edição 346

16
ANO XV - EDIÇÃO 346 04 A 10 DE JULHO DE 2016 R$ 1,00 VALOR Fundado em 21 de abril de 2001 por Pedro Dias da Silva (J. Silva) - Circulação semanal desde a edição 90 15 Anos A notícia em PRIMEIRO LUGAR GOIANÉSIA 63 ANOS Marconi Perillo entrega 500 Cheques Mais Moradia à população O Governador Marconi Perillo entregou em Goianésia, 500 Cheques Mais Moradia, modalidade construção, no dia em que o mu- nicípio completou 63 anos de emancipação política. Na ocasião, também foram inaugura- dos o primeiro curso de graduação no ITEGO, e uma galeria de fotos de Otávio Lage. Mar- coni também anunciou a continuidade das obras do Centro de Recuperação de Depen- dentes Químicos (CREDEQ) e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que contará com 21 especialidades. [Páginas 03 Galeria de fotos de Otávio Lage foi inaugurada, na programação do aniversário dos 63 anos de Goianésia A Folha do Vale VILA PROPÍCIO Waldilei Lemos faz balanço de suas ações em Vila Propício O prefeito Waldilei Le- mos destaca os principais investimentos e conquistas de sua gestão, em favor do município de Vila Propício, nos três anos e meio de man- dato. As principais mudan- ças aconteceram na saúde, educação e na infraestrutura. [Página 08/09 Prefeito Waldilei Lemos destaca as principais obras e benecios para os cidadãos de Vila Propício A Folha do Vale HOMENAGEM Helio de Sousa recebe Comenda Parlamentar Evidence 2015 O Deputado Estadual, Helio de Sousa (PSDB), recebeu Comenda Parlamentar Evidence 2015, em solenidade promovida pela Associação Goiana de Mu- nicípios (AGM), Grupo de Comunicação Evidence e Câmara Municipal de Goiânia. [Página 13 Ao agradecer o tulo, Helio de Sousa recordou de sua experiência como prefeito de Goianésia Divulgação ELEIÇÕES 2016 Luciano Lucena ganha recurso no TCU e é pré-candidato em Barro Alto Luciano Lucena (PS- DB) resolveu a pendência no TCU, que impedia que con- corresse às eleições. Após a decisão do TCU, o ex-prefeito afirmou ser pré-candidato ao cargo de prefeito em Barro Alto. [Página 04 Pré-candidato a prefeito, Luciano Lucena, teve a companhia do vereador Elismar, em Brasília Divulgação EDUCAÇÃO CMEI Dona Mercedes Lopes da Silva é inaugurado no Colina Park [Página 06 CASO BASILIANO Homem confessa homicídio e entrega arma usada em execução [Página 07

Upload: jornal-a-folha-do-vale

Post on 04-Aug-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

A Folha do Vale

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 346

ANO XV - EDIÇÃO 34604 A 10 DE JULHO DE 2016

R$ 1,00VALOR Fundado em 21 de abril de 2001 por Pedro Dias da Silva (J. Silva) - Circulação semanal desde a edição 90

15 AnosA notícia emPRIMEIROLUGAR

GOIANÉSIA 63 ANOS

Marconi Perillo entrega 500 Cheques Mais Moradia à população

O Governador Marconi Perillo entregou em Goianésia, 500 Cheques Mais Moradia, modalidade construção, no dia em que o mu-nicípio completou 63 anos de emancipação política. Na ocasião, também foram inaugura-dos o primeiro curso de graduação no ITEGO,

e uma galeria de fotos de Otávio Lage. Mar-coni também anunciou a continuidade das obras do Centro de Recuperação de Depen-dentes Químicos (CREDEQ) e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que contará com 21 especialidades. [Páginas 03

Galeria de fotos de Otávio Lage foi inaugurada, na programação do aniversário dos 63 anos de Goianésia

A Folha do Vale

VILA PROPÍCIOWaldilei Lemos faz balanço de suas ações em Vila Propício

O prefeito Waldilei Le-mos destaca os principais investimentos e conquistas de sua gestão, em favor do município de Vila Propício, nos três anos e meio de man-dato. As principais mudan-ças aconteceram na saúde, educação e na infraestrutura. [Página 08/09

Prefeito Waldilei Lemos destaca as principais obras e benefícios para os cidadãos de Vila Propício

A Folha do Vale

HOMENAGEMHelio de Sousa recebe Comenda Parlamentar Evidence 2015

O Deputado Estadual, Helio de Sousa (PSDB), recebeu Comenda Parlamentar Evidence 2015, em solenidade promovida pela Associação Goiana de Mu-nicípios (AGM), Grupo de Comunicação Evidence e Câmara Municipal de Goiânia. [Página 13

Ao agradecer o título, Helio de Sousa recordou de sua experiência como prefeito de Goianésia

Divulgação

ELEIÇÕES 2016

Luciano Lucena ganha recurso no TCU e é pré-candidato em Barro Alto

Luciano Lucena (PS-DB) resolveu a pendência no TCU, que impedia que con-corresse às eleições. Após a

decisão do TCU, o ex-prefeito afirmou ser pré-candidato ao cargo de prefeito em Barro Alto. [Página 04

Pré-candidato a prefeito, Luciano Lucena, teve a companhia do vereador Elismar, em Brasília

Divulgação

EDUCAÇÃO

CMEI Dona Mercedes Lopes da Silva é inaugurado no Colina Park [Página 06

CASO BASILIANO

Homem confessa homicídio e entrega arma usada em execução [Página 07

Page 2: Edição 346

Do

Pág. 2 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 COLUNAS

O Jornal A Folha do Vale é Editado e produzido e tem por responsabilidade da Agência Folha de Goianésia Publicidade e Marketing Ltda., localizada à rua 17 nº 290 Setor Oeste, CEP: 76.380-000, Goianésia - Goiás, C.N.P.J Nº 06.871.444/0001-89, INSC. MUNICIPAL Nº 347295, e tem como sócio presidente Pedro Dias da Silva.

As matérias assinadas por colaboradores e cartas recebidas à redação do Jorna A Folha do Vale não são de responsabilidade e também não expressam a opinião do jornal.

CIRCULAÇÃO: Goiânia, Anápolis, Goianésia, Jaraguá, Jesúpolis, Niquelândia, Uruaçu, Barro Alto, Padre Bernardo, Vila Propício, Santa Rita do Novo Destino, Ceres, Rialma, São Luís do Norte (Vale do São Patrício e Médio Norte Goiano)

Sede do Jornal A Folha do ValeRua 32 nº 397 Bairro Carrilho,Goianésia - Goiás CEP: 76.380-000Fones: (62) 8552-4345E-mail: [email protected]

Sucursal Goiânia:Rua Recife Qd. J Lt. 01 Casa 1 - Vila PerdizFone: (62) 3434-0446Responsável: Jaime Ramos Guimarães

Website: www.afolhadovale.com.br

DIRETOR PRESIDENTEE EDITOR CHEFE

Pedro Dias da Silva (J. Silva)JORNALISTA RESPONSÁVEL

Hacksa Oliveira JP/GO 2382REDAÇÃO

Camila AraújoREPORTAGEM

Pedro Dias (J. Silva)

DIAGRAMAÇÃORodrigo T. Martins

REVISÃODaniela Gonçalves

COLABORADORESCelso Russomanno

Lázaro GomesRarilton Damasceno

FOTOGRAFIAAgência Folha de Goianésia

e ColaboradoresTIRAGEM

10.000 exemplaresIMPRESSÃO

J Câmara & Irmãos S/AASSESSORIA JURÍDICADr. Edgar Caetano Rosa

Corte de água, luz,telefone e gás

DIREITOS DO CONSUMIDOR

*Celso Russomano

Segure o queixo para não cair: é proi-bido cortar água, luz, gás e telefone por falta de pagamento! O Código

de Defesa do Consumidor garante que os serviços públicos essenciais devem ser contínuos (Amparo legal, artigo 22-CDC). Não há dívida no mundo que faça o consumidor ficar no escuro, sem água no chuveiro, gás na cozinha ou depender do orelhão. Mas prepare-se para ir banhado e aceso até a justiça responder pelo débito. Por lei, o fornecedor só pode cobrar a dí-vida do usuário via ação judicial (Ampa-ro legal, artigo 42 e 71 – CDC). Punir o consumidor através de cortes ou retirada da linha telefônica para exigir o pagamen-to das contas atrasadas é ilegal. Ninguém pode fazer valer a lei pelas próprias mãos (Amparo legal, artigo 345-Código Penal). Dá pena de retenção de quinze dias a um mês ou multa. E mais: a medida tomada por um funcionário ou servidor público caracteriza abuso de autoridade. Tente uma negociação e na falta de sucesso faça queixa na delegacia e peça instauração de um termo circunstanciado contra o res-ponsável pela companhia.

Não confunda racionamento com corte. A suspensão temporária de água, telefone, gás ou luz é uma medida muitas vezes para garantir o fornecimento. Po-rém o consumidor tem que ser informado sobre o dia, período e local da suspensão, através da imprensa ou de folhetos envia-dos à residência. Fique atento para pos-síveis abusos. A falta de água ou luz está sendo muito constante? Os moradores podem entrar com uma ação na justiça e exigir providências.

Uma dica importante: Quando hou-ver racionamento de água, trate de fechar o hidrômetro. No momento em que o serviço é restaurado o cano recebe uma pressão de ar muito forte. Isso faz o re-lógio disparar e você acaba pagando por algo que não consumiu. O cano fica cheio de ar e o hidrômetro vai acusar a passa-gem de ar em vez de água.

Celso RussomannoJornalista

Presidente da Ong Insti-tuto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec)

Colunista do jornal

A Folha do Vale desdeoutubro de 2007

Marconi recebe convite para liderar campanha nacional em defesa das Organizações Sociais na Saúde

Dom Washington com governador Marconi e membros de entidades

Por causa dos significativos avanços na Saúde, Goiás recebeu   convite para liderar campanha nacional em

defesa do sistema de Organizações Sociais (OSs) na gestão de hospitais públicos. O convite foi feito  ao governador Marconi Perillo pelo presidente do Instituto Brasi-leiro das Organizações Sociais (IBROSS), Renilson Rehem, em almoço de confra-ternização, no Palácio das Esmeraldas, que reuniu representantes das vinte Organiza-ções Sociais filiadas ao instituto.

Eles foram unânimes em apontar a experiência de Goiás como a mais exito-sa do País, daí a posição de vanguarda do Estado na implantação do novo sistema. “Ninguém melhor que o senhor, governa-dor, para liderar uma campanha tão im-portante quanto esta, que não visa defen-der uma organização em si, mas um mo-delo de gestão”, disse Rehem no almoço.

O governador colocou-se à disposi-ção para defender o sistema de Organi-zações Sociais na Saúde por entender que definitivamente é o mais apropriado. Ele lembrou que quando o sistema foi implan-tado em Goiás pela primeira vez, em 2004, primeiramente no CRER, eram constan-tes as críticas à Saúde no Estado. “Com o novo modelo, chegamos a um índice mé-dio de aprovação superior a 94% em toda a rede estadual de Saúde”, afirmou o gover-nador, ao reconhecer que Goiás tem todas as condições de liderar uma campanha na-cional a favor do novo modelo.

As entidades marcaram para novem-bro deste ano reunião ampliada em São Paulo, com a presença do governador Ge-raldo Alckmin, para cuidar dos preparati-vos para a campanha nacional. Goiás e São Paulo são as duas principais unidades da Federação cujo modelo de gestão da Saúde por OS apresenta-se mais avançado. “Eu tenho prazer de entrar nessa luta”, disse Marconi, ao considerar positiva a ideia das entidades de criar um modelo de Acredi-tação, com certificações legais de qualida-de, que espelhem o índice de excelência de cada unidade gerida por Organizações Sociais. Ele lembrou ainda que desde que

o sistema foi implantado em Goiás, além dos avanços reconhecidos pela própria população, no melhor estilo “propaganda boca a boca”, nenhuma greve foi registrada na área da Saúde. “Tivemos a coragem de quebrar paradigmas”, disse o governador, referindo-se às reações iniciais e ao qua-dro atual de “entusiasmo total” com o novo sistema.

De acordo com o governador, em todos os hospitais goianos administra-dos por Organizações Sociais ocorreram avanços nos atendimentos, melhoria na estrutura física, implantação de novos serviços, aumento do número de leitos e redução de custos.

O secretário da Saúde de Goiás, Leo-nardo Vilela, vincula este êxito ao processo de seleção das Organizações Sociais ado-tado em Goiás e à fiscalização das ações executadas, no qual inclui-se a prestação de contas feita pelas entidades.

Segundo ele, os avanços na gestão por OSs fizeram com que Goiás se tornasse referência no País na aplicação deste mo-delo de gestão. Tal fato atraiu ao Estado gestores de 12 Estados, incluindo o Distri-to Federal, em 15 visitas técnicas.

O IBROSS, entidade sem fins lucra-tivos, foi criada em abril do ano passado com o propósito de representar, orientar

e zelar pela eficiência e transparência do setor. Atualmente, 16 unidades e órgãos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás são geridos por 10 organizações sociais.

A entidade é composta por represen-tantes de 20 organizações localizadas nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Goiás. O encontro, sediado recentemente por Goiás, é realizado mensalmente pelo instituto na região de um dos associados, e tem o objetivo de representar e unir o terceiro setor, além de fortalecer a gestão na Saúde.

Nunciatura apostólica  – Antes de se reunir com representantes das Organiza-ções Sociais, o governador recebeu a visita oficial do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Annielo, acompanhado do ar-cebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz, do secretário estadual de Governo, Tayrone Di Martino, do pároco da Vila São Cottolengo, Éverson Faria Me-lo, entre outras autoridades da igreja.

No almoço, além de agradecer a visita e cumprimentar o trabalho desempenhado por dom Giovanni D´Annielo, o governa-dor disse que os cristãos goianos aguardam com expectativa uma possível vinda do Papa Francisco ao Estado, a se confirmar nova visita do Papa ao País.

Page 3: Edição 346

Do

Pág. 3 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 GOIANÉSIAGOIANÉSIA 63 ANOS

Governador prestigia comemoração dos 63 anos de GoianésiaDurante a comemoração, foi entregue pelo governador Marconi Perillo, 500 Cheques Mais Moradia, modalidade construção, além da inauguração da galeria de fotos do governador Otávio Lage

O governador Marconi Perillo juntamente com o prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, e de

outras lideranças políticas, entregou 500 Cheques Mais Moradia (modalidade construção), para a população goiane-siense, no último dia 24. A primeira parcela do cheque totalizou um investi-mento de R$ 2,5 milhões do governo es-tadual. Ao todo, as famílias beneficiadas receberão quatro parcelas do cheque, no valor de R$ 5 mil cada. O investimento final será de R$ 10 milhões.

Para Marconi, o Cheque Mais Mo-radia é um dos programas mais humani-tários do país, e frisa ter um enorme or-gulho de tê-lo lançado no seu primeiro governo, em 2000, e de já ter conseguido beneficiar 300 mil famílias até hoje. “As cerimônias de entrega de Cheques Mais Moradia são carregadas de humanis-mo. É um momento em que sempre me emociono porque podemos auxiliar pes-soas que precisam tanto do serviço pú-blico a edificarem seus lares”, declarou.

O evento que comemorou os 63 anos de emancipação política do mu-nicípio de Goianésia, foi realizado no Paço Municipal, onde foi anunciada, a continuidade das obras do Credeq de Goianésia e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que terá 21 es-pecialidades.

Dentro da programação, também foi inaugurado o primeiro curso de gra-duação tecnológica em construção de edifícios no ITEGO, e a galeria de fotos do Governador Otávio Lage de Siquei-ra, pelas autoridades presentes.

O prefeito Jalles agradeceu ao go-vernador pela entrega e o anúncio de importantíssimos benefícios para a po-pulação. Ele citou parcerias referentes a saneamento básico, a construção e a re-cuperação de estradas adjacentes ao mu-nicípio, e disse que Marconi demonstra-va ainda mais afeto pela população ao realizar o evento no dia em que Goia-

nésia completa 63 anos de emancipação política.

Jalles Fontoura ressalta a importân-cia dos benefícios para as famílias. “A ca-sa ela é importantíssima porque é o lugar que a pessoa tem como referência, a pes-soa está incluída através da casa. Então, esse dia de hoje foi muito bem escolhido,

e não são só esses 500 lotes, tem outras 494 casas”.

Durante discurso, o presidente da Agên-cia Goiana de Habitação (AGEHAB), Luiz Stival fala sobre a consolidação do programa de habitação em Goianésia, com a entre-ga de benefícios na área de habitação, e na inicialização de mais obras de moradias. “Essa é mais uma etapa que estamos concluindo dos programas de ações de

governo, aqui em Goianésia. Esse é um programa consolidado não só em Goia-nésia, como também em todo o Estado.”

O presidente da Assembleia Le-gislativa, Helio de Sousa, também fala sobre a importância de uma moradia para o cidadão. “A grande conquista de

um cidadão é sua casa própria, eu posso ter todas as estruturas que uma cidade pode oferecer, mas se eu tiver a tranqui-lidade do meu lar, minha casa própria, eu diria que meu sonho estaria com-pleto. E em Goianésia está através do governo municipal”.

O deputado federal e Secretário de Desenvolvimento, Thiago Peixoto, para-benizou o prefeito Jalles Fontoura por suas conquistas.

“Jalles parabéns por ter conseguido a faculdade de medicina, pela implan-tação do programa “Cidade Digital”, Goianésia será a primeira cidade do Es-tado, denominada Cidade Digital. Pa-rabéns, por ter trazido uma indústria de carro aqui para o município, e parabéns, por ser empreendedor e visionário. E agora Jalles, você está resgatando a pro-messa de campanha, que são os benefí-cios na área de habitação”.

Quinhentas famílias foram beneficiadas pelo Cheque Mais Moradia, categoria construção

Além do governador Marconi Perillo, secretários, deputados, vereadores, ex-prefeito e prefeitos marcaram presença no evento

Deputado Estadual, Helio de Sousa, e prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, ao lado do governador Marconi Perillo

A Folha do Vale

Page 4: Edição 346

Do

Pág. 4 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 REGIÃOELEIÇÕES 2016

Luciano Lucena ganha recurso no TCU e é pré-candidato em Barro AltoApós solucionar pendência no TCU, Luciano Lucena voltou a ser elegível, e confirma a sua pré-candidatura a prefeito

O ex-prefeito de Barro Alto, Lu-ciano Lucena, esteve no último dia 29, em Brasília para resolver

uma pendência no TCU, para que possa concorrer às próximas eleições municipais. A pendência é referente ao ano de 2004, época em que o ex-prefeito Grimaldi rece-beu aproximadamente R$ 45 mil, do FN-DE para o transporte escolar. Em 2004, o ex-prefeito Grimaldi não prestou contas do dinheiro recebido, e parte da verba, no valor de R$ 2.190,00 mil foi reprogramada para 2005, ano em que o ex-prefeito Lu-ciano Lucena foi eleito.

Em 2005, o TCU acionou o prefei-to Grimaldi, que fez a prestação de contas do que recebeu, e o TCU aprovou, logo depois, Luciano também prestou contas dos R$ 2.190,00, e também foi aprovado, mesmo assim, o TCU colocou o nome do ex-prefeito Luciano na lista de pendentes,

o tornando inelegível.No decorrer dos anos, ao entrar com

recursos, o TCU não admitiu a falha. Até que no último dia 29, os advogados Osvair Coutinho e Rosendo Franttezzy argumen-taram junto ao ministro José Múcio, que manifestou pelo arquivamento do proces-so, e só assim, o TCU reconheceu que em 2004 e 2005 as contas foram prestadas e aprovadas, e assim, com votação unânime, o nome do Luciano foi retirado da lista.

Eleições 2016Luciano Lucena se filiou ao PSDB,

e é pré-candidato a prefeito de Barro Al-to nas eleições desse ano, e terá apoio do governador Marconi Perillo em sua cam-panha. Ontem após a decisão do TCU, populares se mobilizaram em frente à residência do ex-prefeito, e manifestaram apoio a sua pré-candidatura.

Pré-candidato a prefeito, Luciano Lucena, teve a companhia do vereador Elismar, em Brasília

Divulgação

ZONA RURAL

Patrulha Rural recupera estradas vicinais em GoianésiaNo último dia 20, o secretário de De-

senvolvimento do Estado de Goiás (Se-gplan) Thiago Peixoto, esteve em Goia-nésia para anunciar que a Patrulha Rural do Estado de Goiás estará em Goianésia, durante 21 dias, para recuperar as estradas vicinais do assentamento Vitória, dentro do programa “Estrada Boa”.

Segundo Thiago Peixoto, o principal objetivo da patrulha é dar apoio aos mu-nicípios. “A patrulha tem a função de dar apoio aos municípios, e, especialmente na zona rural, nas estradas. A gente vai fazer uma ligação importante, que é do assenta-mento Vitória. Então é um programa que chega com força, a patrulha vai ficar aqui de 15 a 21 dias, dependendo de como for o trabalho, e é uma ação que será contínua, de tempos em tempos nós viremos aqui.”

O Secretário de Desenvolvimento de Goianésia, João Pedro Braollos ressalta que a Patrulha Rural irá trazer benefícios para as famílias assentadas, no assenta-mento Vitória. “É mais um benefício que o nosso representante Thiago Peixoto traz para Goianésia, a Patrulha Rural que vai desenvolver o projeto Estrada Boa, do prefeito Jalles, que vai ser do assentamen-to Vitória, na antiga GO-338, e que vai

beneficiar 140 famílias do assentamento. Esses equipamentos vão dar uma estabi-lidade para que as pessoas possam ir e vir, mesmo em período chuvoso.”

O prefeito Jalles Fontoura ressalta que a recuperação da estrada é um com-

promisso firmado em campanha, e que está sendo cumprido. “Nós vamos recu-perar a estrada, é uma promessa política, é um compromisso antigo, que a região ali precisa para poder ter uma estrada o ano inteiro. Para chegar e sair o ano inteiro em

todas as propriedades. Ali gera riqueza, gera pessoas trabalhando, famílias, enfim, o deputado Thiago deu essa oportunidade com a patrulha sendo, uma motonivelado-ra, uma pá-mecânica, quatro caminhões e uma escavadeira hidráulica.”

A Patrulha Rural é composta por uma motoniveladora, uma pá-mecânica, quatro caminhões e uma escavadeira hidráulica

Page 5: Edição 346

Do

Pág. 5 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 ESPORTEESPORTE

Goianésia tem seu 4º Campeonato Municipal de KaratêOs campeões municipais de Karatê foram os atletas do Centro Educacional de Karatê, e em segundo lugar a Academia Corpus

Foi realizado em Goianésia a 4ª edi-ção do Campeonato Municipal de karatê, que contou com a partici-

pação de 170 atletas em várias modalida-des, tendo como campeão geral, o Centro Educacional de Karatê, como vice a Aca-

demia Corpus e em terceiro lugar o Proje-to Luiz Cesar. Foi um dia inteiro de com-petição, que se iniciou na parte da manhã e foi até a noite. Os atletas campeões ga-nharam pontos no projeto “Bolsa Atleta”.

O Coordenador de Lutas, Celismar

Rafael faz balanço e avalia a participação dos atletas na competição. “A minha ava-liação não pode deixar de ser a melhor, essa é a quarta edição, tivemos o crédito da edi-ção para realizar o primeiro evento, foi su-cesso, saímos de um evento com 90 atletas

e hoje temos um evento com 170 atletas, foi um dia todo de competição. Os árbi-tros muito competentes, os atletas muito bem treinados, e todos atrás desse título de campeão municipal. Já que o título tam-bém vale ponto para o Bolsa Atleta”.

Karine Gonçalves foi medalha de ouro no kata e luta Atletas do Centro Educacional de Karatê conseguiram o título de campeões municipais do esporte

Divulgação

CAMPEONATO GOIANO SUB-20

Jaraguá Esporte Clube é Campeão Goiano Sub 20

O Jaraguá Esporte Clube foi cam-peão no Campeonato Sub 20 (Série B) no domingo, 03 de julho, em partida disputa-do no Estádio Amintas de Freitas. Após a derrota no primeiro jogo da final Divisão de Acesso par ao Jardim América (Goi-ânia), o Jaraguá se recuperou em casa e aproveitou a vantagem por ter tido melhor campanha durante a temporada.

Bastou o gol do jogador Juranilson, vice artilheiro do time e do torneio, para vingar o 2 a 1 sofrido fora de casa para o Jardim América. Com idade nas duas par-tidas, dois gols para cada time, o Jaraguá ficou com a taça.

O time treinado por Niltinho, desta-que da Anapolina durante os anos 80, no final das contas, acabou por fazer valer a melhor campanha no campeonato. Os an-fitriões buscaram o ataque desde o primei-ro minuto e eventualmente chegaram ao gol ainda no primeiro tempo, com Juranil-son. Outras chances foram desperdiçadas, inclusive no último minuto de jogo, mas a vitória simples bastou.

A decisão da Divisão de Acesso do Goianão Sub-20 teve transmissão da equipe Apito Esportivo para todo o es-

tado de Goiás através da Rádio 730 AM. O prefeito Ival Avelar assistiu à partida e participou da entrega da premiação. “Foi uma partida muito difícil, emocionante, mas no final prevaleceu à garra do nosso time” resumiu.

FICHA TÉCNICAJaraguá 1 x 0 Jardim AméricaLocal: Estádio Amintas de Freitas,

Jaraguá/GOData: 3 de julho de 2016, domingoHorário: 15h30Árbitro: Leandro Cardoso (GO)Gol: Juranilson, aos 43 do primeiro

tempo

JARAGUÁ: Dhyonatta; Vagui-nho, Cássio, Vitor e Gleidson; Juranilson (Marcão), Rael (Matheus), Luciano (Ber-reca) e Macalé; Neno e William. Treina-dor: Niltinho.

JARDIM AMÉRICA: Agenor; Guilherme, Lucas, Marlon e Mustafá (Anderson); Ricardo, Marcão, Diancesaris (André) e João Victor; Arnaldo (Pedro) e Matheus Alves. Treinador: Guará.

Redação A Folha de JaraguáTorcedores do Jaraguá Esporte Clube apareceram em peso, na decisão do Campeonato Goiano

Elenco do Jaraguá Esporte Clube é campeão do Campeonato Goiano sub-20 série B

Page 6: Edição 346

Do

Pág. 6 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 GOIANÉSIAEDUCAÇÃO

CMEI Dona Mercedes Lopes da Silva é inaugurado no Colina Park

VIVALLE

Vivalle faz entrega oficial do condomínio

O Conselho Deliberativo do Vivalle convocou os condôminos para a primeira Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu no último dia 15, nas dependências da Associação dos Moradores do Condomínio Vivalle Goianésia. A pauta principal da assembleia foi a entrega oficial do residencial para os sócios, além da apresenta-ção da Estrutura Administrativa; Estrutura Física e aprovação dos valores da Taxa Associativa do Residencial.

A estrutura do condomínio está 99% concluída, por isso, serão entregues as instalações completas até o dia 30 de ju-lho, como explica o Presidente do Conselho Deliberativo, Mozart Ribeiro de Souza.

“O que viemos para tratar, era a entre-ga do condomínio, a criação da associação, da estrutura da associação, contratação de pessoas para a segurança, e aprovação em as-sembleia, se os condôminos iriam receber as instalações agora ou não. Então foi aprovado por maioria dos votos, a criação da associação que vai continuar até fevereiro de 2018, foi constado em ata que serão entregues as obras até 30 de julho, vamos também contratar o segurança, as empresas da área de jardinagem para terminar as obras do condomínio. As ta-xas que serão cobradas foram designadas 0,25 centavos por metro quadrado de cada lote, e

será cobrado a partir de agosto.”O diretor operacional, Ricardo Coim-

bra faz balanço positivo da primeira assem-bleia, e frisa que no mês de julho, toda a es-trutura estará pronta para ser entregue.

“A assembleia foi muito positiva, e conseguimos fechar com os condôminos do Vivalle, e efetivamos a entrega, então a partir do mês de julho, o condomínio Vivalle vai ser implantado e inicia todo o processo de se-gurança, portaria, salão de festas, as quadras, os parquinhos, a área de lazer. Então com muito prazer e muita honra, vamos entregar para o município de Goianésia a nossa obra finalizada. Para a entrega no final de julho, o único ponto que ficou pendente foi a piscina, na questão do cálculo estrutural, que vamos refazer a estrutura, mas o restante do empre-

endimento está tudo pronto e tudo entregue.”Valdeci Ferreira é um dos primeiros

condôminos a construir no residencial, diz estar satisfeito com a estrutura já entregue pelo Vivalle.

“Eu fui um dos primeiros a construir no condomínio. Então acho que tenho um compromisso com a minha família, nós pre-cisamos dessa casa, e a gente também precisa de segurança. Nós teríamos outras opções na cidade, mas vejo que o condomínio Vivalle está trazendo a segurança que nós, que es-tamos chegando à terceira idade precisamos. Estou satisfeito com o condomínio, que já me deram condições de construir, e acho que estão cumprindo a parte deles.”

Para o condômino João Pedro Braollos a aquisição de um terreno no Vivalle foi um grande investimento. “Era um sonho para as pessoas que já adquiriram um terreno aqui, é um lugar que está muito bonito, e que com a entrega tornou realidade esse sonho. As obras já estão 99% concluídas, e serão finalizadas em julho. Fico muito feliz, têm pessoas cons-truindo aqui e, a gente tem um sonho de criar os filhos e netos com mais segurança. Estou satisfeito em ter adquirido um lote aqui no Vivalle, acho que foi um bom investimento, a gente sempre acreditou nesse grupo.”

A respeito da extensão do prazo para a entrega total das instalações do condomí-nio, para o condômino Divino Alvarenga de

Sousa, o prazo está dentro da normalidade, e ressalta que aguarda com expectativa a con-clusão das obras.

“A gente sabe que uma obra para con-cluir é difícil, nem tudo que é planejado dá certo com o cronograma, mas a gente viu muita boa vontade por parte do empreendi-mento, e a gente acredita que as obras serão concluídas 100% no prazo que foi prometi-do. Pra mim, o prazo para a conclusão está dentro da normalidade.”

A partir do mês de agosto o novo CMEI irá receber 120 crianças, e no primeiro semestre de 2017 serão atendidas 240 crianças

A Secretaria Municipal de Educação inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mer-

cedes Lopes da Silva, que fica localizado no bairro Colina Park, em frente à Hering.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mercedes Lopes da Silva já iniciará suas atividades a partir do mês de agosto com 120 Crianças. Já no primei-ro semestre de 2017, a unidade atenderá

240 crianças de 6 meses a 6 anos de idade.A Secretária Lucia Helena da Costa

Rodrigues destacou que Goianésia ganha mais uma importante obra: “hoje é um dia muito feliz, estamos inaugurando o CMEI do Colina Park que atenderá ainda neste ano 120 crianças e no próximo ano esse número será dobrado para 240 crianças, agradeço a todos os colegas de trabalho que não mediram esforços para que esse

momento acontecesse”.O prefeito Jalles

Fontoura também co-memorou a construção do CMEI e agradeceu a família da Dona Merce-des Lopes por emprestar o nome: “é importante homenagearmos as pes-soas que contribuíram com o crescimento de Goianésia, Dona Mer-cedes veio para Goia-nésia em 1940 e aqui teve sete filhos, família importante que ao longo das gerações residem aqui e contribuem até hoje para o crescimen-to da cidade. Eu não tenho dúvida que esse CMEI será mais uma obra modelo da Educação de Goianésia, além de estar localizado em uma região estratégica que é o bairro Colina Park que tem avançado e popularizado de forma rápida”.

O filho da homenageada Teófilo Lopes fala da satisfação em ver o nome de

sua mãe, recebendo homenagem. “Sinto que a minha mãe com certeza está olhan-do para a gente, e está agradecida pela homenagem. Goianésia não se esquece de quem participou e continua partici-pando em nome dela e da família toda, então nós ficamos felizes, que os admi-nistradores tiveram essa visão, de valori-zar e lembrar-se de quem participou do crescimento da cidade, quero agradecer em nome dos filhos”.

Familiares de Dona Mercedes Lopes descerraram a placa de inauguração junto com o prefeito Jalles

Prefeito Jalles Fontoura com secretários e familiares de Dona Mercedes Lopes

O diretor operacional, Ricardo Coimbra, afirma que no final de julho as obras estarão 100% concluídas

O novo CMEI atenderá crianças de 06 meses a 06 anos de idade

Divulgação

A primeira Assembleia Geral reuniu vários condôminos

A F

olha

do

Vale

Page 7: Edição 346

Do

Pág. 7 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 POLICIALVALE DO SÃO PATRÍCIO

PC de Goianésia tira de circulação traficantes ao apreender quase 120 kg de drogasO Grupo Especial de Repressão

a Narcóticos- GENARC e a Delegacia de Polícia Civil de

Goianésia apreenderam em duas ope-rações distintas, quase 120 kg de drogas em poder de dois traficantes moradores da cidade de Uruaçu. A primeira ope-ração aconteceu no dia 20 de junho, em uma quitinete localizada na região sul de Goianésia, local onde Joselam Monteiro do Nascimento, 21 anos armazenava 67 tabletes de maconha (quase 70 kg), 1,1 kg de crack (168 porções de tamanhos diver-sos), 02 balanças de precisão, a quantia de R$ 933,00 em dinheiro.

De acordo com as investigações to-da a droga apreendida com Joselam seria destinada para abastecer traficantes da ci-dade durante a 44ª Expoagro de Goiané-sia. Sendo que Joselam morava em Urua-çu e há um mês começou a comercializar drogas em Goianésia, logo se tornou um grande traficante na cidade, mas devido ao empenho dos policiais civis locais o

suspeito encontra-se recolhido na unida-de prisional de Goianésia à disposição da justiça local.

A segunda operação aconteceu no mesmo dia, porém, na cidade de Jaraguá, onde Josimar Alves Medina, vulgarmente conhecido por Branco Medina, 30 anos faria a entrega de quase 50 kg de maco-nha (45 tabletes) que estavam armaze-nados no porta malas do veículo, que ele conduzia. Ainda de acordo com a as in-vestigações, Branco Medina, que já pos-sui uma condenação pelo crime de tráfico de drogas na cidade de Uruaçu, cidade onde residia, iria distribuir a droga para traficantes nas cidade de Jaraguá, Uruaçu, Porangatu e Minaçu. Agora Josimar en-contra-se recolhido na unidade prisional de Jaraguá à disposição da justiça.

“A nossa incansável luta no combate ao tráfico de drogas em nossa região con-tinuará e com ações mais intensas”, res-saltou o delegado Marco Antônio Maia Júnior.

Em Fátima,Nossa Senhora

pediu: “Rezem o terçotodos os dias, paraalcançarem a paz!”

Joselam Monteiro (esquerda) e Josimar Alves foram presos com quase 120 quilos de drogas em Goianésia e Jaraguá

Genarc

OPERAÇÃO

Polícia Civil prende, em maio, 721 criminosos em Operação Xadrez Merecido

Numa operação denominada Xadrez Merecido, inspirada na operação Xadrez 121 realizada em Anápolis, em 2011, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Peni-tenciária (SSPAP), por meio da Polícia Civil, cumpriu, em maio último, 721 mandados de prisão preventiva e temporária contra ho-micidas e autores de outros crimes em todo o estado de Goiás. Desse total, 527 prisões foram feitas pelas Delegacias Regionais, 152 pelas Especializadas e 42 prisões pela Dele-gacia de Capturas. Os resultados da operação

foram apresentados à imprensa no dia 09 de junho, pelo vice-governador e titular da SS-PAP, José Eliton, e pelo delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos.

De acordo com José Eliton, os números dessa operação demonstram a eficiência do trabalho da Polícia Civil. Da mesma forma que os indicadores de violência em declínio, esses resultados, conforme destacou, são ex-traordinários: “Todas as forças policiais do estado, atuando em conjunto e de forma integrada, têm possibilitado avanços e tra-zido resultados sólidos”. O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eli-ton, parabenizou os policiais pelo brilhante trabalho e destacou a alta resolutividade dos crimes por parte da Polícia Civil.

A OperaçãoA Xadrez Merecido foi deflagrada no

início de maio tendo como meta o cumpri-mento de mandados de prisão temporária e preventiva contra assassinos e outros cri-minosos de alta periculosidade indiciados em inquéritos e que permaneciam livres. De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, o trabalho dos policiais resultou na captura de uma média de 23,25 prisões por dia, ou seja, quase um foragido capturado a cada hora.

Pelo trabalho realizado, as delegacias que mais se destacaram foram agraciadas com placas e reconhecimento, bem como os agentes e escrivães mais eficientes em cada equipe. Entre as regionais que participaram da operação Xadrez Merecido, a que obteve melhor desempenho foi a 2ª Delegacia Re-gional, em Aparecida de Goiânia, que cum-priu 128 mandados de prisão. O delegado titular André Fernandes e o agente Alisson Rafael de Souza, daquela unidade, receberam as homenagens em nome da equipe.

A segunda colocada foi a 11ª Delegacia Regional de Formosa, que conseguiu cum-prir 97 mandados de prisão durante o mês. A unidade foi a que teve também o melhor índice de eficiência (95,1%), considerando o efetivo policial e o número de mandados cumpridos. Por isso, o delegado titular Joa-quim Santos recebeu, em nome da equipe, dois destaques: o da segunda colocação e o da produtividade. Em terceiro lugar, ficou a 6ª Delegacia de Itumbiara, com 64 prisões realizadas.

As duas Especializadas que mais se destacaram na operação foram a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (De-

narc), que tem como titular o delegado Alé-cio Moreira Júnior, e a Delegacia de Inves-tigações de Homicídios (DIH), comandada por Douglas Pedrosa. Os respectivos agentes Venerando Souza Júnior e Luciano Pereira Leite também foram os homenageados em nome da equipe. De forma geral, a Denarc cumpriu 64 mandados de prisão em maio; a DIH, 52. No que diz respeito, exclusiva-mente, a mandados expedidos pelo crime de homicídios, a DIH obteve o primeiro lugar.

Também participaram da apresenta-ção o superintendente de Polícia Judiciária, Ricardo Torres Chueire; o superintendente executivo de Segurança para Ações Inte-gradas, Emmanuel Henrique Balduíno; o delegado-adjunto da Polícia Civil, Marcelo Aires; e a gerente de Planejamento Opera-cional da Polícia Civil, Emília Podestà.

Na oportunidade, a Polícia Civil divul-gou outros números relevantes do mês de maio: foram realizadas 362 operações com prisões, 43 com apreensões de armas, e 64 operações com apreensão de drogas. Foram cumpridos 228 mandados de busca e apreen-são, 246 pessoas foram presos em flagrante e 67 armas foram apreendidas.

As delegacias que mais se destacaram foram agraciadas com placas e reconhecimento

Wildes Barbosa

Page 8: Edição 346

Do

Pág. 8 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 REGIÃO

LOJA IAV. GOIÁS, 407 - CENTRO

(62) 3353-1317

LOJA IIRUA 32, ESQ. COM A CONTORNO

(ANTIGA BALANÇA) - (62) 3353-2428

DO BÁSICO AO ACABAMENTO,COM OS MENORES PREÇOS

E BOM ATENDIMENTO

O Governo de Vila Propício entregou inúmeros benefícios aos cidadãos do município, em três anos e meio de gestão de Waldilei Lemos

Faltando poucos meses para o fi-nal de sua gestão, o prefeito de Vila Propício, Waldilei Lemos,

faz balanço positivo de sua administra-ção nos últimos 03 anos e meio. Foram vários investimentos que trouxeram qualidade de vida à comunidade da se-de, do distrito de Assunção de Goiás e da zona rural.

“Nós fizemos muito pela nossa co-munidade, e pelo nosso município, natu-ralmente nós fizemos todo esforço que foi possível para que pudéssemos trazer qualidade de vida para toda a nossa co-munidade, frisou o prefeito.”

Antes de iniciar obras e investi-mentos, o prefeito Waldilei Lemos bus-cou regularizar a situação do município, que se encontrava em dificuldades. “Nós recebemos o município em uma situa-ção extremamente difícil, com dívidas do INSS, com água, energia e telefone atrasados, dívidas de várias ações na justiça, que tivemos que pagar ao longo desses 3 anos e meio, explicou Waldilei.”

EducaçãoNa área de educação, foram inú-

meros benefícios entregues à popu-lação. As escolas José Lopes e

Gedor de Assunção foram reformadas, com a ins-

talação de ar-condi-cionado, mobiliários novos, renovação das bibliotecas e a entrega

de uniformes para os alunos. Na Escola José

Lopes em Vila Propício, está sendo construída uma

quadra poliesportiva com verba do FNDE.

As creches tanto da se-de, como do distrito também

foram reformadas e ampliadas. É oferecido para as crianças

das creches e das escolas municipais, merenda de

qualidade, com o car-dápio preparado por

uma nutricionista.

As crianças da zona rural e assentamen-tos recebem dois lanches antes de volta-rem para casa.

Em Assunção de Goiás, recente-mente foi inaugurada uma quadra de es-portes. Os universitários do distrito, não tinham veículo para irem até Goianésia, o prefeito Waldilei Lemos disponibi-lizou uma van para o transporte desses estudantes. “Antes não tinha Van para transportar os estudantes do distrito de Assunção de Goiás até Goianésia. Então colocamos uma Van nova para transpor-tar esses universitários.”

O Governo de Vila Propício au-mentou o salário dos professores, como forma de valorização, e, encaminhou para a Câmara Municipal, o projeto de lei, para alcançar o piso salarial.

“Fizemos a valorização do profes-sor, o professor recebia um pouco mais de um salário mínimo, hoje eles rece-bem bem mais que 1.600 reais, nós sa-bemos que o piso é um pouco mais do que isso, mas já encaminhamos para a Câmara Municipal o projeto de lei, que vai estabelecer o plano de carreira para os profissionais do magistério, explicou

o prefeito de Vila Propício.”

InfraestruturaNa infraestrutura da sede de Vila

Propício, foram feitos aproximadamente 13 mil metros quadrados de asfalto, além da academia da saúde. Foram implanta-dos no Conjunto Paulas iluminação pú-blica e rede de água.

“Anteriormente no Conjunto Pau-las, em apenas algumas ruas existia ilu-minação e a rede de água, implantamos os sistemas juntamente com o Governo do Estado, através da CELG e da Sane-ago. Fizemos com que todas as ruas do Conjunto Paulas tivessem água e energia. Hoje o conjunto tem uma grande quan-tidade de casas construídas, casas em construção, devido a essa infraestrutura que nós levamos até o conjunto, relatou Waldilei Lemos”.

Em Assunção de Goiás, foram fei-tos um pouco mais de 12 mil metros quadrados de asfalto, foi revitalizada a rotatória das BRs 414 e 080, com paisa-gismo e iluminação. Foi implantada uma torre para sinal de celular, com recursos próprios do município. Outra obra que está prestes a ser inaugurada é a feira co-berta, para os pequenos produtores da re-gião. A previsão é que dentro de 60 dias, esse benefício será entregue à comunida-de do distrito.

Prefeito Waldilei Lemos destaca as principais obras e benefícios para os cidadãos de Vila Propício

Rotatória revitalizada das BRs 414 e 080, no distrito de Assunção de Goiás

Waldilei Lemos faz balanço de suas ações em Vila Propício

VILA PROPÍCIO

Page 9: Edição 346

Do

Pág. 9 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 REGIÃO

O Governo de Vila Propício tam-bém criou a Secretaria de Limpeza Pú-blica e Serviços Urbanos, que mantém a cidade limpa.

HabitaçãoCom recursos próprios do muni-

cípio foram construídas algumas casas no Conjunto Paulas, que foram doadas para famílias de baixa renda. O prefei-to também fez a doação de mais de 40 cheques reforma, também com recur-sos do município.

AquisiçãoNesses últimos três anos, o Governo

de Vila Propício adquiriu veículos zero quilômetros como, ambulância, vans, ônibus escolares, e veículos para as se-cretarias. Também adquiriu através do Governo Federal, uma patrol, uma re-troescavadeira e um caminhão, que tem feito trabalho para a comunidade, princi-palmente na zona rural.

“Antes as pessoas iam à Goiânia através da Secretaria de Saúde, em um Uninho, hoje nós temos duas vans, que se revezam atendendo a comunidade de Vila Propício e Dois Irmãos. Vans essas que têm ar-condicionado, motorista com responsabilidade conduzindo os nossos pacientes até Goiânia, conta o prefeito de Vila Propício.”

Os pacientes da sede e do distrito de Assunção de Goiás, recebem atendimento médico de segunda a sexta feira

SaúdeA saúde sempre foi prioridade para

Waldilei Lemos, e por isso, foram vários investimentos como o aumento no nú-mero de médicos, além de vários espe-cialistas para atender a população, como cardiologista, pediatra, ginecologista,

psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista. São dois médicos e um odontólogo aten-dendo de segunda a sexta, durante todo o dia, tanto na sede como no distrito. E a cada 15 dias, um médico faz atendimen-to no assentamento Maria Cícera.

“Humanizamos o atendimento no posto de saúde, hoje temos profissio-nais que trabalham com maior carinho e maior atenção, com médicos atendendo de segunda a sexta o dia todo, além de um dentista, diz o prefeito.”

Foram mais de 400 cirurgias, para os moradores de Vila Propício e Assun-ção de Goiás, algumas custeadas pelo SUS e outras pelo tesouro da prefeitura.

AgriculturaNesta atual gestão, foi implantada a

lavoura comunitária, que em seu segundo ano, foi colhido mais de seis mil sacos de arroz. “Lamentavelmente o primeiro ano, não deu certo, no segundo ano, tivemos a colheita de mais de seis mil sacos de arroz, sendo a maior lavoura do Estado de Goiás. A lavoura comunitária desse ano não foi possível colher, pois tivemos pouca chuva, então perdemos a planta-ção, explicou Waldilei.”

O Governo de Vila Propício aderiu à campanha de vacinação, que acontece anualmente, e fez a doação de vacinas para os pequenos produtores. “Fizemos a doação de vacinas contra a febre afto-sa, que era um compromisso nosso e, que conseguimos realizar através da Secreta-ria de Agricultura.”

Ação SocialA Secretaria de Promoção Social

tem desempenhado um grande papel junto aos cidadãos de Vila Propício, co-mo a realização de campanhas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com palestras de orienta-ção. Os idosos do município também são bem assistidos, com a realização de ati-vidades durante a semana, e a realização de eventos festivos. As gestantes também são assistidas e orientadas através de pa-lestras, além de receberem kits de bebê, como conta o prefeito.

“Na ação social, tanto em Vila Propício, como em Assunção de Goiás,

minha esposa Claudineia tem feito um trabalho maravilhoso com os idosos, fei-to também com as gestantes entregando kits de bebê para cada gestante, dando palestra e orientação para as mães.”

Zona RuralNa zona rural, foram recuperadas

98% das estradas vicinais do município, além da conservação dessas estradas e ro-dovias. “Fizemos aquilo que era a nossa obrigação, e fizemos também o que não era, como a recuperação da GO- 230 que liga Vila Propício à BR-414, e GO- 479 que liga Vila Propício à Lagolândia, e a GO- 473 que liga Vila Propício pegan-do da 479, no Malhador e fizemos até a nossa divisa.”

Também foram implantados buei-ros, pontes e mata burros em várias pro-priedades. “Conseguimos com a Agetop a troca das pontes que liga Vila Propício à BR-414, que antes era de madeira, foram seis pontes, conseguimos colocar vigas de concreto, colocamos em cinco das pontes.”

No assentamento Santa Clara em parceria com os assentados, foram insta-lados cinco mil metros de rede de água canalizada, melhorando a qualidade de vida da comunidade. Frequentemen-te são realizados mutirões da saúde nos assentamentos, que conta com vários atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem. “Trabalhamos de for-ma incansável, procurando atender toda a comunidade, ressaltou o prefeito.”

Inauguração da quadra de esportes no distrito de Assunção de Goiás

Crianças das escolas e creches municipais de Vila Propício receberam dois kits de uniformes escolares

Ivanilda Almeida foi contemplada com uma casa, dentro do programa “Lar com Dignidade” do Governo de Vila Propício, e recebeu a chave da primeira-dama Claudineia Lemos e do prefeito Waldilei Lemos

EsporteO Governo de Vila Propício tem

dado grandes incentivos para a prática de esporte, e a realização de campeo-natos. O Estádio Municipal Sueliton de Carvalho foi totalmente recuperado, com a construção de vestiários adapta-dos, o gramado do estádio também foi totalmente revitalizado, e foram implan-tados reservatórios de água, para irrigar o campo.

Neste mês de julho, o Governo de Vila Propício irá iniciar as obras do cam-po de futebol Society, com campo sin-tético, no Conjunto Paulas. O prefeito Waldilei Lemos também tem recorrido ao Governo do Estado para conseguir verba e executar a obra do Ginásio de Esportes em Vila Propício. “Estamos na briga com o governador Marconi Perillo, para ele poder honrar um compromisso que ele fez com a gente, que é a execução da obra do ginásio de esportes em Vila Propício.”

“Incentivamos todos os espor-tes, todo ano, tivemos o campeonato de bairro, o campeonato amador do município, no primeiro ano colocou o time de Vila Propício no campeonato em Goianésia, e ficamos em segundo lugar. Não fizemos um investimento maior, porque lamentavelmente os re-cursos são poucos. O que foi possível fazer pelo esporte, nós fizemos, relatou o prefeito Waldilei.”

Page 10: Edição 346

Do

Pág. 10 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 ESTADOGOVERNO DE GOIÁS

Governador empossa quatro novos auxiliaresMarconi ressaltou aos quatro novos membros do governo a missão de contribuírem para o desenvolvimento de Goiás

O governador Marconi Perillo deu posse no último dia 1º, a quatro novos auxiliares do considerado

primeiro escalão, durante solenidade no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Humber-to Tannus Júnior assumiu a presidência da Agência Brasil Central (ABC); Henrique Tibúrcio, a presidência da Goiás Fomento; Tayrone Di Martino,    a Secretaria de Go-verno; e Eduardo Machado, a Secretaria de Assuntos Federativos e de Relações com Or-ganismos Multilaterais.

Os atos de nomeação dos novos auxi-liares foram encaminhados para publicação no Diário Oficial do Estado na última sexta--feira, 24 de junho, e as mudanças entraram em vigor, no dia 30 de junho. Marconi ressal-tou aos quatro novos membros do governo a missão de contribuírem para o desenvolvi-mento de Goiás. “Eu e José Eliton estamos felizes por termos vocês nesta função. Sejam bem-vindos e mãos às obras. Goiás precisa se desenvolver muito mais com o trabalho de vocês”, destacou.

O secretário Tayrone Di Martino terá a missão de atuar na continuidade pelo for-talecimento de programas como Governo Junto de Você, o Passe Livre Estudantil e os convênios com os municípios. Marconi ressaltou as atribuições: “Você não vai ter muita dificuldade. O Henrique (Tibúrcio, que deixa a Secretaria de Governo) fez um bom trabalho. Mas vou precisar muito de vo-cê me ajudando. Peço uma atenção especial

aos deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos”.

Henrique Tibúrcio, por sua vez, rece-beu a incumbência de fortalecer a atuação da GoiásFomento como instrumento regional, ampliando a oferta de crédito e a qualificação para o empreendedorismo, especialmente entre os trabalhadores que foram desligados do mercado de trabalho como decorrência da crise econômica. “Você fez uma exitosa atua-ção à frente da Secretaria de Governo. Agora substituiu o Humberto (Tannus, que vai para a ABC), que também fez um trabalho muito bom. Contamos com você para que Goiás cresça ainda mais”, disse.

A Humberto Tannus o governador re-comendou que sua gestão adote as medidas para fortalecer a atuação dos veículos de co-municação social que compõem a Agência Brasil Central (ABC). “Você, Tannus, já foi membro de quase todas as áreas do governo, foi membro do Conselho Federal de Econo-mia e atuará numa área vital, que é a estru-turação da ABC e sua  transformação num conglomerado de comunicação de alto nível. Sua missão é apresentar os melhores resulta-dos”, afirmou.

O governador pediu ao novo secretário Eduardo Machado que trabalhe para que Goiás continue crescendo economicamen-te. “Você agrega a nossa equipe. Tem uma relação estreita com os ministros do gover-no Temer, com o próprio presidente Temer, com instituições e organismos multilaterais, como o BID. Estou seguro que com seu re-

Os novos auxiliares são do considerado primeiro escalão

Várias outras lideranças participaram da solenidade que aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia

Wagnas Cabral

lacionamento e sua experiência acrescentará muito ao Estado”, avaliou.

Os novos secretários agradeceram Mar-coni e firmaram compromisso de contribuir para o cumprimento das metas de governo. “Este é um governo de inovação. O governa-dor Marconi pode contar com minha inteira contribuição para este projeto vitorioso”, dis-se Tayrone. “Vou dar o meu máximo.  Vamos trazer mais benefícios e buscar captar mais investimentos para o Estado que mais cresce no País. Tenho orgulho de integrar esta equi-pe”, avaliou Eduardo Machado.

“Este é o 16°desafio que enfrento no setor público.    Mas sinto como se fosse o primeiro. Vou continuar trabalhando com foco nos resultados”, afirmou Tannus.    Ti-búrcio, que agradeceu aos deputados pelo envio de uma carta de reconhecimento de seus serviços prestados na Secretaria de Go-verno, afirmou trabalhar para que Goiás seja o primeiro Estado a sair da crise. “Vamos trabalhar para que Goiás continue avançan-do e se destacando. Se o Brasil fosse guiado como Goiás, estaríamos entre os países mais desenvolvidos do mundo”, comentou.

INVESTIMENTOS

Marconi traz mais uma indústria para Goiás, desta vez é a Sierra Móveis

O governador Marconi Perillo assinou com representantes da Sierra Móveis, proto-colo de intenção que prevê a instalação em Goiás de uma unidade desta indústria gaú-cha, considerada a maior em madeira maciça da América Latina. A empresa vai investir, na primeira etapa, R$ 150 milhões na planta de Hidrolândia, que será responsável pela fa-bricação de janelas e painéis para o mercado nacional e internacional.

O presidente do grupo Sierra, Luiz André Tissot, ressaltou que serão gerados 1,2 mil empregos direitos e indiretos pela fábrica goiana, que deve começar a ser cons-truída no fim deste ano. A marca possui 84 lojas no Brasil, duas em Miami (EUA) e uma no Peru. “Estamos desenvolvendo este

projeto há cinco anos. A visita de Marconi à nossa sede foi essencial para decidirmos por Goiás”, afirmou.

O governador visitou a sede da empre-sa, localizada em Gramado (RS), em feve-reiro deste ano. Ele destacou, no ato de ho-je, a importância da chegada da marca para agregar forças à cadeia produtiva goiana. “É uma empresa que emprega muita tecnolo-gia e qualidade em sua produção. Estamos preparados para desenvolver esta parceria e garantir maior geração de emprego aos goia-nos”, destacou.

Segundo Tissot, a empresa utilizará tecnologia alemã para a fabricação de ja-nelas, que permite vedação total de som e economia do ar condicionado em até 50%,

e terá um centro de estudos e pesquisas em Hidrolândia. “Nosso objetivo é expandir a linha produção em médio prazo”, revelou. Marconi agradeceu: “Contem conosco para o que precisarem nesta etapa de instalação”.

O empresário informou que a decisão de se instalarem em Goiás foi baseada nos incentivos fiscais, na localização privilegiada, logística facilitada e oferta de matéria-prima (eucalipto). “Vislumbramos em Goiás um so-lo fértil para o crescimento da nossa indústria. Aqui também há uma interação entre iniciativa privada e poder público única no País”, disse.

A secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, frisou que, mesmo em meio à crise econômica, o Estado continua a atrair gran-des empresas, que já começam a se consoli-

dar e a impulsionar o setor econômico.“A Sierra Móveis terá papel muito

importante neste momento, em que traba-lhamos para que saiamos logo e muito mais fortes da crise que se instalou no País. Goi-ás continua a cumprir o seu papel de atrair indústrias, com uma política diferenciada de subsídios. É uma honra recebê-los”, disse Ana Carla.

O prefeito de Hidrolândia, Paulo Sér-gio Rezende, disse que o município recebe a indústria com alegria e está de portas abertas para tudo o que a empresa precisar. “Acre-ditamos que a Sierra vai mudar o perfil de Hidrolândia. Por isso estamos abertos a tudo o que vocês precisarem para que este projeto seja concretizado”, afirmou.

Governador junto aos representantes da Sierra Móveis

Page 11: Edição 346

Do

Pág. 11 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 REGIÃOELEIÇÕES 2016

PSL, PSC e PC do B formalizam aliança com o PSDB para eleiçõesOs partidos levaram para apresentação

seus pré-candidatos a vereadores, além da presença de outras lideranças

O grupo do deputado Nédio Leite (PSDB), mesmo sem poder con-tar com o PP, provisoriamente ou

quem sabe definitivamente, ainda assim conta com 5 partidos para disputar as elei-ções de outubro, estão no bloco; PSDB, PSB e agora PSC, PSL e PC do B que formalizaram apoio a pré-candidatura de Zilomar da Código Z. O apoio dos três partidos aconteceu em reunião fechada com um público estimado em mais de 200 pessoas.

Os partidos levaram para apresen-tação seus pré-candidatos a vereadores, além da presença de outras lideranças. O deputado estadual pelo PSL, Lucas Callil mandou representante e mensagem de apoio ao pré-candidato do PSDB. “Esta-mos com a sensação de dever cumprido e mais do que isso, com a visão que o pon-ta pé inicial foi dado” disse Sílvia Ramos, presidente do PSL.

Sales Cristiano, presidente do PC do B, foi apresentado como um aliado de peso, embora não fosse surpresa, agora é oficial seu apoio ao PSDB. Sales tem influência na maçonaria, é um empresário bem suce-dido e muito conhecido na região da Vila São José, onde tem um empreendimento comercial. Ele chegou a ir a reuniões na casa de Guilherme Fayad (PSD) e posou para fotografia com Eduardo Li (PMDB),

mas agora buscará construir seu espaço no grupo de Nédio Leite e Zilomar.

Silvano Martins que assumiu a pre-sidência do PSC em abril, após tomarem o partido de Genivaldo Braz, vem traba-lhando para lançar uma chapa de vereador. Uma vez que na saída, Genivaldo aliado do ex-presidente da Conab, Lineu Olím-pio retirou a maioria das filiações da le-genda. Silvano Martins além de irmão de maçonaria é um dos homens mais próxi-mo de Benedito Bonfim, pré-candidato a prefeito pelo PP, mesmo assim ele se man-tém firme no apoio a pré-candidatura de Zilomar do Código Z.

Biracy Camargo, pré-candidato a prefeito pelo PRTB, disse que não re-cua, mas vem participando de diversas reuniões de seus prováveis concorrentes, principalmente do PSDB, como a que ocorreu nessa semana. Ele diz que é mui-to amigo de Zilomar.

Na avaliação de Sílvia Ramos, coor-denadora da reunião, o evento trouxe gen-te nova para ouvir o pré-candidato do gru-po. “As pessoas vieram para ouvir o Zilo-mar, a presença dos pais dele, também tem um significado especial, porque é a família participando de um momento importante, validando a decisão que ele deverá tomar a partir das convenções” concluiu.

Redação Folha de Jaraguá

Pré-candidato a prefeitura de Jaraguá, Zilomar do Código Z e Silvia Ramos, presidente do PSL

O apoio dos três partidos aconteceu em reunião fechada com um público estimado em mais de 200 pessoas

Folha de Jaraguá

Jesúpolis cumpre meta de zerar dengue no município

O município de Jesúpolis comemo-ra o bom desempenho e o esforço dos agentes de saúde e de endemias que con-seguiram zerar o número casos de den-gue no município no mês de abril. 

O resultado foi confirmado pelo Governo de Goiás, através da Secre-taria Estadual de Saúde e o Corpo de

Bombeiros. Desde janeiro as metas estabelecidas já vinham sendo atuali-zadas para uma percentagem cada vez melhor. 

O documento garante que não foi encontrado nenhum foco de dengue no município do mês vistoriado.

Redação Folha de Jaraguá

Page 12: Edição 346

Do

Pág. 12 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 REGIÃOPROGRAMA SOCIAL

Primeiro programa social de Temer será inspirado no Cheque Mais MoradiaO Cheque Mais Moradia, modalidade Reforma, é destinado à reforma de moradias já existentes e também à ampliação

Baseado na experiência do Cheque Mais Moradia, modalidade Refor-ma, uma das principais marcas das

administrações de Marconi Perillo à frente do governo de Goiás, o presidente interi-no Michel Temer autorizou a elaboração do primeiro programa social de sua gestão, que será destinado a reformar e ampliar moradias.

A informação é do jornal Agora, do Grupo Folha de S. Paulo. O sinal ver-de foi dado ao ministro Bruno Araújo, Temer teria ainda orientado sua equipe a tirar do papel a construção de 15 mil casas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em visita a Goiânia e Palmeiras de Goiás, o ministro havia garantido que le-varia seu exemplo ao presidente interino. Ele disse isso durante almoço no Palácio das Esmeraldas e repetiu na inauguração de um conjunto habitacional em Palmei-ras e no encerramento do Fórum da Ha-bitação em Goiânia. No final do mês pas-sado, depois de audiência em Brasília com o governador Marconi Perillo, o ministro Bruno Araújo recebeu equipe da Agehab

e da Secretaria da Fazenda de Goiás para uma apresentação técnica sobre o funcio-namento do Cheque Mais Moradia.

“Inspirado no seu governo, vamos apresentar um modelo do Cheque Mais Moradia, modalidade Reforma, que pos-sa ser o novo componente social para o Brasil”, disse. Ele foi o segundo ministro do governo Temer a visitar Goiás. “Vamos mobilizar nossa equipe para elaborar um projeto com a cara do Cheque Mais Mo-radia”, garantiu.

Programa Goiano O Cheque Mais Moradia – Re-

forma - é uma das três modalidades do Programa Cheque Mais Moradia. Ele é destinado à reforma de moradias já exis-tentes e também à ampliação, seja de um banheiro, um cômodo ou até mesmo a construção de muros. Já foram atendidas no Estado 141.925 famílias em 240 mu-nicípios. O valor para reforma é de R$ 3 mil. Os convênios são firmados pelo Es-tado com prefeituras e entidades sociais, que são responsáveis pelo cadastramento das famílias. 

Já foram atendidas no Estado 141.925 famílias em 240 municípios. O valor para reforma é de R$ 3 mil

Com o Cheque Mais Moradia (todas as modalidades - Construção, Reforma e Comunitário), o governo de Goiás já beneficiou 173.240 famílias em todos os municípios do Estado. Foram investidos

R$ 409 milhões no programa. Cerca de 32 mil famílias foram atendidas com casa própria, sendo 12.446 casas concluídas em 137 municípios e 18.869 casas em cons-trução em 153 municípios.

ELEIÇÕES

PPS lança pré-candidatos a prefeito de Ceres e Nova Glória

O Partido Popular Socialista de Goiás (PPS-GO) realizou dois grandes lançamentos de pré-candidatos a prefei-tos para as eleições 2016 em municípios do Vale do São Patrício: o vereador Reil-ler Seabra, em Ceres, e André do Butão, em Nova Glória. Ambos os eventos con-taram com a presença do presidente do PPS estadual e deputado federal Marcos Abrão.

Em Ceres, foi realizado, ainda, o V Encontro Regional do PPS, com a par-ticipação de representantes e lideranças de 20 outros municípios da região: Car-mo do Rio Verde, Goianésia, Guaraíta, Guarinos, Heitoraí, Hidrolina, Ipiranga de Goiás, Itaguaru, Itapaci, Itapuranga, Jaraguá, Nova América, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Rialma, Rianápolis, Rubia-taba, São Luiz do Norte, São Patrício e Uruana.  Também em Ceres, Marcos Abrão visitou as obras do Centro Comu-nitário, que tem parceria com a Agehab.

O deputado estadual Virmondes Cruvinel, lideranças de diversos parti-dos, vereadores e os ex-prefeitos de Ceres Edmário e Cícero Leão também com-pareceram ao lançamento da pré-candi-

datura de Reiller Seabra, que agradeceu a confiança do partido em seu nome. “O presidente estadual Marcos Abrão tem diversos serviços prestados a Ceres, como presidente da Agehab [Agência Goiana de Habitação] e agora como deputado federal. Então, me sinto honrado de ter sido escolhido para representar o partido na eleição a prefeito”, comemorou.

Feliz de voltar a Ceres, Marcos Abrão afirmou que o melhor para os cidadãos é uma administração coerente e honesta. “O vereador e presidente da Câmara  Reiller Seabra fará isso pela cidade”, confia. “Ceres é referência em diversas áreas da região do Vale do São Patrício e, por isso, a cidade merece um prefeito arrojado e que pensa no bem--estar comum”, justificou o parlamentar. “Reiller Seabra será prefeito, se Deus quiser, para melhorarmos a vida dos mo-radores da nossa Princesinha do Vale do São Patrício”, desejou. Sobre o Encontro Regional do PPS realizado na cidade, Abrão enfatizou que a construção de um grande e forte partido para servir a so-ciedade passa pelos esforços coletivos de todos seus membros e filiados.

Nova GlóriaEm Nova Glória, o vereador

André do Butão foi o nome escolhi-do pelo PPS para se pré-candidatar a prefeito. O lançamento, realizado na Câmara Municipal, foi prestigiado por lideranças da região e pela co-munidade local. “O PPS confia nas jovens lideranças e, por isso, estamos investindo nas nossas bases em todo o estado de Goiás”, ressaltou Marcos Abrão.

“Fiz questão de vir prestigiar o evento, porque o vereador André do Butão é uma pessoa muito com-prometida com a causa pública, sempre em sintonia com os ideais valorizados pelo partido e fará muito aqui por Nova Glória”, discursou Abrão. “Ele e todos os demais pré-candidatos aos cargos de ve-readores e prefeitos do PPS terão o nosso total respaldo fortalecendo ainda mais a representatividade da nossa sigla no esta-do”, complementou.

O vereador André do Butão enume-rou suas ações na Câmara de Vereadores em prol da população de Nova Glória e declarou que pretende fazer muito mais como prefeito do município. “Para termos serviços públicos de qualidade e a Edu-cação e Saúde que a população merece, é preciso alguém disposto a trabalhar pela cidade. E é a isso que estou me dispondo”, comprometeu-se o pré-candidato.

Lançamento de Reiller Seabra a prefeito de Ceres, nas próximas eleições

Marcos Abrão lança André do Butão a prefeito de Nova Glória

Page 13: Edição 346

Do

Pág. 13 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 REGIÃOHOMENAGEM

Helio de Sousa recebe Comenda Parlamentar Evidence 2015

O deputado destacou os desafios das prefeituras nos últimos anos,

durante homenagem

O Deputado Estadual, Helio de Sousa (PSDB), recebeu no úl-timo dia 30, a Comenda Par-

lamentar Evidence 2015, em solenidade promovida pela Associação Goiana de Municípios (AGM), Grupo de Comuni-cação Evidence e Câmara Municipal de Goiânia. Municipalista, o deputado des-tacou em seu discurso as dificuldades dos prefeitos goianos na atual conjuntura do país.

O evento prestou homenagem aos prefeitos goianos que se destacaram ano passado. A homenagem foi realizada no Auditório Jaime Câmara, na sede do par-lamento municipal.

Ao agradecer o título, Helio de Sousa recordou de sua experiência como prefeito de Goianésia. De acordo com ele, durante seu primeiro mandato, entre 1989 e 1992, as condições das Prefeituras eram bem melhores que as enfrentadas pelos gestores atualmente.

“Sou testemunha da história. Quan-do o deputado constituinte Ulysses Gui-marães proclamou que a Constituição Fe-deral seria conhecida como cidadã, todos

esperávamos por dias melhores. Em 1988, quando fui eleito pela primeira vez, ha-via respeito e condições para administrar como prefeito. Havia mais autonomia fi-nanceira e o bolo de recursos era melhor distribuído. Mas, quando fui eleito nova-mente, em 1996, a situação já era bem di-ferente”, afirmou o Presidente.

Helio de Sousa relatou que as verbas destinados às Prefeituras começaram a fi-car mais escassas e concentrados nas mãos da União. Para ele, os prefeitos passaram a assumir um volume de responsabilidades cada vez maior sem que houvesse contra-partida equivalente na divisão dos recursos públicos.

“Admiro vocês, prefeitos, pela ma-neira como conduzem a administração de seus municípios neste cenário que vive-mos. É preciso criatividade para contornar os problemas, mas também precisa ser re-discutida a distribuição de responsabilida-des e recursos no país”, afirmou Helio de Sousa.

A honraria tem por objetivo reconhe-cer a atuação de prefeitos que conseguiram manter a evidência de seus municípios

apesar das dificuldades conjunturais do ano passado. Esta é a segunda premiação que Helio de Sousa recebe neste ano. No final de fevereiro, o Chefe do Poder Legis-lativo foi agraciado com o prêmio de “Po-

lítico do Ano”, concedido pelo Clube de Repórteres Políticos de Goiás. O tucano havia recebido o reconhecimento da enti-dade nos dois anos anteriores como “Me-lhor Deputado Estadual”.

HABITAÇÃO

Superintendente diz a Marconi que Goiás é o maior parceiro da Caixa na área de habitação

O governador Marconi Perillo parti-cipou da inauguração do Residencial Re-canto das Veredas, em Senador Canedo. O conjunto habitacional, construído pelo governo federal por meio do programa Minha Casa, Minha Vida tem 208 apar-tamentos. Às famílias presentes, lembrou que Goiás é o único estado a oferecer o Cheque Mais Moradia como contraparti-da ao programa Minha Casa, Minha Vida, o que ajuda na redução do valor do investi-mento por parte do governo federal.

“Tenho muito orgulho de já estar no quarto mandato de governador e ter cria-do um dos programas mais humanitários do país, que é o Cheque Mais Moradia. A cada mandato pudemos intensificar esse programa que garante dignidade a milha-res de famílias”, disse. A superintendente da Caixa Econômica Federal em Goiás, Marise Fernandes, reiterou que Goiás é o maior parceiro da Caixa e que, por meio do Cheque Mais Moradia, proporcionou a

entrega de casas a milhares de famílias. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, tra-balha a implantação de uma versão federal do Cheque Mais Moradia para o progra-ma Minha Casa, Minha Vida.

O prefeito de Senador Canedo, Mi-sael Oliveira, também destacou as parce-rias com o Governo de Goiás. Ele lembrou que milhares de famílias do município já foram atendidas com o Cheque Mais

Moradia e com o programa Renda Ci-dadã. “Senador Canedo também deve sua industrialização e geração de emprego ao governador Marconi, responsável direto pelo desenvolvimento social e econômico de nossa cidade”, disse.

O Residencial Recanto das Veredas tem 208 apartamentos com 48,56 metros quadrados cada. O empreendimento foi destinado a famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil.

O prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira, e governador Marconi Perillo inauguram o residencial

Foram construídos 208 apartamentos dentro do programa Minha Casa, Minha Vida

Humberto Silva

Divulgação

Page 14: Edição 346

Do

Pág. 14 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 GOIANÉSIAECONOMIA

Zotye Motors e Electro Motors do Brasil são lançadas oficialmente em Goianésia

A Zotye Motors do Brasil e a Electro Motors do Brasil lançaram oficial-mente a instalação das montadoras

em Goianésia, em um evento realizado no dia 17 de junho, no Salão de Festas Otávio Lage, e que contou com a presença de vá-rias autoridades locais. A montadora Zotye é direcionada para a montagem de carros a combustão, e a montadora Electro montará veículos movidos à eletricidade (automó-veis e motocicletas).

O investimento total das empresas se-rá em torno de R$ 200 milhões de reais, a produção será iniciada ainda nesse ano, com a montagem de motocicletas elétricas, como explica o Diretor-presidente, Cadu Barbosa.

“No primeiro momento, nós vamos começar a montar as motos elétricas, por-que é uma coisa mais rápida. Isso a gente pretende fazer ainda esse ano, até dezem-

bro já montamos as primeiras motos em Goianésia. Fizemos uma parceria com um empresário local, e ele cedeu um galpão pa-ra que isso aconteça. E como moto precisa de um espaço menor, tem condições de fa-zer essa montagem ainda nesse ano. E os carros elétricos a partir de outubro desse ano, nós já estamos importando, já embar-cando na China, e a gente deve começar a comercializar no segundo semestre do ano que vem. Mas totalmente importados, ain-da não montados no Brasil”.

Em relação à montagem dos carros, o Diretor-presidente explica que serão mon-tados no Brasil, a partir de 2018. “Os carros serão montados integralmente na fábrica instalada em Goianésia. A fábrica em si, a principal, ela deve ficar pronta até o final de 2018. As obras começam no início do ano que vem, e ela começa a montar os pri-meiros carros 100% brasileiros, até final de

2018, até lá, os veículos serão importados e comercializados”.

Custo BenefícioSegundo Cadu Barbosa, o custo bene-

fício dos carros elétricos é bastante relevante, tendo em vista, a economia com manutenção e com abastecimento, além de oferecer uma maior garantia de vida útil do carro.

“A diferença é bem grande em relação à economia, o custo por quilômetro roda-do de carro a gasolina, ele gira em torno de 0,60 centavos a 0,80 centavos, o carro 100% elétrico, ele fica em torno de 0,08 centavos por quilômetro rodado. Às vezes a pessoa fala que o carro elétrico é mais caro, se você colocar na ponta do lápis, não é, porque o carro elétrico não tem a manutenção que você precisa fazer em um carro combustão, como correias, filtros, sistema de escapa-mento, nada disso tem no carro elétrico, e é isso que causa despesa no carro. A mes-ma coisa é a questão de garantia do carro, o carro a gasolina o máximo que se dá de garantia é de 05 anos, e o carro elétrico pro-vavelmente ele vai ter de 8 a 10 anos de ga-rantia, porque não tem nada que estrague, a não ser as peças ou desgaste normal da pas-tilha de freio ou pneu, coisas nesse sentido. Sem contar, que é um carro que não polui você pode usar em ambiente fechado e dei-xar o carro ligado, que não acontece nada, aliás, ele nem gasta energia, ele só consome energia no momento em que você acelera fora isso, ele não consome nada”.

O Diretor-presidente ainda completa; “A autonomia do carro é em torno de 200 a 220 quilômetros, o abastecimento é bem simples, em qualquer tomada você coloca o carro para carregar, como se recarrega um celular. O tempo de recarga existe duas for-mas, uma que você recarrega 80% da bateria, em 40 minutos, e a outra é que você recar-rega 100% da bateria em 8 horas. Estamos fechando parcerias também, para instalar os eletros postos, os postos para carregamento, serão dois ou três na GO-060, e também Goianésia e em outros lugares de Goiás”.

Os modelos“Vamos começar com um carro elé-

trico compacto, um carro para dois pas-

sageiros, e é um veículo mais urbano. Na sequência, a gente vai trazer um SUV, que regula mais ou menos no tamanho de uma Toyota RAV4, também elétrico. E depois vão vir os utilitários, a gente tem uma pi-ck-up elétrica, uma pick-up menor, para pequenas cargas de uso urbano, então a tendência é essa, aos pouquinhos a gente vai aumentando”, informa Cadu.

Geração de EmpregosAlém do desenvolvimento, as mon-

tadoras também irão proporcionar ao município de Goianésia, crescimento na economia, com a geração de empregos e na priorização de empresas goianesienses na prestação de serviço. A dica do Dire-tor-presidente Cadu Barbosa, é para que a população se especialize na área.

“A gente está prevendo a faixa de 1.200 empregos diretos e indiretos. Não só a geração de emprego, mas também as empresas que prestaram serviços, inclusive de construção, a gente vai dar prioridade as empresas de Goianésia e pessoas de Goia-nésia. Então é importante que as pessoas estejam se especializando, estamos fazen-do uma parceria com a prefeitura, e com o governo do Estado para direcionar alguns treinamentos específicos, para a área auto-motiva, objetivando o aproveitamento dos profissionais de Goianésia”.

Serão oferecidos 1.200 empregos diretos e indiretos, além de priorizar as empresas goianesienses na prestação de serviço às montadoras

Segundo o diretor-presidente da Zotye Motors, Cadu Barbosa, a montadora começa nesse ano, a montar motocicletas elétricas

Autoridades prestigiam o lançamento da fábrica Zotye Motors do Brasil em Goianésia Zotye Motors realizou exposição dos veículos durante Exposição Agropecuária de Goianésia

Goianésia : (62) 3353 3303 Jaraguá: (62) 3326 5765 Uruaçu: (62) 3357 5990

Page 15: Edição 346

Do

Pág. 15 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346 ESTADOOPERAÇÃO FÉRIAS

Corpo de Bombeiros lança Operação Férias 2016Vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton participa de cerimônia que também marca inauguração de tanque de mergulho destinado a treinamento de militares para salvamento aquático

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás lançou no dia 1º, a 42ª Operação Férias – Turista Segu-

ro. O evento ocorreu no 1º Batalhão Bom-beiro Militar, em Goiânia, e contou com a presença do vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton. Na oportuni-dade, a corporação inaugurou o tanque de mergulho destinado ao treinamento de militares para salvamento aquático.

José Eliton ressaltou em seu discurso que os militares estão a postos para “ga-rantir a prevalência dos direitos individu-ais de cada cidadão que está aproveitando o momento de férias”. Ele disse que o pa-pel do Corpo de Bombeiros é fundamen-tal, mas alertou para a importância com os cuidados básicos nas estradas, rios e lagos de nosso Estado.

“Peço para que cada cidadão goiano possa com sua família ir para as estradas com muita prudência, com muita tran-quilidade para evitarmos que as estradas se transformem em tragédia”, pontuou. Lembrou também o quão é importante se prevenir durante os banhos em rios e la-gos. “Cada pessoa tem que estar atento às suas limitações pessoais na hora de nadar, de brincar, de se divertir com sua família, bem como na condução das embarcações, tendo a habilitação necessária, e no con-sumo de bebidas alcoólicas”, alertou o se-cretário.

O lema deste ano da Operação Fé-rias do Corpo de Bombeiros é: “Prevenir é o nosso dever, visando garantir o seu lazer com responsabilidade”. O grande objetivo da corporação é evitar mortes por afoga-mento, em especial no Rio Araguaia, local de grande visitação durante o mês de ju-lho que coincide com as férias escolares e também com a temporada do rio. Somen-te em Aruanã, o maior polo turístico de Goiás nesta época do ano, são esperados mais de um milhão de turistas.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbin-gen Júnior, esse é um momento em que os militares se apoderam do desígnio da profissão. “Nos lançamos nessa operação no propósito de salvar vidas e de oferecer segurança”, discursou. Helbingen também lembrou que o trabalho iniciado há mais de 40 anos tinha como objetivo atender com mais presteza, caso houvesse algum incidente nos rios e lagos de Goiás, mas atualmente existe um novo paradoxo. “Hoje nosso objetivo é evitar, prevenir e mitigar os riscos, minimizando as pos-sibilidades de um incidente, levando a segurança real aos turistas que possam gozar de suas férias com tranquilidade”,

explicou.Durante a solenidade, vários mili-

tares e civis foram homenageados com o título de Bombeiro Honorário. É uma honraria concedida como forma de reco-nhecimento institucional da corporação pelo apoio e parceria dessas pessoas em diversas ações. Entre os homenageados estavam empresários, parceiros, autori-dades e bombeiros que por muitos anos trabalharam nas Operações Férias.

 Tanque de mergulhoO tanque construído com 10 metros

de profundidade e capacidade para 120 mil litros de água, é um dos equipamentos maiores e mais modernos do País. Instala-do no 1º BBM, em Goiânia, o instrumen-to é destinado ao treinamento de militares que trabalham diretamente com o salva-mento aquático.

O tanque de mergulho proporciona maior intimidade com os equipamentos

e com o ambiente aquático, garantindo maior eficiência nas operações que eventu-almente serão realizadas nestas condições.

 42ª Operação FériasA partir de hoje, dia 1º, cerca de 350

militares Bombeiros partiram para os municípios onde há maior concentração de turistas durante as férias de julho. Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeiran-tes e Luís Alves em mais de 200 quilôme-tros de proteção ao longo do Araguaia e de seus afluentes.

O foco principal da operação é o uso de colete salva-vidas, pois é o princi-pal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Serão rea-lizados trabalhos preventivos e de atendi-mento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders, além de aporte de 70 viaturas e 30 embarcações.

José Eliton ressaltou em seu discurso que os militares estão a postos para “garantir a prevalência dos direitos individuais de cada cidadão que está aproveitando o momento de férias”

Foi inaugurado um tanque 10 metros de profundidade e capacidade para 120 mil litros de água, é um dos equipamentos maiores e mais modernos do País

Comunicação Setorial / Segurança Pública

MARCO ZERO

Governo de Goianésia inaugura Marco Zero

O Governo de Goianésia reali-zou no dia 30 de junho, a inauguração do Marco Zero, que fica localizado na Avenida Goiás com a Avenida Brasil. O Marco Zero determina um novo modelo de organização numérica de casas e comércios. Com a ação, Goia-nésia é o primeiro município do Brasil a adotar um sistema de reorganização de endereços a partir de um marco ze-ro, gerando assim mais facilidade de localização, entrega de correspondên-cias e mercadorias.

O Secretário Chefe da Casa Civil, Coronel Alexandre Elias, destaca que essa reorganização torna Goianésia ci-dade modelo em endereçamento para o Brasil: “nós estávamos buscando uma maneira de reorganizarmos os endere-ços em Goianésia, que foi um pedido do Ministério Público Federal junta-mente com os Correios, nós levanta-mos diversas possibilidades e através de muitas conversas com o prefeito Jalles e o pessoal da Geopix, que foram grandes parceiros nossos, nós chega-mos a um consenso de implantarmos o marco zero, pois Goianésia cresceu muito e da forma que era não era pos-sível uma reorganização”.

O prefeito Jalles Fontoura tam-bém destacou a implantação do Mar-co Zero que facilitará a localização de endereços no município: “Goianésia está sendo pioneira nesse projeto, fo-ram realizados muitos estudos e con-versas para que nós pudéssemos chegar até essa decisão. O Marco Zero dará possibilidades que Goianésia cresça de forma organizada”.

A partir de agora, Goianésia será dividida a partir do Marco Zero, que é o cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Brasil, no Centro. Todas as ruas ao Norte deste marco receberão a sigla N, as que estão ao sul à sigla S, ao leste a sigla L e ao Oeste a sigla W. Você poderá ver nas novas placas de si-nalização as siglas de cada rua.

Para conhecer o novo endereço do seu imóvel, a Prefeitura de Goiané-sia está fixando em cada imóvel uma placa com o novo número de sua re-sidência ou comércio. Cada cidadão também pode consultar o número de sua residência através do site:  www.postal.geopix.com.br. Atenção, os no-vos números são provisórios e serão oficializados quando todas as placas com os novos números forem fixadas nas residências e comércios.

O Marco Zero determina um novo modelo de organização numérica de casas e comércios

Page 16: Edição 346

Do

Pág. 16 / 04 a 10 de Julho de 2016 - Edição 346