 48.000,00066 - CASA de alv. med.120m² c/2quar-tos, sala, cozinha, wc, área de serviço,garagem e piscina. Terreno med.12x30.Loc: rua Walter Perchi Barcelos - ruada Brigada. Valor: R$130.000,00063 - Casa de alv. med.134,76m² c/2quartos, 1suite, 2wcs, cozinha, áreade serviço, churrasqueira rotativa egaragem aberta. Terreno med. 600m².Loc: rua 13 de Maio. Valor: R$180.000,00057 - Casa de alv. 2 pisosmed.223,49m². Piso superior c/2quar-tos, sala de estar e sala ampla - Tér-reo c/sala de estar e jantar, 3quar-tos, 2wcs e garagem + salão de fes-ta c/espaço para 2carros e piscina.Terreno med.480m². Loc: rua BeloFerreira – Financia-se p/caixa058 - Ponto comercial c/casa demadeira. Ponto comercial med.63m²c/2wcs. Casa de madeira med.63m²c/2quartos, sala, cozinha e wc. Loc:rua 13 de Maio Valor:R$150.000,00089 - Casa de alv. c/3quartos, sala,coz, wc e área externa – porão c/quarto, coz, wc, área externa + 1co-zinha campeira. Terreno med.12x30.Loc: rua da Raça – Loteamento SolNascente. Valor: R$120.000,00010- Casa de alv. c/3 quartos, wc, salae cozinha, área de serviço e garagem.Terreno med.12x30. Loc: rua Montenegro– Loteamento Bom Jesus. Valor:R$145.000,00 – financia-se p/caixa035- casa mista c/2quartos, sala,cozinha, area de serviço, 2wcs, ga-ragem c/churrasquera. terrenomed.370 m². Loc: rua OlmiroBarreto-Olaria. Valor: R$45.000,00043- Prédio med.300m². Terrenomed.600m².Loc: rua da Igreja – Barreto. Valor:R$65.000,00076- Casa mista c/3quartos, sala, coz,e garagem. Loc: Rua Sepé Tiaraju – SolNascente. Valor:R$65.000,00025- Casa de alv. med.182m² c/3quartos,2salas, coz, área de serviço c/churrasqueira, 2wcs, garagem p/2carrose piscina. Terreno med.480m². Loc: RuaPocidonio Lima – Loteamento

Progresso.Valor:R$135.000,00005-Casa mista med.122m² c/4quartos sendo 1suite, wc, sala, coze garagem. Loc: rua Monteiro Lobato –continuação do Sol Nascente. Valor:R$85.000,00037- Casa de madeira c/2quartos, sala,coz, wc e garagem aberta. Terrenomed.13x30Loc: General Neto – Frente p/TF10.Valor: R$42.000,00026- Casa de alv. c/2 quartos sendoum suíte, 1wc, sala, cozinha área deserviço e garagem c/churrasqueira.Loc: rua Professor Coelho de Souza –frente p/ParcãoValor:R$230.000,00149- Área de terra med.3hec. Loc:TF10 – General Neto.Valor:R$65.000,00

TERRENOSRRENOS

128 TERRENO 735m². João Pessoa,lado Sec. Educação. R$ 60.000,00105 TERRENO 360m². Trav. RS440.R$15.000,00132 - 3 TERRENOS medo 2.700m²(área total), RS 440, Barreto. R$50.000,00131 - 6 TERRENOS Stª Maria B.Barreto R$ 28.000,00107 TERRENO 720m², com casade madeira, localizado na Rua Pro-jetada, no bairro Olaria. R$ 20.000,00110 TERRENO na Rua AlbertoPasqualine, esq. Rua GetúlioVargas. Sol Nascente. Com escritura108 - Terreno med.360m². loc: rua.Getulio Vargas- Porto BatistaValor:R$8.000,00 c/escritura127 - Terreno med.477m². Loc: ruaSão Lorenço - Vila Maria-EstaleiroValor: R$25.000,00119 - Terreno med.252m² c/ alicercemed. 12x9 - acita carro- Loc: Traves-sa Weighelt - BarretoValor:R$47.000,00113 - Terreno med.821m². Loc:ruaPedro Queiroz Ramos - Estaleiro Va-lor: R$47.000,00 -aceita-se carro121 - Terreno med.450m². Loc: PassoFundo - Frente p/TF10 Valor:R$8.000,00123- 2 terrenos med.12x30 cadaum. Loc: Rua Dom PedroII –Estaleiro. Valor: R$50.000,00124 - 1 terreno med.360m² cadaum. Loc: frente p/ rua FernandoElhers129- 2 terrenos: 1º med.780m². Loc:frente p/rua 13 de Maio. Valor:R$100.000,00 cada um104 - Terreno med.11x30. Loc: Dom

V E N D E – S E

ASSADEIRA para 30frangos semi novaTratar - 36541102

Page 11: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 201011

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○Geral

ESPORTES

Fundado na década de50, no Porto Pedreira, oEsperança Futebol Clubetambém teve seu lugar dedestaque entre as equipesde futebol do interior domunicípio de Triunfo.Conversando com o ami-go Pedro Paulo Aires, oDinho, algumas curiosi-dades e emocionantes re-cordações daqueles bonstempos, por exemplo, queo Dr. Omero da SilvaIung, residente nos EUAe que faz anualmente vi-sita o nosso Hospital San-ta Rita aplicando suas ha-bilidades e conhecimentoe seu irmão Dr. Oreste daSilva Iung estão entre osfundadores do Esperança.

Viação, Saúde, Obras e Meio Ambientesão os líderes no interno de futsal

A segunda rodada do campe-onato interno de futsal da prefei-tura de Triunfo, no último dia 27registrou como destaque nas pri-meiras posições as equipes: Vi-ação, Transportes e Agricultura(1ª da Chave A) que venceu a Fa-zenda/Gestão por 5 x 2, com golsde Ricardo 2, Carlos Eduardo 2e Furinho; Daniel franco descon-tou. Em segundo lugar, a Saúdevenceu o Desporto/Adm/Planej/Procuradoria por 7 x 4; gols:Caliton 3, Chichi 3 e Daniel. Di-minuíram: Chuchu marcando 3vezes e Kleber.

Na Chave B, a Secretaria de

Obras lidera com a vitória frente aEducação por 4 x 2; gols: Guga 2,Alf e Moisés . Rodrigo descontou.Em segundo lugar, a equipe doMeio Ambiente não perdoou aAção Social marcando 11 x 1; gols:Edson 3, Barrerinho 2, Leandro 2,João Batista 2, Rafael e Rodrigo.Adriano marcou o de honra.

A última rodada classificatóriaaconteceu ontem. A semi finalacontece no dia 03 de agosto(terça),às 19h30minutos entre osdois primeiros de cada chave e nodia 10 (terça) a final tem jogospara 3º e 4º lugares e em seguidapara campeão e vice.

1. Educação2. Desp. Adm. Planej. Procuradoria3. ObrasObras4. Viação Agricultura

1

2

ACONTECEU

A vítima W.G.A, teve furtado o seu cavalo, oqual estava amarrado próximo ao asilo Munici-pal, no dia 26/07/10.3 4

Preso em flagrante delito a pessoa de A.M, nodia 24/07/10, pela Brigada Militar, sendo que com omesmo foi encontrado vários produtos de higienepessoal, pertencentes a dois estabelecimentos destacidade. A.M foi autuado em flagrante pelo delito defurto, e após as formalidades legais foi encaminha-do ao Presídio Modulada de Charqueadas.

Prisão em flagrante

Prisões em cumprimentode mandado

Foi preso por força de Mandado de Prisão apessoa de E.R.J, pela comarca de Triunfo, no dia26/07/10, por volta das 15h20min e que após aformalidades foi encaminhado ao Presídio.

No dia 26/07/10, por volta das 15h30min, foipreso pela Brigada Militar, na localidade de Pas-so Raso, nesta cidade, por força de Mandado dePrisão, expedido pela comarca de Gravataí a pes-soa de A.S.CG, e que após as formalidades foiencaminhado ao Presídio.

Furto qualificadoPor volta das 12h, dia 26/07/10, a vítima C.F.S.F.

teve arrombado o seu armário da empresa, a qualtrabalha, na área do Pólo Petroquímico, e que foifurtado de dentro um telefone celular e três chavesgrifo, e seis brocas de furadeiras.

Furto abigeato

Dr. Omero foi um dos fundadores do Esperança

No campo doEsperança : Da

esquerda: Airton,Nenê, Paulo Moreira,

Nelson, Jaime, Jair,Breno Campos;

agachados: Teodoro,Ivan Moreira,

Paulinho, Telmo, Dalie Eloi.

Em 1969: Beatriz,Dalva, Flavio Ramos,Zéca do Belo, AirtonLeote, Telmo, Rangel,Jaime, Dali, Nenê,Helena e Izabel;agachados: (garotos)Valdinei e Paulinho -Breno Campos,Teodoro, (garoto)Heitor, Dinho,Serginho, Maroquinha,Vilson e (Garoto) Beto.

Sete deve prosseguiramanhã

Confiando numa pausa das chuvas para este do-mingo a segunda rodada do municipal de futebol setetem os seguintes jogos, a partir das 13h30min: NoPorto Batista: Servi Pólo X Juventus; Colégio XProgome e Galera X Pontal. No Estaleiro: AvalancheX Agrogen; Cruzeiro X Jacui e Bento X Manchester.Na Olaria: Sampdória X Real Sociedad e Grêmio XNacional. Das 17 equipes, oito passam para a segun-da fase. Hoje temos na chave A, Progome e Galeranas primeiras posições; na chave B: Manchester eBento e na C: Cruz Azul e Real Sociedad.

Grêmio também tevede adiar amistosos

Por causa das fortes chuvas alguns jogos da ca-tegoria máster do tricolor tiveram de ser transferi-dos. Hoje à tarde o Grêmio realiza seu último amis-toso do mês, em Arroio dos Ratos, enfrentando oGuarani; saída às 13 horas, da Sede. Já para agosto,o grupo recebe em casa, dia 07, equipe de portoAlegre, Bairro Partenon. Dia 14 acontece a missaem homenagem ao Luiz Freitas; dia 21, também noCarlito Arnt, a visita é do Olympia, de Sapucaia edia 28 o encontro acontece em Paverama frente aequipe daquela cidade.

A Escola de samba Os Paqueras reforça o convi-te para o grande baile de carnaval de inverno queacontece hoje à noite no clube do Estaleiro.A superbanda Companhia Alternativa se encarrega da ani-mação e os ingressos custam: R$ 10,00 - masculi-no e R$ 5,00 - feminino.

Hoje tem Carnaval deInverno no Estaleiro

Page 12: EDIÇÃO 391 - 31/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 31 de julho de 201012

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Final

O legendário locutorda Rádio São JerônimoAM 1240, um cidadãoquase triunfense nato,que se diz apaixonadopelo trabalho que realiza,completou 20 anos no ar,no dia 16 de julho último,com seu programa ‘Mar-ca do Tempo’, que vai aoar todos os sábados, das07h30min às 09h.

No seu vocabuláriogaudério, o comunicadorsentencia, sem nenhumafalsa modéstia: “são vin-te anos cabresteandoemoções e dando pastoao coração, reverencian-do a genuína cultura ar-tístico-musical do RioGrande, em mágica inti-midade que só os poetas

César Almeidahá 20 anos no ar

Programa Marca do Tempo, ao vivo, no Parque Camboatá, em 2002

tem. Ala puxa, o tempopassou a galope, tão de-pressa que nem vi, ao lon-go do caminho... Nemmágoa ou tropeço me fezamargo ou me encontroucansado. Diante do mi-crofone, abro as porteirasdo coração para soltar atropilha de emoções.”

César discorre sobreestes vinte anos e refereque, para não cometerinjustiças, não vai citarnomes, enviando umabraço caloroso a todosos comunicadores de Tri-unfo e São Jerônimo, dequem diz ter recolhidoensinamentos de muitovalor, ao longo deste pe-ríodo. “Peço licença pa-ra citar o nome do dire-

tor da Rádio São Je-rônimo, Paulo Germano,que nunca me deixou apé. Obrigado aos funci-onários da rádio, aosincontáveis ouvintes, co-laboradores, participan-tes, ao capataz do pro-grama, o Negão Paulo, aminha mulher, DonaJane, ao Plínio, que nosúltimos anos tem meconduzido e auxiliado,pois como todos sabem,minha visão está bastan-te fraca”, acrescenta.

Almeida diz que temmuitos agradecimentos afazer, tantos que não ca-beriam nesta matéria,mas que não pode deixarde ser grato a Deus e aosseus ouvintes, indistinta-

mente, independente doscargos que ocupam, dacor que possuem, do cre-do ou simpatia política,em respeito ao lema dosgaúchos: liberdade, igual-dade e humanidade.Almeida encerra a entre-vista exaltando a cidadede Triunfo, através deuma poesia sua. “Obriga-da Triunfo, que me aco-lheu desde 1984. Mesmoainda me considerandoum ‘Guri de Uruguaia-na’, me tenho como umtriunfense por adoção edigo com emoção: obri-gado Deus, por tudo! Eu soufeliz e me chega...”, finalizao locutor. Nossos cumpri-mentos pelo programa e de-sejo de longa vida!

Com graça e simplicidade,Ergueu-se a beira do rioA um por do sol majestoso,Mais lindo que já se viu.A ponta de lança e espada,Ostentando a liberdadeQue jamais lhe foi tomada.

Como guardiões farroupilhas,Ficaram seus casariosRondando noites e dias,Cidade, campos e rios.Triunfo é maior que sua história,É um palanque do Rio Grande,No coração desse povo,Não há tirano que mande.

Triunfo é meu universo,Pago, ninho e bem-querer,Cidade amiga e fraternaQue hei de amar até morrer.Quando a lua te visita,Prateando os campos teus,Ninguém duvida que sejasFilha dileta de Deus!

Exaltação a Triunfo

*CESAR ALMEIDA

FOTO: ESTÚDIO JOÃO

*27/07/2010

Parabéns pelo teu 9º aniversário!Você é uma menina educada, estudiosa,

carinhosa e muito especial em nossas vidas.Filha, irmã e neta amada!Desejamos toda a felicidade do mundo!Homenagem dos teus pais Josias e Ale-

xandra Araújo, de teus avós Rosa e Alcir,teus irmãos Daitielle, Emanuelle e Raphael

LLLLLucielleucielleucielleucielleucielle