edição 355 do nova odivelas

16
SÓCIOS E UTENTES DA ACIJR PREOCUPADOS COM FUTURO DA INSTITUIÇÃO Sexta-feira, 23 de Julho de 2010 // Nº 355 Ano XI Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | informação regional Entre Tanto Horóscopo PCP visita instituições sociais Posto de Comando Directas Comissão de Reformados da Póvoa celebrou aniversário JSD de Odivelas tem novos Órgãos Sociais Carta Aberta revela preocupações de pais da Ramada Fogo põe em perigo habitações Directas Ponto e Vírgula Intermitências Mundo das Tropelias Belas Garden Cursos Técnicoprofissionais de Turismo Talho e Forno da Cidade Badminton: ARCIP encerrou época desportiva Goalball: Cultural da Pontinha duplo vencedor Xadrez: Campeões do GCO Seja um fornecedor da EDP Rogério Borges expôs na Ramada Livraria Paminu Academia Balletvita Restaurante Hacienda D. Luísa Odivelas Life Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do Reino Consilcar 2 2 3 3 4 4 4 5 5 5 6 6 6 7 8 10 11 11 11 12 12 13 13 14 14 15 15 15 15 16 PUB NESTE NÚMERO PUB PUB TURISMO COMO OPÇÃO PROFISSIONAL JSD DE ODIVELAS COM NOVO LÍDER GOALBALL DO CAC VENCE TAÇA E CAMPEONATO CURSOS EM CANEÇAS E PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

Upload: henrique-ribeiro

Post on 07-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nova Odivelas de 23 de Julho de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 355 do Nova odivelas

SÓCIOS EUTENTESDAACIJR PREOCUPADOS COM FUTURO DA INSTITUIÇÃO

Sexta-feira, 23 de Julho de 2010 // Nº 355 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro wwwwww..nnoovvaaooddiivveellaass..pptt || informação regional

Entre TantoHoróscopoPCP visita instituições sociaisPosto de ComandoDirectasComissão de Reformadosda Póvoa celebrou aniversárioJSD de Odivelas temnovos Órgãos SociaisCarta Aberta revelapreocupações de paisda RamadaFogo põe em perigohabitaçõesDirectasPonto e VírgulaIntermitênciasMundo das TropeliasBelas GardenCursos Técnicoprofissionaisde TurismoTalho e Forno da CidadeBadminton: ARCIP encerrouépoca desportivaGoalball: Cultural da Pontinhaduplo vencedorXadrez: Campeões do GCOSeja um fornecedor da EDPRogério Borges expôsna RamadaLivraria PaminuAcademia BalletvitaRestaurante HaciendaD. LuísaOdivelas LifeRealmente!Nobres ConfissõesGuarda RealFlash do ReinoConsilcar

22334

4

4

55

56667

810

11

111112

121313

14141515151516

PUB

NESTE NÚMERO

PUB

PUB

TURISMOCOMO OPÇÃOPROFISSIONAL JSD DE ODIVELASCOM NOVO LÍDER

GOALBALL DO CACVENCE TAÇA E CAMPEONATO

CURSOS EM CANEÇAS E PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

Page 2: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 20102 NovaOdivelas

PalavreandoO Programa Palavreando da NO TVbrilhantemente dirigido por Ale-xandre Oliveira é gravado estanoite no Centro de Exposições deOdivelas e será o último antesdas férias. Em Agosto não haverágravações e o Palavreando volta a03 de Setembro com transmissãoem directo. A poesia, a música, a alegria, oconvívio e a confraternização sãoos condimentos deste programaonde todos serão bem recebidos.Faça parte da já grande famíliado Palavreando. Vá até ao CentroExposições de Odivelas a partirdas 22h00 e participe.

Sextas de JazzA Sala Café Teatro do Centro Cul-tural Malaposta apresenta, às22h00, nas Sextas de Jazz, DavidFerreira com o espectáculo “ThisCant Be Lowe”. Preço único 5euros. 75’. M/6.

Artesanato UrbanoNuma iniciativa do Sector deTurismo da Câmara Municipalde Odivelas vai ter lugar das17h00 às 23h00 no Jardim daMúsica a 1ª Mostra de Artesa-nato Urbano de Odivelas ondedezenas de artesãos apresen-tam, em bancas espalhadaspelo Jardim, «Peças de autor deartesanato urbano, caracterizadopela produção de objectos a partirde técnicas tradicionais em série li-mitada, plasticamente expressivas,fruto da vivência urbana do arte-são, seguindo as tendências ac-tuais em que o design e as artestradicionais se misturam».

A RespostaÀs 18h00 a Sociedade Musical eDesportiva de Caneças recebe aantestreia da curta-metragemde João Dias, “A Resposta”, comprodução do Colectivo “The Part-ners”. Para além da exibição dofilme haverá poesia e actuaçãoda Trilha Sonora. Entrada Livre.

Odivelas Fashion 2010Termina hoje o Odivelas Fashion2010, evento promovido porEduardo Sousa, da Photovideo,com a eleição da Miss Concelhode Odivelas. Perante o júri estãoas 21 finalistas apuradas nas seteeliminatórias realizadas emtodas as freguesias do concelho.Às 21h00 no Jardim da Músicacomeça o evento que terá trans-missão em directo na NO TV.Nesta emissão da Web TV regio-nal do concelho de Odivelas serátambém coroada a Miss NO TVeleita pelos leitores e Web espec-tadores do Nova Odivelas, Diáriode Odivelas e NO TV. Até às 17h00horas de Sábado, 24 de Julho,ainda pode votar. Escolha umadas finalistas do Odivelas Fas-hion e envie o nome para [email protected].

Rua da LuaÀs 22h00 na Sala Café Teatro doCentro Cultural Malaposta co-meça o espectáculo musical “Ruada Lua”. Preço único 5 euros. 75’.M/12.

Dia dos AvósA Junta de Freguesia da Pontinha,em parceria com a Câmara Mu-nicipal de Odivelas, celebra, o Diados Avós no Pinhal da Paiã. Comeste evento pretende-se «Promo-ver um dia diferente aos avós da fre-guesia e aos seus netos». O evento começa às 10h00 comjogos lúdicos: petanca, tiro àslatas, malha, alguidares, burro,entre outros. Às 12h00 começa opiquenique e das 14h00 às 17h30haverá baile animado pelo “Viti-nha” do agrupamento musical“Ipanema”. Entrada é livre.

InformalidadesO programa Informalidades, da NOTV é hoje gravado ao vivo a par-tir das 22h00 no Centro de Expo-sições de Odivelas. Para além dopainel residente, António Pedro,Graça Peixoto, Miguel Ramos e

ENTRE TANTODE 23 A 29 DE JULHO

CARNEIROCarta Dominante: 10 de Copas, que significa Felicidade.Amor: Sentirá que tudo corre na perfeição. Que a alegria de viver esteja semprena sua vida!Saúde: Cuidado com os esforços físicos.Dinheiro: Não se descuide, pois está a ir por um óptimo caminho a nível profissional.

TTOOUURROOCarta Dominante: 9 de Copas, que significa Vitória.Amor: Poderá reencontrar um antigo amor. Esteja receptiva pois o Cupido pode bater-lhe à porta!Saúde: Evite situações de stress.Dinheiro: Faça contas à vida e veja bem com o que pode contar.

GGÉÉMMEEOOSSCarta Dominante: 5 de Ouros, que significa Perda/ Falha.Amor: Lute pelo verdadeiro amor, não se deixe influenciar por terceiros. Você mereceser feliz!Saúde: Não invente doenças quando realmente não as tem.Dinheiro: Este é um bom momento para investir, aproveite.

CCAARRAANNGGUUEEJJOOCarta Dominante: Rainha de Espadas, que significa Melancolia, Separação.Amor: Poderá ter que enfrentar uma separação. Procure ter pensamentos optimistase ver as situações pelo lado positivo.Saúde: Possíveis dores de rins.Dinheiro: Avalie os seus gastos.

LLEEÃÃOOCarta Dominante: 3 de Paus, que significa Iniciativa.Amor: Não viva ansioso com a ideia de perder a pessoa que tem ao seu lado, apro-veite antes todos os momentos que tem para estar com o seu companheiro. Viva asua vida para que o seu exemplo possa servir de modelo aos outros!Saúde: Não se desleixe e cuide de si.Dinheiro: As suas economias estão a descer, tenha algum cuidado.

VVIIRRGGEEMM Carta Dominante: os Enamorados, que significa Escolha.Amor: Exprima os seus sentimentos sem ter medo de ser rejeitado. Com os nossospensamentos e palavras criamos o mundo em que vivemos!Saúde: Cuidado com o calor. Dinheiro: Poderá ter que optar por um ou outro emprego que lhe surja.

BBAALLAANNÇÇAA Carta Dominante: 8 de Ouros, que significa Esforço Pessoal.Amor: O seu coração está um pouco dividido, pense bem qual o caminho que deve se-guir. Tenha a convicção de que é uma pessoa com um potencial intelectual enorme.Aprenda a soltar toda essa Força e Luz interior que desconhece. Saúde: Faça uma limpeza geral aos seus dentes para poder ter um sorriso radiante.Dinheiro: A vitalidade e esforço que tem demonstrado no trabalho estão a ser muitofavoráveis para si.

EESSCCOORRPPIIÃÃOOCarta Dominante: Rei de Espadas, que significa Poder, Autoridade.Amor:A concórdia e o amor reinarão na sua relação afectiva. A felicidade na sua casadepende da educação que der aos seus filhos, por isso, preste atenção à formação quelhes dá.Saúde: Tente controlar as suas emoções para que o seu sistema nervoso não seressinta.Dinheiro: Não haverá nenhuma alteração significativa.

SSAAGGIITTÁÁRRIIOOCarta Dominante: 6 de Paus, que significa Ganho.Amor: O seu companheiro poderá estar mais afastado mas não será nada de preo-cupante. A força do impulso está em si e só você pode criar as circunstâncias propí-cias à realização dos seus projectos. Tome a iniciativa, é você que cria asoportunidades!Saúde: Muito favorável, aproveite e pratique exercício físico.Dinheiro: Notará que o seu esforço a nível de trabalho será recompensado.

CCAAPPRRIICCÓÓRRNNIIOOCarta Dominante: Valete de Paus, que significa Amigo, Notícias Inesperadas.Amor: Irá manifestar-se em si uma grande energia sensual. Enfrente os seus medose as suas dúvidas e será feliz!Saúde: Não seja céptico quanto à medicina natural.Dinheiro: Resolverá os seus problemas facilmente.

AAQQUUÁÁRRIIOOCarta Dominante: Valete de Copas, que significa Lealdade, Reflexão.Amor: Permita que a sua relação seja mais liberal, não é a prender a outra pessoa queconseguimos que ela nos ame. Seja paciente e compreensivo com as pessoas quevivem a seu lado!Saúde: Tente não andar muito tenso.Dinheiro: Sem preocupações.

PPEEIIXXEESSCarta Dominante: Rei de Paus, que significa Força, Coragem e Justiça.Amor: Seja mais audaz no amor. “Ama o próximo como a ti mesmo” – Esta foi a men-sagem que Cristo nos deixou; se a seguir será feliz!Saúde: O excesso de ansiedade não é favorável para a sua saúde.Dinheiro: Seja mais equilibrado nos seus gastos.

Horóscopo

SEXTA 23 DE JULHO

AGENDA.Mais eventos emwww.diariodeodivelas.com

MAIS INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE

PDF INTEGRAL DO NOVA ODIVELAS EMwww.novaodivelas.ptFOLHEAR A EDIÇÃO IMPRESSAwww.jornal.novaodivelas.ptAS NOTÍCIAS DIÁRIAS PARA LER EMwww.diariodeodivelas.comAS NOTÍCIAS COM ROSTO PARA VER EMwww.novaodivelas.tv

+

+

+

+Um Mundo de Comunicação

E AINDA...

SÁBADO 24 DE JULHO

> Até 25 de Julho na Malaposta:“O Gato das Botas”, de Terça aSexta-feira às 10h30 e 15h00 rea-lizam-se sessões para escolas(por marcação) e para o públicoem geral aos Sábados às 16h00 eaos Domingos às 11h00. Preçoúnico 5 euros. M/3.

> Até 29 de Agosto no Centro deExposições de Odivelas: Exposi-ção “As Grandes Viagens Marítimasna China”.

> Descontrai-te – Sessões deYoga: A pensar em todos os quequerem bem-estar… Terças eQuintas-feiras, das 19h às 20h30,e Sábados, das 08h00 às 09h30,na Casa da Juventude. Informa-ções pelo 219 320 480.

> Pedras Para a História do Terri-tório de Odivelas: Exposição noCentro de Exposições de Odivelas.

> Exposição: Grândola Vila Mo-rena no Posto de Comando doMFA: Informações na Divisão deJuventude e Cultura da CMO. Te-lefone 219 320 800.

> Visitas ao Moinho da Lau-reana: Às Quartas-feiras, das10h00 às 12h00. Informações einscrições pelos telefones 219 320800. (CMO) ou 219 347 880 (JFF).

> Bibliófilo Vai a Casa: Serviço deEmpréstimo Domiciliário pararesidentes no concelho de Odive-las que por dificuldades motoras,visuais ou outras, não se possamdeslocar, autonomamente, à Bi-blioteca Municipal. Informações:Biblioteca Municipal D. Dinis –219 327 770.

SEGUNDA 26 DE JULHO

QUARTA 28 DE JULHO

Miguel Xara Brasil, tambémpodem participar espectadoresmediante inscrição prévia. Infor-mações podem ser pedidas [email protected].

Page 3: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 2010 3NovaOdivelas

Depois da reunião com o pre-sidente da Junta de Alforne-los, já reunimos com opresidente da Junta da Ponti-nha e vamos reunir breve-mente com o presidente daJunta de Carnide e com a Câ-mara de Odivelas. Podemosdizer que tudo está a correrda melhor maneira para aconcretização do nosso planode actividades.De facto, a reunião com opresidente da Junta da Ponti-nha, o Sr. José Guerreiro, e avogal da Cultura, a Dr.ª Corá-lia Rodrigues, não podia tercorrido melhor. Temos garan-tida a parceria que pretendía-mos e todo o apoio esolidariedade, da parte dopresidente, para o cumpri-mento da generalidade dosnossos objectivos e, em parti-cular, para a realização dasConferências. Nem esperáva-mos outra coisa, pois sabe-mos que o presidente sempreteve o Posto de Comando emalta consideração e sempreapoiou iniciativas relaciona-das com ele, algumas dasquais em que eu próprio estiveenvolvido. Esta reunião consti-tuiu um grande passo para osucesso dos nossos projectos epara a divulgação do Posto deComando como aposta cultu-ral estratégica da freguesia, doconcelho e da região.As Conferências, que preten-demos realizar em Abril/Maiona Pontinha, em Odivelas, emCarnide e em Alfornelos,estão a ganhar corpo e irãoconstituir um marco na pro-jecção do Posto de Comandodo MFA. Recordemos que nãoserão uma iniciativa única,mas o primeiro ciclo anual.Com o tempo, estas conferên-cias, darão uma visibilidadeao Posto de Comando e à Pon-tinha correspondente ao sig-nificado histórico daqueleespaço mítico do 25 de Abril.O movimento cívico POSTODE COMANDO SEMPRE nãopodia, pois, estar mais opti-mista em relação ao cumpri-mento dos seus objectivos,que são: classificar, dinami-zar e divulgar o Posto de Co-mando do MFA. EmSetembro, estaremos emcondições de lançar as nos-sas actividades, designada-mente a programação dasConferências.

Jorge [email protected]

A junta daPontinha estáconnosco

Entrevista completa na NO TVwww.novaodivelas.tv

MIRANTE FÉRIAS. Os Odivelenses vão para fora ou ficam em casa?A reportagem num jornal e numa televisão perto de si…

ACÇÃO SOCIAL

ATL’s das IPSS’s ameaçadosde encerramento

egundo Maria da Luz No-gueira, da CDU de Odive-las, o aumento da oferta da

rede escolar – nomeadamente aonível da introdução de activida-des de enriquecimento curricular– tem implicado um decréscimodo número de alunos que fre-quentam os ATL das InstituiçõesParticulares de Solidariedade So-cial (IPSS). Através de uma rondade visitas às entidades que pres-tam apoio social no concelho,aquela força política constatouque um desses espaços não voltamesmo a reabrir no próximo anolectivo. Em causa está o ATL daAssociação das Antigas Alunas doInstituto de Odivelas, que atéagora funcionou na Arroja a parde um centro de convívio paraidosos e do Banco Alimentar, va-lências que não estão ameaçadas. Maria da Luz Nogueira adiantaque a Segurança Social está a cor-tar as verbas para os ATL «Semque se tivesse acautelado que assalas destinadas a esta valência pu-dessem ser atempadamente recon-vertidas» para colmatar falhasnoutras áreas (jardim-de-infânciaou creche). «Desde Junho até Se-tembro não é tempo suficiente paraesta reconversão, que não dependeapenas das instituições. Estão emrisco dezenas de postos de trabalhoe por arrasto a manutenção de ou-tras valências», vaticina.Afirma que já foram lançados«Alertas», inclusive nas reuniõesdo Executivo camarário, no sen-

tido de colmatar as falhas no pré-escolar, redefinindo os serviçosexistentes nas IPSS, o que permi-tiria também conservar empregos.

Avança que existe uma Rede So-cial no concelho, «De que fazemparte largas dezenas de entidades,e que é coordenada pela Câmara,onde não se planeia em conjunto»,o que poderia, refere, ter ajudadoa prevenir a actual situação.Maria da Luz Nogueira concordacom o aumento da rede da ofertaescolar mas diz que «Não se está a

Lina [email protected]

A CDU Odivelas está afazer mais uma ronda devisitas a entidades queprestam apoio social noconcelho. Entre as infor-mações recolhidas, Mariada Luz Nogueira refere,por exemplo, que as mu-danças na rede escolarimplicaram perturbaçõesnas IPSS com valência deATL. Um deles, na Arroja,já não reabre no próximoano lectivo, e outrospodem estar em causa.

S

dar a hipótese aos pais» no sentidode que optem pela melhor alter-nativa. «A CDU considera que osprogenitores é que devem escolherem que sítio colocar as suas crian-ças. Muitas estão nestas institui-ções desde o berçário».

Mensalidadescustam a pagarRecorda também que muitas fa-mílias sentem hoje dificuldades fi-nanceiras que tornam complicadoo pagamento das mensalidadesnalgumas instituições de apoio so-cial. Crê que a situação «Ainda sevai agravar mais» pois segundo oPrograma de Estabilidade e Cres-cimento (PEC), «O indexante deapoios sociais está congelado até2013» o que leva a que o abono defamília, rendimento social de in-serção ou subsídio social de de-semprego, não sejam actualizados. A CDU também está preocupadacom a falta de recursos humanosnalgumas instituições visitadas.

«Há um subaproveitamento noCentro Infantil de Odivelas. Conti-nua a ter salas fechadas porquenão tem educadoras suficientes».Um caso que condena face à ca-rência de equipamentos vocacio-nados para o pré-escolar.A mesma escassez de funcionáriosé registada no Lar de Odivelas,pertencente à Segurança Social, oque faz com que não sejam admi-tidas pessoas com elevado graude dependência. «Tudo isto emnome do PEC e da contenção (…)que está a ter reflexos negativos emtermos sociais».Maria da Luz Nogueira chamaainda a atenção para as instala-ções da Cooperativa Nacional deApoio a Deficientes (CNAD), naRibeirada, que partilha o espaçocom a Associação Portuguesa deApoio à Vítima (APAV). «A CNADsó funciona quando os técnicos daAPAV lá estão, ou seja, a naturezados seus utentes e dirigentes nãolhe dá as condições para simples-mente abrir as portas. Mas antiga-mente havia ali um segurança. Hásituações que não acreditamos quesejam intencionais e que contudo jádeviam estar resolvidas. Até porquea CNAD dá apoio a mais de 100 fa-mílias no concelho».

Programa semactualizaçõesA CDU salienta que o programade apoio a entidades sociais con-tinua a disponibilizar a mesmaverba para actividades regulareshá cerca de oito anos (500 eurospor instituição, além de 10 eurospor utente), «O que é manifesta-mente insuficiente». Maria da Luz Nogueira afirmaque no passado, quando houve al-terações a este programa, a CDUvotou contra, «Porque efectiva-mente se diminuíram os mecanis-mos de apoio», por exemplo aonível dos transportes. Antes, se omunicípio não tivesse uma carri-nha disponível atribuiria um sub-sídio que podia ir até aos dois mileuros por ano, o que foi retirado.«Poder-se-á pensar que a Câmaranão tem recursos mas acho que éuma questão de opções. A CDU defi-niria outras prioridades», comenta.As visitas vão continuar até Outu-bro, altura em que a CDU fará umbalanço das conclusões apuradas.

Fotografia: Lina Manso

«Há umsubaproveitamentono Centro Infantilde Odivelas. Continuaa ter salas fechadasporque não temeducadoras suficientes»

Page 4: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 20104 NovaOdivelas

PUB

QUOTIDIANOSDIRECTAS

CDU e as Associações de PaisA CDU emitiu uma Nota de Im-prensa onde acusa a Câmara Mu-nicipal de Odivelas de ter reduzidoos apoios às Actividades das Asso-ciações de Pais, através de um pro-grama «Aprovado na última sessãode Câmara por PS e PSD». Diz a CDU que a atribuição desubsídios às Associações de Pais eEncarregados de Educação sem-pre mereceu a sua aprovação porparte da CDU mas que «O pro-grama agora aprovado pelo PS ePSD reduz significativamente oapoio financeiro a conceder às as-sociações de pais, quando diminuio apoio fixo nos três primeiros es-calões e retira a medida 2 do apoiofinanceiro que contemplava umapoio específico para projectos».Por isso, «A CDU não poderiavotar favoravelmente um pro-grama que penaliza fortemente asAssociações de Pais».Segundo a nota, «A CDU entendeque a dinamização de actividadesem espaço escolar, o envolvimentodos pais no processo de ensino,aprendizagem e a sua cooperaçãocom toda a comunidade educativadeve ser valorizado e apoiado poisconstitui uma importante mais-valiano processo educativo e no desenvol-vimento das crianças e dos jovens».Na opinião da CDU «Este pro-grama é um claro desincentivo àparticipação dos pais e à qualidadedas actividades desenvolvidas pelasAssociações».

RealojamentosNo dia 16 de Julho a Câmara deOdivelas procedeu a mais doisrealojamentos em fogos munici-pais situados no Olival do Pancas,freguesia da Pontinha e na Urba-nização da Arroja, na freguesiade Odivelas. A família realojada no Olival doPancas é constituída por três ele-mentos e proveniente de habita-ção degradada no Vale do Forno ea família realojada na Arroja estarecenseada no PER desde 1993 evivia num núcleo de barracas emOdivelas.

Workshop de Rádio De 13 a 16 de Julho decorreu naCasa da Juventude uma works-hop de rádio intitulada “A Telefo-nia” ministrada por Elsa Teixeira,da Cidade FM que contou com aparticipação de jovens a partirdos 13 anos que a oportunidadede simular programas de rádio no“Estúdio Móvel”, da Câmara Mu-nicipal de Odivelas.

ASSOCIATIVISMO

Comissão de Reformados da Póvoacelebrou 23º aniversário

Comissão de ReformadosPensionistas e Idosos daPóvoa de Santo Adrião co-

memorou o 23º Aniversário propor-cionando aos seus associados umatarde de convívio que contou com aactuação do Grupo Entrelinhas doCentro Cultural e Desportivo dosTrabalhadores do Metropolitano deLisboa e com a presença da presi-dente da Câmara Municipal de Odi-velas, Susana Amador.Aproveitámos a ocasião e falá-mos um pouco da instituiçãocom alguns elementos da direc-ção da CRPI.Francisco Pires, presidente da di-recção começou por congratular-se com a adesão dos sócios eutentes à festa de aniversário daCRPI que superou, segundo ele,as expectativas. Quanto ao dia-a-dia da instituição, Francisco Piresmostra-se satisfeito com o traba-lho que a sua direcção está a efec-

tuar destacando a recuperaçãoeconómica, a diversificação dasactividades dando como exemplo,as aulas de informática e de cava-quinho, lamentando no entantoque a oferta dos serviços (Centrode Dia e Apoio Domiciliário) pres-tados aos utentes esteja esgotada,

encontrando-se alguns em lista deespera. Por fim faz um apelo àsinstituições estatais para que aju-dem a CRPI e não compliquem oárduo trabalho que a sua direcçãotenta diariamente fazer para quea melhoria das condições sejauma realidade.

Fotografia: D

avid Braga

Joaquim Faria, tesoureiro daCRPI, referiu-se às dificuldadeseconómicas semelhantes às queas IPSS’s congéneres passam dadoque as receitas são praticamenteas mesmas. Para fazer face a essasdificuldades vão promovendoeventos que trazem a receita in-dispensável ao bom funciona-mento da instituição. Joaquim Faria sublinhou que «ACRPI não tem dinheiro, mas tambémnão tem dívidas, à excepção das quejá vem de trás, que são o pagamentodo empréstimo à banca relativo aoedifício e uma divida à Câmara». Anabela Mil Homens Vice-presi-dente, destaca a importância dotrabalho feito no terreno que é«Reconfortante pelo agradecimentosincero que os utentes demonstramperante aqueles que os ajudam de-sinteressadamente». DB

A

POLÍTICA

m cerimónia que decorreu noCentro de Exposições de Odi-velas, tomaram posse no dia

07 de Julho, os novos Órgãos So-ciais da JSD de Odivelas, eleitos a30 de Junho para o mandato2010/2012.Presente estiveram muitasdezenas de simpatizantes emilitantes da JSD, elementosdos órgãos do PSD de Odive-las, autarcas do PSD e re-presentantes dassecções daJSD de todoo Distrito deLisboa, bemcomo repre-sentantesde outras

JSD de Odivelas tem novo líder

E juventudes partidárias do concelho edo movimento associativo juvenil eestudantil. Paulo Pinheiro é o novolíder a JSD concelhia e Aftab Tayob o

empossado presidenteda Mesa do Plenáriode Militantes.Na sua intervençãoPaulo Pinheiro su-blinhou que «AJSD é um grupo,

somos todos nós».O líder a JSD desta-

cou alguns as-pectos que noseu entenderd e v e r ã oestar nasa g e n d a spolíticas

das juventudes partidárias como oalheamento dos jovens em relaçãoà política e a crise de identidade evalores, sublinhando que «Os valo-res da social-democracia, Liberdade,Justiça e Solidariedade, são os mes-mos valores chave para a mudança». Para Paulo Pinheiro «Mudar Portu-gal, mudar a mentalidade, é avançarcontra a(s) crise(s), é avançar contrao comodismo, contra a indiferença econtra o misarabelismo»O novo líder da JSD manifestou-se indignado pela «Dualidade decritérios na publicação de notíciasnos órgãos de comunicação sociallocal» e apelou para que nos pró-ximos dois anos «Exista umamaior igualdade de oportunidades.Uma comunicação social mais

Fotografia: Henrique Ribeiro

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

isenta e abrangente ajuda a cons-truir e a fortalecer a democracia»,sublinhou. Paulo Pinheiro disse ainda que«Construir não é anunciar mas de-nunciar» defendendo que «A pos-tura correcta quando se pretendetrabalhar para o bem comum não ésimplesmente identificar os proble-mas, mas com isso, encontrar solu-ções, sempre com o intuito de fazermais e melhor pela juventude e o seufuturo, tanto em Odivelas como emPortugal».A noite terminou com um Portode Honra animado pela TunaAcadémica do ISCE de Odivelas,“Tunofonia”. HR

Reportagem também na NO TVwww.novaodivelas.tv

Page 5: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 2010 5NovaOdivelas

PUB

CDS/PP protesta comagendamento de última horaEm Nota de Imprensa a Bancadado CDS/PP na Assembleia Muni-cipal de Odivelas protesta pelofacto de na Ordem de Trabalhosda última reunião «Ter sido in-cluído um ponto num prazo numprazo inferior a 24h00, sem queos deputados tenham recebido adocumentação necessária para oestudar e avaliar, e fazendo comque se atropele o Regimento». Parao CDS isto «É prova de como cer-tos assuntos são tratados».Estava em causa, segundo a nota,«O facto das crianças de três escolas,EB1/JI Porto Pinheiro, EB1/JICasal dos Apréstimos e EB1 AntónioMaria Bravo, terem ou não teremrefeições a partir de Setembro».Todos os partidos aceitaram a in-clusão do ponto e nele votaramfavoravelmente mas o CDS/PPdecidiu alertar para o «Embaraçoque estas situações proporcionam»e para o facto de «Entendemosque as regras não devem ser alte-radas (esta foi para nós uma ex-cepção - entendemos que criançastão novas, dos 4 aos 10 anos, nãodevem ser prejudicadas por errosda classe política) e porque esta si-tuação revela mais uma vez aquiloque há muito afirmamos – hámuitos assuntos que são tratadospor este executivo (P.S./P.S.D.) “emcima do joelho”».Na nota diz-se ainda que «Talvezseja por essa razão, à qual se podeadicionar uma outra, falta de rigor,que nos aparecem com grande re-gularidade, entre outras, despesasde centenas de milhares de euros,relacionas com a rubrica – obras amais e a menos, erros e omissões. Etalvez seja por estas razões queobras acabadas de fazer, comecemlogo a dar problemas».

Festa dos finalistas no ISCE Com o Arraial Académico ISCE2010 a Associação de Estudantesdeste estabelecimento de ensinolocalizado na Serra da Amoreira,freguesia da Ramada, assinalouo final do Ano Lectivo. Para alémde vários espectáculos o eventoteve como um dos seus momentosaltos a entrega dos Diplomas, queaconteceu no dia 17, em cerimó-nia que contou com a presença deSusana Amador, presidente da Câ-mara de Odivelas, do presidenteda Junta de Freguesia da Ra-mada, Francisco Bartolomeu,bem como as suas vogais da cul-tura e educação, Ana Monteiro eArlinda Gomes, respectivamente.

DIRECTASENSINO

Pais da Ramada preocupadoscom o futuro da ACIJR

anifestando a sua preo-cupação enviaram umaCarta Aberta à presidente

da Câmara de Odivelas e a váriasinstituições e têm também a cir-cular um abaixo-assinado co-lhendo apoios para a sua causa. Na Carta Aberta «Manifestam a suapreocupação com o início do próximoano lectivo e as alterações conse-quentes da entrada em funciona-mento da escola Básica do 1º Ciclodos Apréstimos». A abertura desteequipamento conduz à passagemde todas as escolas para funciona-mento em regime normal, tornandoassim possível a implementação dasActividades de Enriquecimento Cur-ricular e a Componente de Apoio àFamília no 1º ciclo (também desig-nada de ATL, prolongamento de ho-rário, e pontas) no contexto doespaço escolar. «Estando a dois meses do início donovo ano lectivo e sendo desconhe-cida a forma como irão as escolasfuncionar, os pais e utentes daACIJR manifestam profunda preo-cupação» com vários aspectos.

Segundo a Carta Aberta «O mo-delo de gestão das AEC no Agrupa-mento Escolar Vasco Santana, seránovo e diferente da realidade detodos os outros Agrupamentos Es-colares do Concelho, estando aoque tudo indica, a ser negada apossibilidade de as instituições queestão no terreno, nomeadamente asduas IPSS da freguesia da Ramada,poderem candidatar-se à gestão dasAEC e da Componente de Apoio àFamília no 1º ciclo de forma a con-tinuarem a desenvolver o acompa-nhamento pedagógico e social deexcelência que têm realizado atéaqui. O modelo referido prevê o es-tabelecimento de uma parceria ape-nas entre a CMO e o Agrupamento,em exclusivo, um modelo Bilateral,ao invés do tripartido que permite oenvolvimento de instituições educa-tivas que estão em funcionamento,tal como havia sido prometido àACIJR. Esta opção suscita dúvidasaos pais quanto à melhoria da qua-lidade educativa pois não permite acontinuidade pedagógica e o traba-lho de qualidade desenvolvido atéaqui e reconhecido pela população».Os pais também estão preocupa-dos com os constrangimentos fi-nanceiros que esta situação iráprovocar na ACJIR e por isso con-sideram que «Em conjunto, todasas entidades competentes devemprocurar encontrar a melhor solu-ção para esta situação de forma a

salvaguardar o património hu-mano e físico da ACIJR bem comoas respostas sociais que restarão».Os subscritores da Carta Abertaconsideram que «As IPSS devemfazer parte deste modelo de gestão,permitindo a que a instituição queficar responsável pelas AEC fiquetambém pela Componente de Apoioà Família no 1º ciclo à semelhançade outros exemplos no concelho deOdivelas».Para os pais a deslocação das crian-

Henrique [email protected]

Os pais, utentes e sóciosda Associação Comunitá-ria Infantil e Juvenil daRamada (ACIJR) estãopreocupados com as alte-rações que a entrada emfuncionamento da novaescola básica do Casal dosApréstimos vai introduzirno próximo ano lectivo eque pode, em última ins-tância, levar a despedi-mentos na ACIJR e pôr emcausa a própria sobrevi-vência da instituição.

M

ARTESANATO. Odivelas vai realizar a sua primeira mostra de artesanatourbano. Acompanhe Sábado na NNOO TTVV

Fotografia: Arquivo NO/Tom

ada de posse dos corpos gerentes

ças de turmas já existentes paraoutras turmas e ou escolas «Esque-cendo a importância da continui-dade e da qualidade pedagógica detal opção, descontextualizando ascrianças não é a mais adequada» epor isso manifestam o seu «Totaldesacordo com alteração nas turmase nos professores, sendo por si só su-ficiente haver alteração do contextoescolar» e exigem que a continui-dade seja assegurada.Os pais querem que se não for pos-sível a aceitação da ACIJR comoresponsável pelas AEC e Compo-nente de Apoio à Família no 1ºciclo numa das escolas, «Seja pos-sível a manutenção do acordo com aSegurança Social ainda que numacordo atípico de forma a salva-guardar os utentes que manifesta-rem preferência pela continuidadena ACIJR e também a manutençãodos postos de trabalho e receitas quepermitam fazer face às despesas ine-rentes ao funcionamento de um ATLcom actividades de qualidade e vigi-lância atenta».

PONTINHA

s 00h02 do passado Domingoos Bombeiros Voluntários daPontinha foram alertados

para um incêndio que deflagrava naencosta entre o Bairro Menino deDeus e a Escola Profissional AgrícolaD. Dinis na Paiã (EPADD). O incêndioterá tido origem criminosa, segundoconseguimos apurar, embora semconfirmação oficial dos bombeiros. O fogo começou numa viatura que seencontrava junto ao campo de fute-bol da EPADD e dai passou para trêsou quatro locais devido ao fortevento que se fazia sentir. Para o com-bate a este incêndio foram enviados11 veículos e 37 bombeiros das cor-porações da Pontinha, Odivelas, Ca-

Fogo ameaçou habitações

À

neças e Amadora. As operaçõesforam dirigidas pelo 2º Comandantedos Bombeiros da Pontinha, PedroSantos. No local a acompanhar o de-senvolvimento da ocorrência estevetambém o Comandante OperacionalDistrital, Elísio Oliveira, o vereadorda Protecção Civil, Paulo César Tei-xeira e o Serviço Municipal de Pro-tecção Civil de Odivelas. HR

Fotografia: H

enrique Ribeiro

Page 6: Edição 355 do Nova odivelas

Ponto& Vírgula

enho-me questionado: por onde se co-meça a construção de uma ponte? Sempre achei, muito simplisticamente,

que seria pelas fundações, depois os pilares e,enfim, o tão desejado tabuleiro que lhe con-fere a monumentalidade.Sempre achei que na vida as “grandes obras”devem ser construídas assim… com basesbem sólidas.Até quando, há poucos dias, ouvia na rádioum “jota”, candidato a líder da sua “jota”, emvésperas de eleições a falar sobre um dos seusestandartes. E pasmei quando o ouvi dizer quese fosse eleito (e foi) a bandeira da sua lide-rança seria a luta pela aprovação legal daadopção de crianças por casais homossexuais.É pá!!! (pensei eu) Estes aprendizes de feiticei-ros… ou melhor, de políticos… têm jeito. Nadacomo uma bandeira mediática para que aspossibilidades de se ascender na “sociedade po-lítica” aumentem exponencialmente. Nadacomo defender as supostas minorias e falarnos interesses do povo. Está garantido. Pareceque temos candidato. Mais um que quer co-meçar a construir a ponte pelo tabuleiro. Infe-lizmente, nada de novo.E que tal começar pelas fundações pelo menosuma vez? E que tal tentar-se ser-se sério e po-liticamente honesto? Olhem que é possível!Talvez assim pudéssemos deixar de ter de de-bater a eterna questão dos elevados níveis deabstenção nas eleições.E que tal, neste caso específico, começar porse analisar as condições e necessidades dasinstituições que recebem as crianças quepoderão ser adoptadas? E tentar resolver asfalhas? E que tal rever as leis de adopção vigentes,que só dificultam os processos de adopção?De que servirá permitir que os casais homos-sexuais adoptem se as dificuldades de adop-ção são imensas? Para mim esta bandeira tem um nome: hipo-crisia. Porque aquilo que realmente é impor-tante, os interesses mais básicos destascrianças, ficam mais uma vez esquecidos.Como? Simples. Porque, quer a adopção sejasolicitada por casais homossexuais ou hete-rossexuais, com as actuais leis e burocraciasquerer dar um lar a uma criança continuará aser uma quimera.Portanto, meus meninos, cresçam por favor elembrem-se que as crianças de hoje são onosso futuro. Hoje cuidamos nós delas, ama-nhã cuidam elas de nós. E vamos lá deixar deestar a criar pequenos monstros.É verdade: sim, sou a favor da legalização docasamento entre homossexuais, e quanto aadopção ainda estou a ponderar prós e con-tras. Porque há assuntos que não são decisõespolíticas… são decisões humanas que a polí-tica tem de legislar.E… boas férias!

O ponto-e-vírgula marca umapausa mais longa que a da

vírgula (para que se aprenda arespirar), no entanto menor que

a do ponto (para que não seperca a oportunidade de agir).

23 Julho 20106

mudar numeração

NovaOdivelas

Mundo das Tropelias

No Mundo das Tropelias, esse período de “descanso” aque têm direito as nossas crianças, que passam a maiorparte do tempo connosco é feito também com activida-des, mas sem as rotinas da época escolar.Também as nossas crianças do Jardim-de-Infância têmvindo a realizar diversas actividades lúdico pedagógicascom diferentes materiais, beneficiando todas do mere-cido “descanso”!...

As Educadoras:Lurdes Fernandes

Paula Silva

80

Boas Férias!= Bom descanso!

E por ondese começauma ponte?

T

Intermitências

Uma Respostacom respostas

Este Sábado em Caneças é apresentada acurta-metragem “A Resposta” o segundo filmegrupo “The Partners” com realização de JoãoDias e onde se «Dão respostas para algunsproblemas dos jovens de hoje».

udo começou há quatro anos na Escola Técnica deImagem e Comunicação (ETIC) onde João Dias eJoão Maurício estudavam. Com ideais comuns os dois

jovens acabariam por fundar o grupo “The Partners” com oobjectivo de «Sensibilizar as pessoas para alguns aspectos quea sociedade tem». O primeiro projecto deste grupo foi a curta-metragem “OGolpe” e o segundo tem por título “A Resposta” e é tambémuma curta-metragem, com 20 minutos e realização de JoãoDias. Os actores são: Ruben Almeida, João Maurício, Ra-faela Almeida e Carlos Costa. A música é de Jaime Cá, JoãoMaurício e Nelson Calequri. Neste segundo filme os “The Partners” falam dos problemasjuvenis contemporâneos e tentam dar uma resposta paraesses problemas. A antestreia vai ter lugar na Sociedade Musical e Desportivade Caneças, no dia 24 de Julho, às 18h00. Para além daapresentação do filme vai também ser tocada ao vivo abanda sonora e haverá poesia.

T

PUBLIRREPORTAGEM

Fotografia: H

enrique Ribeiro

Teresa [email protected]

Definição de Férias: «Período de descanso a que têm direito…depois de passado um ano de actividades…».

Na NO TV pode ver o trailer do filme e uma conversa com João Diase João Maurício. www.novaodivelas.tv

Page 7: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 2010 7NovaOdivelasPUB

Page 8: Edição 355 do Nova odivelas

8

Fotografias: Henrique Ribeiro

NovaOdivelas 23 Julho 2010

ACTUALIDADETURISMO

O concelho de Odivelas temdois cursos técnicoprofis-sionais na área do turismo,uma licenciatura e um ba-charelato. No âmbito dasJornadas do Turismo queterão lugar em Novembro, edas quais somos mediapartner, estamos a publicarreportagens sobre o tema,quer no Nova Odivelas im-presso, quer na NO TV noprograma Odivelas Turís-tica. Depois de já termosapresentado a Licenciaturado ISCE vamos hoje mos-trar os cursos técnicoprofis-sionais das EscolasSecundárias de Caneças ePedro Alexandrino, naPóvoa de Santo Adrião.

2007 com a necessidade sentidapela escola de enveredar por outrasáreas alargando a sua oferta educa-tiva. «Tendo em conta os desafios quese punham ao nosso país achámosque era importante enveredar pelavertente técnicoprofissional e formarbons técnicos para o país. Achámosque o turismo era uma área em quehaveria maior empregabilidade paraos nossos futuros técnicos e portantouma boa aposta». E a provar que estávamos certos, ocurso logo em 2007, superou as ex-pectativas. «Estava prevista a aberturade apenas uma turma e foi necessárioabrir duas porque a procura excedeu oque estávamos à espera».A abertura do curso não foi difícil,explicou Luísa Azevedo. «Tivemospareceres positivos da autarquia.Contactámos diversos sectores daCMO e foi visível o apoio e o inte-resse da autarquia na abertura docurso. Por parte da direcção da es-cola também houve toda a aberturae do Ministério da Educação, atra-vés da iniciativa Novas Oportuni-dades, as escolas secundáriastiveram a oportunidade de poderescolher os cursos que melhor seadaptavam ao seu público-alvo». Asdificuldades surgiram na compo-nente de formação técnica, paraque a escola, vocacionada para o

ensino secundário, não estava pre-parada. «Tivemos de recorrer á con-tratação de técnicos especializados,até porque temos por objectivo queos nossos alunos tenham uma só-lida formação profissional». Segundo Luísa Azevedo o cursotem três vertentes: Sociocultural,científica e técnica. Na vertente téc-nica os alunos têm acesso a estágiosprofissionais em várias empresashoteleiras (na área da recepção), deorganização de eventos e agênciasde viagens. Também têm oportuni-dade de efectuar estágio no Sectorde Turismo da Câmara Municipalde Odivelas. «Há efectivamente umaforte ligação ao mundo do trabalho enós tentamos sempre que eles te-nham esse contacto mesmo nas va-riadas visitas de estudo quepromovemos». Não tem sido muito difícil para aescola estabelecer parcerias comempresas e instituições na área doturismo. «Da parte da autarquia e

Henrique [email protected]

Cursos de sucesso nas secundárias de Caneças e Póvoa

do Sector do Turismo temos tidoapoio para as diferentes actividadesque temos realizado. Ao nível dasempresas de turismo, nomeada-mente hotéis e agências de viagensconstatámos que têm uma grandenecessidade de técnicos especializa-dos. Se na fase de abertura do cursohouve alguma dificuldade em nosafirmarmos enquanto entidade for-madora de técnicos, neste momentoé fácil porque temos ligações e pro-tocolos com diferentes empresas queconhecem bem o nosso trabalho e jáse torna fácil colocar os nossos alu-nos. Aliás, temos empresas que nosdizem que acolhem todos os alunosque nós enviarmos». São muitos os projectos promovi-dos por este curso, segundo LuísaAzevedo. «A nossa escola sempreteve a vertente de promover váriosprojectos e temos a sorte de ter pro-fessores muito dedicados e que rea-lizam um bom trabalho emprojectos. No turismo também

temos um conjunto de professoresempreendedores e muitos projec-tos». A directora do curso destacouo projecto “Ásia Europa” que pre-tende estabelecer pontes de co-municação entre alunos europeuse asiáticos através da realizaçãode diferentes trabalhos. «Nesteprojecto aproveitámos para divul-gar a cultura e a gastronomia doconcelho e do país. Os nossos alu-nos, neste projecto, foram um boca-dinho embaixadores de Portugal». Uma prova do sucesso deste curso éque são já vários os alunos que con-seguiram emprego na área do tu-rismo, mesmo antes da conclusãodo curso, nas empresas onde esta-giaram ou em empresas para queforam recomendados pelas empre-sas onde tiveram o estágio. Tam-bém há alunos, segundo LuísaAzevedo, que inicialmente não pre-tendiam passar para o ensino supe-rior e que neste momento já estão aponderar essa possibilidade.

PUB

ESCOLA SECUNDÁRIADE CANEÇAS

Sucesso provadocom colocaçãodos alunos nomercado detrabalho

Curso Técnico Profissionalde Turismo em Caneçasnasceu há três anos. A Di-

rectora do Curso, Luísa Azevedo,em conversa com Nuno Abranja,para o programa Odivelas Turística,explicou que o curso nasceu em

OFotografia: Eduardo Sousa

Page 9: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 2010 9NovaOdivelas

No programa Odivelas Turística,de 30 de Junho e 09 de Julho, podever na íntegra as entrevistas

realizadas com alunos e professores destes cursosde turismo. wwww.novaodivelas.tv

Cursos de sucesso nas secundárias de Caneças e Póvoa

PUB

ESCOLA SECUNDÁRIA PEDRO ALEXANDRINO

Alunos bempreparados paraa vida activa

ambém na Escola Secun-dária Pedro Alexandrino,na Póvoa de Santo Adrião

o curso técnicoprofissional de tu-rismo já tem três anos mas jáantes havia o desejo de abrir umcurso nesta área no âmbito doscursos de educação e formação,explicou Rosário Velez, subdirec-tora da escola e directora doscursos Novas Oportunidades ementrevista a Nuno Abranja para oprograma Odivelas Turística nasua edição de 09 de Julho. Foi fácil avançar com este cursoque teve grande adesão porparte dos alunos. «No primeiro

ano tivemos de fazer uma grandeselecção porque a maior parte dosalunos queria ir para turismo».Para Rosário Velez o turismo estáem franca expansão e será essauma das razões do êxito destecurso em termos de adesão dosalunos. A directora do Curso de Tu-rismo, Ana Paula Dantas, tam-

bém falou com Nuno Abranjasobre este curso e considerouque são vários os pontos fortesdeste curso. Referiu o vastoleque de disciplinas, que vãodas técnicas de comunicação atéaos conteúdos específicos do tu-rismo, bem como a grande com-ponente prática.Apesar do elevado número de alu-

nos interessados a abertura docurso registou algumas dificulda-des no contacto com as entidadespara a obtenção das declaraçõesde interesse necessárias à aberturado curso. «Numa primeira fasemostraram-se um pouco renitentesmas depois abriram as portas etem sido mais fácil. A nível da Câ-mara de Loures foi muito receptivaaté na formação em contexto detrabalho, e tivemos alunos noPosto de Turismo de Loures. A nívelde Odivelas foi um bocadinho maisdifícil não conseguimos colocarainda nenhum aluno». Este ano ocurso tem duas turmas a fazer es-tágio com alunos espalhados portoda a área de Lisboa. «As empre-sas recebem-nos de braços abertos»afirmou Ana Paula Dantas acres-centando que já há empresas in-teressadas em empregar alunosdeste curso, tendo até pedido oscurrículos de todos os alunos quejá fizeram formação em contextode trabalho. «Isto mostra o sucessoque este curso tem tido na forma-ção em contexto de trabalho. Claroque isto também se deve ao grandeempenhamento dos professores eda direcção da escola».O curso tem desenvolvido váriosprojectos como visitas de estudoque levam os alunos a vários pon-tos do país. Com alunos entre os 15 e os 18anos neste curso, Ana Paula Dan-tas considera que será um poucocedo para apontar aos formandoso caminho da constituição da suaprópria empresa mas defendeu apossibilidade da existência de al-guns módulos de ensino nessesentido. «Nós tentamos que os alu-nos tenham uma atitude mais ac-tiva, não sejam passivos e sejammais empreendedores». Para a directora o sucesso destecurso, que tem três anos e duasturmas, vai ser cada vez maior.

BALANÇO. No programa Duodécimos, da NNOO TTVV, Susana Amadorfez o balanço de seis meses de gestão municipal. Veja o resumona nossa próxima edição.

«Tem sido sem dúvida um grandeesforço mas tem havido umagrande receptividade por parte dosalunos, dos pais ou encarregados deeducação, dos professores, da escolae das próprias entidades exteriores,públicas ou privadas». Para AnaPaula Dantas «O futuro de Portugalpassa pelo desenvolvimento e quali-ficação e pela existência de uma es-tratégia adequada a nível turístico»e este tipo de cursos são impor-tantes nessa estratégia.

O programa Odivelas Turística nasua edição de 09 de Julho, que é abase desta peça, também ouviu aprofessora Irene Baltasar queacompanha este curso desde o seuinício leccionando as disciplinasde técnicas de comunicação em aco-lhimento turístico e operações téc-nicas em empresas turísticas, ondeos alunos aprenderam a dominaro software mais usado nas empre-sas ligadas ao turismo. Para a professora um dos pontosfortes deste curso é que os alunossaem dele bem preparados para avida activa e aptos para trabalharna área do turismo.

T

Fotografia: Eduardo Sousa

Page 10: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 201010 NovaOdivelasPUB

Page 11: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 2010 11NovaOdivelas

BADMINTON

ARCIP encerrou época desportiva

DESPORTIVAMENTE

tletas, dirigentes e sóciosmarcaram presença noevento assim como Hugo

Martins, vereador do Desporto daCâmara Municipal de Odivelas;Carlos Assunção, Presidente da As-sociação de Badminton de Lisboa eDaniel Moura e Filipa Lamy, da

Academia de Badminton de Lisboa. Pelos discursos de todos os convi-dados passaram elogios ao traba-lho realizado pela ARCIP nascamadas jovens sublinhando ofacto de alguns jogadores da as-sociação estarem no ranking na-

NO TV. Em tempo de férias o desporto vai passando, em jeito de balanço

Fotografia: Eduardo Sousa

cional e da ARCIP ser Campeã Re-gional de Lisboa. Pela ARCIP usaram da palavra oseu presidente, Olavo Rodrigues eo Coordenador das ActividadesDesportivas, Maurino Silva. Para Olavo Rodrigues esta foi

Henrique [email protected]

A Associação Recreativa eCultural Indo Portuguesa(ARCIP), realizou o seuhabitual jantar de encer-ramento que contou coma presença de cerca deseis dezenas de pessoas,lembrando o importantepapel desenvolvido naárea desportiva com osbons resultados obtidosna modalidade que prati-cam, o badminton.

«Mais uma meta atingida com su-cesso, com espírito de equipa e comdesportivismo» sublinhando que«Hoje é um dia de alegria paratodos nós. A sede da ARCIP estácheia de crianças e jovens. Sorrisos,olhos a brilhar, gargalhadas, é desta

dinâmica que precisamos para tor-nar a nossa Associação revigorantee jamais deixá-la esmorecer».O dirigente associativo considerouque «O desporto foi o chamarizdesta camada jovem para a ARCIP»e lembrou aqueles que tornaram osonho desportivo realidade: «Onosso querido associado já falecido,Diogo Mariano da Silva e o José Vaz,vogal da actual Direcção e responsá-vel pelo Pelouro do Desporto, semeles nada disso teria acontecido».O presidente agradeceu tambéma Maurino Silva e à sua equipa,bem como aos atletas, «Por esta-rem a projectar tão bem o nomedesta Casa». Olavo Rodriguesagradeceu ainda o apoio da Câ-mara de Odivelas, da Junta deFreguesia de Odivelas, da Asso-ciação de Badminton dos Distritosde Lisboa e Setúbal, da Academiade Badminton de Lisboa e ao jor-nal Nova Odivelas.No final foram distribuídas medalhasa todos os jogadores Não Seniorescomo reconhecimento do trabalhodesenvolvido e o serão foi animadopelo Duo “Agnelo & Virgílio”.

A

GOALBALL

Cultural da Pontinha duplo vencedorepois de ter conquistado otítulo de Campeão Nacionalda modalidade, a equipa de

goalball do Clube Atlético e Cultu-ral da Pontinha venceu também aTaça de Portugal sagrando-seassim dupla vencedora com a con-quista dos dois maiores títulos damodalidade no país. Para Vítor Cacito, presidente doclube «Esta “dobradinha” coloca aomais alto nível o nome do clube, dafreguesia da Pontinha e do conce-lho de Odivelas». O presidente do clube sublinhouque «Este feito histórico foi conse-guido graças à excelente equipa detrabalho constituída por técnicos ejogadores» e que são: Eduardo Ba-lola, treinador e jogador; Márcia,treinadora adjunta; Ruben Porti-nha, capitão de equipa; HadileySacramento, João Miguel e HugoCavaco, jogadores.A Taça de Portugal disputou-seem Santarém, no Pavilhão Muni-cipal, com sete equipas divididasem dois grupos. CAC “A”; Caude-las, Académico e Alcoitão consti-tuíram o primeiro grupo e o CAC“B”, ACAPO e Delfins dos Açores,

o segundo. O CAC “A” venceu o Caudelas por13-3; o Alcoitão por 7-4 e o Aca-démico por 11-2.O CAC “B” venceu os Delfins dosAçores por 13-3 e empatou com aACAPO 4-4. Nas meias-finais defrontaram-seas duas equipas do CAC com os“A” a vencer os “B” por 9-3. Na final o CAC “A” defrontou o Al-

coitão vencendo por 8-6. O atleta Hadiley Sacramento foiconsiderado o melhor jogador docampeonato Nacional de Goal-ball eleito por todos os treinado-res e o terceiro melhor marcador.A direcção do clube e o seu presi-dente, Vítor Cacito, agradeceram«A participação, empenho e con-fiança» de todos os envolvidos noprojecto.

D

Fotografia: Eduardo Sousa

XADREZ

Campeões do GCO

a passada semana publica-mos a lista dos homena-geados pela Junta de

Freguesia no evento Homenagemaos Campeões. Por lapso essalista não incluía os atletas da sec-ção de xadrez do Ginásio Clubede Odivelas pelo que aqui fica arectificação.A equipa de Xadrez foi CampeãDistrital de Lisboa de Semi-Rápi-das 2009/2010 e é constituídapelos seguintes xadrezistas: An-tónio Peixoto, Hugo Alves, Al-berto Mendes e Pedro Rodrigues.

Ana Filipa Batista: Campeã Na-cional Individual Femininade 2008/2009. Campeã NacionalIndividual Absoluta e Femininade Sub-20 em 2008/2009.Isabel Pereira dos Santos: CampeãNacional Individual Absoluta e Fe-minina Sub-18 em 2009/2010.Sofia Lança: Campeã Distrital deLisboa Individual Absoluta e Fe-minina Sub-16 em 2009/2010.Registamos ainda que o GinásioClube de Odivelas ganhou a Taçade Lisboa, por equipas, na época2009/2010.

N

Fotografia: Eduardo Sousa

Page 12: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 201012 NovaOdivelas

CAMINHOS CRUZADOS

Um pintor de corposfemininos

Nasceu em Angola,em 1963, mas vive etrabalha há mais detrinta anos no conce-lho de Odivelas e con-sidera-se um pintoreuropeu. Chama-seRoberto Borges, temexposto um pouco portodo e lado e final-mente teve oportuni-dade de expor noconcelho onde sesente bem a viver.

Henrique [email protected]

EMPREENDEDORES

Amorlux nasceu em1994 como empresa deprojectos e instalações

eléctricas tendo à frente VítorGuisado, com largos anos deexperiência no ramo e formadoem electricidade e telecomuni-cações, sendo técnico reconhe-cido pela Direcção Geral deEnergia e pela Anacom. O espírito inovador de VítorGuisado levou a que a Amor-lux rapidamente fosse cres-cendo abrindo-se a novasáreas de actividade dentro daelectricidade, como automa-ções e domótica.Quando em Novembro de 2007o Decreto-lei 363/2007 de 2de Novembro abriu a possibili-dade da criação de unidades demicro produção de electrici-dade as preocupações ambien-tais de Vítor Guisado levaram aque a Amorlux entrasse «De ca-beça» neste ramo de actividadetendo mesmo um engenheiro,quadro superior da empresa,que se especializou nesta área«E que foi o fiscal da maiorcentral do mundo, na Amare-leja, em Moura, pela Amorlux aquem coube a fiscalização daparte eléctrica da central». Assim em Junho de 2008 aAmorlux começou a instalaçãode Unidades de Micro Produ-ção de Energia Eléctrica, tendonestes dois anos instalado maisde 300 unidades em todo opaís, possuindo a Certificaçãode Qualidade com base nanorma NP ISO9001:2000, in-tegrando no seu Sistema deGestão da Qualidade às Insta-lações de Micro Produção.Com estas Unidades de MicroProdução, qualquer cidadãopode produzir energia eléctricae vender à EDP toda a produ-ção. Segundo Vítor Guisado arentabilidade é muito elevada eos lucros líquidos não são tri-butados em sede de IRS. Parapossuir uma unidade deste tipoapenas precisa de possuir umamoradia ou apartamento onde

possam ser instalados os pai-néis e ser consumidor da EDPcom quem será celebrado umcontrato que terá a duração mí-nima de 15 anos e onde a EDPse compromete a comprar todaa energia produzida até ao li-mite de 3,68 KW. Com um investimento relativa-mente pequeno, cerca de16.000 euros (+IVA 13%) podeser montada esta Unidade deMicro Produção o que consti-tuiu uma boa oportunidade denegócio porque ao fim de seisanos estará amortizado todo ocusto da instalação, sendo osrestantes nove de lucro, o queconstitui um rendimento muitosuperior aos juros desse mon-tante depositados em banca esem qualquer tributação. «Éum investimento altamente se-guro, sem risco e de alta renta-bilidade» assegurou-nos VítorGuisado. Claro que a empresa a quemse contrata esta instalação éimportante para que tudo corrabem e por isso a opção pelaAmorlux é fundamental. Comcertificação da Direcção Geralde Energia e Geologia a em-presa tem um longo historialde sucesso nestas instalações,que são sempre certificadaspor um organismo indepen-dente, a CERTIEL.Para além das Unidades deMicro Produção a Amorlux ins-tala também painéis térmicos,para aquecimento de águas,com um investimento de

2.500 a 4.000 euros amorti-záveis em 2/3 anos. Com cerca de 20 postos de tra-balho a Amorlux mantém osserviços de instalações eléctri-cas e de sistemas de videovigi-lância para detecção deintrusão, incêndios, controlo deacessos, gestão técnica centra-lizada e domótica. «Estamosem todas as áreas da tecnolo-gia de ponta» considerou VítorGuisado. «Não diversificámosos negócios para além da nossaárea mas explorámos todos ossectores». Empresa sólida, a Amorlux estáhá 16 anos no mercado deforma sustentável sendo reco-nhecida pela sua honestidade epelo respeito dos valores éticos,por todas as entidades públicase privadas com quem se rela-ciona, bem como por todos osseus clientes que a recomen-dam a amigos e familiares.

PUBLIRREPORTAGEM

A

Já pensou que comum investimento re-lativamente pequenopode ter a sua pró-pria produção deenergia eléctrica eser um fornecedor daEDP? Desde Junhode 2008 que tal épossível graças àAmorlux que instalapara si uma Unidadede Micro Produção.

Forneça energia à EDP como sistemaAmorlux

e 09 a 22 de Julho oCentro de Atendi-mento e Exposições

da Junta de Freguesia daRamada recebeu os quadrosde Roberto Borges. Vindomuito novo para Portugalaqui estudou e fez a sua for-mação. Foi aluno na Escolade Artes Decorativas Antó-nio Arroio, em imagem e fo-tografia e tirou cursos dedesenho na Sociedade Na-cional de Belas Artes e noNextart, Centro de Forma-ção Artística. Desde que se lembra sem-pre gostou de desenhar epintar e o seu tema prefe-rido é figura humana. Ape-sar da origem africana ascores e os temas de Áfricanão são a sua opção ou ins-piração. «Tenho a África nomeu coração. Nasci lá, souafricano». Mas, vivendo hámais de 30 anos em Portu-gal «Conheci as tendênciasdos pintores e da arte mo-derna europeia e acho quesegui esse caminho em vez docaminho africano». Grande parte da obra desteartista é composta por cor-pos femininos. Tivemos acuriosidade de saber por-quê e Roberto Borges expli-cou: «A mulher representatudo. É o ser mais belo à faceda terra». As primeiras exposições doartista foram de arte eróticae corpos de mulher. Nos úl-timos cinco anos tambémentrou pelos caminhos da

arte abstracta e não põe departe a possibilidade denovas experiências porqueconsidera que a arte em sideve ser inovadora. Nas obras presentes nestaexposição, para além dasua técnica habitual deóleo sobre tela, fez novasexperiências utilizando co-lagens de várias matériasou objectos na própria pin-tura a óleo. Apesar destas incursões noabstracto a figura femininavai continuar a ser a suaprincipal fonte de inspira-ção. «É o tema que eu nãoconsigo desligar».Gostando de trabalhar e

viver em Odivelas, RobertoBorges tem uma mágoa. Jáexpôs em vários pontos dopaís e apenas agora teveoportunidade de ter umaexposição sua no nosso con-celho. Gostaria muito de veros seus quadros noutros lo-cais de exposição do conce-lho como a Biblioteca D.Dinis, a Malaposta ou oCentro de Exposições. Cer-tamente que muitos dos vi-sitantes desses locaistambém gostariam de poderadmirar o trabalho de Ro-berto Borges. Aqui fica o re-cado para os programadoresdas exposições nas galeriasreferidas.

PINTURA

D

MMOORRAADDAA:: Rua Quinta das Rosas, nº 17Quinta da Galega, 2840 – 131Aldeia de Paio PiresTTLLMM..:: 969 525 520TTEELL..:: 212 267 700 (01 a 08)FFAAXX:: 212 267 709EE--MMAAIILL:: [email protected] [email protected]:: www.amorluxrenovaveis.comwww.amorlux.pt

Fotografias: Henrique Ribeiro

Page 13: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 2010 13NovaOdivelasPUB

PUB

Page 14: Edição 355 do Nova odivelas

23 Julho 201014 NovaOdivelas

1. Qual foi o último livroque leu?“Os Maias”, de Eça de Queiroz.2. Qual é a sua viagemde sonho?Estados Unidos da América.3. Que personalidade maisadmira?Eduardo de Sousa, o meu pai. Pelaforça e determinação que tem na

vida, pelo trabalho pelo qual éconhecido, e por tudo o queme ensina e mostra, que é es-pecial.

4. Qual foi o filme que mais a marcou?“2012”, a hipótese de um final como o do filme assusta-me.5. A que prato de comida não resiste?Os cozinhados da minha querida mãe e dos meus cunhados.6. Prefere praia ou campo?Campo. 7. Bebida?Batidos. 8. Qual é o seu clube desportivo?O recente campeão, Benfica.9. Não dispensa a companhia de…As minhas irmãs, que eu amo e são insubstituíveis naminha vida.10. O que a faz feliz?Um bom momento, uma surpresa, uma palavra.11. De que tem medo?Da morte, porque com ela vem sempre a perda de alguémque nos é importante e de quem vou sentir falta.12. Orgulha-se de…Ser o que sou, que aprendi com os maravilhosos pais quetenho que me apoiam sempre e em tudo e aos espantosospadrinhos, tio e tia que são todos um modelo e referênciapara mim.13. Qual é a sua maior ambição?Concretizar todas as minhas ideias e sonhos.14. E o maior sonho?Viver uma temporada no estrangeiro.15. Um lugar para descansar…Ferreira do Zêzere.16. Onde se sente melhor?Com os meus amigos, que são únicos e dignos de grandevalor, com quem partilho muitas coisas e dou grande im-portância na minha vida. 17. Que profissão irá abraçar?Gestão de Marketing e Publicidade.18. Não vive sem…As pessoas que me conhecem verdadeiramente, família emelhores amigos.19. Quem gostaria de conhecer?Sinto-me completa com quem já conheço, admiro-os.20. Por último, um desejo…O desejo de um mundo mais justo, sucesso e felicidade.

Odivelas Life

Com 16 anos, é uma jovemcheia de garra e um elementofundamental, desde há pelomenos quatro anos, na orga-nização do Odivelas Fas-

hion. Muito dosucesso alcan-çado por este

evento anual deEduardo Sousa deve-seà capacidade organiza-

tiva, ao empenho e criativi-dade de Catarina Sousa. Esteano, esta jovem deu um novopasso fazendo parte dosapresentadores do eventocom uma prestação que au-gura novos voos nesta área.Dona de valores e de prin-cípios deixa-nos esperançana sua geração.

Catarina Sousa

PUB

Page 15: Edição 355 do Nova odivelas

udando de assunto. Parece que as coisas lá para os lados do cemité-rio de Odivelas não estão grande coisa. Segundo alguns e-mails queme foram enviados os funcionários municipais em serviço no cemi-

tério há muito que não recebem fardas e num funeral recente, que contoucom a presença de alguns ilustres de Odivelas, estavam com as calças todasrotas e em estado muito miserável. Dizem os e-mails que o senhor mayor dacidade, até desabafou com um ex-mayor dizendo de Vítor para Vítor que aquiloera indecente e que a Câmara devia ter vergonha de deixar que os funcioná-rios tivessem de andar assim. E, segundo os meus informantes electrónicos, as botas não estariam em me-lhor estado. Oh senhor vereador ambiental, que parece ser o superintendentedeste equipamento que a câmara diz que é seu e a junta também, veja lá se con-segue arranjar uns troquitos para este fim. Se calhar uma reduçãozita na avençado conselheiro jurídico já dava para comprar umas farditas, diz a Ricardina. «Ediz muito bem senhora viscondessa» sentenciou o Arnaldo Rosquinhas que apesarde ser motorista do meu Ferrari amarelo faz uns biscates numa agência fune-rária e já fez trabalhos em Odivelas.

isse na passada semana que o doutor Efe Efe tinha engolido um sapono jantar dos autarcas laranjinhas nas festas da Cidade. Pois afinal pa-rece que não foi verdade. Um e-mail do assessor independente Zé

Maria afirma que o doutor Efe Efe e a douta Esse Pe abandonaram a mesamesmo antes de terem trincado alguma coisa… Politiquices!

inda o assessor Zé Maria. No programa Informalidades, da NO TV, ohomem falou numas arruaças que madrugada dentro têm acontecidona Ribeirada, provocadas por bandos de pardais à solta vindos de outros

reinados e aproveitando as boas acessibilidades do reino da Marmelada. Eu cáse fosse presidente da junta havia de arranjar maneira de rentabilizar essa vindade estrangeiros. Ou até talvez fosse boa ideia o Sector de Turismo da CMOmontar umas barraquitas com horário nocturno para venda de bifanas, cou-ratos e outros consumíveis madrugadores. E já agora também seria negóciovender tampões para os ouvidos aos residentes que não suportem o barulhodas altas aparelhagens. É como eu digo, um dos problemas de Odivelas é faltade visão para o negócio. Falem cá com a Ricardina que eu posso fazer unsbiscates como consultora.

E prontos, tenho de ir embora.

Fiquem bem que eu fico também…

NNoobbrreess CCoonnffiissssõõeess Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória

[email protected]

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [[email protected]] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro[[email protected]] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [[email protected]] || PUBLICIDADE: [[email protected]] TLM: 966 569 857

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [[email protected]] || PUBLICIDADE: Helena Martins [[email protected]] TLM: 966 569 857 ||DESIGN: Nuno P. Silva [[email protected]] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Var-ges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL Nº: 105904/9 || IM-PRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - Interdita areprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

1523 Julho 2010 NovaOdivelas

Confesso, sim confesso…

stou surpreendida com a doutora presidenta. A senhora impressionamesmo. «Pois impressiona oh Ricardina, eu até diria que a doutora é a mulherdos sete ofícios» sentenciou a Rozélia, Marquesa da Póvoa de Santo Adrião,

enquanto comia umas bolachinhas de manteiga que sua alteza real D. IsabelII me mandou de Inglaterra por mensageiro especial do reino. É verdade, a se-nhora parece ter jeito paratudo. Já aqui falei da formacomo mediou o debate com oJoaquim Raposo. Hoje voufalar-vos dos post’s que a dou-tora presidenta coloca no seuFacebook. Sim senhor, enver-gonha todos os jornalistas doconcelho que têm a mania quesão bons e rápidos a publicarnotícias. Rápida é a doutoraque mal o ocorrido ocorreu e zásartigo no Face. Portantos, cá aRicardina como responsáveleditorial da nova colecção daAnita, tinha que recomendarque o livro desta semanafosse: Anita jornalista. Ah poisclaro!

enho de pedir perdão ao meu correligionário monárquico ArmandoCarlos Correia Soares Ferreira de não abrir estas confissões com elemas em termos estéticos, segundo o Nunofsky, doutorado pelo Con-

servatório de Varsóvia em Estética Analítica, a capa do livro fica melhor aabrir e, portantos, tive de abrir com a doutora presidenta embora o meu co-ração de viscondessa me gritasse em tons de azul bebé que o Armando me-recia honras de abertura destas confissões. Mas penso que como alma nobreque é me perdoará esta indelicadeza.Estou super sensibilizada. Então não é que o deputado do PPM na AssembleiaMunicipal de Odivelas, ao saber da minha existência me enviou um pólo, umaT-shirt, um cachecol do Reino de Portugal e uma fita de pôr ao pescoço comum porta-chaves que deu um jeitão para a chave do Rolls Royce prata da minhacolecção de clássicos. Sim senhor… Ainda hoje me vêm as lágrimas aos olhosquando me lembro deste gesto sublime. E não pensem que eram artefactos daslojas dos 300. Qual quê, era mesmo produto genuíno e do bom. Caro Ar-mando, tenho pena de não ter meninos, ou meninas, que vistam a camisolamais pequena mas não fica por vestir que a Deolinda do Oh já a levou para asua bisneta Carolina. Quanto à outra vou mesma vesti-la eu. Fico tão bem!Aceite um beijinho muito caloroso da sua Viscondessa da Memória.

Realmente!

E

~~ FFllaasshh ddoo RReeiinnoo ~~~~ GGuuaarrddaa RReeaall ~~

M«As questões da segurança colo-cam-se na ordem do dia. Não fala-mos apenas em matéria criminal,também na segurança rodoviáriaque nos últimos dias tem sido temade notícia quase constante e palaspiores razões.Na nossa Cidade, a segurança quenos merece maior destaque é depessoas e bens e sobretudo daordem pública. A cidade de Odive-las tornou-se palco invariável paragrupos de desordeiros e barulhen-tos de fora que escolheram a ci-dade como ponto de encontro. Porventura é geograficamente maisestratégica que outras, nesta zonamais Nordeste da Grande Lisboa.As acessibilidades são muito boasfora das horas de maior tráfego, eas escapatórias existem e são dequalidade, particularmente a Oestedo Concelho depois da construçãoda superfície comercial Dolce Vita.Com a construção deste espaço co-mercial viajar entre Casal de Cam-bra, Concelho de Sintra, para aPontinha, ou mesmo para zonabaixa da cidade de Odivelas é umaquestão de meia dúzia de minutos. A Nordeste a escapadela podefazer-se utilizando a Rotunda doSenhor Roubado e entrando naCRIL / A8 e túneis do Grilo ou, emalternativa utilizar a IC 22 que nosleva aos dois sentidos da CREL,para o lado das ligações Lisboa -Cascais ou Loures, Bucelas, Alvercae auto estrada nº 1.A estes grupos mais irreverentesconstituídos por uma nova vaga demeninos de bem cuja maior missãoé esgotar a paciência dos que cámoram, acredita-se que se mistu-ram alguns membros de gangs ri-vais de vários bairros da periferiade Lisboa, de todas as cores de pele,credos e condições sociais.Pergunta-se então, porque aconteceisto e se misturam estas alminhas. Esta é uma nova estratégia dos pre-varicadores que lideram ou interagem no negócio ilícito. Aos bairrosmais novos de Odivelas (onde qual-quer movimento é fácil de identifi-car pelo espaço mais amplo queserve de igual modo a policias e aladrões) também encontramos estesagentes da confusão em algumasartérias do Parque das Nações. Os propósitos são sempre os mes-mos, juntar o útil ao agradável –reunir dezenas, mostrar as últimasnovidades em car audio, jogo,apostas várias, vender umas gra-mas de estupefacientes, estender aactividade de lenocínio, comerciali-zar armas e peças várias furtadas eaté combinar lutas de cães… ou,tão simplesmente, participar nestesgrupos ficando de fora, mas o bas-tante para fazer subir a adrenalinae mostrar às companheiras algunsquilos de valentia.»

José Maria Pignatelli“A Minha Cidade” no Diário de Odivelas

T

DA

Page 16: Edição 355 do Nova odivelas

NovaOdivelas Informação credível e completaPUB